COMO ORLANDO SILVA MORREU?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 19 вер 2024
  • Como Orlando Silva morreu?
    Orlando Silva, conhecido como "O Cantor das Multidões", foi uma figura emblemática na música popular brasileira, especialmente nas décadas de 1930 e 1940. Sua voz magistral e habilidade de interpretação, o tornaram um pioneiro dos estilos vocais modernos na MPB. Ele se tornou inspiração para muitos cantores como João Gilberto, Arrigo Barnabé, e até mesmo para o rei Roberto Carlos.
    Orlando Garcia da Silva, nasceu em 3 de outubro de 1915, no bairro do Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro. Ele era filho de José Celestino da Silva, um violonista e funcionário da Estrada de Ferro Central do Brasil, e da Dona Balbina, uma lavadeira.
    A família de Orlando Silva, sempre foi muito humilde, e a vida se tornou ainda mais difícil quando seu pai faleceu vitimado pela gripe espanhola, em 1918.
    Neste ano, Orlando estava com apenas três anos de idade, e já se inserir rapidamente no mercado de trabalho na função de cobrador de ônibus, trabalho esse que conseguia permanecer sentado boa parte do tempo.
    Foi trabalhando como cobrador, que o jovem começou a ser incentivado a correr atrás de seu sonho de ser cantor. O ambiente entre os funcionários da empresa de ônibus, era de muito companheirismo, e Orlando silva sempre que tinha a oportunidade, soltava sua voz nos momentos de descontração dos funcionários.
    Após muitos elogios, Orlando Silva resolveu ir em busca de programas de calouros, porém, ele não conseguia chamar a atenção para sua voz.
    Até que a oportunidade apareceu, quando o como que ele tinha Silva também foi conhecido por interpretar sambas de compositores renomados como Noel Rosa, com quem teve uma colaboração notável na música "A Dama do Cabaré".
    Seu sucesso era algo que as gravadoras e rádios, não estavam habituadas, o que fez com que o planejamento para sua carreira, acontecesse de forma improvisada,. Ele chegou a fazer shows para mais de 100 mil pessoas, e até mesmo o presidente Getúlio Vargas o admirava.
    Com o sucesso Orlando Silva, não teve instrução para lidar com a fama, e seu comportamento começou a mudar, ele deixou de ser aquele jovem tímido, e passou a tratar as pessoas em sua volta com ar de superioridade. Esses fatores serão primordiais para o declínio de sua carreira.
    Em 1940, sua carreira já não estava indo muito bem, seu vício em analgésico, que ele mantinha controlado desde seu acidente, começou a sair do controle, prejudicando seus compromissos. Nesse mesmo ano, ele inicia um relacionamento com a atriz Zezé Fonseca. O namoro durou 3 anos, e durante esse tempo foi alvo de muitas especulações da mídia, piorando o estado de Orlando Silva.
    Logo após o término do namoro, Orlando Silva desenvolveu uma doença, que fez seus dentes caírem, e os poucos que sobraram ele arrancou para colocar implantes. Devido a essa situação sua voz acabou sendo prejudicada, o que acabou interferindo em sua carreira.
    Em 1946, ele foi demitido da rádio nacional, e pouco tempo depois seu contrato com a gravadora Odeon foi encerrado.
    Em 1947, Orlando conheceu Maria de Lourdes Souza Franco, com quem conviveu em suas últimas décadas de vida. Foi Lourdes a responsável, por fazer Orlando deixar a bebida, e continuar cantando, embora muito longe do sucesso.
    Seus últimos anos de vida foram longe do microfone, o cenário musical havia mudado e Orlando Silva acabou sendo descartado pelas gravadoras. Ele passou a se distanciar da música, e na sua última década de vida, já não realizava mais nenhum show e sua imagem era apenas uma lembrança para seus fãs do passado.
    Com o afastamento da mídia, pouca coisa se ouviu falar dele, ele continuou casado com Maria de Lourdes Souza Franco, que permaneceu ao seu lado, cuidando do cantor, que além da saúde física fragilizada, sofria de muitos problemas psicológicos.
    Foi em sua casa que ele passou seus dias finais, onde sofreu um AVC. Ele foi levado rapidamente para o hospital, ele ficou 4 dias internado lutando por sua vida, mas acabou não resistindo.
    Orlando Silva morreu no dia 7 de agosto de 1978, vítima de acidente vascular cerebral. Ele estava com 62 anos.
    Seu velório ocorreu no salão nobre do Flamengo, clube de futebol pelo qual era apaixonado. A cerimônia contou com a presença de antigos colegas de rádio, juntamente com muitos fãs, que ainda não haviam se esquecido dele. Foram no velório 1500 pessoas, dar seu último adeus ao cantor das multidões, mostrando que apesar do esquecimento da mídia, ele não foi esquecido por seus fãs.
    Seu sepultamento ocorreu no Cemitério São João Batista
    Orlando Silva é celebrado até hoje, com coleções e reedições de suas gravações. Embora sua carreira possa ser desconhecida para muitos, ele deixou seu nome marcado na história da música brasileira.
    E foi assim que Orlando Silva morreu!
    Se você gostou deixe seu comentário e inscreva-se no canal!!
    Até o próximo vídeo!!

КОМЕНТАРІ • 9

  • @marciopaulos.p.dacunha6416
    @marciopaulos.p.dacunha6416 13 годин тому +3

    Grande cantor que recebu com justiça o " título"de cantor das multidões! Deixou saudades.

  • @genivaldogutierres8058
    @genivaldogutierres8058 13 годин тому +1

    Foi o melhor cantor de todos os tempos

  • @adilsongalencar5503
    @adilsongalencar5503 11 годин тому

    Esse app merece todo nosso respeito. P*/profissionalismo
    O relator coloca a narração numa realidade única
    Parabéns p/excelente trabalho
    Informativo

  • @manuelvicente474
    @manuelvicente474 17 годин тому +4

    ❤ BOA NOITE ❤

  • @sostenesgrego
    @sostenesgrego 3 години тому +1

    Seu canal é uma preciosidade, cheio de informações da maioria dos nossos ídolos! 👏👏👏👏👏👏👏👏

  • @claudiopedroso8077
    @claudiopedroso8077 17 годин тому +1

    ❤❤❤

  • @Victor.vondoom
    @Victor.vondoom 17 годин тому +1

    Como Maria Antonieta morreu?