DSLR + MICROFONE DINÂMICO - SERÁ EU DÁ CERTO?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 7 лют 2025
  • Neste vídeo, exploro a combinação da minha DSLR Canon T6i com um microfone Rode Podmic dinâmico na condição XLR, e revelo se essa junção realmente funciona! Com os acessórios certos, como o IRig Pre e o cabo SC3 da Rode, consigo alcançar uma qualidade de áudio surpreendente. Vou te mostrar todo o processo e dar dicas valiosas de comunicação para melhorar suas gravações.
    Vou explicar como configurar e ajustar tudo para garantir que o som fique impecável. Também compartilho minha experiência sobre como é importante continuar a produzir conteúdo mesmo com o que temos à disposição, antes de fazer grandes investimentos.
    Se você é apaixonado por criar vídeos e quer elevar o nível das suas produções sem gastar muito, este vídeo é para você. Vamos juntos descobrir se essa configuração pode ser uma solução prática e acessível para quem está começando no mundo do audiovisual. Não perca!

КОМЕНТАРІ • 13

  • @Carlonepapa
    @Carlonepapa 6 місяців тому

    Vaelu pelas dicas. Obrigado.

    • @marcolobo.comunicador
      @marcolobo.comunicador  6 місяців тому

      @@Carlonepapa 🤜🏻🤛🏻Obrigado por seu tempo e feedback. Valeu!

  • @UmBlogQualquer
    @UmBlogQualquer 6 місяців тому +1

    Vídeo muito bom Marco... Em relação à sua explicação do lapela, eu gostaria de acrescentar que alguns lapelas nem sempre funcionam diretamente ao conectar numa câmera. No meu caso, o ECS-CS3 da Sony não funciona quando ligado diretamente a entrada P2 da Canon Vixia HF R800, eu preciso de uma interface de áudio ou então usar um extensor que transforma o TRRS do microfone em TRS, colocanco na saída do Zoom H4n um cabo P2-P2 e aí funciona muito bem . E eu nem entrei na questão do comprimento do cabo. Ele é curtinho mesmo. Pelo que pesquisei, cabos mais longos dão mais chance a surgimento de ruídos indesejados. E como o cabo do lapela não é blindado, ele é mais sujeito à interferências. O Boya BY-M1 tem uma espécie de chaveamento que dispensa o uso da interface e o grande diferencial dele é ter alimentação DC por bateria o que garante um sinal bastante interessante para entrada da câmera. Mas sei lá... eu aposentei o meu ECS-CS3 em favor de um Hollyland Lark M1 sem fio. Inclusive no meu último vídeo publicado eu usei ele e o áudio ficou sensacional para vídeo. Para um áudio em podcast aí não tem jeito... o microfone dinâmico ligado à uma boa interface por um cabo XLR de qualidade (ou diretamente ao PC via USB), considerando uma ambiente com pouco tratamento de áudio, não tem concorrente...
    Por fim, uma pergunta não relacionada ao áudio, mas sim ao uso de uma DSLR (ou qualquer câmera que faça uma saída HDMI limpa)... para produzir um vídeo, você acha uma boa ideia usar a câmera DSLR ligada ao PC por meio de uma placa de captura (com as mesmas especificações de transmissão de vídeo da câmera) ou acha melhor gravar num cartão SD na câmera e depois importar para o PC? Abraço e continuo acompanhando seus conteúdos por aqui.

    • @marcolobo.comunicador
      @marcolobo.comunicador  6 місяців тому

      @@UmBlogQualquer Excelente! Obrigado pela contribuição!👍🏻

    • @marcolobo.comunicador
      @marcolobo.comunicador  6 місяців тому +1

      @@UmBlogQualquer Ricardo, gravar com DSLR é meio complicado com relação ao tempo. As DSLRs desligam em 29:97’, como faço conteúdos mais longos, não fico à vontade fazendo direto no computador . Já testei com placa de captura e não gostei. Prefiro ir no SD e depois subir para o PC. Mas vc pode perguntar: “mas a questão do tempo não é a mesma coisa?: R: Sim, é, mas me adaptei melhor no SD. Para mim é melhor trazer o resultado do conteúdo na câmera e jogar pra edição. Mas, repito, é um fluxo de trabalho da minha preferência, certamente haverão outras opiniões. 🤜🏻🤛🏻

  • @dtsdaniel
    @dtsdaniel 4 дні тому +1

    Olá, Marco. Ótimo vídeo, obrigado por compartilhar sua experiência! Tenho um microfone Fifine K688, uma interface de áudio Teyun Q-12 e uma câmera DSLR Sony Alpha A37. Não sei o que fiz de errado, mas o áudio entra na câmera com muito ruído. Será que preciso de um cabo como esse que você tem da Rode? Abração!

    • @marcolobo.comunicador
      @marcolobo.comunicador  4 дні тому +1

      @ Bom dia, Daniel! Muito grato por seu feedback, ganhei o dia! 😃👍 Sobre sua pergunta, não creio que o cabo resolva essa questão num primeiro momento, embora, cabos bons transmitam bom sinal, creio que você deva verificar os níveis de ganho da interface e volume do microfone. Normalmente ruídos acontecem por conta disso. Talvez baixar o nível de ganho da interface e trabalhar com a voz mais perto do microfone possa ajudar. Um outro ponto é o nível de ganho da câmera. Não sei se vc usa o microfone direto na câmera, pelo que citou , vc usa uma interface entrando na câmera. Se for isso, gradue o nível de ganho da interface e também o controle de áudio da câmera. Nessa hipótese, se for isso, faça esse teste de redução/equalização nos equipamentos e possivelmente terá um áudio mais clean. Depois me diga se deu certo. Desejo sucesso aí! Abs

    • @dtsdaniel
      @dtsdaniel 4 дні тому +1

      @@marcolobo.comunicador Obrigado pela resposta. Já vou fazer estes testes aqui e te dou um feedback também!

    • @marcolobo.comunicador
      @marcolobo.comunicador  4 дні тому

      @ Show! Cara, vou te dizer uma coisa, embora tenho certeza que já percebeu o que vou dizer: nesse nosso meio, os testes nunca terminam! . Espero ter ajudado!

    • @marcolobo.comunicador
      @marcolobo.comunicador  4 дні тому

      @@dtsdaniel Em tempo: obrigado por sua inscrição no canal!🤜🏻🤛🏻

  • @GestãodaQualidade-j7z
    @GestãodaQualidade-j7z 6 місяців тому +1

    Eu consigo ligar um microfone dinâmico diretamente na Câmera Canon ou precisa de um Pc para isso? o microfone é um FIFINE AM8

    • @marcolobo.comunicador
      @marcolobo.comunicador  6 місяців тому

      @@GestãodaQualidade-j7z Bom dia, Gestão de Qualidade! Pelo que vi, esse microfone é XLR/USB, salvo engano. Vamos lá! Tenho um Rode Podmic que é XLR/USB como pode ver no vídeo, considerando que a câmera tem entrada P2 , usei o IRig onde entrei com o cabo XLR do microfone, porém, o IRig tem um P3 na outra ponta. Para poder conectar o P3 na entrada P2 da câmera usei um cabo intermediário (Rode SC3) com fêmea P3 para macho P2, ou seja, o macho P3 do IRig vai na fêmea P3 desse cabo intermediário e a ponta P2 entra na câmera. O IRig é um investimento adicional que pode valer a pena. Um cabo conector XLR com uma ponta P2 (para entrar na câmera), não tenho certeza se funcionaria bem. Há um detalhe importante. O IRig é um pré e o sinal fica muito bom na câmera. Os microfones com XLR podem ser dinâmicos como meu ou condensadores, veja bem qual é o seu. Pelo que vi pesquisando parece ser dinâmico. Se for esse o caso, os dinâmicos por natureza tem um sinal mais baixo. Apenas lembrando que se for condensador precisará de Phantom Power(48v). Espero não ter te confundido. Depois escreva contando se deu certo. Se precisar, escreva. Sucesso aí!

  • @GestãodaQualidade-j7z
    @GestãodaQualidade-j7z 6 місяців тому

    Eu consigo ligar um microfone Dinâmico direto na câmera DSLR da Canon? ou somente pelo PC? o Microfone é um FIFINE AM8