Fiz o teste com um Blended sem idade de nome White Horse. Maturei com chips de carvalho tosta média (quantidade equivalente a quase um copo de dose cheio) em 600ml do whisky por 5 dias. depois filtrei com filtro de café e misturei aos 300ml original que restaram na garrafa. Resultado: Virou um belo whisky de entrada, ganhando de muitos inclusive! Cor e sabor alteraram visivelmente. Notas de caramelo, madeira e levemente abaunilhado surgiram. Não sou nenhum especialista, mas digo que vale a pena.
Encontrei algumas lascas de carvalho aqui na minha cidade. Assei, temperei com gyn, tostei, e fiz o processo com um chivas, em um tempo de 24 horas, exatas(cronometrado). Ficou incrível, deu vontade de lançar uma “marca” de uísque. Muito obrigado pela aula.
"um pedaço de madeira que encontrei..." preparado + assado + temperado + tostado... hahaha ficou engraçado esse tom meio sarcástico de "encontrei por aí a coisa mais específica do mundo que eu precisava" haha enfim, excelente vídeo!
Eu não maturei um uísque, mas fiz uma infusão de cascas de carvalho secas e tostadas em álcool de cereais conforme receita do canal cuoredicioccolato. Ficou maravilhoso com menos de dois dias de maturação. Pesquisei este vídeo aqui pra ter um pouco mais de referência nesse processo. Excelente trabalho, Márcio!
@@jacsonbuzzatto3122 não mesmo hahaha o meu grande erro foi usar álcool de cereais no processo. O sabor ficou forte demais. Na próxima ou eu vou usar uma base mais neutra (como vodka) ou destilar meu próprio álcool. No momento eu to maturando uma ginger beer com carvalho infusionado, espero conseguir um resultado legal.
Márcio, muito obrigado pelas dicas. Se puder, fale um pouco sobre maturação em barris. Encontrei alguns barris virgens pequenos, de 2,5 e 5 litros. Queria algumas dicas pra maturar em casa. Minha ideia era pegar dois, um pra colocar vinho e depois de bastante tempo colocar whisky; e outro pra colocar whisky direto. Parabéns pelo canal. Tenho aprendido cada dia mais.
Olá Davi! Obrigado por acompanhar o canal! Esse ano vou fazer uma série de vídeos didáticos sobre whisky, incluindo alguns sobre maturação. Quanto aos seus barris, acho muito legal a idéia de maturar em casa! Alguns pontos a observar: A madeira destes barris é carvalho? Estãos tostados internamente? Estão sem pintura/verniz externa? Acho importante ressaltar também que maturação em carvalho virgem é arriscado. Impacta demais o whisky e deve ser feito com inspeções/degustações rotineiras. Se tiveres alguma dúvida mais específica, sinta-se à vontade para quetionar! Grande abraço e sucesso!!
Degustando Whisky Que alegria receber sua resposta. Vou com cuidado no barril virgem e farei testes semanalmente. Minha maior dúvida é com relação ao tempo. Pro primeiro uso de um barril vou testar whisky, pro outro pensei em começar com vinho, não sei quanto tempo deixar o vinho no primeiro uso e, depois, quanto tempo deixar o whisky, etc. De qq forma vou fazendo os testes e repasso aqui. Talvez minha experiência sirva pros seus vídeos. Qq dica sua será muitíssimo bem vinda. qual vinho testar, qual whisky testar, etc. Abraço!
Olá Henrique! Não é um whisky que seja muito do meu agrado, pois falta complexidade. Entretanto, é leve, bem equilibrado (malte vs grãos) e, de uma forma geral, diria que apresenta uma alegria/vitalidade bem interessante! Abraço!
Poxa, que bom que voltou a gravar. Sou iniciante no mundo dos Whiskies, ontem comprei o Ballantine's Finest e a um tempo atras o Chivas 12 anos, com os seus vídeos já deu para perceber alguma diferença entre eles. Abç, e aguardando os próximos.
Olá@Erick Menezes! Obrigado por acompanhar aos vídeos!! É bom ter esse feedback! O Gold será o #34. Creio que irás gostar dos próximos vídeos.... ;-) Vou comentar o Blue e também sobre essa questão da propaganda. Keep walking (!!ops!!) keep watching! Grande Abraço!
Simplesmente sen-sa-cio-nal! Duas perguntas: 1. No caso de whiskies "jovens" ou "mal-acabados", quero dizer, com o álcool muito pungentes no olfato e/ou no paladar, essa técnica de maturação invertida ajuda a atenuar esse defeito? 2. Dá pra simular a técnica de "multiple casks" das grandes destilarias? Quero dizer, usar, por exemplo, lascas de carvalho virgem numa etapa, carvalho com bourbon ou rye whisky em outra, carvalho de vinho em outra, etc. ? Estou pensando em usar o Black&White como cobaia em meus experimentos, já que é relativamente barato (este mês consegui comprá-lo por menos de R$50/litro aqui em Belo Horizonte). Vc recomendaria ou faria alguma ressalva em relação a whiskies baratos? Eu, a princípio, só pretendo evitar aqueles que sofrem adição de álcool (Old Eight) ou são engarrafados no Brasil.
@@skycutter1933 rapaz , eu fiz com o Black&White kkkkk usei lascas de carvalho temperadas com vinho , pense em um whisky aromático e delicioso , ficou sensacional, transformei meu Black&White de 35 reais em coisa fina , agora vou fazer com o passport kkkkk
Márcio, há tempos acompanho teu canal e, por heresia, só vi este vídeio hoje. Parabéns! Vou replicar estes conceitos e ideias, com certeza. Gostaria de pedir, apenas, uma sugestão de um single malt jovem "padrão", "neutro", tal que os resultados olfativos e gustativos dos experimentos compitam o mínimo possível com a proposta original do whisky. Um abraço.
Sensacional! Quero fazer com um whisky barato e brasileiro e ver se chego em um resultado mais ousado como um spice (fire ball whisky) ou alguma outra variação. Alguma sugestão pra temperar além da pimenta?
Olá Renan Bassini ! Legal! Vai ser um whisky barato com gosto diferenciado! Olha... quanto aos temperos, dá pra temperar com o que bem quiser, mas muitos já vi sendo usado: canela, cravo, mel... Comenta depois como ficou! PS: Se temperar o whisky, seja com alguma erva, casca de árvore (fins medicinais), etc, sempre observe para não usar algo que vá fazer mal à saúde. PS2: além de whisky, dá pra fazer com cachaça também. Algumas cachaças tem um resultado surpreendente!! Abraço!
Marcio, vc considera valido no momento de temperar a madeira com vinho ou bourbom, utilizar outras especiarias como pimenta ou mesmo baunilha ou algo floral para tentar adicionar notas de degustacao?
Boa noite Marcio! Gostaria de fazer uma pergunta. É possível blendar whisky em casa? Se sim, como? Basta misturar, ou é preciso deixar ''casando'', por carvalho ou algo assim? Parabéns pelos vídeos!
Boa noite João Pedro Loureiro ! Pode fazer em casa sim! Sem problema. A questão de deixar casar até poderia dizer que é "relativo", mas aconselharia deixar casar. Pode deixar casar dentro de uma garrafa de vidro mesmo, sem madeira envolvida. Pode casar também com carvalho. Dessa forma, além do "casamento", terias um certo "incremento" no produto final. Abraço!
Interessante e bem simples, nunca havia me ocorrido tal ideia, se me permite uma sugestão faça um review quando puder do Buchanan's 12, Buchanan's me parece ser um dos whiskies com mais vendas na America Latina. Uma pergunta se o barril ao qual foi maturado o whisky for de um tipo e a usada é de outro não vai alterar muito o sabor ?
Anotado Rick Marvin!De fato, isso pode ocorrer. Pode-se observar isso ocorrendo inclusive em alguns whiskies "cask-finished" (principalmente whiskies maturados em ex-bourbon e depois finalizados em ex-sherry). Mas aí entra o "tato" master distiller (na destilaria) ou dos que maturam whisky em casa... Feeling e gosto pessoal.
Vejo uma garrafa de Vale Verde. Em off hehe, qual sua opinião sobre essa cachaça ? São bebidas diferentes, mas vc acha que ela atinge a mesma qualidade de um bom whisky ?
Gosto bastante da Vale Verde. Muito boa!! Olha... É uma pergunta capsiosa!! kkkkk Acho que a cachaça pode atingir níveis de qualidade incríveis e ainda tem um caminho maravilhoso para seguir, mas como você disse, são bebidas diferentes. Sem quere ser pretencioso para o lado do whisky, acho que o whisky apresenta maior complexidade, pelos seus ingredientes e produção.... ;-)
pode ser depois que sair do forno botar whisky com canela ou cravo e deixar por uma hora ou não vai pegar gosto gostaria de saber...muito bom seus videos flw obr pela atenção
Olá +CANAL PRO XD ! Obrigado por acompanhar o canal! Nesses casos, pessoalmente eu não tentaria temperar o pedaço de carvalho. Usaria a canela em pau, o cravo, ou qualquer tempero (até mesmo plantas/ervas ainda verdes) diretamente dentro da garrafa de whisky. Isso era feito muito antigamente, principalmente na Irlanda. No Brasil se faz bastante com cachaça. Abraço!
Muito bom! Inscrito no canal. Estou começando a conhecer e degustar whiskies e as informações dos vídeos me interessaram bastante. Você teria algo a dizer sobre o Ballantine's 12 anos? Foi o primeiro blended 12 anos que comprei, até por ser um pouco mais barato que os outros semelhantes, e parece que não tem corante. Encontrei poucas informações em sites e vídeos de degustação. Abraço!
Seja bem vindo Rei Carmesim!! Vou fazer alguns vídeos comentando sobre Ballantine's, mas já posso adiantar que gosto praticamente da linha toda e me parece um bom custo x benefício. Devo alertá-lo que eles utilizam corante. Assim que sairem os vídeos, te notifico! Bem vindo! Grande abraço!
Será que eu poderia usar madeira de fruta, tirando do pé, para garantir o processo? Talvez de um pé de amora ou limão? Tenho medo de usar madeira errada.
Uma pergunta: No caso dos barris, Vc disse que o barril respira, então ele não sofre influência do meio externo, tipo se alguém fizer uma fogueira perto de onde ele está envelhecendo , não vai contaminar? Ou outros odores que podem entrar no barril?
Olá Marcio boa noite! Meu nome é Ramon e gostaria de saber qual sua opinião em temperar uma madeira com uma bebida doce em um whisky doce, e se você tem alguma dica em relação a mistura de blends para poder harmonizar um whisky doce, obrigado.
Olá Ramon Pereira Costa! Não há problema algum em temperar a madeira com bebidas doces (vinhos licorosos, licores, etc). É importante ressaltar que nem sempre o gosto fica do jeito que se espera... É sempre um experimento! Sendo o whisky uma bebida naturalemente amarga, vale apontar que, mesmo temperando a madeira com bebida doce, dificilemente o whisky ficará doce. Dica: se espera por um whisky mais adocicado, evite os turfados (geralmente tem notas mais amargas) e busque os frutados de speyside. ;-) Grande abraço!
Olá felipegaia1!No início da garrafa, não chego a ter muita preferência... mas depois de baixar o nível da garrafa, passar alguns meses e ocorrer alguma oxidação, tenho preferência pela maciez do ballantine's...
Ótimo canal, já me inscrevi. Gostaria de saber se esse processo não pode ser feito durante anos? De repente trocando a madeira de tempos em tempos e dando esse "respiro" semanalmente etc...
Olá André! Bem vindo ao canal! Nada impede que este processo seja feito de forma mais longa. Entretanto, algumas considerações podem ser feitas... 1) Neste processo (maturação invertida em garrafa), a madeira realiza uma influência muito, muito forte na bebida. Um período muito prolongado deste processo, resultará invariavelmente numa quase descaracterização da bebida original. O resultado tende a ser uma bebida muito amadeirada. Alguns gostam, outros não.... É uma questão de gosto. 2) Em processos mais longos, por exemplo, é mais interessante usar um barril (pode ser pequeno 1L, 2L, 5L), COM OU SEM a utilização extra de lascas de carvalho. Como sabe-se, de antemão, que o processo será longo, pode-se querer ir provando a bebida a cada 2 meses, por exemplo. Este é um processo similar ao realizado em algumas destilarias, que em períodos pré-determinados, verificam o andamento da maturação a partir de amostras de barril. Assim pode-se determinar o ponto ideal em que a bebida deve ser envasada e consumida, mantendo caracterísiticas desejadas. Grande abraço!
tem algum site que a gnt consegue encontrar essas ripas de carvalho? queria muito botar uma garrafa de jameson pra maturar... e no caso do barril? quais são os cuidados?
Incrível Márcio, excelente video, obrigado por atender nossos pedidos, com toda certeza vou maturar algum de meus blends com grande expectativa. Usarei o Laphroaig QC para defumar o experimento, mas querendo ir ao extremo, existe algo a acrescentar ao tempero que simule o sabor da turfa? Ah, gostei desta ideia de um video por mês heim! Kkkk!!! Grande abraço!!!
Olá Elivelton!Tenho certeza que ficará bem interessante usando um Laphroaig!! Quanto a simular a turfa, é um pouco complicado, pois o sabor de turfa também tem variações... Agora, se é para simplesmente ter características defumadas (como é corriqueiro de se pensar quando relacionado à turfa), pode-se defumar a lasca de carvalho durante a secagem, no forno do fogão mesmo... (do mesmo jeito que se defuma comida)Abraço!!
amigo por favor onde posso conseguir lascas de carvalho europeu não consigo comprar em lugar algum...Pode me dar uma dica?vi uma pessoa de Santa Catarina vendendo ,mas o frete ficava bem mais caro do q as lascas...Desde já obrigado
Olá. Parabéns pelo canal. Tenho uma dúvida. Uma bebida feita fielmente seguindo todos os padrões escoceses, porém envelhecida em uma madeira diferente do carvalho (ex. castanheira, amburana, etc) pode ser considerada whisky ?
Olá Thiago! Depende de quem está determinando "o que é whisky". Se forem os escocesas, não. Pelas regras escocesas precisa ser maturado em carvalho. Abraço!!
Olá Becker. Adorando seus vídeos. Recebi recentemente no Whats e desde então estou vendo. Nem era muito fã de whiskies, mas vendo teu canal bateu aquela vontade. Gostei da técnica ensinada no vídeo. Nos dias de hoje encontramos Chips de Carvalho para fins de defumação caseira. Esses Chips será que podem ser usados? Grande abraço.
Cuidado se pegarem madeira em madeireiras pois muitas vem tratada com veneno pra cupim.
Excelente observação ***** !! Importante mesmo!!
Como faço para clicar mais de uma vez no "curti/like"?? ;-)
Grande abraço!
@@DegustandoWhisky fixando ele
Fiz o teste com um Blended sem idade de nome White Horse. Maturei com chips de carvalho tosta média (quantidade equivalente a quase um copo de dose cheio) em 600ml do whisky por 5 dias. depois filtrei com filtro de café e misturei aos 300ml original que restaram na garrafa. Resultado: Virou um belo whisky de entrada, ganhando de muitos inclusive! Cor e sabor alteraram visivelmente. Notas de caramelo, madeira e levemente abaunilhado surgiram. Não sou nenhum especialista, mas digo que vale a pena.
onde encontrou os chips de carvalho?
Encontrei algumas lascas de carvalho aqui na minha cidade. Assei, temperei com gyn, tostei, e fiz o processo com um chivas, em um tempo de 24 horas, exatas(cronometrado). Ficou incrível, deu vontade de lançar uma “marca” de uísque. Muito obrigado pela aula.
Pode explicar melhor amigo
nunca bebi whisky...mas a forma como ele apresenta deu curiosidade!
mais um inscrito!!
Tô no mesmo barco que vc
@@rodrigodantas264 eu ja bebi mas esse rapaz realmente kaksksksksk
Fraco
"um pedaço de madeira que encontrei..."
preparado + assado + temperado + tostado... hahaha ficou engraçado esse tom meio sarcástico de "encontrei por aí a coisa mais específica do mundo que eu precisava"
haha enfim, excelente vídeo!
Isso pra mim é terapia, todos os dias durmo assistindo seus vídeos. A cada dia aprendo mais e mais sobre whisky's.
Aí sim é informação e comunicação de qualidade.
Tinha que voltar com o canal, melhor canal br sobre bebidas
Eu não maturei um uísque, mas fiz uma infusão de cascas de carvalho secas e tostadas em álcool de cereais conforme receita do canal cuoredicioccolato. Ficou maravilhoso com menos de dois dias de maturação. Pesquisei este vídeo aqui pra ter um pouco mais de referência nesse processo. Excelente trabalho, Márcio!
Estou fazendo a mesma coisa kkkk, ficou comparável a whisky de mercado?
@@jacsonbuzzatto3122 não mesmo hahaha o meu grande erro foi usar álcool de cereais no processo. O sabor ficou forte demais. Na próxima ou eu vou usar uma base mais neutra (como vodka) ou destilar meu próprio álcool. No momento eu to maturando uma ginger beer com carvalho infusionado, espero conseguir um resultado legal.
Cara, que vídeo sensacional! Parabéns!
Com certeza vou fazer algumas experiências.
Obrigado Alexandre!
Fiz 8 horas de maturação, com respiro de 30 em 30 min, até o final do experimento fiquei bêbedo.. rsrs
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
SEN-SA-CIO-NAL - PARABÉNS ! Merece milhões de like, os meu já foi. Obrigado.
Muito legal essas dicas, vou tentar fazer só tenho dificuldade de encontrar o Carvalho, mas parabéns pela iniciativa !!
espetacular, muito entendido sobre o assunto, sem contornar as palavras, ótima didática
Excelente post. Vou fazer um experimento também! Valeu pela aula.
tem como realizar essa maturação com canela?
Grande Marcio!Valeu por mais uma aula para nos!Um abraco!
Valeu Michael Konrad !! Bom revê-lo por aqui!
Eu digo o mesmo cara...abraco!
Poderia fazer um vídeo referente a identificar o whisky verdadeiro do falsificado e lojas de confiança. Muito satisfatório seus vídeos amigo
Incrível, muito bom, vou usar pra outras bebidas também, testar varias combinações, forte abraço meu caro!
Depois comenta como ficou!! Fiz também com cachaça e ficou incrível!Vinicius Monteiro Fortino Abraço
Márcio, muito obrigado pelas dicas. Se puder, fale um pouco sobre maturação em barris. Encontrei alguns barris virgens pequenos, de 2,5 e 5 litros. Queria algumas dicas pra maturar em casa. Minha ideia era pegar dois, um pra colocar vinho e depois de bastante tempo colocar whisky; e outro pra colocar whisky direto.
Parabéns pelo canal. Tenho aprendido cada dia mais.
Olá Davi! Obrigado por acompanhar o canal!
Esse ano vou fazer uma série de vídeos didáticos sobre whisky, incluindo alguns sobre maturação.
Quanto aos seus barris, acho muito legal a idéia de maturar em casa! Alguns pontos a observar: A madeira destes barris é carvalho? Estãos tostados internamente? Estão sem pintura/verniz externa?
Acho importante ressaltar também que maturação em carvalho virgem é arriscado. Impacta demais o whisky e deve ser feito com inspeções/degustações rotineiras.
Se tiveres alguma dúvida mais específica, sinta-se à vontade para quetionar!
Grande abraço e sucesso!!
Degustando Whisky Que alegria receber sua resposta. Vou com cuidado no barril virgem e farei testes semanalmente.
Minha maior dúvida é com relação ao tempo. Pro primeiro uso de um barril vou testar whisky, pro outro pensei em começar com vinho, não sei quanto tempo deixar o vinho no primeiro uso e, depois, quanto tempo deixar o whisky, etc.
De qq forma vou fazendo os testes e repasso aqui. Talvez minha experiência sirva pros seus vídeos.
Qq dica sua será muitíssimo bem vinda. qual vinho testar, qual whisky testar, etc.
Abraço!
Degustando Whisky PS: Os barris são de carvalho americano ou europeu, tostados por dentro e sem verniz por fora.
2020 e o UA-cam me indica esse vídeo kkkkkk
Pra mim também kkkk mó nada haver
Vim parar aqui por conta da quarentena
Mano, que massa isso. Certeza que vou tentar essa aí
Olá! Ótimo vídeo amigo, com conteúdo e conhecimentos de se admirar. Persista que seu canal tem potencial, pois é muito bom!
Valeu Tércio Sant'Anna !!
Olá Henrique!
Não é um whisky que seja muito do meu agrado, pois falta complexidade. Entretanto, é leve, bem equilibrado (malte vs grãos) e, de uma forma geral, diria que apresenta uma alegria/vitalidade bem interessante!
Abraço!
Poxa, que bom que voltou a gravar. Sou iniciante no mundo dos Whiskies, ontem comprei o Ballantine's Finest e a um tempo atras o Chivas 12 anos, com os seus vídeos já deu para perceber alguma diferença entre eles. Abç, e aguardando os próximos.
Olá Tarso Mori! Que bom que os vídeos estão ajudando!! Seja bem vindo ao canal!!
Olá@Erick Menezes! Obrigado por acompanhar aos vídeos!! É bom ter esse feedback!
O Gold será o #34. Creio que irás gostar dos próximos vídeos.... ;-) Vou comentar o Blue e também sobre essa questão da propaganda. Keep walking (!!ops!!) keep watching!
Grande Abraço!
Márcio sou apreciador iniciante de whisky. gostava mt do red até assistir um video seu sobre ele kkk...vc é excelente em seus vídeos. grande abraço
Obrigado Luiz!
Grande abraço!
Meus parabéns amigo, ótimo vídeo muito útil e interessante 👍
Bom dia, sou fã do seu trabalho algum tempo, seus vídeos são espetaculares e suas dicas são ímpares, parabéns!!!
Obrigado Pablo!
Grande abraço!
Esse cara não faz mais vídeo? Alguém tem alguma informação sobre isso ?
Muito bom Márcio aprendi bastante .... Parabéns vou me escrever no canal
Bem vindo ao canal +Douglas Azevedo !
Quanto conhecimento!!
Muito show!! Muito show mesmo!!
Ótima aula!!!
Perfeito, perfeito !
Geralmente os resultados são muito bons!!
Muito bom seus videos. Muito bem explicados. Parabéns
Já fiz com jatobá kkkkk depois de 3 anos virou um licor tão encorpado ficou.
excelente vídeo! prático e interessante!
obrigado!
Valeu Tiago!
Grande abraço!
Cara vc é o melhor
Esse áudio está muito bom. Valeu!
Aos internautas: Não usem MDF ou MDP! kkkkkkkkkkkkkkk
Isso foi estranhamente específico KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
@@abne4r até demais
Excelente! Adoro seus vídeos, são todos interessantíssimos, ganhou um fã!
Valeu Lucas!
Excelente vídeo, like dado !!!
pocha cara que coisa legal
parabéns pelo canal ,abraço
Simplesmente sen-sa-cio-nal! Duas perguntas: 1. No caso de whiskies "jovens" ou "mal-acabados", quero dizer, com o álcool muito pungentes no olfato e/ou no paladar, essa técnica de maturação invertida ajuda a atenuar esse defeito?
2. Dá pra simular a técnica de "multiple casks" das grandes destilarias? Quero dizer, usar, por exemplo, lascas de carvalho virgem numa etapa, carvalho com bourbon ou rye whisky em outra, carvalho de vinho em outra, etc. ?
Estou pensando em usar o Black&White como cobaia em meus experimentos, já que é relativamente barato (este mês consegui comprá-lo por menos de R$50/litro aqui em Belo Horizonte). Vc recomendaria ou faria alguma ressalva em relação a whiskies baratos? Eu, a princípio, só pretendo evitar aqueles que sofrem adição de álcool (Old Eight) ou são engarrafados no Brasil.
black white nem compensa o custo do processo kkkkkkk
@@skycutter1933 rapaz , eu fiz com o Black&White kkkkk usei lascas de carvalho temperadas com vinho , pense em um whisky aromático e delicioso , ficou sensacional, transformei meu Black&White de 35 reais em coisa fina , agora vou fazer com o passport kkkkk
@@shunsisto estudando sobre isso, gostei da sua ideia vou fazer com um old eight kkk
Madeira de Nogueira seria uma boa?
Márcio, o que você acha do Grant's 12 anos? Foi o primeiro whisky que comprei, aliás, tenho ele até hoje. valeu!
A madeira de umburana pode ser usado na maturação do whisky tbem?
Quais são os whiskys que mais são calcificados?
gostei muito das dicas
Muito obrigado!
Aonde achamos essas lascas de madeira Márcio? Tem algum link?
Márcio, há tempos acompanho teu canal e, por heresia, só vi este vídeio hoje. Parabéns! Vou replicar estes conceitos e ideias, com certeza. Gostaria de pedir, apenas, uma sugestão de um single malt jovem "padrão", "neutro", tal que os resultados olfativos e gustativos dos experimentos compitam o mínimo possível com a proposta original do whisky. Um abraço.
Eu vi que vendem lascas de carvalho já prontas no Mercado Livre... Qualquer dia desses vou testar.
Sensacional! Quero fazer com um whisky barato e brasileiro e ver se chego em um resultado mais ousado como um spice (fire ball whisky) ou alguma outra variação. Alguma sugestão pra temperar além da pimenta?
Olá Renan Bassini !
Legal! Vai ser um whisky barato com gosto diferenciado! Olha... quanto aos temperos, dá pra temperar com o que bem quiser, mas muitos já vi sendo usado: canela, cravo, mel...
Comenta depois como ficou!
PS: Se temperar o whisky, seja com alguma erva, casca de árvore (fins medicinais), etc, sempre observe para não usar algo que vá fazer mal à saúde.
PS2: além de whisky, dá pra fazer com cachaça também. Algumas cachaças tem um resultado surpreendente!!
Abraço!
Valeu Degustando Whisky
ja vou seguir as dicas, em breve lhe envio os resultados
um abraço!
Estou fazendo sassafras temperado com porto pra botar no BW.
Vc é o cara Parabéns
Gostei da brincadeira, acho que tentarei com um The Famous Grouse e madeira no vinho do porto... que acham?
parabéns pelos seus vídeos sao excelentes
Eu simplesmente detesto whisky, mas gosto desse cara
Legal gostei
como conta a idade do whisky, só o tempo de barril?
sim!
E para maturar em barril pequenos de 3 litros ou até menos? como funciona?
Aposto que tem um monte de gente que compraria umas lasquinhas de madeira dessas. Já pensou nisso? Estou "na fila"para encomendar.
Estou pensando no assunto Alessandro Gomides ! ;-)
Marcio, vc considera valido no momento de temperar a madeira com vinho ou bourbom, utilizar outras especiarias como pimenta ou mesmo baunilha ou algo floral para tentar adicionar notas de degustacao?
Boa noite Marcio! Gostaria de fazer uma pergunta.
É possível blendar whisky em casa? Se sim, como? Basta misturar, ou é preciso deixar ''casando'', por carvalho ou algo assim? Parabéns pelos vídeos!
Boa noite João Pedro Loureiro !
Pode fazer em casa sim! Sem problema.
A questão de deixar casar até poderia dizer que é "relativo", mas aconselharia deixar casar. Pode deixar casar dentro de uma garrafa de vidro mesmo, sem madeira envolvida. Pode casar também com carvalho. Dessa forma, além do "casamento", terias um certo "incremento" no produto final.
Abraço!
boa tarde, gostaria de saber qual a quantidade de madeira por litro, para a maturaçao
Interessante e bem simples, nunca havia me ocorrido tal ideia, se me permite uma sugestão faça um review quando puder do Buchanan's 12, Buchanan's me parece ser um dos whiskies com mais vendas na America Latina.
Uma pergunta se o barril ao qual foi maturado o whisky for de um tipo e a usada é de outro não vai alterar muito o sabor ?
Anotado Rick Marvin!De fato, isso pode ocorrer. Pode-se observar isso ocorrendo inclusive em alguns whiskies "cask-finished" (principalmente whiskies maturados em ex-bourbon e depois finalizados em ex-sherry). Mas aí entra o "tato" master distiller (na destilaria) ou dos que maturam whisky em casa... Feeling e gosto pessoal.
Qual o whisky que por natureza tem o melhor sabor de amadeirado.
Como posso fazer com um barril de Carvalho pequeno de 3L ?
e sobre a maturação em barris menores?
Incrível!!! Parabéns pelo canal!
Vídeo excelente!
Vejo uma garrafa de Vale Verde. Em off hehe, qual sua opinião sobre essa cachaça ? São bebidas diferentes, mas vc acha que ela atinge a mesma qualidade de um bom whisky ?
Gosto bastante da Vale Verde. Muito boa!!
Olha... É uma pergunta capsiosa!! kkkkk
Acho que a cachaça pode atingir níveis de qualidade incríveis e ainda tem um caminho maravilhoso para seguir, mas como você disse, são bebidas diferentes. Sem quere ser pretencioso para o lado do whisky, acho que o whisky apresenta maior complexidade, pelos seus ingredientes e produção.... ;-)
Degustando Whisky Entendi. Obrigado!
pode ser depois que sair do forno botar whisky com canela ou cravo e deixar por uma hora ou não vai pegar gosto gostaria de saber...muito bom seus videos flw obr pela atenção
Olá +CANAL PRO XD ! Obrigado por acompanhar o canal!
Nesses casos, pessoalmente eu não tentaria temperar o pedaço de carvalho.
Usaria a canela em pau, o cravo, ou qualquer tempero (até mesmo plantas/ervas ainda verdes) diretamente dentro da garrafa de whisky. Isso era feito muito antigamente, principalmente na Irlanda. No Brasil se faz bastante com cachaça.
Abraço!
Muito bom! Inscrito no canal. Estou começando a conhecer e degustar whiskies e as informações dos vídeos me interessaram bastante. Você teria algo a dizer sobre o Ballantine's 12 anos? Foi o primeiro blended 12 anos que comprei, até por ser um pouco mais barato que os outros semelhantes, e parece que não tem corante. Encontrei poucas informações em sites e vídeos de degustação. Abraço!
Seja bem vindo Rei Carmesim!! Vou fazer alguns vídeos comentando sobre Ballantine's, mas já posso adiantar que gosto praticamente da linha toda e me parece um bom custo x benefício. Devo alertá-lo que eles utilizam corante. Assim que sairem os vídeos, te notifico! Bem vindo! Grande abraço!
Será que eu poderia usar madeira de fruta, tirando do pé, para garantir o processo? Talvez de um pé de amora ou limão? Tenho medo de usar madeira errada.
Como ficou o resultado?
Temperar com canela e especiarias nesse naipe é uma boa?
Se vc gostar ne.Da ate pra vender pro seus vizinhos hehehe
Uma pergunta:
No caso dos barris,
Vc disse que o barril respira, então ele não sofre influência do meio externo, tipo se alguém fizer uma fogueira perto de onde ele está envelhecendo , não vai contaminar? Ou outros odores que podem entrar no barril?
valeu pela dica
Olá Marcio boa noite! Meu nome é Ramon e gostaria de saber qual sua opinião em temperar uma madeira com uma bebida doce em um whisky doce, e se você tem alguma dica em relação a mistura de blends para poder harmonizar um whisky doce, obrigado.
Olá Ramon Pereira Costa!
Não há problema algum em temperar a madeira com bebidas doces (vinhos licorosos, licores, etc). É importante ressaltar que nem sempre o gosto fica do jeito que se espera... É sempre um experimento!
Sendo o whisky uma bebida naturalemente amarga, vale apontar que, mesmo temperando a madeira com bebida doce, dificilemente o whisky ficará doce.
Dica: se espera por um whisky mais adocicado, evite os turfados (geralmente tem notas mais amargas) e busque os frutados de speyside. ;-)
Grande abraço!
Boa tarde
Eu tenho um barril de Jequitibá 2litros, eu posso colocar whisky?
Achei que temperava com tempero baiano e limão kkkkkkkk
Eu pensei que ele ia jogar Sazon! rs
Na verdade vc até pode adicionar sal, pimenta no whisky, calaro, dependendo do que vc quer.
Márcio entre o whisky chivas regal 12 anos e o ballantine's 12 anos a sua preferência vai para qual ?
Olá felipegaia1!No início da garrafa, não chego a ter muita preferência... mas depois de baixar o nível da garrafa, passar alguns meses e ocorrer alguma oxidação, tenho preferência pela maciez do ballantine's...
Pode usar madeira pau Brasil?
Quais uísques baratos vc recomenda? Ótimo canal!
Balantines finest o menos pior
Pode fazer isso com um barril de carvalho de 3 litros? ai quanto tempo deixa maturando?
Uma dúvida se eu deixa ele fechado lacrado de fabrica na prateleira ele envelhecer ou não?
Show!!!
Parou pq o canal ?
Ótimo canal, já me inscrevi. Gostaria de saber se esse processo não pode ser feito durante anos? De repente trocando a madeira de tempos em tempos e dando esse "respiro" semanalmente etc...
Olá André!
Bem vindo ao canal!
Nada impede que este processo seja feito de forma mais longa. Entretanto, algumas considerações podem ser feitas...
1) Neste processo (maturação invertida em garrafa), a madeira realiza uma influência muito, muito forte na bebida. Um período muito prolongado deste processo, resultará invariavelmente numa quase descaracterização da bebida original. O resultado tende a ser uma bebida muito amadeirada. Alguns gostam, outros não.... É uma questão de gosto.
2) Em processos mais longos, por exemplo, é mais interessante usar um barril (pode ser pequeno 1L, 2L, 5L), COM OU SEM a utilização extra de lascas de carvalho. Como sabe-se, de antemão, que o processo será longo, pode-se querer ir provando a bebida a cada 2 meses, por exemplo. Este é um processo similar ao realizado em algumas destilarias, que em períodos pré-determinados, verificam o andamento da maturação a partir de amostras de barril. Assim pode-se determinar o ponto ideal em que a bebida deve ser envasada e consumida, mantendo caracterísiticas desejadas.
Grande abraço!
Excelente, obrigado.
Alguém poderia me dizer se posso usar favos de baunilha?
tem algum site que a gnt consegue encontrar essas ripas de carvalho? queria muito botar uma garrafa de jameson pra maturar... e no caso do barril? quais são os cuidados?
Incrível Márcio, excelente video, obrigado por atender nossos pedidos, com toda certeza vou maturar algum de meus blends com grande expectativa. Usarei o Laphroaig QC para defumar o experimento, mas querendo ir ao extremo, existe algo a acrescentar ao tempero que simule o sabor da turfa? Ah, gostei desta ideia de um video por mês heim! Kkkk!!! Grande abraço!!!
Olá Elivelton!Tenho certeza que ficará bem interessante usando um Laphroaig!! Quanto a simular a turfa, é um pouco complicado, pois o sabor de turfa também tem variações... Agora, se é para simplesmente ter características defumadas (como é corriqueiro de se pensar quando relacionado à turfa), pode-se defumar a lasca de carvalho durante a secagem, no forno do fogão mesmo... (do mesmo jeito que se defuma comida)Abraço!!
amigo por favor onde posso conseguir lascas de carvalho europeu não consigo comprar em lugar algum...Pode me dar uma dica?vi uma pessoa de Santa Catarina vendendo ,mas o frete ficava bem mais caro do q as lascas...Desde já obrigado
Farei isso.
Chips não!! Vinhos do Loire, Alsácia.... Sem madeira. Coisa linda.
Qual é o nome desse rum escuro que você tem ai ?
"Casino Superior", rum húngaro. PS: tem corantes...
Quem sabe faz ao vivo. Aí enteder da Arte
Olá. Parabéns pelo canal. Tenho uma dúvida. Uma bebida feita fielmente seguindo todos os padrões escoceses, porém envelhecida em uma madeira diferente do carvalho (ex. castanheira, amburana, etc) pode ser considerada whisky ?
Olá Thiago!
Depende de quem está determinando "o que é whisky".
Se forem os escocesas, não. Pelas regras escocesas precisa ser maturado em carvalho.
Abraço!!
Olá Becker. Adorando seus vídeos. Recebi recentemente no Whats e desde então estou vendo. Nem era muito fã de whiskies, mas vendo teu canal bateu aquela vontade.
Gostei da técnica ensinada no vídeo. Nos dias de hoje encontramos Chips de Carvalho para fins de defumação caseira. Esses Chips será que podem ser usados?
Grande abraço.