O Snapdragon X Elite pode ter mudado o Desktop para sempre - Diocast

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 12 січ 2025

КОМЕНТАРІ • 30

  • @homemsemqualidades8750
    @homemsemqualidades8750 6 місяців тому +3

    Espero que as pessoas se empolguem e comprem esses novos computadores, para baretear nos usados os bons computadores que já existe. Como eu só tive computador usado na vida, e nunca me deram problema, para mim é bom negócio.

  • @LuizSenna-nb5kg
    @LuizSenna-nb5kg 6 місяців тому +2

    Ótimo e rico bate papo. Parabéns a esta nobre iniciativa. O Linux vai usar o ARM e IA também, é td uma questão de tempo !

  • @pontotechinformatica
    @pontotechinformatica 6 місяців тому +1

    O raspberry 5 roda muito bem e fluido no Ubuntu 22.04 lts. Com essa base de conhecimento ja construida, acredito que seja a curva exponencial que precisava pra realmente popularizar o interesse dos programadores em software base ARM no linux devido o grande interesse.
    A corrida só ta começando...

  • @pponto69
    @pponto69 6 місяців тому +4

    Há anos que desejo um notebook arm bem otimizado com Linux. Acredito que exista espaço pra todos os sistemas de hardware, ainda mais com a chegada pesada do uso de I.A..

  • @Fuma_da_NET
    @Fuma_da_NET 6 місяців тому +3

    agora vem a grande questão... Como as distros linux vão lidar para entrar no mundo de notebooks com processadores IA? não só as distros mas tambem os Softwares Livres. Queria ver tipo o POP Cosmic quando viesse, integrado com sua propia IA, ou o linux mint, certamente iria ser um salto nas distros linux.

    • @LuizSenna-nb5kg
      @LuizSenna-nb5kg 6 місяців тому +2

      Excelente observação Fuma. Eu creio q já estão pensando nisso. E será espetacular !!!

    • @Fuma_da_NET
      @Fuma_da_NET 6 місяців тому

      @@LuizSenna-nb5kg amém kkk

    • @Sotha1
      @Sotha1 6 місяців тому +1

      é verdade que isso iria dar um up, mas só para pessoas fora da bolha linux. o chat gpt já pode ser integrado ao linux facilmente e uma distro criar uma inteligência artificial seria meramente um movimento comercial. o linux ainda é muito nixado, e a produção de uma ia seria apenas possível para distros mantidas por empresas com grana

    • @stc3933
      @stc3933 6 місяців тому +1

      Já existe projetos nesse sentido, por exemplo a OPEA que é um projeto de IA generativa de código aberto da Linux Foundation.

  • @ninja_do_notebook
    @ninja_do_notebook 6 місяців тому +2

    a positivo já não faz isso a alguns anos ? Usar ARM em notebooks ?

    • @eddiecsilva
      @eddiecsilva 6 місяців тому +3

      Opa! Tudo bem contigo? Várias marcas têm notebooks com chips ARM, mas geralmente são máquinas mais básicas. Os novos modelos com Snapdragon X Elite serão máquinas com muito mais poder de processamento. 🖖

    • @ninja_do_notebook
      @ninja_do_notebook 6 місяців тому +1

      Mermão !!!!!!! O gigante me respondeu! Que honra !!!!!!!!

    • @ninja_do_notebook
      @ninja_do_notebook 6 місяців тому +2

      Rapaz vocês são fenomenais obrigado pela atenção eu falei como uma brincadeira e você veio com uma educação fora do comum e completou o pensamento, não é atoa que vcs estão nesse nível! Obrigado de coração pelo conteúdo de vocês e por ajudar tanta gente!

  • @leandrocerencio
    @leandrocerencio 6 місяців тому

    Só complementando a info do Raul, o qemu é um excelente software emulador que roda binários de outra arquitetura. Eu tenho uns binários que rodam numa arquitetura muito exótica, s390x. Eu testo esses binários pelo qemu. Eu também desenvolvo por hobbie coisas no Raspberry Pi e testo no qemu, tbm.

  • @tarcisiojunior5264
    @tarcisiojunior5264 6 місяців тому

    O que vai beneficiar é ter um padrão de hardware maior do que o atual e energia, pelo menos é o que espero, porque em questão de desempenho, isso não será uma grande vantagem. No entanto, se seguirmos o padrão dos dispositivos móveis, onde qualquer celular consegue rodar bem jogos devido à otimização para um determinado tipo de processador, isso será ótimo.

  • @arozendojr
    @arozendojr 6 місяців тому

    Nativamente a Qualcomm fez um linux para os notebook com CPU snapdragon, porém ainda não liberou a isso, acredito que vai ser igual Rons de smartphone, tem a Rom original, depois vem as pessoas modificando

  • @WinyZanin
    @WinyZanin 6 місяців тому +2

    Meu sonho desde muito tempo era um computador arm
    Finalmente está chegando esse momento

  • @diegodeoliveirasuzuki4422
    @diegodeoliveirasuzuki4422 6 місяців тому +2

    A Apple dita tendencia pq inova, foda que é caro bagarai.

  • @arozendojr
    @arozendojr 6 місяців тому

    Acredito que os linux com a intel e as NPU, serão melhores, pois o Rwindos esta usando 8GB para NPU, no linux muito provávelmente pessoal vai desligar isso e ter os 16GB de RAM disponivel para o sistema, além das configurações top que o linux tem

    • @felipe.raposo
      @felipe.raposo 6 місяців тому +1

      Onde vc viu que o Windows está fazendo isso? A memória não é compartilhada entre CPU, GPU e NPU?

    • @arozendojr
      @arozendojr 6 місяців тому

      @@felipe.raposo é compartilhada e fica em uso constante de 8GB o tempo todo. Olhe videos do loop infinito, adrenaline, pessoal que foi na computex

    • @arozendojr
      @arozendojr 6 місяців тому

      @@felipe.raposo vi no gerenciador de tarefas dos windows da computex , assista pessoal que cobriu o evento

  • @leandrocerencio
    @leandrocerencio 6 місяців тому

    Eu gostei do epsodio. Vou dar um pitaco. A Nintendo e Apple são muito parecidas. Adivinha qual foi o big player de videogame que sempre esteve no arm: isso mesmo, Nintendo. As pessoas pensam no Switch, mas, desde o GBA ou Nintendo DS, a Nintendo esteve no arm. E outra curiosidade, a Nintendo esteve no PowerPC tbm, com o Game Cube (?! sei lá, não vou no google).
    Agora, sob a perspectiva de open source, o caminho é RISC-V, não é Arm, na minha opinião. Arm vai deixar as arquiteutras mais fechadas. Tendo em vista que Nintendo e Apple estão indo. Talvez a Microsoft seja bem sucedida em fechar sua plataforma no Arm.

  • @WilianSamuel
    @WilianSamuel 6 місяців тому

    "Eu acho idiota existir uma versão com 256 GB"
    Apple recebendo o segundo rin do cara que comprou o notebook com 256GB e 8 de memória Rambo: Mim dê papai 🤑🤑🤑🤑

    • @felipe.raposo
      @felipe.raposo 6 місяців тому

      mas ai eu discordo dele, nessa afirmação. É idiota para ele, porque ele está pensando que todo mundo tem o mesmo cenário que ele. Mas 256 GB pode atender outras pessoas, que não jogam, e usam o computador apenas para navegar na Internet e Office. Eu mesmo uso o computador para trabalho (programação) e meu notebook tem 127 GB usados só (tenho um SSD de 1 TB). Tenho um banco de dados pequeno na máquina local, e o de homologação (com todos os dados) fica no servidor da empresa.
      No meu cenário, por exemplo, 256 GB seriam suficientes. Ele foi mal nessa colocação, por achar que o cenário dele é o mesmo que o de todo mundo.

  • @luiz_paulo_kenny
    @luiz_paulo_kenny 6 місяців тому

    🤔 porque os caras do linux não criaram ainda o flatpak para Windows, macOS e Chrome OS (Android x86) ?
    Dizem amar o software livre mas não criaram ainda um jeito de instalar aplicativos FlatPack no macOS ( e sabemos que nos EUA mais de 80% da população usam Macbook, e quase ninguém pretende formatar pra linux ( e os M1 em diante ja são quase 10% da quantidade de Macbooks existentes, nem daria pra formatar), parece que os caras do linux simplesmente ignoram o mercado americano ( justamente o país mais importante do mundo), como podem ignorar assim os donos de Mac? Talvez se o flatpak for criado pra macOS a Apple talvez o integre ao sistema depois ( tipo o que a Microsoft fez lá em 98 ao integrar no Windows a capacidade dele abrir e criar arquivos zipado, e tipo o que a Microsoft está fazendo agora ( estão integrando o código fonte do 7zip ao sistema pra que o Windows faça tudo que o 7zip faz), enfim, quando algo é software livre e é tão utilizado que se torna muito relevante isso atrai os olhares de quem cria o sistema operacional pra que isto vire parte do próprio sistema, é o que pode acabar acontecendo se os caras do linux criarem o flatpak pra macOS, Windows e ChromeOS (Android x86), isso com certeza vai atrair olhares de desenvolvedores, que poderão economizar muita grana ao disponibilizar seu software apenas em flatpak e ja servir pra todos os sistemas operacionais, e quando menos perceber o software livre terá vencido uma batalha que quase ninguém nem sabia que existia, é desse jeito que se domina o mundo, mas não neh, os caras do linux não pensam em dominar o mundo, ficam apenas bolando planos idiotas tipo o pink e o cerebro, enquanto o que tem de ser feito está nítido, é só ir la e fazer, e claro, num futuro próximo ( depois que ja tiverem criado o flatpak pra computadores x86 ( pra mac, Windows e ChromeOS (android x86) depois disso será a vez de criar o flatpak também pra tudo que for ARM, ( macOS M1* , Windows ARM , e Android tradicional), e também pra iphone, desse jeito se o flatpak estiver presente nesses 7 sistemas operacionais o mundo inteiro ja vai estar dominado, vai ser possivel rodar o KDE em cima do ChromeOS, ou num Tablet Android, no iPad, no Windows, no Macbook, ou seja, podem até criar um programinha que sincronize as configurações de desktop dos dispositivos da pra que todos fiquem com o mesmo desktop, a mesma disposição de icones e os mesmos programas instalados, seria tipo quando a Canonical lançou a conta da launchpad da primeira vez quando o Ubuntu sincronizava tudo da pessoa ( inclusive a posição dos icones no desktop ),

    • @EloiAguiarCarneirodaSilva
      @EloiAguiarCarneirodaSilva 6 місяців тому

      Porque é uma plataforma para Linux. Pode ser que com o wsl o pessoal consiga usar no windows. Vc querer usar o flatpak no windows é a mesma coisa de vc querer usar o systemd no windows. Não tem como, porque foi criado para Linux.