É uma pena que eu nunca tenha dado a devida atenção até esses dias, é muito interessante mesmo. Há 10 anos eu tava namorando um desse prateado e um Technics SL-10 mas ai não resisti e fiquei com o Technics, só que apareceu esse ano alguém me oferecendo esse, cara a mão coçou e fiquei nervoso "levo ou não levo... e agora" hahahahahaha e o dono foi justo dizendo que não estava em boas condições mas funcionava o principal ao menos, ai fiquei e esqueci dele até o fim do ano quando abri a caixa e dei uma chance a ele. Mas minha paixão mesmo é o prateado se bem que o modelo 202 também é lindíssimo, pena que quando acho por ai é uma fortuna e num estado de conservação não muito diferente deste. Quem sabe um dia né? Feliz ano novo Carlão tudo de bom pra toda a família.
Meu caro, muito obrigado pelo vídeo. Tenho um deste, comprei faz 6 anos, mudei de casa e ele começou a chiar bastante, percebi que é aterramento, quando encosto nele reduz bastante. Pude ver aí na imagem do manual que originalmente tinha aterramento. No meu modelo devem ter cortado.
Veja se os terminais do shell estão brilhantes, eu comprei um outro shell onde instalei uma cápsula p-mount e os contatos estavam meio oxidados e isso também causou ruído de aterramento, que aliás o aterramento também é pelo cabo. Um pouco de limpa contato nos terminais e colocar e tirar o shell umas 4 vezes deve ajudar. Tudo de bom.
@@renemichelnunes boa tarde, coloquei o equipamento no chão rss diminui o ruído kkk Quando toco na vitrola diminui. Queria saber com você, se poderíamos marcar uma consultoria remunerada. Trocar uma ideia e te pedir ajuda. Mostro as imagens e o ruído. Gostaria de trocar a shell tbm para usar uma agulha mais nova. Aguardo, forte abraço.
eu não sei muito sobre equipamentos de som, tem uma coisa que você podia tentar, pegar um pedaço de fio e encostar em algum parafuso da lateral do toca disco e a outra ponta no terra do amplificador. O meu não tem aterramento embora o modelo europeu com a caixa de madeira tenha.
Pessoal. Talvez eu descobri um jeito de parar com o ruído do trafo. Amanhã vou jogar nele resina líquida, e deixar endurecer. Depois conto para vocês. Abraços
Esse suporte do lift sempre quebra quando você transporta ele sem as porcas da trava do prato. Tive 2 com o mesmo problema. Tô criando coragem pra fazer um recap e o led mod. 😅
Pois é, o meu já veio do dono com o lift degolado. Você pode comprar as lâmpadas E10 no ML elas servem produto.mercadolivre.com.br/MLB-2753872624-10-mini-lmpadas-incandescente-modelo-e10-60v-_JM#reco_item_pos=2&reco_backend=machinalis-homes-pdp-boos&reco_backend_type=function&reco_client=home_second-best-navigation-trend-recommendations&reco_id=aeccf0f4-7063-4dfe-9483-3f069c479212 , se bem que o mod com led dura uma eternidade também.
René, no final do vídeo tem a simulação que fez, excelente por sinal !!! Por acaso vc teria como disponibilizar o esquema que vc desenhou para a simulação ? Eu peguei as duas versões do manual de serviço que encontrei dele (inclusive a que vc disponibilizou), mas nenhuma delas está com o esquema muito bom.... Obrigado !!! A propósito, estou tentando fazer a adaptação com os leds de 10mm....
boa tarde René! o meu toca discos funciona normalmente, tirando que quando aperto em 33 ou 45, muitas vezes ele não começa a girar automaticamente. Repare que isso acontece aleatoriamente, ou seja, funciona às vezes. Eu queria saber se é falta de algum óleo ou lubrificação, ou algo do tipo. Pois se eu tiro o prato e giro a peça que faz o motor girar, ele começa a girar (funcionar) corretamente, daí eu boto o prato e ele funciona. Queria saber se vocÊ saberia o que pode ser, se é falta de lubrificação ou se estou viajando. Valeu!
É difícil saber a pricípio, o meu tem isso também, mas só se meus dedos estiverem muito secos, porque o acionamento é quando a gente fecha contato com o anel mais externo com o centro do botão, e com os dedos secos não há condução de elétrons suficiente pra ativar o circuito. Eu li em vários fórums da internet sobre esse assunto e é a mesma coisa, se não é os dedos é o tempo muito seco, isso se o problema for os botões claro. Se fosse o motor uma lubrificação com óleo singer no eixo resolveria temporariamente, porém de minha parte não vi ainda um motor desse travar ou perder força, eu não tenho experiência com esse tipo de toca disco, fico devendo :/
Se o home theater tiver a entrada de phono basta ligar direto, porém se não tiver pode-se usar um pre amplificador de toca discos, ligando o toca discos na entrada do pre de phono e a saída do pre de phono na entrada AUX do home theater. Eu faço algo semelhante aqui, o toca discos na entrada do pre de phono e a saída do pré de phono na entrada AUX da placa de som do meu pc, ou na entrada AUX do meu amplificador DX.
Tudo bem, irmão? Vi que você manja bem dos "geleias" tenho 2 uso pra discotecar. Usei muito em festas nos anos 80 e 90. Comprei 2 pretos de novo. Os transformadoras deles estão "vibrando" muito. Coloquei fonte multi uso 12v dc 2 amp. Funcionou. Porém, não sei a voltagem exata do transformador. E se pode usar a 12v ja retificada nele. Pode dar uma ajuda? Desde já, agradeço 😊
Pode-se ligar os 12v onde se liga o transformador na placa, bem nos terminais da ponte retificadora, e o bom é que tanto faz ligar o + e - ou invertido pois a ponte retificadora sempre vai direcionar a polaridade correta para o circuito. Eu fiz os testes com uma fonte de bancada ligada direto onde solda os fios amarelos que vem do transformador, 12v para mim funcionou perfeito, na placa tem um circuito que regula para -10v. A tensão normal na saída do transformador é em torno de 15v alternados, porém depois de retificado ela aumenta 41% só que como o transformador não é perfeito, só rende 80% ou menos da tensão e no fim a tensão cai e fica perto de 14v com a carga do circuito. Qualquer fonte chaveada entre 12 e 15v já faz o TD funcionar tranquilo.
Pois é. Funciona bem e acabou com o ''Rumble'' (zumbido) que repassava até para agulha do TD. Mas fiquei cabreiro, pois um outro rapaz falou numa outra postagem, de uma outra pessoa que colocou uma fonte daquelas comuns, caixinha preta de 500 m.ahp 12v e ficou funcionando. Falou, não podia colocar transformador já retificado na na placa.🤔 Bom, um dos que coloquei, apresentou um zumbido tipo, como se faltasse aterramento. O outro não. Eu vi que tu colocou a fonte de bancada e funcionou. Mas eu tava pensando em achar um trafo de14v 1 amp. Pra colocar. Ou será que posso deixar essa retificada 12v 2 amp. Sem problemas? Eu, no caso, desativei os automáticos dele. Pra tocar festa eu deixo ligado direito... pois com umidade, aqui do sul, as vezes não funciona os touchs. E bagaça não liga. aí fica difícil. Obrigado pela força 🙏☺️
O problema das fontes chaveadas é o ruído causado pelo circuito que faz a fonte chavear entre ligada e desligada(PWM), a frequência é na casa dos KHz e isso passa pelo circuito se ela não tiver filtros Boucherot ou Sobel bem calculados, fonte barata é assim, ai o ruído de hum vai junto como se não tivesse aterramento. No meu o aterramento é feito com um cabinho preto que é parafusado entre a placa e a lata, e perto do braço tem uma plaquinha onde tá soldado os fios da cápsula e o terra da cápsula também se liga na lata por outro parafuso, resumindo, um dos parafusos não tava bem apertado ai o aterramento tava ruim e tinha hum no som, tão simples e eu fiquei horas testando o circuito em vão. No dia que o trafo ficar ruim eu vou colocar uma fonte dessas, por enquanto tá silencioso mas vai que né?
@@renemichelnunes boa noite, professor. Então, minha experiência com as fontes chaveadas não está muito boa 😢 um toca discos parou de funcionar , e o outro fica oscilando a rotação do motor...você disse antes que o tráfo original é em torno de 14v alternada. Será que não seria melhor eu colocar um desses ou mesmo 12v alternada pra retificar só na placa? 1 amp. É suficiente? Eu virei a placa e vi 4 Diodos tipo zener 2 pra um lado, 2 pra outro. Seria essa a ponte retificadora? Desculpe o incômodo, mas não tem bons técnicos aqui. E os que tem, não mexem em antigos.
Renê. Tudo bem? Preciso de sua ajuda. Faz uns 03 anos que passo por problemas com meu TD 312. O primeiro problema é o transformador vibrando. Outro problema são os LEDS. Depois que eu substitui as lâmpadas originais, ele não funciona perfeitamente. Fico no aguardo e agradeço desde já.
O transformador vibrando pode ser as lâminas se soltando por causa do envelhecimento da resina que as gruda, dizem que mergulhando o transformador no verniz por um dia e deixar secar resolve, nunca testei. O sistema de acionamento das funções e as lâmpadas tem muito em comum pelo que percebi, e o circuito do touch foi feito de modo que o consumo abaixo do especificado de corrente dos leds pode fazer o circuito ficar instável. As lâmpadas consomem 40ma a 6v, e antes de eu colocar um led eu li relato de pessoas que substituíram as lâmpadas por leds e o sistema ficou instável, ou nem acionava. Eu pensei no seguinte: se eu for colocar leds eu tenho que calcular um circuito adicional onde no total se consuma perto de 40ma. Achei leds de 10mm brancos cuja voltagem é de 3v e corrente máxima de 20ma, é pouco para o circuito porém deixa ele instável, então eu coloquei um resistor em série para limitar a corrente a 15ma passando pelo led para dar longevidade e outro resistor em paralelo simulando outro led consumindo 20ma. Assim, o circuito do touch enxerga o led e os resistores como se fosse um led de 35ma, que é perto da especificação no manual, e assim não tive problemas com acionamento das funções. Meio que o circuito depende do consumo de 40ma das lâmpadas para funcionar direito, o circuito é muito simples e não tem fonte de corrente constante, meio que as lâmpadas servem para estabilizar o consumo no geral. Agora, no meu caso, meu toca discos só tinha uma lâmpada boa e mesmo assim funcionava perfeito, mistério. Boa sorte no restauro do seu belíssimo 312.
@@renemichelnunes então a chave liga e desliga não faz o transformador vibrar? O meu, hora quando ligo já cai em 33 RPM. Daí se eu clicar no stop ou na 45RPM, depois ele não volta mais para 33, só se eu desligar e talz. Quero muito arrumar ele. Agradeço desde já.
A chave pode causar isso se ela estiver em curto ou começando a dar curto, isso li nos fóruns de pessoas que tem esse TD. Dizem que trocando resolve, mas tem que testar a chave para ver se é ela a causadora.
Pelo que entendi do esquema ele usa multivibrador, e a gente só consegue mudar de velocidade se apertar o stop antes, só consegue quando o stop tá acionado. Uma coisa lembrei, seria bom verificar se os diodos zener do circuito estão sem fuga, se tiver fuga pode acontecer essas intermitências, e é bom verificar a fonte de tensão do circuito, tem que ter -10v e tem que estar estável.
Se no osciloscópio tiver mostrando ripple perto de 0.5v pode ser uma das causas também, ai um recap ajuda, ainda mais pela idade que tem e os eletrolíticos da Philips dessa época não eram dos melhores, os azuis, ai um testador ESR mostra se estão ok ou não.
Opa, obrigado pelo vídeo amigo! Uma dúvida, estou pensando em embutir um preamp RIAA dentro do gabinete dele, para a saída dele ser em linha já corrigida. É muito complexo abrir ele para fazer isto? Será que esta é uma boa idéia? Tenho um GA312 preto, imaculado, e tenho um pouco de receio de abrir e mexer am algo que está funcionando...
eu preservaria do jeito que tá, eu pensei em fazer isso no meu mas desisti porque tenho receiver da época e uso nele também. Acabei comprando uma placa de RIAA e embuti numa embalagem de Ice Kiss de latão para que nenhum ruído elétrico do ambiente fosse amplificado por ele. No seu caso eu colocaria plugs rca fêmea na entrada no pré e saída p2 ou p10 estereo e seria feliz pra toda vida, usando sempre cabos de muito boa blindagem caso necessário. Eu também tenho um Technics SL-10 e a saída dele é fêmea, originalmente fiz meu pre amp pra ele mas no caso do 312 eu só precisei colocar um plug adaptador fêmea-fêmea e uso o pre amp nos dois tranquilo e sem ruído nenhum. No meu a saída é p2 e uso um cabo blindado ligado no meu PC ou no meu DX.
Lembre de colocar o pre amp numa caixa metálica e aterrar a caixa no terra do pre amp senão vc só vai ter zumbido, e pra abrir o 312 tem 3 parafusos grandes de fenda, basta removê-los e a tampa já sái, prenda o braço e retire o shell pra evitar acidentes com a cápsula e agulha, vire de cabeça pra baixo numa toalha de banho pra não arranhar a tampa, desparafuse os 3 parafusos da tampa e levante a tampa com cuidado já que os cabos vão estar presos nela além das hastes da tampa, que inclusive vc pode usá-las como dobradiça.
@@renemichelnunes boa amigo, obrigado pela resposta! Acho que vou tomar coragem e fazer essa modificação, pois também preciso dar uma revisada no LED do LDR, pois percebi recentemente que está desarmando às vezes. Caso eu escolha colocar o pré dentro do gabinete, é só questão de aterrar tudo muito bem e utilizar cabos blindados para as conexões, correto? Deste modo, vou poder ligar o RCA dele direto em uma mesa ou receiver direto pela entrada de linha
pode ser muita coisa, motor emperrado sem lubrificação, transistores com fuga, capacitores e diodos também, a gente pode fazer uma lista de suposições interessantes
Depende, em cada coletor do circuito multivibrador (onde as lâmpadas estão ligadas) aparece uma tensão de 6v e as lâmpadas consomem 40ma de corrente. Eu busquei na internet em todo mundo gente que disse que substituiu por led e os comandos pararam de funcionar ou mal funcionava. Eu creio que os engenheiros da Philips desenharam esse circuito para ter um funcionamento bem simples, com poucos componentes. Então ele foi projetado para que funcione com a carga das lâmpadas, e para evitar um mau funcionamento eu simulei o consumo das lâmpadas através do led com seu resistor limitador de corrente (senão queima) e um resistor em paralelo, de modo que a corrente que passa pelo led e o resistor em paralelo chega perto dos 40ma à 6v. Eu usei leds de alto brilho de 10mm de 3v e consumo máximo de 20ma, em série com o led usei um resistor de 180ohms e em paralelo um de 270ohms. Se você usar só o led e um resistor em série de 1k isso limita o led a 3ma, o led vai acender muito fraco e o circuito pode ficar instável.
Fala, professor. Vou te incomodar de novo. Dei 4 banhos de verniz no trafo. Não resolveu. Comprei um trafo 12v 800ma daí medi e tá dando 10v😮 ele marca 12v e depois que vi embaixo, 9,6va 😮 será que posso usar esse ou poderá faltar voltagem? Depois desse , só um de 15v.
Na teoria depois que passa pela ponte retificadora a tensão final retificada sobe para (10*1.42) 14v e o circuito ainda dá uma carga, a tensão deve ficar perto de 12v que já é suficiente, acho que serve sim. Fiquei triste que o banho de verniz não resolveu, se o meu ficar ruim vou colocar outro trafo também. Tudo de bom.
Na real, o verniz que usei era verniz de acabamento para pintura automotivo, com catalisador. Um amigo disse que deveria ter usado verniz específico para enrolamento de fio. Agora é tarde. Mas não se mudaria algo. Quanto o trafo, dá 10, 11 volts fora do circuito. Liguei funciona luzes e motor. Só não sei se o regulador vai manter os 10v. Vms ver. Obrigado pela atenção 🙌🏼👍🏻🙂
Eu tenho esse toca discos, muito bom. Relíquia!
Até hoje eu fico impressionado, se bem que eu queria um 202, o bixo é bonito 😅
Adorava esse toca discos..... tem uma correia bem larga...e os comandos são muito legais....excelente maquina
É uma pena que eu nunca tenha dado a devida atenção até esses dias, é muito interessante mesmo. Há 10 anos eu tava namorando um desse prateado e um Technics SL-10 mas ai não resisti e fiquei com o Technics, só que apareceu esse ano alguém me oferecendo esse, cara a mão coçou e fiquei nervoso "levo ou não levo... e agora" hahahahahaha e o dono foi justo dizendo que não estava em boas condições mas funcionava o principal ao menos, ai fiquei e esqueci dele até o fim do ano quando abri a caixa e dei uma chance a ele. Mas minha paixão mesmo é o prateado se bem que o modelo 202 também é lindíssimo, pena que quando acho por ai é uma fortuna e num estado de conservação não muito diferente deste. Quem sabe um dia né? Feliz ano novo Carlão tudo de bom pra toda a família.
Cara, muito obrigado. Fantástico seu vídeo. Muita informação e super didático !!!
Disponha homem, obrigado pela visita, tudo de bom 😁
Meu caro, muito obrigado pelo vídeo. Tenho um deste, comprei faz 6 anos, mudei de casa e ele começou a chiar bastante, percebi que é aterramento, quando encosto nele reduz bastante. Pude ver aí na imagem do manual que originalmente tinha aterramento. No meu modelo devem ter cortado.
Veja se os terminais do shell estão brilhantes, eu comprei um outro shell onde instalei uma cápsula p-mount e os contatos estavam meio oxidados e isso também causou ruído de aterramento, que aliás o aterramento também é pelo cabo. Um pouco de limpa contato nos terminais e colocar e tirar o shell umas 4 vezes deve ajudar. Tudo de bom.
@@renemichelnunes boa tarde, coloquei o equipamento no chão rss diminui o ruído kkk
Quando toco na vitrola diminui.
Queria saber com você, se poderíamos marcar uma consultoria remunerada. Trocar uma ideia e te pedir ajuda. Mostro as imagens e o ruído. Gostaria de trocar a shell tbm para usar uma agulha mais nova. Aguardo, forte abraço.
eu não sei muito sobre equipamentos de som, tem uma coisa que você podia tentar, pegar um pedaço de fio e encostar em algum parafuso da lateral do toca disco e a outra ponta no terra do amplificador. O meu não tem aterramento embora o modelo europeu com a caixa de madeira tenha.
Seria interessante ver se a blindagem dos cabos ta boa, tem uns cabos rca por ai q não tem blindagem ai não tem jeito, o cabo pega ruído de tudo.
@@renemichelnunes Massa, valeu pelas dicas. Vou tentar, comprei o limpa contato que vc indicou tbm. Muito obrigado.
Pessoal. Talvez eu descobri um jeito de parar com o ruído do trafo. Amanhã vou jogar nele resina líquida, e deixar endurecer. Depois conto para vocês.
Abraços
Esse suporte do lift sempre quebra quando você transporta ele sem as porcas da trava do prato. Tive 2 com o mesmo problema. Tô criando coragem pra fazer um recap e o led mod. 😅
Pois é, o meu já veio do dono com o lift degolado. Você pode comprar as lâmpadas E10 no ML elas servem produto.mercadolivre.com.br/MLB-2753872624-10-mini-lmpadas-incandescente-modelo-e10-60v-_JM#reco_item_pos=2&reco_backend=machinalis-homes-pdp-boos&reco_backend_type=function&reco_client=home_second-best-navigation-trend-recommendations&reco_id=aeccf0f4-7063-4dfe-9483-3f069c479212 , se bem que o mod com led dura uma eternidade também.
René, no final do vídeo tem a simulação que fez, excelente por sinal !!! Por acaso vc teria como disponibilizar o esquema que vc desenhou para a simulação ? Eu peguei as duas versões do manual de serviço que encontrei dele (inclusive a que vc disponibilizou), mas nenhuma delas está com o esquema muito bom.... Obrigado !!! A propósito, estou tentando fazer a adaptação com os leds de 10mm....
drive.google.com/file/d/1nU6iSiBMDK32KTWCU0hIw-Kluicj2bVi/view?usp=sharing foi mal a demora, boa semana.
@@renemichelnunes Muito obrigado e um ótimo restinho de semana !!!
🙃
boa tarde René! o meu toca discos funciona normalmente, tirando que quando aperto em 33 ou 45, muitas vezes ele não começa a girar automaticamente. Repare que isso acontece aleatoriamente, ou seja, funciona às vezes. Eu queria saber se é falta de algum óleo ou lubrificação, ou algo do tipo. Pois se eu tiro o prato e giro a peça que faz o motor girar, ele começa a girar (funcionar) corretamente, daí eu boto o prato e ele funciona. Queria saber se vocÊ saberia o que pode ser, se é falta de lubrificação ou se estou viajando. Valeu!
É difícil saber a pricípio, o meu tem isso também, mas só se meus dedos estiverem muito secos, porque o acionamento é quando a gente fecha contato com o anel mais externo com o centro do botão, e com os dedos secos não há condução de elétrons suficiente pra ativar o circuito. Eu li em vários fórums da internet sobre esse assunto e é a mesma coisa, se não é os dedos é o tempo muito seco, isso se o problema for os botões claro. Se fosse o motor uma lubrificação com óleo singer no eixo resolveria temporariamente, porém de minha parte não vi ainda um motor desse travar ou perder força, eu não tenho experiência com esse tipo de toca disco, fico devendo :/
No pior caso seriam os transistores dos multivibradores com fuga e capacitores, seria ainda mais desafiador achar o problema.
Vc poderia dar uma dica de como ligar um aparelho desses em um home theather para utilizar as caixas do mesmo
Se o home theater tiver a entrada de phono basta ligar direto, porém se não tiver pode-se usar um pre amplificador de toca discos, ligando o toca discos na entrada do pre de phono e a saída do pre de phono na entrada AUX do home theater. Eu faço algo semelhante aqui, o toca discos na entrada do pre de phono e a saída do pré de phono na entrada AUX da placa de som do meu pc, ou na entrada AUX do meu amplificador DX.
Tudo bem, irmão? Vi que você manja bem dos "geleias" tenho 2 uso pra discotecar. Usei muito em festas nos anos 80 e 90. Comprei 2 pretos de novo. Os transformadoras deles estão "vibrando" muito. Coloquei fonte multi uso 12v dc 2 amp. Funcionou. Porém, não sei a voltagem exata do transformador. E se pode usar a 12v ja retificada nele. Pode dar uma ajuda? Desde já, agradeço 😊
Pode-se ligar os 12v onde se liga o transformador na placa, bem nos terminais da ponte retificadora, e o bom é que tanto faz ligar o + e - ou invertido pois a ponte retificadora sempre vai direcionar a polaridade correta para o circuito. Eu fiz os testes com uma fonte de bancada ligada direto onde solda os fios amarelos que vem do transformador, 12v para mim funcionou perfeito, na placa tem um circuito que regula para -10v. A tensão normal na saída do transformador é em torno de 15v alternados, porém depois de retificado ela aumenta 41% só que como o transformador não é perfeito, só rende 80% ou menos da tensão e no fim a tensão cai e fica perto de 14v com a carga do circuito. Qualquer fonte chaveada entre 12 e 15v já faz o TD funcionar tranquilo.
Pois é. Funciona bem e acabou com o ''Rumble'' (zumbido) que repassava até para agulha do TD. Mas fiquei cabreiro, pois um outro rapaz falou numa outra postagem, de uma outra pessoa que colocou uma fonte daquelas comuns, caixinha preta de 500 m.ahp 12v e ficou funcionando. Falou, não podia colocar transformador já retificado na na placa.🤔 Bom, um dos que coloquei, apresentou um zumbido tipo, como se faltasse aterramento. O outro não. Eu vi que tu colocou a fonte de bancada e funcionou. Mas eu tava pensando em achar um trafo de14v 1 amp. Pra colocar. Ou será que posso deixar essa retificada 12v 2 amp. Sem problemas? Eu, no caso, desativei os automáticos dele. Pra tocar festa eu deixo ligado direito... pois com umidade, aqui do sul, as vezes não funciona os touchs. E bagaça não liga. aí fica difícil. Obrigado pela força 🙏☺️
O problema das fontes chaveadas é o ruído causado pelo circuito que faz a fonte chavear entre ligada e desligada(PWM), a frequência é na casa dos KHz e isso passa pelo circuito se ela não tiver filtros Boucherot ou Sobel bem calculados, fonte barata é assim, ai o ruído de hum vai junto como se não tivesse aterramento. No meu o aterramento é feito com um cabinho preto que é parafusado entre a placa e a lata, e perto do braço tem uma plaquinha onde tá soldado os fios da cápsula e o terra da cápsula também se liga na lata por outro parafuso, resumindo, um dos parafusos não tava bem apertado ai o aterramento tava ruim e tinha hum no som, tão simples e eu fiquei horas testando o circuito em vão. No dia que o trafo ficar ruim eu vou colocar uma fonte dessas, por enquanto tá silencioso mas vai que né?
Vou revisar o aterramento. Obrigado pela dicas. Sabe muito. Vamos ver se essa fonte "guenta" o sarrafo kkk
@@renemichelnunes boa noite, professor. Então, minha experiência com as fontes chaveadas não está muito boa 😢 um toca discos parou de funcionar , e o outro fica oscilando a rotação do motor...você disse antes que o tráfo original é em torno de 14v alternada. Será que não seria melhor eu colocar um desses ou mesmo 12v alternada pra retificar só na placa? 1 amp. É suficiente? Eu virei a placa e vi 4 Diodos tipo zener 2 pra um lado, 2 pra outro. Seria essa a ponte retificadora? Desculpe o incômodo, mas não tem bons técnicos aqui. E os que tem, não mexem em antigos.
Tenho um 312 para aproveitar pecas
Renê. Tudo bem?
Preciso de sua ajuda. Faz uns 03 anos que passo por problemas com meu TD 312. O primeiro problema é o transformador vibrando. Outro problema são os LEDS. Depois que eu substitui as lâmpadas originais, ele não funciona perfeitamente. Fico no aguardo e agradeço desde já.
O transformador vibrando pode ser as lâminas se soltando por causa do envelhecimento da resina que as gruda, dizem que mergulhando o transformador no verniz por um dia e deixar secar resolve, nunca testei. O sistema de acionamento das funções e as lâmpadas tem muito em comum pelo que percebi, e o circuito do touch foi feito de modo que o consumo abaixo do especificado de corrente dos leds pode fazer o circuito ficar instável. As lâmpadas consomem 40ma a 6v, e antes de eu colocar um led eu li relato de pessoas que substituíram as lâmpadas por leds e o sistema ficou instável, ou nem acionava. Eu pensei no seguinte: se eu for colocar leds eu tenho que calcular um circuito adicional onde no total se consuma perto de 40ma. Achei leds de 10mm brancos cuja voltagem é de 3v e corrente máxima de 20ma, é pouco para o circuito porém deixa ele instável, então eu coloquei um resistor em série para limitar a corrente a 15ma passando pelo led para dar longevidade e outro resistor em paralelo simulando outro led consumindo 20ma. Assim, o circuito do touch enxerga o led e os resistores como se fosse um led de 35ma, que é perto da especificação no manual, e assim não tive problemas com acionamento das funções. Meio que o circuito depende do consumo de 40ma das lâmpadas para funcionar direito, o circuito é muito simples e não tem fonte de corrente constante, meio que as lâmpadas servem para estabilizar o consumo no geral. Agora, no meu caso, meu toca discos só tinha uma lâmpada boa e mesmo assim funcionava perfeito, mistério. Boa sorte no restauro do seu belíssimo 312.
@@renemichelnunes então a chave liga e desliga não faz o transformador vibrar? O meu, hora quando ligo já cai em 33 RPM. Daí se eu clicar no stop ou na 45RPM, depois ele não volta mais para 33, só se eu desligar e talz. Quero muito arrumar ele. Agradeço desde já.
A chave pode causar isso se ela estiver em curto ou começando a dar curto, isso li nos fóruns de pessoas que tem esse TD. Dizem que trocando resolve, mas tem que testar a chave para ver se é ela a causadora.
Pelo que entendi do esquema ele usa multivibrador, e a gente só consegue mudar de velocidade se apertar o stop antes, só consegue quando o stop tá acionado. Uma coisa lembrei, seria bom verificar se os diodos zener do circuito estão sem fuga, se tiver fuga pode acontecer essas intermitências, e é bom verificar a fonte de tensão do circuito, tem que ter -10v e tem que estar estável.
Se no osciloscópio tiver mostrando ripple perto de 0.5v pode ser uma das causas também, ai um recap ajuda, ainda mais pela idade que tem e os eletrolíticos da Philips dessa época não eram dos melhores, os azuis, ai um testador ESR mostra se estão ok ou não.
Opa, obrigado pelo vídeo amigo!
Uma dúvida, estou pensando em embutir um preamp RIAA dentro do gabinete dele, para a saída dele ser em linha já corrigida. É muito complexo abrir ele para fazer isto? Será que esta é uma boa idéia? Tenho um GA312 preto, imaculado, e tenho um pouco de receio de abrir e mexer am algo que está funcionando...
eu preservaria do jeito que tá, eu pensei em fazer isso no meu mas desisti porque tenho receiver da época e uso nele também. Acabei comprando uma placa de RIAA e embuti numa embalagem de Ice Kiss de latão para que nenhum ruído elétrico do ambiente fosse amplificado por ele. No seu caso eu colocaria plugs rca fêmea na entrada no pré e saída p2 ou p10 estereo e seria feliz pra toda vida, usando sempre cabos de muito boa blindagem caso necessário. Eu também tenho um Technics SL-10 e a saída dele é fêmea, originalmente fiz meu pre amp pra ele mas no caso do 312 eu só precisei colocar um plug adaptador fêmea-fêmea e uso o pre amp nos dois tranquilo e sem ruído nenhum. No meu a saída é p2 e uso um cabo blindado ligado no meu PC ou no meu DX.
Lembre de colocar o pre amp numa caixa metálica e aterrar a caixa no terra do pre amp senão vc só vai ter zumbido, e pra abrir o 312 tem 3 parafusos grandes de fenda, basta removê-los e a tampa já sái, prenda o braço e retire o shell pra evitar acidentes com a cápsula e agulha, vire de cabeça pra baixo numa toalha de banho pra não arranhar a tampa, desparafuse os 3 parafusos da tampa e levante a tampa com cuidado já que os cabos vão estar presos nela além das hastes da tampa, que inclusive vc pode usá-las como dobradiça.
@@renemichelnunes boa amigo, obrigado pela resposta!
Acho que vou tomar coragem e fazer essa modificação, pois também preciso dar uma revisada no LED do LDR, pois percebi recentemente que está desarmando às vezes.
Caso eu escolha colocar o pré dentro do gabinete, é só questão de aterrar tudo muito bem e utilizar cabos blindados para as conexões, correto? Deste modo, vou poder ligar o RCA dele direto em uma mesa ou receiver direto pela entrada de linha
Ah ok entendi, vai ficar show. O led usado é daqueles vermelhos difusos de 5mm e 10ma, coisa de centavos.
Peguei um q era do meu pai , estava anos sem.udar, liga as luzes mas não aciona o motor, será o motor???
pode ser muita coisa, motor emperrado sem lubrificação, transistores com fuga, capacitores e diodos também, a gente pode fazer uma lista de suposições interessantes
Resistor de 1k no positivo do led não serve?
Depende, em cada coletor do circuito multivibrador (onde as lâmpadas estão ligadas) aparece uma tensão de 6v e as lâmpadas consomem 40ma de corrente. Eu busquei na internet em todo mundo gente que disse que substituiu por led e os comandos pararam de funcionar ou mal funcionava. Eu creio que os engenheiros da Philips desenharam esse circuito para ter um funcionamento bem simples, com poucos componentes. Então ele foi projetado para que funcione com a carga das lâmpadas, e para evitar um mau funcionamento eu simulei o consumo das lâmpadas através do led com seu resistor limitador de corrente (senão queima) e um resistor em paralelo, de modo que a corrente que passa pelo led e o resistor em paralelo chega perto dos 40ma à 6v. Eu usei leds de alto brilho de 10mm de 3v e consumo máximo de 20ma, em série com o led usei um resistor de 180ohms e em paralelo um de 270ohms. Se você usar só o led e um resistor em série de 1k isso limita o led a 3ma, o led vai acender muito fraco e o circuito pode ficar instável.
Fala, professor. Vou te incomodar de novo. Dei 4 banhos de verniz no trafo. Não resolveu. Comprei um trafo 12v 800ma daí medi e tá dando 10v😮 ele marca 12v e depois que vi embaixo, 9,6va 😮 será que posso usar esse ou poderá faltar voltagem? Depois desse , só um de 15v.
Na teoria depois que passa pela ponte retificadora a tensão final retificada sobe para (10*1.42) 14v e o circuito ainda dá uma carga, a tensão deve ficar perto de 12v que já é suficiente, acho que serve sim. Fiquei triste que o banho de verniz não resolveu, se o meu ficar ruim vou colocar outro trafo também. Tudo de bom.
Na real, o verniz que usei era verniz de acabamento para pintura automotivo, com catalisador. Um amigo disse que deveria ter usado verniz específico para enrolamento de fio. Agora é tarde. Mas não se mudaria algo. Quanto o trafo, dá 10, 11 volts fora do circuito. Liguei funciona luzes e motor. Só não sei se o regulador vai manter os 10v. Vms ver. Obrigado pela atenção 🙌🏼👍🏻🙂
tamo junto
Olá tio michel no proximo video faz aquele do jogo de caminhão e me dê um salve no proximo video
Quem sabe hoje eu tire o caminhão da garagem, tem umas entregas pra terminar até amanha.