Pessoal, alguém já conseguiu esse visto??? Eu apliquei no dia 30/11 e até agora nada!! Não respondem e-mail, não pediram nenhum documento complementar... tempo passando, passagem comprada e passaporte no consulado.. :(
Patricia, estou na mesma situação. Eu fiz o pedido inclusive no mesmo dia. Se foi pelo consulado do Rio de Janeiro estou na mesma, sem notícias até o momento.
@@patriciaseabra Olá!!! Tudo bem? Estou procurando ajuda pra eu dar entrada no meu visto de nômade, já estou em Portigal, quero ajuda pra entender como vou comprovar minha renda, pode me ajudar?
@@MelSouza Olá!!! Estou procurando ajuda pra eu dar entrada no meu visto de nômade, já estou em Portigal, quero ajuda pra entender como vou comprovar minha renda, pode me ajudar?
Eu tenho que comprovar que fiz 4 salários mínimos português nos últimos 3 meses ou tenho que ganhar 4 salários mínimos por mês para comprovar meu rendimento nos últimos 3 meses?
@@robsoncassol Não vale a pena. O custo tem no site da VFS e sempre é alterado. Basta acessar o site. Mas gira em torno de 600 reais, como todos os vistos. 😬✌👊🏻
Oi Dayane! Na verdade nenhum visto exige carta convite ou comprovante de moraria. O que todos exigem é que a pessoa demonstre que tem onde dormir por um tempo. Pode ser um hotel, um airbnb, um contrato de aluguel, uma carta convite. O intuito é só mostrar que nao vai dormir na rua. Abração!
Pô, esse foi o vídeo mais claro que já vi sobre! Finalmente um vídeo que cita o artigo e detalha bem! Uma duvida só que fiquei: consigo solicitar a permissão de residência de nomade digital já de Portugal? Sei que é possível para outros tipos de vistos através da SEF, mas esse não tenho ctz :/
Pô Mateus, que bom que gostou meu caro! Valei mesmo! Olha, a informação que eu tenho é de que os brasileiros podem se candidatar ao visto de nômade digital tanto do Brasil via Consulado Português ou em Portugal, diretamente no SEF. Aliás, todos os estrangeiros, excluindo os cidadãos da União Europeia, podem pedir o visto de nômade digital em Portugal. A exigência, nesse caso, é que o candidato apresente um comprovante de residência fiscal e de rendimento registrados no exterior. Espero ter ajudado meu caro! Abração!
Muito obrigado, meu amigo! Bacanas demais comentários como esse! Estimulam demais! Sucesso pra você e se precisar de alguma coisa, estamos por aí! Abração!
Otimo video. Mas tenho uma dúvida. Trabalho remotamente, mas minha remuneração é um pouco inferior a minima de 4 mensais. Porém como cidadão cplp posso apresentar um termo de responsabilidade assinado por uma pessoa de portugal, o que altera a obrigatoriedade de apresentar renda, correto?
Olá Rubens, parabéns pelo vídeo, muito detalhado! Estou aqui procurando pessoas que tenham vindo para Portugal com o visto de Nômade e já tenham feito a entrevista no SEF pra entender como estão os prazos da finalização do processo de autorização de residência. Sua esposa já possui o cartão? Conhece alguém nessa situação?
Olá! Bom dia! Essa é uma informação do próprio consulado português. Porém, não se apegue a isso, pois ninguém consegue fazer marcação no SEF nem em meses pra reagrupamento, quanto mais em 3 dias. Eu estou há 5 meses em Portugal e não consegui vaga pro meu reagrupamento. O que é interessante você se atentar quanto a esses 3 dias é AVISAR ao SEF que chegou no país em 3 dias, pois corre o risco de ser aplicada uma multa no dia da sua entrevista caso não faça esse aviso. Se você for se hospedar em hotel, não precisa, pois os próprios hotéis fazem isso. De toda forma, é mais uma informação muito desencontrada. Vejo casos de pessoas que tem que pagar a multa por não avisarem em 3 dias e outras que nem são questionadas. Venha tranquila, chegando aqui você liga no SEF. Se não conseguir atendimento (o que é muito normal), mande um email para se precaver e leve no dia da sua entrevista (quando conseguir vaga). São detalhes que não são fatais no seu processo de permanência. Fique tranquila, pois o SEF ainda segue atolado, sem vagas e por isso tudo está altamente flexibilizado.
Fiquei com algumas dúvidas: 1 - esse visto conta para o prazo de conseguir cidadania? 2 - Preciso pagar tributos em Pt? 3 - Posso renovar esse visto? 4 - caso eu decida encerrar minha empresa no Brasil depois de algum tempo (6m ou 1 ano), posso trocar de visto caso eu resolva trabalhar para uma empresa em Pt? 5 - Se eu quiser prestar serviços de TI em Portugal, de imediato tenho que trocar o visto? 6 - Eu posso viajar para o Brasil dentro do periodo por uns 15, 20 dias? Tenho outras dúvidas, porém essas são as mais urgentes....
Boa tarde meu amigo (a)! Sim, todos os vistos funcionam da mesma forma em relação a cidadania. Você tem que ter em mente que o visto é só a forma como a porta se abre pra você. Uma vez aberta a porta, você ganha uma autorização de residência com os mesmos direitos dos demais vistos. O que muda é só a forma de renovação dela e os requisitos para tanto. A questão da tributação é um tanto quanto complexa e cheia de minúcias. Eu vou gravar um vídeo sobre isso em breve. Mas em resumo, se você tiver residência fiscal em Porttugal, aplica-se o principio da UNIVERSALIDADE (tributar tudo, seja obtido em Portugal ou fora dele). Caso não transfira sua residencia fiscal para cá, aplica-se o principio da TERRITORIALIDADE (tributar somente o rendimento obtido em Portugal). O visto não é renovável, o que é renovável é a autorização de residencia. Como eu te disse, o visto é só a porta de entrada para se obter a autorização de residencia. O visto em si dura pouco, cerca de 120 dias, que é o tempo que o país entende ser necessário (em tese) para você obter a autorização de residencia. Ela é sempre renovável, desde que as condições de entrada se mantenham a cada renovação. Caso encerre sua empresa e resolva trabalhar em Portugal, basta realizar uma manifestação de interesse no site do SEF. Bem tranquilo. Com isso, você obtém uma nova autorização de residência, agora obtida por meio de outros critérios, os quais deverão ser mantidos a cada renovação. É sempre essa a lógica. Na regra, o nômade não pode prestar serviços para empresas de Portugal. É uma regra do visto de nômade digital que a renda seja obtida por meio de empresas de fora. Com a autorização de residencia em maos, pode sim ir pro Brasil. Só não pode exceder 6 meses corridos ou 8 alternados no período de 1 ano. É isso meu caro! Consultoria gratuita hein?! Merece um like e uns bons compartilhamentos do meu canal! Grande abraço e sucesso pra você!
@@rubensalbergaria2023 uau, sensacional, muito sensacional, obrigado pelo gigante esclarecimento que de fato, foi maia uma consultoria... Deus te abençoe em breve chego ai.
Parabéns, muito bom o vídeo! Você sabe se esse visto pode ser concedido para servidor público que trabalha remoto e cumpre o requisito da renda? Porque parece que na Espanha estão indeferindo porque o empregador não é uma empresa 🙄 Alguém nessa situação já conseguiu esse visto?
boa noite, gostaria de tirar uma duvida em relação as formas de provar rendimentos, no meu caso de ter canais no youtube, tiktok e etc... Eu posso provar meus ganhos, apenas mostrando relatórios de pagamentos de impostos, relatórios com o contador e extratos da conta?
Olá Rubens gostei muito do seu vídeo! Gostaria de saber se você saberia informar se o nomade que tiver seu visto de residência aprovado terá que pagar imposto em Portugal e se sim qual a alíquota? Obrigada 😃
Olá Clarice, muito obrigado! Um fator que tem atraído muitos nômades pra Portugal é justamente o Regime dos Residentes Não Habituais (RNH). É um regime dirigido a pessoas com atividade profissional considerada de elevado valor e por isso permite que esses profissionais paguem uma taxa de IRS de 20% sobre os rendimentos do seu trabalho ou da sua atividade profissional, em vez das taxas progressivas deste imposto que vão até 48%. Não sei se você sabe, mas os impostos na Europa como um todo são altos. Por isso, os 20% se tornam tão atraentes. De toda forma, aconselho que você se aprofunde sobre o tema com um especialista tributário ou contabilista, já que não é meu ramo de atuação. Espero que te ajude a pelo menos ter uma noçãozinha. Grande abraço e muito sucesso pra você!
Consegui o visto e agora tenho reunião no SEF para autorização de residência!! Mas não tenho clareza das documentações… não acho em lugar nenhum falando sobre
@@edmundocarvalhopott673 terrível!! Precisei remarcar e fiquei por 6 meses tentando agendamento (paguei uma empresa para ligar todos os dias)!! Por fim, pedi a cplp mesmo, pq preciso voltar a trabalho! Cara, eu tive uma vida muito boa aqui em Portugal, como trabalho pra fora meus rendimentos era superiores a maioria das pessoas q conheci!! Porém, entre aqui e o Brasil, prefiro mil vezes o Brasil (MINHA OPINIÃO APENAS RSRS)
Grande Rodrigo! Tem sim! Eu deixei lá no "SOBRE" do meu canal: rubensalbergaria@gmail.com Pô meu caro, brigadao pelo elogio viu. É na raça. Aprendendo do zero. Valeu demais pelo feedback. Precisando, estamos aí!
sou trader no brasil.... minha renda é de mais de 4 salarios minimos Portugeses, porém a unica coisa que tenho para comprovar a renda, são extratos bancarios! (eu não declaro IR!) da Pra aplicar para o visto?
Amigo, eles não colocam o IR como o único meio de comprovação. Você pode tentar com tudo que você tiver pra comprovar que se trata de uma fonte de renda constante e que nessa média de 3 meses dê os 4 salários.
Oi Rubens, tudo bem? Seu vídeo é o mais claro até agora sobre esse novo visto! Parabéns! Tenho uma dúvida em relação ao termo de responsabilidade listado no checklist. Ele é realmente necessário mesmo comprovando a renda mínima? Se sim, ele também pede que seja reconhecido em notório português, nesse caso o documento precisa ser enviado ao Brasil ou posso apenas escanear? Um abraço
Grande João! Que bom que gostou meu amigo! Olha, o termo só é necessário caso a pessoa não tenha como comprovar a renda e queira ficar dispensada de apresentar a passagem de volta, nos casos em que ela é necessária. Ou seja, se você já tem a renda mínima exigida, que já é bastante puxada, fique tranquilo, não precisa do termo não. Ele seria só pra substituí-la. A regra diz: Os cidadãos dos países da CPLP ficam liberados de apresentar cópia da passagem aérea e dos comprovantes financeiros, SE apresentarem um Termo de Responsabilidade assinado (com assinatura reconhecida em Portugal) por um cidadão português ou estrangeiro com residência legal que garanta alojamento, alimentação e reposição dos custos de afastamento do país (em caso de permanência irregular) OU Apresentar um Termo de Responsabilidade assinado pela entidade de acolhimento. É isso meu caro! Espero ter ajudado! Muito sucesso na sua vinda viu! Precisando, estamos por aqui!
Olá Rubens. Vi que la informa que o seguro pode see trocado por PB4, mesmo assim você acha que o seguro sai melhor? No meu caso vou só ano que vem e irei solicitar o visto agora em Novembro, entao teria que solicitar um seguro sem ainda saber a data de ida.
Fala meu caro! PB4 e seguro sao coisas distintas. Pra entrar no país tem que ter seguro. PB4 não basta. Da uma olhada nesses meus dois videos: ua-cam.com/video/DFpZAWOxwPU/v-deo.htmlsi=6cMSdaN_3YSLbUFg ua-cam.com/video/o4VhHgrBHa0/v-deo.htmlsi=rkZdLYClMnw9FiIU Abração!
Meu caro, com qualquer visto você consegue. Mas vc tem que entender que todos os vistos sao apenas sua porta de entrada no país. Chegando aqui, vc corre atras da autorização de residência. Essa sim, quando concedida, começa a contagem dos 5 anos. Sem ela, vc pode morar 250 anos em Portugal que nao vale de nada. São sempre 5 anos a partir da autorização de residência que é renovada ano a ano ou a cada 2 anos, dependendo do caso.
Olá! É porque não existe esse prazo mesmo. O visto é seu bilhete de entrada com validade de 120 dias. Enquanto estiver dentro do prazo de expiração, você tem direito a entrar no país. A data quem escolhe é você, desde que dentro desse prazo de validade.
@rubens__albergaria parabéns pelos esclarecimentos, muita informação de qualidade. Só fiquem com duvida se com esse visto de nômade posso trabalhar legalmente em Portugal, seja numa fabrica ou qual quer outro serviço que me permita ter um contato de trabalho formal. Não quero ficar apenas como freeancer digital, quero um trabalho presencial, 40h semanais e tudo mais. No titulo de residência vem alguma menção?
Fala mestre! Você pode trabalhar com o que quiser se tiver sua autorização de residência. Na hora de renova-la, você apresenta seus novos meios de subsistencia e ta tudo certo. O importante é cumprir os requisitos mínimos e ter todos os documentos da renovação.
Opa meu nobre, muito bom seu vídeo top demais. Me tire uma dúvida, eu posso solicitar esse visto já em Portugal e ficar isento de comprovar os demonstrativos financeiros?
Fala meu caro! Muito obrigado! Essa é uma questão que ainda não ficou clara por parte do SEF. Sabemos que pode ser feito o processo já aqui, o que é uma exceção, mas dificilmente eles vão abrir mão dos requisitos principais, principalmente o financeiro, que é o maior motivo de terem criado o visto. Sugiro que você envie um email ao SEF. Eles costumam responder. Ou tente encarar a ligação. Se tiver alguma resposta, conta pra gente!
@@rubensalbergaria2023 obrigado amigo. Uma outra dúvida, eu ainda estou no Brasil, se eu tiver essa carta de termo de responsabilidade eu fico isento de apresentar os demonstrativos financeiros?
Oi Rubens, tudo bom ?! Então, no caso de quem trabalha remoto para si mesmo , a comprovação seria os depósitos bancários dos clientes , isso ? No caso extrato bancário do giro dos últimos 3 meses ... No caso do negócio ser novo , no caso de meu irmão, ele nao fez o imposto de renda esse ano , mais agora tem uma empresa , esta tudo certo? Ou precisa ter feito? Desde ja agradeço 🙏
Toda pessoa que vai entrar na Europa, seja por qual motivo for, precisa comprovar onde irá se hospedar nos primeiros dias. Para tanto, usa-se carta convite, reservas de hoteis, airbnb, contrato de arrendamento, etc.
@@rubensalbergaria2023 obrigado, estou em Portugal a 1 mês, buscando meio de me ficar legal, então posso utilizar meus comprovantes para dar entrada no visto de nômade, sem precisar ter uma carta convite.
Olá Fernando! Não confunda visto com autorização de residência. O único direito que o visto dá é de entrar no país. Mais nada. O resto dos direitos só vem com autorização de residência e só ela supre a necessidade de um seguro. Como você só terá o visto ao entrar no país e não a autorização de residência, podem exigir o seguro já na imigração. É uma regra do espaço schengen. Assista a esse meu video para entender melhor: ua-cam.com/video/o4VhHgrBHa0/v-deo.html
Fala Rubens, tudo bem? Ao chegar em Portugal com o visto de nômade digital, como proceder para solicitar o cartão? Preciso entrar em contato com o SEF para agendar?
@@rubensalbergaria2023 Meu amigo, muitíssimo obrigado, você me salvou! Acabei de ver que já tenho um agendamento 🙏🏻 Os documentos que apresento são os mesmos que entreguei para o consulado mas de forma atualizada? Ou seja, os 3 últimos recibos e etc. Você sabe dizer?
Tenho uma dúvida: Se ao chegar em PT como turista eu consigo pedir a AR da CPLP, porque deveríamos optar pelo visto de Nomade digital ? Faço esse questionamento porque vim um vídeo de um advogado youtuber que falou sobre isso: Pedir o visto de ND no Brasil e quando chegar em PT, pedir a AR CPLP. Não sei se conseguiu entender a minha linha de raciocínio. Porque se isso estiver correto, não faz sentido gastar com a grana do visto e ND e depois pedir a CPLP quando estiver em solos lusitanos.
Meu caro, além de todas as garantias que um visto de proporciona, desde a passagem na imigração até as marcações de entrevista, prazos e tudo mais, hoje a resposta pra sua pergunta ta no próprio site em que se pede a AR para CPLP. Somente tem direito a pedir a AR automatica hoje quem: Tem VISTO CONSULAR emitido a partir de 31/10/2022 ou (sem visto) Tiver submetido a manifestação de interesse até 31/12/2022 Dá uma olhadinha lá: cplp.sef.pt/Registo.aspx Por enquanto, a regra é clara meu amigo! Grande abraço e sucesso!
sou servidora pública no meu holerite vem a parte bruta e com descontos, qual será considerado? Posso somente juntar meu holerites e ir? o meu bruto supera os 4 salários e o líquido quando somado 13 e feria também supera. posso ficar tranquila em pedir juntando os holerites de 01 ano e ir?
Oi Lilian, tudo bem?! Olha, pra ficar mais garantido, eu juntaria o comprovante de Imposto de Renda. Junto com ele, mande tambem todo saldo que você tiver em conta, aplicações, etc. Eu fiz isso quando fomos comprovar renda pra pedir o visto da minha esposa. Não há nada específico sobre líquido ou bruto, por isso acho uma boa apresentar o IR pq ele pega tudo né. Pega 13, pega alguma verba retroativa que você receba, enfim, vai tudo pro bolo. E se você colocar outros rendimentos junto, ou aplicações, o bolo só aumenta. Acho que não terá problemas se esse brutao passar os 4 salários. O não você já tem né. Junta tudo que tiver e vê no que dá. Mas acredito fortemente que irá passar. É isso! Precisando de alguma coisa, estamos por aqui!
Olá bom dia. Uma questão. Caso eu erre algum item, como já errei rs, é possível alterar o formulário ou aconselha pedir outro? Tem uma opção de copiar todo o formulário só não sei se copiando eu posso alterar o q errei.
Minha dica: mande um preenchido e também um em branco (apenas assinado) e pague a taxa de 70 e poucos reais pra eles preencherem por você. Aí não tem erro
Amigo, entenda o visto como bilhete de entrada com duração de 120 dias pra se obter um cartão de autorização de residência. Por isso nao faz sentido aumentar prazo de visto, pois TODOS os vistos de Portugal só duram 120 dias. O que você irá tentar será uma prorrogação do prazo de autorização de residência que irão te dar inicialmente. Isso tudo você pode fazer aqui junto ao serviço de imigrantes. Mas visto é um só e com 120 dias ele já vale menos que um guardanapo. Só serve pra entrar. Depois que entrou, os trâmites são outros.
Esse salario n é flexível? Eu recebo 85/hr, chega a 15k por mês, depende da quantidade de dias(sou PJ), 4 salários minimos portugueses da 16k, será que seria um problema mesmo sendo tão proximo ?
Grande Yan! A média dos últimos 3 meses tem que dar 4 salários. Se ganhar 12 salários em 1 mês e 0 nos outros 2, vc ta dentro. A média dous últimos 3 meses não pode ser inferior a isso. Abração meu caro!
Após conseguir o visto de nomad digital e o de reagrupamento familiar e toda documentação quais são os próximos passos? Na hora de passar pela alfândega, o motivo da viagem seria “a trabalho”?
Fala Cristiano, tudo joia?! Meu caro, na alfândega é só você falar a verdade. Eles vão estar informados sobre o seu tipo de visto. Você possui um visto de residência para nômades digitais e sua família possui um visto como reagrupados por você. Não tem mais o que dizer. Se perguntarem qual é o seu tipo de trabalho, também basta dizer a verdade. Que você preenche os requisitos do visto e veio a Portugal usufruir do que ele tem a oferecer. Lembrando que os vistos de residência costumam ter duração de 120 dias. Então, o pessoal da imigração sabe que você terá que fazer sua entrevista no SEF após sua chegada para obter sua autorização de residência. Fique tranquilo. Com o visto na mão, é só vir. Você já vai ter passado pelo crivo do país. "Vim pra morar em Portugal com o visto de nômade digital". Mais nada. É isso meu amigo. Só falar a verdade. Não tem erro! Abração
Se eu for junto com minha esposa, ambos não ganhamos 4 salarios portugueses mas juntos ganhamos mais que isso, vale comprovar a renda dos 2 caso seja superior a 4 salario + 50% de 1 salario? Ou seja, eu e ela recebemos mais que isso (4 salario + 50% de 1 salario) porém so se somar nosso rendimento, caso contrario, nem eu nem ela recebemos 4 salarios. Me explique sobre por favor?
Olá Messias! Entendi bem a sua situação. Porém, a exigência é de 4 salários mínimos para o postulante do visto. Diferentemente da Espanha, o visto de nômades de Portugal não considera o núcleo familiar. Ele considera o postulante do visto e seus reagrupados, apenas. Por isso, segundo a regra, cada postulante deve ter os 4 salários de renda e assim terá o direito de reagrupar o cônjuge com mais 50% do mínimo e os filhos com 30% do mínimo. Dê uma olhadinha no da Espanha! Além de o custo de vida lá ser menor, ainda tem a possibilidade de considerar a renda do núcleo familiar, No caso, você + sua esposa. Eu estava lendo uma reportagem sobre isso hoje mas ainda não me aprofundei. A reportagem diz que na Espanha: "o nômade digital deve receber ao menos 2.000 euros por mês (cerca de R$ 11.000). Já para núcleos compostos pelo nômade e um acompanhante, a renda mínima a ser comprovada pelo trabalhador é de 750 euros (cerca de R$ 4110)." Ou seja, aí daria tranquilamente pra vocês postularem o visto pro núcleo familiar de vocês. É isso meu caro, espero ter ajudado! Abração!
Tenho canal no youtube e consigo me manter assim, só que com esse visto eu teria que ganhar 4 mil euros por mês, pórem consigo me manter com menos. tem outro visto que serve pra mim? que exige menos e posso levar minha família?
Não tem amigo. Só o de renda passiva que é de 1 salário português. Mas a sua renda como youtuber é ativa. Aí não se enquadra. Outra opção é o visto de estudos pra sua esposa e você e seus filhos como reagrupados. Ou vice versa.
@@rubensalbergaria2023 se eu entrasse com a procura de trabalho e depois que conseguisse a residência eu poderia sair do emprego e continuar com os meus ganhos na internet? e só depois na renovação de 2 anos ou até mesmo antes eu entrar como nomade, porque eu estaria ganhando mais. Teria como fazer isso?
Boa tarde Rubens. A minha dúvida é a seguinte: eu comprovo mais de 3.040,00 Euros por mês no entanto, o depósito antecipado que tenho que fazer em um banco português dos 12 meses será referente ao salário mínimo português atual ou seja, 12 x 760,00 euros = 9.120,00 Euros.
Boa tarde mestre! Nada meu caro, precisa dessa fortuna toda não. Provando que tem aquela renda mensal de 4 salarios na media de 3 meses, pra trazer pode ser igual a todos os vistos. Só um valor razoável pra se manter no começo. Uns 1500 euros, uns cartoes de credito com limite e fechou. Na cabeça deles vc ja vai ter uma renda mensal MUITO acima da media. Fique tranquilo.
@@admultra1000 Então seu caminho é ainda mais fácil. Você consegue um visto que tem muito menos exigências que o de nômade. Seu visto é esse aqui: ua-cam.com/video/QIsi6eY7_gI/v-deo.htmlsi=0NlB26_A6wCdVqc-
Boa tarde! Alguém sabe quanto tempo, em média, está demorando para o visto nomade digital sair dando entrada em 2023? Ouvi falar que os processos estão lentos, mas oficialmente nada é dito..
Boa tarde! Posso fazer pedido do visto estando em Portugal? precisa ser nesses primeiros 3 dias tb? tenho viagem para lá em março, queria aproveitar a oportunidade, pois acho que nao sai a tempo se pedir agora
Ana, a informação que nós temos é de que dá pra pedir em Portugal sim, direto no SEF. Nesse caso, se vc for como turista, apresentando todos os documentos requeridos de um turista pra entrar no país, você teria todo o seu tempo de turista pra dar entrada ba documentação. A VFS não é clara quanto a esse prazo, mas se é permitido pedir em Portugal, subentende-se que pode ser a qualquer tempo dentro do prazo que você tem pra ficar legalmente no país. Espero ter ajudado! Abração!
oi Rubens! Obrigada pelo seu vídeo! Ajudou muito! Você já sabe se no SEF alguém já fez a entrevista e eles pediram para comprovar atualizado o valor? Meu marido conseguiria comprovar os 4x salários em 3 meses para solicitar o visto, porém se pedirem novamente, ele conseguiria comprovar regular uns R$9.000,00. Você sabe me dizer se seria um problema?
Oi Victoria! Que bom que gostou! Olha, como é um visto novo, ainda não vi nenhum relato a esse respeito. Eu acho que não teria problema. Eles se apegam mais ao fato da pessoa conseguir se manter minimamente. Pra minha esposa eles nem pediram absolutamente nada de subsistencia. Duvido que eles neguem a AR se ele comprovar essa renda de quase 3 salarios portugueses. É muito acima da média aqui. Bom, mas é um achismo meu ta? Nada oficial. Se souber de alguma coisa, eu te falo!
@@rubensalbergaria2023 entendi! porque ele consegue comprovar 3 meses pro visto, mas talvez não conseguiria provar mais vezes seguidas caso o SEF pedisse atualizações de 4x salários. Obrigada!!!
Rubens, pela regra dos outros vistos são 50% do Sal. Mín. 760 euros x 12 meses para cônjuge e 30% do Sal. Mín. 760 euros x 12 meses para filhos. Pela conta que você vocês no vídeo, você contabilizou apenas 1 mês, se o visto é de residente de curta ou longa duração, não teria que multiplicar pelos 12 meses? Tá certo isso aí?
Olá Francielly! Tudo joia?! O que importa é o valor a ser acrescido à renda MENSAL. Ou seja, deve-se comprovar o acréscimo dos valores que eu cito no vídeo à renda mensal do titular do visto. 50% do mínimo à mais em caso de dependente adulto e 30% a mais no caso do menor de idade. A Portaria que faz menção ao comprovativo de subsistência não cita a necessidade de 12 meses. É muito mais seguro pra eles que seja uma renda estável do que um valor fixo multiplicado por 12. Ela deixa isso claro ao dizer: "considera-se meios de subsistência os recursos ESTÁVEIS e REGULARES que sejam suficientes para as necessidades essenciais do cidadão estrangeiro". Ela ainda mostra que o critério de aferição dos 50% ou 30% A MAIS são o salário mínimo, ao mencionar que: "O critério de determinação dos meios de subsistência é efectuado por referência à retribuição mínima mensal". No caso do nômade temos um caso especial em que a base não é um salário mínimo, mas 4. Porém, para efeitos de reagrupamento, o acréscimo segue o mesmo critério dos demais vistos, ou seja, a Portaria que "Fixa os meios de subsistência de que devem dispor os cidadãos estrangeiros para a entrada e permanência em território nacional". Ou seja, são os 4 salários + os "percentuais do mínimo", a depender do tipo de reagrupado. Observe que o mais importante no caso do nômade é a renda, pois ele já vem com uma atividade regular, uma fonte de renda regular. Essa analogia de 12 meses o pessoal usa mais para os outros vistos, pois neles não há uma garantia de que a pessoa virá com um trabalho ou fonte de renda fixa. Espero ter ajudado viu?! Se tiver mais dúvidas, não exite em perguntar! Muito sucesso pra você!
Então para quem tem renda vindo de bolsa de valores, tipo que tem uns 16 salários mínimos de Portugal através de dividendos não serve para visto nomad? Somente para o visto D7?
Ola! A diferença entre os dois vistos é que um é para renda ATIVA e o outro pra renda PASSIVA. Além, claro, dos valores e outros detalhes que cada um exige. É mais ou menos esse o ponto
Você teria uma dica pra inscrever a carta de intenção pra esse tipo de visto? Ele é muito recente, e é a parte que me causa mais insegurança no momento, um modelo de carta de intenção pra isso.
Beatriz, eu acho a carta de intenção importante, mas nesse visto em específico, como ele já tem uma exigência de renda bastante puxada, não acredito que a carta de intenção faça tanta diferença assim. Acho que você deve fazê-la. Sou sempre a favor de pecar pelo excesso. Mas pense comigo. 4 salários é uma renda MUITO alta pra Portugal. Essa é a renda de programador sênior em Portugal, um profissional requisitadíssimo na Europa e no mundo todo. Então, acho que cumprindo os requisitos obrigatórios, principalmente o da renda, o resto fica muito pequeno. De toda forma, eu tenho um modelo de carta de intenção, se nao me engano, no meu video de documentos necessários para o visto de estudos. É o primeiro video do meu canal. Voce pode usar como base e modificar simplesmente sendo sincera e colocando a sua area de atuação relacionada com o que você pode extrair nesse nicho em Portugal. Por exemplo, se vc for da TI, vc pode dizer que o país oferece uma opção grande de hackathons e feiras da sua área que no Brasil não tem. Enfim, algo do tipo. Coisas que lá vc terá e que no Brasil não. Além da experiência, troca de ideias, uma visao sob a perspectiva de uma nova cultura. Tudo que possa agregar. São coisas genéricas que se encaixam pra qualquer área. É isso. Fique tranquila quanto a isso. Vai dar tudo certo. Precisando, estou por aqui. Abraços!
@@rubensalbergaria2023 Nossa, muito obrigada, amei seus vídeos, muito esclarecedores, o que disse faz total sentido, vou ver esse da carta e fazer ao meu modo. Continue fazendo seis vídeos, muito bons e obrigada pela atenção!
Outra dúvida, temos que comprovar esse rendimento de 3 meses, ok, mas pode ser com dinheiro que tem guardado? Ou obrigatoriamente tem que ser com salários, imposto e etc?
Messias, não basta que seja um dinheiro guardado. A média da RENDA obtida nos últimos 3 meses tem que superar os 4 salários mínimos. Isso pra pedir o visto. Ou seja, você vai ter que comprovar os rendimentos dos últimos 3 meses, somar tudo e dividir por 3. O resultado tem que superar os 4 salários mínimos. Além disso, é provavel que você tenha que seguir comprovando essa renda média de 4 salários aqui no SEF e depois pra renovar o visto também. Grande abraço meu caro!
Tenho uma dúvida, sou fotógrafo, logo sou autônomo, não tenho contrato com empresa, trabalho por conta, como vou provar a continuidade do meu rendimento?
Ola meu amigo! O visto é feito para autônomos também. A lei não te cobra uma comprovação de continuidade. Ela só exige que você apresente um: "Comprovativo de rendimentos médios mensais auferidos no exercício de atividade profissional subordinada OU INDEPENDENTE nos últimos três meses de valor mínimo equivalente a quatro remunerações mínimas mensais garantidas." Comprovando isso, você preenche o requisito da comprovação de renda. Mas lembre-se que essa é uma exigência para obter o visto, que, como eu explico no meu video mais recente, é só a sua porta de entrada. Chegando aqui, na sua entrevista do SEF (se até lá ainda não estiver valendo a autorização automatica para esses casos), você vai ter que comprovar que os motivos que ensejaram a aprovação do seu visto seguem existindo. Só assim você obterá sua autorização de residência e o mesmo ocorre quando for renová-la. Espero ter ajudado meu caro! Não deixe de assistir o vídeo que eu te falei pra entender todo o processo. Abração!
@@rubensalbergaria2023 entendi, neste caso seria obrigatório a apresentação de declaração do imposto de renda? Ou não é obrigatório? E o extrato de banco pode ser dos últimos três meses ou tem que ser de mais de três meses?
@@Core790 Você pode apresentar tudo que comprove que você efetivamente obteve esse rendimento como fruto do seu trabalho como autônomo. E claro, quanto mais documentos e quanto mais confiáveis eles forem, maiores são as chances de serem aprovados. Foque nos 3 meses. O texto da lei só menciona eles. Mas se tiver o IR, melhor ainda! Mal não faz. Dá ainda mais credibilidade. Abração meu caro!
São 4 salários mínimos totais nos últimos 3 meses ou 4 salários a cada mês nos últimos 3 meses? Por ex, se eu ganhar 6mil reais por mês, em 3 meses eu ganharia 18 mil reais, isso é o suficiente? Outra coisa, quem trabalha, vamos supor, com o UA-cam, consegue esse visto se comprovar com extratos bancários que recebe esse valor? E na renovação da autorização de residência é necessário comprovar esses valores novamente?
4 salários POR MÊS na media dos últimos 3 meses. Vale qualquer forma razoável para provar que tem essa media de ganhos mensais. Na renovação de toda autorização de residência a pessoa tem que provar que a situação que deu direito à primeira se mantém. Porém, nada impede que se mude o propósito da permanência com uma manifestação de interesse. Seja pra estudar, trabalhar, empreender, etc.
@@rubensalbergaria2023eu também ainda não entendi, Rubens. Pode dar um exemplo prático? A pessoa tem que ganhar MENSALMENTE 4x 820€ (salário minimo) ou a média salarial, nos ultimos 3 meses, tem que maior que o salário mínimo? Por exemplo, a pessoa que ganha 1.400€ mensalmente, ela pode aplicar?
4 salários mínimos de média em cada um dos 3 meses. Soma tudo que ganhou nos últimos 3 meses e divide por 3. O resultado tem que ser de no mínimo 4 salários.
@@sofiaaraujo24 4 salários mínimos de média em cada um dos 3 meses. Soma tudo que ganhou nos últimos 3 meses e divide por 3. O resultado tem que ser de no mínimo 4 salários.
@@rubensalbergaria2023Amigo estou vendo varias outras pessoas dizendo que tem deve ter pelo menos 4 Salários mínimo mensal nos últimos 3 meses Salário mínimo Português: 820€ ou seja tem que ganhar 3280€ Mensalmente
Sou programador, ja pedi meu visto de nomade digital, ja passou pela VFS e agora esta em analise no consulado. Esta batendo um desanimo pois ja tem quase 3 semanas em analise la no consulado e nao recebi mais nenhuma atualização
Fala Helisson! Tudo joia?! Olha, o da minha esposa, mesmo sendo de outra modalidade, demorou quase 2 meses. Imagino que seja mais ou menos esse o prazo. Infelizmente acaba atrapalhando um pouco o planejamento né?! Mas não desanima não! Logo ele chega aí pra você! Boa sorte meu caro!
@@rubensalbergaria2023 boa tarde! sua esposa tirou em que cidade? durante o prazo de análise, vc tem como saber se o andamento para saber se está perto de sair? tenho uma viagem marcada e estou com receio de não sair a tempo..
@@AnaCarolina-fh9og oi, o meu foi solicitado em salvador, tenho um amigo que vai com contrato de trabalho e o dele demorou só uma semana pra sair de análise pra ele receber o visto
@@AnaCarolina-fh9og você vai como nômade tmb? Se for eu vou te da uma dica que eu não sabia, eu tenho um contrato com uma empresa americana que é qual eu trabalho , eu enviei o contrato que eu tenho lá e o contrato está em inglês, eu precisei pagar 1400 reais pra fazer uma tradução juramentada que eles exigiram esse tipo de tradução. Então se o seu caso é igual o meu, faça a tradução logo pq se não pode não da tempo e você ter que reenviar todos os seus documentos denovo. Acredito que como é um visto novo ninguém sabe muito a respeito disso
Ótimo vídeo, Rubens. Parabéns! Agora uma dúvida: Sabe dizer se esse valor de 4 salários mínimos de Portugal (3.040 Euros) pode ser referente ao bruto ou tem que ser o líquido (após Impostos e Previdência)?
Pô Tiagao! Que bacana que vc curtiu cara! Meu caro, eles não fazem essa distinção nas exigências. Eu gosto de fazer associações nesse caso. Pensa comigo. Todos os outros que exigem um valor determinado com base em salarios minimos nunca falam em líquido. É sempre o valor de X salários e pronto. Então podemos entender que é o bruto. Até porque, seria exigir demais do imigrante ter que estudar a tabela tributária progressiva do país. Algo complexo até pra mim que sou do Direito. Vamos apostar nossas fichas no bruto, como é nos demais vistos. Vem com tudo meu caro. Se tem os 4 salários brutos, só vem!
@@sillasandradde São 4 salários mínimos de renda MENSAL meu caro! É puxado mesmo! Mas tem uma galera que tem né. Eles querem bem essa turma que recebe esse montante.
@@sillasandradde Boa pergunta, Silas! É provável que pra sua primeira autorização de residência aqui no SEF sejam exigidos comprovativos da mesma situação que ensejou a emissão do seu visto, ou seja, os 4 salários mínimos e demais documentos requeridos para o aplicante do visto. Contudo, para renovação da autorização de resiência, não há nada específico em relação ao visto de nômade na Portaria que "Fixa os meios de subsistência de que devem dispor os cidadãos estrangeiros para a entrada e permanência em território nacional". É a Portaria n.º 1563/2007, de 11 de dezembro, caso queira dar uma olhada: Cdre.pt/dre/detalhe/portaria/1563-2007-628798 Repare que o critério para renovação é quase sempre o mesmo para todos os tipos de visto de resiência e para os vistos temporários. Se eu tiver alguma novidade quanto a isso, eu trago pra vocês aqui. Abração!
Olá, Rubens! Obrigada pelo vídeo, realmente um dos mais claros que ja vi. Fiquei com uma dúvida: o passaporte deve ser enviado ou apenas a cópia da parte dos dados pessoais E o seguro viagem para quem vai ficar mais de 12 meses, deve ser contratado por quanto tempo? Obrigada desde já
Olá Isabella! Muito obrigado! Que bom que te ajudou! Você deve enviar o passaporte pra eles colocarem o visto nele. Depois eles mandam de volta pra sua casa. O seguro, em tese, pode ser apenas até a data de expiração do visto que virá no seu passaporte. Lembrando que os vistos vem com duração de apenas 120 dias, conforme eu explico nesse video aqui olha: ua-cam.com/video/NpAzRdWXRtA/v-deo.html Porém, a VFS tem exigido seguro de 1 ano em alguns casos. Sugiro que você mande um email pra eles questionando especificamente sobre o seguro pro seu caso. Eles sempre respondem bem rápido. Veja qual desses emails deles corresponde ao escritorio que responde pela sua região: infoportugal.sp@vfshelpline.com, infoportugal.rj@vfshelpline.com, infoportugal.bsb@vfshelpline.com, infoportugal.mg@vfshelpline.com, infoportugal.ba@vfshelpline.com Se não souber o escritorio que atende a sua região, dê uma olhada nos escritorios da VFS que estão no link da descrição do 1º video do meu canal. Precisando de ajuda, estamos por aqui! Boa vinda futura vizinha!
Ola Hildita! No hay exigencia de que la persona que pide el visto tenga cuenta en um banco português. Lo mas importante es tener los ganos mensuales de 4 sueldos minimos. No importa donde el estea antes de llegarte aca. Saludos y suerte!
Olá, Rubens. Muito obrigado pelo esclarecimento, ótimo vídeo. Tenho uma dúvida, eu tenho todos os requisitos para emitir o visto de nômade, mas quero levar minha esposa em visto de longa duração (1+ anos) de reagrupamento. Você mencionou no vídeo que posso fazer os processos simultaneamente. Isso significa que posso enviar os documentos dela sem antes meu visto ter sido devidamente aprovado? Devo somente enviar os documentos solicitados no site da VFS Global ou também preciso avisar o SEF?
Fala Roberto! Tudo joia?! Meu caro, agora o pedido do reagrupamento pode ser encaminhado em simultâneo aos pedidos de visto. Os dois pedidos são analisados ao mesmo tempo e tanto o titular do visto quanto os agregados já saem do Brasil com a documentação regularizada. Como o seu visto vai ser pra mais de 12 meses, o dela vai ser o visto de residência para acompanhamento familiar de requerente de visto de residência, ou seja, aquele destinado aos familiares do requerente de um visto de residência. Como eu disse, os pedidos sao feitos ao mesmo tempo, devendo conter documentos que comprovem o parentesco e comprovantes financeiros suficientes para as necessidades do requerente do visto e acompanhantes, ou seja, aquela regrinha de 4 salários pra vc + 50% do mínimo pra ela. É isso meu amigo! Espero ter ajudado! Boa sorte pra vocês!
Uma dúvida: essa renda deve ser exclusivamente do requerente? Ou pode ser somada com o cônjuge? No meu caso, eu somando com minha noiva, que será esposa na hora de pedir o visto, dá e sobra. Mas se for só de um dos dois vai faltar
Rafael, a exigência é de 4 salários mínimos para o postulante do visto. Diferentemente da Espanha, o visto de nômades de Portugal não considera o núcleo familiar. Ele considera o postulante do visto e seus reagrupados, apenas. Por isso, segundo a regra, cada postulante deve ter os 4 salários de renda e assim terá o direito de reagrupar o cônjuge com mais 50% do mínimo e os filhos com 30% do mínimo. É isso meu caro, espero ter ajudado! Abração!
Ótimo vídeo! Tenho uma dúvida se poder me ajudar! Estou em Portugal com manifestação de interesse enviada, porém já tenho os requisitos para o visto de nômade digital estou pensando em voltar para o Brasil para fazer o visto, ou tem alguma forma de fazer algo em relação a autorização de residência estando aqui? E se você presta algum tipo de acessória, muito obrigado!
Fala Isaac! Beleza meu caro?! Olha, você pode dar entrada estando aqui em Portugal na documentação pra conseguir a autorização de residência pra Nômades. Esse é dos poucos vistos que da pra pedir ja estando em Portugal. Basta você procurar o SEF com toda a documentação que eu comento no video. Vou te ajudando aqui de graça mesmo, cobro nada nao. A gente vai de ajudando como pode né! Vamo que vamo! Mas da pra pedir daqui mesmo! Não precisa voltar pro Brasil só pra isso não. Abração meu caro!
@@rubensalbergaria2023 Oi Rubens, vc conhece alguém que pediu visto para nomade digital estando em Portugal? como o processo no Brasil está demorando muito e já tenho passagens compradas, queria ter certeza para ver se viajo e tento direto por lá. Não consegui essa informação no site da SEF.
@@AnaCarolina-fh9og Olá Ana Carolina! Eu já vi informações se veículos sérios dando conta de que é possível. Mas vou te dizer que tudo que envolve esse visto é um mar de informações desencontradas. É capaz de funcionários do próprio SEF divergirem e não saberem informar. Eu conheci pessoas que estão aqui no Porto dando entrada daqui. Mas realmente não tenho como afirmar com 100% de certeza, pelos motivos que te falei. Talvez a gente só tenha algo garantido com um pouco mais de tempo, por ser um visto muito recente. O SEF está completamente perdido. Não é atoa que está para ser extinto e substituído. Eles não estão dando conta. Sugiro que você ligue lá e grave a ligação. Com esses apps de redial automatico eu sempre tenho conseguido falar lá. Só insistir um pouquinho. É isso, se tiver alguma informação nova, eu passo pra vcs! Boa sorte e se precisar de algo, estou por aqui!
Olá Natália! Tudo bem?! Pode sim! Esse é um visto de RESIDÊNCIA. Todos os vistos que constam na VFS no campo Vistos de Residência dão direito a se obter uma autorização de residência e viver uma vida normal aqui em Portugal, ou seja, trabalhar, estudar, ter o NIF (CPF deles). Lembrando que os reagrupados também ganham uma autorização de residência e também tem os mesmos direitos! Se tiver mais duvidas, não exite em perguntar! Grande abraço e sucesso!
Grande Gito! Tudo joia?! Dê uma olhada no visto D3! Depois vou fazer um video sobre esse visto também! Minha ideia é ter video para todos os tipos de visto!
Estou indo para Portugal como nômade digital. Tenho e duas duvidas sobre na hora de passar pela imigração: Eu preciso ter as passagens de volta ao Brasil no caso de visto de 5 anos? Segundo a VSF para esse tipo de visto eu preciso ou do PB4 ou do Seguro viagem, mas na imigração, por ser um visto de residência, tem q ser o seguro viagem?
Lucas, você está confundindo e isso é muito comum de acontecer. Vou até fazer um video sobre isso. Portugal nao emite visto de 5 anos. Todos os vistos duram no maximo 120 dias. O visto é apenas a porta de entrada. Chegando no pais, voce passará pelo trâmite da AUTORIZAÇÃO DE RESIDENCIA (enquanto a automática nao abarcar a todos os casos). Essa sim (AR), tem uma duração maior. De 1 ano, renovável ano a ano e depois a cada 2 anos. As unicas coisas que dispensam a exigencia de um seguro sao AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA ou CIDADANIA europeia. Como voce nao tera nenhum dos dois ao entrar no país, apenas visto de entrada, voce precisará sim do seguro. Todos que nao tenham autorização de residência ou cidadania precisam fazer um seguro. É uma exigência do Espaço Schengen. Seja visto de estudos, trabalho, nomade, reagrupamento, turista, o que for. TODOS precisam do seguro ate obterem a AR. Nao confunda visto com autorização de residência. Portugal é diferente dos Eua, que emitem vistos de longa duração. Aqui os vistos sao so a porta de entrada pra se obter a autorização de residência. Quanto à passagem, os membros da CPLP estao dispensados para o visto de nomade. Outr observação importante: você só pode optar por PB4 OU SEGURO quando for pedir o visto. Pra entrar na Europa é diferente. Pra entrar aqui o PB4 é opcional. O seguro é obrigatório justamente por cobrir coisas que o PB4 nao cobre e por valer na Eutopa inteira, eqto o PB4 so vale em Portugal, Italia, etc. Seguro é muito mais abrangente. Ele cobte traslado de corpo, que é so uma das exigencias do Espaço Schengen. PB4 nao cobre. Fica ligado nisso. Nao confunda documentação do visto com documentação pra entrar na Europa. Grande abraço meu caro!
@@rubensalbergaria2023 Ola!! Eu novamente kkk O meu visto foi aprovado e minha chegada em Portugal esta marcada para Julho. No site da SEF vi que membros CPLP podem solicitar a AR pelo site, mas nao ficou claro se é apenas para renovação ou pode também para primeira solicitação. Caso possa ser para primeira solicitação também, eu posso solicitar do brasil ou preciso estar em solo Portugues por conta do envio do cartão, etc... Por fim, sabe o prazo medio para a solicitação ser aprovada ou nao?
@@lucasbrizolla2952 Boa tarde meu caro! Nesse site aqui tem as instruções pra emissão da AR para membros da CPLP: cplp.sef.pt/Registo.aspx Você deve pedir só quando estiver aqui. Há uma parte em que será solicitada sua morada aqui em Portugal. Eles não dão prazo, mas costuma ser em até 90 dias após a solicitação. Grande abraço!
Tenho CNPJ de TI no Brasil e só presto serviço regular pra 1 empresa, mas recebo meus freelas pela conta CNPJ. Posso usar só o extrato da conta cnpj como comprovante de renda ou preciso ter apresentar o contrato dos clientes?
É puxado mesmo! Eu também não conseguiria. Mas eles jogam lá em cima pq sabem que tem muita gente ganhando isso com facilidade na internet. De toda forma, pra quem nao ganha, existem inúmeros outros tipos de visto. Abração meu caro!
Pessoal, alguém já conseguiu esse visto??? Eu apliquei no dia 30/11 e até agora nada!! Não respondem e-mail, não pediram nenhum documento complementar... tempo passando, passagem comprada e passaporte no consulado.. :(
Você verificou no site da VSF o andamento?
@@ISYFilmes Sim... sempre a mesma coisa "em processamento no consulado". E eu paguei pelo serviço de SMS, mas nunca recebi uma mensagem sequer.
Patricia, estou na mesma situação. Eu fiz o pedido inclusive no mesmo dia. Se foi pelo consulado do Rio de Janeiro estou na mesma, sem notícias até o momento.
@@patriciaseabra Olá!!! Tudo bem? Estou procurando ajuda pra eu dar entrada no meu visto de nômade, já estou em Portigal, quero ajuda pra entender como vou comprovar minha renda, pode me ajudar?
@@MelSouza Olá!!! Estou procurando ajuda pra eu dar entrada no meu visto de nômade, já estou em Portigal, quero ajuda pra entender como vou comprovar minha renda, pode me ajudar?
Eu tenho que comprovar que fiz 4 salários mínimos português nos últimos 3 meses ou tenho que ganhar 4 salários mínimos por mês para comprovar meu rendimento nos últimos 3 meses?
Este es el video más real, más sincero, más detallado, paso a paso, que he encontrado (y he visto muchísimossss) sobre este tema. Muchas gracias.
Que bueno que te ayudó Hildita! Muy bueno que te tengas gustado! Muchissimas gracias! Te deseo suerte y um grande abrazo!
Na moral, primeiro vídeo que vejo que tira literalmente todas as duvidas... obrigado e deus abençoe!!!
Po maninho, muito obrigado viu! Fico feliz demais em saber que te ajudei de alguma forma. Deus abençoe aí também e precisando, estamos por aí!
Faltou falar do custo
@@robsoncassol Não vale a pena. O custo tem no site da VFS e sempre é alterado. Basta acessar o site. Mas gira em torno de 600 reais, como todos os vistos. 😬✌👊🏻
@@rubensalbergaria2023 legal, obrigado
Top suas explicações Rubens. Parabens! Só uma duvida em relação a carta convite ou comprovante de moradia, precisa para os dois vistos?
Oi Dayane! Na verdade nenhum visto exige carta convite ou comprovante de moraria. O que todos exigem é que a pessoa demonstre que tem onde dormir por um tempo. Pode ser um hotel, um airbnb, um contrato de aluguel, uma carta convite. O intuito é só mostrar que nao vai dormir na rua. Abração!
Pô, esse foi o vídeo mais claro que já vi sobre! Finalmente um vídeo que cita o artigo e detalha bem! Uma duvida só que fiquei: consigo solicitar a permissão de residência de nomade digital já de Portugal? Sei que é possível para outros tipos de vistos através da SEF, mas esse não tenho ctz :/
Gostaria de saber isso também! Vídeo muito bom!! 👏
Pô Mateus, que bom que gostou meu caro! Valei mesmo!
Olha, a informação que eu tenho é de que os brasileiros podem se candidatar ao visto de nômade digital tanto do Brasil via Consulado Português ou em Portugal, diretamente no SEF.
Aliás, todos os estrangeiros, excluindo os cidadãos da União Europeia, podem pedir o visto de nômade digital em Portugal.
A exigência, nesse caso, é que o candidato apresente um comprovante de residência fiscal e de rendimento registrados no exterior.
Espero ter ajudado meu caro! Abração!
@@BrunoFormigari Grande Bruno! Da uma olhadinha na resposta que eu rei pro Mateus e veja se esclarece sua dúvida! Abração meu amigo!
Muito top seu vídeo!! Explicação clara e objetiva. O melhor que eu já vi sobre o assunto!
Muito obrigado, meu amigo! Bacanas demais comentários como esse! Estimulam demais! Sucesso pra você e se precisar de alguma coisa, estamos por aí! Abração!
Otimo video. Mas tenho uma dúvida. Trabalho remotamente, mas minha remuneração é um pouco inferior a minima de 4 mensais. Porém como cidadão cplp posso apresentar um termo de responsabilidade assinado por uma pessoa de portugal, o que altera a obrigatoriedade de apresentar renda, correto?
Eu acredito que você tem que comprovar que fez 3040 euros nos últimos 3 meses e não ganhar necessariamente 3040 euros mensais!
Oi Rubens! Uma perguntinha, eu consigo pedir visto para nômade estando em Portugal?
Que vídeo phoda!!!
Ô meu irmão, muito obrigado viu! Espero que seja útil! Brigadao mesmo! Sucesso pra nós! 🙏👊🏻👏
Olá Rubens, parabéns pelo vídeo, muito detalhado!
Estou aqui procurando pessoas que tenham vindo para Portugal com o visto de Nômade e já tenham feito a entrevista no SEF pra entender como estão os prazos da finalização do processo de autorização de residência. Sua esposa já possui o cartão? Conhece alguém nessa situação?
Olaaaaaa! Está tudo um pouco atrasado, mas tem saído pra quem vem com visto. A entrevista ja vem no visto e após ela o cartao chega em uns 90 dias
Pode explicar melhor porque o acompanhante do requerente deve pedir o reagrupamento em 3 dias? Sabe o artigo?
Olá! Bom dia! Essa é uma informação do próprio consulado português. Porém, não se apegue a isso, pois ninguém consegue fazer marcação no SEF nem em meses pra reagrupamento, quanto mais em 3 dias. Eu estou há 5 meses em Portugal e não consegui vaga pro meu reagrupamento.
O que é interessante você se atentar quanto a esses 3 dias é AVISAR ao SEF que chegou no país em 3 dias, pois corre o risco de ser aplicada uma multa no dia da sua entrevista caso não faça esse aviso.
Se você for se hospedar em hotel, não precisa, pois os próprios hotéis fazem isso.
De toda forma, é mais uma informação muito desencontrada. Vejo casos de pessoas que tem que pagar a multa por não avisarem em 3 dias e outras que nem são questionadas.
Venha tranquila, chegando aqui você liga no SEF. Se não conseguir atendimento (o que é muito normal), mande um email para se precaver e leve no dia da sua entrevista (quando conseguir vaga). São detalhes que não são fatais no seu processo de permanência. Fique tranquila, pois o SEF ainda segue atolado, sem vagas e por isso tudo está altamente flexibilizado.
Fiquei com algumas dúvidas:
1 - esse visto conta para o prazo de conseguir cidadania?
2 - Preciso pagar tributos em Pt?
3 - Posso renovar esse visto?
4 - caso eu decida encerrar minha empresa no Brasil depois de algum tempo (6m ou 1 ano), posso trocar de visto caso eu resolva trabalhar para uma empresa em Pt?
5 - Se eu quiser prestar serviços de TI em Portugal, de imediato tenho que trocar o visto?
6 - Eu posso viajar para o Brasil dentro do periodo por uns 15, 20 dias?
Tenho outras dúvidas, porém essas são as mais urgentes....
Boa tarde meu amigo (a)! Sim, todos os vistos funcionam da mesma forma em relação a cidadania. Você tem que ter em mente que o visto é só a forma como a porta se abre pra você. Uma vez aberta a porta, você ganha uma autorização de residência com os mesmos direitos dos demais vistos. O que muda é só a forma de renovação dela e os requisitos para tanto.
A questão da tributação é um tanto quanto complexa e cheia de minúcias. Eu vou gravar um vídeo sobre isso em breve. Mas em resumo, se você tiver residência fiscal em Porttugal, aplica-se o principio da UNIVERSALIDADE (tributar tudo, seja obtido em Portugal ou fora dele). Caso não transfira sua residencia fiscal para cá, aplica-se o principio da TERRITORIALIDADE (tributar somente o rendimento obtido em Portugal).
O visto não é renovável, o que é renovável é a autorização de residencia. Como eu te disse, o visto é só a porta de entrada para se obter a autorização de residencia. O visto em si dura pouco, cerca de 120 dias, que é o tempo que o país entende ser necessário (em tese) para você obter a autorização de residencia. Ela é sempre renovável, desde que as condições de entrada se mantenham a cada renovação.
Caso encerre sua empresa e resolva trabalhar em Portugal, basta realizar uma manifestação de interesse no site do SEF. Bem tranquilo. Com isso, você obtém uma nova autorização de residência, agora obtida por meio de outros critérios, os quais deverão ser mantidos a cada renovação. É sempre essa a lógica.
Na regra, o nômade não pode prestar serviços para empresas de Portugal. É uma regra do visto de nômade digital que a renda seja obtida por meio de empresas de fora.
Com a autorização de residencia em maos, pode sim ir pro Brasil. Só não pode exceder 6 meses corridos ou 8 alternados no período de 1 ano.
É isso meu caro! Consultoria gratuita hein?! Merece um like e uns bons compartilhamentos do meu canal! Grande abraço e sucesso pra você!
@@rubensalbergaria2023 uau, sensacional, muito sensacional, obrigado pelo gigante esclarecimento que de fato, foi maia uma consultoria... Deus te abençoe em breve chego ai.
@@rubensalbergaria2023que resposta formidável,deixo meu parabéns e agradecimento.
Parabéns, muito bom o vídeo! Você sabe se esse visto pode ser concedido para servidor público que trabalha remoto e cumpre o requisito da renda? Porque parece que na Espanha estão indeferindo porque o empregador não é uma empresa 🙄 Alguém nessa situação já conseguiu esse visto?
Tambem estou buscando essa informação. Se souber de algo eu aviso!
Posso comprovar os meios de subsistência ( 4 salários mínimos portugueses)dos últimos 3 meses por meio de holerites?
@@reliquias.delpasado acredito que toda forma de prova pode ser testada. Não há uma expressa.
boa noite, gostaria de tirar uma duvida em relação as formas de provar rendimentos, no meu caso de ter canais no youtube, tiktok e etc... Eu posso provar meus ganhos, apenas mostrando relatórios de pagamentos de impostos, relatórios com o contador e extratos da conta?
Todo meio de comprovação é válido. Extratos, impostos, vale tudo!
Olá Rubens gostei muito do seu vídeo! Gostaria de saber se você saberia informar se o nomade que tiver seu visto de residência aprovado terá que pagar imposto em Portugal e se sim qual a alíquota? Obrigada 😃
Olá Clarice, muito obrigado!
Um fator que tem atraído muitos nômades pra Portugal é justamente o Regime dos Residentes Não Habituais (RNH). É um regime dirigido a pessoas com atividade profissional considerada de elevado valor e por isso permite que esses profissionais paguem uma taxa de IRS de 20% sobre os rendimentos do seu trabalho ou da sua atividade profissional, em vez das taxas progressivas deste imposto que vão até 48%. Não sei se você sabe, mas os impostos na Europa como um todo são altos. Por isso, os 20% se tornam tão atraentes.
De toda forma, aconselho que você se aprofunde sobre o tema com um especialista tributário ou contabilista, já que não é meu ramo de atuação.
Espero que te ajude a pelo menos ter uma noçãozinha. Grande abraço e muito sucesso pra você!
E se for o dono da empresa?
Consegui o visto e agora tenho reunião no SEF para autorização de residência!! Mas não tenho clareza das documentações… não acho em lugar nenhum falando sobre
como foii?
@@edmundocarvalhopott673 terrível!! Precisei remarcar e fiquei por 6 meses tentando agendamento (paguei uma empresa para ligar todos os dias)!! Por fim, pedi a cplp mesmo, pq preciso voltar a trabalho!
Cara, eu tive uma vida muito boa aqui em Portugal, como trabalho pra fora meus rendimentos era superiores a maioria das pessoas q conheci!! Porém, entre aqui e o Brasil, prefiro mil vezes o Brasil (MINHA OPINIÃO APENAS RSRS)
Salve Rubens, tem algum email que eu possa falar com você, muito bom seus vídeos!!!
Grande Rodrigo! Tem sim! Eu deixei lá no "SOBRE" do meu canal: rubensalbergaria@gmail.com
Pô meu caro, brigadao pelo elogio viu. É na raça. Aprendendo do zero. Valeu demais pelo feedback. Precisando, estamos aí!
Olá Rubens, teria algum modelo da "Carta de intenção" que é solicitada?
Tem sim meu amigo! Na descrição do 1º vídeo do meu canal:
ua-cam.com/video/euonxpN1U9M/v-deo.html
sou trader no brasil....
minha renda é de mais de 4 salarios minimos Portugeses, porém a unica coisa que tenho para comprovar a renda, são extratos bancarios!
(eu não declaro IR!)
da Pra aplicar para o visto?
Amigo, eles não colocam o IR como o único meio de comprovação. Você pode tentar com tudo que você tiver pra comprovar que se trata de uma fonte de renda constante e que nessa média de 3 meses dê os 4 salários.
Oi Rubens, tudo bem? Seu vídeo é o mais claro até agora sobre esse novo visto! Parabéns!
Tenho uma dúvida em relação ao termo de responsabilidade listado no checklist. Ele é realmente necessário mesmo comprovando a renda mínima? Se sim, ele também pede que seja reconhecido em notório português, nesse caso o documento precisa ser enviado ao Brasil ou posso apenas escanear?
Um abraço
Grande João! Que bom que gostou meu amigo! Olha, o termo só é necessário caso a pessoa não tenha como comprovar a renda e queira ficar dispensada de apresentar a passagem de volta, nos casos em que ela é necessária.
Ou seja, se você já tem a renda mínima exigida, que já é bastante puxada, fique tranquilo, não precisa do termo não. Ele seria só pra substituí-la.
A regra diz:
Os cidadãos dos países da CPLP ficam liberados de apresentar cópia da passagem aérea e dos comprovantes financeiros, SE apresentarem um Termo de Responsabilidade assinado (com assinatura reconhecida em Portugal) por um cidadão português ou estrangeiro com residência legal que garanta alojamento, alimentação e reposição dos custos de afastamento do país (em caso de permanência irregular) OU
Apresentar um Termo de Responsabilidade assinado pela entidade de acolhimento.
É isso meu caro! Espero ter ajudado! Muito sucesso na sua vinda viu! Precisando, estamos por aqui!
Olá Rubens. Vi que la informa que o seguro pode see trocado por PB4, mesmo assim você acha que o seguro sai melhor? No meu caso vou só ano que vem e irei solicitar o visto agora em Novembro, entao teria que solicitar um seguro sem ainda saber a data de ida.
Fala meu caro! PB4 e seguro sao coisas distintas. Pra entrar no país tem que ter seguro. PB4 não basta.
Da uma olhada nesses meus dois videos:
ua-cam.com/video/DFpZAWOxwPU/v-deo.htmlsi=6cMSdaN_3YSLbUFg
ua-cam.com/video/o4VhHgrBHa0/v-deo.htmlsi=rkZdLYClMnw9FiIU
Abração!
No minuto 2:11 você fala do visto de nomade com até 5 anos para moradia, depois desses 5 anos, consigo aplicar para residencia ?
Meu caro, com qualquer visto você consegue. Mas vc tem que entender que todos os vistos sao apenas sua porta de entrada no país. Chegando aqui, vc corre atras da autorização de residência. Essa sim, quando concedida, começa a contagem dos 5 anos. Sem ela, vc pode morar 250 anos em Portugal que nao vale de nada. São sempre 5 anos a partir da autorização de residência que é renovada ano a ano ou a cada 2 anos, dependendo do caso.
Quanto tempo depois da emissão do visto eu tenho pra mudar? essa informação eu não encontro em lugar nenhum
Olá! É porque não existe esse prazo mesmo. O visto é seu bilhete de entrada com validade de 120 dias. Enquanto estiver dentro do prazo de expiração, você tem direito a entrar no país. A data quem escolhe é você, desde que dentro desse prazo de validade.
@rubens__albergaria parabéns pelos esclarecimentos, muita informação de qualidade. Só fiquem com duvida se com esse visto de nômade posso trabalhar legalmente em Portugal, seja numa fabrica ou qual quer outro serviço que me permita ter um contato de trabalho formal. Não quero ficar apenas como freeancer digital, quero um trabalho presencial, 40h semanais e tudo mais. No titulo de residência vem alguma menção?
Fala mestre! Você pode trabalhar com o que quiser se tiver sua autorização de residência. Na hora de renova-la, você apresenta seus novos meios de subsistencia e ta tudo certo. O importante é cumprir os requisitos mínimos e ter todos os documentos da renovação.
Opa meu nobre, muito bom seu vídeo top demais. Me tire uma dúvida, eu posso solicitar esse visto já em Portugal e ficar isento de comprovar os demonstrativos financeiros?
Fala meu caro! Muito obrigado! Essa é uma questão que ainda não ficou clara por parte do SEF. Sabemos que pode ser feito o processo já aqui, o que é uma exceção, mas dificilmente eles vão abrir mão dos requisitos principais, principalmente o financeiro, que é o maior motivo de terem criado o visto. Sugiro que você envie um email ao SEF. Eles costumam responder. Ou tente encarar a ligação. Se tiver alguma resposta, conta pra gente!
@@rubensalbergaria2023 obrigado amigo. Uma outra dúvida, eu ainda estou no Brasil, se eu tiver essa carta de termo de responsabilidade eu fico isento de apresentar os demonstrativos financeiros?
Oi Rubens, tudo bom ?! Então, no caso de quem trabalha remoto para si mesmo , a comprovação seria os depósitos bancários dos clientes , isso ? No caso extrato bancário do giro dos últimos 3 meses ... No caso do negócio ser novo , no caso de meu irmão, ele nao fez o imposto de renda esse ano , mais agora tem uma empresa , esta tudo certo? Ou precisa ter feito? Desde ja agradeço 🙏
Oi Laila! Não há exigência de imposto de renda. Ele é so uma das formas de provar a renda media exigida dos últimos meses.
precisa de alguma carta convite ? arrendamento ? ou simplesmente comprovando os meus rendimentos de acordo com a lei ?
Toda pessoa que vai entrar na Europa, seja por qual motivo for, precisa comprovar onde irá se hospedar nos primeiros dias. Para tanto, usa-se carta convite, reservas de hoteis, airbnb, contrato de arrendamento, etc.
@@rubensalbergaria2023 obrigado, estou em Portugal a 1 mês, buscando meio de me ficar legal, então posso utilizar meus comprovantes para dar entrada no visto de nômade, sem precisar ter uma carta convite.
Oi Rubens, muito bom o conteúdo. Uma dúvida, o visto não dá direito a saúde pública? QUal necessidade do seguro viagem?
Olá Fernando! Não confunda visto com autorização de residência. O único direito que o visto dá é de entrar no país. Mais nada. O resto dos direitos só vem com autorização de residência e só ela supre a necessidade de um seguro. Como você só terá o visto ao entrar no país e não a autorização de residência, podem exigir o seguro já na imigração. É uma regra do espaço schengen. Assista a esse meu video para entender melhor:
ua-cam.com/video/o4VhHgrBHa0/v-deo.html
Fala Rubens, tudo bem?
Ao chegar em Portugal com o visto de nômade digital, como proceder para solicitar o cartão? Preciso entrar em contato com o SEF para agendar?
Fala meu amigo! Tudo e vc?! Se não vier pré agendada a entrevista já no visto, tem que ligar e agendar junto ao SEF ou ao órgão que deve substituí-lo.
@@rubensalbergaria2023 Meu amigo, muitíssimo obrigado, você me salvou! Acabei de ver que já tenho um agendamento 🙏🏻 Os documentos que apresento são os mesmos que entreguei para o consulado mas de forma atualizada? Ou seja, os 3 últimos recibos e etc. Você sabe dizer?
Tenho uma dúvida:
Se ao chegar em PT como turista eu consigo pedir a AR da CPLP, porque deveríamos optar pelo visto de Nomade digital ?
Faço esse questionamento porque vim um vídeo de um advogado youtuber que falou sobre isso:
Pedir o visto de ND no Brasil e quando chegar em PT, pedir a AR CPLP.
Não sei se conseguiu entender a minha linha de raciocínio. Porque se isso estiver correto, não faz sentido gastar com a grana do visto e ND e depois pedir a CPLP quando estiver em solos lusitanos.
Meu caro, além de todas as garantias que um visto de proporciona, desde a passagem na imigração até as marcações de entrevista, prazos e tudo mais, hoje a resposta pra sua pergunta ta no próprio site em que se pede a AR para CPLP.
Somente tem direito a pedir a AR automatica hoje quem:
Tem VISTO CONSULAR emitido a partir de 31/10/2022
ou
(sem visto) Tiver submetido a manifestação de interesse até 31/12/2022
Dá uma olhadinha lá:
cplp.sef.pt/Registo.aspx
Por enquanto, a regra é clara meu amigo! Grande abraço e sucesso!
Os familiares podem trabalhar.
sou servidora pública no meu holerite vem a parte bruta e com descontos, qual será considerado? Posso somente juntar meu holerites e ir? o meu bruto supera os 4 salários e o líquido quando somado 13 e feria também supera. posso ficar tranquila em pedir juntando os holerites de 01 ano e ir?
Oi Lilian, tudo bem?! Olha, pra ficar mais garantido, eu juntaria o comprovante de Imposto de Renda. Junto com ele, mande tambem todo saldo que você tiver em conta, aplicações, etc. Eu fiz isso quando fomos comprovar renda pra pedir o visto da minha esposa. Não há nada específico sobre líquido ou bruto, por isso acho uma boa apresentar o IR pq ele pega tudo né. Pega 13, pega alguma verba retroativa que você receba, enfim, vai tudo pro bolo. E se você colocar outros rendimentos junto, ou aplicações, o bolo só aumenta. Acho que não terá problemas se esse brutao passar os 4 salários. O não você já tem né. Junta tudo que tiver e vê no que dá. Mas acredito fortemente que irá passar.
É isso! Precisando de alguma coisa, estamos por aqui!
Olá bom dia. Uma questão. Caso eu erre algum item, como já errei rs, é possível alterar o formulário ou aconselha pedir outro? Tem uma opção de copiar todo o formulário só não sei se copiando eu posso alterar o q errei.
Minha dica: mande um preenchido e também um em branco (apenas assinado) e pague a taxa de 70 e poucos reais pra eles preencherem por você. Aí não tem erro
@@rubensalbergaria2023 eles quem vc diz?
@@eduardodocarmodossantos7632 a VFS Global
Tem que ter esses 4 salários na conta ou receber esse valor por mês da empresa que trabalha?
4 salarios de renda mensal na media dos ultimos 3 meses. Tem que ser renda. Algo constante que a cada 3 meses de uma media de 4 salarios.
Rubens, dúvidas, posso tirar o visto temporário de nomade e depois aumentar o prazo dele?
Amigo, entenda o visto como bilhete de entrada com duração de 120 dias pra se obter um cartão de autorização de residência. Por isso nao faz sentido aumentar prazo de visto, pois TODOS os vistos de Portugal só duram 120 dias. O que você irá tentar será uma prorrogação do prazo de autorização de residência que irão te dar inicialmente. Isso tudo você pode fazer aqui junto ao serviço de imigrantes. Mas visto é um só e com 120 dias ele já vale menos que um guardanapo. Só serve pra entrar. Depois que entrou, os trâmites são outros.
Esse salario n é flexível? Eu recebo 85/hr, chega a 15k por mês, depende da quantidade de dias(sou PJ), 4 salários minimos portugueses da 16k, será que seria um problema mesmo sendo tão proximo ?
Grande Yan! A média dos últimos 3 meses tem que dar 4 salários. Se ganhar 12 salários em 1 mês e 0 nos outros 2, vc ta dentro. A média dous últimos 3 meses não pode ser inferior a isso.
Abração meu caro!
Após conseguir o visto de nomad digital e o de reagrupamento familiar e toda documentação quais são os próximos passos? Na hora de passar pela alfândega, o motivo da viagem seria “a trabalho”?
Fala Cristiano, tudo joia?! Meu caro, na alfândega é só você falar a verdade. Eles vão estar informados sobre o seu tipo de visto. Você possui um visto de residência para nômades digitais e sua família possui um visto como reagrupados por você. Não tem mais o que dizer. Se perguntarem qual é o seu tipo de trabalho, também basta dizer a verdade. Que você preenche os requisitos do visto e veio a Portugal usufruir do que ele tem a oferecer.
Lembrando que os vistos de residência costumam ter duração de 120 dias. Então, o pessoal da imigração sabe que você terá que fazer sua entrevista no SEF após sua chegada para obter sua autorização de residência.
Fique tranquilo. Com o visto na mão, é só vir. Você já vai ter passado pelo crivo do país. "Vim pra morar em Portugal com o visto de nômade digital". Mais nada.
É isso meu amigo. Só falar a verdade. Não tem erro! Abração
Se eu for junto com minha esposa, ambos não ganhamos 4 salarios portugueses mas juntos ganhamos mais que isso, vale comprovar a renda dos 2 caso seja superior a 4 salario + 50% de 1 salario?
Ou seja, eu e ela recebemos mais que isso (4 salario + 50% de 1 salario) porém so se somar nosso rendimento, caso contrario, nem eu nem ela recebemos 4 salarios. Me explique sobre por favor?
Olá Messias! Entendi bem a sua situação. Porém, a exigência é de 4 salários mínimos para o postulante do visto. Diferentemente da Espanha, o visto de nômades de Portugal não considera o núcleo familiar. Ele considera o postulante do visto e seus reagrupados, apenas. Por isso, segundo a regra, cada postulante deve ter os 4 salários de renda e assim terá o direito de reagrupar o cônjuge com mais 50% do mínimo e os filhos com 30% do mínimo.
Dê uma olhadinha no da Espanha! Além de o custo de vida lá ser menor, ainda tem a possibilidade de considerar a renda do núcleo familiar, No caso, você + sua esposa. Eu estava lendo uma reportagem sobre isso hoje mas ainda não me aprofundei. A reportagem diz que na Espanha:
"o nômade digital deve receber ao menos 2.000 euros por mês (cerca de R$ 11.000). Já para núcleos compostos pelo nômade e um acompanhante, a renda mínima a ser comprovada pelo trabalhador é de 750 euros (cerca de R$ 4110)."
Ou seja, aí daria tranquilamente pra vocês postularem o visto pro núcleo familiar de vocês.
É isso meu caro, espero ter ajudado! Abração!
Tenho canal no youtube e consigo me manter assim, só que com esse visto eu teria que ganhar 4 mil euros por mês, pórem consigo me manter com menos. tem outro visto que serve pra mim? que exige menos e posso levar minha família?
Não tem amigo. Só o de renda passiva que é de 1 salário português. Mas a sua renda como youtuber é ativa. Aí não se enquadra. Outra opção é o visto de estudos pra sua esposa e você e seus filhos como reagrupados. Ou vice versa.
@@rubensalbergaria2023 se eu entrasse com a procura de trabalho e depois que conseguisse a residência eu poderia sair do emprego e continuar com os meus ganhos na internet? e só depois na renovação de 2 anos ou até mesmo antes eu entrar como nomade, porque eu estaria ganhando mais. Teria como fazer isso?
@@santiagoo.22 Teria, mas o de procura de trabalho não da direito a reagrupamento familiar.
Boa tarde Rubens. A minha dúvida é a seguinte: eu comprovo mais de 3.040,00 Euros por mês no entanto, o depósito antecipado que tenho que fazer em um banco português dos 12 meses será referente ao salário mínimo português atual ou seja, 12 x 760,00 euros = 9.120,00 Euros.
Boa tarde mestre! Nada meu caro, precisa dessa fortuna toda não. Provando que tem aquela renda mensal de 4 salarios na media de 3 meses, pra trazer pode ser igual a todos os vistos. Só um valor razoável pra se manter no começo. Uns 1500 euros, uns cartoes de credito com limite e fechou. Na cabeça deles vc ja vai ter uma renda mensal MUITO acima da media. Fique tranquilo.
E se eu não trabalho remoto. Mas tenho como comprovar esse valor, a partir de investimentos? Eu posso pedir esse visto de nômade digital?
@@admultra1000 Então seu caminho é ainda mais fácil. Você consegue um visto que tem muito menos exigências que o de nômade. Seu visto é esse aqui:
ua-cam.com/video/QIsi6eY7_gI/v-deo.htmlsi=0NlB26_A6wCdVqc-
Boa tarde! Alguém sabe quanto tempo, em média, está demorando para o visto nomade digital sair dando entrada em 2023? Ouvi falar que os processos estão lentos, mas oficialmente nada é dito..
Essa informação eu tbm não tenho Ana. Vamos ver se alguém que fez recentemente responde pra gente 😬
Boa tarde! Posso fazer pedido do visto estando em Portugal? precisa ser nesses primeiros 3 dias tb? tenho viagem para lá em março, queria aproveitar a oportunidade, pois acho que nao sai a tempo se pedir agora
Ana, a informação que nós temos é de que dá pra pedir em Portugal sim, direto no SEF. Nesse caso, se vc for como turista, apresentando todos os documentos requeridos de um turista pra entrar no país, você teria todo o seu tempo de turista pra dar entrada ba documentação. A VFS não é clara quanto a esse prazo, mas se é permitido pedir em Portugal, subentende-se que pode ser a qualquer tempo dentro do prazo que você tem pra ficar legalmente no país. Espero ter ajudado! Abração!
oi Rubens! Obrigada pelo seu vídeo! Ajudou muito!
Você já sabe se no SEF alguém já fez a entrevista e eles pediram para comprovar atualizado o valor? Meu marido conseguiria comprovar os 4x salários em 3 meses para solicitar o visto, porém se pedirem novamente, ele conseguiria comprovar regular uns R$9.000,00. Você sabe me dizer se seria um problema?
Oi Victoria! Que bom que gostou! Olha, como é um visto novo, ainda não vi nenhum relato a esse respeito. Eu acho que não teria problema. Eles se apegam mais ao fato da pessoa conseguir se manter minimamente. Pra minha esposa eles nem pediram absolutamente nada de subsistencia. Duvido que eles neguem a AR se ele comprovar essa renda de quase 3 salarios portugueses. É muito acima da média aqui. Bom, mas é um achismo meu ta? Nada oficial. Se souber de alguma coisa, eu te falo!
@@rubensalbergaria2023 entendi! porque ele consegue comprovar 3 meses pro visto, mas talvez não conseguiria provar mais vezes seguidas caso o SEF pedisse atualizações de 4x salários. Obrigada!!!
Rubens, pela regra dos outros vistos são 50% do Sal. Mín. 760 euros x 12 meses para cônjuge e 30% do Sal. Mín. 760 euros x 12 meses para filhos. Pela conta que você vocês no vídeo, você contabilizou apenas 1 mês, se o visto é de residente de curta ou longa duração, não teria que multiplicar pelos 12 meses? Tá certo isso aí?
Olá Francielly! Tudo joia?!
O que importa é o valor a ser acrescido à renda MENSAL.
Ou seja, deve-se comprovar o acréscimo dos valores que eu cito no vídeo à renda mensal do titular do visto. 50% do mínimo à mais em caso de dependente adulto e 30% a mais no caso do menor de idade.
A Portaria que faz menção ao comprovativo de subsistência não cita a necessidade de 12 meses. É muito mais seguro pra eles que seja uma renda estável do que um valor fixo multiplicado por 12.
Ela deixa isso claro ao dizer: "considera-se meios de subsistência os recursos ESTÁVEIS e REGULARES que sejam suficientes para as necessidades essenciais do cidadão estrangeiro".
Ela ainda mostra que o critério de aferição dos 50% ou 30% A MAIS são o salário mínimo, ao mencionar que: "O critério de determinação dos meios de subsistência é efectuado por referência à retribuição mínima mensal".
No caso do nômade temos um caso especial em que a base não é um salário mínimo, mas 4. Porém, para efeitos de reagrupamento, o acréscimo segue o mesmo critério dos demais vistos, ou seja, a Portaria que "Fixa os meios de subsistência de que devem dispor os cidadãos estrangeiros para a entrada e permanência em território nacional".
Ou seja, são os 4 salários + os "percentuais do mínimo", a depender do tipo de reagrupado.
Observe que o mais importante no caso do nômade é a renda, pois ele já vem com uma atividade regular, uma fonte de renda regular.
Essa analogia de 12 meses o pessoal usa mais para os outros vistos, pois neles não há uma garantia de que a pessoa virá com um trabalho ou fonte de renda fixa.
Espero ter ajudado viu?! Se tiver mais dúvidas, não exite em perguntar! Muito sucesso pra você!
@@rubensalbergaria2023 muito obrigada, foi muito esclarecedor.
Então para quem tem renda vindo de bolsa de valores, tipo que tem uns 16 salários mínimos de Portugal através de dividendos não serve para visto nomad? Somente para o visto D7?
Ola! A diferença entre os dois vistos é que um é para renda ATIVA e o outro pra renda PASSIVA. Além, claro, dos valores e outros detalhes que cada um exige. É mais ou menos esse o ponto
Você teria uma dica pra inscrever a carta de intenção pra esse tipo de visto? Ele é muito recente, e é a parte que me causa mais insegurança no momento, um modelo de carta de intenção pra isso.
Beatriz, eu acho a carta de intenção importante, mas nesse visto em específico, como ele já tem uma exigência de renda bastante puxada, não acredito que a carta de intenção faça tanta diferença assim. Acho que você deve fazê-la. Sou sempre a favor de pecar pelo excesso. Mas pense comigo. 4 salários é uma renda MUITO alta pra Portugal. Essa é a renda de programador sênior em Portugal, um profissional requisitadíssimo na Europa e no mundo todo.
Então, acho que cumprindo os requisitos obrigatórios, principalmente o da renda, o resto fica muito pequeno.
De toda forma, eu tenho um modelo de carta de intenção, se nao me engano, no meu video de documentos necessários para o visto de estudos. É o primeiro video do meu canal. Voce pode usar como base e modificar simplesmente sendo sincera e colocando a sua area de atuação relacionada com o que você pode extrair nesse nicho em Portugal.
Por exemplo, se vc for da TI, vc pode dizer que o país oferece uma opção grande de hackathons e feiras da sua área que no Brasil não tem. Enfim, algo do tipo. Coisas que lá vc terá e que no Brasil não. Além da experiência, troca de ideias, uma visao sob a perspectiva de uma nova cultura. Tudo que possa agregar. São coisas genéricas que se encaixam pra qualquer área.
É isso. Fique tranquila quanto a isso. Vai dar tudo certo.
Precisando, estou por aqui. Abraços!
@@rubensalbergaria2023 Nossa, muito obrigada, amei seus vídeos, muito esclarecedores, o que disse faz total sentido, vou ver esse da carta e fazer ao meu modo. Continue fazendo seis vídeos, muito bons e obrigada pela atenção!
@@BeatrizSilva-rx6bm Muito obrigado viu! Palavras assim estimulam demais! Pode deixar que vou seguir firme e forte! Sucesso pra você! Boa vinda!
Outra dúvida, temos que comprovar esse rendimento de 3 meses, ok, mas pode ser com dinheiro que tem guardado? Ou obrigatoriamente tem que ser com salários, imposto e etc?
Messias, não basta que seja um dinheiro guardado. A média da RENDA obtida nos últimos 3 meses tem que superar os 4 salários mínimos. Isso pra pedir o visto. Ou seja, você vai ter que comprovar os rendimentos dos últimos 3 meses, somar tudo e dividir por 3. O resultado tem que superar os 4 salários mínimos. Além disso, é provavel que você tenha que seguir comprovando essa renda média de 4 salários aqui no SEF e depois pra renovar o visto também.
Grande abraço meu caro!
Day trade em bolsa de valores e Roleta entra nisso ?
Não sei te dizer meu caro. Day trade eu imagino que sim, mas jogo de azar eu não sei qual seria a interpretação deles.
Tenho uma dúvida, sou fotógrafo, logo sou autônomo, não tenho contrato com empresa, trabalho por conta, como vou provar a continuidade do meu rendimento?
Ola meu amigo! O visto é feito para autônomos também.
A lei não te cobra uma comprovação de continuidade. Ela só exige que você apresente um:
"Comprovativo de rendimentos médios mensais auferidos no exercício de atividade profissional subordinada OU INDEPENDENTE nos últimos três meses de valor mínimo equivalente a quatro remunerações mínimas mensais garantidas."
Comprovando isso, você preenche o requisito da comprovação de renda.
Mas lembre-se que essa é uma exigência para obter o visto, que, como eu explico no meu video mais recente, é só a sua porta de entrada.
Chegando aqui, na sua entrevista do SEF (se até lá ainda não estiver valendo a autorização automatica para esses casos), você vai ter que comprovar que os motivos que ensejaram a aprovação do seu visto seguem existindo. Só assim você obterá sua autorização de residência e o mesmo ocorre quando for renová-la.
Espero ter ajudado meu caro! Não deixe de assistir o vídeo que eu te falei pra entender todo o processo.
Abração!
@@rubensalbergaria2023 entendi, neste caso seria obrigatório a apresentação de declaração do imposto de renda? Ou não é obrigatório? E o extrato de banco pode ser dos últimos três meses ou tem que ser de mais de três meses?
@@Core790 Você pode apresentar tudo que comprove que você efetivamente obteve esse rendimento como fruto do seu trabalho como autônomo. E claro, quanto mais documentos e quanto mais confiáveis eles forem, maiores são as chances de serem aprovados. Foque nos 3 meses. O texto da lei só menciona eles. Mas se tiver o IR, melhor ainda! Mal não faz. Dá ainda mais credibilidade.
Abração meu caro!
São 4 salários mínimos totais nos últimos 3 meses ou 4 salários a cada mês nos últimos 3 meses? Por ex, se eu ganhar 6mil reais por mês, em 3 meses eu ganharia 18 mil reais, isso é o suficiente? Outra coisa, quem trabalha, vamos supor, com o UA-cam, consegue esse visto se comprovar com extratos bancários que recebe esse valor? E na renovação da autorização de residência é necessário comprovar esses valores novamente?
4 salários POR MÊS na media dos últimos 3 meses. Vale qualquer forma razoável para provar que tem essa media de ganhos mensais. Na renovação de toda autorização de residência a pessoa tem que provar que a situação que deu direito à primeira se mantém. Porém, nada impede que se mude o propósito da permanência com uma manifestação de interesse. Seja pra estudar, trabalhar, empreender, etc.
@@rubensalbergaria2023eu também ainda não entendi, Rubens. Pode dar um exemplo prático?
A pessoa tem que ganhar MENSALMENTE 4x 820€ (salário minimo) ou a média salarial, nos ultimos 3 meses, tem que maior que o salário mínimo?
Por exemplo, a pessoa que ganha 1.400€ mensalmente, ela pode aplicar?
4 salários mínimos de média em cada um dos 3 meses. Soma tudo que ganhou nos últimos 3 meses e divide por 3. O resultado tem que ser de no mínimo 4 salários.
@@sofiaaraujo24 4 salários mínimos de média em cada um dos 3 meses. Soma tudo que ganhou nos últimos 3 meses e divide por 3. O resultado tem que ser de no mínimo 4 salários.
@@rubensalbergaria2023Amigo estou vendo varias outras pessoas dizendo que tem deve ter pelo menos 4 Salários mínimo mensal nos últimos 3 meses
Salário mínimo Português: 820€
ou seja tem que ganhar 3280€ Mensalmente
É possível entrar com pedido de cidadania portuguesa a partir do visto de nomade digital após os 5 anos?
Sim, com qualquer visto. Gravei um video hoje sobre isso. Irá ao ar em breve!
Sou programador, ja pedi meu visto de nomade digital, ja passou pela VFS e agora esta em analise no consulado. Esta batendo um desanimo pois ja tem quase 3 semanas em analise la no consulado e nao recebi mais nenhuma atualização
Fala Helisson! Tudo joia?! Olha, o da minha esposa, mesmo sendo de outra modalidade, demorou quase 2 meses. Imagino que seja mais ou menos esse o prazo. Infelizmente acaba atrapalhando um pouco o planejamento né?! Mas não desanima não! Logo ele chega aí pra você! Boa sorte meu caro!
@@rubensalbergaria2023 boa tarde! sua esposa tirou em que cidade? durante o prazo de análise, vc tem como saber se o andamento para saber se está perto de sair? tenho uma viagem marcada e estou com receio de não sair a tempo..
Oi Helisson, boa tarde! vc pediu em qual cidade? vou pedir em brasília e queria ter uma ideia da demora.. obrigada!
@@AnaCarolina-fh9og oi, o meu foi solicitado em salvador, tenho um amigo que vai com contrato de trabalho e o dele demorou só uma semana pra sair de análise pra ele receber o visto
@@AnaCarolina-fh9og você vai como nômade tmb? Se for eu vou te da uma dica que eu não sabia, eu tenho um contrato com uma empresa americana que é qual eu trabalho , eu enviei o contrato que eu tenho lá e o contrato está em inglês, eu precisei pagar 1400 reais pra fazer uma tradução juramentada que eles exigiram esse tipo de tradução. Então se o seu caso é igual o meu, faça a tradução logo pq se não pode não da tempo e você ter que reenviar todos os seus documentos denovo. Acredito que como é um visto novo ninguém sabe muito a respeito disso
Ótimo vídeo, Rubens. Parabéns!
Agora uma dúvida: Sabe dizer se esse valor de 4 salários mínimos de Portugal (3.040 Euros) pode ser referente ao bruto ou tem que ser o líquido (após Impostos e Previdência)?
Pô Tiagao! Que bacana que vc curtiu cara! Meu caro, eles não fazem essa distinção nas exigências. Eu gosto de fazer associações nesse caso.
Pensa comigo. Todos os outros que exigem um valor determinado com base em salarios minimos nunca falam em líquido. É sempre o valor de X salários e pronto. Então podemos entender que é o bruto. Até porque, seria exigir demais do imigrante ter que estudar a tabela tributária progressiva do país. Algo complexo até pra mim que sou do Direito. Vamos apostar nossas fichas no bruto, como é nos demais vistos.
Vem com tudo meu caro. Se tem os 4 salários brutos, só vem!
@@sillasandradde São 4 salários mínimos de renda MENSAL meu caro! É puxado mesmo! Mas tem uma galera que tem né. Eles querem bem essa turma que recebe esse montante.
@@sillasandradde Boa pergunta, Silas! É provável que pra sua primeira autorização de residência aqui no SEF sejam exigidos comprovativos da mesma situação que ensejou a emissão do seu visto, ou seja, os 4 salários mínimos e demais documentos requeridos para o aplicante do visto.
Contudo, para renovação da autorização de resiência, não há nada específico em relação ao visto de nômade na Portaria que "Fixa os meios de subsistência de que devem dispor os cidadãos estrangeiros para a entrada e permanência em território nacional".
É a Portaria n.º 1563/2007, de 11 de dezembro, caso queira dar uma olhada:
Cdre.pt/dre/detalhe/portaria/1563-2007-628798
Repare que o critério para renovação é quase sempre o mesmo para todos os tipos de visto de resiência e para os vistos temporários. Se eu tiver alguma novidade quanto a isso, eu trago pra vocês aqui.
Abração!
O problema é pagar imposto no Brasil é depois pagar em Portugal novamente
@@robsoncassol será que tem que pagar impostos sobre o salário em Portugal com este visto?
Olá, Rubens! Obrigada pelo vídeo, realmente um dos mais claros que ja vi. Fiquei com uma dúvida: o passaporte deve ser enviado ou apenas a cópia da parte dos dados pessoais E o seguro viagem para quem vai ficar mais de 12 meses, deve ser contratado por quanto tempo? Obrigada desde já
Olá Isabella! Muito obrigado! Que bom que te ajudou!
Você deve enviar o passaporte pra eles colocarem o visto nele. Depois eles mandam de volta pra sua casa. O seguro, em tese, pode ser apenas até a data de expiração do visto que virá no seu passaporte. Lembrando que os vistos vem com duração de apenas 120 dias, conforme eu explico nesse video aqui olha:
ua-cam.com/video/NpAzRdWXRtA/v-deo.html
Porém, a VFS tem exigido seguro de 1 ano em alguns casos. Sugiro que você mande um email pra eles questionando especificamente sobre o seguro pro seu caso. Eles sempre respondem bem rápido. Veja qual desses emails deles corresponde ao escritorio que responde pela sua região:
infoportugal.sp@vfshelpline.com,
infoportugal.rj@vfshelpline.com,
infoportugal.bsb@vfshelpline.com,
infoportugal.mg@vfshelpline.com,
infoportugal.ba@vfshelpline.com
Se não souber o escritorio que atende a sua região, dê uma olhada nos escritorios da VFS que estão no link da descrição do 1º video do meu canal.
Precisando de ajuda, estamos por aqui! Boa vinda futura vizinha!
@@rubensalbergaria2023 muito obrigada
La cuenta de banco tiene que ser en un banco portugués o puede ser en Revolut, Wise, Monese, etc?
Ola Hildita! No hay exigencia de que la persona que pide el visto tenga cuenta en um banco português. Lo mas importante es tener los ganos mensuales de 4 sueldos minimos. No importa donde el estea antes de llegarte aca. Saludos y suerte!
Olá, Rubens. Muito obrigado pelo esclarecimento, ótimo vídeo.
Tenho uma dúvida, eu tenho todos os requisitos para emitir o visto de nômade, mas quero levar minha esposa em visto de longa duração (1+ anos) de reagrupamento. Você mencionou no vídeo que posso fazer os processos simultaneamente. Isso significa que posso enviar os documentos dela sem antes meu visto ter sido devidamente aprovado? Devo somente enviar os documentos solicitados no site da VFS Global ou também preciso avisar o SEF?
Fala Roberto! Tudo joia?!
Meu caro, agora o pedido do reagrupamento pode ser encaminhado em simultâneo aos pedidos de visto. Os dois pedidos são analisados ao mesmo tempo e tanto o titular do visto quanto os agregados já saem do Brasil com a documentação regularizada.
Como o seu visto vai ser pra mais de 12 meses, o dela vai ser o visto de residência para acompanhamento familiar de requerente de visto de residência, ou seja, aquele destinado aos familiares do requerente de um visto de residência.
Como eu disse, os pedidos sao feitos ao mesmo tempo, devendo conter documentos que comprovem o parentesco e comprovantes financeiros suficientes para as necessidades do requerente do visto e acompanhantes, ou seja, aquela regrinha de 4 salários pra vc + 50% do mínimo pra ela.
É isso meu amigo! Espero ter ajudado! Boa sorte pra vocês!
@@rubensalbergaria2023 Valeu obrigado
@@5284934 Tamo junto meu amigo!
Uma dúvida: essa renda deve ser exclusivamente do requerente? Ou pode ser somada com o cônjuge?
No meu caso, eu somando com minha noiva, que será esposa na hora de pedir o visto, dá e sobra. Mas se for só de um dos dois vai faltar
Rafael, a exigência é de 4 salários mínimos para o postulante do visto. Diferentemente da Espanha, o visto de nômades de Portugal não considera o núcleo familiar. Ele considera o postulante do visto e seus reagrupados, apenas. Por isso, segundo a regra, cada postulante deve ter os 4 salários de renda e assim terá o direito de reagrupar o cônjuge com mais 50% do mínimo e os filhos com 30% do mínimo.
É isso meu caro, espero ter ajudado! Abração!
@@rubensalbergaria2023 ajudou muito. Parabéns pela clareza nas informações. Obg
@@rafaelqueiroz1945 Brigadao meu caro! Precisando, estamos aí!
4 salarios minimos por mes?? ou seja um pouco menos de 4000 euros por mes. é isso??
Em 2023, daria em torno de 3040 euros. 760 x 4. É isso meu caro!
Ótimo vídeo! Tenho uma dúvida se poder me ajudar! Estou em Portugal com manifestação de interesse enviada, porém já tenho os requisitos para o visto de nômade digital estou pensando em voltar para o Brasil para fazer o visto, ou tem alguma forma de fazer algo em relação a autorização de residência estando aqui? E se você presta algum tipo de acessória, muito obrigado!
Fala Isaac! Beleza meu caro?! Olha, você pode dar entrada estando aqui em Portugal na documentação pra conseguir a autorização de residência pra Nômades. Esse é dos poucos vistos que da pra pedir ja estando em Portugal. Basta você procurar o SEF com toda a documentação que eu comento no video. Vou te ajudando aqui de graça mesmo, cobro nada nao. A gente vai de ajudando como pode né! Vamo que vamo! Mas da pra pedir daqui mesmo! Não precisa voltar pro Brasil só pra isso não. Abração meu caro!
@@rubensalbergaria2023 Oi Rubens, vc conhece alguém que pediu visto para nomade digital estando em Portugal? como o processo no Brasil está demorando muito e já tenho passagens compradas, queria ter certeza para ver se viajo e tento direto por lá. Não consegui essa informação no site da SEF.
@@AnaCarolina-fh9og Olá Ana Carolina! Eu já vi informações se veículos sérios dando conta de que é possível. Mas vou te dizer que tudo que envolve esse visto é um mar de informações desencontradas. É capaz de funcionários do próprio SEF divergirem e não saberem informar. Eu conheci pessoas que estão aqui no Porto dando entrada daqui. Mas realmente não tenho como afirmar com 100% de certeza, pelos motivos que te falei. Talvez a gente só tenha algo garantido com um pouco mais de tempo, por ser um visto muito recente. O SEF está completamente perdido. Não é atoa que está para ser extinto e substituído. Eles não estão dando conta.
Sugiro que você ligue lá e grave a ligação. Com esses apps de redial automatico eu sempre tenho conseguido falar lá. Só insistir um pouquinho.
É isso, se tiver alguma informação nova, eu passo pra vcs! Boa sorte e se precisar de algo, estou por aqui!
@@rubensalbergaria2023 Muito obrigada!!!
A pessoa ou família pode estudar / fazer algum curso em Portugal com esse visto?
Olá Natália! Tudo bem?! Pode sim! Esse é um visto de RESIDÊNCIA.
Todos os vistos que constam na VFS no campo Vistos de Residência dão direito a se obter uma autorização de residência e viver uma vida normal aqui em Portugal, ou seja, trabalhar, estudar, ter o NIF (CPF deles). Lembrando que os reagrupados também ganham uma autorização de residência e também tem os mesmos direitos! Se tiver mais duvidas, não exite em perguntar! Grande abraço e sucesso!
Uma dúvida, Portugal tem visto para habilidades extraordinárias?
Grande Gito! Tudo joia?! Dê uma olhada no visto D3! Depois vou fazer um video sobre esse visto também! Minha ideia é ter video para todos os tipos de visto!
@@rubensalbergaria2023 obrigado grande Rubens
@@GitoSales Tamo junto garooooooooto! Precisando, só chamar!
@@rubensalbergaria2023 detalhe Rubens, à família da minha avó tem uma vila em Ribatejo, Vila Chamusca, não sei se teria direito a cidadania
@@rubensalbergaria2023
pt.wikipedia.org/wiki/Chamusca
Estou indo para Portugal como nômade digital. Tenho e duas duvidas sobre na hora de passar pela imigração: Eu preciso ter as passagens de volta ao Brasil no caso de visto de 5 anos? Segundo a VSF para esse tipo de visto eu preciso ou do PB4 ou do Seguro viagem, mas na imigração, por ser um visto de residência, tem q ser o seguro viagem?
Lucas, você está confundindo e isso é muito comum de acontecer. Vou até fazer um video sobre isso.
Portugal nao emite visto de 5 anos.
Todos os vistos duram no maximo 120 dias.
O visto é apenas a porta de entrada. Chegando no pais, voce passará pelo trâmite da AUTORIZAÇÃO DE RESIDENCIA (enquanto a automática nao abarcar a todos os casos).
Essa sim (AR), tem uma duração maior. De 1 ano, renovável ano a ano e depois a cada 2 anos.
As unicas coisas que dispensam a exigencia de um seguro sao AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA ou CIDADANIA europeia.
Como voce nao tera nenhum dos dois ao entrar no país, apenas visto de entrada, voce precisará sim do seguro.
Todos que nao tenham autorização de residência ou cidadania precisam fazer um seguro. É uma exigência do Espaço Schengen. Seja visto de estudos, trabalho, nomade, reagrupamento, turista, o que for. TODOS precisam do seguro ate obterem a AR.
Nao confunda visto com autorização de residência. Portugal é diferente dos Eua, que emitem vistos de longa duração. Aqui os vistos sao so a porta de entrada pra se obter a autorização de residência.
Quanto à passagem, os membros da CPLP estao dispensados para o visto de nomade.
Outr observação importante: você só pode optar por PB4 OU SEGURO quando for pedir o visto.
Pra entrar na Europa é diferente. Pra entrar aqui o PB4 é opcional. O seguro é obrigatório justamente por cobrir coisas que o PB4 nao cobre e por valer na Eutopa inteira, eqto o PB4 so vale em Portugal, Italia, etc. Seguro é muito mais abrangente. Ele cobte traslado de corpo, que é so uma das exigencias do Espaço Schengen. PB4 nao cobre. Fica ligado nisso. Nao confunda documentação do visto com documentação pra entrar na Europa.
Grande abraço meu caro!
@@rubensalbergaria2023 Muito obrigado por todas as explicações!
@@lucasbrizolla2952 que isso meu amigo, estamos no mesmo barco! Precisando, estamos por aqui sempre! Sucesso na sua vinda viu! Vem com tudo! 🙏👊🏻
@@rubensalbergaria2023 Ola!! Eu novamente kkk
O meu visto foi aprovado e minha chegada em Portugal esta marcada para Julho.
No site da SEF vi que membros CPLP podem solicitar a AR pelo site, mas nao ficou claro se é apenas para renovação ou pode também para primeira solicitação.
Caso possa ser para primeira solicitação também, eu posso solicitar do brasil ou preciso estar em solo Portugues por conta do envio do cartão, etc...
Por fim, sabe o prazo medio para a solicitação ser aprovada ou nao?
@@lucasbrizolla2952 Boa tarde meu caro!
Nesse site aqui tem as instruções pra emissão da AR para membros da CPLP:
cplp.sef.pt/Registo.aspx
Você deve pedir só quando estiver aqui. Há uma parte em que será solicitada sua morada aqui em Portugal. Eles não dão prazo, mas costuma ser em até 90 dias após a solicitação.
Grande abraço!
Tenho CNPJ de TI no Brasil e só presto serviço regular pra 1 empresa, mas recebo meus freelas pela conta CNPJ. Posso usar só o extrato da conta cnpj como comprovante de renda ou preciso ter apresentar o contrato dos clientes?
Comprovar esse salário é covardia!
É do jogo, fazer o que né?! Eu tbm não tenho, mas muita gente tem e eles sabem disso. Há lugares em que a exigência é muito maior. Faz parte.
conseguir um salário de 16 mil pra ir morar em PT, ai é foda kk
É puxado mesmo! Eu também não conseguiria. Mas eles jogam lá em cima pq sabem que tem muita gente ganhando isso com facilidade na internet. De toda forma, pra quem nao ganha, existem inúmeros outros tipos de visto. Abração meu caro!
quase 20 mil reais por mes kkkk fala serio
Se você visse o tanto que o pessoal ta ganhando na internet, ia achar até pouco. Mas pra mim também é MUITA GRANA! Quem me dera! 🤣
@@rubensalbergaria2023 verdade.. só a gente que ficou na miséria kkkkkk
@@MrSpiky1111 HAHAHAHA...desse jeito meu caro!