Justo Gonzalez em "Uma breve história das doutrinas Cristãs" fala sobre a influência grega negativa que cristãos tiveram na formulação da antropologia teológica bíblica. Alguns desvios justamente estão na ideia de uma parte imaterial do ser humano que tem imortalidade por si só e que não foi contaminada pelo pecado. É como diz no credo apostólico, que Deus é criador de todas as coisas "visíveis e invisíveis".
Não é isso que os autores antigos se referiam quando defendiam a "imortalidade da alma". Houve influência grega para sistematizar a doutrina? Sim! Assim como para a Trindade. Mas eles sistematizaram o que observaram na escritura. Sempre se afirmou que embora a alma sobrevivesse após a morte, ela era contaminada pelo pecado original, e só sobrevivia pois Deus a mantinha assim, assim como ele sustenta todas as coisas. Imortalidade per se apenas Deus possuí, a auto-existencia. Os autores cristãos antigos nunca jogaram fora a escritura para adotar uma visão platônica, eles usaram seus termos e seus raciocínios, mas assim fizeram os judeus e o próprio Cristo quando fala de corpo e alma (Mt 10).
@@anderson_eirass implicando que esses termos não tenham nuances em seus significados em diferentes períodos e entre diferentes autores kkkkkkkkk típico do adventola.
@@Jerônimo_de_Estridão moço, se uma palavra significa tudo, ela não significa absolutamente nada. Taxar a arbitrariedade de tradução como fruto da temporalidade é um entendimento errôneo, porque, se você acredita que a palavra é inerrante e inspirada pelo espírito santo, deveria acreditar que a hermenêutica bíblica existe, e junto dela, a atemporalidade do texto sagrado. Se os próprios judeus resolveram mudar de ideia sobre a própria língua (o que acho difícil, já que mesmo depois das diásporas eles têm o hebraico conservado, apesar das suas mudanças) traz uma insegurança muito forte na bíblia ser a palavra de Deus. E isso não é sobre ser adventista, é sobre ter um pouco de lógica.
Excelente, Victor. Se possível faz um vídeo falando sobre coração (leb/kardia) na Bíblia. Me parece que a definição contemporânea de alma se assemelha com o pensamento hebraico de coração. Centro dos pensamentos, vontades e emoções.
Mais uma vez vou fazer propaganda de graça por aqui, sobre o capítulo 3 do Jonas Madureira (em inteligência humilhada), sobre o assunto que o trata de uma forma linda, abordando tais textos e significados! #paz 🤜🤛
@@abraaosoares.oficial Isso explica bastante coisa! Kkkkkkkk mas sim, poder ver outras abordagens sobre um tema que nos faz ter uma nova perspectiva sobre algo, sempre é muito enriquecedor! Endosso vosso comentário! 👏👏👏 #paz
O ser humano é um corpo, é uma alma e é um espírito. É um ser complexo que não tem essa divisão. São partes inter-conectadas não divisíveis para dar uma ideia do ser humano como um todo.
Muito obrigado pelo video. Nunca tinha visto esse tema por essa perspectiva. Aliás, você poderia explicar a passagem de Gênesis 2.7? Sempre ouvi a explicação de que o pó da terra representa o corpo, o fôlego de vida seria o espirito que nos mantém vivo ou nos dá vida e que a junção desses dois elementos fazem de nós uma alma vivente, ou seja, um ser consiente, pensante e com sentimentos, justamente o conceito moderno de pisique.
“O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1Tessalonicenses 5:23 🤔
Pelo que entendi, tanto a alma ,o espírito e o corpo possuem "funções", o espírito sendo a externalidade da ação humana ,a alma sendo a própria essência da pessoa e o corpo a sua parte materializada todas no fim são interligadas formando a pessoa. No versículo citado acredito que Deus diz que ao santificar espírito se santifique os atos(ação) da pessoa , santificar a alma seria santificar naquilo o que realmente é necessário para a sobrevivência da pessoa, ou seja a pessoa que se santifica em Deus passa a quere-lo e a ponto dele ser prioridade em suas necessidades, ja samtificar o corpo é cuidar do mesmo o purificando contra os pecados da carne(que todos já sabemos, acho que não preciso citar).
Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12 Segundo esse texto o ser humano é dividido em 4 partes: Alma, Espírito, Juntas e Medulas... Claro que essa interpretação é forçada, mas ela segue o mesmo critério dos tricotomistas que se baseiam em 1Ts 5:23.
@@leivisoncastro3993 Duas ressalvas, amigo: nao é bem Deus quem dá alguma instrução, e sim o ap. Paulo, finalizando sua carta desejando essas coisaa citadas. Outra coisa, na verdade foi um grande eufemismo pra apenas desejar q cada pessoa, da igreja de Tessalonica, em seu todo, integralidade, seja encontrada santa diante de Deus. Só isso.
Victor, como conciliar a integralidade humana com o consciência intermediária, a saber, após a morte. Sem cair, necessariamente, na doutrina do sono da alma?
Não tem como. A consciência intermediária depende do conceito grego de alma. Mas não são todos os mortalistas que creem na doutrina do sono, entendendo que a morte cessa completamente com o ser humano.
Alma a própria pessoa. Uma pessoa completa. Uma criatura que respira. Tudo que respira é uma alma vivente, um ser vivente. A Bíblia fala sobre a alma vivente e a alma morta. Ou seja, uma pessoa viva (alma vivente) e uma pessoa morta (alma morta). Em outras palavras, a pessoa morreu, o animal morreu, a criatura ou ser não respira. A Bíblia se refere a animais também como alma vivente. Por isso criatura que respira, um ser que respira. Já Espírito, significa sopro de vida, fôlego. Textos bíblicos: Gênesis 2:7; A Bíblia diz que a alma pode comer, trabalhar, sentir fome e obedecer a leis. (Levítico 7:20, Trinitária; Levítico 23:30; Deuteronômio 12:20; Romanos 13:1, Almeida, revista e corrigida) Essas atividades envolvem a pessoa como um todo.
Alguém poderia explicar quem de fato estava morto Ef 2.1? Deixando o corpo de lado vai sobrar parte ou partes imateriais. Ou seja, sobra a alma que é o nosso psiquê e a comunhão com Deus perdida no Éden se encaixa em que parte imaterial? Complexo isso.
Uma dúvida quanto a interpretação do texto de hebreus citado: eu não poderia dizer que a alma e o espírito estão juntos de tal forma, como um amálgama, que nada pode separá-los, a não ser a Palavra de Deus?
Interessante, mas nesse ponto de vista, onde poderiamos posicionar os animais, afinal, eles têm uma essência vital, mas não têm a essência divina, onde ficaria essa divisão, seriam eles dotados de uma essência difente do homem? Afinal de contas por que os animais não vão para o céu?
Não, os animais também têm a essência de nephesh em Gênesis 1 e em outros textos. Portanto, os animais são iguais em estrutura aos homens. O que difere fica bem claro em Gênesis: os seres humanos têm autoridade sobre os animais e são imagem e semelhança de Deus, enquanto os animais, não
Excelente introdução, só senti falta de uma referência nacional, que no meu ponto de vista trata sobre o assunto de forma linda em terras brasiliensis, que é o capítulo 3 do livro inteligência humilhada (Jonas Madureira)! Vale a recomendação como uma introdução, porém não menor que um mero resumo! 👏👏👏🤜🤛
Segundo o ensinamento apostólico, o homem é tripartido (1 Tessalonicenses 5:23 ; Hebreus 4:10). O próprio tabernáculo e o templo apontam para essa verdade: átrio = corpo; santo lugar = alma; santo dos santos = espírito. Isso tem um propósito, e sem a revelação desse propósito muitas porções das Escrituras passam a ser um livro selado, fechado, mesmo para um cristão genuíno. A palavra de Deus, que é luz, tem o poder de separar a alma do espírito, e é pra isso mesmo que ela serve. De fato, sem a luz da palavra de Deus e do Seu propósito para o homem, a tendência é entendermos que alma e espírito são uma coisa só, sem qualquer distinção, e isso nada mais é do que treva e ignorância espiritual. O homem natural não compreende o homem espiritual. "Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido." 1 Coríntios 2:14,15.
Gn 2.7 conclui que o ser humano se torna alma a partir do fôlego e do espírito, sem haver separação. As passagens que separam as três partes do homem entram em cheque com os versos que separam em duas, quatro ou até mais, não sendo uma sistematização do ser humano, mas apenas uma forma de mostrar as características humanas. Pratique hermenêutica e exegese de forma coerente.
Não. Apenas o tradutor optou por alma, sendo que poderia optar por vida ou mesmo por corpo. O problema é a interpretação que fazemos da palavra alma, que possui viés teológico.
Então, segundo essa linha de raciocínio, é válida a doutrina do sono da alma? Pois, se nossa alma n se separa do nosso corpo, ela, naqueles que já morreram está aguardando no túmulo TB? Gostaria de entender professor 😊🙌🙏 Deus abençoe pelas lições
Essa discussão me lembra uma que o Gorton Fee trás sobre o Espírito de Cristo e o Espírito de Deus (ou Espírito Santo). Uma leitura superficial faz parecer que há dois Espíritos e, portanto, 4 pessoas na trindade ou a leitura mais tosca possível, duas pessoas e seus respectivos espíritos. Paulo claramente usa o termo Espírito de Cristo quando quer falar do Espírito aplicando em nós a obra de Cristo. Da mesma forma, alma e espírito são termos quase intercambiáveis e escolhidos a depender do contexto.
Então, no que disse no vídeo o Victor Santana, a definição moderna de Corpo, Alma e Espírito, sendo a carne pecadora, a alma tem a ver com consciência e inconsciência, já o espírito o verdadeiro "Sopro de vida" do Criador, não é canónico? ... Alguem me explica por favor!!!
nao. sao coisas 'diferentes' mas 'indivisiveis'.. as tres coisas estao ligadas entre si, uma afeta a outra, e uma nao existe sem a outra. na teologia moderna nao existe divisao entre corpo, alma e espirito, existe o conceito de unidade psicossomática, ou seja, um aglomerado indistinto das tres coisas. a biblia nao fala dessa divisao comum, mas dá a entender que é tudo junto formando uma coisa só.
Eu gosto de pensar que o homem foi feito alma vivente quando o espírito foi soprado nele. Não que o homem seja um sanduíche ele é um indivíduo e por isso msm o assunto é complexo.
O problema que muitos estudiosos não entendem é, os escritores da Bíblia tinham esse entendimento sematico? As pessoas acham que os escritores tinham conhecimento de tudo quando escreviam algo, mas não, não tinham. Daniel e João precisaram de um anjo para explicar pra eles certas coisas sobre o que viram e escreveram. Josué parou o Sol, bom, já sabemos que o sol não gira ao redor da terra. Isso mostra que os escritores escreviam de acordo com as idéias da época, mas não tinham conhecimento astronômico. O Espírito Santo não inspirou os seus servos para darem aulas de gramática hebraica e astronomia, e sim para falarem de coisas espírituais, que interessam o Reino de Deus. Vejamos, se é realmente isso, então, por que Jesus, depois de ressuscitado, ao aparecer aos discípulos, Ele diz que espírito não tem carne e osso. Ora, Jesus disse isso por causa da expressão de medo que seus discípulos mostraram quando viram Ele, por achar, obviamente, que Ele era um fantasma. Os discípulos acreditavam nisso, pois podemos ver isso quando Jesus andou sobre as águas, os discípulos acharam que eram um fantasma. Bom, o que estou querendo dizer é, por que Jesus não falou nada sobre o caso meses dois momentos? E por que Jesus citou a parábola ou história do rico e Lázaro semelhante aos que os gregos acreditavam a respeito da morte?
Onde Jesus diz que espírito não tem carne e osso? Em qual sentido ele diz isso? Versículos. Bem, se você acha que os falantes de uma língua não vão saber o significado da própria língua, aí você pode simplesmente traduzir a bíblia à moda do freguês, só mudar conforme o seu desejo e vontade.
O mais crucial texto pra entender a formação humana é Gn 2.7, depois desse texto, qualquer entendimento de tricotomia acaba caindo em questionamento. "A Lenda da Imortalidade da Alma" é um incrível livro do Lucas Banzoli que iniciei a trilha de sua leitura. Traz o academicismo teológico de entender o holismo à luz da bíblia em uma linguagem que pode ser facilmente entendida. O livro em versão digital é gratuito no blog Lucas Banzoli.
Amo seu conteúdo, mas senti esse vídeo meio incompleto. No vídeo foi explicado o que não é, podia ter uma parte 2 explicando o que essas passagens estavam dizendo, por favor. Continue postando sempre, que eu já chego dando like.
Resumindo: os termos na escritura são polisemicas. E a maioria erra quando tenta aplicar uma definição do Gênesis no NT. Cada autor inspirado tem seu vocabulário teológico próprio e não tem como sistematizar esses termos.
Na verdade, não. Nephesh tem um significado profundo, mas não tem 1000 significados. Afinal, se uma palavra significa tudo, ela não significa nada, então é só traduzir à moda do freguês. Os escritores do NT eram provenientes da cultura judaica e falantes de hebraico e sabiam bem a própria língua, não tenha dúvida disso.
@anderson_eirass "se uma palavra significa tudo, ela não significa nada.." Que frase mais burra. Qualquer linguista vai afirmar que as palavras podem possuir múltiplas definições e usos, e adquirir novos sentidos com o tempo, ainda mais em contato com outras culturas. O nephesh do Gênesis não é a mesma coisa que nephesh nos livros dos Reis, nem a mesma coisa que o termo psiche no Apocalipse. Isso é desonestidade com o texto.
@@Jerônimo_de_Estridão @Jerônimo_de_Estridão "que frase mais burra"? Você é linguista pra falar? Tem pessoas que alegam que nephesh tem mais de 400 significados. Uma palavra que tem 400 significados simplesmente se torna IMPOSSÍVEL de traduzir, e dependeria somente da vontade do freguês pra tradução. Agora: imagine se todas as palavras da bíblia fossem assim, resolvessem mudar de significado com o tempo e ter tanta polissemia como você prefere acreditar: teríamos uma tradução bíblica correta? Nephesh de Gênesis é a mesma coisa que nephesh dos reis até em expressões idiomáticas, vou citar alguns textos pra você agora mesmo: A expressão encontrada em Gênesis 37:21 é: "Mas Rúben, ouvindo isso, livrou-o das mãos deles e disse: 'Não lhe tiremos a vida (nephesh).'" Um versículo com uma expressão semelhante em Josué é Josué 2.13 (décadas depois do pentateuco ser escrito) "Quando Jericó for conquistada, vocês pouparia a minha vida (nephesh) e a vida (nephesh) de meu pai e minha mãe,e também a de meus irmãos e irmãs e de suas famílias". Um versículo com uma expressão semelhante em Reis é 1 Reis 1:12: "Agora, pois, vem, dá-te conselho, para que salves a tua vida (nephesh) e a de teu filho Salomão." Mais um texto de Reis é 1Rs 3.11 "... você pediu sabedoria para governar meu povo com justiça, e não vida longa, nem riqueza, nem a morte (nephesh) dos seus inimigos". Salomão iria pedir um fantasminha de cada um de seus inimigos? Acho que não. Jr 15.9 "a que dava à luz sete se enfraqueceu; expirou sua alma (nephesh)..." Jr 18.20 "...cavaram uma cova para minha alma (nephesh)". Ez 14:20 HEB venoach dâni'êl [dâniy'êl] ve'iyyobh bethokhâh chay-'âniyne'um 'adhonây Adonay 'im-bên 'im-bath yatsiylu hêmmâhbhetsidhqâthâm yatsiylu naphshâm ph. ACF Ainda que Noé, Daniel e Jó estivessem no meio dela, vivo eu, diz o Senhor Deus, que nem um filho nem uma filha eles livrariam, mas somente eles livrariam as suas próprias almas pela sua justiça. Jn 4:3 HEB ve`attâh Adonayqach-nâ' 'eth-naphshiy mimmenniy kiy thobh mothiy mêchayyây s. NVI Agora, Senhor, tira a minha vida, eu imploro, porque para mim é melhor morrer do que viver. COR Agora, Senhor, tira a minha alma, eu imploro, porque para mim é melhor morrer do que viver. Mt 10:39 GRE o eurôn tên psuchên autou apolesei autên kai o apolesas tên psuchên autou eneken emou eurêsei autên. NAA Quem acha a sua vida a perderá; e quem perde a vida por minha causa, esse a achará. COR Quem acha a sua alma a perderá; e quem perde a alma por minha causa, esse a achará Mc 3:3-4 GRE kai legei tô anthrôpô tô tsb=exêrammenên tsb=echonti tên a=xêran cheira a=echonti a=egeire tsb=egeirai eis to meson kai legei autois exestin tois sabbasin a=agathon a=poiêsai tsb=agathopoiêsai ê kakopoiêsai psuchên sôsai ê apokteinai oi de esiôpôn. NAA Jesus disse ao homem da mão ressequida: Venha aqui para o meio! Então lhes perguntou: É lícito nos sábados fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixar morrer? Mas eles ficaram em silêncio. COR Jesus disse ao homem da mão ressequida: Venha aqui para o meio! Então lhes perguntou: É lícito nos sábados fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma alma ou deixar morrer? Mas eles ficaram em silêncio. Lc 12:20 GRE eipen de autô o theos bs=aphron at=aphrôn tautê tê nukti tên psuchên sou apaitousin apo sou a de êtoimasas tini estai. ACF Mas Deus lhe disse: Louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Como você pode ver, todos esses textos citados possuem o MESMO SENTIDO ou SENTIDOS SEMELHANTES, conservando expressões idiomáticas igualmente semelhantes.
@Jerônimo_de_Estridão por que a mudança e incerteza de significado só serve pra nephesh e não pro resto da bíblia? Já que é tudo uma grande incógnita, porque a língua muda com o tempo, realmente vale a pena traduzir a bíblia?
@@Jerônimo_de_Estridão Em últimas circunstâncias, esse argumento do hebraico mudar com o tempo acabaria com a inerrância bíblica e a necessidade de traduções confiáveis.
O vídeo não está falando disso. A questão da "alma" e espírito tratado no vídeo não se relaciona com a sua pergunta. Isso é outra questão. O vídeo apenas trata a interpretação de "nefesh" e de "psiche" e como essas palavras estavam sendo postas em seu contexto textual. O fato de alma ser vida na visão dicotomista, não quer dizer que necessariamente a doutrina do pós-morte seguida pelos grupos mencionados esteja ligada ao que trata o vídeo como uma consequência lógica. Pois a única coisa que muda é que em vez de dizer alma, se diz espírito e a questão é o que ocorre com o espírito após a morte.
Victor, percebe que sua visão está mais aproximada dos Adventistas (que entende "sermos uma alma", em vez de "termos uma alma" - Gn 2:7) do que das demais denominações cristãs? Obs, sou Adventista. Abraços 😉 👍 Maranata 🕊️
@@xiaominotefive2701 Vejo boa vontade no irmão Victor. É uma visão inclusive que muitos cristãos na sua particularidade também guardam no coração ♥. Abraços Maranata 🕊️
Na verdade também podemos dizer que a visão dos adventistas está mais próxima da Victor que das demais denominações cristãs. Tudo depende do que você tenta fazer ao dizer isso.
@@xiaominotefive2701 seita é um xingamento de um cristão contra o outro. Adventistas também usam como adjetivo sobre os outros. Acho que é perda de tempo ficar nessa conversa de seita.
A tricotomia não é a única possibilidade de se entender a constituição do homem segundo a Bíblia e isso não tem nada a ver com a teologia dos Testemunhas de Jeová ou dos Adventistas do Sétimo dia. #pas
Justo Gonzalez em "Uma breve história das doutrinas Cristãs" fala sobre a influência grega negativa que cristãos tiveram na formulação da antropologia teológica bíblica. Alguns desvios justamente estão na ideia de uma parte imaterial do ser humano que tem imortalidade por si só e que não foi contaminada pelo pecado. É como diz no credo apostólico, que Deus é criador de todas as coisas "visíveis e invisíveis".
Não é isso que os autores antigos se referiam quando defendiam a "imortalidade da alma". Houve influência grega para sistematizar a doutrina? Sim! Assim como para a Trindade. Mas eles sistematizaram o que observaram na escritura. Sempre se afirmou que embora a alma sobrevivesse após a morte, ela era contaminada pelo pecado original, e só sobrevivia pois Deus a mantinha assim, assim como ele sustenta todas as coisas. Imortalidade per se apenas Deus possuí, a auto-existencia. Os autores cristãos antigos nunca jogaram fora a escritura para adotar uma visão platônica, eles usaram seus termos e seus raciocínios, mas assim fizeram os judeus e o próprio Cristo quando fala de corpo e alma (Mt 10).
Excelente explicação!
@@Jerônimo_de_Estridão Os conceitos exegéticos e hermenêuticos de nephesh e psiquê dentro da bíblia nunca deram espaço para esses entendimentos.
@@anderson_eirass implicando que esses termos não tenham nuances em seus significados em diferentes períodos e entre diferentes autores kkkkkkkkk típico do adventola.
@@Jerônimo_de_Estridão moço, se uma palavra significa tudo, ela não significa absolutamente nada. Taxar a arbitrariedade de tradução como fruto da temporalidade é um entendimento errôneo, porque, se você acredita que a palavra é inerrante e inspirada pelo espírito santo, deveria acreditar que a hermenêutica bíblica existe, e junto dela, a atemporalidade do texto sagrado. Se os próprios judeus resolveram mudar de ideia sobre a própria língua (o que acho difícil, já que mesmo depois das diásporas eles têm o hebraico conservado, apesar das suas mudanças) traz uma insegurança muito forte na bíblia ser a palavra de Deus. E isso não é sobre ser adventista, é sobre ter um pouco de lógica.
Conheci o Victor Fontana através do Inteligência Podcast e vim assistir o canal
E bem complicado de explicar mas deu para entender um pouquinho.👍👍
Graças a Deus por mais um dia.
Excelente, Victor. Se possível faz um vídeo falando sobre coração (leb/kardia) na Bíblia. Me parece que a definição contemporânea de alma se assemelha com o pensamento hebraico de coração. Centro dos pensamentos, vontades e emoções.
Mais uma vez vou fazer propaganda de graça por aqui, sobre o capítulo 3 do Jonas Madureira (em inteligência humilhada), sobre o assunto que o trata de uma forma linda, abordando tais textos e significados! #paz 🤜🤛
@@Gilgleison Muito bom. Li inteligência humilhada e por isso também, gostaria de ouvir Victor explorando esse tema.
@@abraaosoares.oficial Isso explica bastante coisa! Kkkkkkkk mas sim, poder ver outras abordagens sobre um tema que nos faz ter uma nova perspectiva sobre algo, sempre é muito enriquecedor! Endosso vosso comentário! 👏👏👏 #paz
O ser humano é um corpo, é uma alma e é um espírito. É um ser complexo que não tem essa divisão. São partes inter-conectadas não divisíveis para dar uma ideia do ser humano como um todo.
Nephesh(hebraico): garganta, pescoço (ideia de fome, sede e respiração).
ACHEI MUITO INTERESSANTE ESSE VÍDEO ME TROUXE ALGUNS ESCLARECIMENTOS INTERESSANTES
OBRIGADO BENÇÃO 😇😇😇
Caramba eu sempre tive divergência com esse assunto, agora ficou mais claro um pouco. Ja vi tanta gente impondo "dicotomia" e "tricotomia".
Explicação perfeita.
Maravilhoso, Victão. Conteúdo fantástico! Parabéns e obrigado.
Vídeo ótimo!!! Passou um conhecimento muito útil pra gente.
Victor, quando Jesus diz no monte das oliveiras " o espírito está pronto, mas a carne é fraca " qual seria a interpretação mais correta
Victor, por favor, fale sobre algumas igrejas "evangélicas" que pregam heresias onde não há a Trindade.
Muito obrigado pelo video. Nunca tinha visto esse tema por essa perspectiva.
Aliás, você poderia explicar a passagem de Gênesis 2.7? Sempre ouvi a explicação de que o pó da terra representa o corpo, o fôlego de vida seria o espirito que nos mantém vivo ou nos dá vida e que a junção desses dois elementos fazem de nós uma alma vivente, ou seja, um ser consiente, pensante e com sentimentos, justamente o conceito moderno de pisique.
Maravilhoso !!!!
Você poderia fazer um vídeo falando sobre o espírito humano : de onde é que vem ? De Deus ou dos pais !!!! Obrigado ...
Vem de Deus, é dele que vem o sopro da vida
Parabéns pela excelente exposição.
Muito bom
“O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”
1Tessalonicenses 5:23 🤔
Pois é. 🤔
Pelo que entendi, tanto a alma ,o espírito e o corpo possuem "funções", o espírito sendo a externalidade da ação humana ,a alma sendo a própria essência da pessoa e o corpo a sua parte materializada todas no fim são interligadas formando a pessoa.
No versículo citado acredito que Deus diz que ao santificar espírito se santifique os atos(ação) da pessoa , santificar a alma seria santificar naquilo o que realmente é necessário para a sobrevivência da pessoa, ou seja a pessoa que se santifica em Deus passa a quere-lo e a ponto dele ser prioridade em suas necessidades, ja samtificar o corpo é cuidar do mesmo o purificando contra os pecados da carne(que todos já sabemos, acho que não preciso citar).
Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
Hebreus 4:12
Segundo esse texto o ser humano é dividido em 4 partes: Alma, Espírito, Juntas e Medulas...
Claro que essa interpretação é forçada, mas ela segue o mesmo critério dos tricotomistas que se baseiam em 1Ts 5:23.
@@GilneiMascarenhas1991 juntas e medulas, amigo, se refere ao corpo, à carne...
@@leivisoncastro3993 Duas ressalvas, amigo: nao é bem Deus quem dá alguma instrução, e sim o ap. Paulo, finalizando sua carta desejando essas coisaa citadas. Outra coisa, na verdade foi um grande eufemismo pra apenas desejar q cada pessoa, da igreja de Tessalonica, em seu todo, integralidade, seja encontrada santa diante de Deus. Só isso.
Usou o texto base da tricotomia como evidência de que a tricotomia não faz sentido! 🤣🤣
Excelente, Victor! Obrigado pelo conteúdo edificante de sempre.
Muito bom conteúdo, penso que poderia citar, mesmo que em notas, os versículos em que as palavras trazem os sentidos apresentados
Homem de Deus!
Sobre o monismo faz um vídeo
Victor, como conciliar a integralidade humana com o consciência intermediária, a saber, após a morte. Sem cair, necessariamente, na doutrina do sono da alma?
Não tem como. A consciência intermediária depende do conceito grego de alma. Mas não são todos os mortalistas que creem na doutrina do sono, entendendo que a morte cessa completamente com o ser humano.
Jonas Madureira fala isso no livro dele (Inteligência humilhada)??
Excelente vídeo.
Eu entendi a referência
top amo esse knel
Alma a própria pessoa. Uma pessoa completa. Uma criatura que respira. Tudo que respira é uma alma vivente, um ser vivente. A Bíblia fala sobre a alma vivente e a alma morta. Ou seja, uma pessoa viva (alma vivente) e uma pessoa morta (alma morta). Em outras palavras, a pessoa morreu, o animal morreu, a criatura ou ser não respira. A Bíblia se refere a animais também como alma vivente. Por isso criatura que respira, um ser que respira.
Já Espírito, significa sopro de vida, fôlego.
Textos bíblicos: Gênesis 2:7;
A Bíblia diz que a alma pode comer, trabalhar, sentir fome e obedecer a leis. (Levítico 7:20, Trinitária; Levítico 23:30; Deuteronômio 12:20; Romanos 13:1, Almeida, revista e corrigida) Essas atividades envolvem a pessoa como um todo.
Alguém poderia explicar quem de fato estava morto Ef 2.1? Deixando o corpo de lado vai sobrar parte ou partes imateriais. Ou seja, sobra a alma que é o nosso psiquê e a comunhão com Deus perdida no Éden se encaixa em que parte imaterial? Complexo isso.
Quando Deus fala: “do pó viestes e ao pó te tornarás”, o texto bíblico dá alguma ideia do que acontece com a alma?
Isso é sobre o corpo
O título do vídeo ficou ótimo 😂
Uma dúvida quanto a interpretação do texto de hebreus citado: eu não poderia dizer que a alma e o espírito estão juntos de tal forma, como um amálgama, que nada pode separá-los, a não ser a Palavra de Deus?
Não só alma e espírito como o corpo também.
Que vídeo bom!
Interessante, mas nesse ponto de vista, onde poderiamos posicionar os animais, afinal, eles têm uma essência vital, mas não têm a essência divina, onde ficaria essa divisão, seriam eles dotados de uma essência difente do homem? Afinal de contas por que os animais não vão para o céu?
Não, os animais também têm a essência de nephesh em Gênesis 1 e em outros textos. Portanto, os animais são iguais em estrutura aos homens. O que difere fica bem claro em Gênesis: os seres humanos têm autoridade sobre os animais e são imagem e semelhança de Deus, enquanto os animais, não
Excelente introdução, só senti falta de uma referência nacional, que no meu ponto de vista trata sobre o assunto de forma linda em terras brasiliensis, que é o capítulo 3 do livro inteligência humilhada (Jonas Madureira)! Vale a recomendação como uma introdução, porém não menor que um mero resumo! 👏👏👏🤜🤛
Show... tenho o livro, vou reler nesse capítulo.
Então Yashua no calvário entregou sua vida a Deus ao dizer que entregou o Espírito?
EXATO
Bingo!👍
Segundo o ensinamento apostólico, o homem é tripartido (1 Tessalonicenses 5:23 ; Hebreus 4:10).
O próprio tabernáculo e o templo apontam para essa verdade: átrio = corpo; santo lugar = alma; santo dos santos = espírito.
Isso tem um propósito, e sem a revelação desse propósito muitas porções das Escrituras passam a ser um livro selado, fechado, mesmo para um cristão genuíno.
A palavra de Deus, que é luz, tem o poder de separar a alma do espírito, e é pra isso mesmo que ela serve.
De fato, sem a luz da palavra de Deus e do Seu propósito para o homem, a tendência é entendermos que alma e espírito são uma coisa só, sem qualquer distinção, e isso nada mais é do que treva e ignorância espiritual.
O homem natural não compreende o homem espiritual.
"Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido." 1 Coríntios 2:14,15.
Penso que, em Gen. 1:26, " ...a nossa imagem e semelhança"... corrobore para isso, pois entendo que se refere a trindade.
@@método74X Amém!
Gn 2.7 conclui que o ser humano se torna alma a partir do fôlego e do espírito, sem haver separação. As passagens que separam as três partes do homem entram em cheque com os versos que separam em duas, quatro ou até mais, não sendo uma sistematização do ser humano, mas apenas uma forma de mostrar as características humanas. Pratique hermenêutica e exegese de forma coerente.
Pai, Filho e Espírito Santo são um, indivisíveis, mas são distintos. É comum citar Deus como qualquer um dos três
Hb 4.12 é uma epizeuguis
Não. Apenas o tradutor optou por alma, sendo que poderia optar por vida ou mesmo por corpo. O problema é a interpretação que fazemos da palavra alma, que possui viés teológico.
Os peixes e todas as criaturas são almas viventes.
Fala sobre isso no livro de Gênesis.
Então, segundo essa linha de raciocínio, é válida a doutrina do sono da alma? Pois, se nossa alma n se separa do nosso corpo, ela, naqueles que já morreram está aguardando no túmulo TB?
Gostaria de entender professor 😊🙌🙏
Deus abençoe pelas lições
Não necessariamente, existe a crença de que as pessoas simplesmente deixam de existir depois que morrem.
Essa discussão me lembra uma que o Gorton Fee trás sobre o Espírito de Cristo e o Espírito de Deus (ou Espírito Santo). Uma leitura superficial faz parecer que há dois Espíritos e, portanto, 4 pessoas na trindade ou a leitura mais tosca possível, duas pessoas e seus respectivos espíritos.
Paulo claramente usa o termo Espírito de Cristo quando quer falar do Espírito aplicando em nós a obra de Cristo. Da mesma forma, alma e espírito são termos quase intercambiáveis e escolhidos a depender do contexto.
Eu to c o link do Victor desse antropologia do NT aberto no cel há alguns meses p comprar :/
Então, no que disse no vídeo o Victor Santana, a definição moderna de Corpo, Alma e Espírito, sendo a carne pecadora, a alma tem a ver com consciência e inconsciência, já o espírito o verdadeiro "Sopro de vida" do Criador, não é canónico? ... Alguem me explica por favor!!!
nao. sao coisas 'diferentes' mas 'indivisiveis'.. as tres coisas estao ligadas entre si, uma afeta a outra, e uma nao existe sem a outra. na teologia moderna nao existe divisao entre corpo, alma e espirito, existe o conceito de unidade psicossomática, ou seja, um aglomerado indistinto das tres coisas. a biblia nao fala dessa divisao comum, mas dá a entender que é tudo junto formando uma coisa só.
Eu gosto de pensar que o homem foi feito alma vivente quando o espírito foi soprado nele. Não que o homem seja um sanduíche ele é um indivíduo e por isso msm o assunto é complexo.
O problema que muitos estudiosos não entendem é, os escritores da Bíblia tinham esse entendimento sematico?
As pessoas acham que os escritores tinham conhecimento de tudo quando escreviam algo, mas não, não tinham.
Daniel e João precisaram de um anjo para explicar pra eles certas coisas sobre o que viram e escreveram.
Josué parou o Sol, bom, já sabemos que o sol não gira ao redor da terra. Isso mostra que os escritores escreviam de acordo com as idéias da época, mas não tinham conhecimento astronômico.
O Espírito Santo não inspirou os seus servos para darem aulas de gramática hebraica e astronomia, e sim para falarem de coisas espírituais, que interessam o Reino de Deus.
Vejamos, se é realmente isso, então, por que Jesus, depois de ressuscitado, ao aparecer aos discípulos, Ele diz que espírito não tem carne e osso. Ora, Jesus disse isso por causa da expressão de medo que seus discípulos mostraram quando viram Ele, por achar, obviamente, que Ele era um fantasma. Os discípulos acreditavam nisso, pois podemos ver isso quando Jesus andou sobre as águas, os discípulos acharam que eram um fantasma.
Bom, o que estou querendo dizer é, por que Jesus não falou nada sobre o caso meses dois momentos?
E por que Jesus citou a parábola ou história do rico e Lázaro semelhante aos que os gregos acreditavam a respeito da morte?
Onde Jesus diz que espírito não tem carne e osso? Em qual sentido ele diz isso? Versículos.
Bem, se você acha que os falantes de uma língua não vão saber o significado da própria língua, aí você pode simplesmente traduzir a bíblia à moda do freguês, só mudar conforme o seu desejo e vontade.
Isso o coach não mostra, entendi a referência, eu acho KKKKKKKK.
então quer dizer que não existe alma e espirito como nós conhecemos ?
nao de forma dividida, mas como uma uniao complexa das tres coisas formando um ser unico.
O mais crucial texto pra entender a formação humana é Gn 2.7, depois desse texto, qualquer entendimento de tricotomia acaba caindo em questionamento.
"A Lenda da Imortalidade da Alma" é um incrível livro do Lucas Banzoli que iniciei a trilha de sua leitura. Traz o academicismo teológico de entender o holismo à luz da bíblia em uma linguagem que pode ser facilmente entendida. O livro em versão digital é gratuito no blog Lucas Banzoli.
Amo seu conteúdo, mas senti esse vídeo meio incompleto. No vídeo foi explicado o que não é, podia ter uma parte 2 explicando o que essas passagens estavam dizendo, por favor. Continue postando sempre, que eu já chego dando like.
Não tenho uma alma,sou uma alma vivente!
Perfeito
Tbm creio na dicotomia
Alma vivente, a qual, nesse contexto, é a união do corpo + espírito, ou seja, corpo + espírito = alma vivente (1 Ts. 5:23 ; Hebreus 4:10).
Entendeu perfeitamente!
👍🏾
Resumindo: os termos na escritura são polisemicas. E a maioria erra quando tenta aplicar uma definição do Gênesis no NT. Cada autor inspirado tem seu vocabulário teológico próprio e não tem como sistematizar esses termos.
Na verdade, não. Nephesh tem um significado profundo, mas não tem 1000 significados. Afinal, se uma palavra significa tudo, ela não significa nada, então é só traduzir à moda do freguês. Os escritores do NT eram provenientes da cultura judaica e falantes de hebraico e sabiam bem a própria língua, não tenha dúvida disso.
@anderson_eirass "se uma palavra significa tudo, ela não significa nada.."
Que frase mais burra. Qualquer linguista vai afirmar que as palavras podem possuir múltiplas definições e usos, e adquirir novos sentidos com o tempo, ainda mais em contato com outras culturas. O nephesh do Gênesis não é a mesma coisa que nephesh nos livros dos Reis, nem a mesma coisa que o termo psiche no Apocalipse. Isso é desonestidade com o texto.
@@Jerônimo_de_Estridão @Jerônimo_de_Estridão "que frase mais burra"? Você é linguista pra falar? Tem pessoas que alegam que nephesh tem mais de 400 significados. Uma palavra que tem 400 significados simplesmente se torna IMPOSSÍVEL de traduzir, e dependeria somente da vontade do freguês pra tradução. Agora: imagine se todas as palavras da bíblia fossem assim, resolvessem mudar de significado com o tempo e ter tanta polissemia como você prefere acreditar: teríamos uma tradução bíblica correta?
Nephesh de Gênesis é a mesma coisa que nephesh dos reis até em expressões idiomáticas, vou citar alguns textos pra você agora mesmo:
A expressão encontrada em Gênesis 37:21 é:
"Mas Rúben, ouvindo isso, livrou-o das mãos deles e disse: 'Não lhe tiremos a vida (nephesh).'"
Um versículo com uma expressão semelhante em Josué é Josué 2.13 (décadas depois do pentateuco ser escrito)
"Quando Jericó for conquistada, vocês pouparia a minha vida (nephesh) e a vida (nephesh) de meu pai e minha mãe,e também a de meus irmãos e irmãs e de suas famílias".
Um versículo com uma expressão semelhante em Reis é 1 Reis 1:12:
"Agora, pois, vem, dá-te conselho, para que salves a tua vida (nephesh) e a de teu filho Salomão."
Mais um texto de Reis é 1Rs 3.11
"... você pediu sabedoria para governar meu povo com justiça, e não vida longa, nem riqueza, nem a morte (nephesh) dos seus inimigos". Salomão iria pedir um fantasminha de cada um de seus inimigos? Acho que não.
Jr 15.9
"a que dava à luz sete se enfraqueceu; expirou sua alma (nephesh)..."
Jr 18.20 "...cavaram uma cova para minha alma (nephesh)".
Ez 14:20
HEB venoach dâni'êl [dâniy'êl] ve'iyyobh bethokhâh chay-'âniyne'um
'adhonây Adonay 'im-bên 'im-bath yatsiylu
hêmmâhbhetsidhqâthâm yatsiylu naphshâm ph.
ACF Ainda que Noé, Daniel e Jó estivessem no meio dela, vivo eu, diz
o Senhor Deus, que nem um filho nem uma filha eles livrariam, mas
somente eles livrariam as suas próprias almas pela sua justiça.
Jn 4:3
HEB ve`attâh Adonayqach-nâ' 'eth-naphshiy mimmenniy kiy thobh
mothiy mêchayyây s.
NVI Agora, Senhor, tira a minha vida, eu imploro, porque para mim é
melhor morrer do que viver.
COR Agora, Senhor, tira a minha alma, eu imploro, porque para mim
é melhor morrer do que viver.
Mt 10:39
GRE o eurôn tên psuchên autou apolesei autên kai o apolesas tên
psuchên autou eneken emou eurêsei autên.
NAA Quem acha a sua vida a perderá; e quem perde a vida por minha
causa, esse a achará.
COR Quem acha a sua alma a perderá; e quem perde a alma por
minha causa, esse a achará
Mc 3:3-4
GRE kai legei tô anthrôpô tô tsb=exêrammenên tsb=echonti tên
a=xêran cheira a=echonti a=egeire tsb=egeirai eis to meson kai legei
autois exestin tois sabbasin a=agathon a=poiêsai tsb=agathopoiêsai
ê kakopoiêsai psuchên sôsai ê apokteinai oi de esiôpôn.
NAA Jesus disse ao homem da mão ressequida: Venha aqui para o
meio! Então lhes perguntou: É lícito nos sábados fazer o bem ou fazer
o mal? Salvar uma vida ou deixar morrer? Mas eles ficaram em
silêncio.
COR Jesus disse ao homem da mão ressequida: Venha aqui para o
meio! Então lhes perguntou: É lícito nos sábados fazer o bem ou fazer
o mal? Salvar uma alma ou deixar morrer? Mas eles ficaram em
silêncio.
Lc 12:20
GRE eipen de autô o theos bs=aphron at=aphrôn tautê tê nukti tên
psuchên sou apaitousin apo sou a de êtoimasas tini estai.
ACF Mas Deus lhe disse: Louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o
que tens preparado, para quem será?
Como você pode ver, todos esses textos citados possuem o MESMO SENTIDO ou SENTIDOS SEMELHANTES, conservando expressões idiomáticas igualmente semelhantes.
@Jerônimo_de_Estridão por que a mudança e incerteza de significado só serve pra nephesh e não pro resto da bíblia? Já que é tudo uma grande incógnita, porque a língua muda com o tempo, realmente vale a pena traduzir a bíblia?
@@Jerônimo_de_Estridão Em últimas circunstâncias, esse argumento do hebraico mudar com o tempo acabaria com a inerrância bíblica e a necessidade de traduções confiáveis.
Irmão então quando a pessoa morre ela dorme e a alma não sobe ao céu? Se assemelha a doutrina dos Adventista e tjs?
O vídeo não está falando disso. A questão da "alma" e espírito tratado no vídeo não se relaciona com a sua pergunta. Isso é outra questão. O vídeo apenas trata a interpretação de "nefesh" e de "psiche" e como essas palavras estavam sendo postas em seu contexto textual. O fato de alma ser vida na visão dicotomista, não quer dizer que necessariamente a doutrina do pós-morte seguida pelos grupos mencionados esteja ligada ao que trata o vídeo como uma consequência lógica. Pois a única coisa que muda é que em vez de dizer alma, se diz espírito e a questão é o que ocorre com o espírito após a morte.
@@andr3lz obrigado
@@GabrielRodrigues.Oficial crer não é saber
Saber é outra coisa.
Na verdade, não existe sono, a alma morre tanto quanto o resto do ser humano. Recomendo "A Lenda da Imortalidade da Alma" de Lucas Banzoli.
Victor, percebe que sua visão está mais aproximada dos Adventistas (que entende "sermos uma alma", em vez de "termos uma alma" - Gn 2:7) do que das demais denominações cristãs?
Obs, sou Adventista.
Abraços 😉 👍
Maranata 🕊️
Pensei a mesma coisa. Depois nos chamam de seita por termos essa visão de que o ser humano é um ser holístico.
@@xiaominotefive2701
Vejo boa vontade no irmão Victor.
É uma visão inclusive que muitos cristãos na sua particularidade também guardam no coração ♥.
Abraços
Maranata 🕊️
Na verdade também podemos dizer que a visão dos adventistas está mais próxima da Victor que das demais denominações cristãs. Tudo depende do que você tenta fazer ao dizer isso.
@@xiaominotefive2701 seita é um xingamento de um cristão contra o outro. Adventistas também usam como adjetivo sobre os outros. Acho que é perda de tempo ficar nessa conversa de seita.
@@andr3lz
Bom argumento, meu amado 👏👏👏.
Abraços
Maranata 🕊️
Resumindo? Vc quer dizer não temos corpo, alma e espírito!?🤔 tjs e iasd agradecem rs
A tricotomia não é a única possibilidade de se entender a constituição do homem segundo a Bíblia e isso não tem nada a ver com a teologia dos Testemunhas de Jeová ou dos Adventistas do Sétimo dia.
#pas