@@alvarohenrique7893 Depende, na era medieval o trabalho que mais pagava era o de "coletor de merda", vc era pago em uma semana o triplo que um cavaleiro ganhava de um nobre em um mês. Ai você pensa "ah mas é so catar merda com uma pá e fico rico", puro engano, o trabalho tinha proteção nenhuma, vc podia tinha que pegar kilos e mais kilos de merdas em uma única vala ao ponto de encher uma carroça na base da pá e do balde, todo tipo de doença que época era basicamente uma sentença de morte se vc pegar, e existe até relatos de pessoas morrerem afogadas na merda pq desmaiaram por sufocamento causado pelos gases. Ninguém recebia tanta grana pra fazer um serviço quanto esses caras e msm assim não deixa de ser um "trabalho de merda" kkkkkkkkkkkkkk
A maior vantagem dos vídeos do Elba sobre mercado de trabalho, fora a experiência de quem esteve lá dentro é que eu tenho certeza que tem uma galera que ignora todos os iguais conselhos dos pais e amigos mais velhos, MAS como esta no youtube, deve ser importante e sai daqui aprendendo alguma coisa. hahaha
Acho que é mais complexo doq isso, nem sempre a pessoa mais velha tem uma didática boa ou acerta o momento certo de falar sobre isso. As vezes seu tio quer falar sobre isso num churrasco de família que possui mil atrações melhores pra sua cabeça se distrair e as vezes alguém que quer te explicar só tem conhecimento empírico e não teórico. Esses vídeos do Elba além de bem escritos e didático te ajudam tbm para essas interações de conselho, fazendo com que vc compreenda e consiga dialogar com a pessoa te dando o conselho.
@@lucascardia9696 Sim, eu concordo, adoro os vídeos, se não não estava aqui, o que quis dizer é que em inúmeras situações, por melhor didática que você apresente, melhor conhecimento teórico, pratico você apresente, muitas pessoas ainda preferem tomar como verdade um conteúdo tirado do primeiro site que encontrar na internet. SORTE de quem vem nesse canal, que tem responsabilidade com seu conteúdo.
Elba, só a título de esclarecimento: o INSS não fala para trabalhador nenhum que ele tá apto a voltar ao trabalho, não existe "alta médica" dada por este órgão. O perito afasta a pessoa até determinada data e se considerando apta, a pessoa simplesmente retorna. Muitas empresas exigem uma negativa de afastamento do INSS como requisito para a volta ao trabalho mas isso é completamente ilegal (quem deve fazer isso é um médico do trabalho, do mesmo jeito de um exame admissional),acaba jogando a pessoa num limbo e inchando a fila do órgão. Existe ainda a alta voluntária que é quando a pessoa solicita o cancelamento do benefício junto ao INSS antes de findado o prazo dado pelo perito ou só volta ao trabalho e "automaticamente" é cessado o afastamento.
Cara, ótimo vídeo! Eu trabalho num escritório de contabilidade, e o nicho dele é atender empresas mais voltadas pra infoproduto, empresas de tecnologia e coisas parecidas e eu vejo MUITO disso. Esses casos de PJ, que a gente chama "carinhosamente" de PJtinha, é tão comum, mas tão comum que chega assusta. Essas empresas contratam advogados trabalhistas justamente pra fazer um contrato de prestação de serviços de um jeito que força o cara a cumprir com o trabalho como se fosse um CLT, mas sem ser CLT. Eles até tem um roteiro por escrito de como falar com o "prestador de serviço" deles de um forma a cobrar resultados e ações sem gerar subordinação ou dar brecha pra pessoa botar na justiça pedindo vínculo trabalhista. Obviamente qualquer deslize o cara ta na rua, com um MEI ou uma ME Unipessoal pra entregar obrigações acessórias e pagar impostos e sem um real no bolso. O pior é que isso vem crescendo cada vez mais e saindo dessa bolha das empresas de tecnologia. Outra coisa também que o pessoal anda abusando muito é aquele regime de trabalho intermitente, que o cara pode ser chamado, se não me engano 24 ou 48 horas antes do dia que o contratante precisa, mas que eles ficam chamando todo dia pra não criar vínculo trabalhista. Lembrando que tudo isso é pra pessoal que as vezes não chega nem a ganhar 5 mil por mês. É uma eterna bagunça que infelizmente eu vejo ser cada vez mais comum e se você não faz parte dela, você é o errado!
Um sábio disse: "" Quem ama a prata nunca se fartará da prata, e quem ama a riqueza nunca ficará satisfeito com a sua renda. Isso também é vaidade." (Eclesiastes 5:10) Salomão 1067 AEC (?) - 998 AEC.
Larguei meu antigo emprego que ganhava razoavelmente bem pra algo que eu gosto de trabalhar, hoje ganho MUITO pouco, mas sou muito mais feliz trabalhando. Aliás, não está precisando de um Designer Gráfico? haha ótimo Vídeo como sempre.
Eu sou PJ e nossa é serviço de limpeza eu e meu pai e pah tiramos um dinheiro legal e tal E temos uns 45 contratos e chegamos a hora que queremos e saímos a hora que nós termina E teve uma vez q um condomínio a síndica pediu pra nós bater ponto e ficar a manhã toda Eu só fiquei "nã nã nina não, assina minha carteira q eu chego aqui as 9 e bato ponto enquanto isso não rola não vai ter não" Realmente tem lugar q abusa de pj
Quando trabalhava em telemarketing (que foi meu primeiro emprego), com o tempo agravou muito a minha condição psicológica, levando á durante o expediente inteiro não conseguir trabalhar por causa das crises. Fui afastado, duas vezes. Na segunda vez, rolou a maior confusão ao ponto de ter ficado 1 mês sem receber nada, por causa que a empresa ou INSS jogava um pro outro de quem ia pagar, dizendo que o prazo dos 15 dias passou ou não passou. Que inferno foi esse tempo.
Eu sai de uma empresa que não queria me contratar (era estagiário forever), achei uma empresa que me pagava 3 mil reais a mais: lá me sentia um nada na empresa, poucas pessoas falavam comigo, e jogavam a culpa de tudo em mim... Tive um começo de AVC, e depois meu marca passo cerebral parou e eu não me mecho mais direito (sou deficiente). Pedi pra voltar pra empresa mesmo debilitado, só autorizavam eu voltar se eu levasse um laudo dizendo que eu troquei o marca passo (acho que nunca vou trocar, 150 mil kkkkkkkkk), um mês depois me desligaram, e eu não tinha direito nenhum pq era PJ kkkkkkkkkkk
Cara, eu fui abençoado com o Elba e seus vídeos sobre o mercado de trabalho. Eu estou fazendo um curso de desenvolvimento web agora e quando acabar e se deus quiser, conseguir meu primeiro emprego descente, vou me lembrar de todos esses conselhos!
Comecei a ser PJ em 2017, fiz o MEI mesmo e mantenho até hoje. O salário era de 4mil contra 2.300 que eu ganhava como CLT na época. No emprego antigo era tudo muito tranquilo, trabalho fácil… no emprego novo não era nada disso kkk mas era o que eu queria fazer e acabou me abrindo portas para aumentar meu salário depois e ter uma relevância maior no mercado. Pq antes eu deixava de prestar muito serviço para outros clientes que precisavam que eu emitisse nota.
Fui contratado agora como PJ em outra cidade e estou de mudança, vai ser meu primeiro emprego. Eu pesquisei e vi as desvantagens de ser PJ, mas como eu sempre ficava no loop de não ter experiência e querer ser contratado, acabei aceitando. Pra quem sabe no futuro conseguir algo melhor como CLT
@@aom513 Se puder faça um plano de saude individual e arrecade o FGTS pagando os boletos mensais. É possível pagar FGTS mesmo sem ser CLT ou seque estar trabalhand.
O curioso é que o canal do Elba é voltado majoritariamente para Magic e card games afins, e mesmo assim, os vídeos que eu mais curto assistir são os que expõem as percepções de mundo do Elba (literatura, cinema e carreira profissional).
3:31 lembrei de um vídeo de uma famosa(não lembro o nome) que ela tava cortando comida e ela começa a chorar pq não sabia fazer aquilo e agradece a Deus por ter feito ela famosa pq ela não servia pra ser doméstica
Aprendi muito com esse vídeo, Elba. Muitas dessas coisas a gente ouve muitas vezes por cima, mas raramente a fundo. Já aguardando o próximo vídeo da Saga do RH. xD
Em resumo: depende No meu caso, acabei a minha graduação em ciências náuticas e vou entrar em um mercado que o recém-empregado ganha 10k, mas só fiz isso por pressão do meu pai, vou para uma segunda graduação querendo seguir meu sonho de bacharelado em física, obviamente não vou trocar um salário de 10k por um de 2k, vou esperar até o mestrado / doutorado e galgar uma vaga de professor universitário mas enquanto isso vou ralando, o sonho da minha vida é um PHD em astrofísica mas enquanto não atuar na carreira ganhando bem eu prefiro manter meus luxos com o salário de 10k
Não dá pra fazer uma pôs-interdisciplinar? Tipo, ciências náuticas parece ter muito a ver com as ciências duras, não daria pra fazer um mestrado ligando as duas coisas? por exemplo, eu acabei de me formar em Filosofia, porém também amo Inteligência Artificial. Estou pensando em fazer um mestrado em Cognição que tem muita coisa a ver.
@@libniteles Infelizmente não, o mercado de trabalho de ciências náuticas dá até pra trabalhar com administração e coisas envolvendo MBA, mas pro que eu quero eu vou precisar começar do zero outra faculdade
Lá no primeiro vídeo você disse rapidamente sobre o possível tema "O que faz uma empresa ser boa" E eu gostaria de relembrar porquê essa série é muito boa.
18:45 A ministra Luislinda em 2017 afirmou que trabalhar sem contrapartida "se assemelha a trabalho escravo". Nota: o salário dela era 30 mil reais + benefícios e ela queria receber além do salário a aposentadoria o que daria um total de 61 mil. Coisas do Brasil 🤷♂
Gosto muito destes videos de rh, é muito bom saber do conhecimento empirico do elba sobre a função necessaria que é trabalhar. Gostaria de saber o dilema entre trabalhar e passar a vida atras de concurso publico so pela estabilidade. Será que é tudo isso mesmo?
Concurso público é fria. Trabalhar com o que não gosta só pela ausência do risco de ser demitido. Na maioria dos casos você vira um parasita. Faz um trabalho porco só pelo salário, e prejudica o serviço público brasileiro, que já é uma merda.
3 роки тому+1
@@libniteles bom, existe o caso de gostar da função, eu sou professor, por exemplo, e o concurso saiu apenas um ano depois de eu me formar. Sendo assim, não tive de esperar muito e faço o que gosto, além de ter segurança e estabilidade. O setor particular também não paga lá muito bem e como aumento recente da rede estadual, acaba valendo muito mais a pena. Carreiras como a educação e outras específicas como a policial ou, se formos ser ambiciosos, a diplomática, envolvem certa vocação e se a pessoa gosta vale totalmente correr atrás.
@ Meu diploma é de licenciatura, mas não trabalho na área. Então te entendo. Para o caso de quem gosta da profissão docente, realmente, o serviço publico é a única saída, apesar da estrutura péssima. Mas acredito que seja uma exceção, até porque quem vai pra educação faz isso porque de fato gosta. Se tu pegar quem presta exames para INSS, Banco do Brasil, Polícia, Correios e afins, vai ver que amor ao oficio não é o fator que os motiva a procurarem essas posições.
3 роки тому
@@libniteles concordo plenamente, difícil ver uma criança dizendo que o sonho dela é ser fiscal da receita kkkkkk
Só consegui assistir esse vídeo ontem, e por coincidência hoje um amigo me manda um print de uma vaga para design gráfico em agência de publicidade, de segunda a sexta de 09:00 às 18:00 podendo ser feito home office 2x na semana, tirando outras exigências, a pessoa deixa claro que a contratação será PJ com a desculpa de que o profissional pode ter outros clientes por fora, desde que as demandas da agência sejam entregues dentro do prazo. O salário é R$1.000,00
Os requisitos, da relação de emprego são pessoa física, pessoalidade, onerosidade, não eventualidade(para empregados domésticos chama-se habitualidade) e o principal subordinação jurídica. Esses são os requisitos básicos ou clássicos e estão no art. 2º e 3º da clt. A alteralidade é tbm um requisito em resumo o empregado não corre o risco do negócio, basicamente, e é mais recente.
Obrigado Elba. Tou em um pequeno período da minha vida em que a depressão voltou a andar por perto. Já estou melhorando e seus vídeos me ajudam muito nessa fase. Quando assisto você e como se estivesse conversando com um amigo.
Eu to em um momento da minha vida repleto de escolhas e oportunidades, sou bem jovem, mas já trabalho e termino este ano a faculdade. Essas historias/vídeos são tipo aquelas conversas que vc tem com teu pai, quando se tu ta perdido e pede um help, rs. To curtindo pacas essa saga Elba, ainda mais pra ouvir no trampo pra passar mais rapido, espero que continue com ela, bom vídeo vlw
Estudos indicam que existe sim um aumento na felicidade de acordo com o salário, porém há um teto. A felicidade cresce até 55 mil dólares por ano, e depois disso tende a estabilizar e oscilar pouco
ELBA EU TE AMOOOOOOOOO. Melhor série do UA-cam, serião. Nem assistí ainda mas precisei vir comentar. Vou pegar meu almoço e vir apreciar essa belezura de vídeo.
Um excelente vídeo Elba, ótimas observações e orientações. Hoje vejo que esta muito em alta essa história de PJ no lugar de CLT, temos que abrir o olho por que tem muito golpe aí mesmo.
No último vídeo do ano aprendemos com seu Elba que dinheiro não trás felicidade e que tudo nessa vida depende, muito interessante o cara é um mago das nerdices e um mago das leis trabalhistas
Uma infeliz experiência que tive foi simplesmente ter sido mandado embora depois de um mês que retornei do INSS. Depois desse dia, nunca mais deixo saúde de lado por conta de trabalho.
Elba, ótimo vídeo e parabéns pelo trabalho! Ainda nessa série de RH, vc poderia falar sobre racismo estrutural? Seria muito bom ouvir oq vc tem a dizer sobre as dificuldades que não brancos enfrentam no mercado de trabalho. Mais uma vez obrigado pelo vídeo! Abraços!
Ja dizia Nelson Rodriques: dinheiro compra até amor verdadeiro. Essa historia de "não adianta ser milionario e tua mae ter cancer terminal" é apenas proselitismo".
Eu estava pensando Elba, que tal fazer esses vídeos falando sobre trabalho um quadro fixo com data? Por exemplo, fazer um deles toda última terça feira do mês, ou uma vez a cada dois meses? E se esses vídeos já tem esse tipo de programação no canal, podem me dizer qual é que eu quero saber
Eu trabalho com audiovisual e estou prestes a entrar no meu primeiro emprego formal, a promessa é PJ, salário mínimo com aumento depois de alguns meses. Parece golpe, mas ja estou a tanto tempo parado e o pessoal lá é ótimo e também não trabalho todos os dias da semana, então pareceu fazer sentido como primeiro emprego pra começar a construir a minha experiência
É. Uma das coisas a se deixar entendida de inicio para discutir acerca do assunto é a definição de felicidade e, a felicidade para você não é a mesma do outro necessariamente.
Meu pai foi contratado como PJ em dezembro de 2019, era em Ribeirão Preto e somos de Sorocaba. Em março de 2020 a pandemia estourou e ele foi demitido, estávamos em maus lençóis desde um tempo, muito tempo desempregado etc... e foi duro cara, percebemos que realmente foi esquema da empresa, já que ele estava sendo pago em torno de R$ 7.000,00
Dinheiro nao tras felicidade mas a falta dele trás muita infelicidade. Com relação a questaqo de contrato por CLT ou PJ, eu tenho uma base com meus cliente, ate 10mil reais de prioridade a CLT, acimda de 10mil se vc nao tiver nenhuma despesa dedutivel de IR de prioridade a PJ e veja um plano de previdencia privada
Seria interessante um falar sobre o contraste de existir muitas pessoas concorrendo pela mesma vaga em cargos mais simples, enquanto há empresas se digladiando pra contratar para vagas mais qualificadas. Muita gente não enxerga essas oportunidades, e o próprio sistema educacional parece não nos preparar para aproveitar essa demanda.
Video mt bacana. só vi que faltaram 2 infos: MEI pode ter até 1 funcionário, e o imposto é fixo. se não me engano 60 reais por mês. Mas ai tem teto de ganho anual, se passar de um valor anual vira PJ normal e a pi##### dos impostos entre até o fundo de uma vez.
você ainda tem um valor que pode estourar no ano, como MEI.. tipo, se vc passar do limite do MEI até X, no outro ano vc tem que virar Micro empresa e boa, tem uma multinha pequena se pá, mas fica nisso... Agora se vc for MEI e no ano, como MEI, passar desse limite, no ano seguinte vc ta fudido, pq vem uma série de multas referentes ao ano passado, quando vc era MEI e recebeu muito mais do que o MEI permite. Amigo meu caiu nessa, quando chegou março e as multas, o mano ficou triste.
elba monta playlist dos vídeos de RH, pq eu não lembro qual eu vi e deu trabalho achar esse (na vdd não muito pq o youtube sugeriu, mas faça a playlist) (e faça mais vídeos assim)
Estou numa situação complicada trabalho fora da minha área mas gosto do serviço porém recebo 2200 reais porém na minha área de especialização se paga para um júnior cerca de 5000 reais mas eu gosto do meu trabalho atual
Esse video veio em ótima hora, to tentnado entrar no mercado de tecnologia e existe muito esse negocio de ser contratado como PJ, eu pesquisei e nao entendi muito bem, mas agora to esperto. Valeu Sr Elba
sempre espero seus videos vendo só hoje pq o youtube nao mostrou ele no feed, não notificou e eu só fiquei sabendo que saiu pq entrei no canal pra ver já que tinha achado estranho nao ter saido nada ;;
Aconteceu com meu pai, ele na época ganhava 2600, foi em 2015 para 2016, ele estava indo trabalhar e acabou que dois noiados vieram assaltar ele e quebraram o braço dele na paulada, ele ficou afastado 6 meses e recebendo o salario cheinho
Nessa questão PJ x terceirizado, na minha cidade uma empresa de diaristas foi muito além: eles contratam mulheres de baixa renda como diaristas, e pagam menos que o piso e sem muitos benefícios pois fazem elas abrirem um MEI.
@@FazendoNerdice e são pessoas totalmente sem instruções, muitas mal sabem ler. E essa empresa ainda tem a cara de pau de achar um absurdo, quando elas fecham por fora os trabalhos com os clientes e saem dela.
Estava vendo esse vídeo quando a bateria acabou. Carreguei o celular até 50% quando entrei no you tube não lembrava o que estava vendo. Só sabia que era bom. Eu entrei em depressão por não lembrar desse vídeo aqui
Dinheiro traz facilidades, não felicidade. Essa sim é a maior verdade de todas. .É possível ter privações e ser feliz. É possível ter toda facilidade ao seu alcance e ser infeliz.
Eu acho que falei no ultimo vídeo, mas vou falar de novo, me ferrei por confiar nessa questão de salario maior é melhor, na época eu trabalhava em uma função na empresa e me ofereceram uma "promoção" para que eu fosse pra outra área, simplesmente me arrependo, ganhei um valor irrisório que não compensou porque eu perdi um beneficio da outra função, além do que o serviço era o triplo do que eu praticava antes.
Vídeo informativo pra caralho, sou recém-formado e os exemplos foram bem esclarecedores pra me explicar melhor PJ vs CLT. Botei o vídeo só pra almoçar e acabei vendo tudo. Brigado Elba! PS: Caralho, deu até pena do cara da perna aí, se fudeu de 2 jeitos.
Eu já tive oportunidade de trocar de emprego para uma empresa que pagava bem melhor, mas sabia que ia destruir minha saúde mental e recusei prontamente. Não me arrependi nem um pouco.
Saí de uma posição de 1800 CLT e fui pra um de 3500 PJ, mas estou correndo atrás pra chegar próximo disso CLT, morro de medo pela falta de segurança mesmo guardando dinheiro pra se caso dê merda...
Eu gosto de pensar que felicidade é um estado mental, tipo não tem como ser feliz e sim *estar* feliz. Calha bastante que o dinheiro ajuda a chegar mais frequentemente nesse estado.
"Dinheiro não trás felicidades, mas falta de dinheiro trás tristezas."
Traz*
Depende, você seria feliz ganhando muito dinheiro, pra fazer o pior trabalho do mundo?
@@guimagr Pior trabalho do mundo não paga bem.
@@alvarohenrique7893 Sou obrigado a concordar contigo.
@@alvarohenrique7893 Depende, na era medieval o trabalho que mais pagava era o de "coletor de merda", vc era pago em uma semana o triplo que um cavaleiro ganhava de um nobre em um mês. Ai você pensa "ah mas é so catar merda com uma pá e fico rico", puro engano, o trabalho tinha proteção nenhuma, vc podia tinha que pegar kilos e mais kilos de merdas em uma única vala ao ponto de encher uma carroça na base da pá e do balde, todo tipo de doença que época era basicamente uma sentença de morte se vc pegar, e existe até relatos de pessoas morrerem afogadas na merda pq desmaiaram por sufocamento causado pelos gases. Ninguém recebia tanta grana pra fazer um serviço quanto esses caras e msm assim não deixa de ser um "trabalho de merda" kkkkkkkkkkkkkk
A maior vantagem dos vídeos do Elba sobre mercado de trabalho, fora a experiência de quem esteve lá dentro é que eu tenho certeza que tem uma galera que ignora todos os iguais conselhos dos pais e amigos mais velhos, MAS como esta no youtube, deve ser importante e sai daqui aprendendo alguma coisa. hahaha
Acho que é mais complexo doq isso, nem sempre a pessoa mais velha tem uma didática boa ou acerta o momento certo de falar sobre isso. As vezes seu tio quer falar sobre isso num churrasco de família que possui mil atrações melhores pra sua cabeça se distrair e as vezes alguém que quer te explicar só tem conhecimento empírico e não teórico. Esses vídeos do Elba além de bem escritos e didático te ajudam tbm para essas interações de conselho, fazendo com que vc compreenda e consiga dialogar com a pessoa te dando o conselho.
@@lucascardia9696 Sim, eu concordo, adoro os vídeos, se não não estava aqui, o que quis dizer é que em inúmeras situações, por melhor didática que você apresente, melhor conhecimento teórico, pratico você apresente, muitas pessoas ainda preferem tomar como verdade um conteúdo tirado do primeiro site que encontrar na internet.
SORTE de quem vem nesse canal, que tem responsabilidade com seu conteúdo.
A SAGA DO RH FINALMENTEEEEEEE QUE SAUDADES
gloria a deuxzz
Yees
Bom demais
Elba tá virando quase um pai pra mim, n tenho ngm q me ensine nada nem perto disso, obrigado
Quase nenhum pai é RH pra explicar isso tbm kkkkk
Sim
Elba, só a título de esclarecimento: o INSS não fala para trabalhador nenhum que ele tá apto a voltar ao trabalho, não existe "alta médica" dada por este órgão. O perito afasta a pessoa até determinada data e se considerando apta, a pessoa simplesmente retorna. Muitas empresas exigem uma negativa de afastamento do INSS como requisito para a volta ao trabalho mas isso é completamente ilegal (quem deve fazer isso é um médico do trabalho, do mesmo jeito de um exame admissional),acaba jogando a pessoa num limbo e inchando a fila do órgão. Existe ainda a alta voluntária que é quando a pessoa solicita o cancelamento do benefício junto ao INSS antes de findado o prazo dado pelo perito ou só volta ao trabalho e "automaticamente" é cessado o afastamento.
Cara, ótimo vídeo! Eu trabalho num escritório de contabilidade, e o nicho dele é atender empresas mais voltadas pra infoproduto, empresas de tecnologia e coisas parecidas e eu vejo MUITO disso. Esses casos de PJ, que a gente chama "carinhosamente" de PJtinha, é tão comum, mas tão comum que chega assusta.
Essas empresas contratam advogados trabalhistas justamente pra fazer um contrato de prestação de serviços de um jeito que força o cara a cumprir com o trabalho como se fosse um CLT, mas sem ser CLT. Eles até tem um roteiro por escrito de como falar com o "prestador de serviço" deles de um forma a cobrar resultados e ações sem gerar subordinação ou dar brecha pra pessoa botar na justiça pedindo vínculo trabalhista.
Obviamente qualquer deslize o cara ta na rua, com um MEI ou uma ME Unipessoal pra entregar obrigações acessórias e pagar impostos e sem um real no bolso.
O pior é que isso vem crescendo cada vez mais e saindo dessa bolha das empresas de tecnologia.
Outra coisa também que o pessoal anda abusando muito é aquele regime de trabalho intermitente, que o cara pode ser chamado, se não me engano 24 ou 48 horas antes do dia que o contratante precisa, mas que eles ficam chamando todo dia pra não criar vínculo trabalhista.
Lembrando que tudo isso é pra pessoal que as vezes não chega nem a ganhar 5 mil por mês.
É uma eterna bagunça que infelizmente eu vejo ser cada vez mais comum e se você não faz parte dela, você é o errado!
agradeço por você avisar, aqui em MGA tá cheio de T.I manja?
"Muita gente fecha o olho pra vaga, olha o salário e entra". Isso aí é exatamente o que estou passando hoje, vídeo do caralho Elba ,parabéns
Um sábio disse:
"" Quem ama a prata nunca se fartará da prata, e quem ama a riqueza nunca ficará satisfeito com a sua renda. Isso também é vaidade." (Eclesiastes 5:10)
Salomão 1067 AEC (?) - 998 AEC.
A vida muda depois que ler o livro de Eclesiaste.
Larguei meu antigo emprego que ganhava razoavelmente bem pra algo que eu gosto de trabalhar, hoje ganho MUITO pouco, mas sou muito mais feliz trabalhando. Aliás, não está precisando de um Designer Gráfico? haha
ótimo Vídeo como sempre.
Um emprego é muito estigmatizado quando a primeira coisa que a pessoa pensa sobre ele é "fome" em vez de nossa que "legal" ou "interessante"
Eu sou PJ e nossa é serviço de limpeza eu e meu pai e pah tiramos um dinheiro legal e tal
E temos uns 45 contratos e chegamos a hora que queremos e saímos a hora que nós termina
E teve uma vez q um condomínio a síndica pediu pra nós bater ponto e ficar a manhã toda
Eu só fiquei "nã nã nina não, assina minha carteira q eu chego aqui as 9 e bato ponto enquanto isso não rola não vai ter não"
Realmente tem lugar q abusa de pj
Quando trabalhava em telemarketing (que foi meu primeiro emprego), com o tempo agravou muito a minha condição psicológica, levando á durante o expediente inteiro não conseguir trabalhar por causa das crises. Fui afastado, duas vezes. Na segunda vez, rolou a maior confusão ao ponto de ter ficado 1 mês sem receber nada, por causa que a empresa ou INSS jogava um pro outro de quem ia pagar, dizendo que o prazo dos 15 dias passou ou não passou. Que inferno foi esse tempo.
Essa definitivamente é a melhor serie desse canal hahaha show Elba!!! Parabens!!
essa variedade de conteúdos é o que faz do Fazendo Nerdice um dos melhores canais do youtube, particularmente meu favorito.
Eu sai de uma empresa que não queria me contratar (era estagiário forever), achei uma empresa que me pagava 3 mil reais a mais: lá me sentia um nada na empresa, poucas pessoas falavam comigo, e jogavam a culpa de tudo em mim... Tive um começo de AVC, e depois meu marca passo cerebral parou e eu não me mecho mais direito (sou deficiente). Pedi pra voltar pra empresa mesmo debilitado, só autorizavam eu voltar se eu levasse um laudo dizendo que eu troquei o marca passo (acho que nunca vou trocar, 150 mil kkkkkkkkk), um mês depois me desligaram, e eu não tinha direito nenhum pq era PJ kkkkkkkkkkk
Faz umq vaquinha na internet
Isso mano, faz um vaquinha
Caramba vei, força aí pra ti
Cara, eu fui abençoado com o Elba e seus vídeos sobre o mercado de trabalho. Eu estou fazendo um curso de desenvolvimento web agora e quando acabar e se deus quiser, conseguir meu primeiro emprego descente, vou me lembrar de todos esses conselhos!
Comecei a ser PJ em 2017, fiz o MEI mesmo e mantenho até hoje. O salário era de 4mil contra 2.300 que eu ganhava como CLT na época. No emprego antigo era tudo muito tranquilo, trabalho fácil… no emprego novo não era nada disso kkk mas era o que eu queria fazer e acabou me abrindo portas para aumentar meu salário depois e ter uma relevância maior no mercado. Pq antes eu deixava de prestar muito serviço para outros clientes que precisavam que eu emitisse nota.
Fui contratado agora como PJ em outra cidade e estou de mudança, vai ser meu primeiro emprego. Eu pesquisei e vi as desvantagens de ser PJ, mas como eu sempre ficava no loop de não ter experiência e querer ser contratado, acabei aceitando. Pra quem sabe no futuro conseguir algo melhor como CLT
@@aom513 Se puder faça um plano de saude individual e arrecade o FGTS pagando os boletos mensais. É possível pagar FGTS mesmo sem ser CLT ou seque estar trabalhand.
O curioso é que o canal do Elba é voltado majoritariamente para Magic e card games afins, e mesmo assim, os vídeos que eu mais curto assistir são os que expõem as percepções de mundo do Elba (literatura, cinema e carreira profissional).
3:31 lembrei de um vídeo de uma famosa(não lembro o nome) que ela tava cortando comida e ela começa a chorar pq não sabia fazer aquilo e agradece a Deus por ter feito ela famosa pq ela não servia pra ser doméstica
Só queria que esse vídeo tivesse sido lançado uns 5 anos antes, teria me salvado de umas dores de cabeça pesadas. Obrigado pelo conteúdo, Elba.
Aprendi muito com esse vídeo, Elba. Muitas dessas coisas a gente ouve muitas vezes por cima, mas raramente a fundo.
Já aguardando o próximo vídeo da Saga do RH. xD
Em resumo: depende
No meu caso, acabei a minha graduação em ciências náuticas e vou entrar em um mercado que o recém-empregado ganha 10k, mas só fiz isso por pressão do meu pai, vou para uma segunda graduação querendo seguir meu sonho de bacharelado em física, obviamente não vou trocar um salário de 10k por um de 2k, vou esperar até o mestrado / doutorado e galgar uma vaga de professor universitário mas enquanto isso vou ralando, o sonho da minha vida é um PHD em astrofísica mas enquanto não atuar na carreira ganhando bem eu prefiro manter meus luxos com o salário de 10k
Não dá pra fazer uma pôs-interdisciplinar? Tipo, ciências náuticas parece ter muito a ver com as ciências duras, não daria pra fazer um mestrado ligando as duas coisas? por exemplo, eu acabei de me formar em Filosofia, porém também amo Inteligência Artificial. Estou pensando em fazer um mestrado em Cognição que tem muita coisa a ver.
@@libniteles Infelizmente não, o mercado de trabalho de ciências náuticas dá até pra trabalhar com administração e coisas envolvendo MBA, mas pro que eu quero eu vou precisar começar do zero outra faculdade
Lá no primeiro vídeo você disse rapidamente sobre o possível tema "O que faz uma empresa ser boa" E eu gostaria de relembrar porquê essa série é muito boa.
Elba seus vídeos são tão ricos em conteúdo que da vontade de comentar a cada 7 minutos de vídeo
18:45
A ministra Luislinda em 2017 afirmou que trabalhar sem contrapartida "se assemelha a trabalho escravo". Nota: o salário dela era 30 mil reais + benefícios e ela queria receber além do salário a aposentadoria o que daria um total de 61 mil. Coisas do Brasil 🤷♂
Gosto muito destes videos de rh, é muito bom saber do conhecimento empirico do elba sobre a função necessaria que é trabalhar.
Gostaria de saber o dilema entre trabalhar e passar a vida atras de concurso publico so pela estabilidade. Será que é tudo isso mesmo?
Concurso público é fria. Trabalhar com o que não gosta só pela ausência do risco de ser demitido. Na maioria dos casos você vira um parasita. Faz um trabalho porco só pelo salário, e prejudica o serviço público brasileiro, que já é uma merda.
@@libniteles bom, existe o caso de gostar da função, eu sou professor, por exemplo, e o concurso saiu apenas um ano depois de eu me formar. Sendo assim, não tive de esperar muito e faço o que gosto, além de ter segurança e estabilidade. O setor particular também não paga lá muito bem e como aumento recente da rede estadual, acaba valendo muito mais a pena. Carreiras como a educação e outras específicas como a policial ou, se formos ser ambiciosos, a diplomática, envolvem certa vocação e se a pessoa gosta vale totalmente correr atrás.
@ Meu diploma é de licenciatura, mas não trabalho na área. Então te entendo. Para o caso de quem gosta da profissão docente, realmente, o serviço publico é a única saída, apesar da estrutura péssima. Mas acredito que seja uma exceção, até porque quem vai pra educação faz isso porque de fato gosta. Se tu pegar quem presta exames para INSS, Banco do Brasil, Polícia, Correios e afins, vai ver que amor ao oficio não é o fator que os motiva a procurarem essas posições.
@@libniteles concordo plenamente, difícil ver uma criança dizendo que o sonho dela é ser fiscal da receita kkkkkk
oi elba gostaria de sugerir um video de rh sobre currículo, o que é essencial, o que ajuda e o que uma empresa costuma priorizar no currículo
Só consegui assistir esse vídeo ontem, e por coincidência hoje um amigo me manda um print de uma vaga para design gráfico em agência de publicidade, de segunda a sexta de 09:00 às 18:00 podendo ser feito home office 2x na semana, tirando outras exigências, a pessoa deixa claro que a contratação será PJ com a desculpa de que o profissional pode ter outros clientes por fora, desde que as demandas da agência sejam entregues dentro do prazo. O salário é R$1.000,00
Parabéns pelo vídeo Elba... continue por favor pois é muito instrutivo saber essas diferenças...
Os requisitos, da relação de emprego são pessoa física, pessoalidade, onerosidade, não eventualidade(para empregados domésticos chama-se habitualidade) e o principal subordinação jurídica. Esses são os requisitos básicos ou clássicos e estão no art. 2º e 3º da clt. A alteralidade é tbm um requisito em resumo o empregado não corre o risco do negócio, basicamente, e é mais recente.
Obrigado Elba. Tou em um pequeno período da minha vida em que a depressão voltou a andar por perto. Já estou melhorando e seus vídeos me ajudam muito nessa fase. Quando assisto você e como se estivesse conversando com um amigo.
Essa série ja salvou demais minha vida no mercado de trabalho
Nem assisti ainda, mas esse tipo de vídeo é muito bom, já assisti os outros sobre RH umas 5 vezes cada
36:14 Essa tosse ao natural combinou bem
Eu to em um momento da minha vida repleto de escolhas e oportunidades, sou bem jovem, mas já trabalho e termino este ano a faculdade. Essas historias/vídeos são tipo aquelas conversas que vc tem com teu pai, quando se tu ta perdido e pede um help, rs. To curtindo pacas essa saga Elba, ainda mais pra ouvir no trampo pra passar mais rapido, espero que continue com ela, bom vídeo vlw
Estudos indicam que existe sim um aumento na felicidade de acordo com o salário, porém há um teto. A felicidade cresce até 55 mil dólares por ano, e depois disso tende a estabilizar e oscilar pouco
Legal isso aí
Foi o que eu disse: Existe um nível de subsistência em que dinheiro TRAZ felicidade. 55k por ano é pouco menod de três salários mínimos nos EUA!
Como tudo. Dinheiro é bom quando vc não tinha e começa a ter, chega num ponto que o excedente não faz diferença.
ELBA EU TE AMOOOOOOOOO.
Melhor série do UA-cam, serião. Nem assistí ainda mas precisei vir comentar. Vou pegar meu almoço e vir apreciar essa belezura de vídeo.
Ah se eu tivesse um video desses a uns anos atrás. Obrigado pelo conteudo Elba, isso que você faz é mais que apenas um canal de entretenimento!
Um excelente vídeo Elba, ótimas observações e orientações. Hoje vejo que esta muito em alta essa história de PJ no lugar de CLT, temos que abrir o olho por que tem muito golpe aí mesmo.
Esses seus vídeos de RH são tão bons. Ajuda de mais a entender certas coisas e tomar a melhor decisão.
No último vídeo do ano aprendemos com seu Elba que dinheiro não trás felicidade e que tudo nessa vida depende, muito interessante o cara é um mago das nerdices e um mago das leis trabalhistas
Só a intro desse vídeo já valeu o vídeo todo. Excelente pra começar o ano. Feliz ano novo, Elba!
Cara, que série boa, pqp...
Eu vim pela nerdice da brincadeira, mas esses videos de RH são educativos demais, pqp.
Uma infeliz experiência que tive foi simplesmente ter sido mandado embora depois de um mês que retornei do INSS. Depois desse dia, nunca mais deixo saúde de lado por conta de trabalho.
Elba, ótimo vídeo e parabéns pelo trabalho! Ainda nessa série de RH, vc poderia falar sobre racismo estrutural? Seria muito bom ouvir oq vc tem a dizer sobre as dificuldades que não brancos enfrentam no mercado de trabalho. Mais uma vez obrigado pelo vídeo! Abraços!
O negócio é o seguinte: o dinheiro não compra a felicidade. Mas a falta dele não compra nada
Ja dizia Nelson Rodriques: dinheiro compra até amor verdadeiro. Essa historia de "não adianta ser milionario e tua mae ter cancer terminal" é apenas proselitismo".
Bom, desejo de coração que todos os seus problemas possam ser resolvidos com dinheiro :)
"dinheiro não traz felicidade, mas quando acaba, leva embora"
@@TheMNZGrandeRio acho que tras alegria .... mais felicidade acho que não
Muito bom! Fiquei impressionado com esse vídeo, a mudança feita no canal está incrível!
Salve Elba, tenho 14 anos e tô adorando esses vídeos sobre trabalho e etc. Sinto que isso vai ser muito útil pra mim no futuro, obrigado!
Joãozinho cachorro louco, o terror dos retrovisores kkk
Eu estava pensando Elba, que tal fazer esses vídeos falando sobre trabalho um quadro fixo com data?
Por exemplo, fazer um deles toda última terça feira do mês, ou uma vez a cada dois meses?
E se esses vídeos já tem esse tipo de programação no canal, podem me dizer qual é que eu quero saber
Eu trabalho com audiovisual e estou prestes a entrar no meu primeiro emprego formal, a promessa é PJ, salário mínimo com aumento depois de alguns meses.
Parece golpe, mas ja estou a tanto tempo parado e o pessoal lá é ótimo e também não trabalho todos os dias da semana, então pareceu fazer sentido como primeiro emprego pra começar a construir a minha experiência
Eai como foi a experiência?
É. Uma das coisas a se deixar entendida de inicio para discutir acerca do assunto é a definição de felicidade e, a felicidade para você não é a mesma do outro necessariamente.
o melhor tipo de vídeo, espero que tenha mais RH
Seus videos de RH são os melhores de todos.
Meu pai foi contratado como PJ em dezembro de 2019, era em Ribeirão Preto e somos de Sorocaba. Em março de 2020 a pandemia estourou e ele foi demitido, estávamos em maus lençóis desde um tempo, muito tempo desempregado etc... e foi duro cara, percebemos que realmente foi esquema da empresa, já que ele estava sendo pago em torno de R$ 7.000,00
Dinheiro nao tras felicidade mas a falta dele trás muita infelicidade. Com relação a questaqo de contrato por CLT ou PJ, eu tenho uma base com meus cliente, ate 10mil reais de prioridade a CLT, acimda de 10mil se vc nao tiver nenhuma despesa dedutivel de IR de prioridade a PJ e veja um plano de previdencia privada
Cara, que conteúdo show, importante, didático e fino. Muito obrigado, Elba.
Podia ter um sobre currículos hein rsrs
Excelente explicação, obrigado!
Elba, acho muito foda esses seus vídeos que expurgam a ingenuidade que eu carrego sobre o mercado de trabalho. Obrigado.
Esses videos sobre rh são perfeito elba
Ahhh seu Elba, não tem um vídeo melhor, pra ser o último vídeo de terça feira do ano, do que esse. Valeu 👍👍
maravilhosa essa série Elba vou guardar tudo numa playlist pro resto inteiro da minha vida
Nice!!! Eu adoro muito essa série. Obrigado pelos vídeos nesse tema, Elba.
Adoro seus vídeos sobre RH assim que puder postar outro tornarei a assistir
Excelente Vídeo.
Experiência compartilhada.
Valeu ElBa
Seria interessante um falar sobre o contraste de existir muitas pessoas concorrendo pela mesma vaga em cargos mais simples, enquanto há empresas se digladiando pra contratar para vagas mais qualificadas.
Muita gente não enxerga essas oportunidades, e o próprio sistema educacional parece não nos preparar para aproveitar essa demanda.
obrigado pelo conhecimento Elba, eu ainda vou entrar no mercado de trabalho e saber disso é muito bom.
Aguardando ansiosamente a continuação desses vídeos c:
Video mt bacana. só vi que faltaram 2 infos: MEI pode ter até 1 funcionário, e o imposto é fixo. se não me engano 60 reais por mês.
Mas ai tem teto de ganho anual, se passar de um valor anual vira PJ normal e a pi##### dos impostos entre até o fundo de uma vez.
Carai, eu vi seu comentário nesse vídeo e tive um mini ataque cardíaco pq esqueci que tinha postado ele pra apoiadores XD
você ainda tem um valor que pode estourar no ano, como MEI.. tipo, se vc passar do limite do MEI até X, no outro ano vc tem que virar Micro empresa e boa, tem uma multinha pequena se pá, mas fica nisso... Agora se vc for MEI e no ano, como MEI, passar desse limite, no ano seguinte vc ta fudido, pq vem uma série de multas referentes ao ano passado, quando vc era MEI e recebeu muito mais do que o MEI permite. Amigo meu caiu nessa, quando chegou março e as multas, o mano ficou triste.
E se você for MEI recebendo 15-20K no mês, pode ter certeza que esse valor ai vai passar e muito hahahah
Aeee nova parte da saga do RH, com certeza a série que eu mais gosto do canal
Finalmente!!!!!!!!!! Mas episodio da série RH
elba monta playlist dos vídeos de RH, pq eu não lembro qual eu vi e deu trabalho achar esse (na vdd não muito pq o youtube sugeriu, mas faça a playlist) (e faça mais vídeos assim)
JOÃOZINHO CACHORRO LOUCO hahahahhahaha
Esse será o nome do meu próximo personagem de algum RPG cyberpunk
Estou numa situação complicada trabalho fora da minha área mas gosto do serviço porém recebo 2200 reais porém na minha área de especialização se paga para um júnior cerca de 5000 reais mas eu gosto do meu trabalho atual
Cara, curti muito esse video! Belo trabalho Elba
16:46 com um mafioso que manda na cidade toda?
18:47 políticos e o alto escalão do funcionarismo público discordam disso FORTE
Curti bastante o vídeo, trabalho como clt mas nem sabia de algumas coisas, cara muito bom elba
Esse video veio em ótima hora, to tentnado entrar no mercado de tecnologia e existe muito esse negocio de ser contratado como PJ, eu pesquisei e nao entendi muito bem, mas agora to esperto. Valeu Sr Elba
Adoro que a introdução do vídeo foi sobre como seria a introdução do vídeo
03:47 porra Elba meu sonho
Finalmente tava esperando essa terceira parte kkkkk
sempre espero seus videos
vendo só hoje pq o youtube nao mostrou ele no feed, não notificou e eu só fiquei sabendo que saiu pq entrei no canal pra ver já que tinha achado estranho nao ter saido nada ;;
Aconteceu com meu pai, ele na época ganhava 2600, foi em 2015 para 2016, ele estava indo trabalhar e acabou que dois noiados vieram assaltar ele e quebraram o braço dele na paulada, ele ficou afastado 6 meses e recebendo o salario cheinho
Nessa questão PJ x terceirizado, na minha cidade uma empresa de diaristas foi muito além: eles contratam mulheres de baixa renda como diaristas, e pagam menos que o piso e sem muitos benefícios pois fazem elas abrirem um MEI.
A pior parte é que se um dia uma dessas mulheres for demitida, ela vai continuar pagando imposto da MEI.
@@FazendoNerdice e são pessoas totalmente sem instruções, muitas mal sabem ler. E essa empresa ainda tem a cara de pau de achar um absurdo, quando elas fecham por fora os trabalhos com os clientes e saem dela.
Estava vendo esse vídeo quando a bateria acabou. Carreguei o celular até 50% quando entrei no you tube não lembrava o que estava vendo. Só sabia que era bom. Eu entrei em depressão por não lembrar desse vídeo aqui
Dinheiro traz facilidades, não felicidade. Essa sim é a maior verdade de todas.
.É possível ter privações e ser feliz. É possível ter toda facilidade ao seu alcance e ser infeliz.
Eu acho que falei no ultimo vídeo, mas vou falar de novo, me ferrei por confiar nessa questão de salario maior é melhor, na época eu trabalhava em uma função na empresa e me ofereceram uma "promoção" para que eu fosse pra outra área, simplesmente me arrependo, ganhei um valor irrisório que não compensou porque eu perdi um beneficio da outra função, além do que o serviço era o triplo do que eu praticava antes.
Vídeo informativo pra caralho, sou recém-formado e os exemplos foram bem esclarecedores pra me explicar melhor PJ vs CLT. Botei o vídeo só pra almoçar e acabei vendo tudo. Brigado Elba!
PS: Caralho, deu até pena do cara da perna aí, se fudeu de 2 jeitos.
Parte 4? Cade ? Quero muito.
A Thumb dessa série é genial. Muito boa mesmo.
Amem, mais um video de RH
Videos informativos do Elba são sempre muito bons
Faz meses q estou esperando esse video shusbsus
Vim do futuro e literalmente o gerente do hotel é mei, precarização do trabalho galerinha
Eu já tive oportunidade de trocar de emprego para uma empresa que pagava bem melhor, mas sabia que ia destruir minha saúde mental e recusei prontamente. Não me arrependi nem um pouco.
Goste deixei o Joinha, sempre que der traga mais
Vídeo foda, tema foda, manda mais que ta pouco
Saí de uma posição de 1800 CLT e fui pra um de 3500 PJ, mas estou correndo atrás pra chegar próximo disso CLT, morro de medo pela falta de segurança mesmo guardando dinheiro pra se caso dê merda...
Eu gosto de pensar que felicidade é um estado mental, tipo não tem como ser feliz e sim *estar* feliz. Calha bastante que o dinheiro ajuda a chegar mais frequentemente nesse estado.