Tema 56. Reencarnação compulsória

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 31 жов 2020
  • Mediunidade: o que você precisa saber!

КОМЕНТАРІ • 42

  • @el_quasar695
    @el_quasar695 3 роки тому +14

    De tudo que eu já vi sobre religiões e espiritualidade, o que mais gostaria que fosse real, seria o que deus lhe dá a escolha da extinção, da morte eterna ! Não vejo amor em quem lhe tem como uma propriedade, que precisa te moldar aos padrões que ele estabeleceu, que precise lhe torturar para aprender alguma coisa ! As vezes penso, a coisa que mais almejo é paz, mais que qualquer outra coisa que esse lugar possa oferecer, e fui tirado dela quando esse ser resolveu criar ! Felizes os que não nasceram, que não viram todo o sofrimento que existe debaixo do sol !

    •  3 роки тому +5

      Pois é, realmente é difícil aceitarmos a fatalidade. Porém, segundo acreditamos como espíritas fomos todos criados espíritos simples e ignorantes das verdades relativas. Alguns escolheram seu caminho, uns com o aprendizado pelo amor e outros (como nós) pela dor, pelo sofrimento. Se aceitarmos que não somos mercadorias de Deus e que somos criações dele com o livre-arbítrio crescente conforme vamos conhecendo as verdades, mesmo que relativas, a cada vida conhecemos mais e temos cada vez mais autoridade sobre nossas escolhas. Então, escolheremos o nosso sofrer por amor ao nosso próximo, vindo a reencarnar para ajudar alguém que amamos. E ainda, escolheremos o sofrimento do planeta para auxiliarmos na evolução, na transição para um mundo de regeneração. Você tem razão em questionar os desígnios de Deus, mas ainda estamos longe de compreendê-los. Assim, mesmo em nossa revolta por não sermos totalmente livres devemos observar que alguma razão útil deve ter a nossa vivência neste planeta. Bezerra de Menezes teve a oportunidade de ir trabalhar em dimensões ou mundo mais adiantados onde a dor e o sofrimento não existem, mas preferiu continuar reencarnando na Terra em auxílio dos que ainda sofrem. Coloquei na minha caminhada o exercício do amor (mas é tão difícil e escorrego mais do que fico em pé. rs) para que num futuro meu livre-arbítrio me permita escolher viver em colonias ou mundos semelhantes a Nosso Lar. Sei que a cada reencarnação é um passinho, mas com resignação e paciência vamos andando. Por fim, a dores do mundo fazem parte do nosso crescimento. Já foi pior, lembra? Lembre-se que certamente nós já cortamos muitas cabeças dos outros, colocamos fogo em varias cidades, sofremos com pestes sem esperança de cura, e agora as coisas estão melhores, mesmo que não aparentem. Obrigado pelas suas colocações. Abraços fraternos.

    •  3 роки тому +2

      Se puder assista esse vídeo. ua-cam.com/video/9m7k1x9AetU/v-deo.html

    • @lucianoalvespeteira5264
      @lucianoalvespeteira5264 10 місяців тому +1

      discordo de você temos que agradecer a Deus tem gente muito pior por aí gente sem onde morar gente cega

    • @engroga
      @engroga 3 місяці тому

      Entendo perfeitamente o que você diz. Se a doutrina espírita estiver correta significa que nós somos meros escravos eternos e o máximo que podemos almejar é a diminuição da tortura eterna. Deus não parece ser bom.

  • @ceciliativeronbertolucci461
    @ceciliativeronbertolucci461 2 роки тому +4

    DEUS É O NOSSO CRIADOR. NÓS SOMOS SUAS CRIATURAS! Simples assim!

    •  2 роки тому

      Olá, obrigado pelo comentário. Apesar de acreditar nisso como Espíritas kardecistas, não podemos, nem devemos ver essa simplicidade. Conhecer, e aqui no sentido de questionar, é caminho para evoluir em direção à Divindade. Abraços fraternos.

  • @engroga
    @engroga 3 місяці тому +1

    Somos meros escravos de Deus. Obrigados a existir, obrigados a encarnar, moldados com tortura, por toda a eternidade.

    •  3 місяці тому

      Obrigado por se posicionar. Estar subordinado às leis de uma divindade ou não é aceitação individual, tanto que, temos muitos amigos ateus e agnósticos. De qualquer forma, sendo leis de Deus ou não a realidade é que estamos sujeitos às vicissitudes e alegrias no tempo em que passamos no planeta, restando-nos refletirmos diante das várias vertentes filosóficas sobre de onde vim, o que faço e para onde vou. Assim, como disse, acreditar se são leis divinas é de foro íntimo. Contudo, para mim e alguns outros a filosofia espírita é ainda a que mais racionalmente coloca respostas para esses questionamentos. Abraços fraternos.

    • @socorrobrito8553
      @socorrobrito8553 Місяць тому +1

      A Keuren Canedo e o Léo scheebeli tem uma outra visão sobre este tema.... dá uma olhada no canal deles.

    •  Місяць тому

      @@socorrobrito8553

  • @vanyafreitas9248
    @vanyafreitas9248 Рік тому +2

    A explicação foi clara e de fácil entendimento. - Estou muito feliz em tê-lo assistido. Acabei de fazer a minha inscrição, pois acredito que será o meu norte para o estudo espírita.

    •  Рік тому

      Bom dia. Nós ficamos gratos pela sua participação e esperamos poder contribuir para o entendimento de algumas questões sobre a mediunidade. Abraços fraternos.

  • @beatricefasciana2547
    @beatricefasciana2547 Рік тому

    Muito esclarecedor !

    •  Рік тому

      Obrigado por sua participação. Abraços fraternos.

  • @solbrito3931
    @solbrito3931 2 роки тому +1

    Parabéns , muito esclarecedor

    •  2 роки тому

      Obrigado. E aos poucos vamos apreendendo e aprendendo algumas realidades do mundo espiritual, as quais acreditamos. Abraços fraternos.

    •  Рік тому

      Obrigado por sua participação. Abraços fraternos.

  • @user-pt9pd6qi5x
    @user-pt9pd6qi5x 3 місяці тому +1

    Essa reencarnacao pasa ser tipo um inferno nunca tem paz

    •  3 місяці тому

      Kkkk. Realmente, essa é a grande impressão que dá. Ainda mais que, a necessidade da reencarnação só encerra depois de aprendermos de um tudo. Mas, ao menos temos o consolo de que um dia poderemos escolher como, onde e quando reencarnar. Obrigado pela participação. Abraços fraternos.

  • @rosanacamargos3372
    @rosanacamargos3372 Рік тому +1

    Vdd que Deus e cruellllll

    •  Рік тому +1

      Transparece mesmo que Deus é cruel. Mas, se um filho nosso se recusa em não ir mais à escola porque reprovou de ano, o que fazemos? Esperamos que ele perceba a necessidade do aprendizado para sua vida. Depois de certo tempo se ele se negar em evoluir intelectualmente certamente tomaremos alguma atitude para que ele estude. Somos cruéis para ele no aspecto imediato, pois ele não enxerga o futuro. Creio que essa deve ser a atitude da divindade para conosco. Quantos espíritos desencarnados aportam em nossas reuniões enraizados no ódio e na vingança por séculos e séculos, sendo que esse sentimentos embotam sua condição de refletir a caminhada. O que para ele é um castigo pode ser um início de uma nova perspetiva, uma nova oportunidade, por isso ser a sua reencarnação compulsiva, para viver na matéria as alegrias e tristezas por ele construídas. As leis divinas são imutáveis e a nossa consciência é quem cobra se estamos nelas ou não. Deus não castiga, nos oportuniza reajustarmos os atos desajustados. Certamente, eu gostaria passar a vida sentado numa rede em frente uma praia tomando água de coco e ouvindo mpb. Essa situação me ensinaria algumas coisas, mas a necessidade de me relacionar socialmente para outros aprendizados é fato. Por isso é um "castigo" trabalhar, estudar, concordar, discordar das pessoas, enfim: viver. É certo que como Deus não permite essa vida para mim que Ele é cruel. Mas, lá na frente (e espero que sim) em algum momento tudo esse "sofrimento" me será útil. Abraços fraternos.

    • @rosanacamargos3372
      @rosanacamargos3372 Рік тому

      @Eu @dei@ Deus ele me destruí acabou comigo e com minha filha pra mim ele e a pior criatura que existe eu tenho n@j@ dele.

    •  Рік тому

      @@rosanacamargos3372

    •  Рік тому +1

      Aceito sua posição e respeito. Espero que de algum modo você encontre o consolo ou as respostas que busca para os acontecimentos da sua vida em alguma atividade (trabalho, por exemplo) e inclusive em alguma religiosidade que não tenha um Deus como a budista. Entretanto, guardar ódios certamente reflete em nosso corpo físico, assim certamente profissionais como psicólogos ou psiquiatras são os mais capacitados em nos ajudar, sem preconceitos ou algo assim. Espero que você encontre a paz na sua vivência e todo o mal por que passas nessa existência possa de algum modo um dia ser justificado. Boa sorte na sua caminhada e fica ainda a indicação de leitura: O Livro dos Espíritos > Parte quarta - Das esperanças e consolações > Capítulo II - Das penas e gozos futuros > Natureza das penas e gozos futuros. Abraços fraternos.

    • @lucianoalvespeteira5264
      @lucianoalvespeteira5264 10 місяців тому

      @@rosanacamargos3372 e se voce ficar cega por ordem de Deus então agradeça a ele poderia ser pior

  • @Fx_Danex
    @Fx_Danex Рік тому +1

    Explica pra gente por que em certas reencarnações tem pessoas que vem nesse mundo com defeito físico, existe uma explicação para isso?

    •  Рік тому +1

      No Livro dos Espíritos para a pergunta 964, os Espíritos respondem o seguinte para Kardec:
      "- Deus tem as suas leis, que regulam todas as vossas ações. Se as violardes, a culpa é vossa. Sem dúvida, quando o homem comete um excesso, Deus não estende um julgamento para ele, dizendo-lhe, por exemplo: Tu és um glutão e eu te vou punir. Mas ele traçou um limite; as doenças e por vezes a morte são consequências dos excessos: eis a punição; ela resulta da infração da lei. Assim se passa em tudo."
      Onde se diz "punição" entendo como reajuste ou harmonização. Assim, o que desajustamos na harmonia das Lei Divinas somos convidados a ajustar numa nova encarnação ou mesmo na presente vida.
      Contudo, apesar de alguns livros espíritas generalizarem os casos como por exemplo: um suicida renascerá obrigatoriamente dementado, cada caso é um caso, pois temos espíritos que foram suicidas e que reencarnaram sem nenhuma defeito físico.
      Alguns de nós, a fim de reparar essas desarmonizações das leis divinas rogamos uma vida com problemas vários, inclusive físicos, para mais rápido caminharmos. Li uma vez a história de uma senhora que viria muito bela na nova vida, então ela rogou um defeito na perna para facilitar a ela levar melhor a reencarnação com relação ao orgulho por sua beleza.
      Então, partindo do pressuposto de que Deus não faz nada que não seja justo e como ele é amor, certamente esses casos de defeitos físicos são oportunidades de resgastes ou mesmo provas para os pais, amigos ou para o próprio espírito. Só cuidemos para não cairmos na generalização e achar que toda pessoa com necessidade especial foi necessariamente um espírito que praticou o mau ou que seja mal em outra vida.
      Fica a dica para que você leia o Livro dos Espíritos - Livro Quarto - Esperanças e Consolações - Capítulo 1 - Penas e Gozos Terrenos. Sugiro ler a tradução de José Herculano Pires.
      Abraços fraternos e obrigado pela interação.

  • @marabeatrizferreiraborges2185
    @marabeatrizferreiraborges2185 Рік тому +9

    Se a reencarnação é compulsória, não é um convite e sim uma imposição. Que lei de amor é essa que te impõe dor e sofrimento para que a pessoa evolua? Já fui espírita, mas quando parei pra pensar que certas coisas não fazem o menor sentido deixei de lado, pois não acredito mais nessas falácias.

    •  Рік тому +2

      Bom dia. Realmente do nosso ponto de vista de encarnado parece ser injustiça. Mas, façamos uma digressão sobre nossa vivência. Se um filho nosso não quer ir para a escola porque ele sofre em ser obrigado a estudar, nós mandamos ou não? É falta de amor nosso impingirmos aos que amamos sacrifícios pontuais que no futuro serão benéficos? Assim, deve haver algum sentido nas encarnações compulsórias, pois creio que cada caso é um caso. Já dialoguei com espíritos reticentes que estão desencarnados há mais de dois séculos e não reencarnaram compulsoriamente. Por que? Não sei. Se ao desencarnarmos nossas percepções se alargam em conformidade com nossa condição moral, talvez consigamos encontrar as respostas para tais acontecimentos. Quanto à dor e sofrimento sabemos que também aprendemos pelo amor. Encarnar não é só sofrer, mas também aprender, conviver, dividir, amar. Como você foi espírita espero que não tenha ficado somente nas obras do espiritismo brasileiro (Chico e Divaldo), mas que tenha estuda Kardec, racionalizado Kardec. A Doutrina é uma filosofia de vida e não uma religião como os brasileiros a transformaram, como nos ensina Herculano Pires. Mas, claro que você está correta em contestar e criticar é isso que Kardec nos pediu. Obrigado pelo retorno. Abraços fraternos.

    • @user-ni2td6fb5l
      @user-ni2td6fb5l Рік тому +1

      Exatamente Mara isso é uma falácia

    •  Рік тому +1

      A grande sacada do aprendizado de todos está na crítica. A sua crítica nos leva a racionalizar o assunto. É claro que num vídeo de alguns minutos só nos é possível propor uma pequena ideia da filosofia espírita. Certamente o assunto não se esgotou na minha fala e as possibilidades de outras reflexões na logicidade da Doutrina existem. Um estudo mais aprofundado da nossa vivência interexistencial pela filosofia espírita kardecista carreia outras posturas quanto à dor, sofrimento e o que seja evolução. Fico muito grato por sua colaboração. Abraços fraternos.

    • @neidybarbosa1811
      @neidybarbosa1811 Рік тому

      ᴀ ǫᴜᴇsᴛᴀᴏ ᴇ ǫ ᴏs ᴇsᴘɪʀɪᴛᴀs ʀᴏᴍᴀɴᴛɪᴢᴀᴍ ᴀ ʀᴇᴇɴᴄᴀʀɴᴀᴄᴀᴏ ǫᴜᴇ ᴇxɪsᴛᴇ ᴘᴏʀᴇᴍ ᴇ ᴜᴍᴀ PRISAO ᴇ ǫᴊᴇᴍ ᴄᴏᴍᴀɴᴅᴀ sᴀᴏ sᴇʀᴇs ɪɴᴠᴏʟᴜᴛɪᴠᴏs ᴅᴇssᴀ ᴄʀɪᴀᴄᴀᴏ ᴅᴇᴄᴀᴅᴇɴᴛᴇ. NAᴏ sᴏᴍᴏs ᴅᴀǫᴜɪ. Essᴇ ᴇ ᴜᴍ ᴜɴɪᴠᴇʀsᴏ ǫᴜᴇ ɴᴀᴏ ᴅᴇᴜ ᴄᴇʀᴛᴏ. E ғᴏᴍᴏs ᴍᴀɴɪᴘᴜʟᴀᴅᴏs. Sᴇǫᴜᴇsᴛʀᴀᴅᴏs. Dᴏ ɴᴏssᴏ ᴍᴜɴᴅᴏ ORIGEM ᴘᴀʀᴀ ғᴀᴢᴇʀ ᴘᴀʀᴛᴇ ᴅᴇ ᴜᴍ ᴘʀᴏᴊᴇᴛᴏ ᴅᴇ ᴇᴠᴏʟᴜᴄᴀᴏ ᴅᴇᴄᴀᴅᴇɴᴛᴇ ᴇ ᴅᴏᴇɴᴛᴇ ᴇ ᴇsᴛᴀᴍᴏs ᴀǫᴜɪ ᴘᴇʀᴅɪᴅᴏs. Dᴇsᴍᴇᴍᴏʀɪᴀᴅᴏs. MANɪᴘᴜʟᴀᴅᴏs ᴇ ᴇsᴄʀᴀᴠɪᴢᴀᴅᴏs ᴛᴇɴᴛᴀɴᴅᴏ ᴠᴏʟᴛᴀʀ ᴘᴀʀᴀ ᴏ ᴠᴇʀᴅᴀᴅᴇɪʀᴏ ᴅᴇᴜs

    • @Universo_invisivel
      @Universo_invisivel 5 місяців тому +1

      Colocar o filho na escola é imposição ou um ato de amor por seu filho?
      Levar o filho ao posto de saúde para tomar vacina e ver ele chorar com medo da vacina é um ato de amor ou imposição?
      A resposta vocês já sabem.

  • @SilviaLopesvetslife
    @SilviaLopesvetslife 8 місяців тому +1

    Como saber se sua encarnação é compulsória ?

    • @joaocarloslima5230
      @joaocarloslima5230 8 місяців тому +1

      Bom dia. Entendo que mais do que “como saber se a reencarnação é compulsória” é saber “para que serve saber se a reencarnação é compulsória?”. Rs. Mas, como dica se autoconheça e se questione: será que meus atos refletem uma pessoa que reencarnou compulsoriamente? Será que eu escolhi de livre vontade minha nova reencarnação como prova? Será que meus atos morais e éticos nessa presente vida me levaram a escolher essa encarnação? O que importa é nos observarmos e buscarmos evoluir intelectual e moralmente, independentemente da reencarnação ser compulsória ou não. Contudo, o que nos é permitido saber se tiver utilidade, saberemos. Obrigado por participar e abraços fraternos.

    • @ednamartinsvaz7241
      @ednamartinsvaz7241 4 місяці тому

      ​@@joaocarloslima5230qual a razão de não sabermos que 'carmas' ou maldades estamos a quitar'? Qual a razão de não termos o conhecimento espiritual e do precesso num todo?! Não será isso conveniente (para eles)?
      Que tipo de 'Deus' pediria devoção às cegas e nos colocaria na Terra para tamanha violência?
      Questione-se! A verdade não é para todos.

    • @D1993Ferrer
      @D1993Ferrer 2 місяці тому

      n sei .. mas tenho certeza que a minha foi .. pior é saber q terei q voltar

  • @ednamartinsvaz7241
    @ednamartinsvaz7241 4 місяці тому

    Respeito a sua visão sobre reencarnação, mas não consigo concordar. Questionemo-mos ( ao invés de seguir outros)
    A minha Fonte Criadora é perfeita, eu também o Sou.
    Quem é falho é o ser humano, eu sou um ser celestial que reencarnou neste corpo falho..e por isso ele falha!
    Acha mesmo que a Fonte Criadora é punitiva e inquisidora?
    Que 'Deus' amoroso e compreensivo enviaria seus filhos para mundo tão devasso e repleto de dor e doença?
    Teremos mesmo que crescer e evoluir através de dor e sofrimento?
    Porque achamos sempre que o poder e salvação é externo (vem de fora)?
    Também trago verdades: o Poder e Salvação é interno.
    A fonte NÃO é punitiva.
    Nós Somos Livres.
    Nós temos Livre-Arbitrio.

    •  4 місяці тому

      Obrigado por participar. Antes de comentar vosso comentário, gostaria de dizer que no meu vídeo da última quinzena explico que alguns dos postulados inseridos em vídeos antigos eram sob a ótica da doutrina da Federação Espírita Brasileira, sendo que, muitos conceitos foram por mim revistos. Assim, tentarei dialogar sobre o punitivismo na ótica do Espiritismo kardecista.
      Iniciemos pela proposta de que Deus não castiga ninguém por Ele ser o amor. Depois por crítica à Kardec, proposta defendida por ele quanto ao Espiritismo. Então, creio que estamos no caminho certo e recomendado por ele, ainda que, cada um tenha a sua interpretação daquilo que ele propõe sobre a filosofia espírita.
      Nas obras fundamentais kardequianas, podemos encontrar tanto as palavras punição como reparação. Como, para nós a morte não existe face a imortalidade de alma e perante Deus somos criaturas perfectíveis, mas ainda não perfeitas, pois não podemos conceber perfeição em nós dado que perfeição significa "Que não tem defeitos; ideal, impecável; excelente. Que está terminado; sem falhas, lacunas; completo, absoluto, total". (Dicio.com.br) no atual estágio evolutivo do planeta Terra. Assim, nos parece mais coerente estarmos em aprendizado caminhando para a perfeição, mesmo que cometamos os maiores equívocos nessa caminhada.
      Esse aprendizado que nos parece falta de amor divino, tragédia, são responsabilidades assumidas como você disse, quando das nossas escolhas dadas pelo livre-arbitrio é um processo de evolução por assimilação de apreendermos com os nossos erros e acertos. É aprendizado e não punição. Como diz Dora Incontri "é um processo pedagógico de aprendizado".
      Entretanto, concordo que toda e qualquer consideração punitivista de Divindade para conosco não deve ser considerada, pois remete em nos reduzir e desqualificar como seres humanos criados perfeictíveis, os quais invariavelmente chegaremos à perfeição relativa, pois perfeito somente Deus. É mais proveitoso em nosso processo evolutivo buscarmos reparar nossos equívocos e nos harmonizarmos com o universo do que nos punirmos pelas nossas faltas, que na maioria das vezes se assentam até não falta do conhecimento.
      Assim, a reencarnação compulsória deve ser vista como uma oportunidade de aprendizado e mal comparando quando um filho nosso é reprovado na escola nós fazemos ele repetir o ano não como forma de castigo, mas envoltos em nosso amor de pais como forma de ele realmente aprender aquela lição, de conhecer e assim evoluir. É pedagógico esse ensinamento, ainda que ele se recuse e não queira voltar para o mesmo ano. Além disso, mesmo havendo sido reprovado, alguma coisa ele aprendeu e esse aprendizado auxiliar a seguir em frente.
      O problema é como as pessoas vêm a reencarnação por uma condição de castigo ou punição. Se internalizamos a oportunidade de aprendizado dada pela Divindade, chegamos à sua proposta.
      Nessa sua proposição de que "A minha Fonte Criadora é perfeita, eu também o Sou. Quem é falho é o ser humano, eu sou um ser celestial que reencarnou neste corpo falho.. e por isso ele falha!", nós Espíritas aceitamos que todos fomos criados simples e ignorantes com a centelha divina para a perfeição. Assim, o aprendizado é do Espírito sendo o corpo apenas um instrumento na consecução, o que significa a necessidade de evoluirmos tanto no mundo dos espíritos quanto no mundo material. Aqui vemos apenas uma discordância filosófica.
      Quanto à sua proposta de que Que 'Deus' amoroso e compreensivo enviaria seus filhos para mundo tão devasso e repleto de dor e doença? Teremos mesmo que crescer e evoluir através de dor e sofrimento? De modo algum o Espiritismo aceita a fatalidade e creio que não afirmo isso. O aprendizado é por nós escolhido em nossos atos devido ao livre-arbítrio pelo amor ou pela dor. Deus não vaticina que iremos sofrer. O plantio é livre, mas a colheita é compulsória. Plante amor, receba amor. É assim.
      Na sua consideração de que "Porque achamos sempre que o poder e salvação é externo (vem de for a)? Também trago verdades: o Poder e Salvação é interno. A fonte NÃO é punitiva. Nós Somos Livres. Nós temos Livre-Arbitrio.", para o Espiritismo a "salvação" significa "evolução" numa proposta como você diz interna. Meus atos me levam a evoluir, a conhecer, a aprender totalmente longe dessa visão salvacionista das religiões. A fonte não é punivista, concordo plenamente, mas poucos entre nós entendem assim e o livre-arbítrio não é pleno, ele se alarga à medida do nosso aprendizado e conhecimento.
      Essas minhas conjecturas estão dentro da visão espírita kardecista. Obrigado por participar e abraços fraternos.