Coral BDMG- Jardim da Fantasia(Bem te Vi) de Paulinho Pedra Azul- em Montes Claros(MG) em 1995

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 21 жов 2024
  • Neste registro , no projeto Quatro Cantos - Coral na Praça, em 1995 em Montes Claros, o Coral BDMG apresenta a música "Jardim da Fantasia(Bem te vi)", de Paulinho Pedra Azul.
    Esta música e o maior sucesso do cantor, compositor, poeta , artista plástico e escritor, nascido em Pedra Azul em Minas Gerais.
    Sobre essa música, ao contrário do que muita gente pensa, o "Bem te vi " da canção não é a respeito do pássaro e sim ao olhar. leiam o relato dele dado em 2019 em sua página pessoal do Facebook:
    O CANTOR E O PÁSSARO
    O " bem te vi " que canto no meu disco JARDIM DA FANTASIA, não é o pássaro, e, sim, o olhar. Bem que eu vi você andar por um jardim em flor...! porém, não nego que esse pássaro faz parte da minha vida, com sua presença constante na roça, na cidade, nos fios dos postes das ruas, na MTV (EMTIVI), meu bem... eu te vi, olha, mãe...um BEM-TE-VI! ...quando te vi, e por aí vai o vai e vem desse som agudo, que parece procurar ou pedir alguma coisa. O BEM - TE-VI é sagrado pelas suas cores, preto, branco, marrom e amarelo. Degradando-se em tons pastéis e harmoniosos. Quando gravamos essa música em 1981, nos estúdios da RCA e hoje, UNIVERSAL, o Beto Percussionista, sugeriu colocar o canto do pássaro no final e eu pedi que não o fizesse, pois daria dupla interpretação; mas ele insistiu e pediu que eu tirasse na mixagem, sem problemas. Apesar de eu ter acompanhado toda mixagem do disco, essa e outra música ficaram por conta do técnico finalizar a mixagem, sem minha presença. Eu não tinha comentado com ele sobre retirar o canto do BEM-TE-VI e, claro, o disco seguiu pra prensagem, o pássaro ficou preso no acetato e veio a se manifestar depois que o disco foi lançado. Até hoje, tento explicar pras pessoas DO MUNDO TODO, que o "bem te vi" da música, não é o pássaro BEM-TE-VI.
    (PPAzul).
    BH, 11.12.2019, às 15:26
    Jardim da Fantasia (Bem te vi)
    (Paulinho Pedra Azul)
    Bem te vi, bem te vi
    Andar por um jardim em flor
    Chamando os bichos de amor
    Tua boca pingava mel
    Bem te quis, bem te quis
    E ainda quero muito mais
    Maior que a imensidão da paz
    Bem maior que o sol
    Onde estás?
    Voei por este céu azul
    Andei estradas do além
    Onde estará meu bem?
    Onde estás?
    Nas nuvens ou na insensatez
    Me beije só mais uma vez
    Depois volte prá lá
    Bem te vi, bem te vi
    Andar por um jardim em flor
    Chamando os bichos de amor
    Tua boca pingava mel
    Bem te quis, bem te quis
    E ainda quero muito mais
    Maior que a imensidão da paz
    Bem maior que o sol
    Onde estás?
    Voei por este céu azul
    Andei estradas do além
    Onde estará meu bem?
    Onde estás?
    Nas nuvens ou na insensatez
    Me beije só mais uma vez
    Depois volte prá lá
    Nasceu na cidade de Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Além de músico, também é autor de 200 telas a óleo e acrílico e de 15 livros.
    Sua carreira artística teve início por volta dos 13 anos de idade, inicialmente com as artes plásticas.
    A partir do final dos anos 1960 participou de festivais regionais de música e de poesia, tendo realizado inúmeros shows em cidades do interior de Minas Gerais. Nos anos 70, mudou-se para São Paulo onde morou por dez anos, período no qual trabalhou com o cantor, humorista e ator Saulo Laranjeira, também oriundo de Pedra Azul. Retornou depois para Minas, se fixando em Belo Horizonte onde até hoje reside.
    Durante o tempo em que viveu em São Paulo gravou seus três primeiros discos. O LP de estreia fez grande sucesso com a canção que lhe dá o título: "Jardim da Fantasia", popularmente conhecida como "Bem-te-vi".
    Com um estilo que varia do romântico à MPB, fortemente influenciada pelo Clube da Esquina, e com algumas composições de chorinhos.
    Apesar de não ser um constante frequentador da mídia de massa, Paulinho Pedra Azul em pesquisa feita pela AMAR (Associação de Músicos, Arranjadores e Regentes), o destacou como o segundo cantor mais conhecido de Minas Gerais, perdendo apenas para Milton Nascimento.
    O Coral BDMG, capítulo especial na história do BDMG Cultural, iniciou suas atividades em abril de 1989, em Belo Horizonte. Considerado um dos principais coros amadores de Minas Gerais, tem repertório eclético
    e especialmente dedicado à música brasileira, incluindo músicas da época colonial mineira, obras eruditas, folclóricas, populares e contemporâneas.
    Desde 1994, o Coral BDMG promove e participa da série Quatro Cantos - Coral na Praça, quatro coros na Praça da Liberdade em Belo Horizonte para divulgação da música coral. Naquele ano, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores, o Coral BDMG realizou concertos em Buenos Aires/Argentina e em Assunção/Paraguai, apresentando-se também no sul do País (Curitiba, Pelotas e Foz do Iguaçu). Ainda em 1994, participou de espetáculo com o cantor Edson Cordeiro e do show Especial Roberto Carlos 1994, transmitido por televisão para todo o Brasil.
    Em 1995, o Projeto Quatro Cantos - Coral na Praça estendeu-se a outras cidades do Estado, com a participação de corais locais.
    #coralbdmg #jardimdafantasia #paulinhopedraazul

КОМЕНТАРІ •