muito bem ,eu estudei na CTA depois eu estudei em outra instituição,estudei eletronica de potencia,e tmb os datasheets,hoje a grande sacada da eletronica é vc intender os datasheets nos minimos detalhes por eu intender eletronica de potencia e tmb os datasheets,fui convidado trabalhar em outro pais com maquinas que chega a quase 300 mil reais,a maioria do aparelhos eletronicos,nao fornecem documentos dos aparelhos,(esquema),eai é o momento de vc intender muito bem os datasheets,eu prefiro mil vezes o datasheets,do que os esquemas,no datasheets,vou estudar todos detalhes do fabricantes,nao é facil vc intender oq o fabricantes coloca nos datasheets,por devidos as matematicas cientificas,eai vc tem que procurar intender as matematicas cientificas,vc intendendo isto,tudo se torna mais facil. eletronica é coisa de doido,quem estuda ela é mais doido que a eletronica. estudei na escola CTA,foi este grande professor mario pinheiro,que me colocou a onde estou hoje. quer aprender eletronica de verdade. estude na CTA. a escola CTA,te levara alem da sua imaginação,não é atoa que a escola leva este nome. ENSINO DEFINITIVO CTA. boa sorte a todos
Pelo que eu vi, estou num caso de fuga entre base e coletor porque: Um divisor de tensão aplica 1.88V no coletor A base tem uma entrada de 3.3V com baixíssima corrente, em série com um resistor de 600 Por algum motivo, o coletor está emitindo tensão, de 2.75V e pela polaridade, obviamente, o emissor também tem 2.75V. Não sei como resolver isso, ainda mais porque antes funcionava ok. Vou procurar outros vídeos mas que aula boa viu.
depois de fazer um teste de fuga, coloquei o transistor de volta ao circuito, e agora o comportamento está diferente. tudo está ok, exceto que ao invés de emitir 1.88V, ele passou a emitir 3V acho que sou mágico, fazendo tensão surgir do nada
Muito bom, sempre muito didática as aulas da CTA, isso por conta da metodologia única e clara, sem enrolação, mas direto ao foco (que é a manutenção eficaz e ágil), aprendizado que faz diferença pra quem aprende, pois é "muito" produtiva ao aplicar na prática.
E aí Mario beleza? Demorou pra cair a ficha, fiz um cursinho de eletrônica básica com você lá na schemateca na rua aurora se não me engano....faz tempo...muito bom te rever, abraços!
Muito obrigado, Erly! Espero tê-lo como estudante na CTA para que possa acelerar seu crescimento profissional! Enquanto esse tempo não chega, aproveite meus conteúdos gratuitos e bons estudos!
Boa tarde professor Mário! Poderia me ajudar com uma dúvida que tenho na verificação do transistor AD149 usado no rádio automotivo Motorola de 1960. É um transistor PNP. As leituras entre base e coletor e base emissor encontrei fácil. Minha dúvida é se entre emissor e coletor devemos encontrar alguma medição ? Ví em um vídeo que o apresentador alega que não pode existir medição entre coletor e emissor mesmo variando as polaridades do ohmímetro. O que tenho no meu rádio apresenta uma medição em um sentido.
Realmente , no começo é difícil porém depois que entendemos o funcionando do transistor fica muito mais fácil de fazer uma análise aprendi muito na CTA tenho orgulho de um dia ter estudado nessa instituição 👏👏👏
Parabéns ao trabalho da equipe CTA , acompanho a pouco tempo mais se percebe que é diferenciado essa metodologia de ensino , espero ter promoção que encaixe no meu orçamento para poder assinar o curso !!!
Nós que agradecemos! Mês passado, tivemos uma promoção para a modalidade anuidade, Franklin! A nova administração da CTA acabou com os descontos em cupons, mas quem sabe mais pra frente, se abrirmos uma nova turma, você poderá estudar conosco! Sucesso e bons estudos!
Saudações Paulo! Seria uma grande honra ter o Rangel e o Celso em minhas lives. Quem sabe em breve?! Ambos são excelentes profissionais e estão estabelecidos no mercado! Fico feliz por ter participado e influenciado no início da carreira deles, como eles mesmo reconhecem isso! Siga o canal deles que vai aprender muito também! Sobre o Clóvis, apenas pelo nome não me recordo dele e nem, se também foi um aluno meu no passado... já foram mais de 20 mil que passaram pela CTA...!
Saudações Allan! Normalmente, quando vejo pessoas que postam o minuto que "começa a aula", tais pessoas são um tanto ansiosas... seria este o seu caso, Allan?! Cuidado com ansiedade... Sem problemas ir direto pra aula, mas os meus, contos, causos e histórias acabam enriquecendo também o conhecimento! Então, sugiro não pular 5 minutos de prosa... Fica a dica!
Ola Professor Mário Pinheiro tenho um circuito que engloba um circuito divisor de 2.8k r1 e 1k r2(terra) com uma entrada de 12v no r1 tem um capacitor smd 1uf e um transistor npn com o coletor ligado á saida do r1, entrada do r2 , a base do transistor esta sem polarização alguma 0v e o emissor ligado diretamente á terra. Nesta situação deveria ter 3.1v na saida do divisor e 3.1v no coletor do transistor e tenho 0.7v variando , mas quando meço a resistencia r2 as vezes tenho 1k e as vezes 150 ohms outras vezes 110 ohms e mesmo 5 ohms e as vezes volta ao 1k ohm, o que se estara a passar no circuito? Um defeito intermitente? Uma vez que resistores não alterão sua resistência intermitentemente será que o transistor ta com fuga intermitente entre colector emissor? Muito obrigada pela sua atenção. Adoro suas aulas.
Arraialp, envie o esquema e todas as tensões das malhas para o WhatsApp da CTA, copiando sua pergunta e essa resposta aqui e minha equipe vai me passar! Conforme for, farei uma live sobre!
Isso mesmo, Tobias! A proposito: Participe: *SEMANA DOS MOSFETS, IGBTS e BIPOLARES DE POTENCIA* De 23 a 29 de outubro - Treinamento Gratuito Inscreva-se: lp.ctaeletronica.com.br
Este tipo de análise em transistores bipolares, tem valor para abrir a "cachola" kkkk. Mas na prática de bancada de manutenção, só serve se tiver em mãos ou em "mente" o esquema eletrônico do circuito, o que é bem raro atualmente. Nestes casos prefiro a análise dos componentes ativos com o circuito desenergizado.
Ai que você se engana! Porque na prática, mesmo que não tenha o esquema da placa, poderá analisar através dos datasheets dos CIs que os fabricantes disponibilizam e são achados facilmente na internet. Se torna mais difícil a análise de defeitos sim, sem o esquema, mas se você tiver estudado eletrônica como ensinamos na CTA, seu raciocínio lógico vai ser desenvolvido e conseguirá analisar qualquer placa eletrônica. Mesmo que não tenha o esquema elétrico. Depender de análise a frio de componentes através da escala ôhmica é o que a maioria dos técnicos fazem. E por muitas vezes, o defeito em transitores e outros semicondutores só aparece quando o circuito está energizado. Por isso, nossa metodologia é revolucionária, Venha estudar conosco e verá! (Leia o comentário do colega @assistenciatecnicajm7736)
Mas depois que você aprende, é igual a andar de bicicleta! Nunca mais se esquece! Na CTA te ajudamos a desenvolver o raciocínio lógico na análise de defeitos em circuitos!
muito bem ,eu estudei na CTA depois eu estudei em outra instituição,estudei eletronica de potencia,e tmb os datasheets,hoje a grande sacada da eletronica é vc intender os datasheets nos minimos detalhes por eu intender eletronica de potencia e tmb os datasheets,fui convidado trabalhar em outro pais com maquinas que chega a quase 300 mil reais,a maioria do aparelhos eletronicos,nao fornecem documentos dos aparelhos,(esquema),eai é o momento de vc intender muito bem os datasheets,eu prefiro mil vezes o datasheets,do que os esquemas,no datasheets,vou estudar todos detalhes do fabricantes,nao é facil vc intender oq o fabricantes coloca nos datasheets,por devidos as matematicas cientificas,eai vc tem que procurar intender as matematicas cientificas,vc intendendo isto,tudo se torna mais facil.
eletronica é coisa de doido,quem estuda ela é mais doido que a eletronica.
estudei na escola CTA,foi este grande professor mario pinheiro,que me colocou a onde estou hoje.
quer aprender eletronica de verdade.
estude na CTA.
a escola CTA,te levara alem da sua imaginação,não é atoa que a escola leva este nome.
ENSINO DEFINITIVO CTA.
boa sorte a todos
Muito obrigado pelo seu depoimento! Qual é o seu nome, querido estudante? Pois só aparece o nome do seu canal! E em qual país está trabalhando?
O geito de você de ensinar é muito bom gostei e gostei 👍 👍 👍 👍 👍 👍 👍 👍
Mas uma aula sensacional do Professor Mario e seu pupilo!! Obrigado e estou compartilhando!!
Muito muito bom a aula.prof. Mario pinheiro
Ótimas aulas professor, muito esclarecedora
Boa terde professor nuca vi uma aula desta na minha vida
Pelo que eu vi, estou num caso de fuga entre base e coletor porque:
Um divisor de tensão aplica 1.88V no coletor
A base tem uma entrada de 3.3V com baixíssima corrente, em série com um resistor de 600
Por algum motivo, o coletor está emitindo tensão, de 2.75V e pela polaridade, obviamente, o emissor também tem 2.75V. Não sei como resolver isso, ainda mais porque antes funcionava ok. Vou procurar outros vídeos mas que aula boa viu.
depois de fazer um teste de fuga, coloquei o transistor de volta ao circuito, e agora o comportamento está diferente. tudo está ok, exceto que ao invés de emitir 1.88V, ele passou a emitir 3V
acho que sou mágico, fazendo tensão surgir do nada
Eu nem comecei meu curso AINDA, mas já estou entendendo tudo!!
Lourival, estou esperando você na família CTA
AULA TOP
Muito obrigado!
Muito boa aula mario boa noite
Saudações, Carmo! Valeu obrigado! Bons estudos!
Excelente Mário
Esto na espera
Saudações José Félix!
Muito bom, sempre muito didática as aulas da CTA, isso por conta da metodologia única e clara, sem enrolação, mas direto ao foco (que é a manutenção eficaz e ágil), aprendizado que faz diferença pra quem aprende, pois é "muito" produtiva ao aplicar na prática.
Obrigado pelo elogio, Edenelso! Bons estudos e sucesso!
Ótimo vídeo
👍👍
Olá Professor, adoro os seus métodos de análise de problema/defeito 🥰 Abraços 😇👍
Fico feliz em saber, João! Sucesso e bons estudos!
E aí Mario beleza?
Demorou pra cair a ficha, fiz um cursinho de eletrônica básica com você lá na schemateca na rua aurora se não me engano....faz tempo...muito bom te rever, abraços!
Saudações, Mauro! Bacana... faz tempo, hein?! Velhos tempos! Bons estudos e sucesso!
Boa noite!
Saudações Zenildo!
Professor Mário sou seu fã!👍
Vou deixar a dica, aqui vc vai aprender eletrônica de verdade, SegueErly!
Muito obrigado, Erly! Espero tê-lo como estudante na CTA para que possa acelerar seu crescimento profissional! Enquanto esse tempo não chega, aproveite meus conteúdos gratuitos e bons estudos!
que aula espetacular ...
Bons estudos, Emanuel!
Boa tarde professor Mário! Poderia me ajudar com uma dúvida que tenho na verificação do transistor AD149 usado no rádio automotivo Motorola de 1960. É um transistor PNP. As leituras entre base e coletor e base emissor encontrei fácil. Minha dúvida é se entre emissor e coletor devemos encontrar alguma medição ? Ví em um vídeo que o apresentador alega que não pode existir medição entre coletor e emissor mesmo variando as polaridades do ohmímetro. O que tenho no meu rádio apresenta uma medição em um sentido.
Caramba!!!😳 Espetacular.👍👍
Saudações Wander! Agradecido pela audiência! Sucesso e bons estudos!
Realmente , no começo é difícil porém depois que entendemos o funcionando do transistor fica muito mais fácil de fazer uma análise aprendi muito na CTA tenho orgulho de um dia ter estudado nessa instituição 👏👏👏
Muito obrigado pelo depoimento, Marcos! Sucesso!
Maravilhoso essa aula.Show!
Muito obrigado, Crystiano de Cubatão!
Parabéns ao trabalho da equipe CTA , acompanho a pouco tempo mais se percebe que é diferenciado essa metodologia de ensino , espero ter promoção que encaixe no meu orçamento para poder assinar o curso !!!
Nós que agradecemos! Mês passado, tivemos uma promoção para a modalidade anuidade, Franklin! A nova administração da CTA acabou com os descontos em cupons, mas quem sabe mais pra frente, se abrirmos uma nova turma, você poderá estudar conosco! Sucesso e bons estudos!
@@ctaeletronica.oficial obrigado pelo retorno professor!!! Seus vídeos são ótimo!!
✌✌✌✌
Que canal maravilhoso ✌️
Muito obrigado, Gerson! Agradecido pela audiência. 😊
Queria que explicasse o transistor as 161 e ad 162
O cara é fera,ñ abriu vagas para o curso de cta e o preço, desde já agradeço.
Mário faz uma live com o celso da instructiva outra com o Rangel carvalho mais eletrônica e outra com o Clóvis da eletrônica espacial de natal .
Saudações Paulo! Seria uma grande honra ter o Rangel e o Celso em minhas lives. Quem sabe em breve?! Ambos são excelentes profissionais e estão estabelecidos no mercado! Fico feliz por ter participado e influenciado no início da carreira deles, como eles mesmo reconhecem isso! Siga o canal deles que vai aprender muito também! Sobre o Clóvis, apenas pelo nome não me recordo dele e nem, se também foi um aluno meu no passado... já foram mais de 20 mil que passaram pela CTA...!
4:24 começa a live
Saudações Allan! Normalmente, quando vejo pessoas que postam o minuto que "começa a aula", tais pessoas são um tanto ansiosas... seria este o seu caso, Allan?! Cuidado com ansiedade... Sem problemas ir direto pra aula, mas os meus, contos, causos e histórias acabam enriquecendo também o conhecimento! Então, sugiro não pular 5 minutos de prosa... Fica a dica!
Ola Professor Mário Pinheiro tenho um circuito que engloba um circuito divisor de 2.8k r1 e 1k r2(terra) com uma entrada de 12v no r1 tem um capacitor smd 1uf e um transistor npn com o coletor ligado á saida do r1, entrada do r2 , a base do transistor esta sem polarização alguma 0v e o emissor ligado diretamente á terra. Nesta situação deveria ter 3.1v na saida do divisor e 3.1v no coletor do transistor e tenho 0.7v variando , mas quando meço a resistencia r2 as vezes tenho 1k e as vezes 150 ohms outras vezes 110 ohms e mesmo 5 ohms e as vezes volta ao 1k ohm, o que se estara a passar no circuito? Um defeito intermitente?
Uma vez que resistores não alterão sua resistência intermitentemente será que o transistor ta com fuga intermitente entre colector emissor? Muito obrigada pela sua atenção. Adoro suas aulas.
Arraialp, envie o esquema e todas as tensões das malhas para o WhatsApp da CTA, copiando sua pergunta e essa resposta aqui e minha equipe vai me passar! Conforme for, farei uma live sobre!
Essa é uma das partes mais belas da Eletrônica ! Sem a CTA é um bicho de 18 cabeças ou mais, com a CTA é mamão com açúcar.
Saudações Goulart! Agradecido pelo elogio e pela audiência! Sucesso e bons estudos!
Professor você teria uma apostila dessa para vender?
Tambem quero
Entre no site da CTA www.ctaeletronica.com.br onde obterá as informações necessárias e clique no botão do WhatsApp pra falar conosco!
O curso técnico não é voltado para análise de defeitos. Por isso não vemos essa maneira de analisar o transistor no curso técnico.
Isso mesmo, Tobias! A proposito: Participe: *SEMANA DOS MOSFETS, IGBTS e BIPOLARES DE POTENCIA* De 23 a 29 de outubro - Treinamento Gratuito Inscreva-se: lp.ctaeletronica.com.br
Este tipo de análise em transistores bipolares, tem valor para abrir a "cachola" kkkk. Mas na prática de bancada de manutenção, só serve se tiver em mãos ou em "mente" o esquema eletrônico do circuito, o que é bem raro atualmente. Nestes casos prefiro a análise dos componentes ativos com o circuito desenergizado.
Ai que você se engana! Porque na prática, mesmo que não tenha o esquema da placa, poderá analisar através dos datasheets dos CIs que os fabricantes disponibilizam e são achados facilmente na internet. Se torna mais difícil a análise de defeitos sim, sem o esquema, mas se você tiver estudado eletrônica como ensinamos na CTA, seu raciocínio lógico vai ser desenvolvido e conseguirá analisar qualquer placa eletrônica. Mesmo que não tenha o esquema elétrico. Depender de análise a frio de componentes através da escala ôhmica é o que a maioria dos técnicos fazem. E por muitas vezes, o defeito em transitores e outros semicondutores só aparece quando o circuito está energizado. Por isso, nossa metodologia é revolucionária, Venha estudar conosco e verá! (Leia o comentário do colega @assistenciatecnicajm7736)
Professor essa aula tá igual a música da saudosa Marília Mendonça Sofrência? Kkkk
Mas depois que você aprende, é igual a andar de bicicleta! Nunca mais se esquece! Na CTA te ajudamos a desenvolver o raciocínio lógico na análise de defeitos em circuitos!
Só conversa Fiáda!
Olá José, o que foi que eu disse que não lhe agradou?! Faça as críticas construtivas!