PLANETAS ANÕES - MUNDOS INCRÍVEIS ESCONDIDOS NO SISTEMA SOLAR | DOCUMENTARIO 2024

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 21 вер 2024
  • Confira o último video: ☀️
    • É ASSIM QUE VAMOS COLO...
    Instagram: 🚀
    aoinfinitoealem21
    Quando se fala em planetas anões qual é a primeira coisa que passa pela sua mente? Olha lá o que você vai pensar em. Na lista de planetas anões temos Ceres, Haumea, Make Make, entre outros, mas eu sei que quando se fala em planeta anão existe um que automaticamente vem a nossa cabeça, Plutão, com certeza. Existem muitas pessoas que não concordam com o rebaixamento dele, que um dia já foi considerado o nono planeta do sistema solar, mas temos que concordar que se Plutão fosse mantido como um planeta todos os outros mundos descobertos no cinturão de Kuiper e além também deveriam ser, ai ia vira bagunça, então pra tudo permanecer claro e coeso a União Astronômica Internacional tomou a difícil decisão de rebaixar plutão, um mundo magnifico e complexo que foi considerado como um planeta por 76 anos.
    Mas Plutão é apenas a ponta do Iceberg, nessa região do sistema solar, existem mundos tão incríveis e complexos quanto Plutão, mundos com suas próprias luas, atmosferas e por incrível que pareça, até anéis, e é justamente até esses lugares que iremos hoje.
    Nossa jornada começa pelo planeta anão mais próximo da terra e o único no sistema solar interior, Ceres, um mundo que tivemos a oportunidade de vislumbrar de perto com a sonda Dawn em 2015 e que nos ajudou a compreender, não apenas os planetas anões, mas os objetos do sistema solar como um todo.
    Em direção ao cinturão de Kuiper iremos diretamente até ele, Plutão, um mundo complexo que assim como Ceres recebeu uma visita em 2015 com a sonda New Horizons, se revelando ser bem mais interessante do que aparentava, possuindo montanhas, atmosfera, e até quem sabe um oceano de água liquida abaixo da sua grossa camada superficial, e como se isso não basteasse ele ainda faz coraçãozinho pra gente, é difícil mesmo superar plutão.
    Após isso visitaremos Haumea, sem dúvidas o planeta anão mais bizarro do sistema solar, esse mundo além de ser achatado e lembrar o formato de um ovo, possui anéis, isso mesmo esse mundinho aqui possui seu próprio conjunto de anéis, além de possuir duas luas e o título de objeto com a rotação mais rápida do sistema solar, eu falei que era bizarro.
    Seguindo nossa viagem iremos até MakeMake um lugar extremamente frio que foi descoberto em 2005, e é famoso por sua superfície coberta de metano congelado, o que lhe dá uma cor avermelhada, além disso MakeMake também tem uma lua pra chamar de sua, MK2, um pequeno corpo celeste que pode revelar alguns segredos sobre a formação do planeta anão.
    E pra finalizar nossa jornada visitaremos o planeta anão mais massivo do sistema solar, Eris, um mundo extremamente distante que leva incríveis 559 anos pra dar uma volta ao redor do sol, e que rivaliza em tamanho com plutão.
    Apertem os cintos, nossa jornada até o universo dos planetas anões começa agora.

КОМЕНТАРІ • 13