Oi, Iberê. Sou formado em física e quero ajudar você numa questão que ninguém falou nos comentários desse vídeo. É que, por incrível que pareça, o cooler colocado do lado quente da placa (e do lado frio também) precisa jogar o ar para fora do dissipador, e não para dentro, como todo mundo jura que seria o certo. A razão para isso é que mais importante do que criar uma circulação de ar no dissipador, é que essa circulação se dê por sucção (gerando um micro sistema de baixa pressão). Nessas condições, a baixa pressão relativa de ar passando entre as aletas do dissipador promove a maior eficiência de resfriamento deste, uma vez que temperatura e pressão são grandezas diretamente proporcionais. Em outras palavras, quanto maior a pressão, maior a temperatura E VICE VERSA. Para comprovar o que estou dizendo, experimente pegar um canudo qualquer e soprar por uma das extremidades: ainda que haja fluxo de ar, o canudo esquentará (E não é apenas por causa do calor do seu corpo. Pode fazer com um compressor de ar: se o canudo for mais fino que a mangueira do compressor, o canudo esquentará) Agora experimente succionar o ar pelo canudo: ele gela no mesmo instante. O mesmo acontece com os dissipadores. Isso vale também para o dissipador de dentro da geladeira. Outros já falarem sobre o problema do EVA preto que, pela cor, tende a absorver radiação e levar o calor para dentro da caixa. Não vi ninguém falar sobre a importância de se colocar o papel de alumínio COM A FACE BRILHANTE PARA FORA. Agora, que o vídeo é muito legal, é! Super legal! Eu nem conhecia essa plaquinha.
cara, você pode me ajudar? to fazendo esse mesmo projeto, com os coolers na forma de exaustor dos dois lados e to tendo rendimento 0. Usei compensado como isolante termico. Eu só não isolei bem, deixei tudo no isopor mesmo
Fala, Gustavo! Beleza? Só agora vi sua mensagem. Acredito que o principal ponto desse projeto é justamente o bom isolamento. Nesse quesito, o projeto do Iberê já está muito bom, podendo ser melhorado apenas em pequenas coisas, naqueles detalhes que escrevi antes. Isolamento com madeira não é eficiente. O material mais barato que tem pra fazer isolamento é o isopor mesmo. Sobre usar os coolers em forma de exaustor, é necessário garantir que todo o ar succionado pelos coolers seja obrigado a percorrer as aletas dos dissipadores. Em outras palavras, não pode ter nenhuma fresta, nenhum espaço entre o cooler e o dissipador por onde o ar succionado "corte caminho" sem passar pelas aletas do dissipador. Então, providencie que os coolers fiquem fixados de tal maneira que TODO o ar que eles succionarem seja OBRIGADO a passar pelas aletas. Muita atenção também para aquela pasta de eletrônica que o Iberê usou para promover o contato entre os dissipadores e a pastilha Peutier (acho que é assim que escreve). Com esses cuidados e mais os cuidados que o vídeo do Iberê mostra, acho que você pode fazer uma mini geladeira bem legal! Caso use papel laminado ou fita adesiva prateada, o isolamento de radiação térmica fica melhor quando a parte mais brilhante fica voltada para fora da caixa, de preferência sendo a última camada de isolamento dela. Atenção também para garantir que toda a parte quente da placa Peutier fique para fora da caixa. E que toda a parte fria da placa fique para dentro da caixa, de forma que parte quente e parte fria fiquem o mais isoladas possível uma da outra. Se for necessário a mini geladeira ter uma tampa fina onde tem a placa, isso não é grande problema, uma vez que o ar frio, sob a ação da gravidade da Terra, vai sempre descer e permanecer dentro da caixa (por isso os freezeres horizontais de supermercado podem permanecer abertos na parte de cima). Mesmo assim é bom ter uma tampa, uma vez que você e o Iberê usam um cooler para forçar um movimento do ar em torno da parte fria da placa Peutier. No mais, acho que é por aí. Abraço e sucesso no seu projeto! P.S. com os coolers usados na posição de soprar (contrário de succionar), o cuidado de não ter frestas por onde o vento possa escapar é menor do que no caso do cooler estar na posição de succionar. Isso se deve ao fato de o ar soprado ser algo vetorado (com ponto de partida, direção e sentido); enquanto o ar succionado pode vir de todos os lados (e tende a percorrer o caminho que esteja mais livre para ele passar). Observe que alguns aparelhos de ar-condicionado têm, em seus condensadores, exatamente um sistema de sucção de ar. São condensadores em forma cilíndrica com um cooler na parte de cima, ventando para fora. Esse aparato também é feito de tal forma que todo o ar succionado é obrigado a passar pelas aletas que resfriam a parte quente do sistema.
Boa Tarde Marco Aurélio! Sempre é bom ter uma pessoa com formação ajudando a melhorar os projetos caseiros. rs Sobre os exemplos que você deu foram muito esclarecedores porém, caso ainda tenha pessoas que não acreditem que seja mais eficiente a forma de circulação de ar mencionado é só observarem todos os eletrônicos que possuem sistema de resfriamento. Pode se perceber que todos funcionam como exaustor e não ventilador. Uma informação importante também foi o excesso de pasta térmica usada nas peltier's. Faltou mencionar que o ar quente sempre se mantem na parte superior logo o sistema de resfriamento precisa ser instalado na parte mais alta do compartimento que será resfriado. Infelizmente a placa peltier pela sua eficiência requer um consumo elevado como exemplo o modelo TEC1-12706 que são 50w podendo chegar a 6.4A Abraços
Minha filha que me mostrou este canal. Na época ela tinha entre 8 e 9 anos e me esperava à noite quando chegava do trabalho para ajuda-la a fazer as invenções do manual do mundo. Dai a gente catava de tudo que tinha em casa pra tentar fazer as experiências.. eu super cansado mas adorava fazer com ela tudo isto. parabéns a vocês por este canal tão maravilhoso e bastante instrutivo. Parabéns também ao casal, Iberê e Mari. Demorei muito a me inscrever...
Ei meu amigo Iberê, se for fazer algum outro projeto Peltier. Vai aqui uma dica. Utilize duas placas em série e as alimente normalmente com os 12 volts. Ai você coloca as placas em sanduíche, frio de uma no quente da outra. Seu consumo de amperes vai cair, (não sei te explicar o porquê já que se usa duas placas e deveria subir né) mas em meus testes de bancada eu vi que o consumo caiu, e que também a autonomia aumentou bem. Outro truque também é na parte quente vc utilizar um whaterbloc é um sistema de troca de temperatura a água. No meu eu peguei um velho radiador furado de carro e o cortei para ter uma dimensão de por nele 2 coolers de 12 mm, interligado os caminhos dele para a água serpentear por ele. Minha geladeira atingiu temporada negativa e eu a fiz em uma caixa de 37 litros. Levo junto cmg nas pescarias, coloquei acoplado a ela duas baterias de alarme somando 14 ah é um pequeno painel solar que comprei só as células bem baratas e eu mesmo o montei. Utilizo um termostato como controlador da Peltier e assim eu mantenho a temperatura boa e ainda economizo minha bateria no correr de dia chuvoso.
Parabéns a toda equipe do Manual do Mundo, acho muito interessante vocês mostrarem as suas falhas, muitos canais mostram só os acertos, fazendo acreditar que tudo é muito fácil, mostrando os erros, nos mostra o quão suado é conseguir que algum plano seja bem sucedido e que no caminho do certo, sempre haverá o errado. ;)
Muito bom Iberê! Gostaria de dar uma sugestão.... Porque vc não coloca a lista e descrição dos equipamentos que vc utiliza nos testes e experiencias? Todo curioso gosta destes detalhes.
Iberê sou aluno de engenharia mecânica, e é um curso onde se estuda bastante essa parte de transferência de calor, e queria te dizer que a escolha de um material preto para revestir a geladeira prejudica a eficiência da mesma, pois a parte de transferência por radiação depende da emissividade, e a cor preta possui uma emissividade alta, é por isso que as caixas de isopor são brancas, e as geladeiras em geral também. Portanto acredito que uma cor com uma emissividade mais baixa proporcionaria um isolamento melhor. Valeu, mesmo assim ficou da hora.
Não por que o EVA pode trocar calor com o alumínio por condução, e o alumínio isola o sistema da irradiação. Ou seja, a luz esquenta o eva que esquenta o alumínio e o resto... o alumínio protege dos raios IV e UV que penetram o EVA.
Paulo Henrique Sousa, estranho pois a parte que foi revestido de preto ficou do lado de fora e não de dentro. Se for contrário aí sim, mas não nesse caso. Engenheiros só sabe teorias!!!
Uma geladeira já foi, ganhou meu like... agora é um mini ar condicionado. Se fizer eu me inscrevo!!!! OBS,se fizer trocando calor com a água melhor ainda.
Ele fez com gelo, esse projeto depende de um agente externo (freezer), falo de um independente, autossuficiente. Quanto a inscrição, é onda...já sou inscrito, más não diga a ele não!
Iberê, a pasta térmica deve ser usada em pouca quantidade pra ser mais eficiente. Me pareceu que você usou um pouquinho de mais, mas como você apertou bem, o excesso foi retirado, então sem problema. A ideia da pasta térmica é somente para preencher o espaço entre o objeto em que se deseja resfriar e o dissipador, quanto mais contato direto, melhor... Vídeos sempre muito bons, parabéns! Abraços...
Iberê, tem dois ou três tweeks que, se você fizer, tem alta possibilidade até de congelar o líquido: 1 - use pasta térmica à base de prata; é melhor condutor e serve para preencher as ranhuras da superfície do dissipador, transferindo mais energia térmica; lembre-se que, se baixar 2 graus que seja, já entra na faixa de dilatação anômala da água, em que a água dilata com a perda de temperatura, ao invés de contrair; 2 - dê uma super polida na superfície dos dissipadores que entram em contato com a peltier; comece com lixa d'agua 400, vá para a 600, depois 1200, e dê o toque final com lixa 2000; a superfície tem de ficar um espelho! veja vídeos no youtube, que ensinam a técnica para quem quer fazer overclock em computadores; você vai se supreender com o resultado! 3 - a ventoinha do lado quente tem de soprar o ar pra fora e a do lado frio tem de soprar pra dentro; em outras palavras, na montagem que você fez, ambas estarão soprando para cima! com essas dicas acima, você já vai reduzir mais uns 2 ou 3 graus, o que já é coisa pra caramba! elmbrando que apeltier tende a manter a diferença de temperatura entre os dois lados constante; então, se fizer um mini cooler de cabeceira, pra colocar uma garrafa de água para de noite, e estiver num quarto com ar condicionado entre 22 e 24 graus, cara, muito provavelmente vai congelar, ou chegar perto! um forte abraço a todos!
@@xKakaxD Ele colocou um por dentro da caixa e um por fora, no caso o que ele quis dizer que o de dentro puxe o ar para dentro e o que está fora jogue para fora.
Irado seu comentario valeu por compartilhar o conhecimento! Uma pergunta, to pensando em fazer uma geladeirinha dessa e ligar nas minhas baterias 18v da makita. A pastilha eh apenas 12V podendo aguentar 15V, vc acha que eu ligando na bateria 18V de 6AH funcionaria? Eu iria usar somente por umas 2 horas por dia entao nao precisaria deixar o dia todo ligado. Outra duvida eh sobre os dissipadores, eu comprei uns um pouco menor do tamanho da Peltier, o rentimento seria melhor ou pior vc acha? Muito obrigado mesmo!!!
Ibere, não se pode usar mta pasta térmica, senão você cria uma camada que isola a transferencia termica. O correto é fazer uma fina camada de pasta, só para preencher os poros do dissipador e do peltier.
Manual do Mundo é o único canal do UA-cam que eu tenho orgulho de ser fã, porque os outros caíram bastante com o conteúdo !!! Iberê essa geladeira não vira um ar condicionado não ? Juro que fiquei na curiosidade de saber se é possível!!!
Essa geladeira foi mostrado na Feira de Ciências em que a minha turma,assim como eu, apresentou o seu invento. Obrigado a todos do Canal Manual do Mundo.👍
Iberê sei que vc já fez um ar-condicionado mais seria legal se vc fizece uma versão que não precisasse de gelo e que ficasse mais potente que a versão anterior, curti muito o vídeo acho que vou fazer uma pra mim
voces merecem todos os joinhas do mundo, porque todo jovem que ta aqui no canal aprendendo e experienciando estes inventos, nao esta voce sabe onde. entao parabens, de um pai de 50 anos de idade (to no perfil do meu filho Lucca, de 14 anos, que adora fisica e matematica)
As qualidades deste ser humano, Iberê, são fantásticas, ele é incansável, muito simpático, um cara humilde, criativo, que nos ensina sempre, e por isso ele merece todo sucesso, este canal me deixa muito feliz! Excelente entretenimento! Parabéns por todos estes dons e talentos!
Iberê.. uma vez eu vi uma reportagem no discovery chanel sobre tecnologias pró-meio ambiente. Aí eles mostram um refrigerador que usava ultrasom pra congelar. Era uma espécie de câmara e dentro dela existia um alto falando emitindo ondas sonoras extremamente fortes. Devido às ondas, partes da câmara tinham mais pressão e outras menos de ar. Então, eles focaram a "perda de pressão" em uma extremidade que, consequentemente, gelava absurdamente. É o mesmo princípio do que acontece nos refrigeradores que usam amônia sob pressão que, ao ser liberada, esfria o ambiente. Eu nunca mais consegui encontrar esse vídeo. Vê se tu consegue falar alguma coisa sobre isso ou simular o processo.
Se fizesse um pouco maior, com mais isolação e ao invés de ligar em corrente alternada, usasse placas solares para captar a energia do sol, daria pra levar pra praia facil facil! Fica ai a dica Iberê!!!
Boa ideia, legal se conseguisse ligar naqueles carregadores portáteis. Ai dava pra levar pra qualquer canto mesmo.
5 років тому+5
Muito bom !! pra gelar mais, tem que colocar um dissipador menor na parte fria. De preferência com o mesmo tamanho da célula Peltier. Fiz algumas experiências com isso e cheguei rápido a essa conclusão hehe !
Ótima ideia há 5 anos atrás viajei para Itaocara RJ encontrei um morador que ainda tinha uma em funcionamento meu pai me contava Eu não acreditava mas funciona de verdade
Olá Ibere, sou um grande fãn de suas experiências, sei que ira ser difícil de vc ver ou notar esse comentário, pois tem muitos, hoje conversando com um tio sobre refrigeradores ele me veio com uma historia sobre geladeira a querosene, então na curiosidade fui ver se isso era verdade ou não no google e vi que é real! Vi sobre sua historia quando foi inventada e seu funcionamento, junto com a pesquisa estava seu vídeo da mini geladeira que fez, achei muito interessante o jeito que a geladeira a querosene funciona e pensei que seria uma excelente matéria para fazer um vídeo e enriquecer o conhecimento de todos... agradeço muito pelos seus vídeos!
Iberê, parabéns pelo vídeo! Eu gostaria apenas de fazer algumas observações em relação ao conceito de troca térmica. Você lembrou muito bem a transferência de calor por radiação, que muitas vezes é negligenciada pela maioria das pessoas, porém ao colar o EVA sobre a face externa do alumínio, você restringiu a reflexão da radiação infravermelho do ambiente ao EVA, que na cor preta, absorveu grande parte desta radiação e consequentemente conduziu para o alumínio, depois para o isopor e por fim para o ar no ambiente interno do protótipo (geladeira). Na verdade, o alumínio entre as camadas de EVA e isopor, apenas aumenta a taxa de calor conduzida para a geladeira, pois a radiação externa é emitida para o EVA, o EVA absorve essa radiação e conduz para o alumínio, além da condução, devido aos minúsculos espaços vazios entre o EVA e o alumínio, o EVA emite radiação infravermelho para o alumínio, que é refletida pelo alumínio de volta para o EVA, consequentemente aumentando a taxa de calor para o sistema. Uma pequena observação que gostaria de mencionar, é que o isopor, apesar de isolante, não é um dos melhores, sendo necessário espessuras maiores para redução da condutividade térmica (Experimente realizar com espumas para preencher buracos do ar condicionado, ou espumas para moldes, encontrada em qualquer loja para materiais de construção = espuma de poliuretano). Mais uma vez, parabéns pelo seu trabalho, acho que está faltando mais pessoas e programas como o de vocês na mídia! Obrigado!
Tenho um desses filtros/bebedouros que esfriam a água é funcionam até bem, mas o problema é que ele fica o tempo todo funcionando, e acho que dava pra melhorar isso usando um sensor de temp. e um Arduino, pra ligar ele só em algumas horas, e só "manter" a temperatura durante o funcionamento. Com os vídeos que já fiz sobre o Arduino já dá pra montar um projeto, só me falta o tempo. ^_^ Mais um ótimo vídeo e ótima explicação Iberê!
+Pesterenan Você pode usar um termistor ligado a um relé, aí quando a água começar a ficar "quente" o termistor baixa sua resistência elétrica permitindo passagem de corrente para o relé aí o relé liga o motor que começa a esfriar a água.👍
Iberê, eu gosto muito da sua maneira de explicar as coisas. Eu acho que seria uma ótima idéia fazer um vídeo tipo um "Dúvida cruel" explicando o que é e como funciona uma bomba nuclear, quais os efeitos que ela a causaria numa pessoa que estivesse muito perto, qual a mínima distância segura, quais são os efeitos da radiação que fica depois da bomba, como são feitos os bunkers e como poderia ser feito um bunker civil simples mas que pudesse salvar pessoas, desde já muito obrigado conto com você! Quem gostou da idéia deixa um like e um "UP" aqui. Obrigado
sem duvida, o motor v8 por mais cientifico que seja, era apenas uma gambiarra qualquer. esse por outro lado, si, somente si gastar pouca energia por dia, seria uma boa opção de micro frigobar pro quarto. ocupa pouco espaço e muito eficiente.
Iberê tenho vários DIYs q minha irmã e minha mãe fez mas estão ficando velho e elas me pediram pra pintar, te desafio a criar um mini Aerógrafo caseiro, me ajudaria muito já vi outros tutoriais mas n consegui fazer, me ajuda nessa ai pfv. Sou inscrito desde 800K
Ibere, todo TI recomenda que se passe só uma gotinha de pasta termica para grudar no processador, o excesso dela pode mais atrapalhar do que ajudar, tenta colocar menos e refaz pra ver se muda algo. Parecia um cara com fome colocando requeijão no pão
mais aquilo não é um processador vei colocar muita pasta térmica não iria interferir nos componentes pq não tem uma placa mãe ali,unica coisa que estragaria seria se a pasta térmica impedisse a dispersão do calor
Olha!! o ibere usou os dicipadores do XBOX que ele abriu. Bem que ele disse que ia fazer alguma coisa com isso. O ibere e um gênio, parabéns manual do mundo! Logo chega aos 10 milhões de inscritos
O melhor canal que vi ate agora no youtube muito bem explicando muito bom. Alem de interativo otmo passa tempo. Em nenhum momento vc fica no tédio assistindo PARABÉNS!! PARABÉNS!! PARABENS!!
Converte isso aí em um mini ar condicionado. Usa duas pastilhas peltier e resfria elas com um whatter cooler, coloca um outro cooler jogando o ar gelado pra fora. Aceita aí o desafio, Iberê!
Estou aqui pesquisando vídeos de mini geladeira pra comprar e me aparece esse video, que vídeo top e satisfatório, curto pra caramba essas coisas que o MM faz. Iberê vcs são gênios, parabéns pelo seu trabalho e por favor não parem rsrs. Obrigado
Iberê te mando um desafio, eu desafio voçê a criar um watercooler custom usando essa mini geladeira para esfriar o líquido e voltar para o processador o líquido bem gelado.
cara, acredito que se você usar uma fonte chaveada de 15ah a 12v, você consegue fazer a peltier gelar mais ... porque essa fonte que você usa é fraca .. a peltier suporta até 15,5v .. essa fonte chaveada você encontra na internet numa faixa de preço de 25 a 40 reais dependendo da potência .... abraço gênio .. tenta fazer um mini ar condicionado usando peltier+ isopor+ fonte chaveada e alguns coolers ... Acredito que usando 1 ou 2 peltier vai obter um ótimo resultado ... UP UP UP UP UP UP UP UP LIKE LIKE LIKE LIKE LIKE LIKE LIKE LIKE LIKE
Olá Isaque, em 12V a Pastilha consome apenas 3,6Ah! Ela suporta até 18V onde consome 6Ah (tensão e corrente máxima, fornecendo a potência máxima da pastilha!). Baixe o Datasheet da TEC-12706 e lá vc tem os gráficos com curvas tensãoXcorrente e potência. Espero ter ajudado, abraço!
É fato de que faltou informações técnicas no vídeo, existe Célula Peltier de maior potência, para que se consiga melhores resultados sem necessariamente usar varias!
Dicas pra melhorar o projeto: 1) O dissipador >> Trocar o de alumínio por um de cobre pois o calor específico do cobre é menor que do alumínio. 2) Isolante entre os 2 dissipadores >> envés de usar EVA usar isopor ou espuma elastomérica(logico tem outros melhores) pois o isopor ou espuma elastomérica é melhor isolante térmico(``melhor coeficiente de condutividade`` ). 3) Ventoinha >> Com melhor fluxo de ar (maior CFM), esta que usou não é tão boa e faz muito barulho. 4) Pasta térmica >> essas brancas tem condutividade térmica próxima de 1 w/mk ou seja muito ruim as boas tem condutividade térmica próximas de 10 w/mk.
Alguém pode me ajudar. Liguei a minha Peutier nos fio Amarelo e preto da minha fonte (12V). Na etiqueta minha fonte diz 12V 8A. Pois bem, a primeira vez que liguei funcionou perfeitamente, um lado esfriou e o outro esquentou bastante. Desliguei a fonte e continuei fazendo outros passos da experiência. Quando fui ligar a Peltier novamente pra ter certeza de qual lado esquenta e qual esfria (pra eu saber qual dissipador colocar em qual) ela simplesmente esquentou bastante os 2 lados e parece que eu senti um cheiro de queimado no momento. Rapidamente tirei a fonte da tomada e, logo em seguida, quando fui ligar a peltier novamente ela não esquentava nem esfriava mais (só estava um pouco quente dos 2 lados por causa do aquecimento anterior...). Será que minha peltier queimou? Tem algo que eu possa fazer? Nao entendo como ela pode ter queimado, pois liguei ela em 12V e no datasheet dela fiz que a 12V ela é 4.5A.
Iberê, uma coisa foi que vc usou pasta térmica em excesso! Basta apenas uma pequena quantidade no centro da placa, que deve ser espalhado pela própria pressão do dissipador!
CH_MCPE so 3 k ? Tem que ter pelo menos 50 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkk vdd cara, talvez poderia funcionar mais eficientemente com menos pasta termica rsrsrs Com a quatidade q ele colocou ali, dava pra por em uns 10 processadores kkk
Olá, da uma ṕesquisada no circuito integrado 555. Se você entende um pouco de eletrônica, ajuda. É um circuito que pode ativar depois de um determinado tempo. Depois tem que plugar isso a um sensor de contato (tem que ver qual utilizar) e pronto.
Oi, Iberê. Sou formado em física e quero ajudar você numa questão que ninguém falou nos comentários desse vídeo. É que, por incrível que pareça, o cooler colocado do lado quente da placa (e do lado frio também) precisa jogar o ar para fora do dissipador, e não para dentro, como todo mundo jura que seria o certo. A razão para isso é que mais importante do que criar uma circulação de ar no dissipador, é que essa circulação se dê por sucção (gerando um micro sistema de baixa pressão). Nessas condições, a baixa pressão relativa de ar passando entre as aletas do dissipador promove a maior eficiência de resfriamento deste, uma vez que temperatura e pressão são grandezas diretamente proporcionais. Em outras palavras, quanto maior a pressão, maior a temperatura E VICE VERSA. Para comprovar o que estou dizendo, experimente pegar um canudo qualquer e soprar por uma das extremidades: ainda que haja fluxo de ar, o canudo esquentará (E não é apenas por causa do calor do seu corpo. Pode fazer com um compressor de ar: se o canudo for mais fino que a mangueira do compressor, o canudo esquentará) Agora experimente succionar o ar pelo canudo: ele gela no mesmo instante. O mesmo acontece com os dissipadores. Isso vale também para o dissipador de dentro da geladeira. Outros já falarem sobre o problema do EVA preto que, pela cor, tende a absorver radiação e levar o calor para dentro da caixa. Não vi ninguém falar sobre a importância de se colocar o papel de alumínio COM A FACE BRILHANTE PARA FORA.
Agora, que o vídeo é muito legal, é! Super legal! Eu nem conhecia essa plaquinha.
cara, você pode me ajudar? to fazendo esse mesmo projeto, com os coolers na forma de exaustor dos dois lados e to tendo rendimento 0. Usei compensado como isolante termico. Eu só não isolei bem, deixei tudo no isopor mesmo
Fala, Gustavo! Beleza? Só agora vi sua mensagem.
Acredito que o principal ponto desse projeto é justamente o bom isolamento. Nesse quesito, o projeto do Iberê já está muito bom, podendo ser melhorado apenas em pequenas coisas, naqueles detalhes que escrevi antes. Isolamento com madeira não é eficiente. O material mais barato que tem pra fazer isolamento é o isopor mesmo. Sobre usar os coolers em forma de exaustor, é necessário garantir que todo o ar succionado pelos coolers seja obrigado a percorrer as aletas dos dissipadores. Em outras palavras, não pode ter nenhuma fresta, nenhum espaço entre o cooler e o dissipador por onde o ar succionado "corte caminho" sem passar pelas aletas do dissipador. Então, providencie que os coolers fiquem fixados de tal maneira que TODO o ar que eles succionarem seja OBRIGADO a passar pelas aletas. Muita atenção também para aquela pasta de eletrônica que o Iberê usou para promover o contato entre os dissipadores e a pastilha Peutier (acho que é assim que escreve). Com esses cuidados e mais os cuidados que o vídeo do Iberê mostra, acho que você pode fazer uma mini geladeira bem legal! Caso use papel laminado ou fita adesiva prateada, o isolamento de radiação térmica fica melhor quando a parte mais brilhante fica voltada para fora da caixa, de preferência sendo a última camada de isolamento dela. Atenção também para garantir que toda a parte quente da placa Peutier fique para fora da caixa. E que toda a parte fria da placa fique para dentro da caixa, de forma que parte quente e parte fria fiquem o mais isoladas possível uma da outra. Se for necessário a mini geladeira ter uma tampa fina onde tem a placa, isso não é grande problema, uma vez que o ar frio, sob a ação da gravidade da Terra, vai sempre descer e permanecer dentro da caixa (por isso os freezeres horizontais de supermercado podem permanecer abertos na parte de cima). Mesmo assim é bom ter uma tampa, uma vez que você e o Iberê usam um cooler para forçar um movimento do ar em torno da parte fria da placa Peutier. No mais, acho que é por aí. Abraço e sucesso no seu projeto!
P.S. com os coolers usados na posição de soprar (contrário de succionar), o cuidado de não ter frestas por onde o vento possa escapar é menor do que no caso do cooler estar na posição de succionar. Isso se deve ao fato de o ar soprado ser algo vetorado (com ponto de partida, direção e sentido); enquanto o ar succionado pode vir de todos os lados (e tende a percorrer o caminho que esteja mais livre para ele passar). Observe que alguns aparelhos de ar-condicionado têm, em seus condensadores, exatamente um sistema de sucção de ar. São condensadores em forma cilíndrica com um cooler na parte de cima, ventando para fora. Esse aparato também é feito de tal forma que todo o ar succionado é obrigado a passar pelas aletas que resfriam a parte quente do sistema.
Boa Tarde Marco Aurélio!
Sempre é bom ter uma pessoa com formação ajudando a melhorar os projetos caseiros. rs
Sobre os exemplos que você deu foram muito esclarecedores porém, caso ainda tenha pessoas que não acreditem que seja mais eficiente a forma de circulação de ar mencionado é só observarem todos os eletrônicos que possuem sistema de resfriamento. Pode se perceber que todos funcionam como exaustor e não ventilador.
Uma informação importante também foi o excesso de pasta térmica usada nas peltier's.
Faltou mencionar que o ar quente sempre se mantem na parte superior logo o sistema de resfriamento precisa ser instalado na parte mais alta do compartimento que será resfriado.
Infelizmente a placa peltier pela sua eficiência requer um consumo elevado como exemplo o modelo TEC1-12706 que são 50w podendo chegar a 6.4A
Abraços
e mais uma vez o Iberê nao responde
Exato
Partiu fazer umas 3 dessa pra manter as gordices geladas!!! Valeu Iberê!!
Mundo Inverso *Vc Aqui?*
Mundo Inverso salve
Mundo Inverso o ruim é que dispersor de computador (ao menos aonde eu já vi) tá caro, mais vale á pena não é.
Mundo Inverso ou até vc
Mundo Inverso kzskkssk
Minha filha que me mostrou este canal. Na época ela tinha entre 8 e 9 anos e me esperava à noite quando chegava do trabalho para ajuda-la a fazer as invenções do manual do mundo. Dai a gente catava de tudo que tinha em casa pra tentar fazer as experiências.. eu super cansado mas adorava fazer com ela tudo isto. parabéns a vocês por este canal tão maravilhoso e bastante instrutivo. Parabéns também ao casal, Iberê e Mari. Demorei muito a me inscrever...
Esse é um dos meu videos favoritos do MM. Podia rolar um 2.0 mais tecnológico, com Arduino corte a laser etc. Uma geladeira CASEIRA de respeito!
UP
Up
Up
UP
Com um dissipador Gamer. cooler de respeito.
Ei meu amigo Iberê, se for fazer algum outro projeto Peltier.
Vai aqui uma dica.
Utilize duas placas em série e as alimente normalmente com os 12 volts.
Ai você coloca as placas em sanduíche, frio de uma no quente da outra.
Seu consumo de amperes vai cair, (não sei te explicar o porquê já que se usa duas placas e deveria subir né) mas em meus testes de bancada eu vi que o consumo caiu, e que também a autonomia aumentou bem.
Outro truque também é na parte quente vc utilizar um whaterbloc é um sistema de troca de temperatura a água.
No meu eu peguei um velho radiador furado de carro e o cortei para ter uma dimensão de por nele 2 coolers de 12 mm, interligado os caminhos dele para a água serpentear por ele.
Minha geladeira atingiu temporada negativa e eu a fiz em uma caixa de 37 litros.
Levo junto cmg nas pescarias, coloquei acoplado a ela duas baterias de alarme somando 14 ah é um pequeno painel solar que comprei só as células bem baratas e eu mesmo o montei.
Utilizo um termostato como controlador da Peltier e assim eu mantenho a temperatura boa e ainda economizo minha bateria no correr de dia chuvoso.
Rodrigo, as placas foto voltaicas que eu vi tinham baixa amperagem. Pode mandar a especificação daquela que você usou?
sou teu fã me passa seu canal
Rodrigo, cara quero fazer isso para um Watercooler para o meu pc
Muito obrigado pela dica! Poderia compartilhar este projeto?
@@moreirasp sublima ja fiz kkkk
Parabéns a toda equipe do Manual do Mundo, acho muito interessante vocês mostrarem as suas falhas, muitos canais mostram só os acertos, fazendo acreditar que tudo é muito fácil, mostrando os erros, nos mostra o quão suado é conseguir que algum plano seja bem sucedido e que no caminho do certo, sempre haverá o errado. ;)
também gosto de ver os erros. se aprende muito assim!
Manow o Iberê é muito inteligente . E outra , o que eu mais gosto é que ele não desisti enquanto não alcança o objetivo!!👏👏👏👏
Wleikson Ramos vdd
Muito bom Iberê! Gostaria de dar uma sugestão.... Porque vc não coloca a lista e descrição dos equipamentos que vc utiliza nos testes e experiencias? Todo curioso gosta destes detalhes.
Iberê sou aluno de engenharia mecânica, e é um curso onde se estuda bastante essa parte de transferência de calor, e queria te dizer que a escolha de um material preto para revestir a geladeira prejudica a eficiência da mesma, pois a parte de transferência por radiação depende da emissividade, e a cor preta possui uma emissividade alta, é por isso que as caixas de isopor são brancas, e as geladeiras em geral também. Portanto acredito que uma cor com uma emissividade mais baixa proporcionaria um isolamento melhor. Valeu, mesmo assim ficou da hora.
Paulo Henrique Sousa uma dia eu vou estudar engenharia mecânica pq gosto muito desse tipo de assunto e também de fazer gambiarras
nao precisa cursar eng,mecanica para saber disso,só sair de roupa preta no calor para ter uma noção kkk
mas o papel alumínio usado não resolve isso?
Não por que o EVA pode trocar calor com o alumínio por condução, e o alumínio isola o sistema da irradiação. Ou seja, a luz esquenta o eva que esquenta o alumínio e o resto... o alumínio protege dos raios IV e UV que penetram o EVA.
Paulo Henrique Sousa, estranho pois a parte que foi revestido de preto ficou do lado de fora e não de dentro. Se for contrário aí sim, mas não nesse caso. Engenheiros só sabe teorias!!!
Iberê faz um mini ar condicionado com a pastilha Peltier
Uma geladeira já foi, ganhou meu like... agora é um mini ar condicionado. Se fizer eu me inscrevo!!!! OBS,se fizer trocando calor com a água melhor ainda.
André Santos Ele já fez algo do gênero com cooler,pet e gelo
André Santos mano ate hj tu n se inscreveu?
Ele fez com gelo, esse projeto depende de um agente externo (freezer), falo de um independente, autossuficiente. Quanto a inscrição, é onda...já sou inscrito, más não diga a ele não!
claro que ele sabe todos os inscritos
Acho interessante que ele mostra todo o trabalho que dá e o que deu errado . Top
Manual do Mundo na sua melhor forma: gambiarras, ciência e diversão. Parabéns por um dos melhores vídeos do canal.
Iberê, a pasta térmica deve ser usada em pouca quantidade pra ser mais eficiente. Me pareceu que você usou um pouquinho de mais, mas como você apertou bem, o excesso foi retirado, então sem problema. A ideia da pasta térmica é somente para preencher o espaço entre o objeto em que se deseja resfriar e o dissipador, quanto mais contato direto, melhor... Vídeos sempre muito bons, parabéns! Abraços...
Merece 30 milhões de inscritos 💖
Comecei morar sozinho, partiu fazer uma
Deu certo?
uma geladeira antes Comprei
Iberê, tem dois ou três tweeks que, se você fizer, tem alta possibilidade até de congelar o líquido:
1 - use pasta térmica à base de prata; é melhor condutor e serve para preencher as ranhuras da superfície do dissipador, transferindo mais energia térmica; lembre-se que, se baixar 2 graus que seja, já entra na faixa de dilatação anômala da água, em que a água dilata com a perda de temperatura, ao invés de contrair;
2 - dê uma super polida na superfície dos dissipadores que entram em contato com a peltier; comece com lixa d'agua 400, vá para a 600, depois 1200, e dê o toque final com lixa 2000; a superfície tem de ficar um espelho! veja vídeos no youtube, que ensinam a técnica para quem quer fazer overclock em computadores; você vai se supreender com o resultado!
3 - a ventoinha do lado quente tem de soprar o ar pra fora e a do lado frio tem de soprar pra dentro; em outras palavras, na montagem que você fez, ambas estarão soprando para cima!
com essas dicas acima, você já vai reduzir mais uns 2 ou 3 graus, o que já é coisa pra caramba! elmbrando que apeltier tende a manter a diferença de temperatura entre os dois lados constante; então, se fizer um mini cooler de cabeceira, pra colocar uma garrafa de água para de noite, e estiver num quarto com ar condicionado entre 22 e 24 graus, cara, muito provavelmente vai congelar, ou chegar perto! um forte abraço a todos!
Ele colocou só um cooler, vc quis dizer colocar um dentro jogando o ar frio pra dentro?
@@xKakaxD Ele colocou um por dentro da caixa e um por fora, no caso o que ele quis dizer que o de dentro puxe o ar para dentro e o que está fora jogue para fora.
eu acho que sua dica foi a melhor
E usar menos pasta também rsss
Irado seu comentario valeu por compartilhar o conhecimento! Uma pergunta, to pensando em fazer uma geladeirinha dessa e ligar nas minhas baterias 18v da makita. A pastilha eh apenas 12V podendo aguentar 15V, vc acha que eu ligando na bateria 18V de 6AH funcionaria? Eu iria usar somente por umas 2 horas por dia entao nao precisaria deixar o dia todo ligado. Outra duvida eh sobre os dissipadores, eu comprei uns um pouco menor do tamanho da Peltier, o rentimento seria melhor ou pior vc acha? Muito obrigado mesmo!!!
Aeeeeeeee! É desse tipo de coisa que eu gosto! :)
E que facilita a vida pakas
Ibere, não se pode usar mta pasta térmica, senão você cria uma camada que isola a transferencia termica. O correto é fazer uma fina camada de pasta, só para preencher os poros do dissipador e do peltier.
Eu adoro esses vídeo do Iberê que ele tenta fazer na hora, cria as ideias na hora, pra mim são os melhores vídeos
Vcs poderiam dar tipo uma nota (1 a 10) de dificuldade de cada experiencia. Ótimo video. LIKE
Manual do Mundo é o único canal do UA-cam que eu tenho orgulho de ser fã, porque os outros caíram bastante com o conteúdo !!!
Iberê essa geladeira não vira um ar condicionado não ? Juro que fiquei na curiosidade de saber se é possível!!!
ibere faz um mini filtro de água que gela porfavo
Adorei a blusa dela, De foz do Iguaçu 😻
O legal do manual do mundo, é que eles mostram os seus erros ❤
Essa geladeira foi mostrado na Feira de Ciências em que a minha turma,assim como eu, apresentou o seu invento. Obrigado a todos do Canal Manual do Mundo.👍
Iberê sei que vc já fez um ar-condicionado mais seria legal se vc fizece uma versão que não precisasse de gelo e que ficasse mais potente que a versão anterior, curti muito o vídeo acho que vou fazer uma pra mim
Genial sem ser chato, Didático sem ser cansativo, Muito Bom, Útil! Sou um aprendiz no Canal! Obrigado!
Manual do Mundo, faz um vídeo sobre isolamento acústico, sobre isol. térmico já temos! :D
Manual do mundo 2013 voltando
Ensina fazer um ar condicionado caseiro
voces merecem todos os joinhas do mundo, porque todo jovem que ta aqui no canal aprendendo e experienciando estes inventos, nao esta voce sabe onde. entao parabens, de um pai de 50 anos de idade (to no perfil do meu filho
Lucca, de 14 anos, que adora fisica e matematica)
muita pasta termica tem que usar o mínimo possível a transferência de temperatura fica muito melhor
As qualidades deste ser humano, Iberê, são fantásticas, ele é incansável, muito simpático, um cara humilde, criativo, que nos ensina sempre, e por isso ele merece todo sucesso, este canal me deixa muito feliz! Excelente entretenimento! Parabéns por todos estes dons e talentos!
Iberê.. uma vez eu vi uma reportagem no discovery chanel sobre tecnologias pró-meio ambiente. Aí eles mostram um refrigerador que usava ultrasom pra congelar.
Era uma espécie de câmara e dentro dela existia um alto falando emitindo ondas sonoras extremamente fortes. Devido às ondas, partes da câmara tinham mais pressão e outras menos de ar. Então, eles focaram a "perda de pressão" em uma extremidade que, consequentemente, gelava absurdamente. É o mesmo princípio do que acontece nos refrigeradores que usam amônia sob pressão que, ao ser liberada, esfria o ambiente.
Eu nunca mais consegui encontrar esse vídeo. Vê se tu consegue falar alguma coisa sobre isso ou simular o processo.
Leandro Barbosa UP
Agora eu fiquei curioso.
Seus vídeos são sempre bem explicados
Se fizesse um pouco maior, com mais isolação e ao invés de ligar em corrente alternada, usasse placas solares para captar a energia do sol, daria pra levar pra praia facil facil! Fica ai a dica Iberê!!!
bruno angeloti excelente
Você quer fazer críticas para o cara mas esperto do Br
Boa ideia
VictorLima apenas dizendo o que eu penso, por favor ne
Boa ideia, legal se conseguisse ligar naqueles carregadores portáteis. Ai dava pra levar pra qualquer canto mesmo.
Muito bom !! pra gelar mais, tem que colocar um dissipador menor na parte fria. De preferência com o mesmo tamanho da célula Peltier. Fiz algumas experiências com isso e cheguei rápido a essa conclusão hehe !
Nossaaaa quee legalll 😍😍😍
Vou fazer uma com placa solar pra ligar os coolers
Você é bom de mais, gosto das suas artes 🤣🤣🤣
Vc é muito inteligente ❤👏👏❤❤❤❤
Ei Iberê, bem que você poderia fazer um vídeo falando sobre o funcionamento das antigas geladeiras a querosene.Seria muito interessante!
Ótima ideia há 5 anos atrás viajei para Itaocara RJ encontrei um morador que ainda tinha uma em funcionamento meu pai me contava Eu não acreditava mas funciona de verdade
Olá Ibere, sou um grande fãn de suas experiências, sei que ira ser difícil de vc ver ou notar esse comentário, pois tem muitos, hoje conversando com um tio sobre refrigeradores ele me veio com uma historia sobre geladeira a querosene, então na curiosidade fui ver se isso era verdade ou não no google e vi que é real! Vi sobre sua historia quando foi inventada e seu funcionamento, junto com a pesquisa estava seu vídeo da mini geladeira que fez, achei muito interessante o jeito que a geladeira a querosene funciona e pensei que seria uma excelente matéria para fazer um vídeo e enriquecer o conhecimento de todos... agradeço muito pelos seus vídeos!
Valeu Iberê, sou fã dos seus vídeos.
Iberê, parabéns pelo vídeo! Eu gostaria apenas de fazer algumas observações em relação ao conceito de troca térmica. Você lembrou muito bem a transferência de calor por radiação, que muitas vezes é negligenciada pela maioria das pessoas, porém ao colar o EVA sobre a face externa do alumínio, você restringiu a reflexão da radiação infravermelho do ambiente ao EVA, que na cor preta, absorveu grande parte desta radiação e consequentemente conduziu para o alumínio, depois para o isopor e por fim para o ar no ambiente interno do protótipo (geladeira). Na verdade, o alumínio entre as camadas de EVA e isopor, apenas aumenta a taxa de calor conduzida para a geladeira, pois a radiação externa é emitida para o EVA, o EVA absorve essa radiação e conduz para o alumínio, além da condução, devido aos minúsculos espaços vazios entre o EVA e o alumínio, o EVA emite radiação infravermelho para o alumínio, que é refletida pelo alumínio de volta para o EVA, consequentemente aumentando a taxa de calor para o sistema. Uma pequena observação que gostaria de mencionar, é que o isopor, apesar de isolante, não é um dos melhores, sendo necessário espessuras maiores para redução da condutividade térmica (Experimente realizar com espumas para preencher buracos do ar condicionado, ou espumas para moldes, encontrada em qualquer loja para materiais de construção = espuma de poliuretano). Mais uma vez, parabéns pelo seu trabalho, acho que está faltando mais pessoas e programas como o de vocês na mídia! Obrigado!
Bem lembrado, se o aluminio nao estiver por fora nao reflete para o lugar certo..
✌
Iberê Parabens pelo canal! Me inscrevi!!
Legal a sua observação, eu acrescentaria um revestimento de alumínio por dentro da caixa de isopor como mais uma barreira ao calor externo.
Iberê será que da para colocar essa geladeira para funcionar através de energia solar? Ótimo video.
Tenho um desses filtros/bebedouros que esfriam a água é funcionam até bem, mas o problema é que ele fica o tempo todo funcionando, e acho que dava pra melhorar isso usando um sensor de temp. e um Arduino, pra ligar ele só em algumas horas, e só "manter" a temperatura durante o funcionamento. Com os vídeos que já fiz sobre o Arduino já dá pra montar um projeto, só me falta o tempo. ^_^
Mais um ótimo vídeo e ótima explicação Iberê!
+Pesterenan Você pode usar um termistor ligado a um relé, aí quando a água começar a ficar "quente" o termistor baixa sua resistência elétrica permitindo passagem de corrente para o relé aí o relé liga o motor que começa a esfriar a água.👍
Pesterenan vc por aqui? Vai salvar o Jeb, cara!!!
peste aprende com esses caras as gambiarras eles são proficionais faz um projeto desse canal no seu por favor!
eu sou inscrito no seu canal pesterenan. se vc quizer eu faço os codgos pro arduin pra vc e monto o esquema eletrico ai vc so grava la pro seu canal
Canelahack-GamerHD me dá uma moral dessa mano, sou técnico em eletrônica, queria muito por isso no meu Monza, ele N aceita ar-condicionado
Nota 1000!!!!! Muito interessante o teste.
Acompanho o canal desde a época do menino do joinha
Conheci o canal em 2011 qnd ganhei meu primeiro pc
2012 eu
Iberê teria como fazer uma tv digital que funciona com pilhas ? Desafio mandando MELHOR CANAL
Iberê, eu gosto muito da sua maneira de explicar as coisas. Eu acho que seria uma ótima idéia fazer um vídeo tipo um "Dúvida cruel" explicando o que é e como funciona uma bomba nuclear, quais os efeitos que ela a causaria numa pessoa que estivesse muito perto, qual a mínima distância segura, quais são os efeitos da radiação que fica depois da bomba, como são feitos os bunkers e como poderia ser feito um bunker civil simples mas que pudesse salvar pessoas, desde já muito obrigado conto com você!
Quem gostou da idéia deixa um like e um "UP" aqui.
Obrigado
{Snoorlukas} up
UP
Upp
Vê isso no canal “hoje no mundo militar” tem um vídeo sobre isso e também um tem um vídeo sobre isso no canal “sobrevivencialismo”
Meio suspeita essa sua sugestão kk 🤔 mesmo assim up
Boa noite Iberê, faz um vídeo fazendo um mine ar condicionado com essas pastilhas Peltier, tenho muita curiosidade
Amo fisica graças a esse canal ❤
Sem duvida esse experimento é o mais trabalhoso que apareceu aqui no canal, mas que é posssivel e funcional, parabéns, muito sucesso !
Cemar Prud eu acho que o motor V8 seria um dos mais trabalhosos, essa geladerinha aí é tranquila
Cemar Prud né n porque o Iberê fez uma bicicleta de 5 dias de 2018 né!
sem duvida, o motor v8 por mais cientifico que seja, era apenas uma gambiarra qualquer. esse por outro lado, si, somente si gastar pouca energia por dia, seria uma boa opção de micro frigobar pro quarto. ocupa pouco espaço e muito eficiente.
Vontade de fazer um ar condicionado
Ai sim boto fé simples e facil de fazer custo beneficio sera otimo
Eu gosto de videos assim tb e faço os meus igual
Iberê tenho vários DIYs q minha irmã e minha mãe fez mas estão ficando velho e elas me pediram pra pintar, te desafio a criar um mini Aerógrafo caseiro, me ajudaria muito já vi outros tutoriais mas n consegui fazer, me ajuda nessa ai pfv. Sou inscrito desde 800K
Experimento incrível. Valeu, Manual do Mundo.
Ibere, todo TI recomenda que se passe só uma gotinha de pasta termica para grudar no processador, o excesso dela pode mais atrapalhar do que ajudar, tenta colocar menos e refaz pra ver se muda algo. Parecia um cara com fome colocando requeijão no pão
mais aquilo não é um processador vei colocar muita pasta térmica não iria interferir nos componentes pq não tem uma placa mãe ali,unica coisa que estragaria seria se a pasta térmica impedisse a dispersão do calor
Não é pela interferencia nos componentes, o excesso de pasta atrapalha na dissipação do calor. Tipo colar papel, se lambuzar de cola não vai ajudar.
Todo TI recomenda para COMPUTADORES.
Genial parabéns
Ficou show, e se aumentarmos a quantidade de plaquinha peltier podemos aumentar o tamanho do isopor. Parabéns.
Excelente vídeo! Mostrou que funciona muito bem. A partir daí tem como cada um fazer seu projeto tentando aperfeiçoar o que achar melhor.
Sou fã do canal! parabéns pelos temas, pela condução e pelas explicações de física que são fundamentais!!!
Muito bom e a participação dela tmb foi super natural parabéns vcs merecem tudo de melhor...
Só faltou vc mandar um pouquinho do líquido pra dentro poxa nem que fosse simbolicamente KD o espírito de casca grossa ?kkk...
*Esse ai valew o joinha e merecia tb um projeto em escala maior (commm certeza!) Quem aprova da joinha ai pessoal pro Iberê tentar!*
bravodamata t
na cabine do rato borachudo
Parabéns, incrível!!!
Como alguém em sã consciência dá deslike em uma das suas experiencias, como?
Né isso que fico vendo tipo... pora, só entra aqui quem quer aprender algo.
Olha!! o ibere usou os dicipadores do XBOX que ele abriu. Bem que ele disse que ia fazer alguma coisa com isso. O ibere e um gênio, parabéns manual do mundo! Logo chega aos 10 milhões de inscritos
O melhor canal que vi ate agora no youtube muito bem explicando muito bom.
Alem de interativo otmo passa tempo.
Em nenhum momento vc fica no tédio assistindo
PARABÉNS!!
PARABÉNS!!
PARABENS!!
mano na moral ser filha do Iberê deve ser *muito* top.
"ah toma filha essa geladeira"
Vdd kkkkk
magina ser mulher dele😳
Me tio trabalha com essas coisas e eu pesso uma de cada hihihi
@@guilhermeeere8617 tu e man?😳
@@senorpedro3654 vai falar q tu n quer dormi com ele? 😳
Iberê, mostra essa sua câmera de temperatura q vc coloca no celular
Lucas Brizola vlw cara
Converte isso aí em um mini ar condicionado. Usa duas pastilhas peltier e resfria elas com um whatter cooler, coloca um outro cooler jogando o ar gelado pra fora. Aceita aí o desafio, Iberê!
Estou aqui pesquisando vídeos de mini geladeira pra comprar e me aparece esse video, que vídeo top e satisfatório, curto pra caramba essas coisas que o MM faz.
Iberê vcs são gênios, parabéns pelo seu trabalho e por favor não parem rsrs.
Obrigado
estou aqui depois que o lule disse que a geladeira ira custar no minimo 5k
Iberê te mando um desafio, eu desafio voçê a criar um watercooler custom usando essa mini geladeira para esfriar o líquido e voltar para o processador o líquido bem gelado.
cara, acredito que se você usar uma fonte chaveada de 15ah a 12v, você consegue fazer a peltier gelar mais ... porque essa fonte que você usa é fraca .. a peltier suporta até 15,5v .. essa fonte chaveada você encontra na internet numa faixa de preço de 25 a 40 reais dependendo da potência .... abraço gênio .. tenta fazer um mini ar condicionado usando peltier+ isopor+ fonte chaveada e alguns coolers ... Acredito que usando 1 ou 2 peltier vai obter um ótimo resultado ... UP UP UP UP UP UP UP UP LIKE LIKE LIKE LIKE LIKE LIKE LIKE LIKE LIKE
Olá Isaque, em 12V a Pastilha consome apenas 3,6Ah! Ela suporta até 18V onde consome 6Ah (tensão e corrente máxima, fornecendo a potência máxima da pastilha!). Baixe o Datasheet da TEC-12706 e lá vc tem os gráficos com curvas tensãoXcorrente e potência. Espero ter ajudado, abraço!
15A nao precisa
Tem vários modelos
Concordo espero um ar condicionado caseiro utilizando essas pastilhas
É fato de que faltou informações técnicas no vídeo, existe Célula Peltier de maior potência, para que se consiga melhores resultados sem necessariamente usar varias!
Dicas pra melhorar o projeto:
1) O dissipador >> Trocar o de alumínio por um de cobre pois o calor específico do cobre é menor que do alumínio.
2) Isolante entre os 2 dissipadores >> envés de usar EVA usar isopor ou espuma elastomérica(logico tem outros melhores) pois o isopor ou espuma elastomérica é melhor isolante térmico(``melhor coeficiente de condutividade`` ).
3) Ventoinha >> Com melhor fluxo de ar (maior CFM), esta que usou não é tão boa e faz muito barulho.
4) Pasta térmica >> essas brancas tem condutividade térmica próxima de 1 w/mk ou seja muito ruim as boas tem condutividade térmica próximas de 10 w/mk.
Eu que, que entendo de hardware, quase chorei quando ele usou essa pasta térmica.
Alguém pode me ajudar. Liguei a minha Peutier nos fio Amarelo e preto da minha fonte (12V). Na etiqueta minha fonte diz 12V 8A. Pois bem, a primeira vez que liguei funcionou perfeitamente, um lado esfriou e o outro esquentou bastante. Desliguei a fonte e continuei fazendo outros passos da experiência.
Quando fui ligar a Peltier novamente pra ter certeza de qual lado esquenta e qual esfria (pra eu saber qual dissipador colocar em qual) ela simplesmente esquentou bastante os 2 lados e parece que eu senti um cheiro de queimado no momento. Rapidamente tirei a fonte da tomada e, logo em seguida, quando fui ligar a peltier novamente ela não esquentava nem esfriava mais (só estava um pouco quente dos 2 lados por causa do aquecimento anterior...).
Será que minha peltier queimou? Tem algo que eu possa fazer?
Nao entendo como ela pode ter queimado, pois liguei ela em 12V e no datasheet dela fiz que a 12V ela é 4.5A.
Merece o like! Que trabalheira Jesus.
Iberê, uma coisa foi que vc usou pasta térmica em excesso! Basta apenas uma pequena quantidade no centro da placa, que deve ser espalhado pela própria pressão do dissipador!
Justamente o que pensei, excesso de pasta termica na verdade acaba até atrapalhando a transferencia de calor ao invéz de ajudar.
GAMBIARRA QUE EU NUNCA VOU FAZER MAS EU GOSTO DE VER
Iberê... Pq vc n usou a parte de cima da sua geladeira (quente) pra fazer uma grelha elétrica?
Com o conjunto dava até pra armar um churrasco...
Tiago Ducret
Kkkkkkk?
Cada vez melhor os vídeos , sugestão de vídeo como fazer uma caixa de som portatil
Junta a maquina de refri com essa geladeira
*ESSE CANAL MERECE MEUS CLIQUES NOS ANÚNCIOS!!*
O Brasileiro Receitas realmente
*QUEM TÁ VENDO ANTES DE IR PRO EM ALTA?*
MELHOR CANAL❤
Consegui depois de muitas tentativas chegar a -4 graus e graças a esse vídeo seu kkkk e de quebra já ganhou mais 1 inscrito ok
Valeu pelos testes 👍👍
Um dia ainda vou criar coragem, e vou fazer alguma coisa do Manual do mundo kkk
CH_MCPE I
CH_MCPE somos dois !! Kkk
CH_MCPE so 3 k ? Tem que ter pelo menos 50 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
todo video deles que eu vejo eu falo a mesma coisa... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu tmb kkk
Faz um ar condicionado caseiro com isso
talvez devesse tentar por menos pasta térmica, se colocar muita ela passa a agir como isolante e não dissipa o calor tão bem
né na hora que ele coloco achei que ele ia fazer outra pastilha com tanta pasta kkkkkkkkk
Eu vi isso tbm ashuashuashua
kkkk vdd cara, talvez poderia funcionar mais eficientemente com menos pasta termica rsrsrs Com a quatidade q ele colocou ali, dava pra por em uns 10 processadores kkk
exatamente!👍
O cooler q ele usou foi só pra resfriar a parte quente? Pq se foi não era melhor usar um resfriamento líquido?
valeu Magaive . Tu é o cara !
Vou fazer uma pra colocar o pc dentro
Caique Reis kkkkkkkkkkkkkk
Ahuehuehe
Caique Reis se for AMD n vai adiantar ksksks
Andrea Botelho, vrdd kkkkkkk
Andrea Botelho os Intel atualmente esquentam muito mais kkkkkkk
AMD Ryzen tá dando um banho nos Intel quando o assunto é temperatura!
Oi faz um esquema para a geladeira apitar quando ficar bastante tempo aberta obrigado e manda salve
Olá, da uma ṕesquisada no circuito integrado 555. Se você entende um pouco de eletrônica, ajuda. É um circuito que pode ativar depois de um determinado tempo. Depois tem que plugar isso a um sensor de contato (tem que ver qual utilizar) e pronto.
Que daora queria ter uma garagem cheia de ferramenta
cara, amo seu canal, você é um mito!
Tem como fazê uma espécie de ar condicionado com essa placa ?
Acho que o Iberê fez duas experiências em 1 dia
Além de muito inteligente vocês tem um ótimo senso de humor parabéns
Kkklkkk és muito engraçado ao ensinar kkkkk... amei kkk você tem u. Jeito maravilhoso.. aqui lhe vendo de Moçambique em África
Iberê enssina como fazer um ar condicionado de quarto
nao de rua
Ibere, tenta fazer aquela maquina de refrigerante e coloca esse sistema de geladeira, tá ai um desafio dos bons HAHAAHAHA
Eduardo Drumond up
Up
Up
Boa
Up
Faz versão 2.0
Acabou de fazer
Amo esse canal,,, parabéns top top....