Tem 2 respostas simples pra quando alguém enche o saco com esse lance de "baixista que usa palheta não sabe tocar": 1 - Tem coisa mais rock'n'roll que tocar a porra do instrumento que eu gosto da maneira que EU achar que devo? 2 - Pega QUALQUER som do Yes e pergunta se o mané consegue tocar (seja com dedo, braço, palheta, nariz, etc..) , antes de criticar.
Rock n roll o cara tem que tocar do jeito que quiser. Lembrei do meu ex-padrasto que tocava guitarra com um cartão de orelhão da telefônica cortado em formato de palheta.
Pior é o cara falar que palheta é pra quem não tem técnica pra tocar com dedo, mas aí passa um exercício de palhetada alternada pro cara e ele buga haha
13:41 Vivi para ver o Felipe Andreoli tocar Would? do Alice in Chains, uma música que marcou muito minha vida e de quebra, foi a primeira que tirei no baixo, usando palheta!
Sempre cito o Bobby Vega aqui para os meus alunos, esse cara é de outro mundo. E sim galera palheta é uma técnica peculiar que tem de ser respeitada e tem o seu charme. Ótimo vídeo meu velho !
Eu sou uma lástima de paleta e slap kkkk mas confesso que sempre preferí o pizzicato e nunca peguei de bravo em outras técnicas. Sou limitado por opção mesmo kkk. O barato é transferir para seu instrumento todo o seu feeling e tocar música e se sentir confortável sem preconceitos!!! Pra quem quer explorar o instrumento e a música em um todo, o céu é o limite.
Faltou exaltar o Duff Mckagan... na minha opinião em relação a timbre, é o mais bonito tirado com palheta... o timbre ao vivo e também nos albuns Use Your Illusion são surreais!
Bobby Vegas é foda demais! A gente sempre acha que faltou falar de alguém e quando não Cita Marcel Jacob e Adam Nolly que são tô metal a certeza aumenta.
@@Br123. Porra, substituir o Cliff Burton no Metallica é tipo substituir Messi no Barcelona kkkkkkkkkk Ele é bom baixista, mas ninguém poderia substituir um baixista tão único quanto o Cliff.
@@kalelalcantara8165 Perfeito , mano. Tocava mto, presença de palco absurda , além de ser um excelente compositor. Foi bastante chacoteado pela própria banda, não dá pra entender.
toco pizzicato mas meus baixistas favoritos sao adeptos da palheta, Jens Becker(Running Wild,Grave Digger), Phill Lynnot (Thin Lizzy), Peter Baltes(Accept, U.D.O.),David Ellefson, Allan Johnson (Exciter), Jimmy Bain(Dio, Rainbow)
Show, parabéns pela sinceridade Irmão. Eu canto autoral e toco guitarra solo e base juntos e tenho uma limitação de tocar com os dedos desde que comecei tocar violão de nylon. Não me sinto bem, hoje desenvolvendo o baixo, só com paleta consigo ir adiante. Sinto não me adaptar a tecnica dos dedos e não é somente em relação ao baixo. Valeu por esse belíssimo vídeo!
Eu era meio grilado com essa dúvida, Palheta ou Pizzicato. Quando vi o BOBBY VEGA groovando, tanto com palheta como Pizzicato, sai dessa. Nós meus estudos e com minha banda de pop rock toco com os dedos, quando toco grind core, hardcore e punk rock é palhetada fervorosa mesmo kkkkkkkkkkkkkkk
Boa Felipe, eu tinha essa dúvida, por sentir que o som que eu gosto é mais palhetado e assim eu me sinto mais a vontade para me divertir com o baixo, obrigado pela sua humildade
Sou essencialmente guitarrista, apesar de tocar baixo e piano também. Quando comecei a atuar como baixista, preferi tocar com os dedos. Até que entrei num cover de Beatles como Paul. Aprendi a usar a palheta no baixo e acabei expandindo isso pra outros projetos de Hard e Metal, sempre misturando as técnicas. Gosto de baixistas de prog que usam muito bem as duas técnicas como o Dave Meros e o Randy George.
Pqp...o cara teve de fazer um video porque Brasileiro nao sabe pensar além da caixinha. Felipe, tu é monstro cara! O show do Angra aqui em Toronto foi foda. Quando seu baixo entrou na primeira musica, achei que ia acabar o mundo hahaha Abraço!
@8un3zz Respeitar é uma coisa, fazer auto-crítica é outra. Enfim, quem é vc pra falar de respeito? Usando perfil fake ainda....pqp! Todo mundo é leão atrás do teclado. Beijos de luz, querido.
O exemplo o Yes é muito legal ver o Chris Squire com palheta e depois o Geddy Lee tocando a mesma musica sem palheta mas com o som característico dele. Ótimo vídeo!!
Muito maneiro ver um cara tão respeitado se dedicando a abrir a mente da galera pro pessoal ser menos preconceituoso e parar de apontar dedo sem analisar a situação
Falou tudo esse cara é um dos Melhores baixistas do Mundo para mi no brasil é o melhor é falou a pura verdade quanto mais recurso você aprender no contra baixo melhor eu gosto muito do timbre da palheta embora toque mais com os dedos kkkk
Ótimo vídeo, Felipe. Agora, na "discussão" entre palheta ou pizzicato, vem o Geddy Lee cantando, tocando sintetizador com os pés e mãos e ainda no pizzicato! kkkk Monstro!
O falecido Marcel Jacob Talisman-Malmsteen, tbém tocava de palheta e fazia varios grooves sensacionais, vide Colour my Xtc do Talisman e os baixos em marching out do malmsteen
Quando eu tinha 15 anos eu entrava nessas discussões de que alguém é pior ou melhor por causa de dedo/palheta. Gente, vamo amadurecer. Nego bota o timbre que ele quiser. É esse conservadorismo sem sentido que ta matando o rock.
Cara, adorei sua explicação. Muito didática e esclarecedora sua abordagem ao tema bastante polêmico. Sou guitarrista mas apaixonado por baixo. Geddy Lee, Chris Squire, Bob Daisley e Pete Trewavas são meus baixistas favoritos. Lógico, você também faz parte desta seleta lista.
eu sempre achei que os baixistas que tocam de palheta são aqueles que perderam a vaga de guitarrista e ai mandaram eles pro baixo... e a palheta era a ferramenta que usavam pra guitarra, transferiram pro baixo... eu toco guitarra e queria tocar baixo, mas realmente as tecnicas da mao direita eu tenho muita dificuldade, tanto na palheta da guitarra, dedilhando no violão ou tentando um baixo... mas concordo plenamente com tudo que foi dito aqui por vc! mto bem explicado! treinar mais é a ordem!
A galera que fala mal de palheta hoje é a mesma que falava mal dos pedais no baixo no passado. Só gente fresca metida a "raíz". Ótimo vídeo como sempre, Felipe, sou muito seu fã
Há uns vinte anos, eu tinha preconceito com palhetas, mas hoje, antes de assistir o vídeo, só de ver o título, o que me veio à mente foi tudo igual ao que vc falou. A gente só tem preconceito daquilo que não conhece e forma uma opinião antes. Parabéns pelo vídeo Felipe, vc é sensacional!!!
Que show Felipe!! Desmistificou todo o preconceito com os baixistas que tocam com palheta. Lembro uma vez de alguém dizer que todo baixista que toca com palheta, é um guitarrista frustrado. Eu não consigo usar palheta, mas vou tentar. Um dos baixistas que mais admiro é o Glenn Hughes, acho que ele toca 100% de palheta. Abraços, você é um dos melhores!!!
Boa abordagem sobre esse tema polêmico, @Felipe Andreoli. Tá de parabéns! Agora só uma correção: quem era baixista do Alice in Chains na época em que a música ("Would?") foi lançada era o primeiro cara que o ocupou o cargo, Mike Starr, já falecido. O Mike Inez entrou ainda no período de divulgação do álbum e participou inclusive de alguns clipes desse mesmo álbum, como "Down in a Hole". Se você dr uma olhada no clipe da "Would?" vai perceber isso. Grande abraço pra ti e sucesso!
Justin Chancellor e Chris Squire destaques na técnica de palheta! Excelente vídeo! Todo baixista deveria frequentar seu canal, muito rico em informação e bons ensinamentos. Parabéns!
Steen Mogensen, ex Royal Hunt é um ótimo baixista, tem um belo timbre e muita técnica e toca de paleta, bem como baixistas que passaram pela banda de Mallmsteen. E nem precisa também ser um baixista do estilo desses pra ser considerado bom. Um baixista consciente da sua execução já é um ótimo baixista, como o Canisso. Felipe Andreoli como sempre humilde, respeitoso e entendedor. Nota 1000.
Eu era guitarrista e migrei pro baixo por causa dessa intro de My Friend of Misery kkkkkk No começo tocava de palheta inspirado por ele, depois por sua influência e do John Myung comecei a focar no pizzicato de 3 dedos. Na minha banda toco só com pizzicato, mas em casa gosto de aprender da forma do baixista original, então Megadeth, Nightwish, época do Jason no Metallica eu tiro com palheta. Ótimo vídeo, concordo 100%.
Eu já sabia sobre esse mito da palheta quando estava começando a tocar baixo, depois de um tempo tocando guitarra e fui migra para o baixo claro q perdi todo o gingado dos dedos que n é lá essas coisas... Então lembrei que usava uma palheta 1.50 na guitarra, então vi q casava bem com o baixo... Pós bem hj em dia tiro até Funky estilo guitarra no baixo tal acordes.-bem quem conseguir com os dedos, me avise para me ensinar, to buscando mais e mais técnica no baixo.- Então, mesmo eu por ex: começando meus treino e estudo com a palheta, quando passo para os dedos por ex eu meio q fica até melhor, não perco uma técnica se quer fazendo isso que no começo achei até estranho quando fazia essa transição que conseguia até mais feelin-acho q é assim q ser digita- nos dedos! Excelente vídeo cara! Boa explicação para leigos e veteranos q n abre espaço para a humilde palheta!
sensacional o video! eu tenho uma banda de hardrock e nas musicas pesadas eu toco de palheta, nas calmas eu toco usando pizzicato e em casa estudando o baixo, tbm, só pizzicato!
Triste saber q ainda tem gente que tem essas ideias de quem toca com palheta não sabe tocar e cheio de frescuras, mesmo com tanto baixista bom que usa. Parabéns Felipe.
Vc é 10 Felipe, vc tocando Holy Wars no outro vídeo foi uma das coisas mais animais que eu vi. Tô treinando essa palheta aqui tbem pq só sei usar o dedo mesmo. Abs.
Excelente vídeo! A intro de Would do Alice in Chains foi criada por Mike Starr .. já falecido. Mas quem segura o baixo no AIC desde 93 é sim o Inez. Quanto a My friend of misery, seria ótimo o Trujillo ver este seu vídeo... por que pra mim ele assassina esta é outras linhas criadas por Jason.
Véi.. o cara que só sabe tocar de palheta ainda sim pode ser um ANIMAL naquilo que faz. Se, por algum acaso, ele sentir falta de alguma peculiaridade sonora que ele não consiga atingir com o plástico, nada o impede de se dedicar e aprender o pizzicato.. Mas, na minha opinião, em momento algum ele se torna um mau baixista apenas por saber usar uma técnica ao invés de todas as outras. Quem faz de tudo um pouco, acaba não fazendo nada bem. (A não ser o Felipe, que toca todos os instrumentos, mixa e edita, grava, compõe, administra, toca em quarenta e sete bandas diferentes e domina as técnicas da capoeira aplicadas ao baixo).
Gente limitada faz crítica negativa sem conhecimento de causa. O músico deve explorar todos os recursos disponíveis, aplicando - os para determinados fins. Um grande abraço, Felipe! Sucesso!
Do caralho! Sou guitarrista e quando pego o baixo na mão automaticamente já toco de palheta pq já tenho o domínio e controle que preciso pra tirar um som legal. Mas o baixo é um instrumento tão complexo de tirar um puta som, que mesmo a palheta facilitando de certa forma, exige muito da minha percepção de constância, intensidade e dinâmica... acredito que isso seja ainda mais difícil de chegar com o Pizzicato. Eu também acho que todo baixista deveria tocar dos 2 jeitos simplesmente por ter mais opções de timbres e entender melhor como fazer seu instrumento soar o melhor possível, consequentemente sua música também. Animal o vídeo mano, seu canal é monstro assim como você! Abrassss
Cara, meu professor sempre me passou essa noção, tipo, apesar dele ser fã de tocar com dedos até por poder usar mais variações. Dependendo da música a palheta é um recurso melhor. Sem preconceitos. Felipe, vc é um monstro!! Detona no Angra sou seu fã!
A galera encrenca com cada coisa, o cara pode tocar o contrabaixo até com uma tampinha de caneta, com tanto que seja técnico, criativo e soa bem aos ouvidos vale tudo, o que importa é tocar bem.
Ah Flea também toca com palhetas, até o Harris já vi rsrs. É exatamente o que vc falou, "timbre", mas no meu caso as vezes que toco com palheta é por falta de tempo de estudar mesmo, falta de tempo para se dedicar a uma música que exija mais do baixista. (o que é muito comum)
Eu sou iniciante, apesar de tocar há 25 anos (kkk), mas nunca estudei de verdade. Atualmente toco numa banda que toca grunge na maior parte do tempo, e no começo tocava mais de palheta, mas fui adaptando meu ataque e passei a usar mais o dedo. Mas em músicas em que eu canto a palheta realmente torna meu trabalho mais fácil. Muito obrigado por essa aula.
CODY MONSTRO, conheci ele tocando sons de video game, o groove do maluco é ABSURDO. A palheta faz miséria ali, caraca. Excelente vídeo, Felipones, abraço!
Porra, o vídeo que eu queria ver de você Andreoli. Eu ia pedir, leu minha mente! A questão é que cada um tem sua técnica pessoal e atua em um estilo diferente. Essa é uma questão do objetivo do músico, vai muito além de certo ou errado. É cada um quem sabe. Eu mesmo particulamente arrumei um jeito de alcançar os dois timbres com o dedo! Meu dedo indicador esquerdo teve a ponta decepada! Formando uma cicatriz em V (que foi o pedaço que saiu e foi costurado) e uma envergação na unha formando algo similar a uma garra. Não tem como a estrutura da carne do dedo envolver a unha pela frente, assim não tendo como tocar sem encostar a unha. Obs: sou canhoto! E isso foi uma mão na roda pra mim! Deixei a unha crescer e virou um dedo palheta e como eu toco linhas progessivas com colcheias, que eu admiro muito esse jeito extraordinário de tocar, que é o que você faz no Angra, me diferenciando de todo mundo com o timbrão seco e metálico do dedo e eu faço muito tapping também, que dessa forma a mão fica livre o tempo todo para tocar a escala, além de que eu gosto de tocar as linhas do Megadeth também, admiro muito as levadas e a casualidade do David Ellefson.
Vídeo perfeito. O Cody Wright é bruto demais mesmo, foi quem me fez querer aprender a palheta após anos tocando com o baixo. O que ele e o Vega fazem de groove é impressionante mesmo.
o geddy lee por exemplo que vc nao citou toca muito com os dedos e canta assim como ja o vi tocar de palheta tbm,a palheta vem mais com uma ferramenta que facilita e ajuda em determinados grooves e arranjos,um grande exemplo tbm (so que na guitarra) e o mark knopfler que mesmo com sua tecnica de "pizzicato" toca de palheta muito bem tbm
Costumo falar que sou guitarrista improvisado baixista. Obviamente tenho uma intimidade maior com a palheta. Porém aprendi tempos depois a usar os dedos. Graças a vossas aulas rs. Vlw mestre 🙏
E o Mike Starr era versátil, tocava com palheta como would, Then Bones, Hate to Fell... E a maioria com os dedos. Sem contar q o cara era um showman no palco.
@@julianasoares554 Sem dúvidas. Eu o amava. Amo o Mike Inezz também, mas o Starr era raiz... deu alma aos bass do AIC. Era fantástico, mas "ate of the apple so young". Por isso corrigi kk eu acho que é uma alma que vale ser lembrada pelas obras nessa Terra. Foi o último que esteve com o Staley... Amava os caras, ainda amo!
Fala Felipe, tudo na paz. Eu toquei baixo durante um bom tempo em uma banda de Punk Metal. Como possuo uma deficiência no médio me impedia de usar o dedo com agressividade. Daí parti para a palheta. Muita gente estranhava, mas eu gostei muito porque devido a deficiência ser justamente na ponta do dedo, com a paleta gostava muito por manter a consistência das notas e aplicar uma velocidade bem maior! Valeu
Interessante esse assunto, Felipe! Inicialmente, nos meus estudos de baixo e primeiras bandas, era somente pizzicato, pois foi assim que comecei a tocar o baixo e refinar as técnicas com meu professor, à época, inclusive. Eu tinha uma certa resistência em usar palheta e até uma atitude purista pra não querer experimentar usá-la. Foi quando comecei a tocar outros estilos de som que resolvi experimentar a palheta e percebi um ataque diferente com ela. Hoje em dia, acho que as duas técnicas são importantes justamente pelo que cada uma entrega de timbre. Respeito quem tem sua preferência, mas abrir a mente um pouco e experimentar outras técnicas a fim de enriquecer o timbre, além do crescimento como baixista, não fará mal a ninguém. Muito purismo pode acabar nos privando de enriquecer e aprimorar novas técnicas. Grande abraço!
Sabem quem foi o baixista que me mostrou, quando comecei a tocar, que era possível tocar com os dedos ou com palheta, dependendo da situação? GEEZER BUTLER.
Ótimo vídeo. Posso até falar de um outro baixista que usa palheta, o Ayumu, que tem canal aqui no YT. Toca um Dingwall, toca muito bem, som rico, vale a pena conferir.
Aliás, obrigado pelo vídeo. Eu sou um dos que tocam de palheta com mais frequência mas sei tocar com os dedos tbm. Meu caso, na verdade, se tornou mais por uma questão de saúde, pois desenvolvi L.E.R.. Logo, tocar longos períodos com os dedos se tornou uma tarefa árdua, então passei para a palheta, o que já não foi uma grande surpresa, até pq gosto mais do som do baixo com ela justamente por conta desse "flow". Forte abraço, me senti representado!
Andreoli: "não existe certo ou errado quando a gente fala de música, o que vale mesmo é você se expressar através do seu instrumento".
Tem 2 respostas simples pra quando alguém enche o saco com esse lance de "baixista que usa palheta não sabe tocar":
1 - Tem coisa mais rock'n'roll que tocar a porra do instrumento que eu gosto da maneira que EU achar que devo?
2 - Pega QUALQUER som do Yes e pergunta se o mané consegue tocar (seja com dedo, braço, palheta, nariz, etc..) , antes de criticar.
Concordo plenamente Rodrigo. O povo quer incriminar tudo. Até baixista.
Mano, melhor visão possível não existe, Chris Squire sempre será referencia mas o primeiro item é crucial rs!
Rock n roll o cara tem que tocar do jeito que quiser. Lembrei do meu ex-padrasto que tocava guitarra com um cartão de orelhão da telefônica cortado em formato de palheta.
Yes é ótimo! Close To The Edge é uma obra prima!
@@joaoviktor992 Super válido!
Pior é o cara falar que palheta é pra quem não tem técnica pra tocar com dedo, mas aí passa um exercício de palhetada alternada pro cara e ele buga haha
Verdade, enquanto aprendiz acho mais fácil com os dados. Palhetadas me dão nós na cabeça e ainda tem a questão de ter que abafar umas cordas.
13:41 Vivi para ver o Felipe Andreoli tocar Would? do Alice in Chains, uma música que marcou muito minha vida e de quebra, foi a primeira que tirei no baixo, usando palheta!
Vai praticando Felipão! Já já vc ta detonando!
Kkkkk
Kkkk
Sempre cito o Bobby Vega aqui para os meus alunos, esse cara é de outro mundo. E sim galera palheta é uma técnica peculiar que tem de ser respeitada e tem o seu charme.
Ótimo vídeo meu velho !
Grande Panta!! Monstro!!!
Eu sou uma lástima de paleta e slap kkkk mas confesso que sempre preferí o pizzicato e nunca peguei de bravo em outras técnicas. Sou limitado por opção mesmo kkk. O barato é transferir para seu instrumento todo o seu feeling e tocar música e se sentir confortável sem preconceitos!!! Pra quem quer explorar o instrumento e a música em um todo, o céu é o limite.
@@comentariosincero9196 tamo junto meu velho !
A grande Carol Kaye, que gravou grandes trilhas sonoras dos anos 50 e 60 nos Estados Unidos, tocava com palheta e muito bem!
Faltou exaltar o Duff Mckagan... na minha opinião em relação a timbre, é o mais bonito tirado com palheta... o timbre ao vivo e também nos albuns Use Your Illusion são surreais!
FATO !
Concordo
Também acho.
Bobby Vegas é foda demais! A gente sempre acha que faltou falar de alguém e quando não Cita Marcel Jacob e Adam Nolly que são tô metal a certeza aumenta.
Gosto do Jason Newsted !!!
Ele sempre foi discriminado por usar palheta...
foda que ele sempre foi discriminado por tudo sdksdkdsksdk
@@Br123. Porra, substituir o Cliff Burton no Metallica é tipo substituir Messi no Barcelona kkkkkkkkkk
Ele é bom baixista, mas ninguém poderia substituir um baixista tão único quanto o Cliff.
@@randomavenger3048 A presença do Jason no palco é outro nível meu amigo, o Cliff era o cara, mas acho que o Jason foi o substituto perfeito.
@@kalelalcantara8165 Perfeito , mano. Tocava mto, presença de palco absurda , além de ser um excelente compositor. Foi bastante chacoteado pela própria banda, não dá pra entender.
toco pizzicato mas meus baixistas favoritos sao adeptos da palheta, Jens Becker(Running Wild,Grave Digger), Phill Lynnot (Thin Lizzy), Peter Baltes(Accept, U.D.O.),David Ellefson, Allan Johnson (Exciter), Jimmy Bain(Dio, Rainbow)
Show, parabéns pela sinceridade Irmão. Eu canto autoral e toco guitarra solo e base juntos e tenho uma limitação de tocar com os dedos desde que comecei tocar violão de nylon. Não me sinto bem, hoje desenvolvendo o baixo, só com paleta consigo ir adiante. Sinto não me adaptar a tecnica dos dedos e não é somente em relação ao baixo. Valeu por esse belíssimo vídeo!
Eu era meio grilado com essa dúvida, Palheta ou Pizzicato. Quando vi o BOBBY VEGA groovando, tanto com palheta como Pizzicato, sai dessa. Nós meus estudos e com minha banda de pop rock toco com os dedos, quando toco grind core, hardcore e punk rock é palhetada fervorosa mesmo kkkkkkkkkkkkkkk
Muito legal sua importante opinião e quebra de preconceito.
Boa Felipe, eu tinha essa dúvida, por sentir que o som que eu gosto é mais palhetado e assim eu me sinto mais a vontade para me divertir com o baixo, obrigado pela sua humildade
Parabéns pelo posicionamento a respeito do assunto.
Não aguentei o "perdão Chris Squier, onde estiver" 🤣
Sou essencialmente guitarrista, apesar de tocar baixo e piano também.
Quando comecei a atuar como baixista, preferi tocar com os dedos. Até que entrei num cover de Beatles como Paul. Aprendi a usar a palheta no baixo e acabei expandindo isso pra outros projetos de Hard e Metal, sempre misturando as técnicas.
Gosto de baixistas de prog que usam muito bem as duas técnicas como o Dave Meros e o Randy George.
👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿,que aula,depois dessa acabou o mi-mi-mi.
Ozzy Osbourne - Zombie Stomp (Baixo tocado por Mr. Bob Daisley) e no more tears, também são exemplos da magia da paletada no baixo.
11:39 - só o Geddy Lee mesmo pra tocar Roundabout com os dedos ! Monstro! Hauehau
Mas ele toca com os dedos como se fosse como uma palheta. Ele usa uma técnica inspirada do Les Claypool que é a chamada Flamenca Bass.
Pqp...o cara teve de fazer um video porque Brasileiro nao sabe pensar além da caixinha.
Felipe, tu é monstro cara! O show do Angra aqui em Toronto foi foda. Quando seu baixo entrou na primeira musica, achei que ia acabar o mundo hahaha
Abraço!
Brasileiro nem pensa, ou qdo o faz, só pensa merda. Bairrismo aqui é uma maldição, brother
O Brasil é um país onde se tem que explicar, desenhar e depois explicar o desenho.
Olavo de Carvalho
@8un3zz amigo, alguém aqui te xingou? A carapuça serviu né?
@8un3zz Respeitar é uma coisa, fazer auto-crítica é outra. Enfim, quem é vc pra falar de respeito? Usando perfil fake ainda....pqp! Todo mundo é leão atrás do teclado. Beijos de luz, querido.
@8un3zz S2
O exemplo o Yes é muito legal ver o Chris Squire com palheta e depois o Geddy Lee tocando a mesma musica sem palheta mas com o som característico dele. Ótimo vídeo!!
Muito maneiro ver um cara tão respeitado se dedicando a abrir a mente da galera pro pessoal ser menos preconceituoso e parar de apontar dedo sem analisar a situação
Cada um toca como gosta mais, cada um no seu estilo, música é arte e artesanato cada um cria a sua não existe certo e errado
Video sensacional! Só esqueceu de citar o Duff do Guns, ele tem um estilo único além de ter desenvolvido um timbre muito foda no baixo.
Falou tudo esse cara é um dos Melhores baixistas do Mundo para mi no brasil é o melhor é falou a pura verdade quanto mais recurso você aprender no contra baixo melhor eu gosto muito do timbre da palheta embora toque mais com os dedos kkkk
Você é tão bom que eu vem vi diferença na musica.
Felipe! queremos ver você tocando os estilos musicais aqui no canal. Tipo funk, groove, forró etc.
Ótimo vídeo, Felipe. Agora, na "discussão" entre palheta ou pizzicato, vem o Geddy Lee cantando, tocando sintetizador com os pés e mãos e ainda no pizzicato! kkkk Monstro!
O falecido Marcel Jacob Talisman-Malmsteen, tbém tocava de palheta e fazia varios grooves sensacionais, vide Colour my Xtc do Talisman e os baixos em marching out do malmsteen
O próprio Geezer já se aventurou com palheta. Longe de ser um crime, e ótimo vídeo Felipão! Tu é dez!
Quando eu tinha 15 anos eu entrava nessas discussões de que alguém é pior ou melhor por causa de dedo/palheta.
Gente, vamo amadurecer. Nego bota o timbre que ele quiser.
É esse conservadorismo sem sentido que ta matando o rock.
quem criticou foram pessoas que nao sabem tocar nem um apito
Cara, adorei sua explicação. Muito didática e esclarecedora sua abordagem ao tema bastante polêmico. Sou guitarrista mas apaixonado por baixo. Geddy Lee, Chris Squire, Bob Daisley e Pete Trewavas são meus baixistas favoritos. Lógico, você também faz parte desta seleta lista.
Além de tocar muito você é humilde sem comentários
eu sempre achei que os baixistas que tocam de palheta são aqueles que perderam a vaga de guitarrista e ai mandaram eles pro baixo... e a palheta era a ferramenta que usavam pra guitarra, transferiram pro baixo... eu toco guitarra e queria tocar baixo, mas realmente as tecnicas da mao direita eu tenho muita dificuldade, tanto na palheta da guitarra, dedilhando no violão ou tentando um baixo... mas concordo plenamente com tudo que foi dito aqui por vc! mto bem explicado! treinar mais é a ordem!
A galera que fala mal de palheta hoje é a mesma que falava mal dos pedais no baixo no passado. Só gente fresca metida a "raíz". Ótimo vídeo como sempre, Felipe, sou muito seu fã
Felipe, fala um pouco do setup do seu pc. os monitores de audio, interface de audio e programas etc
Daw deve ser pro tools. Monitores de referência parecem ser yamaha, interface de audio n sei
ELE USA A FOCUSRITE COMO INTERFACE
Hs5 da yamaha um dos monitores o outro parece um edfier
Melhor definição impossível!🤘🕶
É isso aí, faça o que tu queres! Na música não existem regras.
Primeira vez assistindo o canal , já vi que o cara manja de mais
Há uns vinte anos, eu tinha preconceito com palhetas, mas hoje, antes de assistir o vídeo, só de ver o título, o que me veio à mente foi tudo igual ao que vc falou. A gente só tem preconceito daquilo que não conhece e forma uma opinião antes. Parabéns pelo vídeo Felipe, vc é sensacional!!!
Que show Felipe!! Desmistificou todo o preconceito com os baixistas que tocam com palheta. Lembro uma vez de alguém dizer que todo baixista que toca com palheta, é um guitarrista frustrado. Eu não consigo usar palheta, mas vou tentar. Um dos baixistas que mais admiro é o Glenn Hughes, acho que ele toca 100% de palheta. Abraços, você é um dos melhores!!!
Boaaaaa disse tudo!!!! exatamente! rola muito isso também quando o assunto é 4, 5 ou 6 cordas... a galera não entende.
Boa abordagem sobre esse tema polêmico, @Felipe Andreoli. Tá de parabéns! Agora só uma correção: quem era baixista do Alice in Chains na época em que a música ("Would?") foi lançada era o primeiro cara que o ocupou o cargo, Mike Starr, já falecido. O Mike Inez entrou ainda no período de divulgação do álbum e participou inclusive de alguns clipes desse mesmo álbum, como "Down in a Hole". Se você dr uma olhada no clipe da "Would?" vai perceber isso. Grande abraço pra ti e sucesso!
Justin Chancellor e Chris Squire destaques na técnica de palheta! Excelente vídeo! Todo baixista deveria frequentar seu canal, muito rico em informação e bons ensinamentos. Parabéns!
Steen Mogensen, ex Royal Hunt é um ótimo baixista, tem um belo timbre e muita técnica e toca de paleta, bem como baixistas que passaram pela banda de Mallmsteen. E nem precisa também ser um baixista do estilo desses pra ser considerado bom. Um baixista consciente da sua execução já é um ótimo baixista, como o Canisso. Felipe Andreoli como sempre humilde, respeitoso e entendedor. Nota 1000.
Eu era guitarrista e migrei pro baixo por causa dessa intro de My Friend of Misery kkkkkk No começo tocava de palheta inspirado por ele, depois por sua influência e do John Myung comecei a focar no pizzicato de 3 dedos. Na minha banda toco só com pizzicato, mas em casa gosto de aprender da forma do baixista original, então Megadeth, Nightwish, época do Jason no Metallica eu tiro com palheta. Ótimo vídeo, concordo 100%.
Obs: Felipe, não foi Mike Inez, mas o Mike Starr quem criou e gravou.
Eu já sabia sobre esse mito da palheta quando estava começando a tocar baixo, depois de um tempo tocando guitarra e fui migra para o baixo claro q perdi todo o gingado dos dedos que n é lá essas coisas... Então lembrei que usava uma palheta 1.50 na guitarra, então vi q casava bem com o baixo... Pós bem hj em dia tiro até Funky estilo guitarra no baixo tal acordes.-bem quem conseguir com os dedos, me avise para me ensinar, to buscando mais e mais técnica no baixo.- Então, mesmo eu por ex: começando meus treino e estudo com a palheta, quando passo para os dedos por ex eu meio q fica até melhor, não perco uma técnica se quer fazendo isso que no começo achei até estranho quando fazia essa transição que conseguia até mais feelin-acho q é assim q ser digita- nos dedos! Excelente vídeo cara! Boa explicação para leigos e veteranos q n abre espaço para a humilde palheta!
Eu uso principalmente palheta, valeu cara, muita gente precisa ver esse vídeo...
Bobby Vega é um dos MESTRES! Ele é absurdo!!! Ótimo vídeo mestre 🤘🏼
Isso me lembra Yes e Rush, e o Geddy Lee tocando com a banda Yes com os dedos e tirando um som muito parecido com o do Chris Squire que usava palheta.
O próprio Lemmy Kimister também, foi icônico, duvido alguém conseguir o timbre de "Ace of Spades" com os dedos! Ótimo vídeo Felipe, grande abraço!
Eu toco mas o timbre logicamente nao sai igual ! kkk Bem tocado nao importa a maneira...cada um tem uma pegada !
Meu baixista Br Favorito ! Um abraço aaqui de Goiás :)
sensacional o video! eu tenho uma banda de hardrock e nas musicas pesadas eu toco de palheta, nas calmas eu toco usando pizzicato e em casa estudando o baixo, tbm, só pizzicato!
Triste saber q ainda tem gente que tem essas ideias de quem toca com palheta não sabe tocar e cheio de frescuras, mesmo com tanto baixista bom que usa. Parabéns Felipe.
O Andreoli é cada dia a mais uma inspiração.
Felipe, você foi perfeito em citar Chris Squire. A propósito agradeço pelas suas postagens no canal. Você é top. Parabéns!
Vc é 10 Felipe, vc tocando Holy Wars no outro vídeo foi uma das coisas mais animais que eu vi. Tô treinando essa palheta aqui tbem pq só sei usar o dedo mesmo. Abs.
Dois monstros juntos: o baixo e o baixista. Vídeo sensacional.
Excelente vídeo! A intro de Would do Alice in Chains foi criada por Mike Starr .. já falecido. Mas quem segura o baixo no AIC desde 93 é sim o Inez. Quanto a My friend of misery, seria ótimo o Trujillo ver este seu vídeo... por que pra mim ele assassina esta é outras linhas criadas por Jason.
Trujillo é um ótimo baixista, mas ele não chega perto da qualidade das linhas compostas por Jason
Minha opinião
Véi.. o cara que só sabe tocar de palheta ainda sim pode ser um ANIMAL naquilo que faz. Se, por algum acaso, ele sentir falta de alguma peculiaridade sonora que ele não consiga atingir com o plástico, nada o impede de se dedicar e aprender o pizzicato.. Mas, na minha opinião, em momento algum ele se torna um mau baixista apenas por saber usar uma técnica ao invés de todas as outras. Quem faz de tudo um pouco, acaba não fazendo nada bem. (A não ser o Felipe, que toca todos os instrumentos, mixa e edita, grava, compõe, administra, toca em quarenta e sete bandas diferentes e domina as técnicas da capoeira aplicadas ao baixo).
Nada haver cara, tem vários baixistas que usam palheta apenas
Exemplo: Guns n roses, o baixista do Guns toca de palheta presta atenção no clipe de Sweet child n Mine
@@Johnnguitar acho q ce não entendeu o comentário do @Matheus Franco ele está falando há favor dos baixistas q tocam só com palheta
Faz um vídeo falando sobre seus instrumentos. Cada um mais lindo que o outro, hein...
Grande Felipe Andreoli !
Matt Freeman baixista do Rancid toca de palheta e o cara é um monstro no que ele faz ! Outro exemplo é Dee Dee Ramone dos Ramones.
É importante lembrarmos do Williy Verdaguer, baixista que tocou no Secos e Molhados
Gente limitada faz crítica negativa sem conhecimento de causa. O músico deve explorar todos os recursos disponíveis, aplicando - os para determinados fins. Um grande abraço, Felipe! Sucesso!
Do caralho! Sou guitarrista e quando pego o baixo na mão automaticamente já toco de palheta pq já tenho o domínio e controle que preciso pra tirar um som legal. Mas o baixo é um instrumento tão complexo de tirar um puta som, que mesmo a palheta facilitando de certa forma, exige muito da minha percepção de constância, intensidade e dinâmica... acredito que isso seja ainda mais difícil de chegar com o Pizzicato. Eu também acho que todo baixista deveria tocar dos 2 jeitos simplesmente por ter mais opções de timbres e entender melhor como fazer seu instrumento soar o melhor possível, consequentemente sua música também.
Animal o vídeo mano, seu canal é monstro assim como você! Abrassss
Valeu bro!
Quero ver quem vai falar do Nolly do Periphery... Timbre e play impecável. Cada um na sua praia, oque importa é a música.
Excelente conteúdo Felipe.
Mano concordo com vc tenho os CDs do periphery o cara com a palheta e fenomenal timbre animal
Eu toco com os dedos e com a paleta, tem músicas que eu acho melhor e me sinto mais confortável com a paleta e músicas que gosto de tocar nos dedos
Felipe vc é referência para muita gente!!
Felipe sua mensagem é muito linda. Faça da forma que te agrade e tente sempre ser o melhor possivel! Sem preconceitos. Você é maravilhoso!
Felipe Andreoli tem muita ética
Cara, meu professor sempre me passou essa noção, tipo, apesar dele ser fã de tocar com dedos até por poder usar mais variações. Dependendo da música a palheta é um recurso melhor. Sem preconceitos. Felipe, vc é um monstro!! Detona no Angra sou seu fã!
A galera encrenca com cada coisa, o cara pode tocar o contrabaixo até com uma tampinha de caneta, com tanto que seja técnico, criativo e soa bem aos ouvidos vale tudo, o que importa é tocar bem.
O querido e falecido Marcel Jacob do Talisman era GENIAL, as linhas de baixo do Talisman são maravilhosas, e ele tocava de palheta!!!!!
um baixista que usa Palheta as vezes e fez um bom som de Under Pressure , John Deacon do Queen !
Ah Flea também toca com palhetas, até o Harris já vi rsrs. É exatamente o que vc falou, "timbre", mas no meu caso as vezes que toco com palheta é por falta de tempo de estudar mesmo, falta de tempo para se dedicar a uma música que exija mais do baixista. (o que é muito comum)
Cara, que baixo lindo!
Vc tem todo razão. Eu particularmente uso a PALHETA ou uso o dedão.
Eu sou iniciante, apesar de tocar há 25 anos (kkk), mas nunca estudei de verdade. Atualmente toco numa banda que toca grunge na maior parte do tempo, e no começo tocava mais de palheta, mas fui adaptando meu ataque e passei a usar mais o dedo. Mas em músicas em que eu canto a palheta realmente torna meu trabalho mais fácil. Muito obrigado por essa aula.
CODY MONSTRO, conheci ele tocando sons de video game, o groove do maluco é ABSURDO. A palheta faz miséria ali, caraca. Excelente vídeo, Felipones, abraço!
Porra, o vídeo que eu queria ver de você Andreoli. Eu ia pedir, leu minha mente! A questão é que cada um tem sua técnica pessoal e atua em um estilo diferente. Essa é uma questão do objetivo do músico, vai muito além de certo ou errado. É cada um quem sabe. Eu mesmo particulamente arrumei um jeito de alcançar os dois timbres com o dedo! Meu dedo indicador esquerdo teve a ponta decepada! Formando uma cicatriz em V (que foi o pedaço que saiu e foi costurado) e uma envergação na unha formando algo similar a uma garra. Não tem como a estrutura da carne do dedo envolver a unha pela frente, assim não tendo como tocar sem encostar a unha. Obs: sou canhoto! E isso foi uma mão na roda pra mim! Deixei a unha crescer e virou um dedo palheta e como eu toco linhas progessivas com colcheias, que eu admiro muito esse jeito extraordinário de tocar, que é o que você faz no Angra, me diferenciando de todo mundo com o timbrão seco e metálico do dedo e eu faço muito tapping também, que dessa forma a mão fica livre o tempo todo para tocar a escala, além de que eu gosto de tocar as linhas do Megadeth também, admiro muito as levadas e a casualidade do David Ellefson.
Eu acho incrivel como o steve Harris ( iron maiden ) consegue tocar aqelas cavalgadas rapidas usando os dedos kkkk sinistro !
ele usa os dedos pra emular o som de palheta, é um timbre bem único ali
No canal do mestre Fabio lima ele ensina direitinho a "tirar" o timbre dele.
Verdade mano o cara é fera
Em "The Trooper" uso os 3 dedos da mão direita. Creio que assim deve ser mais facil.
Pode crer cara! É um monstro!
Vídeo perfeito. O Cody Wright é bruto demais mesmo, foi quem me fez querer aprender a palheta após anos tocando com o baixo. O que ele e o Vega fazem de groove é impressionante mesmo.
Ainda estou começando mais uso mais palhe pra da uma facilitada
o geddy lee por exemplo que vc nao citou toca muito com os dedos e canta assim como ja o vi tocar de palheta tbm,a palheta vem mais com uma ferramenta que facilita e ajuda em determinados grooves e arranjos,um grande exemplo tbm (so que na guitarra) e o mark knopfler que mesmo com sua tecnica de "pizzicato" toca de palheta muito bem tbm
Mestre é mestre
Costumo falar que sou guitarrista improvisado baixista. Obviamente tenho uma intimidade maior com a palheta. Porém aprendi tempos depois a usar os dedos. Graças a vossas aulas rs. Vlw mestre 🙏
Que sabedoria de Mestre. Felipão.
O mundo precisa de mais vídeos como esse!!! Parabéns!!! Mandou muuuuiito bem!!!
Só uma correçãozinha irmão, a Would, foi criada pelo Mike Starr.
E o Mike Starr era versátil, tocava com palheta como would, Then Bones, Hate to Fell... E a maioria com os dedos. Sem contar q o cara era um showman no palco.
@@julianasoares554 Sem dúvidas. Eu o amava. Amo o Mike Inezz também, mas o Starr era raiz... deu alma aos bass do AIC. Era fantástico, mas "ate of the apple so young". Por isso corrigi kk eu acho que é uma alma que vale ser lembrada pelas obras nessa Terra. Foi o último que esteve com o Staley... Amava os caras, ainda amo!
Pete Trewavas tb! Outro monstro do prog rock
Toco como vc., nao exatamete igual, nas quero chegar la um dia sou seu fá...vc e fda
Fala Felipe, tudo na paz. Eu toquei baixo durante um bom tempo em uma banda de Punk Metal. Como possuo uma deficiência no médio me impedia de usar o dedo com agressividade. Daí parti para a palheta. Muita gente estranhava, mas eu gostei muito porque devido a deficiência ser justamente na ponta do dedo, com a paleta gostava muito por manter a consistência das notas e aplicar uma velocidade bem maior! Valeu
Interessante esse assunto, Felipe! Inicialmente, nos meus estudos de baixo e primeiras bandas, era somente pizzicato, pois foi assim que comecei a tocar o baixo e refinar as técnicas com meu professor, à época, inclusive. Eu tinha uma certa resistência em usar palheta e até uma atitude purista pra não querer experimentar usá-la. Foi quando comecei a tocar outros estilos de som que resolvi experimentar a palheta e percebi um ataque diferente com ela. Hoje em dia, acho que as duas técnicas são importantes justamente pelo que cada uma entrega de timbre. Respeito quem tem sua preferência, mas abrir a mente um pouco e experimentar outras técnicas a fim de enriquecer o timbre, além do crescimento como baixista, não fará mal a ninguém. Muito purismo pode acabar nos privando de enriquecer e aprimorar novas técnicas. Grande abraço!
Sabem quem foi o baixista que me mostrou, quando comecei a tocar, que era possível tocar com os dedos ou com palheta, dependendo da situação?
GEEZER BUTLER.
Ótimo vídeo. Posso até falar de um outro baixista que usa palheta, o Ayumu, que tem canal aqui no YT. Toca um Dingwall, toca muito bem, som rico, vale a pena conferir.
Aliás, obrigado pelo vídeo. Eu sou um dos que tocam de palheta com mais frequência mas sei tocar com os dedos tbm. Meu caso, na verdade, se tornou mais por uma questão de saúde, pois desenvolvi L.E.R.. Logo, tocar longos períodos com os dedos se tornou uma tarefa árdua, então passei para a palheta, o que já não foi uma grande surpresa, até pq gosto mais do som do baixo com ela justamente por conta desse "flow".
Forte abraço, me senti representado!