Ligando a Zoom G5n (ou qualquer outra pedaleira) no input do amplificador do jeito CERTO!

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 18 жов 2024

КОМЕНТАРІ • 111

  • @muriloguitar3346
    @muriloguitar3346 5 років тому +13

    Esperei por essa dica a minha vida inteira. Parabéns amigo,muito resumido e bem direto. Agora irei dar um upgrade na minha g5n

    • @alexdamaceno
      @alexdamaceno  5 років тому

      Que bom ter ajudado.

    • @luc147ex2
      @luc147ex2 2 роки тому

      Exato, cara! Vivi tocando com minha G2 e apanhando dos volumes na hora dos ensaios e em shows por aí.

  • @marcelcosta51
    @marcelcosta51 4 місяці тому +1

    Excelente video!

  • @ChristianoMendesMaia
    @ChristianoMendesMaia Рік тому +1

    Melhor explicação a respeito do assunto

  • @guilhermemarques175
    @guilhermemarques175 2 роки тому +1

    Excelente vídeo! Obrigado!

  • @eduardobovolenta6158
    @eduardobovolenta6158 2 роки тому +1

    Vídeo fantástico!

  • @edimarcosdaconceicaorodrig3972

    Me salvou amigo! Parabéns pelo canal e pelas dicas

  • @leandrogomes2831
    @leandrogomes2831 Рік тому

    Show amigo!.. vou experimentar aqui sim!!.. tive esse mesmo problema.. e não estava achando a solução!.. desde já te agradeço!.. um detalhe negativo fica por conta da 'compressão' do som que o YT faz mesmo!... não me deu a noção real que vc tem aí... judiaria!... Não sei se caberia, mas uma opção seria vc usar a saída de 'Phones' do seu Marshall pra e largar em uma Edição de audio, pra nesse momento (de ouvir a diferença) vc escape da compressão do YT. Mas imagino a trabalheira que deva dar!!! kkkkkkkk.... e Pra finalizar... "me criei" ouvindo e tirando SILVERCHAIR... foi minha banda de estimação mesmo, até o NeonBallroom (alguns sons) .. já o Frogstomp e FreakShow, ouvi até furar os CD's... é uma pena mesmo, bandas Top assim, se desfazerem e/ou mudarem Drásticamente de estilo, como é o caso do Silverchair... Pelo menos não 'sujaram' a história da marca SilverChair, com as "novidades" das carreiras pessoais dos Ex-membros!... Abraço irmão.. excelente teu conteúdo aí!!.. 🤘🤘

    • @alexdamaceno
      @alexdamaceno  Рік тому +1

      Obrigado pelos elogios, cara. Sobre a gravação, acho que a compressão do UA-cam estragaria tudo no final das contas. Mas gravar com um microfone ou a saída do fone me possibilitaria mostrar o gráfico do som em algum DAW e apresentar visualmente a diferença. Fica pra uma próxima.
      Sobre o Silverchair, o patch que estava na peladeira era pra emular a guitarra do “Freak Show” (minha sonoridade preferida e a que uso na banda), mas o que eu mais gosto deles, disparado, sem dúvida, é o “Diorama”. Carreguei pra tantos lugares e ouvi tanto que o CD estragou. É um dos meus álbuns favoritos de todos os tempos, mas tem um timbre de guitarra mais tradicional.
      Até gravei a “Luv Your Life” e postei no meu Instagram. Se quiser conferir, o link é esse aqui: instagram.com/tv/CaNtpGarzCA/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

    • @leandrogomes2831
      @leandrogomes2831 Рік тому

      @@alexdamaceno valeu mano!!.. vou conferir lá no Insta sim!!.. abraço 🤘

  • @diegoximenes8011
    @diegoximenes8011 2 роки тому +1

    nossa legal alex eu tenho o mesmo amplificador to querendo comprar a pedaleira boss me 80. gostei do video

  • @fisioman
    @fisioman 2 роки тому

    No input você usa simulação de amp ou somente de cabinete?

    • @alexdamaceno
      @alexdamaceno  2 роки тому

      Uso somente simulação de amplificador. A recomendação, ao ligar a pedaleira no input, é sempre deixar a de gabinete desligada - o som tem uma tendência de embolar. Mas se você ligar os dois e soar legal pra você, manda ver, não é uma regra pétrea

    • @fisioman
      @fisioman 2 роки тому

      @@alexdamaceno na teoria se eu ligar o amp na predaleira e ligar no input eu não estaria ligando dois pre ao mesmo tempo?
      Sobre send return do amp qual. Forma correta de ligar a pedaleira saberia me dizer?

  • @geisonleandro5165
    @geisonleandro5165 Рік тому

    Vc usa simulação de amp e um amp??🤔🤔

    • @alexdamaceno
      @alexdamaceno  Рік тому

      Sim.
      As seções de distorção e overdrive dos amplificadores funcionam bem melhor do que os pedais disponíveis na G5n (infelizmente) - e ainda vêm com as configurações adicionais de equalização, ajustes de sonoridade, etc. Ligo no input, deixo o amp flat e até os patches clean funcionam bem, “modelam” o som. Mas quem quiser usar só os pedais e conseguir tirar um som legal, fique à vontade.
      Tem muita gente que acha que isso é “proibido”, mas não é. Dá uma olhada nos vídeos do Ozielzinho que você vai ouvir o som que ele tira, ligando a pedaleira e usando as simulações de amp no Orange dele.
      A única coisa que não é recomendada (já testei e o som fica realmente esquisito) é o uso da caixa, só desligar o microfone dela que tudo para de funcionar.

  • @paulogp4629
    @paulogp4629 2 роки тому +1

    Excelente dica! Faço isso há algum tempo, mas não lembro de onde tirei a informação haha. Essa pedaleira é monstra!

  • @alessandrosilva1146
    @alessandrosilva1146 3 роки тому +1

    Boa Noite! Valeu pela ajuda! O MIC tem que está on se ligado direto no amplificador?

    • @alexdamaceno
      @alexdamaceno  3 роки тому +3

      Por nada, cara. Não, o MIC tem que estar OFF quando ligamos a pedaleira no input do amplificador, senão o som fica “processado” demais. Em algumas situações pode até gerar uma sonoridade interessante, mas na maioria das vezes fica esquisito.

  • @fernandoveronez
    @fernandoveronez 2 роки тому +1

    Cara bom vídeo, a ideia é ótima e funciona pra quase qualquer pedaleira.
    O problema da G5n é que ela tem os potenciômetro de tone e boost. Esses potenciômetros mudam o som do Bypass... o boost até da pra zerar mas o tone não... entao de qualquer forma o som de saída da pedaleira recebe um filtro. O volume até da pra nivelar, mas o timbre sempre fica diferente na pedaleira.
    Valeu pela dica de qualquer forma 👍💪

    • @alexdamaceno
      @alexdamaceno  2 роки тому

      Bem, há uma solução pra isso… Usar sempre o tone e o boost na mesma posição, seja avaliando o volume do bypass, seja regulando a saída do patch. Se os dois são constantes, vão afetar o bypass e o patch que você está ajustando da mesma forma.
      E o fato do timbre ficar diferente é o esperado. Afinal, você está usando distorções, efeitos, etc., pra isso, certo? Ter um som diferente do que sairia plugando a guitarra direto no amp, no canal clean. Mas tudo isso que você usa na cadeira invariavelmente afeta a percepção do volume geral que você vai ouvir.
      A única coisa com o que eu não me preocupo é com o boost. A posição que ficar, ficou, é o que me agrada. E deixo os outros ajustes de tonalidade para alterar direto no patch. O tone eu deixo SEMPRE no meio quando estou tocando no meu amplificador. Novamente, altero tudo relacionado aos outros aspectos da sonoridade direto no patch. Se vou tocar num outro amp e ele é muito fechado, abro o tone. Se ele é muito aberto, fecho o tone. Pra mim, ele foi feito pra isso: um botão físico no qual você afeta a sonoridade geral de saída da pedaleira para não ter o trabalho de ter que entrar em todos os patches e reajustá-los toda vez que vai tocar num amp diferente.
      O ponto principal do vídeo é fazer com que nós atentemos pra os fatores corretos na hora de ajustar um patch de pedaleira, pra não correr o risco de ficar com uma guitarra apitando quando vamos tocar em outro amplificador ou algo parecido.

  • @NebelLuthierGuitarrista
    @NebelLuthierGuitarrista 3 роки тому +1

    Finalmente alguém pra dizer exatamente o que eu tive que fazer, parabéns!!!!

  • @LeonardoJunior
    @LeonardoJunior 3 роки тому +1

    Meu amp e pedaleira são iguais, muito bom o vídeo, tenho esse problema sempre, as vezes meu bypass tá muito baixo e os patch altos, vou fazer isso

    • @alexdamaceno
      @alexdamaceno  3 роки тому +1

      #TMJ, cara! Tô tocando nesse exato momento, funcionando tudo perfeitamente.
      Uma dica extra: ajuste as saídas de cada patch usando um app que meça DECIBÉIS. Foi o que fiz e ficou muito bom.
      E também faça esse ajuste usando o volume que você normalmente TOCA - usar um volume mais baixo pode influenciar a sua percepção

    • @LeonardoJunior
      @LeonardoJunior 3 роки тому +1

      @@alexdamaceno valeu cara muito obrigado 👏🏻

  • @matheusomr1
    @matheusomr1 4 роки тому

    Usando simulador de ampli e cab não teria melhor resultado ligando no return do ampli? pq ligando no input passa o sinal por 2 preamp no caso um da pedaleira e outro do proprio ampli

    • @alexdamaceno
      @alexdamaceno  4 роки тому

      Matheus Rodrigues É uma configuração a se testar... Mas acho que, talvez, a Zoom tenha otimizado a saída pra entrar no input, já que a G5n não tem send/return. Só vai dar pra saber comparando. Valeu pela dica.

  • @tirandoduvidas1435
    @tirandoduvidas1435 5 років тому +1

    Muito obrigado pela dica meu amigo!!

  • @fernandodecarvalho3304
    @fernandodecarvalho3304 4 роки тому +1

    Como ligar ela no return?

    • @alexdamaceno
      @alexdamaceno  4 роки тому +1

      Ela não tem Send/Return, então não liga. Ou liga, por sua conta e risco, ao invés do input. Só aviso logo que o som fica bem diferente.

  • @marquinhos3682
    @marquinhos3682 4 роки тому

    Em 2020 qual mais vale a pena GT100 ou g5n?

    • @alexdamaceno
      @alexdamaceno  4 роки тому

      Markinho Alves Nunca toquei numa GT100, então não tenho como opinar

  • @chapolindesbotado
    @chapolindesbotado 4 роки тому

    olá, tem algum risco em ligar a pedaleira numa entrada para microfone? tenho medo de queimar a entrada, já que os dois estão gerando energia.

    • @alexdamaceno
      @alexdamaceno  4 роки тому +1

      Chapolin Desbotado Tem sim.
      Microfones normalmente geram um sinal de saída bem baixo (tipo o da guitarra pura), que via de regra recebem um ganho maior que outros dispositivos antes de seguirem na cadeia. Já ligou um microfone direto na entrada auxiliar de um computador? Ou em uma mesa de som, mas só que numa entrada de linha? Se já, você reparou que teve que jogar o volume/nível/ganho lá em cima pra que ele pudesse funcionar e, mesmo assim pode ficar fraco ou com ruído.
      As pedaleiras já fazem essa pré-amplificação e têm a capacidade de produzir uma saída mais potente (em linha). E na G5n, por exemplo, não existe um controle de saída no qual você diga pra pedaleira onde vai usá-la. Pode ser no fone, num aparelho de som, numa mesa em linha, no input de um amplificador, etc.
      Por isso fiz esse vídeo, já que em cada caso você tem gerar uma potência de sinal diferente - e é você que precisa saber controlar isso.
      Se você não tem alternativa, só tem essa entrada de microfone e tá afim de arriscar, o que eu posso dizer é: tenha muito cuidado. Liga a caixa com o volume zerado, pluga a pedaleira na entrada, mas com o master volume da pedaleira zerado também. Aumenta o volume da caixa até o nível que você vai usar e depois vai aumentando o master volume da pedaleira lentamente, até ficar com um som razoável, MAS sem distorcer.
      Só lembrando que o ideal MESMO é plugar numa entrada auxiliar ou de linha. Se decidir ligar nessa caixa mesmo, faça por sua própria conta e risco.

    • @chapolindesbotado
      @chapolindesbotado 4 роки тому

      @@alexdamaceno valeu amigo, ainda mais pela resposta tão detalhada. muito obrigado mesmo!

  • @Wenfo_
    @Wenfo_ 4 роки тому

    Quando vc usa a simulação de amp da pedaleira no input o som fica bom ? Não fica rasgado ou com muito ruído ?

    • @alexdamaceno
      @alexdamaceno  4 роки тому +1

      Pelo menos aqui em casa, de jeito nenhum.

    • @alexdamaceno
      @alexdamaceno  4 роки тому +1

      Pra dar uma resposta mais completa: acho que é necessário colocar tudo no amp em flat e ajustar o máximo possível direto na pedaleira, do jeito que explico no vídeo. Às vezes, também, é bom testar o patch com ou sem a simulação de caixa - tenho exemplos aqui que só ficaram bons sem ela. Ou seja: o certo é reservar um bom tempo e testar. A única coisa que não uso de jeito nenhum é o microfone na simulação de caixa. O resto, cada patch é um patch. Já criei até um patch aqui com DOIS amplificadores, pra servir como patch híbrido, limpo e distorcido, tudo no mesmo patch. Deu um trabalhão, mas está funcionando.

    • @Wenfo_
      @Wenfo_ 4 роки тому

      @@alexdamaceno No caso vc pode usar o drive da simulação de amp da pedaleira (ex: Marshall JCM 800) no amplificador de boa ? E obrigado pela dica do vídeo !

    • @alexdamaceno
      @alexdamaceno  4 роки тому +1

      @@Wenfo_ Primeiro: de nada. É um troço com o qual eu sempre lutei muito e nunca vi ninguém falando diretamente disso.
      Cara, os efeitos da G5n são como se fossem pedais individuais - inclusive os amps.
      Você pode, por exemplo, colocar só o amp JCM800 num patch, ajustar bonitinho, e usar todos os outros efeitos (reverb, chorus, delay) direto do amp. As possibilidades de combinações são imensas.
      Eu, por exemplo, tô tocando nesse exato momento usando na G5n só o Pitch Shift (pra descer o som da guitarra meio tom), combinado com um equalizador (GtGEQ7) e todo o resto é direto do amp (no caso, quando quero tocar guitarra sem distorção uso um phaser leve do próprio amp e o reverb dele, acabou)
      Você tá querendo comprar uma G5n ou já tem uma e tá em dúvida de como usar?

    • @Wenfo_
      @Wenfo_ 4 роки тому

      Obrigado, tava querendo comprar uma pedaleira e tava em dúvida de como usaria ela, mas valeu pela dica, me ajudou dms na decisão !

  • @rafa200927
    @rafa200927 3 роки тому

    Amigo!!!
    Mesmo ligando direto no amplificador vc está usando simulação?

    • @alexdamaceno
      @alexdamaceno  3 роки тому +1

      Ué, sim! Não deveria? 😂😂😂
      Os amplificadores, na minha opinião, são muito mais eficientes para se alcançar timbres legais e diversos do que os pedais. Só não é recomendado MESMO usar o microfone da caixa, de resto...
      Fiz até patch com dois amplificadores, um ligado no outro, pra ter um som clean e outro distorcido no mesmo patch

    • @rafa200927
      @rafa200927 3 роки тому

      @@alexdamaceno me desculpa pela pergunta, eu não tenho conhecimento por isso da pergunta.

    • @alexdamaceno
      @alexdamaceno  3 роки тому +1

      @@rafa200927 Sim, cara, eu percebi que não era uma “intimação”, sem problemas! 👍🏾
      Explicando mais detalhadamente: como eu uso o amplificador junto com a G5n como se fosse uma caixa ativa, em flat, eu coloco tudo que é distorção e efeito na pedaleira - incluindo os amplificadores.
      Faço isso porque ensaio com banda em estúdio, não temos o privilégio de escolher em qual amp vamos tocar, então é mais prudente você ter tudo ali à sua disposição, no seu pé, do que confiar que a distorção do amp disponível no estúdio sirva pra música que você vai tocar. Indo pra um show, podendo usar o meu amplificador, obviamente vou tentar usar a distorção dele, que gosto bastante. Mas, por exemplo: não sou muito fã do som clean dele, então ter um patch que molde melhor uma sonoridade para o meu agrado cai bem.
      Minha dica é: siga as regras de início. Se tiver alguma CAIXA na cadeia e você for ligar a G5n num amplificador, desligue o microfone dela e tente fazer os ajustes pra que o som fique do melhor jeito possível.
      Mas, se mesmo assim, o som não te agradar, jogue as regras pela janela e ligue o que quiser pra que você obtenha o som que você tá ouvindo na sua cabeça - mesmo que, pra isso, você ligue o microfone da caixa, use dois amplificadores no mesmo patch, coloque os efeitos todos na ordem inversa, tanto faz. O importante é você tirar o melhor som pra VOCÊ.
      Grande abraço e boa sorte. Precisando de alguma ajuda, só falar.

  • @matheuscarvalho1881
    @matheuscarvalho1881 4 роки тому

    Dica de ouro, tenho esse mesmo problema com a G1 four, vou testar essa dica na minha pedaleira

    • @alexdamaceno
      @alexdamaceno  4 роки тому +1

      Matheus Carvalho Isso é um “problema” com as pedaleiras da Zoom em geral. Não sei porquê eles jogam esses patches tão lá em cima, talvez por saberem que, nas lojas, os vendedores colocam os amps muito baixos...? De qualquer forma, não ajudam em nada o guitarrista iniciante (ou aquele que não se liga muito nessas questões tecnológicas)

    • @matheuscarvalho1881
      @matheuscarvalho1881 4 роки тому

      @@alexdamaceno verdade, obg pelo vídeo

  • @rafaelandrade4728
    @rafaelandrade4728 4 роки тому +1

    Brother, quando vc toca no imput do amp vc liga o mic do simulador de gabinete?

    • @alexdamaceno
      @alexdamaceno  4 роки тому +1

      Não, fica desligado. Essa é uma recomendação que vem de um dos documentos oficiais da pedaleira (vou colocar o link no final da resposta). Em todos os gabinetes vem escrito: "MIC=OFF: This tone is optimized for using amp modeling with a guitar amp." www.zoom-na.com/sites/default/files/products/downloads/pdfs/E_G5n_G3n_G3Xn_FX-list.pdf.pdf

  • @joaoalfredopires
    @joaoalfredopires 4 роки тому +1

    Caramba nunca tinha pensado nisso, sempre sofro com os volumes dos patchs quando chego pro ensaio. Muito bom!

    • @alexdamaceno
      @alexdamaceno  4 роки тому

      Só se lembra de comparar os patches com o amp no volume que você vai usar no ensaio!

  • @torquatomusica
    @torquatomusica 4 роки тому

    Parabéns por compartilhar essa excelente dica.

  • @CanalOficialXboxGeracoes
    @CanalOficialXboxGeracoes 4 роки тому

    Amigo me tira uma dúvida.
    Comprei ela recente, a saída da pedaleira pelo que vi no seu vídeo, está saindo do Stereo e indo para o Input do AMP certo?
    Tem diferença sair do mono ou stereo e ir direto ao amp, qual é melhor?

    • @alexdamaceno
      @alexdamaceno  4 роки тому +1

      Rafael Vitor Não, cara, você tá vendo coisa aí que não tem... Ela tem sim, a possibilidade de saída stereo através de cabos p10, mas pra isso precisamos usar DOIS CABOS MONO (um conectado no L, outro no R). E eu particularmente não conheço amplificador de guitarra com input stereo. Normalmente a galera, pra gerar o stereo de alguns efeitos, utiliza dois amplificadores ao mesmo tempo, de preferência com alguma distância entre eles, pra explicitar mais o efeito.
      E quando vamos fazer uma conexão mono (que é esse caso aí, já que o input do meu amp é mono), a saída que devemos usar é a L - que é exatamente a que estou usando nesse vídeo.
      A única saída que ela tem que é stereo e com um cabo só, é a p2, de fone de ouvido.

    • @CanalOficialXboxGeracoes
      @CanalOficialXboxGeracoes 4 роки тому

      @@alexdamaceno Então no meu caso, eu uso a saída L para ir no AMP?

    • @alexdamaceno
      @alexdamaceno  4 роки тому

      Rafael Vitor Exato

    • @CanalOficialXboxGeracoes
      @CanalOficialXboxGeracoes 4 роки тому

      @@alexdamaceno Legal.
      Você sabe como ligar a G5n como interface, as ligações?

    • @alexdamaceno
      @alexdamaceno  4 роки тому

      Rafael Vitor Isso aí já é demorado pra responder e depende do seu sistema, como ele responde à G5n no USB, essas coisas... O manual da G5n explica isso com detalhes, o canal da Zoom aqui no UA-cam também vídeos falando sobre isso e tem vários outros vídeos por aqui falando dela, só procurar

  • @GodsWordman
    @GodsWordman 4 роки тому

    Por que você não deixa o microfone on?

    • @alexdamaceno
      @alexdamaceno  4 роки тому +2

      Porque essa é a recomendação quando você liga a G5n no amplificador, não há necessidade de simular uma caixa de amplificador se você está ligando a pedaleira num amplificador. Mas se você acha que fica legal, manda ver!

    • @GodsWordman
      @GodsWordman 4 роки тому

      Valeu!

  • @mivieira66
    @mivieira66 5 років тому

    Super dica, obrigado.

  • @joseariwolffneto
    @joseariwolffneto 5 років тому

    Vc usa simulador de amp+cabinet pra tocar com cubo? Eu tenho um cubo fender 110 e uma ibanez. Não tirei um som.legal com simuladores

    • @alexdamaceno
      @alexdamaceno  5 років тому

      Mas como você usa eles no seu Fender? O "certo", ao ligar amp + cabinet conectando a G5n num amplificador de verdade, é desligar o microfone da caixa. Pelo que entendo o microfone é uma simulação extra, que funciona bem ao usarmos a G5n com fone de ouvido ou em linha, mas num alto-falante de amplificador fica esquisito, muito processado. Só avisando que, se você fizer isso, a opção entre o SM57 e o MD421 também pára de funcionar.

  • @TheDouglasedamatsu
    @TheDouglasedamatsu 5 років тому +1

    Cara essas dicas foram um divisor de água, meu timbre melhorou muito, eu tenho um Tubemeister18 combo da Hughes&ketter, ele tem um atenuador de potência e jogo a saída balanceada pra interface, o que que significa que posso trabalhar com volume zero e com o mesmo timbre. Com essas dicas, até com o fone consigo timbrar. Valew. Deus abençoe.

  • @lucasvargas6835
    @lucasvargas6835 4 роки тому

    Sensacional a dica irmão. Toco tmb a um tempo já. Sempre tive dificuldades de fletar o volume de diferentes efeitos(uns sempre se saiam nos outros, qnd havia a toca de efeitos dava aquela pancada). Tudo certo agora! Valeeeu

  • @erickvargas8040
    @erickvargas8040 5 років тому

    Então, Alex, crio os patches para ligar no input do amp com o volume bypass. Daí quando eu for tocar com minha banda no estúdio, em outro amp, posso aumentar o volume ou ganho no amp do estúdio?

    • @alexdamaceno
      @alexdamaceno  5 років тому

      O bypass da G5n é só um parâmetro pra você regular o nível (ou volume) de cada patch, cara. Em teoria, se você tem a mesma intensidade ligando a guitarra direto em um amp e também ligando a guitarra numa pedaleira e a pedaleira num amp, em qualquer outro amp que você for ligar a intensidade tem que ser a mesma...
      O que eu quis explicitar nesse vídeo é: a saída das nossas guitarras, sendo elas com captação passiva, é bem baixa. Por esse motivo, a saída de uma pedaleira tem que ser equivalente à saída da guitarra que você tá usando.
      Se você sentir diferença ligando em um amp diferente, acho mais recomendável alterar o Master Volume da G5n, senão vai ter que trocar o nível de TODOS os patches que você for usar no ensaio.

  • @xandeguitarra
    @xandeguitarra 5 років тому +1

    Que legal usa simulação de ampli no imput e ficou show , caiu o mito por terra rsrs ,sucesso

    • @alexdamaceno
      @alexdamaceno  5 років тому +1

      Super xande guitarra Acho que tudo depende de você testar e conferir o que soa bem aos seus ouvidos. Quem toca em banda cover tem que “cobrir muitos territórios”, ou tenta fazer algo assim ou pluga tudo em linha - o que seria ideal, mas a maioria das casas de shows pequenas só tem PA pra voz e olhe lá...
      Pra essa leva de efeitos novos que fiz plugando no amp usei simulação de Mesa Boogie, Fender Twin, Vox AC30 e Bogner. Parear a sonoridade com as musicas originais foi meio demorado, mas eu sou chato e perfeccionista, então...

    • @alexdamaceno
      @alexdamaceno  5 років тому +2

      No PDF da própria Zoom, que lista todos os efeitos da G5n, a única observação que há sobre isso é na área MIC dos cabinets: MIC=OFF: This tone is optimized for using amp modeling with a guitar amp. / MIC=ON: This tone is optimized for using amp modeling with headphones or monitor speakers. Ou seja, as simulações foram feitas, sim, pra serem usadas nos amplificadores, também. Agora, se você vai querer usar, se gosta do som ou não, aí é outra história.

    • @xandeguitarra
      @xandeguitarra 5 років тому

      @@alexdamaceno eu também uso simulação de ampli no ampli, só que no imput desligo simulação de mic e caixas, no return desligo simulação de mic e caixas + ampli ligados , até porque meu som gosto com drive da simulação de ampli , porque ganho em dsp e da pra usar aquele reverb mais top kkkkk

    • @alexdamaceno
      @alexdamaceno  5 років тому +1

      @@xandeguitarra Nunca testei sem usar as caixas, acho que elas são essenciais pra dar uma moldada no som e, de lambuja, ainda rola a possibilidade de mexer nos graves e agudos. Vou criar uma cópia desses patches novos e remover a caixa pra ver como fica.

    • @xandeguitarra
      @xandeguitarra 5 років тому

      @@alexdamaceno mano ,testei no imput com caixas ligadas, coloquei a bogner 4 x 12 que são as que uso sempre. Ficou bem melhor, e sem as caixas , o melhor resultado foi desligando também a simulação de ampli , ou seja simulação de ampli + caixas se dão melhor juntos, as caixas acabam virando um eq

  • @CharliesGoodNight
    @CharliesGoodNight 5 років тому +3

    Legal e importante, obrigado.

    • @alexdamaceno
      @alexdamaceno  5 років тому

      De nada, cara. Muita gente não sabe essas informações, eu mesmo toco guitarra há 5 anos e não sabia, só ouvi o Alex Machado falando informalmente no meio de um vídeo.

  • @rocambolemixbala261
    @rocambolemixbala261 5 років тому +3

    Alex, faz um vídeo mostrando as configuração dos patchs que você usa; ou então posta o arquivo para baixar. Você conseguiu tirar um baita som bacana

    • @alexdamaceno
      @alexdamaceno  5 років тому +1

      Esbalde-se aí. Tem uma mistura de patches pra usar em linha e que timbrei com meu amplificador. Mas preenchi as descrições que aparecem no Guitar Lab com detalhes. www.dropbox.com/s/bzitl3a36xzbnyz/Patches%20Zoom%20G5n%20Alex%2014-08-2019.zip?dl=0

    • @franciscodeassis283
      @franciscodeassis283 2 роки тому

      @@alexdamaceno , você não teria mais p disponibilizar?

    • @alexdamaceno
      @alexdamaceno  2 роки тому

      @@franciscodeassis283 Esse zip aí já tem a maioria dos patches que eu ainda uso na pedaleira. Os outros que tenho são ajustados pra minha guitarra/amp, não sei se ajudaria tanto. Eu vou fazer um backup essa semana dos meus patches, vou tentar subir um novo arquivo pro Dropbox e postar aqui, fica de olho aí

    • @franciscodeassis283
      @franciscodeassis283 2 роки тому

      @@alexdamaceno , quando perguntei se não tinha "mais", não me referi a quantidade de patches, mas se eles não estavam mais disponíveis. Kkk
      Pois eu tentei acessar esse link e aparece que os itens foram excluídos.
      Então, reformulando a frase:
      Você poderia disponibiliza-los novamente, por favor?
      Obrigado pela atenção e pelo retorno.

    • @alexdamaceno
      @alexdamaceno  2 роки тому +1

      @@franciscodeassis283 Esse aí eu, possívelmente, apaguei. Mas tem esse outro. Essa semana tento colocar o novo, tem uns bem legais que fiz nos últimos meses. www.dropbox.com/s/b7c0zksujxosy2g/Patches%20Zoom%20G5n%20-%20a2020%20-%20m12%20-%20d03.rar?dl=0

  • @victorsarmentooficial
    @victorsarmentooficial 5 років тому

    cara, faz sentido sima. mas não entendi o porque dos nobs estarem em flet, se já estavam desativados no Amp... tipo: poderia girar os nobs e não iria dar diferença sendo que ja estavam desativados?!

    • @alexdamaceno
      @alexdamaceno  5 років тому

      Não entendi nada do que você falou, cara... Explica com mais calma que eu te respondo

  • @guitarpaint
    @guitarpaint 4 роки тому

    Boa dica. Você usa as simulações de amp direto no input do amp? Ou vc desliga só a simulação de falante?

    • @alexdamaceno
      @alexdamaceno  4 роки тому

      Na maioria dos patches que fiz pra tocar plugado no amplificador, sim, uso simulação tanto de amp quanto de caixa - mas, em alguns, não precisei usar de caixa. Ela adiciona uma tonalidade ao som, às vezes abrindo mais, às vezes fechando, acentuando certas frequências... Mas se o que você já colocou na cadeia está gerando um timbre legal, manda ver.
      A única coisa que não uso de jeito nenhum quando uso simulação de caixa é o microfone dela ligado. Isso é recomendação da própria Zoom e, pelo que testei, o som fica sem definição, perde o brilho, fica “mastigado”. Fora isso, tá tudo liberado.

  • @sampasantos1160
    @sampasantos1160 4 роки тому

    Cara parabéns pelo vídeo, mas tem uma questão, eu tbm sou usuário da zoom g5n, a meior forma de comparar os volume,seria vc ligando a guitarra diretamente no amplificador, pq o volume de saída da pedaleira influência

    • @alexdamaceno
      @alexdamaceno  4 роки тому

      Mas eu falo disso no vídeo, sobre como os vários volumes que tem na cadeia da pedaleira (volume da simulação de amplificador, nível do patch, master volume, até o boost e o tone) precisam ser ajustados pra gente chegar no volume certo de saída da pedaleira, similar ao que temos ao ligar a guitarra direto no amp

  • @lounderground
    @lounderground 5 років тому

    Excelente dica! Mano, já teve experiência usando, ao invés do INPUT, a entra RETURN que alguna amplificadores possuem? Agradeço desde já, sucesso! 👏

    • @alexdamaceno
      @alexdamaceno  5 років тому

      L Lopes A G5n não tem send/return, então acho que seria válido se eu fosse usá-la só pros efeitos comtemplados pelo send/return. Mas, talvez, não custe nada tentar.

    • @wesleyteo
      @wesleyteo 2 роки тому

      @@alexdamaceno mas não poderia ligar o output da g5n no return?

  • @coyguitar2406
    @coyguitar2406 5 років тому

    Desculpe por deixar minha opinião,mas vou descordar
    O bypass que a pedaleira envia não é o mesmo que o amplificador lhe oferece, para comprovar isso basta desplugar da pedaleira e plug direto no ampli vc vera a diferença de volume e até de timbre
    O bypass da pedaleira é só de efeitos mesmo que vc coloque o knob de volume no meio ainda não estará dando o volume do seu amplificador
    A g5n vai muito bem em linha mas com certeza neste volume caso vc ligue em linha em um show o técnico vai pedir para vc aumentar
    Mais uma vez desculpe pelo comentário mas acho mais uma questão de gosto tenho alguns show gravados direto no ampli no meu canal usando a g5n qualquer coisa veja se gosta e podemos trocar algumas informações

    • @alexdamaceno
      @alexdamaceno  5 років тому +1

      Cara, eu coloquei o meu amp no canal clean, tudo em 12 horas, coloquei a G5n com o Master Volume também em 12 horas, liguei o afinador (bypass) e toquei diversas vezes. Pego o cabo direto da guitarra, ligo no input do amp e o volume obtido é o mesmo.
      E sobre a diferença do volume que é gerado quando ligamos em linha, é justamente isso que aponto no vídeo, você precisa sempre aumentar ou o Master Volume, ou nível do patch ou o volume do amplificador que você usa na cadeia pra ter uma saída de volume decente, seja no fone de ouvido, seja em linha.
      Fiz o vídeo baseado não só nos testes que fiz aqui, mas, também, nas informações que peguei diretamente com o Ozielzinho - um cara especialista em Zoom G5n - e o Alex Machado. Se acontece diferente com você, ou você percebe diferente, aí é outra história...