2.000 pulsos de raios gama é o início da queima da pele e o funcionamento do contador geiger, menos é um bom componente de adubo, os prótons não queimam mas dão calor e energia... Já fui contaminado e saí com bário... Tenho registros no conselho, trabalhei nesse lugar... Dura entre 23 a 25 anos a radiação prejudicial do lixo... Depois tem valor agregado comercial e industrial...
Essa área era ou é da Nuclemon, e tinha galpões também no Brooklin Paulista. Esse terreno da Interlagos está contaminado. A Esso Cia de petróleo na década de 90 tentou comprar a esquina para fazer um posto de combustível e não deu negócio devido esse problema.
O vídeo é muito interessante e útil Com certeza muita gente que mora em São Paulo não faz a mínima ideia disso Obrigado pelas informações Que bom além de palavras mas também o material de vídeo excelente
Bom dia. Bacana, suas informações são bem interessantes, parabéns. Morei no Brooklyn agora estou em interlagos. E sabia q tinha uma fabrica q trabalhava com.produto nuclear. Valeu.
Lembro claramente da fama dessa empresa com a radiação no começo da década de 90 nesse terreno de Av Santo Amaro quando eu era criança.. também lembro de quando surgiram os prédios no terreno da fábrica e sempre me perguntava se era seguro. Muitos anos depois morei em Interlagos e via as placas de radiação no terreno da av Interlagos. Fui pesquisar e descobri a ligação dos dois locais com a mesma empresa. Mas nunca tive detalhes da história disso e nem oq as empresas produziam. Muito legal poder ter respostas depois de tantos anos.
Morei atè casar no Brooklyn velho, um dos pontos de ônibus antes do corredor sto Amaro era justamente no muro da Nuclemom. Um amigo esperava todos os dias encostado no muro. Excelente video. Abcs
Eu morei na Rua Princesa Isabel, praticamente na época da Nuclemon, entre 1980 e 1998. Na realidade a fábrica não ficava na área do supermercado, mas na verdade na área de dois condomínios residenciais; o Condomínio Jadim Desarbres e o Condomínio Jardins de Drulon. Inclusive esses condomínios não tem estacionamento subsolo, exatamente pela situação de contaminação. Dizem que fizeram uma grande laje bem grossa para minimizar qualquer possibilidade de radiação pelos possíveis itens ainda deixados no local. Lembro que na época minha mãe não deixava chegar lá perto... eu só podia ir até na loja Pernambucanas, que ficava na esquina da Rua Joaquim Nabuco... o medo era enorme, apesar de morar a menos de 200m dos portões dessa empresa.
Eu não sabia que esse condomínio não tinha subsolo. Muitos condomínios da região onde está o Galpão, nao possuem garagem subterrânea tb, bem como o Padre MARCELO. Então agora vc matou a charada 👍
@@EngEtceTal pois é! Praticamente todos os condomínios em regiões que um dia foram industriais se recusam a cavar para fazer seus estacionamentos abaixo do nível do solo. Isso ocorre tanto aqui na Usina Piratininga como em Jurubatuba ou qualquer área onde a indústria pesada se estabeleceu. É assim no Cond. MaxHaus, Cond. Terrara, no São Paulo HeadQuartes (Forum Regional de Santo Amaro), Shopping SP Market, Cond. Vista Golf Residencial, aqui na zona sul, como na zona leste nos condomínios residenciais na região do Brás/Bresser/Moóca.
Parabéns, pelo vídeo, trabalhei de 1970 a 1981, na Walita eletro domésticos que ficava onde hoje é a faculdade do Sesc, conhecia muito essa região, hoje raramente passo por aí , bom ver seus trabalhos, assim revejo como esta a região.
@@EngEtceTal Bom dia com certeza quem trabalhou na região na época das grandes empresas que existiram na região gostariam de saberem o que existem nos espaços atualmente. Um lugar interessante que vc poderia abordar seria o Golf clube. Abraços
@@josetarcisiodoutel4037 rapaz vc le pensamentos??? Olha a foto que coloquei na página, o da próxima quarta-feira será o campo de Golfe ⛳️ Sim, eu farei vários vídeos das empresas que se foram, porém é complicado achar informações. Se tiver alguma informação boa, pode mandar que lhe dou os créditos no vídeo 🙏
Obrigada pelas informações. Moro a vida toda neste bairro. Morei por 40 anos no bairro do lado deste depósito, o Jardim Campo Grande, bairro residencial bem em frente. Aquele terreno sempre foi um mistério, principalmente na década de 80 quando o mundo começou a saber o que é radiação. Nunca tinha tido tanta informação objetiva, muito obrigada por esclarecer dúvidas de uma vida toda. Fico realmente preocupada o quando esta radiação afetou a vida dos moradores deste bairro, e quanto afetou a saúde de minha família. Hoje em dia meus pais são idosos e moram no bairro, que virou um condomínio fechado de casas é um oásis de tranquilidade e de paz. Mas será que esta paz está permeada pelo inferno da radiação? Aliás, moro há 13 anos perto da represa do guarapiranga, há alguns quilômetros de lá. A represa do Guarapiranga abastece toda a Zona Sul de água potável. Será que há algum resquício desta radiação também na represa do Guarapiranga? Há informações criminais do teu vídeo, é bastante informação que está jogada embaixo do tapete, imagina se for comprovado que esta radiação danificou a saúde das pessoas ao redor. Seu vídeo é muito instrutivo mas também é muito perigoso, há muitas questões que terão consequências catastróficas se forem comprovadas. Imagina as pessoas entrando com pedidos de indenização por causa dos malefícios desta radiação? De toda a forma muito obrigada por esclarecer o que é este maldito terreno.
Obrigado Claudia por tantas palavras e questionamentos. Não há como afetar a Guarapiranga, ela está muito longe, porém não seria ruim que fosse feito um estudo de fato para mostrar tudo que aconteceu e ainda acontece ali.
Pessoal, Minha esposa trabalhou neste local no ano de 2012 e claro já era administrado pela INB (Indústrias Nucleares do Brasil). Realmente o lixo nuclear é armazenado em bombonas plásticas e algumas de metal, até um tempo atrás tínhamos fotos desse armazenamento. Agora uma informação que vai assustar! As medições de Sievert variavam entre 400 a 800 MSV, houve medições que chegaram a 1000 MSV. A situação era tão crítica que não podiam ficar no local por mais de 15 min. Grande abraço!
Eu já estive nessa empresa quando ainda estava ativa. Achei estranho uma empresa que manipulava material radioativo bem no miolo de santo amaro com fluxo enorme de pessoas. O que me chamou a atenção foi o cemblante das pessoas. Todos de cara amarrada, ninguém sorria. Dentro do galpão vc sentia uma carga muito negativa. Nunca esqueci a visita que fizemos a está empresa. Dias atrás com a notícia sobre a usina de Chernobyl na Ucrânia, voltou a lembrança dessa empresa de santo amaro e a curiosidade em saber que fim teria levado essa empresa.
Mais uma vídeo aula, parabéns! Pelo que eu já li sobre o assunto, em 2009, teve até CPI pra investigar, depois de uma auto denúncia da Gillette sobre contaminação do solo com produtos tóxicos, a zona sul pelo que parece está cheia de terrenos com possível contaminação devido as indústrias da região. Esse terreno apresentava em 2009 contaminação de cinco pontos, provocada por restos de areia monazítica, não havendo comprovação da migração da contaminação para fora do terreno. Não sei que fim deu a CPI, mas o problema agora é achar um novo local pra esse lixo, uma vez que a expansão imobiliária já tomou conta da região.
Obrigado 🙏 Isso mesmo, eu estudo esse caso faz tempo. Percebi que muitas fotos sumiram da internet, tanto que nao coloquei nenhuma foto antiga, pois não havia! Também não sei qual foi o fim desta CPI
Que bacana, neu pai trabalhou a vida toda nesta empresa , faleceu a dois anos, ficaria muito feliz em assistir esse vídeo. Contava muitas coisas sobre a empresa , saudades e gratidão.
Moro no Brooklin desde criancinha, vizinha desse condomínio no terreno onde foi a usina (que aliás, cheguei a ver em funcionamento - lembro até do apito ao meio dia! - a desativação, o terreno peladão depois que ficou lá um tempo...) e nunca soube ao certo a história dessa usina, só conhecia algumas poucas histórias por causa dos processos trabalhistas dos funcionários contaminados pela radiação. O seu vídeo explicou muita coisa que eu não sabia, olha só. E até hoje, fico me perguntando se quem mora nos prédios do condomínio que foi construído no terreno, sabe o que foi ali.
Então pode acompanhar todos os passos desta empresa. Estou certo que os moradores deste local não saibam oque existiu neste terreno, bem como os moradores de Interlagos não sabem.
Sempre me interessei muito por radiação e tb suas consequências. Eu duvido muito que o solo não esteja contaminado. Um solo contaminado demora centenas de anos para se descontaminar, como então fizeram isso? Queria que algume fosse lá com um contador Geiger e tirar prova. Acho que o pior serai acessar a area desse condominio aí.
Que aula Kacá!!! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽 A gente passa do lado dos lugares, e por muitas vezes não temos noção da história que tem por trás. Aprendi muito com o vídeo de hoje. Só uma pequena correção Kacá. A Avenida mostrada ali de cruzamento com a Av. Sto. Amaro, é a Av. Vicente Rao e não Av. Cupecê como foi citado no vídeo. Que por sinal, em 2004/2005 eu passava ao lado desse terreno da Orquima/USAM todos os dias, antes de se tornar o Hipermercado. Eu pegava um ônibus na Av. Sto. Amaro pra ir trabalhar. Nem passava pela minha cabeça toda a história que tinha esse terreno. Grato pelo vídeo e pelo conteúdo de qualidade que vc nos proporciona. 🙏🏽
Eu que agradeço, tem dado muito trabalho e o tempo de dedicação tem sido cada vez mais curto. Mas ainda bem que vc elogiou, sinal que estou conseguindo entregar qualidade
A zona sul tem muita coisa para contar, aí nesta região tínhamos um cinema drive in com a 2 maior tela da América Latina, tínhamos também a fábrica de Fliperamas da Taito! Tinha até Bonde e linha de trem que descia até o litoral, no passado da zona sul, nem sempre foi só prédio e favela.
Nasci e cresci no bairro do Socorro nos anos 1980. Sempre ouvi do meu pai as histórias que vc tem trazido no seu canal!! O clube abandonado, as antigas indústrias, quase comprei apartamento no terreno da antiga Villares... Aliás, fiz o meu TCC em Geografia sobre a região de Santo Amaro (um atlas local).
Toda essa enorme região da Avenida dos Bandeirantes -( que tem um córrego por baixo,) até o extremo sul perto do litoral, pertencia ao extinto municipio de Santo Amaro. Nessa região veio morar umas famílias de alemães phodidos convidadas por D. Pedro I. Elas acabaram ficando marginalizadas com as promessas não cumpridas do Império de material agrícola, professores e médicos e tiveram que se virar por conta própria. O bairro Colônia em Parelheiros é onde morou algumas dessas familias.
Kaca, muito bom o vídeo. Sempre é bom a gente conhecer a história de SP. O local onde você indicou que ficava a USAM esta errado. A antiga usina ocupava o espaço onde está um condomínio de prédios. O local onde está o hipermercado fazia parte da antiga fábrica da Lacta.
Pode crer, isso mesmo, a Lacta ocupava parte do quarteirão, com um lado na Av. Santo Amaro x Av. Vicente Rao e entre a antiga usina (pensei até que só fosse um depósito da Nuclemon) e a Lacta tem aquela rua, travessa da Av. Santo Amaro, que era o acesso pra Lacta
Olá Silas, Eu não tenho 😞 Eu tenho a intenção de comprar não apenas esse, mas vários instrumentos e ferramentas para o canal. Com isso eu consigo ser assertivo e diversifico os conteúdos.
Parabéns pelo trabalho... Sou professor de Geografia e sempre fiz uma atividade com meus alunos mostrando como a cidade de SP deixou de ser industrial... Peço para eles procurarem antigas fábricas que foram embora... Achei no seu vídeo dos elevadores Vilares que o próprio shopping SP Market era a Caterpillar... Show! Assim como falo pra eles que o shopping Mooca era a fábrica da Ford. Me inscrevi em seu canal, no próximo ano usarei seus vídeos para apresentar pra eles. Obrigado.
Olá Júlio César, seja muito bem vindo ao nosso canal. Imenso prazer em receber um professor em meu canal. Fique completamente à vontade para mostrar aos seus alunos, aliás, este trabalho de resgate industrial 🏭 que faz da cidade é muito importante. Kkkk
Boa noite, infelizmente parece que virou terreno baldio, estava vendo agora pouco pelo Google maps, ficava ali perto da antiga casa de shows Tom Brasil. Mas a poucos anos atrás ainda tinha tudo lá, desde que o Metrô começou a funcionar na região, as construtoras estão derrubando tudo.
Quando for grava video tente grava a parte inferior da entradas da ruas portão dos locas na rua fica melhor pra indentifica pois sempre passamos de carro ou onibus não de helicópteros.por favor
@@EngEtceTal Sim, mas pelo que me lembro, eles retiraram a terra contaminada. Mas recentemente, realmente deu indícios de contaminação em plantas que nasceram por lá.
Muito bom a matéria há um bom tempo trabalho no ramo de concreteira e ja fizemos diversos prédio aí na Miguel yunis enclusivel do lado do lixão onde vc já fez outra matéria veleu abç
@@EngEtceTal eu passo sempre mas não sabia dessa informação só emginava qui seria solo contaminado mas não sabia qui era por esse material radioativo gostei muito do vídeo principalmente também gostei do vídeo da usina piratiniga eu já trabalhei na usina os vídeo são bastante informativo. Já me escrevi no canal 👍🆗️
Olá, mais uma vez um ótimo vídeo. Queria saber onde estão levando as terras contaminadas, descontaminar um local pra contaminar outros, longe dos olhos, como aconteceu aí. Sempre comentei à respeito. Muitos invasores foram retirados. Isso aconteceu depois de uma reportagem na TV. Parabéns novamente. Também tive um exercício desqualificado por falta de unidades.
Também dizem onde tinha a finada Duracell está contaminada. Porém uma coisa é certa. Eu sentia um cheiro de borracha queimada principalmente na região do Shopping SP Market...
Morei muitos anos na região ao lado do terreno da Telefunken e sempre soube desse terreno na esquina de AV. Interlagos com AV. Miguel Yunes. Uma vez a Coca-cola chegou a colocar caminhões por lá. Depois veio a Igreja do Pe. Marcelo. Pensei que haviam tirado o lixo. SQN
Outra sugestão de vídeo Quando vc puder , vai Até o km 29 da avenida Sapopemba quase no final dela , tem o aterro sanitário São João eh impressionante o tamanho desse lixão
Caraca man você tirou minha dúvida de anos. Sempre morei no Bairro de Interlagos e desde pequeno eu passava pela Avenida Interlagos próximo a Nações Unidas ou pela Miguel Yunes e sempre via essa placa de Radiação pelo terreno, até antes mesmo de ter a construção do Santuário e até perguntava pro pai o por que tinha essa placa e ficávamos com essa dúvida. Valeu por fazer esse vídeo e tirar nossa dúvida
Olá amigo… Estes são os mistérios da cidade, quem mora na região ainda sabe da existência, mas quando falava para outros paulistanos eles achavam graça. Mas está é uma realidade indesejada. Forte abraço e seja bem vindo ao canal. Tem muito vídeo da região. 3 sobre o autódromo de Interlagos, Torre da Villares, Ponte Ferroviária, ponte da Interlagos, a estação abandonada que ligava Interlagos a Santos… Pegue a pipoca 🍿 e vai… Feliz Natal 🎄
Esse vídeo, só vi agora. Então quer dizer que tem esse "pouquinho" de lixo radioativo nesse terreno.. 🤔 Lembro dos galpões da Av. Santo Amaro e da construção do condomínio, espero que realmente tenha sido corretamente descontaminado, até porque a construção dos prédios exige certa remoção de terra pra execução da garagem e mesmo das fundações, mas o porém é onde esta terra retirada seria jogada, vaso não corretamente descontaminada. Em Interlagos, se não me engano haviam mais galpões dessa empresa, que foram demolidos. Que bucha virá esse tipo de material..
@@EngEtceTal , hoje moro no condomínio que teve o terreno limpo. Até deu para ver que a janela do Atari estava aberta 😂. Segundo me contaram aqui, foram cerca de 900 viagens de caminhões para remoção da terra do local. Outra informação é que no início das obras, eles checavam os trabalhadores ao final dos turnos.
@@hvalins quando o terreno tem solo contaminado os prédios tem garagens no nível do solo. Porém como está dizendo que tem subsolo, é pq realmente foi descontaminado 👍
Kaca, obrigado por mais uma aula sensacional. Deixo aqui a sugestão de fazer um vídeo sobre a torre que aparece ao fundo no final do vídeo, que fica na avenida Morumbi. Abraço!!
@@EngEtceTal Me refiro a torre que aparece no Brooklin mesmo, que fica na avenida morumbi esquina com a rua das margaridas. Parece ser uma estrutura interessante
Primeiramente meus parabéns eu moro aqui no Guarujá litoral e não sabia desse suposto local de armazenamento...e todo mundo sabe que uma área pra ser totalmente livre de radiações levam décadas e o governo vem falar que essa área fica livre exposto ao Sol chuva e o solo freático como deve estar durante esses anos.🤔😎😷🙏😭😢👍❤️
Guarujá… Que legal… Nosso canal está chegando a vários locais, muito bom ter vc por aqui! Quero gravar vários vídeos em nosso litoral. 👍 Mas sabe como é governo, não consegue planejar um palmo a frente do nariz
Como vai descontaminar um produto exposto porque o que eu entendi o produto está depositado ao redor dos galpões. Deus ajude que não aconteça o pior nessa área 🙏😷😢👍🤔
Super interessante o vídeo! Seria legal falar sobre o lixo da Nuclemon que há em Itu também
Eu não conheço esse local em Itu, mas valeu a dica
O cara conseguiu passar vários conhecimentos incríveis em poucos minutos de maneira muito fácil,cara é um orgulho tem gente assim no UA-cam
Muito obrigado pelas palavras ☺️
Aproveite e pegue uma pipoca 🍿 para maratonar nossos vídeos
Ahhh deixe um joinha 👍 neles
Pelo que eu me lembro, a fábrica da Av. Santo Amaro era onde é esse conjunto de prédios. Onde é o mercado hoje não fazia parte da fábrica.
Isso mesmo amigo
Eu sempre passo por la, sempre o mesmo terreno, ninguém pode construir
Não…
Área contaminada
2.000 pulsos de raios gama é o início da queima da pele e o funcionamento do contador geiger, menos é um bom componente de adubo, os prótons não queimam mas dão calor e energia... Já fui contaminado e saí com bário... Tenho registros no conselho, trabalhei nesse lugar... Dura entre 23 a 25 anos a radiação prejudicial do lixo... Depois tem valor agregado comercial e industrial...
Ótimas informações, essa de ser usado na Terra nunca tinha escutado.
Obrigado por compartilhar sua experiência
Essa área era ou é da Nuclemon, e tinha galpões também no Brooklin Paulista. Esse terreno da Interlagos está contaminado. A Esso Cia de petróleo na década de 90 tentou comprar a esquina para fazer um posto de combustível e não deu negócio devido esse problema.
Esse tipo de contaminação não se resolve tão rápido
Isso aqui é uma aula
Muito obrigado ☺️
Seja bem vindo ao canal
O vídeo é muito interessante e útil Com certeza muita gente que mora em São Paulo não faz a mínima ideia disso Obrigado pelas informações Que bom além de palavras mas também o material de vídeo excelente
Obrigado Marcelo,
São fatos que se contados as pessoas não acreditam que isso existe em SP
Bom dia.
Bacana, suas informações são bem interessantes, parabéns.
Morei no Brooklyn agora estou em interlagos. E sabia q tinha uma fabrica q trabalhava com.produto nuclear. Valeu.
Olá Katia
Seja bem vinda!
Vc mudou de lugar e ambos locais trabalhavam a ORQUIMA 👍
Moro em interlagos vejo isso da janela do meu apto
👏👏👏
Lembro claramente da fama dessa empresa com a radiação no começo da década de 90 nesse terreno de Av Santo Amaro quando eu era criança.. também lembro de quando surgiram os prédios no terreno da fábrica e sempre me perguntava se era seguro. Muitos anos depois morei em Interlagos e via as placas de radiação no terreno da av Interlagos. Fui pesquisar e descobri a ligação dos dois locais com a mesma empresa. Mas nunca tive detalhes da história disso e nem oq as empresas produziam. Muito legal poder ter respostas depois de tantos anos.
Bom dia Roberto,
Muito obrigado pelo esclarecimento. Interessante alguém que viu tudo de perto!
Obrigado pelas palavras
Obrigado.
🙌
Morei atè casar no Brooklyn velho, um dos pontos de ônibus antes do corredor sto Amaro era justamente no muro da Nuclemom. Um amigo esperava todos os dias encostado no muro. Excelente video. Abcs
Que legal André…
Um ponto de encontro ariscado 👍
Eu morei na Rua Princesa Isabel, praticamente na época da Nuclemon, entre 1980 e 1998. Na realidade a fábrica não ficava na área do supermercado, mas na verdade na área de dois condomínios residenciais; o Condomínio Jadim Desarbres e o Condomínio Jardins de Drulon. Inclusive esses condomínios não tem estacionamento subsolo, exatamente pela situação de contaminação. Dizem que fizeram uma grande laje bem grossa para minimizar qualquer possibilidade de radiação pelos possíveis itens ainda deixados no local. Lembro que na época minha mãe não deixava chegar lá perto... eu só podia ir até na loja Pernambucanas, que ficava na esquina da Rua Joaquim Nabuco... o medo era enorme, apesar de morar a menos de 200m dos portões dessa empresa.
Eu não sabia que esse condomínio não tinha subsolo. Muitos condomínios da região onde está o Galpão, nao possuem garagem subterrânea tb, bem como o Padre MARCELO. Então agora vc matou a charada 👍
@@EngEtceTal pois é! Praticamente todos os condomínios em regiões que um dia foram industriais se recusam a cavar para fazer seus estacionamentos abaixo do nível do solo. Isso ocorre tanto aqui na Usina Piratininga como em Jurubatuba ou qualquer área onde a indústria pesada se estabeleceu. É assim no Cond. MaxHaus, Cond. Terrara, no São Paulo HeadQuartes (Forum Regional de Santo Amaro), Shopping SP Market, Cond. Vista Golf Residencial, aqui na zona sul, como na zona leste nos condomínios residenciais na região do Brás/Bresser/Moóca.
@@alexandrepohlmann7490 excelente explicação
Parabéns, pelo vídeo, trabalhei de 1970 a 1981, na Walita eletro domésticos que ficava onde hoje é a faculdade do Sesc, conhecia muito essa região, hoje raramente passo por aí , bom ver seus trabalhos, assim revejo como esta a região.
Muito obrigado Tarcísio…
Eu não lembrava que a Walita era no SESC…
Vc me deu uma boa ideia, de gravar um vídeo ali futuramente
@@EngEtceTal Bom dia com certeza quem trabalhou na região na época das grandes empresas que existiram na região gostariam de saberem o que existem nos espaços atualmente. Um lugar interessante que vc poderia abordar seria o Golf clube. Abraços
@@josetarcisiodoutel4037 rapaz vc le pensamentos???
Olha a foto que coloquei na página, o da próxima quarta-feira será o campo de
Golfe ⛳️
Sim, eu farei vários vídeos das empresas que se foram, porém é complicado achar informações.
Se tiver alguma informação boa, pode mandar que lhe dou os créditos no vídeo 🙏
É o Senac e não Sesc
@@rosangelabellottocabral601 verdade 👍
Obrigada pelas informações. Moro a vida toda neste bairro. Morei por 40 anos no bairro do lado deste depósito, o Jardim Campo Grande, bairro residencial bem em frente. Aquele terreno sempre foi um mistério, principalmente na década de 80 quando o mundo começou a saber o que é radiação. Nunca tinha tido tanta informação objetiva, muito obrigada por esclarecer dúvidas de uma vida toda. Fico realmente preocupada o quando esta radiação afetou a vida dos moradores deste bairro, e quanto afetou a saúde de minha família. Hoje em dia meus pais são idosos e moram no bairro, que virou um condomínio fechado de casas é um oásis de tranquilidade e de paz. Mas será que esta paz está permeada pelo inferno da radiação? Aliás, moro há 13 anos perto da represa do guarapiranga, há alguns quilômetros de lá. A represa do Guarapiranga abastece toda a Zona Sul de água potável. Será que há algum resquício desta radiação também na represa do Guarapiranga? Há informações criminais do teu vídeo, é bastante informação que está jogada embaixo do tapete, imagina se for comprovado que esta radiação danificou a saúde das pessoas ao redor. Seu vídeo é muito instrutivo mas também é muito perigoso, há muitas questões que terão consequências catastróficas se forem comprovadas. Imagina as pessoas entrando com pedidos de indenização por causa dos malefícios desta radiação? De toda a forma muito obrigada por esclarecer o que é este maldito terreno.
Obrigado Claudia por tantas palavras e questionamentos.
Não há como afetar a Guarapiranga, ela está muito longe, porém não seria ruim que fosse feito um estudo de fato para mostrar tudo que aconteceu e ainda acontece ali.
Pessoal,
Minha esposa trabalhou neste local no ano de 2012 e claro já era administrado pela INB (Indústrias Nucleares do Brasil).
Realmente o lixo nuclear é armazenado em bombonas plásticas e algumas de metal, até um tempo atrás tínhamos fotos desse armazenamento.
Agora uma informação que vai assustar!
As medições de Sievert variavam entre 400 a 800 MSV, houve medições que chegaram a 1000 MSV. A situação era tão crítica que não podiam ficar no local por mais de 15 min.
Grande abraço!
😨
Sério que chegou a bater 1000 MSV, assustador!!!
Obrigado por compartilhar conosco sua experiência 👍
Kaká ai tem muita informação importante informada de modo simples, muito bom mesmo!!
Valeu Seu Rubem…
Muito obrigado
Eu já estive nessa empresa quando ainda estava ativa. Achei estranho uma empresa que manipulava material radioativo bem no miolo de santo amaro com fluxo enorme de pessoas. O que me chamou a atenção foi o cemblante das pessoas. Todos de cara amarrada, ninguém sorria. Dentro do galpão vc sentia uma carga muito negativa. Nunca esqueci a visita que fizemos a está empresa. Dias atrás com a notícia sobre a usina de Chernobyl na Ucrânia, voltou a lembrança dessa empresa de santo amaro e a curiosidade em saber que fim teria levado essa empresa.
Interessante Luís
Sua visita à empresa e presenciar a reação das pessoas. Bem provável que já soubessem dos riscos
Mais uma vídeo aula, parabéns! Pelo que eu já li sobre o assunto, em 2009, teve até CPI pra investigar, depois de uma auto denúncia da Gillette sobre contaminação do solo com produtos tóxicos, a zona sul pelo que parece está cheia de terrenos com possível contaminação devido as indústrias da região. Esse terreno apresentava em 2009 contaminação de cinco pontos, provocada por restos de areia monazítica, não havendo comprovação da migração da contaminação para fora do terreno. Não sei que fim deu a CPI, mas o problema agora é achar um novo local pra esse lixo, uma vez que a expansão imobiliária já tomou conta da região.
Obrigado 🙏
Isso mesmo, eu estudo esse caso faz tempo. Percebi que muitas fotos sumiram da internet, tanto que nao coloquei nenhuma foto antiga, pois não havia!
Também não sei qual foi o fim desta CPI
Que bacana, neu pai trabalhou a vida toda nesta empresa , faleceu a dois anos, ficaria muito feliz em assistir esse vídeo. Contava muitas coisas sobre a empresa , saudades e gratidão.
Sério Márcia…
Trabalhou em INTERLAGOS ou Santo Amaro?
Top + 1 vídeo assistido
Obrigado Alex
Estava pensando algum tempo atrás. Porque será que ninguém não fala das empresas da região... E encontrei esse canal... Parabéns pelo trabalho.
Muito obrigado Juarez, haverá muito mais ☺️
Belíssimo trabalho seus vídeos são sensacionais, trabalho de jornalismo investigativo histórico 👏👏👏
Poxa Fábio muito obrigado 👍
Top!
Valeu
Ele se chamava Salvador Bestetti, trabalhou na Nuclemon , na avenida Santo Amaro.
Ah Santo Amaro! Nossa que legal…
Se quiser pode compartilhar conosco algumas histórias ☺️
Moro no Brooklin desde criancinha, vizinha desse condomínio no terreno onde foi a usina (que aliás, cheguei a ver em funcionamento - lembro até do apito ao meio dia! - a desativação, o terreno peladão depois que ficou lá um tempo...) e nunca soube ao certo a história dessa usina, só conhecia algumas poucas histórias por causa dos processos trabalhistas dos funcionários contaminados pela radiação. O seu vídeo explicou muita coisa que eu não sabia, olha só.
E até hoje, fico me perguntando se quem mora nos prédios do condomínio que foi construído no terreno, sabe o que foi ali.
Então pode acompanhar todos os passos desta empresa. Estou certo que os moradores deste local não saibam oque existiu neste terreno, bem como os moradores de Interlagos não sabem.
Sempre me interessei muito por radiação e tb suas consequências. Eu duvido muito que o solo não esteja contaminado. Um solo contaminado demora centenas de anos para se descontaminar, como então fizeram isso? Queria que algume fosse lá com um contador Geiger e tirar prova. Acho que o pior serai acessar a area desse condominio aí.
Seria legal mesmo, mas não tenho esse aparelho 😬
Que aula Kacá!!! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
A gente passa do lado dos lugares, e por muitas vezes não temos noção da história que tem por trás. Aprendi muito com o vídeo de hoje.
Só uma pequena correção Kacá. A Avenida mostrada ali de cruzamento com a Av. Sto. Amaro, é a Av. Vicente Rao e não Av. Cupecê como foi citado no vídeo.
Que por sinal, em 2004/2005 eu passava ao lado desse terreno da Orquima/USAM todos os dias, antes de se tornar o Hipermercado. Eu pegava um ônibus na Av. Sto. Amaro pra ir trabalhar. Nem passava pela minha cabeça toda a história que tinha esse terreno.
Grato pelo vídeo e pelo conteúdo de qualidade que vc nos proporciona. 🙏🏽
Eu que agradeço, tem dado muito trabalho e o tempo de dedicação tem sido cada vez mais curto. Mas ainda bem que vc elogiou, sinal que estou conseguindo entregar qualidade
ua-cam.com/video/jqOjYBGhQIw/v-deo.html
A zona sul tem muita coisa para contar, aí nesta região tínhamos um cinema drive in com a 2 maior tela da América Latina, tínhamos também a fábrica de Fliperamas da Taito! Tinha até Bonde e linha de trem que descia até o litoral, no passado da zona sul, nem sempre foi só prédio e favela.
@ legal…
Cara, onde era a Taito?
@@EngEtceTal Se não me falha a memória, ficava na Rua José Rafaeli, no Socorro, próximo ao Tenda Guarapiranga.
Bom demais!!!
Valeu
excelente... parabéns...
Obrigado Luiz
Muito show
Obrigado ☺️
Nasci e cresci no bairro do Socorro nos anos 1980. Sempre ouvi do meu pai as histórias que vc tem trazido no seu canal!! O clube abandonado, as antigas indústrias, quase comprei apartamento no terreno da antiga Villares... Aliás, fiz o meu TCC em Geografia sobre a região de Santo Amaro (um atlas local).
Fala Dani,
Vc fez um
Atlas da região é isso?
Me mande por e-mail kacapatricio@gmail.com
Toda essa enorme região da Avenida dos Bandeirantes -( que tem um córrego por baixo,) até o extremo sul perto do litoral, pertencia ao extinto municipio de Santo Amaro. Nessa região veio morar umas famílias de alemães phodidos convidadas por D. Pedro I. Elas acabaram ficando marginalizadas com as promessas não cumpridas do Império de material agrícola, professores e médicos e tiveram que se virar por conta própria. O bairro Colônia em Parelheiros é onde morou algumas dessas familias.
MUITO BEM EXPLICADO TODO VÍDEO. VC ESTÁ PARABÉNS. LONDRINA PR.
Olha só…
Nosso canal chegando longe 😍
Obrigado pelas palavras Marilu, beijo grande a Londrina 😊
Não sabia nada disso!!!
Seu canal é nota 10
Parabéns!!!
Eu não sabia nada disso também muito interessante
Muito obrigado…
Muita gente não sabe
@@rosavieira9553 o pessoal esconde isso tia
Estudei no Oswaldo Aranha e sempre ouvia falar do terreno que abrigava lixo radioativo e que era deixado ao relento.
Houve um tempo em que os galpões estavam abandonados
Kaca, muito bom o vídeo. Sempre é bom a gente conhecer a história de SP.
O local onde você indicou que ficava a USAM esta errado. A antiga usina ocupava o espaço onde está um condomínio de prédios. O local onde está o hipermercado fazia parte da antiga fábrica da Lacta.
É verdade, era a Lacta mesmo.
Obrigado pelo elogio
Pode crer, isso mesmo, a Lacta ocupava parte do quarteirão, com um lado na Av. Santo Amaro x Av. Vicente Rao e entre a antiga usina (pensei até que só fosse um depósito da Nuclemon) e a Lacta tem aquela rua, travessa da Av. Santo Amaro, que era o acesso pra Lacta
Vc tem um contador geiger?E quanto custa um? fazer uma vaquinha no canal para comprar seria ótimo.Pensa nisso
Olá Silas,
Eu não tenho 😞
Eu tenho a intenção de comprar não apenas esse, mas vários instrumentos e ferramentas para o canal. Com isso eu consigo ser assertivo e diversifico os conteúdos.
Resido ai na região, e vira e meche vejo pessoas com jaleco branco fazendo algum tipo de medição aí no local.
Deve medir o nível de radiação ☢️
Ao contrário do Brasil que "prefere" vender petróleo cru e importar derivados pagos em dólar.
Isso mesmo
Vale lembrar uma coisa um lugar de descarte da terra e torta descartados pela nuclemon foi no aterro bandeirantes
Esse eu não conheço, onde fica?
@@EngEtceTal Na Bandeirantes depois do Rodoanel
Não precisa tirar o som não Kaká.
Só abaixa um pouco
Ah sim, estou atento a isso
Viver é aprender, parabéns pelo Conteúdo e Vídeo.
Algo que nem eu sabia, legal essa informação.
Opa
Seja bem vindo Cello
Agradeço o elogio
Parabéns pelo trabalho... Sou professor de Geografia e sempre fiz uma atividade com meus alunos mostrando como a cidade de SP deixou de ser industrial... Peço para eles procurarem antigas fábricas que foram embora... Achei no seu vídeo dos elevadores Vilares que o próprio shopping SP Market era a Caterpillar... Show! Assim como falo pra eles que o shopping Mooca era a fábrica da Ford. Me inscrevi em seu canal, no próximo ano usarei seus vídeos para apresentar pra eles. Obrigado.
Olá Júlio César, seja muito bem vindo ao nosso canal. Imenso prazer em receber um professor em meu canal.
Fique completamente à vontade para mostrar aos seus alunos, aliás, este trabalho de resgate industrial 🏭 que faz da cidade é muito importante.
Kkkk
Terra rara vivendo para aprender ⁉️
Legal isso, não?
@@EngEtceTal Super legal, professor bom domingo...♾️♾️♾️
@@cahegape1179 muito obrigado 😊
Sempre quis saber oq tinha nesse terreno de radiotivo, agora ja sei, valeu
Kkk
Parece que queriam esconder de nós isso!
Muito boa as explicações, passamos por aí na avenida e com certeza tem muitas pessoas não sabem o que possui no terreno.
Verdade Marquinhos, parece que os caras escondem está informação
Uma boa matéria, a antiga fábrica da WAPSA, que depois virou BOSH, fica perto da avenida João Dias.
@@andrelourencosoucha5454 essa eu não conheço, mas obrigado pela dica
Boa noite, infelizmente parece que virou terreno baldio, estava vendo agora pouco pelo Google maps, ficava ali perto da antiga casa de shows Tom Brasil.
Mas a poucos anos atrás ainda tinha tudo lá, desde que o Metrô começou a funcionar na região, as construtoras estão derrubando tudo.
ua-cam.com/video/jqOjYBGhQIw/v-deo.html
Muito bom e explicativo, parabéns pelo conteúdo
Valeu Rapha 🙏
muito interessante as suas explicações!
Valeu Renato
Por isso o nome do condomínio Terrara, rsrs inteligentes.
Faz sentido kkkk
😂😂😂😂😂😂
Bem interessante o conteúdo
Opa, muito obrigado
Tem um outro que sei que irá gostar demais…
@@EngEtceTal show e quando postar avisa ai
@@lugares.abandonados7 aviso sim, te marco lá no Instagram
9:20 bananas nucleares 😂
👍
Ouvi que no local onde era a Orquima, antigamente era um CINEMA (mudo)
Sério l…
Eu não sabia 👍
@@EngEtceTal Meus pais eram moradores do Brooklin desde os anos 30
@@HelioViesa olha só…
Estão são histórias que não estão em livros 📚, são fatos vividos.
Show 👏👏👏
Que informação fantástica. Passei aí hoje, jamais imaginaria que aí guarda-se lixo radioativo. Trabalho excelente tio Kaká 👏👏👏👏👏👏
Obrigado Dantas 👍
Parabéns Cacá ótimo vídeos sempre abraço ...essa não sabia ...mesmo muito obrigado mesmo ...
Muitas pessoas não sabiam mesmo! Obrigado pelas palavras
Quando for grava video tente grava a parte inferior da entradas da ruas portão dos locas na rua fica melhor pra indentifica pois sempre passamos de carro ou onibus não de helicópteros.por favor
Boa…
Obrigado pela sugestão, vou fazer isso com celular
Muito legal saber! Parabéns pelo trabalho e divulgação
Eu que agradeço 🙏
quanta historia que poderia ser ministrada em salas de aula
Na verdade são histórias não contadas em livros
A Nuclemon era vizinha da Lacta no Brooklin mais a entrada do escritório era pela Av São Amaro na frente das Marcas Famosas .Hoje virou condomínio.
Boa informação 👍
Meu, que doidera, que lugar esquisito é esse Santo Amaro
Que canal espetacular
Muito obrigado pelas palavras Miranda
@@EngEtceTal eu que agradeço pelo conteúdo, vc é fera!!
@@leonardomiranda1155 🙏☺️
Ao passar a pé por esse local avistei um teiú gigantesco.
Avenida Miguel Yunes.
Parabéns pelos vídeos!
Sério…
Que legal, a mata ganhando sua vida novamente
Parabéns pelo conteúdo Kaca, cada dia melhor, eu que sou nascido e criado na região, fico aqui tendo ótimas lembranças.
Muito obrigado pelas palavras Maurício
Parabéns meu caro, conteúdo muito bom.
Obrigado Leonardo
Excelente conteúdo
Obrigado Dante
Se inscreva no canal
Passo por lá quase todo dia
Parabéns pelo trabalho!
Obrigado Mariza ☺️
Em Goiânia, onde tiraram o césio, concretaram o chão com um concreto de um metro de espessura, nunca mais construíram nada no lugar.
O problema é o que está para baixo! Se não foi feito corretamente irá contaminar o solo
@@EngEtceTal Sim, mas pelo que me lembro, eles retiraram a terra contaminada. Mas recentemente, realmente deu indícios de contaminação em plantas que nasceram por lá.
@@antoniohenriquemoreira2908 sinal que não foi bem feito! Isso é realmente um grave problema
Eu morro e não vejo tudo!! Mas é mais uma coisa que aprendi! Voces são ótimos!
Que honra Nanci,
Muito obrigado 😊
um canal interessante e útil ,por abordar toda esta região da z.sul .
Valeu…
Ainda terão mais novidades
@@EngEtceTal opa legal !
@@jolufromsky 👍
Muito bom a matéria há um bom tempo trabalho no ramo de concreteira e ja fizemos diversos prédio aí na Miguel yunis enclusivel do lado do lixão onde vc já fez outra matéria veleu abç
Que legal Álvaro 👏👏👏
Interessante o vídeo eu moro perto desse local
Que legal… já sabia da informação?
@@EngEtceTal eu passo sempre mas não sabia dessa informação só emginava qui seria solo contaminado mas não sabia qui era por esse material radioativo gostei muito do vídeo principalmente também gostei do vídeo da usina piratiniga eu já trabalhei na usina os vídeo são bastante informativo. Já me escrevi no canal 👍🆗️
Belo vídeo! Parabéns!
Cresci nessa região e minha mãe sempre comentou sobre esse terreno e sempre quis saber a história! ☺️☺️☺️
Que legal Ana,
Poucas pessoas sabem a origem disso, aliás, foi muito difícil encontrar informação
@@EngEtceTal imagino!!!
Vivendo e aprendendo que cidade incrível em história e curiosidades interessantes e perigosas essa São Paulo
Kkkkk
Cara, São Paulo não é a cidade que Datena mostra, ela é isso! De cantos escondidos e interessantes
Caramba , mas quem poderia imaginar uma encrenca dessa , valeu pela pesquisa !!!
Muito obrigado 😊
Olá, mais uma vez um ótimo vídeo. Queria saber onde estão levando as terras contaminadas, descontaminar um local pra contaminar outros, longe dos olhos, como aconteceu aí. Sempre comentei à respeito. Muitos invasores foram retirados. Isso aconteceu depois de uma reportagem na TV. Parabéns novamente. Também tive um exercício desqualificado por falta de unidades.
Olá Cláudio
Eu não tenho a informação para onde estão levando a terra contaminada.
Vc tb errou…
😂
Quem nunca
Será que você é o Claudio meu marido!? Professor de física dessa redondeza?
Também dizem onde tinha a finada Duracell está contaminada. Porém uma coisa é certa. Eu sentia um cheiro de borracha queimada principalmente na região do Shopping SP Market...
Ali no SP Market era a Caterpilar não é?
Será que não era por causa dos tratores?
Muito bom esse canal ,parabéns
Obrigado Antônio 👍
Nasci na Rua Tabaré
Explica muito bem!
Obrigado Alex…
Ótimo conteúdo. Parabéns pelo video
Muito obrigado 🙏
Morei muitos anos na região ao lado do terreno da Telefunken e sempre soube desse terreno na esquina de AV. Interlagos com AV. Miguel Yunes. Uma vez a Coca-cola chegou a colocar caminhões por lá. Depois veio a Igreja do Pe. Marcelo. Pensei que haviam tirado o lixo. SQN
Que nada…
Está lá ainda esse estorvo
Trabalhei na Telefunken de 72/82 nunca vi nada e nem. Os meus amigos,tamo vivo
Sensacional, muito interessante.
Valeu Isac 👍
Então é por isso que o padre Marcelo Rossi tá ficando enorme, tá respirando muito ar radioativo? 🤔
Parabens pela clareza das informações
Obrigado Carlos
Outra sugestão de vídeo
Quando vc puder , vai Até o km 29 da avenida Sapopemba quase no final dela , tem o aterro sanitário São João eh impressionante o tamanho desse lixão
Anotado…
Em breve começarei a filmar outras regiões da cidade
Gostei, dei like, me inscrevi no canal e vou compartilhar. Parabéns professor.
Muito obrigado ☺️
Isso fará nosso canal a chegar em pessoas que gostam desse tipo de conteúdo!
Que orgulho ser chamado de professor 👨🏫
Obrigado ☺️
Parabéns pelo canal 👍😉
Valeu Beto
Muito bommm!! 👏👏👏👏👏
Obrigado 🙏
Vc e suas excelentes reportagens. PARABÉNS
Muito obrigado Jean
Excelente explicação e vídeo. Parabéns! Trabalhei na Ferrostaal, quase em frente ao SP Market e sabia do terreno lixão radioativo.
Obrigado Lilian…
O que fazia essa empresa?
Se inscreva no canal
Caraca man você tirou minha dúvida de anos. Sempre morei no Bairro de Interlagos e desde pequeno eu passava pela Avenida Interlagos próximo a Nações Unidas ou pela Miguel Yunes e sempre via essa placa de Radiação pelo terreno, até antes mesmo de ter a construção do Santuário e até perguntava pro pai o por que tinha essa placa e ficávamos com essa dúvida. Valeu por fazer esse vídeo e tirar nossa dúvida
Olá amigo…
Estes são os mistérios da cidade, quem mora na região ainda sabe da existência, mas quando falava para outros paulistanos eles achavam graça. Mas está é uma realidade indesejada.
Forte abraço e seja bem vindo ao canal.
Tem muito vídeo da região. 3 sobre o autódromo de Interlagos, Torre da Villares, Ponte Ferroviária, ponte da Interlagos, a estação abandonada que ligava Interlagos a Santos…
Pegue a pipoca 🍿 e vai…
Feliz Natal 🎄
@@EngEtceTal Valeu obrigado. Irei assistir !!
Esse vídeo, só vi agora. Então quer dizer que tem esse "pouquinho" de lixo radioativo nesse terreno.. 🤔
Lembro dos galpões da Av. Santo Amaro e da construção do condomínio, espero que realmente tenha sido corretamente descontaminado, até porque a construção dos prédios exige certa remoção de terra pra execução da garagem e mesmo das fundações, mas o porém é onde esta terra retirada seria jogada, vaso não corretamente descontaminada.
Em Interlagos, se não me engano haviam mais galpões dessa empresa, que foram demolidos. Que bucha virá esse tipo de material..
Só agora amigo??? 😤
Kkkk
Mas tinham outros sim, eu me lembro, mas estavam abandonado na época. Dizem que foram saqueados. 😨
Parabéns pelo vídeo. Gostaria de fazer uma correção. A área onde está o supermercado Carrefour, não era da USAM. Ela pertencia a Lacta.
Ah legal, obrigado pela correção
@@EngEtceTal , hoje moro no condomínio que teve o terreno limpo. Até deu para ver que a janela do Atari estava aberta 😂. Segundo me contaram aqui, foram cerca de 900 viagens de caminhões para remoção da terra do local. Outra informação é que no início das obras, eles checavam os trabalhadores ao final dos turnos.
@@hvalins 900 caminhões 🚛 é um volume de 15mil m3 de terra 😨 muita coisa mesmo!
Os carros estacionam no nível do solo ou abaixo?
@@EngEtceTal no nível da rua e no subsolo também.
@@hvalins quando o terreno tem solo contaminado os prédios tem garagens no nível do solo. Porém como está dizendo que tem subsolo, é pq realmente foi descontaminado 👍
Cheguei a ir neste local através da empresa que trabalhei mas nunca me informaram o que era fabricado ali
Poxa aí é sacanagem
Kaca, obrigado por mais uma aula sensacional. Deixo aqui a sugestão de fazer um vídeo sobre a torre que aparece ao fundo no final do vídeo, que fica na avenida Morumbi. Abraço!!
A Torre que aparece neste vídeo é a Torre da Villares, já temos vídeo sobre ela.
Ou vc quis dizer Morumbi mesmo?
@@EngEtceTal Me refiro a torre que aparece no Brooklin mesmo, que fica na avenida morumbi esquina com a rua das margaridas. Parece ser uma estrutura interessante
Eu não sabia!
Poucas pessoas sabem
Boa noite Kaká.
Vc sabe aonde estão os outros depósitos de lixo radioativo?
Pelo que estudei existem mais 2 locais com este resíduo. Jundiai e outra cidade que esqueci agora
Primeiramente meus parabéns eu moro aqui no Guarujá litoral e não sabia desse suposto local de armazenamento...e todo mundo sabe que uma área pra ser totalmente livre de radiações levam décadas e o governo vem falar que essa área fica livre exposto ao Sol chuva e o solo freático como deve estar durante esses anos.🤔😎😷🙏😭😢👍❤️
Guarujá…
Que legal…
Nosso canal está chegando a vários locais, muito bom ter vc por aqui!
Quero gravar vários vídeos em nosso litoral. 👍
Mas sabe como é governo, não consegue planejar um palmo a frente do nariz
Como vai descontaminar um produto exposto porque o que eu entendi o produto está depositado ao redor dos galpões. Deus ajude que não aconteça o pior nessa área 🙏😷😢👍🤔
A descontaminação do terreno precisa ser retirado mais 1m de terra, de todo dia terreno.