Caraca, eu dei play esperando um vídeo normal só sobre anos 20 e foi essa BAITA aula do percurso da humanidade!!! Muito amplo e mega contextualizado !! PARABÉNS!!
Fico imaginando red pills e ultra conservadores atuais vendo esse vídeo. Se deparando com os fatos dos anos 20. Precisamos debater muito mais os anos 20. Valeu pela obra!
Apesar de o mundo ter acabado de sair da Primeira Guerra, os anos vinte devem ter sido uma delícia. Arquitetura art-déco, vitrais, arte moderna, Carl Orff o último compositor clássico, a moda, os echarpes de plumas, o cabelinho chanel, as melindrosas... Até lá pelos anos 80 as mulheres ainda se fantasiavam no carnaval de acordo com os modelos dos anos 20.
Meu filho!!!!! Onde você estava que eu só conheci seu canal hoje?????? Que máximo! Mantenha o dinamismo da narração e os assuntos! The best, você!!! ❤️
Eu assisti esse filme, meia noite em Paris. E também adoraria passar por essa experiência de voltar a esse momento. Gosto muito de ouvi-lo. Muito obrigado por seus relatos, "aulas" históricas.
Portanto, tenhamos destemor, determinação e ESPERANÇA, pois estamos iniciando um período de PROSPERIDADE, naturalmente, com trabalho e FRATERNIDADE!!!❤
Tem q fazer um esforço mental muito grande pra ver semelhança entre 1920 e 2020. É na realidade outro mundo. Fazendo um esforço desse, até a idade média tem semelhança com os anos 1920.
Fantástico video, uma bela viagem pelos anos 20 que não se aprende na escola! Enquanto assistia, esperei se haveria alguma menção do Ernest Hemingway, e fiquei feliz com as citações sobre este grande escritor! Eu também se pudesse viajaria no tempo para encontrar todos aqueles personagens do filme Meia Noite em Paris! Em 1998 fui cobrir a Copa do Mundo e levei o livro Paris é uma Festa (já li 15 vezes esse livro) e caminhava pelas ruas de Paris com o livro em mãos percorrendo os bares, apartamentos e restaurantes que o Hemingway descreveu no livro! Visitei o túmulo da Gertrude Stein no Cemitério do Père-Lachaise (do Jim Morrison também) e consegui entrar no prédio onde Hemingway morou no 74 rue du Cardinal Lemoine porque esperei a chegada de um morador e ele me deixou entrar junto. Enfim, seria muito mais emocionante se fosse igual no filme Meia Noite em Paris. Mas isso é apenas ficção, e não podendo viajar pelo Tunel do Tempo, me contentei em visitar os locais reais do Papa Hemingway e esse video também me transportou para aqueles Loucos Anos 20! Parabéns e obrigado por esse video!!
Só tinha glamour nessa época para as pessoas que tinha um poder aquisitivo ou se for classe média. Se fosse da classe trabalhadora não era uma mulher de acordo com o glamour da moda. Tinha que ficar em casa recebendo ordens do esposo ou se fosse solteira trabalhar em alguma tecelagem ou outro tipo do arquétipo feminino dos moldes da época.
Para você ver como os anos 20 eram bem mais interessantes do que os medievais tempos modernos... pois, hoje, neste lugarzinho que alguns chamam de país, nem o glamour existe mais, em classe nenhuma.
Meus avós não aproveitaram esses anos 20 pq eram paupérrimos, a filharada desde criança ia trabalhar vendendo verdura e fruta na rua. Nas classes mais baixas tudo muito diferente assim como em outras épocas. Desejo vê-lo no INTELIGÊNCIA LIMITADA, canal do Vilela. Bj
Eu tenho 30 anos e meus falecidos avós nasceram nos anos 1920. Acredito q se a pessoa tiver 50 anos ou mais, seus avós podem sim ter vivido a idade adulta nesta época
O que mais me interessa nos anos 20, são as vertentes do cinema e arte dessa década. O surrealismo, o cinema expressionista, art deco... Além da opulência e extravagância de uma época icônica, que até hoje reverbera por aí... Tenho as imagens do filme "O Grande Gatsby" pra ilustrar minha mente.
Campanha pro Paulo agora fazer um vídeo para cada década! Ah, como eu gostaria de ver algo sobre os anos 50, 60, 70 e 80!! Amei demais esse aqui. Excelente como sempre! 👏🏼👏🏼👏🏼🤍🌻
Os anos 20 são um tema fascinante, e sempre serão. Eu também adoraria voltar no tempo até a década dos "anos loucos": em Paris, para conhecer toda aquela classe artística, especialmente Baker e Dali; em Nova York, para ir a uma festa no estilo "Grande Gatsby" (de 2012), e em São Paulo, para caminhar pela Avenida Paulista e Avenida Higienópolis, repletas de palacetes e mansões. Gostei demais desse vídeo, Paulo - deliciosa viagem👏👏👏👏👏
Gostaria também, de estar no meio dos ricos, comendo e bebendo do melhor sem me preocupar com o amanhã, provavelmente todos esses tinham alguém que estava trabalhando para eles viverem esses tempos loucos 🤷🏻♀️
Muito interessante ver como os ciclos de liberdade - repressão ocorreram ao longo da história. Os movimentos de massa são mesmo bastante previsíveis... Obrigada, Paulo! O conteúdo do seu canal é sensacional!!!
Nos anos 20 meu tio Quinzito arrumou uma amante e largou a esposa e os filhos para viver com ela. Foi um escândalo que gera repercussões até hoje na família. Ele virou persona non grata em todos os locais, teve que mudar de cidade e os filhos da segunda união nunca foram recebidos pelo resto da família. Até hoje quando acontece de encontrarmos um membro desse ramo vira um evento.
Não sabia dessa RIQUEZA dos anos 20... Maravilhosos! Eu gostaria de ter sido adolescente no início dos anos 50 no Rio de Janeiro. Acho essa época tão charmosa!!!
Paulo, esse é o resumo mais interessante que já vi sobre o período entre as grandes guerra. Em poucos minutos, os principais fatos sociais, políticos e economicos foram apresentados de forma conectada e sensível, dando sentido a todos eles. Muito obrigado por me ajudar a entender esse período de uma forma que eu ainda não tinha conseguido. E, de fato, viver na Paris da década de 1920 deve ter sido maravilhoso e se me fosse possível escolher um lugar e uma época para viver, talvez tivesse a honra de brindar contigo e Hemingway numa noite qualquer dos loucos anos 20. Gosto de História e admiro o seu trabalho, pois ele é capaz de torna-la mais interessante. 👏👏👏
Ahhhh! Quem não queria ser aquele personagem de meia noite em Paris?! Eu adoraria! Imagina, a sensação de liberdade e de expressão criativa que eles respiravam naquela época? Obrigada mais uma vez, pela aula dada. O que me levou a refletir como a história é cíclica, tive muitos insights, e como bem disse Peninha: "olhei para o amanhã e não gostei do que vi".
Quanto tenho aprendido aqui com o Paulo maravilhoso, pq além das informações de me deixar de queixo caído, vão completando partes que faltam/não estudei, é genuíno no resumo que passa longe de não entender : PAULO, VOCÊ ARRASA e me ensina tanto, pq a História/ Educacao não são necessárias : são fundamentais!!! ** adoraria que falasse sobre o Ian L. Flaming (007): ali tem MUITO pano pra manga!!!AMOOO 🌻🌻🌻
Amigo, que DELÍCIA de vídeo… que espírito livre, para quem tinha acesso. Eu certamente iria conhecer na França o fotógrafo noturno Brassaï. Ele fotografou Paris à noite como ninguém. Abraço.
@@PauloRezzuttiEscritor faça um vídeo falando sobre os efeitos da crise de 1929. E parabéns pelo trabalho, ouvir você é um deleite e você recuperou a minha paixão pela história. É prazeroso, terapêutico te ouvir.
Cheguei agora, e estou encantado com esta "aula " sobre os anos 20. Já tinha visto algo sobre a queda da bolsa de café, na mini série de Maria Adelaide Amaral Um só coração. Amei❤
Tanta coisa que não sabia! Obrigada por este aulão sobre os anos 20! Foram loooucos mesmo, mas também trouxeram melhorias fantásticas e foram importantíssimos para a luta das mulheres pela igualdade. Ah, e eu queria demais ter conhecido o Rudolph Valentino 😍 ele era lindo demais 😢 o cinema e o mundo ficaram mais pobres com a sua morte prematura
Penso que foi incrível!! Você Maravilhoso como sempre, Professor!! Adorei! Obrigada por vídeos tão maravilhosos!!! Adoro você!! Que seu ano seja sensacional!! ❤❤
Para mim esse vídeo foi super inspirador,.pois se tivesse que escolher um tempo e lugar para voltar, com certeza seria A PARIS DOS ANOS 20 COMO UMA MELINDROSA LIBERADA. Viver num tempo em que descobertas eram feitas e novas experiências aconteciam em todos os espectros das artes deve ter sido algo inesquecível. E VIVA O JAZZ O RAGTIME E O CHARLESTON.
Hoje, 100 anos depois, eu não tenho coragem de usar vestido transparente e sem sutiã 😮 Imagina viver numa época sem anestesia dentária e sem antibiótico 😮.
Talvez, nos anos 20, você pudesse ter a liberdade de não se vestir assim, se isso lhe incomodasse: afinal, cada um deveria ter estilo próprio, por mais que moda ditasse regras. Por outro lado, concordo: sem anestesia e sem antibiótico deveria ser complicado. Pelo menos por aqui, em relação ao problema dentário, há a opção do chá de folha de batata doce. Imagine na Europa e EUA, sem nada disso.
Vídeo sensacional, como vários outros seus que tenho assistido. Legal saber a origem dos “almofadinhas” e a relação com período histórico social dos anos 20. Se tivesse oportunidade, voltaria no tempo sim, como no filme Midnight in Paris, minha cidade favorita. Nessa época viviam lá os grandes autores como James Joyce, Ernest Hemingway, etc…Obrigada por proporcionar momentos de prazer ao ouvi-lo. Tbm adoro a Cláudia, sua parceira de revelar a história não contada.
Pois eu gostaria de viver no Brasil, no Rio de Janeiro entre 1913 até ficar bem idosa pois aqui era um paraíso , mamãe nasceu nasceu nesse ano e morávamos em Copacabana, a praia maravilhosa, um Rio sem violência , sem trânsito e culturamente com muitas opções. Estou com 80 anos e vivi uma infância e juventude maravilhosas!
Caro Paulo Rezzutti, vendo esse seu precioso vídeo, tive uma sensação de déjà-vu. Os anos vinte atuais e os do século XX, na minha visão, têm muita semelhança e, ao que tudo indica, terminarão de forma semelhante ou ainda pior. Triste, infelizmente, mas é assim que me parece.
Gostaria de dar meus parabéns ao Paulo por mais uma excelente narrativa histórica, desta vez dessa empolgante era. Vale ressaltar que o Maestro Villa-Lobos também esteve na década de 20 vivendo a efervescência artística de Paris desde 1923, mas especialmente entre 1927 e 1930 (ver Mariz, Vasco - Villa-Lobos, Compositor Brasileiro). Lá ele fez sucesso editando e executando suas maiores obras da época, graças a uma campanha encabeçada por seus amigos Carlos Guinle e o pianista Arthur Rubinstein.
Tenho grande apreço também por Hemingway e Fitzgerald, tem uma minisserie na Netflix chamada de Z o começo de tudo, muito bom, focado em Zelda Fitzgerald, já li Paris é um festa de Hemingway, Viver bem é a melhor vingança e outros sobre essa época.
Eu queria voltar aos anos 20 para aprender mais sobre esse período, que retratarei em breve em um romance de época. Já li muito sobre, mas sempre existem coisas mais a conhecer. Ótimo vídeo!
Sem dúvida, eu gostaria de fazer a viagem realizada pelo protagonista do filme de Woody Allen, "Meia Noite em Paris". Tenho o filme e já o assisti várias vezes. Aliás, comprei e estou lendo o livro, "Paris é uma Festa" de Ernest Hemingway, que acredito tenha influenciado Allen em seu filme. Desde a primeira vez que assisti o filme, no momento em que sobe a rua um Renault dos anos 20, a viagem no tempo se estabeleceu tal qual uma fantasia imperdível.
Nossa, Hemingway sempre me fascinou, que vida maluca, adorei o livro por quem os sinos dobram, e o velho e o mar, nossa, e o autor, alem de lindo, teve uma historia de muitas aventuras. Q ideia legal, conhecer Hemingway.❤, Picasso, salvador Dali, tanta gente interessante ...
Esse vídeo me apareceu por acaso e foi uma grata surpresa. Há muito tempo não sou envolvido por uma contagem de história tão envolvente, fiquei abismado com o seu maravilhoso trabalho. Irei procurar mais.
Foi mais um vídeo maravilhoso querido Paulo! Começamos bem 2024! Além do que citou no vídeo, tem o surgimento do Jazz, nos estados do Sul dos Estados Unidos. Olha, queria só passear nos anos 20, não sei se gostaria de viver lá. Obrigada por tantos conhecimentos que nos trás! Um abraço e um beijo.
Com certeza os anos 20 como vc! E usaria as roupas de coco Chanel , morando em Paris , frequentando o Moulin Rouge, café flore c e o bairro Montmartre e etc etc… é claro, seria dona de edifícios art Deco reluzentes e festivos ! 😂
Essa Cena Do Buster Keaton na Torre do Relógio é Icônica 😅 . Jackie Chan se inspirou nele para várias cenas e proezas de seus filmes inclusive essa cena que foi copiada no Filme THE Projecto A que no Brasil foi Distribuído com o Nome de Projeto China 😊 . Sou muito fã dos Dois ❤
Caraca, eu dei play esperando um vídeo normal só sobre anos 20 e foi essa BAITA aula do percurso da humanidade!!! Muito amplo e mega contextualizado !! PARABÉNS!!
Eu TB,mesmo tendo nascido em 47, tendo dado aulas de história, a gente nunca sabe o suficiente. Portanto, vivendo e aprendendo!
tb
Pra quem tinha dinheiro, os anos 20 era pura magia!!!
Ou para quem vivia da arte
Pra quem não tinha? Kkkkk
Os anos 20, 90 e 2000 pelos relatos que escuto eram magnificos para jovens ricos mesmo.
@@TheRamile resumindo, a melhor década foi a de 70 para todos.
qualquer época no capitalismo é boa caso vc seja rico
Fico imaginando red pills e ultra conservadores atuais vendo esse vídeo. Se deparando com os fatos dos anos 20. Precisamos debater muito mais os anos 20. Valeu pela obra!
Sobre esse período, cito o livro Paris é uma festa, do Hemingway, e O grande Gatsby, do Fitzgerald.
E complemento com "O Sol também se levanta "
Já li muito interessante.
O grande castby!!
Ótimos indicações, amigo 👏🏼👏🏼👏🏼
Que belo vídeo!! Foi muito bom de assistir. Parabéns pelo trabalho.
Apesar de o mundo ter acabado de sair da Primeira Guerra, os anos vinte devem ter sido uma delícia. Arquitetura art-déco, vitrais, arte moderna, Carl Orff o último compositor clássico, a moda, os echarpes de plumas, o cabelinho chanel, as melindrosas... Até lá pelos anos 80 as mulheres ainda se fantasiavam no carnaval de acordo com os modelos dos anos 20.
Meu filho!!!!! Onde você estava que eu só conheci seu canal hoje?????? Que máximo! Mantenha o dinamismo da narração e os assuntos! The best, você!!! ❤️
Obrigado!
Eu assisti esse filme, meia noite em Paris. E também adoraria passar por essa experiência de voltar a esse momento. Gosto muito de ouvi-lo. Muito obrigado por seus relatos, "aulas" históricas.
Estamos vivendo exatamente isso na atualidade. 100 anos depois! Tudo se repete. É cíclico!
SIM, EXATAMENTE!
né kkkkkkkk mulher de valor está raro.
@@rubenssousaoliveira5766 homens nunca tiveram valor, agora queres cobrar é?
Portanto, tenhamos destemor, determinação e ESPERANÇA, pois estamos iniciando um período de PROSPERIDADE, naturalmente, com trabalho e FRATERNIDADE!!!❤
Tem q fazer um esforço mental muito grande pra ver semelhança entre 1920 e 2020. É na realidade outro mundo. Fazendo um esforço desse, até a idade média tem semelhança com os anos 1920.
Fantástico video, uma bela viagem pelos anos 20 que não se aprende na escola! Enquanto assistia, esperei se haveria alguma menção do Ernest Hemingway, e fiquei feliz com as citações sobre este grande escritor! Eu também se pudesse viajaria no tempo para encontrar todos aqueles personagens do filme Meia Noite em Paris! Em 1998 fui cobrir a Copa do Mundo e levei o livro Paris é uma Festa (já li 15 vezes esse livro) e caminhava pelas ruas de Paris com o livro em mãos percorrendo os bares, apartamentos e restaurantes que o Hemingway descreveu no livro! Visitei o túmulo da Gertrude Stein no Cemitério do Père-Lachaise (do Jim Morrison também) e consegui entrar no prédio onde Hemingway morou no 74 rue du Cardinal Lemoine porque esperei a chegada de um morador e ele me deixou entrar junto. Enfim, seria muito mais emocionante se fosse igual no filme Meia Noite em Paris. Mas isso é apenas ficção, e não podendo viajar pelo Tunel do Tempo, me contentei em visitar os locais reais do Papa Hemingway e esse video também me transportou para aqueles Loucos Anos 20! Parabéns e obrigado por esse video!!
Vídeo riquíssimo! Adorei! É uma década apaixonante mesmo. Não sei se você já fez, se não, que tal um vídeo sobre a Belle Époque na Europa?
Ainda não fiz, é uma ótima sugestão!
Boa ideia!
@@PauloRezzuttiEscritoresperarei com ansiedade.
Obrigado pelo trabalho desenvolvido aqui no canal.
Em 1920 minha saudosa mãe tinha 2 anos de idade. O inventor do rádio foi o gênio chamado
NIKOLAS TESLA. ERA A ÉPOCA DAS MELINDROSAS.
Só tinha glamour nessa época para as pessoas que tinha um poder aquisitivo ou se for classe média. Se fosse da classe trabalhadora não era uma mulher de acordo com o glamour da moda. Tinha que ficar em casa recebendo ordens do esposo ou se fosse solteira trabalhar em alguma tecelagem ou outro tipo do arquétipo feminino dos moldes da época.
Para você ver como os anos 20 eram bem mais interessantes do que os medievais tempos modernos... pois, hoje, neste lugarzinho que alguns chamam de país, nem o glamour existe mais, em classe nenhuma.
Finalmente alguém que tá expandindo um pouco sua visão de mundo
@@raphaferrari7361você precisa voltar para o mundo real tá vivendo em Nárnia
Pois é. Se vc não fosse uma pessoa com condições financeiras, provavelmente nem poderia pisar nesses lugares, a não ser na cozinha.
Meus avós não aproveitaram esses anos 20 pq eram paupérrimos, a filharada desde criança ia trabalhar vendendo verdura e fruta na rua. Nas classes mais baixas tudo muito diferente assim como em outras épocas. Desejo vê-lo no INTELIGÊNCIA LIMITADA, canal do Vilela. Bj
Os seus avós viveram cem anos atrás? Ah, para, mona!
@@daianasilva8535 tenho 58 e minha mãe 95. Eles tiveram 9 filhos e minha mãe foi antepenúltima.
Eu tenho 30 anos e meus falecidos avós nasceram nos anos 1920. Acredito q se a pessoa tiver 50 anos ou mais, seus avós podem sim ter vivido a idade adulta nesta época
@@daianasilva8535 Ue tu conhece ele?
@@ThaisSLinoe eu, que tenho 20 anos ( n. 2003 ), meu pai tem 70 ( n.1953 ) e minha avó ( Deus a tenha ) nasceu em 1919
Kkkkk
O que mais me interessa nos anos 20, são as vertentes do cinema e arte dessa década. O surrealismo, o cinema expressionista, art deco... Além da opulência e extravagância de uma época icônica, que até hoje reverbera por aí... Tenho as imagens do filme "O Grande Gatsby" pra ilustrar minha mente.
Que vídeo perfeito, Paulo!! Parabéns! Uma aula linda.
Campanha pro Paulo agora fazer um vídeo para cada década! Ah, como eu gostaria de ver algo sobre os anos 50, 60, 70 e 80!! Amei demais esse aqui. Excelente como sempre! 👏🏼👏🏼👏🏼🤍🌻
eu poderia ficar horas escultando esse assunto! otimo video❤
Os anos 20 são um tema fascinante, e sempre serão.
Eu também adoraria voltar no tempo até a década dos "anos loucos": em Paris, para conhecer toda aquela classe artística, especialmente Baker e Dali; em Nova York, para ir a uma festa no estilo "Grande Gatsby" (de 2012), e em São Paulo, para caminhar pela Avenida Paulista e Avenida Higienópolis, repletas de palacetes e mansões.
Gostei demais desse vídeo, Paulo - deliciosa viagem👏👏👏👏👏
Gostaria também, de estar no meio dos ricos, comendo e bebendo do melhor sem me preocupar com o amanhã, provavelmente todos esses tinham alguém que estava trabalhando para eles viverem esses tempos loucos 🤷🏻♀️
Com certeza!
Sensacional 👏👏👏👏👏 primeiro vídeo que assisto seu, não deixarei mais.
Bem-vinda!
Obrigada, já vou repetir o vídeo aqui e assistir os vídeos que vc sugere. Bom demais 👏👏👏
Pra onde eu iria, se pudesse viajar no tempo? Depois deste vídeo, certamente iria pros anos 20 a tiracolo com vc, Paulo!!
Eu também!! Nos Estados Unidos ou Reino Unido
Muito interessante ver como os ciclos de liberdade - repressão ocorreram ao longo da história. Os movimentos de massa são mesmo bastante previsíveis... Obrigada, Paulo! O conteúdo do seu canal é sensacional!!!
Que presente tu nos deste com este video, Paulo! Que a contracultura não morra jamais e tampouco seja a única em cena. Abraço carinhoso!
Nos anos 20 meu tio Quinzito arrumou uma amante e largou a esposa e os filhos para viver com ela. Foi um escândalo que gera repercussões até hoje na família. Ele virou persona non grata em todos os locais, teve que mudar de cidade e os filhos da segunda união nunca foram recebidos pelo resto da família. Até hoje quando acontece de encontrarmos um membro desse ramo vira um evento.
Mas se o tio continuasse casado, e tendo uma amante e outros filhos "as escondidas", aí ele ia ser aplaudido. As pessoas gostam é dos hipócritas.
Não sabia dessa RIQUEZA dos anos 20... Maravilhosos!
Eu gostaria de ter sido adolescente no início dos anos 50 no Rio de Janeiro. Acho essa época tão charmosa!!!
Nem todo mundo era rico.
Paulo, esse é o resumo mais interessante que já vi sobre o período entre as grandes guerra. Em poucos minutos, os principais fatos sociais, políticos e economicos foram apresentados de forma conectada e sensível, dando sentido a todos eles. Muito obrigado por me ajudar a entender esse período de uma forma que eu ainda não tinha conseguido. E, de fato, viver na Paris da década de 1920 deve ter sido maravilhoso e se me fosse possível escolher um lugar e uma época para viver, talvez tivesse a honra de brindar contigo e Hemingway numa noite qualquer dos loucos anos 20. Gosto de História e admiro o seu trabalho, pois ele é capaz de torna-la mais interessante. 👏👏👏
Eu fico impressionado com sua capacidade de síntese! todas as coisas importantes da década de 1920 em 30 minutos! 👏🏾👏🏾👏🏾
Paris na década de 20 deve ter sido sensacional
Ahhhh! Quem não queria ser aquele personagem de meia noite em Paris?! Eu adoraria! Imagina, a sensação de liberdade e de expressão criativa que eles respiravam naquela época? Obrigada mais uma vez, pela aula dada. O que me levou a refletir como a história é cíclica, tive muitos insights, e como bem disse Peninha: "olhei para o amanhã e não gostei do que vi".
Como e cíclico a história,o sobe e desce da economia e as classes economicamente mais frágeis sempre se ferra
Quanto tenho aprendido aqui com o Paulo maravilhoso, pq além das informações de me deixar de queixo caído, vão completando partes que faltam/não estudei, é genuíno no resumo que passa longe de não entender : PAULO, VOCÊ ARRASA e me ensina tanto, pq a História/ Educacao não são necessárias : são fundamentais!!!
** adoraria que falasse sobre o Ian L. Flaming (007): ali tem MUITO pano pra manga!!!AMOOO 🌻🌻🌻
100 anos depois estamos ouvindo a história dos loucos anos 20.
Paulo, fico maravilhada de ver q vc já passou de 400 mil seguidores. Eu sigo vc desde q vc não tinha nem 100 mil
Amei!!!
Sugiro que faça outro do mesmo período, divulgando como viviam as pessoas negras, achei (quase) perfeito!
Adoro seus vídeos. Acho muito legal você não se render a nova onda de reescrever a história.
Adoro essas lives!!!! Chego a me sentir dentro da história, tal a forma como é contada. Obrigada pela oportunidade de sonhar, Paulo.
Que ótimo!
Amigo, que DELÍCIA de vídeo… que espírito livre, para quem tinha acesso.
Eu certamente iria conhecer na França o fotógrafo noturno Brassaï. Ele fotografou Paris à noite como ninguém. Abraço.
Vídeo sensacional, viajei pra década de 20 lindamente! 🖤
Eu ia adorar os anos 1920, e conhecer Dali, Ver Paris fervendo ou Berlim antes do endurecimento. Que show de aula
Fácil de entender a crise de 29 depois de conhecer melhor sobre a primeira guerra e os anos 20! Mais um vídeo fenomenal, obrigado!!
AMO os anos 20! A mida, a pluralidade da cultura e de comportamentos... que sonho!
Como sempre arrasou , e fiquei com vontade de ter uma máquina do tempo kkkk
Amo a década de 20. Amo história. Obrigada Paulo ❤
Essa foi a melhor época, além da década de 80!
Vc viveu né?
Eu tive o prazer de morar 10 anos em Berlim e visitei 9 estúdio onde foi filmado Metropoles.
Louise Brooks, um ícone de beleza dessa década.❤
Concordo plenamente
Aqui foi Zezé Leone, a santista considerada "A mais bela do Brasil".
@@PauloRezzuttiEscritor faça um vídeo falando sobre os efeitos da crise de 1929. E parabéns pelo trabalho, ouvir você é um deleite e você recuperou a minha paixão pela história. É prazeroso, terapêutico te ouvir.
@@PauloRezzuttiEscritorLouise Brook era linda mas morreu pobre e esquecida infelizmente
Viajar é muito bom, agora ter a oportunidade de fazer uma visita nos anos 20, seria incrível🎉🎉🎉🎉 .Adoro o seu estilo ao contar histórias!!!!
Cheguei agora, e estou encantado com esta "aula " sobre os anos 20. Já tinha visto algo sobre a queda da bolsa de café, na mini série de Maria Adelaide Amaral Um só coração. Amei❤
Eu aaaaamoooo o filme meia noite em Paris ❤
Sensacional! Difícil não comparar com os "anos 20" deste século. Obrigada, Paulo, por nos brindar com mais um excelente documentário 👏👏👏
Show ,adoro vídeos e fotos antigas
Tanta coisa que não sabia! Obrigada por este aulão sobre os anos 20! Foram loooucos mesmo, mas também trouxeram melhorias fantásticas e foram importantíssimos para a luta das mulheres pela igualdade. Ah, e eu queria demais ter conhecido o Rudolph Valentino 😍 ele era lindo demais 😢 o cinema e o mundo ficaram mais pobres com a sua morte prematura
Penso que foi incrível!! Você Maravilhoso como sempre, Professor!! Adorei! Obrigada por vídeos tão maravilhosos!!! Adoro você!! Que seu ano seja sensacional!! ❤❤
Anos 20 em Paris?
Uau! Iria correndo ouvir Cole Porter ao vivo
Ebaaa amoooo esse tema e período!!
Eu tbm adoraria voltar no tempo para ver de perto a Paris e o Brasil dos anos 20! ❤
É só ir em uma cidadezinha histórica ou do Interior que você vai ver direitinho como o Brasil era nos anos vinte.
Para mim esse vídeo foi super inspirador,.pois se tivesse que escolher um tempo e lugar para voltar, com certeza seria A PARIS DOS ANOS 20 COMO UMA MELINDROSA LIBERADA. Viver num tempo em que descobertas eram feitas e novas experiências aconteciam em todos os espectros das artes deve ter sido algo inesquecível. E VIVA O JAZZ O RAGTIME E O CHARLESTON.
Olha o Rezzutti no minuto 21:10, sentado à direita... Por isso ele sabe tudo !
Hoje, 100 anos depois, eu não tenho coragem de usar vestido transparente e sem sutiã 😮
Imagina viver numa época sem anestesia dentária e sem antibiótico 😮.
Talvez, nos anos 20, você pudesse ter a liberdade de não se vestir assim, se isso lhe incomodasse: afinal, cada um deveria ter estilo próprio, por mais que moda ditasse regras.
Por outro lado, concordo: sem anestesia e sem antibiótico deveria ser complicado.
Pelo menos por aqui, em relação ao problema dentário, há a opção do chá de folha de batata doce. Imagine na Europa e EUA, sem nada disso.
Prefiro usar sutiã, fico mais elegante e feminina. Quanto roupa transparente é super vulgar. Abolir sutiã coisa de feminista. Não suporto as femimimi.
🤔🤔Sera que eles não tinha mesmo a anestesia dentária e antibíótico tenho minhas duvida eles mentem tanto para nós sempre oculta a verdade🙄🙄🤭🤭
@andreaguimaraes516 ai mulher pelo amor de Deus....
Vídeo sensacional, como vários outros seus que tenho assistido. Legal saber a origem dos “almofadinhas” e a relação com período histórico social dos anos 20. Se tivesse oportunidade, voltaria no tempo sim, como no filme Midnight in Paris, minha cidade favorita. Nessa época viviam lá os grandes autores como James Joyce, Ernest Hemingway, etc…Obrigada por proporcionar momentos de prazer ao ouvi-lo. Tbm adoro a Cláudia, sua parceira de revelar a história não contada.
Pois eu gostaria de viver no Brasil, no Rio de Janeiro entre 1913 até ficar bem idosa pois aqui era um paraíso , mamãe nasceu nasceu nesse ano e morávamos em Copacabana, a praia maravilhosa, um Rio sem violência , sem trânsito e culturamente com muitas opções.
Estou com 80 anos e vivi uma infância e juventude maravilhosas!
Amo o filme Meia Noite em Paris assim como amei mais esse vídeo ❤
#InteligênciaLtda
Convida #PauloRezutti
Vai ser maravilhoso 👏👏👏
Excelente sugestão - Vilella e Paulo juntos será uma live imperdível.
Terminando de assisti ao video pela segunda vez consecutiva!!!...Ďeeeeliicia!
Caro Paulo Rezzutti, vendo esse seu precioso vídeo, tive uma sensação de déjà-vu. Os anos vinte atuais e os do século XX, na minha visão, têm muita semelhança e, ao que tudo indica, terminarão de forma semelhante ou ainda pior. Triste, infelizmente, mas é assim que me parece.
Gostaria de dar meus parabéns ao Paulo por mais uma excelente narrativa histórica, desta vez dessa empolgante era. Vale ressaltar que o Maestro Villa-Lobos também esteve na década de 20 vivendo a efervescência artística de Paris desde 1923, mas especialmente entre 1927 e 1930 (ver Mariz, Vasco - Villa-Lobos, Compositor Brasileiro). Lá ele fez sucesso editando e executando suas maiores obras da época, graças a uma campanha encabeçada por seus amigos Carlos Guinle e o pianista Arthur Rubinstein.
Tenho grande apreço também por Hemingway e Fitzgerald, tem uma minisserie na Netflix chamada de Z o começo de tudo, muito bom, focado em Zelda Fitzgerald, já li Paris é um festa de Hemingway, Viver bem é a melhor vingança e outros sobre essa época.
Essa série da Netfliz contando a história da Zelda é ótima!
Eu sou apaixonada pela história dessa época!❤
Sempre arradando nos vídeos. Passo horas assistindo você. Parabéns pelo trabalho
Seria fantástico, viajar no tempo e viver esta atmosfera incrível, sobretudo em Paris.
Eu queria voltar aos anos 20 para aprender mais sobre esse período, que retratarei em breve em um romance de época. Já li muito sobre, mas sempre existem coisas mais a conhecer. Ótimo vídeo!
Uma aula divertida, sem enrolação, direto ao ponto. Como sempre, um excelente vídeo! Gratidão. 😊❤
Gratidão
Sem dúvida, eu gostaria de fazer a viagem realizada pelo protagonista do filme de Woody Allen, "Meia Noite em Paris". Tenho o filme e já o assisti várias vezes. Aliás, comprei e estou lendo o livro, "Paris é uma Festa" de Ernest Hemingway, que acredito tenha influenciado Allen em seu filme. Desde a primeira vez que assisti o filme, no momento em que sobe a rua um Renault dos anos 20, a viagem no tempo se estabeleceu tal qual uma fantasia imperdível.
Amei tudo isso, me vi nesta década. Fecho os olhos e sonho...
Show de conexões históricas para entendermos melhor o presente. Parabéns! 👏🏿👏🏽👏🏾
Uma aula de história leve que nos transportou pra belle époque 👏👏👏👏👏👏👏
Parabéns e muito obrigada por disponibilizar este material de alta qualidade cobrindo amplamente os anos 20. 👏🏽👏🏽👏🏽
Isso é uma ótima aula de história!!!
Nossa, Hemingway sempre me fascinou, que vida maluca, adorei o livro por quem os sinos dobram, e o velho e o mar, nossa, e o autor, alem de lindo, teve uma historia de muitas aventuras. Q ideia legal, conhecer Hemingway.❤, Picasso, salvador Dali, tanta gente interessante ...
Alguns minutos de apresentação , anos de conhecimento . Lembra a música Echo do Pink Floyd . Toooopppppp.❤
Adorei! Maravilhosa aula, dinâmica e passando por tudo em todas as áreas! Obrigada!👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Esse vídeo me apareceu por acaso e foi uma grata surpresa. Há muito tempo não sou envolvido por uma contagem de história tão envolvente, fiquei abismado com o seu maravilhoso trabalho. Irei procurar mais.
Obrigado!
Que maravilha voltarmos 100 anos atras. Vamos até comparar.
Ótimo vídeo!! Gosto das roupas e cabelos dos anos 20, assim como dos anos 30, 40, 50 e algumas dos 60.
Muiito bão 👍🏽 para todas as postagens históricas e culturais.
Sou apaixonada pelos anos vinte!
Eu tb gostaria de ter vivido essa época, naturalmente no meio artístico efervescente. Amei o filme Midnight in Paris, vi várias vezes
Dá mais dicas de filmes que retratam essa época! Todos que você mencionou são excelentes!
Foi mais um vídeo maravilhoso querido Paulo! Começamos bem 2024! Além do que citou no vídeo, tem o surgimento do Jazz, nos estados do Sul dos Estados Unidos. Olha, queria só passear nos anos 20, não sei se gostaria de viver lá. Obrigada por tantos conhecimentos que nos trás! Um abraço e um beijo.
Com certeza os anos 20 como vc! E usaria as roupas de coco Chanel , morando em Paris , frequentando o Moulin Rouge, café flore c e o bairro Montmartre e etc etc… é claro, seria dona de edifícios art Deco reluzentes e festivos ! 😂
Meus deuses!! Do que uma guerra é capaz!!!😮😮😮😮
É por isso q eu amo esse canal!!!❤
Vidro sensacional! Cheio de informações interessantes.
Que bom que gostou
Parabéns pela riquíssima pesquisa sobre a Época de 20 século passado. Foi maravilhosa!!🌟⭐️🌟⭐️🌟⭐️
Época da Belle Époque!! Época da chamada República Velha!! Amei estudar essa Época no curso de História!!❤❤❤❤❤❤❤
Meu Deus, que vídeo riquíssimo! Parabéns! Quanta foto! Chocada
Amo a década de 20 😍 Sempre achei que nasci na época errada ( nasci no final dos anos 70) 😔
Eu nasci foi no país errado.
@@rosangelacampos3198 Eu tb me sinto assim.
@@rosangelacampos3198 Eu também , com certeza rss
A Perdição sempre existiu em todas as épocas 🎉🤔👎😭🔥🎃
Eu nasci não só na época errada mas, principalmente, no país errado: tenho certeza de que a cegonha inverteu meu mapa, só pode ser!
Excelente!! Obrigada! Eu gostaria de ir aos anos 60!
Que delícia esta aula de história , a apresentação com as fotos inundou minha alma de felicidade , me transportando a está era .
Amo a moda dos anos 20,sempre usei maquiagem e ate hoje,observo uma critica velada rsrsrs,adorei o video! Sucesso sempre🎉🎉🎉🎉
Essa Cena Do Buster Keaton na Torre do Relógio é Icônica 😅 . Jackie Chan se inspirou nele para várias cenas e proezas de seus filmes inclusive essa cena que foi copiada no Filme THE Projecto A que no Brasil foi Distribuído com o Nome de Projeto China 😊 . Sou muito fã dos Dois ❤