Qual o papel do SUBSÍNDICO no CONDOMÍNIO? JORNAL DO SÍNDICO | COMORAR
Вставка
- Опубліковано 5 лют 2025
- A figura do subsíndico, junto à administração do condomínio, pode desempenhar um papel fundamental de apoio ao síndico. Mas, quais seriam as suas funções? É sobre isso que conversamos com a advogada condominial Pâmela Gontijo - @pamelagontijoadv
O Jornal do Síndico circula, todos os meses, de forma gratuita, em diversas cidades brasileiras, há mais de 33 anos.
O CoMorar (variação de coabitar, habitar em conjunto, estar em convivência pacífica) é um projeto que procura reunir toda essa experiência de décadas, numa série de entrevistas abordando os temas que mais geram dúvidas entre as pessoas que moram em condomínios.
Se você está gostando do nosso conteúdo, colabora aí com a gente. inscreva-se no CANAL, marque o SININHO para ser notificado quando novos vídeos forem lançados e não deixe de marcar, também, o GOSTEI.
Vai ajudar muito, não custa nada, mas é só se você quiser!
Quer receber nossos exemplares do jornal?
Encaminha um "Oi" no nosso WhatsApp (31) 98481-7642
Quer se manter informado sobre o universo condominial?
Siga a gente nas redes.
Site: www.jornaldosin....
Facebook: jornaldosindico
Instagram: @co.morar
Nos condomínios grandes sim, mas nos menores é previsto o síndico profissional ir ao condomínio algumas vezes por semana e receber informações dos condôminos, afinal de contas recebe conforme o contrato.
Obrigado pelo comentário @robertopinheiro5256
Obrigada pelo feedback Roberto.
No condomínio que trabalho, o síndico cuida apenas da área comum entre os sub condomínios, cada sub condomínio tem seu subsíndico, esses com poderes de síndico somente dentro do seu subcondomínio.
Interessante Bruno, obrigada por dividir conosco a sua experiência com o papel do subsíndico.
Ao meu ver, a função do sub síndico é importante, desde que seja bem definida. Visto que, se for a revelia pode mais atrapalhar, que ajudar.
Lidouro, tinha uma tia no interior de Minas que dizia assim: "muito ajuda quem não atrapalha"
Muito obrigada pelo comentário. Fico feliz que tenha gostado do conteúdo.
Prezado, o cargo de subsíndico não está contemplado no Código Civil (10.406/2002) e nem na Lei dos Condomínios (4.591/94), razão pela qual compete à Assembleia Geral criar esse cargo, seja alterando a convenção, caso necessário, ou através de uma deliberação numa assembleia, quando as funções do subsíndico devem ser definidas.
Quando o subsíndico renuncia, estando o cargo previsto na convenção, com funções específicas, o síndico deve convocar assembleia para a eleição de um novo.
Obrigado por contribuir com o debate
@ronaldosilva2190. Sua colocação é bastante pertinente.
O sub sindico pode ser o secretário?
A legislação aplicável ao âmbito condominial não detalha sobre a condução das assembleias condominiais, porém não é interessante que síndicos e subsíndicos participem da composição da mesa, até mesmo por uma questão de imparcialidade na condução da assembleia e confecção da ata.
@raquelm.limasouza6461 temos um vídeo interessante sobre isso ua-cam.com/video/-OJQ53v8ClU/v-deo.html
@@pamelagontijoo Concordo plenamente.
O síndico é obrigado a atender o morador qq horário
Fizemos uma entrevista exatamente sobre esse assunto. ua-cam.com/video/NWES457NSqk/v-deo.html
Não é obrigado não. Exceto em ocasiões excepcionais. Síndico não é empregado de condôminos e nem de moradores. Ele presta um serviço de interesse comum a todos.
"Há 136 anos, senadores aprovavam o fim da escravidão no Brasil." Brincadeiras à parte, o Síndico não tem nenhuma obrigação legal de atender pelo período de 24h, o atendimento pode acontecer em situações excepcionais para tratar situações de urgência, fora isso, basta alinhar dia e horário para o atendimento.
Muito bem pontuado. @@marcosfernandes5774
Excelente colocação@@pamelagontijoo
Eu tenho vontade de ser subsíndico, mas tenho receio de ter que responder por algo que ocorrer de errado no condomínio, sei lá, algum desvio, algum erro do sindico que no meu prédio não é profissional, então tenho esse receio, gostaria de saber até onde o sub responde por algo de errado, sabendo que o sindico responde civil e criminal o sub tbm ?
Obrigado por contribuir com o debate @Dyversu. Quem responde é o síndico. Mas é sempre bom recorrer à convenção para ver se esta atribui alguma responsabilidades ao subsíndico
Prezado, o cargo de subsíndico não está contemplado no Código Civil (10.406/2002) e nem na Lei dos Condomínios (4.591/94), razão pela qual compete à Assembleia Geral criar esse cargo, seja alterando a convenção, caso necessário, ou através de uma deliberação numa assembleia. Na convenção ou numa deliberação direta, as funções do subsíndico devem ser definidas. O subsíndico não responde civil e criminalmente pelo condomínio, porém poderá ser responsável solidário, como qualquer outro condômino, se provado sua participação em alguma questão que gere prejuízo ao condomínio.
Au au kkk
hahahaha
Eu pressizei q u síndico do comdmio pra min mostra a câmera 7 da noite Eli não quis eu tenho direito
Caso tenha ocorrido algum fato relevante, você deve solicitar ao síndico que verifique os arquivos no dia e horário que o fato ocorreu. Aí ele lhe dará um posicionamento.
@@jornaldosindicobh Concordo plenamente com a orientação.
Aqui sub sindico quer mandar até em funcionarios,detalhe tercerizados
Obrigada pelo feedback Ana Maria.
Obrigado por contribui com seu comentário @AnaMariaBelisk
Se o subsíndico, sem autorização do síndico, ou sem que essa função esteja prevista no elenco de suas funções, dirigir-se a qualquer colaborador (orgânico ou terceirizado), ele passa a ser responsável solidário e, eventualmente, poderá ter responsabilidade solidária em questão que gere prejuízo ao condomínio.