Abdias do Nascimento - Ativista social brasileiro.

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 3 жов 2024
  • Playlist: História, Brasilidade e Filosofia.
    Documentário sobre Abdias do Nascimento, ícone do ativismo em prol da Causa do Negro no Brasil, dirigido por Fernando Bola, produzido e realizado pela TV Câmara (www2.camara.leg... ) e, em homenagem póstuma, "lançado no dia 20/9/2011 na Comissão de Direitos Humanos da Câmara (...). Abdias foi um dos maiores ativistas pelos direitos dos negros no Brasil. Eleito deputado federal e senador, ele apresentou diversos projetos para reduzir a desigualdade racial no Brasil". Foi um pioneiro na defesa da adoção de medidas compensatórias - pelo escravismo e exclusão social -, em benefício dos negros no Brasil, que resultaram no Estatuto da Igualdade Racial e no sistema de cotas raciais reconhecido e aplicado nas universidades brasileiras .
    NOTICIÁRIO SOBRE O LANÇAMENTO DO DOCUMENTÁRIO.
    "Abdias Nascimento foi um dramaturgo, pintor, escritor, professor, deputado e senador da República. Em 1944, Abdias criou o Teatro Experimental do Negro. Na época, uma iniciativa totalmente insólita que tentava promover a inclusão de atores, diretores e autores negros. Dessa experiência revolucionária sairiam grandes nomes da dramaturgia brasileira, como Léa Garcia e Ruth de Souza.
    Mas essa é só uma das várias frentes de luta de uma vida toda dedicada à militância pelos direitos dos negros. Como parlamentar, Abdias Nascimento apresentou diversos projetos para reduzir a desigualdade racial. É dele o primeiro projeto de lei propondo ações compensatórias como políticas públicas de igualdade racial. No cenário político, Abdias figura como um dos expoentes do PDT, vinculado ao partido e ao seu criador, Leonel Brizola, desde as primeiras conversas para criação da legenda, ainda no exílio. No documentário, baseado no último grande depoimento gravado por Abdias, também estão contadas histórias de uma trajetória difícil, que inclui prisões e perseguição na época da ditadura. Ao mesmo tempo, Abdias rememora passagens engraçadas, como as confusões do tempo em que esteve no Exército, na década de 1930, e as viagens do grupo de poetas que se intitulava Santa Hermandad Orquídea pela América Latina." (TV Câmara)
    ABDIAS DO NASCIMENTO (Franca, 14 de março de 1914 - Rio de Janeiro, 24 de maio de 2011) foi um político e ativista social brasileiro.
    Foi um dos maiores defensores da defesa da cultura e igualdade para as populações afrodescendentes no Brasil, nome de grande importância para a reflexão e atividade sobre a questão do negro na sociedade brasileira. Teve uma trajetória longa e produtiva, indo desde o movimento integralista, passando por atividade de poeta (com a Hermandad, grupo com o qual viajou de forma boêmia pela América do Sul), até ativista do Movimento Negro, ator (criou em 1944 o Teatro Experimental do Negro) e escultor.
    Após a volta do exílio (1968-1978), insere-se na vida política (foi deputado federal de 1983 a 1987, e senador da República de 1997 a 1999 assumindo a vaga após a morte de Darcy Ribeiro), além de colaborar fortemente para a criação do Movimento Negro Unificado (1978). Em 2006, em São Paulo, criou o dia 20 de Novembro como o dia oficial da consciência negra. Recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade de Brasília. Autor de vários livros: "Sortilégio", "Dramas Para Negros e Prólogo Para Brancos", "O Negro Revoltado", e outros.
    Foi também professor benemérito da Universidade do Estado de Nova Iorque.
    Foi casado quatro vezes. Sua terceira esposa foi a atriz Léa Garcia, com quem teve dois filhos, e a última a norte-americana Elizabeth Larkin, com quem teve um filho.
    pt.wikipedia.or...
    Baixe os livros da coleção "A Cor da Cultura" em www.palmares.go...
    Baixe os 8 volumes da coleção História Geral da África em www.palmares.go...

КОМЕНТАРІ •