Perispírito e fluido vital

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 14 лис 2024

КОМЕНТАРІ • 9

  • @ianeferreira3093
    @ianeferreira3093 3 роки тому +1

    Adorei foi a aula que mais respondeu as minhas dúvidas e perguntas parabéns esclarecedor 👍👏

    •  3 роки тому

      Nós que agradecemos. Sempre estaremos aqui para responder qualquer dúvida ou sugestão. Abraços fraternos,.

  • @monicasagratzki1447
    @monicasagratzki1447 6 років тому

    Outra pergunta. Observando outra figura usada no vídeo. Qual o tipo de onda o espírito emana? Somente ondas elétricas ou eletromagnética?

    •  6 років тому

      No livro A construção da Mente, Walter Oliveira nos afirma que "A glândula pineal, ou epífise, como poderosa antena, irradia o pensamento em forma de ONDAS DE NATUREZA ELETROMAGNÉTICA, a irradiar-se pelo cosmo em todas as direções. Ao mesmo tempo, sintoniza com ondas, SEMELHANTES, captando-as.
      Em seguida afirma: "[...] a epífise, converte o sinal emitido pelos neurônios, de NATUREZA ELÉTRICA, em ondas ELETROMAGNÉTICAS e as irradia pelo espaço. (e vice-versa).
      Parece-me então, que realmente as ondas emanadas pelo Espírito são de natureza eletromagnética.
      Espero ter ajudado. Um abraço e se puder assista a sequência toda do curso. Hoje tem aula nova.

    • @monicasagratzki1447
      @monicasagratzki1447 6 років тому

      Obrigada pelas indicações dos livros.

  • @monicasagratzki1447
    @monicasagratzki1447 6 років тому

    Olá, tenho duas dúvidas. Onde estão armazenadas as nossas memórias do passado, no espírito ou no perispírito? A segunda dúvida é sobre o cordão de prata. Vejo que na ilustração usada no vídeo, está ligado ao corpo pela cabeça, mas eu já vi figura onde está ligado pelo umbigo. Poderia me tirar tais dúvidas? Eu agradeço.

    •  6 років тому +2

      Bom dia. Como você pode ver em Playlists esse curso é sequencial e provavelmente em algum momento falarei ou falei sobre suas dúvidas. Mas, como a intenção nossa é o aprendizado (seu e meu) então sempre que precisar perguntar responderei com satisfação. Vamos a alguns apontamentos:
      1. Kardec fala do homem trino: alma, perispírito e corpo carnal, afirmando que todas as nossas memórias estão gravadas o perispírito. (Livro dos Espíritos);
      2. Na dinâmica do conhecimento, André Luiz completa Kardec e nos fala do Corpo Mental, que é formado antes do corpo perispiritual (Livro Evolução em Dois Mundos), sendo este o envoltório sutil da nossa mente, sendo que esse corpo mental guarda todos os registros das nossas encarnações.
      3. Assim, o perispírito grosseiro pode até se deformar (ovóides) ou mesmo ser refeito com matéria mais leve de planos superiores, porém, o corpo mental sempre permanecerá ligado ao Espírito.
      Quanto ao cordão prateado ele é formado por diversos filamentos em nosso corpo físico. Quando desdobramos, ele vai afunilando-se, como se fosse um desses copos que usamos na escola o qual a gente vai abrindo e ele vai ficando maior. Porém, essa analogia com o copo seria a contrário. A parte mais larga do corpo seriam os filamentos que estão no nosso corpo e conforme o perispírito se afasta vai se afinando, ficando um cordão de prateada. Assim, quem observa o cordão pode vê-lo ligado ao corpo em variadas partes, como por exemplo, saindo do peito, quando o perispírito se apresenta muito denso. Contudo, como o corpo mental é a sede do perispírito é mais comum que se observe o cordão prateado nessa região. Lembre que depende de quem está desdobrado e de quem está observando.

    • @monicasagratzki1447
      @monicasagratzki1447 6 років тому

      Muito obrigada por me responder. Estou no espiritismo há quatro anos e encantada por saber do espírito e o quanto é importante o nosso pensamento. Mas ainda tenho dificuldade de compreender sobre perispírito, espírito e casa mental. Mas sei tb que com os estudos conseguirei tal compreensão. Bom dia!

    •  6 років тому +1

      @@monicasagratzki1447 Se puder leia o livro Perispírito de Zalmino Zimmermann. Realmente somente com o estudo poderemos entender um pouco de nós. Mas, paciência e resignação vamos conseguindo. Porém, estamos longe de sabermos tudo...