Boa noite professor, esse vídeo é muito verdadeiro e a realidade, eu sou pequeno produtor em média 100 litros dia, mais pra mim a conta é a mesma sua só que no meu caso eu mesmo faço a minha silagem, ou seja eu mesmo planto o milho cuido das minhas vacas tiro o leite na mão, então alguns custos aí são os mesmo seu, eu faço a mesma conta mais não preciso tirar o dinheiro, ele fica pra mim , com 6 vacas, aqui no nordeste é um pouco diferente o período das chuvas eu não dou volumoso elas ficam soltas no pasto, o trato com silagem é em média 7 a 8 meses.
Que legal parabens. Bem explicado. Mas o leite ainda e a melhor solucao. Tudo tem que ser economizado tem ser familhar. Todos trabalhando. Cuidar bem dos bezerros. Obrigado foi bem explicado faso assim mesmo
Fabrício parabéns, conta excelente, valeu é Verdade a tua conta esta correta, eu acho que o produtor de leite pequeno ,como agricultor em qualquer atividade acricola, hoje no Brasil pagã para trabalhar para sustentar estes políticos vagabundo que fã sem nada para ajudar o pequeno produtor, abraço Fabrício tudo de bom.
Boa noite!! na minha humilde opinião, chácara pequena serve para várias atividades, mas eu vou citar 3 delas, para aquele que tem uma outra renda fora, e usa a chácara para lazer, para aquele que também tem a sua renda fora e tem umas vaquinhas de leite, tem gasto com funcionários, combustível de carro, para ir da chácara pra cidade todos os dias, e está na atividade por diversão não por necessidade e não precisa de renda da chácara para viver, e tem aquele que precisa viver da chácara tem umas vaquinhas o funcionário e ele seus filho e a sua esposa e produz pelo menos 80% da alimentação das vacas, e produz parte da alimentação da sua família como verduras e outros alimentos que tem condições de produzir na chácara, mas eu respeito todas as opiniões e essa é a minha!!
Parabens pela explanaçao. Assim é a verdadeira gestao financeira. Para dar lucro, o leite tem que ter mao de obra familiar, benificiamento do leite (queijo, manteiga etc). E utlizar o sub produto (soro) para alimentar suinos e o esterco adubo para o plantio de alimentos e forrageiras.
Parabéns pela iniciativa, grande aula, estou usando um aplicativo para organizar minha produção, o nome é Ordenha Fácil, quem quiser usar eu recomendo é bem fácil e tem me ajudado muito.
Gostei Fabrício sua sinceridade , tirei leite vários anos , qdo passei pra gado de corte o lucro apareceu , gosto das vacas de leite mas infelizmente sobra muito pouco , e as vezes não sobra é nada, sempre vai ser assim , tinha q valorizar nosso leite . Gado de corte a pasto sempre foi melhor , abraço Fabrício, obg .
muito bem explicado é bem isso, aqui no Ceará porém é mais difícil, as chuvas e mais escassas àqui é 4 meses de chuvas o restante do ano e seco. falo aqui de Aracoiaba Ceará.
Bom vídeo ótimo já cheguei tirar 150 litros na mão por dia hoje não tiro mais ,porque fiz as contas e eu estava saindo no prejuízo , mais coloca dinheiro em poupança não qualquer investimento menos poupança isso é pra enganar o povo pior aplicação que os bancos tem abraços professor.
Ótima explicação. Parabéns pela coragem de abordar o tema de forma completa e honesta, quem quer se enganar fique à vontade; mas o agro é um negócio como qualquer outro e tem que ser visto como tal. Obrigado Novamente.
Bom dia amiga, muito bom sua explicação isso é ser realista eu não tinha pensado nisso e é verdade negócio as vezes traz prejuiz muito bom seu comentário gostei muito abre a mente de muita gente da minha por exemplo parabéns pelo seu comentário me ajudou bastante obrigado Deus abençoe sua vida e família...
Na minha propriedade de 6.5 ha consigo faturamento médio de 24.500,00 com atividade leiteira com lucratividade em torno de 50% . Os bezerros desmamados no fim do ano não entram nessa conta. A produção das 18 vacas giram em torno de 25 lts em confinamento capim picado verde servido no coxo. Utilizo suplementação confirme o período de águas ou seca e conforme também o estágio da lactação. Uma parte de minha produção faço queijo e o restante é vendido diretamente pro consumidor final.
Eu sonho pequeno , e tirar 50 litros de 6 vacas a pasto em apenas 3 hectares, sem ração ,apenas no sal mineral, e o lucro seria os bezerros. Parabéns por mostra seu dia dia, sucesso ao sítio capim moiado
@@vandercisenuk1289 depende da raça do seu gado, o sindi por exemplo com um sal proteínado e um capiaçu ele aguenta bem, produção alta nem sempre é sinônimo de lucro
pense que vc está fazendo a economia do país girar.. quantos empregos são gerados com a circulação deste leite, problema que o brasileiro foi ensinado a pensar somente nele não em todos.
Parabéns pelo trabalho e pela explanação! Leite não é pra amadores. Na minha opinião, é viável para o pequeno sem mão de obra contratada ou para quem tem estrutura para escalar a produção acima de 1000 L/dia.
meu amigo o professor tem 6 vacas e que ter funcionario com 100 litros de leite, andar de carro pra cima e pra baixa dar silagem pra vacas de 16 litros, paga quase 180 reais de internet num sitio que não justifica ter uma internet tão cara, está reclamando de que, facil e so coloca uma internet mais barata, muda para o sitio que de cara vai economizar mais de 400,00 de combustivel e coloca vacas que realmente vão corresponder com o trato que ele esta dando ai tenho certeza que ele vai parar de reclamar mas o problema que muitos querem ter propriedade mas querem colocar o serviço pra outros fazerem
Fabrício, boa explicação, agora, seria interessante repensar esses custos, acho necessário, mas acho caro um funcionário para cuidar apenas de seis vacas, 1º - até quantas vacas seria possível o funcionário cuidar para que eu possa dividir o salário de funcionário com a quantidade de vacas; 2º gastar mais de R$ 1.000,00 com silagem é necessário, mas é caro, 3º - não seria possível plantar o milho ou cana para diminuir os custos com volumoso?; vi que há outras despesas como: gasolina, internet, energia estão embutido nesses custos, 4º - não existe outra renda no sítio como porcos, galinha, outra renda que possa dividir esses tipos de custos? mas gostei de sua explicação, ela foi muito tão boa, a pessoas que não sabe nem o que gasta, nem o que ganha
Morei na cidade a vida toda e faz 9 meses que decidi viver no sítio...sua sugestão é perfeita, incluindo galinhas, porcos, plantação, etc. Os custos aumentam, o trabalho aumenta e não rentabiliza como atividades secundárias...cuidar de vaca dá muito mais trabalho do que só tirar leite...se ti na pele isso!
@@Sandrozinski obrigado pela contribuição, concordo que se for para criar de forma séria dá trabalho, tenho um sítio a quase um ano, fiz a escalada de forma contrária, comecei pelo secundário (galinhas, porcos e ovelhas) pois consigo cuidar só enquanto vou construindo aos poucos o projeto das vacas
Fabrício, os a forma de cálculo está correta, porém um sítio do tamanho do seu deve ter a atividade diversificada, pois sempre soube que o leite paga as despesas da propriedade. Talvez fosse o caso de agregar valor ao leite, produzindo um queijo de qualidade. Comprar silagem não é um bom negócio, quando se quer vender o leite para cooperativa.
Parabéns professor isso AE msm não e mole não aqui em casa tem mais ainda adubo,uréia, nitrogênio parcela de sêmem ae vem mais revisão da ordenha do trator óleo diesel veterinário e outros mais leite e pra quem gosta e tem coragem de trabalhar...
Muito bom a explicação, acredito que se sua profissão fosse apenas do leite conseguiria ter mais lucro com o sitio, morando ai na roça economizando com combuativel e funcionários, e se aumentar a quantidade de vacas seria melhor
Gostei do vio porque ele é um vidio bem tecnico e o calculo é top.eu voltei o vidi so para min comentar porque não conceguí digitar o comentario na primeira vizualização.
o homem tem funcionario pra lidar com 6 vacas tirar 100 litros de leite e ainda reclama, vai pegar no batente na propriedade para de ficar passando de carro todos os dias colocar internet sem necessidade de quase 200 reais, e quer ter lucro me poupe arruma uma casa no sitio que vai de cara economizar uns 400 reais coloca uma internet mais barata porque um sitio não precisa de internet cara e para de dar silagem, ele entende muito bem de plantio e sabe que silagem e cara e so da lucro pra vacas de alta produçao, agora esta vacas fracas ai mostra que este professor não sabe o que fala e o que faz
Meu amigo, obrigado por mostrar sua atividade, falar por aqui seria um pouco longo, mas puder me visitar , posso te mostrar meu manejo que tem um resultado bem expressivo comparado ao seu. Cada realidade é uma, mas acho que dá para melhorar seus resultados.
Gostei da explicação...Parabéns pelo vídeo,se parar de fazer silagem...se tirar o funcionário e for trabalhar, trabalhar só com rotacionado,vai aumentar em 3 mil reais a renda no mês,fora os bezerros,agora conteúdo já era ... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,E tem pessoas que fala que vaca leiteira não dar dinheiro.... dá pra viver bem,quem na Cidade ganha 3 mil!!!!!!
@@kaidopretimeskip8697 não é faca de dois gumes, é deixar o entretenimento de lado e ir trabalhar. O pequeno produtor, que sabe trabalhar, lucra percentualmente muito mais que o grande produtor. O tamanho da terra pode interferir sim mas o grande problema não é esse.. com o manejo certo, ele escala essa produção e acaba fechando o mês melhor. Ele como técnico da área não deveria tá passando por isso, deveria tá mostrando o contrário, como resolver o problema.
@@angelopontes8830 ô amigo, eu to falando do sítio capim molhado... é evidente que em outras realidades uma pessoa pode tirar muito mais, mas no caso "dele" estava sem a silagem e se f@#eu produzindo menos leite (e isso não tem 2 meses), por isso ele passou a comprar a silagem. Lembrando que pra realidade DELE uma vaca produzindo menos que 20~~30 litros significa prejuízo. Já isso em boa das propriedades do brasil pode ser um aumento de + de 100% Só pra mostrar o quão insano é inserir nesse comentário outras realidades: Apenas trabalha de verdade o pequeno produtor que agrega valor aos seus produtos e não vende 1 litro de leite pra cooperativa, esse produtor não tá chorando com a realidade de outras propriedades em um vídeo de "entretenimento", pois, não tem tempo pra perder, está sempre tendo um trabalho hercúleo produzindo, agregando valor, captando novos clientes e distribuindo seus queijos e outros derivados do leite... 🙄
@@kaidopretimeskip8697 Não sei em qual realidade você vive mas, para uma vaca produzir uma média acima de 30l de leite, nesse manejo, pra só assim dá lucro é praticamente impossível. Em nenhum momento eu disse o que ele deveria fazer ou não, quem sou eu pra fazer isso, agora se ele tem um canal e por vontade própria expõe o modo de trabalho, a gestão da propriedade, a gestão financeira, ele está aberto para críticas e elogios. Se ele vai comprar silagem é porque faltou gestão correta na propriedade dele e como eu disse acima, ele como técnico, não deveria deixar chegar a esse ponto, é minha opinião e ponto. Em relação ao final do seu texto, pequeno produtor consegue viver bem sim entregando leite ao laticínio, não é necessário produzir queijo ou como você mesmo disse "agregar valor ao seu produto" para só assim ser lucrativo, a grande maioria dos produtores são pequenos e é quem sustenta o laticínio. Se o produtor tem tempo para vir aqui e ficar assistindo pelo entretenimento é porque algo de certo ele está fazendo para sobrar tempo para isso. Abraço !
Obrigado pelo vídeo Fabrício. Porém gostaria de entender se você considerou sua hora trabalhada, já que vai todo dia ao sítio. Ou o sítio tem essa receita mesmo sem você presente? Pois por exemplo, se eu estiver trabalhando no sítio, vou deixar de trabalhar em qualquer outro lugar, então o "sítio" tem que me pagar esse salário que não estou recebendo, senão eu e minha família vamos morrer de fome.
Parabéns pela explicação a sua realidade é de muitos, não sou ainda produtor de leite mais tô fazendo todo projeto pra isso é tô muito consciente disso e não vou desistir do meu sonho . Te acompanho e parabenizo por todos seus vídeos um abraço e tamos junto nessa luta.
Amigo é isso ai menos o salario do funcionário chega próximo de 2mil de renda livre mas oq vc produz como carnes de gado, galinha, suína, ovos, verduras cocô enfim de 4 a 5 mil na cidade da menos alegria
O segredo e produzir tudo na terra e vender compra o minimo possivel.e para pagar vaqueiro tem k produzir acima de 200 litros resumindo terra pequena so da para uma pessoa.
Quem consegue guardar 700 reais todo mês? Acredito que pouca gente, o que o pessoal não entende que este valor é o que está sobrando e pode ser reinvestido, o único problema e se vc depender 100% da propriedade pra viver, tipo pagar aluguel, luz, agua, fazer mercado (vivendo na cidade), mas como atividade paralela está bom demais. Uma sugestão para aumentar o lucro em 50%, em vez de ir todo dia na propriedade e gastar 600 reais de combustivel, vá a cada 2 dias, assim o lucro subirá para cada para quase R$ 1000,00. Outra coisa que é possível é gerir o sítio através de camera de monitoramento, não sendo necessário estar lá no sítio. Tem muito fazendeiro que sabe até quantos litros de água são gastos na fazenda sem nem mesmo pisar na fazenda, assim ele controla se passaram veneno em toda a propriedade.
boa tarde Fabricio. Esta certo as contas porém discordo em alguns pontos são 3 hectares mais somente 1.5 são destinados ao leite, ainda tem porcos cavalo, galinha que também geram renda, vc esqueceu de adicionar o lucro com o esterco economizando em adubo e a possível construção de um bio digestor simples com caixa d'agua que economizaria no gas e pode clamar crédito de carbono uma renda a mais, no caso a Gasolina e o funcionário são luxos que uma pequena propriedade não se daria não sua realidade no momento o que geraria uma receita de quase 2.700 reais e essa sim dividiria pela área destinada a produção de leite que é 1.5 hectares não pelos 3 hectares do sitio num total. parabéns pelo vídeo...
Cara vc é muito inteligente bom comentário qual pequeno produtor iria contratar um funcionário fichado e passear de carro TDS os dias da cidade pro sítio. Como agrônomo era pra incentivar a diversidade de cultura como hortas codorna ovos galinha porcos etc......
Vocês são bem cabeças duras, ele foi bem claro "Custo com a produção de leite no sítio Capim Molhado" . Não é da produção total do sítio Capim Molhado.
O ser humano nunca se satisfaz, tem sempre que criticar de maneira negativa o Fabrício está passando o que acontece com ele, se ele tem funcionário melhor pois está ajudando o país ,dando emprego , mas aquele que tem um pequeno sítio , pode usar as informações ao seu favor para organizar a vida financeira da propriedade , há também tem outras Maneiras de fazer dinheiro no sítio , criação de aves, suínos ,galinhas poedeiras etc aí junta todo o lucro provavelmente irá aumentar o lucro geral da propriedade,
Amigo fabricio .. posso criar girolando somente com silagem de milho e napier ou capim-acu ..sal proteinado e mineral Sem o uso de racao .. O animal ficaria desnutrido .. E eu teria retorno? O animal
Boa noite professor Primeiramente parabéns pelos conteudos. Agora vai um conselho: Da mesma forma que o Sr. colocou a remuneração do capital e o custo de oportunidade (de forma acertada),o ideal seria que o Sr. tb colocasse a valorização da terra, para o cálculo mais fiél com a realidade. Um abraço
eu acredito que essa conta não entra.. pois só se tivesse um aumento repentino das terras, se o aumento for em ritmo normal, ele vende meio hectare e compra apenas outro meio.
Aqui em São José dos campos o Carrefour vende queijo a 32,00 reais o kilo na porta de casa pago 40 reais o quilo do queijo . Sabe não sou produtor de leite nem queijo mas também admiro a Coopervap . Precisamos mudar o pensamento do agronegócio. A produção de silagem pode melhorar seu desempenho desde que não fique só no capim. Os associados poderiam plantar. Sorgo alfafa cevada e trocar com a ambev. Com cevada de rejeito Está e minha sugestao
Espero que muitos iludidos tenham assistidos. Excelente vídeo. A realidade nua e crua. Quem estava sonhando e aceita a realidade não estar mais se iludindo. Qualquer ramo da pecuária é difícil. Entra quem ama a pecuária
Grande professor,se eu mesmo tomar conta,economizo funcionário e com cinco hectare de terra eu posso ter o milho e a forragem também comprava Menas ração, de todo geito é melhor na roça mesmo
Meu amigo e como diz o pessoal da fazenda carnauba o volumoso mais barato que existe e a palma e o povo nao planta com o. Capiacu junto com a palma nao tem p ninguem
Sua explicação foi perfeita. Só que uma área pequena como a sua tem que ser produção familiar. Não pode pagar funcionário e tem que morar no sítio ai sua renda já aumentaria 2100reais mês. Também tem esterco aqui na minha região de vende com um preço muito alto. E a sua cooperativa está pagando pouco aqui estamos recebendo quase 3 reais litro.
Realmente Professor, eu morava na fazenda e o gasto e muito, tinha 50 porcos, 300 galinhas, as vacas era do meu irmão, eu fazia 3 queijos todos os dias. O patrão plantava o milho e colhia. Eu tinha 5 cachorros. O patrão gosta de porcos, as galinhas e os queijos era meu, no final do mês a contabilidade do mês era muito. Certas pessoas vê tudo bem cuidado é nem imagina o gasto que tem todos os meses. Boa noite fica com Deus.
@@roberioalmeida1972. os meus cachorros come ração, e tenho o veterinário que da vacinas e cuida dos cachorros quando fica doente, animais igual as pessoas todos fica doente, e tem que cuidar porque pode morrer tudo. Eu tenho uma cachorra Pudor e já está mais velha, quando ela foi ter 2 filhotes eu paguei o veterinário pra fazer cesariana nela eu fiquei com medo dela morrer, 1 cachorrinho nasceu morto o outro sobreviveu. E eu vou em outra cidade a 60 kmlos pro veterinário cuidar pra mim. E assim e eu e meus animais que amo muito.
Muito bom! O uso do seu carro a serviço da atividade, foi computado? E ainda, teu leite é vendido inatura para cooperativa. Não há participação nos lucros? E se você beneficiar o seu leite? Se bem que ao final voce deixa uma observação. Para o momento citado a atividade é impraticável, bom dia e obrigado por sua aula de negócios
Top 🌱
Parabéns pela explicação!
Meu lucro é em média R$ 6.000,00 por mês. 8 vacas em lactação no momento.
Crio gado a pasto, o custo é baixíssimo.
NÉ FACIL FORMAR UM BOM PLANTEL NE
Faz um video pra gente mostrando !?
@@LucasHenrique-pg4tw tem no meu canal amigo.
@@marcelosilveiraborges516 verdade amigo.
@@gidevaldocardoso5804 exatamente, se ele trabalhasse sozinho, mas tem que ter disposição.
Olá Fabrício,
Me chamo Gessé, sou do Rio Grande do Norte
Assisto todos os seus vídeos, e este vídeo foi un dos melhores que já assisti
Boa noite professor, esse vídeo é muito verdadeiro e a realidade, eu sou pequeno produtor em média 100 litros dia, mais pra mim a conta é a mesma sua só que no meu caso eu mesmo faço a minha silagem, ou seja eu mesmo planto o milho cuido das minhas vacas tiro o leite na mão, então alguns custos aí são os mesmo seu, eu faço a mesma conta mais não preciso tirar o dinheiro, ele fica pra mim , com 6 vacas, aqui no nordeste é um pouco diferente o período das chuvas eu não dou volumoso elas ficam soltas no pasto, o trato com silagem é em média 7 a 8 meses.
Que legal parabens. Bem explicado. Mas o leite ainda e a melhor solucao. Tudo tem que ser economizado tem ser familhar. Todos trabalhando. Cuidar bem dos bezerros. Obrigado foi bem explicado faso assim mesmo
Fabrício parabéns, conta excelente, valeu é Verdade a tua conta esta correta, eu acho que o produtor de leite pequeno ,como agricultor em qualquer atividade acricola, hoje no Brasil pagã para trabalhar para sustentar estes políticos vagabundo que fã sem nada para ajudar o pequeno produtor, abraço Fabrício tudo de bom.
Cada produtor tem uma realidade diferente um com mais recursos e outros com menos recursos mais a atividade em si e muito prazerosa
PERFEITO, FALOU SEM FANTASIAR, FOU HONESTO, CONTOU OS PROS E CONTRAS E GANHOU MAIS UM INSCRITO
Boa noite!! na minha humilde opinião, chácara pequena serve para várias atividades, mas eu vou citar 3 delas, para aquele que tem uma outra renda fora, e usa a chácara para lazer, para aquele que também tem a sua renda fora e tem umas vaquinhas de leite, tem gasto com funcionários, combustível de carro, para ir da chácara pra cidade todos os dias, e está na atividade por diversão não por necessidade e não precisa de renda da chácara para viver, e tem aquele que precisa viver da chácara tem umas vaquinhas o funcionário e ele seus filho e a sua esposa e produz pelo menos 80% da alimentação das vacas, e produz parte da alimentação da sua família como verduras e outros alimentos que tem condições de produzir na chácara, mas eu respeito todas as opiniões e essa é a minha!!
👏👏
Isso mesmo!!
👏👏👏
Exatamente!!!!
Professor, parabéns pela aula financeira agropecuária, você foi direto ao assunto, sem enrolação. De Boa Vista Roraima.
Parabens pela explanaçao. Assim é a verdadeira gestao financeira. Para dar lucro, o leite tem que ter mao de obra familiar, benificiamento do leite (queijo, manteiga etc). E utlizar o sub produto (soro) para alimentar suinos e o esterco adubo para o plantio de alimentos e forrageiras.
Parabéns pela iniciativa, grande aula, estou usando um aplicativo para organizar minha produção, o nome é Ordenha Fácil, quem quiser usar eu recomendo é bem fácil e tem me ajudado muito.
Gostei Fabrício sua sinceridade , tirei leite vários anos , qdo passei pra gado de corte o lucro apareceu , gosto das vacas de leite mas infelizmente sobra muito pouco , e as vezes não sobra é nada, sempre vai ser assim , tinha q valorizar nosso leite . Gado de corte a pasto sempre foi melhor , abraço Fabrício, obg .
Gostei da sinceridade.
@@saulocosta181 resumindo não vale a pena vender leiti
@@maxmelegari3591 se vc cuida da chácara vc vive bem agora se quiser ter funcionários não da mesmo.
muito bem explicado é bem isso, aqui no Ceará porém é mais difícil, as chuvas e mais escassas àqui é 4 meses de chuvas o restante do ano e seco. falo aqui de Aracoiaba Ceará.
Bom vídeo ótimo já cheguei tirar 150 litros na mão por dia hoje não tiro mais ,porque fiz as contas e eu estava saindo no prejuízo , mais coloca dinheiro em poupança não qualquer investimento menos poupança isso é pra enganar o povo pior aplicação que os bancos tem abraços professor.
Gostei da explicação é verdade cada propriedade com sua particularidade vc é esperto e vai vencer além
É a realidade, a remuneração é muito baixa, quando não chega no negativo. Parabéns pela coragem de expor a verdade.
Ótima explicação.
Parabéns pela coragem de abordar o tema de forma completa e honesta, quem quer se enganar fique à vontade; mas o agro é um negócio como qualquer outro e tem que ser visto como tal.
Obrigado Novamente.
Excelente explicação, seu sítio e show.
A melhor e mais realista explicação que já vi até hoje!!! Parabéns!!!
+ o Lucro do UA-cam
Parabéns pelo Brilhante PRONUNCIAMENTO.
Nota mil. parabéns
Bom dia amiga, muito bom sua explicação isso é ser realista eu não tinha pensado nisso e é verdade negócio as vezes traz prejuiz muito bom seu comentário gostei muito abre a mente de muita gente da minha por exemplo parabéns pelo seu comentário me ajudou bastante obrigado Deus abençoe sua vida e família...
Valeu obrigado pela dica.
Na minha propriedade de 6.5 ha consigo faturamento médio de 24.500,00 com atividade leiteira com lucratividade em torno de 50% . Os bezerros desmamados no fim do ano não entram nessa conta. A produção das 18 vacas giram em torno de 25 lts em confinamento capim picado verde servido no coxo. Utilizo suplementação confirme o período de águas ou seca e conforme também o estágio da lactação. Uma parte de minha produção faço queijo e o restante é vendido diretamente pro consumidor final.
Cara adorei, o povo tem que ver o valor do homem rural.
Sds! Fabrício estou iniciando em sítio, meu estou iniciando terra com mta samambaia. Vdd é que gostamos msm. Valeu. Abraços e sucesso para todos
Eu sonho pequeno , e tirar 50 litros de 6 vacas a pasto em apenas 3 hectares, sem ração ,apenas no sal mineral, e o lucro seria os bezerros.
Parabéns por mostra seu dia dia, sucesso ao sítio capim moiado
A melhor coisa que tem hoje é o leite sem custo
@@denissonmatheus2668 é verdade mais sem ração a produção é baixa e as vacas ficam sentidas
@@vandercisenuk1289 depende da raça do seu gado, o sindi por exemplo com um sal proteínado e um capiaçu ele aguenta bem, produção alta nem sempre é sinônimo de lucro
pense que vc está fazendo a economia do país girar.. quantos empregos são gerados com a circulação deste leite, problema que o brasileiro foi ensinado a pensar somente nele não em todos.
Sonhe grande. Pq sonhar grande e sonhar pequeno da o mesmo trabalho.
Parabéns pelo trabalho e pela explanação! Leite não é pra amadores. Na minha opinião, é viável para o pequeno sem mão de obra contratada ou para quem tem estrutura para escalar a produção acima de 1000 L/dia.
meu amigo o professor tem 6 vacas e que ter funcionario com 100 litros de leite, andar de carro pra cima e pra baixa dar silagem pra vacas de 16 litros, paga quase 180 reais de internet num sitio que não justifica ter uma internet tão cara, está reclamando de que, facil e so coloca uma internet mais barata, muda para o sitio que de cara vai economizar mais de 400,00 de combustivel e coloca vacas que realmente vão corresponder com o trato que ele esta dando ai tenho certeza que ele vai parar de reclamar mas o problema que muitos querem ter propriedade mas querem colocar o serviço pra outros fazerem
Boa noite professor gostei de mais
Mais pra um pequeno tem outras opicao 1.500 do fusionario
Si mora na fazenda os 600 da gasolina
Boa noite Fabricio obrigado pela explicação ficou bem esclarecido parabéns pelo trabalho,,👏👏
Muito bem explicado.meche com leite não compensa o trabalho .no mercado o leite e o dobro do preso pago au produtor
Fabrício, boa explicação, agora, seria interessante repensar esses custos, acho necessário, mas acho caro um funcionário para cuidar apenas de seis vacas, 1º - até quantas vacas seria possível o funcionário cuidar para que eu possa dividir o salário de funcionário com a quantidade de vacas; 2º gastar mais de R$ 1.000,00 com silagem é necessário, mas é caro, 3º - não seria possível plantar o milho ou cana para diminuir os custos com volumoso?; vi que há outras despesas como: gasolina, internet, energia estão embutido nesses custos, 4º - não existe outra renda no sítio como porcos, galinha, outra renda que possa dividir esses tipos de custos? mas gostei de sua explicação, ela foi muito tão boa, a pessoas que não sabe nem o que gasta, nem o que ganha
Morei na cidade a vida toda e faz 9 meses que decidi viver no sítio...sua sugestão é perfeita, incluindo galinhas, porcos, plantação, etc. Os custos aumentam, o trabalho aumenta e não rentabiliza como atividades secundárias...cuidar de vaca dá muito mais trabalho do que só tirar leite...se ti na pele isso!
@@Sandrozinski obrigado pela contribuição, concordo que se for para criar de forma séria dá trabalho, tenho um sítio a quase um ano, fiz a escalada de forma contrária, comecei pelo secundário (galinhas, porcos e ovelhas) pois consigo cuidar só enquanto vou construindo aos poucos o projeto das vacas
Fabrício, os a forma de cálculo está correta, porém um sítio do tamanho do seu deve ter a atividade diversificada, pois sempre soube que o leite paga as despesas da propriedade. Talvez fosse o caso de agregar valor ao leite, produzindo um queijo de qualidade. Comprar silagem não é um bom negócio, quando se quer vender o leite para cooperativa.
estou para entrar nessa atividade em breve juro que me assustou nesse caso temos que diversificar as mais atividades no sítio....
@@josenildosilva5799 o segredo é criar a pasto, silagem de milho é cara dms
Parabéns professor isso AE msm não e mole não aqui em casa tem mais ainda adubo,uréia, nitrogênio parcela de sêmem ae vem mais revisão da ordenha do trator óleo diesel veterinário e outros mais leite e pra quem gosta e tem coragem de trabalhar...
Muito bom seu cálculo mais 3 hectares e seis vacas 🐄 vc tem que tirar o leite e retirar a ordenha e morar aí no citio assim seu lucro será bem melhor
Parabéns meu amigo pela a sua sinceridade, também tenho sítio e sou produtor de café, o mais importante e está fazendo o que agente gosta
Muito bom a explicação, acredito que se sua profissão fosse apenas do leite conseguiria ter mais lucro com o sitio, morando ai na roça economizando com combuativel e funcionários, e se aumentar a quantidade de vacas seria melhor
Falou tudo Gabriel
@@gustavochaves4076 nunca vi ter funcionário para tirar leite de 6vacas esse cara e muito fraco kkkk
@@eduardoleite8635 no casso dele ele tem que ter funcionário ele tem a profissão dele tem que viajar assim por diante
@@eduardoleite8635 inveja mata, seu babaca
@@eduardoleite8635 é muito fácil falar dos outros não estando imerso na realidade da pessoa...
Muito top esse video a maioria das pessoas tem prejuisos pensando que estao lucrando.
Fabrício vc é um ótimo professor sigo vc deis do primeiro dia do sítio continue sempre com a verdade
Parabéns pela luta, a vida do produtor não é fácil!🙌👏👏
Excelente calculo. Vídeo Show de bola.
fantástico vídeo muito bom o video
deu uma aula
Gostei do vio porque ele é um vidio bem tecnico e o calculo é top.eu voltei o vidi so para min comentar porque não conceguí digitar o comentario na primeira vizualização.
Parabéns bem didático .
Parabéns esse é um professor que demonstra a verdadeira realidade do homem do campo.
Show...
o homem tem funcionario pra lidar com 6 vacas tirar 100 litros de leite e ainda reclama, vai pegar no batente na propriedade para de ficar passando de carro todos os dias colocar internet sem necessidade de quase 200 reais, e quer ter lucro me poupe arruma uma casa no sitio que vai de cara economizar uns 400 reais coloca uma internet mais barata porque um sitio não precisa de internet cara e para de dar silagem, ele entende muito bem de plantio e sabe que silagem e cara e so da lucro pra vacas de alta produçao, agora esta vacas fracas ai mostra que este professor não sabe o que fala e o que faz
Eu sou o lucio moro em maxadinho .ro.gostei do seu vidio parabenes.vc e real 👏👏👏
Boa noite, parabéns meu amigo que Deus continue abençoado a sua vida sempre saúde e felicidade um abraço.
Parabéns pela sinceridade e por sempre ser transparente, excelente vídeo, abraço
Meu amigo, obrigado por mostrar sua atividade, falar por aqui seria um pouco longo, mas puder me visitar , posso te mostrar meu manejo que tem um resultado bem expressivo comparado ao seu. Cada realidade é uma, mas acho que dá para melhorar seus resultados.
Gostei da explicação...Parabéns pelo vídeo,se parar de fazer silagem...se tirar o funcionário e for trabalhar, trabalhar só com rotacionado,vai aumentar em 3 mil reais a renda no mês,fora os bezerros,agora conteúdo já era ... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,E tem pessoas que fala que vaca leiteira não dar dinheiro.... dá pra viver bem,quem na Cidade ganha 3 mil!!!!!!
faca de 2 gumes, se ele tirar a silagem as vacas dele não vão mais produzir 3 mil litros mês
@@kaidopretimeskip8697 pode até ganhar mais ,mas vai acabar os conteúdos....de qualquer forma tem excelentes vídeos no canal!!!!
@@kaidopretimeskip8697 não é faca de dois gumes, é deixar o entretenimento de lado e ir trabalhar. O pequeno produtor, que sabe trabalhar, lucra percentualmente muito mais que o grande produtor. O tamanho da terra pode interferir sim mas o grande problema não é esse.. com o manejo certo, ele escala essa produção e acaba fechando o mês melhor. Ele como técnico da área não deveria tá passando por isso, deveria tá mostrando o contrário, como resolver o problema.
@@angelopontes8830 ô amigo, eu to falando do sítio capim molhado... é evidente que em outras realidades uma pessoa pode tirar muito mais, mas no caso "dele" estava sem a silagem e se f@#eu produzindo menos leite (e isso não tem 2 meses), por isso ele passou a comprar a silagem.
Lembrando que pra realidade DELE uma vaca produzindo menos que 20~~30 litros significa prejuízo. Já isso em boa das propriedades do brasil pode ser um aumento de + de 100%
Só pra mostrar o quão insano é inserir nesse comentário outras realidades:
Apenas trabalha de verdade o pequeno produtor que agrega valor aos seus produtos e não vende 1 litro de leite pra cooperativa, esse produtor não tá chorando com a realidade de outras propriedades em um vídeo de "entretenimento", pois, não tem tempo pra perder, está sempre tendo um trabalho hercúleo produzindo, agregando valor, captando novos clientes e distribuindo seus queijos e outros derivados do leite...
🙄
@@kaidopretimeskip8697 Não sei em qual realidade você vive mas, para uma vaca produzir uma média acima de 30l de leite, nesse manejo, pra só assim dá lucro é praticamente impossível. Em nenhum momento eu disse o que ele deveria fazer ou não, quem sou eu pra fazer isso, agora se ele tem um canal e por vontade própria expõe o modo de trabalho, a gestão da propriedade, a gestão financeira, ele está aberto para críticas e elogios. Se ele vai comprar silagem é porque faltou gestão correta na propriedade dele e como eu disse acima, ele como técnico, não deveria deixar chegar a esse ponto, é minha opinião e ponto. Em relação ao final do seu texto, pequeno produtor consegue viver bem sim entregando leite ao laticínio, não é necessário produzir queijo ou como você mesmo disse "agregar valor ao seu produto" para só assim ser lucrativo, a grande maioria dos produtores são pequenos e é quem sustenta o laticínio. Se o produtor tem tempo para vir aqui e ficar assistindo pelo entretenimento é porque algo de certo ele está fazendo para sobrar tempo para isso. Abraço !
Obrigado pelo vídeo Fabrício. Porém gostaria de entender se você considerou sua hora trabalhada, já que vai todo dia ao sítio.
Ou o sítio tem essa receita mesmo sem você presente?
Pois por exemplo, se eu estiver trabalhando no sítio, vou deixar de trabalhar em qualquer outro lugar, então o "sítio" tem que me pagar esse salário que não estou recebendo, senão eu e minha família vamos morrer de fome.
Muito bom! Parabéns
Parabéns pela explicação a sua realidade é de muitos, não sou ainda produtor de leite mais tô fazendo todo projeto pra isso é tô muito consciente disso e não vou desistir do meu sonho . Te acompanho e parabenizo por todos seus vídeos um abraço e tamos junto nessa luta.
Também estou caminhando para começar, talvez uns 3 ou 4 meses.
Amigo é isso ai menos o salario do funcionário chega próximo de 2mil de renda livre mas oq vc produz como carnes de gado, galinha, suína, ovos, verduras cocô enfim de 4 a 5 mil na cidade da menos alegria
Boa tarde fabricio, seus videos sao otimos. Deus abençoe vcs
Realmente, esse foi o seu melhor vídeo!!!
Parabéns pelo trabalho!!!👏👏👏
O segredo e produzir tudo na terra e vender compra o minimo possivel.e para pagar vaqueiro tem k produzir acima de 200 litros resumindo terra pequena so da para uma pessoa.
Quem consegue guardar 700 reais todo mês? Acredito que pouca gente, o que o pessoal não entende que este valor é o que está sobrando e pode ser reinvestido, o único problema e se vc depender 100% da propriedade pra viver, tipo pagar aluguel, luz, agua, fazer mercado (vivendo na cidade), mas como atividade paralela está bom demais. Uma sugestão para aumentar o lucro em 50%, em vez de ir todo dia na propriedade e gastar 600 reais de combustivel, vá a cada 2 dias, assim o lucro subirá para cada para quase R$ 1000,00. Outra coisa que é possível é gerir o sítio através de camera de monitoramento, não sendo necessário estar lá no sítio. Tem muito fazendeiro que sabe até quantos litros de água são gastos na fazenda sem nem mesmo pisar na fazenda, assim ele controla se passaram veneno em toda a propriedade.
boa tarde Fabricio. Esta certo as contas porém discordo em alguns pontos são 3 hectares mais somente 1.5 são destinados ao leite, ainda tem porcos cavalo, galinha que também geram renda, vc esqueceu de adicionar o lucro com o esterco economizando em adubo e a possível construção de um bio digestor simples com caixa d'agua que economizaria no gas e pode clamar crédito de carbono uma renda a mais, no caso a Gasolina e o funcionário são luxos que uma pequena propriedade não se daria não sua realidade no momento o que geraria uma receita de quase 2.700 reais e essa sim dividiria pela área destinada a produção de leite que é 1.5 hectares não pelos 3 hectares do sitio num total.
parabéns pelo vídeo...
Cara vc é muito inteligente bom comentário qual pequeno produtor iria contratar um funcionário fichado e passear de carro TDS os dias da cidade pro sítio. Como agrônomo era pra incentivar a diversidade de cultura como hortas codorna ovos galinha porcos etc......
Ele ta tirando leite por amor kkkkkmm
Vocês são bem cabeças duras, ele foi bem claro "Custo com a produção de leite no sítio Capim Molhado" . Não é da produção total do sítio Capim Molhado.
Fora q o valor do leite não é 2,40 o ano inteiro
Mais ele deixou claro que essa é a realidade dele
Ótimo muito proveitoso
Pra ter lucro meu amigo, tem tirar de 500 litros dia pra cima, e vacas de 20 litros pra cima
Boa noite Fabrício seus vídeos são Show, eu gosto muito. Que deus te proteja e sua família e os animais no sítio 🙏😍
Muito bom 👏👏
parabéns tbm sou da roça e já cheguei a tira 200 litro de leite mais hj mudei para gado nelore de cria.
E não era boa a atividade de leite? Rentável
ta ótimo amigo vc ta so ganhando
Admilson,bela explicação
O ser humano nunca se satisfaz, tem sempre que criticar de maneira negativa o Fabrício está passando o que acontece com ele, se ele tem funcionário melhor pois está ajudando o país ,dando emprego , mas aquele que tem um pequeno sítio , pode usar as informações ao seu favor para organizar a vida financeira da propriedade , há também tem outras
Maneiras de fazer dinheiro no sítio , criação de aves, suínos ,galinhas poedeiras etc aí junta todo o lucro provavelmente irá aumentar o lucro geral da propriedade,
Boa explicação meu amigo
Vc manda bem professor meus parabéns
Top esse video!parabens!!
Amigo fabricio .. posso criar girolando somente com silagem de milho e napier ou capim-acu ..sal proteinado e mineral
Sem o uso de racao ..
O animal ficaria desnutrido ..
E eu teria retorno?
O animal
Boa noite professor
Primeiramente parabéns pelos conteudos.
Agora vai um conselho:
Da mesma forma que o Sr. colocou a remuneração do capital e o custo de oportunidade (de forma acertada),o ideal seria que o Sr. tb colocasse a valorização da terra, para o cálculo mais fiél com a realidade.
Um abraço
Valorização de terra é inula. Ninguém quer
Seria ideal...mas se fizermos esse cálculo o Brasil fica sem leite na mesa...
eu acredito que essa conta não entra.. pois só se tivesse um aumento repentino das terras, se o aumento for em ritmo normal, ele vende meio hectare e compra apenas outro meio.
Aqui em São José dos campos o Carrefour vende queijo a 32,00 reais o kilo na porta de casa pago 40 reais o quilo do queijo . Sabe não sou produtor de leite nem queijo mas também admiro a Coopervap . Precisamos mudar o pensamento do agronegócio. A produção de silagem pode melhorar seu desempenho desde que não fique só no capim. Os associados poderiam plantar. Sorgo alfafa cevada e trocar com a ambev. Com cevada de rejeito
Está e minha sugestao
Leite é excelente se vc tiver escala, 600 litros em diante com 2 funcionários
Parabéns tem gente que só reclama mas tem aqueles integentes que fase as contas e se dão bem
Espero que muitos iludidos tenham assistidos. Excelente vídeo. A realidade nua e crua. Quem estava sonhando e aceita a realidade não estar mais se iludindo. Qualquer ramo da pecuária é difícil. Entra quem ama a pecuária
falou tudo!!!!
Vc sobrar pra vc o que a luzia ganhou atrás da horta kkkkkkkkkkk manezaõ
Sua propriedade pelo q eu acompanho deve ter valorizado dimais.
Pq se não tá dando murro em ponta de faca
Grande professor,se eu mesmo tomar conta,economizo funcionário e com cinco hectare de terra eu posso ter o milho e a forragem também comprava Menas ração, de todo geito é melhor na roça mesmo
Meu amigo e como diz o pessoal da fazenda carnauba o volumoso mais barato que existe e a palma e o povo nao planta com o. Capiacu junto com a palma nao tem p ninguem
Sua explicação foi perfeita. Só que uma área pequena como a sua tem que ser produção familiar. Não pode pagar funcionário e tem que morar no sítio ai sua renda já aumentaria 2100reais mês. Também tem esterco aqui na minha região de vende com um preço muito alto. E a sua cooperativa está pagando pouco aqui estamos recebendo quase 3 reais litro.
Realmente Professor, eu morava na fazenda e o gasto e muito, tinha 50 porcos, 300 galinhas, as vacas era do meu irmão, eu fazia 3 queijos todos os dias. O patrão plantava o milho e colhia. Eu tinha 5 cachorros. O patrão gosta de porcos, as galinhas e os queijos era meu, no final do mês a contabilidade do mês era muito. Certas pessoas vê tudo bem cuidado é nem imagina o gasto que tem todos os meses. Boa noite fica com Deus.
Onde os cachorros entram na conta 🤔
@@roberioalmeida1972. despesas com alimentação.
@@roberioalmeida1972. os meus cachorros come ração, e tenho o veterinário que da vacinas e cuida dos cachorros quando fica doente, animais igual as pessoas todos fica doente, e tem que cuidar porque pode morrer tudo. Eu tenho uma cachorra Pudor e já está mais velha, quando ela foi ter 2 filhotes eu paguei o veterinário pra fazer cesariana nela eu fiquei com medo dela morrer, 1 cachorrinho nasceu morto o outro sobreviveu. E eu vou em outra cidade a 60 kmlos pro veterinário cuidar pra mim. E assim e eu e meus animais que amo muito.
Vc animou muita gente.
Parabéns pela transparência na apresentação da remuneração da atividade!!!
Boa tarde o leite agora deu uma melhorada no preço Graças à DEUS
Muito bom! O uso do seu carro a serviço da atividade, foi computado?
E ainda, teu leite é vendido inatura para cooperativa. Não há participação nos lucros? E se você beneficiar o seu leite? Se bem que ao final voce deixa uma observação. Para o momento citado a atividade é impraticável, bom dia e obrigado por sua aula de negócios
Parabéns Fabrício!!Deus te abençoe e ilumine sempre!!
Lembre o que o prof Vidal Pedroso de Faria falava:"Produzir leite não é arte,é ciência. "
Parabéns, excelente explicação!!
Parabéns professor tudo de bom 👍 que Deus te abençoe e ilumine sua vida.
Muito bom. Mostrou a realidade que muitos produtores de leite não conseguem enxergar. E vivem no prejuízo.
Isso demonstra a importância de se ter escala.
628+1.500 do caseiro+600 da gasolina = lucro maior , top.... da um ótimo lucro.. oi seja se morar na terra e não tiver funcionários, vive bem
Vdd
Falou de custo e lucro só do leite ainda falta ele colocar o tanque de peixe pra funcionar e os galinheiros
Uma super aula de como calcular os custos e os ganhos
Estou gostando muito dos seus vídeos professor .
Parabéns Fabrício pelo seu vídeo foi muito elucidativo ótimo vídeo ajudou bastante um abraço
Parabéns Deus abençoe ricamente
Parabéns 👏👏👏👏
Excelente vídeo
Em José da Penha rn o preço do leite é vendido a 1,70 o litro para o carro e 2,50 para os clientes.
Seu sítio da para ganhar muito eficiência assim como a esmagadora maioria das propriedades...
E bom ter mais de uma atividade dentro da propriedade
Isso é realidade as pessoas se engana com valores top o vídeo
Show !!!