A eletrônica pode evoluir o quanto for mas as válvulas sempre serão os componentes mais legais e bonitos de se ver em um equipamento. Parabéns pelo vídeo.
Parabéns pela aula. Sua didática é excelente. Comecei vendo conceitos de transistor, pois meu telefone sem fio parou de funcionar e em um vídeo na internet sugeria que normalmente é o transistor na entrada que queimou e de fato era. Li bastante sobre os transistores mas aí mencionaram as válvulas e acabei caindo no seu canal onde encontrei as respostas às minhas dúvidas. Muito bom mesmo. Parabéns mais uma vez.
Ótimo vídeo! Eu não fui da época das valvulas,quando em já me conhecia por gente já haviam circuitos integrados,transistores e tudo mais.conheci as vávulas pelos livros e jogos da série fallout,que tem uma pegada meio anos 50. e desde então fiquei super interessado por esse tipo de tecnologia.quando fui ver o vídeo pensava q eu n conseguiria entender muito bem como elas funcionavam,mas você explicou tão bem que até um cara que não entende quase nada de eletrônica como eu conseguiu entender,parabéns pelo vídeo!
Valeu! Sempre ouvi vários professores falando sobre como os transistores substituíram as válvulas e como isso foi significativo para o avanço da eletrônica, mas eles nunca se aprofundaram em explicar como funcionavam as válvulas. Matou a minha curiosidade!
Você explica muito bem. Ganhei muito conhecimento agora. Em 1986 eu tinha 17 anos e já mexia com equipamento valvulado, eram TV preto e branco todos à válvula. Eu era aprendiz de um bom técnico que até hoje tenho saudades da oficina dele. Fiquei por 2 anos com ele e aprendi muito. Entrei para o radioamadorismo desde 1993 e estou até hoje. Estou separando uma válvula 6AQ5 para montar um transmissor a Cristal para telegrafia, coisa que pratico desde 1995. Parabens pela didática. Ganhou mais um inscrito no canal. Forte 73 de PY2RD
Parabéns pelo seu canal meu irmão nos anos setenta,eu tive a oportunidade de visitar à repetidora de televisão,era tudo a base de válvulas,os transmissores as televisão ,os Rádio na época,eram tudo a válvulas,um grande abraços de coração a todos.
Vi em uma explicação que um transistor funciona como dois diodos apontando pra algum sentido, PNP ou NPN. E vendo essa explicação de transistores, é mt bom ver de onde surgiu.
Legal, aprendi muito e ja emendei em pesquisas aqui, certa vez no mestrado estávamos falando de uma aplicação com controle em nano Ampere, na época imaginei que podia-se usar válvulas para tal aplicação, e realmente descobri que dava, mas nunca tinha ido a fundo no tema.
amigo fantástico a sua explicação. eu sou do tipo que gosta de ir para o teste prático… olha o que fiz, tenho uma lâmpada de farol de carro, e um dos filamentos está queimado, então fui testar o efeito diodo, liguei a lâmpada no filamento que ainda funcionava e coloquei um multímetro no terminal rompido, e sim estava lá uma corrente de 0.3mv então em tese quão maior for a “placa” anodo maior é a corrente que ela tem capacidade de receber…
Parabéns amigo, me lembro que no meu curso de radiotécnico estudei isso muito tempo. Montei um transmissor de AM usando a 6AQ5, deu um trabalho danado mas funcionou!
Telmlom muk6 tdmp6.esperando, G alvjvud. ParFal6 sobriedade b Não sei poque o ijrkob.es e. JPldes ,vou ver .eus direitos.UgorziS ,FlAGORRA. BKL SO NARL TE QUUI PROI BKR ESYES HA LAS.K VADIREN NOSSS PAGRKA
Obrigado pelo video o melhor que me esclareceu o funcionamento das válvulas próximo projeto meu quero montar um amplificador primeiro vou montar uma fonte específica pra valvulas
Muito boa explicação, quando vejo falar de válvulas me lembro da minha infância, é estranho porque na época não gostava de aparelhos valvulados, sempre preferia os transistorizados (era mais moderno), mais agora é algo bem retro, o que torna super legal, já pensou ter um radio a valvulado.
Excelente explicação amigo!Gosto assim a pessoa mostrando como funciona "a fundo" como os elétrons se comportam...Sou apaixonado por essa jóia rara chamada Válvula Eletrônica (Válvula termiônica)...Por isso sou apaixonado pelo funcionamento do "velho" cinescópio (tubo de imagem),já que é constituído de um tipo de válvula termiônica contendo um ou mais canhões de elétrons e um ecrã fluorescente utilizado para ver imagens...Lembro que quando eu tinha cerca de uns 14 á 15 anos de idade (Á uns 14 anos atrás)eu até tentei fazer uma válvula eletrônica utilizando um tubo de vidro fechado e em uma das extremidades do tubo eu coloquei uma válvula de câmera de ar de bicicleta virada ao contrário e com o auxílio de uma bomba de vácuo (que eu montei) eu tentava retirar o ar do interior do tubo...rsrs.Nunca deu certo,porém ta aí uma grande prova do amor pela Válvula eletrônica
Também sou apaixonado, principalmente depois que montei os meus primeiros projetos. Hoje tenho essas idéias de fazer uma com lâmpadas, afinal a base da teoria é simples
Ueslei Porto O problema é o vácuo. Quando se retira a pressão ainda fica muito ar lá dentro sem a pressão. As bombas de vácuo próprias para disso usam processos com mercúrio que atraí os átomos dos gases.
Ganhou um membro. Fala sobre os FMs e AMs que usaram transmissor a válvula. Falam que tanto as rádios como amplificadores que utilizavam tinha um som incrível. Vlw
Muito bom seu vídeo. Não sabia NADA sobre válvulas. Minha avó era técnica eletrônica, e possuía muitos rádios enormes, valvulados. Se eu soubesse que iria me interessar por amplificação de áudio e a maravilha que é um som analógico amplificado ppr válvulas, teria pedido para ela me ensinar. Será que existe curso ainda no Brasil, que ensina a utilizá-las? Esse campo (amplificadores de áudio valvulados) permite a construção de aparelhos excelentes. Há uma demanda por consumo de equipamentos de altíssima qualidade. O som digital, é achatado. Os mais jovens, que jamais ouviram o que significa áudio analógico amplificado por válvulas, não sabe o que é som.
Realmente existe um bom mercado para todos os gostos e bolsos. Eu ouvi falar de algum curso em São Paulo na região da Santa Ifigênia e conheço o pessoal da Ronconi Amps que promove cursos presenciais.
Usava a PL36 para fazer amplificador de potencia para PX. fica top
7 років тому+1
Excelente! Adoro as válvulas desde tempos imemoriais. No meu canal tenho um analisador de espectro, na realdiade um display de espectro, feito com as tradicionais "olho mágico". Dê uma olhada. Continue com seus vídeos. São muito bons!
Existem alguns canais que ensinam a fabricar de forma artesanal estas válvulas. Usando os materiais como maçarico, bombeadora de vácuo, arames específicos, vidro, alicate, máquina de solda ponto, fonte, amperímetro e transformador de alta tenção de tv pra testar a isolação.
Parabéns amigo pela explicação. Eu já sou da área do áudio mas só mexo em transistorizado. Já rodei toda a internet procurando algum material didatico pra aprender essa tecnologia obsoleta mais não encontro nada, to apaixonado pelos valvulados. Você não poderia me dar uma luz? Ganhou um inscrito.
Explicando melhor . @deus1salve1o1mundo há 1 segundo Coisa que eu queria ,muito. Exato "entrar na lâmpada" com a ideia de pôr um fio pra medir emissao ENTRAR NA LAMPADA & engatinhar no "Edson" .. Seguir algumas experiências como ele deve ter feito .. faltam-nos laboratório & fazer as experiências..
Eu joguei um punhado no lixo e guardei umas 5 delas . Tenho uma EL84 ( 6BQ5 ) e se me lembro uma 6v6 e outras poucas . Eu concertei muitas tv a válvula e rádios .
Para entender transistores, entenda os triodos. Daí para diante é uma barbada. Os cálculos são parecidos, vg. saturação da grade, ganho, etc ... . Que tal uma aulinha com essa análise?
Eu não sou a pessoa mais indicada para essa informação. O Thiago Sforcin (ua-cam.com/users/thisforcin2) e o Silvio Pinheiro (ua-cam.com/users/scrpinheiro) são da área dos amplificadores musicais.
obrigado pelo video, e parabens, tirou duvidas cde como diodos e amplificadores funcionavam, sempre que eu procurava achava algo do tipo `deixa passar eletrons apenas em um sentido` mas nao sabia como fazia isso, valvula e um icone da eletronica (desculpe a falta de acentuacao, teclado esta desconfigurado)
Olá amigo, parabéns pelo exelente trabalho. A válvula 12ax7, sempre presente em pre amplificador, sempre estéreo. A pergunta é, são duas válvulas dentro de uma?
E aí moço tudo bem com você cara eu sou muito fam da eletrônica Moderna mas a eletrônica antiga Tem um charme componentes grandes e de fácil manuseio hoje Em dia o que tira o interesse de muitos q se aventuram na eletrônica Moderna e o tamanho dos componentes muito pequenos e ligados a trilhas muito finas e frágeis já na eletrônica antiga a única desvantagem é o consumo de energia elétrica muito auto uma Pergunta pra você como estaria A tecnologia que temos hoje se não existisse o transistor só mente as válvulas eu acho que as válvulas Hoje seriá bem pequenas e compactas e consumo de energia Bem menor e você gostaria q hoje as válvulas ainda estivesse em atividade fazendo uma eletrônica Híbrida transistor + válvulas.
Olá tudo bem? o meu amplificador é um Dark Angel 208 e o som esta baixo, ou seja ele esta com pouca potencia, ele tem 2 valvulas 5881/6 da Sovetk, pode ser estas valvulas com problema (fraca)? Abc Jonas
Meu pai montava radios com valvulas e vendia em fazendas,decada de 50 e 60. Fiquei com muitas valvulas ,mas o imbecil aqui deu pra um amigo,,pois tive que trabalhar fora. Eu gosto das valvulas, são excelentes.
Hello amiguinho... seu vídeo até que mostra bastante sobre as válvulas, mas tem muitos enganos em suas explicações, vou tentar elucidar, NÃO existe o que vc chama de lado quente ou frio da válvula, pois não é devido a isto que ela trabalha, vc até mesmo rorva a minha afirmação, vamos chegar lá.. toda válvula termoiônica, o nome é devido à ionização que ocorre nela, ionizar significar um átomo ganhar ou perder elétron, e elétrons em movimento nada mais são que corrente elétrica, ou seja a amperagem.. então a válvula tem um filamento assim como uma lâmpada de filamento convencional, é lógico c outro desenho e finalidade pois sua função não é produzir energia luminosa, então este filamento uma vez aquecido vai "esquentar" o catodo da válvula, aki cabe um detalhe, há válvulas sem catodo o próprio filamento faz o papel deste e isto é muito comum nas válvulas de grande potência, mas como eu dizia, o catodo uma vez aquecido passa a emitir elétrons, corrente elétrica p todos os lados, mas ele sendo "NEGATIVO e a placa POSITIVA, os elétrons tomam a direção da placa devido a suas polaridades e NADA a ver com frio ou quente como foi dito no vídeo, ele até mostra um circuito onde liga uma fonte, o positivo na placa e o negativo no catodo e assim há circulação de corrente, em seguida ele faz outro desenho com as polaridades invertidas... c o negativo na placa... e NÃO há circulação de corrente... claro que não poderia circular corrente, pk a fonte é o catodo e se estiver POSITIVA ela vai "chupar" os eletrons e estes não vão a lugar nenhum , então nada de frio ou quente p circular corrente e sim dependemos da polaridade entre os elementos da válvula, qdo ele acrescenta uma "grade" no caso do triodo, esta grade chama-se grade controle e é NEGATIVA em relação ao catodo e assim vai repelir os elétrons e não atraí-los como se fosse a placa que é positiva, então mais uma vez repito, não tem nada de frio ou quente e esta tensão da grade varia de acordo com o sinal aplicado nela e assim controla os elétrons (corrente) deixando passar mais ou menos, que vão p a placa, um detalhe que esqueci, no caso do diodo que o autor até mostra um de estado sólido, a tensão de CA é aplicada na placa da válvula diodo e sempre que esta tensão é positiva durante o ciclo de corrente AC o diodo vai conduzir, pois está positivo e relação ao catodo, mas qdo a tensão de AC cai e fica negativa, o diodo NÃO conduz, e assim ele faz a retificação de AC p DC... novamente depende só da polaridade e nada do frio ou quente, voltando ao triodo, ele tem pouco ganho e então acrescentaram a grade screen, que lee chamou de blindagem, está errado, blindagem é o nome também usado p a grade supressora que logo falarei a respeito, esta grade a screen faz o trabalho de acelerar os elétrons p que uma maior quantidade elétrons atinjam a placa e assim aumentando o ganho da válvula, isto é necessário pk muitos dos elétrons emitidos não tem energia p chegar até a placa, vão "só pertinho" da screen e voltam p o catodo, é aí que a screen então "pega " estes elétrons e dá uma "empurrada" p que cheguem até a placa e o ganho da válvula aumenta em muito, porem com este empurrão muitos elétrons batem com muita força na placa e "resvalam" produzindo alguns inconvenientes e o problema foi resolvido c o a acréscimo da grade supressora que é também chamada de blindagem, esta é a verdadeira blindagem e não a screen como dito no vídeo, esta grade também tem sua voltagem negativa ou igual ao catodo e desta forma recupera estes elétrons " perdidos" que só produzem problemas. Esta minha explicação é a realmente correta , não invalida o vídeo, mas faço esta postagem p corrigir os erros apresentado no mesmo, não se pode ensinar errado e os leigos acabam aprendendo errado e o pior, depois começam a passar errados p terceiros... ainda me lembro de uma outra coisa falada no vídeo, é sobre os triodos emu so nas frequências altas MUITO pelo contrário eles foram muito utilizados pk suas capacidades parasitas são muito menores que no tetrodo ou pentodo, então ao contrario do que foi dito no vídeo , nada tem a ver colocar os capacidades em serie, pois a ponte que se forma com as capacidades tornam quase impossíveis de se neutralizar as auto-oscilações e com os triodos isto é facilmente resolvido e tem um outro fator extremamente importante, toda válvula gera um tipo de ruído que pode simplesmente não permitir sua utilização com níveis mínimos de sinais e até mesmo deteriorar a qualidade do sinal e nos triodos este tipo de ruído é dos menores, sendo muito comuns circuitos cascata c 2 triodos que fornecem um elevado canho com ruido quase zero. Espero que tenha ajudado e o autor poderia corrigir seu vídeo p evitar ensinamentos errados...
Boa noite parceiro, estou realizando um TCC e vou incluir este vídeo de sua autoria como referência bibliográfica para comprovar minhas fontes. Ficaria grato se pudesse saber o nome e como o parceiro tem todo esse conhecimento para eu conseguir referenciar em meu trabalho. GRATO!
eu sou formado em engenharia eletrica tem 10 anos. Nunca entendi como as valvulas funcionavam. Muitissimo obrigado!
A eletrônica pode evoluir o quanto for mas as válvulas sempre serão os componentes mais legais e bonitos de se ver em um equipamento.
Parabéns pelo vídeo.
Depois de 35 anos tirei todas as minhas duvidas sobre valvula, parabéns e muito obrigado pelo conhecimento
Assistindo 7 anos depois. Que aula top! Parabéns
Estou muito grato a você por trazer conteúdo sobre válvulas em português.
Parabéns pela aula.
Sua didática é excelente.
Comecei vendo conceitos de transistor, pois meu telefone sem fio parou de funcionar e em um vídeo na internet sugeria que normalmente é o transistor na entrada que queimou e de fato era.
Li bastante sobre os transistores mas aí mencionaram as válvulas e acabei caindo no seu canal onde encontrei as respostas às minhas dúvidas. Muito bom mesmo.
Parabéns mais uma vez.
Faz trinta anos que deixei de estudar e usar válvulas eletrônicas mas ainda sou encantado com essa tecnologia.
Parabéns pela didática 👏👏👏 fantástico como explica algo complexo, a válvula pentodo, de forma simples 👏👏👏
Ola boa noite eu sou apozentado na aria de concerto do radio e amo seguir seu trabalho boa atitude de restaurar rádio antigo
Ótimo vídeo! Eu não fui da época das valvulas,quando em já me conhecia por gente já haviam circuitos integrados,transistores e tudo mais.conheci as vávulas pelos livros e jogos da série fallout,que tem uma pegada meio anos 50. e desde então fiquei super interessado por esse tipo de tecnologia.quando fui ver o vídeo pensava q eu n conseguiria entender muito bem como elas funcionavam,mas você explicou tão bem que até um cara que não entende quase nada de eletrônica como eu conseguiu entender,parabéns pelo vídeo!
Parabéns, uma verdadeira aula, precisamos de mais conteudos assim no youtube.
Valeu! Sempre ouvi vários professores falando sobre como os transistores substituíram as válvulas e como isso foi significativo para o avanço da eletrônica, mas eles nunca se aprofundaram em explicar como funcionavam as válvulas. Matou a minha curiosidade!
Aprendi algo novo hj. Obrigado!
Você explica muito bem. Ganhei muito conhecimento agora. Em 1986 eu tinha 17 anos e já mexia com equipamento valvulado, eram TV preto e branco todos à válvula. Eu era aprendiz de um bom técnico que até hoje tenho saudades da oficina dele. Fiquei por 2 anos com ele e aprendi muito. Entrei para o radioamadorismo desde 1993 e estou até hoje. Estou separando uma válvula 6AQ5 para montar um transmissor a Cristal para telegrafia, coisa que pratico desde 1995. Parabens pela didática. Ganhou mais um inscrito no canal. Forte 73 de PY2RD
Melhor explicação do mundo
Chegando hoje por indicação do Prof Rodolpho do Eletrônica Fácil! Gostei muito! Vou assistir tudo a partir de hoje!
Obrigado e seja bem vindo!
Melhor explicação que já vi! Parabéns!!!
melhor explicação de válvulas que já assisti, parabéns.
só pela explicação sobre diodos já levou o like.
Agora deixe eu continuar aqui no video... parabéns!
Parabéns pelo seu canal meu irmão nos anos setenta,eu tive a oportunidade de visitar à repetidora de televisão,era tudo a base de válvulas,os transmissores as televisão ,os Rádio na época,eram tudo a válvulas,um grande abraços de coração a todos.
Obrigado
Vi em uma explicação que um transistor funciona como dois diodos apontando pra algum sentido, PNP ou NPN. E vendo essa explicação de transistores, é mt bom ver de onde surgiu.
Legal, aprendi muito e ja emendei em pesquisas aqui, certa vez no mestrado estávamos falando de uma aplicação com controle em nano Ampere, na época imaginei que podia-se usar válvulas para tal aplicação, e realmente descobri que dava, mas nunca tinha ido a fundo no tema.
amigo fantástico a sua explicação.
eu sou do tipo que gosta de ir para o teste prático…
olha o que fiz, tenho uma lâmpada de farol de carro, e um dos filamentos está queimado,
então fui testar o efeito diodo, liguei a lâmpada no filamento que ainda funcionava e coloquei um multímetro no terminal rompido, e sim estava lá uma corrente de 0.3mv
então em tese quão maior for a “placa” anodo maior é a corrente que ela tem capacidade de receber…
É isso mesmo. Placa grande e grande poder de aquecimento do filamento.
Que aula hemm? Nunca imaginei como funcionava uma valvula , parabens professor , muito bem explicado
Explicação detalhada e bem ilustrativa,muito bom amigo.
Parabéns pela explicação tive varias tvs com válvula mas não sabia o funcionamento!
Ual!! Que aula! Parabéns! Que didática! Muito obrigado.
Parabéns amigo, me lembro que no meu curso de radiotécnico estudei isso muito tempo.
Montei um transmissor de AM usando a 6AQ5, deu um trabalho danado mas funcionou!
Muito bom o vídeo. Pena que o Brasil parou no tempo na questão de inovação e fabricação de tecnologia nacional e focou em o que comer no almoço.
É bem isso mesmo. Muitas mentes inteligentes sem oportunidade de desenvolver aqui.
Telmlom muk6 tdmp6.esperando, G alvjvud. ParFal6 sobriedade b
Não sei poque o ijrkob.es e. JPldes ,vou ver .eus direitos.UgorziS ,FlAGORRA. BKL SO NARL TE QUUI PROI BKR ESYES HA LAS.K VADIREN NOSSS PAGRKA
Maraviha essa tecnologia é pura magia tecnológica. Isso é ciência pura!
Parabéns você é muito didático. Fica muito claro o conteúdo.
Grato mestre. Coloquei meus conhecimentos em cheque.
Muito top a explicação ...Obrigado por compartilhar o conhecimento conosco..
Obrigado pelo video o melhor que me esclareceu o funcionamento das válvulas próximo projeto meu quero montar um amplificador primeiro vou montar uma fonte específica pra valvulas
Amigo obrigado por disponibilizar seu conhecimento
Muito boa suas explicações,,eu gosto muito dessa área de eletrônica!! Parabéns!!
muita saudade, trabalhei muito com válvulas.
Muito boa explicação, quando vejo falar de válvulas me lembro da minha infância, é estranho porque na época não gostava de aparelhos valvulados, sempre preferia os transistorizados (era mais moderno), mais agora é algo bem retro, o que torna super legal, já pensou ter um radio a valvulado.
Verdade. Virou até moda...
Fascinante sua explicação, parabéns pelo vídeo
Show de bola. Embrape produzia no Brasil dispositivos eletrônicos na década 1960.
Ajudou muito essas explicações, vou estudar por todos os vídeos, manda pra gente,
parabéns pelo video melhor video explicativo de valvulas merece cada inscrito !
Espetacular a explicação, parabéns
Excelente explicação amigo!Gosto assim a pessoa mostrando como funciona "a fundo" como os elétrons se comportam...Sou apaixonado por essa jóia rara chamada Válvula Eletrônica (Válvula termiônica)...Por isso sou apaixonado pelo funcionamento do "velho" cinescópio (tubo de imagem),já que é constituído de um tipo de válvula termiônica contendo um ou mais canhões de elétrons e um ecrã fluorescente utilizado para ver imagens...Lembro que quando eu tinha cerca de uns 14 á 15 anos de idade (Á uns 14 anos atrás)eu até tentei fazer uma válvula eletrônica utilizando um tubo de vidro fechado e em uma das extremidades do tubo eu coloquei uma válvula de câmera de ar de bicicleta virada ao contrário e com o auxílio de uma bomba de vácuo (que eu montei) eu tentava retirar o ar do interior do tubo...rsrs.Nunca deu certo,porém ta aí uma grande prova do amor pela Válvula eletrônica
É isso aí. Vamos explorando e experimentando. Esse é o maravilhoso mundo da eletrônica.
Vamos continuar assim! Obrigado pelo comentário!
Também sou apaixonado, principalmente depois que montei os meus primeiros projetos. Hoje tenho essas idéias de fazer uma com lâmpadas, afinal a base da teoria é simples
Ueslei Porto O problema é o vácuo. Quando se retira a pressão ainda fica muito ar lá dentro sem a pressão. As bombas de vácuo próprias para disso usam processos com mercúrio que atraí os átomos dos gases.
Albert Almeida imagino, por isso eles usam o getter no processo de fabricação das válvulas.
Por isso que antes do pentodo, era quase obrigatório se usar feedback, no caso das valvulas se chamava capacitor de neutralização.
Parabéns! Tô abismado aqui com tanta informacao, sempre fui fã de eletrônica antiga, valvulas etc, ganhou um novo inscrito!
Ganhou um membro. Fala sobre os FMs e AMs que usaram transmissor a válvula. Falam que tanto as rádios como amplificadores que utilizavam tinha um som incrível. Vlw
Muito obrigado pela excelente explicação, Mestre!
😮me explodiu a mente! Muito bom!
Muito bom seu vídeo. Não sabia NADA sobre válvulas. Minha avó era técnica eletrônica, e possuía muitos rádios enormes, valvulados. Se eu soubesse que iria me interessar por amplificação de áudio e a maravilha que é um som analógico amplificado ppr válvulas, teria pedido para ela me ensinar. Será que existe curso ainda no Brasil, que ensina a utilizá-las? Esse campo (amplificadores de áudio valvulados) permite a construção de aparelhos excelentes. Há uma demanda por consumo de equipamentos de altíssima qualidade. O som digital, é achatado. Os mais jovens, que jamais ouviram o que significa áudio analógico amplificado por válvulas, não sabe o que é som.
Realmente existe um bom mercado para todos os gostos e bolsos. Eu ouvi falar de algum curso em São Paulo na região da Santa Ifigênia e conheço o pessoal da Ronconi Amps que promove cursos presenciais.
Gostei muito da aula , parabéns !
Muito obrigado pelas informações. Muito didático. Abraço
Top de mais, muito obrigado por dividir seus conhecimentos conosco
Melhor explicação possível parabéns
Obrigado
Excelente a explicação, parabéns.
Usava a PL36 para fazer amplificador de potencia para PX. fica top
Excelente! Adoro as válvulas desde tempos imemoriais. No meu canal tenho um analisador de espectro, na realdiade um display de espectro, feito com as tradicionais "olho mágico". Dê uma olhada. Continue com seus vídeos. São muito bons!
Obrigado!
Existem alguns canais que ensinam a fabricar de forma artesanal estas válvulas. Usando os materiais como maçarico, bombeadora de vácuo, arames específicos, vidro, alicate, máquina de solda ponto, fonte, amperímetro e transformador de alta tenção de tv pra testar a isolação.
melhor explicaçao , e parabens pelo video ,,,vc e fera no conhecimento
Parabéns amigo pela explicação. Eu já sou da área do áudio mas só mexo em transistorizado. Já rodei toda a internet procurando algum material didatico pra aprender essa tecnologia obsoleta mais não encontro nada, to apaixonado pelos valvulados. Você não poderia me dar uma luz? Ganhou um inscrito.
Um material muito bom são os livros antigos do instituto universal e do instituto monitor
Muy bien explicado. Abrazo desde uruguay
Gracias!
muito boa a espricasa' o brigado pela aula
parabéns pelos videos! e as válvulas são fantásticas...
concordo com vc anderson sou apaixonado por essas danadinhas que tantas alegrias ja nos trouxe
Muito boa aula muito bem explicado
Muito didático ❤❤❤
Coisa que eu queria ,muito. Exato entrar na lâmpada & engatinhar no "Edson" .. faltam-nos laboratório & exercer experiências..
Obrig. Pelo Video.!!!
Explicando melhor .
@deus1salve1o1mundo
há 1 segundo
Coisa que eu queria ,muito. Exato "entrar na lâmpada" com a ideia de pôr um fio pra medir emissao ENTRAR NA LAMPADA & engatinhar no "Edson" ..
Seguir algumas experiências como ele deve ter feito ..
faltam-nos laboratório & fazer as experiências..
Eu joguei um punhado no lixo e guardei umas 5 delas . Tenho uma EL84 ( 6BQ5 ) e se me lembro uma 6v6 e outras poucas . Eu concertei muitas tv a válvula e rádios .
Para entender transistores, entenda os triodos. Daí para diante é uma barbada. Os cálculos são parecidos, vg. saturação da grade, ganho, etc ... . Que tal uma aulinha com essa análise?
obrigado pela explicação
Ótimo
Cara tenho umas ideias muito loucas rs , será que conseguiria fazer uma com uma lampada ?? Vou tentar. Bem legal o video, muito bem explicado !!
Dá sim, eu "fiz" um diodo com válvula do farol do fusca.
@@paginadobrat vou tentar. Muito obrigado
Parabens pela explicação.
Pergunta. Tem como fazer ma parada dessa?
Se ainda for possível lembrar, qual é ou são os amplificadores valvulados com menor distorção de 2ª Ordem Harmônica? Obrigado.
Eu não sou a pessoa mais indicada para essa informação. O Thiago Sforcin (ua-cam.com/users/thisforcin2) e o Silvio Pinheiro (ua-cam.com/users/scrpinheiro) são da área dos amplificadores musicais.
obrigado pelo video, e parabens, tirou duvidas cde como diodos e amplificadores funcionavam, sempre que eu procurava achava algo do tipo `deixa passar eletrons apenas em um sentido` mas nao sabia como fazia isso, valvula e um icone da eletronica (desculpe a falta de acentuacao, teclado esta desconfigurado)
Muito obrigado pelo comentário!
Lucas, fiz uma postagem onde explico como as vlvulas funcionam e inclusive especificamente os diodos ...
Ótima explicação!
Olá amigo, parabéns pelo exelente trabalho. A válvula 12ax7, sempre presente em pre amplificador, sempre estéreo. A pergunta é, são duas válvulas dentro de uma?
Sim, são 2 triodos dentro de uma peça só
grato ai
Boa noite ,o que a valvula 7092 faz ?
Excelente explicacion! Gracias!
Gracias!
Muito bom ótima noite explicação
Fiquei na dúvida. Se a supressora ficar ligada no catodo, o controle não perde a atuação? Com os elétrons fluindo direto da supressora para o anodo.
Show de bola guerreiro 🪖👏👏
Grande professor, video topzera!
Top MESTRE.
Ótima explicação.
obrigado pelo vídeo, ajudou muito.
Ola amigo.
Recentemente fui dar manutenção em um equipamento que usa uma válvula para selagem de sachê .
Poderia descrever o funcionamento por favor?
E aí moço tudo bem com você
cara eu sou muito fam da eletrônica
Moderna mas a eletrônica antiga
Tem um charme componentes grandes e de fácil manuseio hoje
Em dia o que tira o interesse de muitos q se aventuram na eletrônica
Moderna e o tamanho dos componentes muito pequenos
e ligados a trilhas muito finas
e frágeis já na eletrônica antiga
a única desvantagem é o consumo
de energia elétrica muito auto uma
Pergunta pra você como estaria
A tecnologia que temos hoje se não
existisse o transistor só mente as válvulas eu acho que as válvulas
Hoje seriá bem pequenas e compactas e consumo de energia
Bem menor e você gostaria q hoje
as válvulas ainda estivesse em atividade fazendo uma eletrônica
Híbrida transistor + válvulas.
Aula TOP!
Olá tudo bem? o meu amplificador é um Dark Angel 208 e o som esta baixo, ou seja ele esta com pouca potencia, ele tem 2 valvulas 5881/6 da Sovetk, pode ser estas valvulas com problema (fraca)? Abc Jonas
Show
Meu pai montava radios com valvulas e vendia em fazendas,decada de 50 e 60. Fiquei com muitas valvulas ,mas o imbecil aqui deu pra um amigo,,pois tive que trabalhar fora. Eu gosto das valvulas, são excelentes.
Obrigado 👏
Dava até pra secar cuecas atrás da tv de tanto que esquentava 🤣🤣🤣
Preciso de ajuda no lugar da 6jb6 posso usa a 6gj5....
A princípio pelas características pode sim, mas veja que existem algumas diferenças de conexões que precisam ser respeitadas para a troca.
Hello amiguinho... seu vídeo até que mostra bastante sobre as válvulas, mas tem muitos enganos em suas explicações, vou tentar elucidar, NÃO existe o que vc chama de lado quente ou frio da válvula, pois não é devido a isto que ela trabalha, vc até mesmo rorva a minha afirmação, vamos chegar lá.. toda válvula termoiônica, o nome é devido à ionização que ocorre nela, ionizar significar um átomo ganhar ou perder elétron, e elétrons em movimento nada mais são que corrente elétrica, ou seja a amperagem.. então a válvula tem um filamento assim como uma lâmpada de filamento convencional, é lógico c outro desenho e finalidade pois sua função não é produzir energia luminosa, então este filamento uma vez aquecido vai "esquentar" o catodo da válvula, aki cabe um detalhe, há válvulas sem catodo o próprio filamento faz o papel deste e isto é muito comum nas válvulas de grande potência, mas como eu dizia, o catodo uma vez aquecido passa a emitir elétrons, corrente elétrica p todos os lados, mas ele sendo "NEGATIVO e a placa POSITIVA, os elétrons tomam a direção da placa devido a suas polaridades e NADA a ver com frio ou quente como foi dito no vídeo, ele até mostra um circuito onde liga uma fonte, o positivo na placa e o negativo no catodo e assim há circulação de corrente, em seguida ele faz outro desenho com as polaridades invertidas... c o negativo na placa... e NÃO há circulação de corrente... claro que não poderia circular corrente, pk a fonte é o catodo e se estiver POSITIVA ela vai "chupar" os eletrons e estes não vão a lugar nenhum , então nada de frio ou quente p circular corrente e sim dependemos da polaridade entre os elementos da válvula, qdo ele acrescenta uma "grade" no caso do triodo, esta grade chama-se grade controle e é NEGATIVA em relação ao catodo e assim vai repelir os elétrons e não atraí-los como se fosse a placa que é positiva, então mais uma vez repito, não tem nada de frio ou quente e esta tensão da grade varia de acordo com o sinal aplicado nela e assim controla os elétrons (corrente) deixando passar mais ou menos, que vão p a placa, um detalhe que esqueci, no caso do diodo que o autor até mostra um de estado sólido, a tensão de CA é aplicada na placa da válvula diodo e sempre que esta tensão é positiva durante o ciclo de corrente AC o diodo vai conduzir, pois está positivo e relação ao catodo, mas qdo a tensão de AC cai e fica negativa, o diodo NÃO conduz, e assim ele faz a retificação de AC p DC... novamente depende só da polaridade e nada do frio ou quente, voltando ao triodo, ele tem pouco ganho e então acrescentaram a grade screen, que lee chamou de blindagem, está errado, blindagem é o nome também usado p a grade supressora que logo falarei a respeito, esta grade a screen faz o trabalho de acelerar os elétrons p que uma maior quantidade elétrons atinjam a placa e assim aumentando o ganho da válvula, isto é necessário pk muitos dos elétrons emitidos não tem energia p chegar até a placa, vão "só pertinho" da screen e voltam p o catodo, é aí que a screen então "pega " estes elétrons e dá uma "empurrada" p que cheguem até a placa e o ganho da válvula aumenta em muito, porem com este empurrão muitos elétrons batem com muita força na placa e "resvalam" produzindo alguns inconvenientes e o problema foi resolvido c o a acréscimo da grade supressora que é também chamada de blindagem, esta é a verdadeira blindagem e não a screen como dito no vídeo, esta grade também tem sua voltagem negativa ou igual ao catodo e desta forma recupera estes elétrons " perdidos" que só produzem problemas. Esta minha explicação é a realmente correta , não invalida o vídeo, mas faço esta postagem p corrigir os erros apresentado no mesmo, não se pode ensinar errado e os leigos acabam aprendendo errado e o pior, depois começam a passar errados p terceiros... ainda me lembro de uma outra coisa falada no vídeo, é sobre os triodos emu so nas frequências altas MUITO pelo contrário eles foram muito utilizados pk suas capacidades parasitas são muito menores que no tetrodo ou pentodo, então ao contrario do que foi dito no vídeo , nada tem a ver colocar os capacidades em serie, pois a ponte que se forma com as capacidades tornam quase impossíveis de se neutralizar as auto-oscilações e com os triodos isto é facilmente resolvido e tem um outro fator extremamente importante, toda válvula gera um tipo de ruído que pode simplesmente não permitir sua utilização com níveis mínimos de sinais e até mesmo deteriorar a qualidade do sinal e nos triodos este tipo de ruído é dos menores, sendo muito comuns circuitos cascata c 2 triodos que fornecem um elevado canho com ruido quase zero. Espero que tenha ajudado e o autor poderia corrigir seu vídeo p evitar ensinamentos errados...
Show, parabéns pelo vídeo.
Boa noite parceiro, estou realizando um TCC e vou incluir este vídeo de sua autoria como referência bibliográfica para comprovar minhas fontes. Ficaria grato se pudesse saber o nome e como o parceiro tem todo esse conhecimento para eu conseguir referenciar em meu trabalho. GRATO!
Eu te mando por email. bratfich@bratfich.com.br
Sucesso