Carlos Osvaldo Pinto, ligado a Palavra da Vida no Brasil, foi aluno de Ryrie, Pentecost e a primeira geração de dispensacionalistas revisados no DTS, popularizou no Brasil o modelo da “Restauração da Soberania Mediada.” Profundamente influenciado pelos revisados. Esse modelo encontra uma pequena defesa na introdução de “Foco e Desenvolvimento do AT”.
Geralmente ouço os vídeos enquanto estou fazendo alguma outra coisa, mas esse é daqueles cheio de detalhes que tem que assistir e anotar. Vou salvar o vídeo para quando for estudar sobre o tema.
Assisti o vídeo pois não perco nenhum conteúdo do Yago. Não entendi absolutamente nada 😂😂 Mas deixei meu joinha e minha visualização 😅 Deus continue te abençoando 🙏
ufa, pensei que eu estava sozinho nisso. amo os videos do yago mas esse negocio de dispensacionalismo estou tentando entender, mas nenhum desses 3 até agora entrou na minha cabeça.😅. @doisdedosdeteologia nos ajude por favor !!!
Como aliancista confesso que estou amando discordar de você. Mas o vídeo está muito bom e mudou minha visão dos dispensacionalista, outrora via como ultrapassado. Até me perguntava como o Granconato seguia essa vertente, mas seu vídeo me mostrou que há um trabalho sério que o dispensacionalismo clássico deixou em aberto
Ansiosa para o próximo vídeo! Tenho muito interesse no dispensacionalismo progressivo, pois venho de uma doutrina dispensacionalista e, apesar de ter me tornado calvinista, não me identifico muito com o aliancismo. Certos pontos do dispensacionalismo me parecem fazer mais sentido, então talvez essa vertente progressiva se encaixe mais no que penso. Tomara que a continuação venha logo!
Para mim, a coisa mais importante na visão dispenssacional é saber o que Deus espera de mim na minha vida prática como membro do corpo de Cristo. Por falta dessa visão, muitos aplicam na sua vida coisas que foram ordenadas apenas para os judeus, a exemplo da guarda do sábado. A doutrina de Cristo para a igreja, mais conhecida como doutrina dos apóstolos é a chave hermenêutica que uso para saber se algo é para mim ou não. Até mesmo os 4 evangelios é em quase em sua totalidade sobre o judaísmo. É óbvio que os evangelios são muito importantes, mas temos que entender as diferenças que há entre eles e a doutrina dos apóstolos, especialmente no que tange nossa vida diária
Para todos os interessados, Teologia é isso. Se vocês acham que isso será ensinado em algum púlpito, estão enganados. Isso é para quem está disposto a domar seus neurônios, colocar o traseiro em uma cadeira e estudar até doer. Se aprofundar em estudos complexos não está proposto para todos, nem deve ser assim.
Sigo a linha dispensacionalista revisada. Já tentei entender o Progressivo, tenho livros, inclusive esse que o Yago usou (tem no Kindle Unlimited), mas achei complicado demais... vou esperar o próximo vídeo...
Eu li tbm e tbm tive muitas ao longo do livro. Mas me ficou claro que o progressivo se aproxima em alguns pontos com o aliancismo, por exemplo em entender que Cristo, hoje, nos céus já cumpre o papel do rei messiânico, o rei davídico. Isso fico claro em Atos, em uma das pregações de Pedro, mais pro início do livro. Claro que vão explicar e embasar com muito mais detalhes, mas esse é um dos pontos que me chama atenção. Mas claro que ainda existem as distinções, como o fato de ainda diferenciarem Israel da Igreja, mas pelo que entendi, eles entendem que Israel ainda vai cumprir um papel de abençoar as nações, como profetizado no AT, mas acredito que eles já entendem que Israel e a Igreja terão um único destino na eternidade. É um tema bem complexo mesmo, o que se intensifica devido às pequenas variações de entendimento de autor pra autor. Mas se engana quem pensa que o aliancismo é a coisa mais uniforme do mundo... Muitos autores divergem tbm sobre vários pontos.
³ Como me foi este mistério manifestado pela revelação, como antes um pouco vos escrevi; ⁴ Por isso, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo, ⁵ O qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas; ⁶ A saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho; Efésios 3:3-6 Sou dispensacionalista, presbiteriano, calvinista 🤷♂
Acho que o Mário Persona, que inclusive tem um canal no UA-cam, ainda seria um raríssimo exemplar de dispensacionalista clássico. (Corrijam-me se estiver errado)
@@joaocarlosn.g.s.2434 Ele parece ser um irmão bem intencionado e fiel até. Mas vive preso numa bolha teológica de séculos atrás sem a menor abertura pra diálogo.
@@brunoarruda9916 Pois é, não sabia nada sobre esses "congregados em nome do Senhor" antes d ver os vídeos dele, aí só dps, através do Yago q comecei a entender. Nunca mais ouvi falar do Persona em lugar nenhum d uns anos pra cá
Cara, ele segue uma corrente até mais antiga de dispensacionalismo. O correto mesmo, seria dividir o dispensacionalismo em pelo menos 4 eras. Ele segue uma vertente anterior ao Scofield
Hoje concordo mais com o dispensacionalismo progressivo também. Legal conhecer as diferenças do Clássico pro Revisado. Não vejo a hora do próximo vídeo!
gosto de vídeos assim mais técnicos, pouquíssimos sabem sobre o movimento dispensacionalista, precisamos de mais conteúdo assim, parabéns Yago, Deus te abençoe
Dei uma olhada no site "Monergismo" sobre o assunto, mas ainda nao tenho uma posição a respeito. O que me faz acreditar que Deus ainda mantém um pacto com Israel são esses versículos do livro de Atos dos Apóstolos; palavras de Jesus, antes do dia de Pentecostes, depois de sua morte, quando ele apareceu para seus discípulos e para mais de 500 pessoas (I Co. 15:6) durante 40 dias (At. 1:3) : Atos dos Apóstolos 1:6 Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? 7 E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.
Não sou dispensacionalista, mas tenho uma dívida sincera. Se Deus tem dois povos (Israel e Igreja) para os quais tem programas diferentes, a qual destes povos pertenciam os crentes mencionados em Gênesis 1-11 como Abel, Sete, Enoque, Noé, etc? Eles são considerados parte de Israel ou da Igreja?
Eu vejo a evolução do ensinamento a respeito do Reino dentro da Bíblia mais ou menos como um pai ensina uma criança: Exemplos e castigos vívidos no inicio e depois, a medida que evolui, argumentação progressivamente racional para cativar o coração com a verdade universal do Amor. Tentar ser agressivo com um jovem e principalmente um adolescente é totalmente improdutivo.
me surgiu uma duvida sobre isto.. O Yago chama constantemente os Aliancistas de 'reformados'.. Porém, nós utilizamos geralmente este termo para nos referir aos calvinistas. E inclusive o Yago é calvinista. Ai vem a duvida, este termo é utilizado tando para calvinista, quanto para os aliancistas? Pq se for .. o Yago seria um dispenciosonalista reformado? parece que não tem muito sentido kkkk
Vou tentar ajudar rsrsrs. Reformado em um sentido específico é quem segue a teologia e tradição Reformada, de forma resumida: Ser Reformado, com R maisculo, é seguir uma tradição que vem lá dos discípulos de Calvino e que tem uma maneira consolidada de entender o relacionamento entre Deus e o homem (aliancismo/ teologia do Pacto), a soteriologia (doutrinas da graça, ou calvinismo como é conhecido), o culto, a pregação, a espiritualidade, ceia e batismo (que são sacramentos na visão reformada)... Enfim, é todo um modo de viver e interpretar a fé cristã. Agora, no Brasil ficou popular o termo "reformado" ser associado com um crente que é calvinista, mesmo que em todo o resto ele não tenha nada a ver com o que é ser Reformado. Exemplos de Reformados em sentido mais completo são os presbiterianos e batistas que seguem a confissão de 1689.
Deixa eu ver se entendi....No dispensacionalismo revisado mudou a concepção para entender que o cumprimento das profecias de Jeremias e Ezequias se aplicam a Igreja (dispensação presente). É isso?
Como chama a corrente que acredita em "rapture" (conheço o significado, mas não sei a tradução exata) palavra que já vi muito nos bate-papos americanos, como o paltalk.
@@DanielAirGuitar , isso. É o arrebatamento. Não me lembrava da palavra. A palavra 'arrebatamento' , o conceito , a crença só existe nas igrejas pentecostais.
@@thelma-7777 sério? Sou batista, mas as pessoas falam muito em arrebatamento. Não sei se a influência é mais da doutrina ou do Deixados Para Trás kkkkk ainda não estudei muito esse assunto dos Últimos Dias
Como professor (leciono Filosofia) estou acostumado a diluir o conteúdo para que o aluno não só entenda mas retenha e aprenda, durante a explicação. Como o Yago não é um professor, pelo menos não em tempo integral, entendo a boa intenção dele em tentar (e o verbo é este mesmo) transmitir algo.
Pra quem não entendeu, o pastor Jeffrey Johnson faz um raio-X perfeito do dispensacionalismo no seu livro 5 pontos do amilenismo. Basicamente, a essência do dispensacionalismo reside no fato de que eles, os dispensacionalistas, simplesmente não aceitam os cumprimentos escatológicos que o Novo Testamento atribui as promessas e profecias veterotestamentárias de Deus. Por exemplo, o Espírito Santo prometeu, por boca de Samuel em 2Sm 7, que daria a Davi um descendente que herdaria seu trono para sempre, e o mesmo Espírito Santo diz, por boca de Pedro em At 2 que essa promessa se cumpriu no momento da ressurreição de Jesus. Não foi Santo Agostinho, não foi o tio nico, não foi nenhum amilenista que disse isso, foi o Espírito Santo de Deus que disse isso. O mesmo que fez a promessa disse que a promessa já foi cumprida, mas eles não aceitam isso, não aceitam que o Espírito atribua cumprimentos espirituais as promessas que Ele mesmo fez no AT. E por não aceitarem, eles supõem que esses cumprimentos descritos no NT sejam apenas cumprimentos parciais, e gratuiramente supõem que essas promessas e profecias ainda terão algum cumprimento literal no futuro, e dái a necessidade de um reinado milenar terreno e literal. E outra coisa, os dispensacionalistas falsamente postulam que o reinado de Jesus seja um reinado de natureza escatológica, digo, um reinado cuja finalidade seja cumprir as promessas e profecias que Deus fez a Israel no AT; a Bíblia não ensina isso em parte alguma, ao contrário, ela ensina, isso sim, que o reinado de Jesus é um reinado de natureza soteriológica, isto é, um reinado cuja finalidade é destruir o domínio de Satanás, do pecado e da morte na vida dos eleitos e submetelos ao domínio do Deus Santo e da vida eterna (Cl 1.13; 1Co 15.25-26; Heb 12.28). Só pra finalizar, essa suposta ''interpretação literal da Bíblia'' da qual os dispensacionalistas tanto se orgulham desaparece quando eles chegam em Daniel 9. Em primeiro lugar, eles dizem com base em Dn 9 que a grande tribulação é reservada para os judeus, afinal, ''setenta semanas estão determinadas para o teu povo', quem é o povo de Daniel? os judeus, portanto a grande tribulação é para os judeus''. Esse é o argumento deles, mas convenientemente eles ignoram o seguimento do texto. O texto não diz as 70 semanas estão determinadas apenas para o teu povo, mas também ''para tua santa cidade'', qual é a cidade santa de Daniel? Jerusalém, portanto, seguindo a lógica dispensacionalista, se a grande tribulação é só para os judeus, deveria ser também só para Jerusalém, mas eles ensinam isso? Não, incoerentemente eles ensinam que a grande tribulação ocorre no mundo interno, só nisso a interpretação literal já foi pro espaço. Mas além disso, em segundo lugar, eles dizem que existe uma pausa entre a sexagesema nona e a septuagesema semana, essa pausa é literalmente mencionada no Ali? Não, tchau interpretação literal. Terceiro, eles dizem que o Ungido é o Anticristo, a palavra ''Anticristo aparece ali? Não, tchau interpretação literal. Quarto, eles dizem que a ''aliança com muitos'' é aliança com judeus'', a palavra ''judeus'' aparece ali? Não, e tchau interpretação literal. Então, digo, a interpretação é literal pero no mucho, é literal quando favorece o meu sistema teologico :/
Se vai demorar um ano pra fazer o outro vídeo? Se a Isa não engravidar de novo, deve vir antes. 😅 Falando sério!? Esses vídeos são ótimos, pastor Iago.
Seguir uma visão onde um homem sistematiza visão de uma mulher , super recente , muito subjetiva e algumas fantasiosa eh cosa de pentecostal que acredita em visões e revelações sem contexto.
Ninguém mais é dispensacionalista clássico Yago?. Há muitos no pentecostalismo brasileiro. Aliás um amigo seu que participou da websérie a Nova Família é um dispensacionalista clássico aí em Fortaleza.
Primeiro erro interpretativo já que é claro; quando pediram um Rei, os Israelitas romperam com o Reino de Deus e transformaram todas as relações entre os homens como interações políticas. Salomão percebe isso e comenta diversas vezes em seus escritos.
Se o dispensacionalismo concebe a ideia da literalidade do cumprimento das profecias do A. T., não dá para ser dispensacionalista. O próprio Mateus, discípulo de Jesus, aponta várias profecias do A. T. cumpridas em Jesus. Há teólogos que vêm mais de 300 profecias do A. T. cumpridas. Se é que entendi corretamente os dispensacionalistas.
@@thelma-7777leia Dt 28 todo, depois leia o verso 1 do capítulo 29. Conforme disse acima é uma extensão da aliança mosaica, chamamos isso de aliança Palestiniana ou Palestina.
@@danercabreira, ah tá, mas a "segunda" aliança foi feita feita com o mesmo povo, com os filhos que tinham no máximo 20 anos de idade. Foi feita na terra de Moabe. Os moabitas eram palestinos? Mas esse termo só foi usado a partir do imperador Adriano em 70 d. C.
@@thelma-7777 o termo "Palestiniana" é por conta do local que ela foi feita, como uma extensão da mosaica, e não por ser sobre outro povo. Aliás, não faz nem sentido isso uma vez que a aliança mosaica foi sobre Israel nacional, lógico que a "Palestiniana" também pois é uma extensão da mosaica kkkkkkkkkk.
Yago, o que acha do aliancismo credobatista da Confissão de Fé Batista de Londres de 1689? Me parece a visão definitiva, que melhor une todas as pontas.
Cara o problema do dispensacionalismo é que alguem entendeu algo que cristo e nem os apóstolos ensinaram, as escrituras mostram claramente que o propósito é o mesmo desde o princípio Israel, assim como outros elementos no AT nada mais é do que sombras apontando para a obra redentora de Cristo que une nele todos os povos seja judeu, grego e etc
Pastor sua posição é muito contraditória. Como pode Deus ter 2 povos, igreja e Israel. Paulo era judeu, mas se tornou igreja quando aceitou Jesus. Do mesmo modo todos apóstolos e discipulos judeus. Então, não existe mais dois povos após Jesus, somente um.... Não. Existe milênio, a volta do sacrifício de animais, é a volta do judaísmo com Jesus no Milênio no templo. A única passagem na Bíblia é em Ap 20, aí acabou. Então não existe milênio.
Muito pouco didático o vídeo. Fala muito rápido, usa palavras muito difíceis. Tentei assistir duas vezes e as duas não consegui acompanhar a linha de raciocínio. Muita informação para um vídeo de menos de 20 minutos.
O dispensasionalismo revisado que "substitui" o clássico é igual o juízo investigativo que substituiu a vinda fracassada de Cristo do Miller que deu origem aos adventistas. Conserta uma bobagem inventando outra.
Pra mim o vídeo foi um grande ASMR teológico! Eu sei que ele estava falando de algum assunto bíblico, mas não tenho ideia de qual seja😂😂😂😂
Me too!🤭🤭🤭🤣🤣🤣
Eu achei confuso no começo e no fim tive a certeza 😂😂😂 vou tentar pesquisar sobre!
Carlos Osvaldo Pinto, ligado a Palavra da Vida no Brasil, foi aluno de Ryrie, Pentecost e a primeira geração de dispensacionalistas revisados no DTS, popularizou no Brasil o modelo da “Restauração da Soberania Mediada.” Profundamente influenciado pelos revisados. Esse modelo encontra uma pequena defesa na introdução de “Foco e Desenvolvimento do AT”.
Conteúdo interessante. Como presbiteriano, gosto de ver e conhecer todos os lados possíveis do mesmo assunto.
Bom vídeo, boa aula, continuo aliancista. No final vai dar tudo certo, seja qual for o modelo correto.
Geralmente ouço os vídeos enquanto estou fazendo alguma outra coisa, mas esse é daqueles cheio de detalhes que tem que assistir e anotar. Vou salvar o vídeo para quando for estudar sobre o tema.
Assisti o vídeo pois não perco nenhum conteúdo do Yago. Não entendi absolutamente nada 😂😂 Mas deixei meu joinha e minha visualização 😅
Deus continue te abençoando 🙏
ufa, pensei que eu estava sozinho nisso. amo os videos do yago mas esse negocio de dispensacionalismo estou tentando entender, mas nenhum desses 3 até agora entrou na minha cabeça.😅. @doisdedosdeteologia nos ajude por favor !!!
Por isso que a visão pré ira vem arrebentando com tudo isso
Amoooooo demaisssss esse vídeosssss!
Quero muito vê o vídeo do Iagoooo Defendendo o Milênio!
Esse tipo de vídeo são os que mais gosto 🙏🏻
Como aliancista confesso que estou amando discordar de você. Mas o vídeo está muito bom e mudou minha visão dos dispensacionalista, outrora via como ultrapassado. Até me perguntava como o Granconato seguia essa vertente, mas seu vídeo me mostrou que há um trabalho sério que o dispensacionalismo clássico deixou em aberto
Não sei se entendi mal, mas o Granconato e do revisado e não do clássico;
Tô MT perdido kkk mas foi bom ter um primeiro contato com esse assunto, assim que se começa a construção de uma ideia
ótimos vídeo!! queremos continuação da analise da pregação do Paul washer
Muito bom. Já comprei o livro. Mas até agora ainda me sinto mais confortável com o disp clássico
FINALMENTEEEEE OBRIGADO POR VOLTAR!!!!!!
Aprendi 5% hoje ... já é alguma coisa rsrsrss. Muitas informações boas !
Ansiosa para o próximo vídeo!
Tenho muito interesse no dispensacionalismo progressivo, pois venho de uma doutrina dispensacionalista e, apesar de ter me tornado calvinista, não me identifico muito com o aliancismo. Certos pontos do dispensacionalismo me parecem fazer mais sentido, então talvez essa vertente progressiva se encaixe mais no que penso.
Tomara que a continuação venha logo!
Muito obrigado
Para mim, a coisa mais importante na visão dispenssacional é saber o que Deus espera de mim na minha vida prática como membro do corpo de Cristo. Por falta dessa visão, muitos aplicam na sua vida coisas que foram ordenadas apenas para os judeus, a exemplo da guarda do sábado. A doutrina de Cristo para a igreja, mais conhecida como doutrina dos apóstolos é a chave hermenêutica que uso para saber se algo é para mim ou não. Até mesmo os 4 evangelios é em quase em sua totalidade sobre o judaísmo. É óbvio que os evangelios são muito importantes, mas temos que entender as diferenças que há entre eles e a doutrina dos apóstolos, especialmente no que tange nossa vida diária
Para todos os interessados, Teologia é isso. Se vocês acham que isso será ensinado em algum púlpito, estão enganados. Isso é para quem está disposto a domar seus neurônios, colocar o traseiro em uma cadeira e estudar até doer. Se aprofundar em estudos complexos não está proposto para todos, nem deve ser assim.
Vídeos parrudos, técnicos, são Os Melhores. A gente amaaaaaa. Faça mais, pr Yago❤❤❤
Yago promete. Yago cumpre.kkkkkkkk
@@aslainehonorio eitaaaaa glóriaaaaaa
Yago, O que pensam os aliancistas progressivos?
O dispensacionalismo melhorou um pouco mas precisa haver algo que ligue o com aliancismo.
O link da editora não esta funcionando.
Esses dias vi um dos pastores assembleianos mais populares da velha guarda afirmando ser dispensacionalista clássico!
Sigo a linha dispensacionalista revisada. Já tentei entender o Progressivo, tenho livros, inclusive esse que o Yago usou (tem no Kindle Unlimited), mas achei complicado demais... vou esperar o próximo vídeo...
Eu li tbm e tbm tive muitas ao longo do livro. Mas me ficou claro que o progressivo se aproxima em alguns pontos com o aliancismo, por exemplo em entender que Cristo, hoje, nos céus já cumpre o papel do rei messiânico, o rei davídico. Isso fico claro em Atos, em uma das pregações de Pedro, mais pro início do livro. Claro que vão explicar e embasar com muito mais detalhes, mas esse é um dos pontos que me chama atenção.
Mas claro que ainda existem as distinções, como o fato de ainda diferenciarem Israel da Igreja, mas pelo que entendi, eles entendem que Israel ainda vai cumprir um papel de abençoar as nações, como profetizado no AT, mas acredito que eles já entendem que Israel e a Igreja terão um único destino na eternidade.
É um tema bem complexo mesmo, o que se intensifica devido às pequenas variações de entendimento de autor pra autor.
Mas se engana quem pensa que o aliancismo é a coisa mais uniforme do mundo... Muitos autores divergem tbm sobre vários pontos.
Fala amado, faz um vídeo explicando melhor se existem 2 Israel, o da antiga aliança e o da nova, por favor 🙏
³ Como me foi este mistério manifestado pela revelação, como antes um pouco vos escrevi;
⁴ Por isso, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo,
⁵ O qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas;
⁶ A saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho;
Efésios 3:3-6
Sou dispensacionalista, presbiteriano, calvinista 🤷♂
Acho que o Mário Persona, que inclusive tem um canal no UA-cam, ainda seria um raríssimo exemplar de dispensacionalista clássico. (Corrijam-me se estiver errado)
Acompanhava o Persona há um tempo atrás e tu é a primeira pessoa q vejo falar sobre ele kkk
@@joaocarlosn.g.s.2434 Ele parece ser um irmão bem intencionado e fiel até. Mas vive preso numa bolha teológica de séculos atrás sem a menor abertura pra diálogo.
@@brunoarruda9916 Pois é, não sabia nada sobre esses "congregados em nome do Senhor" antes d ver os vídeos dele, aí só dps, através do Yago q comecei a entender. Nunca mais ouvi falar do Persona em lugar nenhum d uns anos pra cá
Cara, ele segue uma corrente até mais antiga de dispensacionalismo. O correto mesmo, seria dividir o dispensacionalismo em pelo menos 4 eras. Ele segue uma vertente anterior ao Scofield
@@CDanielCopetti Sabia que era arcaico mas não imaginava que seria tanto.
Hoje concordo mais com o dispensacionalismo progressivo também. Legal conhecer as diferenças do Clássico pro Revisado. Não vejo a hora do próximo vídeo!
gosto de vídeos assim mais técnicos, pouquíssimos sabem sobre o movimento dispensacionalista, precisamos de mais conteúdo assim, parabéns Yago, Deus te abençoe
Finalmente! 🎉🎉🎉
Presbiteriano aliancista aqui, respondendo sua pergunta: melhor que o clássico, talvez por ser menos confuso... Mas creio que equivocado igual hehe
Bom demais!!!
Começando a segunda bem!
😂😂😂eu escutando o Yago dizer que o livro de 1965 é antigo "antigo", repete ele. Eu sou de 63😊
Dispensacionalista com camiseta de Lutero 😂❤😊
pq ? explique-se por favor.
@@hemersonyano2886Lutero era aliancista
@@vitorgomes3081 obrigado 👊
@@vitorgomes3081 Quase todo mundo era antes de Darby e Scofield.
Enfim, a Eresia 😅
Paz Yago! Video abençoado como sempre... Qual o nome da música do início do vídeo? Valeu, forte abraço!
Yago, existe diferença entre dispensacionalismo progressivo e aliancismo progressivo?
Tem sim. Pr. Rômulo Monteiro, se não me engano, é aliancista progressivo. Tem conteúdo sobre isso.
No começo não entendi nada e no final parecia que tava no começo
Dei uma olhada no site "Monergismo" sobre o assunto, mas ainda nao tenho uma posição a respeito. O que me faz acreditar que Deus ainda mantém um pacto com Israel são esses versículos do livro de Atos dos Apóstolos; palavras de Jesus, antes do dia de Pentecostes, depois de sua morte, quando ele apareceu para seus discípulos e para mais de 500 pessoas (I Co. 15:6) durante 40 dias (At. 1:3) :
Atos dos Apóstolos 1:6 Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? 7 E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.
Não sou dispensacionalista, mas tenho uma dívida sincera. Se Deus tem dois povos (Israel e Igreja) para os quais tem programas diferentes, a qual destes povos pertenciam os crentes mencionados em Gênesis 1-11 como Abel, Sete, Enoque, Noé, etc? Eles são considerados parte de Israel ou da Igreja?
Cada video é quase um TCC 😅👏
Um vídeo de 17 minutos muito denso não consegui entender muito bem, aguardo o próximo, Deus o abençoe!
Eu vejo a evolução do ensinamento a respeito do Reino dentro da Bíblia mais ou menos como um pai ensina uma criança: Exemplos e castigos vívidos no inicio e depois, a medida que evolui, argumentação progressivamente racional para cativar o coração com a verdade universal do Amor. Tentar ser agressivo com um jovem e principalmente um adolescente é totalmente improdutivo.
Bem difícil ser dispensacionalista... É como se tivessem que ajustar alguma coisa ao longo da história a cada nova descoberta.
Gostei da camisa onde comprar
As assembléias de Deus professam o Disp. Clássico. O Pr. Ciro Zibordi tem vídeos defendendo essa visão em seu canal no UA-cam.
Uma ideia muito perigosa.
Muito bom
me surgiu uma duvida sobre isto.. O Yago chama constantemente os Aliancistas de 'reformados'.. Porém, nós utilizamos geralmente este termo para nos referir aos calvinistas. E inclusive o Yago é calvinista. Ai vem a
duvida, este termo é utilizado tando para calvinista, quanto para os aliancistas? Pq se for .. o Yago seria um dispenciosonalista reformado?
parece que não tem muito sentido kkkk
Vou tentar ajudar rsrsrs.
Reformado em um sentido específico é quem segue a teologia e tradição Reformada, de forma resumida:
Ser Reformado, com R maisculo, é seguir uma tradição que vem lá dos discípulos de Calvino e que tem uma maneira consolidada de entender o relacionamento entre Deus e o homem (aliancismo/ teologia do Pacto), a soteriologia (doutrinas da graça, ou calvinismo como é conhecido), o culto, a pregação, a espiritualidade, ceia e batismo (que são sacramentos na visão reformada)... Enfim, é todo um modo de viver e interpretar a fé cristã.
Agora, no Brasil ficou popular o termo "reformado" ser associado com um crente que é calvinista, mesmo que em todo o resto ele não tenha nada a ver com o que é ser Reformado.
Exemplos de Reformados em sentido mais completo são os presbiterianos e batistas que seguem a confissão de 1689.
@@davimag2071 muitoo bom cara!! entendi perfeitamente!! Deus abençoe irmão!
1:28 venha visitar a Assembleia de Deus meu caro...
Tá atrasado mano, ele já congregou, pregou, ensinou e abandonou essa denominação.
E casou-se com uma filha de pr da AD.
Deixa eu ver se entendi....No dispensacionalismo revisado mudou a concepção para entender que o cumprimento das profecias de Jeremias e Ezequias se aplicam a Igreja (dispensação presente). É isso?
Temos o link do vídeo anterior??
No fim, não entendi foi nada kkkkkk…. Só complicou mais
O dispensacionalismo foi mudando com o tempo...o que era verdade antes, já não é mais...o protestantismo é um caos doutrinário.
Pow Iagao, mais um ano não pff 😢😢
Como chama a corrente que acredita em "rapture" (conheço o significado, mas não sei a tradução exata) palavra que já vi muito nos bate-papos americanos, como o paltalk.
Rapture é o arrebatamento, não?
@@DanielAirGuitar , isso. É o arrebatamento. Não me lembrava da palavra. A palavra 'arrebatamento' , o conceito , a crença só existe nas igrejas pentecostais.
@@thelma-7777 sério? Sou batista, mas as pessoas falam muito em arrebatamento. Não sei se a influência é mais da doutrina ou do Deixados Para Trás kkkkk ainda não estudei muito esse assunto dos Últimos Dias
Como professor (leciono Filosofia) estou acostumado a diluir o conteúdo para que o aluno não só entenda mas retenha e aprenda, durante a explicação. Como o Yago não é um professor, pelo menos não em tempo integral, entendo a boa intenção dele em tentar (e o verbo é este mesmo) transmitir algo.
Esses são seus melhores videos, mas os "vídeos besta" são legais.
Pra quem não entendeu, o pastor Jeffrey Johnson faz um raio-X perfeito do dispensacionalismo no seu livro 5 pontos do amilenismo. Basicamente, a essência do dispensacionalismo reside no fato de que eles, os dispensacionalistas, simplesmente não aceitam os cumprimentos escatológicos que o Novo Testamento atribui as promessas e profecias veterotestamentárias de Deus.
Por exemplo, o Espírito Santo prometeu, por boca de Samuel em 2Sm 7, que daria a Davi um descendente que herdaria seu trono para sempre, e o mesmo Espírito Santo diz, por boca de Pedro em At 2 que essa promessa se cumpriu no momento da ressurreição de Jesus. Não foi Santo Agostinho, não foi o tio nico, não foi nenhum amilenista que disse isso, foi o Espírito Santo de Deus que disse isso. O mesmo que fez a promessa disse que a promessa já foi cumprida, mas eles não aceitam isso, não aceitam que o Espírito atribua cumprimentos espirituais as promessas que Ele mesmo fez no AT.
E por não aceitarem, eles supõem que esses cumprimentos descritos no NT sejam apenas cumprimentos parciais, e gratuiramente supõem que essas promessas e profecias ainda terão algum cumprimento literal no futuro, e dái a necessidade de um reinado milenar terreno e literal.
E outra coisa, os dispensacionalistas falsamente postulam que o reinado de Jesus seja um reinado de natureza escatológica, digo, um reinado cuja finalidade seja cumprir as promessas e profecias que Deus fez a Israel no AT; a Bíblia não ensina isso em parte alguma, ao contrário, ela ensina, isso sim, que o reinado de Jesus é um reinado de natureza soteriológica, isto é, um reinado cuja finalidade é destruir o domínio de Satanás, do pecado e da morte na vida dos eleitos e submetelos ao domínio do Deus Santo e da vida eterna (Cl 1.13; 1Co 15.25-26; Heb 12.28).
Só pra finalizar, essa suposta ''interpretação literal da Bíblia'' da qual os dispensacionalistas tanto se orgulham desaparece quando eles chegam em Daniel 9. Em primeiro lugar, eles dizem com base em Dn 9 que a grande tribulação é reservada para os judeus, afinal, ''setenta semanas estão determinadas para o teu povo', quem é o povo de Daniel? os judeus, portanto a grande tribulação é para os judeus''. Esse é o argumento deles, mas convenientemente eles ignoram o seguimento do texto. O texto não diz as 70 semanas estão determinadas apenas para o teu povo, mas também ''para tua santa cidade'', qual é a cidade santa de Daniel? Jerusalém, portanto, seguindo a lógica dispensacionalista, se a grande tribulação é só para os judeus, deveria ser também só para Jerusalém, mas eles ensinam isso? Não, incoerentemente eles ensinam que a grande tribulação ocorre no mundo interno, só nisso a interpretação literal já foi pro espaço. Mas além disso, em segundo lugar, eles dizem que existe uma pausa entre a sexagesema nona e a septuagesema semana, essa pausa é literalmente mencionada no Ali? Não, tchau interpretação literal. Terceiro, eles dizem que o Ungido é o Anticristo, a palavra ''Anticristo aparece ali? Não, tchau interpretação literal. Quarto, eles dizem que a ''aliança com muitos'' é aliança com judeus'', a palavra ''judeus'' aparece ali? Não, e tchau interpretação literal.
Então, digo, a interpretação é literal pero no mucho, é literal quando favorece o meu sistema teologico :/
Nossa! Eu não sabia. Descobri, então que não sou dispensacionalista.
@@thelma-7777 Respeito meus irmãos dispensacionalistas, mas esse sistema deles é muito incoerente.
Nossa, finalmente entendi que não entendi nada!
Que explicação doideira; não entendi nada do que foi dito; fiquei foi com dor de cabeça e ainda tive que gastar um Tylenol
Se vai demorar um ano pra fazer o outro vídeo? Se a Isa não engravidar de novo, deve vir antes. 😅
Falando sério!? Esses vídeos são ótimos, pastor Iago.
Hahaha achei que não fosse mais continuar a falar sobre as dispensações
👏👏👏👏👏👏👏👏
Seguir uma visão onde um homem sistematiza visão de uma mulher , super recente , muito subjetiva e algumas fantasiosa eh cosa de pentecostal que acredita em visões e revelações sem contexto.
isso é o que ocorre quando você defende um Sistema não bíblico
Quem não é dispensacionalista é o que? Nunca me interessei muito por escatologia.
Só existe uma igreja! Promessas terrenas e nacionais não mudam isso!
Ninguém mais é dispensacionalista clássico Yago?. Há muitos no pentecostalismo brasileiro. Aliás um amigo seu que participou da websérie a Nova Família é um dispensacionalista clássico aí em Fortaleza.
Acho que tem que haver um conhecimento prévio das bases do dispensacionalismo, antes de assistir ao vídeo. Estou boiando.
Kkkkk
Yagão com a camisa do Lutero.
A menina que cresceu na Casa de Oração (movimento dos irmãos) descobrindo que dispensacionalismo não é conhecido em outras igrejas: 🤯🫠
No que esse assunto me torna uma cristã melhor?
Tenha a santa paciência!!!!
Dispensacionalismo para dispensacionalistas
Primeiro erro interpretativo já que é claro; quando pediram um Rei, os Israelitas romperam com o Reino de Deus e transformaram todas as relações entre os homens como interações políticas. Salomão percebe isso e comenta diversas vezes em seus escritos.
❤
Se o dispensacionalismo concebe a ideia da literalidade do cumprimento das profecias do A. T., não dá para ser dispensacionalista. O próprio Mateus, discípulo de Jesus, aponta várias profecias do A. T. cumpridas em Jesus. Há teólogos que vêm mais de 300 profecias do A. T. cumpridas. Se é que entendi corretamente os dispensacionalistas.
Mario persona do canal respondi é dispensacionalista clássico
Isso um dia vai terminar no niilismo.
quando alguém não entender o significado da metáfora "discutir o sexo dos anjos", mostre esse vídeo.
Booooooa! Kkkkkkkkk
Isso um dia vai terminar no niilismo! kkk
@@jimvieira512 sempre fui meio niilista.
"não entendi então é inútil"
@@titanschannel585 Eu entendi
Edit: E ainda assim é inútil
não entendi nada
Batistas Particulares, que assinam 1689, também são aliancistas!
Aliás, vemos claramente um antisemitismo nas outras interpretações
"Dispensacionalismo clássico morreu". Nós da Bleia: "Oi meu chapa!"
Uai, é? Conte-me mais.
Assiste o Pr. Ciro Sanches Zibordi. Tem um vídeo dele sobre isso. Ele é fera em escatologia.
Não entendi nada kkkk 😅
O que é aliança palestínica? Nunca vi a palavra "Palestina" na Bíblia.
A aliança Palestiniana é uma extensão da aliança mosaica, descrita em Dt 28.
@@danercabreira , não achei nada a respeito em Dt 28.
@@thelma-7777leia Dt 28 todo, depois leia o verso 1 do capítulo 29.
Conforme disse acima é uma extensão da aliança mosaica, chamamos isso de aliança Palestiniana ou Palestina.
@@danercabreira, ah tá, mas a "segunda" aliança foi feita feita com o mesmo povo, com os filhos que tinham no máximo 20 anos de idade. Foi feita na terra de Moabe. Os moabitas eram palestinos? Mas esse termo só foi usado a partir do imperador Adriano em 70 d. C.
@@thelma-7777 o termo "Palestiniana" é por conta do local que ela foi feita, como uma extensão da mosaica, e não por ser sobre outro povo.
Aliás, não faz nem sentido isso uma vez que a aliança mosaica foi sobre Israel nacional, lógico que a "Palestiniana" também pois é uma extensão da mosaica kkkkkkkkkk.
Vamos ver se o progressivo é mais simples kk
Meu irmão, faz um curso desse "negócio" e vende pra nós 😅
Aproveita e chama o Helder Cardim pra falar sobre a hermenêutica dispensacional 😊
Ano que vem ele vai ser meu professor no seminário.
ALIANCISMO❤❤❤❤
Nossa! Surgem tantas doutrinas esquisitas no protestantismo!
Tão problemático quanto
Qual o Dispensacinalismo do John Macarthur?
Revisado
É muito nerd mesmo... 😂😂😂
Yago, o que acha do aliancismo credobatista da Confissão de Fé Batista de Londres de 1689? Me parece a visão definitiva, que melhor une todas as pontas.
Cara o problema do dispensacionalismo é que alguem entendeu algo que cristo e nem os apóstolos ensinaram, as escrituras mostram claramente que o propósito é o mesmo desde o princípio Israel, assim como outros elementos no AT nada mais é do que sombras apontando para a obra redentora de Cristo que une nele todos os povos seja judeu, grego e etc
Pastor sua posição é muito contraditória. Como pode Deus ter 2 povos, igreja e Israel. Paulo era judeu, mas se tornou igreja quando aceitou Jesus. Do mesmo modo todos apóstolos e discipulos judeus. Então, não existe mais dois povos após Jesus, somente um.... Não. Existe milênio, a volta do sacrifício de animais, é a volta do judaísmo com Jesus no Milênio no templo. A única passagem na Bíblia é em Ap 20, aí acabou. Então não existe milênio.
Muito pouco didático o vídeo. Fala muito rápido, usa palavras muito difíceis. Tentei assistir duas vezes e as duas não consegui acompanhar a linha de raciocínio. Muita informação para um vídeo de menos de 20 minutos.
O dispensasionalismo revisado que "substitui" o clássico é igual o juízo investigativo que substituiu a vinda fracassada de Cristo do Miller que deu origem aos adventistas. Conserta uma bobagem inventando outra.
Se eu entendi eu cegue
Esse tal de Jason ferre do canal além da fé está pegando trechos de pregações e enganado o povo