Oi Isolina. na sua família tem mais registros informais como os do vídeo? por mais que as obras de estúdio dele sejam maravilhosa, a maneira como ele tocou Odeon, nesse dia do tico tico no fubá, me deixou de boca aberta
Marcos kaiser! Parabéns, eu tive o privilégio de apertar a mão do Rafael Rabelo, um certa vez, no teatro Carlos Gomes, levado pelo grande Dino 7 cordas, era impossível assistir o Rafael tocar, sem ficar com um nó na garganta. Uma certa vez, em 1988, fui assisti-lo no centro cultural em botafogo, levei um amigo meu violonista, que não o conhecia, naquele dia eu falei, esse gênio ficará pouco tempo entre nós..... E infelizmente, 07 anos depois ele partia.....eu chorei muito, e quando lembro, ainda choro.
O melhor do Raphael era a simplicidade dele. Aquela coisa do cara genial, que não precisa provar nada pra ninguém. Um gentleman. É o melhor dele era aquela gargalhada e olhar expressivo quando terminava uma música. Ele não inibia ninguém com seu violão e as pessoas que tocavam minimamente um violão até arriscavam tocar perto dele. Um grande homem. Um grande cidadão. Um grande músico. Um gênio.
Raphael tem toda uma história. Uma família de músicos. Começou a tocar criança. Isso é um padrão dos gênios. Baden foi assim. Mozart foi assim. Bach. E hoje temos aí Andréa Gonzalez Cabalero, Celil Refik Kaia, o próprio Yamandu. O berço certo aliado ao incentivo precoce e claro, a disciplina pessoal de cada um. É um conjunto de coisas.
Gracias Marcos por compartir. Hace poco descubri la musica de Rafael después de ver a Yamandu. Naci en Chile pero siempre he tenido mucha admiracion por la musica brasilera. Un abrazo
Olá, conheci Rafael Rabelo depois de show em Brasília. Fomos eu o Alencar 7 cordas e um menino chamado Hamilton de Holanda, filho do meu grande amigo Américo. Ele estava sentado no camarim e se levantou para cumprimentar o Alencar 7 cordas que ele já conhecia. Foi muito emocionante. Hoje o Alencar já se despediu da gente e minha única testemunha é o Hamilton de Holanda. um abraço, e parabéns pelos vídeos que faz com tanto amor.
Boa tarde marcos, você e um excepcional violonista, um ser humano maravilhoso, guando falamos de Rafael Rabelo para mim ele foi um gênio no seu estilo, o Brasil um seleiro de violonista, paco aplaudiu Rafael Rabelo, agradecemos a todos os violonista brasileiros que sempre nos deu orgulho, parabéns marcos você falou tudo sobre o gênio Rafael Rabelo.👍
Tive o prazer de todos os dias conversarmos juntos. No bar onde eu trabalhava. Todas as tardes ele estava lá com seu violão eu não tinha ideia quem era ele nos a
Ele tocou o meu concerto para violão e orquesta chamado " Iguaçu " Foi genial ele falou que adoraria divulgar o concerto, porém infelizmente etc etc . Uma homenagem ao grande Rafael
O seu vídeo foi de extrema importância para mim nessa manhã de domingo.Vc.tbm.e 1000 !!! Que seja abençoado e tenho certeza q.nosso querido Raphael Rabello estava te escutando.Gratida!Gratidão! Gratidão!!!
CARA, NÃO SE SINTA MENOR. VOCÊ É UMA FERA, COMO ELES TODOS. NÃO INIBA SUA GENIALIDADE. ÀS VEZES É NECESSÁRIO GOL DE BICO, OUTRAS DÁ PARA FAZER DE LETRA. TUDO NA VIDA É APRENDIZADO E EVOLUÇÃO. MEUS APLAUSOS AO SEU TRABALHO!
O próprio Mestre Robson Miguel se encantou com o improviso que o Marcos Kaiser fez na música dele. Sinal de que tem uma técnica muito a frente da maioria.
A primeira vez que eu derramei lágrimas por uma música foi escutando Raphael Rabello tocando Luiza. Acho que é a música/versão mais linda que já escutei.
7:10 Ele está entre amigos mostrando toda a sua exuberância e virtuosismo. Tem vários trechos onde um outro violonista tenta acompanhá-lo e não consegue. Ele, Raphael, ensina alguns trechos, como fazer, mas é claramente um momento de mostrar para si mesmo do que ele é capaz. Graças a Deus temos esses registros. Raphael é único. ❤
Rafael Rabello era um extraterrestre no violão já gravava na sua adolescência, sambistas como Roberto Ribeiro, Clara Nunes dentre outros tem o disco dele relendo Dilermando Reis , o Disco que ele gravou com o Dino 7 cordas,e gravações extraordinárias como Valsinha,Luiza que é de uma primazia sem igual... eternizado está Raphael Rabello
A primeira vez que ouvi o Rafael foi em um LP, o caçador de pérolas, fazendo a parceria com o Ney Matogrosso! Fabuloso! Nos deixou muito cedo!!! Genialidade Absoluta!
Parabéns, Marcos, pelo excelente vídeo e lembranças desse grande e inesquecível violonista Raphael Rabello. Estudei cavaquinho na UERJ com a Ana Rabelo e a mãe desta, Luciana Rabello, irmã do Raphael , essas duas grandes cavaquinistas e mestres, e a quem deixo aqui um beijo carinhoso. Show de video. 👏👏👏👏👏👏 Grande abraço, Marcos.
Assitir a um show dele,na década de noventa,no Espaço Cultural. O Raphael Rabelo solou no violão 7 cordas duas músicas ao mesmo tempo,uma era Felicidade(foi embora) de Caetano Veloso e a 10:54 outra era Luar do Sertão de João Pernambuco,na minha compreesao ele solou Felicidade como a melodia principal e Luar do Sertão como hamonia.
Valeu, meu querido. Sua emoção é a minha emoção (esse cara era genial, Incomparável). Imagina a minha tristeza que era da geração dele, vendo-o partir tão cedo. Foi uma tijolada na cabeça da comunidade violonístiaa. Obrigado pela linda homenagem a esse grande músico. Ah, em tempo, você também é um craque.
Lembro uma vez que o Raphael Rabelo havia terminado um show em Ipanema ou Arpoador e vinha caminhando pela areia após o show e eu cheguei perto dele e fiz algumas perguntas. Ele respondeu todas com uma simplicidade e humildade admirável. Na minha opinião ele é um dos violonistas que mudaram a história do violão brasileiro.
Assistindo ao vídeo dele, eu fico pensando sobre o mistério da vida e da morte, e realmente tendo sido ele um grande colaborador da música mundial, com tantas obras voltadas à educação musical, deixou um enorme e indiscutível legado. Há coisas que, por egoísmo mesmo, me fazem pensar: “POR QUÊ?”, assim tão jovem; mas a “PASSAGEM” é mesmo inevitável é inexplicável. Eu prefiro crer que, tais coisas não se acabam simplesmente, e que algo a mais deve haver além. Não me faz sentido algum pensar que há um fim e pronto! A música boa é muito divinal para não ser eterna! Conforto-me assim pensando e crendo!
Entendo o que vc deve ter sentido. Aos 16 anos eu ainda um "metalerinho radical ". Aprendendo guitarra. Peguei um disco da minha irmã título "À flor da pele" R.Rabello é Ney Matogrosso. Fiquei chocado !!! Era inacreditável aquilo!!! Uma voz e um violão maravilhosos.
Raphael realmente deu uma nova roupagem ao violão mas você, Marcos, pelo que vejo e ouço, continua trilhando neste bom caminho, com toda a sua competência e sensibilidade! Nós agradecemos estes inovadores!
Muito bem, Kayser!! Acompanhei o surgimento do Rafael como 7 cordas ..sua coragem interpretativa e à quebra de rótulos e paradigmas sobre a técnica violonista!! A sus chegada....nos revigorou e nos libertou das amarrras do passado!! Viva Rafael Rabelo!! Sempre. Obrigado por sua contribuição! Forte musical abraço!
Seus vídeos vão muito além de esmiuçar o conteúdo técnico fonográfico de um artista, o que por si só já seria interentíssimo, mas o trunfo ao meu ver, está em como você faz... É um passeio rico, humanizado , didático, com carga emocional e sensibilidade que só outro artista de grandeza como a sua poderia fazer. OBRIGADO POR TAMANHA QUALIDADE DE CONTEÚDO.
Boa noite Mestre!. Sou como muitos, fã do virtuosissimo Raphael,mas confesso que seu trabalho e domínio musical como tbm do Penezzi, simplesmente fantástico, está a altura do Raphael, cada um seguindo um padrão de genialidade. Um forte abraço grande "Mestre de 7 cordas".
Não tenho condições de comentar sobre Rafael Rabello sem me emocionar acabar chorando. Tive o privilégio de ser de seu tempo. Ele É um dos maiores gênios que nossa música instrumental já produziu. Foi embora cedo demais. Excelente vídeo.
O maior e melhor violonista Brasileiro. Com todo respeito aos mestres do passado e os atuais, mas o R.Rabello sempre esteve muito a frente do seu tempo. Até hoje ninguém supera suas improvisações, interpretações e o seu feeling mágico. O virtuosismo do sujeito era muito diferenciado. Raphael Rabello tinha uma pegada forte e ao mesmo tempo sútil. Um gênio que morreu muito cedo.
Que vídeo inspirador! De fato, a gente se emociona com o Ney e o Raphael juntos. A introdução que o Raphael faz na música de Cartola com a interpretação do Ney é fantástica também.
Muito bem. Cada um tem que bater no seu chamamento. Então você será o melhor. Peguemos Caetano, claro que estilo diferente, naquela vagarosidade ele é maravilhoso. É SOMENTE UM EXEMPLO!
Mano agradeço demais ter seu canal disponivel para nós. Por mais que sou um artista amador de composiçao popular, samba, r&b, choro, rock e afins. E sou um tocador autoditada. Aprender sobre nossa cultura musical, violinista geniais de Villa, Baden, Paulinho, Robson e outros. Anima a vontade tocar, criar e pegar uns macetes. Se pudesse reagir a elegância de uma chinesa chamada Xiegei Yang que toca várias musicas brasileiras e tem uma expressividade insana. Assim também também a importância de Jorge Ben, João Bosco, e artistas que acrscentou algo em nossa música. Chico acho um gênio também seus arranjos ricos mesmo sendo autoditada. Obrigado por mais uma aula mestre e apresentar um artista que não conhecia. Tu já é uma figura inportante de nossa cultura.
Raphael Rabello era fora da curva, difícil nascer outro igual a ele. Que nos resta eapreciar os vídeos que ainda existem. O maior violonista que já existiu...❤🎸
Eu conheci Rafael Rabelo na Uni-Rio. Eu fui musico da orquestra sinfônica do teatro municipal do RJ e fizemos um concerto com a presença dele na plateia . Ele veio falar com a gente pois teria uma concerto com ele e a orquestra em breve. Infelizmente ele veio a falecer. Uma pena.
Belíssimo vídeo! Parabéns por apresentar o Raphael Rabelo, esse violonista extraordinário que nos deixou tão cedo mas que deixou um legado a ser explorado pela nova geração de músicos. Um abraço!
Muito legal a análise Marcos, R. Rabello é impressionante... Atualmente estou me desenvolvendo na guitarra focada no rock, mas não consigo me distanciar das minhas raízes na música brasileira. É como um combustível que preciso de vez em quando. Abraço!
Não acredito muito em dom, mas quando vejo o rapha tocando sinto uma sensação estranha, como se ele já nasceu preparado, não é atoa que foi um divisor de águas pro violão brasileiro.
ATOA não, mano, por favor, não faz isso, um cara tão inteligente como você não combina com esse erro bisonho. O correto é à toa, beleza? Não é frescura não, nem quero encher o teu saco.
@@rorschach0 Cara, não querendo ser grosso, mas precisa ter muito tempo livre pra ficar corrigindo os outros na internet, pelo amor, hein. Até tu errou.
É lamentável saber que se foi tão cedo. No auge de sua virtuosidade. Obg Kaiser por nos proporcionar tamanha reflexão sobre tudo isso, sobre a música, preciosidade da arte do violão. Vc é iluminado!
Obrigado Marcos, seu canal é maravilhoso! Raphael é para mim o maior de todos, dentre os gênios do violão brasileiro. Amado e admirado por mestres como Tom Jobim e Paco de Lucia. Raphael é eterno e incomparável! 🎸❤
Muito obrigado pelo vídeo meu amigo!! Sensibilidade a flor da pele!!! Sim, deu vontade de chorar.. é muuuuita música, nossa!!! Obrigado pelo presente!!! O Raphael cumpriu seu papel!!!
Pensemos o Raphael Rabelo como um meteoro que entra em nossa atmosfera! Um fulgurante brilho que ilumina tudo mas, de um brevíssimo momento! Ce la vie!
Eu tive o privilégio e alegria de vê-lo em um concerto aqui em Recife. Bem acompanhado no palco, por três feras do violão: seu amigo e inspiração Canhoto da Paraiba, e os violinistas João Lira e Bozó 7 Cordas. Concertaço!!
ESTOU ,( POR AMAR) PRATICANDO O 7 CORDAS,CONHECO MUITOS,E TENHO UM PROFUNDO RESPEITO POR TODOS,INCLUSIVE VC.MAS, O RAFAEL,ERA INDCENTE! TQIPARIU!! ABRACO KAISER,TE RESPEITO,TAMBEM ES GRANDE!!!❤❤
Não foi drogas não. No acidente que ele teve num táxi no rio de janeiro contraiu aids numa transfusão de sangue. Usava pinos de ferro no braço e voltou a tocar como antes ou melhor ainda.
Parabéns pelo trabalho, Mestre!!! Rafael foi um Meteoro de breve passagem pela terra...inconfundível, emocionante e imprevisível em suas interpretações!!! Um Virtuose na mais alta expressão da palavra!!!
Excelente. Muito importante destacar o grande violonista que foi Rafael Rabelo. Um violonista para ser estudado e analisado. É uma mina de ouro sua obra. Parabéns ao Kaiser pela homenagem ao Rafael. Sugiro fazer mais alguns programas como este sobre o Rafael.
Caro Professor, bom dia. Na minha humilde opinião, o arranjo de "Luíza" (álbum: todos os tons) tornou-se o arranjo definitivo. Uma aula de dinâmica e de expressividade, trabalhando trechos viscerais e trechos com o respiro que a melodia pede. Muito legal esse vídeo. Obrigado por compartilhar.
Raphael Rabello, o maior violonista que já apareceu no mundo. Respeitem, como ele respeitava a grandiosidade de João Pernambuco, compositor nascido em 1883, compositor de Sons de Carrilhões, Brasileirinho, Grauna, Luar do Sertão, Interrogando, e outras. RESPEITEM O PRECUSOR NO MUNDO DO VIOLÃO SOLO.
Você é luz !!!! O Brasil precisa de ídolos nacionais, e Você também é nosso ídolo,... Nunca lhe vi ou ouvi, todavia, hoje lhe amei e virei seu fã Parabéns mestre da luz musical
Um mago do violão. O que tinha de calado, fechado e desmemoriado pra falar, tinha de expressivo, emocionante e genial ao tocar. As gravações dele com Ney Matogrosso e Elizete Cardoso são estupendas. Relendo Dilermando Reis e Todos os Tons são de arrepiar. Os concertos com Armandinho Macedo, nem se fala. Gênio, gênio, gênio. Eu choro de emoção ao vê-lo e ouvi-lo tocar. Uma pena que se foi tão cedo. ❤
A virtude dele também estava condicionada ao ambiente que ele nasceu, a irmã era musicista, os primeiros anos de vida teve aula com o irmão mais velhor, depois teve aulas de violão com o "Meira" o mesmo cara que deu aulas para Baden Powell. Só fico imaginando como seria se ele tivesse tido as tão sonhadas aulas com o cara que inspirava ele a tocar o Dino 7 cordas.
Que análise maravilhosa, irmão. Tem um improviso que o Raphael faz em cima do Estudo no. 1 do Villa que é algo sobrenatural. As cordas mi soltas que fazem aquele ritmo no contratempo (ta ta taaaa) são realizadas por uma cuíca!
Pela primeira vez entrei no seu canal , e como fiquei presa em sua apresentação, só posso voltar e catar seus outros vídeos. De Portugal um abraço e obrigada
O Raphael é o cara mais impressionante que vi no violão até hoje... Esses discos dele acompanhando grandes cantores são maravilhosos... Uma aula sempre! Além desse com o Ney, tem com o Nelson Gonçalves, com Elizeth Cardoso, que também são lindos
Rafael Rabello não é pra se comentar é pra se ouvir atentamente não vai nascer outro Rafael Rabello Rabello. Ok como violonista não vejo nem um defeito nele todos os violonistas brasileiros e do mundo tem que tirar o chapéu pra ele Rafael Rabello é único. Com técnicas e estilos só ele sabia foi um Dom que Deus deu pra ele .
Nos anos 80 ,passando na Luz, ouvi um som de Violão clássico, numa casa de disco,próxima à Estação, parei!não conhecia o nobre Rafhael,só pedi para o vendedor repetir a obra.E comprei o LP,Vinil,Coisa linda!😀👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👍🏾
Muito talento na arte do violão, o R. Rabello voava, esbanjava...muitos adjetivos na música dele...muito bom de ver....hoje também temos violonistas excepcionais...cada um com sua técnica e colorido diferente... parabéns professor por esse react.👏🎵
Sou irmã do Rafael e amei seu programa!❤
Oi Isolina. na sua família tem mais registros informais como os do vídeo? por mais que as obras de estúdio dele sejam maravilhosa, a maneira como ele tocou Odeon, nesse dia do tico tico no fubá, me deixou de boca aberta
Marcos kaiser! Parabéns, eu tive o privilégio de apertar a mão do Rafael Rabelo, um certa vez, no teatro Carlos Gomes, levado pelo grande Dino 7 cordas, era impossível assistir o Rafael tocar, sem ficar com um nó na garganta.
Uma certa vez, em 1988, fui assisti-lo no centro cultural em botafogo, levei um amigo meu violonista, que não o conhecia, naquele dia eu falei, esse gênio ficará pouco tempo entre nós.....
E infelizmente, 07 anos depois ele partia.....eu chorei muito, e quando lembro, ainda choro.
Raphael com PH ou Rafael com F ?
É verdade, e eu sou pai de vocês dois
Seu irmão era um gênio do violão!
Ele tinha clara influência dos violonistas flamencos. Aquele toque poderoso vem deles. Os caras são os reis da mão direita.
Rafael Rabelo é da classe dos gênios que mesmo sendo gênios se dedicaram muito ao instrumento.
Que inveja de quem toca um instrumento com tanta maestria. Eu não sei nenhum instrumento, mas amo as músicas instrumentais...
O melhor do Raphael era a simplicidade dele. Aquela coisa do cara genial, que não precisa provar nada pra ninguém. Um gentleman. É o melhor dele era aquela gargalhada e olhar expressivo quando terminava uma música. Ele não inibia ninguém com seu violão e as pessoas que tocavam minimamente um violão até arriscavam tocar perto dele.
Um grande homem. Um grande cidadão. Um grande músico. Um gênio.
Raphael tem toda uma história. Uma família de músicos. Começou a tocar criança. Isso é um padrão dos gênios. Baden foi assim. Mozart foi assim. Bach. E hoje temos aí Andréa Gonzalez Cabalero, Celil Refik Kaia, o próprio Yamandu. O berço certo aliado ao incentivo precoce e claro, a disciplina pessoal de cada um. É um conjunto de coisas.
Na minha opinião o Rafael Rabelo foi o melhor violonista que o Brasil já teve.
Gracias Marcos por compartir. Hace poco descubri la musica de Rafael después de ver a Yamandu. Naci en Chile pero siempre he tenido mucha admiracion por la musica brasilera. Un abrazo
Satisfação ler teu comentário, enquanto músico brasileiro, sinto orgulho ao ler. Receba nosso carinho!
Ney Matogrosso é um dos intérpretes mais talentosos do nosso país. Pouco valorizado. Raphael Rabello sem comentários.
Olá, conheci Rafael Rabelo depois de show em Brasília. Fomos eu o Alencar 7 cordas e um menino chamado Hamilton de Holanda, filho do meu grande amigo Américo. Ele estava sentado no camarim e se levantou para cumprimentar o Alencar 7 cordas que ele já conhecia. Foi muito emocionante. Hoje o Alencar já se despediu da gente e minha única testemunha é o Hamilton de Holanda.
um abraço, e parabéns pelos vídeos que faz com tanto amor.
O hamilton de Holanda do bandolin? Outro monstro,gênio .
Boa tarde marcos, você e um excepcional violonista, um ser humano maravilhoso, guando falamos de Rafael Rabelo para mim ele foi um gênio no seu estilo, o Brasil um seleiro de violonista, paco aplaudiu Rafael Rabelo, agradecemos a todos os violonista brasileiros que sempre nos deu orgulho, parabéns marcos você falou tudo sobre o gênio Rafael Rabelo.👍
Tive o prazer de todos os dias conversarmos juntos. No bar onde eu trabalhava. Todas as tardes ele estava lá com seu violão eu não tinha ideia quem era ele nos a
Ele tocou o meu concerto para violão e orquesta chamado " Iguaçu "
Foi genial ele falou que adoraria divulgar o concerto, porém infelizmente etc etc . Uma homenagem ao grande Rafael
Que legal!!!
O seu vídeo foi de extrema importância para mim nessa manhã de domingo.Vc.tbm.e 1000 !!! Que seja abençoado e tenho certeza q.nosso querido Raphael Rabello estava te escutando.Gratida!Gratidão! Gratidão!!!
CARA, NÃO SE SINTA MENOR. VOCÊ É UMA FERA, COMO ELES TODOS. NÃO INIBA SUA GENIALIDADE. ÀS VEZES É NECESSÁRIO GOL DE BICO, OUTRAS DÁ PARA FAZER DE LETRA. TUDO NA VIDA É APRENDIZADO E EVOLUÇÃO. MEUS APLAUSOS AO SEU TRABALHO!
O próprio Mestre Robson Miguel se encantou com o improviso que o Marcos Kaiser fez na música dele. Sinal de que tem uma técnica muito a frente da maioria.
Muito obrigado!
@@MrMarcosKaiserGuitarvocê toca pra c*******
Eu e minha família tivemos o privilégio de tê-lo aqui em casa qndo ele tinha 18-19 aninhos... Nós assistimos a todos os seus shows aqui em São Paulo.
A primeira vez que eu derramei lágrimas por uma música foi escutando Raphael Rabello tocando Luiza. Acho que é a música/versão mais linda que já escutei.
7:10 Ele está entre amigos mostrando toda a sua exuberância e virtuosismo. Tem vários trechos onde um outro violonista tenta acompanhá-lo e não consegue. Ele, Raphael, ensina alguns trechos, como fazer, mas é claramente um momento de mostrar para si mesmo do que ele é capaz. Graças a Deus temos esses registros. Raphael é único. ❤
Tive o privilégio de assistir ao show de Raphael Rabello com Ney Matogrosso no Canecão, Rio de Janeiro. Foi lindo demais!!!
Acho que uma das palavras que descreve Rabello é Visceral. Ele transmite muitos sentimentos em qualquer interpretação.
Que vídeo fantástico! E terminar com Ney Matogrosso, um dos GIGANTES da arte no século XX, foi a cereja do bolo.
Rafael Rabello era um extraterrestre no violão já gravava na sua adolescência, sambistas como Roberto Ribeiro, Clara Nunes dentre outros tem o disco dele relendo Dilermando Reis , o Disco que ele gravou com o Dino 7 cordas,e gravações extraordinárias como Valsinha,Luiza que é de uma primazia sem igual... eternizado está Raphael Rabello
Eu tive o prazer de assistir o Raphael no Pescador de Pérola, junto com o Ney Matogrosso, Paulo Moura, Chacal e Arthur Moreira Lima... só gênios
Rapaz, esse cara estava no topo, ele era muito habilidoso.
Raphael Rabello é o maior gênio do violão brasileiro. Desde pequeno demonstrou um talento absurdo para este instrumento em Especial o 7 cordas.
A primeira vez que ouvi o Rafael foi em um LP, o caçador de pérolas, fazendo a parceria com o Ney Matogrosso! Fabuloso! Nos deixou muito cedo!!! Genialidade Absoluta!
Parabéns, Marcos, pelo excelente vídeo e lembranças desse grande e inesquecível violonista Raphael Rabello. Estudei cavaquinho na UERJ com a Ana Rabelo e a mãe desta, Luciana Rabello, irmã do Raphael , essas duas grandes cavaquinistas e mestres, e a quem deixo aqui um beijo carinhoso.
Show de video. 👏👏👏👏👏👏
Grande abraço, Marcos.
Assitir a um show dele,na década de noventa,no Espaço Cultural. O Raphael Rabelo solou no violão 7 cordas duas músicas ao mesmo tempo,uma era Felicidade(foi embora) de Caetano Veloso e a 10:54 outra era Luar do Sertão de João Pernambuco,na minha compreesao ele solou Felicidade como a melodia principal e Luar do Sertão como hamonia.
O Rafael Rabelo, foi um grande violonista, tinha um domínio incrível no violão. A sua técnica ficará na memória de todos que amam o violão.
Marcos Kaiser, excelente vídeo! Você é também um dos grandes violonistas brasileiros! Também é um grande professor!
Valeu, meu querido. Sua emoção é a minha emoção (esse cara era genial, Incomparável). Imagina a minha tristeza que era da geração dele, vendo-o partir tão cedo. Foi uma tijolada na cabeça da comunidade violonístiaa. Obrigado pela linda homenagem a esse grande músico. Ah, em tempo, você também é um craque.
Lembro uma vez que o Raphael Rabelo havia terminado um show em Ipanema ou Arpoador e vinha caminhando pela areia após o show e eu cheguei perto dele e fiz algumas perguntas. Ele respondeu todas com uma simplicidade e humildade admirável. Na minha opinião ele é um dos violonistas que mudaram a história do violão brasileiro.
Assistindo ao vídeo dele, eu fico pensando sobre o mistério da vida e da morte, e realmente tendo sido ele um grande colaborador da música mundial, com tantas obras voltadas à educação musical, deixou um enorme e indiscutível legado. Há coisas que, por egoísmo mesmo, me fazem pensar: “POR QUÊ?”, assim tão jovem; mas a “PASSAGEM” é mesmo inevitável é inexplicável. Eu prefiro crer que, tais coisas não se acabam simplesmente, e que algo a mais deve haver além. Não me faz sentido algum pensar que há um fim e pronto! A música boa é muito divinal para não ser eterna! Conforto-me assim pensando e crendo!
Conheci Raphael Rabelo nesse show com Ney... assisti em Porto Alegre... fiquei em choque... Raphael era uma força da natureza... mestre absoluto.
Entendo o que vc deve ter sentido. Aos 16 anos eu ainda um "metalerinho radical ". Aprendendo guitarra. Peguei um disco da minha irmã título "À flor da pele" R.Rabello é Ney Matogrosso. Fiquei chocado !!! Era inacreditável aquilo!!! Uma voz e um violão maravilhosos.
VOCÊ TAMBÉM TOCA MUITO BEM, MARCOS. PARABÉNS!
Raphael realmente deu uma nova roupagem ao violão mas você, Marcos, pelo que vejo e ouço, continua trilhando neste bom caminho, com toda a sua competência e sensibilidade! Nós agradecemos estes inovadores!
Nossa! Que honra ler algo assim. Cada um com sua estética, eu jamais vou ter a potência do Raphael.
Muito bem, Kayser!! Acompanhei o surgimento do Rafael como 7 cordas ..sua coragem interpretativa e à quebra de rótulos e paradigmas sobre a técnica violonista!! A sus chegada....nos revigorou e nos libertou das amarrras do passado!!
Viva Rafael Rabelo!! Sempre.
Obrigado por sua contribuição!
Forte musical abraço!
Seus vídeos vão muito além de esmiuçar o conteúdo técnico fonográfico de um artista, o que por si só já seria interentíssimo, mas o trunfo ao meu ver, está em como você faz... É um passeio rico, humanizado , didático, com carga emocional e sensibilidade que só outro artista de grandeza como a sua poderia fazer. OBRIGADO POR TAMANHA QUALIDADE DE CONTEÚDO.
Boa noite Mestre!.
Sou como muitos, fã do virtuosissimo Raphael,mas confesso que seu trabalho e domínio musical como tbm do Penezzi, simplesmente fantástico, está a altura do Raphael, cada um seguindo um padrão de genialidade.
Um forte abraço grande "Mestre de 7 cordas".
Raphael Rabello foi um genio monstro, uma passagem muito rapida com um legado eterno! Parabens, Marcos
Valeu!
O Rafael se foi, mas temos você , grande músico ❤
Não tenho condições de comentar sobre Rafael Rabello sem me emocionar acabar chorando. Tive o privilégio de ser de seu tempo. Ele É um dos maiores gênios que nossa música instrumental já produziu. Foi embora cedo demais. Excelente vídeo.
Grande violonista Rafael, deixou um legado!!
O maior e melhor violonista Brasileiro. Com todo respeito aos mestres do passado e os atuais, mas o R.Rabello sempre esteve muito a frente do seu tempo. Até hoje ninguém supera suas improvisações, interpretações e o seu feeling mágico. O virtuosismo do sujeito era muito diferenciado. Raphael Rabello tinha uma pegada forte e ao mesmo tempo sútil. Um gênio que morreu muito cedo.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Gênio
Que vídeo inspirador!
De fato, a gente se emociona com o Ney e o Raphael juntos.
A introdução que o Raphael faz na música de Cartola com a interpretação do Ney é fantástica também.
Muito bem. Cada um tem que bater no seu chamamento. Então você será o melhor. Peguemos Caetano, claro que estilo diferente, naquela vagarosidade ele é maravilhoso. É SOMENTE UM EXEMPLO!
Um gênio.
Mano agradeço demais ter seu canal disponivel para nós. Por mais que sou um artista amador de composiçao popular, samba, r&b, choro, rock e afins. E sou um tocador autoditada. Aprender sobre nossa cultura musical, violinista geniais de Villa, Baden, Paulinho, Robson e outros. Anima a vontade tocar, criar e pegar uns macetes. Se pudesse reagir a elegância de uma chinesa chamada Xiegei Yang que toca várias musicas brasileiras e tem uma expressividade insana. Assim também também a importância de Jorge Ben, João Bosco, e artistas que acrscentou algo em nossa música. Chico acho um gênio também seus arranjos ricos mesmo sendo autoditada.
Obrigado por mais uma aula mestre e apresentar um artista que não conhecia. Tu já é uma figura inportante de nossa cultura.
Muito obrigado. Fico feliz em contribuir com seu conhecimento
Show!
Gênio, não tem pra onde. Mas é isso mesmo, seguir fazendo esse fusion de estilos. É o jeito Rabello de tocar violão.
Se comparar com os melhores não é pecado, é apenas determinar uma meta a ser alcançada.
Simpatia fantástica. Rafael rabelo...
Copacabana RJ.
Raphael Rabello era fora da curva, difícil nascer outro igual a ele. Que nos resta eapreciar os vídeos que ainda existem. O maior violonista que já existiu...❤🎸
A melhor interpretação do mundo é a interpretação de Raphael Rabello!❤
Marcos Kaiser, VC nos inspira também. 🙏🙏 🙏
Puxa, muito obrigado
Eu conheci Rafael Rabelo na Uni-Rio. Eu fui musico da orquestra sinfônica do teatro municipal do RJ e fizemos um concerto com a presença dele na plateia . Ele veio falar com a gente pois teria uma concerto com ele e a orquestra em breve. Infelizmente ele veio a falecer. Uma pena.
Belíssimo vídeo!
Parabéns por apresentar o Raphael Rabelo, esse violonista extraordinário que nos deixou tão cedo mas que deixou um legado a ser explorado pela nova geração de músicos.
Um abraço!
Gosto muito da interpretação de Raphael Rabello da música Luiza. Que foi a música que me fez conhecer esse grande mestre das cordas
Muito legal a análise Marcos, R. Rabello é impressionante...
Atualmente estou me desenvolvendo na guitarra focada no rock, mas não consigo me distanciar das minhas raízes na música brasileira. É como um combustível que preciso de vez em quando.
Abraço!
Eu vejo muita influência do flamenco no modo de tocar do Rafa
Rafael Rabelo tocava muito era show. O melhor já visto!
Pena que morreu muito jovem. Não tem o que comentar a fera nasceu assim!
EM PARTICULAR, LEMBRO-ME DO RAPHAEL TOCANDO SEVILLA, DA SUITE ESPANHOLA.
Não acredito muito em dom, mas quando vejo o rapha tocando sinto uma sensação estranha, como se ele já nasceu preparado, não é atoa que foi um divisor de águas pro violão brasileiro.
Existe algo. Pois são incontáveis as pessoas que se esforçam muito e todas chegam a resultados diferentes.
ATOA não, mano, por favor, não faz isso, um cara tão inteligente como você não combina com esse erro bisonho. O correto é à toa, beleza? Não é frescura não, nem quero encher o teu saco.
@@rorschach0não enche o saco do cara, abestado
@@rorschach0 Cara, não querendo ser grosso, mas precisa ter muito tempo livre pra ficar corrigindo os outros na internet, pelo amor, hein. Até tu errou.
@@rorschach0😂😂😂😂😂
É lamentável saber que se foi tão cedo. No auge de sua virtuosidade. Obg Kaiser por nos proporcionar tamanha reflexão sobre tudo isso, sobre a música, preciosidade da arte do violão. Vc é iluminado!
Obrigado pelas palavras
Parabéns Marcos, tive o privilégio de assistir uma apresentação dele no Canecao em Sampa a 40 anos atrás. Um virtuoso.
Obrigado Marcos, seu canal é maravilhoso!
Raphael é para mim o maior de todos, dentre os gênios do violão brasileiro.
Amado e admirado por mestres como Tom Jobim e Paco de Lucia.
Raphael é eterno e incomparável!
🎸❤
Valeu! Acabai de postar um React do Sebastião Tapajós, conhece? ua-cam.com/video/RS2XINJIEn4/v-deo.html
@@MrMarcosKaiserGuitar sim, gênio!!
Muito obrigado pelo vídeo meu amigo!!
Sensibilidade a flor da pele!!! Sim, deu vontade de chorar.. é muuuuita música, nossa!!!
Obrigado pelo presente!!!
O Raphael cumpriu seu papel!!!
Um dos músicos brasileiros...q mais me impressionou...bravíssimo.... De uma finesse... incrível!
Gênio!
Pensemos o Raphael Rabelo como um meteoro que entra em nossa atmosfera! Um fulgurante brilho que ilumina tudo mas, de um brevíssimo momento! Ce la vie!
Eu tive o privilégio e alegria de vê-lo em um concerto aqui em Recife. Bem acompanhado no palco, por três feras do violão: seu amigo e inspiração Canhoto da Paraiba, e os violinistas João Lira e Bozó 7 Cordas. Concertaço!!
Parabéns pelo vídeo, Kaiser! Alguns youtubers violonistas simplesmente ignoram o gênio Raphael Rabello.
Valeu
ESTOU ,( POR AMAR) PRATICANDO O 7 CORDAS,CONHECO MUITOS,E TENHO UM PROFUNDO RESPEITO POR TODOS,INCLUSIVE VC.MAS, O RAFAEL,ERA INDCENTE! TQIPARIU!! ABRACO KAISER,TE RESPEITO,TAMBEM ES GRANDE!!!❤❤
Um talento singular que, infelizmente, foi vítima das drogas. E ainda há quem defenda a liberação dessa maldição.
Oi???
@@lucasbatistamusica8677 Oi?? Você não sabia???
O povo usa a droga chamado álcool e muita gente usa essa praga . 😂😂😂
As drogas é uma desgraça
Não foi drogas não. No acidente que ele teve num táxi no rio de janeiro contraiu aids numa transfusão de sangue. Usava pinos de ferro no braço e voltou a tocar como antes ou melhor ainda.
Parabéns pelo trabalho, Mestre!!! Rafael foi um Meteoro de breve passagem pela terra...inconfundível, emocionante e imprevisível em suas interpretações!!! Um Virtuose na mais alta expressão da palavra!!!
Comecei a aprender violão por causa daqueles solos flamencos que o Raphael faz em "O assassinato da flor".
Do Cazuza né, eu não sabia
@@assulussentinela2983 sim aquelas frases rápidas e lindas são dele!
Excelente. Muito importante destacar o grande violonista que foi Rafael Rabelo. Um violonista para ser estudado e analisado. É uma mina de ouro sua obra. Parabéns ao Kaiser pela homenagem ao Rafael. Sugiro fazer mais alguns programas como este sobre o Rafael.
Um gênio, prova de que dom existe! Com pouca idade já podia tocar diversos instrumentos
Cara você transmiti uma paz muito boa!!! Gostei d+ de assistir seus vídeos!!! Parabéns e que Papai do céu te abençoe!!!
Turíbio Santos gravou Sons de Carrilhoes com acompanhamento de Raphael Rabello.
Para mim o maior Violonista que ja existiu... Deus nao teve paciencia em esperar e o levou para a sua Orquestra.
Caro Professor, bom dia. Na minha humilde opinião, o arranjo de "Luíza" (álbum: todos os tons) tornou-se o arranjo definitivo. Uma aula de dinâmica e de expressividade, trabalhando trechos viscerais e trechos com o respiro que a melodia pede.
Muito legal esse vídeo. Obrigado por compartilhar.
Marcos excelente análise!
Muito obrigado por esse " presente"!
Eu que agradeço
Raphael Rabello, o maior violonista que já apareceu no mundo. Respeitem, como ele respeitava a grandiosidade de João Pernambuco, compositor nascido em 1883, compositor de Sons de Carrilhões, Brasileirinho, Grauna, Luar do Sertão, Interrogando, e outras. RESPEITEM O PRECUSOR NO MUNDO DO VIOLÃO SOLO.
Você é luz !!!!
O Brasil precisa de ídolos nacionais, e Você também é nosso ídolo,...
Nunca lhe vi ou ouvi, todavia, hoje lhe amei e virei seu fã
Parabéns mestre da luz musical
Muito obrigado. Que honra. Da uma olhada no meu canal. Tem centenas de videos
O Raphael sempre tocava no andamento sem sair nem um pouco fora. A mão dele era incrível!
Um mago do violão. O que tinha de calado, fechado e desmemoriado pra falar, tinha de expressivo, emocionante e genial ao tocar. As gravações dele com Ney Matogrosso e Elizete Cardoso são estupendas. Relendo Dilermando Reis e Todos os Tons são de arrepiar. Os concertos com Armandinho Macedo, nem se fala. Gênio, gênio, gênio. Eu choro de emoção ao vê-lo e ouvi-lo tocar. Uma pena que se foi tão cedo. ❤
A virtude dele também estava condicionada ao ambiente que ele nasceu, a irmã era musicista, os primeiros anos de vida teve aula com o irmão mais velhor, depois teve aulas de violão com o "Meira" o mesmo cara que deu aulas para Baden Powell. Só fico imaginando como seria se ele tivesse tido as tão sonhadas aulas com o cara que inspirava ele a tocar o Dino 7 cordas.
Um Gênio! Sonoridade dedicação e feeling transmitidos com maestria em cada nota
Que análise maravilhosa, irmão. Tem um improviso que o Raphael faz em cima do Estudo no. 1 do Villa que é algo sobrenatural. As cordas mi soltas que fazem aquele ritmo no contratempo (ta ta taaaa) são realizadas por uma cuíca!
Pela primeira vez entrei no seu canal , e como fiquei presa em sua apresentação, só posso voltar e catar seus outros vídeos. De Portugal um abraço e obrigada
O Raphael é o cara mais impressionante que vi no violão até hoje...
Esses discos dele acompanhando grandes cantores são maravilhosos... Uma aula sempre!
Além desse com o Ney, tem com o Nelson Gonçalves, com Elizeth Cardoso, que também são lindos
Rafael Rabello não é pra se comentar é pra se ouvir atentamente não vai nascer outro Rafael Rabello Rabello. Ok como violonista não vejo nem um defeito nele todos os violonistas brasileiros e do mundo tem que tirar o chapéu pra ele Rafael Rabello é único. Com técnicas e estilos só ele sabia foi um Dom que Deus deu pra ele .
Raphael é meu violonista favorito.
O Raphael foi o melhor do planeta terra....
Nos anos 80 ,passando na Luz, ouvi um som de Violão clássico, numa casa de disco,próxima à Estação, parei!não conhecia o nobre Rafhael,só pedi para o vendedor repetir a obra.E comprei o LP,Vinil,Coisa linda!😀👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👍🏾
Muito talento na arte do violão, o R. Rabello voava, esbanjava...muitos adjetivos na música dele...muito bom de ver....hoje também temos violonistas excepcionais...cada um com sua técnica e colorido diferente... parabéns professor por esse react.👏🎵
Concordo plenamente
Pra mim o melhor gênio ❤
Sou novo aqui no canal, mas fiquei bestificado com tanta cultura musical! Bravo!
Que honra!
che meraviglia!!
Excelente trabalho maestro, gratidão!