Boa noite meu amigo Alexandre!!! Eu que agradeço por mais estas informações que são muito úteis!!!Obrigado! Deus o abençoe e a sua família imensamente!Forte abraço e tamo junto meu irmão!!!
Isso mesmo meu amigo, as máquinas de usinagem sempre estão precisando de ajustes, e cabe ao operador observar, com o tempo se serviço o q pode ser melhorado, vai muito da observação. Abraços meu amigo!!
Parabéns pelo vídeo. No meu torno, tô enfrentando um grande problema de vibração ao usar o bedame pra cortar aço. Antigamente eu cortava normalmente, mas agora vibra muito e nem consegui achar a causa.
Boa noite Sidney! Obrigado pelo comentário!! Que tipo de torno vc tem? É de rolamento cônico ou bucha? É antigo ou mais moderno? Existem várias causas possíveis para aparecer vibração na usinagem, provavelmente algum detalhe. Se possível me passa o tipo de torno e a forma do bedame q t ajudo a encontrar uma solução! Abraços!!
@@TorneariadoSidney ja tive um Nardine 220 de correia, chamam esse torno de cebolinha, eu usava ferramenta com 0,3mm acima da altura, vc 20 m/minuto, boa saida (ângulo de cunha), e óleo solúvel de corte, e tmbm a distância do corte em relação a castanha, diâmetro da peça inflenciam mto. Vale a pena verificar o ajuste dos rolamentos da árvore. Se não encontrar o problema me avisa. Forte abraço!!
em outra empresa que trabalhava quando usava o bedame também vibrava o problema era a castanha gasta na frente não prendia o eixo corretamente ,usinei a castanha acabou o problema, não era folga no rolamento do eixo árvore.
Muito útil teu vídeo pelo menos para mim foi, e aproveitando onde a gente compra ou manda fazer estas réguas? desmontei o meu e vi quwe tem régua toda apertada e outras com barriga (ela deve encostar em todo o seu comprimento neh?).
Boa tarde Eduardo! Agradeço pelo comentário, o vídeo é bem simples mas tem boas dicas! As reguas tem que ter contato em todas extensão. Aqui no Brasil, a Romi e a Imor, que são a mesma fabricante, la na cidade de Santa Bárbara do Oeste, SP tem todas as peças de reposição dos seus tornos, qualquer que seja o ano de fabricação. Para os outros tornos, recomendo busca pela Internet, a gente encontra muita coisa. Se você quiser entra em contato comigo, WhatsApp 14 996501146, que eu avalio p vc. Abraços!
Olá amigo, trabalho na WEG motores elétricos e faço usinagem de carcaças de motores, porém há bastante ovalização nas peças após prontas. Será que é esse problema que você mostrou de folga na árvore? Ou pode ser o material da carcaça ou a velocidade errada? Enfim.
Amigo me tire uma dúvida oque pode ser eu coloquei uma barra retificada no eixo do torno passo o relógio comparador próximo a árvore fica zerado já no final da barra fica fora de centro quase 20 décimo o relógio não bate de ponta a ponta está dando medidas diferentes
Boa Noite Rodrigo. Se você prender na placa, geralmente dá diferença, pois as castanhas não dão centro exato, geralmente ficam fora de centro alguns décimos. Se vc prender entre pontas, pode ser o cabeçote móvel que está desalinhado, o mais provável, mas também em casos raros, pode ser o cabeçote fixo com algum desalinhamento. Torno sempre da alguma diferença, se vc colocar o comparador, principalmente em peças longas, dá p analisar o desgaste do barramento e algum defeito de fabricação da máquina, ou também se a máquina foi mexida. Tem que analisar com cuidado. Mas o provável no seu torno é o cabeçote móvel desalinhado. Qualquer dúvida estamos sempre a disposição! Abraços!!
@@alexandremachado3389 meu torno ta usinando um tarugo de aço mas quando desligo a placa pra vê a peça a faca de corte não pegou na peça toda por que será ela tira matérial da peça mas em algumas partes a faca de corte não tira
Meu primeiro dia numa empresa me assustei quando usinei uma peça semelhante a essa deu diferença de 0.5 mm para dentronum comprimento de 60 mm de comprimento preso só na placa sem o contra ponta.
Sim, eu tmbm já tive várias surpresas assim, torno novo torneando cônico p caramba. De tempos em tempos, é necessário tornear alguns materiais, deixando o passe final com 0,5 de ferramenta, e depois conferir o paralelismo da máquina e sempre corrigir se necessário. Máquina de usinagem a gente tem que tá sempre conferindo, regularmente. Abraços meu amigo!!
@@FabinhoTorneiro tenta fazer de novo, esse é um negócio interessante, eu tenho vontade de aprender a regular, motosserra e rocadeira de costa, faz um vídeo dessas máquinas que tem mta gente interessada em saber.
Boa tarde meu amigo! Os tornos Romi tem o anel graduado deslizante, basta vc afirmar o manipulo e girar o anel. Pode ser q o do seu torno esteja com falta de lubrificação, ou recebeu alguma pancada. Vou dar uma olhada no meu torno aki e vou ver se tem alguma solução simples.
@@gustavo18121543 os dois anéis estão duros? O meu eu fiz o seguinte, ja faz tempo, qndo desmontei, eu poli as peças com Scott brite, que é aquele tipo de esponja de lavar louça, mas tem p vender essa esponja p aplicação mecânica, em loja de ferramentas, ele é pouco abrasivo e limpa bm o metal, se não resolver, me manda foto ou vídeo pelo Whatsapp 14 996501146 que eu t faço uma avaliação.
@@gustavo18121543 tem mais um detalhe, nos tornos Romi existem ao lado do anel graduado um ou dois pontos de lubrificação, com um canal q vai tmbm p o anel, verifique se não ta obstruido, pois o normal, qndo vc põe óleo com a engrachadeira, é ficar pingando óleo na parte de baixo do anel graduado. Qualquer dúvida, estamos aki p ajudar! Abraços!!
Ganhou um inscrito, nós com tornos antigos e hobbystas temos todas essas dúvidas, video maravilhoso.
Valew meu amigo!
Boa noite meu amigo Alexandre!!!
Eu que agradeço por mais estas informações que são muito úteis!!!Obrigado!
Deus o abençoe e a sua família imensamente!Forte abraço e tamo junto meu irmão!!!
Bom dia meu amigo!
Estou procurando passar informações simples q sempre são úteis aos amigos!
Abraços, Deus sempre ao nosso lado!!
Agradeço a todos os amigos que se inscreveram, que assistem e que comentem os vídeos, o canal aki existe p divulgar conhecimento tecnico!
Muito obrigado estava com esse problema no meu torno sanches blanes. Vou resolver.
ótimas dicas
principalmente pra mim a parte que fala de velocidade de desbaste
Show.... dicas uteis pra mim, ainda mais que meu torno é um Romi.
Valew meu amigo!
Vídeo feito com base nas perguntas dos nossos amigos, procurando de forma simples esclarecer algumas dúvidas que são comuns!
Muito bom sua explicação parabéns...
Valeu meu amigo!
Forte abraço!!
Parabéns amigo vídeo muito bem explicativo.
Valeu meu amigo!!
Estou trabalhando em mais vídeos sobre técnicas de usinagem e manutenção de máquinas!
Abraços meu amigo!!
Eu pergunto sr.torneiro qual é a forma correta de rosca tudo parede fina com rosca npt.qual a maquina ideal para atingir o comprimento regular .
Informações valiosas 👍👍👍
Valew meu amigo!!
Tamo junto
Esse ângulo ou conicidade q ele põe nas peças, nn deve ser por causa do ângulo que tem no carro transversal.?
Boa dica... O esmerilhamento da castanha é para acertar o desgaste desigual das castanhas... São coisas complementares...
Isso mesmo meu amigo, as máquinas de usinagem sempre estão precisando de ajustes, e cabe ao operador observar, com o tempo se serviço o q pode ser melhorado, vai muito da observação.
Abraços meu amigo!!
BOAS DICAS OBRIGADO AMIGO.
Valew Janio!!
Qualquer dúvida pode perguntar!!
Tamo junto!!
Parabéns pelo vídeo. No meu torno, tô enfrentando um grande problema de vibração ao usar o bedame pra cortar aço. Antigamente eu cortava normalmente, mas agora vibra muito e nem consegui achar a causa.
Boa noite Sidney!
Obrigado pelo comentário!!
Que tipo de torno vc tem?
É de rolamento cônico ou bucha?
É antigo ou mais moderno?
Existem várias causas possíveis para aparecer vibração na usinagem, provavelmente algum detalhe.
Se possível me passa o tipo de torno e a forma do bedame q t ajudo a encontrar uma solução!
Abraços!!
@@alexandremachado3389 Boa noite. O meu é de rolamento, mas é antigo. De correia ainda, é um Nardini 220. Eu uso Bedame de Hss e tb intercambiável.
@@TorneariadoSidney ja tive um Nardine 220 de correia, chamam esse torno de cebolinha, eu usava ferramenta com 0,3mm acima da altura, vc 20 m/minuto, boa saida (ângulo de cunha), e óleo solúvel de corte, e tmbm a distância do corte em relação a castanha, diâmetro da peça inflenciam mto.
Vale a pena verificar o ajuste dos rolamentos da árvore.
Se não encontrar o problema me avisa.
Forte abraço!!
@@alexandremachado3389 Blz amigo, lhe agradeço. Vou verificar e te aviso sim.
em outra empresa que trabalhava quando usava o bedame também vibrava o problema era a castanha gasta na frente não prendia o eixo corretamente ,usinei a castanha acabou o problema, não era folga no rolamento do eixo árvore.
Muito útil teu vídeo pelo menos para mim foi, e aproveitando onde a gente compra ou manda fazer estas réguas? desmontei o meu e vi quwe tem régua toda apertada e outras com barriga (ela deve encostar em todo o seu comprimento neh?).
Boa tarde Eduardo!
Agradeço pelo comentário, o vídeo é bem simples mas tem boas dicas!
As reguas tem que ter contato em todas extensão.
Aqui no Brasil, a Romi e a Imor, que são a mesma fabricante, la na cidade de Santa Bárbara do Oeste, SP tem todas as peças de reposição dos seus tornos, qualquer que seja o ano de fabricação.
Para os outros tornos, recomendo busca pela Internet, a gente encontra muita coisa.
Se você quiser entra em contato comigo, WhatsApp 14 996501146, que eu avalio p vc.
Abraços!
Tudo isso deverá também o alinhamento da caixa , para obter paralelenismo assim como diâmetro a tornear e também a vida é afiação também! !!
Olá amigo, trabalho na WEG motores elétricos e faço usinagem de carcaças de motores, porém há bastante ovalização nas peças após prontas. Será que é esse problema que você mostrou de folga na árvore? Ou pode ser o material da carcaça ou a velocidade errada? Enfim.
Amigo me tire uma dúvida oque pode ser eu coloquei uma barra retificada no eixo do torno passo o relógio comparador próximo a árvore fica zerado já no final da barra fica fora de centro quase 20 décimo o relógio não bate de ponta a ponta está dando medidas diferentes
Boa Noite Rodrigo.
Se você prender na placa, geralmente dá diferença, pois as castanhas não dão centro exato, geralmente ficam fora de centro alguns décimos. Se vc prender entre pontas, pode ser o cabeçote móvel que está desalinhado, o mais provável, mas também em casos raros, pode ser o cabeçote fixo com algum desalinhamento. Torno sempre da alguma diferença, se vc colocar o comparador, principalmente em peças longas, dá p analisar o desgaste do barramento e algum defeito de fabricação da máquina, ou também se a máquina foi mexida. Tem que analisar com cuidado.
Mas o provável no seu torno é o cabeçote móvel desalinhado.
Qualquer dúvida estamos sempre a disposição!
Abraços!!
muito bem esplicado
Obrigado meu amigo!
Coloquei alguns detalhes do funcionamento do torno, para tirar dúvidas dos amigos!!
Valew!!
@@alexandremachado3389 meu torno ta usinando um tarugo de aço mas quando desligo a placa pra vê a peça a faca de corte não pegou na peça toda por que será ela tira matérial da peça mas em algumas partes a faca de corte não tira
Meu primeiro dia numa empresa me assustei quando usinei uma peça semelhante a essa deu diferença de 0.5 mm para dentronum comprimento de 60 mm de comprimento preso só na placa sem o contra ponta.
Sim, eu tmbm já tive várias surpresas assim, torno novo torneando cônico p caramba.
De tempos em tempos, é necessário tornear alguns materiais, deixando o passe final com 0,5 de ferramenta, e depois conferir o paralelismo da máquina e sempre corrigir se necessário.
Máquina de usinagem a gente tem que tá sempre conferindo, regularmente.
Abraços meu amigo!!
O meu está alinhado o ponto bem no centro conforme e achado o centro com a ferramenta e mesmo assim desalinha a medida
Show de bola
Pode ver que vídeo com torno sempre fica muito bonito!!
Gosto muito de ver os seus, imagem limpa, excelente conteúdo!!
Abraço meu irmão!!
Aí sim meu amigo muito bom mesmo
Valew Fabinho!!
Espero que esse vídeo ajude!
Vou ver a vídeo da motosserra assim q eu chegar em casa!
Abraços meu irmão!!
Tamo junto!!
@@alexandremachado3389 ajuda sim e muito ainda meu amigo relaxa perdi o melhor vídeo
@@FabinhoTorneiro vixi!!
Não tem jeito de fazer outro??
@@alexandremachado3389 pior q é o vídeo do motor dai eu tava explicando tudo certinho dai não salvo o vídeo
@@FabinhoTorneiro tenta fazer de novo, esse é um negócio interessante, eu tenho vontade de aprender a regular, motosserra e rocadeira de costa, faz um vídeo dessas máquinas que tem mta gente interessada em saber.
Amigo como vc zera o anel graduado? Tenho um Romi Id 20 e o Anel graduado eh muito duro
Boa tarde meu amigo!
Os tornos Romi tem o anel graduado deslizante, basta vc afirmar o manipulo e girar o anel.
Pode ser q o do seu torno esteja com falta de lubrificação, ou recebeu alguma pancada.
Vou dar uma olhada no meu torno aki e vou ver se tem alguma solução simples.
@@alexandremachado3389 ja desmontei e lubrifiquei mas mesmo assim continua duro
@@gustavo18121543 os dois anéis estão duros?
O meu eu fiz o seguinte, ja faz tempo, qndo desmontei, eu poli as peças com Scott brite, que é aquele tipo de esponja de lavar louça, mas tem p vender essa esponja p aplicação mecânica, em loja de ferramentas, ele é pouco abrasivo e limpa bm o metal, se não resolver, me manda foto ou vídeo pelo Whatsapp 14 996501146 que eu t faço uma avaliação.
@@alexandremachado3389 ok vou fazer isso. muito obrigado pela atenção
@@gustavo18121543 tem mais um detalhe, nos tornos Romi existem ao lado do anel graduado um ou dois pontos de lubrificação, com um canal q vai tmbm p o anel, verifique se não ta obstruido, pois o normal, qndo vc põe óleo com a engrachadeira, é ficar pingando óleo na parte de baixo do anel graduado.
Qualquer dúvida, estamos aki p ajudar!
Abraços!!
Se fica conica com esse ai
Imagina com meu IMOR pre estorico rss
Mas, peças pequenas assim eu faço com o carro superior e fica top
Gostei
Valeu meu amigo!!
Obrigado pela força!!
Abraços!!
É só torcer o cabeçote fixo