Infertilidade Feminina: Quer Engravidar e Não sabe por que não consegue? Tem tratamento?
Вставка
- Опубліковано 5 лют 2025
- Bom pessoal, o que é a infertilidade feminina? Qual a definição? A infertilidade feminina é definida como a incapacidade de uma mulher conceber após um ano de tentativas regulares de relações sexuais sem o uso de métodos contraceptivos. Pode ser uma condição complexa e multifacetada, com várias causas possíveis que afetam a capacidade da mulher de engravidar.
Mas Helder, me conte ai quais as prováveis causas da Infertilidade Feminina? Bom pessoal, são muitas as causas que podem estar contribuindo com a infertilidade feminina. Eu numerei aqui as 6 principais, que na minha opinião são as que mais acometem as mulheres em idade fértil. E a primeira sem dúvidas são os
Problemas Ovulatórios: Pessoal, disfunções na ovulação são muito comuns de acontecer e podem ser causadas por n motivos, onde os principais são: distúrbios hormonais, síndrome dos ovários policísticos (SOP), problemas de tireoide, excesso de exercício ou estresse. Ou seja pessoal, todas essas situações mencionada podem estar dificultado a sua gravidez e você nem faz ideia que pode ser isso.
A segunda causa que também pode estar prejudicando a sua gravidez são as Anormalidades na Estrutura Reprodutiva: A estrutura reprodutiva que eu estou me referindo é o útero. Anormalidades no útero, como miomas, pólipos, aderências ou malformações congênitas, podem interferir na implantação do embrião, impossibilitando assim a gravidez.
Em terceiro lugar, se não bastasse os problemas no útero, temos também os Problemas Tubários: Danos ou bloqueios nas trompas de Falópio, geralmente causados por infecções passadas, endometriose ou cirurgias abdominais, podem dificultar a passagem do óvulo para o útero e dificultado o encontro dele com os espermatozoides.
Em quarto temos a Idade Avançada: A fertilidade feminina diminui com a idade, especialmente após os 35 anos, devido à diminuição da reserva ovariana e à qualidade dos óvulos.
A quinta causa mais comum de infertilidade é a Endometriose: Pessoal, a endometriose ocorre quando o tecido que normalmente reveste o útero cresce fora dele, muitas vezes afetando as trompas, os ovários e outras áreas do sistema reprodutivo, o que pode interferir na fertilização. Se você quiser saber um pouco mais sobre endometriose vou deixar um card no final, com um vídeo falando só sobre esse assunto. BLZ? Não perca tá muito bom.
E por último, mas não menos importante temos os Problemas Cervicais, ou problemas no colo uterino: Anormalidades no colo do útero, como estenose cervical ou muco cervical hostil, podem dificultar a passagem do esperma para o útero, dificultando assim a sua gravidez, por isso a importância da realização do preventivo anualmente, pois é durante o preventivo que o profissional consegue visualizar a situação cervical do colo uterino.
Tá Helder, beleza, estou há um ano querendo engravidar e não tenho sucesso. Nesse meu caso quais os profissionais que devo procurar para me ajudar?
Bem, ao enfrentar problemas de infertilidade, é recomendável consultar um especialista em reprodução humana que nesse caso é o Ginecologista obstetra ou endocrinologista reprodutivo. Esses são os profissionais mais adequados para diagnosticar e tratar a infertilidade feminina.
Pronto Helder, procurei os especialistas para fazer o meu acompanhamento, mas eu gostaria de saber quais os exames eu posso fazer para identificar o diagnóstico de infertilidade? Boa pergunta. Geralmente a primeira coisa a se fazer é uma
Avaliação Hormonal: Essa avaliação é para detectar desequilíbrios hormonais que possam estar afetando a sua ovulação.
Juntamente com a avaliação hormonal será pedido uma Ultrassonografia Transvaginal: Esse exame serve justamente para avaliar a saúde dos ovários, útero e trompas de Falópio. Ou seja, essa ultrassonografia vai avaliar as condições da sua estrutura reprodutiva, se há algo ali que possa estar dificultado sua gravidez.
Em terceiro que também pode ser solicitado temos a Histerossalpingografia: Que nada mais é que um exame de imagem que avalia a permeabilidade das trompas de Falópio e a forma do útero. Ou seja, vai dizer se o “caminho” dos óvulos e espermatozoides estão pérveis.
E em quarto pessoal e em último caso pode ser solicitado uma Laparoscopia: Nesse caso, seria uma cirurgia minimamente invasiva usada para ajudar a diagnosticar e tratar condições como endometriose, aderências ou anomalias uterinas. Mas nesse caso só em último caso eles utilizam da cirurgia para diagnóstico.
E por último temos os Testes de Fertilidade Masculina, que nesse caso seria o Espermograma: Pessoal uma vez que a infertilidade pode ser causada por problemas masculinos, é importante que o parceiro também faça testes de fertilidade. No espermograma é avaliado a quantidade, concentração, morfologia e motilidade dos espermatozoides.
Esse canal trata de assuntos relacionados a enfermagem e tem por objetivo transformar se em uma ferramenta de apoio educacional para profissionais e estudantes de todas as categorias de enfermagem.
Olá doutor me responda por favor
Oi
Oii Dr eu tomava injeção trimestral eu parei já tem um tempo até agora não consegui engravidar
Oi Sara, existem relatos que o efeito da medicação pode durar até 1 ano no organismo. O segredo agora é não ficar ansiosa e continuar tentando até o organismo metabolizar por completo o medicamento.
Dr eu tomava trimestral de três meses em agosto de 2023 eu parei de tomar aí a minha menstruação veio normal só que agora maiô eu botei tomar a trimestral dia 13 faz um mês e a minha próxima dose é dia 13 de agosto porém se eu parar eu posso engravidar