A uns vinte anos atrás um amigo de acampamentos ( engenheiro florestal ) me deu um toque que um professor dele de Lavras-MG ensinou sobre passar alho nas mãos e principalmente pés/pernas para evitar picadas de Cobras ( insetos também ) . De lá pra cá sempre tenho esse Rito de antes dos trabalhos/lazer , pego meu dentinho de alho , vou picando na faca e esfrego de cima em baixo ... ( O povo da roça racha os bicos , + sem acidentes com nada até hoje , e longe dos pernilongos/mosquitos/ abelha também ) ENTÃO , FICA A DICA E BOM TRABALHO PARA TODOS .
Você acredita que estou tendo problemas com mutucas no meu pequeno terreno? Já comprei alguns repelentes. Inclusive achei uma 'receita" que mistura repelente, com óleo e essencia de citronela. Ainda não testei. Só o repelente ainda assim elas atacam. Impressionante como essas mutucas são brabas. Vou testar essa do alho. Não sabia. Se funcionar, gastei dinheiro à toda.
@@alexandrevia Então Alexandre , Eu a muito tempo sigo essa dica desse amigo e não tomo picada de mosquito nenhum . Outra dica que ele me passou no mesmo dia , que se encaixa nessa do alho , é não passar cremes , perfumes , etc ... Pois pode ajudar atrair esses vampirinhos e principalmente abelha/marimbondos ... Só passo desodorante rolon e quando tudo pronto para ir ou começar os serviços no mato/roça pego um dente grande de alho e vou picando e esfregando da cabeça até terminar nas botas . E levo uns dentinhos no bolso , pois depois de 3 horas + - costumo fazer uma segunda onda pra ficar fechado principalmente das cobrinhas ... Abço
Eu fico admirado com a facilidade que o senhor maneja suas árvores. Aqui em São Paulo so de ligar a motosserra par cortar um eucalipto a "ambiental" já pula sua cerca, quer entrar na sua casa, vc tem que dar um monte de explicações, parece até que vc vai cortar um mogno ou Pau-Brasil.
Gostei de ver você não matou a cobra, porque ela faz parte do meio ambiente, ela faz parte da vida, faz parte da floresta. Parabéns por preservar a vida do nosso planeta.
@@Charlyslean já eu, acho que fazendo ao contrário é melhor. Triturando, o material se adensa rapidamente e pode criar um ambiente anaeróbio. O que impossibilita a reprodução dos micro-organismos mais desejados, como os fungos criadores de micorrizas.
Mais uma sugestao, é voce falar o sempre o mes em que ocorrem os fatos( poda, manejo, raleamento,etc), isso ajuda muito mesmo a entender os tempos de produçao e como tudo se desenvolve, valeu e obrigado
Vídeos excelentes. Um dos melhores canais sobre agrofloresta. Gosto da dinâmica dos vídeos. Parabéns. Aprendi e aprendo muito, espero por em prática e repassar o conhecimento no meu projeto.
Cheguei só canal, porque comprei um sítio e não sabia como manejar, está pensando na forma tradicional como arado, canteiro uma única cultura, estou admirada com a dinâmica agroflorestal. Parabéns
Olá, bom dia! Sou também agricultor de SAFs e gostaria de saber quais as plantas nativas ou não que vc mantém sem realizar as podas para florir e atender a alimentação de pólen, néctar, resinas aos polinizadores das nossas florestas? Temos pelo menos 300 espécies de abelhas nativas sem ferrão, responsáveis pela floresta nativa rica que temos e em visitas a inúmeros outros SAFs de outros amigos agricultores e já sufocados pelas monoculturas vizinhas, não vemos abelhas nidificadas e elas são as reais donas do presente e futuro da nossa atividade. Gratidão e parabéns pela dedicação \o
Olá acho que isso vai depender muito da região do país onde vc está, mas de modo geral as mirtáceas são preciosas em seus recursos para as abelhas sem ferrão, assim como quase todas as frutíferas nativas, que florescem bastante. Aqui no Sul as plantas da Capoeira podem ser deixadas em verdadeiros jardins entre as linhas agroflorestais, mas não conheço ninguém que faça isso, só eu que prego que as capoeiras de Baccharis eVernonias são importantíssimas para as abelhas. As palmeiras também são importantes na flora apícola, enfim vai muito da sua observação pessoal. Boa sorte.
Boa tarde Sou aqui de Rio Negrinho SC Sul do Brasil Você pode me sugerir um vídeo ou canal para que eu possa aprender manejar árvores frutíferas aqui no Sul do Brasil. Grata. Parabéns pelo vídeo excelente trabalho
Fiquei fascinado por esse sistema agroflorestal Acabei de mudar para uma pequena chácara, não tinha a menor noção de como aproveitar o espaço. Agora não tenho dúvida, um jardim agroflorestal de 1000 m2 Só não posso abrigar serpentes, tenho crianças e idoso em casa.
Muito bom, conheci o canal a pouco tempo e quero aproveitar todo esse conhecimento. Muito obrigada e vida longa, esse conhecimento precisa ser divulgado
Amo este tipo de manejo, pena que tem pessoas que não aceita poda nas plantas, dizem ter pena de podar, porém não entende a grandeza de uma poda para qualquer planta. Parabéns !!! excelente trabalho e ensino.👏👏👏
Uma aula fantástica! Muito obrigado pela partilha mestre Rebello. Plantar em abundância para sempre possuir a liberdade de escolha, manejar com cuidado para que aquele que pode realmente possa. Trabalho inspirador. Sucesso e cuidado com as cascavéis.
Lindo vídeo, parabéns 👏👏👏, eu aprendi muito e levei um baita susto, sua destreza é impecável, acho que não teria a mesma, então acho melhor ter uma calça de duplo jeans nas pernas e calçado apropriado para o ambiente, kkkkkk. Obrigado pela atenção até breve.
Olá amigo Rodrigo Benedito, estou responder um pouco de sua pergunta, todo material de poda vai direto para os pés das árvores até os galho, mesmo verdes, são picados e montados organizados aos, o mais rente ao solo, toda madeira rente ao chão entra em decomposição mais rápido. Quando é cortado o capim é deixado uma pequena parte para cobrir o solo das entre linhas, para cobrir as raízes do capim. Não sei se tirei sua dúvida, mais estou aqui, sou um seguidor desse canal e conheço um pouco o manejo dos materiais. Obrigado pela atenção até breve.
Seria interessante dar outros nomes para que o leigo interessado identifique. Onde nasci, no Recôncavo da Bahia, comi muita ingá. Mas, todas acompanhavam os leitos dos riachos, Só sei o nome da ingá cipó. Na internet aparece uma chamada de ingá do brejo que eu gostava por ter muita polpa. Tudo era ingá, nada de nomes. Agora, ao passar pela área, só pastagem degradada pode ser vista, nada de ingazeiras. Riachos? Coisa do passado! No meio da mata, catei muita jatobá, algumas, já ruídas, creio, por pacas ou cutias. Precisamos de muitas CEPEAS!
Se não manejarmos adequadamente as árvores por meio da poda, não teremos uma agrofloresta, apenas um punhado de árvores plantadas juntas. 5% é esforço de plantio, 95% é esforço de manejo!
bom dia, acho que uma das grandes dificuldades é saber a epoca de podar, e se essa poda acontece para todo o tipo de planta do sistema? Obrigado por sua aula, ja comprei o livro e to aprendendo devagar, valeu um grande abraço.
O processo inverso, as bactérias mineralizantes, concerte toda matéria orgânica vegetal em minerais, comem a meteria orgânica e faz a reversão por processos izimatimaticos, as izimas desidratadas são minerais.
precisamos de plantas perenes cobrindo o solo. A natureza faz de tudo para manter o solo coberto. Pode até plantar a batata doce, mas depois precisa cobrir o solo com plantas perenes, por isso o capim. Precisamos de exsudatos alimentando a microvida no solo.
Muito obrigado pelo trabalho ! So tenho uma questão, como é que voces fazem pra cortar os arvores de crescimento rapido tipo eucalipto sem quebrar arvores que ficam por baixo ? Desculpa pelos erros de portugues.
Estou nessa labuta. Porém planar em alta densidade na caatinga é uma tarefa complexa. A propriedade que comprei era um antigo pasto altamente degradado e compactado. Nem as plantas espontâneas nasciam mais. Passei o arado numa parte, fiz uma roça de feijão, milho, aipim e batata para aproveitar o inverno, e agora estou montando as linhas de agrofloresta. Mas já com quase 2 meses de seca, até o feijão de corda tá sofrendo, o milho provavelmente só se aproveita a palha para forrar o solo. Plantei eucaliptos camaldulenses por mudas, plantei moringa, leucena, mamona por semente. plantas nativas, como pau de rato, caju e aroeira, frutíferas como acerola, mamão, manga. Tbm coloquei algumas bananeiras na aventura. Praticamente tudo nasceu mas estão sentindo bastante a falta de chuvas. Tenho uma barraginha que uso para aguar as plantas mais sensíveis. É uma luta grande e espero colher os frutos em breve.
Odilon, voce tem que plantar palma forrageira, aveloz, pinhão roxo, sisal, maniçoba, em alta densidade e podar, essas plantas aguentam muito a seca. Consorciar elas com as árvores frutiferas que crescem bem na caatinga, como caju, umbu, pinha, etc. juntamente com os grãos que crescem bem aí, o feijão que voce citou, sorgo que aguenta seca, guandu etc.
@@cepeas2219 obrigado pela resposta. Estou conseguindo a palma e o sisal em boa quantidade. Também estou coletando as sementes das nativas. Já tenho o pau d'arco, a barriguda, pata de vaca, cajueiro, embira... Porém estou estudando ainda o meu foco de produção. Pensando em optar pelo caju, umbu e licuri. Porém todas essas variedades demoram anos e anos para começar uma produção significativa. E as mudas enxertadas custam uma fortuna. Ainda estou estudando o caso. Porém sigo seus e vídeos e tendo praticar com o que tenho e com o que está viável financeiramente no momento. Por enquanto até que estamos indo bem. Tem alguns vídeos no meu canal, se você puder dar uma olhada e me sugerir algo, ficaria muito grato.
A uns vinte anos atrás um amigo de acampamentos ( engenheiro florestal ) me deu um toque que um professor dele de Lavras-MG ensinou sobre passar alho nas mãos e principalmente pés/pernas para evitar picadas de Cobras ( insetos também ) . De lá pra cá sempre tenho esse Rito de antes dos trabalhos/lazer , pego meu dentinho de alho , vou picando na faca e esfrego de cima em baixo ... ( O povo da roça racha os bicos , + sem acidentes com nada até hoje , e longe dos pernilongos/mosquitos/ abelha também )
ENTÃO , FICA A DICA E BOM TRABALHO PARA TODOS .
Você acredita que estou tendo problemas com mutucas no meu pequeno terreno? Já comprei alguns repelentes. Inclusive achei uma 'receita" que mistura repelente, com óleo e essencia de citronela. Ainda não testei. Só o repelente ainda assim elas atacam. Impressionante como essas mutucas são brabas.
Vou testar essa do alho. Não sabia. Se funcionar, gastei dinheiro à toda.
@@alexandrevia
Então Alexandre , Eu a muito tempo sigo essa dica desse amigo e não tomo picada de mosquito nenhum . Outra dica que ele me passou no mesmo dia , que se encaixa nessa do alho , é não passar cremes , perfumes , etc ... Pois pode ajudar atrair esses vampirinhos e principalmente abelha/marimbondos ... Só passo desodorante rolon e quando tudo pronto para ir ou começar os serviços no mato/roça pego um dente grande de alho e vou picando e esfregando da cabeça até terminar nas botas . E levo uns dentinhos no bolso , pois depois de 3 horas + - costumo fazer uma segunda onda pra ficar fechado principalmente das cobrinhas ...
Abço
Que legal!!! Rebeu de graça, passou de graca!! Pagaria por uma informação tão importante assim!! Grata 😇
@@MarcosAurelio-xy3wd Não queima a pele? Minha mãe queima verrugas com alho! Será a concentração q faz a diferença?
Deus abençoe 🙏
Muchas gracias , saludos de Argentina el Norte en la frontera con Paraguay ya estamos experimentado y veremos cómo nos va
Top demais. Parabéns. Didática excelente
Só paz na Abundância,a floresta é abundância: Ernest Goesth e seus discípulos ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Eu fico admirado com a facilidade que o senhor maneja suas árvores. Aqui em São Paulo so de ligar a motosserra par cortar um eucalipto a "ambiental" já pula sua cerca, quer entrar na sua casa, vc tem que dar um monte de explicações, parece até que vc vai cortar um mogno ou Pau-Brasil.
Parabéns pelo extraordinário trabalho. Temos aprendido muito com vocês!! Gratidão imensa!
Gostei de ver você não matou a cobra, porque ela faz parte do meio ambiente, ela faz parte da vida, faz parte da floresta. Parabéns por preservar a vida do nosso planeta.
Mais um excelente vídeo amigo parabéns
Ótimas dicas! João Pessoa-PB nordeste do Brasil
Uma surpresa nos últimos segundos! kkkk
Esse é o melhor canal sobre agricultura sintrópica. Muito obrigada por compartilhar!
Por isso eu gosto de triturar o material podado pois dificulta o aparecimento de cobras. Fica mais difícil elas se esconderem.
@@alexandrevia Eu penso que seria ideal triturar para adiantar todo processo, mas este é com certeza um ótimo motivo para adotar a prática, hahaha.
@@alexandrevia muito top
@@Charlyslean já eu, acho que fazendo ao contrário é melhor. Triturando, o material se adensa rapidamente e pode criar um ambiente anaeróbio. O que impossibilita a reprodução dos micro-organismos mais desejados, como os fungos criadores de micorrizas.
Mais uma sugestao, é voce falar o sempre o mes em que ocorrem os fatos( poda, manejo, raleamento,etc), isso ajuda muito mesmo a entender os tempos de produçao e como tudo se desenvolve, valeu e obrigado
Cada video seu eu aprendo mais , se Deus quiser vou colocar em prática no início de 2024 , se Deus quiser vai da certo
Aaaaaamei!!!
Vídeos excelentes. Um dos melhores canais sobre agrofloresta. Gosto da dinâmica dos vídeos. Parabéns. Aprendi e aprendo muito, espero por em prática e repassar o conhecimento no meu projeto.
curti ae quem queria um pedaço de terra pra por esse conhecimento incrível em ação.
Cheguei só canal, porque comprei um sítio e não sabia como manejar, está pensando na forma tradicional como arado, canteiro uma única cultura, estou admirada com a dinâmica agroflorestal. Parabéns
Olá, bom dia! Sou também agricultor de SAFs e gostaria de saber quais as plantas nativas ou não que vc mantém sem realizar as podas para florir e atender a alimentação de pólen, néctar, resinas aos polinizadores das nossas florestas? Temos pelo menos 300 espécies de abelhas nativas sem ferrão, responsáveis pela floresta nativa rica que temos e em visitas a inúmeros outros SAFs de outros amigos agricultores e já sufocados pelas monoculturas vizinhas, não vemos abelhas nidificadas e elas são as reais donas do presente e futuro da nossa atividade. Gratidão e parabéns pela dedicação \o
Olá acho que isso vai depender muito da região do país onde vc está, mas de modo geral as mirtáceas são preciosas em seus recursos para as abelhas sem ferrão, assim como quase todas as frutíferas nativas, que florescem bastante. Aqui no Sul as plantas da Capoeira podem ser deixadas em verdadeiros jardins entre as linhas agroflorestais, mas não conheço ninguém que faça isso, só eu que prego que as capoeiras de Baccharis eVernonias são importantíssimas para as abelhas. As palmeiras também são importantes na flora apícola, enfim vai muito da sua observação pessoal. Boa sorte.
Obrigada por pensarem nas abelhas 😊
Sou agricultura de Safs,no interior de São Paulo. Feito na raça.❤
Adoro os vídeos, vejo todos!
Gostaria de saber mais sobre poda, especialmente como podar as árvores altas.
Excelente trabalho ; seria o melhor método de agricultura o problema é gente que faça isso os jovens de hoje não querem trabalhar
Boa tarde
Sou aqui de Rio Negrinho SC
Sul do Brasil
Você pode me sugerir um vídeo ou canal para que eu possa aprender manejar árvores frutíferas aqui no Sul do Brasil.
Grata.
Parabéns pelo vídeo excelente trabalho
Parabéns!!! Tenho aprendido muito com vocês. Excelente material, muito aprendizado.
Parabéns amigo. Beleza de pomar
Você é incrível Fernando! !!! Consegue passar com muita clareza o trabalho criado pelo Ernst. ...... Finalmente cada vez entendo melhor esse manejo
Fiquei fascinado por esse sistema agroflorestal
Acabei de mudar para uma pequena chácara, não tinha a menor noção de como aproveitar o espaço.
Agora não tenho dúvida, um jardim agroflorestal de 1000 m2
Só não posso abrigar serpentes, tenho crianças e idoso em casa.
Muito obrigado pela divulgação do seu trabalho. Abraço aqui de Portugal
Ótimo conteúdo, exposto de maneira didática. Parabéns às pessoas envolvidas nesse trabalho.
Abundancia de sabedorias. Grato por compartilhar.
Caraca! Cascavél gorda do final. Tava esperto, camarada! Ótimo vídeo, como.sempre
Em cada aula uma louvação à vida.
Muito bom os vídeos!
Cheguei até vocês através do Thiago, aqui na Austrália. Tenho aprendido muito com vocês. Obrigada por compartilhar 💚
Muito bom, conheci o canal a pouco tempo e quero aproveitar todo esse conhecimento. Muito obrigada e vida longa, esse conhecimento precisa ser divulgado
Parabéns pelo seu trabalho. Ótimo vídeo e aula de manejo.
Amo este tipo de manejo, pena que tem pessoas que não aceita poda nas plantas, dizem ter pena de podar, porém não entende a grandeza de uma poda para qualquer planta. Parabéns !!! excelente trabalho e ensino.👏👏👏
Boa tarde, grato pelos ensinos
Fernando você é um grande profissional, só um grande líder passa conhecimento. Obrigado. Sucesso
Excelente trabalho! Venho aprendendo muito e aos poucos colocando em prática
Obrigado pelo video, paz e saude a você e todos os envolvidos
Ernestt começou a filosofia, mas vocês são ótimos disseminadores. Obrigado!
Incrivel. O melhor conteudo sempre!!!!!!!! Gratidao professor o senhor esta a abrir os olhos de quem tem sede de ver. Canal Unico no mundo!
Uma aula fantástica! Muito obrigado pela partilha mestre Rebello. Plantar em abundância para sempre possuir a liberdade de escolha, manejar com cuidado para que aquele que pode realmente possa. Trabalho inspirador. Sucesso e cuidado com as cascavéis.
Un trabajo magistral impresionante 👌 👌 👌 👌 👌 👌 👌 👍👍 👍 👍 👍 👍 👍 👍 💪💪💪💪💪💪💪👏👏👏👏👏👏👏
Bom dia 👍
Parabéns 👏 Excelente trabalho
Um pesquisador tem que ser muito valorizado, uma vida dedicada ao desenvolvimento de uma prática tão nobre parabéns.
Sou fascinado pelas explicações. Aos poucos vou entendendo como funciona.
Mão-de-obra especializada! Dá trabalho fazer isso, mas o retorno é garantido.
Show! Parabéns pelo amor que transparece da sua dedicação às plantas e pelo lógica empregada na criação de sistemas de abundância.
Deus abençoe quê trabalho maravilhoso🙌🙌🙌🙌🙌😍😍😍😍
Você é maravilhoso!! Parabéns pela sabedoria! Deus te abençoe sempre!!
Qual tesoura de poda usar? Bigorna ou bypass?
Simplesmente incrível e maravilhoso. Parabéns!!👏👏👏
Muito obrigado por mais essa aula vocês são meus professores.
Muito bom, as informações sobre podas de das fruteiras!
Parabens por tantas informações. Mas como consefir sementes e mudas de tantas plantas?
Boa tarde Muito bom Sistema Adotado por Vcs Parabéns
Muito bom os conhecimentos do comportamento da natureza e trabalhar ajudando-a!!
Lindo vídeo, parabéns 👏👏👏, eu aprendi muito e levei um baita susto, sua destreza é impecável, acho que não teria a mesma, então acho melhor ter uma calça de duplo jeans nas pernas e calçado apropriado para o ambiente, kkkkkk. Obrigado pela atenção até breve.
que alegría...y, que bien clarito da los puntos claves . Gracias
É sempre maravilhoso ver esses vídeos
O eucalipto globulus pode ser usado para a confecção de arranjos florais. Ele tem bom preço no mercado.
Deus abençoe seu trabalho
Quanto conhecimento e trabalho ! Parabéns!!!!
Excelente analogia de dinheiro e lastro em ouro 👏👏
Grande abraço, belo vídeo!
Rapaz q aula maravilha
Eu gosto mto de assistir esses vídeos parabéns para todos os profissionais da área
Obrigado pela partilha e um abraço português
Gosto muitooo! De assisti vídeos como esse cada dia aprendo um pouquinho. Obrigada Deus abençoe!
Excelente vídeo, a mombaça que você roça vai imediatamente para linha de árvores ou vocês esperam secar
Olá amigo Rodrigo Benedito, estou responder um pouco de sua pergunta, todo material de poda vai direto para os pés das árvores até os galho, mesmo verdes, são picados e montados organizados aos, o mais rente ao solo, toda madeira rente ao chão entra em decomposição mais rápido. Quando é cortado o capim é deixado uma pequena parte para cobrir o solo das entre linhas, para cobrir as raízes do capim. Não sei se tirei sua dúvida, mais estou aqui, sou um seguidor desse canal e conheço um pouco o manejo dos materiais. Obrigado pela atenção até breve.
no mesmo dia para sua umidade se conservar na linha mais tempo e criar fungos.
Muito obrigado amigo, me ajudou bastante
Parabéns Deus abençoe sempre
Excelente vídeo, aprendi muito, foi um tempo muito bem usado.
Você está de parabéns amei o seu vídeo
Você e uma pessoa de Deus Jeová .foi isso que ele queria desde princípio .o homem cuidar da natureza.Genesi 2:28.
Seria interessante dar outros nomes para que o leigo interessado identifique. Onde nasci, no Recôncavo da Bahia, comi muita ingá. Mas, todas acompanhavam os leitos dos riachos, Só sei o nome da ingá cipó. Na internet aparece uma chamada de ingá do brejo que eu gostava por ter muita polpa. Tudo era ingá, nada de nomes. Agora, ao passar pela área, só pastagem degradada pode ser vista, nada de ingazeiras. Riachos? Coisa do passado! No meio da mata, catei muita jatobá, algumas, já ruídas, creio, por pacas ou cutias. Precisamos de muitas CEPEAS!
Boa tarde e muito sucesso!
Vi pela primeira vez,e adorei!
Gratidão Fernando!
Show
Vou plantar 1/2 hectare de abacate, com o que posso consorciar
Boa vai dá muito certo um competindo com o outro e fazendo sombra nao vai produzir frutos
Se não manejarmos adequadamente as árvores por meio da poda, não teremos uma agrofloresta, apenas um punhado de árvores plantadas juntas. 5% é esforço de plantio, 95% é esforço de manejo!
Excelente, novo inscrito!
Que beleza! Cooperação e caminho
Gratidão!
Uma ótima aula tava procurando algo sobre cítricas
Muito bom 👍👏
Muito lindo !!! Vou fazer assim na minha roça.
bom dia, acho que uma das grandes dificuldades é saber a epoca de podar, e se essa poda acontece para todo o tipo de planta do sistema? Obrigado por sua aula, ja comprei o livro e to aprendendo devagar, valeu um grande abraço.
Bem esclarecedor!!
TOP DEMAIS
Sensacional
que delicia essa area plana, aqui onde estou em santa catarina os manejos são só nos morros
O processo inverso, as bactérias mineralizantes, concerte toda matéria orgânica vegetal em minerais, comem a meteria orgânica e faz a reversão por processos izimatimaticos, as izimas desidratadas são minerais.
Glória a Deus
Fantastico video...
parece mágica.
Queria aprender fazer essas maravilhas na minha propriedade.
Preciso de uma consultoria
Maravilhoso
Gostei da explicação, mas no lugar de plantar esses capim entre uma fileira da outra não pode plantar batata doce e outras plantas rasteiras?
precisamos de plantas perenes cobrindo o solo. A natureza faz de tudo para manter o solo coberto. Pode até plantar a batata doce, mas depois precisa cobrir o solo com plantas perenes, por isso o capim. Precisamos de exsudatos alimentando a microvida no solo.
Amei e ja estou aprendendo muito ja vou fazer aqui no meu sítio pra ter resultados
Muito obrigado pelo trabalho ! So tenho uma questão, como é que voces fazem pra cortar os arvores de crescimento rapido tipo eucalipto sem quebrar arvores que ficam por baixo ? Desculpa pelos erros de portugues.
Simplesmente sensacional!!!
Excelente explicação
Parabéns pelas dicas chegando agora no seu canal.
Ganhou mais uma escrita.
Estou nessa labuta. Porém planar em alta densidade na caatinga é uma tarefa complexa. A propriedade que comprei era um antigo pasto altamente degradado e compactado. Nem as plantas espontâneas nasciam mais. Passei o arado numa parte, fiz uma roça de feijão, milho, aipim e batata para aproveitar o inverno, e agora estou montando as linhas de agrofloresta. Mas já com quase 2 meses de seca, até o feijão de corda tá sofrendo, o milho provavelmente só se aproveita a palha para forrar o solo. Plantei eucaliptos camaldulenses por mudas, plantei moringa, leucena, mamona por semente. plantas nativas, como pau de rato, caju e aroeira, frutíferas como acerola, mamão, manga. Tbm coloquei algumas bananeiras na aventura. Praticamente tudo nasceu mas estão sentindo bastante a falta de chuvas. Tenho uma barraginha que uso para aguar as plantas mais sensíveis. É uma luta grande e espero colher os frutos em breve.
Odilon, voce tem que plantar palma forrageira, aveloz, pinhão roxo, sisal, maniçoba, em alta densidade e podar, essas plantas aguentam muito a seca. Consorciar elas com as árvores frutiferas que crescem bem na caatinga, como caju, umbu, pinha, etc. juntamente com os grãos que crescem bem aí, o feijão que voce citou, sorgo que aguenta seca, guandu etc.
@@cepeas2219 obrigado pela resposta. Estou conseguindo a palma e o sisal em boa quantidade. Também estou coletando as sementes das nativas. Já tenho o pau d'arco, a barriguda, pata de vaca, cajueiro, embira... Porém estou estudando ainda o meu foco de produção. Pensando em optar pelo caju, umbu e licuri. Porém todas essas variedades demoram anos e anos para começar uma produção significativa. E as mudas enxertadas custam uma fortuna. Ainda estou estudando o caso. Porém sigo seus e vídeos e tendo praticar com o que tenho e com o que está viável financeiramente no momento. Por enquanto até que estamos indo bem. Tem alguns vídeos no meu canal, se você puder dar uma olhada e me sugerir algo, ficaria muito grato.