"Os 11 anos da tragédia da região Serrana: um olhar para Nova Friburgo"

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 6 жов 2024
  • “Os 11 anos da tragédia da região Serrana: um olhar para Nova Friburgo” é uma reportagem produzida em grupo para a disciplina Oficina de Telejornalismo (2021.2), do curso de Jornalismo da Universidade Federal Fluminense (UFF). O objetivo principal do trabalho foi mostrar como as feridas da tragédia climática que atingiu a região Serrana do estado do Rio
    de Janeiro ainda estão abertas, com muitas consequências sociais, ambientais e políticas.
    Mesmo depois de 11 anos da tragédia, as cidades de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo sofrem com as fortes chuvas que atingem a região, principalmente entre os meses de dezembro a março. Mais de uma década depois da catástrofe que matou quase 1000 pessoas, muitas vítimas ainda não foram encontradas, promessas de planejamento urbano não foram cumpridas e existem diversas controvérsias sobre o "projeto Terra Nova", um conjunto habitacional popular construído para o programa de remanejamento das vítimas em Nova Friburgo.
    Em uma ótica crítica e a partir de dados e entrevistas, a reportagem buscou entender como o planejamento urbano, ou a falta dele, impactou a intensidade da tragédia de 2011. Além disso, foi possível analisar o que foi realizado a partir dela, inclusive com mudanças na legislação nacional e o monitoramento das áreas de risco do Brasil.

КОМЕНТАРІ • 4

  • @fernandalontra269
    @fernandalontra269 2 роки тому +6

    Emocionante. A importância desse documentário para que toda essa tragédia não seja esquecida e que medidas preventivas sejam tomadas para evitar outras.

  • @smonteiro1950
    @smonteiro1950 2 роки тому +4

    Parabéns, João Pedro, pelo excelente trabalho!!! Sucesso sempre!!!
    Beijos mil com muito carinho e saudade 🥰
    “Títi”… Sandra Regina Monteiro da Fonseca

  • @angelafreire4126
    @angelafreire4126 11 днів тому

    😢😢😢😢😢

  • @AlmirCesarFirmino
    @AlmirCesarFirmino 7 днів тому

    Na época EU sonhei com essa tragédia na época. Que nada IA acontecer com alta dessa igreja católica nada IA acontecer com alta dá igreja católica nada mesmo 😢😢😢😢😢