Max, ótimo vídeo. Tenho uma sugestão de tema... "A introdução do Erotismo no Cinema". Desde de criança sempre vi pessoas criticando alguns filmes de ação, ou aventura ou mesmo comédia, por incluir alguma ceninha inesperada de sensualidade, ou sexo. Gostaria de saber como o Erotismo foi introduzido no Cinema, se ele foi se transformando e adaptando aos gêneros ou mesmo se existe diferentes ramos do Erotismo, e o porquê da sensualidade atrair tanta gente, psicologicamente falando. Esse é um tema atual e que dá pra destrinchar bastante.
Seria um tema bem interessante. Sobre isso eu mesmo queria comentar que os primórdios do cinema (digamos, os anos 1900 a 1920) tinham uma sensualidade bem carregada, ainda que de formas que podem parecer meio estranhas hoje, como as caracterizações provocantes de Theda Bara em Cleópatra, Metropolis e Escravo de uma Paixão, além de vários filmes que não se importavam em mostrar nudez
Não esqueci uma parte desse com um monte de filhos. O vizinho rico dele olhando e dizendo pra própria esposa ''Não sei por que pobre tem que ter filho toda vez que faz sexo!'' Daí a mulher dele com aquela voz de teletube bem comédia '' mas querido, nós temos dois filhos.'' Ele: ''Sim.'' Ela, ''...e só fizemos sexo duas vezes.'' \D
a Vida de Brian quase não foi produzida, nenhum estúdio cinematográfica queria patrocinar a obra. Até que encontraram George Harrison (ex Beatles) que bancou o filme.
@@VlogNortao eu nao disse que o filme se passa na idade média, disse que parece que eu estou vivendo na idade média, mas obrigado por falar, não sabia que o filme retratava essa época.
Adorei, Max! A Vida de Brian é simplesmente a melhor comédia/Crítica/Épico de todos os tempos! A cena do apedrejamento é simplesmente perfeita, impagável!
Em tempos em que padre diz que quer dar veneno de rato para as pessoas e cristão comemora a institucionalização do assassinato, vemos que a comédia de Monty Phyton não tem é nada de caricato ou exagerado...
Monty Phyton é um divisor de águas no humor negro, a crítica social levada ao exagero para transmitir uma mensagem ao público sobre o quanto é perigoso sistemas dogmáticos sem a auto crítica e o pensamento próprio.
Pow irmão. Você é excelente. Nunca vi um canal tão bom como o seu. Inclusive já indiquei a dezenas de amigos. Mas por favor, quando puder faça um vídeo sobre os épicos. Em especial sobre o maior de todos, BEN-HUR (1959).
Excelente vídeo!! Tem um filme sobre o debate que eles tiveram na época do lançamento do filme com um bispo, Holy Flying Circus é o nome, é bem interessante.
O politicamente correto é uma forma de controle. Bem típico de mortadelas querer controlar o livre pensamento. Afinal, não há socialismo/comunismo sem a total aniquilação de direitos individuais.
Eu sou cristão e sou contra o politicamente correto , curto rock ( minha banda preferida é o Black Sabbath ) , filmes , seriados e animações com derivações de humor negro e realismo ( Monthy Python , family guy , South Park , Berserk e etc ) . E existe um filme de 2011 que se chama Holy Flying Circus que conta como que foi na época a repercussão do filme a vida de brian , é engraçado demais e em vários momentos acontecem coisas absurdas , como por exemplo , um grupo de crentes ortodoxos fazerem de tudo para acabar com a pré estreia do filme por que na mente deles ( não assistiram o filme ) acham que deve existir muito palavrões , sendo que um desses crentes ortodoxos tem síndrome de tourette ( a critica é genial ) , só de lembrar eu me racho de rir .
Em Busca do Cálice Sagrado é um dos filmes mais geniais já filmados. A vida de Brian, é claro, o acompanha de bem perto. Esses caras viram muito além e estabeleceram as bases da comédia contemporânea.
Não tem mais como tecer elogios ao canal, consigo ver o Monty Python de novo por uma outra perspectiva mesmo você já tendo feito duas análises... é absurdamente genial. Valeu!!!
Parabéns Max por mais essa ótima e oportuna análise. Este canal é sempre muito bom! A Vida de Brian tem uma sequência que é certamente a coisa mais engraçada que já vi na minha vida: quando Brian é preso no palácio e Pilatos aparece falando, com sua lingua presa.
"Vocês entenderam tudo errado! Não precisam me seguir, não precisam seguir ninguém! Pensem por si próprios. Vocês são todos independentes, todos diferentes! Não deixem os outros mandarem em vocês!" Dá vontade de recomendar pra muita gente esse filme! A ideia de que cada um deve assumir o controle da própria vida e seguir seus próprios ideais está muito bem exposta aqui. Obra super atemporal! Brian, the babe they called brian, He grew, he grew, and grew, Grew up to be, grew up to be, A boy called brian. a boy called brian, He had arms, and legs, and hands, and feet, The boy, whose name was brian. And he grew, he grew, grew, and grew, Grew up to be, yes, he grew up to be, Yes, his name was brian, a teenager called brian. Melhor abertura - um filme do Monty Pithon e posso dizer que foi uma ótima experiência. Terceiro filme dos "Monty Python" que é uma das comédias mais ousadas dos anos 1970, visto que foi lançado em 17 de agosto de 1979 (Estados Unidos), além de conter grandes críticas e sátiras atemporais. "Eu quero ser uma mulher. (...) É meu direito como homem" Muito bom... Só uma das provas do quão atemporal é esse roteiro... Impressionante como uma comédia de 1979 consegue ser tão atual, tanto no humor quanto na crítica debochada, pesado, cômico, genial, uma obra de arte. Sensacional!
Dado o momento que o mundo vive, em especial o Brasil, não há nada para dizer além de: que roteiro FODA, Max! Acho que foi o EP que mais me emocionou. Obrigado! 👏🏼👏🏼👏🏼
Gostaria de saber a sua opinião sobre o filme Cruzada, do Ridley Scott. Recentemente, assisti a versão Director's Cut, que praticamente remontou o filme pra mim.
Maravilhosa crítica sobre os filmes de Monty Phyton e suas menções à igreja e à religiosidade... Como fã dos caras e de todas suas produções fiquei em êxtase aqui.
Sempre interpretei Brian como a versão censurada de Jesus. Tipo: "- O que? Esse filme retrata a vida de Jesus de uma forma irônica?! - Não... O filme é sobre esse outro cara, Brian."
Quando eu ouvi falar sobre esse filme eu pensei exatamente isso, mas depois que eu assisti eu vi que não: eles não ridicularizaram Jesus em nenhum momento, ridicularizaram sim os fanáticos religiosos e políticos e as pessoas que não vivem de acordo com o que pregam.
Aí amigão, um paralelo que talvez tenha passado despercebido na sua análise foi na cena final, onde Bryan e os demais formam uma ideia otimista perante suas crucificações, o paralelo com a crucificação de Cristo é total, porque veja, Cristo sabia que após a crucificação seria ressuscitado e ascenderia aos céus, e foi capaz de plantar esta ideia em Dimas, o bandido que se arrependeu no fim e Cristo disse que se encontrariam no céu logo após. Percebe o paralelo? Na crucificação de Bryan e de Cristo, o otimismo em um futuro melhor é total, mesmo a situação indicando o contrário. Até no fim o paralelo de Cristo e Bryan é feito... Legal né? Adoro este filme, é um de meus favoritos.
Cara, adoro os seus vídeos, mas acho que os melhores são quando você fala do Monty Python, grupo que eu sempre adorei. Alias, queria mto que alguém, poderia ser você, falasse sobre aquele filme pouco conhecido que envolvia alguns integrantes do grupo de comediantes, "Jaberwocky".
A vida de Brian: Realmente, um dos melhores filmes de comédia que já assisti. Confesso que nunca havia notado a mensagem dentro do filme... interessantissimo.
Aconselho a leitura do livro "A História (quase) Definitiva de Monty Python", o primeiro livro sobre o grupo escrito por um brasileiro. Tem um monte de curiosidades sobre a produção dos filmes, da série etc
@@vocetemgostodementiroso3230 o segundo mandamento proíbe fazer qualquer imagem ou representação de Deus. Em Êxodo 3, quando Deus se revela à Moisés e o manda ir tirar o povo do Egito, Moisés questiona o nome de Deus, e Ele responde: Eu sou. Essa é uma resposta estranha, e Moisés deve ter se perguntado: O nome dele é "Eu sou? Eu sou quem?" Deus talvez intervendo, diz: Eu sou o que sou. Essa afirmação filosófica é muito significativa. Se vc chegar em um seguidor de outro deus e perguntar que é esse deus, ele poderá dizer: sigo Ares. "É quem é Ares?" É o deus da guerra, do conflito." Então ares não é o deus do amor, da misericórdia. Note que todos os ditos deuses são limitados, então não são deuses. Pois Deus contempla em Si toda a criação. Se alguém lhe aponta uma cadeira, vc sabe exatamente para que ela serve. Mas uma cadeira não serve para vc abrir uma garrafa ou para trancar a porta. Para isso vc precisa de um abridor ou de uma chave. O mesmo sentido se faz em relação às imagens: sendo Deus infinito, absoluto e completo, como poderia ser representado por uma simples imagem? Ao representar Deus por uma imagem, vc automaticamente o limita. Daí vem a proibição do segundo mandamento.
@@chervison parceiro, discordo de você. O que interpretei e pra mim faz muito mais sentido é que Deus não quer que façamos imagens ou esculturas para adora-lo, pois ta mt ligado ao paganismo e talz e causa uma confusão de ideias. Eu não acho que isso que fizeram foi errado pois ngm pausa o filme no meio de fica adorando a imagem que aparece no filme tlg?
Só assisti uma vez a vida de Bryan e nem lembro em que ano foi, mas tenho a Netflix, e descobri meses atrás que tem nesse filme na Netflix. Assisti ontem esse vídeo (e aproposito vc ganho um seguidor) e resolvi pesquisar na Netflix esses filmes (na qual nunca assisti, o sentido da vida e o cálice sagrado) e acabei descobrindo que tem todos na Netflix.
Meu só pq essa semana mesmo eu tava vendo documentários sobre isso e vendo a discussão do John Cleese e do Michael Palin no programa do Tim Rice contra aquele Bispo e o outro cara, você me lança esse vídeo só pra eu não parar de pesquisar sobre o assunto kkkkkkk
Acho que para os padrões de hoje, com internet e maior acesso a liberdade de manifestação, as críticas de Monty Python são fracas e limitadas, MAS evidentemente que para aquele tempo, são bastante expressivas. Parabéns pelo Canal! Conheci pelo Meteoro.BR e estou assistindo a vários vídeos muito bons.
Eu ainda era criança quando assisti o Sentido da Vida. Mas, se não me falhe a memória, eles não satirizam só a Igreja Católica, mas também os Protestantes.
Ótimo vídeo e reflexão. Gosto muito de A Vida de Brian. Seu divertido final é uma grande lição. PS: Há uma passagem bem legal, no livro Sapiens, que trata do assunto abordado: "As culturas estão o tempo todo tentando conciliar essas contradições, e esse processo alimenta a mudança. Por exemplo, na Europa medieval, a nobreza acreditava, ao mesmo tempo, no cristianismo e no código de cavalaria [...] "vaidades", dizia o pregador, 'tudo é vaidade. Riquezas, luxúria e honra são tentações perigosas [...] se atacado, simplesmente oferecer a outra face'. Voltando para casa num humor tranquilo e reflexivo, o nobre vestia suas melhores sedas e ia a um banquete no castelo de seu soberano [...] Se alguém questionar sua honra, só sangue poderá anular o insulto [...] A contradição nunca foi totalmente resolvida. Mas à medida que a nobreza, o clero e a plebe europeia tratavam de superá-la, sua cultura mudava. Uma tentativa de solucioná-la resultou nas Cruzadas. Durante a cruzada, os cavaleiros podiam demonstrar, de um só golpe, suas proezas militares e sua devoção religiosa [...] cavalaria. Ela também foi responsável por grande parte da arte e da literatura medievais, como as histórias do Rei Artur e o Santo Graal. O que era Camelot senão uma tentativa de provar que um bom cavaleiro podia, e devia, ser um bom cristão e que entre os bons cristãos estavam os melhores cavaleiros? [...] Assim como a cultura europeia medieval não conseguiu conciliar o código de cavalaria e o cristianismo, o mundo moderno não consegue conciliar liberdade e igualdade. Mas isso não é um defeito. Tais contradições são inerentes a toda cultura humana. Na verdade, são aquilo que move a cultura, responsáveis pela criatividade e dinamismo da nossa espécie. Da mesma forma que duas notas musicais discordantes tocadas ao mesmo tempo colocam em movimento uma composição musical, a dissonância em nossos pensamentos, ideias e valores nos compele a pensar, reavaliar e criticar. A consistência é o parque de diversões das mentes entorpecidas".
Eram fodas!! Portas dos Fundos tem que aprender mais com esses caras!
5 років тому
A vida de Brian com certeza é o filme que mais vi na vida. A primeira vez foi em 1991, quando passou num corujão da Globo, eu tinha 11 anos e explodiu minha cabeça.
Acho que o lance de usar as criança em experimentos científicos tbm meio que é um crítica a ciência (ou melhor aos cientistas) por fazerem esperimentos em seres vivos (como animais e pessoas, oque eu sou totalmente a favor de ser testado em animais desde que beneficie o ser humano e o mundo)
Eu amo os trabalhos deles. Justamente por eles não fazerem uma crítica direta as fé ou contra a fé das pessoas. Eles fazem críticas contra absurdos inumanos que a fé pode levar algumas pessoas a fazerem. Esta é uma situação humana muito real. Valeu.
Os inquisidores portugueses fizeram 40 mil vítimas, das quais 2 mil foram mortas na fogueira. Na Espanha, até a extinção do Santo Ofício, em 1834, estima-se que quase 300 mil pessoas tenham sido condenadas e 30 mil executadas.
Nunca assisti um filme sequer dos filmes do PYTHON. É interessante mesmo, saber que existe antes mesmo do tempo atual, pessoas que respeitam as crenças, a fé, qualquer posicionamento que as pessoas tenham.
Cara eu adoro os caras do monte python, porque alem deles serem respeitosos, eles sabiam fazer críticas bem construtivas, é q faziam sentido, bem diferente das produções atuais que sempre fazem com q os cristãos sempre sejam os errados da história, sem um grande motivo, o exemplo da inquisição espanhola é simplesmente sensacional, fizeram um trabalho muito competente
Sou católica, achei interessante sua crítica e a proposta de humor do grupo, gosto mt do seu canal ♡ // tenho minhas ressalvas em relação à algumas críticas mas é a minha visão enquanto católica. [Aos católicos q viram esse vídeo: estudem apologética, a história da Santa Inquisição... se eduquem e conheçam sua igreja. DEUS VULT! ] Sobre a vida de Brian, da pra entender q eles não quiseram ridicularizar Jesus e a crítica aos fiéis é sim super válida. ^^ Abraço!
@@rayssadandara4913 leia a história de Giordano Bruno, condenado pela "santa Inquisição" astrônomo teólogo frade franciscano cientista, declarava que estrelas eram como nosso sol, e que deveriam ter planetas em suas órbitas, condenado teve sua língua cortada para que não pudesse falar com ninguém, e ao contrário de Galileu, não abjurou de suas crenças, foi condenada a fogueira da inquisição, morto em praça pública. a igreja e seus dogmas atrasaram o desenvolvimento cientifico por séculos, está mofada, velha e caduca! e viva o fim da igreja!
Ótimo filme para assistir na sexta feira santa, por na sala e fazer a os amigos e familiares, reavaliar seus valores religiosos. Vou por no almoço de Páscoa.
Caraca, eu tenho 44 anos, e quando eu era criança adorava esse grupo e ainda adoro; rachava de rir com A vida de Brian e Em busca do Cálice Sagrado, e digo que nada mudou, a não ser o politicamente correto, cara essa cena das crianças cantando sobre o esperma ser sagrado, caraca, nunca ri tanto e seria impensável nos dias atuais.
Monthy Python era animal demais hahahaah
É engraçado assistir com alguém q nunca assistiu, e ver a reação da pessoa XD
Sr Sr Wilson por aqui?
3:22 questão de tempo até isso aparecer no colonia
Sim kkkkk
Sr sr wilson, quero freaking funcking pause para tv =)
Virso eu não esperava vc aí.
Entreplanos + Monty Phyton? VIM VOANDO
eu pensei a mesma coisa oadaujdskdoujakodsdnn
Max, ótimo vídeo. Tenho uma sugestão de tema... "A introdução do Erotismo no Cinema". Desde de criança sempre vi pessoas criticando alguns filmes de ação, ou aventura ou mesmo comédia, por incluir alguma ceninha inesperada de sensualidade, ou sexo. Gostaria de saber como o Erotismo foi introduzido no Cinema, se ele foi se transformando e adaptando aos gêneros ou mesmo se existe diferentes ramos do Erotismo, e o porquê da sensualidade atrair tanta gente, psicologicamente falando. Esse é um tema atual e que dá pra destrinchar bastante.
apoio! Também gostaria de saber
up
Up!
Up
Seria um tema bem interessante. Sobre isso eu mesmo queria comentar que os primórdios do cinema (digamos, os anos 1900 a 1920) tinham uma sensualidade bem carregada, ainda que de formas que podem parecer meio estranhas hoje, como as caracterizações provocantes de Theda Bara em Cleópatra, Metropolis e Escravo de uma Paixão, além de vários filmes que não se importavam em mostrar nudez
Não esqueci uma parte desse com um monte de filhos. O vizinho rico dele olhando e dizendo pra própria esposa ''Não sei por que pobre tem que ter filho toda vez que faz sexo!'' Daí a mulher dele com aquela voz de teletube bem comédia '' mas querido, nós temos dois filhos.'' Ele: ''Sim.'' Ela, ''...e só fizemos sexo duas vezes.'' \D
Vizinho rico e Protestante hahahahaha, essa é o clímax da piada, unico vacilo do vídeo foi nao ter citado essa parte
KKKKKK
Kkkkk toma kkk
Tabloide Funny kkkkkkkkkkk rachei o bico!
Essa cena lembra muito as famílias do nordeste em que o pai tem bastante filho
a Vida de Brian quase não foi produzida, nenhum estúdio cinematográfica queria patrocinar a obra. Até que encontraram George Harrison (ex Beatles) que bancou o filme.
George Harrison foda, vendeu a casa pra pagar o filme ahhahah
E Elvis Presley adorava o Monty Python, viu mais de 50 vezes os filmes e sabia todas as falas.
O mais irônico é que george Harrison virou o mais religioso no fim da vida, se tornando até cantor gospel
A vida de Brian é tão, tão, tão atual que chega a dar medo, parece que estou na idade média.
Na verdade de passa na antiguidade clássica, e mesmo assim parece tão atual hahaha
@@VlogNortao eu nao disse que o filme se passa na idade média, disse que parece que eu estou vivendo na idade média, mas obrigado por falar, não sabia que o filme retratava essa época.
amigo não fale essas coisas, a vida agora nem se compara ao horror que era viver naquela época
manja das piada ou nem?
Tem até pobre de direita. Tô muito passado.
"A vida é uma risada e a morte é uma piada. Deixe as pessoas rirem, porque no final a risada será apenas sua".
Monty Python, o non-sense com mais sense da vida
Sempre ótimo, Max
parabéns
Adorei, Max! A Vida de Brian é simplesmente a melhor comédia/Crítica/Épico de todos os tempos! A cena do apedrejamento é simplesmente perfeita, impagável!
Em falar desta cena lembrei daquele poop do Bomber sobre aquela parte do filme, kaakakakakak
Em tempos em que padre diz que quer dar veneno de rato para as pessoas e cristão comemora a institucionalização do assassinato, vemos que a comédia de Monty Phyton não tem é nada de caricato ou exagerado...
Qual igreja ou grupo religioso instituiu o assassinato?? Pq não sei se vc sabe há varias denominações, crenças e doutrinas dentro do Cristianismo.
Monty Phyton é um divisor de águas no humor negro, a crítica social levada ao exagero para transmitir uma mensagem ao público sobre o quanto é perigoso sistemas dogmáticos sem a auto crítica e o pensamento próprio.
Se tem uma coisa que Monty Python não é, é humor negro.
05:02 caramba, agora que fui entender de onde o jogo Worms Armageddon tirou aquela "Granada Santa". Incrível referência.
1,2,5
NÃO É TRES
TRES
Hallelujah!
BOOOOOM!!!!
NOBODY EXPECTS THE SPANISH INQUISITION
Pow irmão. Você é excelente. Nunca vi um canal tão bom como o seu. Inclusive já indiquei a dezenas de amigos. Mas por favor, quando puder faça um vídeo sobre os épicos. Em especial sobre o maior de todos, BEN-HUR (1959).
A Vida de Brian é um dos melhores filmes que já vi na vida! Perdi a conta de quantas vezes ví!
é kkk é top
Eu prefiro Em Busca do Cálice Sagrado, nunca ri tanto na vida.
A vida de Brian, dublado com a voz dos personagens do chaves é o melhor 🤣.
@@dharma6390 O Bomber fez um poop deste filme, não sabia que esse era o nome do filme
Porta dos fundos deveriam aprender com eles! Sensacional 👏🏼👏🏼👏🏼
Excelente vídeo!!
Tem um filme sobre o debate que eles tiveram na época do lançamento do filme com um bispo, Holy Flying Circus é o nome, é bem interessante.
Recomendado pra crentes que se dizem contra o "politicamente correto".
O politicamente correto é uma forma de controle. Bem típico de mortadelas querer controlar o livre pensamento. Afinal, não há socialismo/comunismo sem a total aniquilação de direitos individuais.
Já apareceu o primeiro :D
Politicamente correto quer censurar pela força. Eu defendo o dinheiro de você dizer o que quiser, mas nem por isso sou obrigado a achar bonito.
Vamo combinar? Quem defende o meu direito de dizer o que quiser e não sobe nas tamancas por causa de piada de religião não precisa vestir a carapuça.
Eu sou cristão e sou contra o politicamente correto , curto rock ( minha banda preferida é o Black Sabbath ) , filmes , seriados e animações com derivações de humor negro e realismo ( Monthy Python , family guy , South Park , Berserk e etc ) . E existe um filme de 2011 que se chama Holy Flying Circus que conta como que foi na época a repercussão do filme a vida de brian , é engraçado demais e em vários momentos acontecem coisas absurdas , como por exemplo , um grupo de crentes ortodoxos fazerem de tudo para acabar com a pré estreia do filme por que na mente deles ( não assistiram o filme ) acham que deve existir muito palavrões , sendo que um desses crentes ortodoxos tem síndrome de tourette ( a critica é genial ) , só de lembrar eu me racho de rir .
Essa última cena da Vida de Brian tá na minha lista de melhores cenas de todos os tempos, é maravilhosa
Parabéns! Sou moldado pelos Python desde moleque (lá pelo final dos 80...), muito bom o vídeo...
8:20 Kenneth Colley (Jesus) foi o almirante Piett em O Império Contra-Ataca.
Em Busca do Cálice Sagrado é um dos filmes mais geniais já filmados. A vida de Brian, é claro, o acompanha de bem perto. Esses caras viram muito além e estabeleceram as bases da comédia contemporânea.
Esse é um dos melhores canais do UA-cam, por favor continue fazendo vídeos assim.
Comecei a assistir na netflix esses dias a série. É simplesmente genial.
O Brasil, com essa atual política, precisa de um "A vida de Brian" dessa política.
o deus do filme do rei Artur é o Marx? kkkkkk
Mano eles fizeram Deus parecer do mal,os olhos dele eram vermelhos e o olhar era assustadoramente penetrante
Não tem mais como tecer elogios ao canal, consigo ver o Monty Python de novo por uma outra perspectiva mesmo você já tendo feito duas análises... é absurdamente genial. Valeu!!!
Maravilhosos, influenciadores de toda uma geração no humor cinematográfico! Max, simplesmente, perfeito. Nem vou falar das suas análises. Massa você!
Parabéns Max por mais essa ótima e oportuna análise. Este canal é sempre muito bom! A Vida de Brian tem uma sequência que é certamente a coisa mais engraçada que já vi na minha vida: quando Brian é preso no palácio e Pilatos aparece falando, com sua lingua presa.
"Vocês entenderam tudo errado! Não precisam me seguir, não precisam seguir ninguém! Pensem por si próprios. Vocês são todos independentes, todos diferentes! Não deixem os outros mandarem em vocês!"
Dá vontade de recomendar pra muita gente esse filme! A ideia de que cada um deve assumir o controle da própria vida e seguir seus próprios ideais está muito bem exposta aqui. Obra super atemporal!
Brian, the babe they called brian,
He grew, he grew, and grew,
Grew up to be, grew up to be,
A boy called brian. a boy called brian,
He had arms, and legs, and hands, and feet,
The boy, whose name was brian.
And he grew, he grew, grew, and grew,
Grew up to be, yes, he grew up to be,
Yes, his name was brian, a teenager called brian.
Melhor abertura - um filme do Monty Pithon e posso dizer que foi uma ótima experiência.
Terceiro filme dos "Monty Python" que é uma das comédias mais ousadas dos anos 1970, visto que foi lançado em 17 de agosto de 1979 (Estados Unidos), além de conter grandes críticas e sátiras atemporais.
"Eu quero ser uma mulher. (...) É meu direito como homem"
Muito bom...
Só uma das provas do quão atemporal é esse roteiro... Impressionante como uma comédia de 1979 consegue ser tão atual, tanto no humor quanto na crítica debochada, pesado, cômico, genial, uma obra de arte. Sensacional!
Dado o momento que o mundo vive, em especial o Brasil, não há nada para dizer além de: que roteiro FODA, Max! Acho que foi o EP que mais me emocionou. Obrigado! 👏🏼👏🏼👏🏼
Gostaria de saber a sua opinião sobre o filme Cruzada, do Ridley Scott. Recentemente, assisti a versão Director's Cut, que praticamente remontou o filme pra mim.
Maravilhosa crítica sobre os filmes de Monty Phyton e suas menções à igreja e à religiosidade... Como fã dos caras e de todas suas produções fiquei em êxtase aqui.
Sempre interpretei Brian como a versão censurada de Jesus. Tipo: "- O que? Esse filme retrata a vida de Jesus de uma forma irônica?!
- Não... O filme é sobre esse outro cara, Brian."
como o vídeo mostra esse não foi o objetivo deles
Quando eu ouvi falar sobre esse filme eu pensei exatamente isso, mas depois que eu assisti eu vi que não: eles não ridicularizaram Jesus em nenhum momento, ridicularizaram sim os fanáticos religiosos e políticos e as pessoas que não vivem de acordo com o que pregam.
Aí amigão, um paralelo que talvez tenha passado despercebido na sua análise foi na cena final, onde Bryan e os demais formam uma ideia otimista perante suas crucificações, o paralelo com a crucificação de Cristo é total, porque veja, Cristo sabia que após a crucificação seria ressuscitado e ascenderia aos céus, e foi capaz de plantar esta ideia em Dimas, o bandido que se arrependeu no fim e Cristo disse que se encontrariam no céu logo após. Percebe o paralelo? Na crucificação de Bryan e de Cristo, o otimismo em um futuro melhor é total, mesmo a situação indicando o contrário. Até no fim o paralelo de Cristo e Bryan é feito... Legal né? Adoro este filme, é um de meus favoritos.
Super top o vídeo. Adoro os filmes do Monthy. Muito bom saber mais sobre o grupo. Parabéns
Não só um video excelente, mas uma mensagem bem explicita pra galera cair na real ! Parabéns novamente, Max !
Entreplanos sempre fala das coisas que eu mais gosto: Monty Phyton, e terror. Muito obrigada
Nossa, se eles fossem brasileiros hoje, teríamos evangélicos irados desejando que eles morressem de câncer...
Maravilha essa resenha!
Parabéns Max! Ótimo vídeo, como sempre sendo um exemplo de conteúdo impecável, parabéns 👏👏👏
Cara, esse vídeo tá muito completo e bem feito, super bem explicado e ilustrado. Que conteúdo FODA! Parabéns e obrigada pela explicação. :)
Cara, adoro os seus vídeos, mas acho que os melhores são quando você fala do Monty Python, grupo que eu sempre adorei. Alias, queria mto que alguém, poderia ser você, falasse sobre aquele filme pouco conhecido que envolvia alguns integrantes do grupo de comediantes, "Jaberwocky".
Max com todo respeito eu amo os vídeos produzidos nesse canal. Sua crítica e análise são boas demais, obrigado.
A vida de Brian: Realmente, um dos melhores filmes de comédia que já assisti. Confesso que nunca havia notado a mensagem dentro do filme... interessantissimo.
Aconselho a leitura do livro "A História (quase) Definitiva de Monty Python", o primeiro livro sobre o grupo escrito por um brasileiro. Tem um monte de curiosidades sobre a produção dos filmes, da série etc
Monty Phython e a Vida de Brian - "Always look at the bright side of life!". Filme maravilhoso!
Parabenz pelo canal!!!!....Max vc poderia me dizer o que faz um filme se extender mais do que devia???
Toda vez que o Porta dos Fundos profana o Natal lembro do Monty Python fazia humor crítico sem ofender Jesus.
Sou discípulo de Jesus e pastor cristão. Amo Monty Python! A crítica deles é genial. Muito respeitosos com Jesus e Deus. Parabéns pelo vídeo
Você é pastor? Ordenado?De qual igreja? Afinal, em 4:08 vemos um claro desrespeito ao 2º mandamento.
@@chervison
Ah, eu sou Ateu então não sei tanto sobre religião quanto sei sobre ciência, poderia me explicar o que é esse 2º mandamento?
@@chervison me assustei com mesa kkkkkkkkkk
Faz isso não
@@vocetemgostodementiroso3230 o segundo mandamento proíbe fazer qualquer imagem ou representação de Deus. Em Êxodo 3, quando Deus se revela à Moisés e o manda ir tirar o povo do Egito, Moisés questiona o nome de Deus, e Ele responde: Eu sou. Essa é uma resposta estranha, e Moisés deve ter se perguntado: O nome dele é "Eu sou? Eu sou quem?" Deus talvez intervendo, diz: Eu sou o que sou. Essa afirmação filosófica é muito significativa. Se vc chegar em um seguidor de outro deus e perguntar que é esse deus, ele poderá dizer: sigo Ares. "É quem é Ares?" É o deus da guerra, do conflito." Então ares não é o deus do amor, da misericórdia. Note que todos os ditos deuses são limitados, então não são deuses. Pois Deus contempla em Si toda a criação. Se alguém lhe aponta uma cadeira, vc sabe exatamente para que ela serve. Mas uma cadeira não serve para vc abrir uma garrafa ou para trancar a porta. Para isso vc precisa de um abridor ou de uma chave. O mesmo sentido se faz em relação às imagens: sendo Deus infinito, absoluto e completo, como poderia ser representado por uma simples imagem? Ao representar Deus por uma imagem, vc automaticamente o limita. Daí vem a proibição do segundo mandamento.
@@chervison parceiro, discordo de você. O que interpretei e pra mim faz muito mais sentido é que Deus não quer que façamos imagens ou esculturas para adora-lo, pois ta mt ligado ao paganismo e talz e causa uma confusão de ideias. Eu não acho que isso que fizeram foi errado pois ngm pausa o filme no meio de fica adorando a imagem que aparece no filme tlg?
Só assisti uma vez a vida de Bryan e nem lembro em que ano foi, mas tenho a Netflix, e descobri meses atrás que tem nesse filme na Netflix. Assisti ontem esse vídeo (e aproposito vc ganho um seguidor) e resolvi pesquisar na Netflix esses filmes (na qual nunca assisti, o sentido da vida e o cálice sagrado) e acabei descobrindo que tem todos na Netflix.
é tão bom quando vc está imune à spoilers kkkk. ótimo vídeo!
Queria que esse programa fosse dublado pra passar no Brasil 😔
Realmente, quando se trata de fazer críticas sociais com humor e profundidade, Monty Python é o maior e melhor exemplo da qual consigo me lembrar
Totalmente excelente! Parabéns pelo texto e vídeo.
Seus comentários foram dez. Concordo pleamente com você. Muito bom. Obrigada por esse video.
EntrePlanos melhor canal
Monty Phyton melhor grupo de comédia
Excelente análise, obrigado.
Meu só pq essa semana mesmo eu tava vendo documentários sobre isso e vendo a discussão do John Cleese e do Michael Palin no programa do Tim Rice contra aquele Bispo e o outro cara, você me lança esse vídeo só pra eu não parar de pesquisar sobre o assunto kkkkkkk
Acho que para os padrões de hoje, com internet e maior acesso a liberdade de manifestação, as críticas de Monty Python são fracas e limitadas, MAS evidentemente que para aquele tempo, são bastante expressivas. Parabéns pelo Canal! Conheci pelo Meteoro.BR e estou assistindo a vários vídeos muito bons.
Ótimo vídeo, Max! Adorei a análise!
Espetacular!!!
Obrigado pela coragem de abordar esse tema com tamanha sensibilidade!
Eu ainda era criança quando assisti o Sentido da Vida. Mas, se não me falhe a memória, eles não satirizam só a Igreja Católica, mas também os Protestantes.
Ótimo vídeo e reflexão. Gosto muito de A Vida de Brian. Seu divertido final é uma grande lição.
PS: Há uma passagem bem legal, no livro Sapiens, que trata do assunto abordado:
"As culturas estão o tempo todo tentando conciliar essas contradições, e esse processo alimenta a mudança. Por exemplo, na Europa medieval, a nobreza acreditava, ao mesmo tempo, no cristianismo e no código de cavalaria [...] "vaidades", dizia o pregador, 'tudo é vaidade. Riquezas, luxúria e honra são tentações perigosas [...] se atacado, simplesmente oferecer a outra face'. Voltando para casa num humor tranquilo e reflexivo, o nobre vestia suas melhores sedas e ia a um banquete no castelo de seu soberano [...] Se alguém questionar sua honra, só sangue poderá anular o insulto [...] A contradição nunca foi totalmente resolvida. Mas à medida que a nobreza, o clero e a plebe europeia tratavam de superá-la, sua cultura mudava. Uma tentativa de solucioná-la resultou nas Cruzadas. Durante a cruzada, os cavaleiros podiam demonstrar, de um só golpe, suas proezas militares e sua devoção religiosa [...] cavalaria. Ela também foi responsável por grande parte da arte e da literatura medievais, como as histórias do Rei Artur e o Santo Graal. O que era Camelot senão uma tentativa de provar que um bom cavaleiro podia, e devia, ser um bom cristão e que entre os bons cristãos estavam os melhores cavaleiros? [...] Assim como a cultura europeia medieval não conseguiu conciliar o código de cavalaria e o cristianismo, o mundo moderno não consegue conciliar liberdade e igualdade. Mas isso não é um defeito. Tais contradições são inerentes a toda cultura humana. Na verdade, são aquilo que move a cultura, responsáveis pela criatividade e dinamismo da nossa espécie. Da mesma forma que duas notas musicais discordantes tocadas ao mesmo tempo colocam em movimento uma composição musical, a dissonância em nossos pensamentos, ideias e valores nos compele a pensar, reavaliar e criticar. A consistência é o parque de diversões das mentes entorpecidas".
A vida de Brian é muito bom! Foi um desses filmes que me fez mudar kkkkk ótimo vídeo
Vc por acaso sabe o que significa com hermeticamente fechado
Eram fodas!! Portas dos Fundos tem que aprender mais com esses caras!
A vida de Brian com certeza é o filme que mais vi na vida. A primeira vez foi em 1991, quando passou num corujão da Globo, eu tinha 11 anos e explodiu minha cabeça.
Adoro esse grupo.. suas análises são ótimas!!
Tem mais um longa! Jabberwoocky
Que sensacional os seus vídeos, incrível 👏🏾👏🏾👏🏾😍
Melhor vídeo do canal até hoje!!!
Ótimo vídeo.
Parabéns pelo canal.
QUE ANÁLISE! Impecável.
Heresia!??
i wasn't expecting the spanish inquisition!
Acho que o lance de usar as criança em experimentos científicos tbm meio que é um crítica a ciência (ou melhor aos cientistas) por fazerem esperimentos em seres vivos (como animais e pessoas, oque eu sou totalmente a favor de ser testado em animais desde que beneficie o ser humano e o mundo)
Eu amo os trabalhos deles.
Justamente por eles não fazerem uma crítica direta as fé ou contra a fé das pessoas.
Eles fazem críticas contra absurdos inumanos que a fé pode levar algumas pessoas a fazerem.
Esta é uma situação humana muito real.
Valeu.
Assisti várias vezes e junto com minha filha damos boas risadas
Antigo e atual sem dúvidas
Tava com saudades Max 😍
Os inquisidores portugueses fizeram 40 mil vítimas, das quais 2 mil foram mortas na fogueira. Na Espanha, até a extinção do Santo Ofício, em 1834, estima-se que quase 300 mil pessoas tenham sido condenadas e 30 mil executadas.
O canal sempre foi foda, mas hoje fez o melhor vídeo da história, que visão fascinante Max, parabéns!!
Excelente fico até mais aliviado em assistir :)
Muito pertinente esse tema! Adorei o vídeo
Que inovador, piadas com católicos. Poxa, nenhuma esquetezinha contra os carinhas da estrela ? 🤣
Genial! Ótimo vídeo!
Ótimo vídeo. Mas uma vez, como sempre.
Ótimo vídeo, ganhou mais um inscrito!
Nunca assisti um filme sequer dos filmes do PYTHON. É interessante mesmo, saber que existe antes mesmo do tempo atual, pessoas que respeitam as crenças, a fé, qualquer posicionamento que as pessoas tenham.
Excelente vídeo e ótima mensagem final!
Abençoados sejam os produtores de queijo.
Muito atual, não so pra devoção religiosa mas politica
Cara eu adoro os caras do monte python, porque alem deles serem respeitosos, eles sabiam fazer críticas bem construtivas, é q faziam sentido, bem diferente das produções atuais que sempre fazem com q os cristãos sempre sejam os errados da história, sem um grande motivo, o exemplo da inquisição espanhola é simplesmente sensacional, fizeram um trabalho muito competente
Sou católica, achei interessante sua crítica e a proposta de humor do grupo, gosto mt do seu canal ♡ // tenho minhas ressalvas em relação à algumas críticas mas é a minha visão enquanto católica.
[Aos católicos q viram esse vídeo: estudem apologética, a história da Santa Inquisição... se eduquem e conheçam sua igreja. DEUS VULT! ]
Sobre a vida de Brian, da pra entender q eles não quiseram ridicularizar Jesus e a crítica aos fiéis é sim super válida. ^^ Abraço!
a inquisição era santa??
@@honoriosergio5454 Olá, "Santa Inquisição" é um titulo, um nome. "Tribunal da Santa Inquisição", "Inquisição Católica", é mais um modo de chamar (:
Também penso assim
@@rayssadandara4913 leia a história de Giordano Bruno, condenado pela "santa Inquisição" astrônomo teólogo frade franciscano cientista, declarava que estrelas eram como nosso sol, e que deveriam ter planetas em suas órbitas, condenado teve sua língua cortada para que não pudesse falar com ninguém, e ao contrário de Galileu, não abjurou de suas crenças, foi condenada a fogueira da inquisição, morto em praça pública. a igreja e seus dogmas atrasaram o desenvolvimento cientifico por séculos, está mofada, velha e caduca! e viva o fim da igreja!
@• ЯεlιgιασÐεMεяdα • a mulher não é menos por isso. Mas homens e mulheres são diferentes, só isso
Ótimo filme para assistir na sexta feira santa, por na sala e fazer a os amigos e familiares, reavaliar seus valores religiosos. Vou por no almoço de Páscoa.
lembro que assisti sem querer e descobri meus filmes de comédia favoritas
O vídeo está sem áudio. Maldito UA-cam!
São poucos os humoristas que conseguem tirar sarro da religião sem desrespeitar Deus, e o Monty Python faz isso
excelente análise!
Parabéns, ótima análise!
Caraca, eu tenho 44 anos, e quando eu era criança adorava esse grupo e ainda adoro; rachava de rir com A vida de Brian e Em busca do Cálice Sagrado, e digo que nada mudou, a não ser o politicamente correto, cara essa cena das crianças cantando sobre o esperma ser sagrado, caraca, nunca ri tanto e seria impensável nos dias atuais.