Ola comunidade do conhecimento! Videos desse anime deram muito trabalho, impossivel fazer video curto sobre essa obra! haha Esse é o penultimo video de Evangelion, o ultimo video vai sair na proxima semana e será uma reflexão sobre o anime no geral, o primeiro que faço desse tipo aqui no canal! Kaguya Sama e Monster em breve vão aparecer por aqui no canal! Tenham uma ótima semana! 😊 SHINJI IKARI: ua-cam.com/video/IbTVTj7fUsc/v-deo.html ASUKA: ua-cam.com/video/RhpUevT_MPY/v-deo.html GENDO: ua-cam.com/video/TZhDEkvrTkI/v-deo.html
"Só nos importamos com a morte enquanto tivemos sentido de viver.O vazio é pior do que morte pois nos tira o sentido de viver,e sem sentido de viver somos apenas um monte de átomos aglomerados esperando o nosso fim"
Ainda sobre "átomos aglomerados" tem uma definição muito boa (em tradução livre): "Toda vida é baseada na célula. Uma célula é um pedaço do espaço morto que se separou do resto para que ela pudesse fazer suas próprias coisas por um tempo. Quando a separação termina, ela morre e reintegra o resto do espaço morto novamente." É basicamente uma versão gouemet do "do pó viemos, ao pó voltaremos" ua-cam.com/video/QImCld9YubE/v-deo.html (após a intro)
A Rei é amável demais, pricipalmente no ultimo filme, todas as vezes que as cópias partiram eu sentia que uma parte da história ia embora, a parte que aquecia meu coração. A Rei é a Lua e a Asuka o sol, uma pena que... triste...
Uma das cenas que eu mais gosto da Ayanami é quando ela decide favor uma refeição para juntar o shinji e o gendo, que são as pessoas que mais se importam com ela
Sorry if I write in English^^; I just wanted to thank you for this video, it encapsulate perfectly how I view Rei. I always liked her a lot. Some people criticize her for her lack of emotion, but honestly it surprise me because I never thought that, not for a second. I still remember my very first impression about her, thinking that this girl look very sad. You are 100% right when you say that Rei at the beginning didn't understand her feelings, the director confirmed this element. Discovering why she is like that and how seeing her evolution over time was for me one of the best aspect of Evangelion. I like Shinji, I like Asuka, Misato too, their personalities are interesting, but Rei is just... something else.
"só sabemos quem somos na presença do outro" isso me deu uma visão completamente diferente sobre quem eu sou, e todas as minhas "versões". Esse vídeo sobre a Rei me ajudou a entender um tantinho a mais sobre mim mesma porque me acho muito parecida com ela (rir pra não chorar). Enfim, vídeo incrível como todos os outros, EVA é meu anime favorito e eu adorei acompanhar suas análises, valeu!
Eu n sei se concordo com essa frase, me sinto meio perdida na presença de outra pessoa, e só me encontro quando to sozinha, mas ao mesmo tempo converso muito comigo mesma na minha cabeça senão me sinto sozinha... :/ N sei se faz sentido
@@cats4caah Mas é quando fica mais visível quem você é perante o mundo. Porém entendo o seu lado... e também converso muito na minha cabeça, até falando comigo mesmo.
As pessoas tem medo de demonstrar sentimentos por ser chamado de fraco, o único problema é que quando queremos desabafar com alguém não sabemos como por causa dessa "parede emocional" que criamos para nos proteger. AMEI ESSE VÍDEO!!!
Ótimo vídeo como sempre! O vazio que nos sentimos, aquele vazio existencial... "de onde eu vim aqui?", "por que estou aqui?", "qual é meu propósito" e entre outras perguntas. Mas de uma coisa que eu sei é não preciso saber meu propósito ou sentido da minha vida para poder prover algo pelo que lutar. É na vida que encontro cada derrota e vitoria, e sei que não estou sozinha nisso nesta jornada assustadora que se chama vida. "Se não lutar por outras pessoas, lute por você mesmo"
O pior é que parece que esse mundo incentiva cada vez a apatia e dá a entender que ser invencível é um sinal de força... Obrigada pelo vídeo! 👀 Minha listinha pessoal de personagens que quero muito ver uma análise: Kenshin Himura de Samurai X (Tem o manga, anime, Ovas e as Live action) Rei de Sangatsu no Lion Obi de Akagami no Shirayuki hime William Moriarty de Yuukoku no Moriarty São todas obras bem dramáticas, vale a pena dar uma olhada 👀
"Minha solidão não tem nada a ver com a presença ou ausência de pessoas… Detesto quem me rouba a solidão, sem em troca me oferecer verdadeiramente companhia." (Irvin D. Yalom)
Vídeo incrível! Faz um sobre a Misato antes de terminar com Evangelion. Apesar do trauma dela ser mais explicito no quesito falta do pai e sexualização, acho q ela eh muito mais complexa do que algumas pessoas pensam!
"O sentimento de não sentir nada", muito contraditório mas faz total sentido pra mim, ainda tenho dificuldade pra entender a apatia, mas esse vídeo já me ajudou demais Rafa, obrigado mais uma vez, como sempre esmiuçando as camadas mais profundas das personalidades!
Marcando presença no quarto vídeo de Evangelion, simplesmente da minha personagem favorita de qualquer obra. Tenho que confessar que já assisti o vídeo 3 vezes, mas ainda não consigo concretizar em palavras o que senti enquanto assistia. É uma mistura de empolgação com aquela sensação de receber uma dura verdade e encanto com a qualidade de detalhes na construção da personalidade e dos papéis que ela cumpriu na obra. Acredito que uma coisa pouco percebida é em como funciona a relação entre o Gendo e a Ayanami. Ele a vê como uma peça necessária pra instrumentalização humana, além de uma falha de tentar repor o vazio deixado pela Yui. Esse propósito dado a ela junto da prisão nos corpos de clones, fez com que todos a vissem como uma boneca, um ser reciclável. E no momento em que a Asuka a confronta afirmando isso, a mesma se opõe, porque já percebe que não concorda em viver por apenas um propósito, principalmente por causa do Shinji. E a Rei III traz uma decisão final, rejeitando o Gendo e seu plano, para salvar o Shinji. O que quero apontar é na forma em que a rejeição é retratada (no End of Eva), enquanto Gendo se apossa do corpo da Rei com um tom assediador, tocando seu corpo. No caso, isso se assemelha muito a uma menina que é assediada e não tem métrica do quão horrível isso é, e conforme aprende sobre si mesma e sobre o que é aceitável ou não, resolve rejeitar essa invasão. Não sei se era intenção do Hideaki, ou mera representação visual, mas é uma interpretação possível dada as circunstâncias, aí resolvi comentar sobre. Novamente parabenizo pela qualidade e quantidade de informação do seu vídeo, conheci o canal por Evangelion e estou maratonando os vídeos antigos, e aprendendo muito enquanto me entretenho.
Essa analogia do aquário foi sensacional, me lembra muito a protagonista de Perfect Blue e encaixa como uma luva. Incluse recomendo um vídeo dessa animação, é um prato cheio pros psico de plantão hauahauahau
Creio que a maioria n cresce com a psicoeducação de reconhecer e tentar lidar com nossas emoções e sentimentos, em fato somos ditos para "engolir o choro", sem mais e nem menos. Futuramente, a gente começa a se dar conta de como, muitas vezes, temos pouco ou quase nulo conhecimento do que somos ou sentimos, consequentemente com dificuldades em lidar com essa mar de infindáveis possibilidades que é o ser humano. É um tema que sempre será pertinente abordar onde formos , principalmente nesse atual contexto onde o Brasil se supera cada vez mais nos números de ansiedade e depressão. Todas essas reações fazem parte da nossa vivência, de quem somos e o que fazemos. Se estão ali, têm sua função. N existe e nem deve existir só alegria em nossos cotidianos, tudo que sentimos faz parte da experiência de viver e conhecer esse mundo interno torna o viver mais prazeroso. Vinícius de Morais diz que "melhor do que ser feliz, é viver". Obrigado por muito um vídeo super coeso, sensato e educativo, Rafael! Um forte abraço! Quero ter a oportunidade de te conhecer um dia, vc me inspira muito!❤️
Ae vídeo novo! ainda espero um sobre Hajime no Ippo kk, nesse caso acho que seria interessante ler o mangá pois a história muda drasticamente em relação ao Ippo, um abraço e boa semana pra vc.
Hajime no Ippo é íncrível. De longe, o mangá/anime que mais me fez chorar. Já tem bem uns 10 anos que não leio (o mangá já passava de mil nessa época), mas tenho boas memórias. A obra já tem mais de 30 anos e o mais interessante dele é como utilizo bem os personagens secundários, que não são limitados somente aos membros da academia. A primeira temporada adaptam fielmente o mangá (nessa levada, tem o filme e o OVA). A segunda é meio termo. Agora a terceira houve até inversão de eventos e ficou meio corrido. Uma das história emocionante que lembro agora: o mesmo cara (acho que é Umezawa) que espancava e humilhava o Ippo acabou se tornando o seu melhor amigo (segundo o próprio Ippo). Claro que não foi do dia pra noite, deve ter sido uns 600 caps hehehe. Nesse ponto no Manga, você até já esqueceu que o cara espancava o Ippo. Ver a relação deles que inicia de vilão, depois para fã e depois para amigo foi muito natural (obviamente, o manga ter tempo pra trabalhar ajudou bastante). Essa saga que o Umezawa encontra um objetivo e para se focar nele, tem que se afastar do Ippo, foi emocionante, pois relembramos de vários acontecimentos do Manga, principalmente o início. Umezawa foi muito homem, nessa saga. Não sei como anda a história atualmente. Espero que o Ippo tenha encontrado a resposta para "O que é ser forte?".
Nunca pensei q os sintomas q eu sentia eram fora do normal, sempre acreditei q estava de igual pra igual com os outros, até buscar tratamento psiquiátrico e poder sentir se "normal" como os outros.
Obrigado pelos seus vídeos, eles são muito bons.... Eu fico feliz por conhecer seu trabalho. Like 👍 Eu já me senti vazio antes, hoje não me sinto mais assim mas é um sentimento tão, tão.... Que não se dá pra medir que eu considero cósmico sabe, é como se não desse pra medir o tamanho do vazio. Vou deixar aqui algumas frases que eu escrevi da época que eu estava me sentindo assim.... "Você quer sentir algo e você não sente nada e isso te faz sentir tudo, esse "tudo" não é bom, ele te faz sofrer, dói muito ter a presença de ausência, é um vazio que preencher tudo." Ferreira Daniel 06 de maio de 2018 "pra eu me tornar quem eu quro ser talvez eu precise ser antes quem nunca quis imaginar ser. o meu coração grita pedindo socorro pra mim mesmo em silencio... Nem mesmo eu consegui escutar e eu só percebi isso agora. como um buraco vazio pode pesar tanto pra quem só quer um tempo só um space" Ferreira Daniel 10 de janeiro de 2018 Eu fico feliz por não me senti mais assim.... Não é fácil..... Nunca mais quero me sentir assim de novo... Fora que as pessoas que nunca se sentiram assim não vão entender e ainda podem criticar Então pessoal se alguém se sente assim e se você for tentar conversar com alguém que não entenda esse sentimento vai ser frustrante Então procura alguma ajuda psicológica Uma amiga me deu força pra procurar... Acho que o que me salvou de me sentir assim foi... Eu não tenho certeza mas sei o que me ajudou a psicologia, filosofia alguns bons amigos e um pouco de sorte... Mas como alguém diria... "Sorte, Não sei se isso existe de verdade aqui na perifa eu nunca ganhei uma rifa, com sinceridade sorte é escapar da maldade alguns acreditam em anjos eu acredito em amizade"
Bom dia Daniel! Parabens pelas frases!! E que maravilha saber que você conseguiu encontrar uma reflexão em meio a tudo isso! E muito obrigado pelas palavras 😊
Esse video fez eu pensar bastante, realmente a Rei é uma das personagens mais complexas, toda essa reflexão sobre a anedonia foi bem interessante, esse video foi um dos melhores
A Rei me lembre muito a situação do Mewtwo, criado com um proposito, e em pouco tempo ele começa a questionar seu proprio proposito e vai em busca de uma jornada pra achar valor. Alem de soltar uma das frases mais fodas dos animes: "vejo agora que as circunstâncias do nascimento são irrelevantes, é o que você faz com o dom da vida que determina quem você é".
Alguns falam que simplesmente "não sentir" seria melhor. Mas para mim quando Eu estava no lado do não sentir, era horrível isso. por isso, Eu penso: "Sentir que você senti é simplesmente aterrorizante."
Muito bom a análise, é incrível os personagens de Evangelion serem tão densos e ainda aprender tanto aqui. Triste é minha cabeça, que não para de imaginar a Rei Chikita dançado enquanto passa o vídeo, kkkkkkkkk
@@PsicologiadosAnimes kkkkkkkk é só o meme do bonequinho da Rei. Por algum motivo desconhecido surgiu um monte de piada com o boneco dela dançando e apareceu o "Rei Chikita", se quiser, você pode até pesquisar alguns.
Sei q esse é o último de evangelion por enquanto,mas a Misato tbm daria um ótimo vídeo,gostaria de pedir tbm um video do subaru de re zero,se vc ja o assistiu. Gostaria tbm de o agradecer por esses vídeos,sempre me ajudam muito e me fazem me sentir bem
Isso explica muita coisa , fato de não ter nenhum apego a nenhuma pessoa ou prazer com nada nenhuma nescessidade social ou emocional de relação, e sempre ter a mesma expressão o mesmo estado emocional e não compreende os sentimentos e emoção , e não ter nenhum tipo de desejo ou propósito nem medo de nada... Preciso volta a fazer acompanhamento
Se eu for fazer cosplay um dia vai ser de rei , eu me identifico muito com ela , tem coisa que ele falou sobre ela que sou eu na vida real , eu até faço acompanhamento psicológico, principalmente não demonstra emoções , também evito fazer coisas que tenho que fazer com outras pessoas, se for fazer algo prefiro fazer sozinho , nunca namorei e não tenho interesse nisso e nem em relações sexuais
"só sabemos quem somos na presença do outro" isso só prova que não tem como descolar o indivíduo da realidade que ele vive, não tem como analisar um objeto sem entender o que está ao redor dele.
Nunca gostei tanto da rei, no sentido de ela não ser minha personagem preferida entre os outros, mas isso mudou nos filmes rebuild, consegui gostar muito mais da personagem e entender ela melhor, algo que me fez gostar mais dela foi os primeiros 40 minutos (mais ou menos) do último filme rebuild, onde mostra ela vendo um lado mais simples da vida e como ela reagiu a eles. Esse vídeo ficou realmente muito bom, aprendi bastante coisa interessante com ele, inclusive, nunca tinha percebido esse contraste entre o olho e o cabelo da rei com a asuka, é um detalhe bem interessante.
Ola Wesley!! Bem lembrado esses 40 minutos iniciais com a interação dela, ficou demais! Seu favorito é o Shinji ne? Grande abraço meu amigo!!! Obrigado por sempre estar aqui!! 😊
De fato o roteiro mais complexo até agora,foi tão esclarecedor quanto informativo e vou prestar mais atenção com meus sentimentos e também as emoções , inclusive hoje falei algo que me deixou com raiva vou prestar mais atenção pra não me deixar levar por impulso, ótimo vídeo Rafael tá de parabéns
Esse vídeo me ajudou tanto, esse negocio de esquizoide me deu um pouco de luz sobre mim '-' Finalmente consegui encontrar algo que se encaixa perfeitamente em mim, nunca tinha ouvido falar nisso antes e conhecendo melhor o que é, pode me ajudar bastante no auto conhecimento. Agradeço imensamente ❤
O roteiro, a edição, o tema, tudo nesse vídeo foi perfeito e além disso, são coisas quem eu mesmo vivo pensando sobre mim e questões inerentes como essa, então obrigado e meus parabéns!
Adorei o vídeo! Você me ajudou a entender um comportamento que tenho. Costumo ser considerada pela minha mãe e meu irmão, como alguém ignorante. Constantemente toda vez alguém me da uma sugestão ou fala sobre alguma atitude minha. Automaticamente me sinto ofendida e com raiva. E direciono minha raiva, verbalmente a essa pessoa. Como se eu tivesse muito vergonha, ao ver meu erros sendo expostos assim.
Video perfeito, cheio de informações! Graças a ele acendeu em mim uma luzinha sobre o fato de que ao passar por excesso de zombarias e criticas na infância (por parte da minha irmã que na época eu adorava) me faz sentir raiva quando ela me sugere algo, e medo de passar vergonha em situações variadas.
Gostei muito do vídeo, a minha psicóloga tem falado nas sessões que eu tenho expressado uma sensação de vazio e eu não entendia pq, mas com esse conceito de vazio como falta de propósito acabei me identificando. Mas também não ajuda nada que eu seja um niilista convicto.
Eu tinha certeza que os vídeos de Evangelion seriam profundos mas todos superaram minhas expectativas viu. Parabéns como sempre pelo seu conteúdo de qualidade 👏👏👏👏
Cara, arrasou dms! Muito obg pelo vídeo, sério msm, pude me aprofundar bastante na minha personagem preferida, e tbm entender o ponto de vista dela. Gostaria de impor aq o meu ponto de vista a respeito da personagem: Bom, a Ayanami para mim, representou bastante o discurso de ser "trocada" ou "substituída", como a própria Asuka fala, como uma boneca, completamente substituível pq sempre haverá outra igual a ela para cumprir tal função. Nisso, eu refleti muito ao meu eu da adolescência, sempre tentando ser melhor para ter o mínimo reconhecimento e n ser trocada, assim como tbm fazer o máximo de companhia aos outros para suprir a minha carência e suprir as necessidades dos outros, me tornando alguém q n era eu, e sim uma boneca q as pessoas faziam oq quisessem, na hora q quisessem e trocavam ou abandonavam pq as vezes eu só tacava o fodase n vo faze, e uma vez q eu finalmente me abria, me desenvolvia, eu era enfim descartada, como a Rei no rebuild... Enfim, obg pelo espaço de fala e de conhecimento, cara tu é foda
Muito bom saber sobre esse conceito de nomear as emoções, eu tava tentando fazer justamente o contrário na esperança de me entender e me libertar de certas coisas...
Nossa, esse vídeo me ajudou muito, agora eu gosto ainda mais da Rei kaakkak Durante a pandemia eu estava vivendo uma espécie de anedonia e não tinha um significado pra viver, graças a Deus eu consegui mudar isso Obrigado pelo vídeo!
Caramba, tu consegue explicar tudo de uma forma tão clara, profunda e objetiva, e passa todo esse conhecimento por amor a tua profissão, admiro muito teu trabalho, parabéns!
Rafael,algum dia você pode trazer análises psicológicas sobre os personagens de kuroshitsuji/Black Butler??Eu queria MTO ver uma análise do ciel e do alois
Eu tenho essa parada, e oq mais me fode é justamente isso, as pessoas olham pra mim e acham q eu n quero interagir com elas, ai no fim elas, nem conversa comigo, me fazendo fica mais sozinho e me fazendo fica mais isolado de mim mesmo
aeeeeee valeu pelo video da ayanami disparada meu personagem favorito de eva , muito obrigado cara , pior que eu pensei agora se você continuar com os personagens de Eva vai ter conteúdo por uns 6 anos ksksks
Os sentidos juntos com a vida em si são os bens mais preciosos que temos, visto que a ausência ou irregularidade deles afetam o nosso principal bem (o viver). Excelente vídeo!
Acho o seu trabalho simplesmente incrível! pergunta genuina: você já leu oyasumi punpun? Acho que você iria gostar já que é uma obra complexa porém boa com emoções
@@PsicologiadosAnimesUma sugestão seria falar um dia sobre a Aiko ou o Punpun! Ou outros personagens da obra, que são todos muito complexos. Mas talvez não seria uma boa, já que ainda não há anime de Oyasumi Punpun
Salve salve Rafa! Rei Ayanami, um clone humano que carrega características humanas sem se dar conta delas. Eis um exemplo muito bom daquilo que se (auto)definiu por um bom tempo como um não-ser por faltar-lhe aquilo que define um ser humano: uma identidade. Esse vídeo é carregado de informações e seria difícil pra gente analisar longamente porque seria um texto gigante, porém podemos adiantar que soaríamos repetitivos, uma vez que várias de nossas impressões você brilhantemente descreveu. Ainda assim, de cara, podemos supor que Rei é um ser que poderia se tornar uma sociopata quando se desse conta da reflexão em cima das impressões sobre si mesma e como o próprio mundo reagia a ela, por conta dos tópicos elencados po você no decorrer do vídeo. Curioso como sua descrição de Rei em muito nos lembrou os homúnculos de diversos animes como "Fullmetal Alchemist" e "Busou Renkin". Seres concebidos a partir de alquimias e que nada mais seriam que entes antropomórficos que nunca foram considerados gente mesmo por seus criadores. Nesses seres se jogavam os elementos necessários de acordo com o objetivo da criação, em muitos casos apenas para serem meros acessórios ou ferramentas. Não é exatamente o caso da piloto do EVA (que evidentemente era tratada como ser humano), mas a forma como ela se coloca pro mundo acentua um pouco essa pegada. É curioso como essa análise das emoções e sentimentos da garota-clone-piloto nos fez lembrar uma excelente saga chamada "Lex Luthor - Homem de aço", graphic novel que recomendamos. Em dado momento, é mostrado que o eterno inimigo-rival de Superman estava criando um ser destinado a ser um contraponto a Kal-El, uma heroína que seria vista como uma super-humana terráquea que em nada deveria ao herói de Metrópolis (lembrando a cisma entre ambos, por Lex não aceitar um "poderoso extraterrestre" sendo tratado como se um "simples terráqueo" fosse). Pois essa menina foi toda criada e programada pra agir como uma humana e era total e cegamente obediente a Luthor. Este investiu uma grana forte nela a ponto de que em determinado momento ela demonstrava reações genuínas de uma mulher (tendo se "apaixonado" por ele), tudo calculado pela mente brilhante e sombria do chefão da LexCorp. E ela acaba entrando numa dilema que você verá ao ler a história, hehehehe! Gostamos dessa noção de que Rei sentia algo que nem sabia direito do que se tratava e que por isso não era capaz de ter reações à altura. E se, como Paulo de Tarso afirma, é preciso chamar as coisas pelos nomes, deve ser uma sensação angustiante sentir angústia sem saber o que é angústia... E se em momento algum ela foi treinada pra entender a si própria, não havia como esperar que ela reagisse bem ou mal quando Shinji caiu em cima dele e ficou naquela posição que sugere atração entre duas pessoas. Possivelmente depois de ter desenvolvido uma reação genuinamente humana (o choro) é que ela, ao rever suas memórias (um tanto quanto deliberadamente difusas, notem), é que ela poderia corar de vergonha, ou por descobrir um sentimento benfazejo em relação ao garoto ou por repulsa ao pensar no pior sentido... Por fim, a comparação com sua colega, rival e "quase inimiga" Asuka. A inversão das cores de olhos e cabelos é bastante significativa: vermelho é uma cor quente, de vigor; azul é uma cor fria, que sugere tristeza (não à toa o gênero musical chamado de "blues"). Aliás, comentamos no vídeo de Asuka que ela tem nos olhos uma tonalidade azul-marinho que sugere algo "pra baixo". E é engraçado que Rei não tenha essa cor nos olhos e sim um vermelho que deveria traduzir certa energia. A menos que Hideki Anno tenha pensado que ela viria a ter a chama nos olhos no decorrer de suas autodescobertas. Enfim meu camarada, mais um excelente vídeo seu e não conseguimos pensar em mais nada pra comentar. Exceto que deve ser doloroso não saber traduzir em palavras ou gestos o que (não) é sentido. É quase como a frase final de "Lua e flor", de Oswaldo Montenegro: "Eu amava como jamais poderia se soubesse como te contar". Claro que não é exatamente o que Rei sente (ou descobriu que sentia) em relação a Shinji mesmo sem se dar conta, massssssssss... Abração meu querido! Salaam aleikum!!!
O corpo de Rei é apenas um receptáculo de sua alma. Ela tem ciência disso. Simplesmente toda vez que ela morre, sua alma vai para um novo corpo (novo receptáculo). No anime ela se enxerga como uma ferramenta que pode ser substuida toda vez que morre e por tanto, não se sente como um indivíduo, não tem indentidade, tudo que ela sente é o vazio de sua própria existência.
Ou mano, percebi agora que tu tem um canal de analisar séries e filmes também, tenta continuar com ele, assim irá atrair também a galera que não assitir anime. Já me inscrevi nele. Claro, tem que ser esperto, colocar as séries que estão sendo mais assistidas e personagens que tem características psicológicas de semelhança aos telespectadores, ou características desejadas, como autoconfiança e entre outros... E da para fazer isso no canal de animes também. 😼👍
Uau, que análise. Esse anime é terrivelmente rico psicologicamente, na minha opinião. O conceito de A.T.Field é genial. Tá vendo Rafael, cheguei cedo. rsrsrs Queria muito que você analisasse o Soma de Shokugeki no Soma, estou amando esse personagem, muito empolgante. rsrs Tenha uma semana abençoada e já estou ansiosa pelos próximos vídeos. ;-)
Tamara!! Suas indicações são sempre da hora, entao vou ficar de olho! Um enormeeeee abraço para ti! E cria um instagram depois para me acompanhar por la! haha Otima semana viu!! 😊
@@PsicologiadosAnimes poxa Rafael, eu tinha instagram, mas desativei... Só tenho youtube agora.. rsrsrs Acho que você vai gostar de Aharen-san, achei melhor que komi-san.
Cara,eu queria muito que você fizesse um vídeo sobre danganronpa. Tipo,qualquer jogo ou qualquer anime do título.Eu ficaria muito feliz se tivesse um vídeo desse do Kokichi Oma
Que video lindo, tão bonito quanto uma composição musical. Me admira e surpreende tamanha analise em alguém que eu considerei uma personalidade invisivel comparado aos demais que tem muito mais destaques em sua volta. Excelente como sempre.
Eu me identifiquei mt com esse transtorno na qual vc mostrou, como tô fazendo tratamento psicológico e vou começar o psiquiátrico acho q vou conversar com ambos sobre isso, pois a sua análise sobre a rei foi mt como um reflexo da minha pessoa, ent obg por esse vídeo ,do shinji, da asuka e do mello de death note pois me ajudaram mt nas consultas (:
Uns animes bons pra você fazer análise é Wonder Egg's, Monster e Serial Experiments Lain/ou Ergo Proxy. Analise do Vincent Law, Re-l Mayer e da Pino iam ser top
Cara, cheguei por aqui muito tempo depois que esse vídeo saiu mas acabei de ver Evangelion e caí no seu canal. Meus parabéns, que vídeo necessário para entender não só a Rei mas também o Shinji e a Asuka.
rafael queria mt ver um video seu falando sobre o langris de black clover! é um personagem com várias camadas mostrando mt sua infância e sua relação com o Finral e o "dever" de ser o melhor em tudo... muito bom vídeo!
Logo de longe já da para ver que essa análise entra para o top mais longos do canal E quando é assim, se prepare, é um sinal forte que o Rafael caprichou com tudo nesse vídeo viu ksksks Não é atoa que novamente trouxe um vídeo incrível!! Falar sobre sobre sensação de vazio, de apatia, é algo complexo e que envolve vários e vários desafios. Como explicar para alguém uma sensação que nem mesmo quem sente é capaz de explicar? Como traduzir a sensação de não sentir? E serio, sempre fico impressionado com a forma e que você consegue traduzir temas as vezes tão complexos de serem abordados e traze-los para a nossa realidade A sua capacidade e o modo espetacular que você faz isso é simplesmente algo único!!! De verdade, esse vídeo é mais uma prova do talento que você tem de proporcionar tanto conhecimento e tanto bem a milhares de pessoas através de seu trabalho!! Top de mais viu ksksk
Ola comunidade do conhecimento! Videos desse anime deram muito trabalho, impossivel fazer video curto sobre essa obra! haha Esse é o penultimo video de Evangelion, o ultimo video vai sair na proxima semana e será uma reflexão sobre o anime no geral, o primeiro que faço desse tipo aqui no canal! Kaguya Sama e Monster em breve vão aparecer por aqui no canal! Tenham uma ótima semana! 😊
SHINJI IKARI: ua-cam.com/video/IbTVTj7fUsc/v-deo.html
ASUKA: ua-cam.com/video/RhpUevT_MPY/v-deo.html
GENDO: ua-cam.com/video/TZhDEkvrTkI/v-deo.html
Tá beleza, vídeos assim são ótimos.
Ótimo, estou animado.
Obrigadooo
Ah, sério que não vai rolar o da Misato? Haha
Só o relacionamento dela com o Kaji já é uma aula de repetição e complexo de Édipo.
Faz um da misato por favor
"Só nos importamos com a morte enquanto tivemos sentido de viver.O vazio é pior do que morte pois nos tira o sentido de viver,e sem sentido de viver somos apenas um monte de átomos aglomerados esperando o nosso fim"
Rick and Morty?
@@KennyRogers10 yes
Essa serie tem as melhores frases!! haha
Ainda sobre "átomos aglomerados" tem uma definição muito boa (em tradução livre):
"Toda vida é baseada na célula. Uma célula é um pedaço do espaço morto que se separou do resto para que ela pudesse fazer suas próprias coisas por um tempo. Quando a separação termina, ela morre e reintegra o resto do espaço morto novamente."
É basicamente uma versão gouemet do "do pó viemos, ao pó voltaremos"
ua-cam.com/video/QImCld9YubE/v-deo.html (após a intro)
"Nunca encare suas emoções como seus inimigos. Pois elas são seus professores."
Uma frase bastante tatoável.
A Rei é amável demais, pricipalmente no ultimo filme, todas as vezes que as cópias partiram eu sentia que uma parte da história ia embora, a parte que aquecia meu coração. A Rei é a Lua e a Asuka o sol, uma pena que... triste...
Nossa bem observado meu amigo!!!
Uma das cenas que eu mais gosto da Ayanami é quando ela decide favor uma refeição para juntar o shinji e o gendo, que são as pessoas que mais se importam com ela
Siiiiimmmmm bem lembrado!!
E a minha favorita é quando a Ritsuko dá descarga nos clones.
@f7 é do segundo filme rebuild
Rei Ayanami sempre foi um mistério na obra de Evangelion, principalmente quando é revelado clones dela nos episódios finais. Ótimo vídeo!
Sorry if I write in English^^; I just wanted to thank you for this video, it encapsulate perfectly how I view Rei. I always liked her a lot. Some people criticize her for her lack of emotion, but honestly it surprise me because I never thought that, not for a second. I still remember my very first impression about her, thinking that this girl look very sad. You are 100% right when you say that Rei at the beginning didn't understand her feelings, the director confirmed this element. Discovering why she is like that and how seeing her evolution over time was for me one of the best aspect of Evangelion. I like Shinji, I like Asuka, Misato too, their personalities are interesting, but Rei is just... something else.
"só sabemos quem somos na presença do outro" isso me deu uma visão completamente diferente sobre quem eu sou, e todas as minhas "versões". Esse vídeo sobre a Rei me ajudou a entender um tantinho a mais sobre mim mesma porque me acho muito parecida com ela (rir pra não chorar). Enfim, vídeo incrível como todos os outros, EVA é meu anime favorito e eu adorei acompanhar suas análises, valeu!
Eu n sei se concordo com essa frase, me sinto meio perdida na presença de outra pessoa, e só me encontro quando to sozinha, mas ao mesmo tempo converso muito comigo mesma na minha cabeça senão me sinto sozinha... :/ N sei se faz sentido
@@cats4caah Mas é quando fica mais visível quem você é perante o mundo.
Porém entendo o seu lado... e também converso muito na minha cabeça, até falando comigo mesmo.
Karol muito obrigado!! e gostei do termo minhas "versoes"! de fato cada um de nos é uma imagem diferente para cada pessoa! Grande abraço! 😊
As pessoas tem medo de demonstrar sentimentos por ser chamado de fraco, o único problema é que quando queremos desabafar com alguém não sabemos como por causa dessa "parede emocional" que criamos para nos proteger.
AMEI ESSE VÍDEO!!!
Bem isso Livia!!! E que bom que gostou!!!! ♥
Me identifico com ela, com meu bloqueio emocional.
Ótimo vídeo como sempre!
O vazio que nos sentimos, aquele vazio existencial... "de onde eu vim aqui?", "por que estou aqui?", "qual é meu propósito" e entre outras perguntas.
Mas de uma coisa que eu sei é não preciso saber meu propósito ou sentido da minha vida para poder prover algo pelo que lutar. É na vida que encontro cada derrota e vitoria, e sei que não estou sozinha nisso nesta jornada assustadora que se chama vida.
"Se não lutar por outras pessoas, lute por você mesmo"
Belas palavras lenda aqui do canal!! Obrigado por estar aqui a tanto tempo! 😊
Excelente!
Também estou assim, e espero encontrar minhas respostas.
Percebi isso depois de ler sobre Jean Camus. A esperança está logo ali, apenas esperando por você.
Albert***, sempre confundo ele com o filho.
O pior é que parece que esse mundo incentiva cada vez a apatia e dá a entender que ser invencível é um sinal de força... Obrigada pelo vídeo!
👀 Minha listinha pessoal de personagens que quero muito ver uma análise:
Kenshin Himura de Samurai X (Tem o manga, anime, Ovas e as Live action)
Rei de Sangatsu no Lion
Obi de Akagami no Shirayuki hime
William Moriarty de Yuukoku no Moriarty
São todas obras bem dramáticas, vale a pena dar uma olhada 👀
Sim verdade!!! E obrigado pelas indicações ♥
eu espero ansioso pela análise do Soujiro Seta também de Rurouni Kenshin.
"Minha solidão não tem nada a ver com a presença ou ausência de pessoas… Detesto quem me rouba a solidão, sem em troca me oferecer verdadeiramente companhia." (Irvin D. Yalom)
♥♥♥
Vídeo incrível! Faz um sobre a Misato antes de terminar com Evangelion. Apesar do trauma dela ser mais explicito no quesito falta do pai e sexualização, acho q ela eh muito mais complexa do que algumas pessoas pensam!
Olaaaa!! Vou falar dela no ultimo vídeo! 😊 E muito obrigado!! ❤️
O fato de nomear sentimentos é, de fato, incrível.
A "simples" (nem tanto) diferenciação de 'raiva' e 'ira' é um exercício tremendo!
Siimm Danilo!!! Totalmente meu caro!!!
"O sentimento de não sentir nada", muito contraditório mas faz total sentido pra mim, ainda tenho dificuldade pra entender a apatia, mas esse vídeo já me ajudou demais Rafa, obrigado mais uma vez, como sempre esmiuçando as camadas mais profundas das personalidades!
Falaaa Otavio!!! Marcando presença mais uma vez!! Obrigado pelas palavras! 😊
Ao mesmo tempo que fico muito feliz com o vídeo, fico triste sabendo que os vídeos sobre Evangelion vão acabar, obrigado pelo conteúdo Rafa!
Pois é tudo tem um fim!! Haha Obrigado você viu!! 😊
@@PsicologiadosAnimes Poxa, uma pena, queria muito ver um vídeo sobre a Misato...
Marcando presença no quarto vídeo de Evangelion, simplesmente da minha personagem favorita de qualquer obra.
Tenho que confessar que já assisti o vídeo 3 vezes, mas ainda não consigo concretizar em palavras o que senti enquanto assistia. É uma mistura de empolgação com aquela sensação de receber uma dura verdade e encanto com a qualidade de detalhes na construção da personalidade e dos papéis que ela cumpriu na obra.
Acredito que uma coisa pouco percebida é em como funciona a relação entre o Gendo e a Ayanami. Ele a vê como uma peça necessária pra instrumentalização humana, além de uma falha de tentar repor o vazio deixado pela Yui. Esse propósito dado a ela junto da prisão nos corpos de clones, fez com que todos a vissem como uma boneca, um ser reciclável.
E no momento em que a Asuka a confronta afirmando isso, a mesma se opõe, porque já percebe que não concorda em viver por apenas um propósito, principalmente por causa do Shinji.
E a Rei III traz uma decisão final, rejeitando o Gendo e seu plano, para salvar o Shinji.
O que quero apontar é na forma em que a rejeição é retratada (no End of Eva), enquanto Gendo se apossa do corpo da Rei com um tom assediador, tocando seu corpo. No caso, isso se assemelha muito a uma menina que é assediada e não tem métrica do quão horrível isso é, e conforme aprende sobre si mesma e sobre o que é aceitável ou não, resolve rejeitar essa invasão.
Não sei se era intenção do Hideaki, ou mera representação visual, mas é uma interpretação possível dada as circunstâncias, aí resolvi comentar sobre.
Novamente parabenizo pela qualidade e quantidade de informação do seu vídeo, conheci o canal por Evangelion e estou maratonando os vídeos antigos, e aprendendo muito enquanto me entretenho.
Gabriel! Que maneiro! Chegou na melhor fase!! haha Evangelion é incrivel e adorei muito seu texto sobre!! Sensacional 😊♥
Uma personagem em busca do preenchimento do vazio. Uma ótima analise.
Muito obrigado!!! ♥
Imagina se a Asuka que tanto chamou a Rei de "boneca" descobrisse que ela é um clone kkkk
Então né kkkkk
Esse plot dos protótipos shikinami é do krl
Essa analogia do aquário foi sensacional, me lembra muito a protagonista de Perfect Blue e encaixa como uma luva. Incluse recomendo um vídeo dessa animação, é um prato cheio pros psico de plantão hauahauahau
Nossa verdade!! haha Perfect Blue vai ter sim no canal! 😊
Nomear para dormar grande reflexão vou guardá-lo para toda minha vida
Escreva no papel de parede do celular! haha ♥
Vou
Explicou melhor que meu psicólogo o que eu tô sentindo, agora eu sei o que eu tenho. obrigado, De verdade muito obrigado.
Obrigado você Davi por estar aqui! 😊
Também já aconteceu comigo, ficar impressionado por perceber que estou chorando...
Creio que a maioria n cresce com a psicoeducação de reconhecer e tentar lidar com nossas emoções e sentimentos, em fato somos ditos para "engolir o choro", sem mais e nem menos. Futuramente, a gente começa a se dar conta de como, muitas vezes, temos pouco ou quase nulo conhecimento do que somos ou sentimos, consequentemente com dificuldades em lidar com essa mar de infindáveis possibilidades que é o ser humano. É um tema que sempre será pertinente abordar onde formos , principalmente nesse atual contexto onde o Brasil se supera cada vez mais nos números de ansiedade e depressão. Todas essas reações fazem parte da nossa vivência, de quem somos e o que fazemos. Se estão ali, têm sua função. N existe e nem deve existir só alegria em nossos cotidianos, tudo que sentimos faz parte da experiência de viver e conhecer esse mundo interno torna o viver mais prazeroso. Vinícius de Morais diz que "melhor do que ser feliz, é viver". Obrigado por muito um vídeo super coeso, sensato e educativo, Rafael! Um forte abraço! Quero ter a oportunidade de te conhecer um dia, vc me inspira muito!❤️
Samuel tenho certeza que você será um grande profissional viu!! Você é demais!!! Grande abraço meu amigo! E Espero sim te conhecer tambem!! 😊
Ae vídeo novo! ainda espero um sobre Hajime no Ippo kk, nesse caso acho que seria interessante ler o mangá pois a história muda drasticamente em relação ao Ippo, um abraço e boa semana pra vc.
Falaaaaa meu amigo!! Vou fazer isso!! Vou lembrar de ler o mangá!! Grande abraço viu!! 😊
E eu esperando de ashita no Joe, e de megalobox nomade
Hajime no Ippo é uma obra prima, senti todo tipo de emoção acompanhando o anime e ovas, um dia quero lê o mangá do mestre George
@@PsicologiadosAnimes o mangá tbm é grande, com mais de 3 mil eps 😂😂😂😂😂😂😂
Hajime no Ippo é íncrível. De longe, o mangá/anime que mais me fez chorar. Já tem bem uns 10 anos que não leio (o mangá já passava de mil nessa época), mas tenho boas memórias. A obra já tem mais de 30 anos e o mais interessante dele é como utilizo bem os personagens secundários, que não são limitados somente aos membros da academia.
A primeira temporada adaptam fielmente o mangá (nessa levada, tem o filme e o OVA). A segunda é meio termo. Agora a terceira houve até inversão de eventos e ficou meio corrido.
Uma das história emocionante que lembro agora: o mesmo cara (acho que é Umezawa) que espancava e humilhava o Ippo acabou se tornando o seu melhor amigo (segundo o próprio Ippo). Claro que não foi do dia pra noite, deve ter sido uns 600 caps hehehe. Nesse ponto no Manga, você até já esqueceu que o cara espancava o Ippo. Ver a relação deles que inicia de vilão, depois para fã e depois para amigo foi muito natural (obviamente, o manga ter tempo pra trabalhar ajudou bastante). Essa saga que o Umezawa encontra um objetivo e para se focar nele, tem que se afastar do Ippo, foi emocionante, pois relembramos de vários acontecimentos do Manga, principalmente o início. Umezawa foi muito homem, nessa saga.
Não sei como anda a história atualmente. Espero que o Ippo tenha encontrado a resposta para "O que é ser forte?".
👏👏Agora entendo porque eu era uma criança diferente,que sentia um vazio e vontade de se isolar.
Ola Kauan!! E como voce esta hoje?
@@PsicologiadosAnimes Olá Piscicologo Rafael! Estou tentando ser melhor a cada dia!
Nunca pensei q os sintomas q eu sentia eram fora do normal, sempre acreditei q estava de igual pra igual com os outros, até buscar tratamento psiquiátrico e poder sentir se "normal" como os outros.
Edielson que bom que voce procurou ajuda!!
Me identifiquei com a segunda Rey.
Obrigado pelos seus vídeos, eles são muito bons.... Eu fico feliz por conhecer seu trabalho. Like 👍
Eu já me senti vazio antes, hoje não me sinto mais assim mas é um sentimento tão, tão.... Que não se dá pra medir que eu considero cósmico sabe, é como se não desse pra medir o tamanho do vazio.
Vou deixar aqui algumas frases que eu escrevi da época que eu estava me sentindo assim....
"Você quer sentir algo e você não sente nada e isso te faz sentir tudo, esse "tudo" não é bom, ele te faz sofrer, dói muito ter a presença de ausência, é um vazio que preencher tudo."
Ferreira Daniel
06 de maio de 2018
"pra eu me tornar quem eu quro ser talvez eu precise ser antes quem nunca quis imaginar ser.
o meu coração grita pedindo socorro pra mim mesmo em silencio... Nem mesmo eu consegui escutar e eu só percebi isso agora.
como um buraco vazio pode pesar tanto pra quem só quer um tempo só um space"
Ferreira Daniel
10 de janeiro de 2018
Eu fico feliz por não me senti mais assim....
Não é fácil..... Nunca mais quero me sentir assim de novo...
Fora que as pessoas que nunca se sentiram assim não vão entender e ainda podem criticar
Então pessoal se alguém se sente assim e se você for tentar conversar com alguém que não entenda esse sentimento vai ser frustrante
Então procura alguma ajuda psicológica
Uma amiga me deu força pra procurar...
Acho que o que me salvou de me sentir assim foi... Eu não tenho certeza mas sei o que me ajudou a psicologia, filosofia alguns bons amigos e um pouco de sorte...
Mas como alguém diria... "Sorte, Não sei se isso existe de verdade aqui na perifa eu nunca ganhei uma rifa, com sinceridade sorte é escapar da maldade alguns acreditam em anjos eu acredito em amizade"
Bom dia Daniel! Parabens pelas frases!! E que maravilha saber que você conseguiu encontrar uma reflexão em meio a tudo isso! E muito obrigado pelas palavras 😊
Esse video fez eu pensar bastante, realmente a Rei é uma das personagens mais complexas, toda essa reflexão sobre a anedonia foi bem interessante, esse video foi um dos melhores
Senhor Rei!! Muito obrigado!!!! Fico feliz que tenha te ajudado! 😊❤️
Eu tô amando os vídeos com personagens de Evangelion!
Ja falei! Se o Reinaldo falou ta falado! Você é a enciclopedia dos animes! haha
@@PsicologiadosAnimes sou nada ❤️🤣
A Rei me lembre muito a situação do Mewtwo, criado com um proposito, e em pouco tempo ele começa a questionar seu proprio proposito e vai em busca de uma jornada pra achar valor.
Alem de soltar uma das frases mais fodas dos animes: "vejo agora que as circunstâncias do nascimento são irrelevantes, é o que você faz com o dom da vida que determina quem você é".
Alguns falam que simplesmente "não sentir" seria melhor. Mas para mim quando Eu estava no lado do não sentir, era horrível isso. por isso, Eu penso: "Sentir que você senti é simplesmente aterrorizante."
Muito bom a análise, é incrível os personagens de Evangelion serem tão densos e ainda aprender tanto aqui.
Triste é minha cabeça, que não para de imaginar a Rei Chikita dançado enquanto passa o vídeo, kkkkkkkkk
Felipe muito obrigado!! O que seria essa Rei Chikita? kkkk
@@PsicologiadosAnimes kkkkkkkk é só o meme do bonequinho da Rei. Por algum motivo desconhecido surgiu um monte de piada com o boneco dela dançando e apareceu o "Rei Chikita", se quiser, você pode até pesquisar alguns.
Sei q esse é o último de evangelion por enquanto,mas a Misato tbm daria um ótimo vídeo,gostaria de pedir tbm um video do subaru de re zero,se vc ja o assistiu.
Gostaria tbm de o agradecer por esses vídeos,sempre me ajudam muito e me fazem me sentir bem
Ola Bom dia!! Ainda tem mais um video sobre EVA! E vou trazer sim sobre Re zero no futuro 😊
No momento perfeito, que personagem incrível, estou assistindo os filmes (1.11, 2.22 e etc) e eu amo essa personagem, obrigado pelo video!!
Nossa no time perfeito!!! Obrigado Voce por estar aqui!! 😊
Isso explica muita coisa , fato de não ter nenhum apego a nenhuma pessoa ou prazer com nada nenhuma nescessidade social ou emocional de relação, e sempre ter a mesma expressão o mesmo estado emocional e não compreende os sentimentos e emoção , e não ter nenhum tipo de desejo ou propósito nem medo de nada... Preciso volta a fazer acompanhamento
Psicoterapia é muito importante, principalmente nesse caso meu amigo!!
Esse vídeo tem dois anos e ainda é uma potência ❤
tava estranhando que a essa altura você já tinha falado dos outros protagonista mas não da Rei, tô ansioso pra ver seus comentários sobre ela!
Não podia deixar!!! haha Demorei porque era o video mais dificil!!
Se eu for fazer cosplay um dia vai ser de rei , eu me identifico muito com ela , tem coisa que ele falou sobre ela que sou eu na vida real , eu até faço acompanhamento psicológico, principalmente não demonstra emoções , também evito fazer coisas que tenho que fazer com outras pessoas, se for fazer algo prefiro fazer sozinho , nunca namorei e não tenho interesse nisso e nem em relações sexuais
"só sabemos quem somos na presença do outro" isso só prova que não tem como descolar o indivíduo da realidade que ele vive, não tem como analisar um objeto sem entender o que está ao redor dele.
Mano que dá hora seu trabalho. Acompanho é admirável seu entendimento, ajuda no desenvolvimento humano.
Eu mim indentifico muito com ela e isso mim assusta...
Nunca gostei tanto da rei, no sentido de ela não ser minha personagem preferida entre os outros, mas isso mudou nos filmes rebuild, consegui gostar muito mais da personagem e entender ela melhor, algo que me fez gostar mais dela foi os primeiros 40 minutos (mais ou menos) do último filme rebuild, onde mostra ela vendo um lado mais simples da vida e como ela reagiu a eles. Esse vídeo ficou realmente muito bom, aprendi bastante coisa interessante com ele, inclusive, nunca tinha percebido esse contraste entre o olho e o cabelo da rei com a asuka, é um detalhe bem interessante.
Ola Wesley!! Bem lembrado esses 40 minutos iniciais com a interação dela, ficou demais! Seu favorito é o Shinji ne? Grande abraço meu amigo!!! Obrigado por sempre estar aqui!! 😊
@@PsicologiadosAnimes salve rafinha, sim, meu preferido é o shinji.
Abraço ❤️
Eu me identifico bastante com ela
De fato o roteiro mais complexo até agora,foi tão esclarecedor quanto informativo e vou prestar mais atenção com meus sentimentos e também as emoções , inclusive hoje falei algo que me deixou com raiva vou prestar mais atenção pra não me deixar levar por impulso, ótimo vídeo Rafael tá de parabéns
Will que maravilha!! Esse é o objetivo!!! Grande abraço viu!! 😊
Esse vídeo me ajudou tanto, esse negocio de esquizoide me deu um pouco de luz sobre mim '-'
Finalmente consegui encontrar algo que se encaixa perfeitamente em mim, nunca tinha ouvido falar nisso antes e conhecendo melhor o que é, pode me ajudar bastante no auto conhecimento.
Agradeço imensamente ❤
O roteiro, a edição, o tema, tudo nesse vídeo foi perfeito e além disso, são coisas quem eu mesmo vivo pensando sobre mim e questões inerentes como essa, então obrigado e meus parabéns!
Que maravilhaaaaa!! Obrigado mesmo pelo feedback Jonas!! Demais mesmo viu!! 😊
Ansioso pra ver análise dos vilões de Jojo
Opa vai ter sim!! 😊
Adorei o vídeo!
Você me ajudou a entender um comportamento que tenho. Costumo ser considerada pela minha mãe e meu irmão, como alguém ignorante.
Constantemente toda vez alguém me da uma sugestão ou fala sobre alguma atitude minha. Automaticamente me sinto ofendida e com raiva. E direciono minha raiva, verbalmente a essa pessoa. Como se eu tivesse muito vergonha, ao ver meu erros sendo expostos assim.
Oi Boa noite!! Que bom saber que te ajudei pelo menos um pouco! 😊
Video perfeito, cheio de informações! Graças a ele acendeu em mim uma luzinha sobre o fato de que ao passar por excesso de zombarias e criticas na infância (por parte da minha irmã que na época eu adorava) me faz sentir raiva quando ela me sugere algo, e medo de passar vergonha em situações variadas.
Olha só Stela! Muito obrigado pelo feedback viu!! Um grande abraço! 😊♥
Gostei muito do vídeo, a minha psicóloga tem falado nas sessões que eu tenho expressado uma sensação de vazio e eu não entendia pq, mas com esse conceito de vazio como falta de propósito acabei me identificando. Mas também não ajuda nada que eu seja um niilista convicto.
Fico feliz que gostado do video! Conversa com ela sobre isso! Grande abraço!
Eu tinha certeza que os vídeos de Evangelion seriam profundos mas todos superaram minhas expectativas viu. Parabéns como sempre pelo seu conteúdo de qualidade 👏👏👏👏
Tuana muitissimo obrigado pelas suas palavras!! Você é demais viu ♥
Cara, arrasou dms! Muito obg pelo vídeo, sério msm, pude me aprofundar bastante na minha personagem preferida, e tbm entender o ponto de vista dela. Gostaria de impor aq o meu ponto de vista a respeito da personagem: Bom, a Ayanami para mim, representou bastante o discurso de ser "trocada" ou "substituída", como a própria Asuka fala, como uma boneca, completamente substituível pq sempre haverá outra igual a ela para cumprir tal função. Nisso, eu refleti muito ao meu eu da adolescência, sempre tentando ser melhor para ter o mínimo reconhecimento e n ser trocada, assim como tbm fazer o máximo de companhia aos outros para suprir a minha carência e suprir as necessidades dos outros, me tornando alguém q n era eu, e sim uma boneca q as pessoas faziam oq quisessem, na hora q quisessem e trocavam ou abandonavam pq as vezes eu só tacava o fodase n vo faze, e uma vez q eu finalmente me abria, me desenvolvia, eu era enfim descartada, como a Rei no rebuild... Enfim, obg pelo espaço de fala e de conhecimento, cara
tu é foda
A Rey é o personagem com quem mais me identifico. Tem um ep. que ela diz ser como um espantalho de serta forma me vejo assim
Mano faz a psicologia do Kirito de Sword Art Online (Kirigaya Kazuto),Seria muito Dhr Vey
Que dorzinha no peito ouvir "evanguelion" no começo do vídeo
😂😂😂
Muito bom saber sobre esse conceito de nomear as emoções, eu tava tentando fazer justamente o contrário na esperança de me entender e me libertar de certas coisas...
Sim sim!! Ajuda a dar uma "forma" par elas! Com isso nosso cerebro lida melhor!
❤️Rafael faz um vídeo sobre ESQUIZOFRENIA, ainda existe muito preconceito em volta dessa doença.
Nossa, esse vídeo me ajudou muito, agora eu gosto ainda mais da Rei kaakkak
Durante a pandemia eu estava vivendo uma espécie de anedonia e não tinha um significado pra viver, graças a Deus eu consegui mudar isso
Obrigado pelo vídeo!
Calebe!! Feliz por ti meu amigo!! Muito obrigado você por estar aqui! 😊
Seus vídeos são muito bons, parabéns 💜 você é inspiração para criar conteúdo
Concordo
Olaaa muito obrigado!!! ♥
Caramba, tu consegue explicar tudo de uma forma tão clara, profunda e objetiva, e passa todo esse conhecimento por amor a tua profissão, admiro muito teu trabalho, parabéns!
William!! Que mensagem maravilhosa!! Muito obrigado de coração!! 😊
Rafael,algum dia você pode trazer análises psicológicas sobre os personagens de kuroshitsuji/Black Butler??Eu queria MTO ver uma análise do ciel e do alois
Eu tenho essa parada, e oq mais me fode é justamente isso, as pessoas olham pra mim e acham q eu n quero interagir com elas, ai no fim elas, nem conversa comigo, me fazendo fica mais sozinho e me fazendo fica mais isolado de mim mesmo
Te entendo meu amigo!!
aeeeeee valeu pelo video da ayanami disparada meu personagem favorito de eva , muito obrigado cara , pior que eu pensei agora se você continuar com os personagens de Eva vai ter conteúdo por uns 6 anos ksksks
Pois é iria ter sim kkkk Obrigado voce por estar aqui!! 😊
Ser psicóloga e fã de animes é me emocionar com os vídeos do Rafael 💙💜 obrigada mais uma vez, inclusive pela maravilhosa referência ao Viktor Frankl
Erika que incrivel!!! ♥ Fico muito feliz em saber disso!!! 😊
Eu me identifiquei muito com esse personagem.
12:34 isso significa que as pessoas que se identificam como assexuais na vdd tem o mesmo transtorno da rei
Os sentidos juntos com a vida em si são os bens mais preciosos que temos, visto que a ausência ou irregularidade deles afetam o nosso principal bem (o viver). Excelente vídeo!
Bem observado Andrews!!! Muitooo obrigado!!! 😊
Pulei de alegria quando recebi a notificação de vídeo… Ótima semana!
😅
Otima semana Thiago!!!!
Ahhhh que vídeo foda!!o triste é eu ser assim em certas partes do vídeo,mas enfim né MT BOM!!!
Falaaa Raffa!! Gratidão meu amigo!! 😊
Faz um vídeo sobre arquétipos, utilizando personagens de anime como exemplo!
Otima sugestao Nadia!!
Caraaaa que showww ótima reflexão sobre a personagem gostei bastantee!
Israel!! Obrigado de coração!!! 😊
Espero ansiosamente pelo dia em que vc vai trazer análise do mangá "oyasumi punpun"
Tambem Brenon!! haha
se você aceitar sugestões... O Dazai de bungou stray dogs, é um personagem interessante para se falar sobre
Opa bom dia!! Tambem concordo!! haha
Acho o seu trabalho simplesmente incrível! pergunta genuina: você já leu oyasumi punpun? Acho que você iria gostar já que é uma obra complexa porém boa com emoções
Esse aí é triste demais, meu deus.
Já sim!!! Obra fantástica!!! ❤️
@@josegonsalves.3369 demais skskdkkskdkskd
@@PsicologiadosAnimesUma sugestão seria falar um dia sobre a Aiko ou o Punpun! Ou outros personagens da obra, que são todos muito complexos. Mas talvez não seria uma boa, já que ainda não há anime de Oyasumi Punpun
nunca vou deixar de me impressionar com evangelion
Sempre tem algo a explorar dessa obra!! ♥
Mil milhões de obrigados pelo vídeo.
Eu amooooo a Ayanami demais.
Você conseguiu falar de todas elas, gostei demais do vídeo.
Jonathan! Muito obrigado!! Fico muito feliz que voce tenha gostado!!! 😊
Salve salve Rafa!
Rei Ayanami, um clone humano que carrega características humanas sem se dar conta delas. Eis um exemplo muito bom daquilo que se (auto)definiu por um bom tempo como um não-ser por faltar-lhe aquilo que define um ser humano: uma identidade.
Esse vídeo é carregado de informações e seria difícil pra gente analisar longamente porque seria um texto gigante, porém podemos adiantar que soaríamos repetitivos, uma vez que várias de nossas impressões você brilhantemente descreveu. Ainda assim, de cara, podemos supor que Rei é um ser que poderia se tornar uma sociopata quando se desse conta da reflexão em cima das impressões sobre si mesma e como o próprio mundo reagia a ela, por conta dos tópicos elencados po você no decorrer do vídeo.
Curioso como sua descrição de Rei em muito nos lembrou os homúnculos de diversos animes como "Fullmetal Alchemist" e "Busou Renkin". Seres concebidos a partir de alquimias e que nada mais seriam que entes antropomórficos que nunca foram considerados gente mesmo por seus criadores. Nesses seres se jogavam os elementos necessários de acordo com o objetivo da criação, em muitos casos apenas para serem meros acessórios ou ferramentas. Não é exatamente o caso da piloto do EVA (que evidentemente era tratada como ser humano), mas a forma como ela se coloca pro mundo acentua um pouco essa pegada.
É curioso como essa análise das emoções e sentimentos da garota-clone-piloto nos fez lembrar uma excelente saga chamada "Lex Luthor - Homem de aço", graphic novel que recomendamos. Em dado momento, é mostrado que o eterno inimigo-rival de Superman estava criando um ser destinado a ser um contraponto a Kal-El, uma heroína que seria vista como uma super-humana terráquea que em nada deveria ao herói de Metrópolis (lembrando a cisma entre ambos, por Lex não aceitar um "poderoso extraterrestre" sendo tratado como se um "simples terráqueo" fosse). Pois essa menina foi toda criada e programada pra agir como uma humana e era total e cegamente obediente a Luthor. Este investiu uma grana forte nela a ponto de que em determinado momento ela demonstrava reações genuínas de uma mulher (tendo se "apaixonado" por ele), tudo calculado pela mente brilhante e sombria do chefão da LexCorp. E ela acaba entrando numa dilema que você verá ao ler a história, hehehehe!
Gostamos dessa noção de que Rei sentia algo que nem sabia direito do que se tratava e que por isso não era capaz de ter reações à altura. E se, como Paulo de Tarso afirma, é preciso chamar as coisas pelos nomes, deve ser uma sensação angustiante sentir angústia sem saber o que é angústia... E se em momento algum ela foi treinada pra entender a si própria, não havia como esperar que ela reagisse bem ou mal quando Shinji caiu em cima dele e ficou naquela posição que sugere atração entre duas pessoas. Possivelmente depois de ter desenvolvido uma reação genuinamente humana (o choro) é que ela, ao rever suas memórias (um tanto quanto deliberadamente difusas, notem), é que ela poderia corar de vergonha, ou por descobrir um sentimento benfazejo em relação ao garoto ou por repulsa ao pensar no pior sentido...
Por fim, a comparação com sua colega, rival e "quase inimiga" Asuka. A inversão das cores de olhos e cabelos é bastante significativa: vermelho é uma cor quente, de vigor; azul é uma cor fria, que sugere tristeza (não à toa o gênero musical chamado de "blues"). Aliás, comentamos no vídeo de Asuka que ela tem nos olhos uma tonalidade azul-marinho que sugere algo "pra baixo". E é engraçado que Rei não tenha essa cor nos olhos e sim um vermelho que deveria traduzir certa energia. A menos que Hideki Anno tenha pensado que ela viria a ter a chama nos olhos no decorrer de suas autodescobertas.
Enfim meu camarada, mais um excelente vídeo seu e não conseguimos pensar em mais nada pra comentar. Exceto que deve ser doloroso não saber traduzir em palavras ou gestos o que (não) é sentido. É quase como a frase final de "Lua e flor", de Oswaldo Montenegro: "Eu amava como jamais poderia se soubesse como te contar". Claro que não é exatamente o que Rei sente (ou descobriu que sentia) em relação a Shinji mesmo sem se dar conta, massssssssss...
Abração meu querido! Salaam aleikum!!!
Muito bom aprender mais sobre gatilhos e o por que de muitas emoções,o mal e saber oque está sentindo ....
Fico feliz em ter te ajudado Marcos!!! 😊
O corpo de Rei é apenas um receptáculo de sua alma. Ela tem ciência disso. Simplesmente toda vez que ela morre, sua alma vai para um novo corpo (novo receptáculo). No anime ela se enxerga como uma ferramenta que pode ser substuida toda vez que morre e por tanto, não se sente como um indivíduo, não tem indentidade, tudo que ela sente é o vazio de sua própria existência.
Ou mano, percebi agora que tu tem um canal de analisar séries e filmes também, tenta continuar com ele, assim irá atrair também a galera que não assitir anime. Já me inscrevi nele. Claro, tem que ser esperto, colocar as séries que estão sendo mais assistidas e personagens que tem características psicológicas de semelhança aos telespectadores, ou características desejadas, como autoconfiança e entre outros... E da para fazer isso no canal de animes também. 😼👍
Isac! Obrigado pela sugestão e pelas dicas!! Vou tentar seguir! haha Eu sempre trago o anime que nem ta em evidencia 😂
Uau, que análise. Esse anime é terrivelmente rico psicologicamente, na minha opinião. O conceito de A.T.Field é genial.
Tá vendo Rafael, cheguei cedo. rsrsrs
Queria muito que você analisasse o Soma de Shokugeki no Soma, estou amando esse personagem, muito empolgante. rsrs
Tenha uma semana abençoada e já estou ansiosa pelos próximos vídeos. ;-)
Tamara!! Suas indicações são sempre da hora, entao vou ficar de olho! Um enormeeeee abraço para ti! E cria um instagram depois para me acompanhar por la! haha Otima semana viu!! 😊
@@PsicologiadosAnimes poxa Rafael, eu tinha instagram, mas desativei... Só tenho youtube agora.. rsrsrs
Acho que você vai gostar de Aharen-san, achei melhor que komi-san.
simplesmente incrível,eu...eu realmente n sei oq dizer, eu amei esse video.Obg Rafael
Arthur que show!!! Muitooooo obrigadoooo ♥
Eu queria que seus vídeos ficassem cada vez maiores kkkkkkk amo seu conteúdo!
Meu Deus kkkk ai seria uma vez por mes kkkk Muito obrigado meu caro!! 😊
Chorei com o final deste vídeo
Identificação Alexandre?
como sempre um bom trabalho
Murilo muito obrigado!!!! ♥
Esse sem dúvidas é o meu vídeo de análise favorito❤️ vc é um incrível profissional
Eita sério? que maneiro!!! Fico muito feliz em saber disso!! 😊
Cara,eu queria muito que você fizesse um vídeo sobre danganronpa. Tipo,qualquer jogo ou qualquer anime do título.Eu ficaria muito feliz se tivesse um vídeo desse do Kokichi Oma
Quero sim falar sobre esse anime no futuro! 😊♥
@@PsicologiadosAnimes pode ter certeza que vou ser o primeiro a ver
Que video lindo, tão bonito quanto uma composição musical.
Me admira e surpreende tamanha analise em alguém que eu considerei uma personalidade invisivel comparado aos demais que tem muito mais destaques em sua volta.
Excelente como sempre.
Poxa Kelly muito obrigado mesmo!!! 😊♥
Aguardando o vídeo sobre hipocrondria ✌🏻❤️
Vai ter meu amigo!!! 😊
Muito bom. Obrigado.
Obrigado você meu caro Ed!!!
Eu me identifiquei mt com esse transtorno na qual vc mostrou, como tô fazendo tratamento psicológico e vou começar o psiquiátrico acho q vou conversar com ambos sobre isso, pois a sua análise sobre a rei foi mt como um reflexo da minha pessoa, ent obg por esse vídeo ,do shinji, da asuka e do mello de death note pois me ajudaram mt nas consultas (:
Fico feliz em ajudar! Não deixe de procurar Psicoterapia!
Uns animes bons pra você fazer análise é Wonder Egg's, Monster e Serial Experiments Lain/ou Ergo Proxy. Analise do Vincent Law, Re-l Mayer e da Pino iam ser top
Concordo Jonathan!!! 😊
ESPERANDO A LIÇÃO FINAL SEMPRE MUITO BOA! AYAYA
Cara, cheguei por aqui muito tempo depois que esse vídeo saiu mas acabei de ver Evangelion e caí no seu canal. Meus parabéns, que vídeo necessário para entender não só a Rei mas também o Shinji e a Asuka.
rafael queria mt ver um video seu falando sobre o langris de black clover! é um personagem com várias camadas mostrando mt sua infância e sua relação com o Finral e o "dever" de ser o melhor em tudo... muito bom vídeo!
Ola Bom dia!! Estou ja fazendo os roteiros de Black Clover!! E vai ter sim sobre esse personagem! 😊
Logo de longe já da para ver que essa análise entra para o top mais longos do canal
E quando é assim, se prepare, é um sinal forte que o Rafael caprichou com tudo nesse vídeo viu ksksks
Não é atoa que novamente trouxe um vídeo incrível!!
Falar sobre sobre sensação de vazio, de apatia, é algo complexo e que envolve vários e vários desafios.
Como explicar para alguém uma sensação que nem mesmo quem sente é capaz de explicar?
Como traduzir a sensação de não sentir?
E serio, sempre fico impressionado com a forma e que você consegue traduzir temas as vezes tão complexos de serem abordados e traze-los para a nossa realidade
A sua capacidade e o modo espetacular que você faz isso é simplesmente algo único!!!
De verdade, esse vídeo é mais uma prova do talento que você tem de proporcionar tanto conhecimento e tanto bem a milhares de pessoas através de seu trabalho!!
Top de mais viu ksksk
Victor tu é demais!! Muito obrigado meu amigo!!! Seus feedback sempre motivadores!!! grande abraço! 😊
@@PsicologiadosAnimes Um abração cara, tmj!!!😊
Esse vídeo era tudo oque eu precisava para me entender. Agradeço por este vídeo e vou me aprofundar mais neste neste tema de maneira mais fixa.
Leah! Que show!! Fico feliz em saber disso 😊