Beleza de explicação, também prefiro os instrumentos analógicos . Mostra pra gente esses instrumentos funcionando na sua maquete. Obrigado e um abraço.
Boa tarde! A minha pergunta é como faço para ligar o voltimetro depois da chave reversora, para que na fique negativa na reversão? Desde já muito obrigado 👍👍👍
Estou pensando aqui... suponho que só abrindo e acessando o interior do controlador. Nunca tentei. Existem voltímetros que vão para o lado negativo, ficando com o zero no meio; talvez seja uma alternativa!
Pode ser, eu uso dois voltímetros 0 a 30V e dois amperímeteos 0 a 10 A em uma maquete analógica preparada para usar DCC. Um conjunto para o circuito de controle e outro para o circuito auxiiar. Funciona bem para duas locos operando simultaneamente em linhas separadas.
Prezado Ferromodelismo. Você errou na locução, mas acertou no desenho. Na verdade, o voltímetro vai ligado em PARALELO com a saída da tensão a ser medida e portanto não é preciso interromper nenhum fio. O fio que sai do controlador tem que ir direto ao Voltímetro, tanto o positivo quanto o negativo e depois ser ligado à aos trilhos da maquete, respectivamente. O Amperímetro sim, ele tem que ser ligado EM SÉRIE com a saída de tensão, então o fio onde a corrente vai ser medida tem que ser INTERROMPIDO, para primeiro passar pelo Amperímetro e depois, sair do Amperímetro e ir à um dos trilhos da maquete e depois voltar ao controlador, saindo do outro trilho. Portanto, o Voltímetro tem que ser ligado EM PARALELO (sem interromper os fios) e o Amperímetro tem que ser ligado EM SÉRIE (interrompendo um dos fios). Outra coisa importante é que tanto o Voltímetro quanto o Amperímetro, devem ser ligados ANTES DA CHAVE DE REVERSÃO do controlador, pois se forem ligados direto à saída do controlador, quando a chave de reversão for acionada, eles farão uma LEITURA NEGATIVA, com o ponteiro se deslocando para a esquerda do medidor (abaixo do ZERO), sendo impossível de se determinar a voltagem ou amperagem da saída do controlador. Pode-se usar um Amperímetro ou Voltímetro com ZERO CENTRAL, mas se o normal já é difícil de encontrar, o de Zero Central é mais ainda.
Desculpe-me a insistência, mas você está mostrando a matéria corretamente, mas está explicando-a erradamente. O Voltímetro é ligado em PARALELO, seja com o trilho, seja com o motor, seja com o controlador. Para isso não é necessário interromper nada, nem a tensão, nem a corrente (alias, Voltímetro não consome corrente do sistema). Os fios do Voltímetro devem ser ligados diretamente aos dois pontos que se quer medir a tensão. O Amperímetro sim. Como ele é ligado EM SÉRIE com o circuito, um dos fios que o ligam ao circuito precisa ser interrompido (cortado) e uma dessas pontas é ligado da fonte de alimentação a um dos terminais do Amperímetro e o outro terminal do Amperímetro é ligado ao circuito (interrompendo-se o fio que é ligado ao Amperímetro. Volto a afirmar, durante o vídeo você está mostrando a montagem corretamente, mas o jeito com que você explica a montagem durante o vídeo é que não está correto. Para quem tem experiência no assunto, isso não interfere muito (somente, soa mal), mas para quem é INICIANTE, isso pode dar problemas, ou confusão (ver uma coisa e receber instruções diferentes do que está vendo).
Mesma coisa, meu. Se a corrente começa a ficar muito alta, deve-se considerar manutenção. Quanto à escala, convém verificar junto ao fabricante do material rodante a corrente exigida.
A função do amperímetro é medir a corrente elétrica que passa pelo circuito. A corrente é medida em Ampères cuja abreviarura é a letra A maiúscula. Uma locomotiva analógica (tipo Frateschi) consome entre 0,5 a 2,5 A e os controladores geralmente tem um fuzível de 5 A. Assim, um amperímetro com escala de 0 a 5 A pode ser utilizado sem problemas. O mal funcionamento do motor pode ser determinado quando é necessário usar alta tensão e alta corrente para fazer a locomotiva andar. Outro uso do amperímetro é a deteção de descarrilamentos. Nestes casos, geralmente há fechamento de curto circuito e o ponteiro do amperímetro vai para o fim da escala. O amperímetro também serve para a deteção de outros tipos de curto circuitos.
Excelente explicação Ricardo! Já que nossos comentários são públicos, gostaria de acrescentar que um consumo de corrente superior a 1,5 A por uma locomotiva HO com decoder pode acabar “fritando” este dispositivo. A amperagem também limita a quantidade de locomotivas rodando ao mesmo tempo que um controlador (transformador) pode suportar: assim, quanto maior a amperagem consumida pelos motores, menor o número de locomotivas que o controlador suporta.
@@regisbraga3833 Bem colocado. Como praticamente todos os principiantes brasileiros comecem com material rodante analógico, o conhecimento da corrente que passa pelo controlador e importante para evitar a queima do diodo do retificador. Não sei se o controlador Frateschi tem fusível, se não tem tem que se adicionar um no circuito com uma amperagem de ruptura adequada. Resumindo, o fusível protege o circuito de um curto circuíto e o amperímetro ajuda a controlar as sobrecargas gerada pelo uso de mais de uma locomotiva por controlador.
Muito bom gostei muito
Obrigado!!
Ficou show! Abraços!
obrigado!
Valeu pela dica, muito útil.
Disponha!
Marcelo Camelo,manja muito !
Kkkk valeu!
Beleza de explicação, também prefiro os instrumentos analógicos . Mostra pra gente esses instrumentos funcionando na sua maquete. Obrigado e um abraço.
Cara, na próxima maquete não vou colocar, mas assim que usar de novo eu mostro!
Mto top amigo!!!
Abracos!!
Viva o ferromodelismo
Viva!
Boa tarde! A minha pergunta é como faço para ligar o voltimetro depois da chave reversora, para que na fique negativa na reversão? Desde já muito obrigado 👍👍👍
Estou pensando aqui... suponho que só abrindo e acessando o interior do controlador. Nunca tentei. Existem voltímetros que vão para o lado negativo, ficando com o zero no meio; talvez seja uma alternativa!
Estou pensando em fazem um painel personalizado, minha logica e "montar o controlador de Frateschi fora da "caixa"
Eu acho uma coisa ótima; nunca pensei nisso! Adoraria ver o resultado
@@ferreomodelismo Sim, porem primeiro irei organizar e pensar como irei fazer minha maquete.
@@umamanteporferrovias9652sim, com certeza!
Oque você acha de um voltímetro 0V-25V?
Acho que tudo bem, mas ele só variaria até a metade da escala, não é? Por outro lado, se ele for digital, com certeza vai funcionar bem
Pode ser, eu uso dois voltímetros 0 a 30V e dois amperímeteos 0 a 10 A em uma maquete analógica preparada para usar DCC. Um conjunto para o circuito de controle e outro para o circuito auxiiar.
Funciona bem para duas locos operando simultaneamente em linhas separadas.
Concordo que os medidores elétricos analógicos são mais elegantes e tem um ar retrô.
Porém são mais caros e difíceis de achar.
Prezado Ferromodelismo.
Você errou na locução, mas acertou no desenho. Na verdade, o voltímetro vai ligado em PARALELO com a saída da tensão a ser medida e portanto não é preciso interromper nenhum fio. O fio que sai do controlador tem que ir direto ao Voltímetro, tanto o positivo quanto o negativo e depois ser ligado à aos trilhos da maquete, respectivamente.
O Amperímetro sim, ele tem que ser ligado EM SÉRIE com a saída de tensão, então o fio onde a corrente vai ser medida tem que ser INTERROMPIDO, para primeiro passar pelo Amperímetro e depois, sair do Amperímetro e ir à um dos trilhos da maquete e depois voltar ao controlador, saindo do outro trilho.
Portanto, o Voltímetro tem que ser ligado EM PARALELO (sem interromper os fios) e o Amperímetro tem que ser ligado EM SÉRIE (interrompendo um dos fios).
Outra coisa importante é que tanto o Voltímetro quanto o Amperímetro, devem ser ligados ANTES DA CHAVE DE REVERSÃO do controlador, pois se forem ligados direto à saída do controlador, quando a chave de reversão for acionada, eles farão uma LEITURA NEGATIVA, com o ponteiro se deslocando para a esquerda do medidor (abaixo do ZERO), sendo impossível de se determinar a voltagem ou amperagem da saída do controlador.
Pode-se usar um Amperímetro ou Voltímetro com ZERO CENTRAL, mas se o normal já é difícil de encontrar, o de Zero Central é mais ainda.
Ah, sim! Por isso eu disse que se interrompe o fio, e não a corrente. Forte abraço!
Desculpe-me a insistência, mas você está mostrando a matéria corretamente, mas está explicando-a erradamente.
O Voltímetro é ligado em PARALELO, seja com o trilho, seja com o motor, seja com o controlador. Para isso não é necessário interromper nada, nem a tensão, nem a corrente (alias, Voltímetro não consome corrente do sistema).
Os fios do Voltímetro devem ser ligados diretamente aos dois pontos que se quer medir a tensão.
O Amperímetro sim. Como ele é ligado EM SÉRIE com o circuito, um dos fios que o ligam ao circuito precisa ser interrompido (cortado) e uma dessas pontas é ligado da fonte de alimentação a um dos terminais do Amperímetro e o outro terminal do Amperímetro é ligado ao circuito (interrompendo-se o fio que é ligado ao Amperímetro.
Volto a afirmar, durante o vídeo você está mostrando a montagem corretamente, mas o jeito com que você explica a montagem durante o vídeo é que não está correto.
Para quem tem experiência no assunto, isso não interfere muito (somente, soa mal), mas para quem é INICIANTE, isso pode dar problemas, ou confusão (ver uma coisa e receber instruções diferentes do que está vendo).
E sobre o amperímetro? Qual a sua função? Qual a escala que deve ser usada? É melhor baixa ou alta amperagem?
Mesma coisa, meu. Se a corrente começa a ficar muito alta, deve-se considerar manutenção. Quanto à escala, convém verificar junto ao fabricante do material rodante a corrente exigida.
A função do amperímetro é medir a corrente elétrica que passa pelo circuito.
A corrente é medida em Ampères cuja abreviarura é a letra A maiúscula.
Uma locomotiva analógica (tipo Frateschi) consome entre 0,5 a 2,5 A e os controladores geralmente tem um fuzível de 5 A. Assim, um amperímetro com escala de 0 a 5 A pode ser utilizado sem problemas.
O mal funcionamento do motor pode ser determinado quando é necessário usar alta tensão e alta corrente para fazer a locomotiva andar.
Outro uso do amperímetro é a deteção de descarrilamentos. Nestes casos, geralmente há fechamento de curto circuito e o ponteiro do amperímetro vai para o fim da escala.
O amperímetro também serve para a deteção de outros tipos de curto circuitos.
Excelente explicação Ricardo! Já que nossos comentários são públicos, gostaria de acrescentar que um consumo de corrente superior a 1,5 A por uma locomotiva HO com decoder pode acabar “fritando” este dispositivo. A amperagem também limita a quantidade de locomotivas rodando ao mesmo tempo que um controlador (transformador) pode suportar: assim, quanto maior a amperagem consumida pelos motores, menor o número de locomotivas que o controlador suporta.
@@regisbraga3833 Bem colocado
@@regisbraga3833 Bem colocado. Como praticamente todos os principiantes brasileiros comecem com material rodante analógico, o conhecimento da corrente que passa pelo controlador e importante para evitar a queima do diodo do retificador.
Não sei se o controlador Frateschi tem fusível, se não tem tem que se adicionar um no circuito com uma amperagem de ruptura adequada.
Resumindo, o fusível protege o circuito de um curto circuíto e o amperímetro ajuda a controlar as sobrecargas gerada pelo uso de mais de uma locomotiva por controlador.