Enchentes no RS: O risco da falta de arroz e o impacto para o agro

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 19 тра 2024
  • Os reflexos das enchentes que atingem o Rio Grande do Sul já apareceram no varejo. Grandes redes de supermercados e de atacarejo começaram a racionar os volumes vendidos de arroz, leite, óleo de soja e feijão, alimentos nos quais o Estado tem forte presença na produção nacional.
    A decisão de consumidores de fazer um pequeno estoque por precaução é exatamente o que a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) quer evitar. Um comunicado divulgado pela entidade “recomenda que os consumidores não façam estoques em casa para que todos tenham acesso contínuo ao produto”.
    A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) calcula, em uma estimativa preliminar, que as perdas na safra de grãos 2023/24 no Rio Grande do Sul devem alcançar aproximadamente 1 milhão de toneladas em virtude das enchentes que atingem o Estado desde 29 de abril.
    Na avaliação da Conab, neste momento, há impacto maior das enchentes para a safra gaúcha de soja que arroz, já que 35% das lavouras de soja do Estado ainda não haviam sido colhidas, ante 17% das lavouras de arroz no campo no momento das enchentes.
    O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, disse que o governo não pensa em concorrer com os produtores de arroz do Rio Grande do Sul, ao importar o produto para evitar especulação de preços. Essa importação deve ocorrer de países do Mercosul, como Argentina, Uruguai e Paraguai e Bolívia.
    Afinal, qual o real impacto das enchentes no Rio Grande do Sul para o agronegócio brasileiro? As medidas tomadas até aqui pelo governo são as mais adequadas? No ‘Estadão Notícias’ de hoje, vamos conversar sobre o assunto com o economista Felippe Serigati, pesquisador da FGV Agro.

КОМЕНТАРІ • 16

  • @lollyassump5748
    @lollyassump5748 23 дні тому +4

    MENTIRA, os produtores já cansaram de dizer que não faltará.

  • @ninaheinecken4614
    @ninaheinecken4614 23 дні тому +4

    A maior parte da soja é para exportação. O arroz neste momento tem que importar mesmo. Caso contrário os pobres do país acabarão por pagar o prejuízo do agro com o superfaturamento dos preços.

  • @user-wm3on5zs2i
    @user-wm3on5zs2i 23 дні тому +6

    NÃO VAI FALTAR ARROZ. ..ISTO É COISA DO DESCONDENADO

    • @ulbiolima9271
      @ulbiolima9271 22 дні тому +1

      O gado do inelegível afirmava que faltaria… AGORA, não vai faltar! Parabéns Lula! CONAB EM AÇÃO!

  • @luckyman5958
    @luckyman5958 23 дні тому +1

    A produção agrícola do Brasil tem de ser planificada, como é no mundo todo. Não tem essa de deixar "ao sabor do mercado". É questão de segurança alimentar.

  • @luckyman5958
    @luckyman5958 23 дні тому +1

    claro que o mercado interno é pequeno mesmo para os próprios produtos gaúchos. O restante do Brasil e as exportações é de longe a maior fatia do destino dos produtos gaúchos.

  • @shirleyramosmartins6327
    @shirleyramosmartins6327 23 дні тому +1

    Isso é o que dá fabricar fake news !