A Incrível História de JOHN WYCLIFFE, um dos precursores da REFORMA PROTESTANTE

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 3 лют 2025

КОМЕНТАРІ • 6

  • @LucasSouzaNS
    @LucasSouzaNS 27 днів тому +1

    Bom video parabéns

  • @viniciuspacheco2598
    @viniciuspacheco2598 3 місяці тому +1

    O “formato” do vídeo ficou diferente daquilo que vc já tem produzido; ainda assim ficou bem bacana. Excelentes conteúdo, trilha sonora e imagens.

  • @ildoborgesfernandes1283
    @ildoborgesfernandes1283 10 днів тому +1

    (Muito bom, peço, porém, uma carona para o meu comentário)
    A Cruz
    “E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.” Lucas 9.23. Cristianismo sem cruz só existe na cultura popular ou como filosofia de vida de certas igrejas e pessoas. Ainda que não devemos generalizar! Pois, eu diria que ainda se ouve a leitura da bíblia, na romana e em outras igrejas ditas protestantes! E onde há tal palavra pode existir o milagre da conversão! - Meu pai dizia: ‘Sofrer é pra cachorro’! Quem, de bom grado, aceitaria ou, toparia o exercício de carregar a cruz, que se tornou o símbolo do cristianismo? A não ser como adorno para ser usado em volta do pescoço? A resposta é: Ninguém. Entretanto, “Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” Romanos 8.29
    Agora, precisamos refletir!
    O que se quer dizer com: ‘a imagem de seu Filho’?
    Os judeus não o aceitaram para ser o seu Messias, pior ainda, o mataram. Quem iria querer para si a imagem de Jesus? Se ela só nos trás a idéia de sofrimento, dor e humilhação? Por isto, a cruz é algo destinado só à alguns muito especiais. Ninguém mais a suportaria! Até mesmo Simão, o cireneu que ajudou Jesus a carregar a dEle, foi obrigado à isto, por imposição e ordem dos soldados! Marcos 15.21. A imagem de seu Filho nada tem a ver com algo que normalmente se associa a grandeza, felicidade ou qualquer outro tipo de comportamento que nos leve à uma boa vida! Quem aceitaria esta imagem? A resposta é, outra vez, - Ninguém. Exceto àqueles a quem o Senhor preparou para realizar esta tarefa! Que são os seus eleitos! Como seria o mundo, se a vingança fosse algo normal e aceito por todos? Se ninguém estivesse a fim de suportar a ofensa? Há muito já teria chegado ao seu fim! Apesar de Sartre ter observado: O mundo não tem razão de ser, e é um absurdo que exista! O poeta, no entanto, diz: - “Sofrer é amar”! É por esta razão que Deus destinou alguns para viverem conforme à imagem de seu Filho! Os quais herdaram de Cristo o desejo de se doar em amor àquele que o necessita! É dEle que vem a maior motivação: “Ninguém tem maior amor que aquele que dá a sua vida pelo bem dos seus amigos” João 15.13. Só os escolhidos de Deus, que são, os seus os eleitos, estão preparados para dar explicação da esperança que há em voz, a quem isto lhes perguntar! I Pedro 3.15.
    À que cristãos se referia Lutero, quando disse: - “O mundo devia agradecer aos cristãos, pois, são eles que levam o mundo às costas,” baseando-se em Gênesis 18.32 onde o Senhor promete à Abraão que por dez justos que por acaso fossem achados em Sodoma, o Eterno pouparia a cidade da destruição!
    Ainda, sobre a imagem de seu Filho, já há setecentos anos antes, o profeta, se referia à certa pessoa indesejada: - "Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; e, olhando nós para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos." Isaías 53.2
    Estar destinado à ser conforme a imagem de seu Filho é aceitar a cruz! Não aquela cruz, que muitos a tomam como qualquer tipo de sofrimento; mas aquela cruz que nos pesa quando deixamos claro que seguimos Jesus em sua pregação rumo à salvação para a vida eterna e, com a força que só o Espírito Santo nos pode dar, nos faz capaz, e também, nos torna servo dos nossos semelhantes! Seria esta a motivação para que tantos freqüentem as igrejas cristãs, ou não? Por outro lado, quem poderia estar contra um belo passeio dominical onde se celebra o reencontro de tantos conhecidos e amigos? O mundo vos odeia, disse Jesus, João 15.18-19, pode até alguém achar isto ultrapassado, porém não é difícil notar que em geral as pessoas não gostam dos crentes! Quem ainda não perdeu amigos por causa da fé? Se a resposta for ‘não’; então é tempo de se perguntar: - Você é cristão? Ou, é um seguidor da filosofia cristã? A qual não leva ninguém para o céu! Lembro que aquele que se doou na infamante cruz, por amor de mim e de você, é o mesmo que me da forças para que eu também poça carregar a minha cruz! Não desistindo nem me envergonhando dela! Por que estou certo que ela redundará em minha bem-aventurança eterna!
    Sofrer por amor a o próximo é o maior exemplo nos deixado por Jesus! É a solução, jeito, ou maneira encontrada pelo Criador a fim de preparar o mundo para a nossa peregrinação! Por que o melhor dos mundos é àquele preparado para os seus escolhidos, junto à Ele no céu! Uma vez que na cruz, Cristo deu cabo de todos os nossos pecados!
    Por Jesus Cristo! Nosso Senhor e Salvador!
    Amém! Ildo Borges Fernandes