Saudações, Michael! Poooxa, meu amigo... eu pensei que ia passar ileso dessa! hahaha. Eu percebi durante a edição do vídeo, mas aí já era tarde e acabou ficando assim, haha. Muito obrigado pelo seu comentário, eu ri aqui.. hehehe Um abraço e obrigado por separar um tempo para comentar!
Olhei no site da loja e fiquei impressionado pelo preço por ser uma tinteiro e japonesa. Muito show! Achei uma caneta muito interessante e como dizem, muito honesta 😅
Saudações, Jeff! Acho que esse é um ótimo adjetivo para essa caneta. Ela não promete mais do que ela pode oferecer, mas entrega bem o que ela oferece. Uma coisa que percebi, ao menos na pena F dela, é que a pena dela tem uma certa elasticidade. Não é flexililidade, no sentido de escrever mais fino e mais grosso, mas sim uma elasticidade que parece que a pena amortece um pouco no papel ao escrever... ainda estou testando mais ela, mas achei interessante isso... Um abraço, meu amigo! Qualquer coisa, pode contar comigo!
Tinha ouvido falar no custo benefício da Preppy e de fato ela é ótima pelo custo. Eu tive um pouco mais de dificuldade de furar o cartucho e começar a escrever com ela do que com as minhas Lamy mas, por menos de um terço do preço, não tem como não valer a pena! Por outro lado minha cunhada comprou uma Tinteiro chinesa em uma lojinha de lembranças na Itália, uma tal M&G, que eu acho que quebrei a ponta do alimentador só tentando furar o cartucho que vinha nela, arrumei mais ou menos mas preciso arrumar outro cartucho para testar e ver se ainda dá jeito. Muito melhor teria sido ela comprar uma Preppy! (Quando li o MG na pena dessa M&G, antes de tentar colocar o cartucho, pensei inocentemente que se tratava de uma caríssima Montegrappa, hehehe)
Saudações, Luis! Obrigado pelo seu comentário! Poxa, meu amigo... eu lamento por saber da história da sua cunhada... ela já sabe do que aconteceu com a caneta dela? Se for uma caneta que aceita cartucho padrão internacional deve ser fácil encontrar para testar. Por outro lado, se tiver danificado o feed já deve ser mais difícil encontrar peça para reposição. Espero que consiga fazer ela funcionar, já que, além de uma caneta tinteiro... é uma lembrança de viagem dela. Torço pelo melhor. Um abraço, Luis! Qualquer dúvida, conte comigo!
@@LiteratusCanetas ela sabe sim! Dei a mesma explicação para ela, mas creio que consegui ajeitar o suficiente para passar a tinta sem vazar. Talvez precise dar uma "ajuda" para o feed furando o cartucho no futuro, antes de encaixar, ou mesmo arrumando um conversor, mas ela vai funcionar. Novamente, parabéns pelo conteúdo!
Saudações, Diego! Obrigado pelo comentário, meu amigo! Gostei da sua comparação. Eu nunca usei a reollerball da Uni, mas usava bastante a caneta com ponta de feltro deles. Mas a tinteiro tem a vantagem de ser recarregável e de ser uma tecnologia altamente inovadora (para o ano de 1800, haha). Ultimamente tenho usado bastante a versão F (03) dessa caneta, em combinação com a tinta Pelikan 4001 Document Proof Black. Tenho achado essa tinta mais lubrificada que outras que testei, apesar de não ter nada escrito em relação a isso na embalagem... essa característica faz ela combinar bem com penas mais finas. Um abraço, meu amigo. Obrigado pelo comentário. Qualquer dúvida, pode contar comigo!
Estou muito interessado nessa caneta, sempre vi ela aqui na loja Grafite artes e achava ela até básica demais. Gostei muito do conceito de preservar a tinta por um tempo. As minhas jinhaos quando pego estão totalmente secas o que me desmotiva muito.
Saudações, Roberto! Obrigado pelo comentário, meu amigo! De fato, as Preppy são bem básicas mesmo. Essa é parte da proposta delas. Uma coisa interessante das Preppy é que, apesar de serem as canetas tinteiro de entrada da Platinum, ainda assim são produzidas por uma casa de canetas conceituada com muitos anos de experiência. É um caso muito parecido com a Kakuno, da Pilot. Eu falo isso porque ela pode ser um bom contraponto às Jinhao que, podem ter mais variações de produção... ou seja, você pode pegar uma muito boa ou uma nem tão boa assim... Quanto às suas canetas que estão secas... você pode tentar dar uma boa lavada nelas, sobretudo na pena, para limpar qualquer resíduo de oleosidades do processo de produção da caneta ou mesmo do suor das mãos no uso diário. Se isso não funcionar, você pode tentar uma outra tinta... como por exemplo a Pelikan Document Proof Black, que é bem lubrificada. Espero que consiga contornar essa questão com as suas canetas e em breve usufruir da escrita flúida que elas proporcionam! Um abraço, Roberto! Qualquer coisa, conte comigo!
Saudações, Pimentel! Muito obrigado pelo seu comentário e pela sua dica. Eu confesso que não conhecia essa marca, estou feliz de ficar sabendo sobre ela. Qual modelo dela você usa/sugere que tenha uma boa qualidade? Um abraço, meu amigo!
Saudações Maikon. Tudo bom? Maikon, eu nunca cheguei a testar isso nas minhas Preppy, até anotei aqui para fazer essa experiência e fazer um vídeo sobre isso. Eu tenho alguns anéis de vedação, lembro que comprei eles na Goulet Pens. São basicamente O-Rings de 9mm de diâmtro externo com uma borrachinha de 1 mm. Vou até procurar onde encontro no mercado nacional, acredito que seja simples de encontrar. Caso encontre antes, compartilhe com a gente aqui onde encontrou. Obrigado pelo comentário, Maikon. Um abraço, meu amigo.
Olá. A Preppy é uma excelente caneta para o seu preço, mas tem alguns inconvenientes. O alimentador é muito sensível ao tipo de tinta, por exemplo, com a Pelikan 4001 royal blue funciona deficientemente. Coloquei KWZ Azur #4 e ficou ótima. Por outro lado, ela é frágil. Não tive os problemas com as trincas na tampa, mas sim apareceu uma na peça onde nasce o clipe. Pelo momento não afeta à funcionalidade. Não usaria o clipe. Neste sentido, é inferior à Lamy Safari ou à Compactor Solo, mas também é mais barata. Sobre o selo da tampa, tenho duas Preppys, uma é perfeita e a outra simplesmente razoável. A tinta fica mais saturada após vários dias sem uso, mas não seca. Sim secou após um mês, mas molhar a ponta resolveu. As penas tinham baby bottom quando novas. Passei um pouco de lixa, muito pouco, e resolveu. A tinta pode influir. Antes de mexer na pena, sugiro testar várias tintas e papéis. De qualquer modo, recomendo sim. A acho muito cómoda e tem uma boa pena. O pior é a fragilidade, mas das duas que eu tenho, uma está perfeita e a outra, continua funcional.
Saudações, Miguel! Muito obrigado pelo seu comentário com sua análise detalhada desses pontos. Obrigado pela recomendação da tinta KWZ Azure #4. Vou colocar ela na minha lista de tintas a testar. A tinta que tenho usado na minha Preppy F(03) é a Pelikan 4001 Document Proof Black. Tenho tido um resultado agradável com essa tinta em canetas com a pena mais fina. Eu tenho a sensação que ela é uma tinta mais lubrificada que outras da própria Pelikan, como a Pelikan Edelstein Topaz, apesar de não ter nada relacionado isso indicado na embalagem. Realmente, existem alguns pontos na construção da caneta que poderiam ser melhores. Penso que onde essa caneta brilha é exatamente em relação ao custo benefício. A solução desses pontos por parte da Pelikan exigiria materiais, processos e ferramentas mais caros, que tornariam a caneta mais cara de produzir e certamente acabaria tirando a caneta desse patamar de preço. De qualquer forma, esses pontos listados são ótimos pontos a serem considerados por quem está cogitando adquirir esse modelo, para fazer uma balança entre seu preço e as características que ela entrega. Muito obrigado por ter dedicado um tempo para escrever e compartilhar esses pontos tão cuidadosamente listagos e relevantes para esse modelo, Miguel! Esses comentários enriquecem muito o canal e a comunidade de pessoas interessadas em canetas-tinteiro que o consomem. Muito obrigado mesmo. Um abraço!
@@LiteratusCanetas Obrigado a você por seus vídeos! Há uns 4 anos sabia muito pouco sobre canetas apesar de usá-las diariamente. Aprendi muito com a troca de informações da comunidade. Abraço!
Muito obrigado, Miguel. A troca de informações na comunidade de canetas-tinteiro é muito rica. Eu mesmo aprendo todos os dias. É uma comunidade de distintos cavalheiros e damas. Um abraço, meu amigo.
Olá!!! Comecei no mundo das canetas tinteiro e seu canal foi fundamental! Pode me dar uma dica? Comprei uma pilot kakuno, jinhao, majohn e lamy. De todas, a que mais gostei foi a pena da Kakuno. Qual caneta você recomenda que tenha a pena tão confortável como a da kakuno?
Saudações, Renata! Muito obrigado pelo seu comentário. Renata, essa questão do conforto da pena depende bastante de qual pena você escolheu... quanto mais grossa, mais ela vai deslizar fácil no papel, já as mais finas tendem a dar um pouco mais de feedback... ou seja, a sensação na mão da textura do papel quando a pena passa nele. Outra coisa que influencia, é a anatomia do corpo da caneta..., pois mesmo com a mesma pena, o calibre, altura, peso e forma do corpo influenciam na sua experiência. Por exemplo... a Pilot Metropolitam e a Pilot Kakuno usam a mesma pena. Eu acho a Metropolitan muito mais elegante, mas em relação a conforto a kakuno ganha para mim, por ter um corpo mais grosso e não ter aquele degrau entre o corpo e a seção. Isso é influenciado pelo tamanho da minha mão e a forma com que gosto de segurar a caneta para escrever? Isso varia de pessoa para pessoa. Considerando a penas a pena, lembre-se que tem algumas canetas da Pilot que usam exatamente o mesmo modelo de pena: Kakuno, Metropolitan, Explorer e Penmanship. Quanto ao corpo, você pode comparar entre as que você tem e entender melhor qual tipo de corpo é mais confortável para você usar, isso pode influenciar a sua escolha da sua próxima caneta. Um abraço, Renata. Obrigado novamente pelo comentário. Qualquer dúvida, pode contar comigo.
Eu posso usar cartuchos de outras marcas pra essa caneta? Eu sempre tive essa dúvida se devo usar o cartucho da marca das canetas que compro. O cartucho da platinum é bem carinho, msm a caneta sendo batata
Saudações, BelleFleur! Obrigado pelo seu comentário. Esse é um ponto negativo desse modelo. A Platinum tem um padrão proprietário de cartuchos e conversores, ou seja, as canetas da Platinum só vão funcionar com os cartuchos ou conversores da Platinum. Cada marca escolhe um caminho para isso. Tem muitas marcas que adoram o padrão internacional de cartuchos e conversores. Esse padrão permite que você utilize qualquer conversor de qualquer marca que obedeça a esse padrão. Uma opção nesse caso, que eu fiz com a minha Kakuno quando ainda não tinha um conversor para ela, é preencher o cartucho que vem com a caneta depois que ele acabar... basicamente usando uma seringa (com muito cuidado) para transferir a tinta da garrafa para o cartucho vazio... eu usei essa técnica um bom tempo até que decidi comprar um conversor, hehe Bom, espero que tenha ajudado. Um abraço, BelleFleur! Qualquer dúvida, conte comigo!
Excelente vídeo! 👏🏼 Uma dúvida, quanto tempo demora para uma tinta secar na pena de uma caneta? Eu tenho uma Platinum Prefounte e uso um dia a noite, no dia seguinte a noite eu tento usar e ela começa a falhar e não sai tinta. Isso é normal de canetas tinteiros?
Saudações novamente, Jhon! Jhon.. não tem um tempo fixo para a caneta secar quando está fechada. Se você deixar uma caneta aberta sem usar sobre a mesa por uns 10...20 minutos, a tinta da ponta naturalmente secará e ela vai falhar um pouco até retomar a escrita fluída. Se for uma pena mais fina, ela pode secar mais rápido. Já para uma pena fechada no cap vai depender muito do quanto o cap é bem selado... normalmente para qualquer caneta que uso é normal eu ficar uma semana ou mais com ela fechada sem usar e ela voltar sem problema. Mas nunca fiz um teste mais longo que isso intencionalmente. A Preppy é conhecida por dizerem que pode ficar um ano fechada na gaveta e depois voltar normalmente... não... eu nunca testei isso e provavelmente não vou fazer isso, hahaha. Quanto à sua Prefounte, verifica se o cap está fechando direitinho, se não tem nenhum trincado ou desalinhamento na parte do cap que fecha... Mas não, não é normal uma caneta tinteiro secar fechada de um dia para o outro. Espero ter ajudado. Um abraço, Jhon! Qualquer dúvida a mais, pode contar comigo!
Saudações, Renan. Obrigado pelo seu comentário, respondi ele em um vídeo sobre os comentários da semana e comparei as duas em vídeo. Espero que possa ajudar: ua-cam.com/video/-SXEw2BO5RA/v-deo.html Um abraço, meu amigo. ps: espero que eu tenha pronunciado o seu nome corretamente. Se não, por favor me informar a pronúncia correta.
Saudações, Otto. Lamento que tenha tido uma experiência frustrante com o nosso conteúdo. De fato os conteúdos do canal são mais extensos em tom mais casual. Mas registrei o seu feedback. De qualquer forma, sei que tem pessoas que procuram direto ao assunto e, por isso, em vídeos mais recentes, e quanto possível, tenho colocado os capítulos nos vídeos, assim quem assiste pode pular diretamente para a parte que o interessa. Aproveitando o seu comentário. Quais tópicos você geralmente deseja saber quando assiste a um review sobre canetas-tinteiro. Obrigado, Otto. Um abraço.
Saudações, Vinícios. Muito obrigado pelo comentário, meu amigo. No momento não temos Instagram, apenas o UA-cam e o site que é a loja do canal. Fizemos essa opção para poder focar mais no canal e na loja. Mas quem sabe em 2025 saia um Instagram... mas no momento não é confirmado ainda. Um abraço, meu amigo. Qualquer dúvida, pode contar comigo!
"Ponta na tinta da pena" foi boa! Tenho uma com pena fina, super fina por ser japonesa, boa caneta e é bem mais robusta doque aparenta.
Saudações, Michael!
Poooxa, meu amigo... eu pensei que ia passar ileso dessa! hahaha. Eu percebi durante a edição do vídeo, mas aí já era tarde e acabou ficando assim, haha.
Muito obrigado pelo seu comentário, eu ri aqui.. hehehe
Um abraço e obrigado por separar um tempo para comentar!
Olhei no site da loja e fiquei impressionado pelo preço por ser uma tinteiro e japonesa. Muito show! Achei uma caneta muito interessante e como dizem, muito honesta 😅
Saudações, Jeff!
Acho que esse é um ótimo adjetivo para essa caneta. Ela não promete mais do que ela pode oferecer, mas entrega bem o que ela oferece.
Uma coisa que percebi, ao menos na pena F dela, é que a pena dela tem uma certa elasticidade. Não é flexililidade, no sentido de escrever mais fino e mais grosso, mas sim uma elasticidade que parece que a pena amortece um pouco no papel ao escrever... ainda estou testando mais ela, mas achei interessante isso...
Um abraço, meu amigo!
Qualquer coisa, pode contar comigo!
Tinha ouvido falar no custo benefício da Preppy e de fato ela é ótima pelo custo. Eu tive um pouco mais de dificuldade de furar o cartucho e começar a escrever com ela do que com as minhas Lamy mas, por menos de um terço do preço, não tem como não valer a pena!
Por outro lado minha cunhada comprou uma Tinteiro chinesa em uma lojinha de lembranças na Itália, uma tal M&G, que eu acho que quebrei a ponta do alimentador só tentando furar o cartucho que vinha nela, arrumei mais ou menos mas preciso arrumar outro cartucho para testar e ver se ainda dá jeito. Muito melhor teria sido ela comprar uma Preppy!
(Quando li o MG na pena dessa M&G, antes de tentar colocar o cartucho, pensei inocentemente que se tratava de uma caríssima Montegrappa, hehehe)
Saudações, Luis!
Obrigado pelo seu comentário!
Poxa, meu amigo... eu lamento por saber da história da sua cunhada... ela já sabe do que aconteceu com a caneta dela?
Se for uma caneta que aceita cartucho padrão internacional deve ser fácil encontrar para testar. Por outro lado, se tiver danificado o feed já deve ser mais difícil encontrar peça para reposição.
Espero que consiga fazer ela funcionar, já que, além de uma caneta tinteiro... é uma lembrança de viagem dela.
Torço pelo melhor.
Um abraço, Luis!
Qualquer dúvida, conte comigo!
@@LiteratusCanetas ela sabe sim! Dei a mesma explicação para ela, mas creio que consegui ajeitar o suficiente para passar a tinta sem vazar. Talvez precise dar uma "ajuda" para o feed furando o cartucho no futuro, antes de encaixar, ou mesmo arrumando um conversor, mas ela vai funcionar. Novamente, parabéns pelo conteúdo!
Que maravilha, Luís!
Ótimas notícias!
Fico feliz pela sua cunhada, por você e, claro, pela caneta. haha
Um abraço, meu amigo.
Olha só que achado, vou experimentar, por esse preço... praticamente o preço de uma Rollerball descartável da Uni.
Saudações, Diego!
Obrigado pelo comentário, meu amigo!
Gostei da sua comparação. Eu nunca usei a reollerball da Uni, mas usava bastante a caneta com ponta de feltro deles. Mas a tinteiro tem a vantagem de ser recarregável e de ser uma tecnologia altamente inovadora (para o ano de 1800, haha).
Ultimamente tenho usado bastante a versão F (03) dessa caneta, em combinação com a tinta Pelikan 4001 Document Proof Black. Tenho achado essa tinta mais lubrificada que outras que testei, apesar de não ter nada escrito em relação a isso na embalagem... essa característica faz ela combinar bem com penas mais finas.
Um abraço, meu amigo.
Obrigado pelo comentário.
Qualquer dúvida, pode contar comigo!
Estou muito interessado nessa caneta, sempre vi ela aqui na loja Grafite artes e achava ela até básica demais. Gostei muito do conceito de preservar a tinta por um tempo. As minhas jinhaos quando pego estão totalmente secas o que me desmotiva muito.
Saudações, Roberto!
Obrigado pelo comentário, meu amigo!
De fato, as Preppy são bem básicas mesmo. Essa é parte da proposta delas. Uma coisa interessante das Preppy é que, apesar de serem as canetas tinteiro de entrada da Platinum, ainda assim são produzidas por uma casa de canetas conceituada com muitos anos de experiência. É um caso muito parecido com a Kakuno, da Pilot.
Eu falo isso porque ela pode ser um bom contraponto às Jinhao que, podem ter mais variações de produção... ou seja, você pode pegar uma muito boa ou uma nem tão boa assim...
Quanto às suas canetas que estão secas... você pode tentar dar uma boa lavada nelas, sobretudo na pena, para limpar qualquer resíduo de oleosidades do processo de produção da caneta ou mesmo do suor das mãos no uso diário.
Se isso não funcionar, você pode tentar uma outra tinta... como por exemplo a Pelikan Document Proof Black, que é bem lubrificada.
Espero que consiga contornar essa questão com as suas canetas e em breve usufruir da escrita flúida que elas proporcionam!
Um abraço, Roberto!
Qualquer coisa, conte comigo!
Muy buen video.
Muito obrigado, meu amigo.
faz um video sobre a caneta montex , e uma caneta de muita qualidade pelo preço acessível
Saudações, Pimentel!
Muito obrigado pelo seu comentário e pela sua dica. Eu confesso que não conhecia essa marca, estou feliz de ficar sabendo sobre ela.
Qual modelo dela você usa/sugere que tenha uma boa qualidade?
Um abraço, meu amigo!
Onde compra essa borracha de vedação pra poder colocar tinta no corpo dela?
Saudações Maikon. Tudo bom?
Maikon, eu nunca cheguei a testar isso nas minhas Preppy, até anotei aqui para fazer essa experiência e fazer um vídeo sobre isso.
Eu tenho alguns anéis de vedação, lembro que comprei eles na Goulet Pens. São basicamente O-Rings de 9mm de diâmtro externo com uma borrachinha de 1 mm. Vou até procurar onde encontro no mercado nacional, acredito que seja simples de encontrar.
Caso encontre antes, compartilhe com a gente aqui onde encontrou.
Obrigado pelo comentário, Maikon. Um abraço, meu amigo.
Olá. A Preppy é uma excelente caneta para o seu preço, mas tem alguns inconvenientes. O alimentador é muito sensível ao tipo de tinta, por exemplo, com a Pelikan 4001 royal blue funciona deficientemente. Coloquei KWZ Azur #4 e ficou ótima.
Por outro lado, ela é frágil. Não tive os problemas com as trincas na tampa, mas sim apareceu uma na peça onde nasce o clipe. Pelo momento não afeta à funcionalidade. Não usaria o clipe. Neste sentido, é inferior à Lamy Safari ou à Compactor Solo, mas também é mais barata.
Sobre o selo da tampa, tenho duas Preppys, uma é perfeita e a outra simplesmente razoável. A tinta fica mais saturada após vários dias sem uso, mas não seca. Sim secou após um mês, mas molhar a ponta resolveu.
As penas tinham baby bottom quando novas. Passei um pouco de lixa, muito pouco, e resolveu. A tinta pode influir. Antes de mexer na pena, sugiro testar várias tintas e papéis.
De qualquer modo, recomendo sim. A acho muito cómoda e tem uma boa pena. O pior é a fragilidade, mas das duas que eu tenho, uma está perfeita e a outra, continua funcional.
Saudações, Miguel!
Muito obrigado pelo seu comentário com sua análise detalhada desses pontos.
Obrigado pela recomendação da tinta KWZ Azure #4. Vou colocar ela na minha lista de tintas a testar.
A tinta que tenho usado na minha Preppy F(03) é a Pelikan 4001 Document Proof Black. Tenho tido um resultado agradável com essa tinta em canetas com a pena mais fina.
Eu tenho a sensação que ela é uma tinta mais lubrificada que outras da própria Pelikan, como a Pelikan Edelstein Topaz, apesar de não ter nada relacionado isso indicado na embalagem.
Realmente, existem alguns pontos na construção da caneta que poderiam ser melhores. Penso que onde essa caneta brilha é exatamente em relação ao custo benefício.
A solução desses pontos por parte da Pelikan exigiria materiais, processos e ferramentas mais caros, que tornariam a caneta mais cara de produzir e certamente acabaria tirando a caneta desse patamar de preço.
De qualquer forma, esses pontos listados são ótimos pontos a serem considerados por quem está cogitando adquirir esse modelo, para fazer uma balança entre seu preço e as características que ela entrega.
Muito obrigado por ter dedicado um tempo para escrever e compartilhar esses pontos tão cuidadosamente listagos e relevantes para esse modelo, Miguel! Esses comentários enriquecem muito o canal e a comunidade de pessoas interessadas em canetas-tinteiro que o consomem.
Muito obrigado mesmo.
Um abraço!
@@LiteratusCanetas Obrigado a você por seus vídeos! Há uns 4 anos sabia muito pouco sobre canetas apesar de usá-las diariamente. Aprendi muito com a troca de informações da comunidade.
Abraço!
Muito obrigado, Miguel.
A troca de informações na comunidade de canetas-tinteiro é muito rica. Eu mesmo aprendo todos os dias. É uma comunidade de distintos cavalheiros e damas.
Um abraço, meu amigo.
Olá!!! Comecei no mundo das canetas tinteiro e seu canal foi fundamental!
Pode me dar uma dica? Comprei uma pilot kakuno, jinhao, majohn e lamy. De todas, a que mais gostei foi a pena da Kakuno. Qual caneta você recomenda que tenha a pena tão confortável como a da kakuno?
Saudações, Renata!
Muito obrigado pelo seu comentário.
Renata, essa questão do conforto da pena depende bastante de qual pena você escolheu... quanto mais grossa, mais ela vai deslizar fácil no papel, já as mais finas tendem a dar um pouco mais de feedback... ou seja, a sensação na mão da textura do papel quando a pena passa nele.
Outra coisa que influencia, é a anatomia do corpo da caneta..., pois mesmo com a mesma pena, o calibre, altura, peso e forma do corpo influenciam na sua experiência.
Por exemplo... a Pilot Metropolitam e a Pilot Kakuno usam a mesma pena. Eu acho a Metropolitan muito mais elegante, mas em relação a conforto a kakuno ganha para mim, por ter um corpo mais grosso e não ter aquele degrau entre o corpo e a seção. Isso é influenciado pelo tamanho da minha mão e a forma com que gosto de segurar a caneta para escrever? Isso varia de pessoa para pessoa.
Considerando a penas a pena, lembre-se que tem algumas canetas da Pilot que usam exatamente o mesmo modelo de pena: Kakuno, Metropolitan, Explorer e Penmanship.
Quanto ao corpo, você pode comparar entre as que você tem e entender melhor qual tipo de corpo é mais confortável para você usar, isso pode influenciar a sua escolha da sua próxima caneta.
Um abraço, Renata. Obrigado novamente pelo comentário.
Qualquer dúvida, pode contar comigo.
Eu posso usar cartuchos de outras marcas pra essa caneta? Eu sempre tive essa dúvida se devo usar o cartucho da marca das canetas que compro. O cartucho da platinum é bem carinho, msm a caneta sendo batata
Saudações, BelleFleur!
Obrigado pelo seu comentário.
Esse é um ponto negativo desse modelo. A Platinum tem um padrão proprietário de cartuchos e conversores, ou seja, as canetas da Platinum só vão funcionar com os cartuchos ou conversores da Platinum.
Cada marca escolhe um caminho para isso. Tem muitas marcas que adoram o padrão internacional de cartuchos e conversores. Esse padrão permite que você utilize qualquer conversor de qualquer marca que obedeça a esse padrão.
Uma opção nesse caso, que eu fiz com a minha Kakuno quando ainda não tinha um conversor para ela, é preencher o cartucho que vem com a caneta depois que ele acabar... basicamente usando uma seringa (com muito cuidado) para transferir a tinta da garrafa para o cartucho vazio... eu usei essa técnica um bom tempo até que decidi comprar um conversor, hehe
Bom, espero que tenha ajudado. Um abraço, BelleFleur!
Qualquer dúvida, conte comigo!
Excelente vídeo! 👏🏼
Uma dúvida, quanto tempo demora para uma tinta secar na pena de uma caneta?
Eu tenho uma Platinum Prefounte e uso um dia a noite, no dia seguinte a noite eu tento usar e ela começa a falhar e não sai tinta.
Isso é normal de canetas tinteiros?
Saudações novamente, Jhon!
Jhon.. não tem um tempo fixo para a caneta secar quando está fechada.
Se você deixar uma caneta aberta sem usar sobre a mesa por uns 10...20 minutos, a tinta da ponta naturalmente secará e ela vai falhar um pouco até retomar a escrita fluída. Se for uma pena mais fina, ela pode secar mais rápido.
Já para uma pena fechada no cap vai depender muito do quanto o cap é bem selado... normalmente para qualquer caneta que uso é normal eu ficar uma semana ou mais com ela fechada sem usar e ela voltar sem problema. Mas nunca fiz um teste mais longo que isso intencionalmente.
A Preppy é conhecida por dizerem que pode ficar um ano fechada na gaveta e depois voltar normalmente... não... eu nunca testei isso e provavelmente não vou fazer isso, hahaha.
Quanto à sua Prefounte, verifica se o cap está fechando direitinho, se não tem nenhum trincado ou desalinhamento na parte do cap que fecha...
Mas não, não é normal uma caneta tinteiro secar fechada de um dia para o outro.
Espero ter ajudado. Um abraço, Jhon!
Qualquer dúvida a mais, pode contar comigo!
@@LiteratusCanetas Muito obrigado, analisarei melhor ela para ver se não tem nenhum problema na cap.
Combinado, Jhon!
Qualquer dúvida, pode contar comigo!
Um abraço!
Olá, ainda nao tenho nenhuma caneta... Dá para comparar a Preppy com a Kakuno? Pois a Kakuno esta mais que o dobro ai fico na duvida de qual comprar.
Saudações, Renan.
Obrigado pelo seu comentário, respondi ele em um vídeo sobre os comentários da semana e comparei as duas em vídeo. Espero que possa ajudar:
ua-cam.com/video/-SXEw2BO5RA/v-deo.html
Um abraço, meu amigo.
ps: espero que eu tenha pronunciado o seu nome corretamente. Se não, por favor me informar a pronúncia correta.
@LiteratusCanetas kkkkk levei um susto quando vi o vídeo, não esperava aparecer nele kkkk. Obrigado pela resposta.
Haha, espero que tenha sido um susto bom.
Qualquer dúvida pode contar comigo, um abraço!
Muita enrolação cara. Quase 20 minutos para falar… Poxa.
Saudações, Otto.
Lamento que tenha tido uma experiência frustrante com o nosso conteúdo. De fato os conteúdos do canal são mais extensos em tom mais casual. Mas registrei o seu feedback.
De qualquer forma, sei que tem pessoas que procuram direto ao assunto e, por isso, em vídeos mais recentes, e quanto possível, tenho colocado os capítulos nos vídeos, assim quem assiste pode pular diretamente para a parte que o interessa.
Aproveitando o seu comentário. Quais tópicos você geralmente deseja saber quando assiste a um review sobre canetas-tinteiro.
Obrigado, Otto.
Um abraço.
Tem instagram seu pra a gente acompanhar?
Saudações, Vinícios.
Muito obrigado pelo comentário, meu amigo. No momento não temos Instagram, apenas o UA-cam e o site que é a loja do canal. Fizemos essa opção para poder focar mais no canal e na loja. Mas quem sabe em 2025 saia um Instagram... mas no momento não é confirmado ainda.
Um abraço, meu amigo.
Qualquer dúvida, pode contar comigo!