Os pilares da educação brasileira são legítimos e eficazes. A educação pública passou por uma profunda transformação, não se fundamenta na escola tradicional há muitos anos. Muitos são os desafios da educação da rede pública: prédios depredados, falta de material,baixos salários, salas super lotadas, crianças carentes de afeto, de princípios morais e éticos devido á familias desestruturadas,entre outros. As escolas de periferia não recebem por parte das prefeituras a mesma atenção que as escolas de bairros de moradores com maior poder aquisitivo recebem.O papel aceita tudo mas a prática é diferente, É fácil julgar os professores, o palestrante não faz ideia das dificuldades que encontramos no dia a dia. Sua professora pode ter te frustrado quanto ao desenho, mas tenho certeza que você terminou o ano alfabetizado! Ninguém é perfeito! Entenda trabalhar com Educação é uma luta épica que vai muito além de conteúdos programáticos.
Nossa super interessante... Vc me trouxe a memória um fato muito parecido. Antes de ser professora, há uns 14 anos atrás, cometi esse erro. Sem justificar, mas por falta de conhecimento e experiência, fiz isso com minha filha em uma tarefa de casa. Resumindo, ela pintou um elefante com cores fortes e o deixou bem colorido, e eu, ingenuamente, a critiquei! Levei um choque quando, vi lágrimas em seu rosto! Aquela atitude impensada me fez refletir sobre o quando eu estava errada, como mãe e padronizada, algo bem típico da educação que eu recebi. Hoje como professora (sou pedagoga) busco promover uma educação inovadora, dentro das minhas poucas possibilidades. Busco não dar respostas, mas faço perguntas e procuro instigar meus alunos a pensar, ser criativos e acreditar que são capazes!
Ricardo! Comentei sobre isto num outro vídeo seu! Por isto lhe abordei no 1º Workshop do Vale do Pinhão! A Educação carece da multiplicação destes saberes, por falta de representatividade e vozes que acreditem no poder transformador! Vamos trocar muita figurinha!!!
Verdade!!tudo que você disse,minha filha esta no nono ano e pintou um desenho bem colorido a profesora falou que ela estava pertubada, confesso que fiquei com raiva.Sabe o que minha filha me respondeu ?Disse que ela é criativa!!disse que não importa o que as pessoas pensam dela!!rss!
Essas transformações só podem se expandir na educação quando haver investimentos estratégicos financeiros e tecnológicos de iniciativa do Estado. O professor está limitado, pois só criatividade não viabiliza performances inovadoras, esse modelo de educação precisa do suporte do Estado, família e sociedade. No Brasil educação eficiente é privilégios de uma elite econômica e cultural, que manipula o conhecimento como meio de dominação.
Os pilares da educação brasileira são legítimos e eficazes. A educação pública passou por uma profunda transformação, não se fundamenta na escola tradicional há muitos anos. Muitos são os desafios da educação da rede pública: prédios depredados, falta de material,baixos salários, salas super lotadas, crianças carentes de afeto, de princípios morais e éticos devido á familias desestruturadas,entre outros. As escolas de periferia não recebem por parte das prefeituras a mesma atenção que as escolas de bairros de moradores com maior poder aquisitivo recebem.O papel aceita tudo mas a prática é diferente, É fácil julgar os professores, o palestrante não faz ideia das dificuldades que encontramos no dia a dia. Sua professora pode ter te frustrado quanto ao desenho, mas tenho certeza que você terminou o ano alfabetizado! Ninguém é perfeito!
Entenda trabalhar com Educação é uma luta épica que vai muito além de conteúdos programáticos.
O homem é um ser ativo transformador.Nos professores temos que aproveitar esse potencial,da essência dos seres humanos.
Nossa super interessante... Vc me trouxe a memória um fato muito parecido. Antes de ser professora, há uns 14 anos atrás, cometi esse erro. Sem justificar, mas por falta de conhecimento e experiência, fiz isso com minha filha em uma tarefa de casa.
Resumindo, ela pintou um elefante com cores fortes e o deixou bem colorido, e eu, ingenuamente, a critiquei! Levei um choque quando, vi lágrimas em seu rosto! Aquela atitude impensada me fez refletir sobre o quando eu estava errada, como mãe e padronizada, algo bem típico da educação que eu recebi.
Hoje como professora (sou pedagoga) busco promover uma educação inovadora, dentro das minhas poucas possibilidades. Busco não dar respostas, mas faço perguntas e procuro instigar meus alunos a pensar, ser criativos e acreditar que são capazes!
Sensacional!
Ricardo! Comentei sobre isto num outro vídeo seu! Por isto lhe abordei no 1º Workshop do Vale do Pinhão! A Educação carece da multiplicação destes saberes, por falta de representatividade e vozes que acreditem no poder transformador! Vamos trocar muita figurinha!!!
Simples e muito eficaz. Parabéns.
Verdade!!tudo que você disse,minha filha esta no nono ano e pintou um desenho bem colorido a profesora falou que ela estava pertubada, confesso que fiquei com raiva.Sabe o que minha filha me respondeu ?Disse que ela é criativa!!disse que não importa o que as pessoas pensam dela!!rss!
Essas transformações só podem se expandir na educação quando haver investimentos estratégicos financeiros e tecnológicos de iniciativa do Estado.
O professor está limitado, pois só criatividade não viabiliza performances inovadoras, esse modelo de educação precisa do suporte do Estado, família e sociedade. No Brasil educação eficiente é privilégios de uma elite econômica e cultural, que manipula o conhecimento como meio de dominação.
Colocam os alunos dentro de uma sala e enfiam goela abaixo assuntos que, na maioria das vezes, não terão utilidade prática nenhuma.
Mais eu prefiro pintar um macaco realista e não colorido, não existe professora perfeita