Fantástica análise. Eu que moro hoje na Finlândia e morei por muitos anos Estados Unidos entendo bem esse absurdo americano. O Sus é algo que todo brasileiro deveria se orgulhar.
Que bacana ter o Kiko por aqui. Realmente Kiko, a tristeza é ver que muitos brasileiros não tem noção da importância do SUS. Muitos nem sabem que se morre ou decreta falência nos EUA, a margem da sociedade, por problemas de saúde.
@@Balacypax os americanos também pagam impostos, lá uma quimioterapia deixa uma divida milionária, o problema não tá em cobrar o tratamento, mas em cobrar absurdos, pra entender melhor é só assistir o documentário SiCKO.
@@djhemersonrodriguesSe o tratamento é mais acessível aqui no brasil me explique porque morrem muito, mas muito mais pessoas de diabetes aqui do que nos EUA? Mesmo os EUA tendo 3x mais diabéticos que no Brasil?
@@samuelpedrette3039 kkkk precisa de link com publicações? Basta procurar nos institutos governamentais e reportagens, enquanto em 2021 no brasil morreram aprox 214mil pessoas de diabetes no mesmo período morreram 100mil pessoas nos EUA de diabetes, reforçando que os EUA tem quase 3x mais diabéticos que o Brasil
Passei um ano e meio nos eua, infelizmente durante a pandemia e morria de medo de ficar doente. Mas antes da pandemia precisei passar por um médico, fazer um exame e tomar um antibiótico. A consulta + o exame foi mais de $300 dolares, o antibiótico 28 comprimidos eram $96 dolares mas como tinha seguro saúde paguei $49, o mesmo antibiótico no brasil custa R$10 reais a caixa com os mesmos 28 comprimidos.
Se eu tivesse que pagar por todas as cirurgias e tratamentos que fiz pelo SUS esse valor passaria dos 30 mil reais, por mais que a fila seja grande eu não consigo criticar, quando eu precisei o SUS me amparou, só consigo agradecer
@@wadarellxd3540 o tratamento do tipo 2 e das diabetes gestacionais usa, a princípio, controle de dieta e hipoglicêmicos e em casos de descontrole, a insulinoterapia.
Graças pelo SUS. Sou diabética e transplantada, se não fosse pelo SUS eu não teria condições financeiras nenhuma de manter o tratamento com insulina e imunosupressores. Viva o SUS!👏🙌🙏🏻
Obrigado sus por pegar meu dinheiro dar pra politicos pra pegar metade mandar pro sus pra quem sabe outro não possa usar os centavos que sobraram em seus tratamentos 😁
2 роки тому+32
Parabéns, Atila e também o Serrapilheira, além de esclarecedor, o vídeo faz uma distinção fundamental sobre o papel de um sistema público e universal de saúde.
Perfeito 👏👏 Agradeço por todo esforço e dedicação, sempre divulgando informações confiáveis e de grande importância para entendermos o mundo que vivemos Continuem com o canal! Vocês salvam vidas
Fantástico esse vídeo. É muito importante ter este tipo de conhecimento tornado público para que as pessoas possam se informar e valorizar o que o Brasil tem de bom como o SUS, por exemplo. A vida precisa ser mais importante.
O SUS não presta pra doença de urgência, tipo Câncer, se tu descobre um câncer nível 1 no SUS até ter sua consulta com o médico especialista vai tá no Nível 4.
Meus amigos TD indo embora do país e me chamando para ir junto e eu: não gnt, não é bem assim, aqui eu vivo bem consegui insulina de graça ( nem tão de graça pq pagamos bastante impostos), fora daqui eu nem sei se conseguiria comprar insulina
Vc tem razão quanto aos EUA ou alguns outros países que insistem no egoísmo e individualismo insano, como se as pessoas vivessem isolados, cada um somente cuidando de seus próprios problemas. Mas, a maioria dos países desenvolvidos tem algum sistema de saúde pública, com maior ou menor atenção, mas que garantem ajuda a esse tipo de tratamento essencial e continuo, clinicamente comprovado.
EUA é um país todo torto. Politicamente, socialmente e economicamente. Se eu fosse imigrar para um país desenvolvido, escolheria a Holanda ou algum outro país europeu.
Agora ele trabalhou alguns meses e ta andando de Camaro enquanto aqui no Brasil voce vai precisar trabalhar 5 anos pra comprar um Mobi kkk. Cada um escolhe o que quer.
Minha esposa teve diabetes gestacional durante quase toda a gravidez e graças ao SUS ela não ficou um dia sequer sem a insulina. Íamos no posto do nosso bairro e nunca faltou. Não somente a compra mais a logística de distribuição é excelente. Graças ao Sistema Único de Saúde meu filho nasceu saudável.
O que frequentemente envolve oferecer o melhor produto/serviço pelo menor preço. Nem sempre é o caso, mas normalmente a competição leva a produtos com melhor custo-benefício.
@@guilherme6818 Negativo, "frequentemente" e "normalmente" não se aplica nessa e em nenhuma outra lógica. Na verdade, isso que tu disse é a exceção e a realidade é a prova disso e o vídeo serve de exemplo. Competição só leva a monopólios e cartel. É comum só soltarem q tem deixar a competição rolar, mas ninguém vai até o final desse argumento. Durante uma competição de mercado de fato pode haver uma melhora na qualidade e uma diminuição do preço de produto/serviços (o q passa longe de ser "regra"), mas isso é no CURTO PRAZO. Pq no fim de uma competição têm vencedores e perdedores, os vencedores engolem os perdedores e durante esse processo geram mega-empresas. E é aí q o bicho pega, vc tem mega-empresas q controlam um mercado gigantesco (monopólio) e que PARAM DE COMPETIR ENTRE SI. Agora elas vão completar o objetivo do mercado que é OBTER O MAIOR LUCRO. Como? Fazendo CARTEL, combinando de elevar os preços e de manter esses preços altos e, novamente, a realidade prova que isso é o que realmente acontece na prática.
Obrigada por fazer um vídeo tão didático. Desde q eu sai dos eua e voltei pro Brasil a reação das pessoas é sempre falar: pq vc voltou? Eu não voltaria. Ai eu tento explicar oq vc explicou no vídeo mas ninguém acredita. Enfim… o meu plano de saúde era não ficar doente.
Muito bom Atila. Fui diabético tipo 1 durante 18 anos, perdi os rins com isso, hoje sou transplantado duplo rim/pancreas há 10 anos. Parabéns pelo seu trabalho de informação, é ótimo.
Ai tem gente que fala, ai mais nao é de graça pq pagamos impostos. Só esquecem que lá também se paga como em todo lugar do mundo. E mesmo assim nao tem tratamento.
Quem fala de tributação para justificar a falta de gratuidade é ignorante. Não sabem diferenciar a relação cível de tributária e ainda querem ser levados a sério.
@@gustavovieira8043 O Reino Unido também tem um sistema tributário pequeno e um sistema de saúde pública (inclusive, o nosso SUS é muito influenciado por ele), mas o custo dos medicamentos é bem menor que o dos EUA.
Eu moro nos Estados Unidos e acho um absurdo que o país mais rico do mundo não ofereça saúde gratuita à sua população. O serviço médico aqui é caríssimo e as pessoas em geral não tem acesso. É muito comum ver pessoas com saúde degradada por falta de tratamento simplesmente por não ter dinheiro. Saúde por aqui é uma máquina de fazer dinheiro.
@@TheGregXP Eu ja morei em quase todos os estadod do USA. A maioria tem programas de saude gratito para quem sao probres. Em fato melhor do que a Blue-Cross. Cada estado aqui reage como se force um pais so.
Mais um motivo para defendermos o SUS e parar de pensar que os Estados Unidos são o paraíso para seus moradores. Minha mãe recebe regularmente sua insulina há anos sem pagar nada por isso.
este é só o pico da montanha, tem uma base inteira q vem junto. de todos os países vc imaginaria que um país desenvolvido já teria basicamente resolvido problemas humanos básicos como pobreza, desabrigação, violência, saúde pública, etc., que países como noruega, suíça ou países baixos basicamente já deram cabo. mas quando vc vai realmente ver a única coisa q eles resolveram foi diminuir o preço do hamburguer e do celular, e, de brinde, vem má legislação trabalhista que te faz um escravo, o sistema de saúde mais ineficiente do mundo e violência policial e crime q vc esperaria encontrar num outro país subdesenvolvido
sou diabético tipo 1 e sou extremamente grato pelo SUS, onde recebo insulina, agulhas e outros medicamentos gratuitamente, bem como realizar consultas regulares com um endócrino a cada 3 meses, em média. defendo o SUS em toda oportunidade, viva o SUS!
Atila, sensacional e didático o que trouxe, sou DM1 à 36 anos agora em 2022, hoje faço uso do padrão de insulina não fornecidos pelo SUS infelizmente, pois as oferecidas não funcionam mais em meu corpo, porém, o Custo apesar de tudo que disse é extremamente elevado, pois este é pelo uso e consumo na contagem de Carboidratos, sendo assim, são doses e padrões que algumas vezes dói no bolso. Mais mesmo assim, seu vídeo mostra a importância do entendimento e do cuidado diabético, já que além de tudo o DM1 acarreta em muitos, diversas outras consequências aos que as tenham....
Se a insulina é mais barata noutros países como o Brasil, porque a insulina estrangeira e barata não é vendida nos EUA a preços baixos? A realidade é que, apesar de os mercados americanos serem na generalidade bastante livres, o mercado da insulina especificamente não é livre. Nos EUA, as barreiras à entrada neste mercado geram um oligopólio de grandes farmacêuticas e, por consequência, preços acima dos praticados noutros países.
@@DeusSeth Sim amiguinho, sua saúde está completamente na suas mãos sim. Quando der apendicite e vc ficar com uma bomba de pus e fezes na sua barriga prestes a explodir, a culpa é sua por não ter se cuidado mais!
Tenho certeza que se não fosse o sus eu não estaria viva hoje. Porque o que eu precisei de médico ao longo da vida não é brincadeira não! Remédio, consulta e tratamento tudo pelo Sus. Demorado, meio precário?! Sim! Mas funciona e salva vidas! Muito feliz por ter o sus no meu país!
Muito feliz por passar 5 horas so pra poder pegar um atestado e coitada da senhora que estava a mais tempo na fila que precisava de remedios pro coração... viva o sus e a republica federalixo do bostil
E pensar que ainda tem um ou outro que defende a privatização do SUS. Muita gente vai pra lá e fala das maravilhas de um Estado mínimo, que compra carrão barato, tem Iphone e toda a tralha consumista que se tem por lá, mas quando fica doente, corre pra cá pra se tratar no SUS ou até vir em dentista.
Disse tudo!! Muitos idiotas vão morar nos EUA, limpar privada e remexer no lixo dos americanos, pegando o resto que eles descartam. A pior pobreza é a do espírito.
assisti recentemente um documentário sobre a indústria farmacêutica nos EUA, e tem um remédio lá que era bem barato, para tratar uma doença um pouco rara, o laboratório que produzia foi vendido, e os novos donos queriam aumentar o faturamento, a lógica foi aumentar o preço do remédio, tipo uma caixa custava 20 dólares, e depois a caixa foi para 300 dólares, tinha gente que o custo do remédio chegou a 20 mil dólares mês, e as pessoas tem que tomar esse remédio pq é uma doença no fígado. Os EUA não é o paraíso que muitos imaginam.
A resposta correta é que ambos os tipos mais comuns de DM, tipo 1 e tipo 2, têm base genética (não hereditárias), mas na DM2 o estilo de vida pesa muito e leva à Resistência à insulina pelos tecidos do corpo (não é a falência das células produtoras não), assim a genética na DM2 tem pouco peso. Mas na DM1 a genética pesa mais (não a hereditariedade) para levar à incidência de DM1.
@@ramirobatista3731 então pra você o SUS é bobeira? Desde que nasceu só foi atendido em hospitais particulares, pagou todas suas vacinas e tratamentos caso se machucasse? Ou é uma pessoa comum que foi alienada politicamente à ignorar tudo que é importante e não está recebendo atenção daquele certo alguém?
Isso não entra nem no ponto das leis trabalhistas, lá o trabalhista não tem direito a férias remunerada, muitas vezes nem férias sem remuneração tem direito, as mulheres grávidas não tem direito a licença maternidade remunerada (ficam sem receber salário pelo período de licença), e muitas outras coisas, infelizmente o pessoal que vai pros EUA vai atrás de uma ilusão, American Dream é so pra ricos.
@@wadarellxd3540 Por acaso comparei Brasil com Estados Unidos ? todos esses benefícios que eu falei é o mínimo que tem nos países da Europa, no Canada e muitos outros, não é porque to metendo pau nos EUA que automaticamente to falando bem do Brasil.
depende da doença, se n for algo que realmente precisa de medico eu prefiro nem ir, se for algo q precisa de medico provavelmente vai ser uma ou outra vez no ano, agr qm tem doenças q precisam ser tratadas constantemente realmente sofre, ai é melhor procura outro lugar, pra minha sorte n tenho doenças assim, esses dias peguei uma gripe, mas assim como no brasil eu so fiquei em casa, tomei uns remedio q se compra sem receita, e passou.
Como será que são as regras para entrada de remédios no país? Pelo preço, talvez valeria uma viagem para o México para comprar a insulina do mês, mas creio que tenham medidas contra isso né?!
Que vídeo maravilhoso, as pessoas não entendem o bem que o sus faz, que vai muito além do que se imagina, a regulação de preços de medicações e exames, além da regulamentação de planos de saude, tornam a saude privada acessível...sem o sus ia ser outro Estados Unidos.
Na verdade acho que isso também tem a ver muito também com o sistema de patentes, algo bem interessante no Brasil que é a lei dos genéricos, que abre muito mais o mercado para outras empresas, algo que em vários outros países não possuem, estava vendo uma vez sobre, que mesmo com as patentes perto de expirar é possível estender elas facilmente nos EUA, já que não é feita a validação das informações antes de conceder a patente (no caso entra ai as batalhas jurídicas), Já no Brasil o sistema é invertido só é concedido a patente caso você realmente consiga demonstrar que os resultados são verdadeiros. Quem conhece o meio e como são feitas as patentes percebe que muitas delas são "falsas/impossíveis" e só são artifícios para aumentar a vida útil de outras patentes, triste realidade!
Ae fez sentido, a explicação do Átila por si só não faz sentido nenhum, entre os milhões de estadunidenses com capital suficiente não teria nenhum disposto a lucrar e ainda a ajudar a população produzindo insulina mais barata de patentes antigas? Isso não faz sentido. Me cheira muito a mão do Estado ferrando tudo de algum jeito.
Para mim o verdadeiro problema é o sistema de patentes e não a falta de um sistema público de saúde. Há claramente interesses econômicos e por isso o lobbying das indústrias farmacêuticas é tão forte nos Estados Unidos. Patentes tem que ter data de validade, ninguém tá pagando royalties para quem inventou a roda ou o fogo.
Exatamente, o argumento usado no vídeo não tem lógica nenhuma, se fosse assim todos os medicamentos de uso contínuo seriam mais baratos no Brasil e não são, isso ae é o Estado junto de algumas corporações ferrando quem tenta entrar no mercado com preços mais competitivos. Não é possível que nenhum americano tenha pegado uma patente antiga (vencida) e produzido insulina com tecnologia mais antiga a preços menores.
Acho MUITO BOM divulgarem os méritos do SUS. Mas para uma escolha realmente racional e para incentivar a cobrança aos nosso políticos deveria dizer também o quanto custa o SUS por habitante por ano e comprar a preços de planos de saúde convencionais (que são pagos mesmo por contribuintes que pagam o SUS, mas utilizam muito menos do que pessoas que contam apenas com assistência de saúde pública). Há muita judicialização na área da saúde no Brasil o que é muito problemático para pessoas sem condições de contratar advogados. E existem muitas pessoas que acham que contrair certos vírus (como HIV hoje em dia) não é um problema pois o SUS paga pelos antivirais que permitem uma vida normal. Só que esses antivirais são CARÍSSIMOS e cada soro positivo virtualmente os soropositivos precisaram deles para sempre. É necessário fomentar muito mais PREVENÇÃO ou o SUS irá quebrar (ou quebrar o país) se o a proporção de soropositivos começar a crescer. Em alguns casos (como soropositivos) eu acho que a melhor forma de incentivar a prevenção seria a COBRANÇA de co-participação nos tratamentos com anti-virais. Mesmo que algumas pessoas achassem injustos os antivirais continuam sem MUITO mais caros que preservativos.
@@tiagor.369 Não é questão de querer, é questão de usar uma porra de preservativo, se usassem como regra o nro de pessoas hiv positivas jovens não estaria aumentando (proporcionalmente). Vocês prefere esperar até que o Estado simplesmente NÃO POSSA/ CONSIGA pagar pelo tratamento necessário a todos para começar a incentivar o uso de preservativos ao invés de prep e tudo bem?
@@generalbenjaminarrola340 Olha basta pensar que se aumentar o auxilio brasil 200 reais dá 50 BIlhões por ano!!! Tem gente que para para falar as coisas sem nem ter feito conta!!! Haja!
Há vários tipos de insulinas, os quais são baseados no início e na duração da ação: ultrarrápida, curta, intermediária e ultra lenta. A curta (famosa insulina Regular, Humulin, Novulin R) e intermediária (NPH) são as mais baratas. Já a ultrarrápida (Lispro- Humalog, Aspart-Novorapid) e ultra lenta (Glargina-Lantus) são mais caras. A ultrarrápida tem a vantagem do início de ação em torno de 10-15min, contra os 30-45min da de curta duração. Nesse caso, o paciente administra imediatamente antes da refeição, ao contrário da de curta que deve ser feito pelo menos 30 minutos antes de comer. Já no caso da intermediária e ultralenta, a vantagem é o efeito prolongado da ultra lenta e a ausência de pico plasmática, que evita quadro de hipoglicemia. O SUS fornece a insulina Regular e a NPH. Contudo, se o paciente apresenta efeitos indesejados como picos de hipotensão, o médico pode entrar com um pedido para essas insulinas mais modernas. Via de regra, o paciente com diabetes tipo 1 vai usar uma insulina Intermediária/ultra lenta + insulina Rápida/ultrarrápida. Já o paciente DM2, quando prescrito, usa geralmente a do tipo rápido/ultrarrápido antes das refeições. Em termos técnicos, apenas a Regular e a NPH são de fato insulina. A ultrarrápida e ultra lenta são considerados análogos, pois houve uma modificação de aminoácidos da cadeia B da molécula de insulina.
Oi Átila! Adorei o vídeo! Poderia fazer mais na mesma linha sobre medicamentos essenciais que saem do mercado por não valerem financeiramente a pena para a indústria farmacêutica produzir e comercializar. Verapamil, diltiazem, ranitidina, ja saíram do mercado apesar de serem boas drogas, e recentemente os estoques de dipirona EV e de atropina estão acabando também. Seria um tema bem legal de abordar, não seria?
o SUS se tornou algo tão normal e corriqueiro pra gente que esse tipo de vídeo dá um choque de realidade. é bom saber que, em último caso, os brasileiros estão amparados de alguma forma
Vídeo importante, todavia, a comparação é feita de forma errada. No SUS atualmente só são oferecidas as insulinas Regulares e a NPH, que são insulinas mais antigas, e com RARAS exceções, é ofertada insulinas mais modernas, como as de Longa duração (Glargine) e de ação ultra rápida (Lispro). Caso algum paciente com Diabetes precise desse tipo de insulina ele não irá conseguir adquirir pelo SUS, seja principalmente por questões burocráticas ou pela falta do medicamento, e terá que pagar valores altíssimos na farmácia. A comparação mais justa feita no vídeo foi feita no final, quando você comparou o valor da Insulina Glargina nos Estados Unidos (350 dólares) com o Brasil (210 reais), entretanto, novamente você não levou em questão outros fatores, como por exemplo o poder de compra do americano, haja vista que o salário recebido é muito maior, logo muito mais fácil de comprar (o salário mínimo deles normalmente ronda por volta dos 14 dólares/hora), além do fato dos planos de saúde americanos AJUDAREM a pagar a medicação, diminuindo drasticamente o valor desembolsado pelo paciente. Só para clarificar: um antibiótico como a DOXICICLINA pode chegar a ser cobrado 223 DÓLARES nos Estados Unidos, entretanto, se você tiver plano de saúde saí por volta de 1,97 DÓLARES.
Fantástica análise. Eu que moro hoje na Finlândia e morei por muitos anos Estados Unidos entendo bem esse absurdo americano. O Sus é algo que todo brasileiro deveria se orgulhar.
Que crossover inesperado! Heheh
Muito bom saber que Kiko Loureiro apoia o SUS!
Caraca! Mestre Kiko aqui! Ow, tá irado o Megadeth novo, parabéns
Tesouro politizado, brabo demais!! Hehehe
Que bacana ter o Kiko por aqui. Realmente Kiko, a tristeza é ver que muitos brasileiros não tem noção da importância do SUS. Muitos nem sabem que se morre ou decreta falência nos EUA, a margem da sociedade, por problemas de saúde.
Valeu Kiko! Sempre importante a opinião sóbria de pessoas que já viram de fora a importância do SUS.
Eu sou diabético e também sou grato por ter acesso a insulina, além de outros tratamentos gratuitos. Viva o SUS! ✊🏿✊🏿✊🏿
Meu irmão nasceu em 1977 com diabetes. A vida toda dependendo de insulina, sou muito grata ao SUS.
Estamos pagando com impostos, nao existe gratuidade
@@Balacypax concordo, na parte do vídeo 9:27 no Brasil 🇧🇷 210 reais ao converter, seria 38 dólares U.S 🇺🇲 e não 300 dólares.
@@hoorobg É mta burrice viu, ninguém converteu direto. Preste atenção no vídeo.
@@Balacypax os americanos também pagam impostos, lá uma quimioterapia deixa uma divida milionária, o problema não tá em cobrar o tratamento, mas em cobrar absurdos, pra entender melhor é só assistir o documentário SiCKO.
Valeu demais! Orgulho desse tipo de conteúdo sendo produzido aqui no Brasil!
Conteúdo falacioso, pesquisa rasa.
@@smarttec8816 🤣🤣
@@djhemersonrodriguesSe o tratamento é mais acessível aqui no brasil me explique porque morrem muito, mas muito mais pessoas de diabetes aqui do que nos EUA? Mesmo os EUA tendo 3x mais diabéticos que no Brasil?
@@smarttec8816 Já que o conteúdo é falacioso e de pesquisa rasa, por favor, coloque as fontes dos artigos de onde você tirou essas informações.
@@samuelpedrette3039 kkkk precisa de link com publicações? Basta procurar nos institutos governamentais e reportagens, enquanto em 2021 no brasil morreram aprox 214mil pessoas de diabetes no mesmo período morreram 100mil pessoas nos EUA de diabetes, reforçando que os EUA tem quase 3x mais diabéticos que o Brasil
A cada mês recebo uma quantidade enorme de canetas de insulina para minha diabetes, sou muito grato ao sus por isso
Tem alguém pagando por isso amigo.
@@Lucassesful Ainda bem, né?
@@Lucassesful Quero entender como isso é algo ruim
@@Lucassesful como pra todos os serviços públicos. E ainda bem.
Sempre tem...é assim que funciinam as sociedades organizadas. SUS é modelo em varios países
Passei um ano e meio nos eua, infelizmente durante a pandemia e morria de medo de ficar doente. Mas antes da pandemia precisei passar por um médico, fazer um exame e tomar um antibiótico. A consulta + o exame foi mais de $300 dolares, o antibiótico 28 comprimidos eram $96 dolares mas como tinha seguro saúde paguei $49, o mesmo antibiótico no brasil custa R$10 reais a caixa com os mesmos 28 comprimidos.
genérico né (é a mesma formulação), porém nos EUA não tem isso, e antibióticos originais aqui no Brasil também são caríssimos.
@@luguime4946 claro que nos EUA têm genérico. Meus medicamentos lá eram quase todos genéricos.
@@luguime4946 o cara quando gosta de ser vira lata, não tem quem tire da rua.
@@TheGregXP sempre tem um desses caras pra babar ovo dos EUA.
Lá a saúde virou mercado muito cruel.
Eu tenho diabetes e isso explica muita coisa valeu pela aula.
Diabético Tipo 1 há 17 anos e sempre peguei minhas insulinas pelo SUS! Defender o SUS é salvar vidas ❤️
Ganhei, sou tipo I há 41 anos ... Defender o SUS é salvar vidas!
Se eu tivesse que pagar por todas as cirurgias e tratamentos que fiz pelo SUS esse valor passaria dos 30 mil reais, por mais que a fila seja grande eu não consigo criticar, quando eu precisei o SUS me amparou, só consigo agradecer
E o tipo 2 como que fica ?
@@wadarellxd3540 o tratamento do tipo 2 e das diabetes gestacionais usa, a princípio, controle de dieta e hipoglicêmicos e em casos de descontrole, a insulinoterapia.
@@wadarellxd3540 se for recomendado uso de insulina recebe insulina. O SUS não exige diagnóstico da doença, mas sim a recomendação médica.
Graças pelo SUS. Sou diabética e transplantada, se não fosse pelo SUS eu não teria condições financeiras nenhuma de manter o tratamento com insulina e imunosupressores. Viva o SUS!👏🙌🙏🏻
Obrigado sus por pegar meu dinheiro dar pra politicos pra pegar metade mandar pro sus pra quem sabe outro não possa usar os centavos que sobraram em seus tratamentos 😁
Parabéns, Atila e também o Serrapilheira, além de esclarecedor, o vídeo faz uma distinção fundamental sobre o papel de um sistema público e universal de saúde.
Diabética tipo 1 a 37anos..
Vi e vivi muita coisa. A qualidade de vida, conhecimento e favorecimento incomparável hoje!
Gratidão Átila, sempre top
Perfeito 👏👏
Agradeço por todo esforço e dedicação, sempre divulgando informações confiáveis e de grande importância para entendermos o mundo que vivemos
Continuem com o canal! Vocês salvam vidas
Sou médico e diabético tipo 1 e achei seu video sensacional. Muito obrigado.
Amei, Atila. Nosso país tem seus problemas, mas somos uma nação incrível.
Fantástico esse vídeo. É muito importante ter este tipo de conhecimento tornado público para que as pessoas possam se informar e valorizar o que o Brasil tem de bom como o SUS, por exemplo. A vida precisa ser mais importante.
nós diabéticos agradecemos todos os dias pela existência do SUS! 💙
Além de ser grato por um grupo de cientista terem se esforçado e desenvolver a insulina que hoje permite que diabéticos tipo 1 possam viver.
@@homemderespeitoo vdd, viva a ciência!
não so diabetes, minha mãe tem pressão alta, e por anos pegava de graça o remedio no posto de saúde
@@devforfun5618 🙏🙏🙏🙏🙏🙏
Ámem. Sou tipo1
José Serra é o melhor ministro da saúde da história. Sua ação na quebra das patentes foi revolucionário.
Espero que os vídeos desse canal nunca acabe, Obrigada Átila por divulgar esse conhecimento tão necessário! ❤
Thanks! Great job 👍
Importante trabalho sério de divulgação. Pesquisas muito bem feitas para fundamentar o vídeo.
Parabéns SUS! O que é uma coisa que certos ex-ministros da saúde não sabiam o que era.
Ainda bem q tbm nao substuiram insulina por clorokina 🤡
O SUS não presta pra doença de urgência, tipo Câncer, se tu descobre um câncer nível 1 no SUS até ter sua consulta com o médico especialista vai tá no Nível 4.
Nenhum político usa, nem o Átila usa. O que ele faz é militância.
E quem não tá doente paga 10mil no celular pra "manter" o SUS, kkk socialistas são patéticos!
Muito obrigado Instituto Serrapilheira!
Meus amigos TD indo embora do país e me chamando para ir junto e eu: não gnt, não é bem assim, aqui eu vivo bem consegui insulina de graça ( nem tão de graça pq pagamos bastante impostos), fora daqui eu nem sei se conseguiria comprar insulina
É só escolher um país de primeiro mundo que não seja os EUA. Aliás, o povo tem fixação pelos EUA, é um país rico porém uma sociedade decadente.
Vc tem razão quanto aos EUA ou alguns outros países que insistem no egoísmo e individualismo insano, como se as pessoas vivessem isolados, cada um somente cuidando de seus próprios problemas. Mas, a maioria dos países desenvolvidos tem algum sistema de saúde pública, com maior ou menor atenção, mas que garantem ajuda a esse tipo de tratamento essencial e continuo, clinicamente comprovado.
EUA é um país todo torto. Politicamente, socialmente e economicamente. Se eu fosse imigrar para um país desenvolvido, escolheria a Holanda ou algum outro país europeu.
Agora ele trabalhou alguns meses e ta andando de Camaro enquanto aqui no Brasil voce vai precisar trabalhar 5 anos pra comprar um Mobi kkk. Cada um escolhe o que quer.
eu só iria se recebesse uma proposta de emprego com um ótimo salario, aí o salario e o poder de compra compensa essas coisas.
Queria ter dinheiro pra me tornar membro. Kkkkkk O trabalho de vocês é excepcional!!
Atila é garantia de informação de confiança.
Atila, seu trabalho é de grande importancia para a sociedade.
Muito Obrigado.
A importância de ter um sistema público de saúde
Minha esposa teve diabetes gestacional durante quase toda a gravidez e graças ao SUS ela não ficou um dia sequer sem a insulina. Íamos no posto do nosso bairro e nunca faltou. Não somente a compra mais a logística de distribuição é excelente. Graças ao Sistema Único de Saúde meu filho nasceu saudável.
Importante e relevante, como sempre! 👏
Tá errado, 9:26 .
No Brasil🇧🇷l 210 reias, nós U.S🇺🇲38 dólares. E tem outros erros econômicos.
Obrigada pela informação. Você sempre brilhando!!! Parabéns Átila.
Como sempre Atila, vc nos dá uma aula completa e simples de entender . Muito obrigada.👏👏 E viva o nosso SUS
To adorando esses vídeos de divulgações científica, tem uma duração boa e o Átila fala de forma muito boa de ouvir não tornando massante. Parabéns
Sempre com bons conteúdos
Impressionante como os temas abordados por Átila tem sempre 100% de aproveitamento.
Rapaz, é o rei da relevância!
Obrigada e não pare!
A tendência do mercado NUNCA é de chegar ao produto com o preço mais barato.
A tendência do mercado é SEMPRE a de chegar no maior LUCRO.
O que frequentemente envolve oferecer o melhor produto/serviço pelo menor preço.
Nem sempre é o caso, mas normalmente a competição leva a produtos com melhor custo-benefício.
@@guilherme6818 Negativo, "frequentemente" e "normalmente" não se aplica nessa e em nenhuma outra lógica. Na verdade, isso que tu disse é a exceção e a realidade é a prova disso e o vídeo serve de exemplo.
Competição só leva a monopólios e cartel. É comum só soltarem q tem deixar a competição rolar, mas ninguém vai até o final desse argumento.
Durante uma competição de mercado de fato pode haver uma melhora na qualidade e uma diminuição do preço de produto/serviços (o q passa longe de ser "regra"), mas isso é no CURTO PRAZO. Pq no fim de uma competição têm vencedores e perdedores, os vencedores engolem os perdedores e durante esse processo geram mega-empresas.
E é aí q o bicho pega, vc tem mega-empresas q controlam um mercado gigantesco (monopólio) e que PARAM DE COMPETIR ENTRE SI. Agora elas vão completar o objetivo do mercado que é OBTER O MAIOR LUCRO. Como?
Fazendo CARTEL, combinando de elevar os preços e de manter esses preços altos e, novamente, a realidade prova que isso é o que realmente acontece na prática.
@@matheussantosvieira6645, vc anda lendo lendo muita ficção
@@kanekanekun sim sim, tenta refutar então. A realidade tá aí, mostra exemplos.
@@matheussantosvieira6645 quais são exemplos de monopólios?
Saúde pública é importante, por isso, gostei!
Obrigada por fazer um vídeo tão didático. Desde q eu sai dos eua e voltei pro Brasil a reação das pessoas é sempre falar: pq vc voltou? Eu não voltaria. Ai eu tento explicar oq vc explicou no vídeo mas ninguém acredita. Enfim… o meu plano de saúde era não ficar doente.
Muito bom Atila. Fui diabético tipo 1 durante 18 anos, perdi os rins com isso, hoje sou transplantado duplo rim/pancreas há 10 anos. Parabéns pelo seu trabalho de informação, é ótimo.
Vídeo sensacional! Parabéns Atila e equipe!
Não Gonzalez, eu achei um erro no vídeo.
9:27 no Brasil 🇧🇷 custa 210 reais, ao converter seria 38 dólares U.S🇺🇲 e não 350 dólares.
Muito necessário esse vídeo, parabéns Atila
Ai tem gente que fala, ai mais nao é de graça pq pagamos impostos. Só esquecem que lá também se paga como em todo lugar do mundo. E mesmo assim nao tem tratamento.
Quem fala de tributação para justificar a falta de gratuidade é ignorante. Não sabem diferenciar a relação cível de tributária e ainda querem ser levados a sério.
Paga bem menos.
@@gustavovieira8043
O Reino Unido também tem um sistema tributário pequeno e um sistema de saúde pública (inclusive, o nosso SUS é muito influenciado por ele), mas o custo dos medicamentos é bem menor que o dos EUA.
Excelente conteúdo! 👏🏻
Ahhh...como aguardei este vídeo!! ❤ Obrigada mais uma vez, Atila!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Obrigada pela informação, clara e direta, eu não sabia sobre a patente
Obrigada!!!
👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Compartilhando o link 😉
Eu moro nos Estados Unidos e acho um absurdo que o país mais rico do mundo não ofereça saúde gratuita à sua população.
O serviço médico aqui é caríssimo e as pessoas em geral não tem acesso. É muito comum ver pessoas com saúde degradada por falta de tratamento simplesmente por não ter dinheiro.
Saúde por aqui é uma máquina de fazer dinheiro.
Já morei aí e concordo 100%.
@@TheGregXP Eu ja morei em quase todos os estadod do USA. A maioria tem programas de saude gratito para quem sao probres. Em fato melhor do que a Blue-Cross. Cada estado aqui reage como se force um pais so.
Pq o povo nao protesta? Parece que eles sao passivos em relaçao a isso e aceitam tudo calado.
@@kakesss9126 Eles acham que são livres por não ter regulação estatal sobre algo tão relevante quanto a saúde pública
@@leoliveirapsi Na real tem regulação estatal, seguro de saúde é cheio
Obgdo pelas colocações ! Parabéns.
Mais um motivo para defendermos o SUS e parar de pensar que os Estados Unidos são o paraíso para seus moradores. Minha mãe recebe regularmente sua insulina há anos sem pagar nada por isso.
Defender mas nunca esquece de criticar
@@JoseGabriel-uv9nn Sim, pois tem muito a melhorar...
@@JoseGabriel-uv9nn tem que critica e cobrar os políticos, concordo com vc
Na verdade a sua mãe paga 5 meses de trabalho por ano.
este é só o pico da montanha, tem uma base inteira q vem junto. de todos os países vc imaginaria que um país desenvolvido já teria basicamente resolvido problemas humanos básicos como pobreza, desabrigação, violência, saúde pública, etc., que países como noruega, suíça ou países baixos basicamente já deram cabo.
mas quando vc vai realmente ver a única coisa q eles resolveram foi diminuir o preço do hamburguer e do celular, e, de brinde, vem má legislação trabalhista que te faz um escravo, o sistema de saúde mais ineficiente do mundo e violência policial e crime q vc esperaria encontrar num outro país subdesenvolvido
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼😊 Valeu Átila e equipe!!
sou diabético tipo 1 e sou extremamente grato pelo SUS, onde recebo insulina, agulhas e outros medicamentos gratuitamente, bem como realizar consultas regulares com um endócrino a cada 3 meses, em média. defendo o SUS em toda oportunidade, viva o SUS!
Atila, sensacional e didático o que trouxe, sou DM1 à 36 anos agora em 2022, hoje faço uso do padrão de insulina não fornecidos pelo SUS infelizmente, pois as oferecidas não funcionam mais em meu corpo, porém, o Custo apesar de tudo que disse é extremamente elevado, pois este é pelo uso e consumo na contagem de Carboidratos, sendo assim, são doses e padrões que algumas vezes dói no bolso. Mais mesmo assim, seu vídeo mostra a importância do entendimento e do cuidado diabético, já que além de tudo o DM1 acarreta em muitos, diversas outras consequências aos que as tenham....
Excelente vídeo Átila 👍🏻😃
Atila como sempre dando show.
Mostrem isso para os apaixonados pela média de vida dos americanos e que reclamam do SUS.
Se a insulina é mais barata noutros países como o Brasil, porque a insulina estrangeira e barata não é vendida nos EUA a preços baixos? A realidade é que, apesar de os mercados americanos serem na generalidade bastante livres, o mercado da insulina especificamente não é livre. Nos EUA, as barreiras à entrada neste mercado geram um oligopólio de grandes farmacêuticas e, por consequência, preços acima dos praticados noutros países.
@@DeusSeth Putz. Que pensamento burro.
@@DeusSeth Sim amiguinho, sua saúde está completamente na suas mãos sim. Quando der apendicite e vc ficar com uma bomba de pus e fezes na sua barriga prestes a explodir, a culpa é sua por não ter se cuidado mais!
@@DeusSeth "Quer saúde? Se cuide mais" Que frase icônica e hipócrita hahahahaha
@@amiponi3962 o que tem hipócrita na frase?
Esse vídeo deveria ser divulgado nas escolas! Parabéns.
Tenho certeza que se não fosse o sus eu não estaria viva hoje. Porque o que eu precisei de médico ao longo da vida não é brincadeira não! Remédio, consulta e tratamento tudo pelo Sus. Demorado, meio precário?! Sim! Mas funciona e salva vidas! Muito feliz por ter o sus no meu país!
Brasileiro faz o muito, com o pouco
Muito feliz por passar 5 horas so pra poder pegar um atestado e coitada da senhora que estava a mais tempo na fila que precisava de remedios pro coração... viva o sus e a republica federalixo do bostil
Muito bom. Obrigado.
Uso 10 frascos de humalog/mês, não sei o que seria de mim sem o SUS, gratidão!
Imagino que o pensamento de alguns estadunidenses seja: "pra que saúde se eu posso ter o melhor iPhone". Ótimo vídeo Átila, como sempre.
Esse canal é maravilhoso!
Mais muitas informações do USA errada. Veja meus comments
E pensar que ainda tem um ou outro que defende a privatização do SUS.
Muita gente vai pra lá e fala das maravilhas de um Estado mínimo, que compra carrão barato, tem Iphone e toda a tralha consumista que se tem por lá, mas quando fica doente, corre pra cá pra se tratar no SUS ou até vir em dentista.
Disse tudo!! Muitos idiotas vão morar nos EUA, limpar privada e remexer no lixo dos americanos, pegando o resto que eles descartam. A pior pobreza é a do espírito.
Dois errados não fazem um certo.
Tem realmente gente que defende a privatização do sus?
Já eu agradeço todo dia ter plano de saúde, se fosse depender do sus já estaria morto
@@Vitor_Itou Tem sim.
Sim cara, todos os gringos vem pro SUS se tratar. VAMU RI VAMU RI
assisti recentemente um documentário sobre a indústria farmacêutica nos EUA, e tem um remédio lá que era bem barato, para tratar uma doença um pouco rara, o laboratório que produzia foi vendido, e os novos donos queriam aumentar o faturamento, a lógica foi aumentar o preço do remédio, tipo uma caixa custava 20 dólares, e depois a caixa foi para 300 dólares, tinha gente que o custo do remédio chegou a 20 mil dólares mês, e as pessoas tem que tomar esse remédio pq é uma doença no fígado. Os EUA não é o paraíso que muitos imaginam.
Interessante... Qual o nome do documentário? Vou procurar pra assistir tb
País de políticos safados.
@@afickinger Na Rota do Dinheiro Sujo: Temporada 1: "Remédio amargo"
@@ronanmichel96vou procurar, obrigada!!
Legal mas na pandemia de onde vieram as tais vacinas salvadoras. Do Brasil é que não foi
Fui tratada de leishmaniose pelo SUS, com exames toda semana, injeções diárias em qualquer UPA.
Muito bom! Um detalhe é que não é comum a transmissão do DM1 de forma hereditária, embora não seja impossível.
Tipo1 tem fator genético sim, tipo 2 eh por falência total ou parcial da produção de insulina pelo pancreas
Meu caso, nasci com diabetes, porém entre avós,bisavós,tios, irmãos, pais etc, ninguém da família tem diabetes, somente eu
A resposta correta é que ambos os tipos mais comuns de DM, tipo 1 e tipo 2, têm base genética (não hereditárias), mas na DM2 o estilo de vida pesa muito e leva à Resistência à insulina pelos tecidos do corpo (não é a falência das células produtoras não), assim a genética na DM2 tem pouco peso.
Mas na DM1 a genética pesa mais (não a hereditariedade) para levar à incidência de DM1.
Viva o SUS!
A gente pouco pensa, mas a importância deste sistema de saúde é tão colossal, que o Brasil iria virar um caos se acabasse o SUS.
Você fala muita baboseira
@@ramirobatista3731 então pra você o SUS é bobeira? Desde que nasceu só foi atendido em hospitais particulares, pagou todas suas vacinas e tratamentos caso se machucasse? Ou é uma pessoa comum que foi alienada politicamente à ignorar tudo que é importante e não está recebendo atenção daquele certo alguém?
O SUS é um caos por si só.
“ lá você só não pode ficar doente “ essa frase simboliza a crueldade que é ser “ classe média “ nos EUA.
Isso não entra nem no ponto das leis trabalhistas, lá o trabalhista não tem direito a férias remunerada, muitas vezes nem férias sem remuneração tem direito, as mulheres grávidas não tem direito a licença maternidade remunerada (ficam sem receber salário pelo período de licença), e muitas outras coisas, infelizmente o pessoal que vai pros EUA vai atrás de uma ilusão, American Dream é so pra ricos.
Verdade. Por isso que tá cheio de americano vindo para o Brasil e não o contrário
@@wadarellxd3540 Por acaso comparei Brasil com Estados Unidos ? todos esses benefícios que eu falei é o mínimo que tem nos países da Europa, no Canada e muitos outros, não é porque to metendo pau nos EUA que automaticamente to falando bem do Brasil.
depende da doença, se n for algo que realmente precisa de medico eu prefiro nem ir, se for algo q precisa de medico provavelmente vai ser uma ou outra vez no ano, agr qm tem doenças q precisam ser tratadas constantemente realmente sofre, ai é melhor procura outro lugar, pra minha sorte n tenho doenças assim, esses dias peguei uma gripe, mas assim como no brasil eu so fiquei em casa, tomei uns remedio q se compra sem receita, e passou.
Como será que são as regras para entrada de remédios no país? Pelo preço, talvez valeria uma viagem para o México para comprar a insulina do mês, mas creio que tenham medidas contra isso né?!
Exatamente, a mão bem visível do Estado, mas completamente ignorada pelos que criticam o livre mercado.
tem gente que vai sempre para o Canadá para isso. Tiveram até que restringir.
Valeu!
o mercado nos EUA é realmente imoral
Mas tem brazukianos q adoram as coisas carissimas americanas, mandando as riquezas para as emprwsas de la 🤡
Errado!🤔
O vídeo tem problemas de informações sobre economia e o mercado de saúde 🤒.
Eu gosto do Átila imarino, mais eu vejo erros pó parte dele.
Eita, o colonizado...
@@hoorobg
Quais por exemplo?
Atila nesse vídeo desenha e explica didaticamente a importância de um sistema público de saúde!
Que vídeo maravilhoso, as pessoas não entendem o bem que o sus faz, que vai muito além do que se imagina, a regulação de preços de medicações e exames, além da regulamentação de planos de saude, tornam a saude privada acessível...sem o sus ia ser outro Estados Unidos.
Muito obrigado pelo esclarecimento.
Na verdade acho que isso também tem a ver muito também com o sistema de patentes, algo bem interessante no Brasil que é a lei dos genéricos, que abre muito mais o mercado para outras empresas, algo que em vários outros países não possuem, estava vendo uma vez sobre, que mesmo com as patentes perto de expirar é possível estender elas facilmente nos EUA, já que não é feita a validação das informações antes de conceder a patente (no caso entra ai as batalhas jurídicas), Já no Brasil o sistema é invertido só é concedido a patente caso você realmente consiga demonstrar que os resultados são verdadeiros.
Quem conhece o meio e como são feitas as patentes percebe que muitas delas são "falsas/impossíveis" e só são artifícios para aumentar a vida útil de outras patentes, triste realidade!
Ae fez sentido, a explicação do Átila por si só não faz sentido nenhum, entre os milhões de estadunidenses com capital suficiente não teria nenhum disposto a lucrar e ainda a ajudar a população produzindo insulina mais barata de patentes antigas? Isso não faz sentido. Me cheira muito a mão do Estado ferrando tudo de algum jeito.
@@luansobr isso e um bom questionamento....
Muito grata!!!
Aula maravilhosa Átila, obrigada. E viva o SUS
nossa eu sempre me emociono quando ouço a historias desses caras q desenvolveram insulina e salvaram varias vidas ate hj.
Moro nos eua. Quase ninguém paga esses valores na insulina. Quase Todos conseguem pelo plano que negocia o valor.
Lindamente explicado 🤜🏾🤛🏾
realmente lá pode ter um poder de compra muito maior, mas se você ficar doente tem que vender a casa praticamente.
Sou diabética tipo 1 já faz 20 anos. Em outros tempos n estaria nem viva. Obrigada a todos que se dedicam diariamente ao conhecimento!
Que vídeo fantástico! Interessante como a gente costuma olhar pros bens de consumo baratos nos EUA e esquecemos dos altos preços para cuidar da saúde
Você é maravilhoso como sempre. Obrigada pelo seu trabalho.
Para mim o verdadeiro problema é o sistema de patentes e não a falta de um sistema público de saúde. Há claramente interesses econômicos e por isso o lobbying das indústrias farmacêuticas é tão forte nos Estados Unidos. Patentes tem que ter data de validade, ninguém tá pagando royalties para quem inventou a roda ou o fogo.
Exatamente, o argumento usado no vídeo não tem lógica nenhuma, se fosse assim todos os medicamentos de uso contínuo seriam mais baratos no Brasil e não são, isso ae é o Estado junto de algumas corporações ferrando quem tenta entrar no mercado com preços mais competitivos. Não é possível que nenhum americano tenha pegado uma patente antiga (vencida) e produzido insulina com tecnologia mais antiga a preços menores.
Ótimo vídeo, me faz ser grato por conseguir meu tratamento através do SUS
Acho MUITO BOM divulgarem os méritos do SUS. Mas para uma escolha realmente racional e para incentivar a cobrança aos nosso políticos deveria dizer também o quanto custa o SUS por habitante por ano e comprar a preços de planos de saúde convencionais (que são pagos mesmo por contribuintes que pagam o SUS, mas utilizam muito menos do que pessoas que contam apenas com assistência de saúde pública). Há muita judicialização na área da saúde no Brasil o que é muito problemático para pessoas sem condições de contratar advogados. E existem muitas pessoas que acham que contrair certos vírus (como HIV hoje em dia) não é um problema pois o SUS paga pelos antivirais que permitem uma vida normal. Só que esses antivirais são CARÍSSIMOS e cada soro positivo virtualmente os soropositivos precisaram deles para sempre. É necessário fomentar muito mais PREVENÇÃO ou o SUS irá quebrar (ou quebrar o país) se o a proporção de soropositivos começar a crescer. Em alguns casos (como soropositivos) eu acho que a melhor forma de incentivar a prevenção seria a COBRANÇA de co-participação nos tratamentos com anti-virais. Mesmo que algumas pessoas achassem injustos os antivirais continuam sem MUITO mais caros que preservativos.
Cara, vc gostaria de ter AIDS e viver o resto da vida tomando antivirais? Não, né? Então pq acha que os outros querem isso?
@@tiagor.369 Não é questão de querer, é questão de usar uma porra de preservativo, se usassem como regra o nro de pessoas hiv positivas jovens não estaria aumentando (proporcionalmente). Vocês prefere esperar até que o Estado simplesmente NÃO POSSA/ CONSIGA pagar pelo tratamento necessário a todos para começar a incentivar o uso de preservativos ao invés de prep e tudo bem?
3,8 % do pib no sus não quebra o país tranquilo tem é que aumentar pra 5% 👍
@@generalbenjaminarrola340 Olha basta pensar que se aumentar o auxilio brasil 200 reais dá 50 BIlhões por ano!!! Tem gente que para para falar as coisas sem nem ter feito conta!!! Haja!
Thanks
Viva o SUS ! 👏👏👏👏👏
Muito obrigado.
Muito esclarecedor.
Trabalho em farmácia e vejo uma diferença muito grande entre marcas de insulina, fico curioso pra saber se existe diferença na eficácia do medicamento
Frequentemente não, mas , sim, de marqueting muito
Há vários tipos de insulinas, os quais são baseados no início e na duração da ação: ultrarrápida, curta, intermediária e ultra lenta. A curta (famosa insulina Regular, Humulin, Novulin R) e intermediária (NPH) são as mais baratas. Já a ultrarrápida (Lispro- Humalog, Aspart-Novorapid) e ultra lenta (Glargina-Lantus) são mais caras. A ultrarrápida tem a vantagem do início de ação em torno de 10-15min, contra os 30-45min da de curta duração. Nesse caso, o paciente administra imediatamente antes da refeição, ao contrário da de curta que deve ser feito pelo menos 30 minutos antes de comer.
Já no caso da intermediária e ultralenta, a vantagem é o efeito prolongado da ultra lenta e a ausência de pico plasmática, que evita quadro de hipoglicemia.
O SUS fornece a insulina Regular e a NPH. Contudo, se o paciente apresenta efeitos indesejados como picos de hipotensão, o médico pode entrar com um pedido para essas insulinas mais modernas.
Via de regra, o paciente com diabetes tipo 1 vai usar uma insulina Intermediária/ultra lenta + insulina Rápida/ultrarrápida. Já o paciente DM2, quando prescrito, usa geralmente a do tipo rápido/ultrarrápido antes das refeições.
Em termos técnicos, apenas a Regular e a NPH são de fato insulina. A ultrarrápida e ultra lenta são considerados análogos, pois houve uma modificação de aminoácidos da cadeia B da molécula de insulina.
@@EduardoBrasilMG15 Muito obrigado por explicar 👍
Fantástico conteúdo! Parabéns!
Por isso que a competição é algo super importante.
Atila, show essa palestra...
10:50 a resposta
Obrigado Atila
Oi Átila! Adorei o vídeo!
Poderia fazer mais na mesma linha sobre medicamentos essenciais que saem do mercado por não valerem financeiramente a pena para a indústria farmacêutica produzir e comercializar.
Verapamil, diltiazem, ranitidina, ja saíram do mercado apesar de serem boas drogas, e recentemente os estoques de dipirona EV e de atropina estão acabando também. Seria um tema bem legal de abordar, não seria?
Adoro a história da descoberta da insulina. Análise fundamental! ✌
o SUS se tornou algo tão normal e corriqueiro pra gente que esse tipo de vídeo dá um choque de realidade. é bom saber que, em último caso, os brasileiros estão amparados de alguma forma
Perfeita explicação !!!!
Vídeo importante, todavia, a comparação é feita de forma errada.
No SUS atualmente só são oferecidas as insulinas Regulares e a NPH, que são insulinas mais antigas, e com RARAS exceções, é ofertada insulinas mais modernas, como as de Longa duração (Glargine) e de ação ultra rápida (Lispro). Caso algum paciente com Diabetes precise desse tipo de insulina ele não irá conseguir adquirir pelo SUS, seja principalmente por questões burocráticas ou pela falta do medicamento, e terá que pagar valores altíssimos na farmácia.
A comparação mais justa feita no vídeo foi feita no final, quando você comparou o valor da Insulina Glargina nos Estados Unidos (350 dólares) com o Brasil (210 reais), entretanto, novamente você não levou em questão outros fatores, como por exemplo o poder de compra do americano, haja vista que o salário recebido é muito maior, logo muito mais fácil de comprar (o salário mínimo deles normalmente ronda por volta dos 14 dólares/hora), além do fato dos planos de saúde americanos AJUDAREM a pagar a medicação, diminuindo drasticamente o valor desembolsado pelo paciente. Só para clarificar: um antibiótico como a DOXICICLINA pode chegar a ser cobrado 223 DÓLARES nos Estados Unidos, entretanto, se você tiver plano de saúde saí por volta de 1,97 DÓLARES.
Valeu demais! Super obrigado.
A vida é um produto.
que video incrível e necessario!!!!!!!