Eu ja cantei muito esses atos q vcs descreveram aí,mais depois de estudar o missal Romano eu vi q eu estava errada e comecei a cantar só os atos penitenciais q e pedido . aqui na minha comunidade e uma luta para q as equipes cantem liturgicamente correto.muito obrigada por vcs existirem bjs
@@CanteBemaMissa Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode! Se puder em latim total pra evitar reclamações do povo do ano de 1.700
o Kyrie da ovelha feito pela comunidade shalom. E liturgicamente correto pois atende a 3 forma do ato penitencial essa 3 forma esta prevista na versão mais nova do missal romano o texto da ovelha, do ladrao e da pecadora corresponde ao tropo. E como Teólogo não encontramos erro teológico no canto. Quero deixar aqui agradecimento pelo trabalho de vocês e deixar claro que não sou hater so estou aqui esclarecendo porque fizemos uma fasta pesquisa para encontrar essas informações.
Olá querido! Acredito que possamos nos ter expressado mal no vídeo ao dizer "erro teológico", eu acho que o termo mais adequado seria "erro liturgico" e já explico o porque. Tem várias questões que englobam o canto da "Ovelha perdida", uma delas e a principal é que a fórmula da letra das estrofes não faz parte das fórmulas literais previstas na IGMR, (até o momento não tivemos acesso à essa versão mais nova que citou) só por isso esse canto já não seria adequado. Ele ser composto pela comunidade Shalom não o faz liturgico, o próprio padre Zezinho tem cantos lindos, mas a maioria não foi composta pensando na missa. Outro ponto muito importante, e que nesse caso acreditamos ser o maior ponto é que, é um canto individualista, ou seja, cuja a letra é escrita na primeira pessoa do singular, e na missa, a premissa é de que estamos celebrando em comunidade, e as letras dos cantos devem ser conjugadas no NÓS, ou seja, primeira pessoa do plural. Mas, amigo, fique a vontade em utilizar ele ou não. Essa é a nossa posição, mediante nossos estudos e interpretação, mas que está longe de ser verdade absoluta. Cada um está a livre escolha e vontade de usar o canto ou não. Inclusive tem padres que gostam, outros não. Grande abraço!
O Ato Penitencial é dirigido a Deus-Filho. Eu particularmente acho a melodia do “Kyrie da Ovelha Perdida” é similar àquelas porcarias produzidas pelo “pentecostais”. Outro tema: assumam que as baterias deveriam ser estirpadas das nossas liturgias. Abs
Alexandre, infelizmente são poucos os bateristas que tem um bom senso liturgico e musical pra tocar bem as missas. Tanto em questão de volume, quanto em COMO tocar e quando tocar nas musicas. Não somos a favor de abolir, mas de um baterista com MUITO bom senso e conhecimento de música e especialmente de liturgia. O mesmo vale para QUALQUER outro instrumento, inclusive para cantores.
Bom dia, povo de Deus. Conheço muiros grupos de canto q continuam cantando todos esses Atos Penitenciais inadequados, principalmente COMO.A OVELHA PERDIDA....sao pesdoas qveesistem á mudança e dizem,: toda a vida a gente cantou e todo mundo canta....
Já cantei muito alguns desses cantos. Penso que todos de norte a sul do Brasil já cantaram dessa forma. Todos cantamos até que aprendemos. Até os compositores certamente escreveram, na época, pensando em servir para esse momento. Em nossa diocese quando canta-se algum canto dessa espécie o presidente da celebração da Palavra ou da missa precisa necessariamente concluir dizendo a fórmula que pede o Missal.
Segundo a IGMR 51 e 52, Ato Penitencial e Senhor tende piedade são ritos diferentes que se fundem em uma das formas do Ato Penitencial, o Kyrie tropado.
Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode! Se puder em latim total pra evitar reclamações do povo do ano de 1.700
Verdade difícil pessoal aceitar. Passamos por isso aqui. Mas vale ressaltar , Q no tempo da quaresma , Natal , tem fórmulas especificas além dessas 3 citadas no vídeo. Obrigada pela instrução.
@cantebemamissa me tirem uma dúvida um canto de uma banda chamada Capella que estão com várias composições próprias a estrofe está de acordo? ela diz...Senhor que vistes ao mundo para nos salvar tem piedade de nós...e em seguida refrão kyrie mais duas estrofes alternando o refrão Christe e Kyrie novamente!..outra música deles que executamos na nossa comunidade é a Santo,santo,santo é o Senhor(banda Capella) vcs conhecem a banda ou as músicas deles?
Oi Valdeci, ótimo seu comentário. A música de Ato Penitencial (Senhor que vieste ao mundo para nós salvar....) ao qual você se refere pode ser cantada pois está no Missal, porém a letra está prevista para o tempo do advento! Já o Santo que você comentou, você precisa analisar se tem alterações na letra. Se tiver, então, não estaria adequado! Esperamos ter ajudado!
Aqui em Guarda dos Ferreiros MG paróquia Santa Cruz que é a nossa trocou o padre ele não gosta do kirie estamos cantando assim....Tende piedade de nós Senhor, tende piedade de nós escuta o clamor....Tende piedade de nós o Cristo perdoa todas as nossas faltas por seu amor..... e repete o refrão e fim. Por favor vocês conhecem?
Elma, obrigado pela pergunta. São duas situações: 1° Não tem porque O PADRE não gostar do Kirye, pois é uma opção dada pela igreja. Se o receio dele é que o povo não entenda, basta ele ou alguém capacitado, dê uma breve explicação a respeito antes da missa ou no momento dos avisos. 2° esse texto não compreede nas opções para o ato penitencial. O "refrão" é apenas SENHOR/CRISTO TENDE PIEDADE DE NÓS, e nada além disso.
@@CanteBemaMissa Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode. Já que consideram que os cantos estão esculhambando a liturgia, é só parar, reza Falado e pronto! Daqui um pouco vão querer por 1 canto como oficial pra todo mundo... Por favor, é por serem muito chatos que afastam as pessoas de Deus, tornam o caminho cansativo, exausto, dizimam a hortelã, coam um mosquito e engolem um camelo. Se é errado que a CNBB proíba todas as paroquias e pronto e também não aceitem ritos de candomblé e roupas usadas nas missas... Por um lado criticam qualquer coisinha, mas o papa vai em outra direção, recebendo imagens de deuses indígenas no VAticano. Sim entendo que ele fez isso para "paz" com os povos originários, mas se o papa tem abertura de pensamento, daí aqui ficam até ridicularizando qualquer coisa litúrgica que os mesmos padres até nao sabem?
Olá Silvio! Como já respondi outro colega acima, tem várias questões que englobam o canto da "Ovelha perdida", não NECESSARIAMENTE UM ERRO TEOLÓGICO, mas pra isso precisaria de um vídeo só pra isso ou discorrer num argumento muito extenso para que pudesse ser compreendido... Mas tem vários outros motivos que nos levariam a julgar este canto não adequado para o ato penitencial... veja que dizemos, NÃO ADEQUADO, e não que ele seja PROIBIDO... Vamos lá: uma delas e a principal é que a fórmula da letra das estrofes não faz parte das fórmulas previstas na IGMR, só por isso esse canto já não seria adequado. Outro ponto muito importante, é que é um canto individualista, ou seja, cuja a letra é escrita na primeira pessoa do singular, e na missa, a premissa é de que estamos celebrando em comunidade, e as letras dos cantos devem ser conjugadas no NÓS, ou seja, primeira pessoa do plural. Mas essa é a nossa posição, mediante nossos estudos e interpretação, mas que está longe de ser verdade absoluta. Cada um está a livre escolha e vontade de usar o canto ou não. Inclusive tem padres que gostam, outros não. Grande abraço!
Elizete, você se refere à primeira fórmula do ato penitencial né? A "CONFESSO A DEUS" chamado de confiteor. Essa fórmula não é prevista para ser cantada no ato penitencial, ela é para ser rezada mesmo. Mas o Kyrie, que vem após a conclusão pelo sacerdote, essa sim pode ser cantada. Nesse caso pode se usar qualquer "refrão" que respeite a letra do Senhor/Cristo tende piedade de nós, ou Kyrie/Christe Eleison.
Você falou que o rito do ato penitencial não é omitido em nenhum momento do ano litúrgico, mas na quarta-feira de cinzas, especificamente, é omitido, porque substituído pela imposição das cinzas.
Oi Luciano, sim, mas nesse caso ele é substituído, omitido nunca ocorre. Ou ele é substituído pela aspersão ou pela imposição das cinzas. Mas o rito de "pedir perdão e nos reconhecermos como pecadores e Deus como misericordioso" nunca é retirado da missa, só "trocado" por outro.
Não Mercy, pode-se falar de gratidão, de oferta da vida e num contexto geral de comunidade. Além de poder se lembrar nesse momento a memória caso haja.
Apresentem as sugestões sem zombar dos erros dos outros. Tenho certeza que todos já cometemos os mesmos erros. Ninguém nasce sabendo. Cursos, padres interessados, pessoas engajadas, tudo é importante para um novo recomeço.
Oi Elfrance, não zombamos dos outros. Todos esses erros nós mesmos cometemos em nossa caminhada, se zombamos de alguém, foi de nós mesmos hehe! A ideia é justamente de uma forma divertida chamar a atenção
Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode! Se puder em latim total pra evitar reclamações do povo do ano de 1.700
Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode! e rezado em latim ainda porque o missal de 1700 era assim.
Obrigado Gabriel pela sua resposta. Nós indicamos somente serem utilizadas as invocações (tropos) oficiais da igreja, que são as que constam no missal, do ordinário da missa. Existem algumas possibilidades também para alguns Santos e solenidades específicas, mas não constam no missal, são adaptações.
@@CanteBemaMissa, agradeço pela resposta. O pedido que fiz é para sugestão de vídeo. As "invocações alternativas" constam no missal, por isso pedi. A forma como vocês explicam assuntos densos é muito simples, rápida e clara. Daí achei que pudessem não só me ajudar, como ajudar muitos outros.
Bom dia! Queridos professores, porque vcs afirmam que a musica como ovelha perdida , contem erros teológicos, e não estão dentro da formulas do ato penitencial? gostaria de saber, para não cometer mais erros.
É dificil para myita gente admitir a mudança, pois estão obsecadas por esses cantos . Conheço um irmão que diz : faz mais de 25 anos q canto na igreja e quem me repassou pra mim foi um grande cantor
Cheguei faz pouco tempo, e amo seus vídeos! Excelente conteúdo! Nunca cantei nenhum desses! Na dúvida sobre qual escolher, como não tenho muito acesso ao Missal Romano, canto o q vem na liturgia, ou o q está na bíblia "Ave Maria". Uso melodias já conhecidas, que sejam tranquilas, e as estrofes sejam cantadas solo, como é o salmo.
Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode! Se puder em latim total pra evitar reclamações do povo do ano de 1.700
Eu sempre canto o ato de acordo com as fórmulas do Missal, mas os padres precisam ter mais cuidado e não permitirem que certas músicas sejam cantadas na missa
Exatamente Alzira. Contudo, nem sempre os próprios padres sabem disso. Não se estuda muito sobre música liturgica nos seminários, então muitas vezes fica por conta de cada padre em se aprofundar no assunto
Paz e bem! Muito bom o canal de vocês!! Sobre os dos cantos que vocês citaram como "corretamente litúrgicos": 1) Senhor que viestes salvar os corações arrependidos: piedade, piedade ... 2) Senhor que viestes salvar os corações arrependidos: Kyrie eleison... Na verdade eles também não possuem a estrutura correta da 3ª Fórmula do Ato Penitencial, pois o solista não se inclui na súplica, a frase para na metade. A letra correta (completa) conforme conta no missal é: "Solista: Senhor que viestes salvar os corações arrependidos, tende piedade de nós. Assembléia: Senhor, tende piedade de nós (ou Kyrie Eleison)" Sendo assim, a estrutura da 3ª Fórmula é: SOLISTA 1ª parte - A quem me dirijo: "Senhor" 2ª parte - Em seguida um louvor / aclamação: "que vistes salvar os corações arrependidos" 3ª parte Súplica: "Tende piedade de nós" ASSEMBLEIA - Repetição da 1ª parte (Senhor) e da 3ª parte (Tende piedade de nós) Portanto, seguindo essa estrutura, esses dois cantos que vocês citaram não estariam devidamente adequados.
@@alaneto3679 O que nós, e outros canais que temos como referência como o William Damasceno, não falamos apenas de regras, e não dizemos que está tudo errado.;; pensar que são epanas "regras" é não entender a essência da liturgia e da Santa Missa em sua profundidade. Só estamos ajudando a esclarecer que a liturgia SEMPRE foi dessa forma, mas após o concício vaticano II a igreja abriu possibilidades além do canto gregoriano, porém, perdeu-se o controle dessa abertura e muitas musicas improprias para os ritos da missa foram ditas como próprias. Agora, que a internet nos possibilita ir longe estamos ajudando informar, dentro das nossas limitaçoes, e também errando, mas, é melhor errarmos tentando acertar, do que desviar o o olhar da essência da liturgia e fazer de "qualquer jeito" só porque sempre fizemos assim ou assado... "Quem tem ouvidos, ouça!"
Oi Elias, sim o "Ovelha Perdida" não é um canto Litúrgico. A letra dele está fora do texto do missal. Somente o refrão se encaixa (com ressalvas), ja as estrofes NÃO. Portanto, é uma música a ser evitada ao máximo.
Boa tarde! como faço pra mandar a melodia de um ato penitencial liturgico que coloquei na letra, Sehor que vieste salvar os corações arrependidos, caso achem oportuno poderiam fazer um video para divulgar?
Muito bacana o conteúdo, parabéns! Fiquei com uma dúvida: em algum momento do video foi dito que o ato nao muda de acordo com o tempo litúrgico. Mas observo que ha oracoes especificas no kissal romano conforme o tempo liturgico ex: advento - Tem aquela senhor filho de Deus que nacsendo da virgem Maria .. que nao é indicada em outros tempos.
Outro exemplo: Senhor que viestes ao mundo para nós Salvar.....que também é indicada no advento. Pelo que vcs disseram isso fica livre, correto? Sendo a letra do missal romano pode-se usar qualquer uma em qualquer tempo?
Oi Elaine, bom dia! Esse video foram os primeiros do canal, de fato, o ato penitencial muda s conforme o tempo litúrgico. Existem tropos para cada tempo. Aqui está um vídeo nosso mais recente e com informações mais precisas e corretas após alguns estudos mais aprofundados. ua-cam.com/video/i4dMLfVDVPI/v-deo.html
@@CanteBemaMissa Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode! Se puder em latim total pra evitar reclamações do povo do ano de 1.700
Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode! Se puder em latim total pra evitar reclamações do povo do ano de 1.700
Vanessa e Agnaldo, me explica por favor, pode ser cantado o Ato Penitencial que vem na liturgia diária, como cada domingo e dias votivos Ou na liturgia Diária vem Ato Penitencial que não é o certo!
Para o ato penitencial ele não é adequado Anny. Por não conter as invocações (chamadas de tropos) do missal. Outro motivo é por ser uma música cuja letra é individualista e não está em contexto de comunidade.
Não, Maya. Assim como foi dito pelos professores sobre o canto da Ovelha Perdida, esse canto não atende a nenhuma das fórmulas do Ato Penitencial e também está em primeira pessoa, individual e, a premissa dos cantos litúrgicos é que estejam no plural, pois celebramos em Comunidade. É um canto de perdão sim, mas não um Ato Penitencial.
Renova o Mundo Comunidade Católica Shalom Senhor, que Sois o caminho que conduz ao Pai Tende piedade, tende piedade de nós Kyrie! Kyrie Eleison! Kyrie Eleison! Cristo, que Sois a verdade que ilumina os povos Tende piedade, tende piedade de nós Christe! Christe Eleison! Christe Eleison! Senhor, que Sois a vida que renova o mundo Tende piedade, tende piedade de nós Kyrie! Kyrie Eleison! Kyrie Eleison!@@CanteBemaMissa
Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode! Se puder em latim total pra evitar reclamações do povo do ano de 1.700
Na primeira fórmula do Ato Penitencial, o Confesso a Deus e o 'Senhor, tende piedade' não podem ser misturados. Ou canta o Confesso a Deus e reza o 'Senhor, tende piedade', ou o contrário, reza o Confesso a Deus e canta o 'Senhor, tende piedade' (forma mais usual).
Oi Kauani, obrigado pelo seu comentário! Não é previsto que o "Confesso a Deus" seja cantado, de fato ele é prioritariamente lido. CONTUDO, não encontramos observações nos respectivos documentos da igreja acerca dessa fórmula que indique que se uma parte é cantada a outra é lida. Caso tenha e você encontre, por gentileza nos indique aqui nos comentários! Grande abraço!
Salve Maria! No video voces deixam claro que o ato penitencial deve seguir a letra específica assim como o hino do Glória. Porém, voces citam o confesso cantado que nao corresponde a formula original e também cantam duas melodias da terceira fórmula que nao consta o "tende pidedade de nós" antes do Senhor, tende..... E ai, deve seguir a formula original ou não?
Jean, temos vídeos e lives mais recentes que corrigimos esse ponto. Esse vídeo aí ja é meio antigo e atualmente temos muito mais aprofundamento nesse aspecto. Mas sim, tem que seguir a fórmula sem NENHUMA alteração. No máximo repetir alguma palavra ou outra, mas só se for muito necessário.
@@CanteBemaMissa Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode! Se puder em latim total pra evitar reclamações do povo do ano de 1.700
Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode! Se puder em latim total pra evitar reclamações do povo do ano de 1.700
Ola Marcelo, sim, tem o Kirye etc, MASS, isso não basta para este canto ser Litúrgico para o ato penitencial. Quem lhe disse isso, tem um conhecimento muito superficial e incompleto em relação ao canto liturgico. O Ato Penitencial é uma parte do ORDINÁRIO DA MISSA, e por isso, precisa seguir também as "ESTROFES" que estão no missal. Não basta ser apenas o refrão, precisa ser em sua totalidade. Use o app Pocket Terço, e na aba de liturgia vá até a liturgia de qualquer domingo e clique no link ORDINÁRIO DA MISSA, lá você encontrará todas as opções das estrofes (chamadas de tropos) que podem ser usadas na missa de acordo com cada tempo Litúrgico. Continue nos seguindo, em breve faremos uma live completa sobre o ATO PENITENCIAL onde detalharemos tudo isso. Fique com Deus! 🙏
Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode! Se puder em latim total pra evitar reclamações do povo do ano de 1.700
Se for este texto abaixo sim, é a 5° opção de invocação para terceira fórmula do ato penitencial para o TEMPO COMUM: Senhor, que sois a plenitude da verdade e da graça, tende piedade de nós. R. Senhor, tende piedade de nós. Cristo, que vos tornastes pobre para nos enriquecer, tende piedade de nós. R. Cristo, tende piedade de nós. Senhor, que viestes para fazer de nós o vosso povo santo, tende piedade de nós. R. Senhor, tende piedade de nós.
Qualquer um, desde que a letra esteja adequada ao missal. Mas fzemos uma live com músicas de natal e lá nós fizemos ao vivo um ato penitencial para o tempo do natal, e que serve pra missa da epifania.
Oi Jan, este canto tem uma melodia linda, contudo, a letra não consta no missal, portanto, não tem os "tropos" adequados. Em especial por ter uma letra num contexto individualista, algo que não é adequado para o ato penitencial na missa.
Sim Claudete, ele não segue as estrofes com os textos previstos no missal. Logo vai sair um vídeo novo explicando mais sobre isso no canal. Fica de olho! 😃
Nós não costumamos dizer que é litúrgica ou não, mas sim se é adequado ou não. Neste caso, acreditamos não ser adequado por NÃO CONTER a parte CRISTO TENDE PIEDADE DE NÓS. Só contém Senhor tende piedade (e ainda sem o nós).
Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode! Se puder em latim total pra evitar reclamações do povo do ano de 1.700
Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode! Se puder em latim total pra evitar reclamações do povo do ano de 1.700
Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode! Se puder em latim total pra evitar reclamações do povo do ano de 1.700
Ele serve como um mantra antes da celebração por exemplo, mas não consta em nenhuma das fórmulas oficiais do ato penitencial que estão no missal. Logo, julgamos não ser adequado como Ato Penitencial.
Esse canto,misericórdia, sr misericórdia, é colocado na folha de canto da minha comunidade pro ministério de música, utilizar....em uma época do ano....e há vários anos.....será difícil dissuadir o coordenador....me dê um argumento, por favor.....muito bom,com embasamento......
Na realidade, esta é uma opção adaptada e incompleta do tropo correto que consta no Missal Romano: 1. Senhor, que sois o caminho que leva ao Pai, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós. 2. Cristo, que sois a verdade que ilumina os povos, tende piedade de nós. Cristo, tende piedade de nós. 3. Senhor, que sois a vida que renova o mundo, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós. Sugiro cantar este que é o tropo correto. É só procurar no UA-cam que você encontra diversas melodias com essa letra.
Lembrei-me dessas: (🥴) 1. "Senhor, tende piedade e perdoai a nossa culpa! E perdoai a nossa culpa/porque nós somos vosso povo que vem pedir Vosso perdão!" 2. "Pelo riso que eu não dei/por alguém que magoei/o perdão que eu neguei/pelo mal que pratiquei..." (anos 1990) 3. "Tende piedade, tende piedade! Tende Piedade de nós, oh Senhor." (Pe. Zezinho) 4. "Perdão, Senhor, perdão por não ser santo! Perdão, Senhor, por ter pecado tanto! A história é uma só da humanidade e minha. A queda sempre existe pra aquele que caminha; mas há um Salvador que vem ressuscitar, aquele que da queda quiser se levantar! O senso do pecado estamos nós perdendo; para a eternidade estamos nós morrendo! Que adianta termos Cruz em nossa companhia, se dela nós tiramos o Cristo, noite e dia? 5. "Perdão, Senhor por eu não amar/a cada irmão com o mesmo amor com que você me amou..."
e o padre está deixando? Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode! Se puder em latim total pra evitar reclamações do povo do ano de 1.700
Então, não seria necessário ensinar aos padres primeiro? Ou talvez porque eles mesmos não concordam em engessar a liturgia? Se dependesse de alguns, ainda estaríamos rezando a missa em latim, para atender aos "preceitos". Não sou contra regras, mas mesmo elas podem ser revistas, erros teológicos não podem mesmo, mas que a forma de glorificar a Deus através de música e formula do ato penitencial só do mesmo jeito, fazendo cantores extravasar nas notas musicais do Kyrie daí pode? Não seria um errro também cantar estridente, com instrumentos como baterias, pandeiros etc? É muito bonitinho seguir os regramentos, mas antes de ridicularizar o jeito que foi cantado antes, façam isso com os padres então que permitiram isso, se é o caso.... Lembrem que em 1900, fazer oraçao na missa em portugues nao podia, será que daqui um século, esse formato também náo terá mudado? Devemos seguir regras, mas acho também que há um pelo menos um pouco de engessamento nisso tudo e que um dia será revisto, pois não há limites para a ação do Espírito Santo, quando o ser humano pensa que está dominando, Ele mostra que não é bem assim.
Oi Rany, não existe canto "anti-litúrgico". Anti litúrgico são nossas ações na liturgia. Falamos bastate disso em algumas lives, dê uma olhaa :-D É um termo equivocado que se utiliza. O mais correto seria usarmos o termos canto inadequado ou algo assim. Enfim, mas indo à resposta da sua pergunta, sim o canto "Muito Perdoais" pode ser cantado na missa, pois a letra das estrofes consta no Missal Romano.
Olá, não conhecemos essa música. Você deve analisar a letra. Se ela for literalmente a oração do "confesso a Deus todo poderoso....." Então sim... senão, não.
Oi Marina. Se o canto tiver a frase: "SENHOR TENDE PIEDADE DE NÓS, CRISTO TENDE PIEDADE DE NÓS", ele serve pra qualquer época do ano. Mas se é aquele canto: "Perdoai-nos o pai, as nossas ofensas, como nós perdoamos a quem nos ofendeu... se eu não perdoar o meu irmão, o Senhor não me dá o seu perdão"... etc. Esse NÃO é um canto que se encaixa no ato penitencial da missa em nenhum tempo Litúrgico. Ele é legal pra um momento de perdão em algum grupo de oração, ou momento de adoração. Mas pra missa ele não é adequado! 😁 Nos diga se o que você citou é esse da letra acima.
Oi Judite. Importante que o ato penitencial (na verdade todos os cantos da missa) sejam com uma letra conjugado na primeira pessoa do plural, ou seja, no NÓS! Pois os cantos da missa precisam estar nesse contexto de COMUNIDADE, e não no individual. Cantos que tenham frases com: EU, TE PEÇO, MEU, MINHA, ME, ETC... devem ser sempre evitados na missa. (Exceto quando o texto é retirado de um contexto bíblico e tenham relação com a liturgia do dia).
às vezes me pergunto: A Liturgia está a serviço da Missa, ou a Missa esta a serviço da Liturgia? É muito nobre e legitimo o zelo por atender à liturgia, mas penso que a Graça de cada momento celebrativo é que precisa acontecer na vida dos Participantes! Admiro os Sacerdotes que conseguem acolher um bom canto de perdão que faz o arrependimento acontecer e conclui o Ato Penitencial rezando a forma litúrgica ao final, sem criar caso, critica o brigas ou zombarias! .
Laurentino, muito obrigado pelo seu comentário, muito oportuno. Mas respondendo à pergunta inicial: nem uma coisa e nem outra. A Missa e a liturgia se completam. Uma depende da outra, e uma não existe sem a outra. A liturgia é uma sequencia de ritos, e estes ritos juntos formam a Santa Missa, e a Missa sem a liturgia não acontece. A graça de cada momento independe do padre, a missa é graça em si mesma com ou sem música. Mas, a música sim, essa deve estar a serviço da missa e executar o que está previsto da forma que está prevista, tanto por nós músicos, quanto pelos padre. O arrependimento dos nossos pecados realmente não depende do padre, muito menos do canto, ele depende individualmente de cada um de nós.
Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode! Se puder em latim total pra evitar reclamações do povo do ano de 1.700
Oi Lucicleide, pois é, este canto também não é correto. Ele não tem partes da letra do missal, bem como a letra é individualista. Observe: pelo irmão que não AMEI, CAUSEI, EU NÃO FIZ ETC... música bonita porém, individualista e fora do contexto de comunidade. Musica que cantamos muito inclusive (no passado) mas hoje, sabemos que não é adequada.
Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode! Se puder em latim total pra evitar reclamações do povo do ano de 1.700
Se os próprios padres não ligam? a CNBB liga? Se for proibir federalvelmente, muitos grupos nao cantarão mais, trabalham de graça, sem ajuda da paroquia, eles mesmos tem que comprar instrumentos, estudar, ter tempo pra trabalhar e se dedicar , nem todo mundo tem tempo pra isso hoje em dia, se encher muito o saco, ninguém quer mais, há paroquias do interior que nao tem estrutura das arquidioceses... comecem a encher muito o saco pra ver onde vai dar nisso....
Então, não seria necessário ensinar aos padres primeiro? Ou talvez porque eles mesmos não concordam em engessar a liturgia? Se dependesse de algumas pessoas, ainda estaríamos rezando a missa em latim, para atender aos "preceitos". Não sou contra regras, mas mesmo elas podem ser revistas, erros teológicos não podem mesmo, mas que a forma de glorificar a Deus através de música e formula do ato penitencial só do mesmo jeito, fazendo cantores extravasar nas notas musicais do Kyrie daí pode? Não seria um errro também cantar estridente, com instrumentos como baterias, pandeiros etc? É muito bonitinho seguir os regramentos, mas antes de ridicularizar o jeito que foi cantado antes, façam isso com os padres então que permitiram isso, se é o caso.... Lembrem que em 1900, fazer oração na missa em portugues nao podia, será que daqui um século, esse formato de hoje (2024) também náo terá mudado? Devemos seguir regras, mas acho também que há pelo menos um pouco de engessamento nisso tudo e que um dia será revisto, pois não há limites para a ação do Espírito Santo, quando o ser humano pensa que está dominando, Ele mostra que não é bem assim.
Irmão boa tarde! Não somos nós que estamos engessando a liturgia. A igreja nos dá normas, e como servos devemos cumpri-las. Normas essas que já foram inspiradas pelo Espírito Santo, chamado de magistério da igreja, e não cabe a nós escolhermos cantos simplesmente por "unção" ou "inspiração" pois isso ja foi dada a igreja pelos textos do ordinário da missa, bem como pelas antifonas e salmos da liturgia, e muito menos cabe a nós (nem aos padres) alterar esses textos MILENARES. Os excessos de qualquer lado não são bem vindos realmente, neste vídeo em questão falamos apenas de um canto específico (um momento da missa) e sem detalhar, pois não era a proposta desse vídeo, mas só mostrar o básico do básico. Alguns aspectos com excessos que você citou realmente não são permitidos pela igreja, como o caso dos instrumentos exagerados. Por fim irmão, realmente você está certíssimo enquanto a formação dos padres. Realmente falta, é falha nos seminários e eles deveriam sim buscar formação continuada nesse sentido, mas, também cabe a nós leigos ajudarem os mesmos, também é nossa função buscar formação para fazer bem o nosso serviço em obediência á Santa Igreja. Se os padres não são obedientes não sendo exemplo não significa que devemos desobedecer também. Uma coisa não justifica a outra. Nossa função também é ajudá-los, afinal, ser padre exige muitas funções, e é humanamente impossível eles saberem tudo, e além do mais a função deles (na missa) é rezá-la, é fazer o milagre da nossa fé acontecer, é transubstanciar pão e vinho em corpo e sangue e nos alimentar com a palavra. A função de cantar A missa é nossa, não deles, então os primeiros a saberem das normas devem ser a gente, não os padres. E aos que vão contra a gente reza, forma o povo, e o povo junto (que é mais do que Um) ensina o padre com caridade, paciência e conhecimento. Grande abraço! 🙏🏼
Quem procura o canal esta interessado em coisa séria e vocês ficam fazendo gracinhas, falar da Santa missa deve ser coisa com responsabilidade e seriedade.
Francisco, em nenhum momento deixamos de levar o conteúdo a sério. A gente só quer deixar o conteúdo (que infelizmente poucas pessoas buscam) mais leve e descontraído. Mas JAMAIS tirando o valor e a seriedade da Santa Missa. Caso não goste de conteúdos leves mas de assuntos sérios, devem haver outros pela internet que abordem esse assunto sem fazer graça. Mas, se preferir, continue conosco, temos certeza de que será muito útil e trará graças ao seu serviço! Paz e bem!
@@CanteBemaMissa mas esses cantos que vocês desprezam e debocham pode até não ser litúrgicos, mas com certeza que os compôs estava. Iluminado e cheio de boas intenções.
Sim Francisco, com certeza. De boas intenções o lado de lá está cheio né rsrs! Contudo, não dissemos em nenhum momento que são más intenções, contudo esses cantos servem para outros momentos (que fizemos de forma divertida, não debochada, e muito menos desprezada e que fizemos MUUUITAS VEZES, por isso temos essa liberdade de brincar, pois foi erro nosso também). Eles são muito bonitos e podem ser aplicados fora da missa, contudo, na missa hoje sabemos que eles não cabem. Muitos cantos são muito muito lindos, inspirados e iluminados os seus compositores, contudo, nem todos SERVEM para a missa. Não serem adequados pra missa, não quer dizer que sejam "desiluminados" ou com más intenções. Paz e bem!
MArcelo, você assistiu mais dos nossos vídeo? Vai entender que nós APENAS estáva-mos representando. Mas de longe faltamos com respeito e muito menos fomos anti éticos.
Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode! Se puder em latim total pra evitar reclamações do povo do ano de 1.700
@@CanteBemaMissa Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode! Se puder em latim total pra evitar reclamações do povo do ano de 1.700
Eu ja cantei muito esses atos q vcs descreveram aí,mais depois de estudar o missal Romano eu vi q eu estava errada e comecei a cantar só os atos penitenciais q e pedido . aqui na minha comunidade e uma luta para q as equipes cantem liturgicamente correto.muito obrigada por vcs existirem bjs
Obrigado Geralda, realmente, é difícil fazer o pessoal entender! Mas essa é nossa função e esperança! ;-)
Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode
@@CanteBemaMissa Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode! Se puder em latim total pra evitar reclamações do povo do ano de 1.700
Nossa quantos erros cometemos quando não temos conhecimentos mais vocês são a nossa salvação obrigada obrigado abraço queridos agora eu não erro mais
Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode!
Façam sobre o santo também, com exemplos
Muito boa a explicação. Sugiro da próxima vez explicar o que são as três fórmulas do ato penitencial. O confessemos, por exemplo, é a primeira...
@@vanessapiaz boa noite
Parabéns, meninos! Belíssima catequese sobre os salmos. Deus abençoe o ministério de vocês!
o Kyrie da ovelha feito pela comunidade shalom. E liturgicamente correto pois atende a 3 forma do ato penitencial essa 3 forma esta prevista na versão mais nova do missal romano o texto da ovelha, do ladrao e da pecadora corresponde ao tropo. E como Teólogo não encontramos erro teológico no canto. Quero deixar aqui agradecimento pelo trabalho de vocês e deixar claro que não sou hater so estou aqui esclarecendo porque fizemos uma fasta pesquisa para encontrar essas informações.
Olá querido! Acredito que possamos nos ter expressado mal no vídeo ao dizer "erro teológico", eu acho que o termo mais adequado seria "erro liturgico" e já explico o porque. Tem várias questões que englobam o canto da "Ovelha perdida", uma delas e a principal é que a fórmula da letra das estrofes não faz parte das fórmulas literais previstas na IGMR, (até o momento não tivemos acesso à essa versão mais nova que citou) só por isso esse canto já não seria adequado. Ele ser composto pela comunidade Shalom não o faz liturgico, o próprio padre Zezinho tem cantos lindos, mas a maioria não foi composta pensando na missa. Outro ponto muito importante, e que nesse caso acreditamos ser o maior ponto é que, é um canto individualista, ou seja, cuja a letra é escrita na primeira pessoa do singular, e na missa, a premissa é de que estamos celebrando em comunidade, e as letras dos cantos devem ser conjugadas no NÓS, ou seja, primeira pessoa do plural. Mas, amigo, fique a vontade em utilizar ele ou não. Essa é a nossa posição, mediante nossos estudos e interpretação, mas que está longe de ser verdade absoluta. Cada um está a livre escolha e vontade de usar o canto ou não. Inclusive tem padres que gostam, outros não. Grande abraço!
O “Kyrie da Ovelha Perdida”, é um chute no s…..
O Ato Penitencial é dirigido a Deus-Filho.
Eu particularmente acho a melodia do “Kyrie da Ovelha Perdida” é similar àquelas porcarias produzidas pelo “pentecostais”.
Outro tema: assumam que as baterias deveriam ser estirpadas das nossas liturgias.
Abs
Alexandre, infelizmente são poucos os bateristas que tem um bom senso liturgico e musical pra tocar bem as missas. Tanto em questão de volume, quanto em COMO tocar e quando tocar nas musicas. Não somos a favor de abolir, mas de um baterista com MUITO bom senso e conhecimento de música e especialmente de liturgia. O mesmo vale para QUALQUER outro instrumento, inclusive para cantores.
Gente, gostei muito desse vídeo, gostei de vocês, que legal, só encontrei agora
Bom dia, povo de Deus. Conheço muiros grupos de canto q continuam cantando todos esses Atos Penitenciais inadequados, principalmente COMO.A OVELHA PERDIDA....sao pesdoas qveesistem á mudança e dizem,: toda a vida a gente cantou e todo mundo canta....
Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode!
❤
Canto a Missa a capella e sigo o Missal, mas alguns padres pedem cantos "populares", é muito triste 😢
Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode!
Parabéns pelo canal....ótima explicação...
Amo vcs,ótimas Explicações.
Gostei muito bem explicado Deus abençoe 🙏🏻
Boa noite, não conhecia esse canal. Estou gostando muito consigo tirar muitas dúvidas.
Que bom Ivete, seja muito bem vinda!
Já cantei muito alguns desses cantos. Penso que todos de norte a sul do Brasil já cantaram dessa forma. Todos cantamos até que aprendemos. Até os compositores certamente escreveram, na época, pensando em servir para esse momento. Em nossa diocese quando canta-se algum canto dessa espécie o presidente da celebração da Palavra ou da missa precisa necessariamente concluir dizendo a fórmula que pede o Missal.
Isso mesmo Luiz. O correto é isso, o padre concluir quando a música escolhida não for a própria fórmula do ato com os tropos contidos no missal
Ótimo
Amém ⛪️
excelente conteúdo
Segundo a IGMR 51 e 52, Ato Penitencial e Senhor tende piedade são ritos diferentes que se fundem em uma das formas do Ato Penitencial, o Kyrie tropado.
E que dizer dos que cantam conforme o missal, mas excedem nas notas e gritaria na hora do Kyrie?
Boa noite
Sigo o Missal
Gostei muito desse comentário
Paróquia São José de Botelhos, Minas Gerais
O começo 😂😂😂👏🏻
Vocês são demais!
Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode! Se puder em latim total pra evitar reclamações do povo do ano de 1.700
Comédia pode ? está no missal romano também? rs rs rs
Verdade difícil pessoal aceitar. Passamos por isso aqui. Mas vale ressaltar , Q no tempo da quaresma , Natal , tem fórmulas especificas além dessas 3 citadas no vídeo. Obrigada pela instrução.
@cantebemamissa me tirem uma dúvida um canto de uma banda chamada Capella que estão com várias composições próprias a estrofe está de acordo? ela diz...Senhor que vistes ao mundo para nos salvar tem piedade de nós...e em seguida refrão kyrie mais duas estrofes alternando o refrão Christe e Kyrie novamente!..outra música deles que executamos na nossa comunidade é a Santo,santo,santo é o Senhor(banda Capella) vcs conhecem a banda ou as músicas deles?
Oi Valdeci, ótimo seu comentário. A música de Ato Penitencial (Senhor que vieste ao mundo para nós salvar....) ao qual você se refere pode ser cantada pois está no Missal, porém a letra está prevista para o tempo do advento! Já o Santo que você comentou, você precisa analisar se tem alterações na letra. Se tiver, então, não estaria adequado! Esperamos ter ajudado!
No começo do vídeo, dei muita risada.
Os Kyries de Taizé também podem ser utilizados. Grande abraço.
Kkk sim, eu cantei por muito tempo o da "ovelha perdida" mas estudando a respeito das fórmulas do ato penitencial, vemos que existem POUCAS opções
@@CanteBemaMissa tudo muito engessado, isso vai cansar uma hora e de tanto encher o saco, afastar as pessoas.
Já ouvi no ato penitencial espumas ao vento.
Misericórdia 🤦♂️
Aqui em Guarda dos Ferreiros MG paróquia Santa Cruz que é a nossa trocou o padre ele não gosta do kirie estamos cantando assim....Tende piedade de nós Senhor, tende piedade de nós escuta o clamor....Tende piedade de nós o Cristo perdoa todas as nossas faltas por seu amor..... e repete o refrão e fim. Por favor vocês conhecem?
Elma, obrigado pela pergunta.
São duas situações:
1° Não tem porque O PADRE não gostar do Kirye, pois é uma opção dada pela igreja. Se o receio dele é que o povo não entenda, basta ele ou alguém capacitado, dê uma breve explicação a respeito antes da missa ou no momento dos avisos.
2° esse texto não compreede nas opções para o ato penitencial. O "refrão" é apenas SENHOR/CRISTO TENDE PIEDADE DE NÓS, e nada além disso.
@@CanteBemaMissa Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode. Já que consideram que os cantos estão esculhambando a liturgia, é só parar, reza Falado e pronto! Daqui um pouco vão querer por 1 canto como oficial pra todo mundo... Por favor, é por serem muito chatos que afastam as pessoas de Deus, tornam o caminho cansativo, exausto, dizimam a hortelã, coam um mosquito e engolem um camelo. Se é errado que a CNBB proíba todas as paroquias e pronto e também não aceitem ritos de candomblé e roupas usadas nas missas... Por um lado criticam qualquer coisinha, mas o papa vai em outra direção, recebendo imagens de deuses indígenas no VAticano. Sim entendo que ele fez isso para "paz" com os povos originários, mas se o papa tem abertura de pensamento, daí aqui ficam até ridicularizando qualquer coisa litúrgica que os mesmos padres até nao sabem?
Muito bom.....qual o erro teológico na música como a ovelha perdida..
Olá Silvio! Como já respondi outro colega acima, tem várias questões que englobam o canto da "Ovelha perdida", não NECESSARIAMENTE UM ERRO TEOLÓGICO, mas pra isso precisaria de um vídeo só pra isso ou discorrer num argumento muito extenso para que pudesse ser compreendido... Mas tem vários outros motivos que nos levariam a julgar este canto não adequado para o ato penitencial... veja que dizemos, NÃO ADEQUADO, e não que ele seja PROIBIDO... Vamos lá: uma delas e a principal é que a fórmula da letra das estrofes não faz parte das fórmulas previstas na IGMR, só por isso esse canto já não seria adequado. Outro ponto muito importante, é que é um canto individualista, ou seja, cuja a letra é escrita na primeira pessoa do singular, e na missa, a premissa é de que estamos celebrando em comunidade, e as letras dos cantos devem ser conjugadas no NÓS, ou seja, primeira pessoa do plural. Mas essa é a nossa posição, mediante nossos estudos e interpretação, mas que está longe de ser verdade absoluta. Cada um está a livre escolha e vontade de usar o canto ou não. Inclusive tem padres que gostam, outros não. Grande abraço!
Amei
Muito obrigado pelos esclarecimentos. Aprendi bastante hoje aqui com vocês. Obrigado mesmo 😘
Nós que agradecemos!
Gostaria de uma melodia para cantar o Ato Penitencial com a mudanca que teve no Missal, ou seja com a letra na íntegra como no folheto. Obrigadaaa
Elizete, você se refere à primeira fórmula do ato penitencial né? A "CONFESSO A DEUS" chamado de confiteor.
Essa fórmula não é prevista para ser cantada no ato penitencial, ela é para ser rezada mesmo. Mas o Kyrie, que vem após a conclusão pelo sacerdote, essa sim pode ser cantada. Nesse caso pode se usar qualquer "refrão" que respeite a letra do Senhor/Cristo tende piedade de nós, ou Kyrie/Christe Eleison.
@@CanteBemaMissa obrigadaa pela atenção. Vou repassar para os meus amigos cantores.
eu so canto os catinco que estão disponivel para o dia neste sait[ canticos para a missa]
Sempre é bom sabernos os critérios para fazermos as melhores escolhas!
❤❤
Parabéns jovens❤
Você falou que o rito do ato penitencial não é omitido em nenhum momento do ano litúrgico, mas na quarta-feira de cinzas, especificamente, é omitido, porque substituído pela imposição das cinzas.
Oi Luciano, sim, mas nesse caso ele é substituído, omitido nunca ocorre. Ou ele é substituído pela aspersão ou pela imposição das cinzas. Mas o rito de "pedir perdão e nos reconhecermos como pecadores e Deus como misericordioso" nunca é retirado da missa, só "trocado" por outro.
é adequado cantar "senhor que vieste para perdoar" da comunidade recado??
Olá Matheus, sim, as estrofes batem com os tropos do missal. 😀
Ofertorio.. só pode se falar de pão e vinho , ou não,
Não Mercy, pode-se falar de gratidão, de oferta da vida e num contexto geral de comunidade. Além de poder se lembrar nesse momento a memória caso haja.
Apresentem as sugestões sem zombar dos erros dos outros. Tenho certeza que todos já cometemos os mesmos erros. Ninguém nasce sabendo. Cursos, padres interessados, pessoas engajadas, tudo é importante para um novo recomeço.
Oi Elfrance, não zombamos dos outros. Todos esses erros nós mesmos cometemos em nossa caminhada, se zombamos de alguém, foi de nós mesmos hehe!
A ideia é justamente de uma forma divertida chamar a atenção
Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode! Se puder em latim total pra evitar reclamações do povo do ano de 1.700
"Senhor, Que Sois o Caminho", do Pe. José Lauro, pode?
Se a letra estiver como no Ordinário da Missa sim!
É preciso verificar na íntegra da afirmar com mais segurança 🙏🏼
Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode! e rezado em latim ainda porque o missal de 1700 era assim.
Olá, a Paz de Cristo!
Tem umas dicas para o canto do dia dos fiéis defuntos ( dia 02/11/22)?
Afia, saiu hoje no canal 😁
Eu confesso tbm e litúrgico.
Vocês poderiam falar sobre as "invocações alternativas do ato penitencial", por favor.
Obrigado Gabriel pela sua resposta. Nós indicamos somente serem utilizadas as invocações (tropos) oficiais da igreja, que são as que constam no missal, do ordinário da missa. Existem algumas possibilidades também para alguns Santos e solenidades específicas, mas não constam no missal, são adaptações.
@@CanteBemaMissa, agradeço pela resposta. O pedido que fiz é para sugestão de vídeo. As "invocações alternativas" constam no missal, por isso pedi. A forma como vocês explicam assuntos densos é muito simples, rápida e clara. Daí achei que pudessem não só me ajudar, como ajudar muitos outros.
Certo Gabriel, obrigado pela sugestão!!
E quando cantar o ato em gregoriano,eu canto na igreja
Bom dia! Queridos professores, porque vcs afirmam que a musica como ovelha perdida , contem erros teológicos, e não estão dentro da formulas do ato penitencial? gostaria de saber, para não cometer mais erros.
É dificil para myita gente admitir a mudança, pois estão obsecadas por esses cantos . Conheço um irmão que diz : faz mais de 25 anos q canto na igreja e quem me repassou pra mim foi um grande cantor
Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode
Po canta somos miçionaro viemos pede perdaõ
Não Josefa, como explicamos neste vídeo este canto não segue as letras do MISSAL para o Ato Penitencial.
Cheguei faz pouco tempo, e amo seus vídeos! Excelente conteúdo! Nunca cantei nenhum desses! Na dúvida sobre qual escolher, como não tenho muito acesso ao Missal Romano, canto o q vem na liturgia, ou o q está na bíblia "Ave Maria". Uso melodias já conhecidas, que sejam tranquilas, e as estrofes sejam cantadas solo, como é o salmo.
Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode! Se puder em latim total pra evitar reclamações do povo do ano de 1.700
Eu sempre canto o ato de acordo com as fórmulas do Missal, mas os padres precisam ter mais cuidado e não permitirem que certas músicas sejam cantadas na missa
Exatamente Alzira. Contudo, nem sempre os próprios padres sabem disso. Não se estuda muito sobre música liturgica nos seminários, então muitas vezes fica por conta de cada padre em se aprofundar no assunto
Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode
Paz e bem! Muito bom o canal de vocês!!
Sobre os dos cantos que vocês citaram como "corretamente litúrgicos":
1) Senhor que viestes salvar os corações arrependidos: piedade, piedade ...
2) Senhor que viestes salvar os corações arrependidos: Kyrie eleison...
Na verdade eles também não possuem a estrutura correta da 3ª Fórmula do Ato Penitencial, pois o solista não se inclui na súplica, a frase para na metade. A letra correta (completa) conforme conta no missal é:
"Solista: Senhor que viestes salvar os corações arrependidos, tende piedade de nós.
Assembléia: Senhor, tende piedade de nós (ou Kyrie Eleison)"
Sendo assim, a estrutura da 3ª Fórmula é:
SOLISTA
1ª parte - A quem me dirijo: "Senhor"
2ª parte - Em seguida um louvor / aclamação: "que vistes salvar os corações arrependidos"
3ª parte Súplica: "Tende piedade de nós"
ASSEMBLEIA
- Repetição da 1ª parte (Senhor) e da 3ª parte (Tende piedade de nós)
Portanto, seguindo essa estrutura, esses dois cantos que vocês citaram não estariam devidamente adequados.
Obrigado pelas contribuições!
Sempre estamos aprendendo e estudando!
Grande abraço!
Ou seja, pelo que estou vendo está tudo errado, os fariseus eram cheios de regras e o coração longe de Deus
@@alaneto3679 O que nós, e outros canais que temos como referência como o William Damasceno, não falamos apenas de regras, e não dizemos que está tudo errado.;; pensar que são epanas "regras" é não entender a essência da liturgia e da Santa Missa em sua profundidade. Só estamos ajudando a esclarecer que a liturgia SEMPRE foi dessa forma, mas após o concício vaticano II a igreja abriu possibilidades além do canto gregoriano, porém, perdeu-se o controle dessa abertura e muitas musicas improprias para os ritos da missa foram ditas como próprias. Agora, que a internet nos possibilita ir longe estamos ajudando informar, dentro das nossas limitaçoes, e também errando, mas, é melhor errarmos tentando acertar, do que desviar o o olhar da essência da liturgia e fazer de "qualquer jeito" só porque sempre fizemos assim ou assado... "Quem tem ouvidos, ouça!"
Concordo
Como a ovelha perdida está tem o que vcs falam é porque não pode cantar?
Oi Elias, sim o "Ovelha Perdida" não é um canto Litúrgico. A letra dele está fora do texto do missal. Somente o refrão se encaixa (com ressalvas), ja as estrofes NÃO. Portanto, é uma música a ser evitada ao máximo.
Como assim Kyrie eleison da shalom não é litúrgica ? Chocada!
Boa tarde! como faço pra mandar a melodia de um ato penitencial liturgico que coloquei na letra, Sehor que vieste salvar os corações arrependidos, caso achem oportuno poderiam fazer um video para divulgar?
Alane, mande para o nosso e-mail que está na descrição de todos os nossos vídeos
Muito bacana o conteúdo, parabéns! Fiquei com uma dúvida: em algum momento do video foi dito que o ato nao muda de acordo com o tempo litúrgico. Mas observo que ha oracoes especificas no kissal romano conforme o tempo liturgico ex: advento - Tem aquela senhor filho de Deus que nacsendo da virgem Maria .. que nao é indicada em outros tempos.
Outro exemplo: Senhor que viestes ao mundo para nós Salvar.....que também é indicada no advento. Pelo que vcs disseram isso fica livre, correto? Sendo a letra do missal romano pode-se usar qualquer uma em qualquer tempo?
Oi Elaine, bom dia! Esse video foram os primeiros do canal, de fato, o ato penitencial muda s conforme o tempo litúrgico. Existem tropos para cada tempo.
Aqui está um vídeo nosso mais recente e com informações mais precisas e corretas após alguns estudos mais aprofundados.
ua-cam.com/video/i4dMLfVDVPI/v-deo.html
O indicado é seguir os tropos próprios de cada tempo.
@@CanteBemaMissa Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode! Se puder em latim total pra evitar reclamações do povo do ano de 1.700
Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode! Se puder em latim total pra evitar reclamações do povo do ano de 1.700
Vanessa e Agnaldo, me explica por favor, pode ser cantado o Ato Penitencial que vem na liturgia diária, como cada domingo e dias votivos
Ou na liturgia Diária vem Ato Penitencial que não é o certo!
Maria, existem várias edições da liturgia diária. Seria preciso analisar qual é o texto que vem ali se é o correspondente aos do missal ou outros
Obrigada@@CanteBemaMissa Deus abençoe vcs 🙏
O canto CONTRITO HUMILHADO, PROSTRADO MEU CORAÇÃO ESTÁ.... PRECISO TANTO DE TI, MEU SENHOR VEM ME SOCORRER .... ELE É LITÚRGICO?
Para o ato penitencial ele não é adequado Anny. Por não conter as invocações (chamadas de tropos) do missal. Outro motivo é por ser uma música cuja letra é individualista e não está em contexto de comunidade.
Coração inquieto também não se deve cantar no ato penitencial?
Não, Maya. Assim como foi dito pelos professores sobre o canto da Ovelha Perdida, esse canto não atende a nenhuma das fórmulas do Ato Penitencial e também está em primeira pessoa, individual e, a premissa dos cantos litúrgicos é que estejam no plural, pois celebramos em Comunidade. É um canto de perdão sim, mas não um Ato Penitencial.
@@jclevesan obrigada pela explicação 🥰
O canto Renova o Mundo do Shalom está nas sugestões de canto ?
Não conhecemos essa letra, poderia colocar aqui?
Renova o Mundo
Comunidade Católica Shalom
Senhor, que Sois o caminho que conduz ao Pai
Tende piedade, tende piedade de nós
Kyrie! Kyrie Eleison!
Kyrie Eleison!
Cristo, que Sois a verdade que ilumina os povos
Tende piedade, tende piedade de nós
Christe! Christe Eleison!
Christe Eleison!
Senhor, que Sois a vida que renova o mundo
Tende piedade, tende piedade de nós
Kyrie! Kyrie Eleison!
Kyrie Eleison!@@CanteBemaMissa
Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode! Se puder em latim total pra evitar reclamações do povo do ano de 1.700
Na primeira fórmula do Ato Penitencial, o Confesso a Deus e o 'Senhor, tende piedade' não podem ser misturados. Ou canta o Confesso a Deus e reza o 'Senhor, tende piedade', ou o contrário, reza o Confesso a Deus e canta o 'Senhor, tende piedade' (forma mais usual).
Oi Kauani, obrigado pelo seu comentário!
Não é previsto que o "Confesso a Deus" seja cantado, de fato ele é prioritariamente lido. CONTUDO, não encontramos observações nos respectivos documentos da igreja acerca dessa fórmula que indique que se uma parte é cantada a outra é lida. Caso tenha e você encontre, por gentileza nos indique aqui nos comentários! Grande abraço!
Salve Maria!
No video voces deixam claro que o ato penitencial deve seguir a letra específica assim como o hino do Glória.
Porém, voces citam o confesso cantado que nao corresponde a formula original e também cantam duas melodias da terceira fórmula que nao consta o "tende pidedade de nós" antes do Senhor, tende..... E ai, deve seguir a formula original ou não?
Jean, temos vídeos e lives mais recentes que corrigimos esse ponto. Esse vídeo aí ja é meio antigo e atualmente temos muito mais aprofundamento nesse aspecto.
Mas sim, tem que seguir a fórmula sem NENHUMA alteração. No máximo repetir alguma palavra ou outra, mas só se for muito necessário.
@@CanteBemaMissa perfeito! Brigadão! Obrigado pelo esclarecimento. Deus abençoe vocês
@@CanteBemaMissa Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode! Se puder em latim total pra evitar reclamações do povo do ano de 1.700
Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode! Se puder em latim total pra evitar reclamações do povo do ano de 1.700
@@valdemirosantos1227 estudar é bom amigo! A igreja define como tudo deve ser! Inclusive o latim é permitido!
Boa tarde. Onde estou coordenador, não consegui esclarecer pois me disseram que no canto como a ovelha, tem o kirie, Kriste e kirie?😢
Ola Marcelo, sim, tem o Kirye etc, MASS, isso não basta para este canto ser Litúrgico para o ato penitencial. Quem lhe disse isso, tem um conhecimento muito superficial e incompleto em relação ao canto liturgico.
O Ato Penitencial é uma parte do ORDINÁRIO DA MISSA, e por isso, precisa seguir também as "ESTROFES" que estão no missal. Não basta ser apenas o refrão, precisa ser em sua totalidade.
Use o app Pocket Terço, e na aba de liturgia vá até a liturgia de qualquer domingo e clique no link ORDINÁRIO DA MISSA, lá você encontrará todas as opções das estrofes (chamadas de tropos) que podem ser usadas na missa de acordo com cada tempo Litúrgico.
Continue nos seguindo, em breve faremos uma live completa sobre o ATO PENITENCIAL onde detalharemos tudo isso.
Fique com Deus! 🙏
Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode! Se puder em latim total pra evitar reclamações do povo do ano de 1.700
Tire-me uma dúvida por favor, o canto: senhor que sois a plenitude da verdade e da graça,tende piedade de nós
R: kyrie Eleison.... Esta de acordo?
Se for este texto abaixo sim, é a 5° opção de invocação para terceira fórmula do ato penitencial para o TEMPO COMUM:
Senhor, que sois a plenitude da verdade e da graça,
tende piedade de nós.
R. Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, que vos tornastes pobre para nos enriquecer,
tende piedade de nós.
R. Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, que viestes para fazer de nós o vosso povo santo,
tende piedade de nós.
R. Senhor, tende piedade de nós.
@@CanteBemaMissa obrigado, é está mesmo 🙌🏻 vocês fazem um trabalho lindo, parabéns
Qual o más indicado para a missa da epifania do senhor
Qualquer um, desde que a letra esteja adequada ao missal. Mas fzemos uma live com músicas de natal e lá nós fizemos ao vivo um ato penitencial para o tempo do natal, e que serve pra missa da epifania.
Perdoa-me (Comunidade Shalom) - pode ser cantado na Missa?
Oi Jan, este canto tem uma melodia linda, contudo, a letra não consta no missal, portanto, não tem os "tropos" adequados. Em especial por ter uma letra num contexto individualista, algo que não é adequado para o ato penitencial na missa.
Vcs poderia deixar Whatsapp pra tirar dúvidas.. colaboro na minha capela e não tenho muito conhecimento
Claro, basta você ser Membro do nosso canal! Por apenas R$7,99 por mês. Clique em SEJA MEMBRO no canal, abaixo dos vídeos!
Eu queria cantar na missa do p próximo domingo 28.Pelos pecados erros passados. Só que dizem que não é litúrgico . Me ajudem aí
Sim Claudete, ele não segue as estrofes com os textos previstos no missal. Logo vai sair um vídeo novo explicando mais sobre isso no canal. Fica de olho! 😃
Ter o cuidadoao compor pois o ato penitência tem suas partes fixas.
Sim, exatamente. Temos as letras do missal
A música Perdoa-me da Comunidade Shalom é cantada no ato penitencial?
Infelizmente não Isabella. Este canto não tem as invocações que constam no missal romano bem como é um canto individualista, portanto, não adequado!
Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode!
Pode ser uma opção. A outra opção é simplesmente seguirmos os textos do missal e formar as pessoas.
Por nossas fraqueza humana é litúrgica?
Nós não costumamos dizer que é litúrgica ou não, mas sim se é adequado ou não. Neste caso, acreditamos não ser adequado por NÃO CONTER a parte CRISTO TENDE PIEDADE DE NÓS. Só contém Senhor tende piedade (e ainda sem o nós).
Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode! Se puder em latim total pra evitar reclamações do povo do ano de 1.700
Boa noite eu tenho maior dificuldade de escolher o ato penitencial
Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode! Se puder em latim total pra evitar reclamações do povo do ano de 1.700
"Eu canto a elegria Senhor, de ser perdoado no amor". Não canto mais
Um vídeo, por favor.....de como não ser persona non grata e conseguir colocar na cabeça, dos "antigos"....q estamos tentando cantar certo.....😢
Beth, infelizmente é só oração e perseverança, especialmente pelo exemplo
Pelos pecados, erros passados... pode ser cantando?
Olá Laurentino infelizmente não. Apesar de uma bonita melodia este canto não segue a letra conforme o missal
Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode! Se puder em latim total pra evitar reclamações do povo do ano de 1.700
Pode ser cantado "Misericórdia, Senhor Miséricordia, misericórdia, senhor escuta o lamento..._?
Ele serve como um mantra antes da celebração por exemplo, mas não consta em nenhuma das fórmulas oficiais do ato penitencial que estão no missal. Logo, julgamos não ser adequado como Ato Penitencial.
Esse canto,misericórdia, sr misericórdia, é colocado na folha de canto da minha comunidade pro ministério de música, utilizar....em uma época do ano....e há vários anos.....será difícil dissuadir o coordenador....me dê um argumento, por favor.....muito bom,com embasamento......
Tenho uma dúvida, dá para cantar Senhor vós sois o caminho guia-nos o Pai com carinho de nós tende piedade
Oi Márcia, sim, essa letra consta no missal, pode cantar sim 😃
Na realidade, esta é uma opção adaptada e incompleta do tropo correto que consta no Missal Romano:
1. Senhor, que sois o caminho que leva ao Pai, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
2. Cristo, que sois a verdade que ilumina os povos, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
3. Senhor, que sois a vida que renova o mundo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Sugiro cantar este que é o tropo correto. É só procurar no UA-cam que você encontra diversas melodias com essa letra.
Lembrei-me dessas: (🥴)
1. "Senhor, tende piedade e perdoai a nossa culpa! E perdoai a nossa culpa/porque nós somos vosso povo que vem pedir Vosso perdão!"
2. "Pelo riso que eu não dei/por alguém que magoei/o perdão que eu neguei/pelo mal que pratiquei..." (anos 1990)
3. "Tende piedade, tende piedade! Tende Piedade de nós, oh Senhor." (Pe. Zezinho)
4. "Perdão, Senhor, perdão por não ser santo! Perdão, Senhor, por ter pecado tanto! A história é uma só da humanidade e minha. A queda sempre existe pra aquele que caminha; mas há um Salvador que vem ressuscitar, aquele que da queda quiser se levantar! O senso do pecado estamos nós perdendo; para a eternidade estamos nós morrendo! Que adianta termos Cruz em nossa companhia, se dela nós tiramos o Cristo, noite e dia?
5. "Perdão, Senhor por eu não amar/a cada irmão com o mesmo amor com que você me amou..."
Nuusss verdade
Tem grupo q canta qualquer canto fora da liturgia
Infelizmente sim Creuza! Mas é pra isso que estamos aqui! 😁
e o padre está deixando? Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode! Se puder em latim total pra evitar reclamações do povo do ano de 1.700
Em se falando de música na missa, os anos 1990 foram o suco de chorume! 🥴
Pois é, essa é uma REGRA, certo? Por que a maioria dos párocos não aderem? Ah, o ser humano. Só Deus mesmo
Então, não seria necessário ensinar aos padres primeiro? Ou talvez porque eles mesmos não concordam em engessar a liturgia? Se dependesse de alguns, ainda estaríamos rezando a missa em latim, para atender aos "preceitos". Não sou contra regras, mas mesmo elas podem ser revistas, erros teológicos não podem mesmo, mas que a forma de glorificar a Deus através de música e formula do ato penitencial só do mesmo jeito, fazendo cantores extravasar nas notas musicais do Kyrie daí pode? Não seria um errro também cantar estridente, com instrumentos como baterias, pandeiros etc? É muito bonitinho seguir os regramentos, mas antes de ridicularizar o jeito que foi cantado antes, façam isso com os padres então que permitiram isso, se é o caso.... Lembrem que em 1900, fazer oraçao na missa em portugues nao podia, será que daqui um século, esse formato também náo terá mudado? Devemos seguir regras, mas acho também que há um pelo menos um pouco de engessamento nisso tudo e que um dia será revisto, pois não há limites para a ação do Espírito Santo, quando o ser humano pensa que está dominando, Ele mostra que não é bem assim.
Oii! Muito perdoais é anti litúrgico ou pode cantar na missa?
Oi Rany, não existe canto "anti-litúrgico". Anti litúrgico são nossas ações na liturgia. Falamos bastate disso em algumas lives, dê uma olhaa :-D É um termo equivocado que se utiliza. O mais correto seria usarmos o termos canto inadequado ou algo assim.
Enfim, mas indo à resposta da sua pergunta, sim o canto "Muito Perdoais" pode ser cantado na missa, pois a letra das estrofes consta no Missal Romano.
O ato penitencial "Quero Confessar " e errado?
Olá, não conhecemos essa música. Você deve analisar a letra. Se ela for literalmente a oração do "confesso a Deus todo poderoso....." Então sim... senão, não.
Oi e a quele Perdoai nois o pai é só pra coresma
Oi Marina. Se o canto tiver a frase: "SENHOR TENDE PIEDADE DE NÓS, CRISTO TENDE PIEDADE DE NÓS", ele serve pra qualquer época do ano.
Mas se é aquele canto: "Perdoai-nos o pai, as nossas ofensas, como nós perdoamos a quem nos ofendeu... se eu não perdoar o meu irmão, o Senhor não me dá o seu perdão"... etc. Esse NÃO é um canto que se encaixa no ato penitencial da missa em nenhum tempo Litúrgico. Ele é legal pra um momento de perdão em algum grupo de oração, ou momento de adoração. Mas pra missa ele não é adequado! 😁 Nos diga se o que você citou é esse da letra acima.
Ato penitencial Perdoa me é missal romano
Oi Antonio, não conhecemos essa música à qual você se refere. Poderia colocar a letra dessa música aqui no comentário para a gente poder analisar?
E o ato penitencial que começa assim: Eu canto a alegria senhor de ser PERDOADO no amor
Oi Judite. Importante que o ato penitencial (na verdade todos os cantos da missa) sejam com uma letra conjugado na primeira pessoa do plural, ou seja, no NÓS! Pois os cantos da missa precisam estar nesse contexto de COMUNIDADE, e não no individual. Cantos que tenham frases com: EU, TE PEÇO, MEU, MINHA, ME, ETC... devem ser sempre evitados na missa. (Exceto quando o texto é retirado de um contexto bíblico e tenham relação com a liturgia do dia).
às vezes me pergunto: A Liturgia está a serviço da Missa, ou a Missa esta a serviço da Liturgia? É muito nobre e legitimo o zelo por atender à liturgia, mas penso que a Graça de cada momento celebrativo é que precisa acontecer na vida dos Participantes! Admiro os Sacerdotes que conseguem acolher um bom canto de perdão que faz o arrependimento acontecer e conclui o Ato Penitencial rezando a forma litúrgica ao final, sem criar caso, critica o brigas ou zombarias! .
Laurentino, muito obrigado pelo seu comentário, muito oportuno. Mas respondendo à pergunta inicial: nem uma coisa e nem outra. A Missa e a liturgia se completam. Uma depende da outra, e uma não existe sem a outra. A liturgia é uma sequencia de ritos, e estes ritos juntos formam a Santa Missa, e a Missa sem a liturgia não acontece.
A graça de cada momento independe do padre, a missa é graça em si mesma com ou sem música. Mas, a música sim, essa deve estar a serviço da missa e executar o que está previsto da forma que está prevista, tanto por nós músicos, quanto pelos padre. O arrependimento dos nossos pecados realmente não depende do padre, muito menos do canto, ele depende individualmente de cada um de nós.
Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode! Se puder em latim total pra evitar reclamações do povo do ano de 1.700
Sou leiga e não sei muito desculpem.
Aposto que voces estao com saudade de cantar esses atos ...😂 Hahaha brincadeira
senhor tende piedade de nós. Pelo irmao que nao amei
Oi Lucicleide, pois é, este canto também não é correto. Ele não tem partes da letra do missal, bem como a letra é individualista. Observe: pelo irmão que não AMEI, CAUSEI, EU NÃO FIZ ETC... música bonita porém, individualista e fora do contexto de comunidade. Musica que cantamos muito inclusive (no passado) mas hoje, sabemos que não é adequada.
@@CanteBemaMissa ok, obrigada! Eita, eu vou tirar ele da folha. Muito obrigada!!!!!!
Pra ser sincero com VCS... O povo nem liga mais
O que o povo nem liga mais?
@@CanteBemaMissa para as músicas, se é litúrgica ou não!!
Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode! Se puder em latim total pra evitar reclamações do povo do ano de 1.700
Se os próprios padres não ligam? a CNBB liga? Se for proibir federalvelmente, muitos grupos nao cantarão mais, trabalham de graça, sem ajuda da paroquia, eles mesmos tem que comprar instrumentos, estudar, ter tempo pra trabalhar e se dedicar , nem todo mundo tem tempo pra isso hoje em dia, se encher muito o saco, ninguém quer mais, há paroquias do interior que nao tem estrutura das arquidioceses... comecem a encher muito o saco pra ver onde vai dar nisso....
Então, não seria necessário ensinar aos padres primeiro? Ou talvez porque eles mesmos não concordam em engessar a liturgia? Se dependesse de algumas pessoas, ainda estaríamos rezando a missa em latim, para atender aos "preceitos". Não sou contra regras, mas mesmo elas podem ser revistas, erros teológicos não podem mesmo, mas que a forma de glorificar a Deus através de música e formula do ato penitencial só do mesmo jeito, fazendo cantores extravasar nas notas musicais do Kyrie daí pode? Não seria um errro também cantar estridente, com instrumentos como baterias, pandeiros etc? É muito bonitinho seguir os regramentos, mas antes de ridicularizar o jeito que foi cantado antes, façam isso com os padres então que permitiram isso, se é o caso.... Lembrem que em 1900, fazer oração na missa em portugues nao podia, será que daqui um século, esse formato de hoje (2024) também náo terá mudado? Devemos seguir regras, mas acho também que há pelo menos um pouco de engessamento nisso tudo e que um dia será revisto, pois não há limites para a ação do Espírito Santo, quando o ser humano pensa que está dominando, Ele mostra que não é bem assim.
Irmão boa tarde!
Não somos nós que estamos engessando a liturgia. A igreja nos dá normas, e como servos devemos cumpri-las. Normas essas que já foram inspiradas pelo Espírito Santo, chamado de magistério da igreja, e não cabe a nós escolhermos cantos simplesmente por "unção" ou "inspiração" pois isso ja foi dada a igreja pelos textos do ordinário da missa, bem como pelas antifonas e salmos da liturgia, e muito menos cabe a nós (nem aos padres) alterar esses textos MILENARES.
Os excessos de qualquer lado não são bem vindos realmente, neste vídeo em questão falamos apenas de um canto específico (um momento da missa) e sem detalhar, pois não era a proposta desse vídeo, mas só mostrar o básico do básico.
Alguns aspectos com excessos que você citou realmente não são permitidos pela igreja, como o caso dos instrumentos exagerados.
Por fim irmão, realmente você está certíssimo enquanto a formação dos padres. Realmente falta, é falha nos seminários e eles deveriam sim buscar formação continuada nesse sentido, mas, também cabe a nós leigos ajudarem os mesmos, também é nossa função buscar formação para fazer bem o nosso serviço em obediência á Santa Igreja. Se os padres não são obedientes não sendo exemplo não significa que devemos desobedecer também. Uma coisa não justifica a outra. Nossa função também é ajudá-los, afinal, ser padre exige muitas funções, e é humanamente impossível eles saberem tudo, e além do mais a função deles (na missa) é rezá-la, é fazer o milagre da nossa fé acontecer, é transubstanciar pão e vinho em corpo e sangue e nos alimentar com a palavra. A função de cantar A missa é nossa, não deles, então os primeiros a saberem das normas devem ser a gente, não os padres. E aos que vão contra a gente reza, forma o povo, e o povo junto (que é mais do que Um) ensina o padre com caridade, paciência e conhecimento.
Grande abraço! 🙏🏼
Quem procura o canal esta interessado em coisa séria e vocês ficam fazendo gracinhas, falar da Santa missa deve ser coisa com responsabilidade e seriedade.
Francisco, em nenhum momento deixamos de levar o conteúdo a sério. A gente só quer deixar o conteúdo (que infelizmente poucas pessoas buscam) mais leve e descontraído. Mas JAMAIS tirando o valor e a seriedade da Santa Missa.
Caso não goste de conteúdos leves mas de assuntos sérios, devem haver outros pela internet que abordem esse assunto sem fazer graça. Mas, se preferir, continue conosco, temos certeza de que será muito útil e trará graças ao seu serviço!
Paz e bem!
@@CanteBemaMissa mas esses cantos que vocês desprezam e debocham pode até não ser litúrgicos, mas com certeza que os compôs estava. Iluminado e cheio de boas intenções.
Sim Francisco, com certeza. De boas intenções o lado de lá está cheio né rsrs! Contudo, não dissemos em nenhum momento que são más intenções, contudo esses cantos servem para outros momentos (que fizemos de forma divertida, não debochada, e muito menos desprezada e que fizemos MUUUITAS VEZES, por isso temos essa liberdade de brincar, pois foi erro nosso também). Eles são muito bonitos e podem ser aplicados fora da missa, contudo, na missa hoje sabemos que eles não cabem. Muitos cantos são muito muito lindos, inspirados e iluminados os seus compositores, contudo, nem todos SERVEM para a missa. Não serem adequados pra missa, não quer dizer que sejam "desiluminados" ou com más intenções.
Paz e bem!
O deboche de vocês é um ultraje, desrespeitoso, anti-ético etc. Não se educa assim.
MArcelo, você assistiu mais dos nossos vídeo? Vai entender que nós APENAS estáva-mos representando. Mas de longe faltamos com respeito e muito menos fomos anti éticos.
Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode! Se puder em latim total pra evitar reclamações do povo do ano de 1.700
@@CanteBemaMissa Melhor é que seja somente rezado o Ato penitencial falado, aí evita esse "problema" de cantorias pode ou não pode! Se puder em latim total pra evitar reclamações do povo do ano de 1.700
Eles tem que educar os padres primeiro.
Nao Deus e mas nao tem nada ver
Boa noite
Aposto que voces estao com saudade de cantar esses atos ...😂 Hahaha brincadeira
Pior que não kkkk
Os litúrgicos são mais bonitos quando a gente passa a entender o seu sentido.