@@TheViktorr01 eu sou patriota, o problema é quando por patriotismo e por outros motivos, a verdade é colocada de lado ou suprimida, pra criar um herói que não existe, na real os EUA tomou um pau e fez isso pra levantar o moral da tropa. kkkk
@@marcros7289 e agora eles tem o apoio da China que quer estender o projeto da Iniciativa One Belt One Road através do Afeganistão. Eles querem primeiro a Estabilização Regional para garantia das operações no Porto de Karachi no sul do Paquistão. Depois a China quer investir em Infra Estrutura no Afeganistão tendo como contrapartida a garantia da exploração exclusiva das reservas minerais de cobre, lítio e ouro no Afeganistão para baterias e circuitos eletrônicos no valor de 1 trilhão de dólares. Também a China tem interesse em desenvolvimento regional com o Talebã, Al Qaeda e Isis criando linhas de comércio exterior estabelecendo tratados e acordos internacionais de livre comércio com o Afeganistão tornando a população afegã dependente dos produtos e serviços chineses, como uma colônia de escravos.
"Meu Deus, livrai-nos do veneno das cobras, do dente do tigre e da vingança dos afegãos." - Rambo III Outro grande diferencial dos seus vídeos: são ricamente ilustrados. 🔟🔟🔟🔟🔟🔟🔟🔟🔟🔟
Normal, filme dos EUA ainda é light, já vi filme Russo parece que os Alemães são "especiais" de tão burros, a Alemão TB que crianças matam soldados americanos como se fossem moscas, efeito do protagonismo aumenta os fatos.
Parabéns pelos seus vídeos, virei fã do canal. Gosto que respeita a objetividade, mostra a bibliografia ou o nome da fonte, boa qualidade de imagens, fotos e um relato que a pesar de ter uma duração de vinte ou mais minutos, mantém o interese do ouvinte o tempo todo. Sou militar de carrera e posso afirmar que é o melhor canal sobre assuntos militares que já assisti.
Sugestões: •A Hierarquia Militar do Império Alemão (Patentes e Insignias) •Michael Wittmann("O Barão Negro") •Matthäus Hetzenauer (O Maior Sniper Alemão) •A Operação Overlord •A Batalha de Verdun •A Ofensiva de Nivelle
Realmente acredito que eles foram surpreendidos e não tiveram como reagir, tomaram uma saraivada de tiros, dois combatentes já morreram ali mesmo, um mais alguns minutos adiante e Lutrell conseguiu fugir pela mata e foi recepcionado pelo povo da vila que o salvou. O filme retrata algo bem diferente.
Seria interessante uma live com o Almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, o pai do programa nuclear brasileiro. Se hoje o Brasil domina o ciclo completo do enriquecimento de urânio, isso se deve a ele. Tenho certeza que esse senhor tem muita história pra contar. Estou de olho no canal. Ótimos vídeos.
Cara tava esperando alguém contar essa história detalhadamente como você contou parabéns rapaziada vamos dar like porque o cara merece tamo junto brother Belo trabalho
Julio S.d.G será que teria como você fazer vídeos contando a história real das operações que serviram de inspiração aos filmes "13 horas; os soldados anônimos de Bengazi" e "Os 12 Heróis" são dois excelentes filmes e tenho certeza que as operações são ainda melhores. Obrigado pelos excelentes vídeos. Abraços.
o pai do tenente Murphy, disse que o livro de Luttrel desonra a memória do filho. Luttrel contou uma história diferente para vender o livro e virar filme.
Magnífica aula Mestre Júlio.Mostrou algumas coisas ocultas e um lado não tão heróico da história.Apenas notei que vc parecia um pouco triste.Espero que esteja tudo bem.🙏🙏
Infelizmente as missões falhas das forças especiais, são as que dão as melhores histórias, um dia se puder fale sobre as operações do SAS inglês,eles também tem boas histórias ⚡⚡⚡
por um simples fato as que dão certo são desconhecidas e acabam rápido as que dão errado o pau come e da emoção tipo nem se compara black hawk down um dos melhores filmes de guerra com a hora mais escura que é bom mais conta a parte chata e nem se compara ao primeiro citado
Os povos daquela região são muito orgulhosos e guerreiros. Por séculos e séculos vários tentaram dominá-los, sem sucesso. Não importa se for Alexandre o Grande, Genghis Khan, os russos, os americanos, ninguém vai conseguir, sempre haverá luta, resistência. Um dia conversando com um amigo gringo ele veio logo com o chavão: são todos terroristas! Ai perguntei qual seria a reação dele se soldados estrangeiros de repente invadissem a cidade onde mora (uma possibilidade totalmente hipotética, claro). Ele parou, falou um "well..." e não sabia bem o que falar. Pois é. Quem invade a país dos outros tem que entender que muitos não vão aceitar passivamente.
Não dá pra ganhar sempre. Tem muita coisa pra dar errado. Um rádio que não funciona, uma bateria que descarrega ou uma antena que quebra e pronto. Tudo se perde. Vi um cabo altamente treinado, se enroscar num galho de uma árvore romper uma artéria da perna e morrer assim, em poucos minutos. Ele era o radio operador. Pode ser substituído, mas a missão ficou comprometida. Até hoje, nunca vi um mapa com informações sobre uma área estar sequer aproximada. Por aí vai. Operações especiais e operações de comandos tem sempre uma enorme carga de vulnerabilidades que tem que ser resolvidas conforme vão surgindo, só que nem sempre dá. . Vídeo com ótimo conteúdo e uma explanação exemplar.
Muito bom Júlio. O cinema faz a adaptação da história, um pouco diferente, para ter mais suspense e emoção. Más a realidade, na maioria das vezes, tem outra face. Que bom que você nos traz essa realidade, para contrabalançar um pouco a versão do cinema.
Muito bom! Eu, particularmente, nunca acreditei na história contada por Mark Luttrel. Na minha opinião, ele se refugiou em algum local até que os Talibãs recuassem.
Este vídeo está muito bem detalhado, já li o livro e vi vários vídeos falando sobre a operação, mas nenhum tão rico de informações quanto este. Parabéns pelo trabalho.
Nada que esse marcus diz é verossímil. Penso no que realmente deve ter acontecido. Nas gravações do talibã seus companheiros gritavam por ajuda à marcus o tempo todo... Muito foda sua abordagem não apenas no que o marcus falou, mas também a versão do relatório e também a do Gulab, que ajudara marcus. Videozao!
@@brunoleal2928 Aqui no youtube tem a versao nao explicita da gravaçao do taliban. Procura "Operation Red Wings Ambush Footage 06/28/2005 Non-Graphic" que vc acha a versao nao explicita. Fui pesquisar agora e descobri que tem no redit a versao explicita caso seja do seu interesse.
Eu vi um video falando que nao tem como ele ter se arrastado 7km pq a distancia da batalha ate onde ele foi encontrado tem mais ou menos 1km. Realmente deve ter aumentado algumas coisas kk, mas ainda sim n e um feito pequeno, mas ele deve ter aumentado as coisas sim kk
Sala de guerra é sensacional. Vc podia fazer um paralelo entre a guerra do Afeganistão e o Vietnã. Sendo as duas guerras mais difíceis travadas pelo EUA.
A do vietnam tava ganha,só não por terra,mas os que os EUA fizeram lá foi tenso,tiverem que desistir se continuar por causa da pressão internacional por crimes de guerra.
As Surreais Forças Especiais de tão impressionantes do Fascinante Estado De Israel também sempre realizam Reais e Oficiais Treinamentos Militares Especiais em Quartéis Mlilitares pintados em cores suaves também, com profissionalismo e seriedade fantásticos sempre.
@@PauloPereira-jj4jv Se Vc conhecer a História e os Feitos do Regimento 75 Ranger, Vc vai ficar envergonhado com este comentário... Todos os conhecedores sabem que o filme de John Wayne foi mais uma propaganda política (como muitos filmes da WWII também), mesmo assim, não tira o brilhantismo do Ator (que sou fã também) nem mancha os Rangers.
@@evalberjorgeagra7535 , o filme é até bacana. Mas é uma tremenda fantasia. É o ÚNICO filme dos EUA a defender a Guerra do Vietnã. Foi uma guerra tão equivocada que os EUA venceram todos os combates...porém, perderam a guerra! Tiveram que se retirar em 1974.
Inclusive o verdadeiro Marcus Lutrel acaba fazendo figuração no filme. Ele aparece em três cenas na Base Seal e fica mais nítido qnd eles estão organizando a operação.
Moral da história: mais uma vez Hollywood salvou a cara dos heróis dos EUA. Não entendi porq o Rambo não voltou pro Afeganistão pra resolver esse problema, afinal ele era amigo dos "combatentes da liberdade" Talibãs.
@@felipegoncalves4051 o fato de eu conhecer história e geopolítica me torna um ser livre intelectualmente de manipulações. Rótulagens são típicas necessidades de pessoas com pouca capacidade cognitiva pra compreender e elaborar argumentos inteligentes.
Magnífico Quepe a sua esquerda no alto Querido Apresentador do Espetacular Sala de Guerra. Parabéns. Você é Comandante Federal , de verdade, excelente escolha.
O filme é bom, mas não foge da caracteristica de filmes americanos, cujo a história, sempre é contada em prol a enaltecer os feitos sem agregar demais fatos.
O filme é bem feito e cheio de ação. Mas comparando com as informações que o vídeo trouxe dos depoimentos dos envovidos na ação excetuando-se Lutrel pois seu livro também é cheio de falhas e contradições , _Lonely Survivor_ só é outro filme cheio de imprecisões e inverdades.
Excelente documentário! Que produção de primeira! Bem lúdico, prende nossa atenção, muito bem explicado e narrado além de embasado. Eu já havia feito um estudo independente sobre essa missão, rico em detalhes e nenhum deles passou despercebido pelo documentário. Parabéns!
Caraca você é um destruidor de boas lembranças (contém humor). Eu amo esse filme fiquei encantado como esses americanos são bons guerreiros e no fim quando o Mark é salvo com saraivada de tiros de um Apache é de vibrar. Daí descubro que tudo é fake. Aff
Se a história foi aumentada ou não (lembrem que o filme é baseado em fatos reais, apenas BASEADO) é impressionante a disposição que os americanos tem para o combate. Lançar quatro homens no terreno para uma missão dessas diz muito sobre a confiança que eles tem na formação dos seus homens de operações especiais. Recomendo a leitura do livro do SEAL David Goggins.
Foram prepotentes e tomaram um amasso sincero. 19 seals em um dia só. Nesse dia era correr e correr, estavam em completa desvantagem. Os próprios documentos americanos falam que n encontraram nenhum corpo inimigo no local.
No livro, o Marcus Luttell disse que o Ten. Michael Murphy levou um tiro nas costas, quando subiu um local elevado para chamar ajuda por rádio e depois foi cercado por um grupo de talibãs e fuzilado na cara por eles. Ele gritou em pânico por ajuda antes de morrer, mas o Luttrell de onde estava, se tentasse se expor, teria sido morto também. A Marinha dos EUA, lançou anos depois um navio com o nome do Ten. Murphy.
Já comentei noutro local que até forças muito treinadas raramente têm hipóteses contra grupos mais numerosos e muito motivados (estes usam a mesma energia das equipas de futebol insignificantes perante equipas de tôpo: os pequenos esforçam-se ao máximo por brilhar, enquanto os grandes menosprezam a capacidade dos pequenos). Até em exercícios, as equipas especiais se vêm aflitos contra forças convencionais (mais numerosas, sim) e passam muitas vergonhas. Equipas de reconhecimento pequenas sem apoio directo de reserva são um convite ao desastre. Eu, se fosse o planeador, usava um drone recente para reconhecimento e a inserção era sempre HALO. Para chegar de helicóptero Chinook mais valia enviar um convite ao alvo, por e-mail 😁😁😁😁. Ou então usavam Litle Birds. São rápidos e na versão Night Stalkers com 6 pás têm modo noise stealth e não se ouvem nem estando perto. Os Chinook tendem a ser imans de RPG-7 e quando caiem matam todos a bordo (até os famosos SAS cometeram o erro imperdoável de embarcar num único Chinook uma quantidade gigantesca de oficiais de grande patente para uma reunião de alto nível. Conclusão: Caíu o gigantesco helicóptero e morreram todos. Burros!!! Um prejuízo de centenas de milhões de libras em homens e material. E o IRA ainda alegou que o abate foi deles, (o que não parece ser verdade). Depois lá vai o resgate de Chinook com AHs a dar apoio próximo: Devem ter ficado a apreciar as vistas. Antes de o Chinook se aproximar da LZ o terreno à volta tem que ser devastado com um ataque ar-terra arrasador, para obrigar a baixar a cabeça aos adversários. Não foi isso que aconteceu. Uma forma de permitir que grupos pequenos se defendam nestas circunstâncias específicas, é a de levarem armas especiais de proteção contra grupos númerosos. Normalmente envolve projécteis químicos não letais de grande área de espalhamento que neste caso específico, num único disparo imobiliza o grupo perseguidor todo ao mesmo tempo (sem matar. Deixa-os por terra e dá tempo para escapar). Eu sei que a ética de guerra obriga a usar meios em consonância com o adversário (não vão lançar uma arma nuclear táctica contra um grupelho de combates com AK e PK). Mas então porque mandam helicópteros de ataque ? É só para impressionar ? Os Litlle Birds (AH-6) tinham feito melhor figura. Outra falha grave: Mas quem é o idiota chapado que manda só um rádio estratégico e um telefone Iridium que toda a gente sabe que é fácil de falhar e de receber jamming sem ter o nível táctico e PRR apoiado por relais aerotransportado ? (drone ou aeronave lenta). Ficaram sem comunicações (vergonha total) e nem apoio próximo puderam solicitar. Ter que subir a um alto para telefonar com o Iridium é uma tristeza. Nas operações de resgate uso 5 redes rádio independentes com apoio circular e já me aconteceu no fim da operação já só ter uma a funcionar e foi a que permitiu salvar a vida dos últimos resgatados que sem ela iam morrer. Com as Comunicações não se brinca... (Em algumas operações americanas, quando íam a caminho do alvo e percebiam que ficaram sem comunicações, anulavam a operação e voltavam para trás 😁😁👍👍👍👍) Não pensem que estou a exagerar: Em operações de Madivac no Afeganistão, os dois helicópteros (medivac e protecção) por vezes não conseguiam comunicar a 50m um do outro no ar (cromos....😁😁😁😁)
Eles sempre mentem nesses livros impressionante o sniper americano mesma coisa !!! O que a acontece é a realidade é muito chata kkkkkk eles tem que inflar a história pra virar best seller no New York times
Na história das operações especiais de muitos países, de uma forma ou outra, sempre aconteceu de uma coordenação analizada do pós missão pode revelar erros e acertos, mas um errem combate é inadmissível, na coordenação da operação é inaceitável, baixas então, são consideradas uma falha inquestionável, ao longo dos currículos operacionais americanas surgem missões que acabaram em completos desastres, a mais redundante ainda é a Operação Garra da Águia, a fracassada tentativa americana de resgatar os reféns da embaixada em Teerã, os militares foram enfáticos ao afirmar que o planejamento, a execução e até o equipamento utilizado não correspondiam ao que a missão necessitava, além do fracasso na operação, os americanos ainda tiveram que curvar-se a humilhação da mídia iraniana que mostrava os corpos calcinados dos militares que foram deixados para trás sob a supervisão do que parecia ser um clérigo xiita, uma coisa que as forças especiais são bem cientes é que, nenhuma missão é igual a outra é espere pelo inesperado, o planejamento pode afirmar que algumas ações serão fáceis ou simples, o que não é verdade, alguém que já assistiu Falcão Negro em Perigo e analisou os fatos ocorridos, verá que houve um cadeia subsequente de erros que comprometeram a Operação Irene, a primeira coisa que deve ser sempre lembrada por unidades militares de intervenção, o inimigo conhece muito bem o terreno onde está entrincheirado, ele sabe o modus operantis de um unidade de combate, principalmente se utilizam helicópteros ou os tipos de veículos, mesmo que não saibam combater, o inimigo vai estudar o seu oponente, seus armamentos, seu ponto de apoio e tudo mais, quando uma ou mais ações seguem um determinado parâmetro repetitivo, isso torna-se um trunfo na manga dos insurgentes, nesse caso por exemplo, já é bem fácil divisar a silhueta e o som dos rotores de um Black Hawk a distância, o que dizer então de uma estrutura do tamanho de um ônibus de um CH-47 Chinook, é pedir para receber uma recepção com uma saraivada de granadas de lança foguetes RPG-7, qualquer um sabe muito bem que basta atingir o rotor traseiro ou o principal para derrubar um helicóptero, isso quando o disparo não acerta a própria aeronave, depois de um tiro desse tipo, não haverá sobreviventes é se isso acontecer, eles estarão tão feridos que dificilmente terão condições para combater, nas selvas do Vietnã ou nos vales do Afeganistão, o som de helicópteros atinge longas distâncias, o que faz insurgentes se prepararem para atingir as aeronaves em pleno ar,como dá para ver, nenhum planejamento de inteligência é 100% comprovação de sucesso absoluto, quando os inimigos já conhecem os hábitos operacionais de uma forçaatacante ,ainda mais quando ela torna-se um hábito comum.
Filmes e historias sempre contão vitorias e operação bem sucedida, a primeira vez que fico de cara com essa acontecimento de 19 entregante da forças de elite SEAL , ja muito tempo esses milicianos do afeganistão resisite desde a epoca da união sovientica , eu vejo uma certa irresponsabilidade do alto comando sabendo sobre o risco da região pelo menos que mandase outro time no helicóptero vazio,mais graças as forças POWER RANGERS foi concluida a missão..!
Nunca acreditei nessa historia q eles foram descobertos pq libertaram os pastores, é óbvio q qualquer grupo de forças especiais de qualquer pais naquela situação iria executa-los para tentar concluir a missao.
Quando eu estava no Brasil não imaginava o tanto de americano que serve as forças armadas. Basicamente toda família tem um membro que serve ou já serviu, meu colega do trabalho também brasileiro alistou e ja esta la na marinha a 2 anos, mecânico de seahawk .
@Vladimir da Silva Na mente deles eles enfrentavam pessoas que botavam outras pessoas em fornos, diferente daqueles que lutaram contra fazendeiros de arroz no Vietnam, digo que a segunda guerra foi a mais próxima guerra justa dos soldados americanos, mas concordo contigo, pôr trás dos panos são outras motivações..m
@Vladimir da Silva imperialismo é nacionalismo, e o mesmo em grau maior como o fascismo seria o ultranacionalismos. se uma nação acredita ser superior aos de mais, ela demonstra, e como demonstra? Invadindo e "colonizando" outros territórios e lugares. Sobre aprendermos línguas indígenas na escola, no mínimo seria desnecessário, já que o mercado internacional não utiliza o Tupi‐Guarani como linguagem nas transações financeiras. Observação: soldados mortos não muda o decorrer da guerra, afinal o pião e descartável, já o rei acaba o jogo quando morre.
@Vladimir da Silva nunca vi um integralista defendendo Vargas, não foi ele que destruiu a possibilidade de golpe de estado de vocês? Talvez os fascistas raízes defendem todos os tipos dos mesmos, até mesmo os opositores. Nacionalismo é a crença de morrer e matar por uma fantasia de um grande povo unido contra nações estrangeiras imperaristas, que tentam roubar nossas riquezas naturais que na verdade não são nossas mas da natureza. Algo como morrer pela pátria em batalha por causa de políticos gananciosos e corruptos, os mesmos que fazem criar a crença de que morrer por um pedaço de terra vale apena já que está defendendo a liberdade de um povo superior.
Cara, que loucura, fiquei sabendo desse caso hj e vim pesquisar, vídeo excelente, porém ainda não entendi: Como o cara sobreviveu com todos os companheiros mortos? Quantos SEALS eram nessa missão? e por último, tava vendo na gringa e muitos consideram esses SEALS como vergonha...principalmente o cabeça da operação... Afinal eles morreram como herois ou como "teimosos e cabaços?"
O unico sobrevivente tentou tornar a historia heroica, mas se perdeu em várias contradições. Foi a missão mais desastrosa da historia das forças especiais, os seals foram caçados igual ratos e ainda perderam uma equipe de resgate no helicoptero
o video da batalha real Filmada por um soldado do taliba vc ouve as trocas de tiro entre os soldados americanos e os do talibas no mesmo video da pra ouvir alguns gritos dos soldados americanos tentando dialogar entre eles. se ouve varias vezes mike gritando Marcus come back help Marcus Help esses áudios da batalha e a coincidência do senhor que encontrou ele e o ajudou disse em entrevista que encontrou Marcus Com vários Pentes recarregáveis intactos. Resumindo 90% da chance de Marcus Ter abandonado os Companheiros em batalha e ter corrido Buscando se esconder em algum local Seguro. e que esse filme seja uma farsa. o verdadeiro heroi se chama Mikey Murph
@@ronaldomauricardoso568 1 - Não te conheço, portanto nunca faltei com o respeitosa você, que nem me conhece, então espero que me respeite também; 2 - Fiz um comentário e uma síntese do que foi dito pelo Júlio, e no meu comentário não desrespeite ninguém, nem o seal, e muito menos você, então espero que me respeite também.
Fiquei impressionado pelo que disse o revolucionário que a derrubada do helicóptero não foi ao acaso e sim uma elaborada armadilha feita por ele. Parabéns amigo. Menos 16 inúteis no mundo
É, a história real é sempre diferente de uma única versão. SEALs são muito bem treinados, mas nada sobrevive a um erro estratégico e decisões erradas do comando.
@@giovaniavelar1220 ótima pergunta. Assista a série SEAL TEAM e vai entender esses questões difíceis. Legalmente não podem e hoje estão muito vigiados pelos direitos humanos. Mas, no meio de um território hostil, nem tudo se baseia em legalidade e decisões de campo nem sempre são relatadas. Se a história fosse essa mesmo, poderia ter amarrado o pastor para ganhar tempo. Acho difícil um comandante SEAL cometer um erro tão primário, o que confirma a falha da narrativa.👍 Se curtir, leia o livro NÃO HÁ DIA FÁCIL, é bem legal e explica esses problemas.
Cara matar civis é coisa que nenhum militar deve fazer em missões de contrainsurgencia (é aquele negócio de ganhar corações e mentes) além de que nesse caso nem iria ser muita ajuda, o talibã já sabia da missão na noite anterior( ouvi sobre outras versões em que o talibã teria achado as cordas dos helicópteros,fora alguns problemas na fase de observação inicial) Tanto é que em 2019/20 os SAS australianos estavam sendo processados por uma rotina de assassinatos de civis que já se tornará rotina no Afeganistão
@@brunoobeso666 sim. De fato. E este é o ponto. Quando vc sai da linha nunca sabe o que vai dar. Mas realmente a narrativa é inconsistente e aparentemente realmente eles já sabiam. Porém veja no Band of brothers o que os PQDs fazem com os prisioneiros alemães. Quando a missão é de caráter FE infelizmente nem tudo segue a cartilha. Mas concordo com seu ponto de vista sim.
Eu li o livro do Marcus Luttrel , e assisti ao filme... Mas não sabia sobre o fato de não haver nenhuma baixa inimiga....os caras eram do Seal team six, e não levaram ninguém????? É muita fama mesmo...😂. Parabéns pelo vídeo!!!👏👏👏
@@MrTeteuzao Segundo o livro do Lutrell eram sim amigo...entre eles chama-se "equipe verde". Sugiro a leitura de "Não há dia fácil "...que descreve a hierarquia/história/relatos dessa unidade! Abraço!
@@rodrigosilva9006 é que aqui no vídeo mesmo citam eles como operadores do seal team 10. Realmente amigo o livro não há dia fácil e muito bom, recomendo você dar uma olhada no livro Seal team six tem na Amazon você vai gostar!!
Aguardando um vídeo sobre a batalha de Takur Ghar aonde os Seals e os Rangers sofreram nas mãos dos talebans. No vídeo , vi que os habitantes do vilarejo protegeram Marcus Luttrell , isso mostra que um povo armado não se deixa intimar por inimigo nenhum. Até aqueles pastores e montanhistas tem armas para se proteger.
Como sempre, um excelente resumo. Melhor até que o livro. As imagens fazem uma grande diferença. ... essa lição do final, de um inimigo subestimado, já deveria ter sido aprendida no Vietnã. Não? Um abraço!
A guerra e triste eu sempre torço pela faz, mais paises e igual gente interesseira vive arrumando brigas por interesses. O Afeganistão e o cemitério de forças de operações especiais e de impérios o império Britânico caiu ai o império da União Soviética e aliança do pacto de Varsóvia caiu ai e pelo visto o império americano e tratado do Ocidente otan vai cair ai também vite anos em operação ai e cade o fim. Com isso o Sils que tem 51 vitórias, e 3 derrotas agora tem 4 derrotas
@@miguelfonseca2341 Os EUA invadiram o Afeganistão por conta do 11 de Setembro, Mas acho que os EUA tinham que se retirar em 2011 com a morte do Osama Bin Laden.
Lembrei do "Comando Trapalhão e Tempestade Tropical". Foi a maior surra que já vi. Nunca desafie os criadores de cabra do Afeganistão. O maior problema foi os EUA acharem que o talibã é um grupo. Não é um grupo, é o povo.
Vice eh muito sem noção mesmo. Esse "bravo povo do Afeganistão" é o mesmo que apedreja mulheres , que casa com crianças de 12 anos, que mata quem frequenta escola, que mata professores e tudo por que não permite que as pessoas do seu próprio país tenha uma visão ou ideologia diferententes das suas. Você é um grande de um estúpido mesmo!!
Vc fala isso do conforto da sua casa, mas logo eles estarão batendo a sua porta. Você é outros não entendem que eles não são inimigos dos americanos ele são inimigos no povo ocidental mas logo você irá acordar desse sonho!
@@edercosta93 E aqui no ocidente não acontece todas essas coisas? Para nos isso é tabu, mas vemos no nosso pais frequentes casos de agressão contra mulheres, estupros e violência contra crianças. Você chama o cara de estúpido, mas apenas está arranjando uma desculpa esfarrapada para destilar o seu ódio contra um povo. Grupos extremistas como o Talibã surgiram por intervenção dos EUA e receberam treinamento dos mesmo para enfrentarem a URSS. Mais tarde de dentro do Talibã surgiu o ISIS e por ai vai. Nenhum povo gosta de ser oprimido seja por inimigos interno ou externo.
Taí um curto e ótimo documentário! É até diferente de ver um assunto, por assim dizer, atual, comparado ao foco principal do canal, que são assuntos sobre a Segunda Guerra Mundial. Mas tá valendo! Excelente trabalho!
Nessa operação os americanos se fu**** e ainda tiveram a coragem de fazer um filme com o título O grande Herói... kkkkk passaram vergonha até no boleto
"O Grande Herói" é o nome pelo qual o filme foi lançado no Brasil, o nome original é "Lone Survivor", traduzindo ficaria "Único Sobrevivente" ou "Sobrevivente Único".
Obrigado mestre Júlio César, por tão brilhante relato dos fatos. Tinha visto o filme, mas depois deste vídeo minha percepção dos acontecimentos mudou. Parabéns! Um grande abraço à Sala de Guerra.
Foi realmente um grande desastre essa missão deles. Ficaram meses ou até anos treinando, e planejando está operação, pra que no primeiro passo deles no território inimigo, já fossem alvejados. Assim que eles colocaram os pés la, os inimigos já sabiam, já tinham tudo planejado, os pastores que foram capturados pelos soltados, não tiveram nada a ver com a denúncia, os inimigos já estavam vendo tudo em cima das montanhas escondidos. Eles só estavam esperando os soldados se deslocarem, em lugar aberto, pra começar o tiroteio. O soldado que tem uma tatuagem na barriga que aparece no filme, levou tiro na barriga e na cabeça, o inimigo ainda tirou as botas dele e o relógio, além de pegar a arma. Muito triste estes rapazes morrerem pra defender seu país e não serem tão valorizados.
Sem duvidas em alguns casos eles aumentam as historias a favor do soldados americanos e dessas forças especiais, deixando assim o mesmo como imagem de um exercito quase perfeito e que n erram
Assisti o filme... é bem romanceado... e esconde os erros de planejamento e ação dos americanos, assim como evita transparecer a inteligência e a capacidade do inimigo... Ótima aula Prof. Júlio... como sempre. Muito obrigado pelo vídeo.
Melhor que documentários do History, sem sensacionalismo e patriotismo, um trabalho de historiador. Parabéns!
Normal amigo. Tal da grande mídia é sempre nesse naipe.
concorddo adoro ele detalha o tema como uma aula de história muito pontual e perfeito adoro esse canal
Vc é pra mim o melhor historiador de guerra olha estou muito feliz pois agora posso entender tudo o que não compreendia
O legal é o patriotismo kkkk
@@TheViktorr01 eu sou patriota, o problema é quando por patriotismo e por outros motivos, a verdade é colocada de lado ou suprimida, pra criar um herói que não existe, na real os EUA tomou um pau e fez isso pra levantar o moral da tropa. kkkk
A Moral da História é: conheça e respeite seu oponente. Nunca subestime seu adversário.
E mate civis kkkk
@@jhbsdshsh4535 sim kkkkkkkkkkkkkkk
Sun Tzu já dizia isso.. os americanos intuitivamente sabiam bem.
principalmente se são guerrillheiros e têm o apoio da população da área....
@@marcros7289 e agora eles tem o apoio da China que quer estender o projeto da Iniciativa One Belt One Road através do Afeganistão. Eles querem primeiro a Estabilização Regional para garantia das operações no Porto de Karachi no sul do Paquistão. Depois a China quer investir em Infra Estrutura no Afeganistão tendo como contrapartida a garantia da exploração exclusiva das reservas minerais de cobre, lítio e ouro no Afeganistão para baterias e circuitos eletrônicos no valor de 1 trilhão de dólares. Também a China tem interesse em desenvolvimento regional com o Talebã, Al Qaeda e Isis criando linhas de comércio exterior estabelecendo tratados e acordos internacionais de livre comércio com o Afeganistão tornando a população afegã dependente dos produtos e serviços chineses, como uma colônia de escravos.
Tem um ditado que diz "aquele que subestima o seu inimigo está fadado à derrota".
Vietnã botou americanos pra correr tbm kk
"Meu Deus, livrai-nos do veneno das cobras, do dente do tigre e da vingança dos afegãos." - Rambo III
Outro grande diferencial dos seus vídeos: são ricamente ilustrados.
🔟🔟🔟🔟🔟🔟🔟🔟🔟🔟
Goste ou não , o Afeganistão é o cemitério de muitos impérios .
FALE SOBRE O FILME: OS OITOCENTOS HEROIS DE XANGAI. 800 chineses defendem um unico predio contra os japoneses !
@@gustavooliveira8825 Sim.
Kkkk rambo
kkkkkkkkkkk
Os guerrilheiros mitaram nessa embosca,e nem sofreram nenhuma baixa,mais quando vai prós filmes vai mostrar o contrário
Normal, filme dos EUA ainda é light, já vi filme Russo parece que os Alemães são "especiais" de tão burros, a Alemão TB que crianças matam soldados americanos como se fossem moscas, efeito do protagonismo aumenta os fatos.
@@LFSOBOM resgaste do soldado ryan é bem realista
que duvida
Numa guerra a primeira vitima e a verdade , propaganda faz parte de todos os lados, porem hollywood alcançou níveis estratosfericos !
Vdd
Faz também sobre a história do Bravo Two Zero, durante a guerra do golfo.
Esse filme é extremamente difícil de se achar legendado
Verdade, essa história é muito foda
É uma incrível história que emociona ao ter conhecimento.
Parabéns pelos seus vídeos, virei fã do canal. Gosto que respeita a objetividade, mostra a bibliografia ou o nome da fonte, boa qualidade de imagens, fotos e um relato que a pesar de ter uma duração de vinte ou mais minutos, mantém o interese do ouvinte o tempo todo.
Sou militar de carrera e posso afirmar que é o melhor canal sobre assuntos militares que já assisti.
Sugestão de vídeo:
Os 5 de Cambridge e o plano soviético para recrutar jovens da elite britânica durante a guerra fria
Up
Up
Up
Up
Up
Sugestão de vídeos:
1 - 75 Ranger Regiment
2 - Green Baret
3 - O livro: Level Zero Heroes: The Story of U.S. Marine Special Operations in Bala
Acrescento 5th Grupo de forças especiais (Airborne)
A História do Reg. 75 remonta a 2 guerra eles eram os Marauders que lutaram na antiga Birmânia
@@mariorodrigues5796 Bem antes. Alguns historiadores citam a Guerra do Rei Jorge (America Colôniaal)
@@evalberjorgeagra7535 crtza brat esse Reg. Tem a msm história do Reg. Sampaio e do Reg . Avai valeu brat e boa semana pra vc
Acrescente: Restrepo.
Esse cara é de "lascar" kkk ele fala muito bem, explica de um jeito melhor que muitos e não tem "lado" nas histórias. Ótimo vídeo!
Sugestões:
•A Hierarquia Militar do Império Alemão (Patentes e Insignias)
•Michael Wittmann("O Barão Negro")
•Matthäus Hetzenauer (O Maior Sniper Alemão)
•A Operação Overlord
•A Batalha de Verdun
•A Ofensiva de Nivelle
Só a introdução com uma rápida noção sobre os problemas de coordenação das diferentes forças já vale uns 40 likes!!!! MUITO OBRIGADO!
Realmente acredito que eles foram surpreendidos e não tiveram como reagir, tomaram uma saraivada de tiros, dois combatentes já morreram ali mesmo, um mais alguns minutos adiante e Lutrell conseguiu fugir pela mata e foi recepcionado pelo povo da vila que o salvou. O filme retrata algo bem diferente.
A equipe SEALs falhou em diversos momentos. Não culpo a equipe morta na ação, e sim, a doutrina empregada pelos Navy SEALs em missões.
@@gabriellira5815q doutrina e essa ?
Tmb queria saber @@Andre-ki5pv
Seria interessante uma live com o Almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, o pai do programa nuclear brasileiro. Se hoje o Brasil domina o ciclo completo do enriquecimento de urânio, isso se deve a ele. Tenho certeza que esse senhor tem muita história pra contar. Estou de olho no canal. Ótimos vídeos.
Cara tava esperando alguém contar essa história detalhadamente como você contou parabéns rapaziada vamos dar like porque o cara merece tamo junto brother Belo trabalho
Salve irmão, assiste Vagne RodriguesBR Revólver Robusto, se inscreve mano pra fortalecer
@@vagnerodriguesbr Pode crer mano tamo junto Valeu a dica
Julio S.d.G será que teria como você fazer vídeos contando a história real das operações que serviram de inspiração aos filmes "13 horas; os soldados anônimos de Bengazi" e "Os 12 Heróis" são dois excelentes filmes e tenho certeza que as operações são ainda melhores. Obrigado pelos excelentes vídeos. Abraços.
Tem tbm o filme "Posto de combate" baseada tbm em uma história real do Afeganistão
@@mauriciosergiop2200 obrigado pela citação! Era um filme que estava de olho e acabei esquecendo.
Up
Já tinha conhecimento dessa operação mais a riqueza de detalhes que o Canal sala de guerra descrevel! Foi sensacional ótimo vídeo!
o pai do tenente Murphy, disse que o livro de Luttrel desonra a memória do filho. Luttrel contou uma história diferente para vender o livro e virar filme.
Que se foda, como se fosse fazer diferença pra quem já se foi!
Posta essa declaração do pai do Murphy por favor. Tem?
Esse Lutrell é um brincalhão!
@@slmb1964 o cara e um herói man
@@rodrigogadelha889 "herói"? Tá mais para herói mentiroso
Magnífica aula Mestre Júlio.Mostrou algumas coisas ocultas e um lado não tão heróico da história.Apenas notei que vc parecia um pouco triste.Espero que esteja tudo bem.🙏🙏
Infelizmente as missões falhas das forças especiais, são as que dão as melhores histórias, um dia se puder fale sobre as operações do SAS inglês,eles também tem boas histórias ⚡⚡⚡
Apoio totalmente! Sou fascinado pelas histórias deles
Normal né cara kk
As missões que deram e dão certo a gente nunca vai ficar sabendo os detalhes
por um simples fato as que dão certo são desconhecidas e acabam rápido as que dão errado o pau come e da emoção tipo nem se compara black hawk down um dos melhores filmes de guerra com a hora mais escura que é bom mais conta a parte chata e nem se compara ao primeiro citado
Os povos daquela região são muito orgulhosos e guerreiros. Por séculos e séculos vários tentaram dominá-los, sem sucesso. Não importa se for Alexandre o Grande, Genghis Khan, os russos, os americanos, ninguém vai conseguir, sempre haverá luta, resistência. Um dia conversando com um amigo gringo ele veio logo com o chavão: são todos terroristas! Ai perguntei qual seria a reação dele se soldados estrangeiros de repente invadissem a cidade onde mora (uma possibilidade totalmente hipotética, claro). Ele parou, falou um "well..." e não sabia bem o que falar. Pois é. Quem invade a país dos outros tem que entender que muitos não vão aceitar passivamente.
Que comentário de bosta
Subestimaram a capacidade e a determinação do inimigo e levaram uma surra.
Não dá pra ganhar sempre. Tem muita coisa pra dar errado. Um rádio que não funciona, uma bateria que descarrega ou uma antena que quebra e pronto. Tudo se perde. Vi um cabo altamente treinado, se enroscar num galho de uma árvore romper uma artéria da perna e morrer assim, em poucos minutos. Ele era o radio operador. Pode ser substituído, mas a missão ficou comprometida. Até hoje, nunca vi um mapa com informações sobre uma área estar sequer aproximada. Por aí vai. Operações especiais e operações de comandos tem sempre uma enorme carga de vulnerabilidades que tem que ser resolvidas conforme vão surgindo, só que nem sempre dá. . Vídeo com ótimo conteúdo e uma explanação exemplar.
Muito bom Júlio.
O cinema faz a adaptação da história, um pouco diferente, para ter mais suspense e emoção.
Más a realidade, na maioria das vezes, tem outra face.
Que bom que você nos traz essa realidade, para contrabalançar um pouco a versão do cinema.
Muito bom! Eu, particularmente, nunca acreditei na história contada por Mark Luttrel. Na minha opinião, ele se refugiou em algum local até que os Talibãs recuassem.
@Jessica Vasconcelos Treinando desde os 15 ? De onde tirou essa informação ?
@Jessica Vasconcelos Não sabia, o máximo de informações que tinha sobre ele é um trecho do livro do David Goggins que cita ele e o irmão dele.
Objetivo: Conquistar a posição com a menor perda de soldados e suprimentos.
Obstáculo: "Tu vai usar as forças especiais ou não vai ter apoio aéreo!".
Este vídeo está muito bem detalhado, já li o livro e vi vários vídeos falando sobre a operação, mas nenhum tão rico de informações quanto este. Parabéns pelo trabalho.
"um inimigo subestimado"
Exatamente!
Nada que esse marcus diz é verossímil. Penso no que realmente deve ter acontecido. Nas gravações do talibã seus companheiros gritavam por ajuda à marcus o tempo todo... Muito foda sua abordagem não apenas no que o marcus falou, mas também a versão do relatório e também a do Gulab, que ajudara marcus. Videozao!
Onde tem a gravação dos guerrilheiros?
@@brunoleal2928 Aqui no youtube tem a versao nao explicita da gravaçao do taliban. Procura "Operation Red Wings Ambush Footage 06/28/2005 Non-Graphic" que vc acha a versao nao explicita. Fui pesquisar agora e descobri que tem no redit a versao explicita caso seja do seu interesse.
Eu vi um video falando que nao tem como ele ter se arrastado 7km pq a distancia da batalha ate onde ele foi encontrado tem mais ou menos 1km. Realmente deve ter aumentado algumas coisas kk, mas ainda sim n e um feito pequeno, mas ele deve ter aumentado as coisas sim kk
@@raphaelmotta7630 valeu. Vou assistir. Obrigado.
Mas se ele era o médico no local é meio óbvio que vão gritar o nome dele, estava geral parecendo uma peneira.
Sala de guerra é sensacional. Vc podia fazer um paralelo entre a guerra do Afeganistão e o Vietnã. Sendo as duas guerras mais difíceis travadas pelo EUA.
Americano carrega muita coisa , peso inútil , por isso morre fácil 😉
A do vietnam tava ganha,só não por terra,mas os que os EUA fizeram lá foi tenso,tiverem que desistir se continuar por causa da pressão internacional por crimes de guerra.
Isto não é mais um vídeo. É um legado para as próximas gerações. Sensacional. Parabéns.
O Marcus Luttrel escreveu um livro sobre a participação dele nessa operação, que deu origem ao filme com o Mark Wahlberg
As Surreais Forças Especiais de tão impressionantes do Fascinante Estado De Israel também sempre realizam Reais e Oficiais Treinamentos Militares Especiais em Quartéis Mlilitares pintados em cores suaves também, com profissionalismo e seriedade fantásticos sempre.
Olá ! Uma história incrível.
Sugestão de vídeo se possível: Green Berets ( Boinas verdes ).
Obrigado pelos vídeos.
Pedi também vídeo sobre Green Baret e também sobre 75 Ranger Regiment
Com John Wayne e o Sr. Sulu...!
@@PauloPereira-jj4jv Se Vc conhecer a História e os Feitos do Regimento 75 Ranger, Vc vai ficar envergonhado com este comentário... Todos os conhecedores sabem que o filme de John Wayne foi mais uma propaganda política (como muitos filmes da WWII também), mesmo assim, não tira o brilhantismo do Ator (que sou fã também) nem mancha os Rangers.
@@evalberjorgeagra7535 ....Ué, que comentário...?
@@evalberjorgeagra7535 , o filme é até bacana. Mas é uma tremenda fantasia. É o ÚNICO filme dos EUA a defender a Guerra do Vietnã. Foi uma guerra tão equivocada que os EUA venceram todos os combates...porém, perderam a guerra! Tiveram que se retirar em 1974.
Inclusive o verdadeiro Marcus Lutrel acaba fazendo figuração no filme. Ele aparece em três cenas na Base Seal e fica mais nítido qnd eles estão organizando a operação.
Muito Bom Professor. Historia de Verdadee.muito bom aprender com vc
Uma ótima história, mostra como às vezes, o poderio militar profissional, cai diante de um grupo com poucos recursos, mas determinados.
Os Talibãs são exemplos de determinação, não cederam pros soviéticos e tbm não estão cedendo pros americanos.
Mermão parece q tou vendo o filme "O grande herói" de novo de tão fiel essa narrativa...
Parabéns e obg por mais um vídeo top...
Isso lembrou o falcão negro em perigo. Esse soldado sobrevivente, Lutrel deu uma "aumentada" na história.
Moral da história: mais uma vez Hollywood salvou a cara dos heróis dos EUA. Não entendi porq o Rambo não voltou pro Afeganistão pra resolver esse problema, afinal ele era amigo dos "combatentes da liberdade" Talibãs.
E sempre assim eles usar a mídia livros filmes pra mudar a história dos fatos reais foi assim na invasão no Iraque e tantas outras guerras
Engraçado é esquerdista defendendo ultra-conservadores como o Talibã.
@@felipegoncalves4051 ?
@@felipegoncalves4051 o fato de eu conhecer história e geopolítica me torna um ser livre intelectualmente de manipulações. Rótulagens são típicas necessidades de pessoas com pouca capacidade cognitiva pra compreender e elaborar argumentos inteligentes.
@@WladimirJFadel Formado em Geopolítico pela Universidade do UA-cam.
Magnífico Quepe a sua esquerda no alto Querido Apresentador do Espetacular Sala de Guerra. Parabéns. Você é Comandante Federal , de verdade, excelente escolha.
Tem até um filme sobre isso, cujo nome é "o grande heroi", é muito bom, para quem gosta de militarismo é um filmaço!
O filme é bom, mas não foge da caracteristica de filmes americanos, cujo a história, sempre é contada em prol a enaltecer os feitos sem agregar demais fatos.
É o mesmo citado no final do vídeo?
Foi baseado no livro do Marcus Luttrel
@@MegaGothan você queria que eles ficassem enaltecendo a própria derrota ?
O filme é bem feito e cheio de ação. Mas comparando com as informações que o vídeo trouxe dos depoimentos dos envovidos na ação excetuando-se Lutrel pois seu livro também é cheio de falhas e contradições , _Lonely Survivor_ só é outro filme cheio de imprecisões e inverdades.
Nunca, jamais, subestime ninguém... Sua derrota é do tamanho do seu ego...
Cara antes eu te amava 90% mas agora eu te amo 100%
Excelente documentário! Que produção de primeira! Bem lúdico, prende nossa atenção, muito bem explicado e narrado além de embasado. Eu já havia feito um estudo independente sobre essa missão, rico em detalhes e nenhum deles passou despercebido pelo documentário. Parabéns!
Impressionante o talento na narrativa , mais um vídeo que prende quem assiste .
Li o livro e vi o filme, porém, esse documentário esclarece bem melhor algumas contradições. Parabéns!!!
Caraca você é um destruidor de boas lembranças (contém humor). Eu amo esse filme fiquei encantado como esses americanos são bons guerreiros e no fim quando o Mark é salvo com saraivada de tiros de um Apache é de vibrar. Daí descubro que tudo é fake. Aff
Se a história foi aumentada ou não (lembrem que o filme é baseado em fatos reais, apenas BASEADO) é impressionante a disposição que os americanos tem para o combate. Lançar quatro homens no terreno para uma missão dessas diz muito sobre a confiança que eles tem na formação dos seus homens de operações especiais. Recomendo a leitura do livro do SEAL David Goggins.
Foram prepotentes e tomaram um amasso sincero. 19 seals em um dia só. Nesse dia era correr e correr, estavam em completa desvantagem. Os próprios documentos americanos falam que n encontraram nenhum corpo inimigo no local.
No livro, o Marcus Luttell disse que o Ten. Michael Murphy levou um tiro nas costas, quando subiu um local elevado para chamar ajuda por rádio e depois foi cercado por um grupo de talibãs e fuzilado na cara por eles.
Ele gritou em pânico por ajuda antes de morrer, mas o Luttrell de onde estava, se tentasse se expor, teria sido morto também.
A Marinha dos EUA, lançou anos depois um navio com o nome do Ten. Murphy.
Já comentei noutro local que até forças muito treinadas raramente têm hipóteses contra grupos mais numerosos e muito motivados (estes usam a mesma energia das equipas de futebol insignificantes perante equipas de tôpo: os pequenos esforçam-se ao máximo por brilhar, enquanto os grandes menosprezam a capacidade dos pequenos).
Até em exercícios, as equipas especiais se vêm aflitos contra forças convencionais (mais numerosas, sim) e passam muitas vergonhas.
Equipas de reconhecimento pequenas sem apoio directo de reserva são um convite ao desastre.
Eu, se fosse o planeador, usava um drone recente para reconhecimento e a inserção era sempre HALO.
Para chegar de helicóptero Chinook mais valia enviar um convite ao alvo, por e-mail 😁😁😁😁.
Ou então usavam Litle Birds. São rápidos e na versão Night Stalkers com 6 pás têm modo noise stealth e não se ouvem nem estando perto.
Os Chinook tendem a ser imans de RPG-7 e quando caiem matam todos a bordo (até os famosos SAS cometeram o erro imperdoável de embarcar num único Chinook uma quantidade gigantesca de oficiais de grande patente para uma reunião de alto nível.
Conclusão:
Caíu o gigantesco helicóptero e morreram todos. Burros!!!
Um prejuízo de centenas de milhões de libras em homens e material.
E o IRA ainda alegou que o abate foi deles, (o que não parece ser verdade).
Depois lá vai o resgate de Chinook com AHs a dar apoio próximo:
Devem ter ficado a apreciar as vistas.
Antes de o Chinook se aproximar da LZ o terreno à volta tem que ser devastado com um ataque ar-terra arrasador, para obrigar a baixar a cabeça aos adversários.
Não foi isso que aconteceu.
Uma forma de permitir que grupos pequenos se defendam nestas circunstâncias específicas, é a de levarem armas especiais de proteção contra grupos númerosos.
Normalmente envolve projécteis químicos não letais de grande área de espalhamento que neste caso específico, num único disparo imobiliza o grupo perseguidor todo ao mesmo tempo (sem matar. Deixa-os por terra e dá tempo para escapar).
Eu sei que a ética de guerra obriga a usar meios em consonância com o adversário (não vão lançar uma arma nuclear táctica contra um grupelho de combates com AK e PK).
Mas então porque mandam helicópteros de ataque ? É só para impressionar ?
Os Litlle Birds (AH-6) tinham feito melhor figura.
Outra falha grave:
Mas quem é o idiota chapado que manda só um rádio estratégico e um telefone Iridium que toda a gente sabe que é fácil de falhar e de receber jamming sem ter o nível táctico e PRR apoiado por relais aerotransportado ? (drone ou aeronave lenta).
Ficaram sem comunicações (vergonha total) e nem apoio próximo puderam solicitar.
Ter que subir a um alto para telefonar com o Iridium é uma tristeza.
Nas operações de resgate uso 5 redes rádio independentes com apoio circular e já me aconteceu no fim da operação já só ter uma a funcionar e foi a que permitiu salvar a vida dos últimos resgatados que sem ela iam morrer.
Com as Comunicações não se brinca...
(Em algumas operações americanas, quando íam a caminho do alvo e percebiam que ficaram sem comunicações, anulavam a operação e voltavam para trás 😁😁👍👍👍👍)
Não pensem que estou a exagerar:
Em operações de Madivac no Afeganistão, os dois helicópteros (medivac e protecção) por vezes não conseguiam comunicar a 50m um do outro no ar (cromos....😁😁😁😁)
Luttrell é o maior exemplo do vício yankee de inflar histórias
Eles sempre mentem nesses livros impressionante o sniper americano mesma coisa !!! O que a acontece é a realidade é muito chata kkkkkk eles tem que inflar a história pra virar best seller no New York times
@@membrodaligadassombras158 A realidade é dura e não venderia. Por isso acho muita ignorância olhar para alguns filmes e tomar como fato.
o que mais mata nas guerras é a diarreia e fome. quem vai vender esse tipo de historia? kkkkkk
Mesmo com algum exagero, a coisa foi brutal sim.
Se fosse o vovô do Tiringa eu acreditava nessa história.
Excelente dicção, e excelentes imagens, textos e tudo mais.
Parabéns pelo trabalho!
Na história das operações especiais de muitos países, de uma forma ou outra, sempre aconteceu de uma coordenação analizada do pós missão pode revelar erros e acertos, mas um errem combate é inadmissível, na coordenação da operação é inaceitável, baixas então, são consideradas uma falha inquestionável, ao longo dos currículos operacionais americanas surgem missões que acabaram em completos desastres, a mais redundante ainda é a Operação Garra da Águia, a fracassada tentativa americana de resgatar os reféns da embaixada em Teerã, os militares foram enfáticos ao afirmar que o planejamento, a execução e até o equipamento utilizado não correspondiam ao que a missão necessitava, além do fracasso na operação, os americanos ainda tiveram que curvar-se a humilhação da mídia iraniana que mostrava os corpos calcinados dos militares que foram deixados para trás sob a supervisão do que parecia ser um clérigo xiita, uma coisa que as forças especiais são bem cientes é que, nenhuma missão é igual a outra é espere pelo inesperado, o planejamento pode afirmar que algumas ações serão fáceis ou simples, o que não é verdade, alguém que já assistiu Falcão Negro em Perigo e analisou os fatos ocorridos, verá que houve um cadeia subsequente de erros que comprometeram a Operação Irene, a primeira coisa que deve ser sempre lembrada por unidades militares de intervenção, o inimigo conhece muito bem o terreno onde está entrincheirado, ele sabe o modus operantis de um unidade de combate, principalmente se utilizam helicópteros ou os tipos de veículos, mesmo que não saibam combater, o inimigo vai estudar o seu oponente, seus armamentos, seu ponto de apoio e tudo mais, quando uma ou mais ações seguem um determinado parâmetro repetitivo, isso torna-se um trunfo na manga dos insurgentes, nesse caso por exemplo, já é bem fácil divisar a silhueta e o som dos rotores de um Black Hawk a distância, o que dizer então de uma estrutura do tamanho de um ônibus de um CH-47 Chinook, é pedir para receber uma recepção com uma saraivada de granadas de lança foguetes RPG-7, qualquer um sabe muito bem que basta atingir o rotor traseiro ou o principal para derrubar um helicóptero, isso quando o disparo não acerta a própria aeronave, depois de um tiro desse tipo, não haverá sobreviventes é se isso acontecer, eles estarão tão feridos que dificilmente terão condições para combater, nas selvas do Vietnã ou nos vales do Afeganistão, o som de helicópteros atinge longas distâncias, o que faz insurgentes se prepararem para atingir as aeronaves em pleno ar,como dá para ver, nenhum planejamento de inteligência é 100% comprovação de sucesso absoluto, quando os inimigos já conhecem os hábitos operacionais de uma forçaatacante ,ainda mais quando ela torna-se um hábito comum.
Sensacional vídeo!! Parabéns!!
Sugestão de vídeo: Morte de Bin Laden. Essa também tem muitas controversias, sobre quem deu o tiro e outras coisas
E também sobre a queda do helicóptero americano por falha mecânica... muitos dizem que o helicóptero foi derrubado.
Filmes e historias sempre contão vitorias e operação bem sucedida, a primeira vez que fico de cara com essa acontecimento de 19 entregante da forças de elite SEAL , ja muito tempo esses milicianos do afeganistão resisite desde a epoca da união sovientica , eu vejo uma certa irresponsabilidade do alto comando sabendo sobre o risco da região pelo menos que mandase outro time no helicóptero vazio,mais graças as forças POWER RANGERS foi concluida a missão..!
Creio que o enredo desse filme : "13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi", poderia dá um bom vídeo aqui no canal !!!!
Seu vídeo será tema do nosso jogo de AIRSOFT em caeté MG domingo dia 25/4/21. Sensacional como a história foi contada.
Nunca acreditei nessa historia q eles foram descobertos pq libertaram os pastores, é óbvio q qualquer grupo de forças especiais de qualquer pais naquela situação iria executa-los para tentar concluir a missao.
Até porque são missões secretas, só ficamos sabendo quando da merda, ou seja se desse tudo ok nem ficaríamos sabendo desta história.
qualquer um iria executar os cara
@@flaviobarbosa740 Também acho. O que esperar de pastores que moram ao redor de insurgentes? missão fracassada ao nível extremo.
Quando eu estava no Brasil não imaginava o tanto de americano que serve as forças armadas.
Basicamente toda família tem um membro que serve ou já serviu, meu colega do trabalho também brasileiro alistou e ja esta la na marinha a 2 anos, mecânico de seahawk .
É triste o vídeo da emboscada.. até hoje lembro das imagens dos SEALS mortos e os gritos deles pedindo ajuda...
@Vladimir da Silva Foram heróis na segunda mundial, com o passar do tempo viraram uma máquina de guerra a serviço de ambições.
@Vladimir da Silva Na mente deles eles enfrentavam pessoas que botavam outras pessoas em fornos, diferente daqueles que lutaram contra fazendeiros de arroz no Vietnam, digo que a segunda guerra foi a mais próxima guerra justa dos soldados americanos, mas concordo contigo, pôr trás dos panos são outras motivações..m
@Vladimir da Silva imperialismo é nacionalismo, e o mesmo em grau maior como o fascismo seria o ultranacionalismos. se uma nação acredita ser superior aos de mais, ela demonstra, e como demonstra? Invadindo e "colonizando" outros territórios e lugares.
Sobre aprendermos línguas indígenas na escola, no mínimo seria desnecessário, já que o mercado internacional não utiliza o Tupi‐Guarani como linguagem nas transações financeiras.
Observação: soldados mortos não muda o decorrer da guerra, afinal o pião e descartável, já o rei acaba o jogo quando morre.
@Vladimir da Silva nunca vi um integralista defendendo Vargas, não foi ele que destruiu a possibilidade de golpe de estado de vocês? Talvez os fascistas raízes defendem todos os tipos dos mesmos, até mesmo os opositores.
Nacionalismo é a crença de morrer e matar por uma fantasia de um grande povo unido contra nações estrangeiras imperaristas, que tentam roubar nossas riquezas naturais que na verdade não são nossas mas da natureza. Algo como morrer pela pátria em batalha por causa de políticos gananciosos e corruptos, os mesmos que fazem criar a crença de que morrer por um pedaço de terra vale apena já que está defendendo a liberdade de um povo superior.
@Vladimir da Silva Você está defendendo Solano López, Você é um quinta-colunista, o exército desse verme, est()prou mulheres em Corumbá.
Cara, que loucura, fiquei sabendo desse caso hj e vim pesquisar, vídeo excelente, porém ainda não entendi: Como o cara sobreviveu com todos os companheiros mortos? Quantos SEALS eram nessa missão? e por último, tava vendo na gringa e muitos consideram esses SEALS como vergonha...principalmente o cabeça da operação... Afinal eles morreram como herois ou como "teimosos e cabaços?"
O unico sobrevivente tentou tornar a historia heroica, mas se perdeu em várias contradições. Foi a missão mais desastrosa da historia das forças especiais, os seals foram caçados igual ratos e ainda perderam uma equipe de resgate no helicoptero
Porra! eu me sinto enganado, no filme mostra esses 4 SEALS matando um monte de Talibã
E isso que dá acreditar em filme norte americano...
Corações de ferro 2.0
@Vladimir da Silva Tradicionalista! Sei...
@@mrbr4587 Tem algo mais progressista que invadir o país de outro com sua cultura ocidental decadente?
@@exaltabagres Não apoio invasão alguma...
Excelente trabalho de pesquisa, digno de um Guedes realmente!!!
o video da batalha real Filmada por um soldado do taliba vc ouve as trocas de tiro entre os soldados americanos e os do talibas no mesmo video da pra ouvir alguns gritos dos soldados americanos tentando dialogar entre eles. se ouve varias vezes mike gritando
Marcus come back
help Marcus Help
esses áudios da batalha e a coincidência do senhor que encontrou ele e o ajudou disse em entrevista que encontrou Marcus Com vários Pentes recarregáveis intactos.
Resumindo 90% da chance de Marcus Ter abandonado os Companheiros em batalha e ter corrido Buscando se esconder em algum local Seguro. e que esse filme seja uma farsa.
o verdadeiro heroi se chama Mikey Murph
Eu sou frequentador assiduo do canal.
Resumindo, o seal sobrevivente é um fanfarrão, e teve que engolir ser resgatado pelos rangers, após ser protegido por um nativo.
Puta merda, deixa de ser babaca, cara. Cê esteve lá ? Vai se roçar nas ostras....
@@ronaldomauricardoso568
1 - Não te conheço, portanto nunca faltei com o respeitosa você, que nem me conhece, então espero que me respeite também;
2 - Fiz um comentário e uma síntese do que foi dito pelo Júlio, e no meu comentário não desrespeite ninguém, nem o seal, e muito menos você, então espero que me respeite também.
parece que os seals é so fama consegue perder para insurgentes kkkkk
Fiquei impressionado pelo que disse o revolucionário que a derrubada do helicóptero não foi ao acaso e sim uma elaborada armadilha feita por ele. Parabéns amigo. Menos 16 inúteis no mundo
É, a história real é sempre diferente de uma única versão. SEALs são muito bem treinados, mas nada sobrevive a um erro estratégico e decisões erradas do comando.
@@giovaniavelar1220 ótima pergunta. Assista a série SEAL TEAM e vai entender esses questões difíceis. Legalmente não podem e hoje estão muito vigiados pelos direitos humanos. Mas, no meio de um território hostil, nem tudo se baseia em legalidade e decisões de campo nem sempre são relatadas. Se a história fosse essa mesmo, poderia ter amarrado o pastor para ganhar tempo. Acho difícil um comandante SEAL cometer um erro tão primário, o que confirma a falha da narrativa.👍 Se curtir, leia o livro NÃO HÁ DIA FÁCIL, é bem legal e explica esses problemas.
@@giovaniavelar1220 vai gostar!👍
Cara matar civis é coisa que nenhum militar deve fazer em missões de contrainsurgencia (é aquele negócio de ganhar corações e mentes) além de que nesse caso nem iria ser muita ajuda, o talibã já sabia da missão na noite anterior( ouvi sobre outras versões em que o talibã teria achado as cordas dos helicópteros,fora alguns problemas na fase de observação inicial)
Tanto é que em 2019/20 os SAS australianos estavam sendo processados por uma rotina de assassinatos de civis que já se tornará rotina no Afeganistão
@@brunoobeso666 sim. De fato. E este é o ponto. Quando vc sai da linha nunca sabe o que vai dar. Mas realmente a narrativa é inconsistente e aparentemente realmente eles já sabiam. Porém veja no Band of brothers o que os PQDs fazem com os prisioneiros alemães. Quando a missão é de caráter FE infelizmente nem tudo segue a cartilha. Mas concordo com seu ponto de vista sim.
Missão especial é secreta por isso mesmo, rola de tudo, só ficamos sabendo dessa pela merda que deu.
Muito bom, parabéns...
A invasão de Granada foi um dos maiores crimes contra um pais estrangeiro cometido pelos EUA.
Mas o vídeo é excelente. Parabéns.
A sua narração é limpa e clara. Obrigadoooo
Impressionante a eficácia da reação talibã! Deram conta do time de Reconhecimento e do Regaste.
Para os talibãs , é uma luta por " liberdade " , lutar com inimigos que tenham tal ideal , é quase sempre , pedir por uma derrota .
@@rodrigoferreira6794 em assuntos de vida ou morte, nada é fácil. Se a emboscada dá errado (e muitas dão), o Leão mata o caçador.
@@santoslss A Única diferença e que os Talibã Não tem tanto medo assim da Morte!
@@dicasdourso-polar5087 isso é verdade.
@Vladimir da Silva Viva o Integralismo?
O filme ficou passando pela minha cabeça enquanto assistia o vídeo. Muito obrigado pelo conteúdo!
Eu li o livro do Marcus Luttrel , e assisti ao filme...
Mas não sabia sobre o fato de não haver nenhuma baixa inimiga....os caras eram do Seal team six, e não levaram ninguém?????
É muita fama mesmo...😂.
Parabéns pelo vídeo!!!👏👏👏
como diz o shelco tu perde o medo quando percebe que as bala furam o inimigo
Não deboche de um bravo.
Não eram do Team Six...
@@MrTeteuzao Segundo o livro do Lutrell eram sim amigo...entre eles chama-se "equipe verde".
Sugiro a leitura de "Não há dia fácil "...que descreve a hierarquia/história/relatos dessa unidade!
Abraço!
@@rodrigosilva9006 é que aqui no vídeo mesmo citam eles como operadores do seal team 10. Realmente amigo o livro não há dia fácil e muito bom, recomendo você dar uma olhada no livro Seal team six tem na Amazon você vai gostar!!
Impressionante é ver as fotos e como a camuflagem é efetiva, cada terreno uma camuflagem diferente e efetiva
Aguardando um vídeo sobre a batalha de Takur Ghar aonde os Seals e os Rangers sofreram nas mãos dos talebans.
No vídeo , vi que os habitantes do vilarejo protegeram Marcus Luttrell , isso mostra que um povo armado não se deixa intimar por inimigo nenhum. Até aqueles pastores e montanhistas tem armas para se proteger.
Como sempre, um excelente resumo. Melhor até que o livro. As imagens fazem uma grande diferença.
... essa lição do final, de um inimigo subestimado, já deveria ter sido aprendida no Vietnã. Não?
Um abraço!
A guerra e triste eu sempre torço pela faz, mais paises e igual gente interesseira vive arrumando brigas por interesses. O Afeganistão e o cemitério de forças de operações especiais e de impérios o império Britânico caiu ai o império da União Soviética e aliança do pacto de Varsóvia caiu ai e pelo visto o império americano e tratado do Ocidente otan vai cair ai também vite anos em operação ai e cade o fim.
Com isso o Sils que tem 51 vitórias, e 3 derrotas agora tem 4 derrotas
A paz não é nada mais que uma pausa entre uma guerra e outra.
Agora ficou mais compreensível.
RIP Axelson,Murphy e Danny Dietz. Grandes guerreiros da liberdade
Meu respeito.
😂😂😂😂😂😂😂😂 "liberdade" só rindo mesmo
A liberdade que você citou é apenas uma ilusão criadas por interesses políticos.
@_Gálatas pode crer que sim!!!
Liberdade... Mas foram os EUA que invadiram o Afeganistão. Nesse caso quem lutava pela liberdade era os afegãos.
@@miguelfonseca2341 Os EUA invadiram o Afeganistão por conta do 11 de Setembro, Mas acho que os EUA tinham que se retirar em 2011 com a morte do Osama Bin Laden.
Lembrei do "Comando Trapalhão e Tempestade Tropical".
Foi a maior surra que já vi.
Nunca desafie os criadores de cabra do Afeganistão.
O maior problema foi os EUA acharem que o talibã é um grupo. Não é um grupo, é o povo.
Tem mais é que eliminar esses terroristas nas Americanas nos países que não li pertence
Entendi porra nenhuma, escreve certo maluco
Sim
Parabéns ao bravo povo do Afeganistão que a centenas de anos mostra a todos os seus invasores o alto preço de sua agressão.
Vice eh muito sem noção mesmo. Esse "bravo povo do Afeganistão" é o mesmo que apedreja mulheres , que casa com crianças de 12 anos, que mata quem frequenta escola, que mata professores e tudo por que não permite que as pessoas do seu próprio país tenha uma visão ou ideologia diferententes das suas. Você é um grande de um estúpido mesmo!!
Vc fala isso do conforto da sua casa, mas logo eles estarão batendo a sua porta.
Você é outros não entendem que eles não são inimigos dos americanos ele são inimigos no povo ocidental mas logo você irá acordar desse sonho!
@@edercosta93 E aqui no ocidente não acontece todas essas coisas? Para nos isso é tabu, mas vemos no nosso pais frequentes casos de agressão contra mulheres, estupros e violência contra crianças. Você chama o cara de estúpido, mas apenas está arranjando uma desculpa esfarrapada para destilar o seu ódio contra um povo. Grupos extremistas como o Talibã surgiram por intervenção dos EUA e receberam treinamento dos mesmo para enfrentarem a URSS. Mais tarde de dentro do Talibã surgiu o ISIS e por ai vai. Nenhum povo gosta de ser oprimido seja por inimigos interno ou externo.
@@evnf muito bom o seu comentário
O Afeganistão é o cemitério dos grandes Impérios.
O Império Britânico tombou aí.
O Império Soviético tombou aí.
O Império Americano tombou aí.
Parabéns Fascinante Sala de Guerra, Canal Espetacular.
Eu tenho fe em deus q. Um dia eu vou consiguir me ingressar nos navy seal
Taí um curto e ótimo documentário! É até diferente de ver um assunto, por assim dizer, atual, comparado ao foco principal do canal, que são assuntos sobre a Segunda Guerra Mundial. Mas tá valendo! Excelente trabalho!
Nessa operação os americanos se fu**** e ainda tiveram a coragem de fazer um filme com o título O grande Herói... kkkkk passaram vergonha até no boleto
"O Grande Herói" é o nome pelo qual o filme foi lançado no Brasil, o nome original é "Lone Survivor", traduzindo ficaria "Único Sobrevivente" ou "Sobrevivente Único".
@@bruno38036 excelente comentário 👏👏👏👏👏👏👏👏
Psé
Excelente conteúdo, muito esclarecedor! Parabéns
Nunca pare de lutar...
Obrigado mestre Júlio César, por tão brilhante relato dos fatos.
Tinha visto o filme, mas depois deste vídeo minha percepção dos acontecimentos mudou.
Parabéns!
Um grande abraço à Sala de Guerra.
Foi realmente um grande desastre essa missão deles. Ficaram meses ou até anos treinando, e planejando está operação, pra que no primeiro passo deles no território inimigo, já fossem alvejados. Assim que eles colocaram os pés la, os inimigos já sabiam, já tinham tudo planejado, os pastores que foram capturados pelos soltados, não tiveram nada a ver com a denúncia, os inimigos já estavam vendo tudo em cima das montanhas escondidos. Eles só estavam esperando os soldados se deslocarem, em lugar aberto, pra começar o tiroteio. O soldado que tem uma tatuagem na barriga que aparece no filme, levou tiro na barriga e na cabeça, o inimigo ainda tirou as botas dele e o relógio, além de pegar a arma. Muito triste estes rapazes morrerem pra defender seu país e não serem tão valorizados.
EXCELENTE!!! Combater no Afeganistão foi sempre um pesadelo. Parabéns pelo vídeo. Abcs
O filme sobre essa operação é muito bom
Sem duvidas em alguns casos eles aumentam as historias a favor do soldados americanos e dessas forças especiais, deixando assim o mesmo como imagem de um exercito quase perfeito e que n erram
Assisti o filme... é bem romanceado... e esconde os erros de planejamento e ação dos americanos, assim como evita transparecer a inteligência e a capacidade do inimigo... Ótima aula Prof. Júlio... como sempre. Muito obrigado pelo vídeo.
Tem até filme sobre isso. Foge dos fatos, mas o filme é muito bom para quem gosta de drama e ação.