esse povo precisa ser doente pra ficar indignada por falar "não" se a pessoa não quer fazer alguma coisa pela pessoa, ela tem liberdade pra não fazer e pronto. não tem essa de ficar obrigando a pessoa falar sim em tudo, eu mando pprt e digo não msm, dependendo de como vão as coisas, ninguém é obrigado a dizer sim em tudo, pode chorar a vontade, choro é livre.
É basicamente um protocolo, um bom exemplo disso é quando eu estava em uma festa em família (fui pela comida grátis) eu montei meu narguilé em um canto meio longe do povo (por conta da fumaça e do barulho) e coloquei meus fones de ouvido, eu tava meio empolgado com a música porque eu tinha acabado de descobrir ela, então eu tava sentado na cadeira me mexendo no ritmo da música, e o povo da família começou a me zoar por conta disso, o protocolo seria eu entrar na brincadeira e etc... (Isso seria falar sim) Só que eu meio que tretei com eles, e eles me deixaram quieto (isso foi basicamente falar não) e depois disso eu fiquei refletindo uma coisa, nessa situação eu fui visto como errado, por não entrar na brincadeira. Então realmente é um protocolo, se você falar sim você faz parte da galera e você está certo (mesmo que você não goste) e se você falar não ou falar contra então você está errado (mesmo que você esteja certo) depois disso eu nunca mais NUNCA MAIS me reuni com o povo da minha família, e tem sido melhor, falar não é sempre melhor do que falar sim, até porque eu não ligo de ser odiado por idiotas, mesmo que esses idiotas sejam da minha família.
É recíproco, Mas no conceito de ambos faça algo sem esperar em troca e uma hora tu ganhará pela própria glória. E não seja tão cego de não ver as intenções dos outros, entre ingenuidade e gentileza a melhor atitude é fazer e compreender quem é a pessoa.
Concordo. Aconteceu no trabalho muitas vezes. Eu fazia um favor ou outro, que não era minha função, mas depois que eu falei que esta a ocupada a pessoa fechou a cara.
Eu era muito besta pros outros.. depois que tive câncer, todo mundo sumiu, só ficou do meu lado Deus e minha mãe. Quando eu me recuperei, minha mentalidade mudou completamente. Sou bom pra pessoas selecionadas, e a maioria sou frio, e hoje dizer NÃO ficou mais fácil do que dizer SIM.
Uma vez na escola tínhamos um trabalho em grupo, uma das meninas não fez nada, não ajudou na pesquisa e nem a montar o trabalho, e na hora de botar os nomes dos participantes do trabalho, minhas amigas queriam botar o nome dela pq ficaram com pena, mas eu bati o pé e não deixei ninguém botar, pq eu sabia que se elas botassem essa colega ia continuar se aproveitando da gente
Eu sempre dava respostas e "ajudava" o pessoal que escorava. Eu sabia que a disputa não era ali na escola, a corrida era em outro momento e quanto mais a concorrência estivesse em nível menor melhor pra mim.
Eu fui na casa da menina fiz 70% do trabalho enquanto ela e as outras só riam e conversava aí no dia da apresentação faltei pois fiquei doente e quando voltei a professora veio questionar por que não fiz atividade. Eu era muito tímida na época então fiquei quieta. Não falei mais com elas e comecei a fazer sozinha os trabalhos.
Uma professora da faculdade disse certa vez que o favor, a partir da segunda vez que é feito, é tido como obrigação. É justamente esse o retrato da nossa realidade, onde muitos gostam de abusar da sua boa vontade, pois não têm um mínimo de respeito ao próximo. O egoísmo às vezes é necessário, pois através dele você veste sua armadura contra pessoas abusivas.
@@sobrevivaaobrasil para entender pq somos "bonzinhos" e não bons, leia o livro Raizes do Brasil do Sérgio Buarque de Holanda, ele explica o conceito de "Homem Cordial"
É muito verdade, eu sempre fui simpática e boazinha por natureza, e sempre fui usada e apunhalada pelas costas por todos: amizades, familia, no trabalho ... hoje me fechei, É só um oi e distancia!
Nós devemos ser bons sim, senhor. Porém, se a pessoa for abusada nós devemos cortar o mal pela a raiz sem medo de consequência. Eu não penso duas vezes antes de tirar alguém da minha vida.
@@anaaavictoria Eu sou homosexual e eu gosto de ajudar homem, mas não tão somente porque eu me atraio por homens, mas porque as coisas para homem são mais difíceis. Mas quando vejo que quando eu dou a mão e o cara quer as pernas, eu bloqueio logo, ou falo o caralho pra ele e bloqueio também.
Os políticos são reflexos do que são a maioria das pessoas! Todo mundo critica os políticos por serem corruptos, passarem a perna nos outros, mas, a maioria sai de casa e já tira vantagem de alguém. Já vi matérias falando de pedintes simulando deficiência para arrecadar grana. Quando o dinheiro de papel era usado, muitas pessoas abusavam da ingenuidade de alguns caixas para fazer contas erradas e pagar menos ... Se for ver, o que não falta são casos. Por isso está complicado confiar em alguém. E isso é um reflexo que vai tomando vários pilares das relações humanas!
Acredito que o fato de a escravidão ter sido muito forte no Brasil é umas das causas de sermos bonzinhos, para não sermos punidos. Hoje toquei o f* e penso de forma fria e racional ao interagir com espertinhos.
Tudo oq se faz é pra ganhar algo ou evitar de perder algo.Se vc ajuda pq se sente bem, então ajudou buscando a própria satisfação em se sentir correto, útil e nobre.Se faz algo sem vontade,por exemplo acobertar algo errado de alguém q vc gosta,fez aquilo pra evitar de perder a amizade,por aí vai... O problema não é querer algo dos outros, é esconder suas intenções.Criticam por exemplo as mulheres que falam q só querem dinheiro,mas essas são honestas, já que não estão mentindo,dizendo q amam a pessoa etc
É difícil porque tem que estar se policiando o tempo todo com literalmente todos ao redor, porque qualquer deslize, as pessoas já se aproveitam e passam por cima e quando ver estamos fazendo coisas que nem queríamos e sofrendo por dentro de novo e de novo. É um bombardeio que tem que aguentar todo dia.
É muito doido parar pra refletir sobre isso; Infelizmente você têm q dosar a sua bondade (gentileza/generosidade) pq as pessoas estão doentes e SEMPRE querem tirar vantagem da generosidade do outro.
eu amo quando encontro canais que misturam assuntos atuais com filosofia antiga, faz surgir minha vontade de voltar a estudar filosofia. q canal foda namoral
Creio que o foco é não ser ingênuo simplesmente. Saiba a intenção dá pessoa que te aborda, como ela te trata e como você analisa-o como pessoa. O problema de ser bonzinho é querer agradar todo mundo mas fazer isso para ser recompensado e respeitado, o oposto apenas gera medo e distanciamento, O sábio é souber ter uma base de alguém, se ela for confiável confie, senão for não confie e entre outros... Não agrade as pessoas para receber algo em troca porém também não as trate como bem entende achando que isso irá resolver e mostrar como você é alguém racional, maduro ou forte. Apenas saiba onde errou e aprenda com ele e compreenda para ter atitudes concretas sem ser negativo ou positivo. Saiba se impor quando estiver sendo usado ou tentarem te usar em algo onde você se prejudica e a outra ganha por cima.
São mesmo, até pessoas em nível exatamente baixo na sociedade, podem acabar praticando de manipulação, inveja e vontade de poder. Desde um presidente querendo ser ditador, até uma simples garota q não quer as amigas namorando pra continuar tendo controle nas amizades. A busca por poder e controle existe entre muitos
@@augusto4129 teve uma vez q eu tava quase começando um namoro com uma garota, ela gostava de mim, só era um pouco tímida, mas partiu dela me beijar. E aí veio as amigas dela e sabotaram, falaram várias coisas de eu ser esquisito e pq eu morava em outro bairro, só pq eu não escuto funk e falo pouco palavrão. Certeza q é só pq as amigas dela ainda queriam manter o controle
Eu era assim, eu tinha um amigo que sempre me zoava por eu ser bissexual, desde 2022 até Janeiro de 2024 era sempre a mesma coisa, e eu como era bobão sempre aceitava as miseráveis desculpas dele, até que um dia eu me cansei, falei tudo que eu tinha pra falar e adivinha? Ele me removeu do grupinho dele 😂. E aí, passa quase 10 meses que eu bloqueei ele, chegou um amigo meu dizendo que ele "queria" falar cmg. Na mesma hora eu não pensei duas vezes e respondi "Pra ele ser o mesmo babaca denovo que nem nos últimos anos? Vai continuar bloqueado!"
Já fui o bonzinho na vida quando adolescente, todos se aproveitavam de mim. Quando virei adulto, depois de alguns desses acontecimentos, perdi a paciência com as pessoas, literalmente mudei minha personalidade, hj o que mais falo para os outros é não. E pasmem, as pessoas passaram a me respeitar, ngm hj em dia levanta o tom de voz comigo a não ser meus pais rsrsrsr, é outra vida. Quando tu desperta pra vida, todos ficam intimidados com sua presença, digo respeito e não medo.
Eu nunca vou permitir que os erros dos outros moldem que eu sou, se a pessoa errou comigo e tentou tirar vantagem de mim quem tem que mudar é ela, não eu.
O Brasil é um dos únicos países aonde a grande maioria das pessoas não sabem dizer não, principalmente quando se trata de falar "não" de forma direta e clara. E bom, os que sabem, são taxados de "sem compaixão", "grosso", "sem educação" e muito mais!
Eu sempre falo "não obrigada", para não parecer grossa ou arrogante, mas mesmo assim, eu ainda sou taxada, por simplesmente não fazer o que não quero. kkkkk
Eu passo a maior raiva com isso. Sou fotógrafo e quando tento fechar parcerias com espaços e profissionais eu tenho a maior dificuldade pq NINGUEM recusa. Todo mundo aceita todas as minhas propostas, pelo menos ali na hora. Mas quando chega na parte do contrato e combinar as datas de fato, ai ja começa a enrolação. Ou seja, o SIM é sempre garantido. Mas pra saber se é SIM mesmo, eu so sei se a negociação avança ou se ela barra em alguma dificuldade. Recentemente por exemplo, tentei fechar parceria com um advogado oferecendo um ensaio em troca dele analisar o meu contrato. Ele aceitou. Tentei marcar e ele disse q tinha q esperar marcar a data de um exame antes. Esperei uns 10 dias e chamei, e perguntei se agora poderíamos marcar. Mais uma vez, veio o sim. Ai quando eu passei a data, ele perguntou onde seria o local do ensaio. Passei o endereço e ele nao abriu mais a mensagem. Ou seja, ele nao tem interesse nessa parceria. PQ ELE SIMPLESMENTE NÃO DISSE ISSO NA NOSSA PRIMEIRA CONVERSA????? Aí eu ja teria aberto mão dele e tentaria com outro. Eu passo por muitas coisas assim. EU NUNCA LEVEI UM NÃO.
@@gustavobruno358 Deve ser complexo essa carreira como fotógrafo. Conheço algumas pessoas que trabalham com isso, mas infelizmente não é minha área. Então não posso afirmar com 100% de certeza de como funciona isso.. Bom, independente, talvez seja bom você tentar esclarecer algumas antes de mostrar o contrato para o seu cliente. Isso possivelmente impossibilitaria haver más negociações
Eu fui criado pra ser uma pessoa boazinha pela minha mãe, ela é boazinha demais com os outros também como eu, e ate ela acha ruim quando eu falo como o mundo vai te amaldicoar se vc for bonzinho, eu tenho medos sociais envolvendo medo de decepcionar os outros, medo de rejeição, sentimentos de alienação própria como rejeitar e repudiar minha própria personalidade e tenho sentimentos como "dever de carregar todas as dores do mundo" o q me fez ficar antissocial, misantropo e apático sentimentalmente com as pessoas, quando vejo como a sociedade realmente é, não só ruim como pior, me fazendo ter ideias extremistas tanto verbalmente quanto socialmente (não como supremacista pelo amor do doce de leite do sobrevivente) mas coisas absurdas como, qualquer um na rua pode ser um assassino, um ass3di4dor, um 3stupr4dor e a gente nunca vai saber, confiando nos outros, qualquer hora a ficha cai e pode ser qualquer um, familiares, colegas de trabalho, amigos, nunca vai saber da vdd, todo erro q tendo a cometer com minhas escolhas e errar, eu só fico decepcionado, mas quando há outras pessoas aí eu prefiro me 'autodestruir' e tentar amenizar e agradar o máximo esse próximo q causei mal por minha causa, pior q essa "insegurança" em mim é tão poderosa, q eu nem sei se eu falo isso para se importarem comigo, se estou querendo me aproveitar de alguém ou ser vitimismo da minha parte, esse negócio sobre vitimismo subiu tanto na minha cabeça, q prefiro reprimir tudo o q sinto e me manter o mais "normal" possivel, mas pra sustentar um 'bem-estar' eu fico comendo, jogando e ficar escutando músicas de jogos tranquilas como Stickerbrush Symphone e Steam Ages de PvZ chines, eu sei q eu continuar fazendo isso não vai me levar a lugar nenhum pra frente, mas meu medo de 'ser feliz' é maior, eu só não sei pq ainda. Comprei uma caneta pra desenhar no celular pq muitos desenhistas fazem e queria dar um novo passo, mas parei pq cada vez mais q vejo desenhos digitais lindos, eu me rebaixo e deixo de lado, comprei uma gaita q pensei em aprender a tocar, mas aí vejo outras pessoas tocando coisas como violinos, bateria, violão, instrumentos maiores e grandiosos q uma gaitazinha de iniciante q só chega a ser 'bonitinho' na visão dos outros e vendo q tem vários ainda mais difíceis mas q não mudaria percepção de ninguém, então eu deixei de lado, eu vejo o merda q eu sou, mas eu aceito, qualquer desgraça q for, tanto de me decepcionar ou até ser atropelado, cada vez mais perdendo importância comigo Desculpe Sobrevivente, se eu quis q vc lê-se tudo isso, até pq os outros tem problemas maiores, mais ainda q os meus E tambem q o Sobrevivente nao é alguem q trabalha pra ficar ouvindo "desabafos" dos outros kkkk
eu vivi muito sozinho, sempre estudando a aprendendo mas isolado e por isso eu esqueço as normas sociais, seus vídeos sempre me fazem recapitular e aprender coisas que nvdd meu pai ausente devia ter feito, tipo ele nunca me explicou isso mas no fundo eu já percebia, mas só caiu a ficha agora vendo seu vídeo, eu me fodi muito por ser bonzinho
Que vídeo! Pura verdade. Aqui nesse lixo desse lugar vc não pode ser simpático porque acham que vc é trouxa! É muito difícil vc viver o tempo todo com gentinha que querem te passar a perna o tempo todo. De tudo vc tem que ficar com o pé atrás..complicado demais
Todos são aproveitadoras, tenho banana e mamão, SEMPRE aparece alguém que não tem coragem pra plantar um grão de feijão, vindo atrás das minhas frutas, povinho gosta de se aproveitar dos outros, mas não querem comprar as frutas e nem plantar por si, por isso prefiro deixar estragar no pé do que dar aos outros, os passarinhos amam mamão e banana🥰.
Em vês de deixar estragar, caça alguém interessado em vender, o que não falta é gente procurando emprego, tu pesquisa o valor que tá o tipo de cada fruta, e tenta fazer um meio a meio, aí pergunta, até posta pra ver se algum conhecido quer fazer, eu vendia coentro na rua, meu tio plantava na roça dele, e eu e outro senhorzinho vendia de porta em porta. É melhor do que estragar, tu vai tá ganhando dinheiro, vai manter o quintal mais limpo, e ainda vai empregar alguém
Minha mãe é uma filosofa, ela sempre me diz nunca deixe de fazer algo, porque lhe fez mal uma vez, persista e tenha glória, não precisa deixar de ser uma boa pessoa educada, seja inteligente e EXPERTO. Aprenda a dizer não, mas também aprenda a fazer isso na hora certa.
Alguns brasileiros são tão fissurados em sair na vantagem em cima dos outros que hj fui na lotérica depositar meu salário e de cara vi 3 pessoas pegando a senha normal e a preferencial e dizendo:"o que chamar primeiro eu vou!" Eles nem se dão conta que eles atrasam ambas as filas e eu que fiz o básico de só chegar mais cedo fui atendido primeiro sem ter que prejudicar alguém,isso me causa uma tristeza enorme pq mostra como os habitantes de um lugar tem o potencial de prejudicar os próprios habitantes e isso que as senhas era pra deixar organizado e facilitar vc saber sua vez na fila... lamentável...
O problema é que o jeitinho brasileiro esta profundamente enraizado na nossa cultura, o hihi levei vantagem está em todos os cantos do país, se você é gente boa você toma golpe e se você expõe esse golpe você vira alvo de humilhação, no exterior nossa ética de trabalho é admirada porém os gringos tem receio de nos dar liberdade por conta da nossa fama
Se o mundo desse liberdade pro Brasil, certeza q seríamos até mais fortes que os EUA. Temos recursos demais, povo esperto e q aprende rápido, mas os poderosos não vão deixar q a gente possa evoluir, seria tiro no próprio pé deles
@@GRIFEEE pelo menos não somos trouxas igual americanos e europeus, eles não são tão espertos, basta ver qualquer filme ou até vídeo de pegadinha, pra ver como os gringos reagem a certas situações, eles se atrapalham muito 😂
Simples: Nao seja bonzinho e nao tenha dó de vgbnd, ajude pessoas trabalhadoras como você e se mascare de gente ruim em quem leva vantagem (Seja pior que essa pessoa)
esse assunto é realmente muito sério. na minha escola, por exemplo, eu sempre fui mais quieta do que muitos alunos por eu ser mais introvertida e também ter fobia social. e por isso, sempre me veem como alguém mais frágil e delicada. sempre fui muito gentil e generosa com todos, sempre empresto meus materiais quando pedem, até para as pessoas que eu tenho consciência de que se aproveitam de mim e zombam de mim. como eu sou muito quieta, sempre se aproveitaram disso para zombar de mim e me insultar. certamente, eu não gosto nem um pouco disso, porém, eu nunca reajo ou me imponho a respeito da situação e, em vez disso, eu acabo só ignorando, sem fazer nada ou falar algo. e isso só dá cada vez mais abertura para esses tipos de situações se repetirem, e eu não consigo fazer nada para mudar isso, pois eu não sei como reagir a esse tipo de situação e muito menos o que falar, porque eu não quero causar nenhum conflito ou algo assim. e, obviamente, isso me prejudica muito e muito provavelmente vai acabar prejudicando mais ainda, pois sempre vão me ver como "fraca" ou "frágil" demais para reagir a algum insulto, uma zombaria ou até para negar algo. pegam minhas coisas e não devolvem, a não ser que eu chame a atenção, e se eu chamar, se fazem de desentendidos, roubam minhas coisas e eu simplesmente não consigo dizer um simples "não" para evitar que esse tipo de situação aconteça. e isso inclui que também não consigo dizer não, muito menos para aqueles que sempre se aproveitam de mim. sempre que eu tento dizer não, me dói profundamente na alma, como se eu tivesse acabado de cometer o pior crime do mundo com aquela pessoa, me deixava extremamente mal. e logo após chegar em casa, eu pensava na situação e refletia sobre o que teria acontecido se eu tivesse agido diferente da maneira que agi, e assim, fico frustrada por não ter me imposto. esse tipo de situação é muito sufocante e às vezes pode ser até preocupante, pior ainda para aqueles nos quais são mais quietos. (peço perdão pelo livro que escrevi)
Quando eu era "boazinha" eu tinha um monte de amigo falso e tóxico, agora q não sou mais me sobrou literalmente UMA amiga! 😂😂😂 E sinceramente estou bem melhor, foi só deixar de ser boazinha que passei a ser vista como ruim, fazer amizades hoje em dia não vale a pena
Sim, já passei por muitas decepções por ser bonzinho com as pessoas, e com isso aprendi a dizer não(com convicção kkk), mas ainda quero ajudar o próximo e talvez alguém passe adiante boas ações.
Reconheço que já fui!Bonzinho hoje com mais conciência tive de aprender a dizer não,o não e necessário,pois tem pessoas que se aproveitam de gente Boa,
Realmente, não podemos ser educados demais porque depois já estão pedindo favor. Estou aprendendo a dizer não, a maioria fica com raiva mas agora é isso e ponto. Valeu pelo vídeo, ganhou um inscrito 😁
Gosto quando você traz filosofia ou algo externo para os vídeos, fica bem legal. Por coincidência, descobri ontem que grande parte dos perrengues que passei foi por ser bonzinho demais . Acredito que o fator religião é mt importante também, pois sempre segui a doutrina, mantive boa convivência e evitei conflitos, mas por ser assim fui violentado fisicamente e moralmente por inúmeras pessoas, que acabaram com minha autoestima e me jogaram num vazio existencial profundo.
No caso eu quero encontrar pessoas q eu aceite, não ligo mesmo pro q os outros pensam de mim, o q importa é o q eu acho deles primeiro. Buscar ser aceito pelos outros é mesmo perda de tempo, é nós mesmos q devemos escolher as pessoas
Mano, eu e meu primo ano passado estávamos juntos na empreitada de estudar pro concurso da PM. Daí ele sugeriu de a gente pegar o banco de provas dos últimos 5 anos e fazer um registro de quais assuntos mais caíram. Eu dei a vida pra fazer essa pesquisa até o prazo estipulado que demos e ele nem sequer comentou sobre kkkkkk parece que não dá pra confiar em ngm nessa poha
Você falou nada com nada cara. Uma coisa é ser bom, ser bonzinho; é ser ingênuo. Você tá certo, ingenuidade não é culpa da pessoa, a não ser que ela negue conhecimento que poderia deixá-la menos ingênua. Ser bonzinho é ruim (vídeo já explica) Ser bom que é o certo
As pessoas estão tão acostumadas a receber um Sim que quando recebem um Não parecem que receberam um tiro no coração. Essa questão de aceitação tive quando mais jovem por que achava que devia ser amigo e aceito por todos. Mas amadurecendo a mente e ficando mais velho (vixe entregando a idade como fala o sobrevivente) percebemos que devemos filtrar e acabar se afastando de pessoas que não agregam nada em nós como indivíduos e nos nossos valores.
Cara sei bem como é isso, eu sou uma pessoa extremamente educada, disciplinada, talentosa e resiliênte, e eu sofri muito nas mãos dos outros por ser educado e anos luz mais civilizado que os bostileiros. Dos meus 12 anos de escola, 7 anos foram ruins porque ou eu era zoado, ou tinha alguém que me perseguia, ou a turma era extremamente barulhenta ou eu sofri estigma por ser de origem mais humilde dentro de uma escola particular. Eu tive que aprendender a ser extremamente protetor comigo mesmo, assim como a Polônia 🇵🇱 sofreu na mão de n4z1st4s e comunistas, eu tive que aprendender a ser forte e lidar com bostileiros sozinho da pior forma possível
Eu falei esses dias pra uns colegas sobre a questão da violência, o tipo que resulta em alguma lesão ou até mesmo fatalidade... Mas que na cabeça deles isso só acontece com os outros ou que acham pouco provável acontecer pelo fato de serem sulistas kkkk É, Sul não tem criminalidade 👏👏 O ponto que levantei foi o fato mais da violência no sentido de confiar em alguém e acabar sendo vítima: seja algo acidental ou proposital. Citei que já tive colegas que foram vítimas por confiar em "amigos". Então, coisas do tipo acontecem o tempo todo, é inegável que existe gente ruim. Enfim, eu sou uma pessoa que me sinto sozinha na maior parte do tempo e gosto disso em partes. Tô longe de problemas, longe de alguém me fazer mal em todos os sentidos. Tento não ser trouxa (nesse sentido de ser boazinha). Quando você lida com gente falsa a vida toda e em diferentes campos da vida, cansa querer tentar algo que mude a situação. Apenas aceitei o fato que sempre serei sozinha 🤝
Impressionante quando no momento que eu me mudei pra a Holanda eu pude passar a confiar nas pessoas, ser boa e gentil... E a gentileza volta ao invés de me fazerem de otária. É doido. Teve um brother que recebeu minha encomenda errado, trouxe ela pra mim e ainda deixou um bilhete avisando. Eu fiquei incrédula o dia todo.
Já fiz o teste e realmente se as pessoas perceberem que vc é "bonzinho" já começam a tentar montar na suas costas. Eu queria saber que maldição é essa que faz o povo brasileiro ser tão ruim cara, parece que é algo natural e são poucos que se salvam disso.
Nos últimos cinco anos, minha relação com minha irmã tem sido marcada por empréstimos de dinheiro que, a princípio, pareciam uma forma de ajudar. Há cinco anos, emprestei 3 mil reais a ela, confiando que estava contribuindo para um momento difícil. Em 2023, vi a situação dela novamente e decidi emprestar mais 5 mil, com a promessa de que ela me pagaria até fevereiro de 2024. No entanto, agora, em outubro de 2024, minha irmã veio até mim novamente, pedindo mais 5 mil reais. Ela estava cheia de promessas, dizendo que pagaria tudo certinho e até fez um rascunho detalhando como pretendia fazer isso. Sinceramente, não consigo acreditar que estamos nessa situação novamente. É como se fosse uma brincadeira, e a frustração só aumenta. Estou começando a me perguntar se fiz a coisa certa em ser tão confiável. Essa situação me fez refletir sobre os limites de ajudar alguém que amamos, especialmente quando isso começa a afetar nosso próprio bem-estar. É hora de repensar como vou lidar com isso no futuro.
Tem um vídeo sobre, a professora chega para os alunos perguntando a cor e a professora disse a cor errada, e os alunos falaram e que chegou atrasado foi vendo, quando perguntou a ele, ele concordou.
12:58 sempre fui o do contra na escola, e por isso acabava sendo mtas vezes excluido, eu nao conseguia mentir quando crianca e acabava sendo sincero, e isso foi uma das coisas q moldou minha personalidade, em quanto as crianças gostavam de diario de um banana por exemplo eu gostava de uma série de livrinhos q imitava os Transformers, ent não era de se surpreender q eu tinha pouquíssimos amigos, e geralmente são os q vão pra vida toda
Eu aprendi a duras penas, mas ser bonzinho isso vale para qualquer lugar do mundo, a ninha essencia é bondade, claro sou perfeito, e por caso dessa lei de gerson, já fui contaminado e acabei praticando mais pela educação que recebi dos meus pais, tios e avós, aprendi a bondade, e aprendi muito sendo feito tanto no Brasil , como aqui PORTUGAL. aprendi a diferença entre ser bonzinho e ser bondoso, tem gente que vc da a mão já quer o braço inteiro, e aprendi a dizer não, e sempre fazer uma leitura e reeleitura com todas as pessoas no meu convívio. DEUS MEU AMIGO SOBREVIVENTE, UM ABRAÇO DO ADRIANO SANTANA DE PORTUGAL, SOU BAIANO DE SALVADOR, BAHIA E PORTUGAL TAMBÉM É SOBREVIVA AO BRASIL.😁😁😁😁💪💪🏿💪🙏🙏🏿🙏
É a máxima do seu Jaiminho: "prefiro evitar a fadiga". Hehhehe tenho exp com minha mãe, pois ela é muito boazinha (bem religiosa)e até já passaram ela pra trás e vendo isso sou mais amargo como se diz ela, mas numa situação periclitante eu evito a fadiga pra não comprar mais brigas que o necessário!
Infelizmente eu sou uma pessoa muito boazinha.Por causa disso,acabo sendo constantemente violada e até enganada.Meu medo de ser violentada e perder pessoas é tão grande que até evito ao máximo de expor o que quero e penso e tmb procuro esconder certos lados da minha personalidade.Tô cansada de ser assim! Mas ainda tenho muita dificuldade de lidar com os prejuízos que as pessoas podem fazer contra mim se eu impor limites...😞😞
@@grazycerqueira1649 é legal ser bom só temos q saber com quem estamos já me fizeram muito de trouxa e hoje em dia é mais tranquilo espero q entenda também eu sei como é parecer disléxico e bonzinho mas passa isso tem q mudar e é uma certeza
De certa forma é,principalmente se for relacionado à dinheiro,só que quando você ajuda de volta da forma que foi ajudado ou paga a dívida em dinheiro, acabou pros dois, ninguém deve mais nada.
Trago meu relato sobre essa questao de se posicionar principalmente quando sobre dizer não eu tinha inconscientemente uma dificuldade disso mas de uns tempos pra cá tenho conseguido e muitas vezes sou taxada de ruim, má educada (em situações q n aceito desrespeito de mais velhos ) enfim é libertador dizer nao e cada dia mais eu quero melhorar nisso
Ser assertivo inclusive filtra bastante as pessoas nas quais você convive. Depois que fiz isso, eu percebi o tanto de gente que fica com você só por algo em troca. Eu costumo ser muito legal e disponível com quem eu gosto, mas quando eu preciso de um espaço eu digo… Nessas, eu reparo quem é meu amigo mesmo na hora kk
Desde criança eu fui educado por meus pais a nunca devolver um soco ou qualquer outro agredimento, por causa disso durante todo o Fundamental 1 eu sofri muito bullying físico, sempre os alunos bagunceiros ficavam me batendo, socando, chutando, chingando, etc. Eu perdi as contas de quantas vezes meu pai foi a escola reclamar com a direção da escola, mas só adiantava nas primeiras semanas, depois voltava a ser como sempre foi. Eu sempre fui considerado o "Lesado" da sala, o garoto educado que podiam passar a perna a vontade, mas em compensação, eu era elogiando pelos professores e pela direção por ser inteligente, educado e me interessar em aprender ao invés de fazer bagunça, já cheguei até a ganhar certificado e presentes deles por ser considerado "Aluno exemplo". Com o passar do tempo as agressão passou a ficar mais verbal e psicológica do que física, e foi assim nos dois últimos anos do fundamental 2 (Eu perdi os 2 primeiros anos por causa da pandemia). Hoje eu estou no 1° ano do ensino médio, e mesmo ainda tendo alguns xingamentos aqui e ali, eles são bem menores que há alguns anos atrás, e pasmem, muitos dos colegas que me xingavam e batiam no fundamental, vem implorando por respostas em quase todas as atividades que os professores passam, e sempre ficam espiando minhas folhas de atividades, ou tentando colar de mim nas provas, e eles pedem resposta sobre coisas ridiculamente fáceis que conseguiriam responder apenas lendo o(s) texto(s), mas preferem apenas colar do aluno "inteligente" para terem mais tempo para jogar FF e escutar aquelas panelas batendo com p#taria, Quero dizer funk.
Eu sempre fui muito besta, nunca consegui dizer não, até que surgiu uma pessoa que dizia ser minha amiga. Ela me fez de trouxa pedindo dicas de escrita e até que um dia, ela me pediu para usar a história de um livro que eu tinha deixado como rascunho para escrever o dela. Resultado: a maldita roubou minha ideia pq eu não consegui dizer não, terminou a amizade comigo querendo me cancelar (o que me deu problemas psicológicos a ponto de eu tomar 3 remédios para depressão e ansiedade) e o livro ainda foi publicado por uma editora sem que ninguém da editora soubesse que a ideia original não era dela e ela mentindo que a ideia foi dela. Detalhe que esse livro virou top de vendas na Amazon. Depois desse dia aprendi que dizer não é uma forma de impedir você de passar por problemas psicológicos quando uma pessoa dessa índole se atravessa no seu caminho, pode parecer difícil, mas o "não" é muito necessário.
Isso de "dizer não" é um problema do Brasil, parece que "dizer não" é como se você xingasse uma pessoa
esse povo precisa ser doente pra ficar indignada por falar "não" se a pessoa não quer fazer alguma coisa pela pessoa, ela tem liberdade pra não fazer e pronto. não tem essa de ficar obrigando a pessoa falar sim em tudo, eu mando pprt e digo não msm, dependendo de como vão as coisas, ninguém é obrigado a dizer sim em tudo, pode chorar a vontade, choro é livre.
É verdade
É basicamente um protocolo, um bom exemplo disso é quando eu estava em uma festa em família (fui pela comida grátis) eu montei meu narguilé em um canto meio longe do povo (por conta da fumaça e do barulho) e coloquei meus fones de ouvido, eu tava meio empolgado com a música porque eu tinha acabado de descobrir ela, então eu tava sentado na cadeira me mexendo no ritmo da música, e o povo da família começou a me zoar por conta disso, o protocolo seria eu entrar na brincadeira e etc... (Isso seria falar sim) Só que eu meio que tretei com eles, e eles me deixaram quieto (isso foi basicamente falar não) e depois disso eu fiquei refletindo uma coisa, nessa situação eu fui visto como errado, por não entrar na brincadeira. Então realmente é um protocolo, se você falar sim você faz parte da galera e você está certo (mesmo que você não goste) e se você falar não ou falar contra então você está errado (mesmo que você esteja certo) depois disso eu nunca mais NUNCA MAIS me reuni com o povo da minha família, e tem sido melhor, falar não é sempre melhor do que falar sim, até porque eu não ligo de ser odiado por idiotas, mesmo que esses idiotas sejam da minha família.
Exatamente, pior ainda nos dias de hoje, que você precisa seguir padrões.
Me sinto assim as vezes
Pessoas ruins sempre confundem gentileza com ingenuidade. Já aconteceu muito comigo.
É recíproco, Mas no conceito de ambos faça algo sem esperar em troca e uma hora tu ganhará pela própria glória. E não seja tão cego de não ver as intenções dos outros, entre ingenuidade e gentileza a melhor atitude é fazer e compreender quem é a pessoa.
Belas Palavras, Profundo❤...
@@macielalexsandro3475 Verdade, eu já aprendi isso ☺
Verdade viu
Exemplo
Se a pessoa não consegue se aproveitar de você, você vira inimigo dele.
Concordo. Aconteceu no trabalho muitas vezes. Eu fazia um favor ou outro, que não era minha função, mas depois que eu falei que esta a ocupada a pessoa fechou a cara.
kkk pior que é, isso é bem tenso
Ela sempre foi seu inimigo, a diferença é que ela verbaliza quando não consegue se aproveitar de você
Eu era muito besta pros outros.. depois que tive câncer, todo mundo sumiu, só ficou do meu lado Deus e minha mãe. Quando eu me recuperei, minha mentalidade mudou completamente. Sou bom pra pessoas selecionadas, e a maioria sou frio, e hoje dizer NÃO ficou mais fácil do que dizer SIM.
Fiquei feliz demais em saber que está bem, Saulo. Que você possa ter muita saúde 🙌
Isso mesmo, muita saúde pra você 🙏🏻
Parabéns pela vitória, nobre!
Foi mal, más "frio, calculista" deu muito um ar que você se disse sigma
Virou literalmente o peaky blinders 🗿
Uma vez na escola tínhamos um trabalho em grupo, uma das meninas não fez nada, não ajudou na pesquisa e nem a montar o trabalho, e na hora de botar os nomes dos participantes do trabalho, minhas amigas queriam botar o nome dela pq ficaram com pena, mas eu bati o pé e não deixei ninguém botar, pq eu sabia que se elas botassem essa colega ia continuar se aproveitando da gente
Perfeito
Eu sempre dava respostas e "ajudava" o pessoal que escorava. Eu sabia que a disputa não era ali na escola, a corrida era em outro momento e quanto mais a concorrência estivesse em nível menor melhor pra mim.
Ai você foi sensata, muito bom 👏
Eu fui na casa da menina fiz 70% do trabalho enquanto ela e as outras só riam e conversava aí no dia da apresentação faltei pois fiquei doente e quando voltei a professora veio questionar por que não fiz atividade. Eu era muito tímida na época então fiquei quieta. Não falei mais com elas e comecei a fazer sozinha os trabalhos.
@@gabrielrocha5198👏👏👏👏
Uma professora da faculdade disse certa vez que o favor, a partir da segunda vez que é feito, é tido como obrigação. É justamente esse o retrato da nossa realidade, onde muitos gostam de abusar da sua boa vontade, pois não têm um mínimo de respeito ao próximo. O egoísmo às vezes é necessário, pois através dele você veste sua armadura contra pessoas abusivas.
Mano, eu acho que vc é o primeiro canal que possui um estilo “mapa mental” sério, vc inovou bastante nesse quesito
Valeeeeu! Antes de mim, o Lucas do UA-cam sem MIMIMI e O Viajante já usava bastante também
@@sobrevivaaobrasil hahaha só falta passar o nome de como criar esses mapas mentais, pode ser ótimo para aprender e fazer um TCC
@@macielalexsandro3475É feito no Canva eu acho
Faço no Mindmeister
@@sobrevivaaobrasil para entender pq somos "bonzinhos" e não bons, leia o livro Raizes do Brasil do Sérgio Buarque de Holanda, ele explica o conceito de "Homem Cordial"
É muito verdade, eu sempre fui simpática e boazinha por natureza, e sempre fui usada e apunhalada pelas costas por todos: amizades, familia, no trabalho ... hoje me fechei, É só um oi e distancia!
Nós devemos ser bons sim, senhor. Porém, se a pessoa for abusada nós devemos cortar o mal pela a raiz sem medo de consequência.
Eu não penso duas vezes antes de tirar alguém da minha vida.
O certo é isso mesmo. A gente não tem que sentir culpa.
Perfeito
É isso aí mesmo, todo mundo deveria ser assim
@@anaaavictoria Eu sou homosexual e eu gosto de ajudar homem, mas não tão somente porque eu me atraio por homens, mas porque as coisas para homem são mais difíceis. Mas quando vejo que quando eu dou a mão e o cara quer as pernas, eu bloqueio logo, ou falo o caralho pra ele e bloqueio também.
Partilho da mesma opinião
Os políticos são reflexos do que são a maioria das pessoas! Todo mundo critica os políticos por serem corruptos, passarem a perna nos outros, mas, a maioria sai de casa e já tira vantagem de alguém. Já vi matérias falando de pedintes simulando deficiência para arrecadar grana. Quando o dinheiro de papel era usado, muitas pessoas abusavam da ingenuidade de alguns caixas para fazer contas erradas e pagar menos ... Se for ver, o que não falta são casos. Por isso está complicado confiar em alguém. E isso é um reflexo que vai tomando vários pilares das relações humanas!
De que adianta ser bonzinho e as pessoas se aproveitarem para pisar em você? Aqui, nesse país, existe o "salve-se quem puder".
Por causa de laranja o que cara atravessa a rua pra não falar com você, por ELE ter feito algo de errado com você. Kkkkk Maturidade ai.
Sim kkkkk
Acredito que o fato de a escravidão ter sido muito forte no Brasil é umas das causas de sermos bonzinhos, para não sermos punidos. Hoje toquei o f* e penso de forma fria e racional ao interagir com espertinhos.
Ngm é bonzinho realmente, todo mundo é bom por algum motivo mais profundo, as vezes a pessoa nem sabe qual é.
Na verdade muitas pessoas são realmente boas e não tem motivo pra isso, da mesma forma que muitas pessoas são más e não tem motivo pra isso.
@@FuinhaGamerBR a sociedade...
@@leonardocamara_ ... oque tem a sociedade ?
@@FuinhaGamerBR Vai acreditando nisso... Uma hora quebra a cara.
Tudo oq se faz é pra ganhar algo ou evitar de perder algo.Se vc ajuda pq se sente bem, então ajudou buscando a própria satisfação em se sentir correto, útil e nobre.Se faz algo sem vontade,por exemplo acobertar algo errado de alguém q vc gosta,fez aquilo pra evitar de perder a amizade,por aí vai...
O problema não é querer algo dos outros, é esconder suas intenções.Criticam por exemplo as mulheres que falam q só querem dinheiro,mas essas são honestas, já que não estão mentindo,dizendo q amam a pessoa etc
É difícil porque tem que estar se policiando o tempo todo com literalmente todos ao redor, porque qualquer deslize, as pessoas já se aproveitam e passam por cima e quando ver estamos fazendo coisas que nem queríamos e sofrendo por dentro de novo e de novo. É um bombardeio que tem que aguentar todo dia.
É muito doido parar pra refletir sobre isso; Infelizmente você têm q dosar a sua bondade (gentileza/generosidade) pq as pessoas estão doentes e SEMPRE querem tirar vantagem da generosidade do outro.
eu amo quando encontro canais que misturam assuntos atuais com filosofia antiga, faz surgir minha vontade de voltar a estudar filosofia.
q canal foda namoral
Obrigado ❤️
Creio que o foco é não ser ingênuo simplesmente. Saiba a intenção dá pessoa que te aborda, como ela te trata e como você analisa-o como pessoa. O problema de ser bonzinho é querer agradar todo mundo mas fazer isso para ser recompensado e respeitado, o oposto apenas gera medo e distanciamento, O sábio é souber ter uma base de alguém, se ela for confiável confie, senão for não confie e entre outros... Não agrade as pessoas para receber algo em troca porém também não as trate como bem entende achando que isso irá resolver e mostrar como você é alguém racional, maduro ou forte. Apenas saiba onde errou e aprenda com ele e compreenda para ter atitudes concretas sem ser negativo ou positivo. Saiba se impor quando estiver sendo usado ou tentarem te usar em algo onde você se prejudica e a outra ganha por cima.
Obrigado por existir, mano! Não sabes o quão isso ajudou na minha forma de encarar as coisas... Desejo tudo de bom para você, one love
Eu que agradeço pela sua existência 😊❤️ Obrigado por comentar e por ser lindo
Os políticos são o reflexo do povo
Eu fico pensando nisso, se a cultura de um povo é corrupta, como ela ficou assim?
São mesmo, até pessoas em nível exatamente baixo na sociedade, podem acabar praticando de manipulação, inveja e vontade de poder. Desde um presidente querendo ser ditador, até uma simples garota q não quer as amigas namorando pra continuar tendo controle nas amizades. A busca por poder e controle existe entre muitos
@@MichaelDouglas-vd7yc já me aconteceu essa de amiga ciumenta da minha namorada gora o namoro.
Em todos os lugares tem gente pra atrapalhar em tudo.
@@augusto4129 teve uma vez q eu tava quase começando um namoro com uma garota, ela gostava de mim, só era um pouco tímida, mas partiu dela me beijar. E aí veio as amigas dela e sabotaram, falaram várias coisas de eu ser esquisito e pq eu morava em outro bairro, só pq eu não escuto funk e falo pouco palavrão. Certeza q é só pq as amigas dela ainda queriam manter o controle
@@MichaelDouglas-vd7yc essa foi livramento.
Marmita de Zé droguinha.
Você resumiu o porquê o Brasil é pobre MESMO sendo rico em recursos naturais.
ser bonzinho com quem te zoa é a pior coisa q tu pode fazer.
E perdoar 100%? Ainda mais. É uma idiotice tão grande que é um gatilho pra muita gente
Eu era assim, eu tinha um amigo que sempre me zoava por eu ser bissexual, desde 2022 até Janeiro de 2024 era sempre a mesma coisa, e eu como era bobão sempre aceitava as miseráveis desculpas dele, até que um dia eu me cansei, falei tudo que eu tinha pra falar e adivinha? Ele me removeu do grupinho dele 😂. E aí, passa quase 10 meses que eu bloqueei ele, chegou um amigo meu dizendo que ele "queria" falar cmg. Na mesma hora eu não pensei duas vezes e respondi "Pra ele ser o mesmo babaca denovo que nem nos últimos anos? Vai continuar bloqueado!"
Exatamente, tudo tem limites
Perdoar é diferente de continuar falando com a pessoa@@airam1721
Basta se afastar. Não é tão difícil.
como eu amo esse canal, conquistei uma mentalidade incrivel com esse canal, as vezes me pergunto como foi possivel
Eu sou grato demais pela sua existência ❤️
Já fui o bonzinho na vida quando adolescente, todos se aproveitavam de mim.
Quando virei adulto, depois de alguns desses acontecimentos, perdi a paciência com as pessoas, literalmente mudei minha personalidade, hj o que mais falo para os outros é não.
E pasmem, as pessoas passaram a me respeitar, ngm hj em dia levanta o tom de voz comigo a não ser meus pais rsrsrsr, é outra vida.
Quando tu desperta pra vida, todos ficam intimidados com sua presença, digo respeito e não medo.
Eu nunca vou permitir que os erros dos outros moldem que eu sou, se a pessoa errou comigo e tentou tirar vantagem de mim quem tem que mudar é ela, não eu.
O Brasil é um dos únicos países aonde a grande maioria das pessoas não sabem dizer não, principalmente quando se trata de falar "não" de forma direta e clara. E bom, os que sabem, são taxados de "sem compaixão", "grosso", "sem educação" e muito mais!
Eu sempre falo "não obrigada", para não parecer grossa ou arrogante, mas mesmo assim, eu ainda sou taxada, por simplesmente não fazer o que não quero. kkkkk
Eu passo a maior raiva com isso. Sou fotógrafo e quando tento fechar parcerias com espaços e profissionais eu tenho a maior dificuldade pq NINGUEM recusa. Todo mundo aceita todas as minhas propostas, pelo menos ali na hora. Mas quando chega na parte do contrato e combinar as datas de fato, ai ja começa a enrolação. Ou seja, o SIM é sempre garantido. Mas pra saber se é SIM mesmo, eu so sei se a negociação avança ou se ela barra em alguma dificuldade. Recentemente por exemplo, tentei fechar parceria com um advogado oferecendo um ensaio em troca dele analisar o meu contrato. Ele aceitou. Tentei marcar e ele disse q tinha q esperar marcar a data de um exame antes. Esperei uns 10 dias e chamei, e perguntei se agora poderíamos marcar. Mais uma vez, veio o sim. Ai quando eu passei a data, ele perguntou onde seria o local do ensaio. Passei o endereço e ele nao abriu mais a mensagem. Ou seja, ele nao tem interesse nessa parceria. PQ ELE SIMPLESMENTE NÃO DISSE ISSO NA NOSSA PRIMEIRA CONVERSA????? Aí eu ja teria aberto mão dele e tentaria com outro. Eu passo por muitas coisas assim. EU NUNCA LEVEI UM NÃO.
@@gustavobruno358 Deve ser complexo essa carreira como fotógrafo. Conheço algumas pessoas que trabalham com isso, mas infelizmente não é minha área. Então não posso afirmar com 100% de certeza de como funciona isso.. Bom, independente, talvez seja bom você tentar esclarecer algumas antes de mostrar o contrato para o seu cliente. Isso possivelmente impossibilitaria haver más negociações
Eu sei dizer “não” e faço isso desde criança. Na dúvida eu digo “não” e isso me mantém protegido
@@ClassicosdoCinema01 É só falar que ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer algo senão em virtude da lei.
Eu fui criado pra ser uma pessoa boazinha pela minha mãe, ela é boazinha demais com os outros também como eu, e ate ela acha ruim quando eu falo como o mundo vai te amaldicoar se vc for bonzinho, eu tenho medos sociais envolvendo medo de decepcionar os outros, medo de rejeição, sentimentos de alienação própria como rejeitar e repudiar minha própria personalidade e tenho sentimentos como "dever de carregar todas as dores do mundo" o q me fez ficar antissocial, misantropo e apático sentimentalmente com as pessoas, quando vejo como a sociedade realmente é, não só ruim como pior, me fazendo ter ideias extremistas tanto verbalmente quanto socialmente (não como supremacista pelo amor do doce de leite do sobrevivente) mas coisas absurdas como, qualquer um na rua pode ser um assassino, um ass3di4dor, um 3stupr4dor e a gente nunca vai saber, confiando nos outros, qualquer hora a ficha cai e pode ser qualquer um, familiares, colegas de trabalho, amigos, nunca vai saber da vdd, todo erro q tendo a cometer com minhas escolhas e errar, eu só fico decepcionado, mas quando há outras pessoas aí eu prefiro me 'autodestruir' e tentar amenizar e agradar o máximo esse próximo q causei mal por minha causa, pior q essa "insegurança" em mim é tão poderosa, q eu nem sei se eu falo isso para se importarem comigo, se estou querendo me aproveitar de alguém ou ser vitimismo da minha parte, esse negócio sobre vitimismo subiu tanto na minha cabeça, q prefiro reprimir tudo o q sinto e me manter o mais "normal" possivel, mas pra sustentar um 'bem-estar' eu fico comendo, jogando e ficar escutando músicas de jogos tranquilas como Stickerbrush Symphone e Steam Ages de PvZ chines, eu sei q eu continuar fazendo isso não vai me levar a lugar nenhum pra frente, mas meu medo de 'ser feliz' é maior, eu só não sei pq ainda. Comprei uma caneta pra desenhar no celular pq muitos desenhistas fazem e queria dar um novo passo, mas parei pq cada vez mais q vejo desenhos digitais lindos, eu me rebaixo e deixo de lado, comprei uma gaita q pensei em aprender a tocar, mas aí vejo outras pessoas tocando coisas como violinos, bateria, violão, instrumentos maiores e grandiosos q uma gaitazinha de iniciante q só chega a ser 'bonitinho' na visão dos outros e vendo q tem vários ainda mais difíceis mas q não mudaria percepção de ninguém, então eu deixei de lado, eu vejo o merda q eu sou, mas eu aceito, qualquer desgraça q for, tanto de me decepcionar ou até ser atropelado, cada vez mais perdendo importância comigo
Desculpe Sobrevivente, se eu quis q vc lê-se tudo isso, até pq os outros tem problemas maiores, mais ainda q os meus
E tambem q o Sobrevivente nao é alguem q trabalha pra ficar ouvindo "desabafos" dos outros kkkk
O seu vizinho de te achando ruim pq ele deve pensar que você é ricokkk
Kkkkk sou rico de vitamina C klkk
O meu fica pedindo cigarro e a mãe dele só sabe pedir comida pra minha mãe (Ele realmente acha que sou amigo dele😂😂😂)
@@sobrevivaaobrasil hahaha Calma calabreso calma calma calabreso 😂
eu vivi muito sozinho, sempre estudando a aprendendo mas isolado e por isso eu esqueço as normas sociais, seus vídeos sempre me fazem recapitular e aprender coisas que nvdd meu pai ausente devia ter feito, tipo ele nunca me explicou isso mas no fundo eu já percebia, mas só caiu a ficha agora vendo seu vídeo, eu me fodi muito por ser bonzinho
Que vídeo! Pura verdade. Aqui nesse lixo desse lugar vc não pode ser simpático porque acham que vc é trouxa! É muito difícil vc viver o tempo todo com gentinha que querem te passar a perna o tempo todo. De tudo vc tem que ficar com o pé atrás..complicado demais
Todos são aproveitadoras, tenho banana e mamão, SEMPRE aparece alguém que não tem coragem pra plantar um grão de feijão, vindo atrás das minhas frutas, povinho gosta de se aproveitar dos outros, mas não querem comprar as frutas e nem plantar por si, por isso prefiro deixar estragar no pé do que dar aos outros, os passarinhos amam mamão e banana🥰.
Eu tenho açaí e cajá. O povo da vizinhança não me deixava em paz.
Eu tenho também mamão e banana e magicamente desaparece do pé sem chance de comer
@@fabianawolhk tá precisando de uma Glock.., pra espantar marmanjo na madrugada
Em vês de deixar estragar, caça alguém interessado em vender, o que não falta é gente procurando emprego, tu pesquisa o valor que tá o tipo de cada fruta, e tenta fazer um meio a meio, aí pergunta, até posta pra ver se algum conhecido quer fazer, eu vendia coentro na rua, meu tio plantava na roça dele, e eu e outro senhorzinho vendia de porta em porta. É melhor do que estragar, tu vai tá ganhando dinheiro, vai manter o quintal mais limpo, e ainda vai empregar alguém
Eu tbm preferiria deixar estragar
Minha mãe é uma filosofa, ela sempre me diz nunca deixe de fazer algo, porque lhe fez mal uma vez, persista e tenha glória, não precisa deixar de ser uma boa pessoa educada, seja inteligente e EXPERTO. Aprenda a dizer não, mas também aprenda a fazer isso na hora certa.
Alguns brasileiros são tão fissurados em sair na vantagem em cima dos outros que hj fui na lotérica depositar meu salário e de cara vi 3 pessoas pegando a senha normal e a preferencial e dizendo:"o que chamar primeiro eu vou!"
Eles nem se dão conta que eles atrasam ambas as filas e eu que fiz o básico de só chegar mais cedo fui atendido primeiro sem ter que prejudicar alguém,isso me causa uma tristeza enorme pq mostra como os habitantes de um lugar tem o potencial de prejudicar os próprios habitantes e isso que as senhas era pra deixar organizado e facilitar vc saber sua vez na fila... lamentável...
Ótimo exemplo
É uma "cultura" lixo.
@@sobrevivaaobrasil brigaduh
As vezes, se você for educado, as pessoas confundem isso com fraqueza e tentam se aproveitar de alguma maneira.
Ou fraqueza ou acham também que o bonzinho é muito permissivo.
@@lexxxmv verdade.
Voce me representou, sempre me aproveito de quem e bonzinho dms pra fazer de graça
@@NanoNano-tk7ev "o agredido torna-se o agressor"
"E assim seja feito" -NanoNano, provavelmente.
@@NanoNano-tk7evvc e patético👍🏽
Aqui o Ceará, as pessoas confundem educação e gentileza com fraqueza...
Eu sou boazinha, fico muito triste quando sou feita de trouxa porque eu tenho um coração bom
Tenho nojo de gente que pede favores desnecessários
O problema é que o jeitinho brasileiro esta profundamente enraizado na nossa cultura, o hihi levei vantagem está em todos os cantos do país, se você é gente boa você toma golpe e se você expõe esse golpe você vira alvo de humilhação, no exterior nossa ética de trabalho é admirada porém os gringos tem receio de nos dar liberdade por conta da nossa fama
Se o mundo desse liberdade pro Brasil, certeza q seríamos até mais fortes que os EUA. Temos recursos demais, povo esperto e q aprende rápido, mas os poderosos não vão deixar q a gente possa evoluir, seria tiro no próprio pé deles
@@MichaelDouglas-vd7ycesperto já e demais kk
@@GRIFEEE pelo menos não somos trouxas igual americanos e europeus, eles não são tão espertos, basta ver qualquer filme ou até vídeo de pegadinha, pra ver como os gringos reagem a certas situações, eles se atrapalham muito 😂
Simples: Nao seja bonzinho e nao tenha dó de vgbnd, ajude pessoas trabalhadoras como você e se mascare de gente ruim em quem leva vantagem (Seja pior que essa pessoa)
👏👏👏
Tudo e equilíbrio, seja bom com quem e bom pra vc , saiba seu limite e saiba dizer não , saiba se afastar de quem só que se aproveita, ❤ seja feliz ❤
esse assunto é realmente muito sério. na minha escola, por exemplo, eu sempre fui mais quieta do que muitos alunos por eu ser mais introvertida e também ter fobia social. e por isso, sempre me veem como alguém mais frágil e delicada. sempre fui muito gentil e generosa com todos, sempre empresto meus materiais quando pedem, até para as pessoas que eu tenho consciência de que se aproveitam de mim e zombam de mim. como eu sou muito quieta, sempre se aproveitaram disso para zombar de mim e me insultar. certamente, eu não gosto nem um pouco disso, porém, eu nunca reajo ou me imponho a respeito da situação e, em vez disso, eu acabo só ignorando, sem fazer nada ou falar algo. e isso só dá cada vez mais abertura para esses tipos de situações se repetirem, e eu não consigo fazer nada para mudar isso, pois eu não sei como reagir a esse tipo de situação e muito menos o que falar, porque eu não quero causar nenhum conflito ou algo assim. e, obviamente, isso me prejudica muito e muito provavelmente vai acabar prejudicando mais ainda, pois sempre vão me ver como "fraca" ou "frágil" demais para reagir a algum insulto, uma zombaria ou até para negar algo. pegam minhas coisas e não devolvem, a não ser que eu chame a atenção, e se eu chamar, se fazem de desentendidos, roubam minhas coisas e eu simplesmente não consigo dizer um simples "não" para evitar que esse tipo de situação aconteça. e isso inclui que também não consigo dizer não, muito menos para aqueles que sempre se aproveitam de mim. sempre que eu tento dizer não, me dói profundamente na alma, como se eu tivesse acabado de cometer o pior crime do mundo com aquela pessoa, me deixava extremamente mal. e logo após chegar em casa, eu pensava na situação e refletia sobre o que teria acontecido se eu tivesse agido diferente da maneira que agi, e assim, fico frustrada por não ter me imposto. esse tipo de situação é muito sufocante e às vezes pode ser até preocupante, pior ainda para aqueles nos quais são mais quietos.
(peço perdão pelo livro que escrevi)
Quando eu era "boazinha" eu tinha um monte de amigo falso e tóxico, agora q não sou mais me sobrou literalmente UMA amiga! 😂😂😂 E sinceramente estou bem melhor, foi só deixar de ser boazinha que passei a ser vista como ruim, fazer amizades hoje em dia não vale a pena
Deus me proteja da bondade de gente ruim e da maldade de gente boa
Obrigado, irmão ❤️
@@sobrevivaaobrasil nao foi nada minha goiabada doce💗💗
Sim, já passei por muitas decepções por ser bonzinho com as pessoas, e com isso aprendi a dizer não(com convicção kkk), mas ainda quero ajudar o próximo e talvez alguém passe adiante boas ações.
Rejeição é livramento, aceite e seja feliz.
Reconheço que já fui!Bonzinho hoje com mais conciência tive de aprender a dizer não,o não e necessário,pois tem pessoas que se aproveitam de gente Boa,
Realmente, não podemos ser educados demais porque depois já estão pedindo favor. Estou aprendendo a dizer não, a maioria fica com raiva mas agora é isso e ponto. Valeu pelo vídeo, ganhou um inscrito 😁
Impor limites e respeito é a primeira coisa pra ser tratado bem pelos outros. Querer agradar é só pra se fuder
Gosto quando você traz filosofia ou algo externo para os vídeos, fica bem legal. Por coincidência, descobri ontem que grande parte dos perrengues que passei foi por ser bonzinho demais . Acredito que o fator religião é mt importante também, pois sempre segui a doutrina, mantive boa convivência e evitei conflitos, mas por ser assim fui violentado fisicamente e moralmente por inúmeras pessoas, que acabaram com minha autoestima e me jogaram num vazio existencial profundo.
Sobrevivente, me envia laranjas ksksksk
Hahahahahabab
Só se você não for vender
Nem tenho comprador ksksksksks@@sobrevivaaobrasil
Pare de se cobrar dms, vc é incrível ❤
Obrigado 🙂❤️
Tenho dificuldade em dizer não, a solução é dar a volta para negar algo 😂
É só nunca buscar aceitação que nunca será rejeitado
No caso eu quero encontrar pessoas q eu aceite, não ligo mesmo pro q os outros pensam de mim, o q importa é o q eu acho deles primeiro. Buscar ser aceito pelos outros é mesmo perda de tempo, é nós mesmos q devemos escolher as pessoas
Quem já dividiu streaming com alguém e a pessoa só pagou a parte dela no primeiro mês curte aqui
hahaha, tamojunto nisso
Mano, eu e meu primo ano passado estávamos juntos na empreitada de estudar pro concurso da PM. Daí ele sugeriu de a gente pegar o banco de provas dos últimos 5 anos e fazer um registro de quais assuntos mais caíram. Eu dei a vida pra fazer essa pesquisa até o prazo estipulado que demos e ele nem sequer comentou sobre kkkkkk parece que não dá pra confiar em ngm nessa poha
É foda, todo mundo pode contar com vocÊ, mas você não pode contar com ninguém
Ser bomzinho é diferente de ser Ingenuo. Não vejo problema de ser bom com outras pessoas, mas não seja ingenuo.
Você falou nada com nada cara.
Uma coisa é ser bom, ser bonzinho; é ser ingênuo.
Você tá certo, ingenuidade não é culpa da pessoa, a não ser que ela negue conhecimento que poderia deixá-la menos ingênua.
Ser bonzinho é ruim (vídeo já explica)
Ser bom que é o certo
As pessoas estão tão acostumadas a receber um Sim que quando recebem um Não parecem que receberam um tiro no coração. Essa questão de aceitação tive quando mais jovem por que achava que devia ser amigo e aceito por todos. Mas amadurecendo a mente e ficando mais velho (vixe entregando a idade como fala o sobrevivente) percebemos que devemos filtrar e acabar se afastando de pessoas que não agregam nada em nós como indivíduos e nos nossos valores.
Gosto demais do seus vídeos. Você me incentivou a aprender Inglês.
Aeeeee, fico feliz demais ☺️
Momentos que fui bonzinho de mais e me dei mais, minha infância inteira
Cara sei bem como é isso, eu sou uma pessoa extremamente educada, disciplinada, talentosa e resiliênte, e eu sofri muito nas mãos dos outros por ser educado e anos luz mais civilizado que os bostileiros. Dos meus 12 anos de escola, 7 anos foram ruins porque ou eu era zoado, ou tinha alguém que me perseguia, ou a turma era extremamente barulhenta ou eu sofri estigma por ser de origem mais humilde dentro de uma escola particular.
Eu tive que aprendender a ser extremamente protetor comigo mesmo, assim como a Polônia 🇵🇱 sofreu na mão de n4z1st4s e comunistas, eu tive que aprendender a ser forte e lidar com bostileiros sozinho da pior forma possível
Pra mim é o contrário, dizer NÃO o tempo todo libera uma sensão de vitória e poder.
Uma aula que eu precisava para aprender e tbm conseguio me tirar risadas parabéns
❤️
Eu falei esses dias pra uns colegas sobre a questão da violência, o tipo que resulta em alguma lesão ou até mesmo fatalidade... Mas que na cabeça deles isso só acontece com os outros ou que acham pouco provável acontecer pelo fato de serem sulistas kkkk É, Sul não tem criminalidade 👏👏
O ponto que levantei foi o fato mais da violência no sentido de confiar em alguém e acabar sendo vítima: seja algo acidental ou proposital. Citei que já tive colegas que foram vítimas por confiar em "amigos". Então, coisas do tipo acontecem o tempo todo, é inegável que existe gente ruim.
Enfim, eu sou uma pessoa que me sinto sozinha na maior parte do tempo e gosto disso em partes. Tô longe de problemas, longe de alguém me fazer mal em todos os sentidos. Tento não ser trouxa (nesse sentido de ser boazinha). Quando você lida com gente falsa a vida toda e em diferentes campos da vida, cansa querer tentar algo que mude a situação. Apenas aceitei o fato que sempre serei sozinha 🤝
Não seja doce demais, ou as pessoas vão querer comer você. (la ele)
Pior que é 😂
Pior q pode ocorrer tbm hein KKKKKKKKKK
E se a mulher for boazinha demais... Será que rola 🤔
@@EmanuelOliveira-sk2es Então kkkk
Vou ser azedo então
Impressionante quando no momento que eu me mudei pra a Holanda eu pude passar a confiar nas pessoas, ser boa e gentil... E a gentileza volta ao invés de me fazerem de otária. É doido. Teve um brother que recebeu minha encomenda errado, trouxe ela pra mim e ainda deixou um bilhete avisando. Eu fiquei incrédula o dia todo.
Muitos sao bonzinhos pq nunca sofreram bullying na infancia e acham que todo mundo e santo
Sobrevivente, eu gosto quando vc tras fontes filosoficas e noticias. Pfv continue
*_Eu jamais aceito essas culturas lokas desse país, dizer NÃO pra mim é como beber àgua KKKK_*
Repense sempre se pode ajudar ,porque as pessoas só pensar nela mesmo.😯
Muito bom. Tive varios problemas por agir assim. Obrigado
Até Jesus cantava essa pedra, pois Ele dizia: "Sejam mansos como ovelhas, e prudentes como as serpentes".
Tradução: seja bom, mas fique esperto!
Já fiz o teste e realmente se as pessoas perceberem que vc é "bonzinho" já começam a tentar montar na suas costas. Eu queria saber que maldição é essa que faz o povo brasileiro ser tão ruim cara, parece que é algo natural e são poucos que se salvam disso.
Verdade
👏🏻👏🏻
Traduz mais de SSCPTD😭😭😭😭😭😭😭
@@Gustavonh9od Mas será que é só no Brasil ou é um problema do ser humano?
Nos últimos cinco anos, minha relação com minha irmã tem sido marcada por empréstimos de dinheiro que, a princípio, pareciam uma forma de ajudar. Há cinco anos, emprestei 3 mil reais a ela, confiando que estava contribuindo para um momento difícil. Em 2023, vi a situação dela novamente e decidi emprestar mais 5 mil, com a promessa de que ela me pagaria até fevereiro de 2024.
No entanto, agora, em outubro de 2024, minha irmã veio até mim novamente, pedindo mais 5 mil reais. Ela estava cheia de promessas, dizendo que pagaria tudo certinho e até fez um rascunho detalhando como pretendia fazer isso. Sinceramente, não consigo acreditar que estamos nessa situação novamente. É como se fosse uma brincadeira, e a frustração só aumenta. Estou começando a me perguntar se fiz a coisa certa em ser tão confiável.
Essa situação me fez refletir sobre os limites de ajudar alguém que amamos, especialmente quando isso começa a afetar nosso próprio bem-estar. É hora de repensar como vou lidar com isso no futuro.
0:49 Exatamente kkk. A gente fica com receio de ser bacana porque parece que quase todo mundo só vai querer tirar proveito.
Por isso não faço novos amigos e tenho poucos que convivo.
Já os parentes moram longe, graças 🙏
Tem um vídeo sobre, a professora chega para os alunos perguntando a cor e a professora disse a cor errada, e os alunos falaram e que chegou atrasado foi vendo, quando perguntou a ele, ele concordou.
12:58 sempre fui o do contra na escola, e por isso acabava sendo mtas vezes excluido, eu nao conseguia mentir quando crianca e acabava sendo sincero, e isso foi uma das coisas q moldou minha personalidade, em quanto as crianças gostavam de diario de um banana por exemplo eu gostava de uma série de livrinhos q imitava os Transformers, ent não era de se surpreender q eu tinha pouquíssimos amigos, e geralmente são os q vão pra vida toda
2:32 pior que isso ocorre comigo, ALIÁS,OCORREU HOJE
Eu aprendi a duras penas, mas ser bonzinho isso vale para qualquer lugar do mundo, a ninha essencia é bondade, claro sou perfeito, e por caso dessa lei de gerson, já fui contaminado e acabei praticando mais pela educação que recebi dos meus pais, tios e avós, aprendi a bondade, e aprendi muito sendo feito tanto no Brasil , como aqui PORTUGAL. aprendi a diferença entre ser bonzinho e ser bondoso, tem gente que vc da a mão já quer o braço inteiro, e aprendi a dizer não, e sempre fazer uma leitura e reeleitura com todas as pessoas no meu convívio. DEUS MEU AMIGO SOBREVIVENTE, UM ABRAÇO DO ADRIANO SANTANA DE PORTUGAL, SOU BAIANO DE SALVADOR, BAHIA E PORTUGAL TAMBÉM É SOBREVIVA AO BRASIL.😁😁😁😁💪💪🏿💪🙏🙏🏿🙏
obrigado por colocar conhecimento na minha cabeça
É a máxima do seu Jaiminho: "prefiro evitar a fadiga". Hehhehe tenho exp com minha mãe, pois ela é muito boazinha (bem religiosa)e até já passaram ela pra trás e vendo isso sou mais amargo como se diz ela, mas numa situação periclitante eu evito a fadiga pra não comprar mais brigas que o necessário!
Estou dizendo mais nãos. Não me sinto mais feliz por isso, mas com certeza me sinto menos explorada
E ironicamente, hoje de manhã vi um vídeo sobre o bem o mal na filosofia e em nossas ações. Adoro esse canal véi
Tenho um primo que mora na Suiça, sempre que vem de férias ao Brasil, ele cita a falta de empatia e de educação das pessoas.
E ainda dizem que o Bananil é o país do "calor humano".
@@GallyInácio é só isso que o povo tem pra dizer mesmo.
@@batatafritaalien8591 Enfim, a hipocrisia.
Depende do estado
@@GallyInácio Se retrata ao ato carnal excessivo e ao carnaval onde tem promiscuidade sexual e hedonismo.
Infelizmente eu sou uma pessoa muito boazinha.Por causa disso,acabo sendo constantemente violada e até enganada.Meu medo de ser violentada e perder pessoas é tão grande que até evito ao máximo de expor o que quero e penso e tmb procuro esconder certos lados da minha personalidade.Tô cansada de ser assim! Mas ainda tenho muita dificuldade de lidar com os prejuízos que as pessoas podem fazer contra mim se eu impor limites...😞😞
@@grazycerqueira1649 é legal ser bom só temos q saber com quem estamos já me fizeram muito de trouxa e hoje em dia é mais tranquilo espero q entenda também eu sei como é parecer disléxico e bonzinho mas passa isso tem q mudar e é uma certeza
Exsits uma grande diferença entre uma pessoa boa e uma pessoa ingênua
Está chegando a 60k 🎉🎉🎉
Orgulhosa do nosso papai sobrevivente.
Tá pertinho ❤️ obrigado ☺️
Já fui um desses bonzinhos , depois que conheci a Black pil da vida me afastei e mandei todos esses canalhas e cretinos se lascar em!
Quando eu acho q já vi todos os últimos vídeos do seu canal vc se supera kkkkk
Hahahahaha
Outro problema eh quando vc pede una ajuda a alguém e essa pessoa acha que vc passou a ter uma dívida com ela por conta desse favor.
De certa forma é,principalmente se for relacionado à dinheiro,só que quando você ajuda de volta da forma que foi ajudado ou paga a dívida em dinheiro, acabou pros dois, ninguém deve mais nada.
15:55 eu concordo perfeitamente... fui aprender bitcoin e não entendi nada daqueles vídeos, complicado.
Sobrevivente eu acho esse vídeo muito educativo, adorei o conteúdo 👌👍.
Excelente
Trago meu relato sobre essa questao de se posicionar principalmente quando sobre dizer não eu tinha inconscientemente uma dificuldade disso mas de uns tempos pra cá tenho conseguido e muitas vezes sou taxada de ruim, má educada (em situações q n aceito desrespeito de mais velhos ) enfim é libertador dizer nao e cada dia mais eu quero melhorar nisso
Ser assertivo inclusive filtra bastante as pessoas nas quais você convive. Depois que fiz isso, eu percebi o tanto de gente que fica com você só por algo em troca.
Eu costumo ser muito legal e disponível com quem eu gosto, mas quando eu preciso de um espaço eu digo… Nessas, eu reparo quem é meu amigo mesmo na hora kk
Até quem e assertivo e tem boa comunicação, em certos ambientes, pode se sentir rejeitado pelo fato das pessoas não o conhecerem.
obrigado por tudo sobrevivente!🥰
Eu que agradeço 😊❤️
Já fui besta mas aprendi com o tempo, principalmente com família que tem muita gente folgada achando que o outro é burro de carga.
Seu canal é muito legal mano, além de mostrar o problema, explicá-lo e propor soluções, faz de um jeito mt divertido e engraçado
Obrigado ❤️
Desde criança eu fui educado por meus pais a nunca devolver um soco ou qualquer outro agredimento, por causa disso durante todo o Fundamental 1 eu sofri muito bullying físico, sempre os alunos bagunceiros ficavam me batendo, socando, chutando, chingando, etc. Eu perdi as contas de quantas vezes meu pai foi a escola reclamar com a direção da escola, mas só adiantava nas primeiras semanas, depois voltava a ser como sempre foi. Eu sempre fui considerado o "Lesado" da sala, o garoto educado que podiam passar a perna a vontade, mas em compensação, eu era elogiando pelos professores e pela direção por ser inteligente, educado e me interessar em aprender ao invés de fazer bagunça, já cheguei até a ganhar certificado e presentes deles por ser considerado "Aluno exemplo". Com o passar do tempo as agressão passou a ficar mais verbal e psicológica do que física, e foi assim nos dois últimos anos do fundamental 2 (Eu perdi os 2 primeiros anos por causa da pandemia).
Hoje eu estou no 1° ano do ensino médio, e mesmo ainda tendo alguns xingamentos aqui e ali, eles são bem menores que há alguns anos atrás, e pasmem, muitos dos colegas que me xingavam e batiam no fundamental, vem implorando por respostas em quase todas as atividades que os professores passam, e sempre ficam espiando minhas folhas de atividades, ou tentando colar de mim nas provas, e eles pedem resposta sobre coisas ridiculamente fáceis que conseguiriam responder apenas lendo o(s) texto(s), mas preferem apenas colar do aluno "inteligente" para terem mais tempo para jogar FF e escutar aquelas panelas batendo com p#taria, Quero dizer funk.
Sobrevivente,por que você mesmo não vai na feira vender as laranjas, ainda de quebra você leva 100% de lucro.kkkkk stonks
Vou largar o canal pra vender laranja kk
Tá perdendo dinheiro, sobrevivente.
Vai vender essas laranjas kkkkkk
Eu sempre fui muito besta, nunca consegui dizer não, até que surgiu uma pessoa que dizia ser minha amiga. Ela me fez de trouxa pedindo dicas de escrita e até que um dia, ela me pediu para usar a história de um livro que eu tinha deixado como rascunho para escrever o dela. Resultado: a maldita roubou minha ideia pq eu não consegui dizer não, terminou a amizade comigo querendo me cancelar (o que me deu problemas psicológicos a ponto de eu tomar 3 remédios para depressão e ansiedade) e o livro ainda foi publicado por uma editora sem que ninguém da editora soubesse que a ideia original não era dela e ela mentindo que a ideia foi dela. Detalhe que esse livro virou top de vendas na Amazon. Depois desse dia aprendi que dizer não é uma forma de impedir você de passar por problemas psicológicos quando uma pessoa dessa índole se atravessa no seu caminho, pode parecer difícil, mas o "não" é muito necessário.
Eu não consigo dizer não é incrível