Em 10:20 coisa que estala na cabeça de todos nós pensantes: “Vivemos numa sociedade intensamente dependente da ciência e da tecnologia, em que quase ninguém sabe algo sobre ciência e tecnologia.” Carl Sagan.
O Luc ta em uma categoria muito particular na internet. Ele não é famoso por fazer videos, mas ele legenda todos os de fora e ta em TODA PAGINA DE CIENCIA
E é bom que seja assim. É como o Hayek sempre falou: o conhecimento que sustenta a nossa civilização está disperso em toda a sociedade de modo que não precisamos saber de tudo para usufruir dos benefícios e avanços que o progresso da humanidade nas mais diversas áreas podem nos trazer.
Mas independente de uma pessoa conhecer sobre a importância da ciência na vida dela, o fato dela consumir um produto (exemplo comprar um microondas) faz com que a empresa que desenvolve o produto invista na ciência. Ou seja, nunca foi o conhecimento das pessoas sobre ciência que gerou renda para pesquisa mas sim o impacto que as tecnologias geram na sociedade. O efeito cascata da economia é sempre inevitável.
Naaaaaoooooooo, tantos anos, como poderei viver sem ver aquele quarto novamente, faça um Chroma key e volta pvr, eu não suporto mudanças, to passando mal aqui!!
Nos primeiros argumentos do Pirula, que depois de milhões de propagandas só acontece no minuto 6. Ele já se auto-refuta, dizendo que quem acha anti-ético alguém pagar imposto, é errado, quando na verdade ele simplesmente ESQUECEU que isso deveria ser OPCIONAL, e NÃO OBRIGATÓRIO... o resto só falou abobrinha como ele sempre fala... levou owned já da questão global e agora levou owned eticamente.. esse cara é um poço de OWNED SINISTRO!!!
Amuleto Dig Não entendi sua crítica, já que em nenhum ponto no discurso ele fala ou argumenta sobre, que quem acha antiético pagar imposto é errado, já que ele argumenta que se você acha antiético, por definição, pagar imposto seria difícil discutir porque ele, diferente da outra pessoa, não acha completamente antiético, caso eu tenha entendido errado sua crítica me fale por favor, do contrário ouça o discurso novamente e não escreva cegamente nos comentários como se fosse algum fanático.
Quando a pessoa responde é um réplica. Quando responde de novo é um tréplica Mais uma vêz segundo o Pirula é uma "Quatréplica" Sendo assim, pela quinta vez é uma TretaÉpica
Pirula, só complementado seu exemplo das leis de Maxwell. As leis de Maxwell formam a fundação do eletromagnetismo (semelhante as leis de Newton pra mecânica clássica), então, basicamente todos os dispositivos eletromagnéticos usam elas. Motores, geradores e transformadores elétricos estão entre os primeiros equipamentos construídos com bases nessas ideias. E foram esses dispositivos que propiciaram a criação de sistemas de geração e distribuição de energia elétrica .
Ele já mencionou a esposa em outros vídeos. O quarto é aquela espécie de quartinho de bagunça que todo mundo tem. Só ali mesmo pra ele montar esse armário HORROROSO kkk Ele teve que fazer merchan.
Eu sou aluno de Economia e estive conversando com um professor sobre coisas semelhantes ao que foi discutido nesse vídeo. Esse meu professor é defensor do liberalismo, e acredita que o mercado regula-se sozinho e devemos ter um Estado minimo. E até mesmo ele concordaria com tudo que o Pirula falou. Inclusive em sala de aula ele estava nos falando que tem certos tipos de investimentos que são impossíveis de virem da iniciativa privada. Porque qualquer pessoa que vá investir em algo precisa ter um retorno em médio ou longo prazo, dificilmente alguém tem dinheiro suficiente para investir em algo que vá demorar décadas para ter algum retorno. Ele citou como exemplo o telefone. Que no inicio era algo estatal, onde apenas a linha telefônica custava algo em torno de 10 a 12 mil reais em valores atuais. Ele explicou que seria impossível e inviável para qualquer iniciativa privada ter feito todos os investimentos necessários no inicio, já que o retorno demoraria muitas décadas e até lá a maioria das pessoas estariam falidas antes de começar a ter retorno financeiro, que dirá lucro. Resumindo o que ele propõe é que o Estado inicie e banque muitas pesquisas e empreendimentos de interesse da população, e após tudo for instalado e feito. O Estado então iria aos poucos passando os empreendimentos para iniciativas privadas. Em minha opinião, é impossível deixar tudo nas mãos de iniciativas privadas. Principalmente quando se trata de ciências. O Estado deve sim financiar isso pelo interesse do povo, mesmo que este muitas vezes não entenda o que e porque tudo está sendo feito. É inclusive muito mais benéfico para todos que tudo se inicie com o Estado e aos poucos a iniciativa privada vá dando continuidade. O Estada ganha porque tudo irá beneficiar o povo, a iniciativa privada ganha porque não precisa gastar e investir montantes gigantescos de recursos sem saber quando vai ter retorno. E a população ganha porque vai ter acesso aos frutos, e com valores acessíveis, diferente do que seria se cada um tivesse que sozinho ir tentar fazer sozinho seja lá o que for.
Ninguém nega que o investimento estatal em pesquisa traz benefícios. A questão é que manter o estado por um ou outro ponto positivo é custoso demais para a sociedade.
e não é pq o estado investiu que vai dar retorno, ta cheio de pesquisa lixo ai sendo bancada pelos impostos do povo trabalhador, para playboy pesquisar coisa inutil que nao da retorno nenhum para a sociedade
Pirula, lá por volta dos 14:40, na parte que vc fala de preços acho que aconteceu uma confusão, o Raphael disse de "preços" e vc estava comentando sobre "valor". Existe uma diferença entre essas duas coisas, não necessariamente as coisas valiosas são caras, entende? oque ele disse é que tudo que existe na sociedade é produzido através da tradução do sistema de preços, que é feito pelo interesse dos indivíduos, pois as coisas só são produzidas significativamente caso as pessoas se interessem por elas o suficiente ao ponto darem lucro. Então as coisas que vc comentou são coisas valiosas que realmente farão falta se forem perdidas, mas não são necessariamente são caras. então vc não é que vc discorda dele nesse ponto, oq houve foi que vc foi partiu de um raciocínio diferente para o significado de "produzido". Em 14:37 na parte que vc diz : "Eu não acho q tudo que EXISTA na sociedade...", da para perceber essa diferença de raciocínio, porque vc usa o verbo "existir", mas o Raphael estava querendo dizer "produzir" no sentido de "fabricado" ou algo do tipo. e ai vem a frase : "toda produção esta em cima de um sistema de preços, que é a tradução da vontade dos indivíduos".
quando involuntariamente os liberais defendem as ideias de marx! HAHAHAHAH é sempre hilário. Os marxistas falando q preço e valor n são a mesma e os liberais negando. aí quando convém, passam a ser coisas distintas
Caio, preço é uma resultante das forças de mercado, como a oferta e a demanda de um determinado bem. Valor é outra coisa, é uma variável subjetiva e individual. Essa é a realidade e esse conceito nem mais se discute nos meios acadêmicos. Marx também separa valor e preço, mas pra ele (assim como para Adam Smith e David Ricardo) o valor é objetivo por causa da "Teoria do Valor Trabalho", ideia refutada pela chamada "Revolução Marginalista" do final do século XIX.
Isso acontece porque o mundo não foi projetado de modo a se limitar aos conceitos do mercado e economia. Isso são só conceitos muito recentes e totalmente humanos. Nunca irão eliminar todas as questões e problemáticas.
D Deimos Puta que pariu, que falacia hein. A economia so estuda os fenômenos da produtividade. Para se produzir, é preciso investir (gastar). Ai, se usamos economia para falar das pesquisas, estamos querendo dizer que economia resolverá todos os problemas ?? Não tem naaada a ver com porra nenhuma isso que vc falou k. É até risivel.
Pirulla é um cara gente boa, o próprio Raphael respeita demais o mesmo, enquanto muitos libertários só xingam o cara. Mas a base de seu argumento em última análise foi dizer que esse negócio de "ética" é utopia, é que pobre nem mesmo sabem o que é bom pra eles, logo devemos confiscar seu dinheiro, e usar para aquilo que achamos mais útil.
Ele não disse que ética é utopia, só que enquanto não há alternativas mais éticas o que resta é escolher entre opções em um dilema ético, assim como ele deu o exemplo de animais usados em pesquisas
Todo argumento estatal se resume em: Pobre é burro e não sabe o que é melhor para ele então vamos ordenhá-lo como uma vaca dócil. As vezes sai algo bacana, as vezes dá num lugar chamado Brasil.
Humberto Martins Com um monte de dinheiro estatal por aí quem é que vai usar o próprio? Até eu que sou mais trouxe usei o ciência sem fronteiras pra azarar meninas do leste europeu e $$$ do seguro desemprego pra fazer trade na bolsa.
Humberto Martins Se tem trouxa querendo pagar pelas minhas noites de prazer com eslavas lindas pelo simples fato de eu ter boas notas e ser bom de vestibular eu que não vou recusar, na verdade sou a regra, tanto que o ciência sem fronteiras acabou justamente por essa farra. Alias, obrigado por pagar meus luxos e prazeres caro contribuinte, quando aparecer outra forma de dar seu dinheiro pro governo pra eu gastar não deixe de me avisar.
Humberto Martins Ainda sou recebedor líquido de impostos, após vultuosos investimentos públicos em minha formação acadêmica de primeira linha, comecei a trabalhar e pagar os impostos, ao notar que a posição de trouxa pagador não me cai bem providenciei para exercer minha atividade profissional como PJ, agora que este país está em péssima situação econômica e muito inseguro, estou de mudança pra uma nação menos onerosa e mais segura assim que concluir o projeto de um cliente muito especial, apesar de ter sim meus valores e opiniões que em muito convergem com o do Pirula, meu principal compromisso é com a prosperidade e segurança minha e de minha família sempre dentro das leis. Pra quem espera eficiência do governo, já dizia a canção, malandro é malandro e mané é mané, pode crer que é.
Meu resumo do video: 1. Quem pensa de forma lógica, concorda: IMPOSTO É ROUBO [05:00] 2. O estado não é um bom gestor (o governo é administrado por pessoas) [11:01] 3. Um argumento elitista e utilitarista, justifica o estado pegar impostos para financiar algo com o seu dinheiro (povo)? [12:31] 4. O estado justificando porque temos que dar nosso dinheiro para eles usarem (investir?). Falam isso nas campanhas. [12:50] 5. Não gosta de economia, mas gosta de ciência Pirula? Economia é uma ciência que consiste na análise da produção, distribuição e consumo de bens e serviços (buguei kkkkkkk) [14:21] 6. Apartir deste ponto podemos ouvir varios argumentos fantasticos do porque a ciencia e arte são importantes, mas não porque o estado (governo) deve financia-lo com o dinheiro roubado dos impostos... Minha conclusão: 1. O estado não deve financiar. 2. Se a ideia é boa, você consegue financiar sem o estado (sugiro assistir uma série legalzinha chamada Shark Tank) 3. Não precisa ir a um reality show para conseguir financiamento. Steve Jobs por exemplo foi financiado pela Intel. 4. E sobre tecnologia: quem financia os softwares e aplicativos que facilitam nossa vida, o estado? Ex.: faceboock, whatsapp, windows, office..... 5. Se você é um fisico nuclear, ninguem quer te financiar? Se você é um biólogo, ninguém quer te financiar? Se voce é um geólogo, ninguem quer te financiar (ex.: mineradoras)? Você não consegue financiamento porque não corre atrás, mas quer que o estado o ajude com o dinheiro dos outros. Assim não terá que procurar.
1. O estado deve financiar, pois se ele não financia 90 por cento das pesquisas de base sumiriam. 2. Para a ideia ser boa e financiável ela deverá gerar potencialidades de lucro a curto prazo, isso poucas pesquisas poderiam oferecer. 3. "Não precisa ir a um reality show para conseguir financiamento. Steve Jobs por exemplo foi financiado pela Intel." Jobs não foi o técnico responsável pela tecnologia da Apple, mas sim seu amigo Steve Wozniak, que após sair da universidade começou a produzir seu primeiro computador pessoal. 4. Todas as tecnologias digitais e virtuais atualmente são vertentes de incubadoras dentro de universidades, alem de tecnologias provenientes da pesquisa direta do estado, grande parte dos fundadores dessas empresas as fundaram ainda dentro da universidade. 5. Esse é um pensamento meritocrático individualista, porem a empresa nunca bancaria um pesquisador de alto custo para não lhe garantir retornos a curto prazo.
Essa é uma boa idéia para ciência aplicada , porém ciência de base ou novos desenvolvimentos de tecnologia Onde não há garantia de lucro ou de mercado ,por exemplo estudos psico/neuro/ pedagógico de como aprendemos matemática não necessariamente são úteis para professores Oi escolas , mas podem após anos de estudos acabar desenvolvendo um novo método de ensino ,mas não necessariamente nem obrigatoriamente. Imagina chegar num empresário exemplos início falar olha me de 1milhao e posso fazer um novo método de ensino daqui a 20 anos. O cara vai investir em outra coisa .
Olha, acabei de ver uma reportagem de uma moça que ganhou um prêmio, referente ao doutorado dela, em uma faculdade internacional. E o mais legal disso tudo é que ela saiu do pais para complementar o doutorado dela graças a CAPES e ao ciências sem fronteiras (esse tão criticado e malhado pela galera). Olha os frutos aparecendo aí, e pessoas acham que isso é investimento que não vale a pena. É muito triste realmente.
Reflexão: Se as pessoas não tem condições de decidir o que é melhor pra vida delas, pq elas tem condições de votar (escolher alguém pra representar elas)? kk Isso é o que mais prejudica a sociedade como um todo... kkkk
As pessoas tem o direito de decidir o melhor pra vida delas (baseando-se nas informações que possuem no momento, claro). Mas nenhum direito é absoluto.
Cara, pode aparecer com bigode, sem bigode, com ou sem barba, com o chroma key do quarto que quiser (kkkkkkkk)! O que importa é que o seu conteúdo continua afiado, reflexivo e de qualidade! Show de bola, mesmo! Mesmo quando não concordo completamente (nesse vídeo, eu assinaria embaixo de cada argumento), sua abordagem vale a pena para quem não tem preguiça de pensar! Excelente trabalho!
Gosto muito do Pirula, mas não concordo com os argumentos dele sobre esse assunto. O Rafael publicou hoje um vídeo muito interessante rebatendo os argumentos do Pirula, fica a minha sugestão: ua-cam.com/video/ysmYJKN9jtE/v-deo.html
Que tentativa pífia de provar para nós que não era Chroma Key dizendo que deu alguma coisa e que mudou o cenário. Esperto, mas você não vai enganar a gente! E eu acho legal um vídeo falando sobre isso, sim, sei lá, curiosidade. Aliás, achei sem barba legal, mas prefiro barba cheia (que coisinha fútil, mas vamo que vamo, você perguntou hauahauh)
Uma dica pra todos vocês vencerem essa guerra santa e defender Deus de esses demonios vão estudar!!!!!!!! é sério, melhor coisa do mundo é você ser útil na sociedade, se quiserem combater anjos e demônios comprem um playstation, que foi criado por pessoas que estudaram, a não, sabem usar o computador ainda dizem que é do diabo kkkkkkkk, religião kkkkkkkkkk
"tem muita coisa que a população nem sabe que precisa mas ainda assim usa". Pirulla, Sabe quem falava isso? Steve Jobs. Mas ele não apontava uma arma na cara de ninguém e forçava a pessoa a comprar seus iPhones.
Tudo que foi usado no iphone em algum momento foi tecnologia patrocinada por dinheiro publico. Fazer o iphone não foi nem trabalho de pesquisa, foi apenas juntar resultados de outras pesquisas e vender o produto .
Agora eu acabo de crê que a beleza é subjetiva. O Pirula é uma mistura da Frida com um neandertal... Não quero ofender o Pirula, espero que ele tenha uma boa autoestima, tal como eu.
Pirula, um ótimo exemplo é a criptografia. Ela, que move a bitnation, nasceu da área mais inútil da matemática até então: Teoria dos Números. Faltou você dizer que nem tudo é trivial, no sentido de que quando a necessidade vier, algumas coisas simplesmente não vão poder ser criadas rápido.
Tem muito ´´cientista social´´ no Brasil mas precisamos mesmo é de engenheiros, geneticistas, matematicos, quimicos, fisicos, médicos, etc, ciencias humanas é importante, mas produz muito lixo, é ideologicamente enviezada e virou ´´ciencia´´ militante. O dinheiro deveria ser melhor investido, o sistema precisa de uma reforma para que possamos produzir mais tecnologia, mais pib, mais produção e menos narrativa non sense
"Imposto é roubo" mas é necessário ? Imagino vc vivendo na idade média falando "escravidão é errado" mas se não for os escravos, quem vai colher algodão ? É aquele velho discurso utilitarista de que os fins justificam os meios
João Lucas Azevedo nada discordo, você pode permitir uma pessoa pegar biscoitos do seu pote sem pedir e proibir o outro. Mesmo que o Pirula seja analfabeto político e diga que imposto é roubo, ele não precisa concordar com a escravidão.
kaodeq, cara, ele fez uma analogia. Se você comparar o que é utilizado como justificativa para o Pirulla defender que roubo é necessário com o que pessoas que defendiam a escravidão utilizavam, verá que é a mesma coisa: utilitarismo (os fins de utilidade justificam os meios da ação).
O pirula não disse que imposto é roubo, ele só falou que se partir do princípio que , pegar o teu dinheiro e não devolver, é sim roubo. "partir do princípio" ele falou isso. A mesma coisa de Marx sobre o capital, se partir do princípio que a definição de ideologia que ele faz é verdadeira, então sim, os trabalhadores são oprimidos. Mas só se partir daquele princípio, se vc negar aquilo, O Capital todo é inútil.
Bruxão Zumbi, há algum princípio coerente do qual podemos partir e chegar em uma definição de roubo que seja contrária à subtração de bens sem consentimento da vítima?
Eu sou um libertário anarcocapitalista e Pirula excelente vídeo, você está de parabéns e precisamos de mais pessoas como você que consegue transmitir informações, e conhecimentos. Reconheço que dentro do meio libertário está surgindo muito fanatismo, impedindo que possamos raciocinar logicamente. E graças à vídeos como esse permite que eu não caia num conforto de conhecimento impedindo a crítica de minhas ideias. Sucesso Pirula
Ah, não, outra vez! Muito bom cara, eu tenho certa simpatia por obras como as de Rothbard, Mises, Hayek, Bastiat e afins, apesar de não ser ancap. Mas eu gosto muito de ouvir outros lados também. Os argumentos da segunda metade do vídeo do pirula foram muito interessantes.
Tibiano PK O problema é diminuir o Estado ENQUANTO precisamos dele. Quer diminuir o Estado, começa pelo alto escalão, os gabinetes, os cabides de emprego, os privilégios, o nepotismo. Tenta arrumar a casa antes de mandar derrubar ela.
Vinicius Oliveira Eu senti vontade do Pirula chamar o Hide de molequinho.
6 років тому+57
Uma reflexão sobre pesquisa básica: ela não tem dificuldade de obter financiamento privado por ser "inútil", mas sim porque o seu produto é público, de modo que é muito difícil para quem pagou pela pesquisa garantir que ele será o único a usufruir de seu resultado. Mais ainda, é necessário que tal resultado seja público para que haja avanço, já que é pela combinação deste com diversos outros resultados através da colaboração de inúmeros pesquisadores que novas aplicações poderão surgir. Reflexão inspirada pela fala do Brito, em torno de 1:04:00, no Roda Viva sobre Ciência e Tecnologia - ua-cam.com/video/xZ_bgBY6I8A/v-deo.html
"é necessário que tal resultado seja público para que haja avanço" Não. De jeito nenhum. Nem a pau MESMO. Vou dar um contra exemplo: A Apple desenvolve uma tecnologia, o iPhone. Outras empresas pegam essa tecnologia e a estuda pra tentar entender e replicar, buscando ganhar dinheiro mesmo. Logo, o desenvolvimento dessa primeira tecnologia trouxe avanço tecnológico geral. E outra, propriedade intelectual atrapalha o avanço tecnológico e encarece vacinas e curas de doenças. Você é contra ela? O conceito de propriedade sobre uma coisa que não é escasso, idéias, não faz sentido.
6 років тому+18
sllypper Você deu "contra-exemplos" citando tecnologias no último estágio de aplicação quando meu comentário diz respeito especificamente a ciência básica, que por definição está temporalmente longe de virar aplicação. Sugiro que se informe, por exemplo, sobre a relevância da replicação independente de resultados no método científico para começar a entender porque o debate científico tem que ser público.
Mário César San Felice dadas as suas contribuições e as respostas que obteve, talvez o maior conselho do vídeo do Pirula tenha sido a leitura de Carl Sagan. As pessoas simplesmente não sabem como a ciência funciona. Às vezes não entendem nem a ciência que abordam, como o caso do rapazinho radical. Grande abraço.
6 років тому+4
A crítica do Carl Sagan de que vivemos em um mundo altamente dependente da ciência em que muito poucos sabem como a ciência funciona realmente parece atual. Mais geral que isso, eu acho que as discussões em muitas áreas se beneficiariam dos interlocutores terem uma base de conhecimento nas ciências que fundamentam tais áreas. Por isso inclusive, gosto muito do canal crash course - ua-cam.com/users/crashcourse - que apresenta cursos curtos (mas muito bem produzidos e embasados) sobre diversos assuntos fundamentais para tantas discussões da nossa sociedade. Aliás, recentemente está saindo um curso de História da Ciência, que pode ser bem útil :).
Mas aí parece que ancap acha que propriedade intelectual não existe. Mesmo que o cara tenha acesso restrito a parada, os caras falam que uma vez que ele joga no mercado, as empresas podem fazem engenharia reversa pra revender a parada. É uma coisa meio viajada.
Bruno Pereira Imposto e roubo em qualquer lugar do mundo, e uma questão ética que nao existem exceções. Imposto so nao e roubo em paises que a contribuição e opcional.
?? Ou é roubo ou n é, o jeito q é aplicado n muda em nada. N é algo do tipo: fazemos um numero X de coisas boas agora podemos fazer Y coisas más q uma cancela a outra e fica tudo certo. Coisas boas q vc faça n cancela as mazelas q vc fez. A vida n é um jogo de soma zero.
Putz cara, essa noite sonhei que você havia falecido. Eu chorei demais em sonho, nem sabia o pq de tanto choro. Mas foi apenas um sonho e é bom vê-lo aí. Muito sucesso e muitos anos de vida Dr. Pirula!
Olá, meu nome é Laura Tomé. Sou graduada e doutorada (1995) no IBUSP, estudei morfologia de Biomphalaria e há 21 anos sou professora na UMESP. Infelizmente estou tratando de uma leucemia aguda e alterno um entra e sai de hospital há 5 meses. Durante o tratamento, acabo tendo muito tempo livre e procuro ler e assistir vídeos sobre o assunto que mais me interessa: biologia! E descobri os seus vídeos de paleontologia e evolução. Fiquei encantada como vc apresentou com facilidade a teoria de seleção natural que muito aluno não entende de jeito nenhum. Sua didática é excelente- seus alunos devem adorar suas aulas - minhas filhas adolescentes, que não farão curso de biológicas, já assistem seus vídeos há anos e até me falaram do seu canal, mas nunca tive tempo de ver. Você tem um dom especial de apresentar os fatos, com muita clareza e bom humor, tornando assuntos complexos em aulas de incrível clareza. Não sei se você é arrogante, só quem te conhece pessoalmente sabe se isso é verdade. De fato, vc é um pouco agressivo em alguns raros momentos, principalmente para refutar argumentos criacionistas que, reconheço, irritam muito. Mas a tolerância se desenvolve com a maturidade e vc vai adquirir, com o tempo, a suavidade que pode faltar. Mas o conteúdo dos vídeos é tão primoroso que compensa algum deslize. E me fez passar muitas horas deliciosas aqui no hospital. Parabéns!
Pirula, ótimo vídeo!Queria expressar alguns pontos: 1. Eu até consigo entender a lógica do financiamento estatal em pesquisas de ciência de base, como em química, física, e áreas correlatas. Mas como estudante de ciências sociais eu continuo buscando um justificativa para o financiamento de pesquisas nas áreas de administração, contabilidade, comunicação, letras, filosofia, sociologia., etc. Principalmente, pq ao ver muitos dos trabalhos nestas áreas, posso assegurar que uns 80% não servem para nada ou atendem apenas aos requisitos de obtenção de títulos.Quando essas pesquisas possuem utilidade, (e olhe lá) servem para ao interesse privado (no caso da suas primeiras) e não deveriam ser financiadas com dinheiro público.Ex: pesquisas em comunicação sobre imagem no Instagram, pesquisas em Adm e ou economia sobre desempenho de fundos de investimento, pesquisas em contabilidade sobre controladoria financeira. Pesquisas em marketing sobre apego a uma marca, recompra e reuso de serviços...No final, essas pesquisas não parecem beneficiar a sociedade e nem as empresas, já é que provavelmente elas já pesquisam de forma mais prática e focada. 2 Seria ótimo um vídeo seu sobre os sistemas de ensino dos principais países emergentes e desenvolvidos, realizando comparações entre o sistema público e o privado, tanto ao nível de ensino médio quanto superior ou pós graduação.
Pirula tá (esquisito) igualzinho ao henry cavill quando usaram chromakey para tirar a barba dele no Batman vrs superman, coincidência? Deu problema no quarto antigo ou deletou a imagem do quarto antigo sem querer? Ou seu PC é tão velho quando o celular e não consegue renderizar o bigode e o quarto juntos?
Em 39:45 ele não "esqueceu" da patente, é que sem estado, patente não existe, logo num argumento de "não precisamos de estado" a patente não é uma proteção pois não existe
nos dois últimos séculos quase toda tecnologia / medicina foi feita a partir de investimentos estatais... seja pra uso militar seja pra uso estratégico de países, é muito fácil a industria privada que não investiu um centavo em pesquisa de base ser defendida quando na verdade ela usufruiu de todo progresso que foi feito com dinheiro estatal oriundo da população.
Vc se esqueceu de q a industria ta pagando imposto... as indústrias poderiam facilmente investir em ciências... mas se elas pagam imposto e sabem q o estado vai investir em ciência então pra q eu vou investir em ciência sendo q eu já estou sendo roubado justamente pra isso???
discordo desse " poderiam facilmente ", primeiro porque muito desse investimento em ciencia é um tiro no escuro e um investimento de MUITO risco que pode a nao ter retorno imediato ou mesmo num futuro próximo ( coisa que qualquer empresario tende a evitar, afinal tem um risco grande de estar jogando dinheiro fora ), ciência é algo caro, nao sei se a quantia que é paga de imposto poderia financiar pesquisa de médio/grande porte. nao deixei claro, mas nao disse que a iniciativa privada nao possa/deva fazer pesquisas, só quem defende um sistema como ancap deveria rever o tanto de beneficios que possuem e dificilmente teria acesso sem iniciativa estatais ( não estou aqui defendendo nem condenando nenhum tipo de sistema ) eu to pelo celular, mas posso procurar as fontes e te mandar outra hora, mas voce pode ir pesquisando ai, se eu estiver errado em algum ponto me avise
Guilherme LopesSs nao é pela utilidade, é pela etica. Se chegassemos de casa em casa tirando todo o dinhero das pessoas pra financiar pesquisa de cancer, n seria nem um pouco certo isso
sem incentivo do estado coisas com antropologia, historia, arqueologia, paleontologia nem existiria ja que essas áreas não geram lucro direto para investidores.
@Si He "uuurr teinde manda duur" , tem demanda pra tosqueira tipo programa do History onde não levam nada a serio e tratam historia como subterfúgio pra gente doente mental que acredita que porquinhos da índia são extraterrestres
@Si He demanda por gosto de ler livros é o mesmo que a demanda por ver videos do voce sabia.... Olavo de carvalho ta ai escrevendo um monte de bosta exatamente pq tem demanda
As aspas foram para deixar subentendido que ele tem sua utilidade, mas a frase toda diz que perto do que foi possível fazer com esse conhecimento o microondas é de fato bem pequeno.
Toda conversa ancap sempre dá voltas até retornar ao ponto em q pessoas precisam unir recursos e esforços para alcançar coisas necessárias para o bem comum. Ou seja, na necesdidade de suprir o papel do Estado. Não adianta, dá pra divergir quanto ao tamanho e amplitude de atuação mas Estado simplesmente é necessário.
Uma pessoa que não se tranca em bolhas ideológicas é outro nivel. As pessoas hoje são 100% dependentes da ciência, e mesmo assim elas combate a ciência com todas as sua forças, Ótimo vídeo meu caro.
O que seria dos EUA sem o financiamento PESADO do governo em pesquisa e tecnologia? O que seria dos EUA sem as tecnologias desenvolvidas durante as 1ª e 2ª GMs, durante a corrida armamentista e corrida espacial, durante a guerra fria? Pelo lado geopolítico é extremamente importante o país possuir desenvolvimento tecnológico, isso da vantagem militar e econômica, logo não tem como o Estado não buscar ou fomentar isso. Quem acha que o estado não deveria cobrar imposto não consegue ver nada além do próprio nariz. O MUNDO NÃO GIRAR AO SEU REDOR, NÃO QUER PAGAR IMPOSTO? VÁ VIVER COM OS ÍNDIOS.
NADA impede que esse dinheiro jogado fora com as guerras mundiais não seria usado de maneira muito mais eficiente na economia, a destruição de bens de capital que guerra mundial causou são incalculáveis, se você afirma isso, quero que PROVE que de qualquer outra maneira seria impossível esse desenvolvimento científico e melhoria da qualidade de vida
Sendo sincero, eu não sei onde os EUA ou a sociedade estaria sem investimento em pesquisas, tecnologia e etc. Mas, primeiramente: eu acho que teve um erro na hora, principalmente, da apresentação do tema. Além de um viés utilitário, você começa fazendo uma pergunta sobre guerras e desenvolvimento tecnológico, e, sejamos francos, guerras destroem, elas matam. O que elas fazem é " obrigar o país a se desenvolver" para que ele não se enfraqueça ao ponto de , por exemplo, acabar com ele. Porém existem meios mais pacíficos de desenvolvimento, o meio do mercado. Eu não gosto de falar assim, parece que o mercado é um ente, mas eu o definitivo como "o conjunto de ações/atividades voluntárias entre as pessoas que se incluem e formam a sociedade". Eu não sou muito bom em história, mas, por exemplo, o negócio do Colt com o revólver começou como um negócio privado, depois que ele começou a vender as armas ao governo. Mas, no geral, tecnologia aumenta produtividade (especialmente hoje, com os robôs, por exemplo) e, com essa aumentada, o produtor pode abaixar o preço dos produtos, ganhando mais clientes que a concorrência e, com o desemprego à curto prazo, o dinheiro em sua mão aumenta, e ele pode investir em qualquer coisa. E, é conhecido que uma tecnologia, normalmente, leva à outra. Por exemplo, mesmo sendo meio ruim, o revólver tem inspirações do timão dos navios. Uma pessoa, vendo a possibilidade de lucro nisso, foi lá e tentou investir, tomando um risco de falir muito grande. Agora, ignorando todos os outros métodos além de "empresas que investem em coisas para aumentar sua produtividade". Ignorando essa parte, vamos para a parte "interessante". Sobre imposto ser roubo, é bem claro que ele é. Por vários motivos, por exemplo: coerção ilegítima do Estado, já que ele não é o proprietário do território; o fato de que, sim, se tu não pagar você vai preso ( como aconteceu com o Irwin Fischer, se eu me lembro bem) e, se você reagir, você morre; a impossibilidade de uma organização, desse nível, considerando a "natureza" humana ( estou usando o sentido do Hobbes aqui) diante de tanto poder e podendo cometer crimes, seria bem esquisito ele não cometer é simplesmente pensar no bem comum, e não no próprio. Enfim, sim, o mundo não gira em torno do seu próprio nariz, mas a sua vida tende à satisfazer os seus desejos. Qualquer autoridade que te limite de fazer algo, como por exemplo, ter uma arma comprada com SEU dinheiro dentro da SUA propriedade limita mais ainda sua liberdade, ela abre as portas para surgirem mais desigualdades "artificiais", ou seja, quando não voluntariamente, uma hierarquia é estabelecida, com uma pessoa, um humano como qualquer outro se põe em cima de mim, numa relação de, basicamente, subordinação. O libertarianismo e o anarcocapitalismo simplesmente propõe que cada pessoa tenha a capacidade e a possibilidade de se desenvolver socialmente, e, entrando nisso, enriquecer. Isso que de fato diminuiria as desigualdades, não um monopólio da força. Para mais entendimento sobre o Ancap, eu te recomendo "Uma Teoria do Socialismo e do Capitalismo", disponível online para PDF. Também recomendo o Cultura Libertária, um Discord com recomendações e discussões sobre o assunto.
Lucas Tulha eu não preciso te provar nada, tudo que eu to falando é história, pq você acha que os países europeus tiveram a liderança tecnológica nos últimos 500 anos? É pq eles são inteligentões ou é pq historicamente era uma região de conflito, que fazia as nações buscarem meios para enriquecerem por causa do constante conflito? É você que tem que me provar quando na história desde a formação do estado moderno algum país teve a liderança tecnológica sem o apoio ou fomento do próprio estado pra isso. Vou poupar o teu tempo, isso NUNCA aconteceu. Esse individualismo exacerbado que existe hoje é uma doença do capitalismo desenfreado, ninguém liga mais pro coletivo, pro desenvolvimento do seu próprio povo ou nação, só querem o dele e foda-se o resto, como se o resto do mundo funcionasse sem o Estado, ou sem o resto das pessoas, não existe dinheiro sem o Estado, não existe nada sem a segurança jurídica e a garantia da propriedade privada que só o estado fornece. E é por esse pensamento totalmente míope que vc não consegue entender o porque de exister imposto ou o porque de o Estado sempre liderar investimentos em pesquisa e desenvolvimento.
Lucas Tulha Claro, muito lindo! Você está em uma sociedade ancap tentando usar sua utop... digo filosofia ancap, e chega um monte de nazistas dando tiro em tudo. A melhor arma contra isso certamente é tentar pregar o principio da não agressão, que se eles comercializarem com eles, lucrarao x% por mês, diga para eles lerem Mises...
28:14 Juro que pensei no caso do forno de micro-ondas quando comecei a assistir o vídeo! Quantas coisas ainda acabaremos por usar e nem sequer sabemos que possuímos essa "demanda"?
Eu ia parar em 6:40, tenho certeza q é imoral imposto, mas como sou da matemática, sei q não haveria pesquisa em matemática pura se não fosse apoio estatal.. O que acho, que o sistema de arrecadar o imposto para isso, deveria ser diferente, algo que fosse possível averiguar o destino dos recursos inclusive, ver o caminho, o rastro, lastro e etc.. Mas no brasil, isso nunca irá acontecer.. Uma pena
+ por exemplo a geometria nao euclidiana, que trata o espaço como algo curvo e nao retilineo, foi absolutamente unutil e abstrato ate se provar que um feixe de luz no espaço faz curva.
O caso da SpaceX deve ser visto da seguinte maneira: A iniciativa privada consegue fazer, e faz melhor que o proprio estado. O fato da SpaceX receber dinheiro publico apenas demonstra que esse eh o tipo de coisa que ainda NAO deveria estar sendo feito porque nao existe uma demanda real por parte da populacao
a SpaceX é o melhor exemplo de sucesso, pois em tempos de paz pós guerra fria a NASA cortou muito os gastos tanto q nem lançam nada a varios anos, já uma empresa privada não só ta lançando como ta revolucionando o mercado.
A NASA tempos antes havia acabado com o programa espacial, já vinha terceirizando um monte de coisas e a demanda nesse setor é quase nenhuma. Além do mais não é como se a SpaceX fosse uma autarquia, o governo americano é um cliente.
Interessante que a maioria do financiamento de pesquisa nas maiores universidades do mundo vem do estado, e não da iniciativa privada. O maior problema com tudo isso é que existem coisas que simplesmente não seriam feitas se fossem deixadas para a 'vontade' da iniciativa privada porque simplesmente não seriam lucrativas. Por quê a iniciativa privada não resolve o problema do saneamento básico no nordeste?
Praticamente tudo aqui em minha cidade é feito por pequenos acordos privados com pessoas capazes de fazer trabalhos manuais. Cada um tem seus próprios sistemas de pegar água, seus próprios sistemas de esgoto e de disposição de lixo.
Querem (necessitam) que o Estado faça a parte mais custosa/difícil (montar infraestruturas essenciais para sociedade) para depois só ter o trabalho de comprá-las pronta. Sempre assim.
A Friendly Face a maioria? Não, foi investida pela iniciativa privada mesmo, como estudos precisos de Havard, até mesmo o celular, foi primeiramente privado e depois se tornou uma parceria público-privada.
existe aquele esquema de financiamento coletivo (não lembro o nome agora) que uma pessoa tem uma ideia e o pessoal vai ajudando, um exemplo são aqueles games feitos por pessoas independentes que usam deste recurso, ou também de campanhas de arrecadação para alguma causa solidária
No Brasil, imposto é roubo dos pobres; pra rico é, no máximo, um empréstimo compulsório que lhe será devidamente devolvido. Há Estado presente em serviços nos bairros ricos, onde tem saneamento, boa iluminação, ruas bem cuidadas, policiamento, etc... O imposto volta para atender ricos, não volta para atender os pobres. Não há Estado presente em serviços nas periferias, nos bairros miseráveis e pobres, sem saneamento, com ruas mal cuidadas, em áreas de risco de violência e polícia só comparece pra dar esculacho nos moradores; lá não há retorno de imposto.
"Não há experiência histórica de paises que tenham conseguido desenvolver setores de alta tecnologia, por exemplo, sem o apoio do Estado. Como mostra o livro O Estado Empreendedor, da economista Mariana Mazzucato, o Vale do Silício resultou de enorme intervenção estatal. Toda a tecnologia do IPhone foi financiada por agências ligadas ao Departamento de Defesa dos EUA. Lá, o Estado também subsidia pesadamente setores-chave como a produção de carros elétricos e energia solar." Laura Carvalho
Massa demais, gosto muito do canal dos dois por conta de vocês abordarem os pontos e darem argumentos (OH!!!) relevantes - em vista que outros canais apenas falam "falou besteira" e não explica onde tá a besteira que foi falada. Mas enfim, eu gostei muito de você ter tocado no ponto da transparência e bom, eu fico pensando num caso de por ex: • beleza, é obrigado a investir dinheiro nisso? Ok então... • da opções pra pessoa, fala que ela pode escolher pra qual projeto o dinheiro dela vai • se a pessoa escolher, mantenha ela atualizada, via email, whatsapp, messenger, sei lá, de alguma maneira • mostrar o andamento e a evolução do projeto • aliás, serviria até como forma de entrar em contato e recrutar essa pessoa pra alguma pesquisa ou teste • isso iria evocar um senso de contribuição com a sociedade! • se a pessoa não quiser escolher, continua a mesma coisa como é hoje Aí eu já acho que é um caminho (não é 100% estruturado, pelo amor de deus) bacana que vem na minha cabeça há um tempo. 🤜🏻🤛🏻 Se alguém tiver ideias melhores e quiser contribuir ou souber como fazer isso dar certo de alguma maneira, bora trocar ideia. Valeu demais, ótimo vídeo, Pirula!
Pirula, fico feliz de ver tu e o Rafael tendo esse crosover, acho que são pessoas que contribuem muito com o conhecimento em competências bem distintas. Só queria destacar um erro quando vc fala que não existiria a demanda por microondas, pois a vontade de fazer o alimento com velocidade e praticidade é natural do ser humano, o que “não existiria” seria a oferta de microondas a um custo popular. E no final, quando vc cita as patentes, ela não cabe na ideologia anacap, daí não tem como o rafael aceitar.
30:07 E imagina se a gente não roubasse mais essas pessoas, que coisas maravilhosas essas pessoas poderiam criar. Um exemplo bem rápido, imagina quanto cientistas teríamos se não fosse impraticável para uma pessoa, classe média, não to nem falando de classe baixa, importar bens tecnológicos??? IMAGINA!!! De novo, você precisa de doses cavalares de liberdade na corrente sanguínea.
Cara, parabéns pelos vídeos (só vi a série sobre financiamento de pesquisa, no Brasil)! Acho que poucos canais no UA-cam tem o cuidado de pesquisar antes de dar opinião sobre certos temas. Não concordei com tudo, mas você me ajudou a entender vários detalhes sobre o financiamento da ciência no país. 📈
os ministros BR recebem a verba de gabinete para isso: Contratar especialistas para porem em pratica os planos que eles teem mas não sabem como fazer. Por isso caras como o Tiririca não podem usar falta de ensino como desculpa. Ele recebe verba de gabinete para ter os especialistas necessarios para o que ele quiser. Os caras que usam mal.
Em teoria sim. O país em teoria seria melhor administrado por especialistas. Mas eu não creio nesta tese porque não é falta de escolariade o problema, mas sim malandragem, oportunismo e corrupção. Quanto mais especialista um homem maior o poder de ele ser corrupto também. Na pratica o tiririca é só um idiota na camara (tão burro que ganhando 30 mil deixa a mãe na fila do hospital publico... um imbecil total) e na pratica é o fato de o sistema ser fechado em si que favorece nada funcionar. o poder de fiscalização e punição deveria ser totalmente separado do Estado, como ocorre nas fiscalizações de empresas privadas.
Depende do cargo publico, por exemplo um auditor da receita federal precisa ter curso superior e passar por uma prova extremamente difícil. Não poderíamos afirmar que esse auditor seria um "incapaz" de exercer sua profissão
Eu não sei da onde o Pirula tira paciência pra fazer esses vídeos, especialmente se ele lê os comentários. Me parece que 90% das pessoas que comentam ou só leêm o título do vídeo ou assistem o vídeo avançando sem realmente ver, parando pra assistir por alguns segundos e daí comentam os pedaços que assistiram completamente sem contexto. Essas são únicas explicações que fazem algum sentido... porque se as pessoas falam as asneiras que falam nos comentários depois de ter REALMENTE visto o vídeo, a humanidade tá ainda mais fodida do que eu pensei que estava.
@@paulohenriquesoares7782 Eu continuo não vendo argumento nenhum, só a tua opinião a respeito da opinião dele, e ainda assim, tudo que você tá dizendo é que ela "tá errada". Teu direito ter uma opinião, mas discutir opinião sem argumento não funciona. Quer ver? Olha só: "eu acho que a TUA opinião tá errada e que você não entendeu nada do que o Pirula falou". Não tem como discutir isso de uma forma decente, porque não tem embasamento nenhum.
O que o Pirula aponta é: países que tem uma boa educação, não precisam estado para investir em ciência, por isso mesmo que a maioria das faculdades de tecnologia dos mesmos são privadas, como os EUA, Noruega, Finlândia. Já países,enquanto "fracos", como o Brasil, precisam de uma "intervenção do estado", para que elas possam ter essa visão, até porque o estado lucra mais com subsídios privados, do que investindo do seu próprio bolso, como a Dinamarca que tem 48% de carga tributária. Excelente vídeo ,Pirula. Muito bem apontado.
Tem algo muito errado com o argumento do Pirula, não é anti ético comer carne pq animais não tem direitos, qualquer um que estuda 1 mês de libertarianismo sabe disse, sla, gosto de Pirula, mas ele errou muito nesse vídeo
No Brasil, né amigo? Apesar de lá fora as universidades receberem verbas governamentais, mas não sendo necessariamente o combustível das pesquisas destas instituições.
Então vc está dizendo que se não fosse a corrida espacial não teríamos microondas hj? Isso é futurologia. Não tem como vc provar que não teríamos. Poderia só levar um tempo a mais pra ser inventado. O mesmo vale pra descoberta das microondas...
"A civilização é bastante dependente de Ciência e Tecnologia, no qual a maioria das pessoas não entendem de ciência e Tecnologia. Essa é uma receita para um desastre." - Carl Sagan
Acho que o canal que melhor contrapõe o canal Idéias Radicais é o Saia da Matrix, até pq o Humberto se deu ao trabalho de fazer uma boa pesquisa a respeito da escola austríaca e do anarcocapitalismo antes de fazer os vídeos resposta dele ao canal Idéias Radicais, notadamente o vídeo resposta justo sobre a questão de o imposto ser roubo ou não. Recomendo a quem porventura esteja lendo esse comentário aqui o vídeo: IMPOSTO É ROUBO? (Matrix 82)
O cara altera a definição das palavras e diz que o Ancap é impossível, sendo que praticamente todas as definições deles estão erradas, se ele quisesse refutar o ancap ele pegava as definições DOS ANCAPS e os refutava com os termos
Ele leu anarcocapitalismo?? Nem fodendo kkkkkkk, esse é o pior video dele, e depois das criticas falou que o pessoal caiu em bait kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Parei nos 11 min, ele já deu a própria resposta mano.. ???????????????? As pessoas n tem escolaridade e tals, e q se dxar o dinheiro delas nas maos delas, elas n vao reconher a importancia de pesquisas e mais uma serie de coisas q elas consomem mas nao percebem. Blz, agr vem cá.. Porq elas sao pobres??????? Porq elas n tem uma escolaridade boa????? Estado. Acabou. E se tu acha q temq ter pesquisa disso e daquilo, vc convença as pessoas disso, vc pega as pessoas q vc diz q estão desinformadas, e explique p elas o porq daquilo ser bom p elas, e porq ela deve te dar dinheiro p fzr tal coisa, e numa sociedade ancap q seria mto mais rica, tu n precisa de tanta gente assim p levantar uma grana p pesquisas e essas coisas.
Pirula, na linha de raciocínio que o Rafael segue, no mercado popular, os preços definem a hierarquia de prioridades. Do básico e extremamente necessário ao mais supérfluo e não tão necessário,coisas que seriam como luxo.Sempre respeitando a lei de oferta e demanda. Ex: Qual o impacto do fim da produção de tinta no mundo comparado com o fim das pirâmides do Egito? No valor objetivo estamos comparando o valor de toda a tinta no mundo com as piramides. E no valor subjetivo, pessoas podem morrer por faltar um documento em um hospital, na falha de comunicação, na falta de placas de sinalização, perder tudo que tem e etc,isso na falta de um item tão banal como tinta. Por maior impacto do fim da piramide do Egito, culturalmente, sentimentalmente, cientificamente, e por não poder ser reposta, ainda é incomparável com o fim temporário de tinta. Dai eu te pergunto, qual é o valor de uma vida? Quanto mais o estado se mete a alocar recursos retirado de pessoas, maior a responsabilidade dele. E ele não prioriza tanto seu bem estar quanto você mesmo. As pessoas gerindo seu próprio dinheiro, teriam em teoria, melhores condições de suprir suas necessidades básicas, e após isso, empreender, enriquecer e gerar demanda e oferta de coisas não tão básicas. Como os milionários Galton, Newton, Darwin, Maxwell, e tantos outros que você citou e depois disse que não conseguiria imaginar alguém fazendo isso por conta própria. Cara, lembra da tecnologia mais revolucionaria dos últimos seculos, o COMPUTADOR PESSOAL. Por mais que estados tenham se empenhado na tecnologia de base, quem viabilizou e popularizou foram indivíduos. Que pegaram praticamente a roda e inventaram o carro. E empresas fazem sim pesquisas pensando a longo prazo, as automobilísticas são um exemplo. Não é ético ir dinheiro para pesquisa de novos combustíveis, do imposto de pessoas que não conseguem nem comprar um carro, muitas vezes justamente por causa da carga tributária em cima do produto e do serviço. Se essas pessoas tivessem carros, a demanda por combustíveis mais eficientes aumentaria muito mais, e em um mercado desregulado, alguns empreendedores iriam tentar atender essa demanda, sem gastar dinheiro público e com muito mais qualidade. Pois esses estariam respondendo diretamente ao público e concorrendo entre si. Diferente do estado. O estado basicamente dificulta as coisas para se fazer necessário. No fim, de tão condicionados que estamos nesse sistema, temos dificuldade para enxergar de outra perspectiva. O anarco capitalismo está para nós como a quinta dimensão está para os cientistas.
Na Noruega temos o estado tirando bastante do dinheiro mensal das pessoas, e ainda assim oferecendo saúde de qualidade, e quase nenhuma vida(incalculável em valor) está sendo perdida.
Depender de que surja um maxwell rico interessado pra pesquisar coisas consideradas inúteis vai atrasar bastante o desenvolvimento científico, pois é muito mais raro que apareça um interessado rico do que um interessado qualquer. Questão estatística de ter menos ricos do que pessoas quaisquer.
Ainda assim a carga tributaria da Noruega é MUITO menos que o Brasil, e o mesmo estado tem bem menos empecilhos figurando entre um dos países mais livres do mundo. pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_carga_tribut%C3%A1ria E é disso que estou falando, é como uma escala, quanto -menos o estado interfere na vida da população- e -menor é o imposto-, maior as CHANCES do pais ter uma qualidade de vida melhor. Isso é conferível no índice de IDH e Liberdade Econômica. Ranking IDH pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_%C3%8Dndice_de_Desenvolvimento_Humano Ranking Liberdade Econômica pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndice_de_Liberdade_Econ%C3%B4mica Tambem estou colocando um link que mostra que o Brasil investe mais que países ricos em educação e isso não se reverte em resultados positivos. www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/09/140908_relatorio_educacao_lab pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndice_de_educa%C3%A7%C3%A3o Investimento não é a solução, em um estado gigante como o nosso, começa por adm. , colocar mais dinheiro num estado como o nosso é como jogar mais peso em um barco furado.
Eu usei ele de exemplo pra falar que isso acontece sim. E depende o que você considera atrasar o desenvolvimento cientifico. Eu Usei uma linha de raciocínio baseada em prioridades, quando o mundo resolver primeiro as demandas mais básicas, dai partiria para coisas mais "superfulas". Em um mundo mais rico, que a tecnologia e o sistema tivessem dado conta de resolver os problemas mais básico. Haveriam muito mais Maxwell´s. Usando um cliche, que vale a pena pensar, O que é mais urgente, descobrir como produzir comida barata e abundante, ou o mistério das matérias escuras? Mesmo assim isso não seria abandonado pois haveriam Elon Musks com interesse nisso. Com menos investimento estatal apenas, e correndo atrás de desenvolver um modelo de sucesso sem nenhum investimento publico. Essa é a linha de raciocínio de um libertário.
A linha de raciocinio que usei explica isso sim, eu respondi o amigo antes de você, e meio que responde esse seu questionamento. A arrecadação no Brasil já é muito alta, esse também não é o problema, e sim adm., e querer colocar mais dinheiro na mão de politicos, é a mesma coisa de querer colocar mais peso em um barco furado. É impossível um pais do tamanho do nosso ser bem ADM. é muito dinheiro, muitas questões centralizadas na mão de "poucas" pessoas (olha que o Brasil é um estado inchadíssimo, com ministérios e secretarias pra quase todos os assuntos), pessoas terceiras que nem te conhecem, que não conhece suas necessidades e realidade, menos interessadas no seu bem estar do que você mesmo. E o problema não é corrupção, ela é um sintoma, um sintoma desse sistema, esse sim o real problema. O fato é que dois fatores somados colaboram pra um melhor IDH e resultados na Educação e Ciencia, alias no resultado positivo de quase tudo: -Menor intervenção estatal e -Maior Liberdade econômica. Paises com um sistema tradicionalmente assim, são os que mais desenvolvem ciência. É só lembrar dos EUA e Japão. Cientistas de outros países, inclusive Alemanha e Suíça foram parar lá. Bom, se tiver paciência de ler as outras respostas, eu postei links e outros argumento.
Péssima escolha de título para o vídeo. O estado nem ngm DEVE fazer nada! Sempre admirei a ponderação desse canal, sempre usando argumentos. Mas o título foi agressivo e autoritário, não é uma verdade absoluta... Começou mal na parte do título nessa nova fase...
Alguns assuntos não possuem contestação pela justa observação da realidade, se alguém diz que o fogo queima, você poderia até tentar achar algum argumento contrario, porem não deixaria de ser verdade que o fogo realmente queima.
Tenho fortes tendências AnCap e vou tentar responder conforme assisto o vídeo. 1. O quarto ficou muito bom, parabéns! 2. A " bola" que vc levantou foi (como vc disse) , sobre o financiamento de pesquisa de base e pesquisas inúteis, e o vídeo do Rafael é sobre financiamento de pesquisas em geral, ou seja, mais abrangente doque o seu vídeo, engloba as pesquisas das quais o seu vídeo fala, e todas as outras. 3. Acredito que seja possível viver sem imposto, ou seja, sem pagamentos obrigatórios/impostos, mas não há como provar pois nunca foi tentado, por isso existem duas vertentes pro Anarcocapitalismo, o aforismo (pra agora), e o gradualismo (Autoesplicativo também), eu sou gradualista, nao porque eu pense que alguns serviços precisão ser públicos, mas porque o aforismo não consegue mudar as pessoas de uma hora pra outra, mas o gradualismo consegue se fazer consistente na medida que consegue se por a prova. 4. Tem muitas coisas que não escolhemos, mas nem sempre isso está certo. Eu não posso escolher ser um leão, isso não está dentro das minhas possibilidades, eu tenho que aceitar, mas outra pessoa ou o governo também nao deeria poder me obrigar a dividir o resultado da minha caça, do meu trabalho. 5. É compreensível que você não queira estudar e nao tenha interesse sobre economia, o problema é que o seu vídeo fica semelhante ao de um terraplanista ou um defensor da homeopatia, que não se interessa por ciência, o cara tem as crenças dele, mas quando vai debater os fundamentos das crenças dele, não é um assunto do interesse dele. 6. Se as pessoas não têm condições/capacidade de entender as melhorias que vc pretende trazer pra sociedade, o setor da sociedade que trará essas melhorias falhou na divulgação, ou as melhorias não trazem incentivo suficiente. Obs.:a divulgação científica deveria preceder o investimento. Ex.: Estamos criando um museu pra armazenar quadros com valor histórico , Pessoas que veem valor nisso podem ajudar. No caso do Butantã , o estado foi evidentemente ineficiente na função esperada. 7. Pessoas que não acreditam no imediatismo (me incluo) deveriam mostrar, divulgar os benefícios do planejamento a longo prazo, e a partir disso, as pessoas poderiam escolher oque pagar. 8. O estdo da nossa evolução é importante, os benefícios da preservação das estátuas de Palmira (é assim que fala?), Pode nos ajudar no futuro a entender algo do presente. 8. Numa perspectiva gradualista, acredito que patrimônio histórico e biológico nao deva estar entre os primeiros setores a serem privatizados, pois precisa ser popularizado, pra que as pessoas tomem conhecimento do valor antes de medir o preço. 9. Entender o mundo é uma utilidade, pessoas veem valor nisso, seria muito útil podermos escolher quem vamos financiar pra fazer isso. Antes da existência do forno microondas não existia demanda pelo forno microondas, mas existia demanda por conhecer o mundo, pessoas pagariam por isso, e o caminho percorrido seria praticamente o mesmo, inclusive talvez pela guerra, se tivesse pessoas suficiente querendo guerra, oque me faz pensar que, essa condição diminui as chances de ter guerra, pois o custo da guerra é muito maior pra população doque pros governantes. 10. Entre o atualizamos e o agorismo eu vejo o gradualismo, e entre os tres, o único que pode ser comparado com evolução é o gradualismo. Veja, eu não disse que é o único que traz evolução, o atualismo, repete oque já foi feito, o agorismo faz oque deve ser feito imediatamente, e o gradualismo estuda quais mudanças oferecem menor risco e evolui gradualmente. 11. Se nenhuma empresa e nenhuma pessoa fosse capaz de financiar um objetivo que é de interesse de todos a longo prazo, e que não se pode colher os frutos de imediato, pessoas que enxergam a longo prazo podem se unir voluntariamente (importante que seja voluntário) pra compor capital necessário. 12. Por fim, se a pessoa não fosse convencida sobre o valor da divulgação científica,(diferente da cobrança de impostos)não deveria ser pago, em última instância , a pessoa que não pagou iria sentir as consequências de não ter pago, teria a chance de rever sua posição. 13. Claro que existem coisas que fazemos que apenas gerações futuras colherão os resultados, e isso serve de justificativa pra muita gente que prefere não investir, já que não vai colher, a minha sugestão de remédio, é que fosse dado um voucher pro investidor proporcional em percentual em relação ao investimento total, que lhe desse direito a colher/comercializar resultados, o pesquisador investiu seu tempo, por isso deveria poderia ganhar um voucher também ou ser remunerado pelos investidores ou os dois, assim um cara que só quer comprar uma caixa de ovos pra fritar pro mês inteiro, e é isso que ele vai ter pra comer, não será obrigado a pagar parte da pesquisa, ele pode escolher comprar somente sua comida, até que tenha dinheiro pra escolher outras coisas. 14. To ate agora pensando se o pirula foi tirar a cama do lugar e achou o mac3. Kkkkk Imposto é roubo,mas vamos questionar tudo, um abraço flws
Marco primeiro , eu discordo. Ciência tem retorno financeiro. Acredito que pareça nao ter retorno financeiro, quando é planejada e financiada pelo governo, mas ela não depende da existência de governos. Pessoas sempre vao buscar meios de fazer melhor, aquilo que de alguma forma já fazem. Iimaginando que nao houvesse retorno financeiro, e que o unico beneficio fosse a evolução do país, no longo prazo, as pessoas mais ricas, cuja preocupação tem que estar no longo prazo, pq suas necessidades imediatas estão todas supridas, poderiam sim investir em pesquisa científica. Agora seja qual for o investimento, se for absurdo,só um governo mesmo que é capaz de fazer, não ser feito é uma escolha muito coerente pra qualquer coisa w qr seja absurda.
Se pessoas do governo conseguem concluir que vale à pena investir em pesquisa, pessoas poderiam se reunir voluntariamente pra fazer a mesma coisa, e outras pessoas poderiam se reunir voluntariamente pra formar institutos de pesquisa. Eu por exemplo sou motorista Uber e gostaria de ter voucher pra exploração de combustíveis, e poderia investir se isso não fosse uma obrigação do governo com os impostos que eu já pago, mas nenhum real para este fim seria cobrado de um cara que está com o dinheiro contado pra comprar o gás pra cozinhar.
Marco, vc acredita que pesquisa científica seja necessária? Vc acredita que pessoas que desenvolvem pesquisa merecem receber salários por isso? E acredita que isso trará resultados pra sociedade? Eu tbm acredito, então a continuidade desse trabalho é um produto que poderia ser vendido. Agora sendo mais específico e objetivo, vamos usar um exemplo prático. Existe (ou pelo menos há algum tempo existiu) o interesse na exploração energética do plutônio, pessoas interessadas em explorar esse material poderiam se unir em contratos e financiar os estudos necessários, e firmar no objetivo do contrato a divisão dos resultados. Pode ser que em algum momento pesquisa de prejuízo, mas isso faz parte do risco de qualquer negócio, pergunte pra qualquer vendedor de eletrônicos , se ele nunca teve que vender algum produto abaixo do custo pra desencalhar, isso não significa ir a falência, mas se o cara financiar só decisões ruins, sim aí ele pode falir, mas isso não vale só pra pesquisa , decisões ruins levam a falência em qualquer segmento.
Fala Pirula! primeiro parabéns pelo vídeo construtivo, é sempre bom quando as pessoas nos fazem pensar. Queria deixar um questionamento aqui: +- aos 30 minutos você disse que o estado percebeu que financiando pesquisadores curiosos por coisas a principio inúteis eventualmente se tem grandes retornos e portanto criou-se uma estrutura estatal para desenvolvimento cientifico. Penso que no livre mercado, eventualmente, algum empreendedor perceberia o mesmo, decorrente de eventos aleatórios, assim como o estado e proporia por fim uma solução para o aparente pouco interesse de algumas pesquisas porem sem ferir a ética libertaria. Estou errado? Mais uma coisa, estamos próximos de poder contruir modelos matemáticos (digitais) para isolar as variáveis e testar na pratica duas organizações sociais diferentes baseado em IA e métodos auto organizados.(muito empolgante!!)
Um exemplo legal é essa tal de World Wide Web (www pros mais íntimos). Foi inventada no CERN, aquele lugar que os físicos ficam jogando bolinha de gude com coisas que ninguém consegue ver (as tais partículas fundamentais...) home.cern/topics/birth-web
Valério Valério ninguém paga impostos voluntariamente, impostos lhe são tirados. Pesquise quem gostaria de pagar ao estado voluntariamente e vc vai ver que a Amazônia é aqui.
Valério Valério você falar isso é tão espantalho quanto eu chegar pra você e falar pra você morar na Coreia do Norte porque lá tem Estado pra CARALHO. Cara, aprenda a argumentar ao invés de usar ad hominem.
E ai Pirula, Um ótimo video, meus parabéns pela grande abordagem analítica sobre como algumas coisas se relacionam com o anarco capitalismo, sem generalizar tudo e de cara falar que a coisa é utópica, e sim analisando os fatos e refletindo sobre, é por isso que eu comecei a olhar teus videos e por isso que vou continuar olhando e tenho orgulho de indicar para outras pessoas. O simples fato de tu admitir que imposto é roubo, nossa como seria bom se tivesse mais pessoas com a coerência e humildade para entender, mesmo que não concorde, ou que tem outra visão sobre. Quando falamos que imposto é roubo, não queremos que as pessoas concordem com a visão anarco capitalista, apenas que entendam que é um erro, agora se isso é necessário ou não, é outra conversa. E sobre a estética, te acompanho por muito tempo, pra mais de 5 anos se bobear e defendo com unhas e dentes o que tu aborda sobre o conteúdo ser mais importante que a estética, mas é inegável que a tua aparência nesse vídeo faz com que acabe se tornando mais apresentável e melhor visto por outras pessoas, não gerando um preconceito logo de cara dificultando que tu passe a mensagem. Sugiro que quando tu for se apresentar em meios de comunicação que não te conhecem que tu pense e cuidar da estética, vai conseguir trazer mais pessoas para o lado negro da força. hehehe Grande abraço de um seguidor de longa data.
Não me leve a mal pirulla mas eu acho muito imbecil um cientista que não quer saber de economia Porque caso você não saiba ciência se faz com dinheiro e dinheiro não dá em árvore
Sim, eu concordo. Só discordo quando vêm de ancaps, porque a maioria mal lê os outros economistas e ficam presos à Escola Austríaca (que é considerada excêntrica pela maioria dos economistas) e criam espantalhos dos outros economistas (especialmente o Marx e o Keynes)
Perfeito! O pessoal da matemática sabe muito bem disso! Se não fosse os estudos "inúteis" em Teoria dos números há séculos, não teríamos criptografia e ngm teria segurança na Internet
Você paga pelo estado do qual usufrui, o estado não toma o seu dinheiro não, até porque a própria moeda só existe por um dos serviços desse mesmo estado, se você negocia qualquer coisa dentro do establishment você está automaticamente consentindo com o 'contrato social' e com as regulações que vem com ele, você paga porque concordou em pagar, não é compulsivo.
Se você não quiser participar você não pode ocupar o território nacional, só de estar nesse território você já está usufruindo do estado, portanto participando.
adendo: as pessoas no geral não entendem a importância das ciências no geral, porém ao menos as empresas entendem a importância das ciências aplicadas e, então, investiriam nelas; e as próprias ciências aplicáveis investiriam em ciências de base (repassando os custos) por estas sim reconhecerem sua importância, e assim o mercado garantiria algum investimento ainda melhor em ciências de base.
A fodasekkk não sei se essa lógica é válida, não dá para depender só do mercado para investimento em pesquisa e ciência, isso além de ser completamente inviável , acho q nenhum país do mundo faz isso, ainda que fosse palatável qual o interesse real de uma empresa em investir em uma pesquisa sobre a área do pirula, por exemplo, sem falar em áreas de conhecimentos humanos como história, filosofia,etc, que não estão necessariamente atreladas a produção? o conhecimento deve servir a sociedade como um todo não ao mercado,
@@carlossantana4430 Um investimento do mercado sempre melhor custo-benefício em si, embora não necessariamente benefício. Ou seja, o mesmo investimento atual seria melhor aproveitado no mercado (um exemplo são os professores universitário nunca demitidos nas universidades públicas mesmo sendo carrascos ou vadios). Sobre a questão de país no mundo, não sei suficiente mas aparentemente isso já é feito, no caso em parcerias privado-estatais. O Pedro Loos do Ciência Todo Dia disse no Flow Podcast que o maior investimento em ciência é do setor privado disparadamente, por exemplo. Mas de fato não sei o suficiente. A questão é que, no mercado, se tem demanda terá oferta (princípio econômico); logo, se as ciências aplicadas reconhecem a importância das de base (assim demandando-as), assim será investido. E ainda sobre este princípio, no caso das humanas, a questão é que, se não tiver investimento privado então é porque não tem demanda (pois o mercado é o simples reflexo das demandas locais); portanto não é bom você fazer as pessoas investirem forçadamente no que não querem. Mas, por exemplo, a galera de humanas em si pode demandar isso; assim como tem quem as estude apenas por prazer, podendo assim ter apoio destes (como canais no YT de humanas, que ganham com anúncios e membros). Mas de fato é complicado, e defendo isto mesmo apoiando e sendo entusiasta de completamente todos os tipos de conhecimento e sabendo que alguns podem-se perder no mercado. Por isso a importância da divulgação científica. Sobre o conhecimento servir ao mercado, pelo principio citado por mim acima, o servir ao mercado é servir à sociedade, pois o mercado tem lucro servindo à sociedade. Afinal ofertar o que demanda-se melhor que o concorrente é o que dá lucro.
@@asetygw34ertkj3 Man, não acho que o maior investimento em pesquisa do mundo seja privado, não tenho os dados, mas até nos EUA c aquelas anuidades absurdas o Estado gasta MT c pesquisa e ciência lá, até pro exército mesmo, não acho que necessariamente oq é bom pro mercado vá ser bom p sociedade em geral mesmo, por exemplo, qual o intuito de uma empresa de petróleo ( que provavelmente tem MT mais poderia econômico que qualquer outra empresa no setor de energia) em investir em fontes de energia alternativas? E tipo assim, vc tem um exemplo muito bom aqui no Brasil, se não me engano 90% da pesquisa brasileira é feita nas universidades públicas, simplesmente pq as universidades privadas não tem interesse nenhum em desenvolver pesquisa, pq o custo é elevado e o retorno é completamente incerto, sem falar em áreas como eu disse, de pesquisa básica , onde vc provavelmente não vai ter nenhum retorno naquilo , mas não quer dizer q isso não tenha uma importância para sociedade, eu tenho certeza certeza e acho q vc concorda q a antropologia, paleontologia, história e etc são extremamente importantes para humanidade, mas acho q elas basicamente não geram lucro nenhum para "o mercado", também não acho q a gente deva contar c a benevolência de terceiros p poder investir em pesquisa, Coreia do Sul, Cingapura, China, só se desenvolveram c um investimento estatal pesado em educação, não dá para pensar que aqui seria diferente, óbvio que existem problemas nas universidades públicas, mas como eu disse eu acho q a extinção delas e a ocupação do setor pelo mercado vai fazer que oq o Brasil só aumente o número de máquinas de venda de diploma que é oq já são as unis privadas aqui, ao menos em sua grande maioria absoluta.
@@carlossantana4430 realmente não sei sobre isso, só repassei o que o Pedro disse mas aleatoriamente, sem usar como argumento ou algo assim (até porque não fui atrás). Mas provavelmente ele estava referindo às ciências aplicadas (tecnologias em especial). A questão do mercado beneficiar a sociedade, é que de fato uma única empresa não o fara. O que beneficia a sociedade é a concorrência entre as empresas, pois para conseguir-se lucro é necessário oferecer um produto ou serviço melhor (em questão de qualidade, preço e outras variáveis específicas, como atendimento ou marketing por exemplo) do que os concorrentes, afinal é assim que você fará os clientes escolherem a ti e não a eles. Então, no caso, as próprias empresas alternativas em si vão investir em outras fontes (afinal a petrolíferas já tem seu ganha-pão; mas ainda assim estas podem investir em alternativas para saírem na frente em quesito de inovação, etc.). -- Importante: portanto não estou contando com bondade de empresários ou algo assim, mas sim pelo objetivo de lucrar. O problema de ciências básicas não gerarem lucro e portanto não terem investimentos é justamente porque as pessoas não sabem da importância destas, logo elas não demandam. Se não tem demanda, então não dará lucro ofertar. Novamente, é por isso que deve-se atentar à divulgação científica, pois te garanto que se as pessoas souberem da importância das ciências de base e, portanto, demandarem, então o mercado necessariamente ofertará (pois será isto que dará lucro; lei da oferta e demanda). -- Importante: então justamente por isso que o investimento estatal sem as pessoas saberem de nada é só varrer para baixo do tapete, pois as pessoas não demandam isso e portanto não estarão satisfeitas com tal foco (por exemplo, os cortes de investimentos em educação que acontecem no Brasil sempre). Sobre o investimento incerto em pesquisa de base, no mínimo demanda-se novas tecnologias e, por isso, as empresas a ofertarão. Porém, sabe-se que as ciências de base são *a base* das aplicadas, portanto têm-se uma demanda no mínimo das empresas para este investimento (mesmo que não da população em si). Então, supondo que o Estado deixasse de bancar pesquisa, este vão teria de necessariamente ser preenchido para o progresso das tecnologias (teria demanda), e assim me induz que muito provavelmente as empresas quem investiriam nas Universidades para pesquisa (e isto melhoraria muitas coisas nas próprias públicas federias mesmo sendo tão boas, mas é uma outra discussão um pouco mais pesada). -- adendo: o que o Hide defendeu no vídeo e eu também no caso, não é que o Estado simplesmente deve deixar de financiar pesquisa, mas sim que ele não deveria financiar absolutamente nada porque não deveria existir. Mas, no meu caso, entre financiar pesquisa ou qualquer outra coisa enquanto não deixa de existir, prefiro pesquisa. Na verdade, não tenho problema eu em financiar pesquisa com o imposto que pago, eu faria isso voluntariamente. Sobre depender de terceiros para investimento, a ideia é quem apoia investir voluntariamente (como contribuições espontâneas do que puder), e em especial mostrar para o mercado que tem demanda para isto (papel da divulgação científica). Se a pesquisa depender de ralar para obter investimentos, isto incentiva a criatividade do mercado (dos próprios pesquisadores no caso), de obterem investimentos de algum modo, em especial a divulgação científica. Sobre máquinas de vender diploma, isso realmente é um problema. Mas o melhor jeito de resolver isso definitivamente é também "divulgação científica" de outro modo. A questão é o consumidor aprender a usar o poder que tem (de demandar), assim exigindo, por exemplo, currículo dos profissionais que a servem. Por exemplo, assim teria-se demanda para diplomas não-comprados. Na verdade já ocorre isto: as empresas preferem funcionários de faculdades públicas ou das particulares mas boas e excelentes e não que vendam diploma, pois assim não têm prejuízo com um serviço mal feito de seus funcionários. Só existe venda de diplomas porque as pessoas acham que isto garante algum trabalho. Cabe apenas às empresas mostrarem que não tem interesse nisso, e assim cabe ao consumidor mostrar descontamento com os serviços porcos de quem compra diploma; pois a empresa necessita dessa reputação e da aprovação de seus consumidores. -- Veja, geralmente são obras públicas que geram problemas; isto porque estas não tem que zelar pela concorrência (elas receberão seu dinheiro do Estado independentemente dos resultados, logo não tem incentivo à melhoras). A empresa estatal não está preocupada em zelar por um serviço impecável, já a privada sim e exatamente por isso prefere formados em federais de excelência. Portanto, uma simples seleção natural ocorrerá no mercado em si para estes que compram diploma. Isto não se sustenta no setor privado. Mas por fim, o que realmente importa para tudo isto é o desemburrecimento das pessoas (não no sentido pejorativo), pois o contrário será varrer para debaixo do tapete (como expliquei antes, os cortes em pesquisa aqui).
R MB Isso foi muito... bíblico. Está sugerindo usar o poder das "Igrejas" contra o corporativismo? Já vou avisando que se a Igreja ganha, a gente volta para a Idade Média. Embora pelos comentários acho que nunca saímos dela.
Muito interessante o vídeo, Pirulla. Eu gostaria de saber sua opinião sobre o decreto de regulamentação sobre a lei da inovação que foi lançado a uns 2 meses. Você tem opinião a respeito!?
Imposto é roubo e escravidão. Porque vc é obrigado a trabalhar ainda mais para compensar o que o estado lhe tirou. ou dito de outra forma, vc executa um trabalho obrigatório e gratuito para o estado.
Desculpe Pirula mas acho que alguns de seus argumentos não foram direcionados pro tema proposto no título do seu vídeo. Antes de nos perguntarmos se o estado deve financiar pesquisa científica devemos nos perguntar se ele seria o melhor gestor para isso... Veja bem, você mesmo disse que obras foram perdidas e quem as destruiu foi um governo ou outro. Rios e ecossistemas já foram de alguma forma danificados por influência do estado também. E empresas e instituições privadas financiam sim pessoas que não têm condições financeiras mas que demonstram possuir talento e que possam trazer retorno para tais instituições.
Marco primeiro desculpe amigo mas acho que esse seu argumento é baseado em presuncões, pesquise sobre a Samsung, IBM, Motorola, Ambev, P&D, até o próprio Google e Facebook, estas empresas não ficaram paradas no tempo justamente por investir em inovação, e isso só acontece quando elas vão em rumo ao desconhecido e arriscam num produto ou serviço que ninguém fez ou simplesmente pra adquirirem informação que ninguém tem.
Totalmente achismo essa questão de que mercado não financia ciência. Vcs acham que a demanda de investimento em ciência pelo estado surge daonde, da mente dos nobres deputados, vcs acham que o estado atende todas as requisições de verba de cientista pq eles somente são cientistas, gente culta e evoluida? pfvr ne.
As demandas que o estado atende, são demandas da sociedade, se não fosse atendida pelo estado seria atendida por outras entidades.Pq a demanda independe do ofertante.
Samsung, IBM, Motorola, Google e Facebook são todas empresas baseadas em tecnologias provenientes de pesquisas em universidades bancadas pelo seus respectivos estados...
Obviamente google, Apple e outras empresas investem em pesquisa. Mas o Marco citou um componente especifico da ciência, as pesquisas de base. Essas pesquisas tem pouco investimento privado. Quando já há algo descoberto é que chega as empresas e investem grana naquilo que é mais provável que dê lucro.
Em 10:20 coisa que estala na cabeça de todos nós pensantes: “Vivemos numa sociedade intensamente dependente da ciência e da tecnologia, em que quase ninguém sabe algo sobre ciência e tecnologia.” Carl Sagan.
O Luc ta em uma categoria muito particular na internet. Ele não é famoso por fazer videos, mas ele legenda todos os de fora e ta em TODA PAGINA DE CIENCIA
Aaehaaeheauoh faço o que consigo fazer Pedro!
“Pensantes”... Ai, ai, ai...
E é bom que seja assim. É como o Hayek sempre falou: o conhecimento que sustenta a nossa civilização está disperso em toda a sociedade de modo que não precisamos saber de tudo para usufruir dos benefícios e avanços que o progresso da humanidade nas mais diversas áreas podem nos trazer.
Mas independente de uma pessoa conhecer sobre a importância da ciência na vida dela, o fato dela consumir um produto (exemplo comprar um microondas) faz com que a empresa que desenvolve o produto invista na ciência. Ou seja, nunca foi o conhecimento das pessoas sobre ciência que gerou renda para pesquisa mas sim o impacto que as tecnologias geram na sociedade.
O efeito cascata da economia é sempre inevitável.
Naaaaaoooooooo, tantos anos, como poderei viver sem ver aquele quarto novamente, faça um Chroma key e volta pvr, eu não suporto mudanças, to passando mal aqui!!
Nos primeiros argumentos do Pirula, que depois de milhões de propagandas só acontece no minuto 6. Ele já se auto-refuta, dizendo que quem acha anti-ético alguém pagar imposto, é errado, quando na verdade ele simplesmente ESQUECEU que isso deveria ser OPCIONAL, e NÃO OBRIGATÓRIO... o resto só falou abobrinha como ele sempre fala... levou owned já da questão global e agora levou owned eticamente.. esse cara é um poço de OWNED SINISTRO!!!
Kkkk
Não demora muito ele raspa a cabeça kkkkkkkkkkkkk
e o bigode? T)____T nem se fala
Amuleto Dig Não entendi sua crítica, já que em nenhum ponto no discurso ele fala ou argumenta sobre, que quem acha antiético pagar imposto é errado, já que ele argumenta que se você acha antiético, por definição, pagar imposto seria difícil discutir porque ele, diferente da outra pessoa, não acha completamente antiético, caso eu tenha entendido errado sua crítica me fale por favor, do contrário ouça o discurso novamente e não escreva cegamente nos comentários como se fosse algum fanático.
Quando a pessoa responde é um réplica.
Quando responde de novo é um tréplica
Mais uma vêz segundo o Pirula é uma "Quatréplica"
Sendo assim, pela quinta vez é uma TretaÉpica
RUMO AO HEXA!
Pirula tirou a barba porque os pedidos pra interpretar Jesus na Paixão de Cristo do bairro estavam muito insistentes.
Mudou de "quarto" ou seria só um png diferente. Reflitam!!!
ahhh bem que eu desconfiei
Fico muito aliviado ao encontrar outros usuários comprometidos com a verdade!
Daggawaggaboof haa mds
Gabriela Cristina é um tipo de foto, arquivo de imagem como jpeg. É a historia do jovem nerd e o mítico chroma key do Pirula.
kkkk. Da onde que vem essa história que o quarto dele é chromaqui?(sou meio novo no canal)
Pirula, só complementado seu exemplo das leis de Maxwell. As leis de Maxwell formam a fundação do eletromagnetismo (semelhante as leis de Newton pra mecânica clássica), então, basicamente todos os dispositivos eletromagnéticos usam elas. Motores, geradores e transformadores elétricos estão entre os primeiros equipamentos construídos com bases nessas ideias. E foram esses dispositivos que propiciaram a criação de sistemas de geração e distribuição de energia elétrica .
R.I.P Barba
2012-2018
Kamikaze Ray nem. To vivao, mano
Kamikaze Ray só falta tirar um pouco da sombrancelha e alisar o kblo 😄😄😄😄😄
mulher, quarto novo, sem barba...
Droga Rick dimensão errada😑
Tenho nada a ver não.
Rick Sanchez vc deve ser o Tall Morty pq não sabe nem escrever "a ver" huehuehuehuehue
PUTS
Isso foi rickdiculo.
Ele já mencionou a esposa em outros vídeos. O quarto é aquela espécie de quartinho de bagunça que todo mundo tem. Só ali mesmo pra ele montar esse armário HORROROSO kkk
Ele teve que fazer merchan.
Eu sou aluno de Economia e estive conversando com um professor sobre coisas semelhantes ao que foi discutido nesse vídeo. Esse meu professor é defensor do liberalismo, e acredita que o mercado regula-se sozinho e devemos ter um Estado minimo. E até mesmo ele concordaria com tudo que o Pirula falou.
Inclusive em sala de aula ele estava nos falando que tem certos tipos de investimentos que são impossíveis de virem da iniciativa privada. Porque qualquer pessoa que vá investir em algo precisa ter um retorno em médio ou longo prazo, dificilmente alguém tem dinheiro suficiente para investir em algo que vá demorar décadas para ter algum retorno. Ele citou como exemplo o telefone. Que no inicio era algo estatal, onde apenas a linha telefônica custava algo em torno de 10 a 12 mil reais em valores atuais. Ele explicou que seria impossível e inviável para qualquer iniciativa privada ter feito todos os investimentos necessários no inicio, já que o retorno demoraria muitas décadas e até lá a maioria das pessoas estariam falidas antes de começar a ter retorno financeiro, que dirá lucro. Resumindo o que ele propõe é que o Estado inicie e banque muitas pesquisas e empreendimentos de interesse da população, e após tudo for instalado e feito. O Estado então iria aos poucos passando os empreendimentos para iniciativas privadas.
Em minha opinião, é impossível deixar tudo nas mãos de iniciativas privadas. Principalmente quando se trata de ciências. O Estado deve sim financiar isso pelo interesse do povo, mesmo que este muitas vezes não entenda o que e porque tudo está sendo feito. É inclusive muito mais benéfico para todos que tudo se inicie com o Estado e aos poucos a iniciativa privada vá dando continuidade. O Estada ganha porque tudo irá beneficiar o povo, a iniciativa privada ganha porque não precisa gastar e investir montantes gigantescos de recursos sem saber quando vai ter retorno. E a população ganha porque vai ter acesso aos frutos, e com valores acessíveis, diferente do que seria se cada um tivesse que sozinho ir tentar fazer sozinho seja lá o que for.
Pirula em seus plenos 21 anos
Vc parece um jovem viril kkkk Alexandre Frota kkkkkkkkkk
São todos inocentes, claramente mataram o pirula e substituíram por outro e ainda tem quem acredita que ele só mudou o quarto e tirou a barba.
Daqui a pouco ele vai começar a defender o liberalismo e o povo vai achar normal tbm.
Vc tem razão, ngm fica tão jovem assim em tão pouco tempo
Daqui a pouco aparece com o cabelo em corte degrade
“Vivemos numa sociedade intensamente dependente da ciência e da tecnologia, em que quase ninguém sabe algo sobre ciência e tecnologia.” - Carl Sagan
Verdade
Esse é um sábio que o mundo todo deveria sentir saudades
sim, incluindo o ancapzinho lá.
Todo vídeo que você assistir estarei lá! Pior que é verdade
@@TheJulioChaul Ironicamente, o Sagan já foi citado uma ou outra vez de modo bem quisto no canal do Raphaël.
Ninguém nega que o investimento estatal em pesquisa traz benefícios. A questão é que manter o estado por um ou outro ponto positivo é custoso demais para a sociedade.
e não é pq o estado investiu que vai dar retorno, ta cheio de pesquisa lixo ai sendo bancada pelos impostos do povo trabalhador, para playboy pesquisar coisa inutil que nao da retorno nenhum para a sociedade
@@gustavodutra2817 justamente. Pesquisa estatal não e norteada pelas necessidades do mercado, ou seja, do que as pessoas querem
O método da Nasa de fazer uma competição entre empresas privadas por um contrato e a melhor tecnologia acho que deveria ser mais adotado no mundo
Eu achava que o cenário era tela verde, mas não só ele, como o bigode também o era. XD
Agora, ver o vídeo com calma :)
ficou 30 anos mais novo sem a barba.
O curioso caso de Pirula button (sei lá como se escreve o nome).
jack the boxer ai o mercado quebra e vão chamar o batman
jack the boxer vai ser corrupto
Pirula, lá por volta dos 14:40, na parte que vc fala de preços acho que aconteceu uma confusão, o Raphael disse de "preços" e vc estava comentando sobre "valor". Existe uma diferença entre essas duas coisas, não necessariamente as coisas valiosas são caras, entende? oque ele disse é que tudo que existe na sociedade é produzido através da tradução do sistema de preços, que é feito pelo interesse dos indivíduos, pois as coisas só são produzidas significativamente caso as pessoas se interessem por elas o suficiente ao ponto darem lucro. Então as coisas que vc comentou são coisas valiosas que realmente farão falta se forem perdidas, mas não são necessariamente são caras. então vc não é que vc discorda dele nesse ponto, oq houve foi que vc foi partiu de um raciocínio diferente para o significado de "produzido". Em 14:37 na parte que vc diz : "Eu não acho q tudo que EXISTA na sociedade...", da para perceber essa diferença de raciocínio, porque vc usa o verbo "existir", mas o Raphael estava querendo dizer "produzir" no sentido de "fabricado" ou algo do tipo. e ai vem a frase : "toda produção esta em cima de um sistema de preços, que é a tradução da vontade dos indivíduos".
quando involuntariamente os liberais defendem as ideias de marx! HAHAHAHAH é sempre hilário. Os marxistas falando q preço e valor n são a mesma e os liberais negando. aí quando convém, passam a ser coisas distintas
Caio, preço é uma resultante das forças de mercado, como a oferta e a demanda de um determinado bem. Valor é outra coisa, é uma variável subjetiva e individual. Essa é a realidade e esse conceito nem mais se discute nos meios acadêmicos. Marx também separa valor e preço, mas pra ele (assim como para Adam Smith e David Ricardo) o valor é objetivo por causa da "Teoria do Valor Trabalho", ideia refutada pela chamada "Revolução Marginalista" do final do século XIX.
Isso acontece porque o mundo não foi projetado de modo a se limitar aos conceitos do mercado e economia. Isso são só conceitos muito recentes e totalmente humanos. Nunca irão eliminar todas as questões e problemáticas.
D Deimos Puta que pariu, que falacia hein. A economia so estuda os fenômenos da produtividade. Para se produzir, é preciso investir (gastar). Ai, se usamos economia para falar das pesquisas, estamos querendo dizer que economia resolverá todos os problemas ?? Não tem naaada a ver com porra nenhuma isso que vc falou k. É até risivel.
Perfeito 👏👏
Assim ficou melhor cara!! Só falta dar um jeito nessa sobrancelha. Eu acredito em evolução.
Um Personagem e no cabelo
Chama a Eliana pra ele participar daquele quadro de transformação. Vai ficar 10/10.
O cabelo deixa, a sobrancelha precisa
Um Personagem kkkk verdade, ia falar o mesmo, tão quase emendando pelo meio
Evolução não é questão de acreditar ou não. Ninguém acredita na gravidade ¬¬"
Pirulla é um cara gente boa, o próprio Raphael respeita demais o mesmo, enquanto muitos libertários só xingam o cara. Mas a base de seu argumento em última análise foi dizer que esse negócio de "ética" é utopia, é que pobre nem mesmo sabem o que é bom pra eles, logo devemos confiscar seu dinheiro, e usar para aquilo que achamos mais útil.
Ele não disse que ética é utopia, só que enquanto não há alternativas mais éticas o que resta é escolher entre opções em um dilema ético, assim como ele deu o exemplo de animais usados em pesquisas
Todo argumento estatal se resume em: Pobre é burro e não sabe o que é melhor para ele então vamos ordenhá-lo como uma vaca dócil. As vezes sai algo bacana, as vezes dá num lugar chamado Brasil.
Humberto Martins Com um monte de dinheiro estatal por aí quem é que vai usar o próprio? Até eu que sou mais trouxe usei o ciência sem fronteiras pra azarar meninas do leste europeu e $$$ do seguro desemprego pra fazer trade na bolsa.
Humberto Martins Se tem trouxa querendo pagar pelas minhas noites de prazer com eslavas lindas pelo simples fato de eu ter boas notas e ser bom de vestibular eu que não vou recusar, na verdade sou a regra, tanto que o ciência sem fronteiras acabou justamente por essa farra. Alias, obrigado por pagar meus luxos e prazeres caro contribuinte, quando aparecer outra forma de dar seu dinheiro pro governo pra eu gastar não deixe de me avisar.
Humberto Martins Ainda sou recebedor líquido de impostos, após vultuosos investimentos públicos em minha formação acadêmica de primeira linha, comecei a trabalhar e pagar os impostos, ao notar que a posição de trouxa pagador não me cai bem providenciei para exercer minha atividade profissional como PJ, agora que este país está em péssima situação econômica e muito inseguro, estou de mudança pra uma nação menos onerosa e mais segura assim que concluir o projeto de um cliente muito especial, apesar de ter sim meus valores e opiniões que em muito convergem com o do Pirula, meu principal compromisso é com a prosperidade e segurança minha e de minha família sempre dentro das leis. Pra quem espera eficiência do governo, já dizia a canção, malandro é malandro e mané é mané, pode crer que é.
Meu resumo do video:
1. Quem pensa de forma lógica, concorda: IMPOSTO É ROUBO [05:00]
2. O estado não é um bom gestor (o governo é administrado por pessoas) [11:01]
3. Um argumento elitista e utilitarista, justifica o estado pegar impostos para financiar algo com o seu dinheiro (povo)? [12:31]
4. O estado justificando porque temos que dar nosso dinheiro para eles usarem (investir?). Falam isso nas campanhas. [12:50]
5. Não gosta de economia, mas gosta de ciência Pirula? Economia é uma ciência que consiste na análise da produção, distribuição e consumo de bens e serviços (buguei kkkkkkk) [14:21]
6. Apartir deste ponto podemos ouvir varios argumentos fantasticos do porque a ciencia e arte são importantes, mas não porque o estado (governo) deve financia-lo com o dinheiro roubado dos impostos...
Minha conclusão:
1. O estado não deve financiar.
2. Se a ideia é boa, você consegue financiar sem o estado (sugiro assistir uma série legalzinha chamada Shark Tank)
3. Não precisa ir a um reality show para conseguir financiamento. Steve Jobs por exemplo foi financiado pela Intel.
4. E sobre tecnologia: quem financia os softwares e aplicativos que facilitam nossa vida, o estado? Ex.: faceboock, whatsapp, windows, office.....
5. Se você é um fisico nuclear, ninguem quer te financiar? Se você é um biólogo, ninguém quer te financiar? Se voce é um geólogo, ninguem quer te financiar (ex.: mineradoras)? Você não consegue financiamento porque não corre atrás, mas quer que o estado o ajude com o dinheiro dos outros. Assim não terá que procurar.
Up
Perfeito.
Exato!
1. O estado deve financiar, pois se ele não financia 90 por cento das pesquisas de base sumiriam.
2. Para a ideia ser boa e financiável ela deverá gerar potencialidades de lucro a curto prazo, isso poucas pesquisas poderiam oferecer.
3. "Não precisa ir a um reality show para conseguir financiamento. Steve Jobs por exemplo foi financiado pela Intel." Jobs não foi o técnico responsável pela tecnologia da Apple, mas sim seu amigo Steve Wozniak, que após sair da universidade começou a produzir seu primeiro computador pessoal.
4. Todas as tecnologias digitais e virtuais atualmente são vertentes de incubadoras dentro de universidades, alem de tecnologias provenientes da pesquisa direta do estado, grande parte dos fundadores dessas empresas as fundaram ainda dentro da universidade.
5. Esse é um pensamento meritocrático individualista, porem a empresa nunca bancaria um pesquisador de alto custo para não lhe garantir retornos a curto prazo.
Essa é uma boa idéia para ciência aplicada , porém ciência de base ou novos desenvolvimentos de tecnologia Onde não há garantia de lucro ou de mercado ,por exemplo estudos psico/neuro/ pedagógico de como aprendemos matemática não necessariamente são úteis para professores Oi escolas , mas podem após anos de estudos acabar desenvolvendo um novo método de ensino ,mas não necessariamente nem obrigatoriamente. Imagina chegar num empresário exemplos início falar olha me de 1milhao e posso fazer um novo método de ensino daqui a 20 anos. O cara vai investir em outra coisa .
Olha, acabei de ver uma reportagem de uma moça que ganhou um prêmio, referente ao doutorado dela, em uma faculdade internacional. E o mais legal disso tudo é que ela saiu do pais para complementar o doutorado dela graças a CAPES e ao ciências sem fronteiras (esse tão criticado e malhado pela galera). Olha os frutos aparecendo aí, e pessoas acham que isso é investimento que não vale a pena. É muito triste realmente.
Passa o link da reportagem aí.
Correção: Graças ao dinheiro dos outros
@@Lucas-ts3wz que, se não fosse "roubado" pelos impostos e direcionado à CAPES, jamais chegariam ao destino que foi a pesquisa da menina.
Uma pedra num oceano. Conheço um cara que só foi viajar no exterior.
Reflexão: Se as pessoas não tem condições de decidir o que é melhor pra vida delas, pq elas tem condições de votar (escolher alguém pra representar elas)? kk
Isso é o que mais prejudica a sociedade como um todo... kkkk
Vinícius Ragazzi Creio que pelo mesmo motivo que democracia direta não seria aceitável.
As pessoas tem o direito de decidir o melhor pra vida delas (baseando-se nas informações que possuem no momento, claro). Mas nenhum direito é absoluto.
Cara, pode aparecer com bigode, sem bigode, com ou sem barba, com o chroma key do quarto que quiser (kkkkkkkk)! O que importa é que o seu conteúdo continua afiado, reflexivo e de qualidade! Show de bola, mesmo! Mesmo quando não concordo completamente (nesse vídeo, eu assinaria embaixo de cada argumento), sua abordagem vale a pena para quem não tem preguiça de pensar! Excelente trabalho!
Gosto muito do Pirula, mas não concordo com os argumentos dele sobre esse assunto. O Rafael publicou hoje um vídeo muito interessante rebatendo os argumentos do Pirula, fica a minha sugestão: ua-cam.com/video/ysmYJKN9jtE/v-deo.html
Que tentativa pífia de provar para nós que não era Chroma Key dizendo que deu alguma coisa e que mudou o cenário. Esperto, mas você não vai enganar a gente! E eu acho legal um vídeo falando sobre isso, sim, sei lá, curiosidade. Aliás, achei sem barba legal, mas prefiro barba cheia (que coisinha fútil, mas vamo que vamo, você perguntou hauahauh)
Vítor Medeiros esqueceu de falar que é gravado no Acre, no mesmo estúdio que gravaram as missões Apólo
Uma dica pra todos vocês vencerem essa guerra santa e defender Deus de esses demonios
vão estudar!!!!!!!! é sério, melhor coisa do mundo é você ser útil na sociedade, se quiserem combater anjos e demônios comprem um playstation, que foi criado por pessoas que estudaram, a não, sabem usar o computador ainda dizem que é do diabo kkkkkkkk, religião kkkkkkkkkk
chroma key na barba
Cássio kkkk kkk kkk kkkk kkkk kkk kkk kkkk kkkk kkk kkk kkkk kkkk kkk kkk kkkk kkkk kkk kkk kkkk murri
Malu Mader no canal do Pirulla??
pedro firmino sim... Parece que ela finalmente fez a sobrancelha. .. Tá mais fina. Ficou bonita.
Ahhh... Nunca mais vou ver a Malu Mader da mesma maneira...
"tem muita coisa que a população nem sabe que precisa mas ainda assim usa". Pirulla,
Sabe quem falava isso? Steve Jobs. Mas ele não apontava uma arma na cara de ninguém e forçava a pessoa a comprar seus iPhones.
Nuckz
Steve Jobs não é Estado.
Não, mas usou muita tecnologia estatal para fazer seus celulares haha
ele ñ pq já morrrrrrrrrrrrrreu né!
Nuckz acho que você levou essa história de bomba atômica muito ao pé da letra cara...
Tudo que foi usado no iphone em algum momento foi tecnologia patrocinada por dinheiro publico. Fazer o iphone não foi nem trabalho de pesquisa, foi apenas juntar resultados de outras pesquisas e vender o produto .
Pirula com 20 anos ❤️ sem a barba mto mais novinho !!! Ficou bonito!
Já pensou em entrar na politica? Você mente demais.
Pirula galã kkk
Kkkkkkk...eu achei estranho pra caramba! Melhor voltar com a barba
Agora eu acabo de crê que a beleza é subjetiva. O Pirula é uma mistura da Frida com um neandertal...
Não quero ofender o Pirula, espero que ele tenha uma boa autoestima, tal como eu.
KKkkkkkkj
Pirula, um ótimo exemplo é a criptografia. Ela, que move a bitnation, nasceu da área mais inútil da matemática até então: Teoria dos Números. Faltou você dizer que nem tudo é trivial, no sentido de que quando a necessidade vier, algumas coisas simplesmente não vão poder ser criadas rápido.
Tem muito ´´cientista social´´ no Brasil mas precisamos mesmo é de engenheiros, geneticistas, matematicos, quimicos, fisicos, médicos, etc, ciencias humanas é importante, mas produz muito lixo, é ideologicamente enviezada e virou ´´ciencia´´ militante. O dinheiro deveria ser melhor investido, o sistema precisa de uma reforma para que possamos produzir mais tecnologia, mais pib, mais produção e menos narrativa non sense
"Imposto é roubo" mas é necessário ? Imagino vc vivendo na idade média falando "escravidão é errado" mas se não for os escravos, quem vai colher algodão ? É aquele velho discurso utilitarista de que os fins justificam os meios
João Lucas Azevedo nada discordo, você pode permitir uma pessoa pegar biscoitos do seu pote sem pedir e proibir o outro. Mesmo que o Pirula seja analfabeto político e diga que imposto é roubo, ele não precisa concordar com a escravidão.
João Lucas Azevedo sua comparação é imbecil.
kaodeq, cara, ele fez uma analogia. Se você comparar o que é utilizado como justificativa para o Pirulla defender que roubo é necessário com o que pessoas que defendiam a escravidão utilizavam, verá que é a mesma coisa: utilitarismo (os fins de utilidade justificam os meios da ação).
O pirula não disse que imposto é roubo, ele só falou que se partir do princípio que , pegar o teu dinheiro e não devolver, é sim roubo.
"partir do princípio" ele falou isso.
A mesma coisa de Marx sobre o capital, se partir do princípio que a definição de ideologia que ele faz é verdadeira, então sim, os trabalhadores são oprimidos. Mas só se partir daquele princípio, se vc negar aquilo, O Capital todo é inútil.
Bruxão Zumbi, há algum princípio coerente do qual podemos partir e chegar em uma definição de roubo que seja contrária à subtração de bens sem consentimento da vítima?
Eu sou um libertário anarcocapitalista e Pirula excelente vídeo, você está de parabéns e precisamos de mais pessoas como você que consegue transmitir informações, e conhecimentos. Reconheço que dentro do meio libertário está surgindo muito fanatismo, impedindo que possamos raciocinar logicamente. E graças à vídeos como esse permite que eu não caia num conforto de conhecimento impedindo a crítica de minhas ideias. Sucesso Pirula
Ah, não, outra vez! Muito bom cara, eu tenho certa simpatia por obras como as de Rothbard, Mises, Hayek, Bastiat e afins, apesar de não ser ancap. Mas eu gosto muito de ouvir outros lados também. Os argumentos da segunda metade do vídeo do pirula foram muito interessantes.
fato é q o Estado tem q ser diminuido até n dependermos mais dele
Tibiano PK Com certeza.
Sem nexo
Tibiano PK O problema é diminuir o Estado ENQUANTO precisamos dele. Quer diminuir o Estado, começa pelo alto escalão, os gabinetes, os cabides de emprego, os privilégios, o nepotismo. Tenta arrumar a casa antes de mandar derrubar ela.
2 canais que eu adoro. Mto bom ver vídeos respostas sem ataques idiotas como muitos outros fazem.
Vinicius Oliveira Eu senti vontade do Pirula chamar o Hide de molequinho.
Uma reflexão sobre pesquisa básica: ela não tem dificuldade de obter financiamento privado por ser "inútil", mas sim porque o seu produto é público, de modo que é muito difícil para quem pagou pela pesquisa garantir que ele será o único a usufruir de seu resultado. Mais ainda, é necessário que tal resultado seja público para que haja avanço, já que é pela combinação deste com diversos outros resultados através da colaboração de inúmeros pesquisadores que novas aplicações poderão surgir. Reflexão inspirada pela fala do Brito, em torno de 1:04:00, no Roda Viva sobre Ciência e Tecnologia - ua-cam.com/video/xZ_bgBY6I8A/v-deo.html
"é necessário que tal resultado seja público para que haja avanço"
Não. De jeito nenhum. Nem a pau MESMO.
Vou dar um contra exemplo: A Apple desenvolve uma tecnologia, o iPhone. Outras empresas pegam essa tecnologia e a estuda pra tentar entender e replicar, buscando ganhar dinheiro mesmo. Logo, o desenvolvimento dessa primeira tecnologia trouxe avanço tecnológico geral.
E outra, propriedade intelectual atrapalha o avanço tecnológico e encarece vacinas e curas de doenças. Você é contra ela? O conceito de propriedade sobre uma coisa que não é escasso, idéias, não faz sentido.
sllypper Você deu "contra-exemplos" citando tecnologias no último estágio de aplicação quando meu comentário diz respeito especificamente a ciência básica, que por definição está temporalmente longe de virar aplicação. Sugiro que se informe, por exemplo, sobre a relevância da replicação independente de resultados no método científico para começar a entender porque o debate científico tem que ser público.
Mário César San Felice dadas as suas contribuições e as respostas que obteve, talvez o maior conselho do vídeo do Pirula tenha sido a leitura de Carl Sagan. As pessoas simplesmente não sabem como a ciência funciona. Às vezes não entendem nem a ciência que abordam, como o caso do rapazinho radical. Grande abraço.
A crítica do Carl Sagan de que vivemos em um mundo altamente dependente da ciência em que muito poucos sabem como a ciência funciona realmente parece atual. Mais geral que isso, eu acho que as discussões em muitas áreas se beneficiariam dos interlocutores terem uma base de conhecimento nas ciências que fundamentam tais áreas. Por isso inclusive, gosto muito do canal crash course - ua-cam.com/users/crashcourse - que apresenta cursos curtos (mas muito bem produzidos e embasados) sobre diversos assuntos fundamentais para tantas discussões da nossa sociedade. Aliás, recentemente está saindo um curso de História da Ciência, que pode ser bem útil :).
Mas aí parece que ancap acha que propriedade intelectual não existe. Mesmo que o cara tenha acesso restrito a parada, os caras falam que uma vez que ele joga no mercado, as empresas podem fazem engenharia reversa pra revender a parada.
É uma coisa meio viajada.
Até mesmo quem acredita que imposto não é roubo, tem que assumir que no Brasil, ao menos no Brasil ele é roubo.
Isso da a entender que se o imposto for bem "administrado" ele deixa de ser roubo, o que nao é verdade...
Bruno Pereira Imposto e roubo em qualquer lugar do mundo, e uma questão ética que nao existem exceções.
Imposto so nao e roubo em paises que a contribuição e opcional.
?? Ou é roubo ou n é, o jeito q é aplicado n muda em nada. N é algo do tipo: fazemos um numero X de coisas boas agora podemos fazer Y coisas más q uma cancela a outra e fica tudo certo. Coisas boas q vc faça n cancela as mazelas q vc fez. A vida n é um jogo de soma zero.
Gustavo Jambersi quem disse?
Não tem como acreditar que imposto não é roubo. Imposto é roubo por definição.
Putz cara, essa noite sonhei que você havia falecido. Eu chorei demais em sonho, nem sabia o pq de tanto choro.
Mas foi apenas um sonho e é bom vê-lo aí. Muito sucesso e muitos anos de vida Dr. Pirula!
Olá, meu nome é Laura Tomé. Sou graduada e doutorada (1995) no IBUSP, estudei morfologia de Biomphalaria e há 21 anos sou professora na UMESP.
Infelizmente estou tratando de uma leucemia aguda e alterno um entra e sai de hospital há 5 meses. Durante o tratamento, acabo tendo muito tempo livre e procuro ler e assistir vídeos sobre o assunto que mais me interessa: biologia! E descobri os seus vídeos de paleontologia e evolução. Fiquei encantada como vc apresentou com facilidade a teoria de seleção natural que muito aluno não entende de jeito nenhum. Sua didática é excelente- seus alunos devem adorar suas aulas - minhas filhas adolescentes, que não farão curso de biológicas, já assistem seus vídeos há anos e até me falaram do seu canal, mas nunca tive tempo de ver. Você tem um dom especial de apresentar os fatos, com muita clareza e bom humor, tornando assuntos complexos em aulas de incrível clareza.
Não sei se você é arrogante, só quem te conhece pessoalmente sabe se isso é verdade. De fato, vc é um pouco agressivo em alguns raros momentos, principalmente para refutar argumentos criacionistas que, reconheço, irritam muito. Mas a tolerância se desenvolve com a maturidade e vc vai adquirir, com o tempo, a suavidade que pode faltar. Mas o conteúdo dos vídeos é tão primoroso que compensa algum deslize. E me fez passar muitas horas deliciosas aqui no hospital. Parabéns!
Olá, como você está hoje em dia ?
Pirula, ótimo vídeo!Queria expressar alguns pontos: 1. Eu até consigo entender a lógica do financiamento estatal em pesquisas de ciência de base, como em química, física, e áreas correlatas. Mas como estudante de ciências sociais eu continuo buscando um justificativa para o financiamento de pesquisas nas áreas de administração, contabilidade, comunicação, letras, filosofia, sociologia., etc. Principalmente, pq ao ver muitos dos trabalhos nestas áreas, posso assegurar que uns 80% não servem para nada ou atendem apenas aos requisitos de obtenção de títulos.Quando essas pesquisas possuem utilidade, (e olhe lá) servem para ao interesse privado (no caso da suas primeiras) e não deveriam ser financiadas com dinheiro público.Ex: pesquisas em comunicação sobre imagem no Instagram, pesquisas em Adm e ou economia sobre desempenho de fundos de investimento, pesquisas em contabilidade sobre controladoria financeira. Pesquisas em marketing sobre apego a uma marca, recompra e reuso de serviços...No final, essas pesquisas não parecem beneficiar a sociedade e nem as empresas, já é que provavelmente elas já pesquisam de forma mais prática e focada.
2 Seria ótimo um vídeo seu sobre os sistemas de ensino dos principais países emergentes e desenvolvidos, realizando comparações entre o sistema público e o privado, tanto ao nível de ensino médio quanto superior ou pós graduação.
Lucas Nogueira De passassem numa matriz GUT todas as pesquisas ia sobrar dinheiro para pesquisar.
Pirula tá (esquisito) igualzinho ao henry cavill quando usaram chromakey para tirar a barba dele no Batman vrs superman, coincidência? Deu problema no quarto antigo ou deletou a imagem do quarto antigo sem querer? Ou seu PC é tão velho quando o celular e não consegue renderizar o bigode e o quarto juntos?
Pesado, porem, engracado kwkkskskskk
Na verdade, ele está mais para Tommy Wiseau.
Em 39:45 ele não "esqueceu" da patente, é que sem estado, patente não existe, logo num argumento de "não precisamos de estado" a patente não é uma proteção pois não existe
Rafael Estevam recomendo ao pirula o livro contra a propriedade intelectual do kinsella
Ficou pelado
nos dois últimos séculos quase toda tecnologia / medicina foi feita a partir de investimentos estatais... seja pra uso militar seja pra uso estratégico de países, é muito fácil a industria privada que não investiu um centavo em pesquisa de base ser defendida quando na verdade ela usufruiu de todo progresso que foi feito com dinheiro estatal oriundo da população.
Guilherme LopesSs fonte??
Vc se esqueceu de q a industria ta pagando imposto... as indústrias poderiam facilmente investir em ciências... mas se elas pagam imposto e sabem q o estado vai investir em ciência então pra q eu vou investir em ciência sendo q eu já estou sendo roubado justamente pra isso???
discordo desse " poderiam facilmente ", primeiro porque muito desse investimento em ciencia é um tiro no escuro e um investimento de MUITO risco que pode a nao ter retorno imediato ou mesmo num futuro próximo ( coisa que qualquer empresario tende a evitar, afinal tem um risco grande de estar jogando dinheiro fora ), ciência é algo caro, nao sei se a quantia que é paga de imposto poderia financiar pesquisa de médio/grande porte.
nao deixei claro, mas nao disse que a iniciativa privada nao possa/deva fazer pesquisas, só quem defende um sistema como ancap deveria rever o tanto de beneficios que possuem e dificilmente teria acesso sem iniciativa estatais ( não estou aqui defendendo nem condenando nenhum tipo de sistema )
eu to pelo celular, mas posso procurar as fontes e te mandar outra hora, mas voce pode ir pesquisando ai, se eu estiver errado em algum ponto me avise
Guilherme LopesSs nao é pela utilidade, é pela etica.
Se chegassemos de casa em casa tirando todo o dinhero das pessoas pra financiar pesquisa de cancer, n seria nem um pouco certo isso
Guilherme LopesSs se fins justificam meios, imediatamente escravidao é defensavel
sem incentivo do estado coisas com antropologia, historia, arqueologia, paleontologia nem existiria ja que essas áreas não geram lucro direto para investidores.
@Si He "uuurr teinde manda duur" , tem demanda pra tosqueira tipo programa do History onde não levam nada a serio e tratam historia como subterfúgio pra gente doente mental que acredita que porquinhos da índia são extraterrestres
@Si He demanda por gosto de ler livros é o mesmo que a demanda por ver videos do voce sabia.... Olavo de carvalho ta ai escrevendo um monte de bosta exatamente pq tem demanda
Sem falar que o forno de microondas é o resultado mais "ridículo/inútil" das formulas de Maxwell.
Giovanni Silva discordo, claramente esquentar a minha empadinha é mais importante do que me comunicar com o resto da humanidade!
Hehehe
As aspas foram para deixar subentendido que ele tem sua utilidade, mas a frase toda diz que perto do que foi possível fazer com esse conhecimento o microondas é de fato bem pequeno.
Nesse armário não cabe a TV de tubo. :\
Toda conversa ancap sempre dá voltas até retornar ao ponto em q pessoas precisam unir recursos e esforços para alcançar coisas necessárias para o bem comum. Ou seja, na necesdidade de suprir o papel do Estado. Não adianta, dá pra divergir quanto ao tamanho e amplitude de atuação mas Estado simplesmente é necessário.
Uma pessoa que não se tranca em bolhas ideológicas é outro nivel. As pessoas hoje são 100% dependentes da ciência, e mesmo assim elas combate a ciência com todas as sua forças, Ótimo vídeo meu caro.
O que seria dos EUA sem o financiamento PESADO do governo em pesquisa e tecnologia? O que seria dos EUA sem as tecnologias desenvolvidas durante as 1ª e 2ª GMs, durante a corrida armamentista e corrida espacial, durante a guerra fria?
Pelo lado geopolítico é extremamente importante o país possuir desenvolvimento tecnológico, isso da vantagem militar e econômica, logo não tem como o Estado não buscar ou fomentar isso. Quem acha que o estado não deveria cobrar imposto não consegue ver nada além do próprio nariz.
O MUNDO NÃO GIRAR AO SEU REDOR, NÃO QUER PAGAR IMPOSTO? VÁ VIVER COM OS ÍNDIOS.
NADA impede que esse dinheiro jogado fora com as guerras mundiais não seria usado de maneira muito mais eficiente na economia, a destruição de bens de capital que guerra mundial causou são incalculáveis, se você afirma isso, quero que PROVE que de qualquer outra maneira seria impossível esse desenvolvimento científico e melhoria da qualidade de vida
Sendo sincero, eu não sei onde os EUA ou a sociedade estaria sem investimento em pesquisas, tecnologia e etc. Mas, primeiramente: eu acho que teve um erro na hora, principalmente, da apresentação do tema. Além de um viés utilitário, você começa fazendo uma pergunta sobre guerras e desenvolvimento tecnológico, e, sejamos francos, guerras destroem, elas matam. O que elas fazem é " obrigar o país a se desenvolver" para que ele não se enfraqueça ao ponto de , por exemplo, acabar com ele. Porém existem meios mais pacíficos de desenvolvimento, o meio do mercado. Eu não gosto de falar assim, parece que o mercado é um ente, mas eu o definitivo como "o conjunto de ações/atividades voluntárias entre as pessoas que se incluem e formam a sociedade". Eu não sou muito bom em história, mas, por exemplo, o negócio do Colt com o revólver começou como um negócio privado, depois que ele começou a vender as armas ao governo. Mas, no geral, tecnologia aumenta produtividade (especialmente hoje, com os robôs, por exemplo) e, com essa aumentada, o produtor pode abaixar o preço dos produtos, ganhando mais clientes que a concorrência e, com o desemprego à curto prazo, o dinheiro em sua mão aumenta, e ele pode investir em qualquer coisa. E, é conhecido que uma tecnologia, normalmente, leva à outra. Por exemplo, mesmo sendo meio ruim, o revólver tem inspirações do timão dos navios. Uma pessoa, vendo a possibilidade de lucro nisso, foi lá e tentou investir, tomando um risco de falir muito grande. Agora, ignorando todos os outros métodos além de "empresas que investem em coisas para aumentar sua produtividade". Ignorando essa parte, vamos para a parte "interessante". Sobre imposto ser roubo, é bem claro que ele é. Por vários motivos, por exemplo: coerção ilegítima do Estado, já que ele não é o proprietário do território; o fato de que, sim, se tu não pagar você vai preso ( como aconteceu com o Irwin Fischer, se eu me lembro bem) e, se você reagir, você morre; a impossibilidade de uma organização, desse nível, considerando a "natureza" humana ( estou usando o sentido do Hobbes aqui) diante de tanto poder e podendo cometer crimes, seria bem esquisito ele não cometer é simplesmente pensar no bem comum, e não no próprio. Enfim, sim, o mundo não gira em torno do seu próprio nariz, mas a sua vida tende à satisfazer os seus desejos. Qualquer autoridade que te limite de fazer algo, como por exemplo, ter uma arma comprada com SEU dinheiro dentro da SUA propriedade limita mais ainda sua liberdade, ela abre as portas para surgirem mais desigualdades "artificiais", ou seja, quando não voluntariamente, uma hierarquia é estabelecida, com uma pessoa, um humano como qualquer outro se põe em cima de mim, numa relação de, basicamente, subordinação. O libertarianismo e o anarcocapitalismo simplesmente propõe que cada pessoa tenha a capacidade e a possibilidade de se desenvolver socialmente, e, entrando nisso, enriquecer. Isso que de fato diminuiria as desigualdades, não um monopólio da força. Para mais entendimento sobre o Ancap, eu te recomendo "Uma Teoria do Socialismo e do Capitalismo", disponível online para PDF. Também recomendo o Cultura Libertária, um Discord com recomendações e discussões sobre o assunto.
Lucas Tulha eu não preciso te provar nada, tudo que eu to falando é história, pq você acha que os países europeus tiveram a liderança tecnológica nos últimos 500 anos? É pq eles são inteligentões ou é pq historicamente era uma região de conflito, que fazia as nações buscarem meios para enriquecerem por causa do constante conflito? É você que tem que me provar quando na história desde a formação do estado moderno algum país teve a liderança tecnológica sem o apoio ou fomento do próprio estado pra isso. Vou poupar o teu tempo, isso NUNCA aconteceu. Esse individualismo exacerbado que existe hoje é uma doença do capitalismo desenfreado, ninguém liga mais pro coletivo, pro desenvolvimento do seu próprio povo ou nação, só querem o dele e foda-se o resto, como se o resto do mundo funcionasse sem o Estado, ou sem o resto das pessoas, não existe dinheiro sem o Estado, não existe nada sem a segurança jurídica e a garantia da propriedade privada que só o estado fornece. E é por esse pensamento totalmente míope que vc não consegue entender o porque de exister imposto ou o porque de o Estado sempre liderar investimentos em pesquisa e desenvolvimento.
Estariam na monocultura do Algodão até hoje
Lucas Tulha Claro, muito lindo! Você está em uma sociedade ancap tentando usar sua utop... digo filosofia ancap, e chega um monte de nazistas dando tiro em tudo. A melhor arma contra isso certamente é tentar pregar o principio da não agressão, que se eles comercializarem com eles, lucrarao x% por mês, diga para eles lerem Mises...
28:14 Juro que pensei no caso do forno de micro-ondas quando comecei a assistir o vídeo! Quantas coisas ainda acabaremos por usar e nem sequer sabemos que possuímos essa "demanda"?
Eu ia parar em 6:40, tenho certeza q é imoral imposto, mas como sou da matemática, sei q não haveria pesquisa em matemática pura se não fosse apoio estatal..
O que acho, que o sistema de arrecadar o imposto para isso, deveria ser diferente, algo que fosse possível averiguar o destino dos recursos inclusive, ver o caminho, o rastro, lastro e etc..
Mas no brasil, isso nunca irá acontecer..
Uma pena
Deison Préve, Galois e aquele Inglês dos logarítmos receberam verbas estatais?
Mas é bem diferente kkkkk fui bem feto com essa pergunta
qual a utilidade da pesquisa em matemática pura? pergunta seria
Elyse Melo a curto prazo nenhuma. A longo prazo ha uma POSSIBILIDADE de se terem ganhos em velocidade de pesquisas em outras areas.
+ por exemplo a geometria nao euclidiana, que trata o espaço como algo curvo e nao retilineo, foi absolutamente unutil e abstrato ate se provar que um feixe de luz no espaço faz curva.
37:04 só lembrando que a SpaceX do elon musk recebeu financiamento da NASA, que é um órgão estatal.
Sandson Silva mesmo assim ela não deixa de ser uma empresa privada
Tiago Alcântara Sim, mas os financiamentos da NASA só começaram dps do primeiro lançamento efetivo do Falcon.
O caso da SpaceX deve ser visto da seguinte maneira: A iniciativa privada consegue fazer, e faz melhor que o proprio estado. O fato da SpaceX receber dinheiro publico apenas demonstra que esse eh o tipo de coisa que ainda NAO deveria estar sendo feito porque nao existe uma demanda real por parte da populacao
a SpaceX é o melhor exemplo de sucesso, pois em tempos de paz pós guerra fria a NASA cortou muito os gastos tanto q nem lançam nada a varios anos, já uma empresa privada não só ta lançando como ta revolucionando o mercado.
A NASA tempos antes havia acabado com o programa espacial, já vinha terceirizando um monte de coisas e a demanda nesse setor é quase nenhuma. Além do mais não é como se a SpaceX fosse uma autarquia, o governo americano é um cliente.
Barba, Ok.
Sobrancelhas, em breve.
Interessante que a maioria do financiamento de pesquisa nas maiores universidades do mundo vem do estado, e não da iniciativa privada.
O maior problema com tudo isso é que existem coisas que simplesmente não seriam feitas se fossem deixadas para a 'vontade' da iniciativa privada porque simplesmente não seriam lucrativas. Por quê a iniciativa privada não resolve o problema do saneamento básico no nordeste?
Eu vivo no nordeste, e aqui se você esperar a ajuda do governo, você morre de sede
Praticamente tudo aqui em minha cidade é feito por pequenos acordos privados com pessoas capazes de fazer trabalhos manuais. Cada um tem seus próprios sistemas de pegar água, seus próprios sistemas de esgoto e de disposição de lixo.
Querem (necessitam) que o Estado faça a parte mais custosa/difícil (montar infraestruturas essenciais para sociedade) para depois só ter o trabalho de comprá-las pronta. Sempre assim.
A Friendly Face a maioria? Não, foi investida pela iniciativa privada mesmo, como estudos precisos de Havard, até mesmo o celular, foi primeiramente privado e depois se tornou uma parceria público-privada.
existe aquele esquema de financiamento coletivo (não lembro o nome agora) que uma pessoa tem uma ideia e o pessoal vai ajudando, um exemplo são aqueles games feitos por pessoas independentes que usam deste recurso, ou também de campanhas de arrecadação para alguma causa solidária
#voltabarba #voltachromakey
Guilherme Rampazzo voltei.
O coma aqui ainda está ele só mudou o background pra fazer propaganda da evolução
No Brasil, imposto é roubo dos pobres; pra rico é, no máximo, um empréstimo compulsório que lhe será devidamente devolvido. Há Estado presente em serviços nos bairros ricos, onde tem saneamento, boa iluminação, ruas bem cuidadas, policiamento, etc... O imposto volta para atender ricos, não volta para atender os pobres. Não há Estado presente em serviços nas periferias, nos bairros miseráveis e pobres, sem saneamento, com ruas mal cuidadas, em áreas de risco de violência e polícia só comparece pra dar esculacho nos moradores; lá não há retorno de imposto.
Parabéns ao Pirula e parabéns ao Raphael. Espero que a discussão de idéias continue e se possível escale.
Pírula e com relação as ciencias humanas, to mantem o seu pensamento??
"Não há experiência histórica de paises que tenham conseguido desenvolver setores de alta tecnologia, por exemplo, sem o apoio do Estado. Como mostra o livro O Estado Empreendedor, da economista Mariana Mazzucato, o Vale do Silício resultou de enorme intervenção estatal. Toda a tecnologia do IPhone foi financiada por agências ligadas ao Departamento de Defesa dos EUA. Lá, o Estado também subsidia pesadamente setores-chave como a produção de carros elétricos e energia solar." Laura Carvalho
Não da de confiar em comentários editados...
Vdd
Não mesmo
PIRULA AUTOGRAFA MEU BEBÊ !!!
Massa demais, gosto muito do canal dos dois por conta de vocês abordarem os pontos e darem argumentos (OH!!!) relevantes - em vista que outros canais apenas falam "falou besteira" e não explica onde tá a besteira que foi falada.
Mas enfim, eu gostei muito de você ter tocado no ponto da transparência e bom, eu fico pensando num caso de por ex:
• beleza, é obrigado a investir dinheiro nisso? Ok então...
• da opções pra pessoa, fala que ela pode escolher pra qual projeto o dinheiro dela vai
• se a pessoa escolher, mantenha ela atualizada, via email, whatsapp, messenger, sei lá, de alguma maneira
• mostrar o andamento e a evolução do projeto
• aliás, serviria até como forma de entrar em contato e recrutar essa pessoa pra alguma pesquisa ou teste
• isso iria evocar um senso de contribuição com a sociedade!
• se a pessoa não quiser escolher, continua a mesma coisa como é hoje
Aí eu já acho que é um caminho (não é 100% estruturado, pelo amor de deus) bacana que vem na minha cabeça há um tempo. 🤜🏻🤛🏻
Se alguém tiver ideias melhores e quiser contribuir ou souber como fazer isso dar certo de alguma maneira, bora trocar ideia.
Valeu demais, ótimo vídeo, Pirula!
Pirula, obrigado por trazer conteúdo de qualidade extrema pra todos nós! #SENÃOTIVER45MINUTOSNÃOÉDOPIRULA
#SENAOTEMBARBANAOEPIRULA
#SENAOTEMOCHROMAKEYNAOEPIRULA
Mas nesse tem chroma
E tá torto
Dá pra ver claramente, tem até a parede de trás do crhoma no canto superior esquerdo
Pirula, fico feliz de ver tu e o Rafael tendo esse crosover, acho que são pessoas que contribuem muito com o conhecimento em competências bem distintas. Só queria destacar um erro quando vc fala que não existiria a demanda por microondas, pois a vontade de fazer o alimento com velocidade e praticidade é natural do ser humano, o que “não existiria” seria a oferta de microondas a um custo popular. E no final, quando vc cita as patentes, ela não cabe na ideologia anacap, daí não tem como o rafael aceitar.
30:07
E imagina se a gente não roubasse mais essas pessoas, que coisas maravilhosas essas pessoas poderiam criar.
Um exemplo bem rápido, imagina quanto cientistas teríamos se não fosse impraticável para uma pessoa, classe média, não to nem falando de classe baixa, importar bens tecnológicos??? IMAGINA!!!
De novo, você precisa de doses cavalares de liberdade na corrente sanguínea.
Cara, parabéns pelos vídeos (só vi a série sobre financiamento de pesquisa, no Brasil)! Acho que poucos canais no UA-cam tem o cuidado de pesquisar antes de dar opinião sobre certos temas.
Não concordei com tudo, mas você me ajudou a entender vários detalhes sobre o financiamento da ciência no país. 📈
pelas pessoas nao terem conhecimento. VC nnao acha q qquer cargo publico deveria ser exigido mais estudo?
os ministros BR recebem a verba de gabinete para isso: Contratar especialistas para porem em pratica os planos que eles teem mas não sabem como fazer. Por isso caras como o Tiririca não podem usar falta de ensino como desculpa. Ele recebe verba de gabinete para ter os especialistas necessarios para o que ele quiser. Os caras que usam mal.
Se o Tiririca fosse formado na área que os projetos dele são feitos, provavelmente saberia administrar melhor os especialistas, não?
Em teoria sim. O país em teoria seria melhor administrado por especialistas. Mas eu não creio nesta tese porque não é falta de escolariade o problema, mas sim malandragem, oportunismo e corrupção. Quanto mais especialista um homem maior o poder de ele ser corrupto também. Na pratica o tiririca é só um idiota na camara (tão burro que ganhando 30 mil deixa a mãe na fila do hospital publico... um imbecil total) e na pratica é o fato de o sistema ser fechado em si que favorece nada funcionar. o poder de fiscalização e punição deveria ser totalmente separado do Estado, como ocorre nas fiscalizações de empresas privadas.
Depende do cargo publico, por exemplo um auditor da receita federal precisa ter curso superior e passar por uma prova extremamente difícil. Não poderíamos afirmar que esse auditor seria um "incapaz" de exercer sua profissão
Não precisa de mais estudo, só precisa perder a estabilidade do emprego.
11:45 Então por que a gente deixam essas pessoas votarem em políticos que decidem onde vão os impostos? (Esse video é de milênios atrás kkkkkk)
O anarco-capitalismo e o comunismo são dois polos distintos, que se equivalem em fantasia e utopia.
Nao me convenceu a deixar de ser ancap
Só que o comunismo ja provou inuneras vezes que é imoral e um fracasso por si.
Ai vc vê que o cara nem sabe oq é utopia.
é o mesmo que dizer que existem quadrados redondos
@Canal do Feanor não é baseado em liberdade, é baseado na escassez
Eu não sei da onde o Pirula tira paciência pra fazer esses vídeos, especialmente se ele lê os comentários. Me parece que 90% das pessoas que comentam ou só leêm o título do vídeo ou assistem o vídeo avançando sem realmente ver, parando pra assistir por alguns segundos e daí comentam os pedaços que assistiram completamente sem contexto.
Essas são únicas explicações que fazem algum sentido... porque se as pessoas falam as asneiras que falam nos comentários depois de ter REALMENTE visto o vídeo, a humanidade tá ainda mais fodida do que eu pensei que estava.
eh porq ele só fala bosta, temq ter um saco do krl, p ouvir tanta bosta por 40 minutos p dps vir rspd
@@paulohenriquesoares7782 Com esses argumentos brilhantes, não tem como discutir... 🙄😒
@@cobrasys mano? ele se mata nos primeiros 11 minutos de video, soh ali, ele conseguiu expor a opinião dele, e conseguiu mostrar porq ela ta errada.
@@paulohenriquesoares7782 Eu continuo não vendo argumento nenhum, só a tua opinião a respeito da opinião dele, e ainda assim, tudo que você tá dizendo é que ela "tá errada". Teu direito ter uma opinião, mas discutir opinião sem argumento não funciona. Quer ver? Olha só: "eu acho que a TUA opinião tá errada e que você não entendeu nada do que o Pirula falou". Não tem como discutir isso de uma forma decente, porque não tem embasamento nenhum.
O que o Pirula aponta é: países que tem uma boa educação, não precisam estado para investir em ciência, por isso mesmo que a maioria das faculdades de tecnologia dos mesmos são privadas, como os EUA, Noruega, Finlândia.
Já países,enquanto "fracos", como o Brasil, precisam de uma "intervenção do estado", para que elas possam ter essa visão, até porque o estado lucra mais com subsídios privados, do que investindo do seu próprio bolso, como a Dinamarca que tem 48% de carga tributária.
Excelente vídeo ,Pirula. Muito bem apontado.
"Encaixa super-direitinho" - melhor jabá! estava com saudades!
vdd kkkk
Vc prefere que um burocrata decida o que deve ou não ser financiado?
Pois é: O título do vídeo deveria ser: Sim, o Gilberto Kassab deve orientar o financiamento da pesquisa e tecnologia.
Tem algo muito errado com o argumento do Pirula, não é anti ético comer carne pq animais não tem direitos, qualquer um que estuda 1 mês de libertarianismo sabe disse, sla, gosto de Pirula, mas ele errou muito nesse vídeo
Considerando o fato de que as universidades privadas praticamente não fazem NENHUMA pesquisa científica, resta se valer das faculdades públicas
No Brasil, né amigo? Apesar de lá fora as universidades receberem verbas governamentais, mas não sendo necessariamente o combustível das pesquisas destas instituições.
Mas é como o vídeo do rafael que vc deveria ter visto. Como que concorre com as públicas, que conseguem de graça? Essa comparação não é justa.
Não interessa o que nós achamos sobre a barba, sempre faça o que a senhora sua esposa diz para você fazer. Ela manda.
Papo de corno da porra...
Lucas p kkkkkkkk. Não. Eu acho que não tem nada de errado ouvir a patroa algumas vezes.
Caia nessa de ficar "ouvindo a patroa" que tu vai virar o cachorrinho dela até levar um pé na bunda kkkkkkkkkk abre o olho rapaz
Lucas p kkkkkk
Então vc está dizendo que se não fosse a corrida espacial não teríamos microondas hj? Isso é futurologia.
Não tem como vc provar que não teríamos.
Poderia só levar um tempo a mais pra ser inventado.
O mesmo vale pra descoberta das microondas...
"A civilização é bastante dependente de Ciência e Tecnologia, no qual a maioria das pessoas não entendem de ciência e Tecnologia. Essa é uma receita para um desastre."
- Carl Sagan
Acho que o canal que melhor contrapõe o canal Idéias Radicais é o Saia da Matrix, até pq o Humberto se deu ao trabalho de fazer uma boa pesquisa a respeito da escola austríaca e do anarcocapitalismo antes de fazer os vídeos resposta dele ao canal Idéias Radicais, notadamente o vídeo resposta justo sobre a questão de o imposto ser roubo ou não. Recomendo a quem porventura esteja lendo esse comentário aqui o vídeo: IMPOSTO É ROUBO? (Matrix 82)
vlw ae
Mas esse vídeo é o pior dele kkkkkkkkkkkk
O cara altera a definição das palavras e diz que o Ancap é impossível, sendo que praticamente todas as definições deles estão erradas, se ele quisesse refutar o ancap ele pegava as definições DOS ANCAPS e os refutava com os termos
Provavelmente o que você viu nele foi o viés marxista, não os argumentos
Ele leu anarcocapitalismo?? Nem fodendo kkkkkkk, esse é o pior video dele, e depois das criticas falou que o pessoal caiu em bait kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Parei nos 11 min, ele já deu a própria resposta mano.. ???????????????? As pessoas n tem escolaridade e tals, e q se dxar o dinheiro delas nas maos delas, elas n vao reconher a importancia de pesquisas e mais uma serie de coisas q elas consomem mas nao percebem. Blz, agr vem cá.. Porq elas sao pobres??????? Porq elas n tem uma escolaridade boa????? Estado. Acabou. E se tu acha q temq ter pesquisa disso e daquilo, vc convença as pessoas disso, vc pega as pessoas q vc diz q estão desinformadas, e explique p elas o porq daquilo ser bom p elas, e porq ela deve te dar dinheiro p fzr tal coisa, e numa sociedade ancap q seria mto mais rica, tu n precisa de tanta gente assim p levantar uma grana p pesquisas e essas coisas.
Caralho , to sentindo a mesma sensação quando vi o super-man com o BICOTE retirado com CGI , nao bastava o chroma agora CGI sem BICOTE
Pirula, na linha de raciocínio que o Rafael segue, no mercado popular, os preços definem a hierarquia de prioridades. Do básico e extremamente necessário ao mais supérfluo e não tão necessário,coisas que seriam como luxo.Sempre respeitando a lei de oferta e demanda.
Ex: Qual o impacto do fim da produção de tinta no mundo comparado com o fim das pirâmides do Egito?
No valor objetivo estamos comparando o valor de toda a tinta no mundo com as piramides. E no valor subjetivo, pessoas podem morrer por faltar um documento em um hospital, na falha de comunicação, na falta de placas de sinalização, perder tudo que tem e etc,isso na falta de um item tão banal como tinta. Por maior impacto do fim da piramide do Egito, culturalmente, sentimentalmente, cientificamente, e por não poder ser reposta, ainda é incomparável com o fim temporário de tinta. Dai eu te pergunto, qual é o valor de uma vida? Quanto mais o estado se mete a alocar recursos retirado de pessoas, maior a responsabilidade dele. E ele não prioriza tanto seu bem estar quanto você mesmo. As pessoas gerindo seu próprio dinheiro, teriam em teoria, melhores condições de suprir suas necessidades básicas, e após isso, empreender, enriquecer e gerar demanda e oferta de coisas não tão básicas. Como os milionários Galton, Newton, Darwin, Maxwell, e tantos outros que você citou e depois disse que não conseguiria imaginar alguém fazendo isso por conta própria.
Cara, lembra da tecnologia mais revolucionaria dos últimos seculos, o COMPUTADOR PESSOAL. Por mais que estados tenham se empenhado na tecnologia de base, quem viabilizou e popularizou foram indivíduos. Que pegaram praticamente a roda e inventaram o carro. E empresas fazem sim pesquisas pensando a longo prazo, as automobilísticas são um exemplo.
Não é ético ir dinheiro para pesquisa de novos combustíveis, do imposto de pessoas que não conseguem nem comprar um carro, muitas vezes justamente por causa da carga tributária em cima do produto e do serviço. Se essas pessoas tivessem carros, a demanda por combustíveis mais eficientes aumentaria muito mais, e em um mercado desregulado, alguns empreendedores iriam tentar atender essa demanda, sem gastar dinheiro público e com muito mais qualidade. Pois esses estariam respondendo diretamente ao público e concorrendo entre si. Diferente do estado. O estado basicamente dificulta as coisas para se fazer necessário. No fim, de tão condicionados que estamos nesse sistema, temos dificuldade para enxergar de outra perspectiva. O anarco capitalismo está para nós como a quinta dimensão está para os cientistas.
Na Noruega temos o estado tirando bastante do dinheiro mensal das pessoas, e ainda assim oferecendo saúde de qualidade, e quase nenhuma vida(incalculável em valor) está sendo perdida.
Depender de que surja um maxwell rico interessado pra pesquisar coisas consideradas inúteis vai atrasar bastante o desenvolvimento científico, pois é muito mais raro que apareça um interessado rico do que um interessado qualquer. Questão estatística de ter menos ricos do que pessoas quaisquer.
Ainda assim a carga tributaria da Noruega é MUITO menos que o Brasil, e o mesmo estado tem bem menos empecilhos figurando entre um dos países mais livres do mundo.
pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_carga_tribut%C3%A1ria
E é disso que estou falando, é como uma escala, quanto -menos o estado interfere na vida da população- e
-menor é o imposto-, maior as CHANCES do pais ter uma qualidade de vida melhor. Isso é conferível no índice de IDH e Liberdade Econômica.
Ranking IDH
pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_%C3%8Dndice_de_Desenvolvimento_Humano
Ranking Liberdade Econômica
pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndice_de_Liberdade_Econ%C3%B4mica
Tambem estou colocando um link que mostra que o Brasil investe mais que países ricos em educação e isso não se reverte em resultados positivos.
www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/09/140908_relatorio_educacao_lab
pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndice_de_educa%C3%A7%C3%A3o
Investimento não é a solução, em um estado gigante como o nosso, começa por adm. , colocar mais dinheiro num estado como o nosso é como jogar mais peso em um barco furado.
Eu usei ele de exemplo pra falar que isso acontece sim.
E depende o que você considera atrasar o desenvolvimento cientifico. Eu Usei uma linha de raciocínio baseada em prioridades, quando o mundo resolver primeiro as demandas mais básicas, dai partiria para coisas mais "superfulas".
Em um mundo mais rico, que a tecnologia e o sistema tivessem dado conta de resolver os problemas mais básico. Haveriam muito mais Maxwell´s.
Usando um cliche, que vale a pena pensar, O que é mais urgente, descobrir como produzir comida barata e abundante, ou o mistério das matérias escuras? Mesmo assim isso não seria abandonado pois haveriam Elon Musks com interesse nisso. Com menos investimento estatal apenas, e correndo atrás de desenvolver um modelo de sucesso sem nenhum investimento publico.
Essa é a linha de raciocínio de um libertário.
A linha de raciocinio que usei explica isso sim, eu respondi o amigo antes de você, e meio que responde esse seu questionamento. A arrecadação no Brasil já é muito alta, esse também não é o problema, e sim adm., e querer colocar mais dinheiro na mão de politicos, é a mesma coisa de querer colocar mais peso em um barco furado. É impossível um pais do tamanho do nosso ser bem ADM. é muito dinheiro, muitas questões centralizadas na mão de "poucas" pessoas (olha que o Brasil é um estado inchadíssimo, com ministérios e secretarias pra quase todos os assuntos), pessoas terceiras que nem te conhecem, que não conhece suas necessidades e realidade, menos interessadas no seu bem estar do que você mesmo. E o problema não é corrupção, ela é um sintoma, um sintoma desse sistema, esse sim o real problema.
O fato é que dois fatores somados colaboram pra um melhor IDH e resultados na Educação e Ciencia, alias no resultado positivo de quase tudo: -Menor intervenção estatal e -Maior Liberdade econômica.
Paises com um sistema tradicionalmente assim, são os que mais desenvolvem ciência. É só lembrar dos EUA e Japão. Cientistas de outros países, inclusive Alemanha e Suíça foram parar lá.
Bom, se tiver paciência de ler as outras respostas, eu postei links e outros argumento.
Pirula barbeado! Que gatoooo!!! Fica sempre assim, plis!!!!!
Péssima escolha de título para o vídeo. O estado nem ngm DEVE fazer nada! Sempre admirei a ponderação desse canal, sempre usando argumentos. Mas o título foi agressivo e autoritário, não é uma verdade absoluta... Começou mal na parte do título nessa nova fase...
Alguns assuntos não possuem contestação pela justa observação da realidade, se alguém diz que o fogo queima, você poderia até tentar achar algum argumento contrario, porem não deixaria de ser verdade que o fogo realmente queima.
ai tu força a barra né xD
Tenho fortes tendências AnCap e vou tentar responder conforme assisto o vídeo.
1. O quarto ficou muito bom, parabéns!
2. A " bola" que vc levantou foi (como vc disse) , sobre o financiamento de pesquisa de base e pesquisas inúteis, e o vídeo do Rafael é sobre financiamento de pesquisas em geral, ou seja, mais abrangente doque o seu vídeo, engloba as pesquisas das quais o seu vídeo fala, e todas as outras.
3. Acredito que seja possível viver sem imposto, ou seja, sem pagamentos obrigatórios/impostos, mas não há como provar pois nunca foi tentado, por isso existem duas vertentes pro Anarcocapitalismo, o aforismo (pra agora), e o gradualismo (Autoesplicativo também), eu sou gradualista, nao porque eu pense que alguns serviços precisão ser públicos, mas porque o aforismo não consegue mudar as pessoas de uma hora pra outra, mas o gradualismo consegue se fazer consistente na medida que consegue se por a prova.
4. Tem muitas coisas que não escolhemos, mas nem sempre isso está certo. Eu não posso escolher ser um leão, isso não está dentro das minhas possibilidades, eu tenho que aceitar, mas outra pessoa ou o governo também nao deeria poder me obrigar a dividir o resultado da minha caça, do meu trabalho.
5. É compreensível que você não queira estudar e nao tenha interesse sobre economia, o problema é que o seu vídeo fica semelhante ao de um terraplanista ou um defensor da homeopatia, que não se interessa por ciência, o cara tem as crenças dele, mas quando vai debater os fundamentos das crenças dele, não é um assunto do interesse dele.
6. Se as pessoas não têm condições/capacidade de entender as melhorias que vc pretende trazer pra sociedade, o setor da sociedade que trará essas melhorias falhou na divulgação, ou as melhorias não trazem incentivo suficiente. Obs.:a divulgação científica deveria preceder o investimento. Ex.: Estamos criando um museu pra armazenar quadros com valor histórico , Pessoas que veem valor nisso podem ajudar. No caso do Butantã , o estado foi evidentemente ineficiente na função esperada.
7. Pessoas que não acreditam no imediatismo (me incluo) deveriam mostrar, divulgar os benefícios do planejamento a longo prazo, e a partir disso, as pessoas poderiam escolher oque pagar.
8. O estdo da nossa evolução é importante, os benefícios da preservação das estátuas de Palmira (é assim que fala?), Pode nos ajudar no futuro a entender algo do presente.
8. Numa perspectiva gradualista, acredito que patrimônio histórico e biológico nao deva estar entre os primeiros setores a serem privatizados, pois precisa ser popularizado, pra que as pessoas tomem conhecimento do valor antes de medir o preço.
9. Entender o mundo é uma utilidade, pessoas veem valor nisso, seria muito útil podermos escolher quem vamos financiar pra fazer isso. Antes da existência do forno microondas não existia demanda pelo forno microondas, mas existia demanda por conhecer o mundo, pessoas pagariam por isso, e o caminho percorrido seria praticamente o mesmo, inclusive talvez pela guerra, se tivesse pessoas suficiente querendo guerra, oque me faz pensar que, essa condição diminui as chances de ter guerra, pois o custo da guerra é muito maior pra população doque pros governantes.
10. Entre o atualizamos e o agorismo eu vejo o gradualismo, e entre os tres, o único que pode ser comparado com evolução é o gradualismo. Veja, eu não disse que é o único que traz evolução, o atualismo, repete oque já foi feito, o agorismo faz oque deve ser feito imediatamente, e o gradualismo estuda quais mudanças oferecem menor risco e evolui gradualmente.
11. Se nenhuma empresa e nenhuma pessoa fosse capaz de financiar um objetivo que é de interesse de todos a longo prazo, e que não se pode colher os frutos de imediato, pessoas que enxergam a longo prazo podem se unir voluntariamente (importante que seja voluntário) pra compor capital necessário.
12. Por fim, se a pessoa não fosse convencida sobre o valor da divulgação científica,(diferente da cobrança de impostos)não deveria ser pago, em última instância , a pessoa que não pagou iria sentir as consequências de não ter pago, teria a chance de rever sua posição.
13. Claro que existem coisas que fazemos que apenas gerações futuras colherão os resultados, e isso serve de justificativa pra muita gente que prefere não investir, já que não vai colher, a minha sugestão de remédio, é que fosse dado um voucher pro investidor proporcional em percentual em relação ao investimento total, que lhe desse direito a colher/comercializar resultados, o pesquisador investiu seu tempo, por isso deveria poderia ganhar um voucher também ou ser remunerado pelos investidores ou os dois, assim um cara que só quer comprar uma caixa de ovos pra fritar pro mês inteiro, e é isso que ele vai ter pra comer, não será obrigado a pagar parte da pesquisa, ele pode escolher comprar somente sua comida, até que tenha dinheiro pra escolher outras coisas.
14. To ate agora pensando se o pirula foi tirar a cama do lugar e achou o mac3. Kkkkk
Imposto é roubo,mas vamos questionar tudo, um abraço flws
Marco primeiro , eu discordo. Ciência tem retorno financeiro. Acredito que pareça nao ter retorno financeiro, quando é planejada e financiada pelo governo, mas ela não depende da existência de governos. Pessoas sempre vao buscar meios de fazer melhor, aquilo que de alguma forma já fazem. Iimaginando que nao houvesse retorno financeiro, e que o unico beneficio fosse a evolução do país, no longo prazo, as pessoas mais ricas, cuja preocupação tem que estar no longo prazo, pq suas necessidades imediatas estão todas supridas, poderiam sim investir em pesquisa científica. Agora seja qual for o investimento, se for absurdo,só um governo mesmo que é capaz de fazer, não ser feito é uma escolha muito coerente pra qualquer coisa w qr seja absurda.
Se pessoas do governo conseguem concluir que vale à pena investir em pesquisa, pessoas poderiam se reunir voluntariamente pra fazer a mesma coisa, e outras pessoas poderiam se reunir voluntariamente pra formar institutos de pesquisa. Eu por exemplo sou motorista Uber e gostaria de ter voucher pra exploração de combustíveis, e poderia investir se isso não fosse uma obrigação do governo com os impostos que eu já pago, mas nenhum real para este fim seria cobrado de um cara que está com o dinheiro contado pra comprar o gás pra cozinhar.
Humano Medio o vídeo não é sobre economia. Esse trecho do comentário não tem lógica.
Marco, vc acredita que pesquisa científica seja necessária? Vc acredita que pessoas que desenvolvem pesquisa merecem receber salários por isso? E acredita que isso trará resultados pra sociedade? Eu tbm acredito, então a continuidade desse trabalho é um produto que poderia ser vendido. Agora sendo mais específico e objetivo, vamos usar um exemplo prático. Existe (ou pelo menos há algum tempo existiu) o interesse na exploração energética do plutônio, pessoas interessadas em explorar esse material poderiam se unir em contratos e financiar os estudos necessários, e firmar no objetivo do contrato a divisão dos resultados. Pode ser que em algum momento pesquisa de prejuízo, mas isso faz parte do risco de qualquer negócio, pergunte pra qualquer vendedor de eletrônicos , se ele nunca teve que vender algum produto abaixo do custo pra desencalhar, isso não significa ir a falência, mas se o cara financiar só decisões ruins, sim aí ele pode falir, mas isso não vale só pra pesquisa , decisões ruins levam a falência em qualquer segmento.
Humano Medio também não acho que seja assim. Acho que a pesquisa de base só se sustentaria com doações e mesmo assim é complicado.
Fala Pirula! primeiro parabéns pelo vídeo construtivo, é sempre bom quando as pessoas nos fazem pensar. Queria deixar um questionamento aqui: +- aos 30 minutos você disse que o estado percebeu que financiando pesquisadores curiosos por coisas a principio inúteis eventualmente se tem grandes retornos e portanto criou-se uma estrutura estatal para desenvolvimento cientifico. Penso que no livre mercado, eventualmente, algum empreendedor perceberia o mesmo, decorrente de eventos aleatórios, assim como o estado e proporia por fim uma solução para o aparente pouco interesse de algumas pesquisas porem sem ferir a ética libertaria. Estou errado? Mais uma coisa, estamos próximos de poder contruir modelos matemáticos (digitais) para isolar as variáveis e testar na pratica duas organizações sociais diferentes baseado em IA e métodos auto organizados.(muito empolgante!!)
Um exemplo legal é essa tal de World Wide Web (www pros mais íntimos). Foi inventada no CERN, aquele lugar que os físicos ficam jogando bolinha de gude com coisas que ninguém consegue ver (as tais partículas fundamentais...)
home.cern/topics/birth-web
Ce ficou lindo pirula, fica assim irmão
Quê isso, voltamos no tempo? Ah não, Pirula só tirou a barba kkkkkkkk
Em resumo :
"o estado rouba mas faz" ou
"vou lhe roubar para seu próprio bem"
Existe a opção de vc ir morar na floresta amazonica. la ninguem paga imposto.
Valério Valério também existe a possibilidade de eu questionar a legitimidade da carga tributária e do uso que se faz do MEU dinheiro
Valério Valério ninguém paga impostos voluntariamente, impostos lhe são tirados. Pesquise quem gostaria de pagar ao estado voluntariamente e vc vai ver que a Amazônia é aqui.
Valério Valério você falar isso é tão espantalho quanto eu chegar pra você e falar pra você morar na Coreia do Norte porque lá tem Estado pra CARALHO. Cara, aprenda a argumentar ao invés de usar ad hominem.
E ai Pirula,
Um ótimo video, meus parabéns pela grande abordagem analítica sobre como algumas coisas se relacionam com o anarco capitalismo, sem generalizar tudo e de cara falar que a coisa é utópica, e sim analisando os fatos e refletindo sobre, é por isso que eu comecei a olhar teus videos e por isso que vou continuar olhando e tenho orgulho de indicar para outras pessoas.
O simples fato de tu admitir que imposto é roubo, nossa como seria bom se tivesse mais pessoas com a coerência e humildade para entender, mesmo que não concorde, ou que tem outra visão sobre. Quando falamos que imposto é roubo, não queremos que as pessoas concordem com a visão anarco capitalista, apenas que entendam que é um erro, agora se isso é necessário ou não, é outra conversa.
E sobre a estética, te acompanho por muito tempo, pra mais de 5 anos se bobear e defendo com unhas e dentes o que tu aborda sobre o conteúdo ser mais importante que a estética, mas é inegável que a tua aparência nesse vídeo faz com que acabe se tornando mais apresentável e melhor visto por outras pessoas, não gerando um preconceito logo de cara dificultando que tu passe a mensagem. Sugiro que quando tu for se apresentar em meios de comunicação que não te conhecem que tu pense e cuidar da estética, vai conseguir trazer mais pessoas para o lado negro da força. hehehe
Grande abraço de um seguidor de longa data.
Não me leve a mal pirulla mas eu acho muito imbecil um cientista que não quer saber de economia Porque caso você não saiba ciência se faz com dinheiro e dinheiro não dá em árvore
A questão maior é justamente a concepção do que é dinheiro
Guru Xara um meio de troca, so isso. Nao entendi o que tem de tao grande nessa questao
Exato não vejo por que um cientista deveria se preocupar com um simples meio de troca
Sim, eu concordo. Só discordo quando vêm de ancaps, porque a maioria mal lê os outros economistas e ficam presos à Escola Austríaca (que é considerada excêntrica pela maioria dos economistas) e criam espantalhos dos outros economistas (especialmente o Marx e o Keynes)
¡Qué desgracia! Solo pude entender un comentario, el de Mauricio. Bueno. Que sigan bien. Un abrazo...
Perfeito! O pessoal da matemática sabe muito bem disso! Se não fosse os estudos "inúteis" em Teoria dos números há séculos, não teríamos criptografia e ngm teria segurança na Internet
Você paga pelo estado do qual usufrui, o estado não toma o seu dinheiro não, até porque a própria moeda só existe por um dos serviços desse mesmo estado, se você negocia qualquer coisa dentro do establishment você está automaticamente consentindo com o 'contrato social' e com as regulações que vem com ele, você paga porque concordou em pagar, não é compulsivo.
Bernardonogmo kkkkkkkkk contrato social
Kkkkkkkkkk concordou em pagar
Nao toma nao amiguinho. Vc nao trabalha cinco meses por ano com o estado tomando seu dinheiro nao kkkkk
Nossa, como você é inteligente! Que inveja dessa capacidade de análise perspicaz, sou uma piada mesmo.
Ué, mas seu eu n quiser participar, ficar na minha casa comprando coisas sem imposto e sem usar serviços públicos eu posso?
Se você não quiser participar você não pode ocupar o território nacional, só de estar nesse território você já está usufruindo do estado, portanto participando.
Eu nunca pensei que esse dia chegaria, realmente, o moto clube pegou o Pirula e tem outro no lugar dele kkk
adendo: as pessoas no geral não entendem a importância das ciências no geral, porém ao menos as empresas entendem a importância das ciências aplicadas e, então, investiriam nelas; e as próprias ciências aplicáveis investiriam em ciências de base (repassando os custos) por estas sim reconhecerem sua importância, e assim o mercado garantiria algum investimento ainda melhor em ciências de base.
A fodasekkk não sei se essa lógica é válida, não dá para depender só do mercado para investimento em pesquisa e ciência, isso além de ser completamente inviável , acho q nenhum país do mundo faz isso, ainda que fosse palatável qual o interesse real de uma empresa em investir em uma pesquisa sobre a área do pirula, por exemplo, sem falar em áreas de conhecimentos humanos como história, filosofia,etc, que não estão necessariamente atreladas a produção? o conhecimento deve servir a sociedade como um todo não ao mercado,
@@carlossantana4430
Um investimento do mercado sempre melhor custo-benefício em si, embora não necessariamente benefício. Ou seja, o mesmo investimento atual seria melhor aproveitado no mercado (um exemplo são os professores universitário nunca demitidos nas universidades públicas mesmo sendo carrascos ou vadios).
Sobre a questão de país no mundo, não sei suficiente mas aparentemente isso já é feito, no caso em parcerias privado-estatais. O Pedro Loos do Ciência Todo Dia disse no Flow Podcast que o maior investimento em ciência é do setor privado disparadamente, por exemplo. Mas de fato não sei o suficiente.
A questão é que, no mercado, se tem demanda terá oferta (princípio econômico); logo, se as ciências aplicadas reconhecem a importância das de base (assim demandando-as), assim será investido.
E ainda sobre este princípio, no caso das humanas, a questão é que, se não tiver investimento privado então é porque não tem demanda (pois o mercado é o simples reflexo das demandas locais); portanto não é bom você fazer as pessoas investirem forçadamente no que não querem.
Mas, por exemplo, a galera de humanas em si pode demandar isso; assim como tem quem as estude apenas por prazer, podendo assim ter apoio destes (como canais no YT de humanas, que ganham com anúncios e membros).
Mas de fato é complicado, e defendo isto mesmo apoiando e sendo entusiasta de completamente todos os tipos de conhecimento e sabendo que alguns podem-se perder no mercado. Por isso a importância da divulgação científica.
Sobre o conhecimento servir ao mercado, pelo principio citado por mim acima, o servir ao mercado é servir à sociedade, pois o mercado tem lucro servindo à sociedade. Afinal ofertar o que demanda-se melhor que o concorrente é o que dá lucro.
@@asetygw34ertkj3 Man, não acho que o maior investimento em pesquisa do mundo seja privado, não tenho os dados, mas até nos EUA c aquelas anuidades absurdas o Estado gasta MT c pesquisa e ciência lá, até pro exército mesmo, não acho que necessariamente oq é bom pro mercado vá ser bom p sociedade em geral mesmo, por exemplo, qual o intuito de uma empresa de petróleo ( que provavelmente tem MT mais poderia econômico que qualquer outra empresa no setor de energia) em investir em fontes de energia alternativas? E tipo assim, vc tem um exemplo muito bom aqui no Brasil, se não me engano 90% da pesquisa brasileira é feita nas universidades públicas, simplesmente pq as universidades privadas não tem interesse nenhum em desenvolver pesquisa, pq o custo é elevado e o retorno é completamente incerto, sem falar em áreas como eu disse, de pesquisa básica , onde vc provavelmente não vai ter nenhum retorno naquilo , mas não quer dizer q isso não tenha uma importância para sociedade, eu tenho certeza certeza e acho q vc concorda q a antropologia, paleontologia, história e etc são extremamente importantes para humanidade, mas acho q elas basicamente não geram lucro nenhum para "o mercado", também não acho q a gente deva contar c a benevolência de terceiros p poder investir em pesquisa, Coreia do Sul, Cingapura, China, só se desenvolveram c um investimento estatal pesado em educação, não dá para pensar que aqui seria diferente, óbvio que existem problemas nas universidades públicas, mas como eu disse eu acho q a extinção delas e a ocupação do setor pelo mercado vai fazer que oq o Brasil só aumente o número de máquinas de venda de diploma que é oq já são as unis privadas aqui, ao menos em sua grande maioria absoluta.
E aqui até às universidades privadas recebem dinheiro estatal,afinal ProUni é oq?kkkk
@@carlossantana4430 realmente não sei sobre isso, só repassei o que o Pedro disse mas aleatoriamente, sem usar como argumento ou algo assim (até porque não fui atrás). Mas provavelmente ele estava referindo às ciências aplicadas (tecnologias em especial).
A questão do mercado beneficiar a sociedade, é que de fato uma única empresa não o fara. O que beneficia a sociedade é a concorrência entre as empresas, pois para conseguir-se lucro é necessário oferecer um produto ou serviço melhor (em questão de qualidade, preço e outras variáveis específicas, como atendimento ou marketing por exemplo) do que os concorrentes, afinal é assim que você fará os clientes escolherem a ti e não a eles. Então, no caso, as próprias empresas alternativas em si vão investir em outras fontes (afinal a petrolíferas já tem seu ganha-pão; mas ainda assim estas podem investir em alternativas para saírem na frente em quesito de inovação, etc.).
-- Importante: portanto não estou contando com bondade de empresários ou algo assim, mas sim pelo objetivo de lucrar.
O problema de ciências básicas não gerarem lucro e portanto não terem investimentos é justamente porque as pessoas não sabem da importância destas, logo elas não demandam. Se não tem demanda, então não dará lucro ofertar. Novamente, é por isso que deve-se atentar à divulgação científica, pois te garanto que se as pessoas souberem da importância das ciências de base e, portanto, demandarem, então o mercado necessariamente ofertará (pois será isto que dará lucro; lei da oferta e demanda).
-- Importante: então justamente por isso que o investimento estatal sem as pessoas saberem de nada é só varrer para baixo do tapete, pois as pessoas não demandam isso e portanto não estarão satisfeitas com tal foco (por exemplo, os cortes de investimentos em educação que acontecem no Brasil sempre).
Sobre o investimento incerto em pesquisa de base, no mínimo demanda-se novas tecnologias e, por isso, as empresas a ofertarão. Porém, sabe-se que as ciências de base são *a base* das aplicadas, portanto têm-se uma demanda no mínimo das empresas para este investimento (mesmo que não da população em si). Então, supondo que o Estado deixasse de bancar pesquisa, este vão teria de necessariamente ser preenchido para o progresso das tecnologias (teria demanda), e assim me induz que muito provavelmente as empresas quem investiriam nas Universidades para pesquisa (e isto melhoraria muitas coisas nas próprias públicas federias mesmo sendo tão boas, mas é uma outra discussão um pouco mais pesada).
-- adendo: o que o Hide defendeu no vídeo e eu também no caso, não é que o Estado simplesmente deve deixar de financiar pesquisa, mas sim que ele não deveria financiar absolutamente nada porque não deveria existir. Mas, no meu caso, entre financiar pesquisa ou qualquer outra coisa enquanto não deixa de existir, prefiro pesquisa. Na verdade, não tenho problema eu em financiar pesquisa com o imposto que pago, eu faria isso voluntariamente.
Sobre depender de terceiros para investimento, a ideia é quem apoia investir voluntariamente (como contribuições espontâneas do que puder), e em especial mostrar para o mercado que tem demanda para isto (papel da divulgação científica). Se a pesquisa depender de ralar para obter investimentos, isto incentiva a criatividade do mercado (dos próprios pesquisadores no caso), de obterem investimentos de algum modo, em especial a divulgação científica.
Sobre máquinas de vender diploma, isso realmente é um problema. Mas o melhor jeito de resolver isso definitivamente é também "divulgação científica" de outro modo. A questão é o consumidor aprender a usar o poder que tem (de demandar), assim exigindo, por exemplo, currículo dos profissionais que a servem. Por exemplo, assim teria-se demanda para diplomas não-comprados. Na verdade já ocorre isto: as empresas preferem funcionários de faculdades públicas ou das particulares mas boas e excelentes e não que vendam diploma, pois assim não têm prejuízo com um serviço mal feito de seus funcionários. Só existe venda de diplomas porque as pessoas acham que isto garante algum trabalho. Cabe apenas às empresas mostrarem que não tem interesse nisso, e assim cabe ao consumidor mostrar descontamento com os serviços porcos de quem compra diploma; pois a empresa necessita dessa reputação e da aprovação de seus consumidores.
-- Veja, geralmente são obras públicas que geram problemas; isto porque estas não tem que zelar pela concorrência (elas receberão seu dinheiro do Estado independentemente dos resultados, logo não tem incentivo à melhoras). A empresa estatal não está preocupada em zelar por um serviço impecável, já a privada sim e exatamente por isso prefere formados em federais de excelência.
Portanto, uma simples seleção natural ocorrerá no mercado em si para estes que compram diploma. Isto não se sustenta no setor privado.
Mas por fim, o que realmente importa para tudo isto é o desemburrecimento das pessoas (não no sentido pejorativo), pois o contrário será varrer para debaixo do tapete (como expliquei antes, os cortes em pesquisa aqui).
Vlw Pirula pela divulgação da ideia anarcocapitalista, queremos pessoas que critiquem esse sistema... alguns de nós não são fanáticos.
ShadowDreamer Sao so Büro mesmo
Me mostre uma forma dos blocos corporativos internacionais não tomarem o lugar dos Estados e talvez eu acredite em anarcocapitalismo.
Paulo Sergio Ribeiro "O preço da liberdade é a eterna vigilância"
R MB Isso foi muito... bíblico. Está sugerindo usar o poder das "Igrejas" contra o corporativismo? Já vou avisando que se a Igreja ganha, a gente volta para a Idade Média. Embora pelos comentários acho que nunca saímos dela.
Explique "tomar o lugar dos Estados" se for do jeito que estou pensando o problema ainda são os Estados.
Foi o estado que fez sua barba e sobrancelha também?
Muito interessante o vídeo, Pirulla.
Eu gostaria de saber sua opinião sobre o decreto de regulamentação sobre a lei da inovação que foi lançado a uns 2 meses.
Você tem opinião a respeito!?
Excelente vídeo. Muito lúcido como sempre. Parabéns Pirula bonitão.
É impressão minha ou, diferente do vídeo dos adventistas, o Pirula ficou bem sem barba? :o
Imposto é roubo e escravidão. Porque vc é obrigado a trabalhar ainda mais para compensar o que o estado lhe tirou. ou dito de outra forma, vc executa um trabalho obrigatório e gratuito para o estado.
Desculpe Pirula mas acho que alguns de seus argumentos não foram direcionados pro tema proposto no título do seu vídeo.
Antes de nos perguntarmos se o estado deve financiar pesquisa científica devemos nos perguntar se ele seria o melhor gestor para isso...
Veja bem, você mesmo disse que obras foram perdidas e quem as destruiu foi um governo ou outro. Rios e ecossistemas já foram de alguma forma danificados por influência do estado também. E empresas e instituições privadas financiam sim pessoas que não têm condições financeiras mas que demonstram possuir talento e que possam trazer retorno para tais instituições.
Marco primeiro desculpe amigo mas acho que esse seu argumento é baseado em presuncões, pesquise sobre a Samsung, IBM, Motorola, Ambev, P&D, até o próprio Google e Facebook, estas empresas não ficaram paradas no tempo justamente por investir em inovação, e isso só acontece quando elas vão em rumo ao desconhecido e arriscam num produto ou serviço que ninguém fez ou simplesmente pra adquirirem informação que ninguém tem.
Totalmente achismo essa questão de que mercado não financia ciência.
Vcs acham que a demanda de investimento em ciência pelo estado surge daonde, da mente dos nobres deputados, vcs acham que o estado atende todas as requisições de verba de cientista pq eles somente são cientistas, gente culta e evoluida? pfvr ne.
As demandas que o estado atende, são demandas da sociedade, se não fosse atendida pelo estado seria atendida por outras entidades.Pq a demanda independe do ofertante.
Samsung, IBM, Motorola, Google e Facebook são todas empresas baseadas em tecnologias provenientes de pesquisas em universidades bancadas pelo seus respectivos estados...
Obviamente google, Apple e outras empresas investem em pesquisa. Mas o Marco citou um componente especifico da ciência, as pesquisas de base. Essas pesquisas tem pouco investimento privado.
Quando já há algo descoberto é que chega as empresas e investem grana naquilo que é mais provável que dê lucro.
🤓 Bom vídeo, gosto mto dos dois canais