Parabéns pela explicação, vale lembrar que após o término da votação é retirado da urna um Pen drive. Ele sim com as informações vai para o tse, ou seja a urna nen após a votação são ligadas na Internet. Além de no início da votação é impresso a Zerezima, mostrando se tem algum voto já registrado.
sempre tentei convencer à minha família.. se tiver fraude, TODOS os partidos, TODOS os candidatos e TODOS fiscais de partidos são cúmplices. ou seja, não dá.
@@fabios5793porque seria feita de maneira assodada e seria mais um hardware sujeito a falhas, e mais uma "superfície de ataque" para se violar o sigilo do voto. Uma mudança como essa teria de ser feita, como sempre foi, em algumas zonas, alguns municípios, para só depois ser universalizada. A urna eletrônica mesmo não entrou em funcionamento de uma vez em todas as zonas eleitorais, foi gradual até que em uma determinada eleição se aplicou no país todo.
Foi bem didática a explicação, porém, as coisas públicas e democráticas não funcionam assim. Isso tem que ser decidido pelo povo, se o voto impresso é um desejo da população, deve ser atendido. Não cabe ao TSE julgar isso sozinho, senão não precisaria eleição, bastava colocar o governante que o TSE escolhesse.
Lembremos que outra cópia do boletim de urna vai junto com as atas da sessão (com S mesmo, pois a votação é uma 'audiência') para a homologação do juiz eleitoral, que é uma sentença. Ou seja fica arquivada no processo.
POREM NAO TEMOS CERTEZA QUE O QUE DIGITAMOS,É O QUE FOI REGISTRADO,POR ISTO QUE MUITOS GOSTARIAM DE VER SENDO REGISTRADO A PARTE E QUANDO NECESSARIO PODERIAMOS CRUZAR OS DOIS COMPROVANTES
@@eduardofullini9900se existir um código malicioso, ele ficaria lá na urna e não seria muito difícil descobrir a fraude. Fora que o código é assinado digitalmente. A Alemanha não aceitou o voto puramente eletrônico porque segundo eles embora fosse seguro, ela deveria ser "popularmente auditavel". Eu entendo a ideia deles, mas o que não seria viável é de uma eleição pra outra mudar todo o sistema com todos os riscos que isso envolve. Engenheiro nenhum acharia isso uma boa ideia.
Trabalhei muitas vezes na contagem de voto impresso e vi muita coisa errada acontecer, muitas denuncias, realmente é bem mais fácil burlar eleições impressas, muitos países que negam isso têm seus “motivos”, com certeza, muito mais segura a urna eletrônica, sem sombra de dúvidas.
Poxa, faltou falar sobre a Votação Paralela, que é o processo mais importante. Mesmo que fosse tudo uma caixa-preta, ainda daria pra descobrir que houve fraude! É importante deixar claro que a segurança não é dada por tecnologia, a segurança é dada pelo PROCESSO.
Sim, e também o voto em papel pode ser fraudado com uma simples caneta (quando ninguém olha rabisca e anulou-se o do adversário). Seria o surreal, por exemplo um banco, vendo a quantidade de fraudes resolvesse voltar a trabalhar no papel achando que isso seria menos fraudavel. É so ver a quantidade de cheques que antigamente se fraudava a assinatura.
Não explicou direito. Primeiro disse que a urna não está conectada a internet, depois disse que há um satélite que é uma "internet " particular do TSE somente para transmitir, mas não para receber informações. Ora, tudo que sai pode entrar. Então ou está conectada, a internet ou não está. As duas coisas ao mesmo tempo não dá.
Essa percepção é anterior ao Bolsonaro. O ministro Dino do STF já questionou, muitos outros questionaram. Eu fiz parte de um grupo que fotografava as urnas da minha zona eleitoral muito antes do Bolsonaro ser chamado de Mito. Acho que a eleição era 2012. O grupo foi encabeçado por um técnico da área que tinha um conhecimento técnico na área. Esse é um assunto técnico, de difícil compreensão para o grande público. A resistência do debate sobre a urna foi muito pior do que o questionamento ao método eletrônico nosso.
Sabe como isso pode ser rapidamente resolvido? Apresentando as provas de que as urnas foram fraudadas. Bolsonaro prometeu que apresentaria provas. Nunca apresentou. 😅😅😅😅😅😅
O único problema do questionamento às urnas eletrônicas é que nunca apresentaram provas para confirmar as acusações de fraude. Bolsonaro foi intimado por um ministro do STF a apresentar provas das suas acusações e nunca apresentou nada.
O questionamento deve ser livre ! O que não pode é perseguir pessoas por que pesam diferente!!! Investiguem cada denúncia e levem a público para que fique transparente essa informação a melhor forma de ….
Fui mesária e posso dizer que de manhã cedo, nós mesários imprimimos o extrato com zero votos (zerézima) e no fim do dia imprimimos de novo (uma cópia pra cada mesário e mais uma cópia para colar no muro externo do local de votação). Depois que os votos apareceram no site do TSE, mais tarde à noite, ainda fui lá pra checar se a informação que estava no site do TSE batia com o meu extrato impresso no fim do dia. Ou seja, há diversas etapas de verificação. E isso, sem contar com as visitas de fiscais dos partidos, que aparecem na sala de votação para auditar o processo.
Pros que pensam que só o Brasil usa urnas eletrônicas: Estados Unidos: Diversos estados norte-americanos empregam sistemas de votação eletrônica, embora a adoção varie conforme a jurisdição. Bélgica: Desde 1991, a Bélgica implementa a votação eletrônica em eleições gerais e municipais. Japão: Implementou a votação eletrônica em eleições municipais, buscando modernizar o sistema eleitoral. Coreia do Sul: Utiliza sistemas eletrônicos para a contagem centralizada de votos, empregando scanners ópticos em cada escritório eleitoral regional. Índia: maior democracia do mundo em número de eleitores, a Índia utiliza urnas eletrônicas semelhantes às brasileiras, adaptadas à realidade eleitoral local. México: O país utiliza urnas eletrônicas em determinados processos eleitorais, buscando modernizar e agilizar a apuração dos votos. Peru: Adotou a votação eletrônica em algumas regiões, visando aumentar a eficiência e a transparência do processo eleitoral.
Na verdade, existem várias IAs. Todas elas dizem que os sistemas eletrônicos não são adotados nos países com democracias estáveis justamente pela possibilidade de fraude.
@lenab-rd3mi EM QUALQUER INDUSTRIA EXISTE O CONTROLE DE QUALIDADE E OS RESTOS SAO MINIMOS E QUANDO NAO BATEM OS RESULTADOS SAO RECONTADOS ATE CHEGAR NUMA SEQUENCIA ACEITAVEL,SOMENTE 3 PAISES DO MUNDO ELES USAM AS MAQUININHAS E EM TODOS OS LUGARES DO MUNDO SE TIVER QUE RECONTAR,ELES RECONTAM E NUNCA DA PROBLEMAS SERIOS,LOGICO QUE QUANDO A ELEICAO É MUITA APERTADA ,ELES CONTAM QUANTAS VEZES FOR NECESSARIO,SAO MUITAS PESSOAS. CONTANDO E VARIAS PESSOAS CONTAM O QUE JA FOI CONTADO
@@eduardofullini9900 vc está enganado. Além disso, Extremistas SEMPRE irão alegar fraude eleitoral ao perderem uma eleição, seja o sistema qual for. Como fez bosonaro aqui com as URNAS ELETRÔNICAS e Trump lá com VOTO IMPRESSO, quando perdeu. Já quando ganham....está tudo certo.
Se o chefe de cybersecurity do Bradesco ou do Itaú disserem que seus sistemas são absolutamente invioláveis, eu mandaria o cara embora, por princípio. Significaria que lhe faltam conhecimento, zelo e/ou imaginação (3 características essenciais da posição). O que eu espero é que ele me explique o processo, os pontos de vulnerabilidade e as contramedidas tomadas para tornar impraticável uma ação maliciosa dos adversários esperados. Os sistemas desses bancos poderiam ser invadidos por um agente estatal competente determinado (EUA, China, Rússia, Irã ou Israel, por exemplo), mas esses não são adversários esperados. As organizações criminosas brasileiras decidiram que rm vez de invadirem os sistemas dos bancos, era mais fácil montar uma estrutura para dar golpe nos correntistas (frequentemente o usuário é o ponto mais vulnerável do sistema). A filosofia de segurança das urnas eletrônicas parece ser bastante robusta. E além de todas as medidas de garantia de integridade nós tivemos a "sorte" (pelos motivos errados) de sermos testados contra um aparato estatal determinado, quando as forças armadas decidiram tentar provar que a urna era fraudada ou fraudavel. Confesso que li a íntegra do relatório esperando apenas insinuações de genéricas de que não era possível comprovar a segurança das urnas, mas encontrei um relatório exemplar de auditoria, bastante completo e detalhado, que conclui fundamentalmente que o processo é robusto e propõe meia dúzia de boas propostas de futuros aperfeiçoamentos (o fato de que outros adversários estatais possam ser mais eficientes que o nosso é pelo menos parcialmente contrabalançado pelo fato de que as forças armadas um nível de acesso que outros Estados não teriam). A integridade do voto é uma coisa importante numa democracia e compreendo o apelo do conceito do "voto impresso e auditável", mas ao conversar com defensores da ideia, notei que não só muitas vezes a origem da desconfiança vinha do desconhecimento do funcionamento do sistema atual, como o fato de que o "voto impresso e auditável" era um slogan: quando perguntava como funcionaria na prática, as respostas eram super genéricas com vulnerabilidades e deficiências óbvias mas que seriam resolvidas "de alguma forma". Ou sejam comparando um sistema real, imperfeito (por definição), mas robusto, contra um sistema utópico, perfeito, mas inexistente é indescritível...
Não Pedro, não precisaria de um milhão de hackers enfiando pen drives maliciosos em cada urna individualmente. Lhe falta criatividade. Vc como planejador de fraude eleitoral é um ótimo jornalista.
O MINISTRO DO TSE QUE LULA COLOCOU, O DINO DISSE EM 2014 E 2016 QUE AS URNAS NAO SAO NENHUM POUCA CONFIAVEIS😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Deixa tentar te explicar como as coisas funcionam na Terra Esférica. As pessoas podem falar o que quiserem. Mas para que essas falas acarretem mudanças, elas devem ser acompanhadas de provas. Espero ter ajudado.
@carlosbraga7691 NA SUA BOLHA REDONDA,FALA PRA MIM QUE MUDANCA HOUVE NAS URNAS,PARA DE SER ANALFABETO, QUANDO O HACKER INVADIU ?QUER PASSAR PANO E VEM FALAR MERDA,SE INFORMA ANTES DE FALAR MERDA,GADO DE LABORATORIO,O GADO TOMOU A VACINA NEGACIONISTA?AQUELA QUE FOI PROIBIDO NO MUNDO INTEIRO POR CAUSAR TROMBOSE E MUITAS MORTES?
Porque não coloca voto impresso na urna? Com uma cópia só, em 40% das urnas espalhadas pelo Brasil, aí depois se o partido derrotado quiser fazer uma auditoria é fácil
A contagem manual em duzentas mil urnas, que não chega a 40% do total, não é fácil. E bater com uma contagem feita por computadores é bem perto de impossível. Prato cheio para quem tiver intenção de avacalhar a contagem.
@@julianoaraujo3492 o que impediria que se colocasse votos falsos na urna? E mesmo que se comprovassem que esses votos fossem falsos, a narrativa (pra usar uma palavra que vcs adoram) de que a eleições foram roubadas já estaria consolidada pelos grupos de zap. A auditoria do Exército disse que não há indícios que a urna pode ser fraudada.
Até poderia para que os partidos conseguissem mais uma forma de auditar, mas a muito mais trabalho que contratar um auditor capacitado. O problema é que isso além de deixar mais um rastro pra violar o sigilo do voto, não deveria ser feito de forma assodada. Alguns municipios, algumas zonas, como sempre foram as alterações.
A urna eletrônica precisa ter seu código-fonte aberto. A qualquer um. A qualquer momento. Aumentaria a confiabilidade, a custo zero. Mas o TSE se recusa a isto.
Mentira. Deve ser bolsominion né. O código fonte é liberado nesses antes à diversas instituições. Vc é só mais um fanático espalhando uma mentira q te mandando pelo zap.
Tem oportunidade para esta verificação, Não pode ser "a qualquer momento" por que há sequência de atos e prazos. De outro lado, a eleição é um ato jurídico. E, em se tratando de tal, se aplica o princípio da boa fé, que implica a presunção de honestidade e correção da conduta dos agentes, devendo ser anulado um ato quando se demonstre que foi fraudulento. Ou seja, não é o sistema da desconfiança que vale, mas o da confiança relativa. Demostre-se o problema e corrija-se-o. Outro ponto: não se anularia uma eleição por fraude, se não demonstrado que esta é determinante do resultado. Jurisprudência farta em várias situações jurídicas de nulidades de atos. Não há sociedade que esteja disposta a custear garantias plenas. Sempre se corre algum risco. Quanto custaria prevenir todos os delitos? Por isso as penas e sanções de nulidades existem: depois de praticados, pune-se. Não precisaríamos de Judiciário se tudo fosse garantido por antecipação.
@@marcelosommer4678 pode e deve ser a qualquer momento. Qualquer sistema de código-aberto trabalha desta maneira. Deixem o código-fonte aberto para qualquer pessoa ou interessado poder revisar.
Porque o governo extremista da Venezuela se parece muito com a extrema direita bosonarista. Sim, extremistas são todos iguais, não importa o lado. Muito leste já é oeste. Os extremos se encontram. Extrema esquerda de maduro é igual à extrema direita do jair.
O governo da Venezuela tem aliados militares e objetivamente escondeu os boletins de urna. Aqui recentemente a gente descobriu que queriam matar o Xandão . Quem parece com a Venezuela é a turma do Bolsonaro. Só esquerda/ direita não define isso .
@nelsondepaula2626 SOMENTE 3 LUGARES NO MUNDO USAM ESTA MERDA,NINGUEM NO MUNDO CONFIA ,JA FICOU MAIS QUE PROVADO QUE É FACILMENTE FRAUDAVEL,TEM QUE SER MUITO GADO PRA NAO SABER DISTO
Excelente explicação! Simples, didática e precisa!
Este vídeo é uma preciosidade! Vou mandar para o grupo da família.
Excelente explicação. Obrigado!
Parabéns pela explicação, vale lembrar que após o término da votação é retirado da urna um Pen drive. Ele sim com as informações vai para o tse, ou seja a urna nen após a votação são ligadas na Internet.
Além de no início da votação é impresso a Zerezima, mostrando se tem algum voto já registrado.
Muito bom.. didático e elucidativo..🎉
sempre tentei convencer à minha família.. se tiver fraude, TODOS os partidos, TODOS os candidatos e TODOS fiscais de partidos são cúmplices. ou seja, não dá.
Hahaha o STF literalmente brigou para não ter voto impresso... por quê!?
@@fabios5793 vc não escutou o vídeo todo,né?
@@fabios5793Vc viu o vídeo com o celular desligado ?😊😅😊
@@fabios5793 contra a burrice argumentos racionais são totalmente inúteis
@@fabios5793porque seria feita de maneira assodada e seria mais um hardware sujeito a falhas, e mais uma "superfície de ataque" para se violar o sigilo do voto. Uma mudança como essa teria de ser feita, como sempre foi, em algumas zonas, alguns municípios, para só depois ser universalizada. A urna eletrônica mesmo não entrou em funcionamento de uma vez em todas as zonas eleitorais, foi gradual até que em uma determinada eleição se aplicou no país todo.
Esse vídeo é um dos melhores que já vi aqui no Meio.
Excelente!
Foi bem didática a explicação, porém, as coisas públicas e democráticas não funcionam assim. Isso tem que ser decidido pelo povo, se o voto impresso é um desejo da população, deve ser atendido. Não cabe ao TSE julgar isso sozinho, senão não precisaria eleição, bastava colocar o governante que o TSE escolhesse.
Uma ótima explicação. 👋👋👋
Realmente é doentio.
A falácia sobre a Hilary e a pizzaria é pra lá de surreal 😂😂😂😂😂😂
Todas as vezes que esse projeto do voto impresso foi votado ele foi aprovado por unanimidade pelos deputados e senadores, geral votou favorável.
Matou a pau. "E de repente o vinho virou água
E a ferida não cicatrizou
E o limpo se sujou e no terceiro dia
Ninguém ressuscitou"
A verdade é que só desconfiam da urna quando seu candidato preferido não vence.
Lembremos que outra cópia do boletim de urna vai junto com as atas da sessão (com S mesmo, pois a votação é uma 'audiência') para a homologação do juiz eleitoral, que é uma sentença. Ou seja fica arquivada no processo.
POREM NAO TEMOS CERTEZA QUE O QUE DIGITAMOS,É O QUE FOI REGISTRADO,POR ISTO QUE MUITOS GOSTARIAM DE VER SENDO REGISTRADO A PARTE E QUANDO NECESSARIO PODERIAMOS CRUZAR OS DOIS COMPROVANTES
@@eduardofullini9900se existir um código malicioso, ele ficaria lá na urna e não seria muito difícil descobrir a fraude. Fora que o código é assinado digitalmente. A Alemanha não aceitou o voto puramente eletrônico porque segundo eles embora fosse seguro, ela deveria ser "popularmente auditavel". Eu entendo a ideia deles, mas o que não seria viável é de uma eleição pra outra mudar todo o sistema com todos os riscos que isso envolve. Engenheiro nenhum acharia isso uma boa ideia.
Trabalhei muitas vezes na contagem de voto impresso e vi muita coisa errada acontecer, muitas denuncias, realmente é bem mais fácil burlar eleições impressas, muitos países que negam isso têm seus “motivos”, com certeza, muito mais segura a urna eletrônica, sem sombra de dúvidas.
Poxa, faltou falar sobre a Votação Paralela, que é o processo mais importante. Mesmo que fosse tudo uma caixa-preta, ainda daria pra descobrir que houve fraude!
É importante deixar claro que a segurança não é dada por tecnologia, a segurança é dada pelo PROCESSO.
Christian disse tuuudo!!!
Pedro para mim, que sou da área de TI, a maior validação da urna é o teste integridade, semelhante a um teste cego.
Sim, e também o voto em papel pode ser fraudado com uma simples caneta (quando ninguém olha rabisca e anulou-se o do adversário). Seria o surreal, por exemplo um banco, vendo a quantidade de fraudes resolvesse voltar a trabalhar no papel achando que isso seria menos fraudavel. É so ver a quantidade de cheques que antigamente se fraudava a assinatura.
São muito confiáveis, só sao usadas no Butão e Bangladesh
Mandei e-mail pro pedro doria com sugestão de como resolver para sempre, NO MUNDO, esse problema😊😊😊😊😊😊😊
Esse video e o video de milhao.
Ainda ter q ensinar isso para alguém hoje…
Não explicou direito. Primeiro disse que a urna não está conectada a internet, depois disse que há um satélite que é uma "internet " particular do TSE somente para transmitir, mas não para receber informações. Ora, tudo que sai pode entrar. Então ou está conectada, a internet ou não está. As duas coisas ao mesmo tempo não dá.
Essa percepção é anterior ao Bolsonaro. O ministro Dino do STF já questionou, muitos outros questionaram. Eu fiz parte de um grupo que fotografava as urnas da minha zona eleitoral muito antes do Bolsonaro ser chamado de Mito. Acho que a eleição era 2012. O grupo foi encabeçado por um técnico da área que tinha um conhecimento técnico na área. Esse é um assunto técnico, de difícil compreensão para o grande público. A resistência do debate sobre a urna foi muito pior do que o questionamento ao método eletrônico nosso.
Sabe como isso pode ser rapidamente resolvido? Apresentando as provas de que as urnas foram fraudadas. Bolsonaro prometeu que apresentaria provas. Nunca apresentou. 😅😅😅😅😅😅
O único problema do questionamento às urnas eletrônicas é que nunca apresentaram provas para confirmar as acusações de fraude. Bolsonaro foi intimado por um ministro do STF a apresentar provas das suas acusações e nunca apresentou nada.
O questionamento deve ser livre ! O que não pode é perseguir pessoas por que pesam diferente!!! Investiguem cada denúncia e levem a público para que fique transparente essa informação a melhor forma de ….
Fui mesária e posso dizer que de manhã cedo, nós mesários imprimimos o extrato com zero votos (zerézima) e no fim do dia imprimimos de novo (uma cópia pra cada mesário e mais uma cópia para colar no muro externo do local de votação). Depois que os votos apareceram no site do TSE, mais tarde à noite, ainda fui lá pra checar se a informação que estava no site do TSE batia com o meu extrato impresso no fim do dia. Ou seja, há diversas etapas de verificação. E isso, sem contar com as visitas de fiscais dos partidos, que aparecem na sala de votação para auditar o processo.
Pros que pensam que só o Brasil usa urnas eletrônicas:
Estados Unidos: Diversos estados norte-americanos empregam sistemas de votação eletrônica, embora a adoção varie conforme a jurisdição.
Bélgica: Desde 1991, a Bélgica implementa a votação eletrônica em eleições gerais e municipais.
Japão: Implementou a votação eletrônica em eleições municipais, buscando modernizar o sistema eleitoral.
Coreia do Sul: Utiliza sistemas eletrônicos para a contagem centralizada de votos, empregando scanners ópticos em cada escritório eleitoral regional.
Índia: maior democracia do mundo em número de eleitores, a Índia utiliza urnas eletrônicas semelhantes às brasileiras, adaptadas à realidade eleitoral local.
México: O país utiliza urnas eletrônicas em determinados processos eleitorais, buscando modernizar e agilizar a apuração dos votos.
Peru: Adotou a votação eletrônica em algumas regiões, visando aumentar a eficiência e a transparência do processo eleitoral.
Todos esses países usam urnas eletrônicas com a impressão dos votos acoplado para recontagem.
Bom, então a urna em si é vulnerável, embora improvável que em todas fosse implantado algum software apto a burlar os votos.
A autoestima do brasileiro é tão baixa que não podemos acreditar que fazemos algo bem feito, triste.
Marilu não quer conferir nada. É muito mais fácil duvidar do que não se sabe e acreditar no político de estimação da gente que confirma nosso viés...
Na verdade, existem várias IAs. Todas elas dizem que os sistemas eletrônicos não são adotados nos países com democracias estáveis justamente pela possibilidade de fraude.
@@blog8020Ah, sim. O voto em papel é imune a fraudes 😅😅😅😅😅😅
Bolsomínion duvida de tudo, menos das fake news do Capitão Euvino Zap.
O fato é que usaram a paranoia da fraude pra tentar um golpe militar.
Se contar votos em papel 30 vezes, o mais provável é que se tenha 30 resultados diferentes.
SE FOR UMA DIFERENCA MINIMA,PODE ATE ACONTECER,POREM NOS OUTROS CASOS,NAO VAI INTEREFERIR O RESULTADO
@eduardofullini9900 imagina quantas "diferenças mínimas" aconteceriam em cada seção de cada zona eleitoral em cada município deste imenso país.
@lenab-rd3mi EM QUALQUER INDUSTRIA EXISTE O CONTROLE DE QUALIDADE E OS RESTOS SAO MINIMOS E QUANDO NAO BATEM OS RESULTADOS SAO RECONTADOS ATE CHEGAR NUMA SEQUENCIA ACEITAVEL,SOMENTE 3 PAISES DO MUNDO ELES USAM AS MAQUININHAS E EM TODOS OS LUGARES DO MUNDO SE TIVER QUE RECONTAR,ELES RECONTAM E NUNCA DA PROBLEMAS SERIOS,LOGICO QUE QUANDO A ELEICAO É MUITA APERTADA ,ELES CONTAM QUANTAS VEZES FOR NECESSARIO,SAO MUITAS PESSOAS. CONTANDO E VARIAS PESSOAS CONTAM O QUE JA FOI CONTADO
@@eduardofullini9900 vc está enganado. Além disso, Extremistas SEMPRE irão alegar fraude eleitoral ao perderem uma eleição, seja o sistema qual for. Como fez bosonaro aqui com as URNAS ELETRÔNICAS e Trump lá com VOTO IMPRESSO, quando perdeu. Já quando ganham....está tudo certo.
@lenab-rd3mi FALA PRA MI.UMA COISA,VOCE ACREDITAM NA VIDA FORA NA TERRA,DIGO ALIENIGENAS
Coloca logo esse tal do voto impresso p apaziguar os ânimos
pra que a gadolandia tá se importando com urna se o
Bozo tá inelegivel 😂
Vou mandar esse vídeo para um bolsonarista, pena que ele não vai ver 😢
Se o chefe de cybersecurity do Bradesco ou do Itaú disserem que seus sistemas são absolutamente invioláveis, eu mandaria o cara embora, por princípio. Significaria que lhe faltam conhecimento, zelo e/ou imaginação (3 características essenciais da posição). O que eu espero é que ele me explique o processo, os pontos de vulnerabilidade e as contramedidas tomadas para tornar impraticável uma ação maliciosa dos adversários esperados. Os sistemas desses bancos poderiam ser invadidos por um agente estatal competente determinado (EUA, China, Rússia, Irã ou Israel, por exemplo), mas esses não são adversários esperados. As organizações criminosas brasileiras decidiram que rm vez de invadirem os sistemas dos bancos, era mais fácil montar uma estrutura para dar golpe nos correntistas (frequentemente o usuário é o ponto mais vulnerável do sistema).
A filosofia de segurança das urnas eletrônicas parece ser bastante robusta. E além de todas as medidas de garantia de integridade nós tivemos a "sorte" (pelos motivos errados) de sermos testados contra um aparato estatal determinado, quando as forças armadas decidiram tentar provar que a urna era fraudada ou fraudavel. Confesso que li a íntegra do relatório esperando apenas insinuações de genéricas de que não era possível comprovar a segurança das urnas, mas encontrei um relatório exemplar de auditoria, bastante completo e detalhado, que conclui fundamentalmente que o processo é robusto e propõe meia dúzia de boas propostas de futuros aperfeiçoamentos (o fato de que outros adversários estatais possam ser mais eficientes que o nosso é pelo menos parcialmente contrabalançado pelo fato de que as forças armadas um nível de acesso que outros Estados não teriam).
A integridade do voto é uma coisa importante numa democracia e compreendo o apelo do conceito do "voto impresso e auditável", mas ao conversar com defensores da ideia, notei que não só muitas vezes a origem da desconfiança vinha do desconhecimento do funcionamento do sistema atual, como o fato de que o "voto impresso e auditável" era um slogan: quando perguntava como funcionaria na prática, as respostas eram super genéricas com vulnerabilidades e deficiências óbvias mas que seriam resolvidas "de alguma forma". Ou sejam comparando um sistema real, imperfeito (por definição), mas robusto, contra um sistema utópico, perfeito, mas inexistente é indescritível...
Falta convencer os venezuelanos
Mais pastores do que sacerdotes...
O gado bozo-olavista foi pra festa da Selma exigir o código-fonte e ganhou de presente o código-penal😊😅😊Selva !!!!
😂😂😂😂
Não Pedro, não precisaria de um milhão de hackers enfiando pen drives maliciosos em cada urna individualmente. Lhe falta criatividade. Vc como planejador de fraude eleitoral é um ótimo jornalista.
O DINO ,MINISTRO DO STF,DISSE EM 2014 E 2016QUE AS URNAS NAO SAO NEM UM POUCO CONFIAVEIS😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
O MINISTRO DO TSE QUE LULA COLOCOU, O DINO DISSE EM 2014 E 2016 QUE AS URNAS NAO SAO NENHUM POUCA CONFIAVEIS😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Deixa tentar te explicar como as coisas funcionam na Terra Esférica. As pessoas podem falar o que quiserem. Mas para que essas falas acarretem mudanças, elas devem ser acompanhadas de provas. Espero ter ajudado.
@carlosbraga7691 NA SUA BOLHA REDONDA,FALA PRA MIM QUE MUDANCA HOUVE NAS URNAS,PARA DE SER ANALFABETO, QUANDO O HACKER INVADIU ?QUER PASSAR PANO E VEM FALAR MERDA,SE INFORMA ANTES DE FALAR MERDA,GADO DE LABORATORIO,O GADO TOMOU A VACINA NEGACIONISTA?AQUELA QUE FOI PROIBIDO NO MUNDO INTEIRO POR CAUSAR TROMBOSE E MUITAS MORTES?
Esse zé ruela tá rindo pra não chorar.
@@carlosbraga7691Ele tá rindo pra não chorar.
Você sempre ri do que você mesmo escreve?
Porque não coloca voto impresso na urna? Com uma cópia só, em 40% das urnas espalhadas pelo Brasil, aí depois se o partido derrotado quiser fazer uma auditoria é fácil
A contagem manual em duzentas mil urnas, que não chega a 40% do total, não é fácil. E bater com uma contagem feita por computadores é bem perto de impossível. Prato cheio para quem tiver intenção de avacalhar a contagem.
Essa mesma urna eletrônica elegeu a maior bancada da extrema-direita na Câmara e a segunda maior no Senado.
@@julianoaraujo3492 o que impediria que se colocasse votos falsos na urna? E mesmo que se comprovassem que esses votos fossem falsos, a narrativa (pra usar uma palavra que vcs adoram) de que a eleições foram roubadas já estaria consolidada pelos grupos de zap. A auditoria do Exército disse que não há indícios que a urna pode ser fraudada.
Até poderia para que os partidos conseguissem mais uma forma de auditar, mas a muito mais trabalho que contratar um auditor capacitado. O problema é que isso além de deixar mais um rastro pra violar o sigilo do voto, não deveria ser feito de forma assodada. Alguns municipios, algumas zonas, como sempre foram as alterações.
A urna eletrônica precisa ter seu código-fonte aberto. A qualquer um. A qualquer momento. Aumentaria a confiabilidade, a custo zero. Mas o TSE se recusa a isto.
O código-fonte é aberto!!! Vai se tratar!!!! Povo do inferno!!!!
Mentira. Deve ser bolsominion né. O código fonte é liberado nesses antes à diversas instituições. Vc é só mais um fanático espalhando uma mentira q te mandando pelo zap.
Mas todos os partidos possuem acesso.
Tem oportunidade para esta verificação, Não pode ser "a qualquer momento" por que há sequência de atos e prazos. De outro lado, a eleição é um ato jurídico. E, em se tratando de tal, se aplica o princípio da boa fé, que implica a presunção de honestidade e correção da conduta dos agentes, devendo ser anulado um ato quando se demonstre que foi fraudulento. Ou seja, não é o sistema da desconfiança que vale, mas o da confiança relativa. Demostre-se o problema e corrija-se-o. Outro ponto: não se anularia uma eleição por fraude, se não demonstrado que esta é determinante do resultado. Jurisprudência farta em várias situações jurídicas de nulidades de atos. Não há sociedade que esteja disposta a custear garantias plenas. Sempre se corre algum risco. Quanto custaria prevenir todos os delitos? Por isso as penas e sanções de nulidades existem: depois de praticados, pune-se. Não precisaríamos de Judiciário se tudo fosse garantido por antecipação.
@@marcelosommer4678 pode e deve ser a qualquer momento. Qualquer sistema de código-aberto trabalha desta maneira. Deixem o código-fonte aberto para qualquer pessoa ou interessado poder revisar.
Eu nao confio no TSE / STF
Problema seu😊😅😊
@@redbill4217 pohannn
vim aqui dizer exatamente isso
😂😂😂😂
Por que o Meio não consegue ver a semelhança entre o governo da Venezuela e o governo da esquerda brasileira?
Que tal por que não há?
Porque não foram enganados pelo ex presidente. O cara está a 30 anos no sistema e após ganhar pelo sistema alegra fraude. Por favor, minha senhora!
Pq eles também são de esquerda!
Porque o governo extremista da Venezuela se parece muito com a extrema direita bosonarista. Sim, extremistas são todos iguais, não importa o lado. Muito leste já é oeste. Os extremos se encontram. Extrema esquerda de maduro é igual à extrema direita do jair.
O governo da Venezuela tem aliados militares e objetivamente escondeu os boletins de urna. Aqui recentemente a gente descobriu que queriam matar o Xandão . Quem parece com a Venezuela é a turma do Bolsonaro. Só esquerda/ direita não define isso .
Achar que o lula é inocente também é
O seu mitômano eh onestu.
SE SAO CONFIAVEIS,PORQUE UM HACKER FOI PEGO E PRESO?😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Ele tentou e não conseguiu fazer nada. Ainda foi pego e preso.
@nelsondepaula2626 NAO CONSEGUIU,ENTROU EM VARIOS LUGARES
@nelsondepaula2626 SOMENTE 3 LUGARES NO MUNDO USAM ESTA MERDA,NINGUEM NO MUNDO CONFIA ,JA FICOU MAIS QUE PROVADO QUE É FACILMENTE FRAUDAVEL,TEM QUE SER MUITO GADO PRA NAO SABER DISTO