De todos os videos que assisti sobre regulagem e afinamento de plainas manuais, esse foi o mais prático e didático. Sem encheção de linguiça. Valeu por compartilhar seus conhecimentos e experiência.
Pra quem pensa que é fácil, é só uma limadinha, uma lixinha e pronto! Está aí a razão da paciência com o resultado de um trabalho perfeito! Parabéns meu amigo! Quem não tem paciência compra feito ou manda fazer!
Professor Júlio, quero lhe agradecer por possibilitar-me resgatar as ferramentas e principalmente estes conhecimentos. que se perderam com os meus antepassados. Tenho certeza que onde quer que eles estejam, vibrão tanto quanto eu a seu favor. Um forte abraço, e muita luz em sua jornada!...
Estava mesmo precisando de um vídeo explicando como afiar e regular uma plaina dessas, tenho outra plaina que é só lâmina recta sem regulagem mas tenho de fazer uma lâmina, ótimo vídeo como sempre, parabéns 💯💯💯💯💯👌👍🤝
Eu que agradeço o elogio. Tentei ser completo. Se alguma parte serviu, já fico feliz, pois sei a dificuldade que tive pra encontrar essas informações. Abraço!
MUITO BOM VIDEO _ Didático muito bem explicado, uma aula de como regular uma ferramenta de trabalho, aparentemente simplista de usar entretanto cheia de importantes detalhes que certamente farão total diferença no manuseio.( OBRIGADO )
Comprei uma plaina antiga, Stanley, feita na Inglaterra, pensei que já estaria retificada, fiz o teste usando uma régua retificada e a luz da lâmpada e tá dando diferença em diversas partes. Vou ter que retificar usando seus macetes.
oi Julio, tenho uma Bohrer n. 4, e consegui montar de novo, pois desmontei para limpar, e nao estava conseguindo , mas depois da sua aula, vi onde errava e fiz algumas correçoes que vc ensinou. vou tentar de novo, acabar de montar e afiar a lamina. valeu mesmo, falta agora afiar , e voltar a usar. grande abraço!!!
Rapaz, sou professor e formo professores. Raramente vejo pessoas com habilidade singular como a sua para, com paciência, didática e amor ao que faz, ensinar com tanta eficácia. Parabéns! acabei de aprender a inicializar uma plaina com perfeição. Continue assim! abraço.
Todos que me precederam falaram tanta coisa boas e verdadeiras à seu respeito que para mim não sobrou nada prá falar, somente agradecer a excelente aula que já gravei para assistir outras vêzes. Nunca tinha visto uma aula tão completa, tão eficiente e que nos prende tanto a atenção. Parabéns por sua capacidade de transmitir e muito obrigado pelo presente que nos está dando. Toda vez que eu fôr regular minhas plainas, vou me lembrar de seus ensinamentos. Deus te abençoe e pague.
+Mastrangelo Woodwork obrigado. Mas o credito não é só meu. Aprendi com o Paul Sellers, mas como os videos dele são em inglês resolvi gravar minha versão e falar da plaina q temos aqui.
OBRIGADO. O vídeo não ficou longo porque vc ensina tudo,exemplo não tenho a menor ideia de como usar plaina,comprei uma n3 visualmente a lamina estava torta vira alavanca pra la vira pra cá ela não se mexe (plaina ching-ling)mas no vídeo você montando em 18:47 vi que a minha estava torta,e a altura da lamina 3 mm aprendi com vc tbm.Agora
Que maravilha de aula.Tenho uma plaina dessa a mais ou menos 10 anos e nunca à usei pois não sabia nada dessa ferramenta, agora vou colocar sua aula em pratica muito obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Julio, parabéns pelos seus videos. Vi o de afiação, e é muito completo e este então é excelente. Eu comprei hj uma Goldenberg Francesa totalmente enferrujada, mas a lâmina está intacta, só com a ferrugem, mas está praticamente nova. Vou restaurar ela e fazer um vídeo do restauro. te avisarei. Muito obrigado, e mais uma vez, parabéns.
Fico muito feliz. Essa foi minha dificuldade por anos e tenho dar o crédito ao canal do Paul Sellers. A minha parte foi mostrar em português e do meu jeito. Obrigado.
Faz sim, e como! Principalmente a parte logo depois da abertura da lâmina. Em formões tb tem que ter esse cuidado, até uns 2 ou 3 cm do fio da lâmina. Eu aprendi vendo os gringos. Alguns deixam a base toda plana, os mais velhos e experientes, já dizem que só é necessário próximo da abertura. Se quiser ver eles, eu indico Paul Sellers, Rex Kruger e Renassaince Woodworking.
Cara, muito obrigado pelo vídeo. Eu estava tendo problemas com a plaina, já fui usando logo de cara percebi que tinha faltado algo. Bom trabalho e novamente, muito obrigado.
Que bom que te ajudou. A minha intenção foi essa mesmo. Tb achava que não conseguia aplainar pq não sabia. Mas na verdade era a plaina que precisava de ajustes.
O vídeo é genial. Tenho uma plaina antigaça, que era do meu avô, que comprou e nunca usou. O velho morreu faz quase 30 anos e eu peguei a plaina para mim. Ainda tem as marcas de usinagem de quando foi fabricada. Vou prepará-la segundo suas instruções (mesmo ela estando "usável"...) e vou aplainar mais coisas na mão ao invés de comer na lixa (que é o que eu geralmente acabo fazendo pois tenho lixadeira elétrica e a folha de lixa é barata). Acho o acabamento com plaina mais bonito e com certeza a longo prazo sai bem mais barato que comer madeira na lixa.
Pois é... apesar de que o meu aspirador tem tubo estreito (eu não tenho um cyclone com o tubo imenso, tenho um aspirador doméstico) e raspa de plaina entope tudo. Mas nada que a vassoura não resolva, né? Você é de onde? Que cidade?
Nem se preocupe em ligar o aspirador. Como vc disse, vassoura e pá resolvem rapidinho. As plantas adoram as raspas se vc colocar como forração em torno do caule, ajuda a segurar a umidade. Estou em Itapevi-SP.
Pode encher por aqui mesmo. Além de mim, sempre tem alguém que ajuda. A melhor dica que me deram e passo pra todo mundo é: "Mão na massa! Começa a fazer e errar que vc vai ver que não é tão difícil assim." Depois que começa não para mais...
Que bom Tiago! Qual marca vc comprou? Guarde a nota fiscal, tire cópia pra não apagar. Já tivemos varios casos da Stanley, e eu estou brigando com eles faz umas semanas, pois eles dão garantia vitalícia e depois de 10 anos da plaina comprada, querem que vc leve ela na loja onde comprou com a nota. Que a essa altura já desfez. E além disso não vendem peças sobressalentes.
@@JulioPestana eu não pesquisei sobre marcas comprei uma bem simples na loja de material de construção. Starfer é a marca. O acabamento dela pelo que aprendi no seu vídeo está meio grosseiro. Comprei porque eu quero instalar minhas portas aqui em casa. A primeira tinha uma diferença de alguns milímetros e eu fui na brutalidade com a lixadeira e a porta ficou toda torta😂😂😂😂 enchi a casa de poeira minha mulher brigou comigo por causa da poeira depois disso tudo pensei na plaina. Acho que é com a plaina mesmo que tira esta diferença ou não 😂😂😂???
Sim é com ela mesmo. Se a porta for maciça é só usar. Se for porta interna, que são ocas, tome cuidado pq se aplainar demais pode fazer buraco ou lascar as folhas que são fininhas.
Parabéns pela riqueza de informações no vídeo. Ainda não uso plaina manual . Pode me indicar marca e tamanho de plaina nacional para comprar. Só produzo tábuas de corte com peças coladas. Preciso deixá-las bem no esquadro. Obrigado.
Compre uma número 4 da Stanley, procure a que tem a regulagem como a do vídeo pois existe com tipo se regulagem diferente e ainda não usei pra saber se presta. Tire copia da nota fiscal ou digitalize e guarde pois, apesar de alegarem garantia "vitalícia", caso de algum problema, vão mandar vc ir na mesma lugar na que comprou com a nota pra trocar. Por isso compre em loja que vc acha que não vai fechar. Se precisar de mais alguma coisa é só perguntar.
Bom dia Julio. Muito boa sua aula, esclarecedora mesmo. Estou começando aprendizado na marcenaria e estou gostando muito. Se me permitir, tenho um pedido pra fazer. comprei uma plaina rockwell nº. 4 antiga e estou estudando para restaura-la porem ela não tem o contra ferro e gostaria de saber se pode me dar alguma dica de onde encontrar essa peça. ou se é possível adaptar um contra ferro de outra marca?.. agradeço a atenção. Parabéns pelo seu trabalho.
Talvez vc consiga adaptar de outra marca, precisa ver de são parecidos. O problema é que as empresas aqui no Brasil não vendem as peças avulsas. Eu sei pq tive uma briga feia com a Stanley que será assunto de um vídeo futuro. Vc encontra peças avulsas no eBay, mas elas vem dos EUA e custam em Dólar. Boa caçada!
Julio, parabéns pelos conteúdos do seu canal, foram muito úteis e didáticos para mim que estava restaurando uma antiga plaina Abohr, pois até então só possuía uma Stanley hobby. Sucesso!!
Obrigado João. Logo vou começar a alternar os vídeos entre ferramentas, técnicas, e os projetos. Achei melhor começar pelas ferramentas necessárias pq sem elas não fazemos nada. Bem vindo!
Concordo em parte com vc, pq acho melhor ela vir mais "crua" e cada personalizar pra sua necessidade. Se vier preparada pra um tipo de trabalho, pode não servir pra outro e vice-versa. Mas tb acho que a empresa devia mandar um belo manual explicando como prepará-la para cada tipo de trabalho e como usá-la tb. Precisamos lembrar que ela vai se desregular com o uso e mesmo que venha pronta, uma hora a gente vai ter que regular de novo.
Caro Júlio, Dentre as plainas que se encontram no mercado nacional, quais plainas vc recomendar dentro de um parâmetro custo/benefício? Desde já grato pela ajuda e pela aula muito bem esplanadas! Abs
Entre as nacionais só posso recomendar uma, as da Stanley. Não cheguei a usar as outras e é apenas por este motivo que deixo de recomendar. Não sei se são boas ou ruins. A plaina da Stanley segue o modelo original norte americano da Stanley que inventou a plaina de metal com carcaça monobloco que foi copiada no mundo todo. Não gosto de algumas plainas que tem a regulagem da lâmina por cima. Apesar de não ter usado, mexi em uma na loja e não gostei, talvez por estar acostumado com a outra regulagem mesmo. Sobre a empresa Stanley brasileira, já te aviso que vc NUNCA vai conseguir peças sobressalentes para sua plaina, nem as lâminas eu encontrei e, recentemente a alavanca do contra-ferro da minha quebrou e foi um martírio pra conseguir outra, vou até fazer um vídeo sobre isso. Eles dizem que a plaina tem garantia vitalícia, mas vc tem que guardar a nota fiscal de onde comprou e caso dê problema tem que levar na loja. Tire cópia da nota por garantia e guarde bem guardada pois daqui a 10 anos talvez vc precise da nota. O resto da história eu mostro no vídeo. Abraço!
A record nova custa 68 dólares na Amazon. Dá para ter uma noção se está cara ou não. Teria que somar o envio e o imposto. Mas não enviam pro Brasil. Não é tão boa quanto as antigas mas com certeza é melhor que o que temos por aqui. Plainas vc consegue fazer tudo com uma número 4 mas algumas te facilitam se vc tiver: uma #5, a famosa jack plane, vc usa quando for tirar muito material já deixando plano. A #4 vc usa para acabamento. Uma #7 serve para madeira comprida tipo portas ou tampos de mesa. Com essas 3 dificilmente vai precisar de outras. Lembrei! Uma #4 preparada como scrub plane vai ser muuuuito útil pra tirar muita madeira rápido. Então pode comprar outra #4 só pra isso, e não precisa ser tão boa já que é só pra desbaste.
Boa noite Julio, gostei do detalhamento técnico, vou fazer em minha plaina.Foi o Adilson Pinheiro que me indicou o teu vídeo, gostaria de fazer uma pergunta: - Como retificar a capa da lâmina quando está entrando (enroscando) cavaco, mesmo estando o parafuso apertado ? Obrigado !!!
Bom dia Zitto, bem vindo! Sei bem do que vc está falando. É relativamente fácil, pelo que entendi é o contra ferro (chip breaker) que é aquele metal que fica preso junto à lâmina. Comigo acontece isso às vezes e vc pode resolver assim: a parte onde ele encosta na lâmina não pode ter nenhum vão. Solte ele da lâmina, coloque uma lixa sobre uma superfície plana, de preferência vidro, granito ou alguma outra bem plana. Encoste a ponta que encosta na lâmina na lixa e deixe o resto fora da lixa, é a ponta do lado onde o metal é curvo. Lixe algumas vezes e vá testando encostando na lâmina do jeito que ela fica montada. Vc vai ver que o metal encosta mas às vezes tem um pedaço que esta levantado, ou a ponta encosta e o resto não. Continue lixando até essa parte do metal tocar a lâmina completamente e é isso. Explicando de outro modo, a superfície de contato do chip breaker com a lâmina tem que ser paralelas de modo que encostem uma na outra completamente. Além disso, como o Adilson disse em seu vídeo, a distância entre o chip breaker e o fio da lâmina tem que ser de 2 a 3 milímetros. A capa que tem a alavanca e faz pressão pode estar e qualquer distância, desde que não ultrapasse a curva do chip breaker. Espero que eu tenha sido claro, é difícil explicar algumas coisas sem imagens. Eu fiz um vídeo sobre afiação onde mostro isso rapidamente mas só vai estar pronta a edição no dia 12/09, segunda dia 05/09 sai o vídeo sobre regulagem do JIG de afiação. No meu blog tem alguns artigos que podem ajudar. Vou fazer um detalhado lá sobre o processo de corte da plaina pra ver se te ajuda. Espero que tire suas dúvidas e a de outros tb. Abraço.
Muito gratto Julio, eu entendi a explicação, amanha vou tentar seguir esses passos para resolver este desafio, antes assistirei o vídeo de afiação e também vou procurar o teu Blog. Depois eu falo o resultado. Um bom final de semana para ti !!!
Esqueceu de mostrar strop de couro de sola !!qualquer sapataria gente consegue que eles dão couro de sola,pasta de polimento verde em casa de ferragens!😊
@@JulioPestana amigo eu desmontei e lichei a surfice como você disse .mas agora eu a montei mas quando trabalha com ela a lâmina vai se afastando e ela para de cortar .será que eu montei errado ?????
Tenta apertar um pouco o parafuso que prende a lâmina no contraferro. Se não resolver, dê mais um quarto de volta na rodinha que fica abaixo da lâmina, ela que empurra a lâmina para fora e algumas marcas tem folga nessa rodinha. Se tiver dúvidas na montagem da lâmina olha meu outro vídeo onde afiei a lâmina da plaina.
Restaurei a minha abhor n5 agora quero adquirir mais uma no mercado livre ,entao quero sua opiniao entre uma buck boss americana ou uma union inglesas ambas desconhecidas e por 200 reais
Eu não conheço elas. Fiz uma pesquisa rápida e achei alguns gringos aconselhando a não comprar a buck bros pois são plainas atuais. Já a union, disseram que está no mesmo padrão das Stanley-bailey que são muito boas, afinal todo mundo copia elas até hoje. Minha preferência pessoal dessas antigas são as da record inglesa ( comprada pela Irwin) e as Stanley dos USA. Das atuais as melhores são da Veritas e as da Lee-nielsen. Fique com a Union!
Provavelmente vc já deve ter verificado isso mas não vejo outros motivos: a parte de baixo dessa alavanca, que fica atrás da lâmina tem que encaixar no vão da lamina onde passa o parafuso. Quando vc move a alavanca para a direita, a parte de baixo vai para a esquerda e move a lâmina naquela direção. Verifica se está encaixada. Algumas alavancas tem um tipo de rodinha na parte que encaixa na lâmina, verifica se a sua tem pois pode ter quebrado e quem vendeu escondeu isso. O princípio do funcionamento é esse, se não tiver a rodinha ou não encaixar direito, pode tentar fazer alguma adaptação com parafuso, arruela e porca, pois encontrar a peça avulsa é bem difícil.
Olá Julio. Cara, eu assisti seu vídeo e fiquei surpreso com a quantidade de informações que vc traz nele sobre as formas de regulagem e manutenção das plainas. Eu adquiri a algum tempo uma plaina da nº 4 da Vonder, e uma coisa que eu percebi no seu vídeo foi a facilidade na hora de regular a angulação e a profundidade da lâmina, eu não sei se isso é da marca, mas na minha ferramenta eu tenho uma certa dificuldade em fazer esses ajustes, eu gostaria de verificar contigo se isso é normal, se faz parte da ferramenta devido ao baixo custo... agradeço desde já.
É lixa de massa, as de madeira são amarelas e as de metais geralmente são pretas. Pode usar qualquer uma, a menos que vc vá molhar, aí recomendo lixa d'água e de pano que é mais difícil de rasgar. As de metal duram mais tb, mas como era o que eu tinha, usei estas mesmo.
Excelente vídeo, mas uma duvida estes procedimentos são feitos em todos os tipos de plaina independentemente do fabricante e do numero? Por exemplo você mostrou o vídeo em uma stanley mas não muda nada de uma dessas para uma vonder deve ser feito a mesma coisa nas duas certo?
Oi Gustavo. Dei uma olhada na net nas plainas da vonder e acredito que sim, pode ter algo um pouco diferente mas pelo que vi é bem parecida. Agora de a plaina for a hobby, o ajuste de posição da lâmina é um pouco diferente, mas as dicas da base, laterais, limar as bordas e tudo mais, até hj funcionaram em todas que fiz. Desde que elas sejam de mecânica parecida (quase todas as empresa copiam o modelo da stanley). Qualquer dúvida ou problema que aparecer pode me chamar.
Então eu comprei uma EDA igual deste link: www.impeda.com.br/ferramentas/produtos/plainas/ Logico não é profissional mas estava com um preço convidativo e não parece ser ruim apesar de ser hobby. Na questão de qualidade o que difere uma plaina dessas de uma Stanley Profissional?
Geralmente é a qualidade. Pra saber mesmo, só usando as duas. De qualidade mesmo hj em dia só as importadas, tem que achar usada ou importar. A própria global-stanley que usei no vídeo já deixa um pouco a desejar em comparação com as antigas. Mas a gente se vira com o que tem. Use e sinta a sua plaina, se achar algo que lhe incomode nela, dê uma pesquisada, pergunte, faça testes com outras e se achar que deve, mude. Os materiais dessas plainas mais baratas costumam ser mais fracos, se a lâmina perder o fio muito rápido vc pode tentar comprar a lâmina da stanley e colocar nela pra ver se melhora.
Sim a questão da lâmina pensei nisso mesmo comprar uma lâmina melhor caso essa não seja boa, por enquanto farei pequenos trabalhos em pinus o que não acho que vai exigir muito da plaina, em compensação pra madeiras mais duras imagino que a lâmina vá aguentar muito tempo, mas a lâmina da stanley encaixa em qualquer plaina manual mesmo que a plaina não seja stanley?
Se for cópia desse modelo que vc me mostrou, sim da pra usar a lâmina da stanley em outra plaina. Quanto a usar em madeira dura, acredito que vc vá perder o corte mais rápido, o corpo da plaina não vai fazer diferença entre madeira dura e mole. Como mostrei em um dos vídeos, se estiver bem afiada não precisa fazer muita força. Uma coisa que ajuda muito, aprendi com Paul Sellers, passe uma camada fina de óleo na base da plaina antes de usar para deslizar mais fácil, e depois para proteger do ferrugem. Óleo fino de máquina, tipo o singer.
Usei lima bastarda e as lixas foram o que tinha na mão mesmo, número 100. Avermelhadas são de massa, pretas são de metal, mas pra nesse caso a diferença de resultado é pequena, pode usar qualquer uma delas.
Infelizmente não achei nenhuma. Se vc encontrar usadas na internet de marcas como Record, Stanley USA, Woodriver, etc, pode recuperá-las e terá uma bela ferramenta mas o preço deve ser maior que isso. As da Stanley são as menos piores, as outras que tem hobby no nome são muito fracas e o metal da lâmina perde o fio rápido. Se for comprar da Stanley tire cópia da nota fiscal e guarde bem pois o suporte deles e a política de assistência técnica é horrível. Dão garantia vitalícia mas se quebrar qualquer peça, mandam vc levar sua plaina na loja onde comprou com a nota que eles trocam. Agora imagina como isso pode dar errado depois de uns 10 anos: a loja fechou, perdeu a nota, a nota apagou, etc. Até se vc quiser PAGAR pela peça quebrada eles não te vendem. A plaina é boa, entre nossas opções, mas a empresa não ganha meus elogios.
Pinga oleo singer no parafuso e rosqueia e desrrosqueia varias vezes. Ao girar no começo é um pouco duro o meu tb. Vc deixa o botão da regulagem o mais pra dentro possível, aí coloca a lâmina no lugar e trava. Depois vai desrrosqueando pra ela descer.
luiz frança com esse preparo ela fica o melhor possivel. A partir daí vai depender da marca da plaina e de vc. Se der td certo na hora de usá-la, parabéns vc faz parte de um grupo pequeno. Se der algo errado, faça como nós, tire as raspas da lâmina, respire fundo e tente de novo. Com o uso a gente pega o jeito. Bem vindo a grupo dos que sabem como usar uma plaina manual.
Olá Julio. Tenho 200 reais pra comprar uma plaina. Estou querendo comprar uma Nº3. Qual seria melhor, uma Stanley Global 12-163 ou uma Bohrer antiga em bom estado?
Leandro, resposta difícil pois nunca usei uma Bohrer. A n°3 é uma plaina de acabamento para peças pequenas, se é isso mesmo que vc quer, então vou dar minha opinião. Dei uma pesquisada e vi que a Bohrer fez varias plainas, inclusive a rebaixadeira (plough plane). A Stanley nacional não é uma boa plaina, se pudesse trocava por uma importada antiga. Se a Bohrer tem todas as peças eu arriscaria nela pelos motivos: antiga, as coisas eram feitas p durar; a marca aparentemente fazia várias plainas, não só esse modelo, o q demonstra dedicação aos seus produtos; a stanley atual é "passável", vc viu no video, mesmo com todos os ajustes ainda não fica 100%. Depois conta aqui qual vc escolheu e o q achou dela.
Júlio e Leandro, bom dia! Para complementar as informações: as Bohrer são boas mas a primeira geração delas era ainda melhor, quando não tinham sido modificados o "lever" do "lever cap" que foi substituído por um sistema de travamento com uma espécie de manípulo com cabeça de plástico. Além disso diminuíram o comprimento e espessura da lâmina (ferro) pra economizar metal, o que melhorou foi a qualidade do aço da lâmina. O acabamento da usinagem também deu uma piorada mas comparativamente à essas plainas feitas na Índia, Cingapura, China e etc essas Bohrer, mesmo usadas, compensam muito mais. A mesma metalurgia que fez as Bohrer fazia também as excelentes Abohr, uma primeira geração de plainas da empresa que são de alta qualidade, comparáveis às Record e Stanley européias. As minhas Abohr não saem daqui, não abro mão delas, são excelentes, quem puder ter não vai se arrepender. A Bohrer, como já disse o Júlio fez também dois modelos diferenciados, bem mais raros de se encontrar, a 8G e a 5G que são plainas rebaixadeiras (rabbet planes) cópias da Stanley #78 e da Stanley #10.Tenho aqui 6 8G e 5G, 4 estou restaurando para vender. Espero que tenham sido úteis essas informações. Grande abraço a todos.
Túlio Oliveira Obg pela resposta. A que comprei foi uma numero 3 de primeira geração. E apesar de ter sido restaurada ela está impecável. Fiquei muito satisfeito com a compra. E olha que já estava pra comprar uma Stanley Global. Ainda não fiz um video dela pq a lamina não esta muito afiada. Comprei um Jig mas ainda não chegou. Logo posto um video dela. Estou esperando chegar tbm uma Stanley Bailey N6 inglesa. Obg
@@tuliooliveira_br Muito interessante. Você saberia dizer exatamente em que período a Metalúgica Bohrer produziu as Abohr e as Bohrer? Vi uma unidade dessa que você referiu, com manípulo em plástico. Devem ter sido as últimas - sabe até que ano foi fabricada?
Alex, com certeza! O cabo vc mesmo pode fazer um se tiver um pouco de habilidade. Pode comprar um da Stanley e adapta-lo. Plaina antigas sempre vlem a pena pois a novas não tem essa qualidade.
Olá, comprei plaina Spart número 3, porém quando vou plainar, fazer pequeno desbaste na lateral folha da porta , coisa de 3 a 4 mm, a lâmina recolhe, poderia me ajudar? Desde já agradeço
Oi Francisco. Com todas as plainas, pra não prender na madeira e não entupir a abertura é bom tirar camada bem finas. Vc disse 3 a 4mm, vc vai tirando através de varias passadas que tiram camadas fininhas até conseguir tirar esses 3 ou 4mm. Se tentar tirar 1mm de uma vez a plaina já vai "travar" e lascar a madeira. Essa é apenas uma dica de como desbastar, mas acredito que seu problema esta em outro lugar. Pelo que vi nas imagens dessa plaina, ela parece muito com a stanley então aconselho vc verificar algumas coisas: se o parafuso e a trava do contra ferro estão bem firmes pois, se estiverem com pouca firmeza, na hora da força o conjunto todo vai sair do lugar. Mas o que acontece na minha plaina stanley é outra coisa. Na rodinha de regulagem do quanto a lâmina sai pra fora da base, tem uma peça que parece uma forquilha e fica em volta do parafuso. verifique se essa forquilha tem alguma folga quando vc gira o parafuso pra movimentar a lâmina, se tiver essa folga, deixe a rodinha em uma posição que já está encostada na forquilha, assim quando vc "forçar" a lâmina ao aplainar não terá essa folga que deixa a lâmina subir. é dificil de explicar por texto, espero ter ajudado.
Kkkk vou te estressar de tanta pergunta ,tenho um amigo eue mora em madri e ele vira pra ca no fim do ano da uma dica ou dicas pra mim pedir pra ele me trazer
Não sei o nome em português pois é praticamente impossível encontrar peças de reposição dessas plainas aqui. Fiz uma pesquisa e encontrei o nome em inglês que é "Y ADJUSTMENT LEVER" Procurei com esse nome e encontrei no e-Bay ela à venda com o pino. A tradução automática chamou de "ALAVANCA Y DE AJUSTE DE PROFUNDIDADE"
Boa noite, estava revendo este vídeo porque aquela plaina stanley nº 3 que era do meu pai não dá pressão na trava da lâmina. Comparando com a sua percebi a falta de um calço metálico na parte inferior da trava, a princípio pensei que fosse diferença de modelo mas agora estou na dúvida. Como meu pai faleceu no fim do ano passado, minha vontade de colocar essa plaina em ordem ficou mais forte e gostaria de saber se vc pode me ajudar, eu mandando uma foto desta trava e a partir dela vc me confirmar ou não se ela está errada e se sim como posso fazer para arrumar ou conseguir outra peça, por favor.
+Alexandre Fagundes Souto veja se consegue me mandar a foto pelo facebook ou g+, mas se for a q estou pensando, é um tipo de mola q finano contra-ferro onde tem a trava. Todas tem essa mola. Vamosco firmar e depois a gente corre atras.
Achei esta imagem no ebay www.ebay.co.uk/itm/Original-Lever-Cap-for-Stanley-No-3-or-5-1-4-Plane-Nice-mjdtoolparts-/122284240817?hash=item1c78b56fb1:g:430AAOSw5cNYYBn9 acredito que talvez sua mola tenha achatado. Vc consegue entortar ela de volta? Se não resolver, tente entrar em contato com a Stanley nacional mesmo, pois acho que esta peça não vai ter tanta diferença assim das importadas no funcionamento. Se ainda assim não resolver, vai ter que fuçar no ebay mesmo. A pesquisa que fiz foi stanley plane #3 lever cap , EVITE o que vem dos EUA, pq eles só manda com envio expresso que sai muito caro. Sai mais barato trazer do UK do que deles. Procure por quem oferece envio ao Brasil, economic ou royal shipping, são os melhores. Se vc achar a peça e ele não enviar ao Brasil, não desista, envie msg e tente convencê-lo, já fiz isso várias vezes.
A plaina em si não é grande coisa, sequer tem aquele parafuso de regulagem do frog como na versão importada. Mas tem o valor sentimental. Entrarei em contato com a Stanley, obrigado.
Como vai Júlio. Tenho uma Stanley n 5 Made in Brasil, que comprei quando trabalhava em uma loja de material de construção a mais de 30 anos. Após todo este processo de retifica ela está encavalando madeira entre lâmina e contra ferro.Alguma dica de como resolver?
O contra-ferro é onde tem a trava da lâmina. Acho que vc quis dizer o chip breaker que fica encostado na lâmina. Tenho outro vídeo que mostro como afiar a lâmina e mostro tb esse processo de acertar o chip breaker. ua-cam.com/video/9daKmJjhw18/v-deo.html
Oi Davi! Se a lâmina recolhe e o chip breaker, aquele ferro curvo que fica preso na lâmina,recolhe junto, quer dizer que a trava do contra-ferro está frouxa. Pra arrumar vc tira o conjunto lâmina+chip breaker e o contra-ferro e dá um quarto de volta apertando o parafuso onde encaixa o contra-ferro. Vai ficar mais duro de travar mas é isso mesmo, mais duro mas não demais. Vai testando até não recolher mais. Agora, se a lâmina recolhe e o chip-breaker não recolhe junto. Então o parafuso que segura o chip-breaker na lâmina está frouxo. Aperta mais e teste. Pode ser as duas coisas juntas tb.
Júlio... Você tem a paciência e boa vontade de um mestre que ama o que faz. Suas aulas são todas excepcionais. Parabéns e muito sucesso.
Moço, foi um aula e tanta, muito obrigado por nos passa seus conhecimentos.Que o Pai Eterno possa continuar te abençoando sempre!
Obrigado! Que ele abençoe todos nós! Se tiver alguma dúvida é só perguntar.
De todos os videos que assisti sobre regulagem e afinamento de plainas manuais, esse foi o mais prático e didático. Sem encheção de linguiça.
Valeu por compartilhar seus conhecimentos e experiência.
Obrigado Fernando! Se tiver dúvidas é só perguntar!
Pra quem pensa que é fácil, é só uma limadinha, uma lixinha e pronto! Está aí a razão da paciência com o resultado de um trabalho perfeito!
Parabéns meu amigo!
Quem não tem paciência compra feito ou manda fazer!
Obrigado amigo. E o mais importante: quem tiver paciência, faz com calma e curte o processo.
Professor Júlio, quero lhe agradecer por possibilitar-me resgatar as ferramentas e principalmente estes conhecimentos. que se perderam com os meus antepassados. Tenho certeza que onde quer que eles estejam, vibrão tanto quanto eu a seu favor. Um forte abraço, e muita luz em sua jornada!...
Obrigado pelas belas palavras! Se tiver alguma dúvida é só perguntar.
Parabéns e obrigado, Julio! Acabei de comprar um plaina manual e não sabia por onde começar. Tudo de bom!
Boa diversão! E qualquer dúvida, é só perguntar.
Meus parabéns pelo seu empenho e dedicação ao seu trabalho acabei de adquirir uma galopa n 6 👍
Obrigado! Garlopa de madeira ou metal?
Estava mesmo precisando de um vídeo explicando como afiar e regular uma plaina dessas, tenho outra plaina que é só lâmina recta sem regulagem mas tenho de fazer uma lâmina, ótimo vídeo como sempre, parabéns 💯💯💯💯💯👌👍🤝
Obrigado! Tem o vídeo de complemento que eu mostro um modo de afiar. O link está no fim do vídeo.
@@JulioPestana obrigado vô lá ver
Melhor vídeo que encontrei sobre plaina! Muito obrigado, Júlio!
Eu que agradeço o elogio. Tentei ser completo. Se alguma parte serviu, já fico feliz, pois sei a dificuldade que tive pra encontrar essas informações. Abraço!
MUITO BOM VIDEO _ Didático muito bem explicado, uma aula de como regular uma ferramenta de trabalho, aparentemente simplista de usar entretanto cheia de importantes detalhes que certamente farão total diferença no manuseio.( OBRIGADO )
Parabéns por sua aula. Comprei uma plaina e estava perdido, mas assisti seu vídeo e tudo ficou bem.
Obrigado Idalicio! A intenção era ajudar mesmo. Fico feliz. Qualquer dúvida é só perguntar.
Excelente tutorial de marcenaria raiz. Parabéns.
O melhor vídeo,meus parabéns Deus lhe abençoe
Que bom que gostou! Obrigado!
Muito boas suas dicas parabéns !!!!
Valeu! Se Tiver dúvidas, é só perguntar.
Comprei uma plaina antiga, Stanley, feita na Inglaterra, pensei que já estaria retificada, fiz o teste usando uma régua retificada e a luz da lâmpada e tá dando diferença em diversas partes. Vou ter que retificar usando seus macetes.
Excelente dica amigo parabéns 👏👏💯
oi Julio, tenho uma Bohrer n. 4, e consegui montar de novo, pois desmontei para limpar, e nao estava conseguindo , mas depois da sua aula, vi onde errava e fiz algumas correçoes que vc ensinou. vou tentar de novo, acabar de montar e afiar a lamina. valeu mesmo, falta agora afiar , e voltar a usar. grande abraço!!!
Que bom que pude ajudar, se precisar é só chamar. Bem-vindo!
MUITO OBRIGADO AMIGO FIZ ISSO NA MINHA PLAINA QUE É IGUAL A SUA FICOU SHOW! DEUS TE AJUDE POR PARTILHAR COISAS TÃO IMPORTANTES!!!
Essa é a intenção Fábio. Bem-vindo ao grupo!
Obrigado. Este é um dos poucos videos que assisti mais de uma vez e salvei nos meus favoritos. Está muito bem explicado.
Rapaz, sou professor e formo professores. Raramente vejo pessoas com habilidade singular como a sua para, com paciência, didática e amor ao que faz, ensinar com tanta eficácia. Parabéns! acabei de aprender a inicializar uma plaina com perfeição. Continue assim! abraço.
Fiz licenciatura em Física pela USP. 😁
@@JulioPestana maravilha! só consolidou o que você já trouxe de berço!
Vários macetes, obrigado.q Deus continue abençoando vc e sua família
A EXCELÊNCIA compartilhada = ATITUDE + vies ESPIRITUAL
Nunca vi tanta explicação parabéns amigo
Obrigado! Qualquer duvida é só perguntar!
Obrigado por compartilhar esse vídeo com nosco Paulo Dias de Brasília
Eu que agradeço por vcs assistirem e apreciarem!
Muito bom amigo legal obrigado
Obrigado! Qualquer duvida é só perguntar!
Aprendi muito nessa aula, pois leigo no trato com essa ferramenta. Ajudou muito mesmo. Muito Obrigado. Sucessos sempre Julio.
Obrigado Ricardo Gimenez! Qualquer dúvida é só perguntar!
Todos que me precederam falaram tanta coisa boas e verdadeiras à seu respeito que para mim não sobrou nada prá falar, somente agradecer a excelente aula que já gravei para assistir outras vêzes. Nunca tinha visto uma aula tão completa, tão eficiente e que nos prende tanto a atenção. Parabéns por sua capacidade de transmitir e muito obrigado pelo presente que nos está dando. Toda vez que eu fôr regular minhas plainas, vou me lembrar de seus ensinamentos. Deus te abençoe e pague.
Eu que agradeço suas palavras. Qualquer dúvida é só perguntar.
Obrigrado Julio!
Parabéns pelo vídeo, já havia procurado muito sobre plaina manual. Seus vídeos sobre plaina são ótimos. Parabéns mesmo.
+Mastrangelo Woodwork obrigado. Mas o credito não é só meu. Aprendi com o Paul Sellers, mas como os videos dele são em inglês resolvi gravar minha versão e falar da plaina q temos aqui.
Valeu cara, vou tentar com a minha.
Qualquer dúvida é só perguntar!
OBRIGADO. O vídeo não ficou longo porque vc ensina tudo,exemplo não tenho a menor ideia de como usar plaina,comprei uma n3 visualmente a lamina estava torta vira alavanca pra la vira pra cá ela não se mexe (plaina ching-ling)mas no vídeo você montando em 18:47 vi que a minha estava torta,e a altura da lamina 3 mm aprendi com vc tbm.Agora
Eu que agradeço. Eu faço os vídeos exatamente pra resolver estas dúvidas. Fico feliz que te ajudou. Precisando é só perguntar. Bem-vindo!
Júlio, excelente vídeo, abrange todos os aspectos de acerto de plainas. Lembra o Paul Seller, mestre de todos nós. Obrigado.
Ronaldo, foi com o Paul Sellers que aprendi e resolvi passar a informação em nosso idioma para quem não entende inglês também ter acesso. Obrigado!
Muito bom suas dicas excelente nota 10
Obrigado! Qualquer dúvida é só perguntar.
Que maravilha de aula.Tenho uma plaina dessa a mais ou menos 10 anos e nunca à usei pois não sabia nada dessa ferramenta, agora vou colocar sua aula em pratica muito obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Se tiver alguma dúvida, pode perguntar.
Prezado Júlio,
Obrigado por compartilhar seus conhecimentos. Excelente aula de como deixar uma plaina pronta para o uso!
Olá Júlio... Já havia assistido este vídeo..Sempre que assisto, aprendo mais. Parabéns! Muito ditatico. Lourenço BH - MG
Julio, parabéns pelos seus videos. Vi o de afiação, e é muito completo e este então é excelente. Eu comprei hj uma Goldenberg Francesa totalmente enferrujada, mas a lâmina está intacta, só com a ferrugem, mas está praticamente nova. Vou restaurar ela e fazer um vídeo do restauro. te avisarei. Muito obrigado, e mais uma vez, parabéns.
Bela plaina, quando terminar deixe o link do vídeo aqui pra gente ver.
Sim, já deixei pronta para o uso, agora falta acertar detalhes. Trocar umas peças e talz. Mas já está lindona.
Valeu!
Obrigado pelas dicas. Vou dar uma geral na minha plaina! Parabéns!
Obrigado! Qualquer duvida é só perguntar!
Tenho uma plaina que era do meu pai e não sabia usar e nem regular, agora sei como fazer. agradeço por esse vídeo que vai me ajudar muito. Parabéns.
Fico muito feliz. Essa foi minha dificuldade por anos e tenho dar o crédito ao canal do Paul Sellers. A minha parte foi mostrar em português e do meu jeito. Obrigado.
Bacana, gostei muito e já estou te seguindo no canal, e também estou aprendendo a deixar os meus formões afiados, mais uma vez Parabéns.
Julio Pestana irmão vc eh o melhor q já vi aki no UA-cam parabéns
Foi o primeiro vídeo onde vi aplainar a base da plaina, isso foi novidade na minha vivência. Realmente faz diferença?
Faz sim, e como! Principalmente a parte logo depois da abertura da lâmina. Em formões tb tem que ter esse cuidado, até uns 2 ou 3 cm do fio da lâmina. Eu aprendi vendo os gringos. Alguns deixam a base toda plana, os mais velhos e experientes, já dizem que só é necessário próximo da abertura. Se quiser ver eles, eu indico Paul Sellers, Rex Kruger e Renassaince Woodworking.
Muito obrigado
Ótima prestação de serviços. Parabéns.
Cara, muito obrigado pelo vídeo. Eu estava tendo problemas com a plaina, já fui usando logo de cara percebi que tinha faltado algo. Bom trabalho e novamente, muito obrigado.
Que bom que te ajudou. A minha intenção foi essa mesmo. Tb achava que não conseguia aplainar pq não sabia. Mas na verdade era a plaina que precisava de ajustes.
Valeu , otima aula
Obrigado!
Parabéns cara, super detalhado, um lindo trabalho.
Obrigado
Parabéns pelo conteúdo e Deus abençoe bro
Obrigado!
Muito bom!! 👍🏼👏🏼👏🏼
Obrigado! Qualquer duvida é só perguntar!
Show de vídeo.
Parabéns.
Obrigado! Qualquer duvida é só perguntar!
O vídeo é genial. Tenho uma plaina antigaça, que era do meu avô, que comprou e nunca usou. O velho morreu faz quase 30 anos e eu peguei a plaina para mim. Ainda tem as marcas de usinagem de quando foi fabricada. Vou prepará-la segundo suas instruções (mesmo ela estando "usável"...) e vou aplainar mais coisas na mão ao invés de comer na lixa (que é o que eu geralmente acabo fazendo pois tenho lixadeira elétrica e a folha de lixa é barata). Acho o acabamento com plaina mais bonito e com certeza a longo prazo sai bem mais barato que comer madeira na lixa.
Também tem a vantagem de não fazer pó. Guarda a lixadeira para as madeiras com grão reverso que a plaina não resolve. Abraço!
Pois é... apesar de que o meu aspirador tem tubo estreito (eu não tenho um cyclone com o tubo imenso, tenho um aspirador doméstico) e raspa de plaina entope tudo. Mas nada que a vassoura não resolva, né?
Você é de onde? Que cidade?
Nem se preocupe em ligar o aspirador. Como vc disse, vassoura e pá resolvem rapidinho. As plantas adoram as raspas se vc colocar como forração em torno do caule, ajuda a segurar a umidade. Estou em Itapevi-SP.
Pena que não é do Rio. Ia encher sua paciência para vc me deixar ir na sua oficina para vc me ensinar umas coisas... hahahaha
Pode encher por aqui mesmo. Além de mim, sempre tem alguém que ajuda. A melhor dica que me deram e passo pra todo mundo é: "Mão na massa! Começa a fazer e errar que vc vai ver que não é tão difícil assim." Depois que começa não para mais...
show de bola !!!
Acabei de comprar a minha, obrigado por repassar seu conhecimento.
Que bom Tiago! Qual marca vc comprou? Guarde a nota fiscal, tire cópia pra não apagar. Já tivemos varios casos da Stanley, e eu estou brigando com eles faz umas semanas, pois eles dão garantia vitalícia e depois de 10 anos da plaina comprada, querem que vc leve ela na loja onde comprou com a nota. Que a essa altura já desfez. E além disso não vendem peças sobressalentes.
@@JulioPestana eu não pesquisei sobre marcas comprei uma bem simples na loja de material de construção. Starfer é a marca. O acabamento dela pelo que aprendi no seu vídeo está meio grosseiro. Comprei porque eu quero instalar minhas portas aqui em casa. A primeira tinha uma diferença de alguns milímetros e eu fui na brutalidade com a lixadeira e a porta ficou toda torta😂😂😂😂 enchi a casa de poeira minha mulher brigou comigo por causa da poeira depois disso tudo pensei na plaina. Acho que é com a plaina mesmo que tira esta diferença ou não 😂😂😂???
Sim é com ela mesmo. Se a porta for maciça é só usar. Se for porta interna, que são ocas, tome cuidado pq se aplainar demais pode fazer buraco ou lascar as folhas que são fininhas.
@@JulioPestana valeu pela dica 😀
muito legal , precisava dessa dica , obrigado tenho uma nova .
Da hora Júlio
Obrigado!
Parabéns irmão ótimo video, excelente explicação atendeu OS meus anseios, OK continue com os vídeos!!! Abraço!!!!
Obrigado! Qualquer duvida é só perguntar!
@@JulioPestana ok valeu🤝
Parabéns pela riqueza de informações no vídeo. Ainda não uso plaina manual . Pode me indicar marca e tamanho de plaina nacional para comprar. Só produzo tábuas de corte com peças coladas. Preciso deixá-las bem no esquadro. Obrigado.
Compre uma número 4 da Stanley, procure a que tem a regulagem como a do vídeo pois existe com tipo se regulagem diferente e ainda não usei pra saber se presta. Tire copia da nota fiscal ou digitalize e guarde pois, apesar de alegarem garantia "vitalícia", caso de algum problema, vão mandar vc ir na mesma lugar na que comprou com a nota pra trocar. Por isso compre em loja que vc acha que não vai fechar. Se precisar de mais alguma coisa é só perguntar.
@@JulioPestana obrigado mais uma vez pela dica
Ótimo video Júlio! Comprei uma plaina Stanley e ainda não usei. Vou seguir suas boas dicas para regulá-la. Parabéns!
#inscritojá ! 😀
+josiasferreiraful Bem vindo. Meus vídeos são detalhados e demorados mas assim todos conseguem fazer.
Julio Pestana - Demorados ? Imagina...tá é bom demais! Quanto mais detalhados melhor! Continue assim!
Deus te abençoe! Abraço
Legal, quantos macetes para deixar uma ferramenta ok. Parabéns!
Obrigado por compartilhar.
Bom dia Julio. Muito boa sua aula, esclarecedora mesmo. Estou começando aprendizado na marcenaria e estou gostando muito. Se me permitir, tenho um pedido pra fazer. comprei uma plaina rockwell nº. 4 antiga e estou estudando para restaura-la porem ela não tem o contra ferro e gostaria de saber se pode me dar alguma dica de onde encontrar essa peça. ou se é possível adaptar um contra ferro de outra marca?.. agradeço a atenção. Parabéns pelo seu trabalho.
Talvez vc consiga adaptar de outra marca, precisa ver de são parecidos. O problema é que as empresas aqui no Brasil não vendem as peças avulsas. Eu sei pq tive uma briga feia com a Stanley que será assunto de um vídeo futuro. Vc encontra peças avulsas no eBay, mas elas vem dos EUA e custam em Dólar. Boa caçada!
otimo video amigo. vou regular todas. so uma sugestao. abaixe o volume da música pq em 30 min ela fica cansativa
Julio,
parabéns pelos conteúdos do seu canal, foram muito úteis e didáticos para mim que estava restaurando uma antiga plaina Abohr, pois até então só possuía uma Stanley hobby.
Sucesso!!
Obrigado João. Logo vou começar a alternar os vídeos entre ferramentas, técnicas, e os projetos. Achei melhor começar pelas ferramentas necessárias pq sem elas não fazemos nada. Bem vindo!
Obrigado Julio
Essas coisas era. PRA vir de fábrica e ñ quem compra ter q fazer ISSO ( obrigado pelas DICAS )
Concordo em parte com vc, pq acho melhor ela vir mais "crua" e cada personalizar pra sua necessidade. Se vier preparada pra um tipo de trabalho, pode não servir pra outro e vice-versa. Mas tb acho que a empresa devia mandar um belo manual explicando como prepará-la para cada tipo de trabalho e como usá-la tb. Precisamos lembrar que ela vai se desregular com o uso e mesmo que venha pronta, uma hora a gente vai ter que regular de novo.
Boas dicas!
Excelente vídeo...
Caro Júlio,
Dentre as plainas que se encontram no mercado nacional, quais plainas vc recomendar dentro de um parâmetro custo/benefício? Desde já grato pela ajuda e pela aula muito bem esplanadas! Abs
Entre as nacionais só posso recomendar uma, as da Stanley. Não cheguei a usar as outras e é apenas por este motivo que deixo de recomendar. Não sei se são boas ou ruins. A plaina da Stanley segue o modelo original norte americano da Stanley que inventou a plaina de metal com carcaça monobloco que foi copiada no mundo todo. Não gosto de algumas plainas que tem a regulagem da lâmina por cima. Apesar de não ter usado, mexi em uma na loja e não gostei, talvez por estar acostumado com a outra regulagem mesmo. Sobre a empresa Stanley brasileira, já te aviso que vc NUNCA vai conseguir peças sobressalentes para sua plaina, nem as lâminas eu encontrei e, recentemente a alavanca do contra-ferro da minha quebrou e foi um martírio pra conseguir outra, vou até fazer um vídeo sobre isso. Eles dizem que a plaina tem garantia vitalícia, mas vc tem que guardar a nota fiscal de onde comprou e caso dê problema tem que levar na loja. Tire cópia da nota por garantia e guarde bem guardada pois daqui a 10 anos talvez vc precise da nota. O resto da história eu mostro no vídeo. Abraço!
Julio ,encontrei uma stanley n6 antiga U.S.A e uma n4 england so que nova ,o rapaz trouxe de la em 2016 ambas por 500
A record nova custa 68 dólares na Amazon. Dá para ter uma noção se está cara ou não. Teria que somar o envio e o imposto. Mas não enviam pro Brasil. Não é tão boa quanto as antigas mas com certeza é melhor que o que temos por aqui. Plainas vc consegue fazer tudo com uma número 4 mas algumas te facilitam se vc tiver: uma #5, a famosa jack plane, vc usa quando for tirar muito material já deixando plano. A #4 vc usa para acabamento. Uma #7 serve para madeira comprida tipo portas ou tampos de mesa. Com essas 3 dificilmente vai precisar de outras. Lembrei! Uma #4 preparada como scrub plane vai ser muuuuito útil pra tirar muita madeira rápido. Então pode comprar outra #4 só pra isso, e não precisa ser tão boa já que é só pra desbaste.
muito bom mesmo. a minha não inclina ja movi aquela peça que fica atrás da lamina mas não regula.
Que pena Marcio! Se vc ainda não descobriu onde esta o problema, tenta filmar a alavanca e vc montando ela pra gente ver se descobre o problema.
Boa noite Julio, gostei do detalhamento técnico, vou fazer em minha plaina.Foi o Adilson Pinheiro que me indicou o teu vídeo, gostaria de fazer uma pergunta: - Como retificar a capa da lâmina quando está entrando (enroscando) cavaco, mesmo estando o parafuso apertado ? Obrigado !!!
Bom dia Zitto, bem vindo! Sei bem do que vc está falando. É relativamente fácil, pelo que entendi é o contra ferro (chip breaker) que é aquele metal que fica preso junto à lâmina. Comigo acontece isso às vezes e vc pode resolver assim: a parte onde ele encosta na lâmina não pode ter nenhum vão. Solte ele da lâmina, coloque uma lixa sobre uma superfície plana, de preferência vidro, granito ou alguma outra bem plana. Encoste a ponta que encosta na lâmina na lixa e deixe o resto fora da lixa, é a ponta do lado onde o metal é curvo. Lixe algumas vezes e vá testando encostando na lâmina do jeito que ela fica montada. Vc vai ver que o metal encosta mas às vezes tem um pedaço que esta levantado, ou a ponta encosta e o resto não. Continue lixando até essa parte do metal tocar a lâmina completamente e é isso. Explicando de outro modo, a superfície de contato do chip breaker com a lâmina tem que ser paralelas de modo que encostem uma na outra completamente. Além disso, como o Adilson disse em seu vídeo, a distância entre o chip breaker e o fio da lâmina tem que ser de 2 a 3 milímetros. A capa que tem a alavanca e faz pressão pode estar e qualquer distância, desde que não ultrapasse a curva do chip breaker. Espero que eu tenha sido claro, é difícil explicar algumas coisas sem imagens. Eu fiz um vídeo sobre afiação onde mostro isso rapidamente mas só vai estar pronta a edição no dia 12/09, segunda dia 05/09 sai o vídeo sobre regulagem do JIG de afiação. No meu blog tem alguns artigos que podem ajudar. Vou fazer um detalhado lá sobre o processo de corte da plaina pra ver se te ajuda. Espero que tire suas dúvidas e a de outros tb. Abraço.
Muito gratto Julio, eu entendi a explicação, amanha vou tentar seguir esses passos para resolver este desafio, antes assistirei o vídeo de afiação e também vou procurar o teu Blog. Depois eu falo o resultado. Um bom final de semana para ti !!!
Valeu Julio bela dica! me inscrevi no canal
Esqueceu de mostrar strop de couro de sola !!qualquer sapataria gente consegue que eles dão couro de sola,pasta de polimento verde em casa de ferragens!😊
Opa legal.então quando compra ela nova têm que afiar e regular pra usar ????
Sim, isso mesmo. Quando compra usada é bom verificar se foi preparada também.
@@JulioPestana amigo eu desmontei e lichei a surfice como você disse .mas agora eu a montei mas quando trabalha com ela a lâmina vai se afastando e ela para de cortar .será que eu montei errado ?????
Tenta apertar um pouco o parafuso que prende a lâmina no contraferro. Se não resolver, dê mais um quarto de volta na rodinha que fica abaixo da lâmina, ela que empurra a lâmina para fora e algumas marcas tem folga nessa rodinha. Se tiver dúvidas na montagem da lâmina olha meu outro vídeo onde afiei a lâmina da plaina.
Boa noite amigo
Qual o valor pra deixar uma plaina nova pronta pra o uso
Amigo quando compra a Plaina nova é preciso fazer isso? ou so quando ela ja é usada?
+celso guitarrista principalmente quando é nova. Depois só precisa manter, afiando e regulando.
Restaurei a minha abhor n5 agora quero adquirir mais uma no mercado livre ,entao quero sua opiniao entre uma buck boss americana ou uma union inglesas ambas desconhecidas e por 200 reais
Eu não conheço elas. Fiz uma pesquisa rápida e achei alguns gringos aconselhando a não comprar a buck bros pois são plainas atuais. Já a union, disseram que está no mesmo padrão das Stanley-bailey que são muito boas, afinal todo mundo copia elas até hoje. Minha preferência pessoal dessas antigas são as da record inglesa ( comprada pela Irwin) e as Stanley dos USA. Das atuais as melhores são da Veritas e as da Lee-nielsen. Fique com a Union!
As laterais a 90° permitem um esquadrejar preciso.
Comprei uma plaina manual Stanley n3 ,essa alavanca que move a lâmina para alinhar não esta movendo a lâmina,o que pode ser?
Provavelmente vc já deve ter verificado isso mas não vejo outros motivos: a parte de baixo dessa alavanca, que fica atrás da lâmina tem que encaixar no vão da lamina onde passa o parafuso. Quando vc move a alavanca para a direita, a parte de baixo vai para a esquerda e move a lâmina naquela direção. Verifica se está encaixada. Algumas alavancas tem um tipo de rodinha na parte que encaixa na lâmina, verifica se a sua tem pois pode ter quebrado e quem vendeu escondeu isso. O princípio do funcionamento é esse, se não tiver a rodinha ou não encaixar direito, pode tentar fazer alguma adaptação com parafuso, arruela e porca, pois encontrar a peça avulsa é bem difícil.
@@JulioPestana obrigado amigo,foi isso mesmo, ajustei!
Olá Julio.
Cara, eu assisti seu vídeo e fiquei surpreso com a quantidade de informações que vc traz nele sobre as formas de regulagem e manutenção das plainas.
Eu adquiri a algum tempo uma plaina da nº 4 da Vonder, e uma coisa que eu percebi no seu vídeo foi a facilidade na hora de regular a angulação e a profundidade da lâmina, eu não sei se isso é da marca, mas na minha ferramenta eu tenho uma certa dificuldade em fazer esses ajustes, eu gostaria de verificar contigo se isso é normal, se faz parte da ferramenta devido ao baixo custo... agradeço desde já.
+Guilherme Augusto vou dar uma olhada na plaina da vonder na loja e volto aqui p te responder. Aguarde.
Mesmo problema q eu tenho o ajuste de profundidade fica muito duro, e a lamina sempre fica mais para um lado q pra outro
Julio boa noite essa licha de 150 que você usa para alinhar a plaina é de madeira?
É lixa de massa, as de madeira são amarelas e as de metais geralmente são pretas. Pode usar qualquer uma, a menos que vc vá molhar, aí recomendo lixa d'água e de pano que é mais difícil de rasgar. As de metal duram mais tb, mas como era o que eu tinha, usei estas mesmo.
Excelente vídeo, mas uma duvida estes procedimentos são feitos em todos os tipos de plaina independentemente do fabricante e do numero? Por exemplo você mostrou o vídeo em uma stanley mas não muda nada de uma dessas para uma vonder deve ser feito a mesma coisa nas duas certo?
Oi Gustavo. Dei uma olhada na net nas plainas da vonder e acredito que sim, pode ter algo um pouco diferente mas pelo que vi é bem parecida. Agora de a plaina for a hobby, o ajuste de posição da lâmina é um pouco diferente, mas as dicas da base, laterais, limar as bordas e tudo mais, até hj funcionaram em todas que fiz. Desde que elas sejam de mecânica parecida (quase todas as empresa copiam o modelo da stanley). Qualquer dúvida ou problema que aparecer pode me chamar.
Então eu comprei uma EDA igual deste link: www.impeda.com.br/ferramentas/produtos/plainas/
Logico não é profissional mas estava com um preço convidativo e não parece ser ruim apesar de ser hobby.
Na questão de qualidade o que difere uma plaina dessas de uma Stanley Profissional?
Geralmente é a qualidade. Pra saber mesmo, só usando as duas. De qualidade mesmo hj em dia só as importadas, tem que achar usada ou importar. A própria global-stanley que usei no vídeo já deixa um pouco a desejar em comparação com as antigas. Mas a gente se vira com o que tem. Use e sinta a sua plaina, se achar algo que lhe incomode nela, dê uma pesquisada, pergunte, faça testes com outras e se achar que deve, mude. Os materiais dessas plainas mais baratas costumam ser mais fracos, se a lâmina perder o fio muito rápido vc pode tentar comprar a lâmina da stanley e colocar nela pra ver se melhora.
Sim a questão da lâmina pensei nisso mesmo comprar uma lâmina melhor caso essa não seja boa, por enquanto farei pequenos trabalhos em pinus o que não acho que vai exigir muito da plaina, em compensação pra madeiras mais duras imagino que a lâmina vá aguentar muito tempo, mas a lâmina da stanley encaixa em qualquer plaina manual mesmo que a plaina não seja stanley?
Se for cópia desse modelo que vc me mostrou, sim da pra usar a lâmina da stanley em outra plaina. Quanto a usar em madeira dura, acredito que vc vá perder o corte mais rápido, o corpo da plaina não vai fazer diferença entre madeira dura e mole. Como mostrei em um dos vídeos, se estiver bem afiada não precisa fazer muita força. Uma coisa que ajuda muito, aprendi com Paul Sellers, passe uma camada fina de óleo na base da plaina antes de usar para deslizar mais fácil, e depois para proteger do ferrugem. Óleo fino de máquina, tipo o singer.
Amigo qual a lixa e qual a lima que você usou? Lixa de água ou de ferro?
Usei lima bastarda e as lixas foram o que tinha na mão mesmo, número 100. Avermelhadas são de massa, pretas são de metal, mas pra nesse caso a diferença de resultado é pequena, pode usar qualquer uma delas.
@@JulioPestana obrigado pela resposta amigo, Tmj
O que é uma plaina (100-150 reais) boa no Brasil hoje na sua opinião?
Infelizmente não achei nenhuma. Se vc encontrar usadas na internet de marcas como Record, Stanley USA, Woodriver, etc, pode recuperá-las e terá uma bela ferramenta mas o preço deve ser maior que isso. As da Stanley são as menos piores, as outras que tem hobby no nome são muito fracas e o metal da lâmina perde o fio rápido. Se for comprar da Stanley tire cópia da nota fiscal e guarde bem pois o suporte deles e a política de assistência técnica é horrível. Dão garantia vitalícia mas se quebrar qualquer peça, mandam vc levar sua plaina na loja onde comprou com a nota que eles trocam. Agora imagina como isso pode dar errado depois de uns 10 anos: a loja fechou, perdeu a nota, a nota apagou, etc. Até se vc quiser PAGAR pela peça quebrada eles não te vendem. A plaina é boa, entre nossas opções, mas a empresa não ganha meus elogios.
Grato por vossa sinceridade... irei pesquisar. Estou com uma EDA n°3 que paguei baratinho. Mas trabalhar com ela é outros 500's.
Amigo, bom dia! Na montagem da lâmina, o botão de regulagem qual posicionamento recolhido ou aberto. A minha o botão fica duro. O que faço.
Pinga oleo singer no parafuso e rosqueia e desrrosqueia varias vezes. Ao girar no começo é um pouco duro o meu tb. Vc deixa o botão da regulagem o mais pra dentro possível, aí coloca a lâmina no lugar e trava. Depois vai desrrosqueando pra ela descer.
@@JulioPestana Vale meu, vou fazer assim. Muito obrigado.
tenho uma plania nova tenho que fazer todo esse preparo pra ela ficar pronta pro trabalho?
luiz frança com esse preparo ela fica o melhor possivel. A partir daí vai depender da marca da plaina e de vc. Se der td certo na hora de usá-la, parabéns vc faz parte de um grupo pequeno. Se der algo errado, faça como nós, tire as raspas da lâmina, respire fundo e tente de novo. Com o uso a gente pega o jeito. Bem vindo a grupo dos que sabem como usar uma plaina manual.
Olá Julio. Tenho 200 reais pra comprar uma plaina. Estou querendo comprar uma Nº3. Qual seria melhor, uma Stanley Global 12-163 ou uma Bohrer antiga em bom estado?
Leandro, resposta difícil pois nunca usei uma Bohrer. A n°3 é uma plaina de acabamento para peças pequenas, se é isso mesmo que vc quer, então vou dar minha opinião. Dei uma pesquisada e vi que a Bohrer fez varias plainas, inclusive a rebaixadeira (plough plane). A Stanley nacional não é uma boa plaina, se pudesse trocava por uma importada antiga. Se a Bohrer tem todas as peças eu arriscaria nela pelos motivos: antiga, as coisas eram feitas p durar; a marca aparentemente fazia várias plainas, não só esse modelo, o q demonstra dedicação aos seus produtos; a stanley atual é "passável", vc viu no video, mesmo com todos os ajustes ainda não fica 100%. Depois conta aqui qual vc escolheu e o q achou dela.
Acabei de comprar a Bohrer. Assim que chegar vou gravar um video. Obg pela dica.
Júlio e Leandro, bom dia! Para complementar as informações: as Bohrer são boas mas a primeira geração delas era ainda melhor, quando não tinham sido modificados o "lever" do "lever cap" que foi substituído por um sistema de travamento com uma espécie de manípulo com cabeça de plástico. Além disso diminuíram o comprimento e espessura da lâmina (ferro) pra economizar metal, o que melhorou foi a qualidade do aço da lâmina. O acabamento da usinagem também deu uma piorada mas comparativamente à essas plainas feitas na Índia, Cingapura, China e etc essas Bohrer, mesmo usadas, compensam muito mais. A mesma metalurgia que fez as Bohrer fazia também as excelentes Abohr, uma primeira geração de plainas da empresa que são de alta qualidade, comparáveis às Record e Stanley européias. As minhas Abohr não saem daqui, não abro mão delas, são excelentes, quem puder ter não vai se arrepender.
A Bohrer, como já disse o Júlio fez também dois modelos diferenciados, bem mais raros de se encontrar, a 8G e a 5G que são plainas rebaixadeiras (rabbet planes) cópias da Stanley #78 e da Stanley #10.Tenho aqui 6 8G e 5G, 4 estou restaurando para vender.
Espero que tenham sido úteis essas informações.
Grande abraço a todos.
Túlio Oliveira Obg pela resposta. A que comprei foi uma numero 3 de primeira geração. E apesar de ter sido restaurada ela está impecável. Fiquei muito satisfeito com a compra. E olha que já estava pra comprar uma Stanley Global. Ainda não fiz um video dela pq a lamina não esta muito afiada. Comprei um Jig mas ainda não chegou. Logo posto um video dela. Estou esperando chegar tbm uma Stanley Bailey N6 inglesa. Obg
@@tuliooliveira_br Muito interessante. Você saberia dizer exatamente em que período a Metalúgica Bohrer produziu as Abohr e as Bohrer? Vi uma unidade dessa que você referiu, com manípulo em plástico. Devem ter sido as últimas - sabe até que ano foi fabricada?
To precisando aprender a mexer na minha qual é o outro vídeo?.
Esse aqui ua-cam.com/video/9daKmJjhw18/v-deo.html
@@JulioPestana valeu
Tenho uma plaina abhor n 5 me parece ser bem antiga mais falta 2 parafuso e o cabo quebrou sera q compensa restaurar?
Alex, com certeza! O cabo vc mesmo pode fazer um se tiver um pouco de habilidade. Pode comprar um da Stanley e adapta-lo. Plaina antigas sempre vlem a pena pois a novas não tem essa qualidade.
Olá, comprei plaina Spart número 3, porém quando vou plainar, fazer pequeno desbaste na lateral folha da porta , coisa de 3 a 4 mm, a lâmina recolhe, poderia me ajudar?
Desde já agradeço
Oi Francisco. Com todas as plainas, pra não prender na madeira e não entupir a abertura é bom tirar camada bem finas. Vc disse 3 a 4mm, vc vai tirando através de varias passadas que tiram camadas fininhas até conseguir tirar esses 3 ou 4mm. Se tentar tirar 1mm de uma vez a plaina já vai "travar" e lascar a madeira. Essa é apenas uma dica de como desbastar, mas acredito que seu problema esta em outro lugar. Pelo que vi nas imagens dessa plaina, ela parece muito com a stanley então aconselho vc verificar algumas coisas: se o parafuso e a trava do contra ferro estão bem firmes pois, se estiverem com pouca firmeza, na hora da força o conjunto todo vai sair do lugar. Mas o que acontece na minha plaina stanley é outra coisa. Na rodinha de regulagem do quanto a lâmina sai pra fora da base, tem uma peça que parece uma forquilha e fica em volta do parafuso. verifique se essa forquilha tem alguma folga quando vc gira o parafuso pra movimentar a lâmina, se tiver essa folga, deixe a rodinha em uma posição que já está encostada na forquilha, assim quando vc "forçar" a lâmina ao aplainar não terá essa folga que deixa a lâmina subir. é dificil de explicar por texto, espero ter ajudado.
Obrigado, essa plaina Spart, muito ruim, troquei pela marca THOMPSON, aí consegui fazer o serviço, valeu.
Kkkk vou te estressar de tanta pergunta ,tenho um amigo eue mora em madri e ele vira pra ca no fim do ano da uma dica ou dicas pra mim pedir pra ele me trazer
Olá , nos 15:47 tem essa peça que vai em baixo dessa com rosca como chama ?
Qual peça? A que parece uma ferradura?
@@JulioPestana isso mesmo , a que parece ferradura
Não sei o nome em português pois é praticamente impossível encontrar peças de reposição dessas plainas aqui. Fiz uma pesquisa e encontrei o nome em inglês que é "Y ADJUSTMENT LEVER"
Procurei com esse nome e encontrei no e-Bay ela à venda com o pino. A tradução automática chamou de "ALAVANCA Y DE AJUSTE DE PROFUNDIDADE"
Boa noite, estava revendo este vídeo porque aquela plaina stanley nº 3 que era do meu pai não dá pressão na trava da lâmina. Comparando com a sua percebi a falta de um calço metálico na parte inferior da trava, a princípio pensei que fosse diferença de modelo mas agora estou na dúvida.
Como meu pai faleceu no fim do ano passado, minha vontade de colocar essa plaina em ordem ficou mais forte e gostaria de saber se vc pode me ajudar, eu mandando uma foto desta trava e a partir dela vc me confirmar ou não se ela está errada e se sim como posso fazer para arrumar ou conseguir outra peça, por favor.
+Alexandre Fagundes Souto veja se consegue me mandar a foto pelo facebook ou g+, mas se for a q estou pensando, é um tipo de mola q finano contra-ferro onde tem a trava. Todas tem essa mola. Vamosco firmar e depois a gente corre atras.
Mandei a foto no G+ comentando a postagem do vídeo completo da bengala torcida.
Achei esta imagem no ebay www.ebay.co.uk/itm/Original-Lever-Cap-for-Stanley-No-3-or-5-1-4-Plane-Nice-mjdtoolparts-/122284240817?hash=item1c78b56fb1:g:430AAOSw5cNYYBn9 acredito que talvez sua mola tenha achatado. Vc consegue entortar ela de volta? Se não resolver, tente entrar em contato com a Stanley nacional mesmo, pois acho que esta peça não vai ter tanta diferença assim das importadas no funcionamento. Se ainda assim não resolver, vai ter que fuçar no ebay mesmo. A pesquisa que fiz foi stanley plane #3 lever cap , EVITE o que vem dos EUA, pq eles só manda com envio expresso que sai muito caro. Sai mais barato trazer do UK do que deles.
Procure por quem oferece envio ao Brasil, economic ou royal shipping, são os melhores. Se vc achar a peça e ele não enviar ao Brasil, não desista, envie msg e tente convencê-lo, já fiz isso várias vezes.
Vi a foto e está sem a mola mesmo. Tenta a stanley nacional primeiro, me avisa se precisar de ajuda.
A plaina em si não é grande coisa, sequer tem aquele parafuso de regulagem do frog como na versão importada. Mas tem o valor sentimental.
Entrarei em contato com a Stanley, obrigado.
Entao seria bom negocio a inglesa ou a americana?
Se vc ainda não tem a #4 ou se a sua #4 é uma nacional, compre a inglesa. Se já tem e não tem nenhuma #6 ou #7, compre a americana.
bom dia amigo, pq a lixa para madeira e não para ferro ?
Era a que eu tinha na oficina no momento. Tb serviu pra mostrar que pode-se usar qualquer lixa.
Onde encontra essa record eu tenho formoes dessa marca
Só achei no eBay.uk
Eu fo tenho uma abhor 5
Pega a #4 inglesa e vc usa a #5 para madeiras grandes por enquanto.
Fala som
Como vai Júlio. Tenho uma Stanley n 5 Made in Brasil, que comprei quando trabalhava em uma loja de material de construção a mais de 30 anos. Após todo este processo de retifica ela está encavalando madeira entre lâmina e contra ferro.Alguma dica de como resolver?
O contra-ferro é onde tem a trava da lâmina. Acho que vc quis dizer o chip breaker que fica encostado na lâmina. Tenho outro vídeo que mostro como afiar a lâmina e mostro tb esse processo de acertar o chip breaker. ua-cam.com/video/9daKmJjhw18/v-deo.html
@@JulioPestana Obrigado pelo retorno tão rápido. Isso mesmo, vou ver o vídeo e colocar em prática. Bom domingo pra você.
Toda vez que passo a plaina na madeira ela recolhe a lâmina pra dentro -_- como resolvo isso?
Oi Davi! Se a lâmina recolhe e o chip breaker, aquele ferro curvo que fica preso na lâmina,recolhe junto, quer dizer que a trava do contra-ferro está frouxa. Pra arrumar vc tira o conjunto lâmina+chip breaker e o contra-ferro e dá um quarto de volta apertando o parafuso onde encaixa o contra-ferro. Vai ficar mais duro de travar mas é isso mesmo, mais duro mas não demais. Vai testando até não recolher mais.
Agora, se a lâmina recolhe e o chip-breaker não recolhe junto. Então o parafuso que segura o chip-breaker na lâmina está frouxo. Aperta mais e teste.
Pode ser as duas coisas juntas tb.
@@JulioPestana muito obrigado mano!
Esqueci a inglesa e modelo 12-004