0:36 Intro - Prática Repertório BT 2:40 Miles Davis - Blue in Green 9:30 Intro - Escalas em números ***Estudos: 14:10 1 Braço - Escalas, Acordes 24:00 2 Técnica 25:05 3 Harmonia (funções) 34:19 4 Improvisação 39:10 5 Leitura 40:38 6 Repertório 45:15 *Percepção (harmônica, melódica, rítmica), timbre, software de música, rede social, instrumento ***Perguntas: 49:35 Articulação, subdivisão da colcheia, ligado, Hammer-on, pull-off, 1234 e mão direita, escrita 1:07:45 Posicionamento nas redes sociais, visão empresarial, achar e fazer sua platéia/tribo/ouvintes, parceria, nicho, quantidade, visibilidade, informação 1:29:12 Programa Café lá em casa 1:39:00 Arranjo, o que a música pede, aprenda muitas frases para improvisar/imitar, linguagem, criar vocabulário 2:03:30 Composição e Arranjo 2:16:22 Além de estudar música, mostrar o que você faz 2:22:00
Aplaudindo de pé esse Workshop maravilhoso!!! Nelson Faria você é minha inspiração sem sombra de dúvidas.. Obrigado por compartilhar tanta coisa boa... #Gratidão
Olá Nelson tuve a sorte de fazer Oficinas ano passado 2019 Itajaí, sempre te seguindo aprender mais um pouco de muito que preciso p esse mundo do jazz....onde e como conseguir Backing traik?
Nelson, faz uma aula no Fica a Dica Premium, lá no site, sobre a música com o Itiberê, Visita Boa!!!! Sensacional essa música que vocês fizeram! Abraços!
Dica Satânica: Use as lições do Nelson Faria para criar seus solos de Thrash Metal, você criará frases insanas usando notas e intervalos que poucos utilizam no estilo.
39:27 Lembrei de outra piada de guitarrista " Como faz um exemplo de segunda menor ? Pede pra 2 guitarristas tocarem em uníssono !" Kkkkk... Sacanagem....Aulão, Nelson ! A música que vc compôs aí lembrou as coisas do Ivan !
Oi, Eu gostaria de saber o seguinte do Nelson Faria! Por exemplo: Se o Chico Buarque fizer uma música agora, porém o Chico Buarque só compôs a melodia, E ele pede para o Nelson Colocar a Harmonia! Como ele faz para colocar a harmonia em cima de uma música complexa como as do Chico Buarque? Como os arranjadores fazem isso? Eles vão seguindo a melodia ou vão de ouvido? Poderia dar um exemplo? Tem alguma aula sobre isso? Nunca vi o Nelson Falar sobre isso, e eu acho isso uma das coisas mais importantes. E o Nelson Seria ótimo para explicar isso! Muita gente tem dúvida sobre isso!
Oi Silvio, a melodia dá umas "dicas" de função harmonica, tonalidade ou modalismo. Ela é o mais importante. A harmonia só vai "vestir" a melodia. Posso fazer um video sobre isso
Eu não entendo esse estranho ritual moderno em que as pessoas filmam um show que já está sendo filmado. A galera tá sentada de frente pro gol, desperdiçando atenção enquanto filtra o mundo pelo telefone, esperando que a fruição estética que elas procuram vá surgir melhor dali. É tipo morrer de sede, com a cabeça dentro dágua.
Penso a msm coisa... Tava vendo o show do Seal no RIR, pelo Multishow, e teve um momento onde ele foi até o público, e a maioria das pessoas estava filmando ele há um metro de distância, e só vendo ele pela tela do celular.. Sem um pingo de lógica, msm se não estivesse sendo filmado..
Eu, particularmente, acho que essa quantidade imensa de informação, acompanhada da facilidade em se manipular essa informação, meio que tornou a arte humana mais pobre. Hoje em dia tem de tudo, e por isso mesmo... fica muito mais complicado achar algo que seja constante e de uma qualidade incontestável. Hoje em dia se consome tudo muito rápido, e eu acho que isso empobrece o artista e o pior, tende a encurtar a carreira do mesmo. Dou um exemplo... DREAM THEATER. Os caras começaram com tudo, jogando riff atás de riff, arranjos marvilhosos, timbres fantásticos... e lançaram alguns bons discos sem duvida alguma. Mas...também agora.... não tem mais nada de novo no trampo deles. Só repetição. (e isso é terrível!). As idéias dos ultimos discos são só uma repetição de discos anteriores. Usaram tudo o que podiam, de recursos e tudo de uma vez... e a fonte parece ter secado. O próprio JAzz Contemporâneo tem estado num estado de ostracismo completo. Tirando um ou outro, a grande maioria só toca escalar decoradas, em cima de alguns licks popularizados em décadas passadas. Em termos de inovação, não tenho visto nada que me chamasse a atenção. Os guitarristas virtuoses são uma espécie em processo de clonagem acelerada. Cópia de cópia. O que o André Nieri daz, o Tom Quayle faz também, e vice -versa. O Guthrie Govam não faz nada que um esudante mais avançado também não consiga fazer. A exclusividade é um artigo em extinção. Mas essa revolução na comunicação humana, com a popularização do celular, tablet, etc.., juntamente com o advento da internet, que tem moldado a nossa história humana. E isso tudo, sem dúvida, é um caminho sem volta.
As coisas se repetem mesmo. Os intervalos são os mesmos, arpejos, escalas, harmônicos, bends, sweeps, os fraseados se repetem, ordem das notas uma hora se repetem, dinâmica... não há muito o que se inventar.
Acho que isso não é algo errado sinceramente. Isso ajuda pessoas com pouco acesso a conteudo didático por escolas ou cursos, sem falar que não vai realmente empobrecer a música, vai elevar o nível técnico dos músicos, e tem gente q só se preocupa com a técnica, mas não é dificil de saber oque é só tecnica e oque envolve sensibilidade.
0:36 Intro - Prática Repertório BT
2:40 Miles Davis - Blue in Green
9:30 Intro - Escalas em números
***Estudos:
14:10 1 Braço - Escalas, Acordes
24:00 2 Técnica
25:05 3 Harmonia (funções)
34:19 4 Improvisação
39:10 5 Leitura
40:38 6 Repertório
45:15 *Percepção (harmônica, melódica, rítmica), timbre, software de música, rede social, instrumento
***Perguntas:
49:35 Articulação, subdivisão da colcheia, ligado, Hammer-on, pull-off, 1234 e mão direita, escrita
1:07:45 Posicionamento nas redes sociais, visão empresarial, achar e fazer sua platéia/tribo/ouvintes, parceria, nicho, quantidade, visibilidade, informação
1:29:12 Programa Café lá em casa
1:39:00 Arranjo, o que a música pede, aprenda muitas frases para improvisar/imitar, linguagem, criar vocabulário
2:03:30 Composição e Arranjo
2:16:22 Além de estudar música, mostrar o que você faz
2:22:00
Bom dia Nelson faria
uma aula dessa de graça é inacreditável.
Gente boa demais...
O Brasil precisa merecer Nelson Faria.
Bom dia professor Nelson Faria! Muito suas explicações e tecnicas😂😂😂
Peguei o costume nesse canal de já chegar curtindo, pra economizar tempo.
eu já queria dar like na notificação que sobe ali no canto direito em baixo da pagina sabe!! antes mesmo de abrir a aba rs
Meu amigo ,já lhe admirava e depois desse vídeo ainda mais !
Nelson e uma fera, uma pessoa sensacional um música excepcional, uma dádiva de Deus para o mundo e para o povo Brasileiro!
BOM DEMAIS!!! Abriu minha cabeça pra um monte de coisas!!! valeu Nelson, você é demais!!!
2h31min com muita informação de muita qualidade àqueles que realmente buscam seriamente alguma evolução musical.
Aplaudindo de pé esse Workshop maravilhoso!!! Nelson Faria você é minha inspiração sem sombra de dúvidas.. Obrigado por compartilhar tanta coisa boa... #Gratidão
Nós que agradecemos Mestre!!!
Muito obrigado por tudo que tem feito pela cultura musical nesse país !!!
Essa aula é um domingo de sol. VALEU Nelson,Abç.
Obrigado, mestre!
Esse rapaz toca bem
Nelson faria já leu do salmo só jazz
Vc me lembrou da maior cantora de tudo que é Neli Andrade.
Nelson Faria alem de tocar muito é o melhor professor do mundo...
Até agora não consegui tocar nada no UA-cam
Se eu estivesse aí não iria perder tempo com celular na mão, olhos atentos no mestre Nelson parabéns pelo trabalho
Cara: os teus ensinamentos é muito rico, diferente de muitos misquins que tem no UA-cam que faz agente abrir o vidio, e não ensina nada. Obg.
Conteudo com muita generosidade!
Sempre referencia...Com reverencia, workshop "aulapower"
Obrigado professor Nelson por disponibilizar esse brilhante material, abração mano.
Nelson Faria , minha referência !
Fantástico Nelson, muita informação repassada de forma valiosíssima, parabéns por esse trabalho magnífico que você tem feito!
O cara é completo. Fera.
Olá Nelson tuve a sorte de fazer Oficinas ano passado 2019 Itajaí, sempre te seguindo aprender mais um pouco de muito que preciso p esse mundo do jazz....onde e como conseguir Backing traik?
Nelson, faz uma aula no Fica a Dica Premium, lá no site, sobre a música com o Itiberê, Visita Boa!!!!
Sensacional essa música que vocês fizeram!
Abraços!
Bacana. Foi mais ou menos como fiz essa que começou a nascer neste workshop
Maravilha, professor!!!
Muito bom mestre!...
Do salmo ao jazz
Obrigado!
Um gênio!!!
Pérolas!!
me ajudou muito muito
Show de bola !!
Qual o nome da música do Miles Davis no backing track?
Blue in Grenn
mais um workshop enriquecedor. mais uma vez agradeço pela generosidade! curiosidade: de quem é esse outro autógrafo no violão, Nelson?
Pat Martino.
Veja o momento nesse vídeo aqui Pat Martino autógrafo ua-cam.com/video/qYpSvmVGW74/v-deo.html
Fica a Dica Premium registro sensacional! brigadão pela resposta e vídeo!
Q mágica é essa??? Passa pra min!!!😂😂😂😂😂✋✋✋✋✋
Esse teu instrumento é violão ou guitarra
Eu tô perdido
Qual Esse APP ? Só tem pro iPhone?
Dica Satânica: Use as lições do Nelson Faria para criar seus solos de Thrash Metal, você criará frases insanas usando notas e intervalos que poucos utilizam no estilo.
39:27 Lembrei de outra piada de guitarrista " Como faz um exemplo de segunda menor ? Pede pra 2 guitarristas tocarem em uníssono !" Kkkkk... Sacanagem....Aulão, Nelson ! A música que vc compôs aí lembrou as coisas do Ivan !
grande Morel! Bom te ver por aqui. Abraço!
Oi, Eu gostaria de saber o seguinte do Nelson Faria! Por exemplo: Se o Chico Buarque fizer uma música agora, porém o Chico Buarque só compôs a melodia, E ele pede para o Nelson Colocar a Harmonia! Como ele faz para colocar a harmonia em cima de uma música complexa como as do Chico Buarque? Como os arranjadores fazem isso? Eles vão seguindo a melodia ou vão de ouvido? Poderia dar um exemplo? Tem alguma aula sobre isso? Nunca vi o Nelson Falar sobre isso, e eu acho isso uma das coisas mais importantes. E o Nelson Seria ótimo para explicar isso! Muita gente tem dúvida sobre isso!
Oi Silvio, a melodia dá umas "dicas" de função harmonica, tonalidade ou modalismo. Ela é o mais importante. A harmonia só vai "vestir" a melodia. Posso fazer um video sobre isso
@ficaadicapremium, qual aplicativo de Back track é esse?
Faço no Logic Audio
estou iniciando ainda no Band In a Box. pesquise. vale a pena demais!
Olha eu aí comentando sobre a linguagem na improvisação
30:35
Fala Nelson vc não disponibiliza essas backing track pra nós não ? Essa balada aí por exemplo onde conseguimos?
Eu não entendo esse estranho ritual moderno em que as pessoas filmam um show que já está sendo filmado. A galera tá sentada de frente pro gol, desperdiçando atenção enquanto filtra o mundo pelo telefone, esperando que a fruição estética que elas procuram vá surgir melhor dali. É tipo morrer de sede, com a cabeça dentro dágua.
Penso a msm coisa... Tava vendo o show do Seal no RIR, pelo Multishow, e teve um momento onde ele foi até o público, e a maioria das pessoas estava filmando ele há um metro de distância, e só vendo ele pela tela do celular..
Sem um pingo de lógica, msm se não estivesse sendo filmado..
Cara, sempre penso nisso.
Só que música não é matemática
Eu, particularmente, acho que essa quantidade imensa de informação, acompanhada da facilidade em se manipular essa informação, meio que tornou a arte humana mais pobre.
Hoje em dia tem de tudo, e por isso mesmo... fica muito mais complicado achar algo que seja constante e de uma qualidade incontestável. Hoje em dia se consome tudo muito rápido, e eu acho que isso empobrece o artista e o pior, tende a encurtar a carreira do mesmo.
Dou um exemplo... DREAM THEATER.
Os caras começaram com tudo, jogando riff atás de riff, arranjos marvilhosos, timbres fantásticos... e lançaram alguns bons discos sem duvida alguma. Mas...também agora.... não tem mais nada de novo no trampo deles. Só repetição. (e isso é terrível!). As idéias dos ultimos discos são só uma repetição de discos anteriores. Usaram tudo o que podiam, de recursos e tudo de uma vez... e a fonte parece ter secado.
O próprio JAzz Contemporâneo tem estado num estado de ostracismo completo. Tirando um ou outro, a grande maioria só toca escalar decoradas, em cima de alguns licks popularizados em décadas passadas. Em termos de inovação, não tenho visto nada que me chamasse a atenção.
Os guitarristas virtuoses são uma espécie em processo de clonagem acelerada. Cópia de cópia.
O que o André Nieri daz, o Tom Quayle faz também, e vice -versa. O Guthrie Govam não faz nada que um esudante mais avançado também não consiga fazer.
A exclusividade é um artigo em extinção.
Mas essa revolução na comunicação humana, com a popularização do celular, tablet, etc.., juntamente com o advento da internet, que tem moldado a nossa história humana. E isso tudo, sem dúvida, é um caminho sem volta.
As coisas se repetem mesmo. Os intervalos são os mesmos, arpejos, escalas, harmônicos, bends, sweeps, os fraseados se repetem, ordem das notas uma hora se repetem, dinâmica... não há muito o que se inventar.
Acho que isso não é algo errado sinceramente. Isso ajuda pessoas com pouco acesso a conteudo didático por escolas ou cursos, sem falar que não vai realmente empobrecer a música, vai elevar o nível técnico dos músicos, e tem gente q só se preocupa com a técnica, mas não é dificil de saber oque é só tecnica e oque envolve sensibilidade.
A música como técnica ficou mais fácil de se reproduzir, mas quando há originalidade ainda é notavel e especial.