Joanésia, MG - Referencias geográficas, econômicas e sociais.

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 16 жов 2024
  • Para chegar em Joanésia partindo de Ipatinga, são 51 Km pela MG 232, passando por Santana do Paraíso e depois Mesquita. A estrada é estreita, mas asfaltada e muito bem conservada com um visual incrível dos vales, rios, montanhas e fazendas da região.
    Sua História conta que o Coronel da Guarda Nacional, Antônio Pereira do Nascimento e sua comitiva, enviada para desbravar a região, descendo pelo Rio Santo Antônio, chegou na barra do córrego chamado Joanésia e fundaram um povoado em 1.850.
    Em 1.852 o povoado transferiu sua sede para onde é hoje, como distrito de Itabira e em 1.881 recebeu o nome de Joanésia e mais tarde passou a pertencer a Santana de Ferros (atualmente Ferros) e em 1938 foi incorporado a cidade de Mesquita sendo emancipado em 12 de dezembro de 1.953, com domínio territorial de 233,2 Km2, com altitude de 450m e uma população, em 2023, próximo de 5.000 habitantes.
    Joanésia faz parte do Colar Metropolitano do Vale do Aço, é cortada pela MG 232, fazendo divisa com Braúnas e Açucena ao norte, marcado pelo Rio Santo Antônio, Mesquita, Coronel Fabriciano, Ferros, Dores de Guanhães e é banhada pelo córrego Joanésia.
    A economia do município se concentra basicamente na agropecuária com participação expressiva do turismo por suas tradicionais festas populares, cavalgadas e comemorações religiosas, assim como as belezas naturais e a Barragem da Usina Hidrelétrica de Porto Estrela, muito bonita e certamente piscosa.
    O rio Santo Antônio também tem seus atrativos com um visual na ponte Santo Antônio onde a água do rio quase não se vê pela quantidade de pedras arredondadas e perfuradas com aparência vulcânica e praias em bancos de areia formado uma paisagem bem inusitada.
    Existem outras duas barragens na divisa de Joanésia ao norte, uma também no Rio Santo Antônio e outra no Rio Guanhães que tem sua foz no rio Santo Antônio próximo a ponte do mesmo nome.
    Entendemos que em alguns resumos dos vídeos que produzimos, podemos omitir pontos que deveriam estar presentes, por isso eu peço a você, que é da região, que use a sessão de comentários, para corrigir ou adicionar argumentos ao contexto.
    Você pode também escrever sobre seu restaurante, pousada ou produtos que os nossos espectadores, possam precisar em suas visitas.
    Produção: Revista Digital Portal Naeco - www.naeco.com.br
    Edição: Tocknet - www.tocknet.com.br
    Música: Livre
    Autor: Humberto Furtado
    Rede social
    Facebook: / humberto.furtado.54
    Instagram: / betonaeco
    Contato: (31) 9 9899-9279 (WhatsApp)
    mail: humberto@naeco.com.br

КОМЕНТАРІ • 18