Estrutura de um artigo científico - Prof. Fran - Descomplicando o Direito

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 8 вер 2024
  • Para muitos alunos, falar sobre artigo científico é falar grego! Poucas são as faculdades que ensinam sobre eles em sala de aula e, muitas vezes, quando ensinam, os alunos não conseguem entender como eles são estruturados na prática! Por esse motivo, no vídeo de hoje, falo sobre a estrutura básica de um artigo, que vai ajudar você tanto se quiser escrever os seus artigos como se quiser aproveitar melhor aqueles que lê!
    Link do artigo que cito no vídeo: indexlaw.org/i...
    Faça parte do Grupo Extraordinarium: proffrandireit...
    Link para baixar o E-book "7 Passos para Sobreviver (e Evoluir) após Ingressar no Direito": proffrandireit...
    Entre no meu grupo do Telegram e receba conteúdos exclusivos:
    t.me/proffrand...
    Inscreva-se no meu canal do UA-cam: / @prof.fran.direito
    Você também pode me encontrar:
    Instagram: / prof.fran.direito
    Facebook: / prof.fran.direito
    #proffrandireito
    #artigoscientificos
    #artigos
    #faculdade
    #estudantededireito
    #alunodedireito
    #direito
    #faculdadededireito

КОМЕНТАРІ • 12

  • @mauriciooliveira6211
    @mauriciooliveira6211 Місяць тому +1

    Excelente aula, professora! Muito objetiva e simples de entender. Parabéns!

  • @nathalia_f_lima
    @nathalia_f_lima 3 роки тому +2

    Ótimo conteúdo, Prof Fran. Muita clareza nas informações. Obrigada!

  • @isapimenta4538
    @isapimenta4538 3 роки тому +2

    Muito obrigada Fran 🙏🏾👏🏾

  • @marcusmonteiro5164
    @marcusmonteiro5164 Місяць тому

    Professora Fran! Tenho uma dúvida; durante o final da minha graduação aconteceu justamente na pandemia, e as últimas cadeiras foram online, em uma destas cadeiras que tive, ela foi em conjunto com turma de outro curso . Durante essa cadeira justamente como o exemplo inicial da senhora a professora solicitou que os alunos se dividissem em grupos, escolhessem um tema que seria livre, e desenvolver um artigo científico que posteriormente deveria ser apresentado em aula. Eu então formei grupo com pessoas desse outro curso para realizar o trabalho; como eu sou do tipo de pessoa mais metódica, perfeccionista, e ao mesmo tempo sou uma espécie de junção de Guiness book , enciclopédia ambulante ( para ficar mais claro a imagem) ; eu tenho a tendência de a todo momento da minha vida seja em uma conversa comum ou no meio acadêmico, sempre criar teias, conexões aparentemente desconexas ou sem sentido, se unir de uma maneira única ao ponto de fazer todo sentido , como uma visão mais ampla de um cenário que envolve diversas esferas distintas. Como por exemplo unir uma área específica do conhecimento com referência a literatura ou cultura pop ou a outros ramos da ciência. É natural para mim, dessa forma não foi diferente quando eu pensei no tema a ser tratado, em realizar as pesquisas, resumos, desenvolver hipóteses , organizar toda uma estrutura, um arcabouço teórico que até então não existia de forma conectada para só depois convencer os demais de que este era o melhor tema a seguir e que deveríamos fazer um trabalho a altura de ser publicado. Entretanto no decorrer do desenvolvimento , eu realizei a maior parte do trabalho, e de um grupo de meia dúzia, apenas mais duas pessoas me auxiliaram na estrutura, formatação do artigo para a entrega e apresentação. E no final o artigo realmente ficou excelente, tanto que chamou a atenção da professora na época, e eu tentei publicar , mas, não tive apoio afinal não é fácil e por vezes , nem barato. Me formei e ontem ao realizar uma pesquisa para tentar desengavetar e finalmente publicar o artigo, para a minha surpresa descubro que a instituição , a publicou ano passado, porém sem me creditar como autor , somente creditando 2 pessoas do projeto original, e incluindo outras que não produziram nada e inclusive creditando uma pessoa que nem mesmo fazia parte da instituição ou do curso na época. Fiquei frustrado e espantado, para dizer o mínimo, agora não sei oque fazer, pois nem mesmo posso tentar publicar meu artigo sem ser acusado de plágio. Existe alguma previsão legal para casos desses , em que autor ou coautores não são creditados devidamente e na proporção de sua contribuição?.

  • @melissamedeirosdecastro5149
    @melissamedeirosdecastro5149 3 роки тому +1

    👏👏👏

  • @gabrielfeitosadeoliveira3900
    @gabrielfeitosadeoliveira3900 3 роки тому +2

    Ótimas dicas, professora. estou no 3° período do curso de Direito e já estou fazendo o meu primeiro artigo científico na matéria de Direitos Humanos. A minha dúvida é, como colocar os links das pesquisas no artigo ? tem alguma forma específica ?
    O meu docente na matéria sugeriu a pesquisar pelo Google escolar e "deixar" um pouco a doutrina de lado.
    se for possível gravar um vídeo para explicar melhor agradeço, mas se não tiver muito segredo pode ser por aqui mesmo. Obrigado.

    • @prof.fran.direito
      @prof.fran.direito  3 роки тому +1

      Oi Gabriel! Os links sempre ficam nas referências (nunca no corpo do texto). Então você vai escolher se vai fazer citação estilo autor-data ou notas de rodapé e é na referência completa da obra que vai inserir os links!

  • @brenosilva5016
    @brenosilva5016 Рік тому +1

    up