Eu discordo de muitas das teses do Pedro, mas faço questão de ver todas as análises pq aprendo muito com elas. Não sou liberal, mas é graças ao canal Meio que eu entendi o que é o liberalismo.
É isso Pedro, o "tom" das reações, dos comentários é o triste termômetro da crise de diálogo e tolerância que enfrentamos. Sigo o Meio justamente porque aqui encontro o tom na medida certa, a medida afável e respeitosa que tanto faz bem ao diálogo. Parabéns ao Meio a resistir em manter esse tom. Os tempos hoje são difíceis.
Acompanho o Meio a alguns meses. Gosto das suas análises, vc se esforça em nos fazer sair das bolhas e refletir um Pouco mais, mesmo que signifique, discordar. Apesar de eu achar que a jovem pan precisa ser punida com o rigor da lei, ainda sim, ouço seus argumentos e penso por mim mesmo. Afinal, se fosse pra concordar com tudo, eu estaria ouvindo e lendo, a própria jovem pan, que põe 4-5 comentaristas todos em uníssono falando a mesma coisa…nada de discordância, de contraditório. Parabéns ao meio por me desagradar as vezes 😊
Você falou perfeitamente sobre o que é democracia e principalmente de como a vida deveria ser vivida, aceitando as diferenças, trocando idéias, debatendo e aprendendo com essas trocas, assim crescemos como seres pensantes que somos. Parabéns Pedro por se colocar tão bem!
Caramba, Pedro... é estarrecedor o quanto concordamos. E reconfortante saber que não estou assim tão só nesse caminho e nessas reflexões. Infelizmente, ainda não consigo retomar o diálogo com os bolsonaristas, nem mesmo os "queridos". Não sobre essa temática, ao menos. Mas acredito firmemente que este, precisamente este, seja o caminho. No entanto, sigo ressentida. E sem uma crença verdadeira de que tudo o que passou, tudo o que falaram e fizeram, foi "apenas questão de ponto de vista e enganos", mas sim a revelação, em um espaço no qual era permitido - e incentivado -, dos verdadeiros valores, das verdadeiras crenças e anseios violentos, fascistas e segregacionistas dessa quase metade da população. Acho que precisamos de um pouco mais de tempo para nos curar... nos recuperar de tudo isso que passamos.
Eu entendo perfeitamente sua angústia, Pedro!!! E olha, tem que ter estômago pra lidar com o nível de ódio dessa gente. Eu tenho a impressão de que eles mal ouvem seus argumentos. É inacreditável!!!! A maioria sequer percebe a gravidade do fechamento de um canal! Por favor, não perca a fé e continue nos brindando com os seus vídeos.
Pedro, quanto mais se eleva a visão acima das trincheiras do emocional, mais se amplia a percepção da realidade. Porém, expressar esta percepção, perante aqueles que ainda se contraem com medo e raiva, é tarefa extremamente difícil. Mas você não tenta impor sua visão, e sim nos convida a pensar, a refletir. Vá em frente, amigo. Seu trabalho é muito importante nesse momento.
Sou uma pessoa simples e sem muito entendimento político.Descobri o canal através da minha patroa e estou amando.Cada dia aprendendo um pouquinho. Eu era a favor da punição rigorosa tanto pra Jovem Pan quanto pra todos os que de alguma forma incentivaram o caos que se formou em nosso país.Mas hoje vc me fez raciocinar e realmente,como eliminar com uma empresa que emprega a tantos pais e mães de famílias?como acabar com ela e não com as demais empresas que infelizmente tbm passaram por momentos ruins devido a direção corrupta? só posso agradecer por poder estar aqui aprendendo. Sempre me considerei uma Lulista,mas quando fui lendo um pouquinho mais e assistindo a comentaristas imparciais como vc e outros aqui,fui me posicionando mais pelo entendimento do que pela gratidão.Sim porque sou petista mais pela gratidão,pois foram nos anos do PT no poder que alcancei as condições mínimas pra poder criar cinco filhos sozinha.Filhos esses que apesar de pobres tem suas profissões e vivem uma vida digna,mesmo os que não se formaram (tenho uma pedagoga e uma formada em logística),os outros três não correram atrás dos estudos mas são profissionais em suas respectivas áreas e conseguem viver com dignidade.Criei essa família no governo PT,tive emprego uma época em que meu dinheiro dava pra por comida na mesa,sem depender de cesta básica ou bolsa família (fiquei pouquíssimo tempo na época pegando,mas logo fui trabalhar de carteira assinada e daí em diante foi com apenas o meu trabalho que fui mantendo essa família linda que hoje tenho). Enfim,pela gratidão fui e até posso dizer que ainda sou Petista,mas hoje em dia não cegamente,tanto que se o bom velhinho errar,como no caso do Maduro,sou a primeira a apontar isso.E sim,se entrar um candidato que eu entenda ser melhor para o meu Brasil,votarei sem medo,como teria votado na Tebet, não fosse a necessidade de tirar Bolsonaro do poder. É isso... desculpe o textão,e os errinhos gramaticais tá?❤
Maria Cláudia, acho que o Pedro ficaria muito feliz lendo o seu comentário. Mesmo sendo uma pessoa “simples e sem muito entendimento político”, como escreveu, tem a cabeça muito mais aberta e crítica do que muita gente aqui com argumentos extremos defendendo suas verdades absolutas. Tenho orgulho de pessoas como você. Acredito que o Pedro também teria. Parabéns por ter criado a sua família com a sua luta e parabéns por buscar conhecimento de qualidade e ter a coragem de mudar suas crenças. O conhecimento nos liberta, nos torna maiores e melhores. Você é grande.
Pedro, você é uma voz rara de equilíbrio e bom senso. Você tem muita paciência com esse pessoal que vive dentro da sua própria bolha e só enxerga defeitos nas ações do grupo oposto. Acho isso louvável. Precisamos de mais vozes como a sua.
Pedro, sua argumentação é formidável, não podemos em nome da democracia estética romper seu tecido, seus alicerces, assim como não podemos corromper a justiça pra combater corrupção. Opinião até as ditaduras tem, opiniões contrárias são próprias da democracia, nosso bem maior!
PARABÉNS!!!PARABÉNS!!!PARABÉNS!!! VÍDEO ESPETACULAR!! TODO MEU APOIO! TODO MEU ENGAJAMENTO NA SUA PROPOSTA DE PACIFICAÇÃO, DE DIÁLOGO, DE ARGUMENTAÇÃO! GRATIDÃO!
❤mt bom seu texto, Pedro!... bom ouvir textos não infantilizados, radicais e com bons argumentos... realmente fico grata por menos violência até em discursos, pois a paz é de fato necessária em tds os seus níveis... grata
Aprecio muito o esforço intelectual do Pedro e de toda a equipe do Meio para fazer análises profundas e "desapaixonadas" do ponto de vista partidário. Isto está acima de eventuais discordâncias e não podemos perder isto de vista.
Sou membro do canal exatamente pelo nível de reflexão que seus comentários provocam. Infelizmente esses comentários que trouxe a tona nos mostra a necessidade de um profundo trabalho pedagógico para discutir o porque um estado democrático é a melhor opção para nossa república.
Pedro, querido brasileiro de verdade. Da pra ver como vc ama seu país. Nunca mais fui a mesma pessoa- politicamente- após acompanhar esse maravilhoso canal. É emocionante ver a sabedoria e equilíbrio esse homem. Obrigada pelas suas sábias palavras .
Até hoje tenho familiares fanatizados, fora da realidade, vivendo num mundo irreal... Muito difícil, não sei nem como lidar com isso! Essas pessoas se negam a ouvir outras fontes de informação a não ser as Fake News... É algo terrível, difícil mesmo de lidar.
A Lei de Talião só serve para produzir uma sociedade de cegos e mancos. Precisamos sim conversar mais e achar um elo que possa trazer nossa sociedade ao equilíbrio, concordo e sinto essa preocupação na fala do Pedro, torço para que siga em frente com suas ideias, me solidarizo com elas e torço para que encontremos logo "Muitas pazes".
Pedro, você é muito inteligente e humanizado, dotado de dois ingredientes importantíssimo para ter uma visão clara das pautas apresentadas ultimamente. Eu adoro os seus comentários e o “meio”
Sou de direita, gosto do meio pois doa quem doer tenta trazer informações sem torcida, não votaria no lula mais na Tabata, na Manoela, eu votaria sem o menor problema, to muito contente com inelegibilidade do Bolsonaro, acaba acaba essa polarização e podemos votar em um politico melhor
Concordo plenamente punição para jornalistas, editores na rádio,etc. A rádio deve ser preservada,e através de sua popularidade mostrar os erros cometidos.
Parabéns @PedroDoria. Um dos principais pontos q vc indicou foi “Precisamos ser inteligentes”. Concordo totalmente. Ganhamos uma importantíssima batalha, mas a guerra pela democracia… ainda não!
No fim das contas, é um milagre que o Brasil consiga ser uma democracia de tempos em tempos. A maior parte da população tem mais apego a crendices ideológicas do que à democracia. A maior parte adora um autoritarismo, bastando que o autoritário (seja em personificação, seja em zeitgeist) use os símbolos "certos".
Eu odeio o que a Jovem Pan fez com o Brasil. Para mim, nos 4 anos de Bolsonaro, a Jovem Pan agiu como uma radio criminosa. Mas eu entendo perfeitamente o ponto de vista de Pedro Doria. Pedro Doria faz análises perfeitas. Sem afetações. E isso é muito difícil para o entendimento dos brasileiros que tem dificuldades para entender uma análise. Pedro Doria faz análises muito profundas. E a maioria dos brasileiros têm uma capacidade de interpretação rasa.
Olá Pedro! Assisto o Meio e acompanho o Ponto de Partida à muito tempo, mas essa é a primeira vez que escrevo um comentário. A desradicalização, tão necessária à extrema-direita, vale também para o outro lado. São duas facetas da mesma moeda. É assustador o que seguem gritando de ambos os lados. Vivemos, infelizmente, a era dos extremos no Brasil. Parabéns pelo seu trabalho e de toda a equipe do Meio. Mesmo quando não concordo com vocês, assisto aos programas satisfeito com a seriedade do trabalho da equipe. Precisamos mais disso. Sobre a Jovem Pan, acompanho integralmente seu raciocínio. Tem que punir no rigor da lei, pois punições no rigor da lei são exemplares. Não precisa ser no extremo rigor (se esse extremo não for justificado), mas precisa punir. As pessoas precisam entender que punições legais são exemplares, as vezes não são justas (aí o nível pode ser alto ou baixa, e varia da percepção de cada um do que considera justo), mas são exemplares. Por um Brasil menos radical (de esquerda ou de direita) e com menos discursos de ódio.
Bravo Pedro. O caminho do meio não é facil. E muitas vezes é solitario mesmo. Seus argumentos são claros e muuuito pertinentes. A razão está envergada pelo medo. Pra se ter debate, dissenso, consenso, precisamos descubrir de que tanto temos medo.
Caríssimo Pedro! Sou alinhado à esquerda… Aprendi com Fernando Haddad a me reconhecer um socialista libertário… essas colocações feitas, não vejo nas críticas recentemente construídas ao seu posicionamento no caso JP como sendo da esquerda e sim de esquerdistas… sua análise sobre punir os que erram, mas preservar as instituições chamadas a contribuir com a democracia, fazem-me aplaudir sua coerência e somam lições em mim… não vejo esses ataques a você como sendo uma bandeira da esquerda… Forte abraço e siga em frente!
Acredito que todos nós sempre temos como primeira reação pensar com o estômago, e não com a razão. O ódio nos toma conta e queremos sempre a máxima punição. Nunca havia pensado no povo brasileiro (e me incluo) dessa forma, e aquela imagem de povo pacífico, alegre, etc infelizmente se desfaz. Obrigada Meio por me fazer refletir e pensar pela razão.
Pedro, fui eu quem falou em surra de relho. Você tem razão, eu me excedi. Peço que me desculpe, que todos me desculpem. Ocorre que sinto diariamente uma raiva que me sufoca e envenena, e muitas vezes o esperneio na Internet é a única voz que gente como eu pensa que tem. A sociedade está adoecida, não fujo à regra, e sugerindo esse tipo de coisa eu não me comporto diferentemente daqueles a quem condeno. Lastimavel! De toda forma, repito que sinto muito... os senhores não são obrigados, me perdoem.
Caramba… nunca vi isso na internet. 👏 É isso… vamos passar o resto das nossas vidas, com picos de raivas e cabe a nós redirecionar isso, pra tentar remontar a “sociedade”. Precisamos urgente criarmos caminhos pro “diálogo”.
Ai, tô farta do que a ignorância emocional faz com a inteligência das pessoas... esses comentários que o Pedro leu, socorro!!! Pedro, vamos usar a régua certa? Tu é um elemento que mostra o que é ser uma pessoa íntegra, digna, elegante, educada, inteligente emocional e racionalmente etc etc. Eu sou uma pessoa melhor depois que comecei a te acompanhar no Meio - falo da sua generosidade em compartilhar seus raciocínios - independentemente de ideologia (que sejam as do bem, claro, ou seja, da inclusão, da dignidade e da igualdade de oportunidades). Precisamos de mais Pedros no Brasil e no mundo.
❤ Querido Pedro, chega a doer ouvir o que essas pessoas escreveram. Admiro teu bom senso e o paralelo com as empresas destruídas pela lava-jato faz sentido pra mim. Sinceramente não tinha estômago para assistir a Jovem Pan e também entendo a revolta da esquerda contra ela,mas não consigo concordar com extremismos e agressões venha de onde vier . Senti na tua voz e na tua fisionomia uma tristeza pela incompreensão e virulência dos comentários . Continua defendendo a democracia, criticando o que deve ser criticado, mas não esquece de dar o mesmo destaque para os acertos do governo atual! Grande abraço e continua teu trabalho que foi tão importante para a virada em nosso país 🙏🙏
Oi Pedro!! Em alguns momentos eu não concordo contigo, em muitos sim. De qualquer forma acho louvável e graças a você assumi também pra mim que TEMOS que criar pontes para conversar com quem discorda de nós. Obrigado por estar nessa frente
Galera, menos manequeismo, menos bile, mas cabeça... Esse governo, por mais que eu discorde do personalismo do Lula, tem que dá certo no macro. Nem tão céu, nem tão terra. Excelente resumo da nossa situação Doria. Força, calma e determinação. É normal essa minoria gritar porque é o que elas tem o que oferecer. E galera, vamos ouvir antes de qualquer coisa. Abração e por isso sigo o Meio! obrigado!
Opa! Pera lá! Rs! Tem espaço pra discordância sim, Pedro. A questão é que quem discorda, mas não radicaliza, a maioria das vezes fica em silêncio. Eu mesmo discordei do seu ponto sobre a Jovem Pan (ouvindo esses argumentos agora, discordo menos), discordo de vc em vários aspectos (por exemplo sua abordagem sobre a Dilma), mas não é por isso que eu quero que o Meio acabe ou que você se cale. Tem muita gente como eu, tenho certeza, que não entra nessa lógica de torcida de futebol na política, e certeza que vc concentra muitas dessas pessoas aqui nesse canal. Imagino a mágoa em ficar lendo esse amor incondicional em uma semana e um ódio cego na outra. Dá essa sensação mesmo. Mas tem muita gente que te segue e concorda com vc numa semana, discorda na outra e tá tudo bem! Olha, me chama de otimista, mas acho, inclusive, que nós somos maioria. Abs!
Concordo c vc Pedro. A esquerda e a direita tem que ter igualmente visibilidade nos meios de comunicação. Os indivíduos que passarem dos limites tem que ser contidos ou punidos dentro da lei.
Pedro, super importante sua fala ponderada. Lendo o livro A Mente Moralista entendi que o tal elefante das emoções é mais forte mesmo. Não que eu tenha encontrado a fórmula do diálogo com extremistas mas ao menos vi que é da natureza humana. Sou sua fã, forças aí!
Na lógica, as conclusões não podem ser maior que as premissas permitem. Seus argumentos são válidos, mas não será suficiente para quem está doente. Não é somente o amor que nós cega, o ódio também. Porém, não podemos desistir de trazer para a racionalidade aqueles que se encontram no extremo da direita ou da esquerda. A virtude está no meio, afirma Aristoteles em Ética a Nicomaco. O Meio, tem a missão de indicar o ponto de equilíbrio. Parabéns
A gente só aprende qdo a gente testa nossos argumentos 👏👏👏👏👏👏👏👏👏 e só saímos da infantilização quando arcamos com todo o trabalho que zelar pelas co-existências e encarar a construção dessa convivência aceitando esforços, comprometimentos, desgostos, mas também realizações, o belo, a maturidade (doce como a madurez das frutas)
Concordo que a punição individual dos seus donos, diretores e jornalistas é fundamental. A JP pode manter sua concessão se atender exemplarmente as condições da justiça e pedir perdão ao povo brasileiro!
Hoje você está explicando melhor sua posição nesse caso. Que bom, Pedro. Eu também não tive uma boa impressão dos seus argumentos expostos no vídeo anterior. Acabei ficando um tanto decepcionada com você, o que me deixou meio triste porque te admiro muito. Mesmo sendo de esquerda, costumo concordar com suas opiniões na maioria das vezes. Esta foi realmente uma ótima conversa!
Na verdade, Pedro, eu adorei a sua análise sobre a cassação da JP! De fato, fechar a emissora só vai ajudar a legitimar a narrativa de ditadura do STF e fortalecer a desgraça que é o Bolsonarismo! Portanto, concordo 100% que apenas os comentaristas sejam punidos, apesar de todo o asco que a JP me causou desde quando a rachadinha do Flávio veio à tona e ela resolveu varrer toda a sujeira pra debaixo do tapete por quatro anos! Eu, que assistia a "Os Pingos nos Is" desde 2010, vi a JP chafurdar com gosto na lama bolsonarista e ficaria muito feliz se ela fechasse as portas de vez! Porém, a Justiça deve agir com o cérebro, e não com o fígado, se quiser ter bons resultados.
Pedro, sou assinante premium muito antes de você pedir. Você foi cirúrgico em descrever o racha atual e sobre a necessidade de dialogar. Perfeita a descrição do "homem cárdio" que habita em nós e como isso nos leva à intolerância com o contraditório, junto com a "infantilidade política" que nos levou ao dualidade dos "istas" (hoje, Bolsonar e Lul). Como você bem lembrou, estamos falando de duas metades do país que precisam se encontrar em torno de algo maior e mais duradouro. Aproveitando, considero-me liberal não burguês e gostaria muito de ver o Meio patrocinar debates civilizados entre pensadores opostos. Por exemplo, Jones Manoel e a professora Deirdre McCloskey. Abraço !
Assisto seus vídeos concordando em silêncio há muito tempo, comentando poucas vezes. A pessoa motivada a comentar está levada por uma emoção forte, logo, a seção de comentários é enganosa. Eu, por exemplo, só venho fazer este comentário pois senti que você merece um apoio, pois é um jornalista fantástico. Continue seu trabalho!
É surpreendente Doria: acabei de rever o vídeo anterior e já estava tudo claro no vídeo originário. Todos os argumentos e ressalvas estavam já minimamente abordados e feitos. Esta total falta de paciência com argumentos contrários por boa parte das pessoas é assustador. Pior que, com o desenvolvimento dos meios de comunicação (principalmente com a internet e as redes sociais), acho que a radicalização dos discursos e ideias seja algo irreversível. Fico muito preocupado com essa gravíssima dificuldade de criar um consenso mínimo para se estabelecer um debate ou um diálogo com alguém fora da própria bolha.
Pedro, por conta desse seu equilíbrio nas análises que eu cheguei e fiquei no Meio. Os extremistas, sejam de esquerda ou de direita, agem da mesma forma. No fundo, o que querem mesmo, é calar as vozes discordantes.
Pedro, quase sempre que comento aqui é divergindo de suas opiniões. Dito isto, acho que vc tá certíssimo! Desde que as pessoas responsáveis sejam punidas de forma adequada, deve-se preservar a JP. Quem esteve envolvido em golpe deve ser punido, eventualmente preso. A empresa não!
Confesso, no começo(desse e de outros videos) eu tava meio "qualé a do Pedro?" Mas aos poucos tô aprendendo a ouvir tudo e "digerir" com calma e pensar, conclusão: Vc tá certo, a gente não pode agir como quem a gente "combate". Sobre desradicalizar, difícil, eles não ouvem, eu tenho amigo de infância que simplesmente não ouve. Eu sou liberal, centro direita e sou jogado para a esquerda e chamado de comunista, petista, por ser moderado. Na esquerda a mesma coisa, bolsonarista de sapatenis, é complicado, muito complicado, mas sigamos. Ah! Seus argumentos são ótimos e sempre matam a pulga da minha orelha.
A punição tem que ser proporcional ao crime praticado. O crime foi gravíssimo, então a punição tem que ser a mais severa, doa a quem doer. A concessão pública da JP tem que ser cassada. Frise-se que cassação da concessão pública não é sinônimo de fechar a empresa. A empresa continua existindo, mas sem usar as ondas eletromagnéticas de rádio ou de TV. Provavelmente a JP migrará para as redes sociais. No lugar da JP poderiam fazer uma licitação para dar oportunidade para outros grupos de jornalismo. Olha só como seria bom termos o ICL Notícias ou o Meio no lugar da JP!
Pedro, boa tarde! Belíssimo vídeo seu, onde conseguiu entregar um raciocínio totalmente dentro da lógica e com honestidade intelectual - condizente com a sua ideologia. A verdade é que muitos da esquerda bravam pelo abolicionismo penal, mas quando tem a chance de gritar pela condenação do seu opositor é o primeiro a fazer. Punição é possível. O direito serve exatamente para buscar a punição mais adequada a partir do ilícito realizado. Cada vez mais eu admiro o meio, e olhe que eu não sou adepto do liberal-social 😅
O que a esquerda não gostou de ver, na época da lavajato, foram as arbitrariedades. Mas sempre defendemos a lei e a punição exemplar. Cada caso é um caso.
Esse tipo de falsa simetria é tipica da extrema direita, querem comparar um grupo violento e com centenas de ataques e óbitos nas costas com as vítimas. Igual aos trumpistas que equivalem o movimento negro com os grupos neonazi da KKK
Gosto muito suas posições. Sou admirador do Meio e leio diariamente. Considero desprezíveis as posições da Jovem Pan. Também tenho muitas dúvidas da melhor estratégia mas como está não pode ficar.
Devo confessar que conversando com minha filha sobre a cassação da JP, concordamos que isto não deveria ocorrer, mas não nego que fiquei contente com a possibilidade dessa cassação. Ouvindo agora seu ponto de vista concordo com sua reflexão.
Eu discordo de muitas das teses do Pedro, mas faço questão de ver todas as análises pq aprendo muito com elas. Não sou liberal, mas é graças ao canal Meio que eu entendi o que é o liberalismo.
Sair de extremo para extremo não é o caso!
Vc foi ótimo e me ajudou a pensar! Grande Pedro 👏🏻👏🏻
De fato, precisamos pacificar o Brasil, Pedro. Mais um vídeo com análise bastante feliz, bom final de semana.
Pedro… vc (e o meio) é essencial para quem quer entender e aprender a refletir, construindo nossa própria opinião. Siga firme 💜
É isso Pedro, o "tom" das reações, dos comentários é o triste termômetro da crise de diálogo e tolerância que enfrentamos. Sigo o Meio justamente porque aqui encontro o tom na medida certa, a medida afável e respeitosa que tanto faz bem ao diálogo. Parabéns ao Meio a resistir em manter esse tom. Os tempos hoje são difíceis.
Acompanho o Meio a alguns meses. Gosto das suas análises, vc se esforça em nos fazer sair das bolhas e refletir um Pouco mais, mesmo que signifique, discordar. Apesar de eu achar que a jovem pan precisa ser punida com o rigor da lei, ainda sim, ouço seus argumentos e penso por mim mesmo. Afinal, se fosse pra concordar com tudo, eu estaria ouvindo e lendo, a própria jovem pan, que põe 4-5 comentaristas todos em uníssono falando a mesma coisa…nada de discordância, de contraditório. Parabéns ao meio por me desagradar as vezes 😊
Pedro, Seus comentários reforçam a continuidade de minha assinatura.
Pedro, vc e outros que põe o pé no freio e gelo nas emoções que é necessário! Obrigada!
SEU VÍDEO DE QUARTA-FEIRA FOI UM DOS MELHORES E MAIS SENSATOS. NA VERDADE FOI BRILHANTE. PARABÉNS!
Parabéns Pedro!! Vc é luz na escuridão !
Você falou perfeitamente sobre o que é democracia e principalmente de como a vida deveria ser vivida, aceitando as diferenças, trocando idéias, debatendo e aprendendo com essas trocas, assim crescemos como seres pensantes que somos. Parabéns Pedro por se colocar tão bem!
Admiro você. Muito. Tua sensatez, tua prudência e teu cuidado com o outro dentro das regras de jogo é fundamental para o debate público democrático.
Caramba, Pedro... é estarrecedor o quanto concordamos. E reconfortante saber que não estou assim tão só nesse caminho e nessas reflexões.
Infelizmente, ainda não consigo retomar o diálogo com os bolsonaristas, nem mesmo os "queridos". Não sobre essa temática, ao menos. Mas acredito firmemente que este, precisamente este, seja o caminho.
No entanto, sigo ressentida. E sem uma crença verdadeira de que tudo o que passou, tudo o que falaram e fizeram, foi "apenas questão de ponto de vista e enganos", mas sim a revelação, em um espaço no qual era permitido - e incentivado -, dos verdadeiros valores, das verdadeiras crenças e anseios violentos, fascistas e segregacionistas dessa quase metade da população.
Acho que precisamos de um pouco mais de tempo para nos curar... nos recuperar de tudo isso que passamos.
Eu entendo perfeitamente sua angústia, Pedro!!! E olha, tem que ter estômago pra lidar com o nível de ódio dessa gente. Eu tenho a impressão de que eles mal ouvem seus argumentos. É inacreditável!!!! A maioria sequer percebe a gravidade do fechamento de um canal!
Por favor, não perca a fé e continue nos brindando com os seus vídeos.
Pedro, quanto mais se eleva a visão acima das trincheiras do emocional, mais se amplia a percepção da realidade. Porém, expressar esta percepção, perante aqueles que ainda se contraem com medo e raiva, é tarefa extremamente difícil. Mas você não tenta impor sua visão, e sim nos convida a pensar, a refletir. Vá em frente, amigo. Seu trabalho é muito importante nesse momento.
Sou uma pessoa simples e sem muito entendimento político.Descobri o canal através da minha patroa e estou amando.Cada dia aprendendo um pouquinho.
Eu era a favor da punição rigorosa tanto pra Jovem Pan quanto pra todos os que de alguma forma incentivaram o caos que se formou em nosso país.Mas hoje vc me fez raciocinar e realmente,como eliminar com uma empresa que emprega a tantos pais e mães de famílias?como acabar com ela e não com as demais empresas que infelizmente tbm passaram por momentos ruins devido a direção corrupta? só posso agradecer por poder estar aqui aprendendo.
Sempre me considerei uma Lulista,mas quando fui lendo um pouquinho mais e assistindo a comentaristas imparciais como vc e outros aqui,fui me posicionando mais pelo entendimento do que pela gratidão.Sim porque sou petista mais pela gratidão,pois foram nos anos do PT no poder que alcancei as condições mínimas pra poder criar cinco filhos sozinha.Filhos esses que apesar de pobres tem suas profissões e vivem uma vida digna,mesmo os que não se formaram (tenho uma pedagoga e uma formada em logística),os outros três não correram atrás dos estudos mas são profissionais em suas respectivas áreas e conseguem viver com dignidade.Criei essa família no governo PT,tive emprego uma época em que meu dinheiro dava pra por comida na mesa,sem depender de cesta básica ou bolsa família (fiquei pouquíssimo tempo na época pegando,mas logo fui trabalhar de carteira assinada e daí em diante foi com apenas o meu trabalho que fui mantendo essa família linda que hoje tenho).
Enfim,pela gratidão fui e até posso dizer que ainda sou Petista,mas hoje em dia não cegamente,tanto que se o bom velhinho errar,como no caso do Maduro,sou a primeira a apontar isso.E sim,se entrar um candidato que eu entenda ser melhor para o meu Brasil,votarei sem medo,como teria votado na Tebet, não fosse a necessidade de tirar Bolsonaro do poder.
É isso... desculpe o textão,e os errinhos gramaticais tá?❤
Maria Cláudia, acho que o Pedro ficaria muito feliz lendo o seu comentário. Mesmo sendo uma pessoa “simples e sem muito entendimento político”, como escreveu, tem a cabeça muito mais aberta e crítica do que muita gente aqui com argumentos extremos defendendo suas verdades absolutas. Tenho orgulho de pessoas como você. Acredito que o Pedro também teria. Parabéns por ter criado a sua família com a sua luta e parabéns por buscar conhecimento de qualidade e ter a coragem de mudar suas crenças. O conhecimento nos liberta, nos torna maiores e melhores. Você é grande.
Pedro, você é uma voz rara de equilíbrio e bom senso. Você tem muita paciência com esse pessoal que vive dentro da sua própria bolha e só enxerga defeitos nas ações do grupo oposto. Acho isso louvável. Precisamos de mais vozes como a sua.
Pedro, sua sensatez e clareza na argumentação me faz continuar acompanhando o Meio.
Pedro, sua argumentação é formidável, não podemos em nome da democracia estética romper seu tecido, seus alicerces, assim como não podemos corromper a justiça pra combater corrupção. Opinião até as ditaduras tem, opiniões contrárias são próprias da democracia, nosso bem maior!
PARABÉNS!!!PARABÉNS!!!PARABÉNS!!! VÍDEO ESPETACULAR!! TODO MEU APOIO! TODO MEU ENGAJAMENTO NA SUA PROPOSTA DE PACIFICAÇÃO, DE DIÁLOGO, DE ARGUMENTAÇÃO! GRATIDÃO!
❤mt bom seu texto, Pedro!... bom ouvir textos não infantilizados, radicais e com bons argumentos... realmente fico grata por menos violência até em discursos, pois a paz é de fato necessária em tds os seus níveis... grata
Nunca foi tão difícil como está sendo agora manter um dialogo sem rancor e sem ser deletado.
Total apoio ! Sua capacidade de argumentação é sensacional . Parabens 🎉
Aprecio muito o esforço intelectual do Pedro e de toda a equipe do Meio para fazer análises profundas e "desapaixonadas" do ponto de vista partidário. Isto está acima de eventuais discordâncias e não podemos perder isto de vista.
Sou membro do canal exatamente pelo nível de reflexão que seus comentários provocam. Infelizmente esses comentários que trouxe a tona nos mostra a necessidade de um profundo trabalho pedagógico para discutir o porque um estado democrático é a melhor opção para nossa república.
Parabéns pela voz sensata em meio à gritaria. Faz valer minha assinatura.
Pedro, querido brasileiro de verdade. Da pra ver como vc ama seu país.
Nunca mais fui a mesma pessoa- politicamente- após acompanhar esse maravilhoso canal. É emocionante ver a sabedoria e equilíbrio esse homem.
Obrigada pelas suas sábias palavras .
Que perfeição de análise! A democracia da muito trabalho! O convívio em sociedade está difícil..
Parabéns pela lucidez, em um momento de cegueira pelo ódio.
Impressiona o imediatismo furioso manifestado por muitas pessoas a favor de decisões radicais. A temperança é muito mais frutífera!
Até hoje tenho familiares fanatizados, fora da realidade, vivendo num mundo irreal... Muito difícil, não sei nem como lidar com isso! Essas pessoas se negam a ouvir outras fontes de informação a não ser as Fake News... É algo terrível, difícil mesmo de lidar.
Acabaram com os zaps das "tias" e aí só sobrou a jovem KLHAN para desinformar e dividir as famílias e o país como fizeram no verão passado..
Doria, você é um dos poucos jornalistas no qual sigo e confio. O Meio é necessário em tempos de pensar fora de bolhas.
A Lei de Talião só serve para produzir uma sociedade de cegos e mancos. Precisamos sim conversar mais e achar um elo que possa trazer nossa sociedade ao equilíbrio, concordo e sinto essa preocupação na fala do Pedro, torço para que siga em frente com suas ideias, me solidarizo com elas e torço para que encontremos logo "Muitas pazes".
Parabéns Pedro Dória,pelo teu programa, muito esclarecedor, sensato e equilibrado!
Pedro, você é muito inteligente e humanizado, dotado de dois ingredientes importantíssimo para ter uma visão clara das pautas apresentadas ultimamente.
Eu adoro os seus comentários e o “meio”
Obrigado. Muito bom!
Sou de direita, gosto do meio pois doa quem doer tenta trazer informações sem torcida, não votaria no lula mais na Tabata, na Manoela, eu votaria sem o menor problema, to muito contente com inelegibilidade do Bolsonaro, acaba acaba essa polarização e podemos votar em um politico melhor
Você é de direita na China. 😂
@@ivenssoler4001 kkkkkk pode ser kkkkk
Concordo plenamente punição para jornalistas, editores na rádio,etc. A rádio deve ser preservada,e através de sua popularidade mostrar os erros cometidos.
Excelente como vc defendeu seu ponto de vista... Parabéns...
Parabéns @PedroDoria. Um dos principais pontos q vc indicou foi “Precisamos ser inteligentes”.
Concordo totalmente. Ganhamos uma importantíssima batalha, mas a guerra pela democracia… ainda não!
No fim das contas, é um milagre que o Brasil consiga ser uma democracia de tempos em tempos. A maior parte da população tem mais apego a crendices ideológicas do que à democracia. A maior parte adora um autoritarismo, bastando que o autoritário (seja em personificação, seja em zeitgeist) use os símbolos "certos".
É isso aí mesmo!
Eu odeio o que a Jovem Pan fez com o Brasil. Para mim, nos 4 anos de Bolsonaro, a Jovem Pan agiu como uma radio criminosa. Mas eu entendo perfeitamente o ponto de vista de Pedro Doria.
Pedro Doria faz análises perfeitas. Sem afetações. E isso é muito difícil para o entendimento dos brasileiros que tem dificuldades para entender uma análise.
Pedro Doria faz análises muito profundas. E a maioria dos brasileiros têm uma capacidade de interpretação rasa.
Ótima análise. Inteligente, sensato....parabéns.
Obrigada, Pedro, pela lucidez e por nos lembrar a necessidade do dialogo e aceitacao de diferentes pontos de vista.😘❤️
Olá Pedro!
Assisto o Meio e acompanho o Ponto de Partida à muito tempo, mas essa é a primeira vez que escrevo um comentário.
A desradicalização, tão necessária à extrema-direita, vale também para o outro lado. São duas facetas da mesma moeda.
É assustador o que seguem gritando de ambos os lados. Vivemos, infelizmente, a era dos extremos no Brasil.
Parabéns pelo seu trabalho e de toda a equipe do Meio. Mesmo quando não concordo com vocês, assisto aos programas satisfeito com a seriedade do trabalho da equipe. Precisamos mais disso.
Sobre a Jovem Pan, acompanho integralmente seu raciocínio. Tem que punir no rigor da lei, pois punições no rigor da lei são exemplares. Não precisa ser no extremo rigor (se esse extremo não for justificado), mas precisa punir.
As pessoas precisam entender que punições legais são exemplares, as vezes não são justas (aí o nível pode ser alto ou baixa, e varia da percepção de cada um do que considera justo), mas são exemplares.
Por um Brasil menos radical (de esquerda ou de direita) e com menos discursos de ódio.
Bravo Pedro. O caminho do meio não é facil. E muitas vezes é solitario mesmo. Seus argumentos são claros e muuuito pertinentes. A razão está envergada pelo medo. Pra se ter debate, dissenso, consenso, precisamos descubrir de que tanto temos medo.
27:40 Só quem assistiu "Argentina, 1985" sabe o quanto um julgamento como aquele faz falta na história do Brasil
Perfeito Pedro, excelente sua análise.
Caríssimo Pedro! Sou alinhado à esquerda… Aprendi com Fernando Haddad a me reconhecer um socialista libertário… essas colocações feitas, não vejo nas críticas recentemente construídas ao seu posicionamento no caso JP como sendo da esquerda e sim de esquerdistas… sua análise sobre punir os que erram, mas preservar as instituições chamadas a contribuir com a democracia, fazem-me aplaudir sua coerência e somam lições em mim… não vejo esses ataques a você como sendo uma bandeira da esquerda… Forte abraço e siga em frente!
Arranje um porta voz que não tenha cometido crime. Não podemos mais nos dar ao luxo de não punir quem cometa crime. A JP não merece sobrevida.
Acredito que todos nós sempre temos como primeira reação pensar com o estômago, e não com a razão. O ódio nos toma conta e queremos sempre a máxima punição. Nunca havia pensado no povo brasileiro (e me incluo) dessa forma, e aquela imagem de povo pacífico, alegre, etc infelizmente se desfaz. Obrigada Meio por me fazer refletir e pensar pela razão.
Dá medo esses comentários. Estou contigo
Realmente tem muito comentário sem noção. Desconfio que são de adolescentes ou jovens.
Pedro, fui eu quem falou em surra de relho. Você tem razão, eu me excedi. Peço que me desculpe, que todos me desculpem. Ocorre que sinto diariamente uma raiva que me sufoca e envenena, e muitas vezes o esperneio na Internet é a única voz que gente como eu pensa que tem. A sociedade está adoecida, não fujo à regra, e sugerindo esse tipo de coisa eu não me comporto diferentemente daqueles a quem condeno. Lastimavel! De toda forma, repito que sinto muito... os senhores não são obrigados, me perdoem.
Muito bom reconhecer nossos excessos e radicalismos.Faz bem pra alma.
Caramba… nunca vi isso na internet. 👏 É isso… vamos passar o resto das nossas vidas, com picos de raivas e cabe a nós redirecionar isso, pra tentar remontar a “sociedade”. Precisamos urgente criarmos caminhos pro “diálogo”.
Excelente vc ter revisto sua reação... 😊 Parabéns!
Então... É por isso que faço parte do canal.
Ai, tô farta do que a ignorância emocional faz com a inteligência das pessoas... esses comentários que o Pedro leu, socorro!!! Pedro, vamos usar a régua certa? Tu é um elemento que mostra o que é ser uma pessoa íntegra, digna, elegante, educada, inteligente emocional e racionalmente etc etc. Eu sou uma pessoa melhor depois que comecei a te acompanhar no Meio - falo da sua generosidade em compartilhar seus raciocínios - independentemente de ideologia (que sejam as do bem, claro, ou seja, da inclusão, da dignidade e da igualdade de oportunidades). Precisamos de mais Pedros no Brasil e no mundo.
❤ Querido Pedro, chega a doer ouvir o que essas pessoas escreveram. Admiro teu bom senso e o paralelo com as empresas destruídas pela lava-jato faz sentido pra mim. Sinceramente não tinha estômago para assistir a Jovem Pan e também entendo a revolta da esquerda contra ela,mas não consigo concordar com extremismos e agressões venha de onde vier . Senti na tua voz e na tua fisionomia uma tristeza pela incompreensão e virulência dos comentários .
Continua defendendo a democracia, criticando o que deve ser criticado, mas não esquece de dar o mesmo destaque para os acertos do governo atual! Grande abraço e continua teu trabalho que foi tão importante para a virada em nosso país 🙏🙏
Oi Pedro!! Em alguns momentos eu não concordo contigo, em muitos sim. De qualquer forma acho louvável e graças a você assumi também pra mim que TEMOS que criar pontes para conversar com quem discorda de nós. Obrigado por estar nessa frente
Galera, menos manequeismo, menos bile, mas cabeça... Esse governo, por mais que eu discorde do personalismo do Lula, tem que dá certo no macro. Nem tão céu, nem tão terra. Excelente resumo da nossa situação Doria. Força, calma e determinação. É normal essa minoria gritar porque é o que elas tem o que oferecer. E galera, vamos ouvir antes de qualquer coisa. Abração e por isso sigo o Meio! obrigado!
Opa! Pera lá! Rs! Tem espaço pra discordância sim, Pedro. A questão é que quem discorda, mas não radicaliza, a maioria das vezes fica em silêncio. Eu mesmo discordei do seu ponto sobre a Jovem Pan (ouvindo esses argumentos agora, discordo menos), discordo de vc em vários aspectos (por exemplo sua abordagem sobre a Dilma), mas não é por isso que eu quero que o Meio acabe ou que você se cale. Tem muita gente como eu, tenho certeza, que não entra nessa lógica de torcida de futebol na política, e certeza que vc concentra muitas dessas pessoas aqui nesse canal. Imagino a mágoa em ficar lendo esse amor incondicional em uma semana e um ódio cego na outra. Dá essa sensação mesmo. Mas tem muita gente que te segue e concorda com vc numa semana, discorda na outra e tá tudo bem! Olha, me chama de otimista, mas acho, inclusive, que nós somos maioria. Abs!
Monark do PSDB foi pesado mesmo. Você é um bom jornalista, não precisava ouvir essa. E também concordo em punir o cpf ao invés do cnpj
Concordo c vc Pedro. A esquerda e a direita tem que ter igualmente visibilidade nos meios de comunicação. Os indivíduos que passarem dos limites tem que ser contidos ou punidos dentro da lei.
Pedro, super importante sua fala ponderada. Lendo o livro A Mente Moralista entendi que o tal elefante das emoções é mais forte mesmo. Não que eu tenha encontrado a fórmula do diálogo com extremistas mas ao menos vi que é da natureza humana. Sou sua fã, forças aí!
Na lógica, as conclusões não podem ser maior que as premissas permitem. Seus argumentos são válidos, mas não será suficiente para quem está doente. Não é somente o amor que nós cega, o ódio também. Porém, não podemos desistir de trazer para a racionalidade aqueles que se encontram no extremo da direita ou da esquerda. A virtude está no meio, afirma Aristoteles em Ética a Nicomaco. O Meio, tem a missão de indicar o ponto de equilíbrio. Parabéns
Sua reflexão faz total sentido.
Todo meu apoio para o MEIO e para o Pedro Doria. Ambos essenciais!
O Capitão foi despromovido. Agora é Cabo, cabo eleitoral. Como "militar", só aprendeu a atirar, e só no próprio pé, o da Direita.
A gente só aprende qdo a gente testa nossos argumentos 👏👏👏👏👏👏👏👏👏 e só saímos da infantilização quando arcamos com todo o trabalho que zelar pelas co-existências e encarar a construção dessa convivência aceitando esforços, comprometimentos, desgostos, mas também realizações, o belo, a maturidade (doce como a madurez das frutas)
Concordo que a punição individual dos seus donos, diretores e jornalistas é fundamental. A JP pode manter sua concessão se atender exemplarmente as condições da justiça e pedir perdão ao povo brasileiro!
Hoje você está explicando melhor sua posição nesse caso. Que bom, Pedro. Eu também não tive uma boa impressão dos seus argumentos expostos no vídeo anterior. Acabei ficando um tanto decepcionada com você, o que me deixou meio triste porque te admiro muito. Mesmo sendo de esquerda, costumo concordar com suas opiniões na maioria das vezes. Esta foi realmente uma ótima conversa!
Um dos grandes problemas brasileiro é a cegueira seletiva. Vejo só os erros dos outros que pensam diferente de mim.
Na verdade, Pedro, eu adorei a sua análise sobre a cassação da JP! De fato, fechar a emissora só vai ajudar a legitimar a narrativa de ditadura do STF e fortalecer a desgraça que é o Bolsonarismo! Portanto, concordo 100% que apenas os comentaristas sejam punidos, apesar de todo o asco que a JP me causou desde quando a rachadinha do Flávio veio à tona e ela resolveu varrer toda a sujeira pra debaixo do tapete por quatro anos! Eu, que assistia a "Os Pingos nos Is" desde 2010, vi a JP chafurdar com gosto na lama bolsonarista e ficaria muito feliz se ela fechasse as portas de vez! Porém, a Justiça deve agir com o cérebro, e não com o fígado, se quiser ter bons resultados.
Pedro, sou assinante premium muito antes de você pedir. Você foi cirúrgico em descrever o racha atual e sobre a necessidade de dialogar. Perfeita a descrição do "homem cárdio" que habita em nós e como isso nos leva à intolerância com o contraditório, junto com a "infantilidade política" que nos levou ao dualidade dos "istas" (hoje, Bolsonar e Lul). Como você bem lembrou, estamos falando de duas metades do país que precisam se encontrar em torno de algo maior e mais duradouro. Aproveitando, considero-me liberal não burguês e gostaria muito de ver o Meio patrocinar debates civilizados entre pensadores opostos. Por exemplo, Jones Manoel e a professora Deirdre McCloskey. Abraço !
Vou assinar amanhã.
Assisto seus vídeos concordando em silêncio há muito tempo, comentando poucas vezes. A pessoa motivada a comentar está levada por uma emoção forte, logo, a seção de comentários é enganosa. Eu, por exemplo, só venho fazer este comentário pois senti que você merece um apoio, pois é um jornalista fantástico. Continue seu trabalho!
É surpreendente Doria: acabei de rever o vídeo anterior e já estava tudo claro no vídeo originário. Todos os argumentos e ressalvas estavam já minimamente abordados e feitos. Esta total falta de paciência com argumentos contrários por boa parte das pessoas é assustador. Pior que, com o desenvolvimento dos meios de comunicação (principalmente com a internet e as redes sociais), acho que a radicalização dos discursos e ideias seja algo irreversível. Fico muito preocupado com essa gravíssima dificuldade de criar um consenso mínimo para se estabelecer um debate ou um diálogo com alguém fora da própria bolha.
👏👏👏👏 temos que nos preparar para conversar....conversar e conversar....a essência da Polis.
Pedro, por conta desse seu equilíbrio nas análises que eu cheguei e fiquei no Meio. Os extremistas, sejam de esquerda ou de direita, agem da mesma forma. No fundo, o que querem mesmo, é calar as vozes discordantes.
Pedro, quase sempre que comento aqui é divergindo de suas opiniões. Dito isto, acho que vc tá certíssimo! Desde que as pessoas responsáveis sejam punidas de forma adequada, deve-se preservar a JP. Quem esteve envolvido em golpe deve ser punido, eventualmente preso. A empresa não!
Perfeito
Parabéns Pedro! Não se incomode com os haters. Esse povo não liga p o Brasil, só em destruir o oponente 🤷♀️
Angustiante esse vídeo.
Parabéns, Pedro. Novamente uma análise brilhante.
QUANDO A PAN LANÇOU O PÂNICO NA TV FOI DADA A LARGADA PRA DAR VEZ E VOZ PRA LATRINA
Confesso, no começo(desse e de outros videos) eu tava meio "qualé a do Pedro?" Mas aos poucos tô aprendendo a ouvir tudo e "digerir" com calma e pensar, conclusão: Vc tá certo, a gente não pode agir como quem a gente "combate".
Sobre desradicalizar, difícil, eles não ouvem, eu tenho amigo de infância que simplesmente não ouve.
Eu sou liberal, centro direita e sou jogado para a esquerda e chamado de comunista, petista, por ser moderado.
Na esquerda a mesma coisa, bolsonarista de sapatenis, é complicado, muito complicado, mas sigamos.
Ah! Seus argumentos são ótimos e sempre matam a pulga da minha orelha.
Muito sensata a sua análise, parabéns
Conheci o canal agora, feliz por saber que ainda existem pessoas lucidas com a capacidade de pensar por si próprias. Parabéns pelo tramalho Meio
Vendo a pauta da Jovem Pan hoje em dia, acho que o Pedro tá sonhando alto. CNN tá indo para o mesmo caminho. Daniela que o diga.
👏🏻👏🏻👏🏻
Perfeita sua colocação, como sempre. Parabens!
A punição tem que ser proporcional ao crime praticado. O crime foi gravíssimo, então a punição tem que ser a mais severa, doa a quem doer. A concessão pública da JP tem que ser cassada.
Frise-se que cassação da concessão pública não é sinônimo de fechar a empresa. A empresa continua existindo, mas sem usar as ondas eletromagnéticas de rádio ou de TV. Provavelmente a JP migrará para as redes sociais.
No lugar da JP poderiam fazer uma licitação para dar oportunidade para outros grupos de jornalismo. Olha só como seria bom termos o ICL Notícias ou o Meio no lugar da JP!
Pedro, boa tarde! Belíssimo vídeo seu, onde conseguiu entregar um raciocínio totalmente dentro da lógica e com honestidade intelectual - condizente com a sua ideologia.
A verdade é que muitos da esquerda bravam pelo abolicionismo penal, mas quando tem a chance de gritar pela condenação do seu opositor é o primeiro a fazer.
Punição é possível. O direito serve exatamente para buscar a punição mais adequada a partir do ilícito realizado.
Cada vez mais eu admiro o meio, e olhe que eu não sou adepto do liberal-social 😅
O que a esquerda não gostou de ver, na época da lavajato, foram as arbitrariedades. Mas sempre defendemos a lei e a punição exemplar. Cada caso é um caso.
Por isso estou aqui, lindo, Pedro
muito bem!!!!! vc encontrou o ponto!
❤
Concordo. O extremismo petista é muito próximo ao extremismo bolsonarista.
kkkkk essa galera de centro é engraçada pra kralho
é totalmente igual, todos acham que matar quem discorda é aceitavel, isso é doentio
Esse tipo de falsa simetria é tipica da extrema direita, querem comparar um grupo violento e com centenas de ataques e óbitos nas costas com as vítimas. Igual aos trumpistas que equivalem o movimento negro com os grupos neonazi da KKK
Esclareceu seu ponto de vista devidamente, Pedro!
Parabéns pela análise.
O povo brasileiro realmente tem um caráter violento. Punir não pode ser sinônimo de violentar.
Precisamos pacificar o mundo!!!❤
Gosto muito suas posições. Sou admirador do Meio e leio diariamente. Considero desprezíveis as posições da Jovem Pan. Também tenho muitas dúvidas da melhor estratégia mas como está não pode ficar.
Achar que a jovem pan mudaria o discuro de odio e perder os malucos radicais é ser inocente.
Vamos contar com a Jovem Pan, pra trazer as pessoas pra normalidade??? Então melhor desistir
Devo confessar que conversando com minha filha sobre a cassação da JP, concordamos que isto não deveria ocorrer, mas não nego que fiquei contente com a possibilidade dessa cassação.
Ouvindo agora seu ponto de vista concordo com sua reflexão.