Entropia, sintropia, pensamento não linear, recursividade, totalidade, interdependência, hierarquia, homeostase, equifinalidade, realimentação e ecossistema... Esses são alguns conceitos da teoria geral dos sistemas.
Que canal sensacional! Vez ou outra me deparando com esse termo e não tinha entendido do que se tratava até esse vídeo. Muito obrigado pelo conteúdo! Mais 1 inscrito.
Que sorte a minha seu vídeo aparecer no feed do UA-cam! Já sigo vc no Instagram tem tempo e quase sempre compartilho seus vídeos com amigos, mas sempre fiquei naquela vontade de ver vídeos maiores, não sabia que tinha um canal, muito bom.
Marcus, eu já tinha escutado essa teoria, mas com sua explicação agora consegui ver a vastidão que ela abre de discussões! Me deixou refletindo aqui, estou até revendo o vídeo...
Obrigado pelo ótimo vídeo,a teoria dos sistemas e a teoria da complexidade são temas muito interessantes,e eu,que estudo ciências da computação e sistemas de informação como hobby,sinto que esse vídeo ampliou minha compreensão! Mais uma vez,obrigado!
Obrigado pelo vídeo. Sou formado em Sistemas de Informação e estudo Sistemas Complexos no mestrado. Esse conteúdo ajuda muito quem não conhece sobre o assunto. Parabéns pelo seu trabalho!
Muito legal, Marcus! Esse é um tema que reflito frequentemente sobre. Estudo ciência de dados e minha visão sobre a consciência sempre foi muito positivista. Seus vídeos tem me ajudado a entender novas perspectivas, muito obrigado.
Essa é uma condição que abarca a todos nós, porque o nosso paradigma de verificação da realidade exige dados quantificáveis. É parte inerente da ciência ocidental há muito séculos, de forma estruturada desde Galileu, e certamente será algo difícil e trabalhoso de superar.
Sistemas, que video incrível de bom, vou querer saber mais da teoria da emergência, sera que ela pode ser aplicada a sistemas sociais, para explicar ou prever resultados?
Sensacional. Obviamente que se trata de um tema extremamente complexo, até pela natureza do que aborda: o que é e como funciona a CONSCIÊNCIA?! Mas, só de haver um caminho de estudo que parte do princípio de que a dita consciência não é somente o produto das interações entre os diversos subsistemas do nosso corpo, já dá margem para imaginarmos o que virá de novas descobertas por ai. Parabéns pelo excelente trabalho de divulgação, Bruzzo.
Eu prefiro adotar a perspectiva idealista sobre a consciência, isto é, em vez de achar que o mundo material existe e é o fundamento da realidade, e que dele emerge a consciência de alguma forma, acho melhor pensar que a própria consciência é o fundamento da realidade, e o que chamamos de mundo material é a qualia que observamos. Isso não elimina a complexidade e os sistemas que obervamos. Mas dissolve a necessidade de explicar a consciência pela emergência de partes não conscientes, simplemente a consciência já é o substrato sobre o qual tudo acontece. O problema passa a ser então como explicar o surgimento da mente, ou seja, esse conjunto de fenômenos em 1ª pessoa que vc tem, eu tenho, mas que estão separados. Passamos a ter que pensar em como diferentes qualias se combinam para dar origem a uma coisa aparentemente unificada que é uma mente. De certa forma, o problema da emergência continua, mas em uma situação diferente.
O livro "From bacteria to Bach and back" trata a respeito do nascimento da consciência a partir da seleção natural. Outro livro interessantíssimo é 'A evolução dos sistemas replicativos' , do Gustavo Gollo.
eu vi o seu vídeo, mas ele possui alguns erros importantes: 1 - teoria dos sistemas do Bertalanffy não é da década de 60/70, é dos anos 40, bem antes. Aliás, a TGS possui como escopo prático a cibernética, aquela formulada por Norbert Wiener tb nos anos 40. Ambas lidam com sistemas complexos em seus principais mecanismos (feedback, informação, entropia, etc.). 2 - "as ciências sociais a frente das exatas" não nesse caso. A consciência sempre foi tratada pelos ciberneticistas nas conferências Macy desde 1946 com Wiener, Gregory Bateson e isso é rastreado lá no Leibniz, mas talvez o maior exemplo pode ser a contribuição moderna de Walter Pitts e Ross Asbhy. Isso foi problematizado inclusive na crítica de Lacan nos anos 60 e no estruturalismo a partir (não origem) de Lévi-Strauss dos anos 40. 3 - O estudo sobre esta emergência existia na crítica do dualismo cartesiano e no que a cibernética chamou de "contingência", isso tá no livro Cibernética e Sociedade de 1950 do Wiener. Descartes é a crítica, não a origem dessa perspectiva que você tratou. Inclusive a teoria das caixas possui uma problematização a respeito: a caixa cinza, hoje em franca pesquisa inclusive na filosofia e na antropologia. O emergentismo que você cita inclusive reconhece que não é nada novo nem que isso "vai revolucionar a forma como enxergamos" porque é um resgate de Bateson, Maturana, etc. Bateson aliás é a das principais bases do Edgar Morin e tratava disso no campo chamado "ecologia da mente".
Não considere como erros com tanta certeza, apenas porque não reflete a sua visão wieneriana do reducionismo fisicalista da “mente”. Essas visões, em diversos âmbitos, já foram superadas, e temos John searle, roger penrose, morin, nicolelis, jesper hoffmeyer, tim ingold e tantos outros contra ela. 1. A popularização da teoria do sistemas só ocorre quando da publicação de General System Theory: Foundations, Development, Applications”, em 1968. 2. Um comentário sobre a ciências humanas e exatas foi uma brincadeira, mas aparentemente, na cultura do refutacionismo esportivo online, vale tudo. Bateson, novamente , te retorna ao conceito dos ciberneticistas originários. Ainda, o conceito de Leibniz no racionalismo não tem absolutamente nenhuma relação com a conceituação da consciência como emergência, até pela condição de circunstâncias históricas completamente distintas. Anacronismo. Temas semelhantes aparecem desde Agostinho, ou malebranche, Locke, berkeley, kant, scheling, enfim, cherry picking. Escolha qualquer nome para jogar na conversa. 3. Novamente, a emergência pode ter tido manifestações conceituais similares em diversos movimentos, e é importante você justificar a sua escolha sobre os ciberneticistas exclusivamente, inclusive aqui vale incluir Alan turing ou shannon que tomaram parte em discussões sobre temas similares. O objetivo do vídeo como foi bem explicado, foi relacionado os aspectos da emergência como estudados nos dias de hoje, inclusive a partir de uma matéria do próprio CERN sobre o tema, e resgatar semelhanças sobre essa perspectiva no interior dos trabalhos de Edgar morin. Te curiosamente estavam muito bem alinhados com as perspectivas mais contemporâneas. Sobre a caixa preta, ou caixa cinza, um assunto paralelo, considerando que as inferências estão previstas desde as críticas de Bacon sobre o empirismo, o raciocínio indutivo, no problema da definição da tiragem, ou escopo da amostra. Compreender uma visão teórica com o rigor não é um exercício de clubes, a seleção do clube favorito, e a tentativa de fazer o mundo caber na perspectiva deste clube.
Desculpa desviar completamente do assunto, mas a junção de partículas leva ao átomo e a junção de átomos leva ao surgimento de moléculas. Acho que você comeu uma etapa ali na explicação, mas ainda assim, está de parabéns. Excelente vídeo.😊 Um conjunto de células também é um tecido, e o ógão é a junção de tecidos. Desculpa, eu não consigo kkkkkkk
@@Gualberto_Silva pesquisa por Carlos Alberto Ossa teoria general de sistemas fundamentos no site research gates. Neste livro em espanhol, ele faz uma boa introdução sobre o tema. Se quiser a versão extendida, leia: teoria general de sistemas: conceptos y aplicaciones
Mas é bem estranho o que você está falando sobre o surgimento da consciência, e não me parece muito consensual da comunidade ciêntifica falar que a consciência está em um nível sistemico acima da estrutura do cérebro. Uma pergunta que se respondida pode afirmar se a conciência está ou não acima em um nível sistemico de funcionamento, é a criação de uma IA conciente, ou separação da conciência do cérebro. Por isso afirmar o que vc diz neste vídeo, ao meu ver, não é adequado.
Muito pelo contrário, é justamente agora que as discussões estão enveredando para caminhos que se fazem valer de novos paradigmas e instrumentação, que fazem ser viável discutir o fenômeno da consciência como emergência. Pesquise um pouco sobre isso, incluindo artigos contemporâneos publicados pelos próprios cientistas do CERN sobre emergência, e a teoria da compressão de dados. Sobre inteligência artificial, estamos muito empolgados com o tema, e como praticamente todas as outras máquinas simuladoras de comunicação do passado, projetamos por esperança uma consciência autônoma. Iremos descobrir se se trata de pura imaginação hollywoodiana ou não em um futuro breve, mas o fato que abordo, da perspectiva da semiótica da cultura, é que em absolutamente nada isso importa, porque basta que emite suficientemente bem uma consciência, seres humanos como você e eu estarão sujeitos a lidar com essas criaturas como se fossem conscientes.
Entropia, sintropia, pensamento não linear, recursividade, totalidade, interdependência, hierarquia, homeostase, equifinalidade, realimentação e ecossistema... Esses são alguns conceitos da teoria geral dos sistemas.
Que canal sensacional! Vez ou outra me deparando com esse termo e não tinha entendido do que se tratava até esse vídeo. Muito obrigado pelo conteúdo! Mais 1 inscrito.
Muito grato pelo apoio, espero conseguir continuar trazendo assuntos profundos de forma praticável e útil
Que sorte a minha seu vídeo aparecer no feed do UA-cam! Já sigo vc no Instagram tem tempo e quase sempre compartilho seus vídeos com amigos, mas sempre fiquei naquela vontade de ver vídeos maiores, não sabia que tinha um canal, muito bom.
tentarei seguir postando semanalmente!
Muito interessante
Já tô inscrita 😍 estava esperando por vídeos mais longos, que bom que você criou canal aqui 👏🏻
Virão vários vídeos, já gravei alguns, buscando tempo para editá-los e postá-los
Marcus, eu já tinha escutado essa teoria, mas com sua explicação agora consegui ver a vastidão que ela abre de discussões! Me deixou refletindo aqui, estou até revendo o vídeo...
Obrigado pelo ótimo vídeo,a teoria dos sistemas e a teoria da complexidade são temas muito interessantes,e eu,que estudo ciências da computação e sistemas de informação como hobby,sinto que esse vídeo ampliou minha compreensão! Mais uma vez,obrigado!
Acredito realmente que o futuro das ciências dependa dessas ideias
Obrigado pelo vídeo. Sou formado em Sistemas de Informação e estudo Sistemas Complexos no mestrado.
Esse conteúdo ajuda muito quem não conhece sobre o assunto.
Parabéns pelo seu trabalho!
@@profleomoraes grato pelo apoio 👊
Bem mágico...
Esclarecedor e com uma linguagem bem compreensível a todos. Obrigado.
Vi um video seu no tiktok e agora por coincidência te achei no youtube, muito bim 🤗
Muito legal, Marcus!
Esse é um tema que reflito frequentemente sobre. Estudo ciência de dados e minha visão sobre a consciência sempre foi muito positivista. Seus vídeos tem me ajudado a entender novas perspectivas, muito obrigado.
Essa é uma condição que abarca a todos nós, porque o nosso paradigma de verificação da realidade exige dados quantificáveis. É parte inerente da ciência ocidental há muito séculos, de forma estruturada desde Galileu, e certamente será algo difícil e trabalhoso de superar.
Eu relaciono muito isso com o behaviorismo radical de Skinner e os novos estudos da neurociencia
Sistemas, que video incrível de bom, vou querer saber mais da teoria da emergência, sera que ela pode ser aplicada a sistemas sociais, para explicar ou prever resultados?
Que vídeo massa , irmão. Que o tempo favoreça esse canal e que ele envelheça como um vinho do porto.
Muito grato!
Sensacional. Obviamente que se trata de um tema extremamente complexo, até pela natureza do que aborda: o que é e como funciona a CONSCIÊNCIA?!
Mas, só de haver um caminho de estudo que parte do princípio de que a dita consciência não é somente o produto das interações entre os diversos subsistemas do nosso corpo, já dá margem para imaginarmos o que virá de novas descobertas por ai.
Parabéns pelo excelente trabalho de divulgação, Bruzzo.
@@paulowillian25 questões urgentes. E o pensamento complexo de Morin é fundamental para diversas áreas da atualidade.
O paradigma newtoniano/cartesiano/reducionista, enfim, se esgotou...
Na lógica dialética, essa emergência seria um salto qualitativo.
Isso remete aos ciberneticistas e à tectologia de Bognadov.
Eu prefiro adotar a perspectiva idealista sobre a consciência, isto é, em vez de achar que o mundo material existe e é o fundamento da realidade, e que dele emerge a consciência de alguma forma, acho melhor pensar que a própria consciência é o fundamento da realidade, e o que chamamos de mundo material é a qualia que observamos. Isso não elimina a complexidade e os sistemas que obervamos. Mas dissolve a necessidade de explicar a consciência pela emergência de partes não conscientes, simplemente a consciência já é o substrato sobre o qual tudo acontece. O problema passa a ser então como explicar o surgimento da mente, ou seja, esse conjunto de fenômenos em 1ª pessoa que vc tem, eu tenho, mas que estão separados. Passamos a ter que pensar em como diferentes qualias se combinam para dar origem a uma coisa aparentemente unificada que é uma mente. De certa forma, o problema da emergência continua, mas em uma situação diferente.
O livro "From bacteria to Bach and back" trata a respeito do nascimento da consciência a partir da seleção natural.
Outro livro interessantíssimo é 'A evolução dos sistemas replicativos' , do Gustavo Gollo.
eu vi o seu vídeo, mas ele possui alguns erros importantes:
1 - teoria dos sistemas do Bertalanffy não é da década de 60/70, é dos anos 40, bem antes. Aliás, a TGS possui como escopo prático a cibernética, aquela formulada por Norbert Wiener tb nos anos 40. Ambas lidam com sistemas complexos em seus principais mecanismos (feedback, informação, entropia, etc.).
2 - "as ciências sociais a frente das exatas" não nesse caso. A consciência sempre foi tratada pelos ciberneticistas nas conferências Macy desde 1946 com Wiener, Gregory Bateson e isso é rastreado lá no Leibniz, mas talvez o maior exemplo pode ser a contribuição moderna de Walter Pitts e Ross Asbhy. Isso foi problematizado inclusive na crítica de Lacan nos anos 60 e no estruturalismo a partir (não origem) de Lévi-Strauss dos anos 40.
3 - O estudo sobre esta emergência existia na crítica do dualismo cartesiano e no que a cibernética chamou de "contingência", isso tá no livro Cibernética e Sociedade de 1950 do Wiener. Descartes é a crítica, não a origem dessa perspectiva que você tratou. Inclusive a teoria das caixas possui uma problematização a respeito: a caixa cinza, hoje em franca pesquisa inclusive na filosofia e na antropologia. O emergentismo que você cita inclusive reconhece que não é nada novo nem que isso "vai revolucionar a forma como enxergamos" porque é um resgate de Bateson, Maturana, etc. Bateson aliás é a das principais bases do Edgar Morin e tratava disso no campo chamado "ecologia da mente".
Não considere como erros com tanta certeza, apenas porque não reflete a sua visão wieneriana do reducionismo fisicalista da “mente”. Essas visões, em diversos âmbitos, já foram superadas, e temos John searle, roger penrose, morin, nicolelis, jesper hoffmeyer, tim ingold e tantos outros contra ela.
1. A popularização da teoria do sistemas só ocorre quando da publicação de General System Theory: Foundations, Development, Applications”, em 1968.
2. Um comentário sobre a ciências humanas e exatas foi uma brincadeira, mas aparentemente, na cultura do refutacionismo esportivo online, vale tudo. Bateson, novamente , te retorna ao conceito dos ciberneticistas originários. Ainda, o conceito de Leibniz no racionalismo não tem absolutamente nenhuma relação com a conceituação da consciência como emergência, até pela condição de circunstâncias históricas completamente distintas. Anacronismo. Temas semelhantes aparecem desde Agostinho, ou malebranche, Locke, berkeley, kant, scheling, enfim, cherry picking. Escolha qualquer nome para jogar na conversa.
3. Novamente, a emergência pode ter tido manifestações conceituais similares em diversos movimentos, e é importante você justificar a sua escolha sobre os ciberneticistas exclusivamente, inclusive aqui vale incluir Alan turing ou shannon que tomaram parte em discussões sobre temas similares. O objetivo do vídeo como foi bem explicado, foi relacionado os aspectos da emergência como estudados nos dias de hoje, inclusive a partir de uma matéria do próprio CERN sobre o tema, e resgatar semelhanças sobre essa perspectiva no interior dos trabalhos de Edgar morin. Te curiosamente estavam muito bem alinhados com as perspectivas mais contemporâneas.
Sobre a caixa preta, ou caixa cinza, um assunto paralelo, considerando que as inferências estão previstas desde as críticas de Bacon sobre o empirismo, o raciocínio indutivo, no problema da definição da tiragem, ou escopo da amostra.
Compreender uma visão teórica com o rigor não é um exercício de clubes, a seleção do clube favorito, e a tentativa de fazer o mundo caber na perspectiva deste clube.
Desculpa desviar completamente do assunto, mas a junção de partículas leva ao átomo e a junção de átomos leva ao surgimento de moléculas. Acho que você comeu uma etapa ali na explicação, mas ainda assim, está de parabéns. Excelente vídeo.😊
Um conjunto de células também é um tecido, e o ógão é a junção de tecidos. Desculpa, eu não consigo kkkkkkk
@@victoralfonssteuck com certeza, de cabeça fica difícil, mas a ideia é a sensação da continuidade intersistêmica. Aí, cada área entra e brilha rs
Tem algumas referências pra indicar?
@@Gualberto_Silva pesquisa por Carlos Alberto Ossa teoria general de sistemas fundamentos no site research gates. Neste livro em espanhol, ele faz uma boa introdução sobre o tema.
Se quiser a versão extendida, leia: teoria general de sistemas: conceptos y aplicaciones
Sera que um conjunto de humanos forma um sistema também? Tipo um sistema capitalista, por exemplo?
Oh meu deus do céu.. nada de novo vc falou nesse vídeo... São só palavras que eu já sabia.. somente mais uma história contada como todas as outras
Mas é bem estranho o que você está falando sobre o surgimento da consciência, e não me parece muito consensual da comunidade ciêntifica falar que a consciência está em um nível sistemico acima da estrutura do cérebro. Uma pergunta que se respondida pode afirmar se a conciência está ou não acima em um nível sistemico de funcionamento, é a criação de uma IA conciente, ou separação da conciência do cérebro. Por isso afirmar o que vc diz neste vídeo, ao meu ver, não é adequado.
Muito pelo contrário, é justamente agora que as discussões estão enveredando para caminhos que se fazem valer de novos paradigmas e instrumentação, que fazem ser viável discutir o fenômeno da consciência como emergência. Pesquise um pouco sobre isso, incluindo artigos contemporâneos publicados pelos próprios cientistas do CERN sobre emergência, e a teoria da compressão de dados. Sobre inteligência artificial, estamos muito empolgados com o tema, e como praticamente todas as outras máquinas simuladoras de comunicação do passado, projetamos por esperança uma consciência autônoma. Iremos descobrir se se trata de pura imaginação hollywoodiana ou não em um futuro breve, mas o fato que abordo, da perspectiva da semiótica da cultura, é que em absolutamente nada isso importa, porque basta que emite suficientemente bem uma consciência, seres humanos como você e eu estarão sujeitos a lidar com essas criaturas como se fossem conscientes.