OBRAS PAS 3 | Guevara, Vivo ou Morto - Eu conto a Arte 📚
Вставка
- Опубліковано 12 гру 2024
- Guevara, Vivo ou Morto. Claudio Tozzi. 1967, Serigrafia.
O argentino Ernesto Rafael Guevara de La Serna, mais conhecido como Che Guevara, foi um médico, marxista, revolucionário, guerrilheiro, diplomata... um dos principais nomes da Revolução Cubana.
Após o sucesso da revolução em Cuba, Che partiu para outros países da América Latina, que também estavam vivendo em uma ditadura.
Parando na Bolívia, onde ficou e tentou derrubar o governo ditatorial do país , até que acabou sendo capturado, preso e executado no dia 09 de Outubro de 1967. A sua morte gerou uma grande comoção.
A obra "Guevara, vivo ou morto", foi realizada pelo brasileiro Claudio Tozzi (1944 -) em 1967, logo após a morte do ativista argentino Che Guevara.
Claudio já fazia uma espécie de "arquivo de imagens", fotografando passeatas, movimentos urbanos, além de coletar figuras de jornais e revistas... e foi utilizando esse arquivo que surgiu a ideia do trabalho que homenageou o Revolucionário e todas as outras movimentações que estavam ocorrendo no mundo.
LEITURA DA OBRA:
O trabalho é uma serigrafia, uma técnica de gravura (uma forma de impressão).
A obra é feita com a junção de 3 painéis, com 3 imagens que se duplicam:
Homens manifestando (parte superior)
Che Guevara fumando um charuto (parte central)
Criança sentada - aparentemente é a mesma criança duplicada (parte inferior)
No meio a frase em destaque: "Guevara, Vivo ou Morto".
As cores da obra são: amarelo, vermelho, preto e branco.
A estética remete ao movimento norte-americano, Pop Arte.
As imagens fazem uma analogia de: luta (acima) e fome (abaixo), já que uma das ideias de Che Guevara com as revolução era justamente a luta contra a fome.
Esse trabalho foi vítima de vandalismo em uma exposição no 4° Salão Nacional de Arte Contemporânea, que ocorreu em Brasília-Df, em 1967. A obra foi atacada por um grupo de direita, quase sendo destruída por completo. Outro ataque sofrido por esse trabalho, foi no 17° Salão Paulista de Arte Moderna.
A obra foi restaurada por Claudio Tozzi, deixando algumas marcas do ocorrido, quase como uma espécie de cicatriz.
REFERÊNCIAS:
MEDEIROS, Alexandre Pedro de. "Guevara Vivo ou Morto": obra violentada, artista torturado. Anais do II Seminário Internacional História do Tempo Presente, 13 a 15 de Outubro de 2014, Florianópolis, SC.
Apostila Tudo Sobre o PAS 2020.
brasilescola.u...
enciclopedia.it...
👉🏼 E aí? O que achou dessa análise? Te ajudou? Aproveite e compartilhe com a galera que estuda com você! Lembrando que a prova tá chegando... viu?!
#pasunb2020 #pasunb #obraspas3 #unb
Sigam-me no Instagram:
/ eucontoaarte
Já tem quase 3 anos que te acompanho, aula super didáticas, muito obrigado pelos vídeos!
Cheguei hoje mas já maratonei todos os vídeos do PAS 3, estou completamente apaixonada pela forma clara e objetiva que você explica o vídeo!! Parabéns, viu? Já virei fã aqui ♡
Oi, Dani! Que ótimo. Muito obrigada ❤️ fico feliz que te ajude. Melhor elogio para uma professora é falar sobre a didática hahahaha. Muuuuuuito obrigada 🥰
Vc é luz! Obrigada pelas análises❤
Show !!!! extremamente útil e esclarecedor. Gratidão
Muito obrigada por mais um dia de obras prof! te adoro demais!
Itimalia 💓
Otimo video.👏🏽👏🏽
Legal demais esse vídeo!
Ótima análise!
Vídeo toop, obrigado pelo conteúdo.
Por nada, Gabriel 💓
Video maravilhoso! Viva Che! Viva a revolução! Viva a arte brasileira. E viva a Ju né 💜
Ele era um assassino! Matava crianças, gays, negros e qualquer um que se opuser a Revolução comunista! Esse é o cara que as pessoas idolatram? Um assassino, infanticída, genocida,racista e homofóbico?
Você claramente nunca pesquisou sobre a vida desse assassino….
Gente, mas eu não entendo vocês. Eu posto um vídeo com referências, com biografia atualizada, com fontes confiáveis e sempre vêm aqui criticar o motivo da obra. Claramente vocês não assistiram ao vídeo. Como falado, a obra foi vítima de vandalismo de grupos de extrema direita. O Che foi sim uma figura super importante do comunismo e ainda é uma figura muito importante do comunismo. Não basta criticar, precisa apresentar FATOS/FONTES, assim como faço. Não é atoa que essa obra está na Matriz do PAS. Não fui eu que coloquei ela aí, foi a UnB. Acho que vocês ainda não entenderam que a Universidade de Brasília quer estudantes com a mente aberta e para ter a mente aberta, é preciso entender os 2 lados, medir os preconceitos e os julgamentos. Saber pesquisar e apresentar fatos... não adianta vir aqui ficar criticando o comentário do colega, sem fundamento, apenas com achismo. Me desculpe, mas vocês estão escolhendo a Universidade errada.
@@eucontoaarte2242 osh mas que falou mal do seu vídeo? Está ótima a análise, mas estamos falando do Che Guevara e de como ele é idolatrado mesmo sendo um monstro
@@eucontoaarte2242 e a UnB não quer que ninguém veja os dois lados, ela quer que você siga o posicionamento dela. Eu já perdi a conta de quantas dezenas de obras com pautas esquerdistas tem no edital enquanto não tem NENHUMA com alguma pauta que se quer discorde do pensamento esquerdista….. você pode chamar a UnB de tudo, menos de mente aberta, pq pra ter a mente aberta não é preciso só defender os LGBT, as mulheres e os índios, é preciso realmente analisar os dois lados com seus respectivos argumentos, que é algo que claramente a universidade não faz
São tudo seus vídeosss!! Eu amo demais!
Muito obrigado!
obrigada pela análise
é de que movimento?
Pop arte
Obrigado, ótima análise e me ajudou mt
Qualidade incrível!
Viva Che! Viva a arte brasileira!
ta doido?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Você é perfeita!
Ótimo vídeo
Ótimo vídeo.❤❤
As ideias de Che vive e podemos dizer ele conseguiu seus objetivo mas não a vitoria. Agora negar que o cara nao perseguiu minorias negar a historia.
Lamento afirmar mas a historia do video está incompleta, pesquisem, leiam todas fontes possiveis tanto de direita quanto de esquerda, ai sim poderá opinar.
Seu cabelo é lindo, vey. Passo mal.
Hahahahahhhahah! Obrigada 🥰