Fui convidado a retornar em uma fazenda, na qual fiz a instalação a 40 anos. Fiquei surpreso. Estava tudo intacto e funcionamento. Sou diferente, só trabalho com soldagem nas emendas e fita isolante de boa qualidade. Só isso cunhado!!!!
Sempre faço da primeira maneira e coloco um tubete feito da capa de um fio mais grosso entre as 2 tomadas, assim evito os possíveis choques e fica um trabalho mais organizado e sem as emendas que você fez. De qualquer forma, parabéns pelas dicas.
Eu uso a primeira forma, porém eu não deixo os fios decapados entre os bornes, eu recoloco um pedaço menor da capa próprio fio. Fica 100% seguro e sem emendas.
Eu fiz o primeiro método, porém a lâmpada não desliga mais, era só lâmpada aí coloquei um interruptor com duas tomadas e uma lâmpada, e só tinha dois fios sabe dizer o que eu preciso fazer?
Fechar a tomada com esse monte de fio sobrando deve ser ótimo. Eu uso a primeira opção, mas coloco tubo termo retrátil no meio pra isolar. Fica perfeito.
@@fabriciopierre2047 Nunca, Minha casa é 220, em tomada de 10 amperes daria 2200 de potencia. Não tenho nenhum equipamento que gaste isso a não ser o chuveiro. Vou continuar passando o fio de um lado pro outro sem o menor remorso. Povo inventa regra, mas não sabe fazer calculo. O fio de 2,5 mm² Passa bem mais de 10 amperes.
canudo termoretratil o próprio nome ja diz, é TERMOretratil, se ele esquenta mais doq deve, se derrete todo. Se o fio sofrer superaquecimento, ele vai destruir o canudo, e o isolamento vai com Deus
@@tiagoas171 coberto de razão, só tem que fazer direito, fio de qualidade, isolamento de qualidade, e obviamente respeitar a corrente, tem gente que empurra máquina de solda transformadora em tomada comum, aí da zebra, certo é ligar independente dentre muitas outras coisas
Quando se tem um caixa cheia, a primeira opção é uma boa. Fica uma dica: quando acabar de passar os fios, tente isolá-los com fita. Dá trabalho, mas ajuda a evitar o tal choque acidental.
Ainda bem que ele fala todo tempo "eu acho". ... O jeito correto eh o primeiro sem emendas ligue primeiro a de 20 depois a de 10 Ap o pedaço de fio que ficou decapado passe uma fita isolante (quanto menos emenda em fio melhor) e o óbvio antes de mexer em qualquer instalação elétrica desligue a rede ... Forte abraço ... Deus abençoe
@@marioguerra4009 Na verdade, todas as 3 formas, são exatamente a mesma forma. A diferença é que na segunda e na terceira o fio ficou emcapado, e na primeira ele esqueceu de usar a fita isolante e deixou o fio exposto e disse que o fio exposto têm o risco de dar choque.
Eu fui instalar uma tomada externa dupla e a caixa era tão pequena que não comportava os fios da terceira maneira. Fiz semelhante à primeira, mas desencanei os fios só nos pontos onde iria ter contato com os conectores. O restante ficou encapado. Ficou bom! Sem contar que a tomada será usada com aparelhos de baixa tensão, então diminui as chances de problemas.
Nossa, no vídeo e no manual de instrução das fábricas é tudo tão simples, colorido, fácil , parece o mundo das maravilhas. Vá fazer isso numa tomada escondida, com nenhum espaço para sequer puxar os fios e ainda... sem espaço para guardar esse tanto de fio depois na hora de enfiar a tomada na parede... não cabe! Sugiro que façam esses videos simulando tbm as dificuldades que eu citei, aí sim merece meu like!
Fiz o primeiro método no primeiro video ano passado, e funcionando bem até hj, e acabei de fazer em outro tomada o mesmo jeito, mas não uso aquele fio que parece uma fio que desfia, uso igual aos fios grossos que vem do principal
A primeira é a mais correta e mais pratica, pois não tem emenda de fio, é só colocar a de 20A antes da 10A, sempre desligar disjuntores que nunca levara choque e também ser feito por quem entende do assunto.
Nem é preciso passar na de 20A primeiro. Como o fio não foi cortado, jamais vai sobrecarregar a tomada de 10A além disso, tomada não deve ser desmontada da parede por quem não entende logo, ninguém vai levar um choque ali por ter um fio nu dentro da caixa com a tomada fechada.
Muito bom da forma que vc ensina, o único problema que eu acho é pq fica muitos cabos pra colocar dentro dessas caixinhas que no meu ponto de vista deveriam ser maior
É isso mesmo, a terceira opção realmente é a melhor. Recentemente fui fazer um reparo na casa de uma cliente, e estava exatamente como a segunda opção demostrada no vídeo. Tudo derretido, fiação e bornes da tomada dupla ( distanciada)... Parabéns amigo pelo video!
Alguns conceitos apresentados nas três modalidades não se sustentam. A ressalva da possibilidade de choque na 1ª opção, é descartada se observar que a recomendação básica ao proceder reparos em rede elétrica, é desligar o sistema; Na 2ª opção, os bornes (conectar tomadas com a mesma amperagem) são dimensionados para suportar o efeito Joule, não vai esquentar e nem sobrecarregar os contatos; Considerando a praticidade e evitando emendas de cabos com isolamento com fita, a 2ª opção é a mais recomenda. Na hipótese de se conectar tomadas em paralelas de 10 e 20 A, a de maior corrente deve receber a alimentação da rede;
Positivo Hélio Calheiros. Simples assim... A de maior amperagem recebe da rede e o jampeamento do Borne de 20 para o de 10 não causa nenhum problema. Obviamente respeito o rapaz do canal, mas pra mim esse tipo de ligação que ele mostrou é desnecessário. Sem faltar que o emaranhado de fios com o passar dos anos, fios se desgastam naturalmente e a chance de um curto circuito é bem maior. Façam o exemplo 2 ligando sempre do Borne de 20A para o de 10 A que não tem erro.
Instalei muito tomadas duplas da primeira maneira errada , funciona mas realmente hoje percebo que da maneira que vc ensinou , é o certo . Parabéns pelo ensinamento. Vou instalar uma tomada dupla em casa agora com o aprendizado que tive hoje vendo o seu vídeo. Valeu , abraços ,tamo junto. Sucesso amigo
Muito bom, realmente é o melhor jeito, mas sempre faço o modo do primeiro jeito, porém transpassado no orifício da primeira tomada, passo fita isolante deixando apenas panta para encaixar na segunda tomada, acho que a caixinha fica mais ajeitada com menos fios.
Perfeito! Excelente instrução. Eu fazia errado (ligando a 2.a tomada no borne) e creio que nunca tive problemas por NÃO fazer uso simultaneo das tomadas. Valeu essa aula! Obrigado, Cunhados da Obra!
Dica boa! Mas no exemplo, cada tomada tem um valor de corrente diferente, indicando que se trata de um TUG(tomada de uso geral) e uma TUES(tomada de uso especifico). Cada uma devem ter circuitos independentes com condutores e dispositivos de proteção devidamente dimensionados! Com certeza se seguir a NBR 5410 a instalação elétrica não dará problemas.
O certo e terem circuitos diferentes,, 2,5mm para 10A e 4mm para 20A dependendo da distancia, diametro maior,, no caso 4mm para 10A e 6mm na de 20A.. quero ver e fechar a caixa se for 4x2.. melhor cx separadas em circuitos distintos. Não se liga a carga maior antes da carga de menor consumo,,, justamente pela queda de tensão... erro comum cometido no QGBT,,, Se deve colocar sempre a carga de maior consumo no fim do barramento, mais afastado do disjuntor geral,, e os de menor carga mais próximo,,, isso evita a piscada em luzes e deformações na senoide quando der partida uma carga alta!
Excelente Tiago, disse muito bem. Conforme situação proposta, em todos os casos apresentados está errado. Mesmo que na pior das hipóteses não houvesse como passar um circuito separado para Tue e Tug, o fio de 2,5mm suporta até 21A, se na tomada dupla tivermos uma de 10A e uma de 20A, tendo um total de 30A ao usar as duas ao mesmo tempo, daí estaremos saturando a corrente suportada causando aquecimento e possível derretimento do cabo condutor. Neste hipotético caso seria o uso de um cabo maior, 4mm se não me engano suporta 28A e 6mm 36A conforme tabelado. A intenção do vídeo foi boa, mas... Cuidado cunhado!
Uma dúvida. Se o desenho da entrada dos pinos não for espelhado como o qual vc usou, digo, se o a entrada do fio terra ficar pra cima na primeira tomada e pra baixo na segunda, a ligação dos cabos fica diferente?
show irmão ,gostei desta maneira .sempre fiz da forma da segunda opção ,mas sempre tive esta impressão de curto no borne ,mas graças a deus nunca deu problema
Avisa ao cunhado q nas lojas de material elétrico existe um equipamento chamado "disjuntor" q serve para interromper a corrente elétrica qd precisar fazer algum tipo de manutenção. Espero q essa informação tenha sido útil.
Eu fico impressionado com as instruções que orientam a não fazer da forma como a tomada foi projetada para fazer, ou seja, utilizar o jumper de uma para outra e em uma entrar com fase e neutro. Concordo em colocar separado ao utilizar uma tomada de 10A junto com uma de 20A. Mas, será que os fabricantes colocam no mercado um produto que não é para ser usado como foi projetado? Porque até hj alguma entidade ligada às normas de instalação elétrica não fez com que projetem novamente as tomadas? Tb não concordo com a primeira opção de passar o fio direto, mas, somente pelo risco de choque ao tirar a tomada da parede.
É isso. A tomada foi fabricada para receber duas ligações em cada lado. É pq aguenta de boa. Canseira danada. No final das contas vem tudo de um fio só. Ele que tem que ser bem dimensionado, junto com o sistema geral. Economia em parte elétrica é cagada certa.
Sem contar que já estão vendendo tomadas duplas em que tu só faz uma ligação, comprei uma dupla dessas da ilumi que é só vc ligar numa das entradas e ela já faz a ligação com a outra, internamente, me quebrou um baita galho e tempo .
O primeiro método é de longe o melhor pois evita uma emenda completamente desnecessária. Basta usar um pequeno pedaço de espaguete isolante entre as duas tomadas tornando com isso um serviço mais seguro e mais rápido que o segundo e terceiro método. Lembrando ainda que se for para respeitar normas a rede deve estar sempre desenergiza em qualquer atividade.
Por isso q aprendi a fazer as coisas eu mesmo, se vejo um eletricista fazendo da 3 forma eu mando ir embora na hora. Estamos no Brasil, meu amigo, se é prático e seguro não tem pq ficar enfeitando pavão e aumentando gastos!
Concordo plenamente é só isolar com fita isolante a parte que interliga as duas tomadas,melhor do que esse ninho de pombo que ficou essa sua ligação,sem contar que é necessario fazer emenda,e emenda deve ser evitado.
Eu acho que o Primeiro método é o melhor pois os fios não se soltam facil e também evita muitos fios na caixinha da tomada para facilitar o encaixe da mesma, desliga os dijuntores para evitar choques/ curtos em qualquer tipo de instalação isso ajuda muito, acho que os aparelhos funcionam mesmo se vc inverter o fio neutro no lugar do fio fase nas tomadas eu ligava os aparelhos sem prestar atenção para qual lado o plugue do aparelho estava sendo encaixado depois veio essas tomadas nova com 3 pinos porem usei muito aqueles adaptadores para tomadas antigas e nunca fiz questão de saber se o plug da tomada estava invertido, sempre consegui ligar os aparelhos de boas.
sempre usei o primeiro método, e na hora de ""MANUTENÇÃO"" é só desligar a geral. quero ver fazer o terceiro método em uma tomada dupla de sobrepor, pois não tem espaço para fios nesse tipo de tomada.
@@oficinabailon Nada! Tem a vê! Melhor mesmo, é desligar geral! Até porque não tem nessecidades, de fazer, com a chave ligada, e tem outra coisa, os serviços fica mal feitos
Se você segue está regra a primeira ligação é segura e boa de fazer,com a terceira forma enche a caixinha de fio costuma derreter as fitas isolantes com o tempo e fecha curto,tudo muito relativo.não gostei.
Pra começar, tomadas de 20A são circuitos separados, e não tem essa de sobrecarregar o terminal , pois a área onde circula a corrente é de 1CM² ou menor é depressível pois tem um resistência muito baixa, pode-se dizer que a resistência do fio todo é maior que no terminal,o importante é dimensionar o fio para a carga e distancia correta e torquear os terminais.
Estava com essa dúvida. eu vou ligar um cooktop a gas e forno embutido a gas em uma tomada que foi jumpeada, estava com receio de dar algum problema. A tomada que temos ê de 20A.
@@101apartamento se o fio que alimetan o circuito completo for de pelo menos 4mm2 nao é pra dar problema, se tu perceber que a tomada e os fios estao esquenteando é porque tem coisa errada.
Acredito ser muito interessante vídeos informativos que tratam de detalhes que uma pessoa leiga não tem noção de que esses detalhes fazem toda diferença na hora de uma boa execução, só em caráter complementar quando vc mostra a tomada de frente para posicionar neutro que vem descrito na tomada em questão vc mostra as tomadas de ponta cabeça pois como vc sabe as tomadas devem ser instaladas com o pino do meio acima dos outros dois para que se por ventura for conectado um equipamento com saída lateral o mesmo não fique com o cabo saindo para cima e assim causando torção do mesmo, todos os equipamentos vêm de fábrica desse jeito como regra
Poxa essa aula me salvou do meu erro, sou muito curiosa com um pouco de tudo ,e hj resolvi trocar a tomada que dizer diminuir a quantidade de tomadas, tinha uma original e fiz uma outra extensão de duas saída, então resolvi trocar fechei a de baixo que é original abri a fenda pra o cano condutor para ficar na altura da TV lógico que ao lado do Rack então. aumentei o comprimento dos fios até aí ficou bom, mas,só fiz o errado de atravessar os na segunda opção que vc mostra, mas amanhã vou comprar uma outra tomada e fazer a terceira opção correta valeu, é bom ter pessoas assim pra ensinar a quem obrigado Deus abençoe 😊
Ligue primeiro a tomada de vinte amp, decape o fio e passe para a outra direto sem emenda,depois isole onde ficou decapado com fita isolante ou fita refratária, aquela que encolhe com o calor, evite sempre emenda, pois geram ponto de aquecimento, nunca tive problemas fazendo desse modo.
Aula de primeira qualidade principalmente pq aborda e explica as formas incorretas e dando solução mais segura de fazer a duplicação de tomada. Parabéns!!
Boa dica . Lembrando que corrente alternada oscila em uma velocidade tão rápida que nossos olhos não consegui acompanhar , então essa norma de ligar o neutro no ponto certo é besteira. Agora se for corrente continua aí sim funciona a norma . Parabéns pelos vídeos .
Nem sempre, existem equipamentos eletro-eletrônico que se invertido o neutro não funcionam perfeitamente, digo isso por experiência com equipamentos que eu trouxe quando trabalhava nos Estados Unidos.
Sem dúvida, a ligação por fora é mais segura pq preserva o isolamento do cabo. Mas, em geral o espaço da caixa de tomada é mínimo. Assim, prefiro ligar o neutro e o terra contínuo. A fase, ponta a ponta. Mas, isolo todos as partes desencapadas. Inclusive, hoje é possível usar termo retrátil para esses pequenos isolamentos. Não há risco de sobrecarga. São cabos de 20A, e os aparelhos em geral não passam de 6A.
Lembrar que algumas marcas de tomada vêm com as tomadas duplas invertidas . Nesse caso , fase e neutro ficam ligados em "X" diferente dessa que ficou paralelo .
Entendi .bem reparado mas os bornes com o indicativo N ,F (entrada do plug) tem diferença no sentido que o material é mas reforçado ex no fase mas que o neutro. Pois uma elétrica bem feita já começa pelo padrão (cor dos fios) digo quando quadro elétrico e completo Drs Dn. Aonde não se pode misturar N/F de tomadas com da iluminação.
Considerando que toda manutenção em circuitos elétricos, recomenda-se o seccionamento do circuito (desligando a proteção/disjuntor do circuito elétrico), por si só evitaria qualquer chance de choque elétrico; a primeira opção e válida desde que se faça o uso do termo contrátil, restabelecendo a isolação dos condutores entre as tomadas, assim evita emendas de cabos e possíveis pontos quentes no circuito de força.
@@CunhadosnaObra Parabéns, conteúdos como os teus, ajudam muito no dia a dia de pessoas com menos conhecimento técnico. Eu uso a primeira opção, porem utilizo termo contrátil para reestabelecer a isolação dos condutores, uma solução prática e de baixo custo.
@@RogerioViiana , pelo nível do seu dialeto fica evidente o grau de conhecimento que possui. Portanto, todo projeto elétrico devidamente dimensionado possui disjuntores individuais para cada circuito derivado do quadro de distribuição de força (QDF). Sendo assim, não se faz necessário o desligamento geral da instalação elétrica.
8 fios dentro de uma caixa 4x2 quando em operação geram calor e o contato entre eles propicia deformação e até mesmo comprometimento no isolamento. As industrializadas e comercializadas Extensões, filtros de linha, reguas de tomadas estabilizadores e demais, Apresentam ligações entre tomadas de forma sequencial e não com derivação.
@@zezinhosilvasilva9948 Se for 220v com duas fases, blz, é só substituir uma das fases pelo neutro. Se for 220v monofásico, aí só usando um transformador.
A dica é boa mas se for fazer uma ligação em tomada tripla, n vai dá pra encaixar a tomada na caixinha 4x2 por conta dos cabos. Principalmente se for cabo 4.0 mm.
A primeira opção é mais segura com relação ao aquecimento dos contatos, pois os fios entregam diretamente a corrente porque estão inteiros, sem cortes. Qt a risco de choque, é só fazer a isolação com um espaguete ou fita. Mas o ideal mesmo nesse exemplo seria circuitos diferentes para cada tomada, um para 10A e outro para 20A. Se as tomadas for da mesma amperagem a primeira opção com isolação seria a melhor.
Exatamente Marcelo. O erro do UA-camr "cunhados na obra" é demonstrar uma ligação em paralelo com tomadas de amperagens diferentes (10A e 20A) ligadas no mesmo fio. Isso sim é um erro grotesco. Se o espelho da tomada tiver 2 tomadas com amperagens distintas, então as fases devem ser independentes desde o chicote principal. Mas se ambas as tomadas forem de 10A, a primeira opção apresentada por ele com "isolamento" pode ser usada, afinal os aparelhos caseiros que exigem tomadas 10A são de baixa potência. Em verdade, a tomada dupla de 10A se assemelha a um "benjamin" = expansão de tomadas, numa cozinha.
A principal desvantagem na ligação do fio transpassado de uma tomada a outra, será a inviabilização da segunda tomada caso a primeira tenha algum dano.
@@weekfield1 meu amigo, eu trabalho com circuito ligado, pega e cabo energizado, com cuidado é claro, mais a norma é desligar, por esse motivo que uma instalação é separada por circuito, além de proteger mais, auxilia numa hora dessas.
E correto sim! Eu tenho curso de eletrotécnica, eletrônica básica e digital do Senai! Pessoas que não tem curso não devem entrar em contato com a rede elétrica e nem abrir aparelho eletrodomésticos.
Obg. Seus vídeos me ajuda mto. Toda vez q vou fazer um trabalho elétrico em minha casa consulto seus vídeos, tenho um básico de elétrica mais sempre busco conhecimento dos profissionais da área e seus vídeos sao mto simples de entender, tem mto profissional q complica na explicação, Mais vc deixa tudo mais claro.
Conectores Wago, veio pra dar fim a estas derivações, sem fita isolante, a distribuição é rápida segurara e confiável! Lembrando que é muito importante colocar terminal pre isolado nas pontas dos cabos pra introduzir nas tomadas e interruptores...
Kkkk é a pura verdade, até eu que sou engenheiro eletricista sou chamado de estagiário que não sei fazer nada , mais deixa pra lá o importante é ajudar a maioria 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼muito obrigado por nos prestigiar obrigado
Oi! Hoje descobri seu canal e percebi que minhas tomadas foram colocadas todas do jeito errado. Eu achava estranho o fio estar desencapado entre elas em daí fui procurar... Então, eu e o marido vamos ajustar todas! Obrigada.
Na minha humilde opinião, o melhor e mais prático jeito é utilizar os conectores de derivação. Em alguns modelos, não precisa nem ter o trabalho de descascar o fio.
Se é errado ligar nos bornes, nao entendo pq as fabricas que visam economizar ao maximo, gastam mais pra colocar os bornes duplos, sendo que poderiam economizar com bornes simples
Onde Comprar Tomada Dupla: mercadolivre.com/sec/1dSVAsr
Video porcaria
Fui convidado a retornar em uma fazenda, na qual fiz a instalação a 40 anos. Fiquei surpreso. Estava tudo intacto e funcionamento. Sou diferente, só trabalho com soldagem nas emendas e fita isolante de boa qualidade. Só isso cunhado!!!!
Vc é montro Ronaldo! Brilhas mto nas instalações.
No caso de sobrecarga a solda é a primeira que vai embora por isso a norma NBR 3410 proíbe a solda
Pra Isso tem o disjuntor pra desarmar em caso de curto.
Sempre faço da primeira maneira e coloco um tubete feito da capa de um fio mais grosso entre as 2 tomadas, assim evito os possíveis choques e fica um trabalho mais organizado e sem as emendas que você fez.
De qualquer forma, parabéns pelas dicas.
exatamente!!! quanto menos emendas, melhor!
Eu uso a primeira forma, porém eu não deixo os fios decapados entre os bornes, eu recoloco um pedaço menor da capa próprio fio. Fica 100% seguro e sem emendas.
Bom dia Douglas obrigado por nos mostrar e compartilhar suas experiências aqui no canal valeu 👏🏼👍🏼👏🏼👍🏼👍🏼👍🏼👏🏼
Eu fiz o primeiro método, porém a lâmpada não desliga mais, era só lâmpada aí coloquei um interruptor com duas tomadas e uma lâmpada, e só tinha dois fios sabe dizer o que eu preciso fazer?
Fechar a tomada com esse monte de fio sobrando deve ser ótimo. Eu uso a primeira opção, mas coloco tubo termo retrátil no meio pra isolar. Fica perfeito.
fica perfeito mas está errado e n passaria em uma inspeção, a norma manda fazer igual a 3 demonstração.
@@fabriciopierre2047 Nunca, Minha casa é 220, em tomada de 10 amperes daria 2200 de potencia. Não tenho nenhum equipamento que gaste isso a não ser o chuveiro. Vou continuar passando o fio de um lado pro outro sem o menor remorso. Povo inventa regra, mas não sabe fazer calculo. O fio de 2,5 mm² Passa bem mais de 10 amperes.
canudo termoretratil o próprio nome ja diz, é TERMOretratil, se ele esquenta mais doq deve, se derrete todo. Se o fio sofrer superaquecimento, ele vai destruir o canudo, e o isolamento vai com Deus
@@tiagoas171 coberto de razão, só tem que fazer direito, fio de qualidade, isolamento de qualidade, e obviamente respeitar a corrente, tem gente que empurra máquina de solda transformadora em tomada comum, aí da zebra, certo é ligar independente dentre muitas outras coisas
@@dieisondutra66 tá ai uma coisa que ninguém para par avaliar norma/inspeção
Quando se tem um caixa cheia, a primeira opção é uma boa. Fica uma dica: quando acabar de passar os fios, tente isolá-los com fita. Dá trabalho, mas ajuda a evitar o tal choque acidental.
Ainda bem que ele fala todo tempo "eu acho". ... O jeito correto eh o primeiro sem emendas ligue primeiro a de 20 depois a de 10 Ap o pedaço de fio que ficou decapado passe uma fita isolante (quanto menos emenda em fio melhor) e o óbvio antes de mexer em qualquer instalação elétrica desligue a rede ... Forte abraço ... Deus abençoe
Boa noite Henrique blz muito obrigado pelas dicas abraços
20A não é para 220v ? Como pode numa mesma tomada ? Teria que ter 2 fases.
@@jonplenon 20A é pra dispositivos de maior corrente, tem nada a ver com 220 não.
Tanto a de 10A como a de 20A podem ser ligados em 110v e 220v
Tambem faco aassim 👍
verdade 🤔
Boa noite professor boa aula
Cara, nunca fiz, mas preciso fazer, vou seguir as suas orientações e instalar uma dupla e duas simples, valeu!!!
Fiz a instalação de casa toda na primeira forma, nunca deu problema.
Mais simples, rapida
boa sorte quando tiver interferência em equipamentos de áudio
Pois é, sempre instalei da primeira forma e nunca deu problema. Simples e prático! "Interferência em equipamento de áudio"??? Kk
@@marioguerra4009 Na verdade, todas as 3 formas, são exatamente a mesma forma. A diferença é que na segunda e na terceira o fio ficou emcapado, e na primeira ele esqueceu de usar a fita isolante e deixou o fio exposto e disse que o fio exposto têm o risco de dar choque.
Eu fui instalar uma tomada externa dupla e a caixa era tão pequena que não comportava os fios da terceira maneira.
Fiz semelhante à primeira, mas desencanei os fios só nos pontos onde iria ter contato com os conectores. O restante ficou encapado. Ficou bom!
Sem contar que a tomada será usada com aparelhos de baixa tensão, então diminui as chances de problemas.
Concordo sou a favor da primeira ligação, isolando os fios com fita isolante ou termo retrátil
Faço assim também: desencapo o fio nos pontos de contato da tomada, passo o fio por completo por dentro dos bornes e pronto.
Tentei fazer assim, mas o orificio não passa um fio de 2,5 encapado! Mesmo que eu tenha folgado o parafuso ao máximo!
Nossa, no vídeo e no manual de instrução das fábricas é tudo tão simples, colorido, fácil , parece o mundo das maravilhas. Vá fazer isso numa tomada escondida, com nenhum espaço para sequer puxar os fios e ainda... sem espaço para guardar esse tanto de fio depois na hora de enfiar a tomada na parede... não cabe! Sugiro que façam esses videos simulando tbm as dificuldades que eu citei, aí sim merece meu like!
"Aí sim merece o meu like". Pô xará, kkkkkkkkk...
@@ClaudioNobrega Like de ouro
falou tudo , excelente comentário.
Exatamente o que pensei em comentar. Na prática do dia a dia é tudo complicado!
Disse tudooooo 👏 👏 👏 👏
Primeira aprovada. Segunda e traseira reprovada. Esse monte de fio na 3 opção e muito arriscando
Parabéns, tenho muita proteção divina, não sei como a minha casa não pegou fogo até hoje...
Fiz o primeiro método no primeiro video ano passado, e funcionando bem até hj, e acabei de fazer em outro tomada o mesmo jeito, mas não uso aquele fio que parece uma fio que desfia, uso igual aos fios grossos que vem do principal
Então vc usa aquele cabo inteiriço, né?
Pela terceira vez em 12 meses vc me ajudou a colocar essa tomada. Muito obrigado.
No ex 1 e so coloca um termo retrátil no fio que vai fika exposto e resolvido o problema de choque.simples .top video sucesso.
A primeira é a mais correta e mais pratica, pois não tem emenda de fio, é só colocar a de 20A antes da 10A, sempre desligar disjuntores que nunca levara choque e também ser feito por quem entende do assunto.
Boa Renato, também penso assim, como q vai fazer com corrente, tem q desligar mesmo
Eu vi de cara; ou ele não prestou atenção, ou só quis gravar o vídeo.
Preciosismo demais.
É o tipo mais prático e seguro, basta isolar a parte exposta. Concordo.
Nem é preciso passar na de 20A primeiro. Como o fio não foi cortado, jamais vai sobrecarregar a tomada de 10A além disso, tomada não deve ser desmontada da parede por quem não entende logo, ninguém vai levar um choque ali por ter um fio nu dentro da caixa com a tomada fechada.
@@Ni_Lopes Exato, eu faço isolamento duplo com conduíte termorretrátil.
Muito bom da forma que vc ensina, o único problema que eu acho é pq fica muitos cabos pra colocar dentro dessas caixinhas que no meu ponto de vista deveriam ser maior
E aquelas emendas mesmo isoladas podem uma hora dar um curto.
Amigão a sua dica pode até está correta
Mais é muito fios para uma tomada.
Verdade
Oxi, economiza nos fios então. Kkk
.
Awdrtcd
@@vradaski9257 Ele está falando de espaçamento seu burro.
O cara é amador...
É isso mesmo, a terceira opção realmente é a melhor. Recentemente fui fazer um reparo na casa de uma cliente, e estava exatamente como a segunda opção demostrada no vídeo. Tudo derretido, fiação e bornes da tomada dupla ( distanciada)...
Parabéns amigo pelo video!
Alguns conceitos apresentados nas três modalidades não se sustentam. A ressalva da possibilidade de choque na 1ª opção, é descartada se observar que a recomendação básica ao proceder reparos em rede elétrica, é desligar o sistema; Na 2ª opção, os bornes (conectar tomadas com a mesma amperagem) são dimensionados para suportar o efeito Joule, não vai esquentar e nem sobrecarregar os contatos; Considerando a praticidade e evitando emendas de cabos com isolamento com fita, a 2ª opção é a mais recomenda. Na hipótese de se conectar tomadas em paralelas de 10 e 20 A, a de maior corrente deve receber a alimentação da rede;
Não sou eletricista, fiz um comentário acima, por favor dê uma olhada e depois, se puder teça um comentário alusivo. Obrigado.
Concordo.
Positivo Hélio Calheiros. Simples assim... A de maior amperagem recebe da rede e o jampeamento do Borne de 20 para o de 10 não causa nenhum problema.
Obviamente respeito o rapaz do canal, mas pra mim esse tipo de ligação que ele mostrou é desnecessário. Sem faltar que o emaranhado de fios com o passar dos anos, fios se desgastam naturalmente e a chance de um curto circuito é bem maior.
Façam o exemplo 2 ligando sempre do Borne de 20A para o de 10 A que não tem erro.
Exato.
Também não é recomendado qualquer pessoa tentar fazer a manutenção. Além de ser necessário para proteção o desligamento da energia.
Instalei muito tomadas duplas da primeira maneira errada , funciona mas realmente hoje percebo que da maneira que vc ensinou , é o certo . Parabéns pelo ensinamento. Vou instalar uma tomada dupla em casa agora com o aprendizado que tive hoje vendo o seu vídeo. Valeu , abraços ,tamo junto. Sucesso amigo
Vlw Josué! Abs
Eu também até hoje não deu errado mais agora vou começar fazer o certo
Muito bom, realmente é o melhor jeito, mas sempre faço o modo do primeiro jeito, porém transpassado no orifício da primeira tomada, passo fita isolante deixando apenas panta para encaixar na segunda tomada, acho que a caixinha fica mais ajeitada com menos fios.
Faço assim também e pelo mesmo motivo, fica seguro e os fios na caixa de passagem mais organizados
Perfeito! Excelente instrução. Eu fazia errado (ligando a 2.a tomada no borne) e creio que nunca tive problemas por NÃO fazer uso simultaneo das tomadas. Valeu essa aula! Obrigado, Cunhados da Obra!
Muito obrigada, nunca tinha feito nada que tivesse a ver com eletricidade, mais com seu vídeo consegui!!!!! Gratidão. 🙏🙏🙏
Dica boa!
Mas no exemplo, cada tomada tem um valor de corrente diferente, indicando que se trata de um TUG(tomada de uso geral) e uma TUES(tomada de uso especifico). Cada uma devem ter circuitos independentes com condutores e dispositivos de proteção devidamente dimensionados!
Com certeza se seguir a NBR 5410 a instalação elétrica não dará problemas.
O certo e terem circuitos diferentes,, 2,5mm para 10A e 4mm para 20A dependendo da distancia, diametro maior,, no caso 4mm para 10A e 6mm na de 20A.. quero ver e fechar a caixa se for 4x2.. melhor cx separadas em circuitos distintos. Não se liga a carga maior antes da carga de menor consumo,,, justamente pela queda de tensão... erro comum cometido no QGBT,,, Se deve colocar sempre a carga de maior consumo no fim do barramento, mais afastado do disjuntor geral,, e os de menor carga mais próximo,,, isso evita a piscada em luzes e deformações na senoide quando der partida uma carga alta!
@@lucianodias100 Maravilha cara, bem colocado. Detalhes assim fazem diferença.
Excelente Tiago, disse muito bem. Conforme situação proposta, em todos os casos apresentados está errado. Mesmo que na pior das hipóteses não houvesse como passar um circuito separado para Tue e Tug, o fio de 2,5mm suporta até 21A, se na tomada dupla tivermos uma de 10A e uma de 20A, tendo um total de 30A ao usar as duas ao mesmo tempo, daí estaremos saturando a corrente suportada causando aquecimento e possível derretimento do cabo condutor. Neste hipotético caso seria o uso de um cabo maior, 4mm se não me engano suporta 28A e 6mm 36A conforme tabelado. A intenção do vídeo foi boa, mas... Cuidado cunhado!
Já fiz a primeira ligação kkkk,agora farei do jeito correto.
Uma dúvida. Se o desenho da entrada dos pinos não for espelhado como o qual vc usou, digo, se o a entrada do fio terra ficar pra cima na primeira tomada e pra baixo na segunda, a ligação dos cabos fica diferente?
Ok esse e o jeito certo a ultima ligação perfeita parabéns pelo profissionalismo DEUS ABENÇOE todos os eltrecistas
existem muitos conectores para está ligação e não precisa de tantas emendas.
mas o vídeo valeu para os iniciantes
👍
Pra não tomar choque é só desligar o disjuntor!
Tem outro jeito que é vc fica 2 mesês sem pagar
Kkkkk
@@gustavoramos5392 kkkkk
Simples demais
Desse jeito
Objetivo, eficiente e sem enrolada ou seja direto ao assunto.parabens
show irmão ,gostei desta maneira .sempre fiz da forma da segunda opção ,mas sempre tive esta impressão de curto no borne ,mas graças a deus nunca deu problema
Avisa ao cunhado q nas lojas de material elétrico existe um equipamento chamado "disjuntor" q serve para interromper a corrente elétrica qd precisar fazer algum tipo de manutenção.
Espero q essa informação tenha sido útil.
Boa tarde muito obrigado pela a informação, nos tb já conhecemos obrigado
@@CunhadosnaObra por nada, qualquer dúvida estarei a disposição
Falta de Empatia em? Pra que essa resposta ríspida? Ele fala no vídeo que os fios estão desenergizado.
@@jere9824 Irônico
JOTA , ESSE CUNHADO É UMA ANTA, É SÓ DESLIGAR A CHAVE GERAL, E AÍ BINGOOOO !
Eu fico impressionado com as instruções que orientam a não fazer da forma como a tomada foi projetada para fazer, ou seja, utilizar o jumper de uma para outra e em uma entrar com fase e neutro. Concordo em colocar separado ao utilizar uma tomada de 10A junto com uma de 20A. Mas, será que os fabricantes colocam no mercado um produto que não é para ser usado como foi projetado? Porque até hj alguma entidade ligada às normas de instalação elétrica não fez com que projetem novamente as tomadas? Tb não concordo com a primeira opção de passar o fio direto, mas, somente pelo risco de choque ao tirar a tomada da parede.
É isso. A tomada foi fabricada para receber duas ligações em cada lado. É pq aguenta de boa. Canseira danada. No final das contas vem tudo de um fio só. Ele que tem que ser bem dimensionado, junto com o sistema geral. Economia em parte elétrica é cagada certa.
Concordo é só fazer da maneira que foi projetada e acabou!
Esses tipos de tomadas dupla já deveriam vim montadas de fabrica.
Existe modelos que já vem
Quais são os modelos Ronaldo?
@@ronaldo21588 ondeeeeeee vende por favor kkkkkk
@@fellipedonascimentoropelat1017 as marcas Ilumi e Siemens já tem o modelo que vem interligadas
@@fellipedonascimentoropelat1017 Tomada fácil pluzie
Eu sempre faço dá primeira que vc mostrou! até hoje tá tudo certo! Não tem motivo de ficar abrindo a tomada, o risco de tomar ⚡ é mínimo.
Sem contar que já estão vendendo tomadas duplas em que tu só faz uma ligação, comprei uma dupla dessas da ilumi que é só vc ligar numa das entradas e ela já faz a ligação com a outra, internamente, me quebrou um baita galho e tempo .
Realmente a terceira opção é a mais ideal, também gostei!
O primeiro método é de longe o melhor pois evita uma emenda completamente desnecessária. Basta usar um pequeno pedaço de espaguete isolante entre as duas tomadas tornando com isso um serviço mais seguro e mais rápido que o segundo e terceiro método.
Lembrando ainda que se for para respeitar normas a rede deve estar sempre desenergiza em qualquer atividade.
Não é o melhor. Ele é um dos mais errados. A questão do fio desencapado é o menor dos problemas. A derivação deve ser feita no fio e não na tomada.
Comecei essa semana o curso de eletricista predial e tô gostando muito da área , vejo seus vídeos e acho muito legal , Tmj meu amigo sucesso 🙌🙏
Opa, sucesso ai tiago!
eu fiz quando tinha 14 anos. Me ajuda até hoje. Mesmo que vc não venha a trabalhar na area é um bom curso.
Por isso q aprendi a fazer as coisas eu mesmo, se vejo um eletricista fazendo da 3 forma eu mando ir embora na hora. Estamos no Brasil, meu amigo, se é prático e seguro não tem pq ficar enfeitando pavão e aumentando gastos!
Resumindo: é só passar uma fita isolante ali na parte que ficou desencapada... e trocar de cunhado kkkk
Tem coisas que a gente não escolhe Rafael só aceita kkkkkkkkkk
Kkkkkkk
Concordo plenamente é só isolar com fita isolante a parte que interliga as duas tomadas,melhor do que esse ninho de pombo que ficou essa sua ligação,sem contar que é necessario fazer emenda,e emenda deve ser evitado.
Gostei amigo. Só que existem, Espaguete Isolante Tubo Termo Retrátil Preto, de 2,5mm, 4,0mm etc. E só cortar um pedaço e pronto. Blz
Eu coloquei a casca do fio d 10 mm e ficou insolado
Eu acho que o Primeiro método é o melhor pois os fios não se soltam facil e também evita muitos fios na caixinha da tomada para facilitar o encaixe da mesma, desliga os dijuntores para evitar choques/ curtos em qualquer tipo de instalação isso ajuda muito, acho que os aparelhos funcionam mesmo se vc inverter o fio neutro no lugar do fio fase nas tomadas eu ligava os aparelhos sem prestar atenção para qual lado o plugue do aparelho estava sendo encaixado depois veio essas tomadas nova com 3 pinos porem usei muito aqueles adaptadores para tomadas antigas e nunca fiz questão de saber se o plug da tomada estava invertido, sempre consegui ligar os aparelhos de boas.
Tem uns jumentos que colocam o disjuntor no fio neutro, e não no fase, dai o cara vai fazer uma manutenção e toma no caneco com um puta choque, kkkkk
Sempre faço esse primeiro método,e isolo os fios desencapados do meio da tomada. Esse último método enche a caixa da tomada de fios, vira um caos.
Kara muito legal essa dica, gosto tanto desses vídeos de dicas rápidas sobre manutenção que também criamos um canal só para essa dicas... parabéns
Bom dia obrigado por nos prestigiar e boa sorte com o canal
Gratidão, não sabia como fazer. Estou confiante agora para realiza a derivação. Olha!!! Eu já falando como profissional. Gratidão
sempre usei o primeiro método, e na hora de ""MANUTENÇÃO"" é só desligar a geral. quero ver fazer o terceiro método em uma tomada dupla de sobrepor, pois não tem espaço para fios nesse tipo de tomada.
Nesses casos o ideal é utilizar caixinha 4x2 de soprepor e instalar tomada normal
Sim. Exatamente. Para fazer manutenção tem que desligar. Se você faz manutenção com o disjuntor ligado. O errado é você e não a instalação.
@@oficinabailon Nada! Tem a vê! Melhor mesmo, é desligar geral! Até porque não tem nessecidades, de fazer, com a chave ligada, e tem outra coisa, os serviços fica mal feitos
Gente, primeira regra quando você for trabalhar com energia elétrica da sua casa, desligue a energia!!!!!
Exatamente!! Isso é fundamental!! Abs
@@CunhadosnaObra , Cunhado, se eu esquecer de desligar a rede... a tua irmã fica viúva, né ?
Se você segue está regra a primeira ligação é segura e boa de fazer,com a terceira forma enche a caixinha de fio costuma derreter as fitas isolantes com o tempo e fecha curto,tudo muito relativo.não gostei.
Eu já coloquei e tomada se colocar de dez e de vinte já e gambiarra o certo e tomada de de dez ou de vinte sem misturar
Concordo plenamente
Pra começar, tomadas de 20A são circuitos separados, e não tem essa de sobrecarregar o terminal , pois a área onde circula a corrente é de 1CM² ou menor é depressível pois tem um resistência muito baixa, pode-se dizer que a resistência do fio todo é maior que no terminal,o importante é dimensionar o fio para a carga e distancia correta e torquear os terminais.
Estava com essa dúvida. eu vou ligar um cooktop a gas e forno embutido a gas em uma tomada que foi jumpeada, estava com receio de dar algum problema. A tomada que temos ê de 20A.
@@101apartamento se o fio que alimetan o circuito completo for de pelo menos 4mm2 nao é pra dar problema, se tu perceber que a tomada e os fios estao esquenteando é porque tem coisa errada.
Excelente explicação
Vou ter que trocar uma das tomadas duplas para 20 amperes!!
Por causa da airfry
Sempre fiz assim, nunca deu problema.
Não dará problema até uma criança curiosa tirar a tampa q nem sempre é firme, e meter os dedos ali dentro. Tomara q não sejam seus filhos
@@padraoklebis7400 qd uma criança curiosa enfiar uma peça metálica no buraco da tomada n dará problema nenhum né?😂😂😂😂
@@jere9824 isso nao é uma criança é um animal descontrolado , aprendam educar seus filhos tomada nao é brinquedo
Acredito ser muito interessante vídeos informativos que tratam de detalhes que uma pessoa leiga não tem noção de que esses detalhes fazem toda diferença na hora de uma boa execução, só em caráter complementar quando vc mostra a tomada de frente para posicionar neutro que vem descrito na tomada em questão vc mostra as tomadas de ponta cabeça pois como vc sabe as tomadas devem ser instaladas com o pino do meio acima dos outros dois para que se por ventura for conectado um equipamento com saída lateral o mesmo não fique com o cabo saindo para cima e assim causando torção do mesmo, todos os equipamentos vêm de fábrica desse jeito como regra
Show de bola, equipe Parabéns opção de aprendizado o canal de vocês, para quem mexe em casa
Bom dia obrigado por nos prestigiar 👏🏼🙏🏼👍🏼
Poxa essa aula me salvou do meu erro, sou muito curiosa com um pouco de tudo ,e hj resolvi trocar a tomada que dizer diminuir a quantidade de tomadas, tinha uma original e fiz uma outra extensão de duas saída, então resolvi trocar fechei a de baixo que é original abri a fenda pra o cano condutor para ficar na altura da TV lógico que ao lado do Rack então. aumentei o comprimento dos fios até aí ficou bom, mas,só fiz o errado de atravessar os na segunda opção que vc mostra, mas amanhã vou comprar uma outra tomada e fazer a terceira opção correta valeu, é bom ter pessoas assim pra ensinar a quem obrigado Deus abençoe 😊
Espero ter ajudado! 😉
Ligue primeiro a tomada de vinte amp, decape o fio e passe para a outra direto sem emenda,depois isole onde ficou decapado com fita isolante ou fita refratária, aquela que encolhe com o calor, evite sempre emenda, pois geram ponto de aquecimento, nunca tive problemas fazendo desse modo.
Boa tarde Edi show de bola , obrigado pela dica 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
boa noite a todos, é só encapar novamente a parte do fio que fica exposto, eu faço isso com a capa de um fio mas grosso, fica perfeito.
Boa noit ! Eu gostaria de entra nesse ramo d eletricista
Ótimas dicas,parabéns,esclareceram muitas dúvidas,👍👏👏
Aula de primeira qualidade principalmente pq aborda e explica as formas incorretas e dando solução mais segura de fazer a duplicação de tomada. Parabéns!!
Obrigado pelo elogio
Vc também pode ligar o fio principal no :20A e em seguida o 10A.
Correto. Essa a maneira correta. O fio principal deve chegar primeiro na tomada de 20A.
Boa dica .
Lembrando que corrente alternada oscila em uma velocidade tão rápida que nossos olhos não consegui acompanhar , então essa norma de ligar o neutro no ponto certo é besteira.
Agora se for corrente continua aí sim funciona a norma .
Parabéns pelos vídeos .
Nem sempre, existem equipamentos eletro-eletrônico que se invertido o neutro não funcionam perfeitamente, digo isso por experiência com equipamentos que eu trouxe quando trabalhava nos Estados Unidos.
A NBR 5410 estabelece o borne correto pra ligação do neutro. A frequência da rede não tem relação com essa conexão.
Sem dúvida, a ligação por fora é mais segura pq preserva o isolamento do cabo. Mas, em geral o espaço da caixa de tomada é mínimo. Assim, prefiro ligar o neutro e o terra contínuo. A fase, ponta a ponta. Mas, isolo todos as partes desencapadas. Inclusive, hoje é possível usar termo retrátil para esses pequenos isolamentos. Não há risco de sobrecarga. São cabos de 20A, e os aparelhos em geral não passam de 6A.
Até que enfim alguém que entendi
Para não sobrecarregar o cabo e só botar um que aguente
Parabéns são dica que salva dezenas de patrimônio e milhares de vidas
Excelente explicação, porém tomada de 20 A deve ter um circuito específico e independente. Não se liga mais de 1 tomada neste circuito.
Lembrar que algumas marcas de tomada vêm com as tomadas duplas invertidas . Nesse caso , fase e neutro ficam ligados em "X" diferente dessa que ficou paralelo .
Entendi .bem reparado mas os bornes com o indicativo N ,F (entrada do plug) tem diferença no sentido que o material é mas reforçado ex no fase mas que o neutro. Pois uma elétrica bem feita já começa pelo padrão (cor dos fios) digo quando quadro elétrico e completo Drs Dn. Aonde não se pode misturar N/F de tomadas com da iluminação.
Considerando que toda manutenção em circuitos elétricos, recomenda-se o seccionamento do circuito (desligando a proteção/disjuntor do circuito elétrico), por si só evitaria qualquer chance de choque elétrico; a primeira opção e válida desde que se faça o uso do termo contrátil, restabelecendo a isolação dos condutores entre as tomadas, assim evita emendas de cabos e possíveis pontos quentes no circuito de força.
Boa tarde Muniz obrigado por deixar sua opinião aqui no canal e também por nos prestigiar 👍🏼
@@CunhadosnaObra Parabéns, conteúdos como os teus, ajudam muito no dia a dia de pessoas com menos conhecimento técnico. Eu uso a primeira opção, porem utilizo termo contrátil para reestabelecer a isolação dos condutores, uma solução prática e de baixo custo.
Sim, vai fazer uma troca algo elétrico na parte de um condomínio e desliga tudo pra tu verkkkkkkkkcagao
@@RogerioViiana , pelo nível do seu dialeto fica evidente o grau de conhecimento que possui. Portanto, todo projeto elétrico devidamente dimensionado possui disjuntores individuais para cada circuito derivado do quadro de distribuição de força (QDF). Sendo assim, não se faz necessário o desligamento geral da instalação elétrica.
A forma como ele explica é muito bom porque ensina o que não pode fazer.
Eu acho que precisamos pensar na quantidade de fio “emaranhado” numa caixinha deste tamanho..., contudo, obrigado pela dica.
8 fios dentro de uma caixa 4x2 quando em operação geram calor e o contato entre eles propicia deformação e até mesmo comprometimento no isolamento.
As industrializadas e comercializadas Extensões, filtros de linha, reguas de tomadas estabilizadores e demais,
Apresentam ligações entre tomadas de forma sequencial e não com derivação.
Gostaria que vc mostrasse como transformar 220 pra 127
@@zezinhosilvasilva9948
Se for 220v com duas fases, blz, é só substituir uma das fases pelo neutro. Se for 220v monofásico, aí só usando um transformador.
Roberto obg pela dica
Vivendo e aprendendo,obrigado pela dica
É só desliga a energia primeiro no caso de manutenção, essa é a forma correta.
E também pode-se usar fita isolante, ou isolante liquido nas partes que estão expostas;
O problema é que existe a possibilidade de insetos ou pequenos animais entrarem, já desmontei uma tomada com uma lagartixa presa entre os fios.
@@mthslopes armadilhas kkk
Quero ver ter que desligar um circuito inteiro só pra fazer isso mano. Então melhor fazer do modo correto e seguro.
@@engenheiroeletricista9108 desligar um de junto é questão de segundos.
PARABENIZO CANAL CUNHADO MELHOR FENÔMENAL EU SEI Nada instalação....Explicação Show Bola👏👏👏👏👏👏gratidão
A dica é boa mas se for fazer uma ligação em tomada tripla, n vai dá pra encaixar a tomada na caixinha 4x2 por conta dos cabos. Principalmente se for cabo 4.0 mm.
Boa noite Nailton para a tomada tripla seria uma melhor opção de conectores wago 👍🏼e obrigado por nos prestigiar 👏🏼👍🏼
A primeira opção é mais segura com relação ao aquecimento dos contatos, pois os fios entregam diretamente a corrente porque estão inteiros, sem cortes. Qt a risco de choque, é só fazer a isolação com um espaguete ou fita. Mas o ideal mesmo nesse exemplo seria circuitos diferentes para cada tomada, um para 10A e outro para 20A. Se as tomadas for da mesma amperagem a primeira opção com isolação seria a melhor.
Exatamente Marcelo. O erro do UA-camr "cunhados na obra" é demonstrar uma ligação em paralelo com tomadas de amperagens diferentes (10A e 20A) ligadas no mesmo fio. Isso sim é um erro grotesco. Se o espelho da tomada tiver 2 tomadas com amperagens distintas, então as fases devem ser independentes desde o chicote principal. Mas se ambas as tomadas forem de 10A, a primeira opção apresentada por ele com "isolamento" pode ser usada, afinal os aparelhos caseiros que exigem tomadas 10A são de baixa potência. Em verdade, a tomada dupla de 10A se assemelha a um "benjamin" = expansão de tomadas, numa cozinha.
Ótima informação, poderia ter mostrado aquele modelo fixo, onde as tomadas são invertidass as fazes.
Aprendi e fiz conforme teu ensinamentos deu certo!
Fico feliz em saber
A principal desvantagem na ligação do fio transpassado de uma tomada a outra, será a inviabilização da segunda tomada caso a primeira tenha algum dano.
Vc está certo, mais vamos deixar bem claro que a norma é desligar o circuito antes de toda e qualquer manutenção.
Deligar nada rapaz rsrs,um dono de um supermercado chama pra fazer alguma manutencao quem vai desligar
@@weekfield1 meu amigo, eu trabalho com circuito ligado, pega e cabo energizado, com cuidado é claro, mais a norma é desligar, por esse motivo que uma instalação é separada por circuito, além de proteger mais, auxilia numa hora dessas.
Aula didática e fácil de entender, ajuda demais. Parabéns e sucesso aí para o canal!
E correto sim! Eu tenho curso de eletrotécnica, eletrônica básica e digital do Senai! Pessoas que não tem curso não devem entrar em contato com a rede elétrica e nem abrir aparelho eletrodomésticos.
Cunhado muito inteligente 👏👏 como tá tua irmã cunhado? Tá boa, abraço cunhado 🖐️
Aula show demais.
Deus abençoe sempre!!
Vídeo mais cumprido que esperança de pobre, seja mais objetivo no próximo.
Desgraçera grande.
Obg. Seus vídeos me ajuda mto. Toda vez q vou fazer um trabalho elétrico em minha casa consulto seus vídeos, tenho um básico de elétrica mais sempre busco conhecimento dos profissionais da área e seus vídeos sao mto simples de entender, tem mto profissional q complica na explicação, Mais vc deixa tudo mais claro.
Bom dia muito obrigado ☺️
Somos clientes da Tramontina usamos todo a linha sem excessão
Quem tá criticando a dica é pq querem fazer só o rapido, parabéns ai, quem quer fazer certo aprenda, quem quer continuar no erro critique
Conectores Wago, veio pra dar fim a estas derivações, sem fita isolante, a distribuição é rápida segurara e confiável! Lembrando que é muito importante colocar terminal pre isolado nas pontas dos cabos pra introduzir nas tomadas e interruptores...
se for Paulo Roberto joão pessoa ta certo. aqui é o lucio trauminha kkkkk
Eu fiz a segunda, e tava derretendo . Daí fiz a 3 opção, e deu certo ✔️ ✔️.
Esses vídeos de elétrica são interessantes porque todo mundo é especialista e sempre discorda. KKKK
Kkkk é a pura verdade, até eu que sou engenheiro eletricista sou chamado de estagiário que não sei fazer nada , mais deixa pra lá o importante é ajudar a maioria 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼muito obrigado por nos prestigiar obrigado
Obrigado pela super dica ,acabei de trocar 3 daqui da minha sala ,usando sua técnica, like 👍
Eh cunhado esqueceu de dizer que pra ficar 💯% sem perca e nescessário soldar com estanho. Abraço!
Oi! Hoje descobri seu canal e percebi que minhas tomadas foram colocadas todas do jeito errado. Eu achava estranho o fio estar desencapado entre elas em daí fui procurar...
Então, eu e o marido vamos ajustar todas! Obrigada.
Fico feliz em ajudar! 😉
Só não esquece que a caixa onde fica a tomada tem espaço mínimo. Se vc usar o fio 2,5mm ele ja tira muito espaço.
Legal,vcs ensinam de um modo divertido e nos dá a curiosidade de vê os outros vídeos kkk. Parabéns 👍
Uma maneira descontraída de falar sobre coisas sérias. Muito legal esse equilíbrio. Obrigado e um abraço pra vocês.
Eu sempre fasso do último geito q vc fez, abraço e sucesso. Q Deus ilumine vc e sua família.
Eu faço a primeira desde a minha adolescência, hoje eu tenho 50 anos e nunca tive nenhum problema.
50 anos e nunca percebeu que há o risco de choque? 50 anos e nunca tentou fazer melhor?
@@mauricioribeiro9320 ele nunca tentou fazer melhor pois dessa forma nunca deu problema e a garantia é vitalícia amigo
Qualquer instalação elétrica, antes de mais nada desarmar o disjuntor...
Para não tomar choque, é só isolar as partes expostas. 👍
O pedaço do plástico protetor retirado, eu coloco novamente e ZFINI Jhow
Casa antiga era do primeiro jeito, eu fazia no começo o segundo jeito, na minha casa comecei a usar a terceira e acho a maneira mais certa mesmo
Obrigado pelas dicas, a melhor explicação que já vi aqui pelo you tube, muito didática, parabéns pelo belo trabalho a vcs 👏👏👏
Obrigado pelo elogio! Abs
Eu particularmente gosto de usar os conectores waggos.
Caros
Na minha humilde opinião, o melhor e mais prático jeito é utilizar os conectores de derivação. Em alguns modelos, não precisa nem ter o trabalho de descascar o fio.
Verdade, facinho de usar.
Se é errado ligar nos bornes, nao entendo pq as fabricas que visam economizar ao maximo, gastam mais pra colocar os bornes duplos, sendo que poderiam economizar com bornes simples