🔥Acesse surfshark.com/sarjeta e garanta 4 meses extra de Surfshark por um preço imbatível! 🛒 Link de CALVIN & HAROLDO na Amazon: amzn.to/48SCMUr 💬 APOIE-NOS no Catarse, ajude a Sarjeta a continuar independente, conheça as recompensas! www.catarse.me/quadrinhosnasarjeta
Sobre a decisão do Bill Watterson de não comercializar sua obra, nem mesmo a pelúcia do Haroldo, eu admiro e amo que ele tenha e mantenha essa decisão, e em especial a de não comercializar justamente a pelúcia do Haroldo, e tenho uma historinha para ilustrar o pq isso é positivo. Eu quando criança me sentia mal por não ter "brinquedos originais", tendo apenas versões "falsas". Meu filho tem desde que nasceu um tigre de pelúcia de nome Haroldo, e desde sempre eu li as tirinhas pra ele e ele se entendia como uma criança com seu próprio Haroldo; cresceu sem querer outro Haroldo para além do tigre de pelúcia que ele tem, e se existisse uma pelúcia original do Haroldo, em algum momento haveria a comparação e talvez meu filho tivesse uma sensação ruim por não ter o "haroldo de verdade".
Aqui convoco os 5 cavaleiros do apocalipse das provas de Língua Portuguesa: 1. Turma da Mônica 2. Calvin e Haroldo 3. Armandinho 4. Mafalda 5. Menino Maluquinho Deus nos proteja!
Existe uma tirinha macabra do Calvin e Harold, muito provavelmente não é canônica, mas segeue sendo tocante: Harold chama Calvin pra brincar lá fora || Calvin apático sentado na cadeira responde q ñ tá com vontade , e comenta sobre os remédios q os pais lhe deram || Harold retorna a forma pelúcia.
Calvin e Haroldo é talvez a coisa mais importante pra mim como leitor na vida, eu era crianca e tinha q ficar em casa sozinho pra ela poder trabalhar. Nunca tivemos mto dinheiro e nessa época era minha mãe sozinha pra tudo, ela trabalhava de dia e de noite fazia supletivo pra terminar o ensino medio. Eu nao tinha amigos na época pois tinha acabado de me mudar pra ir morar com a minha mãe após a morre dos meus avós. Eu ficava em casa casa vendo televisão ate o dia q peguei os livros do colégio dela por curiosidade, dai achei as tiras do Calvin e Haroldo, Garfield, Mafalda e eu adorava ler e reler isso, eu nao podia cortar como eu sei q mtos faziam 😂 mas eu marcarva a pontas das paginas pra poder sempre voltar e reler tudo dnv. Eu como criança so amava as histórias e os personagens e nao pegava certas nuances q as histórias tem, e hoje eu admiro ainda mais a obra e o Watterson como um genio e um artista genuino com um respeito único por sua obra q poucos tem, nesse sentido ele me lembra um pouco o Alan Moor, outro autor q amo e respeito mto enfim. Ja foi o textao q ninguem vai ler, mas se vc chegou ate aqui, viu o video e nao conhece a obra, pfv de uma chance, ela é sensacional e única
Adorei o vídeo, estava esperando a tempos. Sou muito fã de Calvin e Haroldo, inclusive tenho uma relação de afetividade que vai além do racional com essa obra. Nasci no inicio dos anos 70, entrei em contato com essa criação artistica pelas tirinhas de jornais, no início dos anos 80 e amei desde sempre, na época não sabia explicar o porquê. Para além da qualidade que hoje percebo com facilidade, pensando bem sobre o que o Linck descreveu tão bem, fico pensando o quanto Calvin, enquanto personagem, era meu amigo imaginário na infância. Fui uma criança sozinha, sem quase nenhum amigo, além de não ter irmãos, inclusive não fazia nenhum esforço para ter amigos, era o moleque esquisito da turma que poucos conversavam. Contudo, isso era amenizado com imaginação e brincadeiras comigo mesmo, além de TV, como todo garoto que cresceu na década de 80. Por tudo isso, acho que Calvin foi o meu "amigo" durante muito tempo, o que me faz lembrar dele com carinho até hoje, deixando meu senso critico quanto a obra totalmente embaçado, pois estou escrevendo sobre um grande "amigo" que perdi contato, mas que continuo tendo um grande vinculo emocional.
@@HunkWhite valeu, agradeço o comentário 👍. Incrível como o Linck consegue instigar o nosso lado racional e crítico, tocando ao mesmo tempo de forma profunda o lado emocional. Esse cara é genial, por vezes me deixa emocionado e reflexivo.
Sempre lia o quanto as tiras de Calvin&Hobbes eram geniais, e por ler de vez enquando no jornal, achava exagero. Aí comprei 10 anos de C&H, que começa com o autor falando nos artistas que o influênciou e alimentou seu amor por tiras, gerando em mim uma simpatia. Mas a explosão de cabeça foi uma tirinha que vinha de uma sequência de tiras onde Calvin encontra um esquilo doente, e passa preocupado com a recuperação do animalzinho, e ao final Calvin recebe a notícia do pai o falecimento, chora de forma exagerada e o pai lhe pede calma e diz "calma filho, lá fora está morto." e aí PUTAQUEPARIU, todos os comentários sobre a genialidade da criação de Watterson se abriram na minha cabeça com a resposta de Calvin que foi "ele morreu lá fora, mas não morreu dentro de mim." Viva a maluquice das crianças, nas tiras, ou na realidade!
Dessa trilogia de tirinhas, Malfada é a única que transcende a disciplinas da área de linguagem. Aparecendo em Geografia, Sociologia, Matemática e afins.
Watterson é um desenhista fantástico. Sua formação, seja qual fôr, é muito sólida. Uma postagem encantadora! Se for para prosseguir com este assunto, eu proporia o Overall do Angeli que tinha uma relação muito engraçada com aquele pai dele, Profissão encantadora, essa de fazer tirinhas em quadrinhos para jornal.
Meu pai amava as tirinhas do Calvin e Haroldo, virei fã por causa dele. Acho que vale muito a pena algum dia rolar um vídeo sobre os Peanuts (Charlie Brown)
Eu costumava ler as tirinhas no jornal e as coloridas no domingo. Eu já estava no segundo grau, mas peguei no vestibular e em prova de concurso. Aliás, caiu na prova de física do ENEM de Física de 2024.
Vejo Calvin como uma criança muito divertida e criativa, talvez isso que me faça gostar tanto dessas tirinhas, me remetem muito aos bons tempos da infância que há muito se foram
Adoraria um video sobre as tirinhas do Peanuts. Existem vários aspectos que tornam essa tirinha apaixonante para mim, desde o protagonista triste e melancólico, no qual qualquer um consegue se identificar, seja com seu cãozinho criativo e alegre, porém, por não poder falar com os outros personagens, sempre é tido como incompreensível, e etc. Tenho certeza que você, Linck, consegue desenvolver ainda mais em cima dessa tirinha icônica.
Sou viciado em Peanuts desde guri, até hoje compro e a cada leitura os personagens me fascinam mais, especialmente conforme vou envelhecendo. Ia ser massa um vídeo sobre
Ótimo vídeo. "Calvin e Haroldo" é genial. Uma sequência que acho muito engraçada é quando o Calvin decide "viajar no tempo" achando que o seu "Eu do futuro" já tinha feito o dever de casa. E não fez.
Eu achei curioso quando o pessoal reclamou do trauma de Calvin e Aroldo na votação anterior. Eu sempre encarei essas tirinhas e textos engraçados como uma oportunidade de descomprimir da tensão das provas.
Amei o vídeo!!! Adoro aqueles quadrinhos sem nenhum texto! Bill é genial como faz a gente mergulhar no universo do Calvin e Haroldo! Também adoro os momentos em que eles se descem de trenó e começam a refletir questões existenciais! Que HQ, meus queridos, que HQ
eu achava que esse assunto seria reservado só para os membros, mas virou um vídeo mesmo do canal. Sempre curti muito o Calvin e até certo ponto me identifico com ele KKKkkkk, muito obrigado QnS❤
Fiz três Haroldos de pelúcia pruma cliente muito fã. Quero fazer o Haroldo de pelúcia de pelúcia, agora. Acho mais fofo. Só conheci Calvin & Haroldo depois de adulta. Charlie Brown ocupou minha infância toda.
Mestre, amei esse vídeo, de verdade. A arte de calvin e haroldo foi o que me fez desde pequeno seguir desenhando e até criando minhas próprias tirinhas. Atualmente planejo prestar design gráfico na universidade, e tudo isso graças a uma criança e seu amigo imaginário rsrs... Uma sugestão de vídeo: fala sobre "Hagar, o horrível" Sempre achei muito engraçado, mas nunca vi ninguém falando sobre
Adorei o vídeo e a abordagem do desenho ... cresci lendo quadrinhos de jornais e gibis gosto bastante até hoje .... e mesmo velha ... continuo gostando muito ... e sendo muito fã da Mafalda , que só adulta consegui ler os gibis ... já que ela sempre foi sempre somente tirinhas, mas era difícil de achar... 😊😊
Olá Linck, se você aceitar uma sugestão de um mangá que, para mim lembra muito Calvin & Haroldo é Yotsuba&! de Kiohiko Azuma, o criador de Azumanga Daioh. Na minha opinião Yotsuba (e seu urso Jurarumin que nunca ganha vida) é meio que o sucessor espiritual de C&H, mas nem tanto por causa do humor anárquico de Watterson e sim pela maneira como Azuma retrata a infância como uma época mágica da vida, cheia de maravilhas a serem descobertas, ou seja, seria mais um "feel good manga" do que uma tira de humor intelectualizado. Reza a lenda que Watterson chegou a declarar numa entrevista que, se um dia voltasse a desenhar uma tira, a personagem principal desta vez poderia ser uma menina. O curioso é que existe outro mangá capturou bem a conturbada relação de Calvin vs. Suzie Derkins: Takagi, A Mestra Das Pegadinhas de Soichiro Yamamoto. E como no caso do cartunista americano, Yotsubato faz tanto sucesso no Japão que Azuma até se dá ao luxo de bancar o folgado e dar uma canseira nos editores, afirmando que esse mangá nunca vai virar anime e ser irritantemente seletivo com relação a licenciamento de produtos (alguns livros e calendários produzidos pelo seu estúdio e um bonequino de vez em nunca), ele publica seus episódios só quando eles ficam prontos, o que faz com que o hiato entre o lançamento de uma coletânea e outra pode variar de dois a três anos. E não sei por que, mas esse manga (que no Japão já está no volume 15~16) nunca saiu no Brasil. Ah sim, em 2014 Watterson fez um breve retorno da sua aposentadoria desenhando de farra alguns quadros da tira 'Pearls Before Swine' de Stephen Pastis (sem assinar é claro).
ÓTIMO VÍDEO, tava ansioso por ver você falando sobre Calin & Haroldo Mas ver os quadrinhos indo da direita pra esquerda dificultando a visualização estragou um pouquinho a experiência Embora isso provavelmente traga um pouco mais de diversidade no visual deixando o vídeo mais atrativo, deixa pra lá...
Agora, redescobrindo a obra sob uma nova perspectiva, que vai além da visão de tirinha em provas, consigo valorizá-la como uma obra completa e respeita a mensagem que ela quer passar
Desde pequena adoro Calvin e Haroldo e na minha concepção sempre considerei o Haroldo um adolescente pelo jeito dele falar e até mesmo andar. Com essa explicação do Linck ficou tudo cristalino. Traga quantas tiras de pestinhas que vc quiser!
Curioso, o efeito de ter tirinhas nas provas e livros didáticos me fazia aumentar o interesse nessas obras, que conheci através desses meios e que leio até hoje. Lembro-me de ter lido o "Toda Mafalda", da Melhoramentos, duas vezes de cabo a rabo, emprestado da biblioteca da escola ainda no fundamental. Hangar foi outro que esse contato pedagógico me fez virar fã.
Um quadrinho sobre criança que eu gostaria de ver comentado é o Pinduca, pelo tanto de velho careca com esse apelido eu acredito que em algum momento esse gibi fez muito sucesso
Eu sempre interpretei os pais do calvin como pessoas que nunca quiseram filhos e precisam aturar uma criança. Eu lembro muito pouco deles mostrando amor real, entao ate estranhei quando vc disse que eles amam ele Hj em dia, com o maior entendimento de transtornos neurodivergentes, é ate estranho ver como o Calvin foi criado...
No geral eles só parecem não entender o Calvin mesmo. É claro q tudo é exagerado para efeito cômico. Eu sou atípico e me recordo de ter enchido o saco dos meus pais muitas vezes na infância e ser percebido como um guri estranho antes de meu diagnóstico, mas n vejo isso como falta de amor ou criação ruim não, é só uma dificuldade natural
Gosto muito da matéria de português muito por conta das tirinhas que apareciam nas provas e nos livros, e como nunca tive quadrinhos isso supria muito essa minha parte de vida.
Recomendo o livro Os 10 Anos de Calvin e Haroldo. Nele o Bill Watterson comenta diversas de suas tiras, fala das suas diferentes fases, de como foi descobrindo novas possibilidades, dos problemas que teve por não aceitar licenciar seus personagens e até de seus motivos para encerrar a tira. Sobre a relação de Calvin e Haroldo ele diz que não vê o Haroldo como fruto da imaginação do Calvin, nem como um boneco que cria vida magicamente. Nas palavras dele, é mais sobre a "natureza subjetiva da realidade", em como cada um enxerga o mundo de forma diferente, e que ele propositalmente sempre criou situações para que a questão da existência ou não de Haroldo nunca fosse resolvida.
Muito boa a análise de Calvin e Haroldo, eu tenho um sobrinho que é um Calvin da vida brinca, faz bagunça e deixa a minha família doida, mas eu adoro ele, afinal criança tem que brincar e fazer bagunça se não fazer aí sim é um problema.
Nossa Linck, ver você falando de uma das minhas séries de tirinhas favoritas (se não a favorita!) me enche de felicidade!! Falta mais conteúdo sobre Calvin & Haroldo no UA-cam Br!
Cara, que legal assistir esse vídeo. Fiz meu TCC da graduação em 1999 sobre o interesse do leitor adulto por Calvin, e teu vídeo vai ao encontro de muitas coisas que eu trabalhei lá. O ponto central está no texto Escritores criativos e devaneio, do Freud, pra mostrar o quanto a elaboração das questões infantis que estão em Calvin rebatem no adulto obrigado a se conformar a esse mundo quadrado. Eu tenho uma tatuagem de Calvin e Haroldo dançando (que aparece em 1:38 do vídeo), uma aluna minha do curso de Comunicação viu e disse: "Olha, o menino das provas de português" 😂
Meu mais novo video preferido do canal! Calvin e Haroldo até hoje fazem parte do meu dia-a-dia, com tiradas sagazes e humor inteligente! E finalmente é bom ver alguém explicando que não há nada de errado com o Calvin! Sempre o vi como um garotinho esperto e divertido e acho até estranho que entendam ele tão errado. Parabéns pelo conteúdo! Sou teu fã, pessoa vagabunda!
Meu irmão me deu uma penca de livros de Calvin e Haroldo quando eu era criança, tenho até hj, ganhei antes mesmo de ver eles em uma prova de português pela primeira vez!! Tenho um amor enorme por esses dois personagens, fiquei mt feliz só em ver a thumb com eles
Errou professor link, eu ganhei da minha avó vários compilados de Calvin e Haroldo, então eu além de conhecer e gostar bastante quando eu era criancinha, sempre me dei bem em português
Peanuts renderia um bom vídeo também. Charles Schulz gostava de trabalhar a ideia do desejo e frustração. A maioria dos personagens tem seus desejos frustados e Charlie Brown parece decepcionado mesmo quando seu desejo é realizado. Schulz gostava tanto do tema que tinha uma admiração pelo filme Cidadão Kane e pelo trenó Rosebud (símbolo da perda). Dá pra falar também sobre a melancolia que existe debaixo do American Way of Life e desse Estados Unidos "perfeito".
Calvin e Haroldo, Mafalda e Hagar, o horrível são a trindade dos exercícios de língua portuguesa no Brasil kkkkkkk. Linck já falou do Hagar pra completar esse bingo no canal?
Um detalhe legal que notei em algumas histórias é que os pais dele são basicamente iguais a ele só que mais controlados e num corpo adulto, ele puxou a personalidade deles
Esse é possivelmente um dos melhores vídeos sobre Calvin e Haroldo que eu já vi, foi uma otima reflexão sobre esse quadrinho fantástico, eu me fascino por esses quadrinhos desde que eu era pequeno. E aproveitando a brecha, queria um vídeo sobre os quadrinhos Peanuts que você cita no vídeo
Pedido número (2): Alguém precisa convencer esse calvo a assistir Psycho-Pass. É o tipo de obra que ele vai adorar, e só o primeiro episódio já seria o suficiente para prender a atenção dele e fazê-lo querer assistir a série inteira. Dá para abordar tantos temas interessantes com essa história. Aliás excelente análise como sempre.
Nossa! Não fazia ideia de que little Nemo é um gibi. Eu jogava isso no NES e tem a melhor trilha sonora dos jogos de nes, até toco no violão. Um dos melhores jogos de 8bits
Foi muito da hora assistir o vídeo e acertar todas as tirinhas que o Sr Sarjeta foi falando na ordem. "Tem duas influências pro Calvin e Haroldo" "Peanuts e Pogo, né?"
Lembro que quando criança eu tinha diversos bichos de pelucia (e sempre preferi pelúcias, pois eram resistentes e maleaveis, apesar de alguns parentes acharem que era brinquedo pra menina eu tinha um critério mais técnico kskskssk) e o principal era uma coelho com braços de banana junta da minha tartaruga de pelúcia que tenho até hoje, eu comsiderava todos eles seres vivos e meus amigos mais próximos, esse video me trouxe lembranças que eu havia esquevido a muito tempo, fico pensando como seria o Calvin um jovem adulto, e todas as lembranças que ele teria com Haroldo... de fato não é esquizofrenia ou qualquer coisa assim é só infância... ótimo vídeo por sinal... me trouxe ótimas lembranças... saudades daquele tempo.
Seria legal um video comparando a Monica, Mafalda, Luluzinha, Nancy, Annie e mais outra protagonista de gibi de vestidinho, que talvez seja da cor vermelha. E como elas influenciaram umas as outras? Elas se influenciaram?
🔥Acesse surfshark.com/sarjeta e garanta 4 meses extra de Surfshark por um preço imbatível!
🛒 Link de CALVIN & HAROLDO na Amazon: amzn.to/48SCMUr
💬 APOIE-NOS no Catarse, ajude a Sarjeta a continuar independente, conheça as recompensas!
www.catarse.me/quadrinhosnasarjeta
cadê o vídeo sobre o mangá homunculus ??? desistiu de fazer ?
Tetralogia do trauma escolar:
Calvin e Haroldo
Mafalda
Turma da Monica
Hagar
"Crianças brincam o que os adultos vivem"
A semana não poderia terminar sem uma pedrada
sou educadora infantil e posso afirmar isso!
Cara eu adorava Calvin e Haroldo. Eu recortava as tiras do jornais que meu pai assinava quando eu era criança e colecionava colocando num fichário.
Eu fazia o mesmo.
Sobre a decisão do Bill Watterson de não comercializar sua obra, nem mesmo a pelúcia do Haroldo, eu admiro e amo que ele tenha e mantenha essa decisão, e em especial a de não comercializar justamente a pelúcia do Haroldo, e tenho uma historinha para ilustrar o pq isso é positivo. Eu quando criança me sentia mal por não ter "brinquedos originais", tendo apenas versões "falsas". Meu filho tem desde que nasceu um tigre de pelúcia de nome Haroldo, e desde sempre eu li as tirinhas pra ele e ele se entendia como uma criança com seu próprio Haroldo; cresceu sem querer outro Haroldo para além do tigre de pelúcia que ele tem, e se existisse uma pelúcia original do Haroldo, em algum momento haveria a comparação e talvez meu filho tivesse uma sensação ruim por não ter o "haroldo de verdade".
Aqui convoco os 5 cavaleiros do apocalipse das provas de Língua Portuguesa:
1. Turma da Mônica
2. Calvin e Haroldo
3. Armandinho
4. Mafalda
5. Menino Maluquinho
Deus nos proteja!
Brigado pelo coração, Link!
Eu odiava o Armandinho, a pior criança cabeçuda
@@Darkgeranium127 acho as tirinhas dele muito idiotas e óbvias, tipo: "Racismo é errado", "Todos somos iguais"
@@Darkgeranium127 e eu pensando aqui que era o cantor Armandinho
Por que ninguém lembra do "Hagar o horrivel"?
Existe uma tirinha macabra do Calvin e Harold, muito provavelmente não é canônica, mas segeue sendo tocante: Harold chama Calvin pra brincar lá fora || Calvin apático sentado na cadeira responde q ñ tá com vontade , e comenta sobre os remédios q os pais lhe deram || Harold retorna a forma pelúcia.
Comentei também
Sim, realmente é uma fanfic.
Maldita mania que tenho de comentar antes do fim do vídeo.
É um sósia imaginário do Calvin.
Calvin e Haroldo é talvez a coisa mais importante pra mim como leitor na vida, eu era crianca e tinha q ficar em casa sozinho pra ela poder trabalhar. Nunca tivemos mto dinheiro e nessa época era minha mãe sozinha pra tudo, ela trabalhava de dia e de noite fazia supletivo pra terminar o ensino medio. Eu nao tinha amigos na época pois tinha acabado de me mudar pra ir morar com a minha mãe após a morre dos meus avós. Eu ficava em casa casa vendo televisão ate o dia q peguei os livros do colégio dela por curiosidade, dai achei as tiras do Calvin e Haroldo, Garfield, Mafalda e eu adorava ler e reler isso, eu nao podia cortar como eu sei q mtos faziam 😂 mas eu marcarva a pontas das paginas pra poder sempre voltar e reler tudo dnv. Eu como criança so amava as histórias e os personagens e nao pegava certas nuances q as histórias tem, e hoje eu admiro ainda mais a obra e o Watterson como um genio e um artista genuino com um respeito único por sua obra q poucos tem, nesse sentido ele me lembra um pouco o Alan Moor, outro autor q amo e respeito mto enfim. Ja foi o textao q ninguem vai ler, mas se vc chegou ate aqui, viu o video e nao conhece a obra, pfv de uma chance, ela é sensacional e única
VÍDEO 10 PEDINDO PARA O LINCK FALAR SOBRE MADOKA MAGICA (por favor)
Cara, Calvin e Haroldo foi o primeiro livro que ganhei em minha vida. Tenho um carinho muito grande por ele.
O VIDEO MAIS AGUARDADO DESSE CANAL SIM E NÃO TEMOS DÚVIDA
Adorei o vídeo, estava esperando a tempos. Sou muito fã de Calvin e Haroldo, inclusive tenho uma relação de afetividade que vai além do racional com essa obra. Nasci no inicio dos anos 70, entrei em contato com essa criação artistica pelas tirinhas de jornais, no início dos anos 80 e amei desde sempre, na época não sabia explicar o porquê. Para além da qualidade que hoje percebo com facilidade, pensando bem sobre o que o Linck descreveu tão bem, fico pensando o quanto Calvin, enquanto personagem, era meu amigo imaginário na infância. Fui uma criança sozinha, sem quase nenhum amigo, além de não ter irmãos, inclusive não fazia nenhum esforço para ter amigos, era o moleque esquisito da turma que poucos conversavam. Contudo, isso era amenizado com imaginação e brincadeiras comigo mesmo, além de TV, como todo garoto que cresceu na década de 80. Por tudo isso, acho que Calvin foi o meu "amigo" durante muito tempo, o que me faz lembrar dele com carinho até hoje, deixando meu senso critico quanto a obra totalmente embaçado, pois estou escrevendo sobre um grande "amigo" que perdi contato, mas que continuo tendo um grande vinculo emocional.
Caraca irmão que comentário sensível e lindo.
@@HunkWhite valeu, agradeço o comentário 👍. Incrível como o Linck consegue instigar o nosso lado racional e crítico, tocando ao mesmo tempo de forma profunda o lado emocional. Esse cara é genial, por vezes me deixa emocionado e reflexivo.
Sempre lia o quanto as tiras de Calvin&Hobbes eram geniais, e por ler de vez enquando no jornal, achava exagero. Aí comprei 10 anos de C&H, que começa com o autor falando nos artistas que o influênciou e alimentou seu amor por tiras, gerando em mim uma simpatia. Mas a explosão de cabeça foi uma tirinha que vinha de uma sequência de tiras onde Calvin encontra um esquilo doente, e passa preocupado com a recuperação do animalzinho, e ao final Calvin recebe a notícia do pai o falecimento, chora de forma exagerada e o pai lhe pede calma e diz "calma filho, lá fora está morto." e aí PUTAQUEPARIU, todos os comentários sobre a genialidade da criação de Watterson se abriram na minha cabeça com a resposta de Calvin que foi "ele morreu lá fora, mas não morreu dentro de mim." Viva a maluquice das crianças, nas tiras, ou na realidade!
Dessa trilogia de tirinhas, Malfada é a única que transcende a disciplinas da área de linguagem. Aparecendo em Geografia, Sociologia, Matemática e afins.
@@pedrocosta9216 Curiosamente eu vi que o Calvin pareceu em uma questão de física esse ano no ENEM!....
@Mary-qu4jc noooossa , muito bom!!!
Watterson é um desenhista fantástico. Sua formação, seja qual fôr, é muito sólida.
Uma postagem encantadora! Se for para prosseguir com este assunto, eu proporia o Overall do Angeli que tinha uma relação muito engraçada com aquele pai dele,
Profissão encantadora, essa de fazer tirinhas em quadrinhos para jornal.
Sempre gostei das tirinhas Calvin & Haroldo. Umas das melhores que tinha nos livros de português
Meu pai amava as tirinhas do Calvin e Haroldo, virei fã por causa dele.
Acho que vale muito a pena algum dia rolar um vídeo sobre os Peanuts (Charlie Brown)
Eu costumava ler as tirinhas no jornal e as coloridas no domingo. Eu já estava no segundo grau, mas peguei no vestibular e em prova de concurso. Aliás, caiu na prova de física do ENEM de Física de 2024.
Vejo Calvin como uma criança muito divertida e criativa, talvez isso que me faça gostar tanto dessas tirinhas, me remetem muito aos bons tempos da infância que há muito se foram
Adoraria um video sobre as tirinhas do Peanuts. Existem vários aspectos que tornam essa tirinha apaixonante para mim, desde o protagonista triste e melancólico, no qual qualquer um consegue se identificar, seja com seu cãozinho criativo e alegre, porém, por não poder falar com os outros personagens, sempre é tido como incompreensível, e etc. Tenho certeza que você, Linck, consegue desenvolver ainda mais em cima dessa tirinha icônica.
Sou viciado em Peanuts desde guri, até hoje compro e a cada leitura os personagens me fascinam mais, especialmente conforme vou envelhecendo. Ia ser massa um vídeo sobre
Ótimo vídeo. "Calvin e Haroldo" é genial. Uma sequência que acho muito engraçada é quando o Calvin decide "viajar no tempo" achando que o seu "Eu do futuro" já tinha feito o dever de casa. E não fez.
Falando em ciclos em nossas vidas, eu queria perguntar: Até onde o medo da morte é o medo do julgamento alheio sem direito de defesa?
boa...
Pô na cara não
Po, explica essa tua visão ai, achei interessante.
Onde as maioria das histórias sobre clonagem e viagem no tempo no mundo dos super-herois erra, Calvin&Haroldo reina!
Eu achei curioso quando o pessoal reclamou do trauma de Calvin e Aroldo na votação anterior. Eu sempre encarei essas tirinhas e textos engraçados como uma oportunidade de descomprimir da tensão das provas.
Sempre amei as tirinhas na escola.
Amei o vídeo!!! Adoro aqueles quadrinhos sem nenhum texto! Bill é genial como faz a gente mergulhar no universo do Calvin e Haroldo! Também adoro os momentos em que eles se descem de trenó e começam a refletir questões existenciais! Que HQ, meus queridos, que HQ
Que vídeo foda , não tem como como todos os seu vídeos serem assim ??? Que vídeo incrível.
Melhor tirinha da história. Comprei as versões da Conrad e depois o box completo em inglês. Isso é arte.
Eu tbm amava ler, ficava perturbando meu pai no domingo, pra ele ler o jornal logo e para eu pegar e ler Calvin e Haroldo.
eu achava que esse assunto seria reservado só para os membros, mas virou um vídeo mesmo do canal. Sempre curti muito o Calvin e até certo ponto me identifico com ele KKKkkkk, muito obrigado QnS❤
Conheci Calvin & Haroldo através dos livros didáticos da escola. Meu divertia muito lendo. Hoje eu tenho alguns Álbuns copilando as tiras. Bom vídeo.
Fiz três Haroldos de pelúcia pruma cliente muito fã. Quero fazer o Haroldo de pelúcia de pelúcia, agora. Acho mais fofo. Só conheci Calvin & Haroldo depois de adulta. Charlie Brown ocupou minha infância toda.
Mestre, amei esse vídeo, de verdade. A arte de calvin e haroldo foi o que me fez desde pequeno seguir desenhando e até criando minhas próprias tirinhas. Atualmente planejo prestar design gráfico na universidade, e tudo isso graças a uma criança e seu amigo imaginário rsrs...
Uma sugestão de vídeo: fala sobre "Hagar, o horrível"
Sempre achei muito engraçado, mas nunca vi ninguém falando sobre
Menino Maluquinho seria uma boa para um futuro vídeo, não lembro tão também.
Adorei o vídeo e a abordagem do desenho ... cresci lendo quadrinhos de jornais e gibis gosto bastante até hoje .... e mesmo velha ... continuo gostando muito ... e sendo muito fã da Mafalda , que só adulta consegui ler os gibis ... já que ela sempre foi sempre somente tirinhas, mas era difícil de achar... 😊😊
Olá Linck, se você aceitar uma sugestão de um mangá que, para mim lembra muito Calvin & Haroldo é Yotsuba&! de Kiohiko Azuma, o criador de Azumanga Daioh.
Na minha opinião Yotsuba (e seu urso Jurarumin que nunca ganha vida) é meio que o sucessor espiritual de C&H, mas nem tanto por causa do humor anárquico de Watterson e sim pela maneira como Azuma retrata a infância como uma época mágica da vida, cheia de maravilhas a serem descobertas, ou seja, seria mais um "feel good manga" do que uma tira de humor intelectualizado.
Reza a lenda que Watterson chegou a declarar numa entrevista que, se um dia voltasse a desenhar uma tira, a personagem principal desta vez poderia ser uma menina. O curioso é que existe outro mangá capturou bem a conturbada relação de Calvin vs. Suzie Derkins: Takagi, A Mestra Das Pegadinhas de Soichiro Yamamoto.
E como no caso do cartunista americano, Yotsubato faz tanto sucesso no Japão que Azuma até se dá ao luxo de bancar o folgado e dar uma canseira nos editores, afirmando que esse mangá nunca vai virar anime e ser irritantemente seletivo com relação a licenciamento de produtos (alguns livros e calendários produzidos pelo seu estúdio e um bonequino de vez em nunca), ele publica seus episódios só quando eles ficam prontos, o que faz com que o hiato entre o lançamento de uma coletânea e outra pode variar de dois a três anos.
E não sei por que, mas esse manga (que no Japão já está no volume 15~16) nunca saiu no Brasil.
Ah sim, em 2014 Watterson fez um breve retorno da sua aposentadoria desenhando de farra alguns quadros da tira 'Pearls Before Swine' de Stephen Pastis (sem assinar é claro).
ÓTIMO VÍDEO, tava ansioso por ver você falando sobre Calin & Haroldo
Mas ver os quadrinhos indo da direita pra esquerda dificultando a visualização estragou um pouquinho a experiência
Embora isso provavelmente traga um pouco mais de diversidade no visual deixando o vídeo mais atrativo, deixa pra lá...
18:15 sim faça por favor
UP
Por Favor, faça um vídeo sobre LITTLE NEMO! Estou apaixonada pela arte!!
Agora, redescobrindo a obra sob uma nova perspectiva, que vai além da visão de tirinha em provas, consigo valorizá-la como uma obra completa e respeita a mensagem que ela quer passar
❤...amo Calvin & Haroldo, que comprei todas as edições brasileiras, e a edição completa importada...e certamente lerei Calvin a minha vida toda!
Desde pequena adoro Calvin e Haroldo e na minha concepção sempre considerei o Haroldo um adolescente pelo jeito dele falar e até mesmo andar. Com essa explicação do Linck ficou tudo cristalino. Traga quantas tiras de pestinhas que vc quiser!
Curioso, o efeito de ter tirinhas nas provas e livros didáticos me fazia aumentar o interesse nessas obras, que conheci através desses meios e que leio até hoje. Lembro-me de ter lido o "Toda Mafalda", da Melhoramentos, duas vezes de cabo a rabo, emprestado da biblioteca da escola ainda no fundamental. Hangar foi outro que esse contato pedagógico me fez virar fã.
A reflexão sobre a patologização da infância é espetacular!!! Por isso esse canal é diferenciado, nível de discussão altíssimo
Um quadrinho sobre criança que eu gostaria de ver comentado é o Pinduca, pelo tanto de velho careca com esse apelido eu acredito que em algum momento esse gibi fez muito sucesso
Eu sempre interpretei os pais do calvin como pessoas que nunca quiseram filhos e precisam aturar uma criança.
Eu lembro muito pouco deles mostrando amor real, entao ate estranhei quando vc disse que eles amam ele
Hj em dia, com o maior entendimento de transtornos neurodivergentes, é ate estranho ver como o Calvin foi criado...
Há tiras deles sendo carinhosos, mas, no geral, eles refletem uma certa perplexidade por não conseguirem acompanhar o Calvin.
No geral eles só parecem não entender o Calvin mesmo. É claro q tudo é exagerado para efeito cômico. Eu sou atípico e me recordo de ter enchido o saco dos meus pais muitas vezes na infância e ser percebido como um guri estranho antes de meu diagnóstico, mas n vejo isso como falta de amor ou criação ruim não, é só uma dificuldade natural
É por aí. Tem pelo menos uma tira em que o pai diz para a mãe que eles deveriam ter adotado um cachorro, como ele queria, em vez de ter um filho
@@claudioboguma é que eles respondem os comentários do Calvin a altura, devem ter contagiado e se contagiados pelo humor do Calvin.
2:15 tipo aquela insuportável da Mafalda
Gosto muito da matéria de português muito por conta das tirinhas que apareciam nas provas e nos livros, e como nunca tive quadrinhos isso supria muito essa minha parte de vida.
Um dos vídeos mais legais que já vi no canal. Parabéns! Muita memória afetiva 😁❤️! Muitas risadas! ❤️❤️❤️
Sarjeta, por favor faz video de Ranma 1/2, tem muitos temas legais e filosoficos nesse mangá
Recomendo o livro Os 10 Anos de Calvin e Haroldo. Nele o Bill Watterson comenta diversas de suas tiras, fala das suas diferentes fases, de como foi descobrindo novas possibilidades, dos problemas que teve por não aceitar licenciar seus personagens e até de seus motivos para encerrar a tira.
Sobre a relação de Calvin e Haroldo ele diz que não vê o Haroldo como fruto da imaginação do Calvin, nem como um boneco que cria vida magicamente. Nas palavras dele, é mais sobre a "natureza subjetiva da realidade", em como cada um enxerga o mundo de forma diferente, e que ele propositalmente sempre criou situações para que a questão da existência ou não de Haroldo nunca fosse resolvida.
Muito bom. Um vídeo sobre as tirinhas Níquel Náusea seria legal.
Muito boa a análise de Calvin e Haroldo, eu tenho um sobrinho que é um Calvin da vida brinca, faz bagunça e deixa a minha família doida, mas eu adoro ele, afinal criança tem que brincar e fazer bagunça se não fazer aí sim é um problema.
Aliás, na minha época de escola (tenho 25 anos), uma outra tirinha que aterrorizava os livros didáticos era Níquel Náusea. Eu amava demais!!
Nossa Linck, ver você falando de uma das minhas séries de tirinhas favoritas (se não a favorita!) me enche de felicidade!! Falta mais conteúdo sobre Calvin & Haroldo no UA-cam Br!
Um dos vídeos mais esperados, like!
EU TINHA UM LIVRO CHEIO DE HISTORINHAS DELES EU AMO ELES!!!!!! OBRIGADO PELO VIDEO!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Excelente! Obrigado pelo resumo desta obra nostálgica e genial, que marcou meu final de infância + adolescência. ❤
Cara, que legal assistir esse vídeo. Fiz meu TCC da graduação em 1999 sobre o interesse do leitor adulto por Calvin, e teu vídeo vai ao encontro de muitas coisas que eu trabalhei lá. O ponto central está no texto Escritores criativos e devaneio, do Freud, pra mostrar o quanto a elaboração das questões infantis que estão em Calvin rebatem no adulto obrigado a se conformar a esse mundo quadrado.
Eu tenho uma tatuagem de Calvin e Haroldo dançando (que aparece em 1:38 do vídeo), uma aluna minha do curso de Comunicação viu e disse: "Olha, o menino das provas de português" 😂
Uma das melhores matérias do canal,parabéns!
Meu mais novo video preferido do canal! Calvin e Haroldo até hoje fazem parte do meu dia-a-dia, com tiradas sagazes e humor inteligente! E finalmente é bom ver alguém explicando que não há nada de errado com o Calvin! Sempre o vi como um garotinho esperto e divertido e acho até estranho que entendam ele tão errado. Parabéns pelo conteúdo! Sou teu fã, pessoa vagabunda!
Faz vídeo de Little Nemo, Linckalvo, please!!🤩
Meu irmão me deu uma penca de livros de Calvin e Haroldo quando eu era criança, tenho até hj, ganhei antes mesmo de ver eles em uma prova de português pela primeira vez!! Tenho um amor enorme por esses dois personagens, fiquei mt feliz só em ver a thumb com eles
Errou professor link, eu ganhei da minha avó vários compilados de Calvin e Haroldo, então eu além de conhecer e gostar bastante quando eu era criancinha, sempre me dei bem em português
Excelente! Faz sobre outras tirinhas sim, por favor.
Ta faltando agora só vídeo sobre Hagar pra fechar o Quarteto Fantástico das provas de português.
6:34 o leve close no olhar do linck, deu para sentir a alto crítica
Te amo fessor estressado ❤
Peanuts renderia um bom vídeo também. Charles Schulz gostava de trabalhar a ideia do desejo e frustração. A maioria dos personagens tem seus desejos frustados e Charlie Brown parece decepcionado mesmo quando seu desejo é realizado. Schulz gostava tanto do tema que tinha uma admiração pelo filme Cidadão Kane e pelo trenó Rosebud (símbolo da perda). Dá pra falar também sobre a melancolia que existe debaixo do American Way of Life e desse Estados Unidos "perfeito".
Calvin e Haroldo, Mafalda e Hagar, o horrível são a trindade dos exercícios de língua portuguesa no Brasil kkkkkkk. Linck já falou do Hagar pra completar esse bingo no canal?
Obrigada, senhor Careca Quadrinhos, por me lembrar dos motivos de eu amar esse quadrinho, não que eu precisasse necessariamente, mas aprecio o gesto 😊
Adorei esse vídeo! desta vez pude assistir com minha filha na sala. Com certeza topo mais conteúdo como esse!
Quando eu era criança adorava ler as tirinhas do Hagar, O Horrível. Algumas estavam nos meus livros de colégio.
Um detalhe legal que notei em algumas histórias é que os pais dele são basicamente iguais a ele só que mais controlados e num corpo adulto, ele puxou a personalidade deles
Cara que vídeo maravilhoso! A propósito ter gravado durante o dia deixou a imagem muito melhor!! Me senti muito bem enquando assistia esse vídeo ❤
Adorei o estilo e o conteúdo do vídeo, voltado pras tiras, adoraria ver mais sobre
Adorei relembrar todas essas crianças malucas, Luluzinha, Denis Pimentinha.. Video foda, como sempre! Faz o Little Nemo sim! 🙃
Os Adultos não sabem o que é criatividade.
Esse é possivelmente um dos melhores vídeos sobre Calvin e Haroldo que eu já vi, foi uma otima reflexão sobre esse quadrinho fantástico, eu me fascino por esses quadrinhos desde que eu era pequeno. E aproveitando a brecha, queria um vídeo sobre os quadrinhos Peanuts que você cita no vídeo
A mensagem principal das tirinhas é que o mundo dos adultos não faz sentido, não é agradável, nem mesmo para eles 😶
Já curtir sem nem assitir todo!❤
Minha avó assinava O Estado de São Paulo. Toda vez que chegava o jornal eu ia direto procurar as tirinhas.
Eu quando estava aprendendo inglês ganhei um livrao com um monte de tiras do Calvin
Pedido número (2):
Alguém precisa convencer esse calvo a assistir Psycho-Pass. É o tipo de obra que ele vai adorar, e só o primeiro episódio já seria o suficiente para prender a atenção dele e fazê-lo querer assistir a série inteira. Dá para abordar tantos temas interessantes com essa história.
Aliás excelente análise como sempre.
Vídeo muito bom, calvo. Parabéns!
Muito bom esse video !!! Abraços do Erikito, fã de Calvin, Hobbes, Bill Waterson e do Linck !!!
⭐🤟⭐
Nossa! Não fazia ideia de que little Nemo é um gibi. Eu jogava isso no NES e tem a melhor trilha sonora dos jogos de nes, até toco no violão. Um dos melhores jogos de 8bits
Foi muito da hora assistir o vídeo e acertar todas as tirinhas que o Sr Sarjeta foi falando na ordem. "Tem duas influências pro Calvin e Haroldo" "Peanuts e Pogo, né?"
Lembro que quando criança eu tinha diversos bichos de pelucia (e sempre preferi pelúcias, pois eram resistentes e maleaveis, apesar de alguns parentes acharem que era brinquedo pra menina eu tinha um critério mais técnico kskskssk) e o principal era uma coelho com braços de banana junta da minha tartaruga de pelúcia que tenho até hoje, eu comsiderava todos eles seres vivos e meus amigos mais próximos, esse video me trouxe lembranças que eu havia esquevido a muito tempo, fico pensando como seria o Calvin um jovem adulto, e todas as lembranças que ele teria com Haroldo... de fato não é esquizofrenia ou qualquer coisa assim é só infância... ótimo vídeo por sinal... me trouxe ótimas lembranças... saudades daquele tempo.
eu tinha esquecido o quanto calvin e haroldo é bom, obrigado careca dos gibis.
First KKKKKKKKKKK
Excelente vídeo link fala da escala 6x1
Tenho uma tatuagem do Haroldo. Até que enfim vc vai falar deles! Dando play aqui no trabalho (não é 6x1, é 12x36 amém)
obrigada pelo trabalho QnS.
Calvin é quase o verdadeiro "como ser pai"/"como ser mãe" genérico. Essa é a genialidade.
Até que enfim!!! Eu tava esperando esse vídeo!
Linck metendo uma introdução de 16 minutos
Faça o vídeo sobre Little Nemo, por favor! Inclusive, eu adoraria ver mais sobre quadrinhos antigos no canal
Muito bom! Nem assisti ainda mas tenho certeza q vai ser bom. Link, fala do Lucky Luke.
finalmente cavine e haroldo doro essas tirinhas geniais de Bill Watterson
sim, continue falando de tirinhas
mas se não continuar ok também, ja falou da minha preferida akkakakakkakakakakkakakaka
o exemplo da brincadeira de guerra, é perfeito
Seria legal um video comparando a Monica, Mafalda, Luluzinha, Nancy, Annie e mais outra protagonista de gibi de vestidinho, que talvez seja da cor vermelha. E como elas influenciaram umas as outras? Elas se influenciaram?
30:30 é um Guaxinim.